1 minute read

Seda

Next Article
Milho

Milho

Seda Orgânica

A seda tradicional é obtida através da fervura dos casulos de bichos-da-seda e o desenrolar do cordão em fios. Apenas algumas mariposas sobrevivem a esse processo, a maioria é cozida junto aos casulos para que as fibras não sejam quebradas. No modo mais artesanal os produtores esperam o bicho-da-seda completar o seu ciclo de vida, coletando os casulos apenas depois da aparição das mariposas, outra alternativa é o recolhimento de casulos descartados pela indústria. No Brasil a empresa O Casulo Feliz é referência nesse campo, produzindo mais de 20 tipos de fios e vários tingimentos vegetais, além da confecção de diversos produtos têxteis como tecidos, tapetes, cortinas e produtos para decoração. Algumas marcas que já utilizam esse tecido são Stella McCartney e a marca de lingeries de Nayara Costa.

Advertisement

Seda de Laranja

Existem também alternativas de tecidos que se assemelham a seda, porém são feitos com materiais mais sustentáveis. “No universo da moda a divulgação da chamada “seda vegana”, obtida de casca de laranja por duas empresárias italianas proporcionou muita expectativa. O tecido é semelhante à seda feita com cascas de laranjas no final do ciclo de produção de suco, ideal para ser usado em vestidos leves e finos.” (NICOLINI; FERROLI, 2021, p. 6). Algumas marcas já estão apostando nesse tecido,como a Salvatore Ferragamo que fez uma coleção exclusiva com materiais sustentáveis em 2017.

Fibras

Artificiais

São fibras produzidas pelo homem mas possuem em sua composição algum material natural que foi manipulado para se transformar em fibras, passando por processo químicos que dão mais resistência para o produto.

This article is from: