4 minute read

OPINIÃO - Luirce Paz

200 ANOS DE CRUZ ALTA: UM MUNICÍPIO MARCADO PELA GARRA DA NOSSA GENTE

LUIRCE PAZ Vereadora de Cruz Alta e advogada

Advertisement

Neste ano de 2021, a nossa amada, valente e guerreira Cruz Alta completa dois séculos de histórias. É um verdadeiro orgulho estar em meu segundo mandato como vereadora desta cidade que tanto amo. Represento parte das mulheres e homens que aqui produzem, trabalham e empreendem. Terra do Guarany, Terra dos Tropeiros, Ninho dos Pica-paus, Terra de Erico Veríssimo, Terra de Júlio de Castilhos, Terra da Panelinha, a minha terra! Peço uma atenção especial para você leitor que mora em Cruz Alta, que tem parentes ou amigos por aqui ou que ainda vai vir para a nossa amada terra. Feche os olhos durante este artigo, que vou a partir de agora pegar a sua mão e te levar a conhecer lugares, pessoas, cheiros e experiências de uma Cruz Alta deslumbrante e histórica. Te levo agora para o nosso Monumento de Nossa Senhora de Fátima, onde já chegamos a reunir mais de 200 mil fiéis e que certamente depois que superarmos esta pandemia, vamos voltar a ter esse protagonismo religioso. É de lá, que muitas vezes busco a minha fé, para poder servir para a nossa comunidade. É de lá que Deus me manda a força e a energia necessária para atuar fortemente na causa animal. Quem passa pelo nosso Monumento de Fátima é abençoado pela fé da nossa gente. Saindo do Monumento de Fátima, quero te levar leitor, para o nosso Museu Erico Veríssimo, casa do mais ilustre filho de Cruz Alta. Considerado um dos mais importantes escritores do século XX, recebeu diversos prêmios como o "Prêmio Machado de Assis" (1954), concedido pela Academia Brasileira de Letras e o "Prêmio Jabuti" (mais importante prêmio literário do Brasil), recebido em 1965, pelo romance “O senhor embaixador”. É deste local de Cruz Alta que tiro a inspiração para o desenvolvimento dos meus projetos de lei na Câmara de Vereadores, é deste magnífico ponto de luz que busquei a inspiração literária para a conclusão da minha faculdade em direito. Frases de Érico que levo como lema de vida e que me guiam como bússola aqui por Cruz Alta como: “A vida começa todos os dias”, que uso todas as manhãs quando acordo para dar o meu melhor como vereadora. E também: “Quando os ventos de mudança sopram, umas pessoas levantam barreiras, outras constroem moinhos de vento”, essa frase de Érico Veríssimo representa exatamente o momento que vivo hoje de plena expansão política e de vontade de representar a minha região.

É tanto amor pelos lugares de Cruz Alta! Do 29º Grupo de Artilharia de Campanha busco a força para resistir e avançar. Na Praça da Matriz, transformo o ponto de encontro das pessoas, em grandes ações pela causa animal. Do Monumento à Cuia até o Palácio da Intendência, local onde funciona a nossa prefeitura, símbolo da nossa democracia e inspiração para a melhor prestação de serviço possível. Da Catedral do Divino Espírito até a estação férrea com a nossa Maria Fumaça. E pelos trilhos da vida, a nossa viagem por Cruz Alta parte dos locais para as pessoas.

Se os lugares são marcantes e constroem o nosso corpo arquitetônico de Cruz Alta, são nas pessoas de Cruz Alta que está a alma da cidade. E neste passeio no qual conduzo o nosso leitor, peço permissão para que além dos pontos exuberantes que temos, eu possa apresentar literalmente gente que é da gente. Pessoas que impactam e fazem a diferença em nossas ruas e bairros de Cruz Alta, mais que pessoas, são anjos. Como as professoras Maria Aparecida Dala Nora e Carla Tavares, que marcaram a minha trajetória na faculdade de direito. Como o Mestre Jonatã Tollentino e a Daniele Bastos, que através do jiu-jitsu e da dança formam cidadãos e transformam a cidade através do esporte e da cultura. Cruz Alta da nossa Clarisse Silveira Neto, presidente da liga de combate ao câncer da cidade, que tanto ajuda as nossas mulheres. Do nosso Edivan Souza, que luta por mais igualdade no mundo do autismo. Do nosso Kleber Lorenzoni, que leva alegria através do teatro. Das nossas valentes mulheres da Rede de Proteção aos animais de Cruz Alta: Rosangela, Nice, Glória, Itamara, Nina, Mara, Melissa, Vânia, Aline, Fabi e a Leila. Da nossa Marta Lima, que como um anjo recupera as pessoas, das lentes fotográficas da Pâmela e Henrique Siqueira, que emprestam o seu olhar para o mundo ver o quanto Cruz Alta é lindo.

Cruz Alta de gente empreendedora, como os empresários Paulo Augusto e Rosangela Bitencourt, proprietários da empresa Geomak, que geram empregos e renda. Como a Kauane Bastola, nossa fisioterapeuta, como a Bia Pereira, nossa comunicadora. Cruz Alta de quem pensa nos bairros como a agente comunitária Maria Madalena e como a Marilei Ramos. Gente criativa como a Fernanda Gonçalves, nossa hair stylist. Uma cidade segura como o Delegado Josuel Muniz, parceiro da nossa causa-animal. Com o pulso firme da Dra. Carolina San Felice, promotora de justiça e filha desta terra. Terra da nossa Nanci Passos, empresária que acredita na força da mulher, terra do nosso casal Alberi e Carima, proprietários da tradicional Academia Pitbull Ferraço. Terra da nossa Soninha Alves, empresária do ramo alimentício com um belíssimo e tradicional café na cidade, importante ponto de encontro para as famílias cruz-altenses.

Terra de gente que faz! O que seria de Cruz Alta, sem a nossa gente? Assim é Cruz Alta, um passeio por lugares, pessoas e experiências. Parabéns, Cruz Alta, um abraço da tua filha que te ama e que vai lutar ainda mais por ti, a partir de 2022.

This article is from: