4 minute read

de Helena Deyama e seu exemplo que soma 26 anos dedicados ao automobilismo

OPINIÃO

Advertisement

diretor do folha regional

Jorge Cruz Pereira

Barra do Camacho

Finalmente uma reunião com as lideranças dos três municípios mais atingidos. O interesse tem que partir por aqui, dos municípios de Jaguaruna, Tubarão e Laguna, que serão os mais beneficiados com a conclusão do Projeto Barra do Camacho. Os recursos foram deixados escapar, mas existem as perspectivas de comprometer a frente parlamentar, juntamente com as prefeituras da região e dar o pontapé inicial, colocando a draga para trabalhar. A licença para começar o desassoreamento é somente uma questão de correr atrás, pois ninguém vai ser contra uma causa tão justa.

Resolvi ampliar o projeto “Meu Baldinho” da bióloga Vanessa de Souza. Agora é “Meu baldinho, minha horta”. A melhor maneira de incentivar as pessoas é você mesmo servindo de exemplo. Nossa cultura de misturarmos o lixo orgânico com o reciclável e jogarmos tudo fora, pode mudar começando por nós. A ideia é aproveitar o orgânico numa pequena horta. Assim, contribuiremos com a natureza, desenvolvemos uma terapia ao mexer com a terra e cultivamos algo que pode ser mais saudável e econômico para o nosso consumo. Acompanhe tudo no Instagram @folharegionalwebtv. Vamos ver no que vai dar nossa horta, pois eu também estou ansioso pelos resultados. O vereador Armando Machado Neto (Progressistas) solicitou uma lombada física na SC 100, nas proximidades do Supermercado De Pieri, na comunidade de Riachinho. Segundo o edil, o local possui um trânsito intenso e, mesmo a ideia da lombada não sendo muito simpática aos motoristas, o local requer esta necessidade. “O local possui um trânsito intenso na rodovia e agora o fluxo de automóveis no estacionamento do supermercado requer um cuidado especial”, defende Armandinho. De fato, há uma necessidade de melhorias na segurança do trânsito no local. É preciso ver isto com urgência. Melhor prevenir do que noticiar uma tragédia.

O horário regimental das sessões na Câmara de Vereadores de Jaguaruna é às 18h, mas está virando bagunça. Atrasos de alguns minutos, até é compreensivo, agora você chegar numa sessão e ter que tolerar 90 minutos de atraso, não tem explicação. Desculpe-me, mas enquanto imprensa, vamos para a sessão com o intuito de buscar informações e levar para a comunidade, porém trabalhar desta forma fica difícil. Também deste jeito, fica difícil de alguém acompanhar a sessão. Respeito ao horário seria a melhor forma de trabalho. Fica a dica.

Ainda há muito o que fazer. O caminho para trilhar é longo, mas a vontade de realizar algo pela região nos levou a um desafio, mesmo que, às vezes, tendo como barreira aqueles que deveriam ter iniciativas semelhantes. Temos um imenso desafio no que diz respeito a explorar nosso grande potencial turístico. Acredito piamente nisso, por isto criamos a rota de cicloturismo - e vem mais novidades por aí. Este registro foi na última reunião presencial da Instância de Governança Encantos do Sul. O secretário de Turismo de Jaguaruna, Nilton Garcia, e a secretária de Pedras Grandes, Karine Franccaroli, também marcaram presença. Quando iniciamos o projeto de Cicloturismo Cidade das Praias há aproximadamente quatro anos e levamos para os municípios vizinhos, integrando as nossas potencialidades, uma das coisas que mais nos questionavam era a falta de estrutura, como pousadas e também a questão dos espações adequados para as biciletas em alguns lugares, como a passagem pelo Bairro Encruzo, por exemplo. A questão das pousadas, hoje já começamos a ter opções variáveis e os espações para as bikes estão surgindo, com os projetos das rodovias já sendo aprovados com as ciclofaixas.

O município de Sangão, mesmo não possuindo os maiores atrativos turísticos da região, criou o departamento de turismo e passou a participar das reuniões da Instância de Governança Encantos do Sul, representado pela secretária de Educação Marieli Eva Pereira dos Santos e pela diretora de Cultura, Deise Formentin. Buscar entrosamento e se aprofundar nos conhecimentos para explorar o que o município tem a oferecer: trilhas ecológicas, cicloturismo e vastos produtos produzidos pela agricultura familiar. Preparar o município como rota de passagem de turistas representa a criação de oportunidades. Parabéns pela visão!

Meu baldinho, minha horta Jaguaruna

Câmara de Jaguaruna

Encantos do Sul Cicloturismo

Sangão

Matriz: 3624-2549 Filial: 3655-0347 Suporte: 3624-1255

Expediente

COMERCIAL/JURÍDICO diretor comercial Jorge Cruz Pereira |48| 99976 2092 Prof. Universitário Rui Geraldo dos Reis Costa Prof. Luiz Vanderlei Gonçalves Coordenadora Diocesana da Pastoral da Saúde - Maria Eni Vieira Jornalista Antônio César Pereira Gabriel Costa Pereira

CONSELHO EDITORIAL REDAÇÃO

ProJeto gráfico

ENDEREÇO Rua João Evangelista, 211 Riachinho - Jaguaruna jornalfolharegional@gmail.com Fone: |48| 3624 1489 Impressão: Gráfica Solller Tiragem: 1100 exemplares

This article is from: