


54º BPM EM AÇÃO“O Guardião do Pontal”Ituiutaba, 06/11, 22h15min, no bairro Centro, a Polícia Militar apreendeu pedras de crack. Um autor foi conduzido por Tráfico de Drogas/Associação para o Tráfico e dois autores por Uso e Consumo de Drogas.
Durante patrulhamento pela Av. 21, no bairro Centro, a guarnição deparou-se com dois individuos conhecidos no meio policial por serem usuarios de crack, parados defronte a uma residência para a qual há denúncias de local de Tráfico de Drogas, sendo eles abordados e relatado os militares que estariam ali para adiquirir droga. Página 04
O primeiro Workshop da Cachaça de Alambique de Minas Gerais e o primeiro Workshop do Queijo Artesanal de Minas Gerais, realizados pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) respectivamente nos dias 5 e 6/11. Página 02
Venha Participar do Workshop: Aperfeiçoamento em Gestão para Pequenos Empreendedores
Evento faz parte de programa da Seplag-MG que tem entre os objetivos promover uma gestão mais estratégica e centrada em resultados
O governador em exercício de Minas Gerais, Professor Mateus, participou do 4° Encontro de Rede para o Programa de Desenvolvimento de Lideranças (PDL), da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais (Seplag-MG), em parceria com a Fundação João Pinheiro (FJP), nesta quinta-feira (7/11), em Belo Horizonte.
O objetivo do programa é desenvolver continuamente líderes para atuar de forma inovadora no setor público, com capacidade de articular ações e trabalho em rede para alcançar resultados estratégicos do Governo de Minas, e melhorar a qualidade e os processos do serviço público.
No encontro, um dos temas abordados foi “Intersetorialidade: a articulação entre as secretarias”, que visou debater a implementação de ações multissetoriais no Estado, projetos e os desafios na tratativa intersetorial.
Como palestrante convidado, o governador em exercício parabenizou os colaboradores, superintendentes e subsecretários pelos bons resultados alcançados pelas pastas ao longo dos últimos anos, e o reconhecimento em nível nacional deste trabalho.
“Isso decorre do fato de termos estruturas de secretariado que são técnicas, com uma autonomia de temas políticos menores considerável, e que consegue, por isso entregar. Têm compromisso com planejamento, planos que conversam com a realidade do estado”, ressaltou Professor Mateus.
Professor Mateus concluiu a fala fazendo um convite aos colaboradores para ampliarem o olhar para a
integração como forma de melhorar a prestação do serviço público.
“Na minha leitura, todos os grandes desafios pela frente estão, de certa forma, ligados à nossa forma de trabalhar em formato intersetorial. Este trabalho conjunto não deve ser apenas em momentos de crise, mas na construção positiva, na inovação. Tenho certeza que o Estado de Minas Gerais vai continuar ganhando, como já tem ganhado, com o trabalho de vocês”, pontuou.
A quarta edição do Encontro de Rede para o Programa de Desenvolvimento de Lideranças contou também com a presença do secretário-Geral do Estado, Marcel Dornas Beghini. Um dos temas abordados por ele foi a recente implantação de
Diretora Responsável
Heny de Souza
Sócio-proprietário
Marciano Malaquias
Jornalista Responsável
Marciano Malaquias(MTB-nº 0021813/MG)
Diagramação/Paginação
Diógenes Alberto Artes Gráficas
Circulação
AFILIADOS A SINDIJORI MG
Ituiutaba, Cachoeira Dourada, Canápolis, Campina Verde, Capinópolis, Gurinhatã, Ipiaçu, Monte Alegre de Minas e Santa Vitória.
HS JORNAL E GRÁFICA LTDA-ME
CNPJ: 07.420.781/0001-12
Circulação diária de terça a sexta Av. 03, nº 411 - Centro - Fone: (34) 3262-0782
Ituiutaba - Minas Gerais - CEP 38300-160 e-mails: gazetadopontal@hotmail.com / gazetadopontal@gmail.com
SITE: www.gazetadopontal.com.br
Os artigos assinados são de responsabilidade dos seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Jornal.
Análise de Impacto Regulatório (AIR) pelo Governo de Minas,para aprimorar os processos de elaboração de novas normas e de gestão do estoque regulatório. Os colabores do Encontro de Rede do PDL já trabalharam os temas Articula-
ção Política, Media Training, Cases de automatização no setor público, Audiência Pública na ALMG e Inteligência emocional.
Programa de Desenvolvimento de Lideranças O programa de desenvolvimento de lideranças no se-
tor público é realizado desde 2019 com subsecretários e, desde 2023, com superintendentes do Estado.
A finalidade é potencializar as ações realizadas pelo programa Transforma Minas, um dos principais projetos estratégicos do Go-
verno de Minas na área de gestão de pessoas.
O programa é estruturado em atividades voltadas para a valorização e aprimoramento de competências e habilidades específicas para cargos de liderança, com o objetivo promover uma gestão mais estratégica, eficiente e centrada em resultados. Transforma Minas
O Transforma Minas é um programa do Governo de Minas Gerais, coordenado pela Seplag-MG, inspirado em modelos internacionais de boas práticas em gestão de pessoas, que seleciona profissionais para posições de lideranças na administração pública.
Durante o processo, os interessados passam por criterioso processo seletivo, focado no conhecimento técnico dos cargos pleiteados, e no perfil de competência necessário para cada cargo.
Por meio do programa, mais de 450 profissionais já foram selecionados para cargos estratégicos de liderança no governo estadual, entre subsecretários, superintendentes, diretores e outros cargos de diversos órgãos e instituições.
Workshops indicam qualificação de mão de obra e modernização da legislação para fomentar cachaça e queijo em Minas
Propostas apresentadas servirão para fomentar as cadeias produtivas de ponta a ponta e subsidiar o Governo de Minas na construção de políticas públicas mais direcionadas
O primeiro Workshop da Cachaça de Alambique de Minas Gerais e o primeiro Workshop do Queijo Artesanal de Minas Gerais, realizados pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) respectivamente nos dias 5 e 6/11, levantaram dezenas de propostas de ações estratégicas para a legislação intrincada e a carência de mão de obra qualificada das cadeias produtivas.
As discussões foram baseadas em diagnósticos coordenados por Gustavo Bastos Braga, professor da Universidade Federal de Viçosa (UFV), durante dois dias de trabalho, na sede da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), em Belo Horizonte. Foram entrevistadas pessoas ligadas a toda a cadeia de produção nas principais regiões produtoras, desde o vendedor de insumos, passando pelo produtor até o vendedor final.
O secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Thales Fernandes, destacou o papel da cachaça de alambique e do queijo artesanal como expoentes dos produtos artesanais mineiros. Ele também ressaltou o apoio que o Governo de Minas vem dando ao setor, o que beneficia principalmente a agricultura familiar e pequenos produtores.
“Legislações menos burocráticas e mais práticas, bem como agilidade para registrar os estabelecimentos, têm dado uma nova conotação principalmente para o queijo, com as novas microrregiões e regulamentos”, analisou Thales.
“Por isso mesmo é importante esse encontro com técnicos e produtores, reunindo pesquisa, extensão e defesa sanitária, para fomentar cada vez mais essas cadeias e mostrar seu valor e importância na nossa economia”, emendou. Imagem da cachaça
Um dos principais entraves apresentados no workshop da cachaça de alambique foram dificuldades com mão de obra. De acordo com Gustavo Braga, o médio produtor é quem mais enfrenta problemas. “Quando ele começa a crescer, a falta de mão de obra fica intransponível”, observou. A imagem negativa que ainda existe a respeito da bebida também é um desafio. “Essa imagem pode ser revertida, pois produzimos um produto de alta qualidade. Assim como temos países como o México, que se orgulha de sua tequila, podemos fazer isso no Brasil, pois a cachaça é parte da nossa história e da cultura mineira”, ponderou Braga. Legislação e união do setor
Quanto ao queijo artesanal, um dos principais apontamentos foi a necessidade de uma legislação mais moderna, passando pela mesma carência de
mão de obra qualificada, além da falsificação e adulteração de produtos.
As soluções propostas vão da revisão da legislação vigente e do sistema tributário, a treinamentos sobre o assunto para os produtores, conscientizando sobre os benefícios de cumprir a lei. O fortalecimento das associações e cooperativas também foi uma sugestão para reforçar as demandas dos produtores junto a órgãos públicos e instituições financeiras.
Gustavo Braga também frisou a necessidade de que o produto seja valorizado, até mesmo pelo próprio consumidor final. “Ainda há muito o que evoluir nesse ponto, até mesmo quanto ao próprio conhecimento do consumidor sobre esse mercado. Podemos citar o café como exemplo de avanço nesse caso. Hoje o consumidor entende do assunto, degusta os produtos. A ideia é que isso se popularize no queijo também”, comentou.
54º BPM EM AÇÃO“O Guardião do Pontal”Ituiutaba, 06/11, 22h15min, no bairro Centro, a Polícia Militar apreendeu pedras de crack. Um autor foi conduzido por Tráfico de Drogas/Associação para o Tráfico e dois autores por Uso e Consumo de Drogas.
Durante patrulhamento pela Av. 21, no bairro Centro, a guarnição deparou-se com dois individuos conhecidos no meio policial por serem usuarios de crack, parados defronte a uma residência para a qual há denúncias de local de Tráfico de Drogas, sendo eles abordados e relatado os militares que estariam ali para adiquirir droga, sendo visualizado outro individuo no jardim da residência próximo a um monte de tijolos, o qual também foi abordado e sobre a pilha de tijolos foi localizada uma pedra de crack de tamanho consideravel. Após buscas no local
foram localizadas mais duas pedras da mesma substância e materiais utilizados na traficancia.
Um autor morador da residência foi conduzido pelo crime de Tráfico de Drogas e os outros dois por Uso e Consumo de Drogas, sendo deixados a disposição da justiça.
MATERIAIS APREN-
DIDOS:
- 03 pedras de crack; - R$ 689,00 em dinheiro fracionado; - 04 celulares;
- 02 balanças de precisão; - 01 rolo de papel alumínio.
PRESOS:
- HOMEM, 44 anosTRÁFICO
- HOMEM, 43 anosUSO
- HOMEM, 24 anosUSO
DISQUE DENÚNCIA:
181 – SIGILO ABSOLUTO Ajude a Polícia Militar a prender suspeitos e recuperar bens de vítimas de crimes. DENUNCIE!
54º BPM EM AÇÃO“O Guardião do Pontal”Monte Alegre de Minas, 06/11, 17h40min, no bairro Flamengo, a Polícia Militar apreendeu maconha e cocaína. Dois autores foram conduzidos.
Durante patrulhamento pelo bairro Flamengo, a guarnição deparou-se com os autores parados em frente a uma residência, ao visualizar a viatura os autores adentraram a residência e evadiram pelo fundo, momento em que dispensou os materiais listados abaixo.
Posteriormente, os autores foram localizados e presos.
Os dois autores foram conduzidos até a Delegacia de Polícia Civil e deixados a disposição da justiça.
MATERIAIS APRE -
ENDIDOS:
- 05 buchas de maconha
- 01 sachê de cocaína
AUTOR:
HOMEM, 31 anos HOMEM, 35 anos DISQUE DENÚNCIA:
181 – SIGILO ABSOLUTO
Ajude a Polícia Militar a prender suspeitos e recuperar bens de vítimas de crimes. DENUNCIE!