Issuu on Google+

Folha Regional R$

Edição Semanal

Circulação: Jaguaruna, Morro da Fumaça, Cocal do Sul, Sangão, Treze de Maio e Pedras Grandes

www.folharegional.org

1,70

Jaguaruna / SC 22 de Fevereiro de 2013 - Ano XIII - Edição 574

Candidato à presidência da Cermoful fala sobre as propostas de campanha PG.14

Educação Alunos da rede municipal de ensino de Treze de Maio foram contemplados com uniformes e kits escolares. Os investidos de aproximadamente R$ 75.900,00 irão beneficiar até 750 alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental

Posse

PG. 12

Pedras Grandes As inscrições que elegerá a Rainha e as Princesas da VIII Festa do Vinho Goethe estão abertas. Poderão participar do concurso candidatas com idade de 15 anos a 25 anos e moradoras do município. A Festa do Vinho Goethe acontecerá nos dias 12, 13 e 14 de julho de 2013 PG. 20

Alerta Foco de raiva na comunidade de Sanga Grande Baixa, município de Sangão, divisa com Jaguaruna, foi detectado pela Cidasc e comprovado, essa semana, deixando toda a região em alerta. As medidas preventivas já estão sendo tomadas, evitando assim a propagação do vírus. PG. 08

Em cerimônia realizada na noite de ontem, no Restaurante Recanto das Flores, em Jaguaruna, foi empossada a nova diretoria da ACIRJ, que tem como presidente para o biênio de 2013 a 2014, o empresário Anélcio José Daltoé, popular Bonin

PG. 17


• Folha Regional • 2

• JAGUARUNA / SC • SEXTA FEIRA, 22 DE FEVERIO DE 2013• EDIÇÃO 574

OPINIÃO

CHARGE

Gerenciamento costeiro

Angela Barbara

Jornalista

Já falamos muito sobre esse assunto nessa coluna e continuo dizendo que esse problema só será solucionado quando uma comissão envolvendo nossos representantes municipais e estaduais for criado. De nada adianta um ou dois lutarem, é necessário uma união. E convenhamos minha gente, é uma vergonha para o nosso município que leva o título de “Cidade das Praias” ter seus balneários interditados.

Com a cara na porta De uma forma bastante educada, nós da imprensa, fomos convidados a ficar do lado de fora da sala da Promotoria Pública no momento em que a comunidade estava entregando à promotora as quase três mil assinaturas do abaixo assinado para cancelar as atividades na granja de suínos instalada nas proximidades da lagoa do Arroio Corrente. De acordo com a promotora, a medida foi para evitar um maior tumulto. E no auge dos meus 38 anos, me senti uma verdadeira baderneira. Hum, hum... E lá se vão dez anos de profissão.

Mesmo assim... Claro que essa nota aí de cima foi apenas um chororô. A gente gosta sim de trazer um material completo, presenciar o fato e, se possível, trazer em imagem, mas se não fazer o que, né? Pois bem, a imagem da entrega das assinaturas a gente ficou devendo, mas depois a promotora recebeu os “membros da Imprensa” para sanar algumas dúvidas sobre o processo. O que podemos adiantar é que o inquérito civil foi instaurado e que está tramitando em caráter de urgência.

É isso aí...

Nova parceria

As sessões do Legislativo de Jaguaruna tiveram início na última sexta-feira, dia 15, e na quartafeira dessa semana tivemos a segunda sessão. Ponto positivo nessas primeiras sessões: o grande número de pessoas acompanhando os trabalhos do Legislativo. Que coisa boa, espero que não seja apenas “fogo de palha”, mas sim uma constante. Os edis tem como dever fiscalizar o Executivo e nós, cidadãos, temos por obrigação, fiscalizar os trabalhos dos nossos representantes na casa do “povo”.

Na primeira sessão Vale destacar o discurso de paz e harmonia de todos os vereadores. Situação e oposição se comprometeram em legislar pelo bem do município e dos munícipes. Vamos torcer para que isso realmente aconteça e que picuinhas partidárias sejam deixadas de lado.

A Academia Porto Fitness inicia as matrículas para aulas de balllet e dança de salão, com uma nova parceria, o Studio Palco & Cia de Criciúma. “Nós, da academia Porto Fitness, buscamos sempre o melhor para nossos alunos, por isso este ano estamos muito felizes por contar com essa nova parceria, sendo uma escola de grande reconhecimento profissional em Criciúma e região e que trará muito orgulho para nossa Jaguaruna, nossas bailarinas darão um show de aprendizado no decorrer deste ano e, com certeza, os pais de nossas alunas ficarão muito satisfeitos”, destaca a administradora da academia, Sibelle Ramos. Outro destaque importante é para os valores da mensalidade. “A Porto Fitness tem por objetivo realizar o sonho de muitas meninas, que antes estava mais difícil em relação a valores, por isso estamos lançando uma super promoção e terão disponíveis pacotes de aulas de ballet que antes custavam 70,00 reais estará por apenas 45,00 reais mensais”.

Outra novidade É a dança de salão, que iniciou as matrículas e tem o número de vagas limitadas! Durante todo o ano os alunos estarão aprendendo oito ritmos com aulas divertidas ministradas por excelentes profissionais. Quem tiver interesse é só entrar em contato através do fone 9973-5686.

Consultora

Presente Entre os diversos presentes na primeira sessão, destaque para o prefeito Luiz Napoli, que em discurso feito na tribuna, falou dos problemas enfrentados, mas que deixou claro que não está aqui para ficar “chorando sob o leite derramado”. De acordo com o prefeito, situações adversas o motivam ainda mais a fazer um bom trabalho. Ele disse ainda que quer, sim, ser fiscalizado. “Quero que me fiscalizem, pois com muita força e trabalho eu entro e quero sair de cabeça erguida”. Pois que assim o seja senhor prefeito, que nesses quatro anos nosso município tenha um crescimento ordenado e sustentável.

Segunda sessão

As meninas da Natura realizaram uma procura criativa em Morro Grande e Sangão. Para quem tiver interesse em fazer parte desta equipe e ser uma consultora Natura é só entrar em contato pelos telefones 9996-5836 ou 36240550. A orientadora da empresa na região é Luciane Pereira.

Projeto Brasil Alfabetizado

Mas como nem tudo são flores, a segunda sessão já teve uns pequenos entraves. Nada muito significativo, mas que dá para perceber que essa legislatura será bastante ativa. O momento alto da sessão foram as falas na tribuna, em especial quando o assunto foi o aumento na tarifa da água tratada. A maior objeção dos vereadores de oposição foi em relação à data do aumento ser retroativa ao mês de dezembro. No final, o projeto foi aprovado com seis vereadores favoráveis ao aumento e quatro foram contrários.

Felipe Guimarães Desidério e Ana Luisa Cardoso Carvalho, coordenadores do projeto, estão visitando as comunidades do município para formarem novas turmas. Esse projeto é para as pessoas que querem apreender a ler e a escrever e também para reforçar a leitura. Além disso, está sendo oferecido também o EJA de primeira a quarta série. Até o momento, três núcleos de ensino foram montados. Sem dúvida alguma, essa é a grande oportunidade para pessoas que no passado não tiveram a chance de frequentar a escola. Sucesso aos coordenadores, aos professores e, é claro, aos alunos.

“Pai da criança”

E nessa segunda-feira, dia 25, inicia o ano letivo para os alunos da rede municipal de ensino. Sucesso à garotada e também aos professores. “O aluno é como uma pequena semente que deve ser plantada e cuidada para germinar e dar bons frutos. O professor é como o agricultor que vê na semente a esperança que proverá as necessidades da sociedade”. (Luís Alves) Tenham todos um ótimo fim de semana!

Essa é a fase preferida do vereador Sérgio Bitencourt nessas duas primeiras sessões. O vereador encabeça a luta pelo desembargo do nosso litoral. Apesar de estar na busca para resolver esse problema, até o momento não existe uma previsão de quando e nem como isso será resolvido. Ao que tudo indica esse “filho” irá demorar mais que nove meses para nascer.

Volta às aulas

EXPEDIENTE Diretor Comercial Jorge Cruz Pereira – Fone – (48) 9976 2092 e-mail: jornalfolharegional@gmail.com Assessoria Jurídica Dr. Djalma Henry Santos da Rocha

OAB/SC Nº 14.589-B Diagramação Angela Barbara Pereira Conselho Editorial

Prof. Universitário Rui Geraldo dos Reis Costa Prof. Luiz Vanderlei Gonçalves Coordenadora Diocesana da Pastoral da Saúde - Maria Eni Vieira Jornalista Antônio César Pereira

Revisão Vanderléia Porto Costa Pereira - Graduada em Letras e acadêmica em Jornalismo

Nota: O Jornal não se responsabiliza pelas matérias assinadas ou a pedido

Endereço: Rua João Evangelista, 211 Riachinho Jaguaruna E-mail: jornalfolharegional@gmail.com Fone: (48) 3624 1489 Impressão: Gráfica e Editora Soller Tiragem: 1700 exemplares


• JAGUARUNA / SC • SEXTA FEIRA, 22 DE FEVEREIRO DE 2013• EDIÇÃO 574

• Folha Regional •

3

JAGUARUNA

Abaixo assinado é entregue à promotoria pública de Jaguaruna

Padre Nilo Buss Administrador Paroquial - Paróquia de Jaguaruna

Juventude e fraternidade, uma campanha a caminho... No sábado passado, dia 16 de fevereiro, realizou-se o Seminário Paroquial da Campanha da Fraternidade, com o tema: “Fraternidade e Juventude” e, Lema: “Eis-me aqui, envia-me” (Is 6,8). Fez-se presente um expressivo número de lideranças das 19 Comunidades da Paróquia Nossa Senhora das Dores, de Jaguaruna, dentre elas uns tantos jovens que também detiveram os principais momentos da coordenação do evento. Bom foi apreciar que a coordenação paroquial de liturgia já dominava todos os cantos desta Campanha da Fraternidade. Parabéns! Ulteriormente, na semana em curso, a mesma coordenação dispôs-se a ensaiá-los com músicos que o desejassem. Durante o seminário fez-se uma tentativa inicial de conhecimento da realidade dos jovens em nossa paróquia e município, no que dizia respeito ao VER analítico e, depois, ao JULGAR teológico. Muito há o que fazer ainda. Quanto mais conhecermos a realidade com a justa demanda de nossos adolescentes e jovens, melhor se podem encaminhar as soluções. Com um bom diagnóstico do VER pode-se dar, à luz da Palavra de Deus, da Tradição e do Magistério da Igreja, as melhores soluções pastorais para o AGIR pastoral. Foi justamente para este AGIR que foram, por primeiro, ouvidos os jovens do SETOR JUVENTUDE quanto às suas propostas. Também foram chamados em causa os responsáveis pelos Grupos de Famílias, a Liturgia e a Catequese. Agora é aprofundar a temática nos espaços acima e garantir que os jovens sejam respeitados no seu protagonismo, justamente neste ano da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), quando teremos o novo papa entre nós, em julho próximo, no Rio de Janeiro.

Vida em Comunidade

Integrantes de entidades do município entregaram à promotoria o abaixo assinado com aproximadamente três mil assinaturas

Jaguaruna Redação Folha Regional

Uma mobilização popular organizou nas últimas semanas um abaixo assinado com o intuito de paralisar os trabalhos na granja instalada nas proximidades da lagoa do Arroio Corrente. O abaixo assinado foi encaminhado à promotoria pública na última terça-feira, 19, no fórum de Jaguaruna. Com horário previamente agendado, os populares chegaram ao fórum por volta da duas horas

da tarde, para entregar em mãos da promotora as assinaturas. De acordo com a promotora, Luciana Cardoso Pilati, o inquérito civil para apurar os fatos já havia sido instaurado no dia 13 de fevereiro e que as assinaturas entregues estariam sendo integradas no inquérito civil. “Nós estamos coletando informações, vamos apurar os fatos, a Polícia Ambiental e a Vigilância Sanitária já foram oficializadas. Está sendo dada urgência neste inquérito civil”. De acordo com o advogado Armando Machado, um dos organizadores do manifesto, a expectativa é que dentre em breve seja solu-

cionado o problema. “Entregamos hoje as assinaturas, é um manifesto que demonstra a preocupação com a possibilidade de contaminação do nosso lençol freático, essa preocupação é de todos nós jaguarunenses e também daqueles que nos visitam no verão”. O advogado lembrou ainda, que foram entregues laudos técnicos mostrando que a água da lagoa do Arroio Corrente pode ser considerada água mineral. A granja está instalada há, aproximadamente, mil metros da lagoa que é responsável pelo abastecimento de água de várias famílias jaguarunenses.

