Page 1

Paginação-ok:Layout 1

27-03-2008

9:45

Page 1

www.freebike.pt Número 01 Abril 2008 Distribuição gratuita

AS BIKES . OS ACESSÓRIOS . AS LOJAS. OS PRATICANTES. AS PROVAS . OS PASSEIOS . AS DICAS . OS USADOS

VISTA

NOVA RE

A T I U T A GR STE LEVE EPLAR EXEM

ENTREVISTA AO SELECIONADOR NACIONAL

O SONHO DE TER UM ATLETA NOS JOGOS OLÍMPICOS PAULO PAIS EXPLICA O QUE FALTA AO BTT EM PORTUGAL

MARATONA DO CENTRO

MAIS DE 600 ATLETAS PELOS TRILHOS DE LEIRIA


Paginação-ok:Layout 1

27-03-2008

9:52

Page 2

A Freebike quer ser uma revista próxima dos seus leitores e que lhes oferece, mensalmente, tudo o que passa no mundo do BTT. Aqui fazemos uma pequena apresentação do que poderá ler todos os meses, numa loja perto de si e, claro, GRÁTIS. Boas leituras...

Foto Passatempo

Como esta é uma modalidade muito activa, mensalmente daremos conta da agenda de eventos dos meses seguintes, para que esteja sempre a par do que acontece neste mundo do BTT.

E como os Bttistas estão sempre disponíveis para um bom desafio, a Freebike lançará, mensalmente, um passatempo para os “fotógrafos de ocasião”, onde, claro haverá prémios.

UMA REVISTA FEITA TAMBÉM PELOS LEITORES...

Agenda

2 FREEBIKE

Os Grupos Os grupos que regularmente fazem passeios e acompanham a competição têm aumentado. Este espaço é para eles, ondem nos podem contar as suas aventuras e desventuras.

Reporter de Ocasião Esta revista pretende ser interactiva, assim convidaremos os nossos leitores a fazerem uma reportagem (fotos e um pequeno texto) sobre uma competição ou passeio que tenham acompanhado.

Usados & Dicas Aqui também poderá colocar, gratuitamente, claro, o seu anúncio para venda da sua “bike” e acessórios. Daremos também truques e dicas para ter sempre a sua “máquina” impecável.


27-03-2008

...QUE CONTA O QUE FOI MAIS RELEVANTE

Paginação-ok:Layout 1

9:53

Page 3

Notícias A Freebike dará relevo ao que foi notícia, e a pequenas curiosidades acerca da modalidade.

Competição Iremos acompanhar as provas que ocorram durante toda a época, espalhadas pelo país.

Grandes Maratonas

...E QUE TEM TODAS AS TENDÊNCIAS DO MERCADO.

Todos os meses, as maiores maratonas a nível nacional vão ter destaque, onde se relatará tudo o que aconteceu no evento.

Entrevista A Freebike terá sempre uma entrevista ou uma reportagem que ajudará a reflectir sobre os assuntos ligados à modalidade.

MARCAS REPRESENTADAS Na lista de Marcas e Modelos de bicicletas, o nome da loja estará sempre presente juntos das marcas que representa.

Testes Para um Bttista saber quais as melhores bicicletas é fundamental, assim aqui daremos relevo a testes para dar conta qual o melhor equipamento.

FREEBIKE 3


Paginação-ok:Layout 1

27-03-2008

9:54

Page 4

PASSATEMPO

foto do mês Envie-nos as suas melhores fotografias relacionadas com o BTT e todos os meses, a mais espectacular será publicada neste espaço. Ao fim de um ano de passatempo iremos publicar novamente as fotos vencedoras, para que todos os leitores da FREEBIKE escolham a melhor do ano. Temos prémios para si. Só tem de enviar aquela foto que acha que poderá ganhar para passatempo@freebike.pt

VENCEDOR Espaço dedicado ao nome do autor da melhor foto Todos os meses escolheremos uma foto vencedora que terá o destaque neste espaço. Queira ser você o feliz contemplado e publique aqui a sua melhor foto de BTT.

4 FREEBIKE


Paginação-ok:Layout 1

27-03-2008

9:54

Page 5

EDITORIAL

Rui Fidalgo

É com muito orgulho e optimismo que escrevo neste espaço para vos apresentar este novo projecto que mais do que uma revista sobre BTT pretende ser um encontro entre os amantes deste desporto que já mobiliza milhares de pessoas, em Portugal. Já lá vão oito meses desde que começou esta ideia que aliou o meu conhecimento de há mais de dez anos como designer gráfico, com uma paixão com outros tantos anos, o BTT. Durante este período, o projecto foi-se moldando e afinando, com a ajuda de um conjunto de pessoas que se entusiasmaram tanto com a revista, quanto eu, para hoje finalmente, ver a luz do dia. E doze anos depois, desde que comecei no mundo dos jornais e revistas, vou fazer a ligação entre a imprensa e a grande paixão que tenho pelo BTT. Somos a primeira revista de BTT gratuita, em Portugal, e pretendemos chegar a todas as lojas da especialidade do país, mas a nossa preocupação serão sempre os leitores que esperamos poder cativar desde o número um. O nosso objectivo é não só divulgar a modalidade, mas também, servir de elo de ligação entre todos: Bttistas, distribuidores e marcas, com a grande ajuda das lojas que serão o nosso palco de apresentação. Esta é uma revista que fazia falta ao BTT em Portugal. Uma revista em que todos os BTTistas serão intervenientes (tanto os de competição como os ciclistas de passeios). Entre entrevistas, reportagens, testes e notícias de competição, de passeios e de produtos, todos os meses, os leitores poderão esperar uma informação actualizada e interactiva. A FREEBIKE terá um espaço de divulgação dos passeios mais “sui geniris” de Portugal e uma secção para a divulgação dos muitos grupos de BTT que existem espalhados pelo país. E ainda haverá espaço para a promoção de uma grande variedade de produtos, bem como a divulgação, pelas lojas, onde estes estarão disponíveis, além da tabela com todas as marcas, características e preços e um espaço destinado à venda de usados. Este é um projecto que não queremos que seja “estanque”, a vontade é de crescer para que lhe possamos dar, todos os meses, sempre mais e melhor e para isso está nas suas mãos enviar-nos sugestões e críticas para melhorarmos todos os dias. Para tudo isto juntamos uma equipa de grande responsabilidade, entrega e paixão pelo BTT. Isto é a FREEBIKE Bem vindos

SUMÁRIO

6

Notícias AS ÚLTIMAS NOVIDADES DO MUNDO BTT

8

Entrevista OS DESEJOS PARA 2008 DE PAULO PAIS

12

Competição XCO INÍCIO DA TAÇA DE PORTUGAL EM CASTRO MARIM

14

Competição DHI ALPORTEL RECEBE A PRIMEIRA PROVA DE DOWNHILL

16

Maratona do Centro MAIS DE 600 ATLETAS PELOS TRILHOS DE LEIRIA

18

Repórter de ocasião

FREEBIKE FREE BIKE Abril 2008, nº01 Propriedade: Gestcycle, Lda. Redação, Publicidade e Administração:

Rua Leitão de Barros nº 4 R/C 1500-384 Lisboa Tel: 210 962 595; Fax: 210 962 593 revista@freebike.pt Nº Contribuinte: 508439248

AVENTURAS EM VILA DE FRADES E SANTIAGO CONTADAS PELOS LEITORES

30

Bikes & Preços

Director: Rui Fidalgo Director Adjunto: Gonçalo Freitas Sub-Director: Ana Torres Pereira Projecto Gráfico: Filipe Fonseca

TODAS AS CARACTERÍSTICAS E PREÇOS DAS PRINCIPAIS MARCAS

Produção gráfica: Neograf, Lda. Publicidade: Tel. 210 962 595 Colaboradores: Bruno Rodrigues; Filipe Coutinho; Luís Moura; Marco Santos; Mauro Duarte;

Depósito legal nº272963/08; Publicação inscrita na Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº 125358; Publicação mensal; ISSN 1646-9453; 5.000 Expls.

FREEBIKE 5


Paginação-ok:Layout 1

27-03-2008

11:06

Page 6

NOTÍCIAS XI DUATLO DO CADAVAL

Sérgio Silva e Vanessa Fernandes vencem Sérgio Silva, atleta da Sociedade Recreativa do Camarnal e Vanessa Fernandes do Sport Lisboa e Benfica venceram individualmente, enquanto em equipas o Clube Olímpico de Oeiras foi o vencedor. O atleta do Sport Lisboa e Benfica, Bruno Pais ficou arredado do pódio no XI Duatlo do Cadaval, alcançando o quarto lugar, noticiou o “Diário XXI”. A publicação, “Beira Interior”, refere que depois do segmento inicial – quatro voltas de corrida – Sérgio Silva, Lino Barruncho e João Silva foram os primeiros a fazer a transição para o ciclismo. No “sprint” para a meta, Sérgio Silva revelou-se mais forte e venceu o XI Duatlo do Cadaval, seguido de Lino Barruncho e João Silva. A prova reuniu perto de 400 atletas na prova aberta e 32 clubes no campeonato nacional de clubes.

14 PROVAS

Alentejo organiza Trófeu em Maratonas O clube BTT “Os Chaparros”, de Santiago do Cacém, em parceria com entidades locais , vai organizar o Troféu Alentejano em BTT, um conjunto de 14 Maratonas que se realizarão entre os meses de Março e Dezembro do corrente ano, em 13 localidades no Alentejo e numa no Algarve. As provas têm em comum o horário de concentração, fixado nas 8 horas da manhã e realizam-se nas distâncias de maratona e meia maratona, nos escalões (masculinos e

femininos) de sub-23 (19 aos 22 anos), elites (23 a 29), veteranos A (30 a 36), veteranos B (37 a 42) e veteranos C (mais de 42 anos). (ver agenda nas páginas 28 e 29) Além dos prémios pecuniários parciais por cada uma das etapas do Troféu, fixados de acordo com o escalão, a organização atribui aos vencedores finais prémios nos valores de 5.000 euros para o vencedor, 3.000 euros para o segundo e 2.000 euros para o terceiro classificado.

TAÇA DE PORTUGAL

Marco Sousa e Magdalena Balana vencedores da 1ª prova nacional Os atletas Marco Sousa e Magdalena Balana venceram a primeira prova nacional de BTT, nas suas respectivas categorias, em Ponte da Barca. José Militão terminou na sétima posição da geral e levou a melhor na classe de Sub-23, enquanto Rui Torpes (Veteranos A), Pedro Brito (Veteranos B) e Carlos Cabrita (Veteranos C) venceram nas respectivas catego-

rias. Por equipas, o Team Bikezone/Scott levou a primazia nesta primeira prova da taça, batendo o CC Loulé/Loulé Concelho e o CC Évora/Évorabike. A prova de Ponte da Barca contou com 195 participantes e teve um percurso de 84 Km com um acumulado de 3.075 metros e uma altitude máxima de 1.400 metros.

CURTAS

BTT entre as eventuais provas com “risco” nos JO de Pequim

Prova da Taça de Corridas de Aventura

França e Finlândia vencem primeira prova do taça do mundo

O Comité Olímpico Internacional admite que poderá haver “algum risco” durante os Jogos Olímpicos de Pequim para os desportistas que participarão em provas de esforço ao ar livre, devido à poluição, noticiou o “Mais Futebol”. Entre as provas que correm esse risco está o ciclismo, BTT, a maratona, o triatlo e a marcha.

O Team Berg Cycles e a Sport Zone Powered by SUZUKI finalizou com sucesso a pré-época de Down Hill, ao terminar no TOP 3 da elite nacional, em Góis, que recebeu o Open Nacional 2008 da modalidade, noticiou o “Portal Radical”. Marco Fidalgo e Renato Ventura foram os 3º e 2º classificados, respectivamente.

O atleta francês, Thomas Dietsch, e Pia Sundstedt da Finlândia ganharam a primeira prova da “Mountain Bike Marathon World Cup”, nas categorias de masculinos e femininos,respectivamente. A primeira prova ocorreu em Manavgat, uma cidade da província mediterrânea da Antalya. Na corrida participaram 258 atletas.

6 FREEBIKE


Paginação-ok:Layout 1

27-03-2008

11:07

Page 7

“RANKING” DA UCI

RANKYNG UCI

Portugal melhora em todas as frentes em 2007 O BTT nacional conquistou pontos a nível internacional. O país melhorou no “ranking” Internacional da UCI (União Ciclista Internacional), em 2007, em todas as frentes. No Cross Coutry Olímpico, na categoria Homens Elite, Portugal passou de 45ª , para a 37ª posição, tendo conseguido um total de 319 pontos. No ano passado, nesta categoria, as cinco primeiras posições mantiveram-se na posse dos mesmos países em relação a 2006. Assim, a França manteve-se na primeira posição, seguindo-se a Suíça e Espanha. (ver tabela ao lado). Nas Elites Femininas de XCO, Portugal subiu dez posições tendo garantido o 29º lugar, com 510 pontos. Nesta categoria foram as atletas chinesas que garantiram o primeiro lugar do “ranking” da UCI, à semelhança do que aconteceu em 2005. Aqui, o segundo lugar ficou para os EUA e o

Cross Country Olimpico / Elites Masculinos Rank.07 Rank.06 País

terceiro para a Alemanha. Já o Canadá que partilhou o lugar cimeiro, com a China em 2006, caiu para a quarta posição. No Downhill, quer Elites Masculinos como Femininos, Portugal também melhorou no “ranking”. Em primeiro nas Elites Masculinos de DHO, o país alcançou a 16ª posição, com 635 pontos, lugar que contrasta com o 23º garantido, em 2006. Nesta categoria as primeiras posições mantiveram-se intactas, face a 2006, permanecendo a Austrália, em primeiro lugar, seguindo-se o Reino Unido e a França. Já no DHO Feminino, as atletas portuguesas conseguiram melhorar quatro posições em 2007, face ao ano anterior, tendo alcançado o 14º lugar, com 625 pontos. À semelhança das outras categorias, também no DHO Elites Femininas as posições não alteraram, estando a França, o Reino Unido e a Suíça nos lugares cimeiros.

Pontos

1º 2º 3º 4º 5º

1º 2º 3º 4º 5º

França Suíça Espanha Alemanha Bélgica

4315 3284 3047 2591 2487

37º

45º

Portugal

319

Cross Country Olimpico / Elites Femininos Rank.07 Rank.06 País

Pontos

1º 2º 3º 4º 5º

1º 2º 3º 1º 5º

China EUA Alemanha Canadá Rússia

4334 3611 3069 3062 2654

29º

39º

Portugal

510

Downhill / Elites Masculinos Rank.07 Rank.06 País

Pontos

1º 2º 3º 4º 5º

1º 2º 3º 4º 5º

Austrália Reino Unido França Espanha África do Sul

3196 2451 2084 1895 1276

16º

23º

Portugal

635

Downhill / Elites Femininos Rank.07 Rank.06 País

Pontos

1º 2º 3º 4º 5º

1º 2º 3º 4º 5º

França Rino Unido Suíça Nova Zelândia Austrália

3860 2890 2111 1974 1640

14º

18º

Portugal

625

Fonte: Union Cyclist Internacional

Trek despede-se do seu fundador Richard Burke O mundo das bicicletas está mais pobre. O fundador da Trek Bicycle Coporation, Richard Burke, deixou-nos aos 73 anos, devido a complicações cardíacas. Burke conduziu a Trek ao reconhecimento mundial, uma marca que contribuiu para as vitórias de Lance Armstrong na Volta à França, recorda a imprensa norte-americana. Armstrong venceu a primeira Volta a França, em 1999, numa Trek. “Devido a este feito, a Trek tornou-se a primeira bicicleta americana a ganhar uma Volta e a primeira a ser construída em fibra de carbono que ganhou uma prova como esta”, recordou John Bradley, editor da Outside revista especializada em bicicletas. Richard Burke, com o seu amigo Bevel Hogg, fundaram a Trek em 1976, em Waterloo. A companhia, hoje com sede em Milwaukee, conta com 1.600 colaboradores e vende para mais de cinco mil importadores em 75 países, entre os quais Portugal. A reconhecida marca produz mais de 300 modelos que podem custar desde 140 a 8.500 dólares. Na altura do lançamento da Trek eram as marcas europeias que dominavam o mercado, existindo alguns “brands” norte-americanos de luxo. Em meados da dé-

No site oficial da Trek todos os colaboradores agradecem “a excelente corrida” que Burke proporcionou nestes 32 anos.

cada de 70, o mercado das bicicletas norte-americano deu o “boom” e Richard Burke aproveitou o ambiente promissor para o negócio. No primeiro ano, a Trek produziu 805 bicicletas feitas à mão e ganhou 161 mil dólares, na época. No ano passado, de acordo com a imprensa norte-americana, a companhia produziu 1,5 milhões de bicicletas e conquistou receitas de 670 milhões de dólares. Richard Burke não era um grande atleta, mas correu em cinco Maratonas de Nova Iorque e em três Maratonas em Bóston, recorda o seu filho.

FREEBIKE 7


Paginação-ok:Layout 1

27-03-2008

11:07

Page 8

entrevista PAULO PAIS SELECIONADOR NACIONAL DE BTT

” r a h n o s e m m “Deixe Paulo Pais começou no atletismo, mas foi no BTT que chegou ao pódio. Hoje, como selecionador nacional de Bicicletas de Todo o Terreno quer levar a modalidade longe em notoriedade e em resultados. A sua aspiração é poder acompanhar um atleta aos Jogos Olímpicos e dar o seu contributo para o crescimento do desporto. Paulo Pais só pede que o deixem sonhar. RUI FIDALGO TEXTO BRUNO RODRIGUES FOTOS

8 FREEBIKE


Paginação-ok:Layout 1

27-03-2008

11:07

Quem é o Paulo Pais? Vou fazer agora 41 anos, sou uma pessoa apaixonada por esta modalidade. Durante muitos anos pratiquei atletismo e por acidente, quando treinava à beira da estrada para me preparar para a meia maratona, fui atropelado. Depois disso não me vi ficar em casa sem treinar e 10 anos depois envolvi-me de tal maneira nas bicicletas que fui campeão nacional. Para as pessoas que não acreditavam que uma pessoa que tinha uma incapacidade de 20% conseguiria fazer alguma coisa pelo desporto, eu sou a prova da luta contra. Fui seis vezes campeão regional por Lisboa, fui campeão inter-regional e isso tudo após ter havido um acidente, por isso é que eu digo: não vamos desistir de uma situação quando nos dão como perdidos, há que continuar a trabalhar diariamente e a acreditar que é possível. O Paulo Pais é uma pessoa que trabalhando, trabalhando, trabalhando conseguiu alcançar resultados que às vezes são impensáveis. Tenho lutado pela modalidade fui um dos fundadores do clube “Super Radical”, a primeira escola de ciclismo na área do BTT em Portugal, de onde já saíram alguns trunfos e que hoje tem um grande atleta a nível nacional, o Ricardo Marinheiro, um atleta com mais horizonte e que pode ser mais abrangente para ter algum resultado além fronteiras. É um atleta de selecção e que para mim é um dos desportistas desta modalidade que se eu der continuidade ao trabalho que venho a desenvolver, é capaz de ter um bom resultado em 2012, nos Jogos Olímpicos. É um atleta que está a pensar muito grande, como se deve pensar nesta modalidade.

Page 9

Como é que chegou a seleccionador? Se calhar por algum trabalho que tenho feito ao longo destes anos, as pessoas da Federação chamaram-me e eu agradeço-lhes. Estou no meu segundo ano, penso que foi do agrado de muita gente saber, penso que neste momento não há descontentamento, mas sei que numa posição destas não consigo agradar a toda a gente, tento ser o mais recto e justo possível. Sente todos os atletas empenhados para fazerem parte da selecção? Nem todos têm o mesmo espírito, alguns andam lá porque gostam da modalidade, mas se calhar não têm o espírito de sacrifício. Quais os critérios para seleccionar um atleta? Muitas vezes um atleta no início da época está muito bem e depois há uma lesão, ou duas ou três provas menos boas e, se calhar, em termos de selecção já não posso contar com ele. Tento ser o mais justo, os melhores são os que vão representar a selecção nacional, penso que o mais justo é não haver lugares cativos. Existem atletas portugueses no TOP100 europeu? Em termos de cadetes e júniores estamos ao nível dos espanhóis, a partir daí não tem havido uma continuidade, se calhar por alguma desmotivação a nível dos atletas, não vêem apoio. Ao nível do downhill foi muito bom termos a Áurea Agostinho que ficou no quarto lugar no campeonato do mundo, um lugar honroso que ajudou um pouco para que o BTT seja visto de uma outra forma, até pelo IDT, se calhar abriu algumas portas.

Já obriga a uma acção por parte das instituições? Tal e qual, quando em termos de cross aparecer um atleta a apresentar resultados internacionais, se calhar o IDT e a própria Federação vão conseguir ter uma outra força, a nível de maratona penso que conseguimos ter algum resultado. Quais as diferenças que encontra no BTT nos últimos anos? O BTT evoluiu a todo o nível, no material tem sido uma coisa bombástica, o que há em Espanha e nos EUA há em Portugal. A nível técnico tem-se trabalhado muito, a Federação tem mais cuidado em fazer formação e exigi-la. E chegou uma pessoa a Portugal que ajudou bastante que foi o professor José Luís, muito conhecedor da modalidade e que passou os seus ensinamentos. A nível de maratonas tem sido uma coisa bombástica, apesar da competição não ter crescido assim tanto. Se a modalidade cresceu tanto a nível técnico e de aceitação, o que falta ao BTT para se afirmar como uma grande modalidade? Penso que é um grande resultado internacional, se aparecer um atleta no BTT, como a Vanessa Fernandes então vai ser uma bomba. Não é fácil porque, como digo por graça, tem-se andado a brincar ao BTT. Um bom atleta a nível nacional que ganhe um campeonato e uma taça de Portugal está muito longe do nível internacional. O BTT já é uma modalidade onde se pode fazer carreira? Em Portugal é difícil, a não ser que apareça uma marca, um importador a apostar num

FREEBIKE 9


Paginação-ok:Layout 1

27-03-2008

11:07

Page 10

entrevista PAULO PAIS SELECCIONADOR NACIONAL DE BTT

ou em dois atletas, mas enquanto isso não acontecer penso que não teremos grande oportunidade de dar esse grande salto.

modalidade crescer, mas ainda não apareceu o tal resultado, quando aparecer eu penso que sim.

Isso tem a ver com a falta de patrocínios… Tal e qual. Não é possível fazer isto em part-time e atingir resultados, é como noutras modalidades.

O que é que faltou para termos um atleta selecionado para os Jogos Olímpicos? Faltou haver um conhecimento de anos atrás. Um atleta sozinho por muito bom que seja, se não tiver um conjunto de atletas a trabalharem em termos de pontuação, é muito difícil. É possível, em 2012 termos lá atletas, mas tem que se começar já a trabalhar com dois, três, quatro atletas, porque só um penso que não consegue.

Continua a ser visto como uma disciplina amadora? Neste momento não, o BTT já é modalidade olímpica e nessa medida tem que se pensar noutra dimensão, agora não é só andar a fazer a competição do fim-de-semana, andar de bicicleta com os amigos que se consegue essa situação. Quantos ciclistas de BTT são federados? Neste momento não tenho números ao certo para vos avançar, mas já são mais do que os de estrada. Mas em termos de Federação, o interesse ainda recai mais no ciclismo de estrada? A estrada tem resultados, tem o resultado do Sérgio Paulinho, tem história e no BTT a Federação tem trabalhado no sentido da

10 FREEBIKE

Em Portugal o BTT é o parente pobre do ciclismo? Não digo isso, neste momento até o vejo muito mais rico do que o ciclismo de estrada. Onde é que uma prova de estrada tem as inscrições como o BTT? Por aí se pode ver. Se falarmos de apoios não vemos isso… Nós que estamos ligados ao BTT temos que trabalhar nesse sentido para conseguirmos os apoios, porque os de estrada já fizeram por isso e continuam a fazer e as coisas também não são fáceis, as equipas profissionais também têm dificuldades. No BTT acredito

que vai haver uma empresa, uma marca, um importador a apostar. Não acha que há pouca divulgação em termos de competição? Se tivéssemos a imagem que devíamos, em termos de televisão, isso era uma grande ajuda. Às vezes há convites a jornais, a duas ou três estações de televisão e não aparece ninguém nas competições. Se tivermos mais imagem é mais fácil o retorno que os atletas podem dar aos patrocinadores. Essa informação chega aos meios? Penso que sim, quando o resultado da Áurea é um quarto lugar e chegamos ao aeroporto e não está lá ninguém da comunicação social, se fosse em estrada estaria lá alguém? Eu penso que sim, há outro peso, têm mais história. No BTT penso que as coisas podem mudar com um grande resultado. A competição está direcionada apenas para um pequeno grupo de praticantes? Se calhar para aqueles que têm um maior espírito de competição. Os das maratonas têm talvez um espírito de competição mais saudável. A competição exige muito.


Paginação-ok:Layout 1

27-03-2008

9:57

Page 11

“O que falta ao BTT para se afirmar como uma grande modalidade é um grande resultado internacional, se aparecer um atleta no BTT, como a Vanessa Fernandes então vai ser uma bomba.“

O que é que podemos esperar da competição para 2008? Mais competição, o exigir mais aos atletas que já cá estão, dando-lhes retorno. Como é que vê o aparecimento de outras vertentes do BTT como o freeride? Essas modalidades têm aparecido por arrasto, apareceu aí uma novela e as coisas tiveram um grande boom a nível nacional. Agora se vai haver continuidade da modalidade, não há muita competição nessa vertente. Mas está a crescer? Eu não tenho acompanhado muito, eu penso que sim, mas não estou por dentro destas áreas. Quais são as suas aspirações para o BTT em Portugal? Levar um atleta aos jogos olímpicos é um dos meus sonhos, dar continuidade aos sonhos de muitos atletas, eu sonho com eles, deixem-me sonhar. Se atingirmos esse objectivo vai ser um boom a nível nacional. E não é chegar aos Jogos Olímpicos por convite quando não temos nível para isso, é chegar com mérito próprio e isso consegue-se com o envolvimento de muita gente.

FREEBIKE 11


Paginação-ok:Layout 1

C

27-03-2008

11:08

Page 12

taça de portugal xco

CROSS COUNTRY

astro Marim

á t s e í a o ã ç i t e p a com

tugal de B.T.T. na r o P e d a ç ta à io em que se deu iníc scolhido para esta primeira ia d o i fo o ç r a M e 2 de try (xco). O local n u o -c s s o r c e d , no Algarve. im r a M o vertente tr s a C i fo rio nacional prova do calendá

MAURO DUARTE texto e fotos

Este circuito desenrolou-se num raio pequeno, estima-se que o ponto mais afastado da meta se situou a uns escassos 1000 metros. Para se obter um circuito com cerca de 5 km é necessário fazer muito “carrossel”, tornando-se assim num circuito desgastante para os atletas devido às muitas mudanças de ritmo. Para o público tornou-se atractivo, pois estando num único local da encosta, foi possível ver junto a nós duas ou três passagens, e mais quatro ou cinco a alguns metros. Neste início de época surgiram algumas alterações ao regulamento, neste caso a mais controversa foi a de se ter eliminado a classe Sub23, o que “empurra”

12 FREEBIKE

os atletas Sub23 directamente para o meio dos Elites mais experientes, fazendo inclusivé mais uma volta do que o habitual. E neste início da Taça de Portugal, na vertente Cross-Coutry (XCO), o tempo esteve bom para aqueles que quiseram estar presentes nesta primeira prova e de alguma forma “mau” para os atletas, muito calor e nem um pouco de vento, o que resultou num clima abafado. Nas provas de XCO da taça, as classes de competição estiveram divididas em duas classes: C1 e C2. Na parte da manhã correu a C1, Veteranos A e B, Cadetes masculios e femininos, Elite feminina e a Promoção. Às 13h a C2, Elites e Juniores. Antes do início da C1 as atenções estavam viradas para a atleta polaca, Magdalena Balana (Ciclovias), o seu andamento era des-

conhecido, mas Sandra Araújo da Bttrilhos não deu hipóteses liderando o seu escalão em todo o desenrolar da prova, mesmo tendo um problema com o desviador traseiro. Magdalena Balana garantiu a segunda posição, enquanto Isabel Caetano, da Blackjack/Cristovães ficou pelo terceiro lugar. Ao longo do circuito pudemos observar a assistência dos bombeiros com bicicletas equipadas com uma mala para intervenções rápidas, factor que ajudou a atleta Sónia Campos, pois assim que desmontou já tinha uma bombeira a tratar de si. Nos veteranos A Davide Inácio, do Grupo Desportivo Volta da Pedra, mais uma vez mostrou estar em forma, batendo todos os seus adversários. João Oliveira do S.U.Colarense/Sintra Bikes fez uma partida excelente como


Paginação-ok:Layout 1

27-03-2008

11:08

Page 13

CLASSIFICAÇÃO FINAL CLASS. TEMPO

NOME

EQUIPA BTTerra - G.D. Pedreiras

Elites Masc. 1º

02:07:40

PINTO, Luís

02:12:03

BLANCO, Sebastian

Blackjack / Cristovães

02:14:03

MARINHO, João

Team Bike Zone / Scott / A.D.A.

02:15:15

SILVA, José

Team Bike Zone / Scott / A.D.A.

02:16:46

NUNES, Rúben

Mediverde/Maxibikes/Casa P. Retorta

02:19:00

MARQUES, Davide

Grupo Desp. Volta da Pedra

02:19:43

FERREIRA, Tiago

Clube BTT Seia

02:21:46

VICENTE, Ricardo

Bicisintra

02:22:46

SOUSA, Lisandro

Freebike / BCS

10º

02:23:51

SOUSA, Bruno

Marfilpe / Alcobaça Clube de Ciclismo

Júniores Masc. 1º

01:44:01 MARINHEIRO, Ricardo

01:45:36

B. T. Trilhos

AFONSO, Diogo

Blackjack / Cristovães

01:50:32

COSTA, Mário

Mediverde/Maxibikes/Casa P. Retorta

01:52:27

OLIVEIRA, Filipe

Cef-Centro de Estudos de Fátima

01:53:27

FERREIRA, Alexandre Mediverde/Maxibikes/Casa P. Retorta

01:58:26

SOUSA, Nelson

Antarte/Santa Cruz/Bicicastro

02:05:10

PINHEIRO, Joel

Centro Ciclista Azeitonense

02:08:40

PORTELA, Ricardo

Bicisintra

1 LAP

CARVALHO, Cameron

Clube Desportivo Super Radical

10º

2 LAP

SOUSA, Vasco

Centro Ciclista Azeitonense

Promoção Masc. 1º

0:57:06

João Barreira

Bike Clube S. Brás

0:59:21

Luís Marques

BTT Terra Loulé

1:00:23

Rui Xavier

Individual

1:01:39

Diogo Laranjeiro

Cef - Centro Estudos de Fátima

1:03:09

Pedro Bento

Ribabike

1:03:09

Mário Ramos

Individual

1:05:10

Michel Custódio

Individual

1:06:26

António Ceudose

Strix Bike Team

1:10:17

João Abreu

BTT Terra Loulé

10º

1:10:20

Telmo Pereira

Casa Abílio Casa SLB de Vila Real de S. António

Cadetes Masc.

Vasco Reboucho (no canto infe rior direito), a estrear o seu novo quadro cor-de-rosa, uma cor cada vez mais utilizada entre os bttistas. Na fotograf ia de cima desta, com a atleta 357: Sónia Lopes que furou o pneu na penúltima volta, na subida mais longa do circuito . No canto superior direito está Magdalena Balana, segunda classificada nas Elites feminin as.

01:13:16

PEREIRA, André

01:13:52

GOMES, Rodrigues

B. T. Trilhos

01:13:55

FARIA, Carlos

Grupo Desportivo de Creixomil

01:14:05

ANDRUSHKIV, Tara

Casa SLB de V. Real de Santo António

01:15:42

CARVALHO, Rui F.

Individual

01:18:45

CARRILHO, Rúben

Individual

01:19:49

HARVEY, Christopher BTT Loulé/Barbot-C. Jenuino/Finibanco

01:21:33

PONTE, Marcelo

01:23:04

CEPA, Paulo

BTT Loulé/Barbot-C. Jenuino/Finibanco ADE - BTT

10º

01:26:00

RODRIGUES, Gonçalo

ACD Milharado/Intermarché/Mafra Grupo Desp. Volta da Pedra

Veteranos A 1º

01:40:34

INáCIO, Davide

01:42:33

SOUSA, António

Blackjack / Cristovães

01:43:25

VALENTE, Sérgio

Blackjack / Cristovães

01:49:05

OLIVEIRA, João

Sport União Colarense / Sintra Bike

01:49:38

SARAIVA, Vitor

ADE - BTT

01:52:10

CALADO, Hélder

Grupo Desp. Volta da Pedra Cef-Centro de Estudos de Fátima

01:52:12

ONSECA, Rui

01:55:05

ROCHA, Hugo

ADE - BTT

01:56:18

MARQUES, Hugo

Antarte/Santa Cruz/Bicicastro

10º

01:56:25

SANTOS, Nuno

Xyami / Casema / Nova Vida

Veteranos B

se pode ver na fotografia da página ao lado (dorsal 718), deixando antever uma excelente época. A C2 partiu à hora marcada e com algum calor. Luís Pinto dominou por completo nos Elites (Btterra/G.D. Pedreiras), foi um dos melhores atletas no circuito a fazer o carrossel, pois não perdia muito “balanço” das descidas nas curvas, aproveitando este para as subidas. Na categoria Promoção foi João Barreira, da Bike Clube de S. Brás, que levou a melhor, seguido de Luís Marques (BTT Terra de Loulé). Dos 55 Elites, muitos eram Sub23 de primeiro ano, uma das razões para apenas 13 terminarem na volta do vencedor. Marinheiro(Juniores), da BTT Trilhos, fez mais uma prova excelente, alcançando o primeiro lugar. No final foi um bom arranque de época.

01:28:56

SILVA, António

Blackjack / Crastovães

01:33:55

CASTELHANO, José

Marfilpe / Alcobaça Clube de Ciclismo

01:34:45

ARAúJO, João

C.S. JUM/Sanipóvoa

01:36:25

BICA, Joaquim

BTTerra - G.D. Pedreiras Antarte/Santa Cruz/Bicicastro

01:36:38

Sá, Joaquim

01:37:15

FERNANDES, Celso

Grupo Desp. Volta da Pedra

01:37:42

CORREIA, Carlos

Centro Ciclismo Loulé / Loulé Concelho BTT Loulé/Barbot-C. Jenuino/Finibanco

01:37:56

SEBASTIãO, Mário

01:39:21

SANTOS, Ronaldo

Grupo Desp. Volta da Pedra

10º

01:40:11

BRITO, Pedro

Centro Ciclismo Loulé / Loulé Concelho B. T. Trilhos

Elites Fem. 1º

01:59:52

ARAúJO, Sandra

02:00:50

BALANA, Magdalena

Individual

02:06:43

CAETANO, Isabel

Blackjack / Cristovães

02:14:22

COELHO, Irina

Freebike / BCS

02:15:10

ANASTáCIO, Catarina

Cef-Centro de Estudos de Fátima

02:23:40

VIGáRIO, Ana

Antarte/Santa Cruz/Bicicastro

1 LAP

CARPINTEIRO, Celina BTT Loulé/Barbot-C. Jenuino/Finibanco

1 LAP

BARBOSA, Joana

Mediverde/Maxibikes/Casa P. Retorta

1 LAP

MARTINS, Ana

BTT Sor-Assc. Ciclot. Cultural P. de Sor

10º

2 LAP

BOAS, Ana Vilas

BTT Matosinhos

Júniores Fem. 1º

01:51:20

PINTO, Sandra

Blackjack / Cristovães

01:57:01

BOAS, Sara V.

Antarte/Santa Cruz/Bicicastro

1 LAP

DOMINGOS, Patrícia

Clube Desportivo Super Radical

Cadetes Fem. 1º

01:36:28

01:59:53

CONCEIçãO, Susana BTT Loulé/Barbot-C. Jenuino/Finibanco SILVA, Ana

Centro Ciclista Azeitonense

02:33:46

GONçALVES, Daniela

Freebike / BCS

Fonte: Federação Portuguesa de Ciclismo / Montycirclemix

FREEBIKE 13


Paginação-ok:Layout 1

S

27-03-2008

11:09

Page 14

taça de portugal DHI

DOWNHILL

ão Brás Alportel

o ç e com E D N A R G M E

! s o t n o p e d a c s u b m e s o r i e ang

Estr

14 FREEBIKE

pequena aldeia ta s e l, te r o lp A e São Brás d abertura da Taça e d a v o r p a d o lc Algarvia, foi pa n-Hill (dhi). w o D e d l a g tu r o P de


os!

Paginação-ok:Layout 1

27-03-2008

11:09

Page 15

Ivo Ferreira (foto da esquerda) alcançou um tempo de 2.09.610. Em baixo, da TEAM Commençal/SRAM, José Leite, pelos trilhos de Alportel. Na página do lado, Gonçalo Freitas, da InfoBTT.com/Turner, chegou à 23ª posição.

MAURO DUARTE texto e fotos

São Brás de Alportel, esta pequena aldeia Algarvia, foi palco da prova de abertura da Taça de Portugal de Downhill (DH), prova esta que nos últimos anos passou por uma grande evolução quer em termos de atletas como ao nível do padock. E nesta primeira prova de DH desta época, estiveram presentes muitos atletas estrangeiros, sem esquecer a muita afluência do público atraído pelo espectáculo visual e técnico. Mesmo os atletas vêm ver as passagens uns dos outros, o que lhes permite estudar a forma como os seus adversários e amigos fazem e para tirarem ideias sobre a melhor forma de ultrapassar determinado obstáculo. Saído do local de chegada dos atletas e caminhando ao lado do percurso, chegando ao primeiro obstáculo, pudemos ver uma secção com pedras (grandes) e outras mais pequenas, mais acima

uma rampa onde se dá saltos espectaculares…mas… subitamente a poucos metros vimos uma espécie de parede! Sim para muitos de nós, parece uma parede! Era um desnível com cerca de 5 metros de altura com “degraus” em rocha talvez com 70cm, claro que não estavam alinhados, ou seja, dá trabalho a descer, mas descer é uma forma de dizer, porque o que se assistiu foi a autênticos voos!!! Ao lado tínhamos uma bancada e em frente um bar! Excelente, um bar no meio da serra! Mas continuando a seguir o circuito em sentido inverso, surgiu uma secção com lama, sendo esta numa curva e inclinada na direcção oposta à da tendência natural, o que causava alguns deslizes. Mais acima um desnível onde a atleta Áurea Agostinho da BikeZone, foi na opinião do público presente naquele local, um dos atletas com maior perfeição a saltar, talvez pela forma suave e sem barulho como aterrava. Este circuito não parou de surpreender e um

pouco mais acima estavam duas curvas com relevê bastante acentuado, ou seja, mais um grande espectáculo, e creio que para todos os atletas estes pequenos obstáculos dão um prazer enorme. Olhando para cima via-se um magnifico “road-gap” (salto sobre a estrada) e posso-lhes dizer que assisti a saltos magníficos! Fiquei com vontade de estar ali a fazer tudo isto, e posso assegurar que muitas das pessoas presentes no público também, pois ouvi muitos dizerem isso mesmo. Depois do que foi a descrição possível deste dia de provas de DH, para a Taça de Portugal, fica em baixo as classificações em todas as categorias e os respectivos tempos.

CLASSIFICAÇÃO FINAL RANK. Elites Fem.

NOME

1º BORDERES ,SOPHIE LOURDES

EQUIPA

TEMPO

RANK. 8º

NOME DEACON,Tom

EQUIPA BULL BIKES

TEMPO 2:08.980

RANK. 4º

VTT

2:40.000

SANCHEZ,Esteban

C.D.TEAM DH MOTRIL

2:09.320

NOME PINTO,Pedro

EQUIPA Grupo Desp. Volta da Pedra

TEMPO 2:20.940

FERREIRA, Daniel

Skillbikes - C. C.S

2:21.230

10º

PADILHA, Hélder

INDIVIDUAL

2:09.370

CRUZ,Rui

MCF/CCD MUNICIPIO DE SÃO

2:21.330

GONÇALVES, Rui

Grupo Desp. Volta da Pedra

2:22.370 2:23.470

AGOSTINHO, Aurea

TEAM BIKE ZONE/SCOTT/A.D

2:42.490

MICHALOGIANNAKI,MARIA

PANATHINAIKOS AC

2:48.240

SOUZA,Jullyana

INDIVIDUAL

3:07.110

BORGES,Jose

TEAM HARO SRAM

2:10.390

PATRICIO,Rodrigo

INDIVIDUAL

COSTA,Daniela

ASSOCIAÇÃO TEATRO CONS

3:12.590

HAMMAR,Tim

SPARVAGEN CF

2:11.930

Conceição, José

MCF/CCD MUNICIPIO DE SÃO

2:24.730

RODRIGUES Diana

RG/C.OPTICO DE FAFE/BIGD

3:13.370

RODRIGUES, Pedro

AUTO PORTUCALENSE/GLO

2:12.570

10º

SANTO,Pedro

Skillbikes - C. C.S

2:25.990

Juniores

MARTINS, Ana

TEAM COMMENÇAL /SRAM

3:24.920

FERREIRA, Joel

TEAM BIKE ZONE/SCOTT/A.D

2:13.990

FERREIRA,Carina

INDIVIDUAL

3:25.980

SALGUEIRO, Leandro

AVALANCHE/VITORIA DE JAN

2:16.690

ESTEVAO,Joao

J.D.FONTAINHAS

2:20.610

NAZARE,Mariana

AVALANCHE/VITORIA DE JAN

3:49.930

CORREIA, Nicolau

INDIVIDUAL

2:20.220

SALGUEIRO,Jose

AVALANCHE/VITORIA JANES

2:37.300 2:40.200

Elites Masc.

Veteranos +40

COSTA, Diogo

A D A R/OFIMOTO

2:21.060

FERREIRA,Manuel

MICF/CCD MUNICIPIO DE SÃ

WALLNER,Robin

SPARVAGEN CF

2:03.640

SILVA,Ricardo

TEAM LIBERTY SEGUROS/RU

2:23.400

MARTINS,Paulo

AVALANCHE/VITORIA JANES

2:40.870

LOUREIRO, Claudio

TEAM BIKE ZONE/SCOTT/A.D

2:05.730

MEDEIROS,Duarte

CLUBE PORTUGUES DE FRE

2:26.990

NARVAEZ ,Jesus

EXTREME BIKE NERJA C.D

2:46.390

10º

MARINHO,Luis

RG/C.OPTICO DE FAFE/BIGD

2:28.870

LOPES,Carlos

INDIVIDUAL

2:49.320

ALMEIDA, João

RG/C.OPTICO DE FAFE/BIGD

2:50.610

PEREIRA,Paulo

TEAM COMMENÇAL/SRAM

2:50.680

VENTURA, Renato

INDIVIDUAL

2:06.260

HUGO,Martins

CLUBE ANA-FARO/RENTAUT

2:06.420

POMBO, Emanuel

TEAM LIBERTY SEGUROS/RU

2:07.250

FIDALGO,Marco

INDIVIDUAL

2:07.490

SOUSA,Luis

J.D. FONTAINHAS

2:17.000

RODRIGUES,Jose

ANTRATE/SANTA CRUZ /BICI

2:50.990

DOMINGUES,Paulo

Individual

2:08.810

SILVA,Adolfo

AUTO PORTUCALENSE/GLO

2:18.850

10º

SILVESTRE,Miguel

J.D.FONTAINHAS

2:55.750

Veteranos +30 1º

SOUSA,Jose

TEAM COMMENÇAL/SRAM

2:13.080

Fonte: TTCronometragens.com

FREEBIKE 15


Paginação-ok:Layout 1

27-03-2008

9:59

Page 16

grandes maratonas

a d s o h l i r t s o pel

c o d a n o t a r a m

16 FREEBIKE


Paginação-ok:Layout 1

27-03-2008

11:10

Page 17

o r t n e oc

A Maratona do Centro recebeu mais de 600 atletas que reuniam diferentes motivações. Mas, no final, todos estavam satisfeitos com a organização, pela terceira vez, da ARDOG, pelos trilhos de Leiria. ANA TORRES PEREIRA texto BRUNO RODRIGUES fotos

A cidade de Leiria recebeu pela terceira vez a Maratona do Centro, onde mais de 600 atletas desafiaram os percursos propostos pela ARDOG- Associação Recreativa e Desportiva dos Outeiros da Gândara, organizadora do evento. Esta iniciativa tinha a aliciante de haver um “prize money” de 1.240 euros, para os 15 primeiros classificados masculinos e 10 femininos na maratona (80kms). Mas de certo que esta não foi a principal motivação da maioria que participou, pois o espírito ultrapassou muito a competição, no entanto a ambição da fazer um bom resultado não deixava de estar patente. A 15 minutos da partida já a animação era grande com a expectativa do arranque da prova. A motivação da Team ARDOG era evidente… um espírito que já tinha contagiado todos. Nesta III Maratona do Centro, a proposta era uma mini maratona de 45 quilómetros e a maratona com 81 quilómetros. E na altura do arranque, quando passavam pouco das 9h00, a concentração dos primeiros contrastava, com a descontração dos últimos, onde a motivação do passeio, por terras de Leiria, era o mote principal. Com uma envolvente de eleição, os participantes pareciam ser unânimes quanto à escolha dos trilhos. “Este ano achei a prova mais engraçada, mesmo os trilhos superaram o que aconteceu no ano passado”, adiantou Marco Sousa, vencedor da III Maratona do Centro, em declarações à FREEBIKE. Na opinião de João Correia, da Bike Team, uma das equipas que sofreu um contratempo,

devido a um pequeno acidente de um dos elementos “a última parte foi a mais difícil”, também porque teve que trazer um dos colegas “a reboque”. A organização assegurou que o grau de dificuldade técnico e físico nesta parte do pinhal fosse baixo/médio com cerca de 450 mts de altitude acumulada. Na recta final da prova, a expectativa adensou-se à medida que os primeiros atletas da mini maratona passavam a linha da meta, mas a grande ovação foi para o primeiro lugar da III Maratona do Centro, alcançado por Marco Sousa, atleta da Benebike. “Foi uma prova bastante difícil, tem que se fazer um bocado de esforço, mas é uma boa prova se soubermos gerir”, adiantou o vencedor. Marco Sousa confessou que tentou não “puxar muito”, uma vez que há uma semana tinha disputado a primeira prova da Taça de Portugal, onde garantiu também o primeiro lugar. E as ambições para a época estão claras na cabeça deste atleta, o objectivo “é tentar ficar entre os três primeiros da Taça de Portugal e tentar fazer mais passeios aqui na zona que é bastante agradável”. Em segundo lugar, na maratona ficou Sérgio Valente (Média Única) e em terceiro Ricardo Figueiredo. Na categoria feminina, Magdalena Balana (Ciclovias.com/Somafre) destacou-se das restantes. Na mini maratona, Pedro Lopes e Alexandra Ferreira (Maxigym) foram os melhores. O percurso parece ter agradado aos bttistas, pela beleza da paisagem e pelos trilhos escolhidos. E três maratonas depois a ARDOG prometeu que para o ano lá estará outra vez para repetir a prova.

O atleta da Benebike, Marco Sousa ficou em primeiro lugar (na foto em cima), seguindo-se Sérgio Valente (foto do meio) e Ricardo Figueiredo, no segundo e terceiro lugares respectivamente.

FREEBIKE 17


Paginação-ok:Layout 1

27-03-2008

9:59

Page 18

repórter de ocasião FAÇA TAMBÉM A SUA REPORTAGEM ENVIE-NOS UM MAIL, PARA LEITORES@FREEBIKE.PT, COM UMA REPORTAGEM DE UM PASSEIO DE BICICLETA QUE TENHA FEITO (TEXTO E FOTOS), OU SUGIRA-NOS ALGO QUE AINDA PENSA FAZER E VEJA A SUA REPORTAGEM PUBLICADA NA FREEBIKE.

VILA DE FRADES

Depósito sempre cheio LUÍS MOURA texto e foto

O passeio de que vos vou falar teve como palco as terras da Vidigueira, mais concretamente Vila de Frades. A organização ficou a cargo da VITIFRADES, contando com a dedicação de alguns locais que, como nós, gostam de andar de bicicleta. Pediram-me os “Vacas Velhas” (amigos de tertúlia) que fosse escrito um texto épico que exprimisse da melhor forma o magnífico e original dia que passámos. Os quatro “Vacas Velhas” partiram rumo ao Sul logo cedo e com tranquilidade chegámos mesmo a tempo. Só faltam "os de Lisboa" para abalarmos, dizia alguém em frente a uma tasca local às 09:00. E lá abalámos...

sem megafones, nem tiros, nem cronómetros! Eram 120 os ciclistas (lotação esgotada) de todos os tamanhos, feitios, idades e estilos. E tirando "os de Lisboa" só havia mais uns 40 de Almada, estes últimos chegaram num autocarro com um mega reboque de “bikes”, todos equipados a rigor e com um espírito muito maior que o próprio grupo, já de si grande! Quase todos os outros eram alentejanos e apesar desta "ROTA DAS ADEGAS" não ter sido organizada por eles, os Chaparros de Santiago do Cacém fizeram a festa e apanharam as canas (e beberam boa parte do vinho...!). Os primeiros quilómetros foram feitos a cantar, isso mesmo, todos cantaram! O dia estava bonito, com sol, mas fresco e ao chegar à primeira Adega os cortavento já não eram necessários. E foi a partir daí que co-

meçou aquele que se tornaria um passeio verdadeiramente inesquecível. E contrariando muitos que dizem que isto dos passeios de BTT já não são o que eram, que já não há passeios descontraídos nem espírito "bê-


Paginação-ok:Layout 1

27-03-2008

10:00

Page 19

têtista", que há mais de 10 anos é que era bom e coisa e tal (eu também me lembro), pois então cá vai: em Vila de Frades não fica ninguém para trás, fura um, furam todos, atrasa-se um, atrasam-se todos, mija um, mijam todos (neste passeio aliás, não é nada difícil apesar de ter sido o único até hoje em que não bebi uma gota de... água!!!). Grande espírito! Continuemos... chegámos à

primeira adega, pegámos no pequeno copo de vidro (vulgo de 3) que cada um recebeu à partida e lá vai disto. Directamente do pipo, 3 penalties de “tintol”! Com direito a umas nozes para secar a figadeira! Os Chaparros, como bons Alentejanos, assim que viam uma adega colocavam-se à frente do pelotão e gritavam: PAROU... tudo a pé!!! E o pelotão lá ìa. A custo... Mas não

pensem que não se pedalou! Pedalou-se e por um belo percurso “I must say”. Chegados ao "downhill" final (só assim apelidado, porque depois de pelo menos 1 litro e meio de vinho foi assim que nos pareceu), tudo a abrir e eu a pensar "...se cair - com o álcool a correr-me no sangue - não há-de doer-me muito..."!!! Para o ano, nós quatro estaremos lá de certeza,


Paginação-ok:Layout 1

27-03-2008

11:11

Page 20

repórter de ocasião FAÇA TAMBÉM A SUA REPORTAGEM ENVIE-NOS UM MAIL, PARA LEITORES@FREEBIKE.PT, COM UMA REPORTAGEM DE UM PASSEIO DE BICICLETA QUE TENHA FEITO (TEXTO E FOTOS), OU SUGIRA-NOS ALGO QUE AINDA PENSA FAZER E VEJA A SUA REPORTAGEM PUBLICADA NA FREEBIKE.

SANTIAGO DE COMPOSTELA

O caminho do peregrino SÍLVIO FERRAZ texto e fotos

Quando cheguei a casa, naquele dia de regresso do passeio que vos vou contar, tive logo vontade de pôr para o papel, o que foi uma das melhores experiências da minha vida. Foram oito os amigos que saíram da Sé do Porto, a 04/10/07, Sílvio Ferraz, Sílvio Barbosa, Nuno Silva, Hugo Monteiro, Ricardo Bttuga, Pedro Souto, Fernando, Mário. Depois ainda se juntaram no dia seguinte mais 16 artistas, em Ponte de Lima, perfazendo um total de 24 peregrinos a caminho de Santiago de Compostela. O primeiro grupo, com um pequeno atraso, lá saiu de Gaia em direcção à Sé do Porto, para nos encontrarmos com a malta que saia do Porto. E às 9.30 já estávamos todos prontos, com as credenciais do peregrino, devidamente carimbadas na Sé e lá fomos nós, com um destino já em mente: Ponte de Lima. Com Santiago na mente, lá foi o grupo rumando em direcção a Ponte de Lima, um caminho muito rolante, sendo percorrido maioritariamente por estrada. Eu diria que numa percentagem de 85% estrada, 15% monte. Seja como for, no final das contas, o meu conta-quilómetros marcou quase 90 km, o que não deixa de ser durinho. Pelo caminho ficaram umas sandes de rojão a acompanhar uma sopa impressionante, a 9 km de Barcelos, o que nos deu força para o resto do caminho. Neste primeiro dia e aliás em todos, o S. Pedro foi nosso amigo e brindou-nos com um clima perfeito para uma travessia, sem chuva e com uma temperatura amena. Melhor seria impossível! Chegá-

20 FREEBIKE

mos cedinho à residencial e lá fomos nós para o Arroz de Sarrabulho. No segundo dia, que de acordo com alguns foi o pior de todos, esperámos pelo resto da malta que chegou a horas e arrancámos em direcção a Pontevedra, percurso que no meu conta voltinhas deu 97 km... Sim, 97 Km, confirmado por outros e sim, nunca tinha feito nada tão extenuante na minha vida. Logo de manhã carregámos a bike à mão durante cerca de uma hora até algo chamado, a Cruz da Morte!! Bem, adorei, mas vi logo ali, o que me esperava… um longo dia. Aqui e, já com 24 marmanjos a pedalar durante quase cem km, não houve hipótese, a confusão instalou-se e com os diferentes andamentos, o grupo dividiu-se, o que até se tornou engraçado, pois fomos cruzando-nos

uns com os outros durante todo o dia. Este dia foi também, infelizmente, o dia de algumas quedas e com duas desistências, o que me entristeceu bastante. Mas apesar de tudo não me tirou o ânimo para chegar ao fim. E embora já com as pilhas no limite, lá cheguei a Pontevedra. Noite passada a roncar, o que fez com que o meu camarada fosse dormir para a casa de banho. E com as pilhas carregadas, lá fomos nós para o último dia. Aqui tivemos mais do mesmo, bom clima, companhia 5 estrelas, paisagens magníficas, trilhos melhores ainda, as boas gentes da Galiza, tudo isto nos acompanhou nos 67 km que faltavam para Santiago de Compostela. Um passeio no parque, comparado com o dia anterior. Chegados a Compostela, tudo de repente valeu a pena, uma bela cidade que acolhe muito bem os peregrinos. E assim foi, havia muito mais para contar, mas não sou muito bom com palavras e deixo isso para os meus camaradas. Um Abraço


Paginação-ok:Layout 1

27-03-2008

10:00

Page 21


Paginação-ok:Layout 1

27-03-2008

11:11

Page 22

OS GRUPOS DE BTT

MANDE-NOS A HISTÓRIA E FOTOS DO SEU GRUPO DE AMIGOS DE BTT. DE ONDE SÃO, QUEM SÃO, ONDE COSTUMAM ANDAR, QUAIS AS AVENTURAS. LEITORES@FREEBIKE.PT

OS VACAS VELHAS “Há dez anos que não falhamos um fim-de-semana”

Os Vacas Velhas são um grupo de amigos que praticam “leisure mountain bike” mais ou menos “hardcore” (depende da inspiração!), uns há 12 anos outros há 12 dias. O team foi fundado em Maio de 2006, depois de terem percebido que ao fim de tantas aventuras e kms. feitos juntos era isso mesmo que eles eram: uma equipa! Foram seis os seus fundadores e, entre os que têm pedalado com eles ao longo dos anos não será difícil reunir mais 30 ou 40 amigos... De Portugal ao Brasil. Esta “malhada” equipa tem participado de forma organizada, em alguns dos mais carismáticos passeios e maratonas e nunca foram os primeiros a chegar, mas já aconteceu um deles ter sido – orgulhosamente - o último! Mas, uma coisa é certa, nunca ninguém desistiu e com o incentivo dos colegas aprenderam a tratar as palavras “duro” e “difícil” por tu. Normalmente pedalam em Monsanto, Belas, Arrábida e Sintra, mas para rolar as pernas também gostam do circuito urbano beira rio /Linha / Guincho e colinas de Lisboa. Foi aliás em Setembro do ano pas-

22 FREEBIKE

sado, que os Vacas Velhas receberam em Lisboa os seus amigos de São Paulo. Eram 10 e trouxeram de lá as suas bicicletas, boa disposição e muita vontade de pedalar. Foram 3 dias intensos em que os Olavo Bikers ficaram a conhecer Lisboa, Sintra e Arrábida. Um grupo deste tipo tem sempre milhares de histórias inacreditáveis para contar. Esta “vacaria” tem uma coberta que dificilmente passará despercebida nos trilhos; trata-se de uma jersey branca com malhas pretas estilizadas (são mais modernas do que velhas estas Vacas...!), sobressaindo também o seu fantástico logótipo amarelo e vermelho, em formato de sinal de perigo! Se os virem passar digam-lhes olá; perdão... mmmmmuuuuuuuuu! A partir do blog “vvmbt.blogspot.com” é possível seguir os devaneios da “manada”. É verdade que nem sempre se fala de bicicletas, mas para eles a vida não é só pedalar... os vacas praticam ski, snowboard, surf e atletismo, viajam, saem à noite, vão a concertos e têm muita e boa onda.

O blogue dos “vacas”

O blogue dos “Vacas Velhas” é relativamente recente, mas é neste “diário online” que o grupo conta as suas aventuras pelo país em cima da sua “bike”. Desde a história do grupo, aos passeios por onde andaram, em www.vvmbt.blogspot.com poderá encontrar de quase tudo.


Paginação-ok:Layout 1

27-03-2008

10:01

Page 23

Há quem pense que o BTT é só para alguns…


Paginação-ok:Layout 1

27-03-2008

10:01

Page 24

MONTRA DE PRODUTOS

OS PRODUTOS APRESENTADOS BEM COMO OS PREÇOS SÃO DA INTEIRA RESPONSABILIDADE DAS LOJAS ASSINALADAS. ESTAS PROMOÇÕES ESTÃO EM VIGOR APENAS DURANTE O MÊS A QUE SE REFERE A REVISTA E ESTÃO LIMITADAS AO STOCK EXISTENTE. AS MORADAS E OS CONTACTOS DE TODAS AS LOJAS REFERÊNCIADAS PODEM SER ENCONTRADOS NA PÁGINA 26.

Bicicleta Dahon Bicicleta dobrável, Quadro em aluminio, Roda 20'', Amortecedor à frente e atrás

999,00€

Pack de 2 pneus Hutchinson Piranha 26x2.0 Tubeless Light + Protect’air + Fast’air

WITHOUT STRESS

69,95€

52,95€ AMAZING BIKES

Jersey e Calção Maia Milaneza

98,40€

Quadro Goka MTB Alpine

45,00€

175,00€

3BIKE

157,50€ BICIPORTO

Sigma Powerled Black Pro

139,30€

125,00€ LOJA DAS BICICLETAS

Capacete Giro Xen

150,00€

120,00€ AVALANCHE

24 FREEBIKE


Paginação-ok:Layout 1

27-03-2008

10:01

Page 25

O DA INTEIRA

MÊS A QUE SE TE. AS CIADAS PODEM

…mas o BTT já contagiou milhares…


Paginação-ok:Layout 1

27-03-2008

10:02

Page 26

BIKE SHOPS LOJAS DE DISTRIBUIÇÃO DA FREEBIKE. SE QUISER SER TAMBÉM DISTRIBUIDOR DA REVISTA E TER A SUA LOJA REPRESENTADA NESTE ESPAÇO LIGUE PARA: 913 051 739 OU ENVIE UM MAIL PARA: LOJAS@FREEBIKE.PT

26 FREEBIKE


Paginação-ok:Layout 1

27-03-2008

10:02

Page 27

FREEBIKE FREE BIKE uma revista para todos distribuição gratuita nas lojas de BTT


Paginação-ok:Layout 1

27-03-2008

10:03

Page 28

CALENDÁRIO DE PASSEIOS

31

A publicação de provas e passeios neste espaço é gratuito. Os organizadores dos eventos devem, com a maior antecedência possível, mandar um email com as seguintes informações: Data, Nome, Localização, Organização, Contactos e Distância para: passeios@freebike.pt dia

20 24

17

6

13

ABRIL 08 6

2.º Passeio BTT "Trilhos do Douro Internacional" Bemposta - Mogadouro

8

13

Organização: Soluções D’Aventura Contactos: www.solucoesaventura.com /www.bttvagos.com / solucoes.aventura@solucoesavenura.com Tel: 962981130 / 966275593 Fax:234793164 Distância: 50 kms

Organização :Junta de Freguesia de Bemposta Contactos: passeiobtt.com.sapo.pt/ sergiopramos@hotmail.com Tel: 963101990 (Sérgio Ramos) Distâncias: 40 kms e 60 kms

6

IV Edição -Trilhos & Courelas Vendas Novas-Évora

13

Contactos: www.adntrilhos.net Distâncias: 25km, 55Km e 85Km

6

6

Organização:Centro de Recreio Camiliano. Contactos: www.crc.famalicao.com Distância: 40kms

13

Organização: ADECA - Associação Desportiva da Camarneira. Contactos: www.jf-camarneira.pt Distâncias: 80km e 45km

12

12

SRP160 - Serpa 160 - 1ª Ultramaratona Portuguesa Serpa

13

1º Raid Saloios BTT Arneiros (Torres Vedras Oeste)

19

20

13

13

4ª Challenger Cegonhas do Sado Alcácer do Sal Organização: Associação BTT Team Desporto Aventura "Cegonhas do Sado" Contacto: www.cegonhasdosado.com/ Distância: 44 kms

13

21

Rota das Aldeias do Concelho de Grândola Grândola

20

28 FREEBIKE

11

25

18

11 13

1 31

1

13

13 15 8

14

6

20 18

20

27 24 12

4 19 8

11

5º Passeio Lobos da Montanha - Rota das Aldeias Serranas Famalicão - Anadia

22

Contactos: 916322481 / 933407977 t.a.leitao@hotmail.com Distâncias: 60Km e 35Km

27

27 XI Passeio Não percas o Castelo de vista Beja Organização: Caixa Social e Cultural da C. M. Beja. Contactos: CXSOCIAL@IOL.PT ou BICIPALMA@HOTMAIL.COM. Tel:968563214 (José Antonio Lameira), 284311800 , 284322300 ou atraves da Bicipalma.

0

Local e dia de eventos realizados em Abril 2008 0

Local e dia de eventos realizados em Maio 2008

3ª Maratona Cidade de Estremoz Estremoz Organização: Clube Ciclomontanha de Estremoz Contactos: www.ccestremoz.com/ ccestremoz@gmail.com Tel: 914636624 Distâncias: 30kms e 60kms

12

15

2º Raid BTT "Moura, Terras de Azeite" Moura (Baixo Alentejo)

Organização: Câmara Municipal de Grândola-Divisão de Desporto Contactos: www.cm-grandola.pt/ desporto@cm-grandola.pt Tel: 269450083 / 269450084 / 269450085 Fax: 269441018 Distâncias: 30kms e 50kms

2º Passeio dos Bombeiros Vol. Almeirim Organização: Bombeiros Volunt. de Almeirim Contactos: bombeirosalmeirimdesporto.blogspot.com / bombeirosalmeirim.desporto@gmail.com Distâncias: 20kms e 50kms

13

20

3º BTT Rotas do Marão Amarante Organização: Aventura Marão Clube Contactos:aventuramaraoclube@gmail.com Tels: 93 649 27 26 / 93 831 51 93 / 93 330 29 98 / 91 449 25 66 Distâncias: 80km e 45km

15 21

18

15 II Matratona de Alcains Gardunha

Organização: Núcleo BTT CRAM "Os Leões Moura" Contactos: nucleobttleoes.blogspot.com/ btt-leoes-moura@iol.pt Tel: 285252620 / 962581908 / 962914030 Fax: 285252620 Distâncias: 35kms e 70kms

IV Passeio BTT Vale Canada Vale Canada (Cadaval) Organização: GCR Vale Canada Contactos: gcrvale-canada.planetaclix.pt/ joao.francisco@cajmlda.com antonio.jose@cajlmda.com Tel:969084677 / 969084677 (João) Tel: 964800446 / 964800446 (Tony) Tel: 967093858 / 967093858 (Nuno) Distância: 50kms

13 Passeio BTT - Vimeiro (Oeste Portugal)

Organização: Associação Papa-léguas de Alcains Contactos: www.papaleguasalcains.com Distâncias: 40kms e 80kms

Organização: Saloios BTT Contactos:http://saloiosbtt.netgoo.org/ E-mail: hsantos@poliune.pt Tel: 62607879 Fax: 261856986 Distâncias: 15kms, 40kms e 70kms

13

6 25 8

3º Passeio BTT ISCPSI "Em Abril Bicicletas Mil" Lisboa

Contactos:www.btt-vimeiro1808.com info@btt-vimeiro1808.com Tel: 966498909 / Fax: 261984211 Distâncias: 45kms / 20Km

Contactos: www.srp160.com Tel: 917339691 - Luís Silva info@trilhosvivos.com Distâncias: 160km e 80Km

13

11

Organização :Inst. Sup. de Ciências Policiais e Seg. Interna Contactos: bttiscpsi.com.sapo.pt/ btt.iscpsi@gmail.com Tel: 916311786 Fax: 213610535 Distância: 42 kms

2º Passeio "Trilhos do Peso" Crato- Portalegre Organização : Núcleo Progresso / Junta de Freguesia de Vale do Peso Contactos: www.nucleoprogresso.com/ npv@nucleoprogresso.com Tel: 245990001 Distâncias: 15 kms. e 50 kms.

