6 minute read

Veja

Conseg Capão Raso se reúne na sede da 3ª Cia do 13º BPM

Advertisement

CONSEGs intervém em favor da Guarda Municipal de Curitiba

Os Conselhos Comunitários de Segurança – CONSEGs, se reuniram na segunda-feira, dia 21 de outubro, com o Presidente da Câmara Municipal de Curitiba, Ver. Tico Kusma e o Presidente da Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública, Ver. Marcio Barros, para apresentar suas preocupações quanto à carreira da Guarda Municipal. Estiveram presentes nesta importante reunião, os presidentes dos CONSEGs Sítio Cercado, Capão Raso, Portão, Guaíra, Fanny-Lindóia-Novo Mundo, Centro Cívico, Água Verde, Bom Retiro, Mercês-Vista Alegre, Jardim Botânico e Santa Felicidade, que consignaram o pedido de reunião. No encontro reforçaram que a Guarda Municipal é essencial à segurança pública das comunidades, e o conhecimento que a administração apresentou uma proposta de modificação das regras do plano de carreira dos guardas municipais, poderá causar a extinção da própria instituição, e consequentemente, reflexos no aumento da criminalidade. Os conselheiros apresentaram diversos questionamentos aos vereadores sobre as dificuldades enfrentadas por estes profissionais e denunciaram a negligência da administração para com a instituição e seus agentes. O vereador e presidente da Câmara Tico Kusma se mostrou aberto ao diálogo e se propôs a acompanhar junto ao poder executivo os avanços destas alterações no plano de carreira da GM. A convite do Conseg Capão, representantes da comunidade se reuniram com as forças de segurança para discutir os problemas no bairro. Vários temas foram abordados e os moradores realizaram diversas demandas foram apresentadas. Além do presidente do Conseg Capão Raso Roberto Kuss e diretores estiveram participando o comandante do 2ª Cia do Pinheirinho e o Delegado Titular do 8ºDistro Policial Silas Roque dos Santos e o Tenente Gesser que está respondendo pelo comando da 3ª Cia da PM, onde foi realizada a reunião e o Inspetor Claudio de Oliveira, Chefe do Núcleo Regional de Defesa Social e Trânsito do Pinheirinho. Foi uma reunião muito produtiva, com mais de trinta pessoas participando.

Ceasa 50 anos

Enfrentando com muita galhardia a dura realidade de pós covide a Ceasa Cuitiba é exemplo para o Brasil. Exemplo de uma administração competente, firme e atuante. Atento às necessidades de todos, dos usuários aos trabalhadores, a atual direção, uma equipe afinada nos objetivos que estão sendo buscados tem se mostrado afiada no sentido de consolidar projetos visando aprimorar o atendimento. Um exempo de admininistração que exige resultados, mas que se faz presente reconhecendo o trabalho e os resultados de toda a equipe, bem como do Governo do Estado, onde tem no Secretário da Agricultura Norberto Ortigara, um braço que sustenta todo este trabalho com o integral apoio do governador Ratinho Junior e da

Ceasa 50 anos

primeira dama Luciana Massa, uma fã do trabalho social realizado através da doação e do aproveitamento sustetável de alimentos distribuídos pelos produtores e empresários, os permissionários, congradados através do Sindaruc, o Sindicado que os representa. E é dali, através da liderança do presidente Paulo Salesbram, com sua disposição, sua presença na Fecomércio e muita disposição que se completa esta parceria que deixa a todos esperançosos nas possibilidades de dias ainda melhores e uma vida infinita para a Ceasa Curtiba. Parabém a todos.

Conheça o que é Diálise Peritoneal e sua importância

Quando os rins de uma pessoa perdem a capacidade de purificar o sangue, eles precisam ser substituídos por filtragens artificiais – muitas vezes pelo resto da vida. A técnica mais usada para isso é a hemodiálise, na qual uma máquina tira, limpa e devolve aos pouquinhos o sangue do paciente. No Brasil, porém, as clínicas que fazem o procedimento têm mais demanda do que conseguem atender. Pois é aí que vem a alternativa da diálise peritoneal (DP). Ela faz essa filtragem dentro do corpo, usando o peritôneo, membrana que recobre o abdome. Um líquido é inserido ali e atrai as impurezas do sangue que passa pela região. O que sobra é removido do corpo por um cateter. A DP é mais barata que a hemodiálise e pode ser feita em casa, dispensando as visitas, muitas vezes viagens longas e cansativas, às clínicas. E por incrível que possa parecer ela é usada por apenas 7% dos pacientes renais. Por quê? Quem responde é a nefrologista Daniela Ponce, do Hospital das Clínicas de Botucatu. Antigamente se acreditava que não era tão eficiente, mas estudos mais recentes mostraram que a DP pode ser tão eficaz quanto a hemodiálise na doença renal crônica nesses casos. Quais são as maiores dificuldades de popularizar o tratamento? A diálise peritoneal exige a inserção de um cateter pelo abdome do paciente. Como poucos nefrologistas fazem o implante, é preciso buscar um cirurgião para isso. E por últimos os repasses de planos de saúde para os médicos e clínicas são menores para DP do que para hemodiálise. Fácil de entender, mas difícil de aceitar como isto ainda acontece.

Saúde indo ao encontro da população de rua

O JORNAL QUE CIRCULA ONDE SEUS CLIENTES ESTÃO!

Ligue e Anuncie 99892-1174

ELIMINE OS CRIADOUROS DO MOSQUITO: A DENGUE NÃO É BRINCADEIRA.

Não acumule água em vasos de plantas, pneus e garrafas.

Feche bem as tampas de lixeiras e evite objetos que acumulem água.

Mantenha ralos e tampas de caixas d’água e de vasos sanitários fechados. Sempre lave potes de água e de comida de animais.