









Rio de Janeiro, 27 de setembro de 2022 - Ano XXV - nº 974
Oprefeito Eduardo Paes oficial izou o apoio ao ex-presidente Lula na corrida presidencial, em evento realizadono domingo (25), na quadra da Portela,em Madureira, Zona Norte do Rio.
O ato foi denominado de “O Rio abraça Lula”, e teve marchinhas, bate ria de escola de samba, além de por ta-bandeiras e a presença de famosos. Tia Surica, que é presidente de honra, matriarca e integrante da velha-guar da da Portela, fez as honrarias e recep cionou Lula.
Além disso, Madureira e Portela são locais muito representativos para Edu ardo Paes. O prefeito tem bastante força no berço do subúrbio carioca. O objetivo do comício foi for talecer a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na reta final da campanha.
No comício, o candidato do P T de
vice da chapa, Felipe Santa Cruz, o apoio a Lula falou mais alto na quadra da Portela.
Planeta Brasil: Gilsons comandam multidão em coro: ‘olê, olá, Lula, Lula’
O grupo Gilsons, formado pelos filhos e netos de Gilberto Gil, comandaram um coro a favor do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), duraante show no festival Planeta Brasil, que aconteceu no Mineirão, no sábado (24/9) e hoje, domingo (25/9).
Com as mãos pra cima e fazendo o “L” de Lula, os mineiros mostraram
apoio ao ex-presidente.
De acordo com o último Datafolha, divul gado em 22/9, Lula lidera em Minas 46%, contra 33% de Bolsonaro no estado. Essa não é a primeira vez que o grupo toca a melodia “olê, olá, Lula, Lula!” em festivais. No início do mês, o grupo também comandou uma multidão no Rock in Rio.
Ocandidato do PDT ao Plan alto, Ciro Gomes, publi cou uma peça publicitaria nas redes sociais onde cita “bol soplanismo” e “lulaplanismo”.
O vídeo critica os apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ambos rivais de Ciro nas eleições.
Segundo o vídeo, os apoiadores “agem em bando”. Para ele, os pe tistas acabaram copiando os atos dos bolsonaristas “e até mesmo
“Eles apresentam algumas pecu liaridades, são aficcionados em toalhas. Dedicam 23h do dia a ativ idade de passar pano, idolatram corruptos e têm o péssimo hábito de chamar de fascistas todos aque les que não baixam a cabeça aos lí deres da seita”, diz o vídeo.
Ainda de acordo com o vídeo de campanha de Ciro, os apoiadores de Bolsonaro e Lula “não aceitam a realidade”.
AGlobo realiza nesta terça-feira (27), após a novela “Pantanal”, o de bate entre quatro candidatos ao governo do Rio de Janeiro, me diado pela jornalista Ana Paula Araújo. O debate será transmi tido ao vivo pela TV Globo, pela GloboNews e pelo g1 (a trans missão no g1 será neste link). Após o debate, a equipe do Fato
ou Fake, do g1, irá publicar a che cagem do que é falso ou verda deiro em declarações dadas pe los candidatos.
Participam do evento os candi datos Cláudio Castro (PL), Mar celo Freixo (PSB), Paulo Ganime (NOVO) e Rodrigo Neves (PDT).
Seguindo a Lei Eleitoral, foram convidados os candidatos de par tidos com representação no Con
gresso Nacional de, no mínimo, cinco parlamentares, e sem im pedimento na Justiça, seja eleito ral ou comum.
O posicionamento dos candida tos no estúdio foi definido por sorteio em reunião na presença de representantes dos partidos. Da esquerda para a direita, es tarão Freixo, Castro, Ganime e Neves.
Junção do nome dos
retornou nas redes sociais após o pronunciamento de Ciro Gomes, na manhã desta segunda-feira (26/9)
O presidente Jair Bolsonaro (PL) e Ciro Gomes (PDT) trocaram farpas durante o debate do SBT, trans mitido em Minas pela TV Alterosa, no último sábado (24/9), mas isso não impediu que os usuários das redes sociais viralizassem a junção do nome dos dois candidatos. ‘Cir onaro’ e ‘Bolsociro’ recupertiram nas redes e ficaram entre os as suntos mais comentados.
Para apoiadores do Ciro, a expressão tem o intuito de desgastar a imagem do candidato, o associando a Bol sonaro. Por outro lado, alguns inter nautas acreditam que Ciro está mais próximo de Bolsonaro, ao negar a
campanha do “voto útil” do ex-pres idente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
As expressões voltaram a ser comentadas após o pronuncia mento do Ciro, na manhã desta segunda-feira (26/9), em que ele reafirmou a candidatura dele nas eleições de 2022. Parte do públi co esperava pela desistência do candidato.
“Mona, tu ainda tá falando? Tu jo gou a última pá de cimento na tua candidatura... Que papelão foi esse Cironaro???”, escreveu um usuário na postagem de pronunciamento de Ciro.
A partir de amanhã (27), alunos de escolas públicas e particu lares de todo o Brasil podem se inscrever para a Olimpíada do Bicentenário da Independência do Brasil [https://olimpiadabrasil. org/]. A iniciativa, que visa estim ular a difusão de conhecimento em diversas áreas, é realizada pelos ministérios da Ciência, Tec
nologia e Inovações (MCTI), Ed ucação, Turismo e pela Universi dade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Os estudantes podem se inscrever diretamente, sem a necessidade de que a escola se inscreva. O prazo para inscrições começa nesta terça-feira e vai até o dia 9 de outubro.
Há poucos menos de uma semana da eleição, começa a se desenhar um cenário político diferente de outros pleitos, tudo indica que será da Baix ada Fluminense os campeões de votos para a Assembleia Legislativa e para Câma ra Federal. A expectativa é grande em torno da reeleição da deputada federal Daniela do Waguinho (UB), eleita com 136 mil votos na eleição pas sada, hoje, segundo pesquisas será a grande puxadora de votos da legenda do partido, podendo mais que dobrar e ser a mais votada do estado. Com a popularidade em alta, o prefeito de Belford Roxo, Waguinho, esposo da Danie la contribuiu bastante para esse feito. Apesar de ser cas ada com Waguinho e ter dos filhos, isso não é fato isolado para que Daniela venha a dis parar nas intenções de voto, o que deixou como marca foi seu desempenho em Brasília, no qual é composto só de
15% da bancada de mulheres, e Daniela se destacou par ticipando de Comissões da educação, da mulher, de se guridade social e da família, apresentou projetos que vir aram leis e foi das deputadas que mais trouxe verba para a região.
Já, o deputado estadual, Mar cio Canela (UB), eleito com 110 mil votos no pleito passa do, pela a sua forte atuação na Assembleia Legislativa e defensor da Baixada, cresceu muito na região. Canela, tem como parceiro político o pre feito Waguinho, braço direito em sua campanha, segundo pesquisas eleitorais, também poderá dobrar a votação.
A união política da deputada federal Daniela do Waguin ho, deputado estadual Mar cio Canela e o prefeito Wagu inho, mudarão de fato o município de Belford Roxo e fazem com que os dois depu tados sejam os mais votados do estado.
Na pesquisa anterior, candidatos estavam tecnicamente empatados. Margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.
Pesquisa Datafolha divul gada nesta quinta-feira (22), encomendada pela TV Globo e pela Folha de S. Paulo, aponta que Cláudio Castro (PL) venceria Marcelo Freixo (PSB) em um eventual segundo turno.
Na pesquisa anterior, divul gada em 15 de setembro, os candidatos estavam tecnica
mente empatados.
Cláudio Castro (PL): 46% (43% no Datafolha anterior, de 15/9)
Marcelo Freixo (PSB): 38% (41% na pesquisa anterior)
Branco/nulo/nenhum: 12% (12% na pesquisa anterior)
Não sabe: 4% (5% na pesqui sa anterior)
A pesquisa ouviu 1.526 pes
soas entre 20 e 22 de se tembro, em 45 municípios fluminenses. A margem de erro é de 3 pontos percentu ais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesqui sa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número RJ-07687/2022.
Deputada Federal Daniela do Waguinho, Prefeito Waguinho e Deputado Estadual Marcio CanelaOpresidente Jair
Bolsonaro re cebeu hoje (26) integrantes da missão da Organização dos Estados Americanos (OEA) que observará as eleições no Brasil. A delegação é chefiada pelo ex-chanceler do Paraguai, Rubén Ramírez Lezcano. “A nossa missão é de observação, no res peito da institucionalidade do Brasil, promovendo a participação dos cidadãos brasileiros ao voto”, disse Lezcano após a reunião no Palácio do Planalto.
Segundo ele, na agenda da delegação estão encon tros com os candidatos à Presidência, com represent antes de partidos políticos, de instituições do governo, como o Tribunal Superior Eleitoral, de organizações da sociedade civil e obser
vadores locais. O resultado desses encontros, somados à observação direta do plei to e à análise dos regula mentos, serão apresentados pela OEA em relatório pre liminar, com observações e recomendações sobre as eleições no país.
Integrante da Missão de Ob servação Eleitoral da Organ ização dos Estados Ameri canos (OEA), o ex-chanceler do Paraguai, Rubén Ramírez Lezcano, fala à imprensa, após encontro com o pres idente Jair Bolsonaro, no Palácio do Planalto Chefe da Missão de Ob servação Eleitoral da Organ ização dos Estados Ameri canos (OEA), o ex-chanceler do Paraguai, Rubén Ramírez Lezcano, fala à imprensa, após encontro com o pres idente Jair Bolsonaro, no Palácio do Planalto - José
Cruz/Agência Brasil Integrada por 55 especialis tas e observadores de 17 na cionalidades, a missão estará presente no Distrito Federal e em 15 estados - Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Mara nhão, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambu co, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catari na, São Paulo. Além disso, no dia da eleição, integrantes da missão observarão a votação em três cidades no exterior: Porto, em Portugal, e Miami e Washington, nos Estados Unidos.
A equipe conta com espe cialistas que irão monito rar aspectos diferentes das eleições, são eles: tecnolo gia e organização eleitoral, votação no exterior, justiça eleitoral, financiamento político, campanhas e liber dade de expressão, partici
pação política de mulheres, participação de grupos indí genas e afrodescendentes e violência eleitoral. Chefe da Missão de Ob servação Eleitoral da Organ ização dos Estados Ameri canos (OEA), o ex-chanceler do Paraguai, Rubén Ramírez Lezcano, fala à imprensa, após encontro com o pres idente Jair Bolsonaro, no Palácio do Planalto - José Cruz/Agência Brasil Esta é a terceira ocasião em que a OEA envia uma missão para observar os processos eleitorais no Brasil. O primei ro turno das eleições deste ano será no próximo domin go (2) e o segundo, em 30 de outubro. Serão escolhidos o presidente da República, governadores, senadores, deputados federais, estadu ais e distritais.
Objetivo é garantir a segurança de elei tores e servidores da Justiça Garantir a segurança e pro teção aos cidadãos, elei tores e servidores da Justiça Eleitoral é o objetivo da Op eração Eleições 2022, coor denada pelo Ministério da Justiça e Segurança Públi ca, por meio da Secretaria de Operações Integradas (Seopi), desde ontem segun da-feira (26).
A ação conjunta durante o primeiro turno das eleições gerais de 2022 foi acompan hada, em tempo real, por representantes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), das polícias Civis e Militares, da Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), do Corpo de Bombeiro Mil itares, Ministério da Defesa, da Agência Brasileira de In teligência (Abin), das secre tarias de Segurança Pública e Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec).
No próximo domingo, dia
2 de outubro, as forças de segurança pública atuarão – nos 26 estados e no Dis trito Federal – em cartórios eleitorais, locais de votação e de apuração dos votos, vias públicas e estações de transporte.
Entre os impactos na segu rança pública que poderão ser observados durante o pleito, estão possíveis crimes eleitorais (boca de urna, transporte ilegal de eleitores, compras de vo tos, entre outros), mani festações pacíficas e/ou violentas, bloqueio de vias, rixas, ameaças e atentados, temporais e/ou alagamen tos e quedas de energias em locais de votação e de apuração dos votos.
Os indicadores gerados por estes possíveis impactos irão alimentar os boletins in formativos que serão divul gados, a partir das 9h, com periodicidade de três horas,
por meio do site e das re des sociais do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Os trabalhos serão monito rados pelo Centro Integrado de Comando e Controle Na cional (CICCN) e pelos Cen tros Integrados de Comando e Controle Estadual (CICCE).
Indicadores 2020 Ainda segundo dados divul gados pelo Ministério da Justiça, nas eleições munic ipais de 2020 foram presas 2,7 mil pessoas e apreendi dos 35 menores. As princi pais ocorrências foram rela cionadas a apreensões com destaque para material de campanha.
Do total de 94,3 mil ocor rências, 93,7 mil foram de material de campanha, 394 de veículos e 111 de armas.
A segunda maior quantidade de ocorrências foi relaciona da à desinformação com 8,9 mil - a maior parte de dispa ro de mensagem em massa (8,2 mil). As demais foram de indicações de desinformação sobre o processo eleitoral,
com 559, no total.