18

II Passeio Btt Kotas & Kedas Arruda dos Vinhos Organização: Kotas&Kedas/Clube Recreativo dos Cotovios Contactos: kotasekedas@gmail.com 962 945 974 – Pedro Henriques 918 203 621 – Joaquim Duarte 937 843 630 – Artur neves Distância 40km

II Raid BTT Trilhos de Camilo

2º BTT Camarneira Cantanhede

5º BTT "Trilhos de Vagos Bike Zone" Vagos-Aveiro

0

Local e dia de eventos realizados em Junho 2008


Paginação-ok:Layout 1

27-03-2008

MAIO 08 04

Passeio Btt de Castro Verde Castro Verde Organização: Núcleo de BTT Sociedade R. F.1º Janeiro Percurso A: 45 km (30 km guiados dificuldade baixa+ 15 km andamento livre dificuldade média alta) Percurso B: 37 km (os mesmos 30 Km + 7 km guiados até ao fim de dificuldade baixa) Contactos: www.bttcastroverde.com.sapo.pt, e-mail: bttcastroverde@gmail.com, Tel: 964061641 / 286322600 Fax: 286322609

11

Xelb Hadra Kura 2006-2008 Silves Organização: Clube Xelb Contactos: http://www.clubexelb.com/ E-mail: geral@clubexelb.com Distâncias: 35 kms. / 60 kms

11

IIIª Maratona Internacional de Idanha-a-Nova/Zarza la Mayor/Idanha-a-Nova Idanha-a-Nova Contactos : www.escolaaventura.com 93 329 23 48 / 96 126 18 94 / 91 752 55 82 / 91 600 90 23 Distâncias: 100 kms. / 45 kms

11

11

11

18

1.º Raid de BTT da Vinha Vinha da Rainha - Soure Organização: O BTTda Vinha - Núcleo da ACDS Freg Vinha da Rainha Contactos : 1raidbttdavinha.blogspot.com/ 239587211 / 965240040 Distância: 40 Km II Passeio de Btt Vale de Figueira Santarém Contactos : geninha68@gmail.com Tel.919715674 Rui Alexandre / 964116593 Rui Raposeira Distâncias:30km / 50km 1º BTT Rota da Vinha, do Vinho e do Leitão Mealhada Organização: Comissão de festas de S. João 2008 de Casal Comba Contactos : 964 657 336 / 936 864 604 918 745 968 / bttcasalcomba@sapo.pt Distâncias:35km / 70km RAID BTT MINDE 2008 Alcanena Organização: Natura Minde Contactos: www.btt.minde.eu bttminde@gmail.com Distância: 45 km

18

II Passeio BTT “Pais e Filhos” Granja do Ulmeiro Organização: NAD - Núcleo de Actividades Diversas Contactos: nad.btt@sapo.pt 93 9582693 (Rui Santos) Distância: 10 km

18

Maratona Trilhos do Cértima Oliveira do Bairro Contactos: maratonatrilhosdocertima@iol.pt / www.maratonatrilhosdocertima.blogspot.com/ Distâncias: 40 kms / 80 Kms

18

21

24

10:03

Page 29

10ª Edição Raid BTT - Alvalade / Porto Côvo / Alvalade Organização: Secção de BTT do F. C. Alvaladense Contactos: btt.alvaladense@gmail.com / 96 65 257 33 www.bttalvaladense.com Distâncias: 60 km / 120 km II Passeio BTT Nocturno Granja do Ulmeiro (Soure) Organização: NAD - Núcleo de Actividades Diversas Contactos: nad.btt@sapo.pt 93 9582693 (Rui Santos) nadbtt.blogs.sapo.pt Distância: 25kms 1º Aniversário dos Rompe Trilhos Modivas, Vila do Conde Organização: Rompe Trilhos Contactos: rompetrilhos.btt@iol.pt Fax: 229 286 096 / Tel: 961821085 / 919325913 http://rompetrilhos.wordpress.com Distâncias: 40 km / 70 km

JUNHO 08 01

01

06

1º Raid / Mini Raid BTT - Troféu Aberto Loulé A-dos-Loucos-S.João Montes (V.F.Xira) Organização: União Desportica Columbófila A-dos-Louquense Contactos: http://udcaciclobtt.blogspot.com/ udcaciclobtt@gmail.com / bigstorm@iol.pt Tel: 966522808 / Fax: 21095849 Distâncias: 30 kms / 60 kms Maratona BTT das Lezírias Benavente Organização: Sports High Performance Contactos: http://www.maratonabtt.com/ maratonabtt2008@gmail.com Tel: 969671779 / 936659270 Fax: 263580252 Distância: 40 kms / 80 kms. Passeio de BTT de Beringel Beringel (Beja) Organização :Associação de Cicloturísmo de Beringel Contactos: ajsbarriga@gmail.com Tel: 968261496 / Tel: 967038442 / Tel: 967832011 Distâncias: 25 kms / 45 kms / 55 kms

08

1 º Raid Rota dos Mouros Alhadas - Figueira da Foz Organização:AUDAZES BTT Concentração - junto a Escola C+S de Alhadas Contactos : audazesbtt.blogspot.com/ Distância: 45 Kms

14

BTT ao Luar Grândola Organização: Câmara Municipal de Grândola-Divisão de Desporto Contactos: http://www.cm-grandola.pt/ desporto@cm-grandola.pt Tel: 269450083 / 269450084 Tel: 269450085 / Fax: 269441018 Distância: 20 kms

15

III Raid BTT Todos no Trilho / Sport Zone Qta. do Palácio - Póvoa Sta. Iria Organização :Grupo de BTT Todos No Trilho - Centro Popular de Cultura e Desporto Contactos: http://www.tntbtt.com.pt/ tntbtt@gmail.com Tel: 965414228 / 966502077 / 916276615 Fax: 219565692 Distâncias: 40 kms / 70 kms

15

2ª Rota da Cereja - Serra da Gardunha Fundão Organização: Serra Aventura, Lda Contactos: Serra Aventura, Lda Tel: 275 772 101 Fax: 275 772 102 Tel: 935 557 927 serraventura_adm@sapo.pt www.serra-aventura.pt Distâncias: 40 kms / 70 kms

24

IV Raid BTT "Terras de Mato" Cabeça Gorda-Beja

25

3º passeio "Caminhos do Tremoço" Cadima-Cantanhede Contactos: Aires Costa Tel: 938096111 / airescosta64@sapo.pt Carlos Rocha Tel: 963007132 Francisco Varanda Tel: 963829670 /f mvaranda@gmail.com Distâncias 40km / 80km

08

1º Passeio BTT – "Cidade do Entroncamento” Organização: Câmara Municipal do Entroncamento Inscrições: www.cm-entroncamento.pt Distâncias: 25 / 55Kms

Trilhos da Terra do Sol Amareleja- Moura Organização: Secção BTT 4Esquinas Contactos : Tel: 964371242 / 964349589 / 965364075 Distância: 60 kms

15

08

6º Passeio de BTT " Nos Trilhos do Ceireiro" Penedono-Viseu Organização: Associação Humanitária Cultural e Recreativa Beselguense Contactos: geral@associacaobeselguense.pt Eugénio - 966663452 António - 966665461 Tiago – 969687842

06-2008 4ª Maratona BTT Cuba Cuba (Baixo Alentejo) Organização: Clube Cuba Aventura Contactos: cubaaventura.com/ cubaaventura@gmail.com Tel: 968378283 / 962356184 / 967737322 Fax: 284412776 Distâncias: 20 kms / 40 kms / 80 kms

15

3º Passeio S. João Figueiró dos Vinhos Organização: Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos Contactos: cpolopes@gmail.com Tel: 918433924 Distância: 40 Kms

22

À volta da Barragem de Odeleite Odeleite- Castro Marim Contactos: www.leoesdosul.com / leoessul@clix.pt Distâncias: 50 kms / 30 km

29

1º Raid Cidade de Beja Beja Organização: Despertar Sporting Clube Secção de BTT Contactos: despertar.btt@gmail.com Tel: 284324862 / 962831415 Fax: 284324862 Distâncias: 45 kms / 80 kms

25

31

31

I Maratona BTT Cidade de Viana do Castelo – Cidade Saudável Organização: Ordeptur – Animação Turística, Lda e Grupo BTT Rampinhas Contactos: ordeptur.com Distâncias: 40Km / 80Km II Meia-Maratona BTT Cidade de Elvas Organização :ES D. Sancho II / Câmara Municipal de Elvas Contactos: bikemaniacos@yahoo.com Tel: 917198786 Distâncias: 40Km / 80Km

08

2ª Rota do Medronho Amoreiras Gare - Odemira Organização: Grupo Desportivo e Recreativo de Amoreiras Gare Delegação Beja do INATEL Contactos : ajsbarriga@gmail.com Tel: 933419826 / 966540094 / 966253765 Fax: 283926204 Distâncias: 50 kms / 25 kms

FREEBIKE 29


Paginação-ok:Layout 1

27-03-2008

10:03

Page 30

MARCAS & MODELOS MODELO Virus Virus II Kicker Hot Pro II Red Fox Top Gun White Top Gun Blue Top Gun Disc Top Gun Lady Bad Boy Kid Joe BIG ONE

TIPO R R R R R R R R R R R ST

QUADRO Carbono Monoscocca Viru’s T-700 Carbono Monoscocca Viru´s T-700 All 7005 BD Alumínio Scandium c/ escoras carbono All 6061 BD All 7005 BD All 7005 BD All 6061 BD All 7005 BD All 7005 BD All 7005 BD All 7005 BD

SUSPENSÃO/ AMORTECEDOR Rock Shox SID Word Cup / Rock Shox SID World Cup / RST Space Free / Rock Shox Recon 351 / Rock Shox Tora 302 U-turn-Lock Out Remote / Rock Shox Dart 3 / Rock Shox Dart 3 Lock Out Remote / SR Suntour XCM -Lock Out Remote / Rock Shox J3 / RST Gila+Plus T7 /RST Gila+Plus T7 /SR Suntour XCR Lock Out Remote / KS Axis Lock Out

DESVIADOR DIANT./TRAS. Shimano XT / Shimano XT Shimano XTR / Shimano XTR Shimano Alívio / Shimano LX Shimano XT /Shimano XT Sram X-9 /Sram X-9 Shimano DEore / Shimano DEore Shimano Deore / Shimano Deore Shimano Alívio /Shimano Alívio Shimano Deore / Shimano Deore Shimano Alívio /Shimano Alívio Shimano 050 /Shimano Shimano Acera Shimano LX /Shimano LX

TRAVÕES Quad Hidráulicos Disc Magura Marta Quad Mecânicos Shimano XT Quad Hidráulicos Shimano DEore V-Brakes Quad Hidráulicos ML Hidráulicos Shimano Deore V-Brakes Shimano Alívio Shimano Mecânicos Deore Hidráulicos

PESO 10,20 Kgs 9,30 Kgs 15,40 Kgs 11,92 Kg 12,98 Kgs 12,45 Kgs 13,24 Kgs 13,68 Kgs 13,24 Kgs 13,41 Kgs 15,86 Kgs 14,35 Kgs

PREÇO 3.250,0€ 4.880,00€ 850,00€ 1.950,00€ 1.375,00€ 945,00€ 1.050,00€ 680,00€ 580,00€ 440,00€ 480,00€ 1.150,00€

DISTRIBUIDOR: bduran - Rua 25 de Abril, 33-A 2580-087 Merceana Alenquer Portugal Tel: 263 769 845 Fax:263 769 845

MODELO Stove Complete 26" Iron Complete 24" Blender Mid Blender High Duster Rigid Duster Mid Duster Hi

TIPO R / SD R / SD R / CD R / CD R / XC R / XC R / XC

QUADRO -

SUSPENSÃO/ AMORTECEDOR - /- /Sr Suntour sf7Duro dj100 / rock shocks pike 409 / Cromoly Tange / Rock Shock Tora 318 S.Air / Rock Shock Recon 352S.Air / -

DESVIADOR DIANT./TRAS. -/-/guia truvativ / SR Suntor 730Gtb guia truvativ / Sram X9 Sram SX5 / Sram Sx5 Sram x7 / Sram x7 Sram x9 / Sram x9

TRAVÕES -

PESO -

PREÇO 446,00€ 670,00€ 849,00€ 1.340,00€ 700,00€ 850,00€ 1.785,00€

QUADRO Alu Alu

SUSPENSÃO/ AMORTECEDOR RST Capa / Rock Shox Dart 3 / -

DESVIADOR DIANT./TRAS. Shimano Acera Sram Rival

TRAVÕES -

PESO -

PREÇO 555,00€ 888,00€

DISTRIBUIDOR: First time Lda. Tel: 917 422 421

LOJA: Without Stress

MODELO Bootleg Stray Rats Bootleg Z Z Rats

TIPO R R

DISTRIBUIDOR: Without Stress, Lda Largo de São Julião, 21 à R. Nova Almada,11 , Baixa-Chiado 1200-417 LISBOA Tel/Fax: (+351) 210 171 165 www.wstress.pt

MODELO Raven Rookie 20" Raven Rookie 24" Raven Rookie 26" Highland peak Whistler Black Hills Fat Boy Northern Lite Black Forest Medusa Zonukwa Cayo Venus Vamp Killer Bee Disc Raven Raven Expert Raven Pro Raven Extreme Super Bud Super Bud SL First First Expert First Extreme Fire Edge Bud Thunder Thunder Expert Thunder Pro Buster Big Bud Decision 2.9 24" Decision 2.9 26" Decision 3.9 Decision 4.9 Decision 5.9 Decision 6.9 Single Speed Decision 9.9 Marakas Blue Ridge Cariboo Peak Lost Lagoon Black Falls s/ Suspension Black Falls Crater Lake Chronos Rock Springs Burrito

TIPO R R R R R R R R R R R ST R R R R R ST ST ST ST ST ST / ED ST / ED ST / ED ST / ED ST / ED ST / ED ST / ED R/D R/D R/D R/D R/D R/D R/D XC XC XC XC XC XC XC XC XC XC

QUADRO -

SUSPENSÃO/ AMORTECEDOR -

DESVIADOR DIANT./TRAS. -

TRAVÕES -

PESO -

PREÇO 379,00 € 379,00 € 379,00 € 439,00 € 549,00 € 669,00 € 759,00 € 899,00 € 1.169,00 € 569,00 € 859,00 € 1.899,00 € 1.929,00 € 1.449,00 € 1.819,00 € 2.299,00 € 3.169,00 € 5.289,00 € 1.799,00 € 2.259,00 € 2.799,00 € 3.249,00 € 4.969,00 € 959,00 € 1.349,00 € 2.039,00 € 2.669,00 € 3.059,00 € 2.999,00 € 3.689,00 € 369,00 € 369,00 € 449,00 € 569,00 € 639,00 € 739,00 € 1.029,00 € 449,00 € 559,00 € 649,00 € 769,00 € 949,00 € 969,00 € 1.149,00 € 1.449,00 € 1.699,00 € 2.099,00 €

DISTRIBUIDOR: Tecnocycle, LDA. Rua Dr. Manuel Ferreira, nº 145 4830-542 Póvoa de Lanhoso PORTUGAL Tel: 964928946 www.tecnocycle.com

MODELO Fuji S.L. Fuji Pro Fiji Comp Tahoe S.L. Tahoe Pro Tahoe Pro L.E. Disc. Tahoe Comp. Tahoe Nevada 1.0 Nevada 2.0 Nevada 3.0 Odessa 1.0 Outland Comp

TIPO R R R R R R R R R R R R ST

QUADRO Monocoque high modulus C-7 Carbon Monocoque high modulus C-4 Carbon Monocoque high modulus C-4 Carbon Altair 2 With Power Diamond Downtube Altair 2 With Power Diamond Downtube Altair 2 With Power Diamond Downtube Altair 2 With Power Diamond Downtube Altair 1 Power Diamond Down tube Altair 1 Power Diamond Down tube Altair 1 Power Diamond Down tube Altair 1 Altair 1, Four Bar Linkage, 100 Travel

SUSPENSÃO/ AMORTECEDOR Rock Shock SID Team, 80 Travel / Rock Shock Recon SL Air, 80 Travel / Rock Shock Recon SL Air, 80 Travel / New Rock Shox Recon SL Coil, 80Travel / Rock Shock Dart 3, 80 Travel / SR Suntour SCR-LO, 80 Travel / SR Suntour XCR-LO, 80 Travel / Suntour XCM-LO, 80 Travel / Suntour XCT-V2-LO, 80 Travel / RST Omni, 50 Travel / Suntour M-2000, 50 Travel / Rock Shock Dart 3, 100 Travel / Suntour Epicon

DESVIADOR DIANT./TRAS. Shimano XT Shimano Deore LX / Shimano Deore XT Sram X7 / Sram X9 Shimano Deore LX / Shimano Deore XT Shimano Deore Hydraulic Disc Shimano Deore Shimano Deore Shimano Acera / Shimano Alivio Shimano Acera / Shimano Alivio Shimano FD-C050 / Shimano Acera Shimano Tourney, Sunrace, Suntour Truvativ / Shimano Deore

DISTRIBUIDOR: Comercial Lenen Barratxi 12-Pabellón 16 0113 Vitoria-Gasteiz (Álava) Tel: 945 250 778 / 345 284 966 Fax: 945267577 www.comerciallenen.com

R-Rigida ST-Suspensão Total ALL-All Mountain D-Dirt CD-Cross Dirt DH-Downhill ED-Enduro FHT-Freeride Hard Trail FR-Freeride Inic.-Iniciação SD-Street Dirt XC-Cross Country XCM-Maratona

30 FREEBIKE

TRAVÕES Shimano XT Hydraulic Disc, 160 rotor Shimano Deore LX Hydraulic Disc, 160 rotor Avid SD-7 Shimano Deore V-Brake Shimano Deore V-Brake Shimano BR-M465 Shimano BR-M421 Shimano ST-EF60,160 rotor Shimano Alivio V-Brake ProMax DSK- 320 Mechanical Disc, 160 rotor ProMax, Linear Pull Shimano BR-M485 Hydraulic Disc, 160 rotor

PESO -

PREÇO 2.887,00€ 1.961,00€ 1.634,00€ 1.143,00€ 1.034,00€ 871,00€ 718,00€ 675,00€ 566,00€ 479,00€ 435,00€ 293,00€ 1.492,00€


Paginação-ok:Layout 1

LOJAS: 3bike AmazingBikes Avalanche

27-03-2008

MODELO Hi Fi Advance Wahoo E Wahoo D Marlin E Marlin Disc E Piranha D Tassajara D E HKEK E D Big Sur D E Hi Fi Plus Hi Fi Deluxe E Hi Fi Pro Hi Fi Carbono Hi Fi Pro Carbono Hi Fi Plus Hi Fi Deluxe 29 Hi Fi Pro 29 Caliber 29 Caliber SuperCaliber ProCaliber

10:03

TIPO R / XC R / XC R / XC R / XC R / XC R / XC R / XC R / XC R / XC R / XC ST ST ST ST ST ST ST ST ST ST ST ST

Page 31

QUADRO -

SUSPENSÃO/ AMORTECEDOR -

DESVIADOR DIANT./TRAS. -

TRAVÕES -

PESO -

PREÇO 360,00€ 400,00€ 550,00€ 615,00€ 665,00€ 732,00€ 930,00€ 1.010,00€ 1.247,00€ 1.745,00€ 2.115,00€ 2.504,00€ 2.990,00€ 3.490,00€ 4.365,00€ 5.930,00€ 2.445,00€ 2.925,00€ 3.420,00€ 2.500,00€ 3.000,00€ 6.450,00€

TRAVÕES -

PESO -

PREÇO 343,00 € 383,00 € 445,00 € 480,00 € 630,00 € 815,00 € 1.100,00 € 2.500,00 € 3.600,00 € 1.750,00 € 2.300,00 € 2.900,00 € 2.550,00 € 3.400,00 € 5.150,00 € 1.250,00 € 4.200,00 € 5.700,00 € 350,00 € 440,00 € 490,00 € 560,00 € 745,00 € 3.980,00 €

TRAVÕES -

PESO -

PREÇO 1.222,00,€ 1.666,00€ 2.999,00€ 1.999,00€ 2.999,00€

TRAVÕES Avid Juicy 3 hydraul. Disc Avid BB5 mech. Disc Magura Julie Disc Shimano M485 Disc Shimano M495 mech Disc Shimano M421 V-Brake Magura HS33 Hydro Shimano XTR Disc Shimano XTR Disc Shimano XTR Disc Shimano Deore XT Disc Shimano Deore LX Disc Shimano Deore XT Disc Shimano Deore XT Disc Avid Single Digit 7 V-Brake Avid Single Digit 7 V-Brake Shimano Deore LX Disc Shimano Deore LX V-Brake Shimano Deore Disc Magura Julie Disc Shimano Deore LX V-Brake Shimano Deore LX V-Brake Shimano Deore V-Brake Shimano M485 Disc Shimano Deore V-Brake Shimano M485 Disc Shimano M421 V-Brake Shimano M421 V-Brake Shimano M421 V-Brake

PESO 14,90Kgs 15,20Kgs 13,70Kgs 14,30Kgs 14,30Kgs 13,90Kgs 12,20Kgs 8,80Kgs 9,40Kgs 7,90Kgs 9,70Kgs 10,40Kgs 10,20Kgs 10,20Kgs 9,90Kgs 8,60Kgs 11,00Kgs 11,40Kgs 11,70Kgs 12,90Kgs 12,50Kgs 13,00Kgs 12,90Kgs 13,20Kgs 13,30Kgs 13,70Kgs 12,90Kgs 13,50Kgs 13,40Kgs

PREÇO 1.042,00€ 833,00€ 1.042,00€ 833,00€ 677,00€ 499,00€ 1.772,00€ 5.527,00€ 4.693,00€ 4.484,00€ 3.337,00€ 2.502,00€ 2.711,00€ 2.189,00€ 1.824,00€ 1.824,00€ 1.616,00€ 1.355,00€ 1.355,00€ 1.042,00€ 938,00€ 886,00€ 833,00€ 833,00€ 729,00€ 695,00€ 625,00€ 521,00€ 429,00€

DISTRIBUIDOR: Bicimax, Artigos Desportivos, Lda Apartado 34/ 2431–957 Marinha Grande Tel: 244 553 276 www.bicimax.pt

LOJA: Equinócio

MODELO GT 2008 Outpost Lady GT 2008 Outpost Disc GT 2008 Avalanche 3.0 Lady GT 2008 Avalanche 3.0 Disc GT 2008 Avalanche 2.0 Disc GT 2008 Avalanche 1.0 Disc GT 2008 Avalanche Expert GT 2008 Sanction 2.0 GT 2008 Sanction 1.0 GT 2008 Force 3.0 GT 2008 Force 2.0 GT 2008 Force 1.0 GT 2008 Zaskar Carbon Expert GT 2008 Zaskar Carbon Pro GT 2008 Zaskar Carbon Team GT 2008 Marathon 3.0 GT 2008 Marathon Carbon Pro GT 2008 Marathon Carbon Team GT 2008 Chucker 24” GT 2008 Chucker 3.0 GT 2008 Chucker 3.0 Disc GT 2008 Chucker 2.0 GT 2008 Chucker 1.0 GT 2008 DH-I Pro

TIPO R / ALL R / ALL R / ALL R / ALL R / ALL R / ALL R / ALL ST / ALL ST / ALL ST / ALL ST / ALL ST / ALL R / XC R/ XC R / XC ST / XC ST / XC ST / XC R / FR R / FR R / FR R / FR R / FR ST / DH

QUADRO -

SUSPENSÃO/ AMORTECEDOR -

DESVIADOR DIANT./TRAS. -

DISTRIBUIDOR: LPL- Rua Pé de Mouro, 9002, Centro Empresarial Lusoworld, Armazém 13, Linhó 2710-000 Sintra Tel: 219 108 045/6 www.gtcycles.com

LOJA: Without Stress

LOJAS: Biciporto Loja das bicicletas

MODELO TIPO QUADRO SUSPENSÃO/ AMORTECEDOR DESVIADOR DIANT./TRAS. X-Sport R Alu Rock Shock Tora / Shimano Deore X-Runner R Alu Fox F100RL / Shimano LX XT Carbolite R Carbon Fox 32F 80RL White / Shimano XT XPM-M ST Alu Rock Shox Reba SL 100mm / Shimano LX XPM-AM ST Alu Fox 32 Float 140mm / Fastrax air 190 Shimano XT DISTRIBUIDOR: Without Stress, Lda Largo de São Julião, 21 à R. Nova Almada,11 , Baixa-Chiado 1200-417 LISBOA Tel/Fax: (+351) 210 171 165 www.wstress.pt

MODELO Soul Flavour Hardbone El Paso Tombstone Knoxville Alp Challenge Team LC Prestige Team LC Prime Team LC Supreme Team LC Master Team LC Elite Race Team Race Action Race Force Force Light Race Line Race Comp Race Cross Ultra Sport Ultra Ride Baggy Sue Ultra Cross Ultra Flite Ultra Line Ultra Fire Ultra Fun Penny Lane Chicago

TIPO R/D R/D R / ED R / ED R / ED R / ED R / XCM R / XCM R / XCM R / XCM R / XCM R / XCM R / XCM R / XCM R / XCM R / XCM R / XCM R / XCM R / ALL R / ALL R / ALL R / ALL R / ALL R / ALL R / ALL R / ALL R / ALL R / ALL

QUADRO Alu 6061 Alu 6061 Alu 6061 Alu 6061 Alu 6061 Alu 6061 Alu 6061 triplebutted (extralight) CARBON Monocoque CARBON Monocoque CARBON Monocoque CARBON Monocoque CARBON Monocoque Alu AN6 triplebutted (extralight) Alu AN6 triplebutted (extralight) Alu AN6 triplebutted (extralight) Alu AN6 triplebutted (extralight) Alu 6061 triplebutted (extralight) Alu 6061 triplebutted (extralight) Alu 6061 triplebutted (extralight) Alu 6061 triplebutted Alu 6061 triplebutted Alu 6061 triplebutted Alu 6061 triplebutted Alu 6061 triplebutted Alu 6061 triplebutted Alu 6061 Alu 6061 Alu 6061 Alu 6061

SUSPENSÃO/ AMORTECEDOR Marzocchi Dirt Jumper 3 Marzocchi Dirt Jumper 3 Rock Shock Tora 289 U-Turn Rock Shock Tora 289 U-Turn Suntour XCR DA 120 Suntour XCM 100 Rock Shock Recon Race DT Swiss XRC-80 RL Rock Shock Reba WC Ritchey Starr-Gabel Fox 32 F 80 RLC Rock Shox Reba Team Fox 32 F 80 RLC Rock Shox Reba Race Manitou R7 ELITE LO Ritchey Starr-Gabel Rock Shox Reba SL Rock Shox Tora 318 air Rock Shox Tora 318 air Rock Shox Tora 302 air LO Rock Shox Tora 302 air LO Rock Shox Tora 302 air LO Rock Shox Dart 3 LO Rock Shox Dart 3 LO Rock Shox Dart 2 LO Suntour XCR Lockout Suntour XCR Lockout Suntour XCM MLO „soft“ Suntour XCT

DESVIADOR DIANT./TRAS. - / Sram X.7 - / Sram X.5 Deore LX / Deore XT Shimano Alivio/ Shimano Deore Shimano Alivio/ Shimano Deore Shimano Alivio/ Shimano Deore Shimano Deore XT/ Shimano Deore XT Shimano XTR / Shimano XTR Shimano XTR / Shimano XTR Shimano XTR / Shimano XTR Shimano XTR / Shimano XTR Shimano Deore XT / Shimano Deore XT Shimano XTR / Shimano XTR Shimano Deore XT / Shimano XTR Shimano Deore XT / Shimano Deore XT Shimano Deore XT / Sram X.9 Shimano Deore LX / Shimano Deore XT Shimano Deore XT / Shimano Deore XT Shimano Deore LX / Shimano Deore XT Shimano Deore LX / Shimano Deore XT Shimano Deore LX / Shimano Deore LX Shimano Deore / Shimano Deore XT Shimano Deore / Shimano Deore XT Shimano Deore / Shimano Deore XT Shimano Deore / Shimano Deore LX Shimano Alivio / Shimano Deore Shimano Deore / Shimano Deore Shimano M310/ Shimano Deore Shimano M310/ Shimano Acera

R-Rigida ST-Suspensão Total ALL-All Mountain D-Dirt CD-Cross Dirt DH-Downhill ED-Enduro FHT-Freeride Hard Trail FR-Freeride Inic.-Iniciação SD-Street Dirt XC-Cross Country XCM-Maratona

FREEBIKE 31


Paginação-ok:Layout 1

27-03-2008

11:12

Page 32

MARCAS & MODELOS

LOJAS: Biciporto Loja das bicicletas

MODELO Score Prestige Score Prime Score Master Score Elite Score RC 1.0 Score RC 2.0 Speed RC 3.0 Speed RC 4.0 Speed RC 5.0 Prowler Moto Prowler Bass Prowler Zero Prowler 1.0 Prowler 2.0 Prowler 3.0 Comp FR 990 Comp FR 950 Aphex Tribute Caliber 45 Caliber 38

TIPO ST / XCM ST / XCM ST / XCM ST / XCM ST / XCM ST / XCM ST / XCM ST / XCM ST / XCM ST / ED ST / ED ST / ALL ST / ALL ST / ALL ST / ALL ST / ALL ST / ALL ST / DH ST / DH ST / FR ST / FR

QUADRO 4-Linkage CARBON Monocoque 4-Linkage CARBON Monocoque 4-Linkage CARBON Monocoque 4-Linkage CARBON Monocoque 4-Linkage Alu 6061 triplebutted 4-Linkage Alu triplebutted Single Pivot Alu 6061 Single Pivot Alu 6061 Single Pivot Alu 6061 4-Linkage PDS System Alu LT 4 triplebutted 4-Linkage PDS System Alu LT 4 triplebutted 4-Linkage PDS System Alu LT 4 triplebutted 4-Linkage PDS System Alu LT 4 triplebutted 4-Linkage PDS System Alu LT 4 triplebutted 4-Linkage PDS System Alu 6061 Single Pivot Alu 6061 Single Pivot Alu 6061 4-Linkage, Maxle 150 Alu 6061 4-Linkage, Maxle 150 Alu 6061 4-Linkage, Maxle 135 Alu 6061 4-Linkage, Alu 6061

SUSPENSÃO/ AMORTECEDOR DT Swiss XRC-100 RL / DT Swiss SSD Carbon Rock Shox Reba WC / Rock Shox Monarch 4.2 Fox 32 F 100 RLC / Fox Float RP 23 Rock Shox Reba Team / Rock Shox Monarch 4.2 Fox 32 F 100 RLC / Fox Float RP 23 Rock Shox Reba Team / Rock Shox Monarch 3.3 Rock Shox Reba Race / Rock Shox Monarch 3.3 Rock Shox Tora 318 air / Manitou Radium RL Rock Shox Dart 3 LO / Manitou Radium RL Fox 36 Talas RC2 / Fox Float RP 23 Marzocchi 55 ATA-2 / Fox Float RP 23 DT-Swiss EXC 150 Air RTLC / Fox Float RP 23 Fox 32 Talas RLC / Fox Float RP 23 RS Revelation 409 Air U-turn / Rock Shox Monarch 3.3 Rock Shox Tora 318 u-turn / Manitou Radium RL Rock Shox Dart 2 LO / Manitou Radium RL Suntour XCM / Tough Shock FD Fox 40 RC2 / Fox DHX 5.0 Marzocchi 888 RCV / Fox DHX 4.0 Marzocchi 66 RCV 1.5 / Fox DHX 4.0 Rock Shox Domain 302coil1.5 / Fox DHX 3.0

DESVIADOR DIANT./TRAS. Shimano XTR/ Shimano XTR Shimano XTR/ Shimano XTR Shimano XTR/ Shimano XTR Shimano Deore XT/ Shimano Deore XT Shimano XTR / Shimano XTR Shimano Deore XT / Shimano Deore XT Shimano Deore XT / Shimano Deore XT Shimano Deore LX / Shimano Deore XT Shimano Deore / Shimano Deore XT Sram X.9 / Sram X.0 Shimano Deore XT / Shimano Deore XT Shimano XTR / Shimano XTR Shimano Deore XT / Shimano Deore XT Shimano Deore LX / Shimano Deore XT Shimano Deore / Shimano Deore XT Shimano Deore / Shimano Deore LX Shimano M311 / Shimano Alivio Shimano Deore XT / Shimano Deore XT GS Shimano Deore XT / Shimano Deore XT GS Shimano Deore XT / Shimano Deore XT GS Shimano Deore LX / Shimano Deore XT

TRAVÕES Shimano XTR Disc Shimano XTR Disc Shimano XTR Disc Shimano Deore XT Disc Shimano Deore XT Disc Shimano Deore XT Disc Magura Louise 08 Disc Shimano Deore LX Disc Shimano M485 Disc Avid Juicy 7 Disc Shimano Deore XT Disc Shimano XTR Disc Magura Louise 08 Disc Shimano Deore LX Disc Magura Julie Disc Shimano M485 Disc Shimano M421 V-Brake Avid CODE Disc Avid CODE „5“ Disc Magura Louise 08 Disc Magura Louise 08 Disc

PESO 9,80Kgs 10,30Kgs 10,60Kgs 10,90Kgs 10,80Kgs 11,70Kgs 12,60Kgs 13,70Kgs 14,20Kgs 13,20Kgs 13,90Kgs 11,80Kgs 12,60Kgs 12,90Kgs 14,20Kgs 14,80Kgs 14,90Kgs 18,80Kgs 19,10Kgs 17,90Kgs 17,70Kgs

PREÇO 6.779,00€ 5.736,00€ 4.797,00€ 3.650,00€ 3.546,00€ 2.815,00€ 2.398,00€ 1.981,00€ 1.459,00€ 4.902,00€ 3.128,00€ 4.797,00€ 3.024,00€ 2.189,00€ 1.511,00€ 1.042,00€ 573,00€ 4.171,00€ 3.233,00€ 3.128,00€ 2.189,00€

TRAVÕES -

PESO -

PREÇO 555,00€ 888,00€

PESO 15,800Kg 16,440Kg 14,760Kg 15,380Kg 15,380Kg 8,990Kg 10,280Kg 10,880Kg 11,520Kg 8,860Kg 12,740Kg 13,540Kg 13,480Kg 14,220Kg 12,860Kg 12,860Kg 12,160Kg 11,960Kg 13,240Kg 14,320Kg 14,800Kg 14,950Kg 12,400Kg 12,860Kg 14,320Kg

PREÇO 1.596,51€ 851,48€ 585,39€ 1.064,34€ 851,48€ 4.150,94€ 2.022,26€ 1.383,66€ 1.064,34€ 1.383,66€ 957,91€ 745,03€ 585,39€ 425,74€ 319,31€ 319,31€ 298,02€ 3.725,20€ 2.128,69€ 1.383,66€ 1.011,13€ 798,27€ 3.512,34€ 2.235,12€ 1.490,09€

DISTRIBUIDOR: KTM Castanheira & Castanheira Neves, Vila de Punhe 4905 Barroselas Tel: 258 971 216 www.ktm-bikes.at

LOJA: Without Stress

MODELO TIPO QUADRO SUSPENSÃO/ AMORTECEDOR DESVIADOR DIANT./TRAS. Fireball 26 R Alu RST Lauch 100mm / Sram X4 Ritual Street R Crom RST Space Jump 100mm 20mm / DISTRIBUIDOR: Without Stress, Lda Largo de São Julião, 21 à R. Nova Almada,11 , Baixa-Chiado 1200-417 LISBOA Tel/Fax: (+351) 210 171 165 www.wstress.pt

MODELO Shaolin Hood Drift Blunt Blunt 2 EAL 1 EAL 2 EAL 3 EAL 4 Method Plus Method Blue Charger 1 Charger 2 Charger 3 Crumb Homme Crumb Dame Digit Lithium 1 Lithium 2 Lithium 3 Lithium 4 Lithium 5 Segment 1 Segment 2 Segment 3

TIPO R / FHT R / FHT R / FHT R / SD R / SD R / XC R / XC R / XC R / XC R / XC R / XC R / XC R / XC R / XC R / Inic. R / Inic. R / Inic. ST / Inic. ST / Inic. ST / Inic. ST / Inic. ST / Inic. ST / XCM ST / XCM ST / XCM

QUADRO Aluminium Aluminium Aluminium Cromo Cromo Aluminium Aluminium Aluminium Aluminium Aluminium Aluminium Aluminium Aluminium Aluminium Aluminium Aluminium Aluminium Aluminium Aluminium Aluminium Aluminium Aluminium Aluminium Aluminium Aluminium

SUSPENSÃO/ AMORTECEDOR Rock Shox Domain 302 U- Turn1.5 Spinner 150mm Marzocchi Dirt Jam comp 120mm Marzocchi Dirt Jumper3 AXE 20mm Marzocchi Dirt Jumper3 SID TEAM POP LOC Rock Shox Recon SL AIR Rock Shox Recon SL AIR SUNTOUR AXON 80mm Marzocchi XC600 Rock Shox Dart3 Blocable Rock Shox Rock2 Blocable SUNTOUR XCM Blocable SUNTOUR XCM Blocable SUSPENDUE Aluminium CH510 SUSPENDUE Aluminium CH510 À SUSPENSION Marzocchi XC700 ETA / Rock Shox ARIO2.2 Marzocchi XC700 ETA / Rock Shox ARIO2.2 Rock Shox Tora 302AIR Blocable / X Fusion AIR Blocable Rock Shox Dart2 Blocable / AIR Blocable SUNTOUR XCM Blocable / AIR Blocable Rock Shox Revelation 426 / Rock Shox Monarch 3.3 Rock Shox Recon 351 / Rock Shox Ario 2.2 Rock Shox Tora 318 U-Turn / X Fusion AIR Blocable

DESVIADOR DIANT./TRAS. Shimano Deore/X.5 Shimano/Sram Esp4.0 Shimano TZ30/ Sram Esp3.0 XT/X.0 Shimano Deore/Deore XT Shadow Shimano Deore/Deore LX Shimano Deore/Deore Shimano Deore/Deore XT Shadow Shimano Deore/Deore LX Shimano Deore/Deore Shimano Deore/Deore Shimano Altus Triple/Shimano Triple/Shimano Triple / Sram Shimano Deore XT/XTR Shimano Deore/Deore XT Shadow Shimano Deore / Deore Shimano Deore / Deore Shimano Tourney Alivio / Deore Shimano Deore XT / XTR Shimano Deore / Deore XT Shadow Shimano Deore / Deore

TRAVÕES Sram Juice 3 185mm Sram Juice 3 185mm Disque /V-Brake Aluminium Formula ORO K18 Sram Mecanico BB5 Formula ORO Puro Formula ORO Q-Bikes Formula ORO K18 Shimano M485 Hidraulique Formula ORO K18 Formula ORO K18 Disques Tektro Auriga V-Brake Avid Single Digit 3 V-Brake Aluminium Noir V-Brake Aluminium V-Brake Aluminium V-Brake Aluminium Formula ORO Puro Formula ORO K18 Formula ORO K18 Disques Tektro Auriga Disques Mecanicos Avid BB5 Formula ORO Q-Bikes Formula ORO Q-Bikes Formula ORO K18

DISTRIBUIDOR: Ciclope Rua Carlos da Maia, 222, 1º Esq. 4200-150 Porto Tel: 225 027 506 www.qbikes.com

MODELO TIPO S-Works Epic Carbon ST / XCM Epic Marathon Carbon ST / XCM Epic Expert Carbon ST / XCM Epic Marathon ST / XCM Epic Expert ST / XCM Epic Comp ST / XCM Epic ST / XCM Era FSR Marathon ST / XCM Era FSR Comp ST / XCM Stumpjumper HT Expert Carbon XC Stumpjumper HT Comp XC Stumpjumper HT XC Rockhopper Pro Disc XC Rockhopper Comp Disc XC Rockhopper Disc XC Rockhopper XC Myka HT Elite XC Myka HT Sport Disc XC Myka HT Sport XC Myka HT XC S-Works Stumpjumper FSR CarbonST / XCM Stumpjumper FSR Pro Carbon ST / XCM Stumpjumper FSR Pro Quadro ST / XCM Stumpjumper FSR Expert ST / XCM Stumpjumper FSR Elite ST / XCM Stumpjumper FSR Comp ST / XCM Safire Comp ST / XCM S-Works Enduro SL Carbon ST / FR S-Works Enduro SL Carbon QuadroST / FR Enduro SL Pro Carbon ST / FR Enduro SL Expert ST / FR Enduro SL Comp ST / FR Pitch Pro ST / FR Pitch Comp ST / FR

QUADRO Carbono Carbono Carbono Alumínio Alumínio Alumínio Alumínio Alumínio Alumínio Carbono Alumínio Alumínio Alumínio Alumínio Alumínio Alumínio Alumínio Alumínio Alumínio Alumínio Carbono Carbono Alumínio Alumínio Alumínio Alumínio Alumínio Carbono Carbono Carbono Alumínio Alumínio Alumínio Alumínio

SUSPENSÃO/ AMORTECEDOR Fox F100 RLC / Specialized AFR com válvula Flow Control Fox F100 RLC, 100mm de curso / Specialized AFR Fox F100 RL, 100mm de curso / Specialized AFR Fox F100 RLC, 100mm de curso / Specialized AFR Fox F100 RL, 100mm de curso / Specialized AFR Fox F100 RL, 100mm de curso / Specialized AFR Fox F100 RL, 100mm de curso / Specialized AFR Fox F100 RLC, 100mm de curso / Specialized AFR Fox F100 RL, 100mm de curso / Specialized AFR Fox F90 RL 90mm de curso Fox F90 RL, 90mm de curso Fox F90 RL, 90mm de curso RockShox Reba SL, 100mm de curso RockShox Recon Race Slite, 100mm de curso RockShox Tora 302 SL, 100mm de curso RockShox Tora 302 SL, 100mm de curso RockShox Dart 3 La Femme SL fork RST Capa T26 ML RST Capa T26 ML RST Capa T26 Specialized Future Shock S120 / Specialized AFR Specialized Future Shock S120, 120mm / Specialized AFR -/ Specialized AFR Fox F120 RLC, 100 / Specialized AFR Fox F120 RL / Fox Triad Fox F120 RL / Fox Triad Fox F120 RL / Fox Triad Specialized Future Shock e150 SL / Specialized AFR Specialized Future Shock e150 SL / Specialized AFR Specialized Future Shock e150 SL / Specialized AFR Specialized Future Shock e150 SL / Specialized AFR Specialized Future Shock e150 SL / Specialized AFR Rock Shox Pike 351, 140mm, U-Turn / Fox RP2, Rock Shox Pike 327, 140mm, U-Turn / X-Fusion O2R

DESVIADOR DIANT./TRAS. TRAVÕES PESO Shimano M971 XTR / Shimano M972 XTR Shadow Magura Marta hidráulico Shimano M770 XT / SRAM X.0 Magura Marta hidráulico Shimano M581 LX / SRAM X.0 Avid Ultimate 7 hidráulico Shimano M770 XT / SRAM X.0 Magura Marta hidráulico Shimano M581 LX / SRAM X.0 Avid Ultimate 7 hidráulico Shimano M581 LX / SRAM X-9 Avid Juicy 5 SL hidráulico Shimano M581 LX / SRAM X-9 Avid SD-3R Shimano M770 XT / SRAM X.0 Magura Marta hidráulico, disco de 160mm Shimano M581 LX / SRAM X-9 Avid Juicy 5 SL hidráulico Shimano M581 LX / SRAM X.0 Avid Ultimate 7 hidráulico Shimano M581 LX / SRAM X-9 Avid Juicy 5 SL hidráulico Shimano M581 LX / SRAM X-9 Avid SD-5R Shimano Deore FD-530 / Shimano XT Shadow Avid Juicy 3 SL hidráulico Shimano Deore M-530 / Shimano XT Shadow Avid Juicy 3 hidráulico, disco de 160mm Shimano Deore M-530 / Shimano LX Avid Juicy 3 hidráulico, disco de 160mm Shimano Deore M-530 / Shimano LX Avid SD-3R Shimano Altus FD-M310 / Shimano Alivio RD-M410 Avid BB-5, mecânico, disco de 160mm Shimano Acera M-330 / Shimano Acera M-340 Shimano 415 mecânico, disco Center Lock de 160mm Shimano Acera M-330 / Shimano Acera M-340 Promax, Mola linear Shimano FD-C050 / Shimano Altus RD-M310 ProMax “V”, mola linear Shimano M971 XTR / SRAM X.0 Magura Marta hidráulico, disco de 160mm Shimano M770 XT / SRAM X.0 Magura Marta hidráulico Shimano M770 XT/ Shimano M581 LX / SRAM X.0 Avid Ultimate 7 hidráulico Shimano M581 LX / Shimano M772 XT Shadow Avid Ultimate 7 hidráulico Shimano M581 LX / SRAM X-9 Avid Juicy 5 SL hidráulico, disco de 185mm Shimano M581 LX / SRAM X-9 Avid Juicy 5 SL hidráulico, disco de 160mm Shimano M971 XTR / SRAM X.0 Avid Juicy Ultimate, hidráulico, disco de 203mm Shimano XTR / Shimano M770 XT / SRAM X.0 Avid Ultimate 7, hidráulico, disco de 203mm Shimano M581 LX / SRAM X.0 Avid Ultimate 7, hidráulico, disco de 203mm Shimano M580 LX / SRAM X-9 Avid Juicy 5 SL hidráulico, disco de 203mm Shimano M580 LX / SRAM X-9 Avid Juicy 3 SL, disco de 203mm Shimano M580 LX / SRAM X-7 Hayes Stroker Ryde, disco de 203mm

R-Rigida ST-Suspensão Total ALL-All Mountain D-Dirt CD-Cross Dirt DH-Downhill ED-Enduro FHT-Freeride Hard Trail FR-Freeride Inic.-Iniciação SD-Street Dirt XC-Cross Country XCM-Maratona

32 FREEBIKE

-

PREÇO 6.499 € 4.995 € 3.795 € 3.995 € 2.995 € 2.595 € 2.295 € 3.995 € 2.595 € 2.999 € 1.845 € 1.545 € 1.295 € 1.145 € 895 € 745 € 695 € 519 € 439 € 359 € 6.599 € 4.895 € 1.895 € 3.095 € 2.895 € 2.395 € 2.395 € 6.599 € 3.595 € 4.995 € 3.395 € 2.795 € 2.195 € 1.795 €


Paginação-ok:Layout 1

27-03-2008

MODELO TIPO FSRxc Pro FSRxc Expert FSRxc Comp FSRxc Myka FSR Comp Myka FSR Hardrock Pro Hardrock Comp Hardrock Sport Hardrock Sport Disc 24 Hardrock XC Sport Disc Hardrock XC Disc Hardrock XC Demo 8 II Demo 7 I Bighit 3 Bighit 2 Bighit 1 SX Trail 1 P.2 P.2 Cr-Mo P.1 P Grom Hotrock FSR Hotrock FS Hotrock FS Girl Hotrock 24 21 speed Hotrock 24 Girl 21 speed Hotrock 24 7 speed Hotrock 24 Girl 7 speed

