Gazeta do Pontal de Minas

Page 1


Prazo para confirmação de matrícula na rede estadual termina no dia 10/1

Os responsáveis ou estudantes maiores de idade devem apresentar os documentos exigidos para efetivar a matrícula na escola indicada pelo Sucem

Estudantes ou responsáveis têm até o dia 10/1 para confirmar as matrículas do Cadastro Escolar 2025, de forma presencial, nas escolas da rede pública estadual de ensino. Os inscritos alocados pelo Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (Sucem) devem comparecer à instituição de ensino designada para apresentar os documentos necessários para confirmar a sua vaga.

“A vaga na rede pública é garantida somente com a matrícula efetiva. É fundamental que todos os estudantes compareçam à escola indicada com a documentação necessária”, destaca a superintendente de Organização Escolar e Informações Educacionais, Simone Emerick.

Para comprovar os dados informados na inscrição do Cadastro Escolar, os pais, responsáveis ou os próprios estudantes devem comparecer à escola com os documentos que constam na Resolução SEE Nº 5.058. São eles:

Documento de Identidade (ou equivalente como Certidão de Nascimento/ Casamento do estudante) –Original e cópia.

CPF – Original e cópia

Comprovante de Residência em nome de um dos pais/responsáveis ou do estudante, caso seja maior de idade.

Histórico Escolar ou Declaração de Transferência para o candidato/estudante contemplado com vaga a partir do 2º ano do Ensino Fundamental, com indicação do ano de escolaridade que está habilitado a cursar em 2025, ficando o documento original na es -

cola.

Histórico Escolar ou

Declaração de Conclusão do Ensino Médio ou Parecer da Secretaria de Estado de Educação e publicação de Equivalência de Estudos, concluídos no exterior, ao Ensino Médio brasileiro, para o candidato/estudante que for ingressar no curso técnico na forma subsequente.

– Histórico Escolar ou

Declaração de Escolaridade, comprovando matrícula no Ensino Médio, para o

estudante que for ingressar no curso técnico na forma concomitante.

Cartão da Criança atualizado ou Caderneta de Saúde atualizada para os estudantes com até 10 anos de idade, original e cópia.

Os candidatos podem conferir para qual escola o estudante foi direcionado pelo site do Cadastro Escolar. As secretarias das escolas estaduais atendem de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Caso o estudante tenha

sido direcionado para uma escola da rede municipal, a família deve observar os prazos definidos por cada cidade e entrar em contato com a Secretaria Municipal de Educação para efetivar a matrícula.

Vagas remanescentes Os estudantes que per-

deram o prazo de inscrição entre os meses de outubro e novembro, poderão tentar uma vaga de 21 a 31/1, no próprio site do Cadastro Escolar. Nesse caso, o encaminhamento dependerá da disponibilidade de vagas nas escolas próximas ao endereço informado.

Ano letivo 2025

Conforme publicado em outubro no Diário Oficial de Minas Gerais, o Calendário Escolar de 2025 da rede estadual pública de ensino indica o início do ano letivo no dia 10/2, em todas as mais de 3,4 mil escolas da rede estadual.

6 de Janeiro de 2025 - Ituiutaba - MG
Ano XIX - Número 31

Profissionais de saúde de Minas Gerais têm à disposição teleconsultoria para atendimento mais resolutivo e

Ferramenta qualifica cuidado na Atenção Primária com orientação de especialistas e redução de encaminhamentos

Minas Gerais avança na integração entre a Atenção Primária à Saúde (APS) e a Atenção Especializada (AE) com o Programa de Teleconsultoria Clínica, que oferece orientações para o manejo de casos otimizando os serviços e reduzindo os encaminhamentos.

Desde julho de 2024, 149 municípios já estão utilizando a teleconsultoria na rotina das Unidades Básicas de Saúde (UBSs). O programa está sendo implementado em fases, com duração total de 12 meses.

A primeira fase abrange oito macrorregiões, priorizadas por critérios epidemiológicos e sanitários: Centro, Jequitinhonha, Norte, Noroeste, Nordeste, Leste, Leste do Sul e Oeste.

A incorporação das teleconsultorias ao fluxo de atendimento ambulatorial especializado no estado é coordenada pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e financiada pelo Ministério da Saúde.

O programa é executado pelos Núcleos de Telessaúde da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), pelo Hospital das Clínicas (HC) da UFMG e pela Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma).

“Nosso grande esforço é sensibilizar os municípios da importância dessa tecnologia e seu uso, para que compreendam o quanto é vantajoso para o profissional que a utiliza e como isso retorna no cuidado com o usuário”, explica a diretora de Políticas de Atenção Primária em Saúde da SES-MG, Cristina Coelho.

