
4 minute read
OPINIÃO - Paulo Sérgio Pinto A missão do governo gaúcho na Espanha
A OPINIÃO DE PAULO SÉRGIO PINTO A MISSÃO DO GOVERNO GAÚCHO NA ESPANHA
PAULO SÉRGIO PINTO Apresentador do Pampa Debates, na Rede Pampa de Televisão
Advertisement
Amissão do governo gaúcho, em Madri, teve uma agenda pesada para a comitiva. Primeiro aconteceu um café da manhã, na sede do Santander, onde participou o governador do Rio Grande do Sul, juntamente com o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico do RS, Edson Brum, e, também, o presidente da Assembleia Legislativa do RS, Gabriel Souza. Foram recebidos pelo CEO Global do Santander, José Antonio Álvarez, e a Head of Research, Public Policy and Institutional Relations, Alejandra Kindelán. Foi um encontro que fortaleceu o relacionamento estreitado, com a presença forte do Santander, na cidade de Nova Hamburgo, com o telemarketing da empresa.
Com novas possibilidades de acontecimentos, ocorreu um almoço no Hotel Intercontinental, oferecido pela Câmara de Comércio Brasil-Espanha, onde participaram 12 membros da delegação do Brasil e 16 empresários espanhóis. Lá, esteve o governador, o prefeito Sebastião Melo, o presidente da ALRS, Gabriel Souza, o secretário municipal do Planejamento e Assuntos Estratégicos, Cezar Schirmer, o secretário municipal de Comunicação, Luiz Otávio Prates, o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Edson Brum, o secretário-chefe da Casa Civil, Artur Lemos, a secretária estadual de Comunicação, Tânia Moreira, o secretário estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura, Luiz Henrique Viana, o procurador do Estado, Eduardo Costa, mais o líder do governo, deputado Frederico Antunes, e o empresário José Renato Wolf. O governador teve 10 minutos para discorrer sobre o Rio Grande do Sul.
Mais tarde, aconteceu um evento na Telefónica, sendo uma visita cortesia e técnica, no parque tecnológico da empresa de telecomunicações espanhola. Posteriormente, o encontro foi na sede da OEI (Organização dos Estados Ibero-americanos), com o secretário-geral Mariano Jabonero e com a presença da delegação do Brasil. O assunto principal foi o Museu do Futuro, que vai se instalar no Instituto Flores da Cunha, em Porto Alegre. Já o prefeito Sebastião Melo, teve agenda com o grupo Amper e uma reunião com a Associação Especial de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento.
O secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS, Luís da Cunha Lamb, que acompanhou a delegação, atua no setor mais beneficiado com esses encontros.
“A importância do “setor de tecnologia na nossa economia e toda esta missão é focada justamente numa economia de base tecnológica. Nossa reunião com a Telefónica deu muito proveito, juntamente, com a participação no South Summit, um evento de alto impacto em investimentos de tecnologia, articulação entre empresários, investidores, startups e ecossistema de inovação”, afirmou o secretário Lamb.
Segundo Lamb, a parceria com Barcelona levou a resultados de impacto em Porto Alegre, na Aliança para a Inovação, no Pacto Alegre e agora no Inova RS. Para a visita à sede da Hyperloop TT, em Toulouse, foi feito um estudo de viabilidade deste transporte pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em parceria com o Governo do Estado.
De acordo com o secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS, o governo está trabalhando a questão de eventos, inovação e tecnologia, para o Rio Grande do Sul ser cada vez mais visto, como um estado que está além de sua economia tradicional reconhecida no agronegócio e na indústria. “Toda essa missão tem a pauta de buscar parcerias e investimentos no nosso estado e consolidar essa visão do RS, fora do Brasil também, como um local para investimentos em ciência, tecnologia e inovação, que é a economia moderna. O RS precisa projetar a imagem de um local que atrai investimentos, investidores, parcerias nacionais e internacionais, neste setor, pois é o centro da economia do século 21”, disse Lamb.
A missão do governador, a primeira que é feita, depois desse período de dois anos de pandemia, visa justamente projetar o Rio Grande do Sul e Porto Alegre. O governador e o prefeito estão presentes, no cenário internacional, com parceiros estratégicos do RS, como Santander, Telefónica, South Summit, que é uma das maiores e mais relevantes feiras de inovação, tecnologia e desenvolvimento de startups para o século 21. São todos esses investimentos e essas parcerias que vão permitir que o RS se projete como um local, onde a inovação e tecnologia fazem parte da economia moderna.
Estamos diante de um quadro que vai permitir a todos ganharem experiência e levá-la especialmente para o RS. Na área da tecnologia, existem condições de avançar, porque há muito por ser feito. O governo do Eduardo Leite é caracterizado exatamente pelo desenvolvimento, inovação e tecnologia. Este avanço, é necessário dar nesses quatro anos de governo, para projetar os próximos.