O levantamento revela ainda que crimes eleitorais como boca de urna, compra de votos, concentração de ele itores, transporte ilegal de eleitores e outros, somaram 4,6 mil ocorrências. Crimes comuns como ameaça, fur to, homicídio, tentativa de homicídio, lesão corporal, porte ilegal de arma de fogo, roubo e vias de fato, tiveram 943 ocorrências. Com relação a incidentes de segurança pública e defesa social no entorno dos locais de votação, o total de ocor rências foi de 250. Houve atendimentos de urgência e emergência, bloqueios de vias, falta de energia elétri ca, incêndios e manifes tações. As ocorrências de crimes contra candidatos, entre ameaças, homicídio, tentativa de homicídio e lesão corporal, resultaram em 172 ocorrências.
Um atirador com uma suásti ca na camisa matou 13 pes soas, incluindo sete crianças, e feriu mais de 20 em uma escola na Rússia, nesta se gunda-feira (26). Após o ato, o assassino cometeu suicídio. A identidade do agressor e o motivo do tiroteio em Izhevsk, a cerca de 970 quilômetros a leste de Moscou, não foram esclarecidos.
O Comitê de Investigação da Rússia, que lida com crimes graves, disse que o atirador estava usando uma bala clava. O órgão divulgou um pequeno vídeo mostrando o corpo dele deitado no chão de uma sala de aula com móveis derrubados e papéis espalhados pelo chão. Ele es tava vestido todo de preto, com uma suástica vermelha em um círculo desenhado em sua camiseta.
O comitê disse que as seis vítimas adultas incluem pro fessores e seguranças, acres centando que 21 pessoas, in cluindo 14 crianças, ficaram feridas.
De acordo com a agência de notícias Tass, investigadores disseram que o agressor es tava armado com duas pisto las e um grande suprimento de munição.
A Rússia tem registrado vári os tiroteios em escolas nos últimos anos.
Em maio de 2021, um atira dor adolescente matou sete crianças e dois adultos na cidade de Kazan. Em abril de 2022, um homem armado matou duas crianças e uma professora em um jardim de infância na região de Ul yanovsk antes de cometer suicídio.
Irão acusa Estados Unidos de tentar usar os protestos pela forma como as mulheres são tratadas para minar o país
O Irão acusou esta segun da-feira os Estados Unidos de usar a agitação desen cadeada pela morte de uma mulher sob custódia policial para tentar desestabilizar o país, alertando de que não fi cará sem resposta, conforme os maiores protestos desde 2019 não dão qualquer sinal de abrandamento.
O Irão reprimiu manifes tações em todo o país provo cadas pela morte da curda Mahsa Amini, de 22 anos, de pois de esta ter sido detida pela Polícia da Moralidade do país, que aplicou as rígi das restrições da República Islâmica ao vestuário femi nino. O caso atraiu a conde nação internacional.
“Washington está sempre a tentar enfraquecer a estabil idade e a segurança do Irão, embora não tenha tido suces
so”, sublinhou o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Irão, Nasser Kanaani, em comunicado. Na rede social ‘Instagram’, Ka naani acusou os líderes dos Estados Unidos e de alguns países europeus de abusar de um trágico incidente em apoio a “manifestantes” e ig norar “a presença de milhões de pessoas nas ruas e praças do país em apoio ao sistema”. Os protestos contra o Gov erno são os maiores no país desde as manifestações sobre os preços dos combustíveis em 2019, naquele que foi o mais sangrento ataque inter no da história da República Is lâmica, no qual foram mortas 1.500 pessoas na repressão aos manifestantes. Desde 17 de setembro terão já sido mortas 41 pessoas, revelou a televisão estatal do Irão.
Osecretário de Educação de Belford Roxo, Denis Macedo, e o secretário de Cultura, Bruno Nunes, partic iparam da solenidade de en trega das obras da Escola de Novas Tecnologias e Oportuni dades (E-Tec) nesta sexta-fei ra (23-09). A unidade con templada foi o Ciep 178 João Saldanha, que funciona no bairro Sargento Roncalli, ben eficiando 600 alunos, sendo a 5ª na Baixada Fluminense e a 13ª em todo o Estado do Rio
de Janeiro. O projeto é da Sec retaria Estadual de Educação para melhorar a qualidade e inovar o ensino público. Ao todo, serão 50 Cieps que rece berão as mudanças na estru tura física e pedagógica bene ficiando 24 mil estudantes. Ao lado do secretário es tadual de Educação, Alex andre Valle, Denis e Bruno visitaram as salas que agora contam com equipamentos tecnológicos, incentivando ainda mais na hora de apren der. Todas as E-Tecs são to talmente modernizadas com
Já se passaram cinco meses do Ambiente Jovem Queimado, o primeiro Município da Baixada Fluminense a rece ber o maior programa de ed ucação ambiental do Brasil. Para criar um futuro sustentáv el, nada mais importante do que incentivar os jovens a prat icarem atividades ambientais no município de Queimados.
O Ambiente Jovem é uma ini ciativa voltada para jovens de 16 a 24 anos, tem como obje tivo formar agentes de trans formação ambiental e social em suas comunidades. Ao todo, são 50 jovens de áreas de vulnerabilidade social em todo o território de Queima dos. Além da capacitação em diversos temas pertinentes, os participantes recebem uma bolsa mensal de 200 reais
vinculada ao mínimo de 75% de presença nas atividades.
O Programa é uma parceria do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade e a Prefeitura de Queimados, através da Secretaria Municipal de Ambiente e Defesa dos An imais de Queimados, que tem como Secretária a Engenhei ra Florestal Andreia Loureiro.
O programa favorece a in serção no mercado de trabalho formal, mas também desen volve uma visão empreende dora nos jovens que possibilite outras alternativas de geração de renda. Além disso, um dos objetivos é o aumento na qual idade de vida dos envolvidos e suas comunidades, integrando esforços para garantir direitos e promover autonomia. É es perado que os jovens, por meio
equipamentos tecnológicos e sustentáveis recebendo painéis solares, equipadas com sistema de reuso de água, coleta seletiva de lixo, horta comunitária e com postura que irão reforçar a alimentação dos estudantes e suas famílias. Além disso, cada unidade possui também internet de alta qualidade, lousas digitais e áreas desti nadas às atividades de pro dução audiovisual.
O secretário Alexandre Valle destacou que está sendo uti lizada a mais alta tecnologia
educativa que existe no Es tado e que poucas escolas privadas têm esse equipa mento. “Essa oportunidade chega a todos, desde o aluno da zona sul, até a Baixada, cap ital e interior. Temos um único objetivo que é melhorar cada vez mais a qualidade de ensi no. Portanto, cuidem desses equipamentos que agora pert encem a vocês, façam bom uso e que eles ajudem no en sino e que através da escola pública possa ser o caminho para a faculdade pública e um futuro melhor”, finalizou.
Qualidade de ensino
Seguindo a mesma linha de pensamento, o secretário Denis Macedo também fri sou o cuidado com o novo material recebido. “Cabe a vocês alunos saber a mel hor maneira de utilizar e cuidar, e assim, fazer com que a qualidade do ensi no e aprendizado avance”, resumiu Denis, ao lado do secretário Bruno Nunes, que contou sua trajetória no ensino público.
Também participaram do
evento a subsecretária de Planejamento de Ações e Estratégicas, Vivianne Dorado, a subsecretária de Gestão de Ensino, Ana Valéria, o ex-secretário es tadual de Educação e dire tor geral da Alerj, Wagner Victer, a secretária especial de Assuntos Pedagógicos de Belford Roxo, Rosângela Garcia, a diretora do Ciep Denise Galvão e seu adjun to Otacílio Luís.
dos incentivos e orientações recebidas, possam ter acesso mais rápido ao emprego for mal, além da oportunidade de descobertas no âmbito do micro empreendedorismo.
O Município de Queimados acredita que o engajamento e a qualificação dos jovens para lidar com os desafios socioambientais ampliam
oportunidades profissionais e são determinantes para o desenvolvimento sustentável. Dessa forma, a PM Queimados através da Secretaria Municipal de Ambiente e Defesa dos Ani mais SEMADA, tem desenvolv ido várias atividades com esses jovens:
ECOART
Eco artesanato da teoria à prática. O Eco artesanato visa estimular a utilização de ma teriais reciclados e/ou reuti lizados através de uma abor dagem artesanal, reavivando, ao mesmo tempo técnicas e artes esquecidas
“Quintais Sustentáveis” realizada na Secretaria de Ag ricultura e Desenvolvimento Rural @semdrag. A oficina “Quintais Sustentáveis” torna –se uma boa opção para quem possui locais ociosos e está in teressado em produzir hortal iças para consumo próprio.
O Projeto é uma parceria da PM Queimados - Secretaria de Ambiente e Defesa dos Animais - SEMADA l, com a Universidade Estadual do Rio de Janeiro UERJ, através do Projeto de Extensão do
Departamento de Química “ReaproveitaUERJ”
A coordenadora do proje to @rea a Professora @jaci juntamente com a Assesso ra Técnica da SEMADA @sal ministraram a palestra e en sinaram os alunos a preparar o “Sabão Sustentável”. O objetivo desse Projeto de
Extensão é contextualizar, de maneira interdisciplinar, conceitos de
tos que poderão incentivar o público a iniciar um negócio próprio (empreender).
Produzir um sabão, reaprove itando o óleo de cozinha,
Aquele que habita no esconde rijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará.
Direi do Senhor: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei.
Porque ele te livrará do laço do passarinheiro, e da peste per niciosa.
Ele te cobrirá com as suas pe nas, e debaixo das suas asas te confiarás; a sua verdade será o teu escudo e broquel.
Não terás medo do terror de noite nem da seta que voa de dia,. Nem da peste que anda na es curidão, nem da mortandade que assola ao meio-dia.
Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas não che gará a ti.
Somente com os teus olhos contemplarás, e verás a recom pensa dos ímpios.
Porque tu, ó Senhor, és o meu refúgio. No Altíssimo fizeste a tua habitação.
Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda.
Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos.
Eles te sustentarão nas suas mãos, para que não tropeces com o teu pé em pedra.
Pisarás o leão e a cobra; calca rás aos pés o filho do leão e a serpente.
Porquanto tão encarecidamen te me amou, também eu o li vrarei; pô-lo-ei em retiro alto, porque conheceu o meu nome.
Ele me invocará, e eu lhe res ponderei; estarei com ele na angústia; dela o retirarei, e o glorificarei.
Fartá-lo-ei com longura de dias, e lhe mostrarei a minha salvação.
Como serão os Volkswa gens do futuro? O con cept car ‘Gen.Travel’ talvez traga algumas respos tas, juntando a mobilidade combinada com a condução totalmente autónoma, referiu esta segunda-feira a publi cação ‘Motor1′. O novo pro jeto foi exibido no Chantilly Concours d’Élégance, evento que decorreu a norte de Paris. Com uma cabina totalmente
modular, este conceito 100% elétrico pretende tornar-se um meio de transporte alter nativo e mais sustentável em relação ao transporte aéreo de curta distância.
Para a Volkswagen, este conceito faz parte de um novo segmento chamado IEV (‘Innovation Experience Vehicle’), que se situa entre as berlinas e as carrinhas. A forma particular do carro
resulta da necessidade de criar o máximo de espaço e luz possível. O exterior, com linhas futuristas, é dividido em duas partes: a cabina totalmente envidraçada e o chassis que integra todos os componentes essenciais.
Os engenheiros projetaram o Gen.Travel com uma cabina muito espaçosa e modular. Podem ser instalados quatro assentos e uma grande mesa
no meio para viagens de negócios, enquanto também é possível ter dois assentos reclináveis que podem ser transformados numa “chaise longue” equipada com um sistema de segurança em caso de acidente.
Ao viajar com a família, os bancos dianteiros podem in tegrar écrãs para entreter as crianças com animações e jogos de realidade aumenta
da.
Todo o interior é feito de materiais sustentáveis, reci clados ou de origem natural.
Também é equipado com um sistema de gestão de luz am biente para ajudar os corpos dos passageiros a regular a produção de melatonina.
Ainda em termos de con forto, o concept car da Volkswagen (não destinado à produção em série) está eq
uipado com uma suspensão ativa eABC, que regula os movimentos verticais e late rais de forma permanente e coordenada com inteligência artificial. Por último, o carro tem direção autónoma de nível 5, o nível mais alto de acordo com a hierarquia es tabelecida – o carro é capaz de evoluir sozinho no seu ambiente, sem intervenção humana.
O Troféu Juca Pato é um dos mais importantes reconhecimentos da literatura brasileira
Padre Júlio Lancellot ti é o vencedor do Prêmio “Intelectual do Ano” – Troféu
Juca Pato de 2022, organizado pela União Bra sileira de Escritores de São Paulo (UBE). Ele receberá o troféu das mãos da cartunis ta Laerte Coutinho, ganhado ra no ano anterior.
Em votação realizada pelos sócios da UBE, Padre Júlio, que publicou em 2021 o liv ro Tinha uma pedra no meio do caminho, concorreu com a jornalista Eliane Brum, o biógrafo Fernando Morais, o jornalista Laurentino Gomes e a autora e tradutora Ma rina Colasanti. Na obra, o pároco e pedagogo paulis tano relata sua trajetória de 36 anos ao lado das pessoas em situação de rua na ci dade de São Paulo.