Dia 22/02 - sexta-feira: Missa, às 19h30min, na comunidade do Encruzo; Dia 23/02 – sábado: Conselho Diocesano de Pastoral, às 08h30min, CEDA, em Tubarão; Encontro Paroquial de Catequistas, às 14h30min, no Centro Pastoral; Reunião diocesana do Setor Juventude, às 14h30min, na Cúria Diocesana; Missa, às 18h, na comunidade de Paulo Cruz; Missa, às 19h30min, no Balneário Arroio Corrente; Missa/Novena da Festa do Divino, às 19h, no Balneário Figueirinha; Dia 24/02 – Domingo: Missa com Batizados, às 08h, na Matriz; Missa, às 08h, na comunidade de Boa Vista; Missa, às 10h, na comunidade de Morro Bonito; Missa, às 10h30min, na comunidade de Sanga Grande Baixa; Missa, às 19h, na Matriz; Dia 25/02 - segunda-feira: Encontro dos Padres – Pastoral Presbiteral, às 09h, em Armazém; Reunião da Área IV – Movimento de Irmãos, às 20h, em Treze de Maio; Dia 26/02 - terça-feira: Reunião da Pastoral da Pessoa Idosa, às 19h30min, no Centro Pastoral; Dia 27/02 - quarta-feira: Missa, às 19h30min, na comunidade de Morro Azul;


• Folha Regional •

• JAGUARUNA / SC • SEXTA FEIRA, 22 DE FEVEREIRO DE 2013• EDIÇÃO 574

04

JAGUARUNA

Videoconferência discute investimentos em aeroportos de todo o país Jaguaruna Assessoria de Imprensa/PMJ

O prefeito de Jaguaruna, Luiz Napoli, participou na tarde da última segunda-feira, 18, em Florianópolis, na sede da Superintendência Federal do Banco do Brasil de uma videoconferência, entre o Banco do Brasil e representantes do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica. Participaram também, o secretário de Infraestrutura do Estado, Valdir Cobalchini, e os diretores da Superintendência Federal do Banco do Brasil, prefeitos e vice-prefeitos de Chapecó, Correia Pinto, Lages, Curitibanos e São Joaquim. A reunião teve como objetivo discutir investimentos federais nos aeroportos dos municípios de todo o país. As videoconferências são uma iniciativa do Governo Federal, juntamente com o Banco do Brasil para realizar obras em todos os aeródromos do país e em Santa Catarina, nas diversas cidades onde é necessária a construção ou a conclusão e ampliação dos aeroportos. Durante a reunião, os representantes das cidades que possuem

aeroportos receberam um questionário que deverá ser entregue até o dia 06 de março para a superintendência do Banco do Brasil dar o parecer. Jaguaruna é um dos municípios que já possui aeroporto com a obra concluída e o Estado irá realizar, muito em breve, as obras de alargamento da pista. Segundo Valdir Cobachini, o Estado aplaudiu a preocupação do Governo Federal e o critério de estabelecimento de uma rede de aeroportos regionais em Santa Catarina e no Brasil, no qual nesta rede está inserido o Aeroporto Regional de Jaguaruna, inclusive de todo diagnóstico que será feito pelo Banco do Brasil e pela Universidade Federal de Santa Catarina e também pelo ITA (Instituto Tecnológica da Aeronáutica), que irá mostrar as condições e as potencialidades de cada um dos aeroportos do Estado. Cobalchini afirmou que o aeroporto de Jaguaruna se constitui num dos maiores aeroportos de Santa Catarina que já está em fase avançada em relação a outros a aeroportos e com os investimentos já todos concluídos, inclusive com o projeto de alargamento da pista, projeto este que será encaminhado imediatamente ao Banco do Brasil para análise, sendo que tudo ficará

Reunião teve como objetivo discutir investimentos nos aeroportos dos municípios de todo o país

mais facilitado porque o Governo Federal não cobra mais a contrapartida do Estado, que ocorre em relação a todos os convênios e assim facilitará a obra. “Vamos contribuir para realização deste diagnóstico, iremos também sugerir obras investimentos em cada um dos aeroportos do estado, sendo que cada um tem o seu potencial

Campos Verdes inicia o ano letivo Jaguaruna Col./ EEB Campos Verdes

A EEB Campos Verdes, localizada no bairro de Campo Bom, no município de Jaguaruna, iniciou as atividades do ano letivo de 2013. A escola oferece desde o Ensino Fundamental: Anos Iniciais e Anos Finais até o Ensino Médio. Atualmente conta com 250 alunos e funciona nos três períodos: matutino, vespertino e noturno. A direção, os professores e os funcionários da instituição de ensino desejam a todos um excelente ano e, com certeza, trabalhando com responsabilidade, harmonia, parceria e muito amor faremos a diferença. A escola deixa para reflexão o pensamento de Einstein: “Tenha em mente que tudo que você aprende na escola é trabalho de muitas gerações. Receba essa herança, honre-a, acrescente a ela e, um dia, fielmente, deposite-a nas mãos de seus filhos.” (Albert Einstein).

Ano letivo na Campos Verdes iniciou na última semana

de investimento um maior do que o outro. Neste contexto inclui o aeroporto de Jaguaruna, que possui a maior pista em comprimento e ainda será alargada em mais sete metros e meio por cada lado, tendo todas as condições para se constituir no maior aeroporto do interior do Estado de Santa Catarina e um dos principais do interior

do sul do Brasil”, destacou. O secretário falou da intenção de construir um terminal de cargas. “A construção desse terminal viria agregar bastante, já que estamos às margens da BR 101, próximo do Porto de Imbituba. Com o aeroporto para passageiros e também para cargas a região tem muito a ganhar”, finalizou.


• JAGUARUNA / SC • SEXTA FEIRA, 22 DE FEVEREIRO DE 2013• EDIÇÃO 574

• Folha Regional •

05

TREZE DE MAIO

CMDCA realiza sua primeira reunião anual Treze de Maio Assessoria de Imprensa PMTM

Nesta segunda (18), foi realizada, na Câmara municipal de Treze de Maio, a primeira reunião do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA– deste ano. A presidente do Conselho, Kélcia Rechia Lima, deu abertura à reunião agradecendo a presença de todos e logo após foram feitos os procedimentos normais, como leitura da ata, objetivos do encontro, entre outros. A seguir, os conselheiros tutelares que atuam no município apresentaram o resultado de seus trabalhos no período de janeiro e fevereiro deste ano, sendo que estes ainda se dispuseram a continuar trabalhando no conselho e falaram das suas pretensões como

Jorge Cruz Pereira Diretor do Jornal Folha Regional

Campeonato à vista Atenção desportistas e presidentes de clubes de Sangão! Vem aí mais um Campeonato Municipal de Futebol Suíço, nas categorias Livre e Quarentão. O secretário de Esportes, José Antônio da Rosa, o Zezinho, comunica a todos que estão abertas as inscrições para a participação do campeonato municipal 2013. O prazo final para inscrição se encerra no dia 1º de março, data em que será feita a reunião e o anúncio do congresso técnico para os sorteios da tabela e o início do campeonato. Interessados poderão entrar em contato pelo telefone 9984-9804, ou na prefeitura (falar com o secretário).

Jaguaruna Atenção garotada da escolinha da ADJ, a associação está dando início aos treinos no campo sintético, ao lado do ginásio de esportes Nicanor Valmor Stork. Segundo o professor Tarcísio Nandi, a princípio os treinos serão nos mesmos horários do ano passado. Criançada faça um bom proveito desta atividade.

Sangão Vários assuntos foram discutidos durante a reunião do CMDCA

colaboradores no processo social que este desempenha. Kélcia também ressaltou o apoio que tem recebido da administração municipal no que se refere aos pro-

jetos e ações que são promovidos em prol da melhoria de qualidade de vida das crianças e adolescentes de Treze de Maio através do CMDCA.

Reunião em Morro das Pedras A APAE fechou um convênio com a Celesc para poder receber doações dos contribuintes sangãoenses. Quem desejar fazer sua contribuição mensalmente para a entidade deverá procurar a diretoria ou se dirigir até a sede da APAE, ao lado do módulo esportivo, e assinar a autorização para o débito automático da conta da energia elétrica. Não tem segredo, basta autorizar, e se caso quiser cancelar a contribuição, e só entrar em contato com a Celesc e pedir o cancelamento. Contribua e sinta a emoção de ajudar os apaianos. A presidente da entidade, Márcia Freccia, juntamente com Eliane e a diretora Andréia, participaram esta semana do programa Bom Dia Sangão, na Rádio Comunitária Sangão FM, e esclareceram sobre os trabalhos da entidade.

Suicídios

O presidente da Coorsel, Ivanir Vitorassi, esteve na última quarta-feira, 20, na comunidade de Morro das Pedras, em Treze de Maio, na qual se reuniu com os associados da comunidade e também da comunidade de Boa Vista. Na ocasião convidou a todos para Assembleia Geral Ordinária a realizar-se no dia 23 de março de 2013.

Três casos de suicídio e um deles acompanhado por homicídio em pouco mais de 15 dias são registrados na região. Dois em Sangão e os demais em Jaguaruna. O que leva uma pessoa a tirar a própria vida? Que sintomas a pessoa apresenta e o que se pode fazer para ajudar uma pessoa a evitar esse tipo de tragédia? Leia a matéria completa nesta edição com os profissionais, o psicólogo Luciano Passarela e o psiquiatra Alan Bússolo.


• Folha Regional •

• JAGUARUNA / SC • SEXTA FEIRA, 22 DE FEVEREIRO DE 2013• EDIÇÃO 574

6

SANGÃO

Depressão: é necessário ficar atento Sangão Redação Folha Regional

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a depressão afeta cerca de 121 milhões de pessoas em todo mundo e apenas 30% dos casos recebem um tratamento adequado. A região Sul do país é a que apresenta o maior número de suicídios. Nas últimas duas semanas, casos de suicídio deixaram a comarca de Jaguaruna chocada. Um deles, em Jaguaruna, na comunidade do Riachinho, onde um homem matou a parceira e depois tirou a própria vida, e no município de Sangão onde duas pessoas se suicidaram. Para falar sobre o assunto e com o intuito de conscientizar para a necessidade de familiares ficarem atentos a atos que indiquem que a pessoa está passando por algum distúrbio, o médico psiquiatra Alan Bússulo e o psicólogo Luciano Passarela, que trabalham na Secretaria de Saúde de Sangão, estiveram na última quarta-feira, 20, participando do programa Bom Dia Sangão, da rádio comunitária Sangão FM 87.9, que tem a apresentação de Jorge Pereira. De acordo com o psiquiatra Alan, a depressão pode ser causada por vários fatores. “A depressão não se explica unicamente como um caso mental, ela pode aparecer devido a diversos fatores, tem a genética, onde existe uma tendência na família, existe um histórico familiar favorável. Em outros a depressão

ocorre por causa da perda de uma pessoa querida, por uma mudança de estilo vida, como a perda do emprego, crises familiares, entre outros”. A depressão pode ser de três graus: leve, moderado ou grave. O humor da pessoa com depressão pode variar de dia para dia, ou segundo as circunstâncias, e pode ser acompanhado de diversos outros sintomas, como redução da energia e perda de interesse no que está ao seu redor. O número e a gravidade dos sintomas ajudam a determinar de que grau ela é. Na forma leve da doença, em geral há a presença de dois ou três dos sintomas, e a pessoa continua capaz de desempenhar suas atividades. Na moderada, são quatro ou mais sintomas e o paciente parece ter muita dificuldade para manter sua rotina. E, na grave, os muitos sintomas são angustiantes, e a ideia de suicídio é comum. Em alguns casos, o doente tem sintomas psicóticos, como alucinações. Para o psicólogo Luciano, quanto mais a família conhecer sobre depressão, mais bem preparada estará para oferecer apoio na hora em que o familiar deprimido necessitar, além disso, é fundamental que a pessoa com depressão procure ajuda profissional. “É necessário que a família encaminhe o indivíduo aos profissionais responsáveis. Que busque auxiliá-la e acompanhá-la durante o tratamento”. Felizmente, a depressão quando diagnosticada costuma responder bem ao tratamento, e quando isso acontece o paciente pode voltar a

Alan Bússulo e Luciano Passarela falaram sobre as causas da depressão e meios para combatê-la

ter uma vida normal. Fatores que podem impedir a cura: Trabalhar em excesso Combinar remédios com álcool e drogas Comportamento compulsivo Evitar sentir emoções Fatores que ajudam na cura: Permitir-se experimentar pensamentos e sentimentos livremente Expressar seus sentimentos Lembrar que o choro pode trazer um alívio Confidenciar-se com alguém de confiança Aceitar tantos os sentimentos

positivos quanto os negativos Procurar grupos de pessoas que tenham tipo o mesmo tipo de perda E principalmente procurar ajuda profissional NASF em Sangão A Secretaria da Saúde de Sangão realiza um trabalho diferenciado aos munícipes através do NASF Núcleo de Atendimento da Saúde da Família. De acordo com o médico psiquiatra Alan, todo o indivíduo pode fazer um agendamento. “Ele vai passar por uma avaliação psicológica e dependendo da condição, vai para uma consulta psiquiatra”,

ele destaca ainda que atualmente em Sangão são atendidos 300 pacientes com depressão. “Alguns deles em grupos e outros individualmente”, completa. O psicólogo Luciano lembrou que as famílias de Sangão que tiveram perdas, por conta de suicídio, estão recebendo suporte psicológico. “Nós queremos dizer que quando perdemos um paciente, ou quando sabemos de um caso onde não conseguimos ajudar, toda a equipe sofre. Nesses últimos casos que aconteceram, infelizmente não conseguimos ajudar, estamos agora tentando auxiliar os familiares a superar a perda”, finaliza.


• Folha Regional •

• JAGUARUNA / SC • SEXTA FEIRA, 22 DE FEVEREIRO DE 2013• EDIÇÃO 574

7

SANGÃO

Castilho visita Celesc de Florianópolis

LEI 642 de 28 de Janeiro de 2013. “DISPÕE SOBRE ABERTURA DE CRÉDITO ADICIONAL ESPECIAL AO ORÇAMENTO DA PREFEITURA MUNICIPAL DO EXERCÍCIO DE 2013, MEDIANTE ARRECADAÇÃO DE RECURSOS DO BADESC – AGÊNCIA DE FOMENTO DE SANTA CATARINA S/A E DA OUTRAS PROVIDÊNCIAS.” CASTILHO SILVANO VIEIRA, Prefeito Municipal de Sangão, faz saber a todos os habitantes do Município que a Câmara de Vereadores aprovou e ele sanciona a seguinte lei: Art.1º - Fica autorizado à abertura de Crédito Adicional Suplementar ao Orçamento da Prefeitura Municipal do exercício de 2013 na importância de R$ 1.993.745,44 (um milhão, novecentos e noventa e três mil, setecentos e quarenta e cinco reais e quarenta e quatro centavos), no seguinte programa: 07- SECRETARIA MUNIC. OBRAS E DESENV. URBANO 0702-DEPARTAMENTO DE OBRAS E EDIFICAÇÕES 15-URBANISMO 452-SERVIÇOS URBANOS 114-TRANSPORTE,OBRAS E ESTRADAS VICINAIS 1011- Abert., Pavimentação, Drenag. Pluvial, B. e Cons. Vias Públicas 4.0.00.00.00.00.00.00- Despesas de Capital 4.4.00.00.00.00.00.00-Investimentos 4.4.90.00.00.00.00.0.1.05-Aplicações Diretas 4.4.90.51.00.00.00.00.0.1.05 - Obras e Instalações R$ 1.993.745,44 T O T A L R$ 1.993.745,44

Visita teve por objetivo entregar ofício ao diretor técnico da Celesc na Capital

Sangão Assessoria de Imprensa PMS

O prefeito de Sangão, Castilho Silvano Vieira, e o presidente da Câmara de Vereadores, Rides José Scremim, estiveram em reunião na última segunda-feira, 18, com o diretor técnico da Celesc - Central Elétrica de

Santa Catarina, James Alberto Giacomazzi, para entregar um ofício solicitando apoio técnico para realizar a mudança dos postes na localidade de Santa Apolônia, a fim de possibilitar a concretização do asfaltamente na rua SG 100. Na reunião também estiveram presentes o gerente técnico da Agência Regional de Tubarão, Claudionor Souza dos Santos, e do chefe de gabinete do secretário do Estado da Agricultura, Leonardo Silvano.

Art.2º - De acordo com a Lei 4.320/1964, art. 43, parágrafo 1° inciso IV, serão utilizados como recursos para abertura do Credito adicional e Especial, de que trata a presente Lei, a ser operada mediante Decretos específicos, as receitas provenientes da Operação de Credito autorizada pela Lei Municipal n° 591 de 07 de julho de 2011. Parágrafo 1° - Os créditos abertos deverão corresponder à efetiva arrecadação, segundo a liberação financeira dos recursos provenientes da operação de crédito atendidos o critério disposto no caput deste artigo. Parágrafo 2º – O saldo da operação de crédito contratada por força da Lei referida no caput deste artigo que não for liberada durante o exercício, deverão ser incorporadas na previsão orçamentária do próximo exercício. Art.3º - Ficam ajustadas nos anexos do Plano Plurianual 2010/2013 – Lei Municipal nº. 533/2009 de 15 de Setembro de 2009, nos anexos da Lei de Diretrizes Orçamentárias/2013 – Lei Municipal nº. 627 de 20 agosto de 2012 e nos anexos da Lei Orçamentária Anual/2013 - Lei nº. 632 de 22 de novembro de 2012, que se fizerem necessários em função do crédito suplementar da presente Lei. Art. 4 º - Esta lei entra em vigor na data de sua publicação. Art. 5 º - Revogam-se as disposições em contrário.

Secretário de Agricultura de Sangão e AIMSC realizam reunião com BRDE Sangão Col./AIMSC de Sangão

Com o objetivo de promover o desenvolvimento das indústrias processadoras de mandioca, o secretário municipal de Agricultura de Sangão, Vandoni Sorato, juntamente com o secretário geral da AIMSC (Associação das Indústrias Processadoras de Mandioca e Derivados de Santa Catarina), Helton da Silva, se reuniu com o gerente de Planejamento do Banco Regional de Desenvolvimento Econômico (BRDE), Rogério Gomes Penetra. A reunião aconteceu na última segunda-feira, 18, na agência do BRDE em Florianópolis, tendo como pauta principal o acesso destas empresas a linhas de financiamentos com custos mais reduzidos, que possibilite a modernização no processo de produção do polvilho e da farinha de mandioca. Na oportunidade, também foi ressaltado os avanços que o setor vem desenvolvendo ao longo dos últimos anos, no que diz respeito às legislações ambientais e sanitárias, bem como as dificuldades enfrentadas devido à concorrência desigual

com outros estados da federação e ao êxodo rural. Também ficou bem claro a importância econômica e social que a cultura da mandioca proporciona aos municípios da região sul de Santa Catarina. Rogério Gomes Penetra mostrou preocupação pelo setor e se colocou à disposição no sentido de auxiliar as agroindústrias a alcançar os serviços e benefícios oferecidos pelo banco, recursos estes com juros bem mais baixos que os praticados no mercado. Nos próximos dias a AIMSC irá comunicar aos interessados nestes financiamentos sobre o que será preciso para iniciar todo o processo. Para o secretário de Agricultura, atitudes como estas são essenciais. “Atos como este promovem toda a cadeia produtiva e, contribui significativamente no crescimento da agricultura regional”, destacou. Helton da Silva Secretário Geral da AIMSC frisou o apoio que a cultura da mandioca vem recebendo nos últimos tempos no município de Sangão e o quanto ainda pode ser feito pelo setor. “Somente com a união das forças, conseguiremos agregar mais valores ao homem do campo e elevar a qualidade dos produtos oferecidos ao consumidor”, finalizou o secretário da AIMSC.

Sangão - SC, 28 de janeiro de 2013. CASTILHO SILVANO VIEIRA Prefeito Municipal Registrada e publicada nesta Secretaria de Administração e Finanças na data supra. Zenir Alberto Scremin Sec. Adm. Finanças

EDITAL DE SELEÇÃO 03/2013 Estão abertas as inscrições para a seleção de profissional para desempenhar a função de Caixa na Cooperativa de Crédito Rural com Interação Solidária de Jaguaruna – PA Sangão - SC . Os interessados devem apresentar currículo, que poderá ser enviado para o e-mail: sangao@ cresolcentral.com.br ou diretamente na sede da Cooperativa, situada na Rodovia SC 443 km 2 – Centro – CEP: 88717-000, Sangão - SC, telefone (48) 3656-0406. Serão recebidos currículos até dia 22/02/2012. São requisitos para preenchimento da vaga: 1 - Ter completado ensino médio, graduação ou estar cursando Ciências Contábeis, Agronomia, Matemática, Administração, e/ou alguma especialização na área de Gestão de Crédito Rural; 2 - Experiência na área de atendimento ao público e rotinas administrativas; 4 - Conhecimentos em informática (Windows, Word, Excel e navegadores de internet); 5 - Facilidade de comunicação e trabalho em equipe; 6 - Ter disponibilidade para viagens, treinamentos e capacitação. 7 – Residir no município de Sangão – SC O processo seletivo será coordenado pelo Departamento de Recursos Humanos da Cresol Base Sul, e compreenderá: 1. Avaliação seletiva dos currículos; 2. Avaliação de conhecimentos gerais e específicos; 3. Entrevista. Jaguaruna- SC, 01 de Fevereiro de 2013. Elias José de Souza Diretor Cresol Jaguaruna


08 FOLHA REGIONAL

• JAGUARUNA / SC • SEXTA FEIRA, 22 DE FEVERIO DE 2013• EDIÇÃO 574

Cidasc trabalha com medidas preventivas para evitar a disseminação Região Redação Folha Regional

Uma suspeita de foco de raiva na comunidade de Sanga Grande Baixa, município de Sangão, divisa com Jaguaruna, foi detectado pela Cidasc e comprovado, essa semana, se tratando realmente da doença. De acordo com o médico veterinário, Agnaldo Serafim, as medidas preventivas já estão sendo tomadas, evitando assim a propagação do vírus. “Estamos marcando reuniões para prevenir o entorno da região afetada no intuito de orientar os agropecuaristas a se prevenirem”, observa Agnaldo, que ainda alerta. “É fundamental que a comunidade, ao notar mordidas de morcegos nos animais ou notar que o animal está com comportamento estranho, informe imediatamente a Cidasc pelos telefones: 3656-0294 ou 3624-1855, que tomaremos providências cabíveis urgentes”, ressalta. O médico veterinário esteve ontem, quinta-feira, 21, participando do programa Bom Dia Sangão, na Rádio Comunitária Sangão FM,

alertando os agropecuaristas, buscando orientá-los como proceder no caso da alguma suspeita. “Estamos tomando medidas de combate ao foco, evitando a disseminação. Vamos convocar a região, próxima a este foco, para vacinar o gado”, observa. Segundo Agnaldo, estudos comprovam que o morsego transmissor pode atingir uma distância de até 10 km e para garantir a saúde dos animais é necessário um controle mais rígido. “É importante salientar que pode acontecer mais focos na região, por isso a necessidade de prevenir neste momento com a vacina”, ressalta. Agnaldo ainda orienta que o foco de raiva em bovino não tem relação com a raiva ao ciclo urbano. De acordo com o médico veterinário, todo o trabalho de orientação junto à comunidade está sendo providenciado, para isto é necessária a parceria com os agricultores. “Os agricultores são parceiros desta causa, a Cidasc sozinha não conseguiria este status que temos hoje, que é a qualidade da carne produzida aqui em nosso Estado. Lembramos que o papel da comunidade é indispensável para controle populacional do morcego transmissor”, conclui.

De acordo com o veterinário, o trabalho de orientação está sendo providenciado junto à comunidade e é necessária a parceira dos agricultores

Casa cheia no Legislativo de Treze de Maio Treze de Maio Redação Folha Regional

Indicações, críticas, elogios, discussões e aprovações de projetos, tudo acompanhado atentamente por quase 90 pessoas que foram ao Legislativo ver de perto os trabalhos dos edis trezemaienses. E não é uma única sessão que os eleitores marcam presença, casa lotada é de praxe em Treze de Maio. Para o vereador Jairo de Souza, a preocupação do cidadão deve ser motivo de satisfação para os vereadores. “Estou contente vendo a casa cheia, é motivo de alegria saber que o eleitor demonstra interesse pelo nosso município, porque é aqui que são discutidos os projetos que podem interferir diretamente na qualidade de vida das pessoas”, ressalta. Na sessão que perdurou por duas horas foram aprovados 13 projetos de lei do Executivo e mais 14 indi-

cações dos vereadores. Apenas um projeto foi votado contra pela bancada do PMDB juntamente com o PT. O presidente Rosinei Nogaredo se disse satisfeito com o andamento dos trabalhos em 2013. “Estou muito contente com a forma dos vereadores dirigirem a palavra no parlamento, fazer cobrança se faz necessário, mas sempre temos que prezar pelo bom comportamento e a harmonia neste local de trabalho, onde temos a responsabilidade de bem representar os munícipes”, ressalta. A Câmara de Vereadores de Treze de Maio tem um orçamento de, aproximadamente, oitocentos mil para 2013 e em 2012 o repasse total do Executivo foi exatamente 700 mil e 880 reais, sendo que a Câmara devolveu uma sobra das despesas com toda a logística do Legislativo de 228 mil e 979 reais, somando uma despesa total do funcionamento da Casa Legislativa trezemaiense de 471 mil e 901 reais, considerando uma das mais reduzidas da região.

Sessão da Câmara perdurou por duas horas e foram aprovados 13 projetos e 14 indicações


• JAGUARUNA / SC • SEXTA FEIRA, 22 DE FEVEREIRO DE 2013• EDIÇÃO 574

• Folha Regional •

9

SANGÃO

Lideranças de Sangão visitam gabinete do secretário de Estado

Castilho entregou ofício ao secretaráio pedindo um veículo Toyota para a Secretaria de Agricultura

Sangão Assessoria de Imprensa PMS

Em retribuição à visita feita pelo secretário de Estado da Agricultura, João Rodrigues, ao município de Sangão, o prefeito Castilho Silvano Vieira e o presidente da Câmara de Vereadores Rides José Scremim estiveram em uma reunião no gabinete do secretário, na última

terça-feira, 19, para agradecer a parceria que vem sendo prestada ao município. Na oportunidade, o prefeito Castilho entregou um ofício pedindo a disponibilidade de um veículo Toyota (usado), para agregar nas atividades realizadas pela Secretaria da Agricultura. Também um ofício solicitando especial atenção no sentido de ceder por convênio uma draga Drago-Line para dragagem do Rio Jaguaruna, no trecho que compreende o município de Sangão numa extensão de 4.675 metros lineares.

Reforma da ponte do Rio São Cristóvão Devido ao péssimo estado e desgaste na estrutura da ponte sobre o Rio São Cristóvão, a Secretaria de Obras do município de Sangão, realizou na última segunda-feira, dia 18, a reforma da referida ponte. De acordo com o secretário de Obras, Anderson de Souza, a recuperação da estrutura da ponte foi necessária para restabelecer a segurança dos usuários. “Devido ao risco de desabamento e o péssimo estado que se encontrava a ponte, a solução mais rápida foi a de reformar a ponte, melhorando o acesso e garantindo a segurança dos que ali transitam”, finalizou o secretário.

Melhorias da estrutua da ponte dará segurança

Oficina de inclusão digital

O Grupo Cultural Cru de Teatro e Boi de Mamão disponibiliza mais uma vez, através do Ponto de Cultura: “Oficina das Artes Tecendo Cultura”, as inscrições para a oficina de Inclusão Digital. As aulas de informática acontecem no Espaço Cultural Cru, e são totalmente gratuitas, tendo duração de aproximadamente quatro meses. O conteúdo lecionado vai desde conhecendo o sistema operacional a trabalhando com Word. Onde se inscrever Os interessados em realizar o curso podem comparecer no Espaço Cultural Cru, entre os dias 25 de fevereiro e 15 de março para realizar a inscrição. O horário de funcionamento do Espaço é das 8h às 12h, no período matutino, e das 13h às 17h, no horário vespertino. Maiores informações pelo fone: (48) 3624-1013, ou no Espaço Cultural Cru, Rua Ernesto Lacomb, n°32, centro, Jaguaruna (próximo ao Colégio Marechal Luz).


