Page 1

Folha Regional R$

Edição Semanal

Circulação: Jaguaruna, Morro da Fumaça, Cocal do Sul, Sangão, Treze de Maio e Pedras Grandes

www.folharegional.org

1,70

Jaguaruna / SC 28 de Junho de 2013 - Ano XIII - Edição 592

Em entrevista, Raimundo Colombo diz que Coreia do Sul pode importar carne suína de SC PG. 17

Frente à frente com o povo

Sessão itinerante coloca vereadores junto à comunidade para discutir e apresentar projetos. A Câmara de Vereadores de Morro da Fumaça realizou a sessão na comunidade de Linha Torrens, na última segunda-feira

PG. 05

Tradição

Incêndio

Protesto

Sucesso de público na festa em honra a São João Batista, em Morro Grande, Sangão. Além da programação religiosa, festividades se prolongaram até na última segunda-feira. Destaque para o show do humorista Paulinho Mixaria, no domingo

Ônibus escolar pega fogo na BR 101, no trevo de acesso para Jaguaruna. Bombeiros Voluntários realizaram o atendimento e apagaram o sinistro. A causa do incêndio ainda é desconhecida. O condutor só parou quando outros motoristas sinalizaram que havia algo errado

Fumacenses exercem o direito da cidadania e vão às ruas para reivindicar melhorias na educação, segurança, saúde, saneamento básico, pavimentação e transparência da administração pública. Aproximadamente 200 pessoas participaram do ato que percorreu todo o centro da cidade pela Avenida 20 de Maio

PG.03

PG.18

PG.15


• Folha Regional • 2

• JAGUARUNA / SC • SEXTA-FEIRA, 28 DE JUNHO DE 2013• EDIÇÃO 592

OPINIÃO

CHARGE

Vale destacar

Angela Barbara

Jornalista

Os conselheiros da comunidade do Encruzo e Camacho fizeram um trabalho que merece ser destacado. Juntos buscaram um diálogo junto à Secretaria de Saúde e também junto ao prefeito para que o assunto fosse resolvido da melhor forma possível , lutando especialmente para que as comunidades fossem ouvidas.

Ainda existe a dúvida Apesar da comemoração dos vereadores, tanto de oposição quanto de situação, em relação ao caso Karine, membros do conselho do Encruzo se mostram receosos quanto ao cumprimento dessa ação, no caso a volta da enfermeira ao Encruzo. De acordo com os membros do conselho, na semana passada a Justiça já havia determinado a volta para a comunidade do Encruzo e até o momento nada aconteceu. Na verdade, eles destacam ainda a falta de vontade da nova secretária em atender ao pedido da comunidade. “Se existisse vontade ela já haveria resolvido esse problema, mas a verdade é que ela vem dificultando ainda mais essa solução. Chegou a ir até a comunidade do Camacho pedindo para que a enfermeira Karine pegasse férias. É um absurdo esse abuso político!”.

Frustrante Eu já estava com a coluna pronta quando me chamaram para atender a uma ligação. Confesso que fiquei frustrada com as informações repassadas. Pessoas que se dedicam e trabalham voluntariamente, buscando ajudar na construção de um município melhor, sofrem com o descaso do poder público. Infelizmente algumas pessoas esquecem que quem paga seus salários somos nós, o povo.

É isso aí Manifestações por todo o país. O povo nas ruas reivindicando muito mais do que os R$ 0.20 de aumento na tarifa de transporte. O povo reivindica dignidade, respeito e, acima de tudo, seriedade com o uso do dinheiro público. Resultado de tudo isso? Várias mudanças estão acontecendo. Parece que finalmente o povo descobriu que a força que tem.

Esperar para ver No entanto, vamos ficar agora na espera, depois de toda a comemoração na sessão da última quartafeira referente ao caso Karine, seria um tiro no pé da atual administração voltar atrás.

As mudanças Congresso vota projetos cobrados nas ruas e derruba PEC 37. Outra votação determinou distribuição das receitas dos royalties do petróleo. Projeto que torna corrupção crime hediondo é aprovado no Senado. Tarifas de transportes são reduzidas. Existe ainda a possibilidade de um plebiscito para discutir a reforma política.

Confesso Eu não conheço a Karine, mas quero aqui dar a minha opinião. Se a transferência dela para o Camacho foi por perseguição política, imaginem como será o dia-a-dia, caso ela volte a trabalhar no Encruzo. Tem tudo para ser uma batalha diária, para não dizer um verdadeiro “inferno”. Infelizmente não basta ser um bom profissional, tem que ter as costas quentes nessa cidade! E isso serve para os dois partidos que dominam o comando desse município!

E terá mais Não tenho dúvidas de que mais reivindicações serão acatadas pelos nossos governantes. Acredito que de agora em diante os nossos “representantes” terão um cuidado maior com certas atitudes.

Diálogo

O lado negativo Claro que durante o processo de reivindicações, vários tumultos aconteceram. Eu não concordo e acho que 99% dos manifestantes, dos que foram às ruas reivindicar melhorias na educação, saúde, transporte e também no combate à corrupção também são contrários a essa onda de violência que se instalou em algumas capitais. Não tenho dúvidas de que esses atos são praticados por pessoas de má fé. Que querem ver o circo pegar fogo, literalmente.

E aqui?

O vereador Milton Ricardo, no uso da tribuna, fazendo referência ao caso Karine, disse que em alguns casos falta diálogo para resolver uma determina situação. Para finalizar, ele destacou o seguinte: “A sabedoria não está em resolver o problema, mas sim em não deixar o problema acontecer”. Achei que ele foi muito feliz no uso dessa frase. O vereador Milton está sendo uma grata surpresa, polêmico em algumas situações, mas sempre usando de coerência para defender suas atitudes.

Caramba, por duas vezes tentaram realizar um protesto em Jaguaruna, mas o ato morreu na casca, ficou apenas Face. Uma pena, pois mostra que nós jaguarunenses ainda não estamos preparados para uma democracia verdadeira. Estamos atrelados a cores partidárias e não conseguimos ter o bom senso de buscar o melhor para a nossa cidade, independente de quem está no poder. Dessa forma, só nos restou mesmo compartilhar fotos e cartazes de reivindicações através das redes sociais.

Parabéns A semana de Combate e Prevenção às Drogas teve início nessa segunda-feira, 24, e termina amanhã. O projeto foi idealizado pelo vereador Alicio Bitencourt que há tempos vem buscando desenvolver esse tipo de trabalho no município. Parabéns ao vereador pela inciativa e parabéns a todos que estão colaborando para que esse projeto aconteça.

A união faz a força Foi isso que aconteceu no caso da enfermeira Karine. A transferência dela para a comunidade do Camacho deixou as comunidades que eram atendidas pelo PSF do Encruzo insatisfeitas. O ato realizado pelo administrativo foi encarado como perseguição política e as comunidades que se sentiram prejudicadas foram atrás dos seus direitos, deixando para traz as cores partidárias. Depois de quase dois meses o imbróglio foi resolvido. A enfermeira volta a atender no PSF do Encruzo.

EXPEDIENTE Diretor Comercial Jorge Cruz Pereira – Fone – (48) 9976 2092 e-mail: jornalfolharegional@gmail.com Assessoria Jurídica Dr. Djalma Henry Santos da Rocha

OAB/SC Nº 14.589-B Diagramação Angela Barbara Pereira Conselho Editorial

Prof. Universitário Rui Geraldo dos Reis Costa Prof. Luiz Vanderlei Gonçalves Coordenadora Diocesana da Pastoral da Saúde - Maria Eni Vieira Jornalista Antônio César Pereira

Revisão Vanderléia Porto Costa Pereira - Graduada em Letras e acadêmica em Jornalismo

Nota: O Jornal não se responsabiliza pelas matérias assinadas ou a pedido

Endereço: Rua João Evangelista, 211 Riachinho Jaguaruna E-mail: jornalfolharegional@gmail.com Fone: (48) 3624 1489 Impressão: Gráfica e Editora Soller Tiragem: 1700 exemplares


• JAGUARUNA / SC • SEXTA-FEIRA, 28 DE JUNHO DE 2013• EDIÇÃO 592

• Folha Regional •

3

SANGÃO

Sucesso na festa em honra a São João Batista

Bispo Diocesano, Dom João Francisco Salm, presidiu a missa festiva no domingo pela manhã

Morro Grande/ Sangão Redação Folha Regional

O distrito de Morro Grande, Sangão, esteve em festa durante a última semana. Celebrações de missas com padres convidados e com o bispo Dom João Francisco Salm fizeram parte da programação religiosa, que homenageou o padroeiro São João Batista. A atração recreativa de sábado ficou por conta da tradicional queima da fogueira, que atraiu moradores e visitantes, além dos vários artistas que se apre-

sentaram ao longo da semana. O almoço festivo de domingo contou com um ingrediente a mais: o show do humorista Paulinho Mixaria. Com seu jeito peculiar, Mixaria arrancou boas risadas do público quando contou, com muito bom humor, passagens sobre sua vida. Em meio a tantas conversas, o humorista fez uma pausa e falou sério. “Quero aqui falar para as crianças e para os pais. A droga está tomando conta da nossa sociedade. Cuidem de seus filhos, dêem carinho, passeiem com eles. A família é a base de tudo”, destacou Mixaria, que foi aplaudido pelo público. Na segunda-feira, o encerramento da festa contou com o tradicional Baile da Saudade, abrilhantado por Ivonir Machado.

Paulinho Mixaria arrancou risadas do público e aproveitou para falar séiro com a criançada e pais

Padre Nilo Buss Administrador Paroquial - Paróquia de Jaguaruna

“O grito que vem das ruas!” “O Grito que vem das ruas”, assim é chamado o clamor das multidões nas ruas de nosso País, nestes últimos dez dias, em especial. É um grito ordeiro contra a corrupção em geral, contra os gastos astronômicos na construção de estádios de futebol, um grito por melhor educação, saúde, segurança, transporte público, por participação na vida política, por vida digna, por justiça, um grito democrático, com desejo de decidir e de participar. Na sua grande maioria são jovens. Não se admite nenhuma instituição querendo se aproveitar destas manifestações. Por outro lado, não se sabe bem quem está por detrás deste movimento todo. Tudo é articulado e convocado pelas e nas redes sociais da internet. Este grito já estava na garganta faz muito. Finalmente parece que o “Gigante..., deitado eternamente em berço esplêndido...”, acordou! Verdade é que há infiltrados nas manifestações, dela tirando proveito, invadindo, saqueando, roubando, destruindo... Isto não se admite de maneira alguma. O Conselho Permanente da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos no Brasil) também emitiu uma nota de apoio, mas ressalvando e condenando as práticas abusivas. Aqui em Jaguaruna houve, pelo “ouvi dizer”, um desejo de fazer uma manifestação de rua, mas, pelo dito e visto, - porque havia, infelizmente, “cor partidária” querendo se aproveitar da manifestação, - ela teria sido abortada. Agora é hora de tirar as lições, de mudar as práticas. Também a Igreja nisto tem um papel profético, em nome de todos os batizados. Dizia, faz pouco, o Papa Francisco que preferia uma Igreja de “cara, braços e pernas quebradas”, porque saiu às ruas, em ação missionária, na evangelização, desejando acertar, mesmo com a possiblidade de errar, às vezes, que uma Igreja cheirando a mofo, encastelada, trancada em quatro paredes, sem ação alguma. É hora, então, também, de nossa Paróquia, por meio de seus Organismos (CPP, CPC’s, CAEP´s, Caritas Paroquial), Pastorais, Movimentos e Associações, fazer um discernimento à luz do Espírito de Deus para ver se nossa ação evangelizadora é a mais coerente possível com o Evangelho de Cristo, ou não. Onde é preciso mudar que mudemos!

Vida em Comunidade Dia 28/06 - sexta-feira: Reunião dos Vicentinos, às 19h30min, no Centro Pastoral; Missa, às 19h30min, na comunidade de Porto Vieira; Dia 29/06 - sábado: Formação Paroquial dos Ministros da Comunhão, às 14h, no Centro Pastoral; Encontro comarcal dos coordenadores paroquiais dos Coroinhas, às 14h30min, no Centro Pastoral; Missa/novena/festa Nossa Senhora das Dores, às 18h, na comunidade de Jabuticabeira; Missa, às 19h, no Balneário Arroio Corrente; Dia 30/06 - Domingo: Missa c/ Batizados e Coleta Óbolo de São Pedro, às 08h, na Matriz; Missa, às 08h, na comunidade de Boa Vista; Missa e Festa de São Pedro, às 10h30min, na comunidade de Costa da Lagoa; Missa, às 19h, no Balneário Camacho; Missa, às 19h, na Matriz;


• Folha Regional •

• JAGUARUNA / SC • SEXTA-FEIRA, 28 DE JUNHO DE 2013• EDIÇÃO 592

04

JAGUARUNA

3ª Corrida Rústica da Segurança Ranking Cortuba 2013 Jaguaruna Assessoria de Imprensa PMJ

Será realizada no dia próximo sábado, dia 06, em Jaguaruna, a 3ª Corrida Rústica da Segurança (Ranking Cortuba 2013). O horário está previsto para às 13h30min com largada e chegada em frente ao Ginásio de Esportes. O evento contemplará as categorias infantil (até os 16 anos) e adulto (masculino e feminino). O percurso para a categoria infantil será de 1 km e adulto será de 5 km. A premiação será com troféus e medalhas e a inscrição será um 1 kg de alimento não perecível. O evento contará também com cama elástica, piscina de bolinha, apresentação da cachorra Mel e cachorro Blue Jeans. Além disso, a escola com o maior número de participantes ganhará um troféu de participação. Haverá lanche e ônibus para os participantes da corrida.

Reivindicação prestes a ser atendida

Jorge Cruz Pereira Diretor do Folha Regional

Em reunião no início do mês de abril com o ex-secretário da Saúde, Eder Meurer, o Conselho Municipal da Saúde de Jaguaruna solicitou melhorias na sinalização do trânsito do ESF do Bairro Encruzo. Entre as reivindicações estavam uma lombada, placas de sinalização e um refúgio no sentido BR 101/ centro, em frente ao Posto, facilitando assim os condutores a fazer manobras no referido sentido. Segundo os conselheiros, a medida se fazia necessária, proporcionando uma redução na velocidade, bem como segurança das manobras nas proximidades do posto, haja vista que o local, além do trânsito intenso e o fluxo de pessoas, se depara com a alta velocidade dos veículos, causando insegurança. As reivindicações estão registradas no livro ata do Conselho Municipal da Saúde, onde foi solicitado o envio de ofício para o Deinfra, responsável pela rodovia. “Achamos que não deveríamos interferir nas mudanças de endereços, mas solicitamos que os novos locais ofereçam segurança para os usuários, já que o local que se refere possui grande fluxo de veículos que transitam em alta velocidade, portanto é necessária a prevenção”, ressaltou Lídio Durante, um dos conselheiros. As reivindicações do conselho começaram a ser executadas

Literatura no sangue A dupla de escritores: o professor de Língua Portuguesa, Marcos Silveira de Jesus, e a professora aposentada, Nessi Maria Magagnin Recco, realizaram uma obra de arte resgatando a história comunidade de Linha Torrens. Marcos leciona durante o dia e todo o trabalho foi nas horas de folga, como nos fins de semana e durante boa parte da noite. Um trabalho que exigiu dedicação, competência e muito amor à camisa, já que toda arrecadação com a comercialização será destina à comunidade de Linha Torrens. Pessoas como os professores Marco e Nessi fazem a diferença na vida de uma comunidade. Parabéns pela obra e pela dedicação contribuindo assim com a história do município de Morro da Fumaça. Evento será realizado no próximo sábado, dia 06

Baile Junino da Terceira Idade em Jaguaruna

Programa Bom Dia Sangão “Acredito que teremos um governo com maior número de recursos do Estado e da União”. A opinião é do vice-prefeito de Sangão, Amaurí Vicente, o Bagio, em entrevista à Rádio Comunitária Sangão FM esta semana, no Programa Bom Dia Sangão. Otimista, ele fala no desejo de um número expressivo de pavimentação das ruas, construção de creches e saneamento básico, obras necessárias que trarão mais qualidade de vida à população.

O Brasil começa a vencer de goleada

Idosos se divertiram durante toda a tarde ao som do Grupo Estação da Hora

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria da família e promoção social de Jaguaruna realizou, na tarde de quarta-feira (26), o grandioso baile junino da melhor idade. O evento teve a organização da Secretária da Família Valéria França, de toda a sua equipe

e da 1ª dama do município Salete Napoli. Na oportunidade, se fez presente um grande número de idosos e outras pessoas, que puderam se divertir ao som o Grupo Musical Estação da Hora e ter uma tarde de lazer e confraternização.

O Brasil acordou. Penso que a classe sofrida se divide em duas e após os protestos vimos que a proporção não é de tão grande diferença. Você decide em qual turma está o seu perfil: nos que não se conformam com as injustiças e os privilégios de meia dúzia e vão em busca de melhores dias, ou nos acomodados, que assistem a tudo e apenas ficam nas esquinas reclamando e nada fazem para melhorar. O povo sofredor não sabe ainda a força que tem, mas viu na prática o sentimento de fazer parte da mudança. Em meios aos protestos, medidas como o fim da PEC 37 deixou de ser discurso no Congresso e foi sepultado de vez, por 430 votos contra apenas nove. E tem mais: o Senado atendeu a um apelo da presidente Dilma Rousseff, aprovando nesta quarta-feira (26), em votação simbólica, um Projeto de Lei que transforma a corrupção ativa e passiva em crime hediondo. Com isso, esse delito passa a ser considerado tão grave quanto homicídio qualificado e estupro, por exemplo. A goleada não para por aí, o fim da PEC 37, a aprovação dos investimentos dos royalties do petróleo em 100% na Educação e na Saúde e o fim do benefício 14º e 15º salário para os parlamentares. Tudo isto é mérito de quem não se acomodou, acreditou e contribuiu com o protesto pacífico. Viva o Brasil! Viva o povo que acredita nas mudanças!


• JAGUARUNA / SC • SEXTA-FEIRA, 28 DE JUNHO DE 2013• EDIÇÃO 592

• Folha Regional •

05

REGIÃO

Sangão realiza I Conferência de Cultura Sangão Assessoria de Imprensa PMS

Reconhecendo a importância da cultura no município de Sangão, autoridades municipais, representantes de entidades, professores, pais e alunos estiveram presentes na I Conferência de Cultura no município de Sangão. O evento aconteceu na última sexta-feira (21) no Núcleo de Ensino Fundamental João Manoel de Souza, na comunidade de Campo do Sangão. E contou com um ciclo de palestras proferidas pela consultora da Unesco, Rea Silvia Barbosa, de Criciúma e pelo professor da Unisul, Paulo Henrique Lúcio, assim como a apresentação das potencialidades culturais de Sangão, realizada pelos membros da comissão organizadora do evento, Deise Formentin e Suzana Luiz Tibúrcio. Foram realizadas uma série de apresentações culturais, assim como formados grupos

de discussão para elaboração das propostas por Eixo Temático, que formam um total de 4 Eixos: I - Implementação do Sistema Nacional de Cultura; II - Produção Simbólica e Diversidade Cultural; III - Cidadania e Direitos Culturais; IV - Cultura Como Desenvolvimento Sustentável As propostas aprovadas pela plenária, assim como o nome dos delegados escolhidos serão encaminhadas em relatório para a Conferência Estadual de Cultura, que será realizada em Florianópolis nos dias 29 e 30 de agosto do corrente ano. De acordo com um dos membros da comissão organizadora, Deise Formentin, a conferência é uma das peças fundamentais para o processo de implantação do Sistema Municipal de Cultura em Sangão. “Envolver toda a população em um processo coletivo e democrático de elaboração de metas a serem cumpridas no âmbito da cultura local, assim como em propostas de

Clico de palestras e apresentações culturais foram realizados durante a Conferência de Cultura

elaboração de políticas públicas relacionadas à cultura, são formas de garantir que o patrimônio cultural municipal seja preservado, resgatado e as manifestações culturais cada vez mais incentivadas”.

Doação de sangue: você pode salvar três vidas em 40 minutos

CRAS realiza Festa Junina

Região Redação Folha Regional

Sangão Assessoria de Imprensa PMS

O estoque de sangue em Santa Catarina nunca esteve tão baixo nos últimos anos. A maior carência é por sangue tipo O Negativo, mas outros tipos também são necessários. Você pode contribuir com o aumento do estoque e suprir as necessidades para que cirurgias não deixem de ser realizadas por falta de sangue. Doar não dói nada e ajuda o próximo. Você já imaginou a diferença que pode fazer na vida de alguém? Esta diferença está ao seu alcance, basta ter boa vontade. O Hemocentro de Criciúma atende de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 18h30min e não fecha ao meio-dia. Abre um sábado por mês, geralmente no primeiro. Possui uma Unidade de Coleta em Tubarão que funciona de segunda a sexta-feira das 07h30min às 12h30min. Atende 39 municípios da região sul (de Passo de Torres a Imbituba) e 28 hospitais e clínicas conveniadas. Para atender toda a demanda, precisa de, no mínimo, 70 doações dia, mas já faz mais de um mês que não consegue atingir esta meta. Importante ressaltar que todos os tipos sanguíneos são necessários, mas hoje está em falta dos tipos O Negativo e A Negativo. Para ser doador basta ir ao Hemocentro com um documento oficial com foto, estar bem alimentado e possuir uma boa saúde, além de pesar mais de 50 quilos e ter entre 16 e 67 anos. Dos 60 aos 67 anos o doador deve ter feito, pelo menos, uma doação. Doadores com 16 e 17 anos devem ir acompanhados de um responsável.

Foi em clima de festa e espírito junino que no dia 20 de junho, os profissionais do Centro de Referência da Assistência Social – CRAS, assistente social, Elisete Pereira Nunes, psicóloga, Maria Aparecida dos Santos Martins e a auxiliares administrativas, Débora Raupp e Franciele Pereira, organizaram nas dependências do CRAS uma Festa Junina. O evento foi realizado para os participantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos –SCFV, para idosas, e crianças de 0 a 6 anos. Comidas típicas, danças, brincadeiras e muita animação deram o tom da festança que reuniu crianças, jovens, adultos e idosas. A secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Josiane Dias esteve presente no arraiá, valorizando e parabenizando as ações desenvolvidas no CRAS. De acordo com a assistente social Elisete e a psicóloga Maria Aparecida, o principal objetivo do encontro foi promover um momento de integração e o fortalecimento dos laços familiares e sociais entre os participantes, contribuindo ainda para o diálogo intergeracional, através da interação entre pessoas de diferentes idades. O evento contou com o apoio da Prefeitura de Sangão através da Secretaria de Desenvolvimento Social.


• Folha Regional •

• JAGUARUNA / SC • SEXTA-FEIRA, 28 DE JUNHO DE 2013• EDIÇÃO 592

6

MORRO DA FUMAÇA

Busca de recursos para infraestrutura do município

Merendeiras e zeladoras participam de curso

No encontro foi falado sobre a importância dos alimentos

Prefeito Nado recebeu a notícia da liberação de R$ 250 mil que serão investidos na infraestrutura

Morro da Fumaça Assessoria de Imprensa PMMF

O prefeito Agnaldo Maccari esteve em Brasília, na semana passada, onde foi reforçar os pedidos de recursos, já encaminhados no Governo Federal, para o município. Acompanhado da primeira-dama,

Adriana Cesconetto, Nado esteve visitando diversos gabinetes. Com o deputado federal Onofre Agostini (PSD-SC), Nado recebeu a confirmação da liberação de R$ 250 mil reais. “Este pedido já havia sido feito em outro momento, junto com o presidente da Câmara de Vereadores, Ademar Bertan, e agora fomos atendidos. Vamos investir na infraestrutura do município”, comentou o prefeito que,

ainda ressalta o apoio de outros deputados. De volta ao município, Nado convocou uma reunião com o viceprefeito, Marci Sartor, secretário interino de obras, Claudenir Medeiros e o assessor técnico, Jorge Leal, para analisar as principais obras a serem realizadas no município. “Estamos fazendo um levantamento de todas as demandas na infraestrutura”, explicou Maccari.

A Secretaria de Educação de Morro da Fumaça iniciou nesta quinta-feira, dia 27, na E.E.B.M. Zuleima B. Guglielmi, a Capacitação de merendeiras e zeladoras 2103/Promovendo Segurança Nutricional e qualidade alimentar nas escolas. O curso tem carga horária de 60 horas e duração de cinco meses. O encontro tem como objetivo falar sobre a importância para o aperfeiçoamento do trabalho relacionado ao preparo da alimentação escolar. Além de oportunizar a motivação e interação dos profissionais da alimentação escolar; assegurar aos profissionais o enriquecimento nutricional da alimentação escolar, incentivo a educação alimentar, ambiente e sanitária; oportunizar a formação de cidadãos responsáveis a atu-

antes na comunidade que vivem e mostrar a importância de uma alimentação saudável na elaboração dos cardápios. São em torno de 50 profissionais que atuam no preparo da alimentação escolar no município. Além de merendeiras, zeladoras e nutricionistas das escolas da rede municipal, ainda são envolvidos: extensionista rural da Epagri, veterinário da Secretaria de Agricultura, equipe da Vigilância Sanitária e bióloga da Fumaf. Durante o primeiro encontro, a Secretária de Educação, Lucilene Pagnan Cechinel ressaltou a importância da capacitação. “As merendeiras também podem ser tornar uma excelente educadora alimentar, orientando os alunos na formação de bons hábitos alimentares”.

Etapa microrregional dos 26º Joguinhos Abertos de Santa Catarina O município de Morro da Fumaça sediou a etapa microrregional do 26º Joguinhos Abertos de Santa Catarina de 19 ao dia 24 de junho. Nove municípios disputaram vagas para a etapa regional que acontece em Sombrio, de 12 a 18 de agosto. A equipe de futebol, de Morro da Fumaça ficou em 3º lugar e estará representando o município. A equipe de futsal masculino ficou em 4º lugar.

Nos ginásios de esportes, Jorge Silva e João de Rochi, e no Estádio Rui Barbosa foram disputados os jogos de futsal e futebol de campo (masculino). Em torno de 200 pessoas entre atletas e dirigentes, participaram deste evento. Participaram das competições em Morro da Fumaça os municípios de Balneário Gaivota, Forquilhinha, Içara, Lauro Muller, Siderópolis, Treviso, Turvo e Urussanga.

Foto/Eduardo Schaucoski


• JAGUARUNA / SC • SEXTA-FEIRA, 28 DE JUNHO DE 2013• EDIÇÃO 592

• Folha Regional •

7

MORRO DA FUMAÇA

Cermoful recebe homenagem de escritores Grupo Cultural Cru Atualmente o Grupo Cultural Cru é formado por aproximadamente 25 integrantes voluntários, a grande maioria jovens e adolescentes que vêm no grupo uma outra forma de se entreter. Os integrantes participam durante a apresentação do grupo, dando vida à bicharada, animado o público com a cantoria e até mesmo auxiliando os demais integrantes a se prepararem para entrar. Além disso, o grupo realiza outras atividades para juntar os integrantes, como reuniões, confraternizações, entre muitas outras.

Novas vagas para integrantes

Presidente disse se sentir honrado em ser parceiro da obra que conta a história de Linha Torrens

Morro da Fumaça Ass. de Imprensa Cermoful

O presidente Ricardo Bittencourt recebeu em nome de toda diretoria da Cermoful um exemplar de agradecimento do Livro “Linha Torrens, e tudo come-

çou assim...”, pelo apoio que a cooperativa ofereceu na produção do material. Conforme o presidente, o livro que conta com ricos detalhes a história de Linha Torrens, tem passagens onde todos os fumacenses se identificarão. “Morro da Fumaça iniciou em Linha Torrens”, lembra Bittencourt. “Ficamos honrados em ser parceiros de um obra que vai levar às próximas gerações a bonita história desta comunidade e de seu povo”, completou.

Informativo para os associados Com o objetivo de manter o associado informado sobre os principais atos da atual gestão, a Cooperativa Fumacense de Eletricidade lança nesta sexta-feira o informativo “Contas Abertas”. Trata-se de uma revista bimestral, que vai chegar na casa de cada consumidor. A primeira edição do impresso será entregue na próxima semana junto com a fatura do mês de junho. O presidente Ricardo Bittencourt explica que a meta é dar maior transparência aos atos administrativos. Segundo ele esta é uma proposta assumida em campanha e que toda diretoria foi a favor. “Nós estamos pensando como associados e todos querem ver o que está sendo feito pelo seu patrimônio”, observa.

Ele também ressalta que é importante a participação do associado na gestão. “Toda diretoria está aberta para ouvir críticas e sugestões. Contamos o apoio de todos para fazer uma Cermoful cada vez melhor”, completou Bittencourt. Além de notícias relacionadas aos atos administrativos o informativo vai levar números operacionais e econômicos da cooperativa, oportunizando um acompanhamento nos resultados alcançados mês a mês. “Esta primeira edição será mais para adaptação do leitor. Já daqui a dois meses, quando sairá a próxima, queremos deixar um espaço dedicado inteiramente aos números”, conclui o presidente.

Como o grupo acabou ficando um tempo sem se apresentar aconteceu de muitos integrantes se envolverem com outras atividades que prejudicam a sua par ticipação ativa no grupo, e para poder manter essa cultura viva é de grande importância que novas pessoas participem e conheçam melhor o trabalho do Grupo Cultural Cru. Para poder participar do Grupo Cultural Cru, basta comparecer ao Espaço Cultural Cru (Rua Ernesto Lacomb, 32 – Centro – Jaguaruna) e preencher uma ficha de inscrição com seus dados para que entremos em contato. Maiores informações pelo fone (48) 3624-1013.

Aviso Durante a próxima semana, o Espaço Cultural Cru não estará aberto de quarta-feira, 03 de julho, à sexta-feira, 05 de julho.


08 MORRO DA FUMAÇA

• JAGUARUNA / SC • SEXTA-FEIRA, 28 DE JUNHO DE 2013• EDIÇÃO 592

Sessão itinerante garante participação popular Morro da Fumaça Redação Folha Regional

A comunidade de Linha Torrens, em Morro da Fumaça, possui aproximadamente 150 famílias com 600 moradores. Distante a sete km do centro de Morro da Fumaça, basicamente possui a economia voltada à agricultura. A maioria das famílias é tradicionalmente católica e tem como padroeira Nossa Senhora do Carmo. É a maior comunidade do interior do município em extensão rural e populacional. Conhecida por seus grandes personagens na política, como os atuais prefeitos Agnaldo Maccari prefeito de Morro da Fumaça e Ademir Magagnim, de Cocal do Sul, esta semana Linha Torrens também escreveu mais uma página em sua história ao receber uma sessão Itinerante do Legislativo Fumacense. Para o agricultor e ex-vereador, Joaquim Cizeswski, a aproximação do poder Legislativo com a comunidade engrandece a democracia. “É gratificante para a comunidade receber o Legislativo e muito válido para que as pessoas possam se inteirar de como funciona o trabalho de um vereador, o que ele pode fazer. Aqui, os moradores por estar em casa, se sentem mais a vontade para conversar com o vereador e até colocar algum assunto em discussão”, observa. Aproximadamente 300 pessoas acompanharam a sessão que transcorreu de forma tranquila. Várias indicações foram feitas pelos edis, cada um teve três minutos de uso da tribuna, onde procuraram usar tempo com objetividade. Para o vereador Raimundo Marques, o Mundi, a sessão foi proveitosa. “A sessão foi muito prestigiada pela população, isto é importante para que o povo também possa testemunhar o discurso dos vereadores”, avalia. Mundi aproveitou o encontro com a comunidade e relatou o pedido de sua bancada sobre vários recursos em nível estadual e da União solicitado pela oposição. “Antigamente os vereadores de oposição não tinham a viabilização de recursos como prioridade, hoje nós estamos fazendo nossa parte, solicitamos recursos com nossos representantes estaduais e federais, porém a execução das obras depende do Executivo”. O presidente Ademar Bertam avaliou como positiva a iniciativa das sessões itinerantes. “O papel do vereador, além de fiscalizar, elaborar leis, tem que zelar pela comunidade, por seus munícipes e por melhores dias. O vereador é o pára-choque de tudo. O nosso objetivo é levar a Câmara nos bairros e mostrar à população o trabalho do legislador”, observa Bertan.

Sessão itinerante em Linha Torrens contou com a presença de aproximadamente 300 pessoas e transcorreu de forma tranquila

Escritores lançam livro da história da comunidade após a sessão itinerante

No lançamento do livro, autores presentearam autoridades com exemplares e valor da venda será revertido à comunidade

A ideia que começou na festa em honra a padroeira Nossa Senhora do Carmo, no ano passado, se materializou em forma de livro. Intitulado “Linha Torrens, e tudo começou assim...”, a obra leva em sua capa três cores predominantes. O verde, representando a agricultura, o azul do céu e o marrom simbolizando a terra. O lançamento foi realizado após a sessão itinerante da Câmara de Vereadores, que ocorreu na segunda-feira, 24, na comunidade. A professora aposentada Nessi Maria Magagnin Recco e o professor Marcos Silveira de Jesus contam em oitenta e três páginas de ricos textos e fotos, a história de Linha Torrens, a comunidade mais antiga de Morro da Fumaça. De acordo com Nessi, a inspiração veio do padre Claudino Bif. “Eu li o livro do padre

Claudino, que também nasceu em Linha Torrens e escreveu belas coisas, me inspirei no que ele escreveu e fui fazendo pesquisa”. A ideia do livro começou numa festa onde foi desenterrado uma garrafa na igreja com os nomes de quem contribuiu com a edificação no ano de 1950. “Entrevistamos 10 senhoras que fizeram um relato de toda a história delas aqui na comunidade”, destacou a escritora. Nessi foi professora da comunidade durante 27 anos. Ao lado do professor Marcos Silveira de Jesus, Nessi percorreu a comunidade em busca de relatos dos moradores mais antigos. Senhoras entre oitenta e noventa anos receberam os autores em suas casas para relatar a rica história da localidade. As entrevistas ainda dividem espaço com fotos antigas e atuais daqueles que fizeram e

fazem a história de Linha Torrens. “Nossos colonizadores batalharam muito por esta terra. Seus descendentes continuam trabalhando para fazer esta comunidade cada dia melhor. E cabe aos nossos filhos e netos a continuidade desta história”, frisou Nessi. A importância da localidade na história do município está provada também nas lideranças que de lá saíram. Muitos vereadores e alguns prefeitos são naturais do local. Atualmente o prefeito de Morro da Fumaça, Agnaldo Maccari e o de Cocal de Sul, Ademir Magagnin, nasceram em Linha Torrens. “O livro não conta só o passado, mas também como os moradores da comunidade vivem atualmente”, salientou Marcos. O valor simbólico de R$ 10,00 cobrado por cada exemplar será revertido em prol à Capela Nossa Senhora do Carmo.


• Folha Regional •

• JAGUARUNA / SC • SEXTA-FEIRA, 28 DE JUNHO DE 2013• EDIÇÃO 592

09

MORRO DA FUMAÇA

Eduardo Moreira confirma esforços pela pavimentação da SC-442

Estadualização da Rodovia Tranquilo Sartor Durante a sessão itinerante realizada no salão paroquial da Capela Nossa Senhora do Carmo em Linha Torrens esta semana, os vereadores Ademar Bertan (PSDB), Maria Bortolin (PT), Taimundo Marques, José Carlos Bortolin e Renato Zaccaron, todos do PMDB, solicitaram o envio de um ofício a diversas autoridades estaduais pedindo a

estadualização da Rodovia Tranquilo Sartor, que liga o Centro da cidade à localidade. Entre as lideranças do Estado que receberão o pedido estão governador Raimundo Colombo, o vice Eduardo Moreira e diversos deputados. A estadualização irá facilitar a pavimentação da via, consequentemente o acesso à comunidade.

Pedido para a construção de capela mortuária

No encontro, o vereador Mundi recebeu a confirmação que a obra da SC-442 sairá em breve

Morro da Fumaça Assessoria de Imprensa CVMF

Em encontro com o vicegovernador, Eduardo Moreira, o vereador de Morro da Fumaça, Raimundo Marques, o Mundi recebeu a confirma-

ção de que a pavimentação da SC-442, que liga o Distrito de Estação Cocal ao município de Cocal do Sul saíra em breve. “O Eduardo destacou que foi ele quem estadualizou esta rodovia e não medirá esforços para começar esta obra ainda este ano”, disse Mundi. Atualmente o projeto da

pavimentação está na Fatma. Ainda durante a visita, o vereador, acompanhado do empresário Elias Rosso, solicitou a implantação de lombadas físicas e a ativação das lombadas eletrônicas na Rodovia Genésio Mazon, entre Morro da Fumaça e Estação Cocal.

Calita pede verba para associação do Rio Linha Torrens O vereador José Carlos Bortolin, o Calita, (PMDB), entrou com requerimento na sessão desta semana pedindo que ofício seja encaminhado ao Secretário do Desenvolvimento Regional de Criciúma, Luiz Fernando Cardoso, solicitando a destinação de recursos no valor de R$ 20 mil para a Associação de Desenvolvimento da

Microbacia do Rio Linha Torrens, para a compra de maquinário. O vereador esteve na SDR na última semana em busca desta verba e agora irá reunir a documentação necessária da Associação para viabilizar o repasse. “Os membros me procuraram para ajudalos na busca deste recurso, e eu estou fazendo a minha

parte. Fomos bem recebidos pelo secretário Vampiro que nos pediu para cadastrar a associação”, comentou Calita. Ainda na sessão realizada em Linha Torrens, o vereador pediu que ofícios sejam encaminhados as diversas operadores de telefonia celular solicitando a instalação de uma antena na localidade.

Os vereadores de Morro da Fumaça apresentaram na sessão itinerante desta semana, realizada em Linha Torrens, pedido de construção de uma capela mortuária na localidade. Ainda no encontro, o pre-

feito Agnaldo Maccari exibiu o projeto da capela que já está pronto, mas agora aguarda um local para ser construído. “Precisamos adquirir um terreno para licitar esta obra e construí-la”, disse o prefeito.

Implantação de anel viário na SC-446 O vereador Raimundo Marques, o Mundi (PMDB), solicitou esta semana que um ofício seja enviado para diversas autoridades catarinenses, pedindo a implantação de um anel viário na SC-446, mais precisamente em frente a empresa Esmalglass - Itaca, seguindo daí até a localidade de Linha

Torrens, em Morro da Fumaça. Ainda na sessão desta semana, Mundi pediu que o presidente da Cermoful, Ricardo Canto Bittencourt estude a possibilidade de ampliar e modernizar a iluminação pública da Praça Mário Magagnin, em Linha Torrens.

Médico geriatra A vereadora Rosangela Pagnan Maragno, a Danda (PP) solicitou na sessão do Legislativo desta semana que o prefeito Agnaldo Maccari interceda na contratação de um médico geriatra para atender Morro da Fumaça, especialmente na unidade de saúde da localidade de Linha Torrens.


• Folha Regional •

• JAGUARUNA / SC • SEXTA-FEIRA, 28 DE JUNHO DE 2013• EDIÇÃO 592

10

REGIÃO

Raimundo Colombo fala à Agência Adjori Região Assessoria Adjori SC

O governador Raimundo Colombo falou no Aeroporto de Guarulhos (SP), à reportagem da Agência Adjori que acompanha a Missão Econômica catarinense em viagem ao Japão, onde será selado o acordo de exportação da carne suína de Santa Catarina para aquele país. “Vamos para fechar o negócio, mas com o pensamento voltado em oferecer oportunidades aos japoneses de comprar produtos catarinenses”, disse o governador antes do embarque internacional. O fechamento do acordo poderá garantir um aumento de 60% no total das exportações de carne suína catarinense. “Esta parceria garante estabilidade, já que os japoneses fazem contratos de longo prazo, e também maior rentabilidade, porque os japoneses compram cortes prontos para o consumo, o que agrega valor ao produto final”, disse o governador em Guarulhos, acrescentando que “o aval do Japão é importante também para a conquista de outros mercados internacionais, como a Coreia do Sul e a União Europeia”. Ele lembrou que a Federação das Indústrias de Santa Catarina está

promovendo o Seminário que correrá na sexta-feira (28) em Tóquio, “A Carne Suína de Santa Catarina/ Brasil no Japão” e que a entidade já tem vários canais de conhecimento para ampliar as relações comerciais naquele país. “Considero essa viagem como início de uma nova etapa de negócios com o Japão”, afirmou. O presidente do Sistema Fiesc, Glauco José Côrte, já está em Tóquio. O governador destacou ainda que os japoneses “historicamente só importam carne quando todo o país está livre de aftosa, mas eles abriram uma exceção para Santa Catarina, um Estado que está livre da doença em virtude da alta qualidade do trabalho sanitário. A última ocorrência da febre em nosso rebanho foi há 20 anos, em 1993, e já em 2001 suspendemos a vacinação e seis anos depois garantimos a certificação como área livre de aftosa sem vacinação”, explicou o governador. Oito frigoríficos serão habilitados a exportar carne suína ao mercado japonês nesta etapa: BRF (com as unidades de Campos Novos e de Herval D’Oeste), Seara (frigoríficos de Seara e de Itapiranga), Pamplona (Rio do Sul e de Presidente Getúlio), Aurora (Chapecó) e o Sul Valle (São Miguel do Oeste). Santa Catarina é o maior produtor nacional de carne suína, respondendo por um quarto do

Governador Raimundo Colombo fala à Agência Adjori pouco antes de embarcar para Tóquio

total produzido no país. Das 800 mil toneladas produzidas por ano no Estado, o mercado internacional consome cerca de 200 mil toneladas (25%). Os maiores compradores são Rússia (30% das vendas catarinenses), Ucrânia (23%), Cingapura (7%), Argentina (7%) e, mais recentemente China (desde 2011) e Estados Unidos (2012). O

Japão é a mais nova conquista. A abertura do mercado japonês foi confirmada em maio e a expectativa é de que os primeiros embarques catarinenses ocorram no segundo semestre de 2013. A China já passou a comprar carne suína catarinense em 2011, e os Estados Unidos em 2012. Agora, após a conquista do Japão, Santa

Catarina reforça as negociações com a Coreia do Sul e com a União Europeia. O presidente da Cidasc, Enori Barbieri, diz que em uma escala de 0 a 10, as negociações com a Coreia estão na escala 7, e as com a UE, na escala 5, ou seja, no meio do caminho. Mas a abertura do Japão promete agilizar essas negociações.

Comitiva catarinense chega ao Japão Região Assessoria Adjori SC

Parte da Missão Econômica catarinense que vai ao Japão fechar o acordo de exportação de carne suína de Santa Catarina para o mercado japonês chegou a Doha, no Catar, depois de 14 horas de viagem. “Nossa expectativa não é só fazer crescer em 60% o total das exportações de carne suína catarinense para o Exterior com os contratos a serem firmados como Japão no segundo semestre, mas também que outros mercados se abram e ampliem porque os japonenses são referência mundial”, afirmou o secretário da Agricultura João Rodrigues ao desembarcar em Doha, ao repórter Fernando Bond, da Agência Adjori, que acompanha a Missão. O governador Raimundo Colombo teve que fazer o trajeto

via Londres e já chegou ao Japão, assim como a parte da comitiva composta pela direção do Sistema Fiesc, presidida por Glauco José Côrte. Na sexta-feira (28) a Fiesc promove um Seminário com a presença de compradores japoneses no Hotel Imperial, em Tóquio, onde será fechado o acordo de exportação inédito e histórico, já que o Japão não negocia diretamente com Estados, mas apenas com países. Da comitiva que chega nas próximas horas ao Japão via Doha fazem parte, além do secretário da Agricultura, o presidente da Cidasc, Enori Barbieri, o diretor de Defesa Agropecuária, Roni Barbosa, os deputados estaduais Moacir Sopelsa e José Milton Scheffer, o vice-prefeito de Concórdia, Neuri Santhier, o presidente da Associação Catarinense de Criadores de Suínos, Losivanio Lorenzi, e o representante da Aurora Alimentos, Dilvo Casagrande.

Parte da Missão chegou no Catar com boas expectativas quanto ao crescimento das exportações


• Folha Regional •

• JAGUARUNA / SC • SEXTA-FEIRA, 28 DE JUNHO DE 2013• EDIÇÃO 592

11

TREZE DE MAIO

Novo modelo de gestão resulta em economia Desde que Ivanir Vitorassi assumiu a presidência da Cooperativa Regional Sul de Eletrificação Rural, foi possível constatar um novo modelo de gestão, visando trabalho, comprometimento e economia. Para atingir este resultado, diversas iniciativas foram tomadas, uma delas resultou em uma economia muito significativa para a Cooperativa. Os materiais retirados de redes reformadas ou desativadas, que antes eram sucateados, hoje retornam para Cooperativa e passam por uma triagem, apenas os materiais ruins viram sucata. Em seguida é feito um laudo técnico com os materiais e os que estão em boas condições voltam para o almoxarifado para serem reutilizados em novas redes. O que gera uma grande economia, pois não há necessidade de adquiri-los novamente. Através desta iniciativa, a Coorsel realiza seus trabalhos de fornecimento de energia com qualidade e respeito ao dinheiro do associado. Só este ano com este trabalho de recuperação de materiais, a Cooperativa teve uma economia de aproximadamente R$ 200.000,00 (duzentos mil reais). Isto nos mostra o resultado da administração que vem sendo realizada pela equipe Coorsel, motivada pelo presidente

Vitorassi ressalta as economias realizadas pela Cooperativa

Vitorassi. “Continuaremos trabalhando em prol de todos os associados, que são os verdadeiros donos da Coorsel. Com estas economias estamos realizando melhorias de

redes nos quatro municípios em que atendemos, com baixo custo atendendo a todos da melhor maneira possível”, comenta o presidente.

Reunião na Fecoerusc

Comitiva foi até Florianópolis para discutir sobre os descontos que não estão sendo repassados

O presidente da Cooperativa Regional Sul de Eletrificação Rural - Coorsel, Ivanir Vitorassi, e os diretores Luis Cordioli Nandi, Enio Citadin Barbosa e Genezio Formentin estiveram reunidos em Florianópolis na sede da Federação das Cooperativas de Energia

do Estado de Santa Catarina - Fecoerusc, na última sexta-feira, 21, para conhecerem os reais motivos pelos quais não está sendo repassado o desconto na tarifa da energia elétrica. Na reunião foram informados que para receber este descon-

to as cooperativas dependem totalmente da ANEEL. “Estamos constantemente em busca dos descontos que foram prometidos. No entanto, até o momento, nada. Somos pressionados pelos associados, e com razão”, comenta Vitorassi.

Filipe Ferreira Estudante - filipe.ferreira@live.com

Educação nas Bases II É na base onde tudo acontece, é no município onde o cidadão consolida seus anseios. É na educação de base que o país progredirá. Sem uma educação de base, que atenda nossa criança com técnicas pedagógicas, com materiais e condições ao professor, com estruturas condizentes, com remuneração atrativa ao educador, com salas com menos alunos, com gestões democráticas, só assim poderemos acentuar nossa educação de base, que acontece no município. A grande educação de base no Brasil é de responsabilidade dos municípios, o poder público local. Os estados se comprometem, em alguns raros casos com o ensino fundamental nas séries iniciais e mais efetivamente nas séries finais. Os estados querem municipalizar o ensino fundamental por inteiro. Erro grave e que exige nossa participação. Segundo grandes educadores e a própria lógica humana, os municípios não teriam como suportar a municipalização. Primeiramente estamos situados num país onde as grandes reformas se postergaram nos últimos anos. Dentre elas a do pacto federativo. A divisão entre os entes federados: união, estados e municípios, é de tal forma injusta. A união com maior parte do bolo de tributos (impostos), e os estados e municípios, principalmente, marginalizados nesta distribuição claramente injusta e necessária de reforma. O município, desta forma, não teria condições de absorver o ensino fundamental, plano maquiavélico do governo estadual, embora o próprio governo estadual diga que será feito este repasse para os municípios. Ledo engano! Seria um repasse temporário, com duração, e depois o município mergulharia num déficit educacional e fiscal, pois não suporta tamanhos gastos. O estado é que deve manter o ensino fundamental nas séries finais, ao menos. Já não vemos mais o estado frisando tanto como antes o ensino fundamental, focando no ensino médio. Necessitamos de educação, de educação de ponta e não aquela maquiada que os governos nos apresentam pelas propagandas oficiais. Necessitamos de engajamento para a idealização desta educação nacional. Os problemas são vários, a classe política nunca resolverá se não houver presença popular maciça. Vamos participar, vamos refletir e investir em nossa maior e mais humanizada chance de progresso: educação.


• Folha Regional •

• JAGUARUNA / SC • SEXTA-FEIRA, 28 DE JUNHO DE 2013• EDIÇÃO 592

12

REGIÃO

Comitiva busca recursos em Brasília foi com relação a restauro da Casa Pedras Grandes Imprensa PMPG/ Cheila Felippe das Juvenistas em Azambuja, Casa

O prefeito Antônio Felippe Sobrinho, o vereador Josimar Bergman de Jesus e o secretário de Administração e Finanças, Adriano Cardoso, estiveram em Brasília de 24 a 27/06 em busca de recursos para o município. O prefeito fez um relato de sua viagem a Brasília, onde visitaram vários gabinetes de deputados federais e senadores, inclusive fez uma visita ao gabinete do deputado Federal Ronaldo Benedet e reivindicaram a construção de dois portais para o centro de Pedras Grandes e Azambuja e mais um ônibus escolar junto ao FNDE – Ministério da Educação. Outra reivindicação feita em Brasília, no Ministério do Turismo,

da Cultura e Ponte coberta no centro, estes projetos também foram deixados nos gabinetes da deputada Carmen Zanotto, deputado Peninha e do deputado Décio Lima. Já no Ministério da Agricultura, o prefeito Tonho disse que reivindicaram ao senador Cacildo Maldamer um caminhão caçamba e a pavimentação asfáltica via Azambuja. Segundo o prefeito o objetivo maior da viagem é a busca por recursos para investir no município. “Temos um compromisso com o município de Pedras Grandes e sempre vamos fazer o melhor por esta cidade. Voltamos com esperanças positivas de que todos os pedidos que deixamos nos gabinetes e ministérios serão atendidos e que com isso o município de Pedras Grandes só venha a crescer”, finaliza.

No gabinete do deputado Benedet, Tonho fez uma série de reivindicações para o município

5ª Conferência Municipal das Cidades

Curso de Formação de Bombeiros Voluntários

Autoridades municipais estiveram participando da Conferência na Câmara de Vereadores

Jaguaruna Assessoria de Imprensa PMJ

Foi realizada em Jaguaruna, na última quarta-feira, 26, a 5ª Conferência Municipal das Cidades. As atividades tiveram como temática “Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana já”, construindo propostas para melhorar o município.

Nas dependências da Câmara de Vereadores, se fizeram presentes servidores municipais, secretários, vereadores, lideranças municipais e o prefeito Luiz Arnaldo Napoli. A conferência privilegia a avaliação e definição de prioridade da política de desenvolvimento urbano dos municípios. O secretário de Administração, Heberton Stork, afirmou que a conferência foi um passo importante para a implementação do Sistema Na-

Em frente ao jardim da igreja matriz

cional de Desenvolvimento Urbano. “A conferência municipal das cidades tem uma importância muito grande para Jaguaruna. Além de ser mais um passo na implementação do Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano, ela visa garantir a efetividade dos programas do governo federal, como PAC e Minha casa, minha vida, além de garantir o acesso a uma moradia digna e aos serviços urbanos de qualidade para toda a população”.

O SINE informa a todos os interessados que estão abertas as inscrições para o Curso de Formação de Bombeiros Voluntários até o dia 15 de julho em Jaguaruna. Realizado pelo Instituto Federal Santa Catarina (IFSC), as aulas se-

rão gratuitas. O início será no dia 01 de agosto e terá a carga horária de 350h. O local de inscrição é no prédio do SINE Jaguaruna, localizado na Avenida Duque de Caxias. Mais informações pelos fones (48) 3624-1213 ou 3624-1222.


• JAGUARUNA / SC • SEXTA-FEIRA, 28 DE JUNHO DE 2013• EDIÇÃO 592

• Folha Regional •

13

TREZE DE MAIO

Avicultores propõem a criação de associação

Considerações sobre a Cosip em Treze de Maio

Prefeito se comprometeu em melhorar a iluminação pública Assembleia teve por objetivo discutir a organização dos avicultores em uma associação regional

Treze de Maio Assessoria de Imprensa PMTM

Avicultores da região sul catarinense – Amurel, Amrec e Amesc se reuniram neste sábado (22), em Urussanga para participar de uma assembleia geral na Câmara de Vereadores, e que teve como propósito a criação da Associação dos Avicultores do Sul Catarinense. Na ocasião, aproximadamente 200 pessoas, entre produtores e lideranças políticas e sindicais participaram do evento, sendo que Treze de Maio teve o expressivo número

de 14 avicultores, além do secretário municipal de Agricultura, Albertino Viel e o Eng. Agrônomo do Município, Geraldo B. Eller. O objetivo principal da Assembleia foi realmente discutir a organização dos avicultores em uma associação regional, assim como as que já existem no Planalto Norte e no Oeste de santa Catarina, que buscam representar os avicultores em suas necessidades. A presença de lideranças como o presidente da Associação de Avicultores da Região Norte de Santa Catarina, Ericson Wantowski e do Presidente do Sindicato da Indústria da Alimentação de Criciúma e Região, Célio Alves Elias, entre outros, foi im-

portante, pois estes se ofereceram a apoiar a causa dos produtores. Na assembléia também já foram definidas as principais metas da Associação e sua formalização, com a indicação de representantes municipais, transformando esta a associação em um elo de ligação entre os avicultores e as empresas do ramo avícola, propiciando o desenvolvimento desta atividade. Para Albertino, esta Associação será o “pontapé inicial”, para um novo tempo. “A avicultura de Treze de Maio está sempre se atualizando em busca de novas tecnologias e com a união dos produtores do setor, com certeza podemos ter destaque neste mercado”, afirmou.

Em busca do campo de futebol society Investimento no esporte. Esta é uma bandeira da atual gestão de Treze de Maio, e para ampliar ainda mais a oferta de equipamentos esportivos no município, o prefeito, Clésio Bardini de Biasi, o vereador João Luiz Nandi (PMDB) e o Diretor de Esportes, Gedson Gislon, estiveram em uma audiência na Assembléia Legislativa com o Deputado

Estadual Manoel Mota, que assumiu o compromisso de ajudar na reforma e atualização do campo de futebol suíço, no Módulo Esportivo. Com um orçamento final estimado em R$ 112.305,50 para a obra, Clésio defende o projeto. “Nosso campo de futebol suíço necessita de uma reforma na sua estrutura física, sendo que a grande inovação

será na colocação de grama sintética e passará a ser um campo de futebol society. Esta ação beneficiará diAretamente qualidade do campo para a prática deste esporte, além disso, também serão realizados no local jogos periódicos, beneficiando não só o município de Treze de Maio, mas também toda a região”, esclareceu.

Em muitos municípios, a cobrança da Contribuição para Custeio de Iluminação Pública (COSIP) já não causa estranheza nos contribuintes, mas em Treze de Maio, onde só a partir deste mês, a contribuição passou a ser requerida pela Administração, ainda gera algumas dúvidas. A Lei 471/2003, que deveria entrar em vigor a partir de janeiro de 2004 não passou a ser cumprida. Passados 10 anos, a Administração se viu na obrigatoriedade de cobrar a contribuição, pois se não fizesse isso, seria enquadrada como renúncia de receita, que é a desistência do direito de cobrar um crédito tributário manifestada por uma lei municipal. Isso no futuro poderia prejudicar a aprovação das contas públicas pelo Tribunal de Justiça. A Prefeitura também informa que o valor da contribuição também é proporcional ao consumo de KW/h por consumidor, como pode ser conferido na tabela em anexo. O prefeito de Treze de Maio, Clésio Bardini de Biasi se comprometeu a melhorar a qualidade da iluminação pública. “A iluminação pública é essencial para a qualidade de vida das comunidades, além de ser muito importante para o desenvolvimento social e econômico de Treze de Maio, já que é de extrema importância para a segurança pública no que se refere ao tráfego de veículos e de pedestres e à prevenção da criminalidade”, defendeu.


• Folha Regional •

• JAGUARUNA / SC • SEXTA-FEIRA, 28 DE JUNHO DE 2013• EDIÇÃO 592

14

JAGUARUNA

Semana de combate e prevenção às drogas Jaguaruna Assessoria de Imprensa PMJ

Teve início na segunda-feira (24), a semana de combate e prevenção às drogas. A abertura aconteceu nas dependências do Centro Comunitário Maria Cândida e contou com a presença de diversas autoridades do município e também do deputado estadual Ismael dos Santos, além de representantes de diversas denominações religiosas. Alicio, que é o autor do projeto que institui a semana de Combate e prevenção às drogas em Jaguaruna, ressaltou que o objetivo da proposta é conscientizar os jovens sobre os malefícios que as drogas traz para a vida das pessoas e para a sociedade, realizando, assim, um levantamento da atual situação e toda problemática das drogas no município. Futuramente, desta forma, será possível apresentar políticas públicas para prevenção e o tratamento de pessoas dependentes de substâncias psicoativas, bem como para o combate ao tráfico. O prefeito Luiz parabenizou a iniciativa do presidente Alicio por se preocupar com a juventude. “Parabéns ao presidente Alicio por se preocupar com nossa juventude.

Precisamos, a cada dia, propagar este projeto, que é de fundamental importância para a vida dos nossos jovens e adultos. Precisamos mudar esta triste realidade dos jovens que se entregam a este mal”. O deputado estadual Ismael dos Santos, líder da comissão parlamentar de combate às drogas em Santa Catarina, proferiu palestra para o público. Finalizando o evento, ocorreu o show do cantor gospel jaguarunense Eliezer dos Santos e Banda Altares da ADI de Tubarão. A semana de combate e prevenção às drogas tem continuidade até o dia 29 de junho e tem a iniciativa da Câmara de Vereadores e Prefeitura Municipal de Jaguaruna. Também conta com o apoio da Secretaria municipal da Saúde, Secretaria municipal de educação, Secretaria municipal da Família e Promoção Social, além da Cresol, Samae, Polícia Civil, Polícia Militar, Igreja Quadrangular, Bombeiros voluntários, Igreja Católica, Igreja Assembleia de Deus, Igreja Assembleia de Deus Independente, Lions Clube, Rotary Clube e centro comunitário Maria Cândida. A semana terá continuidade com a seguinte programação: Sexta-feira (28/06) Período matutino e vespertino

Uma extensa programação foi realizada durante toda a semana alertando para o perigo das drogas

– Palestras e orientações com o tema “Diga não às drogas” na Escola Antônio João Mendes (Camacho), com participação de técnicas de saúde, educação e PROERD (Polícia Militar). Sábado (29/06)

Blitz beneficente e informativa, com entrega de adesivos na barra de saúde por parte das técnicas da área. Participação de toda a organização da campanha “Jaguaruna: Diga não às drogas”, casas terapêuticas, escoteiros da Igreja Assembleia de Deus Jaguaruna, Projeto

Alegrar da ADI, Lions Club, Rotary Club, Bombeiros Voluntários, Defesa Civil e Polícia Militar de Jaguaruna. Locais: Avenida Duque de Caxias (próximo a Luminária) e Rua Governador Ivo Silveira (próximo ao Sanlart Supermercado).

REFIS para os contribuintes de Jaguaruna A Prefeitura Municipal de Jaguaruna, através do setor de arrecadação, anuncia que a partir do dia 01 de julho, concederá anistia parcial de juros e multa sobre os créditos tributários, inscritos em divida ativa ou não, cujo fato gerador tenha

ocorrido até o dia 31 de dezembro de 2012. A anistia abrange também as dívidas de taxas de licença para funcionamento de comércio, serviços e outras atividades, bem como as dívidas em curso de execução fiscal, desde que, havendo ques-

tionamento judicial, o contribuinte apresente o requerimento de desistência da ação. Os descontos serão de 90% (para os contribuintes que quitarem seus débitos em cota única), 80% (para os contribuintes que quitarem seus

débitos em até três parcelas mensais e sucessivas), 70% (para os contribuintes que quitarem seus débitos em cinco parcelas mensais e sucessivas) e 50% (para os contribuintes que quitarem seus débitos em seis a dez parcelas mensais e

sucessivas). O contribuinte interessado no desconto deve procurar o Setor de Arrecadação da Prefeitura, localizado na Rua Ernesto Lacomb, próximo ao Colégio Marechal Luz, até a data de 01 de outubro de 2013.


• JAGUARUNA / SC • SEXTA-FEIRA, 28 DE JUNHO DE 2013• EDIÇÃO 592

• Folha Regional •

15

MORRO DA FUMAÇA

Vigilância Sanitária realiza capacitação para postos de combustíveis Morro da Fumaça Assessoria de Imprensa PMMF

A prefeitura de Morro da Fumaça, por meio da Vigilância Sanitária, realiza no próximo dia 4 de julho, Capacitação de Boas Práticas na Venda de Combustíveis à Varejo. O encontro acontece às 13h30, na Secretaria Municipal de Saúde. A atividade tem como objetivo orientar os proprietários de postos de combustíveis para a saúde dos funcionários e também os processos fiscalizatórios. Foram convidados sete postos de combustíveis do município. É fundamental que os proprietários levem na capacitação o Programa de Prevenção de Riscos Ambiental (PPRA); Programa

de Controle Médico Ocupacional (PCMSO), Plano de Gerenciamento de Resíduos (contrato com as empresas que coletam lixos contaminantes, alvará da mesma e comprovante da última coleta), Licença Ambiental, Laudo atualizado dos pontos de monitoramento, Programa de Controle de Pragas (dedetização e desratização), documento expedido pelo Corpo de Bombeiros, laudo de Para Raio, comprovante de higienização de caixa separadora e caixa d’água, comprovante de potabilidade da água (se tiver posso). “Esta ação, em específico, visa estimular a segurança nos postos de combustível, como também preservar a saúde de todos. Nossa meta é tornar os postos de combustível do município referência de aplicação das leis na região”, comenta Edivar Martins, fiscal sanitário.

Serão orientados os proprietários de postos de gasolina quanto à saúde dos seus funcionários

Manifestação em Morro da Fumaça reivindica soluções locais

(48) 3655-0229 - 9976-1627/ 8862-5433 Vende - Aluga - Financia

SÍTIO VALOR= R$ 250.000,00 ENDEREÇO= Estrada Geral Chapada do Orvalho CIDADE= Sangão – SC Observação: Lindo sítio, bem localizado, próximo ao centro de Sangão.

Aproximadamente 200 pessoas participram da passeata de forma pacífica

Morro da Fumaça Redação Folha Regional

O frio não desanimou os manifestante de ir às ruas de Morro da Fumaça na última terçafeira, 26. O movimento contou com aproximadamente 200 pessoas. O ato teve saída em frente ao Supermercado Salvan e percorreu a Avenida 20 de Maio, seguindo até a prefeitura, onde os cartazes e faixas foram fixados no local. Educação, saúde, segurança, saneamento básico, pavimentação e transparência da administração pública, estavam entre as reivindicações. Até a garotada do skate fez uso do megafone para pedir mais pistas para a práti-

ca do esporte. As multas que vem sendo aplicadas pela Polícia Militar em locais duvidosos na cidade de Morro da Fumaça também foi alvo de crítica de alguns manifestantes. Uma das organizadoras do evento, a professora Juci, disse que a prova da força da vontade popular que se origina das ruas tem um poder imenso e todos devem ter consciência disso. “Vejam o que aconteceu com PEC 37 que tirava o poder de ação do Ministério Público, o Congresso estava pronto para votar a favor, mas depois das manifestações mudaram de ideia, por isso que devemos nos manifestar!”, ressalta a líder da manifestação. De rostos pintados, roupas de palhaços, cartazes e faixas nas mãos, carro de som e apitos, a passeata foi pacífica. A Polícia Militar acompanhou o ato popular.

SÍTIO VALOR= R$ 550.000,00 ENDEREÇO= Estrada Geral Areão CIDADE= Sangão – SC Observação: Terreno sítio bem localizado a 2200m do centro de Sangão, com nascente de água no terreno.

SÍTIO VALOR= R$ 1.850.000,00 ENDEREÇO= BR 101 KM 359 BAIRRO= Distrito de Morro Grande CIDADE= Sangão - SC OBSERVÇÃO= Um terreno com 10 hectares sendo 90 m de frente para a BR 101, próximos ao viaduto de Sangão (SC), a 4 km do Aero Porto, terreno especial para indústria.


• Folha Regional •

• JAGUARUNA / SC • SEXTA-FEIRA, 28 DE JUNHO DE 2013• EDIÇÃO 592

16

TREZE DE MAIO

Escola apresenta recital

PSDB de Treze de Maio realiza reunião

Reunião com diretório do PSDB serviu para traçar metas

Treze de Maio Assessoria de Imprensa PSDB Objetivo do evento foi unir os alunos da rede Acesso Cultural e interagir através de aulas e ensaios

Treze de Maio Assessoria de Imprensa PMTM

A Escola de Música Acesso Cultural - Filial Treze de Maio, realizou no último sábado (22), uma confraternização entre ela e as outras unidades/projetos realizados nas cidades de Capivari de Baixo e Tubarão. O objetivo do evento foi unir os alunos da rede Acesso Cultural e,

claro, interagir através de ensaios, aulas, gincanas musicais e muito mais. O workshop também contou com um grande Recital de Encerramento mostrando para a comunidade tudo o que foi aprendido durante o dia. A Acesso Cultural gostaria de agradecer a parceria da Prefeitura Municipal de Treze de Maio por ceder o espaço do Centro de Convivência para a realização desta confraternização e também à empresa Tractebel Energia S/A por todo o apoio logístico, ao Pe. Nivaldo Ce-

ron por apoiar esta ideia e abrir as portas do Castelo Belvedere para visitação dos alunos e ensaios e, ainda, a toda nossa equipe (cozinheiras, ajudantes e professores) pelo excelente trabalho realizado. Aos alunos, o nosso muito obrigado e parabéns! Todo o trabalho é pra vocês! O CRAS do município de Treze de Maio agradece o trabalho dos professores que incentivam e apoiam a cultura musical das crianças assistidas pelo Centro de Referencia de Assistência Social - CRAS.

Grupo de Recuperação de Dependência Química A equipe do Programa de Saúde Mental e Dependência Química (PROSAD) de Treze de Maio formou o Grupo de Recuperação de Dependência Química (REDEQUI), com o objetivo de incentivar a abstinência e melhoria da qualidade de vida. O Grupo

possui os princípios do sigilo dos integrantes e do conteúdo compartilhado, bem como do respeito entre os participantes e de cada história de vida. A coordenação e condução do grupo é realizada pela psicóloga Edlaine Paseto Vitorassi e a as-

sistente social Elisabeth Sebold. As reuniões acontecem todas as quartas-feiras às 19h na sala de reuniões da Secretaria de Saúde e são abertas para recuperação tanto de álcool como de outras drogas. Maiores informações pelo telefone 3625-2150.

Na última semana, dia19, se reuniram os membros da Executiva, do diretório, vereador Rosinei de Pieri Nogaredo e secretários Albertino Viel e Mariléia de Pieri Bressan do Partido da Social Democracia Brasileira – PSDB para uma reunião de trabalho a fim de traçar metas e objetivos, visando uma reestruturação do partido para próximas as eleições. “Estamos dando o primeiro passo para aquilo que classificamos como fundamental, dentro das estrutu-

ras do PSDB, que é a participação dos segmentos nas discussões de interesse da sociedade”, finaliza Nilton Crozetta Presidente do PSDB, agradecendo a presença de todos os participantes. Na oportunidade o presidente da Câmara de Vereadores, Rosinei de Pieri Nogaredo (PSDB) relatou aos presentes sua ida à Brasília juntamente com a comitiva trezemaiense, na qual teve oportunidade de visitar o Gabinete de alguns deputados, inclusive um particular com o Deputado Federal Marco Tebaldi de Joinville solicitando um olhar especial para o Transporte Escolar na liberação de um ônibus para os estudantes de Treze de Maio.


FOLHA REGIONAL 17

• JAGUARUNA / SC • SEXTA-FEIRA, 28 DE JUNHO DE 2013• EDIÇÃO 592

Coreia pode fechar acordo em breve Região Assessoria Adjori SC

No primeiro dia de atividade da Missão Econômica catarinense que assina nas próxima horas um acordo de exportação inédito e histórico com o Japão para a exportação de carne suína – e que pode representar o fim de uma séria seguida de crises no setor – o governador Raimundo Colombo disse à reportagem da Agência Adjori que “a Coreia do Sul estava só esperando o Japão e acredito que muito em breve poderemos anunciar um acordo com os coreanos”. O governador concedeu entrevista aos jornalistas que acompanham a Missão no saguão do Hotel Imperial, no centro de Tóquio. O acordo entre japoneses e catarinenses será assinado nesta sextafeira (28), durante o Seminário “A Carne Suína de Santa Catarina/Brasil no Japão”, que também acontece no Hotel Imperial, uma promoção do Sistema Fiesc. Deverão comparecer

80 compradores e representantes das entidades japonesas responsáveis pela importação. Também estarão presentes o embaixador do Brasil no Japão, Marcos Galvão (que já foi escolhido como novo representante brasileiro junto à Organização Mundial do Comércio, em Genebra), e o ministro da Embaixada do Brasil em Tóquio, Alexandre Porto. A Agência Adjori fez contato com o adido da Agricultura na Embaixada brasileira, Gutemberg Barone, que vem acompanhando as negociações com os japoneses há muito tempo e em março de 2012 esteve em Santa Catarina acompanhando a primeira delegação do Japão interessada em importar carne suína. “É um momento histórico realmente”, disse Barone. Acompanhe agora a entrevista concedida pelo governador Raimundo Colombo à Agência Adjori na manhã de quinta-feira em Tóquio (noite de quarta-feira no Brasil). Adjori – Estamos melhorando em infraestrutura, especialmente na área de portos, mas ainda fal-

ta muito para fazer frente a todo movimento que esses acordos de exportação vão trazer, não é? Colombo – Nossa maior limitação é a importação de grãos, dependemos muito disso, e em segundo lugar o acesso aos portos via rodoviária. Mas para isso temos um programa que vamos executar em parceria com as empresas porque vai aumentar de forma muito significativa o volume de vendas realizadas por Santa Catarina. Adjori – Parece que estes novos contratos significam o fim de uma série de crises na suinocultura, que vem tropeçando desde 2004. A agroindústria vislumbra negócios para já, mas como fica o pequeno produtor? Colombo - O ganho é muito grande, porque primeiro você vai poder fornecer para o mercado que é o maior importador de carne suína do mundo. Do Brasil, só Santa Catarina pode exportar, o Paraná e o Rio Grande do Sul não poderão. Isso então dá um diferencial para o nosso mercado muito forte. Então vai haver um preço, um ganho no

valor, porque a carne japonesa é um corte nobre, eles pagam melhor. O segundo aspecto fundamental é a estabilidade. Hoje nós vendemos para mercados que são muito instáveis, e isso derruba o preço – por isso vivemos crises permanentes. Então esta é a maior conquista da história da suinocultura catarinense, e isso vai naturalmente passar por um preço maior. E os frigoríficos precisam estimular o aumento da produção e para estimular o produtor a investir tem que haver ganho, tem que haver preço. Não tenho dúvidas que vamos estabilizar o mercado, é uma oportunidade que nunca tivemos em toda a cadeia de produção. Adjori – Para o pequeno produtor o senhor anunciou uma diminuição temporária do ICMS. Por quanto tempo eles terão esse benefício? Colombo – A diminuição do ICMS de 17% para 2% é só para o produtor independente. Isso para o Estado não é bom porque é a carne ‘in natura’ que vai para outros Estados. Mas como eles estão com uma

dificuldade circunstancial, dentro de 20, 30 dias esta realidade já se altera, porque a Croácia já confirmou a compra, então nós vamos conceder por mais 30 dias. Isso significa que de R$ 30 que o produtor paga de ICMS por cabeça, ele vai pagar só R$ 5. Mas isso não pode ser permanente porque senão você estimula a transformação em outro Estado e vem o produto acabado para concorrer com o nosso que paga imposto cheio. Adjori – O Japão é referência mundial em importação. Quando eles compram, outros países também fazem o mesmo. Isso pode acontecer com relação à carne suína? Colombo – A gente tem uma expectativa muito forte da Coreia, a gente já esteve lá e eles só estavam esperando uma decisão daqui. E a China a gente só vai por Hong Kong – a gente não faz a venda direta, o que poderemos fazer dentro de pouco tempo. Então, a conquista da Ásia no mercado da carne suína é realmente uma vitória extraordinária.


• Folha Regional •

• JAGUARUNA / SC • SEXTA-FEIRA, 28 DE JUNHO DE 2013• EDIÇÃO 592

18

JAGAURUNA

Ônibus de estudantes pega fogo em Jaguaruna

INDICAÇÃO Nº 028/2013 Senhor Presidente, Senhores Vereadores, INDICAÇÃO – O vereador abaixo assinado indica a Secretaria de Obras que faça o patrolamento, juntamente com a colocação de areão na estrada que sai da Comunidade de Sanga D’areia passando ao lado do Cemitério de Pedrinhas. JUSTIFICATIVA – Esta indicação se justifica, pois a citada estrada é utilizada por muitas pessoas e atualmente está em mal estado e em alguns pontos percebi-se a falta de areão. SALA DAS SESSÕES 21 DE JUNHO 2013. AUTORIA: JOACIR PEDRO ZANDOMENICO PARTIDO: PMDB _________________________ JOACIR PEDRO ZANDOMENICO VEREADOR APROVADO EM: DE JUNHO DE 2013 REPROVADO EM: ___________________ ________________________ IZALTINO MASIERO PRESIDENTE

Paeja dos Amigos Ônibus de Laguna que iria até Criciúma para ser vistoriado pegou fogo antes de chegar ao destino

Jaguaruna Redação Folha Regional

Na manhã de ontem, quinta-feira, 27, nas proximidades do trevo de acesso para Jaguaruna, um ônibus escolar do modelo “Amarelinho” da prefeitura de Laguna, pegou fogo e ficou quase totalmente destruído. O motorista relatou aos Bombeiros Voluntários que sentiu algo

de estranho com o veículo, mas que nada mudou nas condições de tráfego. Ainda em velocidade, ele foi avisado por outros motoristas que passavam à sua frente sobre um início de incêndio na parte de trás do ônibus, foi quando o motorista parou e tentou apagar o fogo com o extintor, mas sem resultados. Os bombeiros foram acionados, mas ao chegarem ao local, o fogo já tinha consumido grande parte do ônibus. O veículo estava com destino a Criciúma para uma revisão, sendo que no memento do incêndio não transportava estudantes.

Escola Municipal promove Festa Julina Sangão Assessoria de Imprensa PMS

A escola N.E.F. João Manoel de Souza/ CEI Sementinhas do Cam-

po, do município de Sangão está organizando a tradicional festa julina que acontece no dia 13 de julho, a partir das 19h30min, no centro comunitário de Sangãozinho. O local da festa vai se transformar em um verdadeiro arraial, com quitutes da época, queima

da fogueira, e as tradicionais apresentações feitas pelos próprios alunos. A animação fica por conta do grupo Atração. A direção, professores, alunos, e demais funcionários da escola convidam a população em geral para participar desse arraiá!

Vende-se Vende-se um caminhão modelo-1113 Mercedes Benz, ano 78 turbinado/truque. Telefones para contato: 3434-5524 e 9955-7901, bairro Carioca/Jaguaruna.

O vereador de Jaguaruna, Edenilson Montine da Costa, realizou na noite de quarta-feira 26, a denominada Paeja dos Amigos. Com a presença de seus colegas de Câmaras, amigos e lideranças da região, Edenilson pode mostrar que, além de cumprir sua função, também sabe cozinhar muito bem.


• JAGUARUNA / SC • SEXTA-FEIRA, 28 DE JUNHO DE 2013• EDIÇÃO 592

• Folha Regional •

19

SANGÃO

Clima de festa de São João

AUTÓGRAFO DE LEI PL 007/2013 DETERMINA DENOMINAÇÃO DE RUA MUNICIPAL E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. Art. 1.º - A Rua 45, rua localizada ( ao lado do Bar do Kiko) na comunidade de Pedrinhas , passa a se denominar Rua Agnaldo Mendes. Art. 2º - A presente Lei atende todos os requisitos dispostos no art. 1º da Lei Municipal nº 595 de 11 de dezembro de 2001, que regulamenta a denominação de vias urbanas e próprios públicos e dá outras providências. Art. 3º - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário. Pedras Grandes/SC, 24 de junho de 2013. IZALTINO MASIERO Presidente Câmara Municipal de Vereadores Pedras Grandes

COMUNICADO A CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DE PEDRAS GRANDES, ESTÁ INICIANDO A CAMPANHA DO AGASSALHO E TAMBÉM DE COBERTORES PARA AS FAMILIAS NECESSITADAS DO MUNICIPIO, AS DOAÇÕES PODERÃO SER FEITAS NOS SEGUINTES PONTOS: Aproximadamente 60 crianças e adolescentes participaram do evento organizado pelo SCFV

Sangão Assessoria de Imprensa PMS

Para celebrar uma das festas mais tradicionais do mês de junho, a coordenadora do SCFV (Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos) de Sangão, Sônia Olinda Serafim, juntamente com as monitoras organizaram um arraiá, no

qual aproximadamente 60 crianças e adolescentes participaram durante todo o dia, na última quartafeira, 26. Trajados como manda o figurino, os participantes puderam se divertir através das danças tradicionais como: quadrilha, pau de fita, dança da vassoura, entre outras. E se deliciar com os quitutes da época. A secretária da Educação, Silviane Silvano Goulart, a nutricionista, Simone Bitencourt Nandi,

e as agentes administrativas, Camila Machado Dagostin e Deise Formentin, estiveram no local da festa prestigiando o evento. Na ocasião, Silviane parabenizou a iniciativa das responsáveis. “É muito importante que os nossos alunos, possam ter momentos divertidos como esse, além de reviver a cultura da festa junina,” destacou a secretária.

Operação da Polícia Civil apreende cigarros e fecha casa de jogo do bicho Sangão Ass. Imprensa Polícia Civil/SC

Em continuação às operações do Setor de Jogos e Diversões da Delegacia de Polícia da Comarca de Jaguaruna, nesta segunda-

feira, 24, foram fiscalizados dez estabelecimentos comerciais na cidade de Sangão. Com apoio de policiais da Delegacia de Polícia (DPMU) deste município, os agentes apreenderem diversas carteiras de cigarro contrabandeado e duas máquinas de jogo do bicho. M. V. P. D., 52 anos, foi autua-

da em flagrante por contrabando. Mais tarde, já em outra diligência, foram apreendidas duas máquinas usadas para a prática do jogo do bicho, além de diversos extratos impressos que comprovam a atividade ilegal. Os envolvidos com os jogos de azar responderam a termo circunstanciado.

EM PEDRAS GRANDES, CENTRO: NA CÂMARA MUNICIPAL, NA LÉIA CABELEREIRA E NO MERCADO GRASSI (SIDNEI GRASSI) EM AZAMBUJA NO MERCADO FELIPPE EM PEDRINHAS NO MERCADO MEDEIROS. NÃO GUARDE SUAS ROUPAS PARA A ETERNIDADE, POIS AS ROUPAS AQUECEM O CORPO DE QUEM PRECISA E A ALMA DE QUEM DOA! OBRIGADO PELA SUA DOAÇÃO! ATENCIOSAMENTE, IZALTINO MASIERO PRESIDENTE CAMARA MUNICIPAL DE VEREADORES PEDRAS GRANDES 2013/2014


20

• Folha Regional •

• JAGUARUNA / SC • SEXTA-FEIRA, 28 DE JUNHO DE 2013• EDIÇÃO 592

O Ç A P ES

A Ç N A I DA CR

mdnvu Dicas de filmes infantis O reino congelado Sinopse Desejando criar um novo mundo no qual o vento polar esfrie as almas humanas, a Rainha da Neve cobriu o planeta com gelo e ordenou a destruição de todas as artes. De acordo com as previsões de um espelho mágico, a última ameaça aos seus planos estaria no mestre-vidreiro Vegard, cujos espelhos refletem não apenas a aparência, mas também as almas das pessoas. Então, o vento polar sequestra Vegard e sua esposa Una, deixando seus filhos Kai e Gerda para trás. O tempo passa e os servos da Rainha acabam capturando também Kai, acreditando que o garoto é o sucessor de seu pai. Mas sua irmã Gerda, agora uma garota muito corajosa, não vai deixar isso barato. Embarcando em uma jornada pelo reino, ela vai encarar todos os obstáculos ao lado de seus novos amigos para salvar oirmão e voltar a aquecer os corações das pessoas. Elenco Kirk Thornton (Housemaster / Servant / Red Head / Robbers) Wendee Lee (Shopkeeper / Flower Lady / Lapp Woman) Cindy Robinson (Snow Queen / Robber Hag) Erin Fitzgerald (Luta / Mirror / Lake Gao) Ivan Okhlobystin (Troll) Jessica Straus (Gerda) Doug Erholtz (Troll / King / Robbers) Dmitriy Nagiev (Housemaster) Marianne Miller (Kai) Anna Ardova (Robber Hag) Lyudmila Artemeva (Flower Lady) Yuriy Stoyanov (King) Anna Shurochkina (Gerda) Christopher Smith (Master Vegard / Prince / Robbers)

COLORIR


• Folha Regional •

• JAGUARUNA / SC • SEXTA-FEIRA, 28 DE JUNHO DE 2013• EDIÇÃO 592

21

RESUMO DAS NOVELAS FLOR DO CARIBE

SANGUE BOM

AMOR À VIDA

Segunda-feira, 01 de julho Samuca liga para Ester e avisa que está no barco com Alberto. Ester entende que o filho corre perigo estando sozinho com Alberto e resolve dizer em seu depoimento à polícia que não reconhece as joias. Carol sugere a Lino que viajem para o Rio de Janeiro para encontrar Maria Adília. Cassiano desconfia de que Ester esteja sendo ameaçada por Alberto. Isabel marca um encontro com Ester. Dionísio despede Doralice, depois de acusá-la pelo roubo de seu relógio. Veridiana permite que Lino viaje com Carol para o Rio de Janeiro. Ester fica surpresa ao entrar na república dos tenentes.

Segunda-feira, 01 de julho Bárbara tenta se explicar para Natan. Fabinho orienta Malu a salvar o vídeo com as confissões. Malu pede que Kevin transfira o arquivo da câmera para seu computador. Bárbara se enfurece com Fabinho, que a ironiza. Malu revela à mãe que gravou todas as suas confissões. Plínio fica arrasado com o vídeo de Bárbara, e Malu pede que o pai converse com Fabinho. Natan tenta se consolar com Sílvia. Fabinho sugere divulgar o vídeo com as confissões de Bárbara e deixa Plínio e Malu estarrecidos. Amora teme que sua imagem seja afetada com o vídeo de Bárbara. Fabinho envia o vídeo para seu e-mail, sem que Plínio perceba. Bárbara acusa os filhos de terem chamado Natan à sua casa. Giane implica com Bento por causa de Amora. Bento sugere que Rosemere ajude a reformar a casa de Glória. Dámaris surpreende toda a família com seu novo comportamento. Bárbara humilha Luz e ela decide ir à emissora com Amora. Brenda tenta enfrentar Rosemere. Luz pede para fazer o teste para o elenco do seriado de Vitinho. Áurea fala para Tina esquecer sua vingança contra Bárbara.

Segunda-feira, 01 de julho Ninho discute com Bruno, e Paulinha diz que não gosta mais dele. Bruno estranha o comportamento de Paloma. Félix guarda as cópias dos contratos com as empresas. Atílio é examinado por uma junta médica e se surpreende com o acidente que sofreu. Márcia reclama de Valdirene. Pilar entra na sala de César no momento em que Aline está seduzindo o médico. Thales se emociona com Nicole. Bernarda encontra um cachorro na rua e o leva para casa. Félix teme as ameaças feitas por Lutero. Paulinha torce pelo casamento de Paloma e Bruno. Perséfone convida Renan para jantar. A junta médica do hospital constata que Atílio pode perder a memória novamente. Félix se preocupa com Atílio. César faz uma reunião com Eron para discutir o caso de Paulinha. Valdirene pensa em como conseguir arrumar um marido. Félix e Pilar avisam a Gigi sobre a volta de Atílio. Bernarda decide levar o cachorro resgatado para Lutero. Joana questiona Perséfone sobre o sumiço do prontuário de Luana. Amarilys confirma que será a mãe do filho de Eron e Niko. Patrícia se declara para Michel, mas ele a esnoba. César encontra Aline. Félix conta para Edith que teme o que Atílio possa falar para seu pai, e Jonathan ouve a conversa.

Terça-feira, 02 de julho Ester conta a Cassiano sobre a ameaça que Alberto fez a Samuca, e diz que se sente refém do ex-marido. Cassiano resolve tirar Samuca da casa de Alberto. Ester avisa a Alberto que Samuca ficará sob a proteção de Cassiano. Dionísio avisa a Guiomar que demitiu Doralice, por acreditar que ela tenha roubado seu relógio. Ester confronta Dionísio, acusa-o de covarde e ladrão, e comunica que foi ela quem pegou o relógio que pertence a sua família. Quarta-feira, 03 de julho Dionísio passa mal e Alberto pede socorro a Guiomar. Ester conta para Samuel e Lindaura sobre a discussão que teve com Dionísio. Guiomar leva Dionísio para o hospital. Samuel confessa à filha que não sabe o que fazer para se defender de Dionísio. Marizé esconde de Bibiana que Mateus a sujou com molho catchup. Samuca entrega a Cassiano a carta de amor que Ester lhe escreveu. Lino viaja para o Rio de Janeiro com Carol, à procura de Maria Adília. Alberto culpa Ester pela internação de Dionísio. Quinta-feira, 04 de julho Ester enfrenta Alberto e diz ao ex-marido que espera que Dionísio não saia impune pelo fez contra sua família. Zuleika diz a Guiomar que Doralice sumiu. Juliano cuida de William e diz ao irmão que Doralice teve que viajar para ficar com um parente doente. Bibiana desconfia que Marizé esconde algo da família, e comenta com Donato sobre a tristeza da filha. Taís rompe com Mantovani. Samuca planeja um encontro de Cassiano com Ester. O menino finge que está gripado e pede a Alberto que Ester leve seu xarope até a casa do avô. Cassiano beija Ester. Dionísio avisa a Alberto que ele precisa calar Samuel definitivamente. Alberto vai até a casa de Samuel e avisa que Dionísio quer falar com ele. Sexa-feira, 05 de julho Samuel deixa uma mensagem gravada no celular de Ester avisando que se encontrará com Dionísio. Juliano avisa a Quirino que vai atrás de Doralice. Dionísio inventa uma desculpa para justificar que não foi ele quem roubou as joias da família de Samuel, que finge acreditar. Paçoquinha beija Marinalva. Carol e Lino se beijam. Samuel avisa a Ester que convenceu Dionísio que acreditou na história inventada por ele. Ester simula se desculpar com Dionísio. Doralice se refugia em um monastério. Lino e Carol vão à Feira de São Cristóvão à procura de Maria Adília. Sábado, 06 de julho Ester conta para Cassiano a história que Dionísio inventou para justificar por que estava com as joias de sua família. Dionísio e Alberto planejam se vingar de Samuel. Taís percebe que Marinalva evita falar com Paçoquinha. Quirino nota que Mateus fala com Lipe de forma hostil e conta a Donato que o filho pode estar sofrendo bullying na escola. Alberto proíbe Ester de levar Laurinha à escola. Lipe e Marizé contam a Donato e Bibiana sobre a hostilidade de Mateus. Carol incentiva Lino a tocar sanfona na Feira de São Cristóvão. Maria Adília se emociona com a apresentação de Lino.