O Troféu Juca Pato é um dos mais importantes reconheci
mentos da literatura brasilei ra. Já foram laureados escri tores como Lygia Fagundes Telles e Carlos Drummond de Andrade, o crítico lit erário Antonio Candido e os ex-presidentes da República Juscelino Kubitschek e Fer nando Henrique Cardoso. A cerimônia de entrega do troféu será feita no mês de dezembro deste ano.
Júlio LancellottiPadre Júlio iniciou sua edu cação formal no Educandário Espírito Santo, no Tatuapé. Em 1980, com Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida, fez a fundamentação da Pas toral do Menor da Arquidio cese de São Paulo.
Designado para a Paróquia São Miguel Arcanjo da Moo ca, em 1986, trabalhou com moradores de rua e meno res abandonados, tendo
participado da campanha contra maus tratos ocorri dos na Fundação Estadual para o Bem Estar do Menor (FEBEM). Em 1990, por meio da Pastoral do Menor, de nunciou maus tratos e tor turas aos menores. Por seu trabalho, acabou reconhe cido pelo Unesco e recebeu seu primeiro título de Doutor Honoris Causa.
Como vigário episcopal do Povo da Rua da Arquidiocese de São Paulo, está à frente de vários projetos municipais de atendimento à população carente. Padre Júlio Lancel lotti tem forte atuação junto a menores infratores, deten tos em liberdade assistida, pacientes com HIV/Aids e populações de baixa renda e em situação de rua.
O troféu é a réplica do per
Termina esta segun da-feira, dia 26 de se tembro, a Semana da Moda de Milão, um evento que arrancou no passado dia 20 e que mostrou as tendências para a próxima primavera-verão.
A DSquared2 foi uma das marcas que desfilou neste evento, mostrando uma coleção cheia de cor, onde impera a conjugação de vári os padrões na mesma peça e os cortes assimétricos.
sonagem criado pelo jor nalista Lélis Vieira e imor talizado pelo ilustrador e chargista Benedito Carnei ro Bastos Barreto, conhe cido pelo pseudônimo de Belmonte (1896-1947). O prêmio foi criado em 1962, por iniciativa do escritor Marcos Rey.
Em 2021, o prêmio “Intelec tual do Ano” foi concedido a Laerte Coutinho, autora de Laerte Total, três volumes que reúnem cronologica mente todas as suas tiras, cartuns, histórias em quad rinhos, personagens e ilus trações. Um trabalho corajo so e crítico da vida brasileira.
O vencedor em 2020 foi Ail ton Krenak, que escreveu Id eias para adiar o fim do mun do. Em 2019, o premiado foi Ignácio de Loyola Brandão, autor de Não Verás País Nen hum. Milton Hatoum, autor do livro A Noite da Espera,
recebeu o prêmio em 2018.
O Troféu Juca Pato é uma homenagem ao “Intelectual do Ano”, uma láurea con ferida à personalidade que, havendo publicado livro de repercussão nacional no ano anterior, tenha se destacado em qualquer área do conhe cimento e contribuído para o desenvolvimento e prestígio do País, na defesa dos va lores democráticos e repub licanos.
A UBE, sociedade civil fun dada em 1958, luta em defesa da liberdade de ex pressão, dos direitos do au tor, da cadeia produtiva do livro e pela democratização do acesso à informação. Ri cardo Ramos Filho é o seu atual presidente. Desde sua fundação, result ante da fusão entre a Socie
dade
e a Associação Brasileira de Escritores, a UBE promove atividades de ordem cultural, social e literária.
Em 2022, ano fundamental para a consolidação da de mocracia brasileira, a UBE tem se manifestado pela ma nutenção e fortalecimento dos princípios republicanos que devem nortear o país. Adaptada à realidade impos ta pela pandemia e à difícil situação política, econômica e social, promove de modo virtual encontros semanais com escritores de relevante importância para a difusão da literatura e defesa dos direitos civis, bem como uti liza os meios eletrônicos e impressos para dar voz aos escritores, profissionais do livro e à sociedade brasileira.
Aseleção bra sileira fechou a preparação para o amistoso contra a Tuní sia, na terça-feira, às 15h30 (horário de Brasília). Em úl timo treino realizado sob chuva na França, o técnico Tite fez duas alterações em relação à vitória sobre a Gana, na última sexta.