• Folha Regional •

• JAGUARUNA / SC • SEXTA FEIRA, 22 DE FEVEREIRO DE 2013• EDIÇÃO 574

10

MORRO DA FUMAÇA

Vistoria na Creche Estação Criança Morro da Fumaça Assessoria de Impresa/PMMF

O vice-prefeito Marci Sartor, a secretária de Educação, Lucilene Pagnan Cechinel e o secretário de Finanças, Michel Maccari, realizaram nesta semana uma vistoria no Centro de Educação Infantil, Estação Criança, em Estação Cocal. O engenheiro civil da empresa contratada para finalizar a obra, Rafael Biz, acompanhou a vistoria. Com as últimas chuvas que caíram, foi constatado sérios problemas com vazamento e inundações por falta de escoamento de água. Os problemas detectados na obra fizeram a administração municipal cobrar da empresa executora, correções e melhorias em algumas instalações que era de responsabilidade da empresa além, de contratar uma empresa terceirizada para trabalhar paralelamente no entor-

no da obra agilizando a finalização. Ao todo, estão sendo reparadas salas de aula, telhas, armação, problemas com drenagem e acabamentos em geral. Para o chefe do Executivo, o importante é disponibilizar um local com segurança para o atendimento da educação infantil. “Enquanto a creche não estiver segura e adequada, não vamos iniciar as aulas. Estamos cobrando agilidade da empresa que fez a obra”, ressaltou Maccari. A secretária Lucilene ainda informa que está à disposição dos pais para quaisquer esclarecimentos. “Queremos abrir a creche o mais rápido possível, pois já temos alunos matriculados. Estou acompanhando a obra todos os dias”, comentou a secretária. O Centro de Educação Infantil, Estação Criança, é um projeto do Governo Federal e vai atender 120 crianças de zero a cinco anos. A creche foi inaugurada na administração anterior.

Com as últimas chuvas que caíram , foram detectados vários problemas na estrutura da creche

Planta pode ser uma aliada no combate à poluição atmosférica

Recursos para projeto de esgoto sanitário

Encontro teve por objetivo propor uma parceria para a realização de um projeto de extensão

O vice-prefeito, Marci Sartor, participou de encontro, ontem, quinta-feira, 21, com a coordenação do curso de Engenharia Ambiental da Universidade do Extremo Sul Catarinense-Unesc e equipe técnica da Fundação Municipal do Meio Ambiente de Morro da Fumaça – Fumaf. Estiveram presentes na sede da Fumaf a coordenadora do curso Marta Valéria Hoffmann e a coordenadora adjunta Paula Pavei, o engenheiro sanitarista Paulo Naspolini e a Engenheira Ambiental Ana Paula Widmar. O objetivo do encontro foi pro-

por uma parceria para a realização de um projeto de extensão que tratará do uso de uma planta como bioindicador da poluição atmosférica no município. A proposta é, de além de introduzir em alguns pontos a referida planta, analisar cientificamente os resultados obtidos em um prazo aproximado de um ano. Será possível fazer também, em conjunto, um comparativo de possíveis doenças relacionadas à poluição atmosférica com a comunidade dos pontos envolvidos. De acordo com o vice-prefeito o projeto não tem custo para a

prefeitura e há interesse por parte da administração municipal. “Vamos colaborar com a estrutura e o apoio necessário para realizar este projeto no município”, falou o vice. A bióloga Ana Paula sugeriu envolver as escolas como pontos de análise. “Temos algumas escolas próximas às cerâmicas e outras, mais longe, possibilitando a comparação da poluição. Ainda podemos trabalhar o assunto junto com professores e alunos sobre meio ambiente”, destacou a bióloga. Está previsto para o mês de março o início da pesquisa.

No encontro foi apresentado o projeto e suas adequações

O prefeito Agnaldo Maccari esteve com o superintendente estadual da Funasa, Adenor Piovesan, na sede da Funasa, em Florianópolis, na terçafeira, dia 19. Acompanhado do engenheiro sanitarista, Paulo Naspolini e do consultor de projetos, Jorge Leal, o assunto em pauta foi para tratar do projeto de coleta e tratamento do esgoto doméstico do município. Morro da Fumaça poderá ser contemplado com projeto financiado pelo Governo Federal, pelo Programa de Aceleração do Crescimento – PAC 2. No encontro foi apresentado o projeto que o município já possui e suas adequações para a solicitação de um novo pleito. Este projeto prevê um impacto ambiental, pois deixa de jogar no solo o esgoto doméstico, sendo tratado em lagoas de decantação. Conforme o chefe do Executivo, até o início de abril a prefeitura vai cadastrar na Funasa o projeto. “É um projeto importantíssimo para o município e vamos unir forças em busca de recursos para realizar”, destacou Maccari.


• JAGUARUNA / SC • SEXTA FEIRA, 22 DE FEVEREIRO DE 2013• EDIÇÃO 574

• Folha Regional •

11

MORRO DA FUMAÇA

Morro da Fumaça inicia trabalhos sociais

Encontro contou com a presença de presidentes e tesoureiras dos 22 clubes de mães do município

Morro da Fumaça Assessoria de Imprensa/PMMF

A primeira dama do município, Adriana Cesconeto, acompanhada de Ana Sartor, esposa do vice-prefeito, iniciaram os trabalhos com clubes de mães em reunião realizada terça-feira, 19, na Escola Profissional Idalina Machado de Freitas. Com a participação de presidentes e tesoureiras dos 22 clubes de mães, a primeira dama falou sobre o plano de ação para este ano e os novos projetos. Conforme a nova estrutura administrativa, a Associação Feminina Fumacense de Ação Social – Affas, entidade presidida pela primeiradama, foi desativada. A decisão foi tomada para trabalhar com uma estrutura mais enxuta, contando com

o trabalho voluntário das damas que irão coordenar os clubes de mães, além de assumir as funções que seu posto exige. “Foi uma decisão discutida juntamente com prefeito, vice e advogado. Com o apoio da Ana, vamos trabalhar com a mesma responsabilidade, cumprindo nosso papel no social. Vamos acompanhar os grupos de mães, de idosos e atender a todos que nos procurarem”, destacou Adriana que falou também do apoio do prefeito Agnaldo Maccari que não pode estar presente devido reunião em Florianópolis. Segundo o vice-prefeito, o suporte financeiro será dado com a Secretaria da Família e Desenvolvimento Social. ”Essa é mais um ação do nosso choque de gestão, mantendo os serviços de qualidade e diminuindo os gastos com recursos públicos”, ressaltou Sartor. No encontro foi apresentada

palestra com Leandro Silveira, proprietário de uma das maiores distribuidoras de materiais para artesanato do Brasil, a Lalua, de Criciúma. Leandro falou sobre o projeto Paninho Amigo, que tem como objetivo desenvolver ações que valorizem a artesã e o trabalho manual, além de fazer doações dos produtos já acabados pelas mães a entidades beneficentes que prestam serviços sociais sem fins econômicos. A secretária interina da Família, Zenir B. Fontana Maragno participou do encontro. Matrículas abertas No dia 4 de abril, a coordenação dos Clubes de Mães abre as matrículas dos clubes. Interessadas devem ligar para 3434-5738 ou procurar no endereço Rua 20 de maio, ao lado da Casa da Cidadania, das 13h às 17h. Em torno de 350 mães e adolescentes, acima de 16 anos, participam dos clubes de mães.

Agnaldo Maccari participa da primeira sessão da Câmara

Agnaldo falou sobre o primeiro mês de administração

O prefeito de Morro da Fumaça, Agnaldo Maccari e o vice, Marci Sartor, participaram na última segunda-feira, 18, da primeira sessão ordinária da Câmara de Vereadores. Contando com um bom público, a sessão foi presidida pelo presidente, o vereador Ademar Bertan, que convidou o prefeito Agnaldo e o vice Marci para comporem a mesa de autoridades no plenário. Em seu discurso, Agnaldo falou sobre o primeiro mês de sua administração, dos serviços já prestados e a contenção de gastos neste início de mandato. Agnaldo também relembrou sua passagem como vereador na Casa por três mandatos. “Nossa administração vai trabalhar com transparência e estamos de portas abertas ao diálogo”, destacou o prefeito. O vice Marci, que também foi vereador por seis mandatos, ressaltou a importância na união entre o Executivo e Legislativo na busca de recursos. “Cada um de nós tem seu deputado, estadual e federal, e devemos buscar apoio financeiro com eles”, falou o vice. O vereador eleito, e atual secretário de Saúde, Miguel Zaccaron Darolt, também se fez presente na sessão.

Artesã busca parceria com a prefeitura O prefeito de Morro da Fumaça, Agnaldo Maccari, recebeu na manhã de quinta-feira, 21, a artesã Rosane Vieira, que solicitou um local para capacitação, exposição e venda de trabalhos. Há 15 anos trabalhando com artesanato, Rosane e outras companheiras trabalham em suas próprias residências. “Para nos reunir, visitamos a casa de uma por uma. O que fazemos quase ninguém conhece. Nosso grupo é de seis mulheres, mas no município tem muito mais pessoas com habilidade ao artesanato”, comentou Rosane que tomou a iniciativa de procurar a administração em busca de apoio. “Faremos um levantamento de quantas pessoas tem interesse e trazer ao prefeito”, completou a artesã. O grupo trabalha com biscuit, enfeites de decoração, bordados em geral, crochê, bijuterias, pintura em cerâmica, conchas do mar entre outros. “Vamos estudar um local e as condições para apoiar este segmento”, afirmo o chefe do Executivo.


• Folha Regional •

• JAGUARUNA / SC • SEXTA FEIRA, 22 DE FEVEREIRO DE 2013• EDIÇÃO 574

12

TREZE DE MAIO

Alunos da Rede Municipal recebem uniformes e kits escolares Treze de Maio Ass. de Imprensa/PMTM

Os estudantes da rede municipal de ensino de Treze de Maio terão agora mais um incentivo para estudar. Já na primeira semana de aula, todos os alunos receberam uniformes e kits escolares com material necessário para que possam desenvolver suas atividades curriculares. E na quinta (14), o Centro de Educação Municipal Nair Formentin Silva recebeu a visita do prefeito Clésio Bardini de Biasi, do vice Agnaldo Carara e da secretária de Municipal de Educação, Mariléia Burato de Pieri Bressan, para entregaram os kits e uniformes a alguns dos alunos do Ensino Fundamental. Cada aluno recebeu 01 camiseta, 01 calça e 01 jaqueta de agasalho e também um kit contendo: mochila, apontador, borracha, cadernos, cola, conjuntos de lápis de cor, ca-

Chefe do Executivo visitou o Centro de Educação Nair Formentin

netas esferográficas, lápis, estojo escolar, tesoura escolar, régua, entre outros. De acordo com a secretária, os kits escolares têm um papel importante na educação e socialização dos alunos. “Estamos orgulhosos em fazer parte e poder colaborar

no desenvolvimento e na construção do conhecimento dos nossos alunos, proporcionando uma educação de qualidade”, comentou Mariléia, que enalteceu o papel da administração em manter a entrega dos kits. O prefeito Clésio também salien-

Professores também recebem uniforme Com a intenção de valorizar os profissionais da educação, a Prefeitura de Treze de Maio, por meio da Secretaria de Educação, entregou um conjunto de uniforme contendo uma camiseta e uma calça de agasalho para todos os professores, bolsistas e membros da equipe técnica da rede pública municipal nesse início de ano letivo. Para o prefeito Clésio Bardini de Biasi, os uniformes representam mais uma forma de reconhecimento ao trabalho que estes servidores prestam à educação no município. “Tenho a certeza que estamos no caminho certo, que é o de educação com qualidade e para todos. Este sem dúvida é o caminho para o progresso de nossa cidade”, detalhou.

Kit entregue contém uniforme e diversos materiais escolares

tou a atenção destinada à educação no município. “Investimos com responsabilidade e seriedade na educação de nossas crianças. Este é o nosso papel como administração municipal, pois investir na educação é garantir um futuro digno para a nossa sociedade, sendo que para

este ano letivo foram investidos aproximadamente R$ 75.900,00, que irão beneficiar até 750 alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental”, disse o prefeito, que também esclareceu que os kits são mais um estímulo para os alunos se empenharem nos estudos.

Orientadores Educacionais se reúnem em Laguna

Diversos municípios participaram de formação em Laguna

Conjunto de uniformes contém camiseta e calça de agasalho

Os municípios de Treze de Maio, Morro da Fumaça e Sangão e vários outros municípios do Estado estiveram a semana toda participando da formação de orientadores em Laguna para então repassarem aos professores das suas respectivas Redes de Ensino. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um acordo formal assumido pelo Governo Federal, estados, municípios e entidades para firmar o compromisso de alfabetizar crianças até, no máximo, oito anos de idade, ao final do ciclo de alfabetização.


• JAGUARUNA / SC • SEXTA FEIRA, 22 DE FEVEREIRO DE 2013• EDIÇÃO 574

• Folha Regional •

13

TREZE DE MAIO

Prefeitura e Epagri reafirmam parceria

Convênio tem por finalidade estabelecer ações de cooperação técnica entre Epagri e município

Treze de Maio Ass. de Imprensa/PMTM

Para dar continuidade aos trabalhos de extensão rural e assistência técnica aos pequenos produtores de Treze de Maio, o prefeito do município, Clésio Bardini de Biasi e o secretário de Administração e Finanças, Ailton Ghizzo de Pieri, receberam nesta manhã de terça (19), o gerente regional da Epagri, Luiz Marcos Bora, para a renovação do convênio de cooperação técni-

ca com a Epagri. O convênio tem a finalidade de estabelecer ações básicas de cooperação técnica entre a empresa do governo estadual e o município, para execução de trabalhos de pesquisa agropecuária e de assistência técnica e extensão rural. O prefeito garantiu a renovação do contrato e total apoio à Epagri. “Estamos satisfeitos com o trabalho que a Epagri tem oferecido ao produtor rural, pois o resultado tem superado as expectativas e, juntamente com a Secretaria Municipal de Agricultura, sempre obtivemos bons resultados, pois acreditamos

na importância deste incentivo ao desenvolvermos técnicas para agregar valor às propriedades, sem esquecer o lado social e ambiental”, afirmou. De acordo com Ailton, a parceria com a Epagri disponibilizará pessoal especializado em assessoramento, material técnico e de apoio, fornecimento de cursos entre outras coisas. “O agricultor precisa incrementar sua renda, e para isso ele tem que obter o máximo de sua propriedade, tornando-se sustentável e rentável, e a partir daí obter suas expectativas de qualidade de vida no meio rural”, explicou.

Mais cinco comunidades serão beneficiadas com a coleta de lixo A administração municipal de Treze de Maio, através da secretaria de Obras, vem trabalhando com seriedade para melhorar a qualidade de vida da população, e para isso, informa aos moradores das comunidades de Rio Perdoná, Auxiliadora, Santa Cruz, Boa Vista e Morro das Pedras que o recolhimento do lixo passará a ser na primeira e terceira quinta-feira de cada mês, com início neste dia 07 de março. De acordo com o secretário municipal de Obras, Antônio Frasson Filho, para continuar mantendo este serviço, a Prefeitura pede o apoio das comunidades no sentido de destinar corretamente o lixo, como ensacar e colocar para recolhimento nos dias especificados. “A coleta apropriada do lixo auxilia na preservação do meio ambiente, diminuindo a contaminação dos solos e rios, reduzindo o desperdício de recursos naturais, e como nosso município tem uma grande vocação na agricultura, nada mais justo que preservemos os recursos que temos”, argumentou.

Filipe Ferreira Estudante - filipe.ferreira@live.com

Bons e passados costumes Em nossa sociedade muitas vezes a falta de respeito e de valores ético-morais é constante. Principalmente na juventude este mal social é predominante. Perdeu-se as palavra mágicas, a cortesia social, a solidariedade. Em comunidades menores esta correção que se faz necessária é bem mais favorável, mas em grandes centros metropolitanos o cenário é alarmante. Também nas cidades pequenas a cortesia, o bom dia, o obrigado, por favor, são elementos inexistentes. O respeito aos idosos por parte da juventude é vergonhoso. Somente uma sociedade calcada em moldes de valores sociais conseguirá obter um desenvolvimento aceitável. Somente com pessoas cientes de seu papel social na construção de um lugar melhor a sociedade começará a caminhar no sentido da harmonia. A grande maioria da juventude está abandonada, e aí se coloca a tarefa dificilíssima da educação, tanto a moral-ética, que é da família que diz respeito ao comportamento social, quanto à educação científica, da escola. Os pais precisam repensar essa transmissão de valores deles para com os filhos. Pais que frequentaram a escola tem olhar social crítico, responsável serão presentes na vida escolar e social de seu filho. Pais que ensinam valores como respeito, solidariedade, compreensão, generosidade, honestidade, ética, moral, estão construindo uma sociedade melhor. Mas este ensinamento familiar, moral-ético deve vir desde o nascimento, como apontam grandes educadores e psicopedagogos. Mas não obstante vemos pais sem tempo, que não se interessam pela vida de seus filhos, pais sem compromisso com a sociedade. Isto precisa ser mudado. Já a escola, tenta se transferir a responsabilidade dos pais, da educação social para a escola, que já está fadigada o suficiente com alunos indisciplinados e uma série de dificuldades. A sociedade deve entrar no clima de cooperação recíproca no sentido de alterar esta situação. Um mutirão social em prol de uma comunidade melhor, com uma juventude direcionada para um amanhã frutífero e desejoso. Somente com a revolução no sistema educacional e com uma revolução cultural teremos uma escola eficiente e uma família responsável de seu papel crucial na construção da sociedade desejada.

Oposição consciente A oposição é indispensável para qualquer democracia, ela é contra o governo e tem motivos de sobre para fiscalizar o Executivo no poder Legislativo. É atributo essencial de o legislador fiscalizar os atos do Executivo, sempre legislando em prol da localidade seja qual esfera for: municipal, estadual, distrital, federal. O que acontece, infelizmente, é que algumas oposições ou quadros dentro das oposições fazem mal uso de seu cargo público fazendo uma oposição não construtiva. A crítica consciente, que busca apontar os erros, mas também contribuindo com soluções é efetivamente inteligente, responsável. Mas há a oposição inflexível, que não sabe compreender, analisar. Uma oposição que deve ser banida da política, uma oposição que busca apenas a crítica sem solução, à desmoralização da situação sem levar em consideração a justiça dos fatos ocorridos. Isto acontece muito, legisladores de pensamento antigo, sem renovação e que empobrecem nossos parlamentos.

Onda Marina a caminho Marina Silva, ex-ministra do meio ambiente e ex-senadora pelo PT, depois PV, quando, ao disputar o pleito á presidência da república conseguiu atingir 20 milhões de votos aproximadamente, estava mobilizando alguns setores políticos e sociais para estruturar um novo partido. O partido já tem nome, se chama “Rede Sustentável”. Depois da derrota á presidência desfilou-se do PV e agora acha que conseguirá registrar o partido no TSE a tempo da disputa para presidência em 2014. Ela atinge muitos eleitores cansados da polarização entre PT e PSDB que optam por outro “estilo” ou tendência política. Evangélica, tem grande mobilização neste segmento, índios, minorias também tendem a apoiá-la. Prefeitura pede o apoio das comunidades de TM


• Folha Regional •

• JAGUARUNA / SC • SEXTA FEIRA, 22 DE FEVEREIRO DE 2013• EDIÇÃO 574

14

MORRO DA FUMAÇA

Empresário Ricardo Bitencourt sede entrevista ao Folha Regional Morro da Fumaça Redação Folha Regional

Estamos diante das eleições para Cermoful em Morro da Fumaça, cooperativa que abrange atendimento de distribuição de energia elétrica para seis municípios da região. Esta semana, o Jornal Folha Regional entrevistou o empresário Ricardo Tadeu Canto Bittencourt, popular Vitamina, candidato que encabeça a chapa 1. Vitamina tem 46 anos de idade, é empresário, trabalha há 30 anos em Morro da Fumaça e há 18 anos é sócio da Cermoful. É casado com Cláudia Espíndola Bittencourt e tiveram dois filhos: Flávia Espíndola Bittencourt e André Espíndola Bittencourt. Ele fala da perspectiva como presidente da Cermoful, caso eleitor for. FR – Por que o senhor quer ser presidente da Cermoful? Ricardo - Quero ser presidente da Cermoful porque a cooperativa pode continuar prestando um bom serviço às comunidades. O fato do Armando Bif não ser mais candidato significa que, inevitavelmente, a Cermoful passará por uma renovação, mas a nossa proposta é que esta renovação seja de forma responsável. O que de bom foi feito pelo seu Paulino Bif, Cláudio Vasconcelos, Tinto Bif e todos os diretores que participaram desses últimos 50 anos da Cermoful será mantido, e faremos um grande esforço para melhorar ainda mais os serviços, honrando assim o trabalho de todas as pessoas que por ali passaram. FR – Quando começou a despertar este interesse? Ricardo - Nunca fui candidato e não pretendia ser. O interesse surgiu quando fui convencido por um grande grupo de associados que a nossa candidatura se fazia neces-

sária para preservar o bom trabalho da cooperativa. Não se pode colocar interesses pessoais e políticos acima da Cermoful porque ela influencia diretamente na vida das pessoas. A nossa chapa representa a responsabilidade na gestão da cooperativa. FR – Está entre as suas promessas baixar o valor das tarifas de energia? Ricardo - Falar que vamos baixar a tarifa é uma irresponsabilidade com a cooperativa e uma tentativa de enganar as pessoas. Todos devem saber que quem controla os valores da tarifa de energia é a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). O que podemos, e vamos fazer, é adequar, por exemplo, os valores das tarifas de energia conforme as reduções concedidas pelo Governo Federal. Sou contra fazer discursos inverídicos buscando ganhar votos, a nova gestão da cooperativa tem que ter conhecimento e responsabilidade para não comprometer todo o trabalho já feito. FR – Em sua opinião, quais os investimentos necessários a serem feitos? Ricardo - Dentre várias propostas que estamos apresentando nas comunidades, destaco alguns investimentos fundamentais, como a subestação do Bairro Linha Batista. Assim, vamos conseguir atender com mais qualidade toda aquela região. Temos metas ainda como implantar o banco regulador de tensão no distrito de Estação Cocal e modernizar todas as redes de baixa e alta tensão para melhorar ainda mais a qualidade da distribuição de energia nas localidades atendidas pela Cermoful. FR – Como o senhor avalia o cooperativismo? Ricardo - O cooperativismo é um instrumento fantástico onde setores essenciais, como a distribuição de energia elétrica, são de

Em frente ao jardim da igreja matriz

Ricardo Bitencourt, popular Vitamina, é um dos candidados à presidência da Cermoful em MF

propriedade de todos os associados. É este um dos maiores diferenciais da Cermoful que faz com que a cooperativa preste um serviço tão bom, aprovado pela grande maioria das pessoas. FR – A sua chapa é formada diversas lideranças, isso não pode ter impacto negativo durante a administração? Ricardo - Pelo contrário. Reunimos várias lideranças com boa experiência que podem contribuir para darmos continuidade ao que vem sendo feito de bom na Cermoful e melhorar o que precisa. Existem pessoas sem partido político, outros de vários partidos diferentes, justamente porque não queremos que seja uma chapa com outro interesse que não seja o

bem da Cermoful e das comunidades atendidas por ela. A diversidade de lideranças é uma das nossas principais apostas para fazermos uma grande gestão. FR – Uma mensagem final para sócios e consumidores da Cermoful Ricardo - Temos visitado muitas comunidades, ouvindo as pessoas para saber o que está bom e o que precisa ser melhorado. Nessa caminhada, estamos focados no compromisso com a cooperativa acima de qualquer interesse pessoal. Ouvimos elogios de todas as formas sobre o serviço oferecido atualmente e por isso parabenizamos toda a atual diretoria da cooperativa. Somos uma chapa de renovação, que traz novas ideias para

a Cermoful. Mas não somos uma chapa que quer mudar por mudar. Nossa chapa não é a que apresenta propostas irresponsáveis que não podem ser cumpridas. Não somos aventureiros que se preocupam com ganhar o poder a qualquer custo, ainda que isso possa prejudicar a cooperativa. Nosso objetivo é manter o bom trabalho que vem sendo feito e melhorar o que ainda precisa. Você tem um grande compromisso com a Cermoful e com a sua comunidade no dia dois de março. É importante que participe, vote e escolha a chapa que pode administrar com responsabilidade a Cermoful. Agradecemos a todos os apoios que temos recebido e contamos com todos vocês para, juntos, fazermos uma Cermoful melhor a cada dia.


• Folha Regional •

• JAGUARUNA / SC • SEXTA FEIRA, 22 DE FEVEREIRO DE 2013• EDIÇÃO 574

15

JAGUARUNA

Ciretran de Jaguaruna está sem internet

Foto/João Idalêncio

Jaguaruna Redação Folha Regional

Como os serviços de internet está desligado dede o dia 6 de fevereiro, a Ciretran de Jaguaruna, está realizando o atendimento normalmente, mas com a falta do sistema a população acaba saindo no prejuízo, pois a impressão dos documentos estão sendo feitas na cidade vizinha, Tubarão. Segundo o supervisor da Ciretran em Jaguaruna, Adrio Monteiro de Souza, o problema com o sistema ocorreu porque as redes do Estado migraram para uma outra empresa. “Com a mudança ocorreu que eles entenderam que em Jaguaruna seria necessário apenas um circuito, o da delegacia, e com isso cortaram o da Ciretran”. Com esse entrave a confecção dos documentos de veículos demoram mais do que o normal. “Como a impressão é feita em Tubarão, é preciso ir até lá buscar. Vou uma vez por semana, por isso a demora para a entrega”, explica Adrio. Na tarde da última quarta-feira, 20, uma mobilização realizada por proprietários de autoescolas e des-

LEI 640 de 28 de Janeiro de 2013. Autoriza o Chefe do Poder Executivo Municipal a repassar recursos financeiros a entidade privada. CASTILHO SILVANO VIEIRA, Prefeito Municipal de Sangão, faz saber a todos os habitantes do município, que a Câmara de Vereadores aprovou e ele sanciona a seguinte lei: Art.1º - Fica o chefe do Poder Executivo Municipal autorizado a repassar recursos financeiros para ASSOCIAÇÃO DOS SERVIÇOS VOLUNTÁRIOS DE JAGUARUNA, com sede na Rod. Arno Napoli SC 442, Km 02, Encruzo, Jaguaruna-SC, inscrita no CNPJ sob o n° 09.373.045/0001-86, no valor de R$ 3.000,00(três mil reais), mensais. §. 1º. Os recursos financeiros serão utilizados para manutenção da entidade. §. 2º. O valores serão repassados mensalmente a partir da publicação desta Lei,conforme a necessidade da entidade e disponibilidade do município. Art. 2º - A entidade beneficiada no caput do artigo 1º desta lei, terá o prazo de ate 60(sessenta) dias para prestação de contas dos recursos aplicados. §.1º. A prestação de contas será efetuada mediante demonstrativo de balancete financeiro, acompanhado de documentos fiscais hábeis.

Um manifesto por parte das auto escolas foi realizado na Ciretran

pachantes da comarca de Jaguaruna foi realizada em frente à sede da Ciretran. De acordo com Márcio Muniz da Silva, proprietário da Auto Escola Jaguar, a paralização do sistema prejudica todo o trabalho realizado pela auto escola. “Hoje eu tenho aproximadamente 100 clientes e está tudo parado. Não se consegue fazer as provas de legislação, bater uma foto, pois o sistema está fora

do ar”. Márcio destaca ainda que com esse problema é necessário se deslocarem para a cidade de Tubarão, que nesta quinta-feira passada apresentou problemas no sistema. “Estamos aqui a tarde toda, mas o sistema está fora”. A informação repassada ao supervisor da Ciretran é que o sistema voltará ao normal apenas no dia primeiro de março.

§.2º . Não será permitido o repasse da parcela seguinte sem previa prestação de contas da parcela anterior. Art.3º - As despesas decorrentes desta lei, correrão por conta de dotações próprias dos orçamentos anuais vigentes. Art.4º - Esta lei entra em vigor na data de sua publicação. Art. 5º -Revogam-se as disposições em contrário. Sangao-SC, 28 de janeiro de 2013. CASTILHO SILVANO VIEIRA Prefeito Municipal Registrada e publicada nesta Secretaria de Administração e Finanças na data supra. Zenir Alberto Scremin Sec. Adm. finanças

LEI 641 de 28 de Janeiro de 2013. CONCEDE REAJUSTE AOS SALÁRIOS DA CATEGORIA FUNCIONAL DE MÉDICOS E ODONTOLOGOS REGIDOS PELA LEI COMPLEMENTAR 011/2009 DO MUNICÍPIO DE SANGÃO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

Vende-se um belo terreno com 14.08 Hectares localizado em Sanga Grande Alta, Morro Azul, 5 km da BR 101, Jaguaruna – SC, terreno possui eucalipto, pastagem e contém argila no sob solo. Apropriado para fazer um belo sitio. Valor avaliado por corretores R$ 370.000,00 Forma de pagamento a combinar.

CASTILHO SILVANO VIEIRA, Prefeito Municipal de Sangão, faz saber a todos os habitantes do município, que a Câmara de Vereadores aprovou e ele sanciona a seguinte lei: Art. 1º Fica concedido reajuste nos salários da categoria funcional de médicos e odontólogos do Município de Sangão regidos pela lei Comp. 011/2009, equivalente a 93 % (noventa e três por cento), para os Médicos e 39 %(trinta e nove por cento) para os Odontólogos, para carga horária de 40(quarenta horas) semanais de ambas as categorias funcionais. Art. 2º Esta Lei entrará em vigor na data da sua publicação, produzindo efeitos a partir de 01 de fevereiro de 2013. Art. 3º. Revogam-se as disposições em contrário. Sangão/SC, 28 de janeiro de 2013.

Vende-se um belo terreno com 115000 M² localizado na Estrada Geral Rio Rincão, Sangão – SC, constituindo uma casa de alvenaria. Apropriado para fazer um belo sitio. Valor avaliado por corretores R$ 570.000,00 Forma de pagamento a combinar.

CASTILHO SILVANO VIEIRA Prefeito Municipal Vende-se um belo terreno com 100.000.00 M² localizado em Morro Grande, BR 101, KM 359, Sangão – SC, constituindo uma casa de alvenaria e com pastagem. Apropriado para fazer um belo sitio. Valor avaliado por corretores R$ 2.500.000,00 Forma de pagamento a combinar.

Registrada e publicada nesta Secretaria de Administração e Finanças na data supra. Zenir Alberto Scremin Sec. Adm. Finanças


• Folha Regional •

• JAGUARUNA / SC • SEXTA FEIRA, 22 DE FEVEREIRO DE 2013• EDIÇÃO 574

16

REGIÃO

EPIs indispensáveis para motociclistas Região Ass. de Imprensa/ ESGA

Durante a temporada de Verão, muitos usuários da BR-101 Sul/SC vão trafegar pela rodovia utilizando motocicletas. Para garantir a segurança do piloto e do acompanhante, há equipamentos de proteção individual (EPIs) indispensáveis e obrigatórios. Mas, para que a eficácia desses equipamentos seja atingida ao máximo, os motociclistas devem ficar atentos ao uso constante e correto. Assim como o cinto de segurança nos veículos, o capacete é o principal equipamento de proteção individual para os condutores de motocicleta. O uso, além de exigido por lei, protege o condutor de fraturas na cabeça em caso de quedas. Para garantir a eficiência deste EPI, o motociclista deve usá-lo de forma correta ao colocá-lo e prende-lo. Segundo resolução 203, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), o capacete para motociclistas deve ser afixado à cabeça pela cinta jugular e engate, por debaixo do maxilar inferior. O capacete precisa estar certificado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (INMETRO), de acordo com regulamento de avaliação da conformidade por ele aprovado. Tanto o condutor da motocicleta quanto o ocupante devem usar o capacete.

O uso de luvas é importante para o motociclista, pois evita que as mãos escorreguem das manoplas. Em dias de tempo chuvoso, as luvas mantêm as mãos dos motociclistas aquecidas, além de evitar que pequenas batidas causem arranhões. As luvas protegem as mãos do condutor contra pequenos objetos que possam colidir com a motocicleta. Assim como as luvas protegem as mãos, os calcados fechados protegem os pés dos motociclistas. Eles garantem maior firmeza para o condutor ao acionar os comandos, além de proteger contra escorregões, batidas ou arranhões de pequena intensidade. Segundo o artigo 252, do Código de Trânsito Brasileiro, é obrigatório o uso de calçado que se firme nos pés e que não comprometa a utilização dos pedais. Os motociclistas podem contar ainda com os macacões impermeáveis como um dos equipamentos de proteção. Dividido em duas peças, sendo uma calça e uma jaqueta, ora de couro ou de fibras impermeáveis, o mais usual é encontrar motociclistas usando somente as jaquetas. Muitos modelos de jaqueta apresentam proteções nos cotovelos e ombros, para proteger os motociclistas de quedas leves. Segurança – Pelo tráfego intenso de veículos de grande porte, os motociclistas são vítimas mais frágeis, pois estão mais expostos, em contato direto com carros e caminhões. Mas não é somente o tráfego na rodovia que gera vítimas. Por isso,

Uso dos equipamentos protege o condutor de fraturas na cabela em caso de quedas da moto

o uso dos EPIs é fundamental para garantir a segurança do condutor e do passageiro de uma motocicleta. É preciso atentar também a forma de conduzir a motocicleta. Por ser um veículo de reduzidas dimensões, ela ocupa espaço entre os veículos ou transita pelo acostamento. Além de proibidas, essas manobras expõem o condutor a risco e acidente, pois acaba não sendo perce-

SDR Tubarão e Fundação Nova Vida entregam cadeiras de roda Região Ass./ Imprensa SDR/ Tubarão

A locomoção com mais qualidade para alguns indivíduos é um gesto limitado, por isso na tarde desta quarta-feira, 20, a SDR Tubarão, por meio da Gerência de Assistência Social e Integração de Educação Especial, e Fundação Nova Vida entregaram seis cadeiras de roda para portadores de necessidades especiais carentes. A assessora da Fundação Nova Vida, Ana Elba Amarante de Castro, explica que cada paciente recebeu de acordo com a sua deformidade. A cadeira é moldada e adaptada para cada um dos portadores. O custo normalmente varia de R$ 3mil a R$ 9 mil. “Antes a nossa aluna não tinha cadeira, esta aquisição significa

Diversas pessoas da região foram beneficiadas com cadeiras

melhor qualidade de vida para ela e para a família”, firma a assistente social do município de Treze de maio que veio acompanhar Cristiane da Silva Correa. Os beneficiados são das cidades de Tubarão, Treze de Maio, Gravatal e Jaguaruna. “Nós temos cadastros das pes-

soas carentes, portadores de necessidades especiais, que não tem condições de arcar com a aquisição de uma cadeira de roda. Entramos em contato com a Fundação Nova Vida para adquiri-las, geralmente em parceria com a APAE,” disse a gerente de Assistência Social, Manuella Wesing.

bida pelos outros motoristas. Ao tentar se proteger do trânsito, muitos motociclistas acabam trafegando pelo acostamento. Além de ocupar a faixa destinada ao uso em emergência, infringe o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Trafegar por outras vias configura infração de trânsito, passiva de notificação por infração grave, chegando a R$127,69, mais cinco pontos na

Carteira Nacional de Habilitação. Outra regulamentação do CTB indica que dirigir ou transportar em moto passageiro sem capacete ou vestimenta adequada, transportar criança menor de sete anos, fazer malabarismo ou trafegar em moto com faróis apagados é passível de multa de R$ 191,54, suspensão do direito de dirigir e recolhimento da Habilitação.


FOLHA REGIONAL 17

• JAGUARUNA / SC • SEXTA FEIRA, 22 DE FEVEREIRO DE 2013• EDIÇÃO 574

Nova diretoria da ACIRJ toma posse

Com a presença de autoridades, nova diretoria da Acirj foi empossada na noite de ontem, quinta-feira, em cerimônia realizada no Restaurante Recanto das Flores

Região Redação Folha Regional

A ACIRJ empossou na noite dessa quinta-feira, 21, a nova diretoria que estará à frente dos trabalhos da instituição pelos próximos dois anos, em cerimônia realizada no Restaurante Recanto das Flores em Jaguaruna. Com ações voltadas para unir, promover e gerar ações com o intuito de fortalecer o empresário e acelerar o desenvolvimento socioeconômico da região com geração de emprego e renda. O desenvolvimento regional tem sido uma luta constante pela associação, entre as bandeiras pleiteadas estão a duplicação da BR 101 sul, a conclusão do Aeroporto Regional e melhorias nos portos da região. Para o novo presidente, Anélcio José Daltoé, popular Bonin, a oportunidade de estar à frente de uma instituição como a ACIRJ é motivo de orgulho. “Hoje me sinto feliz e ansioso ao mesmo tempo, pela responsabilidade que assumo a frente da Acirj, uma entidade que foi sempre muito bem respeitada na região. Espero corresponder à altura dos que já passaram por essa associação.

O ex-presidente, Ruy Geraldo dos Reis Costa, aproveitou para destacar as conquistas da Associação. “Nesse tempo em que estive à frente da Acirj me senti muito realizado, pois conquistei inúmeros amigos. Obtive um título de cidadão honorífico, fruto do reconhecimento do povo. Junto com a diretoria conseguimos grandes conquistas para toda a região. Saio com a certeza do dever cumprido.” Depois de realizada a cerimônia de posse, foi oferecido um jantar de comemoração. Como surgiu a ACIRJ A ACIRJ nasceu da necessidade que os empresários do município sentiam em se organizarem e em 26 de março de 2001, a Prefeitura Municipal de Jaguaruna, através da diretoria de Indústria e Comércio, juntamente com o SEBRAE, realizaram uma reunião com os empresários do setor industrial para discutirem algumas prioridades. Foi nesta reunião que teve início os trabalhos através da criação da ACIR, Associação Comercial, Industrial e Rural, onde ficou decidido que seria realizada uma palestra de conscientização sobre as vantagens, benefícios e programas que esta entidade poderia desenvolver em favor dos

empresários e agricultores. Diversas palestras foram realizadas. No dia 03 de julho de 2001, através do Proder Consenso do SEBRAE, uma palestra foi realizada para apresentar como funciona uma Associação Comercial, Industrial e Rural. Compareceram ao evento mais de 140 pessoas. Neste mesmo dia foi constituída uma comissão provisória para formação da ACIRJ, composta por dez empresários, ficando também decidido o referido nome. No dia 31 de julho de 2001, no Centro Comunitário Maria Cândida, foi fundada a Associação Comercial, Industrial e Rural de Jaguaruna, a ACIRJ, bem como eleita sua primeira diretoria biênio 2001/2003, sendo a maioria dos diretores oriundos da comissão organizadora. Neste mesmo dia foram feitas 50 adesões de sócios fundadores. A partir de então, a ACIRJ vem trabalhando voluntariamente pelo fortalecimento do associativismo e da classe empresarial de Jaguaruna, Sangão e Treze de Maio. O primeiro presidente da ACIRJ foi o empresário Ruy Geraldo dos Reis Costa. Presidentes: Ruy Costa foi o primeiro presi-

dente e esteve à frente da ACIRJ nos anos de 2001 a 2003, 2003 a 2005, 2009 a 2010 e 2011a 2012. Juarez Joaquim Pereira de 2005 a 2006 Evaldo Ávila da Silva de 2007 a 2008 Diretoria executiva 2013 a 2014 Presidente: Anélcio José Daltoé, popular Bonin Diretor Vice-Presidente: Fábio Goulart dos Santos Diretor Administrativo e Financeiro: Arlei José Serafim Diretor de Soluções Empresariais: Evaldo Ávila da Silva Diretor de Relações Governamentais: Zairo Cabral Luiz Diretor da Regional de Sangão: Valdinei de Souza Diretor Adjunto da Regional de Sangão: Gilvani Freccia Diretor da Regional de Treze de Maio: Fernando Pacheco Diretor Adjunto da Regional de Treze de Maio: João Fontana Galdina Diretor de Assuntos da Mulher Empresária: Suzana G. Felisbino de Freitas Diretor de Assuntos do Jovem Empresário: Cloudo Rocha Diretora de Assuntos de Agricultura e Pesca: Sebastião Waldemar Porto Diretor de Assuntos de Comér-

cio: Wagner Simão Medeiros Diretor de Assuntos da Indústria: Izair Olavo Nandi Diretor de Assuntos de Pecuária: Juarez Joaquim Pereira Diretor de Assuntos de Responsabilidade Social: Victor Silva Gomes Diretor de Assuntos de Serviços: Marcial Cabral Schmitz Diretora de Assuntos de Turismo: Ermisson de Souza Pacheco Conselho deliberativo: Conselheiros: Ailton Correa da Silva Silvia Garcia Amadea R. Felisbino Edenilson Montini da Costa José Meurer Michels Roberto Brunato Freccia Carlos Eduardo de Souza Verdejo Silvano Tonetto Eraldo dos Santos Goulart Ricardo Manoel Duarte Conselho fiscal: Conselheiros: Nelsir Capra Reginaldo Cardozo Silvio Sebastião Garcia Suplentes: Claudeci Pereira Laureano Jair Januário Néviton Viana


• Folha Regional •

• JAGUARUNA / SC • SEXTA FEIRA, 22 DE FEVEREIRO DE 2013• EDIÇÃO 574

18

COCAL DO SUL

Sindicato aprova repassse de 7,97% aos professores

Sindicato se reuniu com o Executivo a fim de aprovar o aumento do salário dos professores

Cocal do Sul Assessoria de Imprensa PMCS

O prefeito de Cocal do Sul, Ademir Magagnin recebeu em seu gabinete os representantes do Sindicato dos Trabalhadores para a negociação do índice do magistério. O primeiro encontro do ano com a categoria teve avaliação positiva. O valor do reajuste será de 7,97%,

conforme determina o artigo 5º da Lei nº 11.738 que institui o piso nacional. “Nosso compromisso é com a valorização dos professores e isso nós vamos fazer. Esse índice não será repassado apenas para os profissionais que se enquadram no piso que passará de R$ 1.451,00 mil para R$ 1.567,00, mas beneficiará todos os professores da rede municipal”, destaca o prefeito. O encontro também contou com a participação da vice-prefeita,

Aninha, da secretária de Educação, Raquel Romagna Quarezemin e do contador da Prefeitura, Laércio de Costa que fez uma explanação da Lei de Responsabilidade Fiscal. Administração Municipal encaminhará nos próximos dias o projeto de Lei ao Legislativo com o índice retroativo a Janeiro deste ano. “A valorização do profissional realmente irá acontecer. O sindicato foi bem recebido e saiu satisfeito nesse primeiro momento”, concluí Aninha.

