





O bolsonarismo há tempos me intriga e inquieta. O modo bolsominion de ser, viver, crer, agir e reagir. Da busca rápida no google, dois significados: b o l s o n a r i s m o n o m e m a s c u l i n o 1
POLÍTICA conjunto de princípios e práticas políticas associadas ao político brasileiro Jair Bolsonaro, que em 2018 foi eleito o 38º presidente da República do Brasil; 2.POLÍTICA período da governação liderada por Bolsonaro; 3.POLÍTICA movimento ou postura política de apoio a Bolsonaro e/ou às suas políticas(https://www infopedia pt/dicionarios/ling uaportuguesa/bolsonarismo)
O bolsonarismo é um fenômeno político de extrema-direita que eclodiu no Brasil com a ascensão da popularidade de Jair Bolsonaro, especialmente durante sua campanha na eleição presidencial no Brasil em 2018, que o elegeu presidente https://pt.wikipedia.org/wiki/Bolsonarismo
Com um material lúdico, colorido, divertido e rico em educação, o Projeto “Brinquedoteca A Arte de Brincar 2” realizou, entre os dias 17 e 20 de o u t u b r o , a e n t r e g a d e estruturas de brinquedoteca nas Escolas Municipais "Geraldo José Rodrigues Alckmin", "Profº Ruy Brasil Pereira", "Ignez Cardoso Ferreira" e "Profª Hermínia F i g u e i r a d e A z e v e d o Almeida", em Lorena (SP), contemplando centenas de crianças Esta é a segunda edição do Projeto, que já beneficiou mais de 7 200 crianças com doações de livros e brinquedos pelo Brasil.
Você pode achar um desserviço. Eu acho oportuno. Sempre bom dialogar com pessoas esclarecidas e reflexivas, capazes de ler e compreender um textão sem os discursos inflamados ou a ladainha infindável de 'ladrão', 'comunismo', 'Venezuela', 'pátria', 'família', 'liberdade' e 'valores'...
Os anos de governo desse ou daquele, com acertos, erros e todos os problemas que precisam ser enfrentados em um Estado do tamanho do Brasil, inclusive a corrupção, não justificam ameaças à nossa Democracia. Esquerda e direita fracassam quando radicalizam, quando relativizam a coisa pública e o bem comum. A igreja fracassa quando não dá sentido à existência humana. As instituições fracassam na complexidade, na negligência, na omissão, na pouca justiça.
O bolsonarismo veste nosso verde e amarelo, se apropria de uma dinâmica de sentimento coletivo. Tudo o que está fora do seu cercado - outros partidos, instituições, ciência, pessoas negras, LGBTI+, indígenas, não cristãs, artistas, universitários, professores, imprensa, etc – é do inimigo e não está do lado da 'verdade'.
O bolsonarismo empreguinado na nossa vizinhança, família, amizades, na gente do bem paladina da 'moral', dos 'bons costumes' e da 'fé' não vai acabar num passe de mágica dia trinta de outubro de 2022. As fake News seguirão alienando. Necessitamos de educação e políticas de combate eficientes.
O próximo presidente, democraticamente eleito, terá um governo bem desafiador. A luta do bem contra o mal, como insistem, será árdua, sobretudo pela dificuldade de desconstruir mitos e conciliar posicionamentos tão distintos. Que falta fazem a memória histórica, a interpretação de texto/contexto e a consciência de classe.
Na Alemanha pós-primeira guerra, o sentimento era de esvaziamento de sentido, de hiperinflação e crise. O nazismo ofereceu um aparente mundo coeso em que o diferente não era compreendido, era inimigo e ponto.
A vida moderna não é coesa. Precisamos
As estruturas têm formato de cubo, e cada brinquedoteca é composta de 30 exemplares de livros de literatura infantil, sendo cinco títulos em braile, e 30 brinquedos educativos, que convidam as crianças a conhecerem novas histórias e a lidarem com seus mais variados sentimentos, por meio de brincadeiras lúdicas q u e a u x i l i a m n o desenvolvimento social, p e s s o a l e c u l t u r a l d a s crianças, estimulando sua curiosidade, e promovendo a e v o l u ç ã o d e s u a autoconfiança, linguagem, pensamento e concentração.
“Brinquedoteca - A Arte de Brincar 2” realizou ainda oficinas com duração de duas horas para crianças de 0 a 12 anos nos mesmos l o c a i s , e s t i m u l a n d o o aprendizado por meio da diversão.
Todas as atividades são viabilizadas pela Lei de I n c e n t i v o à C u l t u r a e realizadas pelo Ministério do Turismo, via Secretaria Especial de Cultura. O projeto é uma produção da Sancell Produções e Eventos Ltda EPP, e em Lorena contou com o patrocínio da Valgroup.