Danilo assume a lateral dire ita no lugar de Eder Militão, enquanto o volante Fred en
tra no lugar de Vinicius Jun ior. Com isso, Lucas Paquetá deixa o meio de campo e passa a jogar mais a frente, ou pelo lado esquerdo do ataque, ou de falso 9, com Richarlison jogando mais ab erto pelo lado.
Deste modo, a Seleção vai a campo na terça-feira com: Alisson, Danilo, Mar quinhos, Thiago Silva, Alex Telles; Casemiro, Fred, Lu cas Paquetá e Raphinha; Neymar e Richarlison.
O amistoso no Parque dos Príncipes, em Paris, contra a Tunísia, será o último com promisso da Seleção antes da estreia na Copa do Mun do. O primeiro jogo no Catar será no dia 24 de novembro, contra a Sérvia. O grupo bra sileiro na Copa ainda conta com Suíça e Camarões.
No Campeonato Mun dial Feminino de Vôlei, a seleção brasileira venceu com tranquilidade a Argentina por 3 sets a 0, na cidade de Arnhem, na Holan da. As parciais foram 25x19, 25x13 e 25x21.
Esta foi a segunda vitória da seleção em dois jogos na competição. Gabi, com 15 pontos, Pri Daroit e Kissy,
ambas com 13, foram as maiores pontuadoras pelo lado do brasileiro.
O time cometeu erros, mas a evolução em relação à es treia foi nítida. Com um bom volume de jogo, a seleção se mostrou atenta. Voltou a cair de rendimento no terceiro set, mas logo reagiu. Gabi, como sempre, comandou as ações. Destaque também
para Natinha, que estreou como titular e fez boa partida. Na próxima rodada, a se leção terá mais um encon tro sul-americano: o Brasil encara a Colômbia na quar ta-feira, às 10h (no horário de Brasília). Um novo triunfo já garante a classificação à segunda fase.
O Brasil fez história neste do mingo (25), pois conquistou a primeira edição do Mun dial de Handebol de Cadeira de Rodas (HCR4), o primeiro chancelado pela Federação Internacional de Handebol (IHF), que foi disputado no Dr Hassan Moustafa Sports Hall, no Cairo (Egito).
A conquista veio com a vitória do Brasil, por 3 a 0 nos tiros livres diretos, sobre o Egito, após as equipes fi
carem na igualdade nos dois sets iniciais (8/3 e 6/7) e na etapa de desempate (3 a 3).
A equipe brasileira (forma da por Guilherme Lourenço, Aline Martins, Shirlei Catia, Anderson Ferreira, Claudinei Dias, Cristiane Kruger, Pau lo Ricardo, Marcelo da Sil va, Jordean Pereira e Paula Lima) teve uma campanha irretocável na competição, vencendo todas as partidas. O destaque do Brasil foi Guil
herme Lourenço, atleta do Kings Maringá-PR, escolhido como jogador mais valioso (MVP, na sigla em inglês) do Campeonato Mundial. Com o troféu do handebol de cadeira de rodas, o Brasil ag ora é campeão mundial em três modalidades do hande bol. Levou o título feminino na quadra em 2013 e tem oito títulos na praia entre feminino e masculino.
O Sada/Cruzeiro derrotou o Itambé/Minas por 3 sets a 0 (parciais de 25/19, 25/14 e 25/18), no domingo (25), em um Geraldão lotado, em Recife, para conquistar a Supercopa de vôlei mas culino. O maior pontuador da partida foi Miguel Lopez, da equipe campeã, com 15 pontos.
“Foi uma conquista impor tante. Fizemos uma apre sentação brilhante, apesar do pouco tempo com o time
completo. Tenho que para benizar atletas e comissão técnica. O time tem muito a crescer. Foi maravilhoso o modo como a torcida nos re cebeu aqui em Recife, todo o carinho, a casa cheia. Eles mostraram o quanto apre ciam o voleibol”, declarou o técnico do Sada Cruzeiro, Filipe Ferraz.
“O time ainda tem o que melhorar, mas, mesmo as sim, se apresentou mui to bem. Foi uma grande
vitória, mas sabemos que é só o começo da temporada, temos muito o que evoluir”, afirmou o experiente opos to Wallace, que somou 13 pontos na partida.
Esta foi a quinta vez que o Cruzeiro ganhou a com petição: 2015, 2016, 2017, 2021 e, agora, 2022. São cin co títulos em oito edições realizadas do torneio.