ST / XCM ST / XCM ST /XCM ST /XCM ST /XCM ST /XCM XC XC XC XC XC XC XC ST /DH ST /DH ST /DH ST /DH ST /DH ST /DH FHT FHT FHT FHT ST /XCC XCC XCC XCC XCC XCC XCC

10:04

Page 33

QUADRO Alumínio Alumínio Alumínio Alumínio Alumínio Alumínio Alumínio Alumínio Alumínio Alumínio Alumínio Alumínio Alumínio Alumínio Alumínio Alumínio Alumínio Alumínio Alumínio Alumínio Cromoly Cromoly Cromoly Alumínio Alumínio Alumínio Alumínio Alumínio Alumínio Alumínio

SUSPENSÃO/ AMORTECEDOR Rock Shox Reba SL, 100mm / Fox Triad Rock Shox Recon 335 SL, 100mm / X-Fusion O2RC Rock Shox Tora 302 SL, 100mm / X-Fusion O2RLA Rock Shox Tora 302 SL, 100mm / X-Fusion O2RLA Rock Shox Tora 302 SL “Le Femme”, 100mm / X-Fusion O2RLA Rock Shox Tora 302 SL “Le Femme”, 100mm / X-Fusion O2RLA SR Suntour SF/-XMC-HLO 100mm /MCU, hidráulica SR Suntour SF/-XMC, e 100mm /MCU com ajuste de pré-carga SR Suntour SF/-XMC, 100mm /MCU com ajuste de pré-carga RST Gila T7, 100mm /MCU com ajuste de pré-carga RST Capa T6ML, 80mm /MCUs com ajuste de RST Capa T26, 80mm /MCU com ajuste de pré-carga RST Capa T26, 80mm /MCU com ajuste de pré-carga Fox 40 RC2, 200mm / Fox DHX 5.0 Marzocchi 66RCV / Fox DHX 4.0 a mola Marzocchi 888 RV / Fox DHX 4.0 RockShox Domain 318, 180mm / Fox Van R Marzocchi Z-1 RV / Fox Van R Marzocchi 55TST2, 160mm / Fox DHX 4.0 Marzocchi DJ2, 100mm Marzocchi DJ3, 100mm Marzocchi DJ3, 100mm Marzocchi DJ3, 100mm RST Capa T24ML, 50mm / Though Shock FDR RST Capa T24ML, 50mm RST Capa T24ML, 50mm RST Capa C24, 50mm RST Capa C24, 50mm RST Capa C24, 50mm RST Capa C24, 50mm

DESVIADOR DIANT./TRAS. TRAVÕES PESO Shimano FD-M530, LX / Shimano M772 XT Shadow Avid Juicy 3 SL hidráulico, disco de 185mm Shimano FD-M530 / Shimano M-772 Deore XT Avid Juicy 3 SL hidráulico, disco de 185mm Shimano FD-M530, Deore / Shimano M-571 Deore LX Hayes Stroker Rider, hidráulico, disco de 185mm Shimano FD-M530 / Shimano M-571 Deore LX Avid SD-3, V-brake Shimano FD-M530 / Shimano M-571 Deore LX Hayes Stroker Rider, hidráulico, disco de 160mm Shimano FD-M530 / Shimano M-571 Deore LX Avid SD-3, V-brake Shimano Altus FD-M310-6 / Shimano Alivio M-410 Avid BB5, mecânico, disco de 160mm Shimano Altus FD-M310-6 / Shimano Acera M-340 Avid BB5, mecânico, disco de 160mm Shimano Altus FD-M310-6 / Shimano Acera M-340 ProMax, V-brake com mola linear Shimano Acera M-330 / Shimano Acera M-340 Tektro IO mecânico, disco de 160mm Shimano Acera M-330 / Shimano Acera M-340 Shimano 415 mecânico, disco Center Lock de 160mm Shimano FD-C050 / Shimano Altus RD-M310 Tektro IOX, mecânico, disco de 160mm Shimano FD-C050 / Shimano Altus RD-M310 ProMax “V”, mola linear Guia de corrente Gammut P-30 / SRAM X-0 Avid Code 7 hidráulico, disco de 200mm Guia de corrente Gammut P-30 / SRAM X-9 Avid Juicy 5 hidráulico, disco de 203mm Guia Specialized SBC-1 / SRAM X-9 Avid Juicy 5 hidráulico, disco de 200mm Guia Specialized SBC-1 / SRAM X-9 Hayes Stroker Trail, hidráulico, disco de 203mm Guia Specialized SBC-1 / SRAM X-7 Hayes Stroker Trail, hidráulico, disco de 203mm Shimano FD-M581, LX / SRAM X-9 Avid Juicy 3 hidráulico, disco de 203mm Guia Specialized ISG / SRAM X-5 Hayes Stroker Ride, hidraulico, disco de 160mm Guia Specialized ISG / SRAM X-5 Avid BB-5, disco de 160mm -/Avid BB-5, disco de 160mm Guia Specialized ISG / SRAM X-5 Avid BB-5, disco de 160mm Shimano Altus FD-M310 / SRAM 3.0 Promax "V" com mola linear Shimano Altus FD-M310 / SRAM 3.0 Promax "V" com mola linear Shimano Altus FD-M310 / SRAM 3.0 Promax "V" com mola linear Shimano C-050 / Shimano RD-TX30 Promax "V" com mola linear Shimano C-050 / Shimano RD-TX30 Promax "V" com mola linear Shimano C-050 / Shimano RD-FT30 Promax "V" com mola linear Shimano C-050 / Shimano RD-FT30 Promax "V" com mola linear

-

PREÇO 1.995 € 1.695 € 1.395 € 1.225 € 1.395 € 1.195 € 619 € 529 € 429 € 499 499 € 449 € 359 € 4.995 € 3.495 € 2.695 € 2.199 € 1.695 € 2.795 € 999 € 799 € 699 € 699 € 595 € 389 € 389 € 329 € 329 € 299 € 299 €

Distribuidor: TN Tão Natural Zona Industrial de Olhão Fase III Lote 12/13 8700-281 Olhão Portugal Tel: 289 710 880 Fax: 289 710 889 www.specialized.pt

LOJAS: 3bike AmazingBikes Avalanche

MODELO 3700 3700 WSD 3900 3900 WSD 3900 D 4300 4300 WSD 4300 Disc 4400 4400 D 4500 4500 WSD 6000 D 6300 D 6500 V 6500 Disc 6500 WSD D 6700 Disc 6700 D WSD 8000 D 8500 D Elite 9.7 Elite 9.8 Elite 9.9 SSL 69er Geared 69er Single Speed Fuel EX 5.5 Fuel EX 5.5 E Fuel EX 5.5 WSD E Fuel EX 6.5 Fuel EX 7 Fuel EX 8 Fuel EX 8 WSD Fuel EX 9 Fuel EX 9.0 Fuel EX 9.5 Top Fuel 7 Top Fuel 8 Top Fuel 9.8 Top Fuel 9.9 SSL Top Fuel 69er Session 10

TIPO R / XC R / XC R / XC R / XC R / XC R / XC R / XC R / XC R / XC R / XC R / XC R / XC R / XC R / XC R / XC R / XC R / XC R / XC R / XC R / XC R / XC R / XC R / XC R / XC R / XC R / XC ST ST ST ST ST ST ST ST ST ST ST ST ST ST ST ST

QUADRO Alpha White Aluminium Alpha White Aluminium Alpha White Aluminium Alpha White Aluminium Alpha Black Aluminium Alpha Black Aluminium Alpha Black Aluminium Alpha Black Aluminium Alpha Black Aluminium Alpha Black Aluminium Alpha Black Aluminium Alpha Black Aluminium Alpha Black Aluminium Alpha Red Aluminium Alpha Red Aluminium OCLV Black Carbon OCLV Black Carbon OCLV Red Carbon Alpha Red Aluminium Alpha Red Aluminium Alpha Red Aluminium Alpha Red Aluminium Alpha Red Aluminium Alpha Red Aluminium Alpha Red Aluminium Alpha Red Aluminium Alpha Red Aluminium OCLV Black Carbon OCLV Black Carbon Alpha Red Aluminium Alpha Red Aluminium OCLV Black Carbon OCLV Black Carbon Alpha Red Aluminium

SUSPENSÃO/ AMORTECEDOR SR Suntour M-2025 63mm SR Suntour M-2025 63mm SR Suntour XCT V2 80mm SR Suntour XCT V2 80mm RST Gila T8, 100mm RST Gila T8, 100mm RST Gila TNL, 100mm Rock Shox Dart 2 100mm Rock Shox Dart 2 100mm SR Suntur XCR 100mm Rock Shox Dart 3 100mm Rock Shox Tora 302 100mm Rock Shox Recon SL 100mm Rock Shox Reba SL 100mm Fox F100RL 100mm Rock Shox Reba SL 80mm Fox F80RL 80mm Rock Shox Reba World Cup 85mm Fox F29 100RL 100mm Maverick Custom Doube Crown 100mm Rock Shox Tora 302 130mm / Fox Float RP2 Rock Shox Tora 302 130mm / Fox Float RP3 Rock Shox Recon 335 130mm / Fox Float RP3 Rock Shox Recon 351 130mm / Fox Float RP2 Fox Float RL 130mm / Fox Float RP2 Fox Float 130 RL 130mm / Fox Float RP2 Fox Talas RL,90- 130mm / Fox Float RP23 Fox Talas RL,90- 130mm / Fox Float RP23 Fox Talas RL,90- 130mm / Fox Float RP23 Fox F100RL 100mm / Fox Float RP2 Fox F100RL 100mm / Fox Float RP2 Fox F100RL 100mm / Fox Float RP23 Rock Shox Reba World Cup 100mm / Fox Float RP23 Manitou Travis, 203mm / Manitou Revox

DESVIADOR DIANT./TRAS. - / Shimano Acera - / Shimano Acera - / Shimano Acera - / Shimano Acera - / Shimano Alivio - / Shimano Alivio - / Shimano Deore - / Shimano Deore - / Shimano Deore - / Shimano Deore - / Shimano Deore - / Shimano Deore XT Shadow - / Shimano Deore XT Shadow - / Shimano Deore XT Shadow - / Shimano Deore XT Shadow Shimano Deore XT / Shimano Deore XT Shadow - / Shimano Deore XT Shadow - / Sram X.0 - / Shimano Deore XT Shadow - / Shimano Deore - / Shimano Deore - / Shimano Deore XT Shadow - / Shimano Deore XT Shadow - / Shimano Deore XT Shadow - / Shimano Deore XT Shadow - / Sram X.0 - / Shimano Deore XT Shadow - / Sram X.0 Sram X.9 - / Shimano Deore XT Shadow - / Shimano Deore XT Shadow - / Shimano Deore XTR Shadow - / Sram X.0

DISTRIBUIDOR: Bicimax, Artigos Desportivos, Lda Apartado 34/ 2431–957 Marinha Grande Tel: 244 553 276 www.bicimax.pt

R-Rigida ST-Suspensão Total ALL-All Mountain D-Dirt CD-Cross Dirt DH-Downhill ED-Enduro FHT-Freeride Hard Trail FR-Freeride Inic.-Iniciação SD-Street Dirt XC-Cross Country XCM-Maratona

TRAVÕES -

PESO -

PREÇO 345,00€ 345,00€ 375,00€ 375,00€ 430,00€ 440,00€ 440,00€ 520,00€ 499,00€ 650,00€ 630,00€ 630,00€ 760,00€ 885,00€ 900,00€ 1.090,00€ 1.090,00€ 1.480,00€ 1.480,00€ 1.855,00€ 2.405,00€ 3.090,00€ 3.680,00€ 5.850,00€ 2.050,00€ 3.070,00€ 1.350,00€ 1.540,00€ 1.540,00€ 1.845,00€ 2.200,00€ 2.700,00€ 2.700,00€ 3.445,00€ 4.230,00€ 5.870,00€ 2.150,00€ 2.390,00€ 4.195,00€ 6.520,00€ 3.045,00€ 5.425,00€


Paginação-ok:Layout 1

27-03-2008

11:13

Page 34

OPORTUNIDADES

A venda de objectos neste espaço é gratuito e é apenas destinado a material usado vendido por particulares. Os interessados devem, até ao dia 15 do mês anterior à publicação, mandar um email com todas as informações necessárias para:

e.pt

oportunidades@freebik

shox revelation com pop lock, amortecedor rock shox ario 2.1, xt/lx travões lx hidráulicos, manetes dual lx 1100 euros Rui 918173456

GT I-Drive GT I-Drive de 2006 tamanho S Susp. fox vanilla, amortecedor fox, xt/lx travões Magura Julie hidráulicos. 1300 Euros Gonçalo 916781060

marzochi EXR pro , x9/ deore 600 euros José Santos 965850710

Suporte

Shimano

Suporte Thule freeride 530 40 Euros. Bruno 916601155

sapatos shimano usados em bom estado spd mt 30 n.º 43 20 euros. Bruno 916601155

Trek jack 3 Trek 1400

Decathlon 9.2 Decathlon 9.2 susp. total 2006 tamanho L susp. rock

Trek 1400 de estrada nova de 2006 tamanho 54 espigão de selim e forqueta em carbono, shimano 105 950 euros Filipe 919580382

GT GT avalanche 0 . 5 expert de 2006 tamanho L susp.

s truques & dicaAFINAÇÃO DE MUDANÇAS 1

2

3

4

Este é um tema que deve ser tido em atenção, para evitar o desgaste prematuro do equipamento, e assim aumentar o tempo de vida útil do material como o da bicicleta em geral. Para começar, tudo deve estar devidamente limpo e lubrificado, só assim as mudanças ficarão devidamente afinadas. 1º passo Verifica os limitadores de acção do desviador, são os dois pequenos parafusos presentes nos desviadores ( foto 1 e 2), o "H" (high) limita a acção do desv. na mudança mais alta , na mudança de trás este parafuso deve ficar posicionado de maneira que a roldana de cima do desv. fique alinhada com o carreto mais pequeno, e na mudança da frente fazer com que a corrente não saia para fora da pedaleira. O "L" (low) limita a acção do desv. na mudança mais baixa, na mudança de trás este parafuso deve fazer com que a roldana de cima fique alinhada com o carreto maior, na mudança da frente o limitador deve fazer com que a corrente não passe para o lado de dentro da pedaleira, ficando entre esta e o quadro da bicicleta. 2º passo Existem dois tipos de desv. traseiro, o normal e o invertido, no normal o desv. está recolhido e começa-se a afinar a partir da mudança mais alta (carreto pequeno), no invertido o desv. está esticado, começando-se a afinar na mudança mais baixa (carreto maior). Começamos então a afinar, fazer a corrente passar por todos os carretos e pratos pedaleiros, se a corrente não subir para as mudanças mais baixas, há que dar tensão ao cabo (foto 3) para que a mesma suba sem problemas, e sem ruído algum, posteriormente se a corrente não descer, temos que eliminar a tensão em excesso do cabo, isto no caso de um desv. normal, no invertido o processo é o oposto, se a corrente não desce dá-se tensão ao cabo e assim sucessivamente até ficar bem afinado. No desviador da frente, se a corrente não passar bem para os pratos pedaleiros maiores, dá-se tensão ao cabo (foto4), se não descer tira-se a tensão em excesso, mas se mesmo assim as mudanças não entrarem correctamente, no prato grande, ou no mais pequeno, desaperta um pouco os limitadores. Se os problemas subsistirem, dá uma saltada à tua loja habitual e expõe o problema, poderá já não ser só afinação ESTA CRÓNICA TEM O PATROCÍNIO E É DA RESPONSABILIDADE DA LOJA E OFICINA DE REPARAÇÕES...

34 FREEBIKE

Trek jack 3 de 2007 tamanho S susp. manitou axel air 100, xt, guia de corrente truvativ travões hayes sole hidráulicos, aros mavic ex 721, cubos xt 900 Euros Filipe 21 432 5454


Paginação-ok:Layout 1

27-03-2008

10:05

Page 35


Paginação-ok:Layout 1

27-03-2008

10:05

Page 36

Freebike01  

Revista de ciclismo com distribuição gratuita nas lojas de bicicletas

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you