Instituições que receberam as estruturas e oficinas
E M " G e r a l d o J o s é Rodrigues Alckmin", "Profº Ruy Brasil Pereira", E M "Ignez Cardoso Ferreira" e
E M " P r o f ª H e r m í n i a F i g u e i r a d e A z e v e d o Almeida"
Há mais de 45 anos no mercado, a Valgroup se
tornou uma das maiores produtoras, transformadoras e recicladoras de plástico do mundo, com operações no Brasil, Espanha, Estados Unidos, México e Uruguai, c o m m a i s d e 6 m i l colaboradores em 37 plantas. Uma empresa consolidada, com o propósito de elevar a qualidade de vida por meio do desenvolvimento de soluções inovadoras e sustentáveis, em b u s c a d a l i d e r a n ç a d o mercado de embalagens plásticas nas Américas e do r e c o n h e c i m e n t o c o m o referência em economia circular, sendo uma das primeiras empresas do m u n d o a a s s i n a r o Compromisso Global da Nova Economia do Plástico.
S o b r e o M i n i s t é r i o d o T u r i s m o : P r i n c i p a l ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos –exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover
a ç õ e s d e f o r m a ç ã o e c a p a c i t a ç ã o j u n t o à s comunidades Criado em 1 9 9 1 p e l a L e i 8 3 1 3 , o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts).
Contato para pautas Vira Comunicação contato@viracomunicacao c om.br(19) 3367-1233
L e t í c i a H e r e n y i –leticia herenyi@viracomunic acao.com.br (11) 97562-3036
Ma i s d e 3 m i l músicos, de todo o B r a s i l , v ã o participar do Campeonato de Bandas e Fanfarras 2022, que acontecerá em Lorena nos dias 5, 6 e 13 de novembro. A competição faz parte da comemoração do Aniversário de 234 anos de Lorena.
A cidade vai receber grupos de vários estados Já estão confirmadas bandas de Mato Grosso, das cidades de Cuiabá (a 1 687,9 km de Lorena), de Apiacás (a 2.649,5 km) e de Sorriso (a 2 083,7 km) Brasília, no Distrito Federal, também já tem bandas confirmadas.
O evento, além de celebrar a cultura e a tradição das fanfarras e bandas marciais, movimenta a economia local e fomenta o turismo, gerando renda para o município.
Confira a programação:
✅ 05/11 | Modalidade
Concerto
Das 8h às 20h, no Clube Comercial de Lorena;
✅ 06/11 | Modalidades
Parada, Indoor e Showcase
8h às 12h, na Praça Dr.
de Azevedo;
13h às 22h, no Clube
de Lorena;
13/11
Parada e Showcase
8h às 12h, na Praça Dr. Arnolfo de Azevedo;
13h às 22h, no Clube Comercial de Lorena.
Sobre as modalidades:
Concerto é uma modalidade em que solistas e grupos musicais se apresentam
mais
lorena.sp.gov.br
Há quase 92 anos, a luta pela igualdade de direitos resultou em uma grande conquista: a instituição do voto feminino. Para celebrar esse direito, a Prefeitura de Lorena, por m e i o d a S e c r e t a r i a d e A s s i s t ê n c i a e Desenvolvimento Social, irá realizar o evento “Mulheres na Política”.
Atualmente, as mulheres
representam 52,65% do eleitorado nacional, segundo dados de 2022 do TSE O encontro será em 3 de novembro, a partir das 13h30, no auditório da Obra Social São Luís, com a presença de convidadas muito importantes. Confira abaixo a programação: 13h30 – Credenciamento; 14h – Abertura; 14h15 – Palestra com a exv e r e a d o r a d e T a u b a t é , Loreny Caetano, sobre o tema “Mulheres na Política: O p o r t u n i d a d e s e
Desafios”; 15h15 – Intervalo; 15h45 Mesa redonda “Mulheres no Executivo eLegislativo”; 16h45 – Encerramento.
A abertura vai contar com a presença do Prefeito Sylvio Ballerini; do Presidente da Câmara Municipal, Dr. Fábio Longuinho; do Secretário de Assistência Social, Cláudio Freitas; e da Presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos das Mulheres, Joyce de Souza.
A mesa redonda vai reunir a Prefeita de Potim, Érica Soler, e as vereadoras de Lorena, Wanessa Andréa e L ú c i a d a S a ú d e , c o m mediação da Secretária de Comunicação Social, Bianca Freitas.
Sobre a data: Em 3 de novembro de 1930, o então presidente Getúlio Vargas instituiu no Brasil o direito das mulheres ao voto. Porém, esse direito possuía várias restrições Hoje, todas as mulheres brasileiras podem votar, sem restrições.