ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ampliou sua vantagem sobre Jair Bolsonaro (PL) na corrida eleitoral de 2022, de acordo com pesquisa divulgada nesta segunda-feira (19) pelo instituto FSB.
Encomendado pelo banco BTG, o levantamento mostra que o petis ta saltou de 41% para 44% das in tenções de voto no primeiro tur no, enquanto o atual mandatário se manteve em 35%.
www.gazetario.com Fundado em 2022 • Rio de Janeiro, 20 de setembro de 2022. Ano XXV Nº 969 - R$0,50 Presidente: Jorge Bernardes GAZETA RIO São Gonçalo promove seminário no Lavourão Lula dispara na corrida presidencial Nave do Conhecimento reaberta, no Rio TSE reforça ações de acessibilidade Página 05 Página 04 Página 02 Página 07 Página 03 Página 05 Página 05 Página 07 Página 07 Página 07 O que explica o amor dos britânicos por sua monarquia Japeri é destaque em Campeonato Panamericano de Jiu-Jitsu Página 08 O
ESPECIAL A morte de Elizabeth 2ª encerra uma era. Em seu reinado de 70 anos, ela testemunhou uma tremen da mudança social. Festival da Primavera do Miécimo da Silva reúne mais de 300 bailarinos Um suspeito é morto e outro detido em tiroteio Belford Roxo ganha loja modelo da Águas do Rio 44º Reencontro de Paracambienses terá a banda Celebrare Paracambi Revitaliza Avenida dos operários Concurso literário é aberto à estudantes de Petrópolis Página 03 MUNDO
Foi preciso o Papa Francisco dizer em alto e bom tom, em entrevista coletiva no Cazaquistão, para que líderes do mundo começassem a des pertar em relação a realidade cruel: - Ocidente é ‘cemitério da humanidade’ e ‘está no caminho errado’, disse o Papa. “O Oci dente como um todo, não é at ualmente um exemplo de mod elo. O Ocidente está errado, por exemplo, em termos de justiça social”, afirmou a autoridade mais elevada da Igreja Católica. O Papa discorreu sobre temas delicados para a União Europeia como a política migratória erra
LUCIDEZ
da, e alfinetou, “precisamos de pessoas na Espanha, na Itália.
Por que o Ocidente não segue uma política de integração de migrantes?” Uma declaração bastante evidente que deixou o Ocidente de cabelo em pé. Oci dente, agora, “não está no nível mais alto” e não tem capacidade de ajudar outras nações.
A lucidez do pontífice em relação ao fornecimento de armamen tos para Ucrânia foi de uma sen satez tamanha ao afirmar de ser moralmente aceitável se for para defender o próprio país, mas se ria condenável se o objetivo for estimular o confronto. O papa
já foi criticado na Ucrânia pelas posições sobre a corrida arma mentista e sobre o papel da Or ganização do Tratado do Atlânti co Norte (Otan) no conflito. “É uma decisão política que pode ser aceitável do ponto de vista moral, se for feita em ter mos de moralidade, que são numerosos. Pode ser imoral, se houver a intenção de provocar a escalada da guerra ou vender ar mas ou enviar aqueles que você não precisa mais”, disse o papa.
Longa vida ao Papa.
A premiada foto do cometa que nunca mais será visto na Terra
candidatura, embora não tenha atraído o apoio de toda a família Nascimento, parece estar surpreen dendo até os mais criticos da artista.
Dona de um temperamento forte, Gisele é conhecida por dizer o que pensa, o que faz dela uma pessoa extremamente autêntica, quali dade dificil de se encontrar espe cialmente no cenário gospel.
É exatamente pelo seu perfil, que Gisele Nascimento se tornou uma das favoritas na disputa a deputada federal no Rio de Janeiro.
A candidata se comunica muito bem com evangélicos e não evan gélicos, frequenta comunidades de diferentes áreas do estado, vê de
perto o sofrimento das pessoas e ouve suas reclamações. Foi assim, com uma campanha pé no chão e batendo em todas as portas, que Gisele conseguiu furar a bolha evangélica e atrair eleitores de todas as vertentes religiosas, al cançando chances reais de vencer as eleições e conquistar uma vaga no Congresso Nacional.
Levantamentos eleitorais já apon tam a artista como uma das can didatas mais votadas no estado, e quem acompanha de perto sua campanha não tem dúvidas da aceitação à sua campanha no Rio, e já tem como certo a sua vitória.
TSE reforça ações de acessibilidade
Eleitores portador de defi ciência ou mobilidade re duzida terão a possibilidade de votar em seção com acessibilidade que atenda melhor às suas necessidades, como acesso à rampa ou elevador.
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na hora da votação, mesmo que não tenha sido feito nenhum pedido com antecedên cia, o cidadão pode informar ao mesário sobre suas limitações, para que sejam providenciadas soluções adequadas. O eleitor com deficiên cia também pode contar com a aju da de uma pessoa de sua confiança no acesso à seção. Uma resolução da Corte Eleitoral prevê apoio logístico para verific ar as condições de acessibilidade, apoio que, informalmente, é conhe cido como “coordenador de aces sibilidade”. Cada Tribunal Regional
Eleitoral tem autonomia para de cidir como fará a sua logística. Para as pessoas com deficiência visual, além do sistema Braille e da identificação da tecla 5 nos teclados do aparelho, também são disponi bilizados nas seções eleitorais fones de ouvido para que eleitores cegos ou com baixa visão recebam sinais sonoros com a indicação do número escolhido e o retorno do nome da candidata ou do candidato em voz sintetizada.
A sintetização de voz, recurso volta do para eleitores com deficiên cia visual, foi aprimorada para as eleições deste ano. Além de mel horias na qualidade geral do áudio, agora serão falados os nomes de suplentes e vices. E, para maior fi delidade na fala dos nomes dos con correntes, agora também será pos sível cadastrar um nome fonético.
Horácio Avelar Editor editor.alexandrefranca@gazetario.com
Assembleia de retomada da Tribuna da Imprensa será realizada na ABI
Na próxima quinta-feira, dia 22, às 11h, ocorrerá, no sétimo andar da sede da ABI, uma Assembleia Geral Extraordinária da Tribuna da Imprensa. O histórico jornal, que já pertenceu a Carlos Lacerda e a Hélio Fernandes, hoje pertence aos empresários Rodrigo Rocha e Edmundo dos Santos Silva, e passa por uma reestruturação para seu relançamento.
Filho do jornalista João Paulo Bar bosa, Rodrigo, quando criança e adolescente, cortava o cabelo num barbeiro na ABI. A escolha
do local da assembleia é, portan to, também afetiva, mas não só. Ele acredita que é uma escolha “simbólica, para recolocar a Tribu na em seu lugar de destaque”.
“Essa assembleia seria uma re união interna, apresentando aos envolvidos a evolução do trabalho em curso. Mas consideramos vá lido que fosse assistida também por quem tiver interesse neste processo de retomada do jornal. Queremos mostrar transparência”, explica ele.
Sucurssais: Baixada: Vanderson Claudino Região dos Lagos: Henrique Sepúlvida Circulação: Guilherme da Costa
de inteira responsabilidade dos respectivos autores.
As novas diretorias do Sindicato Profissional de Jornalistas do Dis trito Federal (SJPDF) e do Clube da Imprensa foram eleitas com 96,8% dos votos válidos. As e os representantes eleitos estarão à frente da entidade e do Clube du rante o triênio 2022/2025.
Também foram escolhidos os novos integrantes da Comissão de Ética e do Conselho Fiscal.
Compõem a Comissão de Ética: Leonor Costa (143), Lucas Krauss (149), Mário Rufino Júnior (104), Renato Cortez (114) e Roberto Penteado (118). Já para o Consel
ho Fiscal foram escolhidos Jacson Segundo, Lincoln Macário e Moril lo Carvalho.
A chapa única “Ninguém vai nos calar! Jornalistas em lutas!” re cebeu 213 votos. Foram contabi lizados ainda 2 votos nulos e 5 em branco. Participaram da eleição 220 jornalistas, o que representa 27% dos associados em dia e apo sentados aptos a votar.
A posse das novas diretorias, da Comissão de Ética e do Conselho Fiscal ocorrerá no dia 27 de se tembro.
Instagram e facebook: @noticias.gazetario Twitter: @midia.GazetaRio
GAZETA RIO
A foto foi tirada em 25 de dezembro 2021 de um observatório a Namí bia, que abriga alguns dos céus mais escuros do mundo Uma fotografia rara de um cometa que nunca mais será visto da Terra ganhou um pres tigioso prêmio de fotografia. A imagem mostra um pedaço da cauda do cometa Leonard se partindo e sendo levado pelo vento solar. O cometa fez uma breve aparição próximo à Terra depois de ser descoberto em 2021, mas agora deixou o nosso Sistema Solar. O Observatório Real de Greenwich, em Londres, realiza a competição de Fotografia de Astrono mia do Ano e classificou a imagem como “surpreendente”.
Novas diretorias do SJPDF e do Clube da Imprensa são eleitas com 96,8% dos votos
REDES
NOS ACOMPANHE NAS
Cada TRE tem autonomia para decidir como fará a sua logística
Acantora gospel Gisele Nasci mento aceitou o desafio em 2022 de disputar a uma vaga na Câmara dos Deputados, e sua
Gisele Nascimento é preferência entre eleitorado feminino no Rio Fundado em 1997
de
20 de setembro de 2022 - Ano XXV - nº 969
Rio
Janeiro,
GAZETA RIO Uma publicação de Gazeta Rio Comunicações Agora diário 100% digital GAZETA RIO Fundado em 1997 Redação e Administração: Rua Pedro Guedes, 74 São Cristóvão - Rio de Janeiro Tel. (21) 995030765 gazetario@gazetario.com administracao@gazetario.com comercial@gazetario.com Circulação: Região Metropolitana, Baixada Fluminense, Sul Fluminense, Costa Verde e governos. Tiragem: 30.000 exemplares Obs. As matérias assinadas não refletem necessariamente a opinião do Jornal GAZETA RIO, e seus conceitos, interpretações, afirmações e pontos de vista são
Diretor Presidente Jorge Bernardes Editor Horácio Avelar
Jorge Bernardes Diretor Presidente presidente.bernardes@gazetario.com
Vanderson Claudino Diretor Comercial
Carlos Alberto Antônio Tainá Bernardes Conselho editorial
Editorial:
Lula amplia vantagem sobre Bolsonaro, diz FSB
Inácio
(PT) ampliou sua van tagem sobre Jair Bol sonaro (PL) na cor rida eleitoral de 2022, de acordo com pesquisa divulgada nesta se gunda-feira (19) pelo instituto FSB. Encomendado pelo banco BTG, o levantamento mostra que o pe tista saltou de 41% para 44% das intenções de voto no primeiro tur no, enquanto o atual mandatário se manteve em 35%.
Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB) oscilaram negativamente e agora aparecem com 7% e 5%, dois pontos a menos que na pesquisa anterior, de 12 de setembro. Soraia Thronicke (UB) está com 1%, e os
outros candidatos não pontuaram.
Os votos em branco ou nulos so mam 4%; e eleitores que não sa bem ou não quiseram responder, 3%. Em termos de votos válidos, Lula subiu de 44% para 47%, con tra 37% de Bolsonaro.
Em um eventual segundo turno, o petista teria 52% das intenções de voto, contra 39% do presidente. Ambos oscilaram um ponto para cima em relação à sondagem an terior, reforçando o cenário de estabilidade apontado pela maio ria das pesquisas.
O levantamento ouviu 2 mil pes soas por telefone entre 16 e 18 de setembro, com margem de erro de dois pontos percentuais. (com agência Ansa)
Lula tem 41% contra 35% de Bolsonaro no 1º turno
A distância entre os dois candida tos no segundo turno permanece a mesma: 13 pontos Levantamen to telefônico do instituto FSB, en comendado pelo banco BTG Pactu al e divulgado nesta segunda-feira (12), mostra que o ex-presidente Lula (PT) oscilou negativamente
Festival da Primavera do Miécimo da Silva reúne mais de 300 bailarinos
OCentro Esportivo Miécimo da Silva recebeu, neste sábado (17/9), um festival de dança em homenagem à chegada da Primavera. O evento reuniu 310 bailarinos e bailarinas que integram o projeto de dança no local, cujas aulas são ministradas pelo guarda municipal e professor de dança Nildo Muniz. A apresentação contou com a presença de famili ares e convidados dos alunos, pro fessores e também de autoridades locais, como o presidente do centro esportivo, Thiago Barros e o subpre feito da Zona Oeste, Diogo Borba. A Banda de Música da Guarda Munici pal do Rio (GM-Rio) também esteve presente, executando o Hino Na cional na abertura do festival.
Durante cerca de duas horas, alunos e alunas do projeto fizeram apre sentações em grupo, trios, duetos e solos ao som de músicas da MPB e internacionais, que levantaram o público presente.
– Esse é um momento ímpar para os alunos, para os pais e para mim também. Todos os alunos se dedic aram ao máximo, ensaiaram e se es forçaram para fazer uma festa mui to bacana – disse o professor Nildo Muniz, destacando a importância desse tipo de evento para a aprox imação das famílias e do poder pú blico com a comunidade.
Há 26 anos na Guarda Municipal do Rio, o guarda municipal Nildo Mu niz é também bailarino profissional e coreógrafo. Há mais de dez anos,
ele coordena um projeto social oferecendo aulas gratuitas de balé para mais de 300 crianças e jovens, entre 7 e 21 anos, no Miécimo da Silva. A companhia já se apresentou em dezenas de teatros e ganhou diversos prêmios em festivais de dança nas categorias infantil, in fantojuvenil e adulto. Ele também é o coordenador da equipe de Balé Nildo Muniz, que leva seu nome e tem 48 integrantes, de 8 a 21 anos, todos selecionados entre os alunos do Miécimo da Silva. Além das aulas de balé, muitas vezes o professor já comprou para os alunos sapatilha ou meia calça para os treinos, e até uniformes para as apresentações especiais.
um ponto percentual em relação à rodada anterior do estudo, de 5 de setembro.
Segundo turno
Na projeção de segundo turno en tre Lula e Bolsonaro, o petista apa rece com 51% e o atual coupante do
Palácio do Planalto com 38%. Am bos oscilaram negativamente dois pontos percentuais desde o último levantamento. (com Brasil 247)
O petista agora aparece com 41% das intenções de voto, contra 35% de Jair Bolsonaro (PL), que os cilou positivamente um ponto.
Estado do Rio de Janeiro, 20 de setembro de 2022 GAZETA RIO 3 NACIONAL
Oex-presidente Luiz
Lula da Silva
Lula faz campanha em feira de agricultores em São Paulo Credit...Foto: Epa
FSB/BTG:
ESPECIAL
No velório da rainha Elizabeth 2ª
O que explica o amor dos britânicos por sua monarquia
De muitas manei ras, o Reino Unido de hoje tem pouca semelhança com aquele país do pós-guerra. Passou de uma sociedade conservadora e tradicional a um país diverso. Velório da rainha Elizabeth 2ª: entenda simbolismo e tradições da cerimônia
Mas a monarquia, no entanto, um sistema baseado na herança de poder e privilégio, continua mantendo uma popularidade constante: 62% dos britânicos o apoiam como sistema político, de acordo com uma pesquisa do YouGov de junho.
O próprio Charles 3º, que até agora não era um dos mem bros da família real preferi dos pelos britânicos, sentiu o efeito da coroa: sua popu laridade dobrou desde que se tornou rei.
Isso se reflete claramente na fila quilométrica de cidadãos que se formou para dar seu último adeus à rainha.
Em uma nação que não tem feriado nacional, os compro missos reais como os jubileus ou os aniversários do monar ca assumiram esse espaço de exaltação da identidade britânica, da sua idiossincra sia, daquilo que os diferencia do restante do mundo, apon tam especialistas.
A associação entre a monar quia e os britânicos atinge seu auge com a morte de Eliz abeth 2ª, quando uma nação enlutada celebra a vida de sua rainha e, ao mesmo tem po, sua própria história. De onde vem esse apoio?
“Os britânicos valorizam o fato de ter um chefe de Es tado diferente e separado da política cotidiana”, diz o con stitucionalista Craig Prescott, professor da Universidade de Bangor, no País de Gales. Enquanto a Câmara dos Co muns pode se tornar um lugar brutal, e o confronto e a tensão política acabam ge rando desconforto entre os cidadãos, a monarquia, argu menta o especialista, é ger almente apresentada como uma figura unificadora, repre sentando todos os britânicos.