Diretores do IMG e CMG tratam sobre parcerias com o Poder Público

No encontro foi tratado sobre a educação no município

Foi com o objetivo de colocar o Instituto Maximiliano Gaidzinski (IMG) à disposição do Poder Público que os diretores do IMG (Instituto Maximiliano Gaidzinski), Celito Heizen Cardoso e do CMG (Colégio Maximiliano Gaidzinski), Vilmar Menegon Bristot foram recebidos pelo prefeito Ademir Magagnin e a vice, Aninha. Durante o encontro, eles trataram sobre a educação no município. “Uma das parcerias já firmadas com o Instituto é o curso de eletricidade predial que terá início em março e que contará ainda com o apoio do Pronatec e Governo Federal. O IMG é uma instituição de ensino referência para o Estado pela sua qualidade de ensino e a formação do cidadão como um todo. Estamos analisando também outras iniciativas que poderão ser colocadas em prática e que beneficiarão a comunidade”, ressalta Magagnin.

Planejamento das atividades líderes de grupos de mães A prefeitura de Cocal do Sul realizou o primeiro encontro do ano com as líderes dos grupos de mães do município. O planejamento anual foi o foco do encontro que foi aberto pela vice-prefeita, Cirlene Gonçalves Scarpato (Aninha) juntamente com a secretária de Saúde e Assistência Social, Sinara Crippa Milanez e a coordenadora dos grupos, Lourdete Cechinel Maccari. As atividades dos 25 grupos iniciarão no dia 11 de março com a matrícula. As mães poderão ser inscritas apenas no grupo de seu bairro e fazer parte apenas dele. Mulheres que residem no interior do município com mais de 14 anos tam-

bém poderão participar. A expectativa é atender em 2013 mais de 600 mães do município. Segundo Aninha, as técnicas que serão trabalhadas neste ano serão o rechilieu, crivo, bainha aberta, pet aplique, entre outros. “Nós iremos atuar para não oferecer apenas às mães o trivial que são as atividades manuais. Nosso diferencial será oferecer e oportunizar um conjunto de ações que vão envolver especialistas e os profissionais das diferentes áreas do município para levar motivação, tratar sobre as questões do dia a dia, prevenção, palestras, atividades físicas, passeios, entre outros”, adianta a vice-prefeita.

Atividades dos clubes de mães de Cocal iniciarão no dia 11 de março com a matrícula


• Folha Regional •

• JAGUARUNA / SC • SEXTA FEIRA, 22 DE FEVEREIRO DE 2013• EDIÇÃO 574

19

PUBLICAÇÕES INDICAÇÃO Nº 004/2013 Senhor Presidente, Senhores Vereadores, INDICAÇÃO – A vereadora abaixo assinado, indica a Secretaria de Transportes e Obras que faça o reparo da ponte pencil localizada no final da Avenida São Gabriel Arcanjo, com a revisão completa (tabuas e cabos de sustentação), e também a roçada das cabeceiras e a possível colocação de iluminação. JUSTIFICATIVA – Esta indicação se justifica pelo fato que a citada ponte vem oferecendo riscos as pessoas que a utilizam diariamente, pois possui varias tabuas quebradas e tendo em vista o grande fluxo de pessoas, esta indicação visa dar maior segurança e também melhorar a visibilidade, sabendo do potencial turístico que oferece o local, onde varias pessoas param para tirar fotos. SALA DAS SESSÕES 14 DE FEVEREIRO 2013. AUTORIA: VANDERLEIA GOMES PARTIDO: PP _________________________ VANDERLEIA GOMES VEREADORA APROVADO EM: 18 DE FEVEREIRO DE 2013 REPROVADO EM: ___________________ _____________________ IZALTINO MASIERO PRESIDENTE

INDICAÇÃO Nº 005/2013

INDICAÇÃO Nº 006/2013

Senhor Presidente, Senhores Vereadores,

Senhor Presidente,

INDICAÇÃO – A vereadora abaixo assinado, indica a Secretaria de Transportes e Obras que faça a limpeza e o areonamento na estrada e no patio da Gruta Nossa Senhora da Salete. JUSTIFICATIVA – Esta indicação se justifica, pois estamos entrando no tempo quaresmal, o que vem a aumentar consideravelmente o numero de pessoas que visitar a Gruta e com essas melhorias, dará uma melhor visibilidade do local e assim também mostra o interesse do Poder Publico em incentivar o Turismo Religioso. SALA DAS SESSÕES 14 DE FEVEREIRO 2013. AUTORIA: VANDERLEIA GOMES PARTIDO: PP _________________________ VANDERLEIA GOMES VEREADORA APROVADO EM: 18 DE FEVEREIRO DE 2013 REPROVADO EM: ___________________ ________________________ IZALTINO MASIERO PRESIDENTE

Senhores Vereadores, INDICAÇÃO – O vereador abaixo assinado, indica a Secretaria de Transportes e Obras que faça o patrolamento, areonamento, colocação e limpeza de drenagens e também uma roçada na estrada Geral Canela Grande. JUSTIFICATIVA – Esta indicação se justifica, pois a citada via esta com algumas valetas e drenagens entupidas e alguns pontos a visibilidade está comprometida devido a alta vegetação. SALA DAS SESSÕES 14 DE FEVEREIRO 2013. AUTORIA: JOÃO FELIPI PARTIDO: PMDB _________________________ JOÃO FELIPI VEREADOR APROVADO EM: 18 DE FEVEREIRO DE 2013 REPROVADO EM: ___________________ ______________________ IZALTINO MASIERO PRESIDENTE


• Folha Regional •

• JAGUARUNA / SC • SEXTA FEIRA, 22 DE FEVEREIRO DE 2013• EDIÇÃO 574

20

PEDRAS GRANDES

Abertas as inscrições para o Concurso Rainha e Princesas da VIII Festa do Vinho Goethe Pedras Grandes Assessoria de imprensa PMPG

Já estão abertas as inscrições para o concurso que vai eleger a rainha e princesas da VIII Festa do Vinho Goethe. As inscrições que elegerá as representantes da cidade durante um dos eventos mais tradicionais de Pedras Grandes Azambuja será do dia 14/02 ao dia 30/04. “As eleitas Rainha e Princesas irão auxiliar na divulgação da maior festa do município. Além de participar de toda divulgação nos meios

de comunicação e recepcionar os visitantes durante o evento, representarão nossa cidade em todas as suas esferas, sejam turísticas, culturais ou comerciais”, destacou a coordenadora da Festa, Daiani Filippi. Requisitos: Poderão participar do concurso, candidatas com idade de 15 anos a 25 anos e moradoras do município de Pedras Grandes. Inscrições: As inscrições poderão ser realizadas até o dia 30/04 no Posto de Saúde, com Marijane Felippe, pelos fones: 3659-0133/ 3659-0566 ou 9183-3766. A Festa do Vinho Goethe acontecerá nos dias 12, 13 e 14 de julho de 2013. Pedras Grandes – Azambuja espera por você!

Escola Técnica abre matrículas A Escola de Educação Profissional Técnica Vale da Uva Goethe, localizada no Distrito de Azambuja, Pedras Grandes, oferece o curso técnico em agropecuária integrado ao Ensino Médio, o qual vem ao encontro da filosofia da Febave (Fundação Barriga Verde de Orleans) em atender o homem do campo procurando fazer com que os filhos possam ajudálo durante o dia e estudar a noite, evitando assim o êxodo rural. As matrículas já estão sendo realizadas e terminam no dia 28/02/2013 e estão sendo realizadas na Escola Técnica. Documentos necessários: 1 foto 3x4, carteira de identidade, CPF, comprovante de residência, histórico completo do ensino fundamental, certidão de nascimento ou casamento, comprovante de vacina da rubéola (mulheres). Horário de atendimentos para efetuação das matrículas das 18h20min às 22h. O aluno deverá ter terminado o ensino fundamental, ser filho de agricultor ou ter residência no período de um ano no meio rural. Para maiores informações, entre em contato pelo fone (48) 3659-0573 ou pelo E-mail escolaazambuja@unibave.net, com Rita de Cassia Marcon Quarezemin - diretora da Escola e/ou Sandra Maria de Oliveira Brolese - secretária da Escola.

Escolha da rainha e princesas da edição anterior da Festa do Vinho Goethe, em Azambuja


• JAGUARUNA / SC • SEXTA FEIRA, 22 DE FEVEREIRO DE 2013• EDIÇÃO 574

• Folha Regional • 21

RESUMO DAS NOVELAS LADO A LADO Segunda-feira, 25 de fevereiro Bonifácio aceita Zé Maria como administrador da fábrica. Isabel fica triste ao saber que Zé Maria está namorando Fátima. Fernando sugere a Catarina que use Melissa para conseguir dinheiro de Edgar. Edgar avisa a Guerra que Antônio Ferreira não escreverá em seu jornal, enquanto Laura não puder assinar suas matérias. Luciano pede a Diva que revele quem é seu pai. Carlota tranca Alice no quarto. Catarina e Fernando planejam com Caniço a melhor forma de pegar Melissa na escola, sem que ninguém veja. Laura decide procurar outros jornais para publicar suas matérias. Zé Maria coloca Chico para trabalhar em seu lugar no jornal de Guerra. Albertinho fica surpreso quando Edgar apresenta Zé Maria como o novo administrador da fábrica. Melissa se surpreende ao ver Fernando no morro. Terça-feira, 26 de fevereiro Fernando leva Melissa para sua casa. Laura conta a Edgar que não conseguiu publicar sua matéria. Albertinho revela a mãe que deseja se aproximar de Elias. Edgar recebe uma carta do sequestrador de Melissa, pedindo dinheiro em troca da devolução da menina. Laura desconfia de que Catarina esteja envolvida no sequestro. Catarina diz a Laura que só devolverá Melissa em troca de dinheiro. Albertinho diz a Constância que não gosta de Esther. Zé Maria fica emocionado ao se ver nas fotos tiradas por Fátima jogando capoeira. Edgar resolve dar dinheiro para Fernando e Catarina, e exige que ambos saiam do Brasil. Luciano decide ficar longe de Diva, até ela revelar quem é seu pai. Chico flagra Gilda no carro do Albertinho. Laura tenta convencer Isabel a deixar Assunção se aproximar de Elias. Quarta-feira, 27 de fevereiro Isabel não aceita que Assunção se aproxime de Elias. Antes de partir, Catarina confessa a Laura que desviou as cartas de Portugal escritas por Edgar para ela. Laura agride Catarina e Fernando. Chico não aceita as desculpas de Albertinho pelo mal-entendido com Gilda. Umberto avisa a Constância que pode arquivar o processo da denúncia de Isabel contra ela, por uma razoável quantia. Albertinho diz a Isabel que gostaria de entrar no clube com ela e Elias pela porta da frente. Chico aceita acompanhar Isabel na ida ao clube com Albertinho. Isabel comenta com Jurema que está preocupada com a aproximação de Albertinho e de sua família. Quinta-feira, 28 de fevereiro Isabel diz a Jurema que não acredita que Albertinho sinta amor de pai por Elias. Albertinho revela a Laura que está apaixonado por Elias. Constância comenta com Luiza que encontrou um meio de afastar Laura de Isabel. A pedido de Constância, Albertinho mente para Laura, dizendo que vai viajar, e pede para a irmã levar Elias à sua casa para se despedir. Elias descobre que Constância é sua avó. Isabel rompe a amizade com Laura, depois de se sentir traída por ela. Guerra convida Laura para escrever e assinar uma matéria sobre a corrupção no judiciário. Elias fica aborrecido com Isabel por ela não permitir que ele tenha aula com Laura. Jurema apresenta Fátima a Isabel. Sexta-feira, 01 de março Isabel diz a Jurema que Fátima está interessada em Zé Maria. Constância não gosta da matéria sobre o Carnaval, escrita por Paulo Lima. Edgar observa que o promotor que decidirá se Constância será acusada faz parte da lista de nomes corruptos dada por Guerra. Laura desconfia de que a mãe tenha subornado o promotor. Constância descobre que Laura é Paulo Lima e fica desesperada ao saber que a filha vai escrever uma matéria sobre a corrupção no judiciário. Isabel e Afonso contam a Elias a verdade sobre Constância, mas o menino insiste em querer se relacionar com a avó. Constância discute com Laura na rua, tentando impedir a filha de entregar a matéria para ser publicada no jornal de Guerra.

GUERRA DOS SEXOS

SALVE JORGE

Segunda-feira, 25 de fevereiro Manoela pede para conversar com Juliana. Zenon salva Analú de um bandido. Fábio tenta falar com Felipe. Carolina diz a Nenê que entregou os recibos para Felipe. Charlô torce para que Zenon se entenda com Analú. Vânia aparece na vila para ver Ulisses. Juliana pensa na conversa que teve com Manoela. Nenê acerta o preço dos recibos com Felipe e fala para Veruska que perdeu a pasta com os documentos. Vânia e Ulisses ficam juntos. Felipe deixa com Lucilene a pasta com os recibos de Vitório. Kiko vê Nando e Roberta e arma um escândalo. Juliana pega acidentalmente a pasta com os recibos. Nenê e Charlô se interessam um pelo outro. Vânia flagra Veruska beijando Nando.

Segunda-feira, 25 de fevereiro Theo desafia Lívia, e Áurea se preocupa com o filho. Stenio se recusa a dar o endereço de Wanda para Helô. A delegada fala para Jô que vai prepará-la para uma operação policial. Lucimar avisa a Helô que Sheila a levará até o trabalho de Wanda. Helô decide acompanhá-las. Cyla questiona Morena sobre sua chegada à Turquia. Ayla desconfia de Zyah. Mustafá consola Aisha ao saber que o exame de DNA deu negativo. Sheila fica aflita ao se aproximar do trabalho de Wanda e vai embora com Lucimar. Helô vai ao escritório de Wanda e começa a fazer perguntas sobre Santiago. A vilã tenta atingir a delegada, mas não consegue. Lívia ameaça Wanda ao saber que o cerco está se fechando contra ela. Rosângela chega ao Brasil com Garcez. Aída exige que Nunes mostre a mulher que estava com ele no restaurante. Raquel consegue que Lívia patrocine Élcio. Stenio reclama por Helô ter interrogado Wanda em seu trabalho. Rosângela vai com Wanda pegar bebês para serem adotados. Zyah conta para Ayla que Mustafá comprou Morena, e Farid escuta. Celso pede desculpas para Érica por falar tanto da exmulher. Amanda flagra Antônia e Carlos em um restaurante e arma um escândalo. Leonor ajuda Isaurinha a cuidar de Arturo. Morena conta para Demir que foi traficada.

Terça-feira, 26 de fevereiro Vânia exige falar com Veruska e Nando se desespera. Kiko sobe na sacada de um prédio e Roberta se apavora. Charlô e Nenê iniciam uma conversa entrosada. Lucilene percebe que a pasta de Felipe sumiu. Vânia desconfia de Veruska. Kiko fica em perigo e implora que Nieta chame os bombeiros. Felipe sai com Carolina para comemorar a aquisição dos recibos. Vânia encontra o bilhete aéreo que Veruska usou na viagem para o Rio de Janeiro. Roberta repreende Kiko. Charlô e Nenê saem juntos. Vânia descobre que Veruska retirou o conteúdo do bagageiro de Vitório e conta para Dino. Lucilene pega a pasta de Felipe que Juliana levou para casa. Fábio pede para reatar com Juliana. Manoela convence Ciça a aceitar o relacionamento de Fábio e Juliana. Lucilene chega com a pasta em casa. Nieta fica com ciúmes de Vânia com Dino. Frô pega a pasta com os recibos. Ronaldo ignora Isadora na balada e ela fica irritada. Charlô deduz que Veruska é a espiã de Otávio na Positano. Quarta-feira, 27 de fevereiro Charlô tem uma ideia para denunciar Veruska. Isadora investe em Ronaldo. Kiko pede um beijo para Frô. Ronaldo passa a noite com Isadora. Nieta tenta convencer Dino a contar o que Vânia falou sobre Veruska. A secretária recebe um bilhete que acredita ser de Otávio e o esconde de Vânia. Charlô incentiva Analú a investir em Zenon. Nenê combina de sair com Charlô. Ulisses e Frô seguem Nando. Semíramis entrega a pasta com os recibos de Vitório para Nieta. Felipe vasculha sua sala à procura da pasta com os recibos. Nieta entrega a Nenê a pasta que pegou com Semíramis. Ronaldo briga com Isadora. Felipe vai à casa de Ulisses atrás de Lucilene. Charlô e Vânia acusam Veruska de ser a informante de Otávio. Ulisses e Frô veem Nando em uma academia de balé. Dino tenta pegar a pasta com os recibos de Nenê. Roberta se revela para Veruska. Quinta-feira, 28 de fevereiro Roberta enfrenta Veruska. Vânia afirma a Charlô que conseguirá desmascarar Carolina. Felipe culpa Lucilene pelo sumiço de sua pasta. Nenê aproveita a distração de Dino para esconder os recibos. Felipe acredita que Nando tenha roubado sua pasta. Nenê consegue enganar Nieta. Veruska conta para Roberta que foi amante de Vitório. Ulisses e Frô riem de Nando. Charlô aceita uma ideia de Vânia para a loja. Juliana lamenta não ficar com Nando. Felipe invade a casa de Roberta e a acusa a empresária e Nando de terem roubado os recibos de Vitório. Charlô se prepara para sair com Nenê. Isadora sente ciúmes de Ronaldo. Nenê desmente Felipe na frente de Roberta. Zenon reclama quando Analú pergunta por Nando em sua casa. Nenê entrega a Veruska a pasta com os recibos. Isadora vai à casa de Ronaldo. Felipe expulsa Carolina de sua casa. Sexta-feira, 01 de março Charlô culpa Otávio pelo ataque a Nenê. Felipe compra os recibos de Veruska. Nando consola Roberta. Juliana pensa em Nando e ignora Vânia. Charlô fica intrigada com um telefonema que recebe. Isadora deixa Ronaldo sozinho em uma festa. Felipe marca de entregar para Roberta os recibos que comprovam a venda da Positano. O empresário esbarra em Fábio ao sair de sua sala e troca de pasta com ele sem perceber. Nando recebe um telefonema de um novo trabalho como modelo e fica animado. Felipe entrega a pasta para Roberta e ele fica confuso quando ela começa a rir dele.

Terça-feira, 26 de fevereiro Morena fala para Demir que não pode voltar para o Brasil. Helô recebe do falso perfil de Morena a foto da boate onde ela estava presa. Waleska esconde o gato de Russo. Helô teme que Wanda fuja. Jô intensifica seu treinamento. Adam encontra Yuri. Maitê não acredita que Bianca tenha se desligado de Zyah. Todos na vila comentam que Mustafá comprou uma mulher e Farid pede para Kemal levá-la à casa de Berna. Lívia manda Russo descobrir mais informações sobre a morte de Morena. Theo é frio com Áurea depois de saber que ela foi conversar com Lívia. Cyla desconfia do jeito como Zyah trata Morena. Lívia combina com Aída de patrocinar Élcio para atingir Theo. Isaurinha conta para o filho que eles podem perder a casa onde moram por conta das dívidas. Celso se irrita com Érica por ela não poder sair do trabalho para encontrá-lo. A tenente fala para Theo que Lívia está patrocinando Élcio. Lucimar avisa a Helô que Wanda está na Estudantina. Farid exige que Mustafá tire Morena da Capadócia. Rosângela ajuda Wanda a aliciar uma menina. Morena manda outra foto da boate para Helô. Barros entrega a intimação para Wanda. Quarta-feira, 27 de fevereiro Wanda se irrita com Helô ao receber a intimação de Barros. A delegada vê a foto que Morena mandou e avisa a Ricardo. Wanda mente e pede dinheiro para Nunes. Irina afirma a Russo que não vai para o Brasil. Wanda chantageia Berna para conseguir dinheiro. Mustafá manda Murat fingir ser o pai do filho de Morena. Creusa conta para Stenio que sua patroa se encontrou com Ricardo. Helô sai com Raquel e descobre que Wanda e Djanira são a mesma pessoa. Helô corre atrás de Wanda, mas não consegue prendê-la. Wanda decide fugir para o Interior e não conta seu paradeiro para Lívia. Lucimar fica irritada de não poder processar Lívia. Delzuite procura Pescoço. Lurdinha implica com Clóvis. Zyah apresenta Murat para Morena. Passam-se dois meses. Theo perde o processo contra Lívia. A família de Zyah cuida de Morena. Quinta-feira, 28 de fevereiro Raquel conta para Lívia que ela e Helô perseguiram Wanda pelo shopping. Carlos repreende Antônia pela displicência com os negócios. Ricardo e Helô conversam sobre a boate onde Morena estava presa. Russo localiza onde supostamente Morena teria sido enterrada e avisa a Lívia. A notícia da morte de Morena é publicada nos jornais e se espalha rápido no Alemão, e todos temem pela reação de Lucimar. Helô acredita que podia ter evitado a morte de Morena. Celso induz Raissa a pedir para ficar com ele, e Isaurinha repreende a neta. Lucimar fica sabendo da notícia da morte da filha e se culpa. Demir orienta Murat a ficar perto de Morena para disfarçar melhor que os dois são um casal. Russo fala para Irina que Lívia mandou levar Wanda para a Turquia.


22

• Folha Regional •

• JAGUARUNA / SC • SEXTA FEIRA, 22 DE FEVEREIRO DE 2013• EDIÇÃO 574

O Ç A P ES

A Ç N A I R DA C

mdnvu Dicas de filmes infantis

Tinker Bell - O Segredo da Fadas Quarto filme de uma série estrelada pela famosa Sininho, Tinker Bell - O Segredo da Fadas traz a sapeca fadinha vivendo mais uma aventura. Dessa vez, como revela o título original (The Secret of Wings), a fada do verão pretende descobrir porque suas asas brilham quando ela entra no Bosque do Inverno. E como cruzar a divisa é proibido, a travessura pode ter maiores consequências, mas a danadinha parece não ligar muito. Decidida, se agasalha, invade o frio e após o contato com o Guardião da sabedoria, ela acaba conhecendo uma fada do inverno muito parecida, igualmente curiosa e também com aquele brilho nas asas. Dubladores (vozes originais)

Jesse McCartney Personagem: Terence

Mae Whitman Personagem: Sininho

Timothy Dalton Personagem: Lord Milori

Lucy Hale Personagem: Periwinkle

Megan Hilty Personagem: Rosetta

Anjelica Huston Personagem: Queen Clarion

Matt Lanter Personagem: Sled

Lucy Liu Personagem: Silvermist

COLORIR


• Folha Regional • 23

• JAGUARUNA / SC • SEXTA FEIRA, 22 DE FEVEREIRO DE 2013• EDIÇÃO 574

Soc i a i s

Rosimeri Brognoli Poetisa

CULTURA

A onda invisível do poema

s foi Maria EduarQuem completou três aninho Diana, avós, titio da. O papai Dudu, a mamãe melhor e que o e a Madri te desejam tudo de . Feliz aniverteja Papai do céu sempre te pro

Flávia completa mais uma primavera no dia 22/02. Seus familiares e am igos desejam muita paz, amor e muitas felicid ades.

Entoarei meus versos. Impregnando a quem escutar, Com leves sussurros ou belo olhar. E que a alegria seja compartilhada com quem está a sofrer. Quero que a lucidez, a esperança, Torne-nos viajantes do tempo. Arremessando o preconceito, e falsos conceitos, Com o poder de transformar e trazer... A poesia tem seu poder! Afagar com lágrimas de emoção, a cada verso. Tornando a sensibilidade sublime, e irrevogável. Compartilhar da sabedoria de quem por natureza permanece entre nós. Privilegiados, senhores do tempo, modeladas pelas ondas universais.

sário!

Que o monossílabo de cada palavra seja de importância igual. E viver hoje... Intensamente, como se amanhã não existisse. E a cada segundo transformar o grito angustiante, em aprendizado e busca. E viver um dia na alma e olhar de um poeta...

Parabéns para Gabriela Esp índola, que soprará velinhas no dia 24/02. A família Cresol deseja um feliz aniversário, saúde e sucesso. Que Deus ilumine sempre seu s caminhos.

a Galdina, popuParabéns para Pedro Fontan u mais um anilar Pedro Barraca, que festejo Recebe a homeversário na última semana. s e integrantes nagem de familiares, amigo do Movimento de Irmãos.

Zilar Scremin. De aniversário no dia 20/02 cidades, saúde e A ela desejamos muitas feli s filhos Jonas, sucesso. São os votos de seu Lucas e Luana.

Carnaval dos amigos da Rua Francisco Salgado, na praia do Arroio Corrente.

Parabéns para Dani, que nes is ma se dia 22/02 completa s um ano de vida. Seus pai Iracema e Vagner, a mana eVerônica que a estão hom itas mu nageando. Desejam felicidades e que seus sonhos sejam realizados.


24

• Folha Regional •

• JAGUARUNA / SC • SEXTA FEIRA, 22 DE FEVEREIRO DE 2013• EDIÇÃO 574

MMA pela primeira vez em Jaguaruna Jaguaruna Redação Folha Regional

Fãs do MMA de diversas regiões do Estado estiveram prestigiando o Tavares Combat, no CTG, em Riachinho, Jaguaruna, na noite do último sábado, dia 16. Na sua 5ª edição, o combate foi realizado pela primeira vez no município e competidores de várias partes Santa Catarina, inclusive do município de Jaguaruna, deram um show no octódromo. O Tavares Combat também teve a presença do argentino Nazareno Malegarie, do Bellator. O evento, promovido pelo lutador profissional Thiago Tavares, em conjunto com a Associação de Atletas Jaguarunenses e com Paulo Henrique Duarte, contou com dez lutas em diversas categorias. Atletas consagrados como Ivan Batman, do Jungle Fight e Ronaldo Felino, do RFC mostraram técnica nas lutas. De Jaguaruna participaram da competição os atletas Mikael Ramos, da academia Black Team, e Vagner Vicente, da Gracie Sul.

Curso de Informática - Tele Centro de Sangão Inscrições abertas de 18/02 a 28/02/2013 Computação básica Windows Word Power Point Excel Acesso à internet gratuito (para pesquisa) Horários: Matutino, Vespertino e Noturno. Rua 27 de Setembro - centro – Sangão -(ao lado da Mery Modas). Email: telecentrosangao@hotmail.com Telefone: (48) 3656-0401


Folha Regional - edição 574