Integração

As teleconsultorias são realizadas em plataformas virtuais, onde profissionais da Atenção Primária à Saúde podem enviar dúvidas clínicas para teleconsultores especializados. O prazo de resposta é de até 72 horas, com a possibilidade de envio de novas informações ou dúvidas após a

Diretora Responsável

Heny de Souza

Sócio-proprietário

Marciano Malaquias

Jornalista Responsável Marciano Malaquias(MTB-nº 0021813/MG)

resposta inicial.

Antônio Guedes, médico dermatologista e teleconsultor pelo núcleo da UFMG e pelo HC, destaca que o recurso facilita tanto para os pacientes quanto para os profissionais.

“Quando há dúvidas na área de dermatologia, por exemplo, os profissionais encaminham fotos e informações detalhadas sobre o caso para o Núcleo de Teleconsultoria e eu respondo diretamente ao solicitante”, explica.

Maria Clara Lima, médica da Atenção Primária à Saúde, que trabalha em Belo Horizonte, aprovou a iniciativa. “Poder discutir os casos com outro médico e tornar mais eficiente o encaminhamento dos pacientes qualifica não só a resolução dos casos, mas também o meu trabalho”, ressalta.

A enfermeira Izabela Figueiredo, que atua na Estratégia Saúde da Família (ESF) no município de Alvinópolis, aderiu à teleconsultoria desde setembro.

“Por meio do programa, consigo aprimorar o cuidado, pautada em orientações de médicos especializados. O recurso facilita o acesso a especialistas, impactando até na redução do deslocamento dos pacientes para outras cidades”, destaca.

Também médica da APS, em Salinas, Josiane Baleeiro, conta sua experiência com o programa.

“Encaminhei o caso de um paciente idoso, com diabetes e hipertensão arterial, apresentando proteinúria significativa, com exames laboratoriais e de imagem alterados. O caso foi enviado, analisado e discutido com a equipe especializada, e conduzido de forma satisfatória aqui na atenção primária à saúde”, detalha.

“É uma ferramenta importante que acelera o atendimento do paciente da saúde pública, aumentando a resolubilidade da atenção básica e a otimiza -

Diagramação/Paginação

Diógenes Alberto Artes Gráficas

SOMOS AFILIADOS A SINDIJORI MG

Circulação

Ituiutaba, Cachoeira Dourada, Canápolis, Campina Verde, Capinópolis, Gurinhatã, Ipiaçu, Monte Alegre de Minas e Santa Vitória.

HS JORNAL E GRÁFICA LTDA-ME

CNPJ: 07.420.781/0001-12

Circulação diária de terça a sexta Av. 03, nº 411 - Centro - Fone: (34) 3262-0782

Ituiutaba - Minas Gerais - CEP 38300-160

e-mails: gazetadopontal@hotmail.com / gazetadopontal@gmail.com

SITE: www.gazetadopontal.com.br

Os artigos assinados são de responsabilidade dos seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Jornal.

ção do compartilhamento do cuidado”, analisa a médica.

Avaliação

Segundo o primeiro monitoramento quadrimestral

do Programa de Teleconsultoria Clínica, realizado em setembro, o manejo clínico foi resolvido na própria APS em 86,81% dos casos, evitando enca -

minhamentos para a AE e qualificando o atendimento ao usuário.

No período entre julho e setembro, foram realizadas 517 teleconsultorias

em 24 municípios, com uma média de satisfação de 4,91 (em uma escala de cinco) entre os profissionais que utilizaram o recurso.

Cerimônia de Posse da Nova Diretoria da Câmara

Municipal - Biênio 2025/2026

Foi realizada na quarta-feira (1º de janeiro de 2025) a Cerimônia de Eleição e Posse da nova Diretoria da Câmara Municipal, que estará à frente dos trabalhos legislativos no biênio 2025/2026.

Com chapa única apresentada, a votação contou com 8 votos favoráveis e 1 voto em branco, reafirmando o compromisso com a democracia e a representatividade.

Nova Diretoria Eleita:

* Presidente da Câmara:

Daniel Alves França

* Vice-Presidente: João Carlos de Moura

* Primeira Secretária: Letícia Souza

* Segundo Secretário: Everaldo Tomaz

A nova gestão assume com responsabilidade e determinação, reafirmando o compromisso de trabalhar em prol do bem-estar e desenvolvimento de nossa cidade.

Desejamos muito sucesso à nova diretoria neste importante ciclo de trabalho e conquistas!

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.