“A isso se soma a maneira como Elizabeth 2ª desempen hou suas tarefas desde 1952 e sua dedicação. Ela foi uma monarca muito popular, até muitos republicanos concor dam que ela fez um ótimo tra balho”, acrescenta Prescott.
Para a socióloga Laura Clan cy, a monarquia manteve um apoio estável ao longo dos anos por três motivos princi pais. “Primeiro, há uma forte associação com identidade nacional, história e nostalgia, com foco em monarcas.”
Além disso, “os britânicos desenvolveram uma forte afeição por certos membros da família real, principal mente a rainha”.
E, finalmente, “a monarquia soube se projetar muito bem na mídia, apresentando uma ideologia particular ao público, como como os valores família, caridade, ideias de serviço e dever”, argumenta Clancy.
As razões republicanas
A monarquia, no entanto, não está isenta de críticas, apesar
de o peso do republicanismo no Reino Unido pouco ter mudado nas últimas décadas.
Em 1969, 18% dos britânic os se consideravam repub licanos. Esse número hoje chega a 22%, segundo dados da Ipsos Mori. Entre as ger ações mais jovens, no entan to, sobe para 31%, segundo dados do YouGov.
Para Prescott, “a questão é se esses jovens continuarão sendo republicanos quando crescer em ou se mudarão de ideia”.
Um dos principais argumentos contra a monarquia é que “em princípio, ela não é democráti ca”, argumenta Graham Smith, presidente do Republic, talvez o principal grupo que defende uma mudança de sistema no Reino Unido.
“A instituição não serve para
o propósito, é corrupta, abu sa do dinheiro público e faz lobby por seus próprios inter esses”, diz Smith.
Sua organização, que busca realizar um referendo para que os britânicos possam es colher seu sistema de gover no, planeja uma campanha de protestos pela coroação de Charles 3º, que deve ocor rer no próximo ano.
Rainha Elizabeth 2ª foi uma monarca muito popular Outra crítica recorrente à instituição monárquica é o seu custo. Calcular finanças reais não é fácil. O Subsídio Soberano, o orçamento pú blico que é repassado todos os anos à família real para administrar suas despesas de representação, ultrapassou US$ 100 milhões (R$ 525 mil
hões) este ano.
Em troca, dizem os defen sores, a família real se tor nou uma grande atração turística, gerando uma recei ta significativa.
O Republic discorda. “A monarquia não traz nenhum dinheiro para o país, qualquer estimativa do dinheiro que eles supostamente con tribuem é completamente enganosa. No entanto, cus ta-nos 345 milhões de libras por ano (US$ 2,1 bilhões)”, critica Smith, em cujo cálcu lo ele inclui outras despesas, como segurança (não incluída no Subsídio Soberano).
Para Clancy, que escreveu Running the family Firm: How the monarchy man ages his image and our money (“Administrando o
negócio da família: como a monarquia gere sua im agem e nosso dinheiro”, em tradução livre), “a institu ição consagra um sistema de desigualdade e servilismo”.
O passado imperial e colo nial da Coroa também está sob ataque, algo que, de acordo com Prescott, “o novo rei e príncipe de Gales terão que resolver”.
Os escândalos das últimas décadas, incluindo o do príncipe Andrew, proces sado por abuso sexual, ou o afastamento do príncipe Harry e sua esposa Meghan da família real, “prejudicar am muito a monarquia e ge raram muito mais debate so bre o porquê da monarquia”, argumenta Smith.
Idiossincrasia britânica
Apesar das críticas, seis em cada dez britânicos quer em que o Reino Unido per maneça uma monarquia. Um número que diminuiu na última década, mas ainda é relevante.
O que faz os britânicos ter em tanta afeição por um sistema contrário à democ racia liberal moderna?
O luto nacional pela morte de Elizabeth 2ª encarna a as sociação entre a monarquia e os britânicos
Um dos pensadores que ten tou explicar essa idiossincra sia britânica foi o ensaísta e jornalista vitoriano Walter Bagehot, um dos primei ros editores da revista The Economist.
Em The English Constitution (“A Constituição da Ingla terra”, em tradução livre), publicado em 1867 e que se tornou uma das referências canônicas para entender o sistema político britânico, ele diferencia entre o el
emento eficiente da Con stituição - o governo - e o elemento solene ou “dignif icante” dela, encarnado pela monarquia.
A monarquia, reconheceu Bagehot, não é algo racional. Mas “a reverência mística, a fidelidade religiosa que são essenciais a toda verdadeira monarquia, são sentimentos imaginativos que nenhuma legislatura pode fabricar em um povo”, escreveu ele. À medida que o império declina, argumentou, “as pessoas prestam deferência ao que podemos chamar de espetáculo teatral da socie dade. O clímax dessa peça é a rainha”, na época, Vitória. Esses rituais e cerimônias, como a abertura do Parla mento, a proclamação, a coroação - o teatro, afinal, de que fala Bagehot - “for necem continuidade”. “Os indivíduos envolvidos mudam, mas as cerimônias permanecem as mesmas.
Elizabeth 2ª teve todos os tipos de governos, conserva dores, trabalhistas ou de coalizão. Mas, para todos os efeitos, as cerimônias per maneceram as mesmas, en tão, as mudanças não pare cem tão drásticas de certa forma, quanto mais as coisas permanecem as mesmas, mais elas podem mudar”, ar gumenta Prescott. O monarca, explica Andrew Marr em The Diamond Queen (“A rainha de dia mante”, em tradução livre), representa a continuidade: “Uma monarquia con stitucional deve representar os interesses do povo antes de um governo ser eleito e depois que ele muda. Lem bre-se. Olhe para o futuro, além da próxima eleição”.