Terça-feira, 02 de julho Amora não cede à chantagem de Fabinho. Bento se preocupa com o estado da namorada. Rosemere discute com Brenda e Perácio fica a seu favor. Bento fica tenso quando Amora não anuncia seu namoro na TV. Dorothy desconfia do comportamento de Tina. Vitinho tem uma crise ao ouvir o nome de Bárbara. Pedrinho aparece e Charlene se emociona. Damáris sente tontura na hora de assinar o divórcio. Luz assina contrato com Vitinho. Giane vê Fabinho seguindo Bento e Amora. Charlene promete cuidar de Pedrinho. Verônica aconselha Camilinha a desistir do casamento. Fabinho fotografa Bento e Amora. Wilson contrata Érico para fazer a publicidade do Kim Park.

Terça-feira, 02 de julho Jonathan desconfia da conversa dos pais. Bernarda e Lutero combinam de cuidar do cachorrinho. César se despede de Aline e mente para Pilar ao chegar em casa. Félix manda Maciel armar outro acidente contra Atílio. Félix promete a Pilar que vai descobrir quem é a amante de César. Niko se incomoda ao ouvir Eron e Amarilys se divertindo. Vega expulsa Gigi e Murilo de sua casa. Patrícia leva um fora de Michel e fica arrasada. Renan coloca Perséfone para dormir. Paulinha reclama da ausência de Bruno. Paloma conversa com Rafael sobre o caso de sua filha. Paulinha e Paloma recebem alta do hospital. Joana desiste de conversar com Perséfone. Bruno agradece Glauce por ter falsifiQuarta-feira, 03 de julho Fabinho se faz de vítima para Plínio e acusa Amora de ser mau- cado o registro de nascimento de Paulinha. Alejandra convence caráter. Bárbara tenta se reconciliar com Natan. Bento e Amora Ninho a visitar Paloma e tentar conquistar a filha. Amarilys, Eron incentivam Plínio a descobrir quem é Fabinho. Wilson come- e Niko conversam com Laerte sobre a fertilização. mora seu divórcio. Lucindo foge de Damáris e beija Nice. Filipinho e Tábata chegam ao Rio de Janeiro. Luz avisa a Malu que Quarta-feira, 03 de julho vai trabalhar na TV para provocar Bárbara. Charlene leva Pedri- Paloma se afasta de Bruno, mas Paulinha os une novamente. nho para casa. Verônica consola Renata. Nancy cuida de Tito. Valdirene discute com a família de Carlito. Paloma sofre ao adAmora leva Plínio para falar com Gilson e Salma. Giane critica mitir que ama Bruno. Jacques tenta se aproximar de Aline. Félix Amora para Bento. Fabinho analisa as fotos que tirou de Amora tem uma ideia para descobrir quem é a amante de César. Pie Bento. Plínio fica abalado com o que descobre sobre o filho. lar fala a Bernarda que Paulinha não vai mais ficar com Bruno. Tábata faz um truque para que Filipinho seja fotografado por Perséfone conta para Glauce que Joana a questionou sobre paparazzis na praia. Xande e Luz discutem. Caio aborda Giane o prontuário de Luana. Atílio fala de parte de sua vida como no shopping e diz que poderia ser modelo. Perácio contraria Gentil para Renan, que comenta com César. Amarilys pede para Brenda e autoriza Rosemere a iniciar uma reforma em sua casa. Laerte usar seus óvulos na fertilização do filho de Eron e Niko. Amora acusa Malu de ter ajudado Fabinho. Damáris decide ir ao Patrícia pede para ficar com Michel. Alejandra manipula Ninho. aniversário de Lucindo no Cantaí. Plínio procura Odila. Filipinho Amarilys tenta convencer Paloma a conversar com Bruno. fica encantado com o trabalho de Irene. Quinta-feira, 04 de julho Paloma teme estar fazendo mau juízo de Bruno. Bruno garante Quinta-feira, 04 de julho Bárbara tenta convencer Amora a se afastar de Bento. Lara des- a Ordália que contará a Paloma que Paulinha não é sua filha cobre onde Maurício está hospedado. Filipinho cumprimenta biológica. Michel vai para o apartamento de Patrícia. Joana Irene. Odila conta a Plínio o que sabe sobre Fabinho. Lili e os conta a Perséfone que acredita que Glauce tenha cometido um vizinhos preparam a festa de Lucindo no Cantaí. Wilson conta grave erro no hospital. Raquel fica impressionada com a arrupara Damáris que vai se casar com Charlene. Charlene discute mação do apartamento de Laerte. Félix fica furioso com a poscom Wilson por causa de Pedrinho. Lucindo se emociona com a sibilidade de perder o hospital para Paulinha. Nicole se assusta homenagem dos amigos. Lara beija Maurício. Bento tenta aju- ao ver seus cabelos no travesseiro. Leila conta seu plano para dar Charlene com Wilson, mas leva um fora. Socorro fica cho- Félix, que promete ajudá-la. Jonathan diz ao pai que quer ser cada com as fotos que vê de Amora na internet e tenta falar arquiteto. Laerte informa Eron e Niko que encontrou uma doacom ela. Bento consola Malu. Lili conta para Verônica que Érico dora para ser a mãe de seu filho. Michel garante a Patrícia que tem uma notícia para dar a ela. Plínio fica atormentado com não quer compromisso com ela. Félix afirma que transformará uma ligação de Fabinho. Filipinho se despede de Irene ao sair Jonathan em médico. Valdirene fala para Carlito que não pode da boate. Bento fica incomodado por ver Giane conversando ficar com ele. Atílio lembra de Márcia. César elogia Paulinha e Félix se irrita. Aline tem uma ideia para afastar as suspeitas de com Caio. Félix e Pilar. Glauce decide conversar com Bruno. Sexa-feira, 05 de julho Malu se afasta de Bento e se desculpa por tê-lo beijado. Amora Sexa-feira, 05 de julho expulsa Sueli Pedrosa de sua casa e tenta falar com Bento. Caio Paloma conta para Bruno que Paulinha é sua filha. Félix vê Máracompanha Giane até sua casa. Nelson fica interessado em Ro- cia e teme ser reconhecido. Paloma rompe seu noivado. Bruno semere. Jonas se encanta com Sheila. Filipinho foge de Mel, que conta para Glauce e Ordália que Paloma é mãe de Paulinha. Alié expulsa pelos seguranças do hotel. Odila incentiva Rosemere ne manipula César para ganhar um cartão de crédito. Paloma a dar atenção a Nelson. Giane dispensa Caio. Malu conta para não conta para Paulinha que discutiu com Bruno. Lídia conforta Amora que beijou Bento. Amora destrata Socorro. Bárbara dis- Nicole. Félix convence Thales a aceitar o plano de Leila. Bruno cute com Malu. Damáris pede que Tito a ajude a separar Wilson não se conforma com a possibilidade de perder Paulinha e e Charlene. Renata ouve Érico confessar que gosta de Palmira. Paloma. Valdirene conta para Carlito que Márcia vendeu PauGiane vai à casa de Bento. Socorro sofre por causa de Amora. linha para Bruno, e Denizard decide falar com toda a família.


• Folha Regional •

• JAGUARUNA / SC • SEXTA-FEIRA, 28 DE JUNHO DE 2013• EDIÇÃO 592

18

REGIÃO

Aeroporto Regional Sul: Presidente da empresa que administrará o espaço reúne lideranças locais

Diretores da ACIRJ e demais lideranças políticas recepcionaram na manhã de sexta-feira, 21, o presidente Ronaldo de Castro da empresa RDL, que irá administrar o Aeroporto Regional Sul. Segundo Ronaldo, a finalidade da visita nas dependências do aeroporto é observar a situação das instalações para poder organizar os próximos passos rumo ao funcionamento. Levará em torno de quatro a seis meses para que aconteça o início das atividades. Outro quesito repassado foi a necessidade de taxistas, comércios, lanchonetes, entre outros, para que possa atender a demanda de passageiros. Ronaldo também falou da necessidade da realização do Plano Diretor para o aeroporto, que estará organizando os arredores do terreno, evitando construções desordenadas. “Em breve, estaremos em Jaguaruna com nossa equipe de trabalho para darmos início às atividades, realização e limpeza do prédio, haja vista que existe muito que fazer”.

Marca Modelo Ano Cor Combustível Acessórios BUGGY Buggy 1.6 1980 vermelho FIAT Uno mille ex 4p 1996 vermelho FIAT Palio 4 portas 1999 branco FIAT Palio 4 portas 2000 azul FIAT Uno Mille fire 4p 2010 prata FIAT Doblo Adventure 2005 preta FORD Corier 1.6 flex 2010 branco FORD Corier 1.6 l 2006 branco FORD ECOSPORT 2005 prata FORD ECOSPORT XLS 1.6 L 2008 preto FORD Ka 1998 vermelho FORD Fiesta 2003 branco FORD Ranger XL verde FORD Fiesta sedan flex 2007 vermelho KIA Cerato 2011 prata GM Astra advantage 2008 vermelho GM Corsa sedan Joy 2005 bege GM Celta 4 portas 2004 prata GM Celta 3 portas 2004 preto GM Corsa wind 4 pts 2001 vermelho GM Corsa hatch joy 2005 branco GM Vectra challenge 2000 prata GM Vectra challenge 2002 azul GM Vectra expression 2009 prata GM CORSA HATCH JOY 2005 bege GM Corsa max 4 portas 2008 preto HONDA Fit LXL FLEX 2009 cinza PEUGEOT 206 2 portas 2003 cinza Mercedes SLK 200 K 2009 preto RENAULT Sandero 2010 prata RENAULT Scenic 2002 prata RENAULT clio 2 portas / ar 2008 branco RENAULT Clio sedan 2003 prata RENAULT Clio RT 1.0 16v 2001 prata VW GOL 2002 branco VW GOL GL 1.8 MI 1997 branco VW Gol 1.0 Power 2002 branco VW Voyage 1.0 2011 cinza VW Gol 1.6 Power 2003 vermelho VW Parati surf 2009 prata VW Parati 1.6 2006 branca VW Parati 1.6 Tour 2002 branca VW Saveiro 1.8 MI 1998 vermelho VW Gol 1.6 2006 branco VW Fox 4 portas 2011 vermelho TOYOTA Corolla X.E.I 2008 Prata TOYOTA Fielder 2008 Preto TOYOTA ETIOS SEDAN 0KM Branco TOYOTA ETIOS HATCH 0KM Branco TOYOTA ETIOS SEDAN 0KM Vermelho TOYOTA Etios Hatch 0km Vermelho

gasolina gasolina gasolina gasolina flex GNV/gasolina GNV/flex GNV/gasolina gasolina flex gasolina gasolina GNV/gasolina flex flex flex GNV/gasolina gasolina gasolina gasolina GNV/flex gasolina gasolina flex gasolina flex flex gasolina gasolina flex gasolina flex gasolina gasolina gasolina gasolina gasolina GNV/ flex gasolina flex GNV/gasolina gasolina gasolina flex flex Flex Flex Flex Flex Flex Flex

basico trio elétrico vidro elétrico vidro elétrico vidro el , dir completa básica básica completo completo básico básico básico básico completo completo básico básico básico básico básico completo completo completo básico completo completo básico completo completo completo básico completo completo básico vid,dir, completo completo completo básico completo completo básico básico completo Completo Completo Completo Completo Completo Completo


• JAGUARUNA / SC • SEXTA-FEIRA, 28 DE JUNHO DE 2013• EDIÇÃO 592

Soc i a i s

breve conSangão se reuniram em uma Os servidores municipais de cionários r o aniversário de quatro fun fraternização para comemora Maria cia, Gar 22/06: Marciane Ramos que sopraram velinhas no dia aurí Am Bitencourt e do vice-prefeito Duarte Felisbino, Silvio Silveira ípio. A eles, a função de prefeito do munic Vicente, que na data exercia s! parabéns e votos de felicidade

Felicidades para Ana Maria Bento, que completou mais um ano de vida no último dia 24/06. Muita paz e muita saú de é o que deseja toda a sua família e amigo s. Na foto, com a neta Maria Eduarda.

Book de Diana, no 2º mês.

lares em Pedras Grandes. Encontro de conselheiras tute

• Folha Regional • 23

Parabéns para Yuri Simon Da Silva, que esteve de aniversár io no dia 25/06. Homenagem da mãe Idene (Gringa) e da namorada Simoni.

o Antunes, receMaria Clara, filha de Adrian ismo. Parabéns a bendo o sacramento do Bat toda família.

Parabéns aos festeiros e à CAE P, pelo sucesso da festa de São João Batista em Morro Grande, rea lizada de 19 a 24/06. Desejo s toda a equipe Inova Festas e Evento s.


24

• JAGUARUNA / SC • SEXTA-FEIRA, 28 DE JUNHO DE 2013• EDIÇÃO 592

• Folha Regional •

Folha Regional Edição 592  

Contribuindo com o desenvolvimento da região

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you