
1 minute read
Brasil deve priorizar mobilidade urbana sustentável com transporte público coletivo e de qualidade, afirma Rubens Otoni
Odeputado federal Rubens Otoni (PT-GO) defendeu hoje (9) a ampliação dos investimentos públicos em sistemas de transportes coletivos de qualidade, como meio de “vencer o trânsito caótico, a poluição crescente e a diminuição nos indicadores de qualidade de vida nas cidades”.
“Esta realidade exigirá a curto prazo, do governo federal, ações efetivas para pavimentar o caminho de uma sociedade inclusiva e que ofereça oportunidades de mobili-
Advertisement
GAZETA RIO
Uma publicação de Gazeta Rio Comunicações Ltda.
Fundado em 1997
Diretor Presidente : Jorge Bernardes • presidente@gazetario.com
Diretor de Redação : Alexandre França diretor.redacao@gazetario.com
Diretor de Marketing e Publicidade : Carolina Chungara • carolchungara.diretoramarketing@gazetario.com dade urbana ao alcance da grande maioria da população por meio de transporte público coletivo e de qualidade”, escreveu ele, em artigo publicado no site do jornal O Globo. Como coordenador da Câmara Temática de Mobilidade Urbana da Frente Parlamentar Mista de Logística e Infraestrutura (Frenlogi), Rubens Otoni alertou que. em vez de investir em sistemas de transporte individual, o Brasil pode “aprender com exemplos ao redor do mundo e buscar soluções abrangentes”.
Trabalhadores de regiões metropolitanas mais adensadas gastam até quatro horas no trajeto diário casa-trabalho-casa, o que no ano significam mais de 40 dias vividos dentro de um transporte inadequado. Acredito que podemos aprender com exemplos ao redor do mundo e buscar soluções abrangentes.
Países como Holanda, Suécia e Alemanha adotaram políticas públicas efetivas para promover a mobilidade urbana sustentável, com investimentos no transporte público, qualidade do serviço, melhoria da velocidade comercial dos ônibus e tarifas acessíveis.
Essas nações compreenderam que o transporte coletivo de qualidade é essencial para cidades sustentáveis, inclusivas e com menor congestionamento e poluição. É necessário, destacar a importância das discussões em torno do Novo Marco Legal da Mobilidade Urbana, representado pelo Projeto de Lei nº 3278/2021, em tramitação no Senado Federal.