Apoiadores da monarquia britânica esperam do lado de fora do hospital em 2015 pelo anúncio do nascimen to de um novo membro da família real
Que, no século 21, um país democrático aceite natural mente que as credenciais de seu novo chefe de Estado sejam baseadas em sua cer tidão de nascimento pode desafiar a lógica. Mas aqui, “a lógica não é o fator mais importante”, argumenta Mark Easton, editor da BBC.
“Estamos felizes em aceitar a excentricidade e a estran heza porque refletem uma parte importante de nossa identidade nacional. Então, ao tentar explicar o im provável sucesso da monar quia, não devemos esperar que a resposta seja baseada na razão”, explica Easton.
“A monarquia britânica é apreciada porque é a monar quia britânica. Somos uma sociedade antiga e compli cada que presta deferência ao espetáculo teatral da so ciedade.”
A morte de Elizabeth 2ª encerra uma era. Em seu reinado de 70 anos, ela testemunhou uma tremenda mudança social.
Paula Rosas - BBC News Mundo
Belford Roxo ganha loja modelo da Águas do Rio
Com o objetivo de oferecer mais co modidade e con forto aos seus cli entes, a Águas do Rio inaugurou uma nova loja em Belford Roxo, nessa se gunda-feira (19).
Localizada no primeiro andar do Shopping Nova Belford, o empreendimento, que é ger enciado por Marcio Almeida, conta com um conceito de lo ja-modelo da concessionária, além de um espaço amplo e moderno para melhor atender a população belforroxense.
O endereço do novo esta belecimento fica na Aveni da Benjamin Pinto Dias, número 1.130, Centro. A lo ja-modelo vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 9 às 16h. É importante frisar que a antiga loja, localizada na Estrada Retiro da Impren sa, número 76, no bairro Piam, será desativada.
Para o diretor-superinten dente da Águas do Rio com atuação na Baixada Flumin ense, Cleyson Jacomini, a
mudança de endereço da loja vai proporcionar uma melhor experiência no aten dimento aos moradores do município. “Essa é mais uma forma de cuidar e promover comodidade aos moradores.
O novo local é de fácil aces so, pois fica bem no centro da cidade, assim ficaremos mais próximos dos usuários, prestando um serviço mais rápido e prático”, afirma. Além do amplo e confortáv el espaço, com atendentes treinados e capacitados para oferecer um serviço de qual idade, totens de autoaten dimento também estão à disposição na unidade, para que os clientes possam pagar as faturas da Águas do Rio via cartão de débito ou crédito.
Já no Espaço Virtual, é pos sível solicitar segunda via de contas, mudança de tit ularidade, histórico de con sumo, alteração do local de ligação de água, entre outros serviços, além de denunciar vazamento de esgoto ou li gações irregulares.
São Gonçalo promove seminário no Lavourão sobre pessoas em situação de rua
ASecretaria de As sistência Social de São Gonça lo promoveu, neste sábado (17), o seminário “Pessoas em situação de rua: con struindo soluções”, um evento que dá continuidade à audiência pública realizada na Câmara de São Gonçalo, em maio deste ano, cujo ob jetivo era discutir o enfrentamento ao aumento de pessoas em sit uação de rua e o avanço do uso de substâncias psicoa tivas, sobretudo pela pop ulação em vulnerabilidade social no município.
O encontro aconteceu no Cen tro Cultural Joaquim Lavoura, no bairro Estrela do Norte, e contou com a presença do secretário de Assistência So cial, Edinaldo Basílio; da de fensora pública Renata Antão Xavier Góes, do 6º Núcleo Re gional de Tutela Coletiva; do vereador Vinícius, vice-pres idente da Câmara Municipal de São Gonçalo; de Cristiano Dias, técnico em abordagem noturna da Secretaria de As sistência Social; Adriana dos Santos Conceição, coordena dora do Cadastro Único e PAB; Lydiane Salles, coordenadora do Consultório de Rua; e Cyn thia Rodrigues, subsecretária
de Assistência Social.
“Estamos trabalhando para fazer com que São Gonça lo se torne cada vez mais uma cidade justa e inclusi va. Acreditamos que sem inários dessa temática são de grande importância para promover a sensibilização de toda a sociedade”, afirmou o secretário de Assistência So cial, Edinaldo Basílio.
Ao todo, foram três painéis de discussão. O primeiro tema foi “A tutela da popu lação em situação de rua”, que teve como palestrante a defensora Renata Antão; o segundo painel foi “Pessoas em situação de rua, mundo
do trabalho e Centros de Referência Especializados”, com o palestrante Cristiano Dias; e o terceiro “CadÚnico para pessoas em situação de rua”, com a coordenadora do Cadastro Único, Adriana dos Santos.
Durante o seminário, as pes soas em situação de rua que são atendidas pelo Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) do mu nicípio receberam serviços assistenciais como isenção para certidão de nascimen to, RG e cpf, além de corte de cabelo e serviços do Od ontomóvel.
• Zona Oeste
Um suspeito é morto e outro detido em tiroteio na Taquara
ASecretaria de Polí cia Militar informou que homens do 18º BPM (Jacarep aguá) estavam pela região da Taquara, Zona Oeste do Rio, na manhã deste domingo (18), quando foram informa dos sobre dois indivíduos ar mados que estavam rouban do nas proximidades.
Com isso, iniciou-se uma tro ca de tiros entre os homens que faziam assaltos na região e os policiais militares. A ação terminou com um sus peito morto e outro detido. A equipe policial iniciou um cerco na área indicada e con seguiu interceptar o veículo. Segundo os policiais militares que estavam na ocorrência, os dois indivíduos saíram cor rendo pela Rua André Rocha
efetuando disparos de arma de fogo e ocorreu reação.
Segundo testemunhas, a du pla teria embarcado em uma van. Porém, a equipe policial iniciou um cerco na área indi cada e conseguiu interceptar o veículo. Segundo os PMs que estavam na ocorrência, os dois indivíduos saíram correndo pela Rua André Ro cha efetuando disparos de arma de fogo.
Uma réplica de pistola e dois celulares foram encontrados com um dos bandidos que morreu em uma das vias.
Ainda de acordo com a PM, o segundo indivíduo foi detido na sequência da ocorrência e conduzido para a 32ª DP, onde o caso está sendo reg istrado.
Av. dos Operários será revitalizada
AAvenida dos Op erários, uma das vias mais im portantes da Ci dade sob o ponto de vis ta histórico/cultural, está passando por uma grande reformulação que irá apri morar a acessibilidade para veículos e pedestres, visan do, principalmente, o trân sito de pessoas com mobil idade reduzida.
Considerando as calçadas repletas de desníveis e ob stáculos, com pavimentos diversos, perante conflitos no sistema viário entre pe destres, ciclistas e veículos, a Prefeitura de Paracambi vem propor, através de re cursos oriundos do Progra ma de Apoio a Política Na cional de Desenvolvimento Urbano do Ministério de Desenvolvimento Regional, uma Avenida dos Operári os requalificada, com mais acessibilidade, segurança e conforto, buscando atender
a mais uma antiga reivindi cação da população.
Valorização do patrimônio cultural:
Identidade própria para avenida que dá acesso a an tiga Fábrica Brasil Industrial, símbolo da memória fabril e operaria da Cidade, hoje Fábrica do Conhecimento,
importante polo educacion al da região. Segurança e conforto nos deslocamentos: Rua “acalmada” com o com partilhamento de veículos e bicicletas em via com a vel ocidade reduzida a partir do estreitamento da faixa de rolamento no trecho 2 e da implantação de Zona 30 em todo trajeto.
Prioridade ao pedestre com a ampliação e reforma das calçadas, atendendo a leg islação federal e tornando o caminhar mais seguro, agradável e autônomo, prin cipalmente para pessoas com deficiência e com mob ilidade reduzida.
Edinaldo Basílio, Secretário de Assistência Social
Acessibilidade:
• Paracambi
Estado do Rio de Janeiro, 20 de setembro de 2022 GAZETA RIO 5 RIO
• Baixada Fluminense
Aquele que habita no esconde rijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará.
Direi do Senhor: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei.
Porque ele te livrará do laço do passarinheiro, e da peste per niciosa.
Ele te cobrirá com as suas pe nas, e debaixo das suas asas te confiarás; a sua verdade será o teu escudo e broquel.
Não terás medo do terror de noite nem da seta que voa de dia,. Nem da peste que anda na es curidão, nem da mortandade que assola ao meio-dia.
Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas não che gará a ti.
Somente com os teus olhos contemplarás, e verás a recom pensa dos ímpios.
Porque tu, ó Senhor, és o meu refúgio. No Altíssimo fizeste a tua habitação.
Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda.
Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos.
Eles te sustentarão nas suas mãos, para que não tropeces com o teu pé em pedra.
Pisarás o leão e a cobra; calca rás aos pés o filho do leão e a serpente.
Porquanto tão encarecidamen te me amou, também eu o li vrarei; pô-lo-ei em retiro alto, porque conheceu o meu nome.
Ele me invocará, e eu lhe res ponderei; estarei com ele na angústia; dela o retirarei, e o glorificarei.
Fartá-lo-ei com longura de dias, e lhe mostrarei a minha salvação.
Salmos 91:1-16 Estado do Rio de Janeiro, 20 de setembro de 2022 GAZETA RIO 6 Anuncie conosco: comercial@gazetario.com CLASSIFICADOS Compra e venda Aluguel Diversidades Oportunidades Utensílios do lar Compra e venda 1 2 3 4 5 6 Imóveis Imóveis Casa Veículo Emprego Negócios PASSATEMPO GAZETA KIDS GAZETA RIO Todas as sextas nas bancas! Instagram e facebook: @noticias.gazetario • Twitter: @midia.GazetaRio • www.gazetario.com
Prefeitura do Rio reabre Nave do Conhecimento da Penha ao Público
APrefeitura do Rio, por meio da Sec retaria Municipal de Ciência e Tecn ologia (SMCT), reabriu nes ta sexta-feira (16/9), a Nave do Conhecimento da Penha, Zona Norte da cidade. Pro jetada com espaços mul tiuso, o equipamento pro porcionará, gratuitamente, várias opções de cursos para que jovens e adultos con sigam lidar com as deman das que o mercado exige, além de espaço voltado para o público infantil. Esta era a última das nove Naves do Conhecimento que estava fechada para atividades pres enciais por conta de obras de reestruturação.
Desde janeiro de 2021, a Sec retaria Municipal de Ciência e Tecnologia realizou vistori as, levantamento patrimonial e da situação estrutural das nove Naves do Conhecimento para nova licitação, obras de melhorias e gestão de todos os equipamentos. A partir de dezembro do ano passado, foram reabertas para o pú blico as Naves do Engenhão,
Madureira, Nova Brasília, Triagem, Santa Cruz, Vila Aliança, Padre Miguel e Irajá. Neste período, as unidades receberam 115.052 aces sos de usuários, ofereceram 1.302 cursos/oficinas e emiti ram 12.176 certificados para os alunos aprovados.
Inaugurada em 24 de dezem bro de 2012, a Nave do Con hecimento Joelmir Beting foi nomeada em homenagem ao jornalista e sociólogo brasileiro, falecido no mesmo ano em que o equipamento foi construído. Além de cursos na área de tec nologia e empreendedorismo, a Nave também oferecerá aos usuários oficinas, palestras e visitas virtuais, sempre com o apoio de monitores e in strutores. O acesso à internet banda larga é gratuito no local, fruto de uma parceria com a operadora Claro.
Ambientes tecnológicos
as grades de eventos da un idade e de horários, além de dar sugestões.
Galeria Digital – Equipamento multimídia que expõe conteú dos sobre cidadania e sobre a própria comunidade com di versos temas, desde a história da localidade, até aspectos
didáticos sobre tecnologia, ec ologia, planejamento urbano e conhecimento científico. Lan Table – Espaço com com putadores destinado ao livre acesso à internet, com orien tação de uma equipe de aux ílio ao usuário.
Biblioteca Digital – Ambi
ente com computadores com acesso restrito a con teúdos educativos. Ideal para cursos a distância ou semipresenciais, pesquisas escolares e navegação em busca de conhecimento. Gruta – ambiente volta do para o público infantil.
Oferece conteúdos digitais variados, acessíveis em tab lets, além de material físico, como livros e jogos.
Sala Multimídia – espaço com computadores, telão e projetor, destinado à real ização de cursos e atividades formativas diversas.
Concurso literário é aberto à estudantes da rede pública de Petrópolis
Como parte das cel ebrações pelo cen tenário de fundação da Academia Pet ropolitana de Letras, a entidade anunciou a real ização da primeira edição do “Concurso Literário APL na escola”. Alunos da rede municipal de Petrópolis, RJ, podem receber prémios que chegam a R$ 800 em dinheiro.
Entre 15 de setembro e 31 de outubro, podem se in screver estudantes do En sino Médio com produção textual autoral nos gêner os Poesia (poema) e Prosa (conto).
Os vencedores serão anun ciados no dia 1º de dezem bro e a premiação, por sua vez, acontecerá na cer imônia do Prêmio APL 2022, em data e local ainda a ser em definidos.
curso literário da APL surge também como forma de aproximar a centenária enti dade do público juvenil e de professores de Português e Literatura do município. Entre as obrigatoriedades que os inscritos deverão cumprir estão os limites de versos/laudas e as temáti cas, que poderão englobar “Petrópolis e sua história”, “Petrópolis e seu patrimô nio cultural” e “Petrópolis e seu patrimônio natural”.
Cada aluno poderá se in screver somente com uma produção textual de sua autoria, que precisará ser submetida ao e-mail con cursoliterarioapl@gmail. com juntamente outros dois arquivos: um com da dos pessoais e um Termo de Autorização de Participação do Menor.
site da Academia, Para Leandro Garcia, pres idente da Academia Petro politana de Letras, as ex pectativas são as melhores possíveis.
“Quando eu era aluno do Secundário, também par ticipei de um concurso lit erário. Tive que me prepa rar muito, entender melhor o que era a poesia. Acho que isso estimula o aluno a com preender e entender não só a poesia, mas o gênero nar rativo”, disse Garcia.
OReencontro de Pa racambienses, um dos eventos mais tradicionais do calendário cultural do mu nicípio está de volta! Mo radores e ex-moradores de Paracambi irão se reunir em sua 44ª edição no dia 25 de Setembro, domingo, no Clube Municipal Cassino, após dois anos sem ser re alizado devido à pandemia de COVID-19. Organizado pela Prefeitura de Para cambi através da Secretaria Municipal de Cultura e Tu rismo, a atração principal do evento será a banda Cel ebrare que encerra a pro gramação às 21h O evento, que acontece
tradicionalmente no último domingo de Setembro, tem o intuito de reunir amigos e familiares durante um dia in teiro. Iniciando às 7h com a missa na Paróquia São Pedro e São Paulo, a programação irá reunir diversos artistas lo cais e contará também com o almoço beneficente da APAE – Paracambi. A ficha está sendo disponibilizada por R$ 15 e pode ser adquirida na Secretaria da APAE, localiza da na Rua Maximiniano de Carvalho, 141 – Lages, das 8h às 12h, ou no dia do even to. O Polo das Artes também estará presente com expos itores e artesãos da região, além da tenda de agricultura e gastronomia.
Criado com o intuito de estimular e valorizar a pro dução de estudantes-escri tores em Petrópolis, o con
Os detalhes sobre o que cada documento precisará conter, bem como o modelo do termo a ser preenchido podem ser obtidos no pelo
Após a seleção dos 10 mel hores textos em cada cat egoria, serão eleitos os 3 vencedores de cada gênero literário - Poesia e Prosa. Com base na decisão da comissão organizadora, serão premiados, ao todo, 6 alunos com diplomas, medalhas e quantias em dinheiro entregues em cheque, sendo o primeiro lugar com R$ 800, o segun do com R$ 500 e o terceiro com R$ 200.
44º Reencontro de Paracambienses terá a banda Celebrare
Recepção Digital – Local onde o usuário faz seu ca dastro, reserva computado res na Lan Table, Biblioteca e Sala Multimídia, consulta
Confira a programação: Paróquia São Pedro e São Paulo: 7:00 – Missa em Intensão ao 44° Reencontro dos Par acambiense Cassino: 12:30 – Almoço da APAE –Música ao Vivo com Cantor Will Zy 15:00 – Show com as Canto ras Sylvia e Susan 18:00 – Show com a Banda Belonave 21:00 – Baile Dançante com a Banda CELEBRARE Exposição de Artesanato Agricultura e Gastronomia NOS ACOMPANHE NAS REDES Instagram e facebook: @noticias.gazetario Twitter: @midia.GazetaRio Estado do Rio de Janeiro, 20 de setembro de 2022 GAZETA RIO 7 Mostra de filmes em comemoração a Idenpendência do Brasil Educação Cultura Arte Saúde Diversão Caderno G Estado do Rio de Janeiro, 20 de setembro de 2022 GAZETA RIO
tletas do mu nicípio levaram medalhas de ouro, prata e bronze na cate
goria infantil e já se preparam para o campeonato mundial no em Novembro.
Japeri é casa de atletas prom issores. Os alunos do Centro Cultural Renan Teodoro, da equipe GF Team, deram um show no Campeonato Pan americano Arena da Juven tude, realizado no último sábado (19), em Deodoro, na Zona Oeste do Rio. Foram nada mais, nada menos que quatro medalhas conquista das: uma de ouro; duas de prata e uma de bronze.
Quem levou a medalha de ouro foi Isabelle Martins Te odoro (08), praticante de Jiu-Jitsu há dois anos. Ela, que trocou o Ballet pela arte suave, já trilha um caminho de vitórias no esporte. “Eu amo o Jiu-Jitsu. Participar desse campeonato foi muito bom para mim, ganhar ouro na minha categoria foi mel hor ainda. Esse é um passo muito importante na minha vida de atleta”, disse Isabelle. Maria Julia Ferreira de Souza (11), levou a medalha de pra ta na categoria infantil. Com petindo há pouco mais de cinco meses, sua dedicação a fez conquistar um lugar no
pódio. E garantiu que não vai parar por aí .“Tem sido uma experiência incrível para mim. Além de participar de campeonatos, o Jiu-Jitsu me deu muitos ami gos. Ganhar essa medalha só me incentivou ainda mais a continuar minha caminhada no tatame, me dedicar mais e ganhar mais títulos como atleta”, disse Maria Júlia.
A Myllena (13) também foi prata na categoria infanto-ju venil. A adolescente diz com toda certeza de que o Jiu-Jitsu é o que ela quer para a vida.
“Quero praticar o esporte não só agora. Quero constru ir meu caminho no Jiu-Jitsu, sempre me dedicando cada vez mais”, disse.
Já o João Vitor, (09), treina a cerca de 12 meses e ficou medalha de bronze, também na categoria infantil.
“Essa é minha quarta medal ha desde que comecei os treinos. O Jiu-Jitsu me ensina a superar meus limites, me mostra que posso ir além do que eu acho que posso. Gos to muito do esporte”, disse.
Os cinco atletas repre sentaram o município na competição, que é realizada pela Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Olímpico (CBJJO) nas categorias infantil e in fanto-juvenil.
E não foi só neste campe onato que Japeri se destacou no Jiu-Jitsu. Renan Teodoro, faixa preta e professor no Centro de Treinamento, con ta que o município já foi rep resentado até mesmo em campeonatos mundiais por
atletas que são seus alunos. “Nossa cidade tem muito potencial. Muitos atletas treinam pesado e buscam um lugar de reconhecimen to no esporte. Eu sempre digo que eles mesmos são os personagens principais
de suas histórias, pois são os seus próprios esforços que os levarão ao pódio.”, disse Renan.
O próximo passo agora é mais um campeonato mundi al, que acontecerá em mea dos de novembro deste ano.
“Temos mais um desafio a caminho
Esportes GAZETA RIO Estado do Rio de Janeiro, 20 de setembro de 2022 - Ano XXV - nº 969
é destaque
Panamericano
Japeri: Celeiro de campeões Vantagens que só o aluno GHF tem Nossos Cursos 21) 3164 3004 21) 3589 5288 Wha sApp (21) 96454 7288 g gh C g C GHF gh Rua Hercília n 1299 - Vila Emi - Mesquita RJ (10 t d E çã d M q t ) Conquiste sua vaga no mercado de trabalho MUDE O RUMO DA SUA VIDA I Téc Enfermagem Secretaria Escolar Segurança do Trabalho Formação de Professores Cuidador de Idosos MATRÍCULAS ABERTAS Wifi - Clube de Benefícios - Estágios sem taxas Seguro de vida incluso Laboratório equipado Aulas práticas extras sem custos Professores especia izados - Equipe pedagógica humanizada Sabe o que ainda falta no GHF ? VOCÊ ! e mu to mais
Japeri
em Campeonato
de Jiu-Jitsu
A
e vamos nos prepa rar para isso. Temos um campeonato mundial em novembro, e manteremos o foco para trazer mais medal has para Japeri”, finalizou Re nan.
Barcelona teria interesse em Jorginho, do Chelsea, para substituir Busquets
O jornal ‘Mirror’ noticiou que o Barcelona considera a contrata ção de Jorginho, meia do Chel sea, na próxima temporada. O brasileiro, que é naturalizado italiano, seria um substituto para Sergio Busquets, que tem contra to até o fim desta temporada e pode deixar o clube, já que tem 34 anos e os culés buscam atletas
mais jovens. Jorginho tem contrato com os Blues também até 2023 e pode chegar sem custos ao time do Camp Nou, caso não renove na Inglaterra. Ainda de acordo com o veículo, o brasileiro é visto como alguém que cumpre todos os re quisitos cobrados pelos culés.