Page 1

01 Capa 1_Layout 1 7/11/12 10:00 AM Page 1

oferecem-te a Forum Estudante FORUM ESTUDANTE a revista em que és tudo!

JULHO/AGOSTO’12

Nº 248 • Mensal • Preço de Assinatura: 12 edições = 4,99€ (IVA incluído)

MARIANA RODRIGUES A CONCORRENTE DO ‘ÍDOLOS’ ENTREVISTADA POR LEITORAS DA FORUM!

MÚSICA PARA OS TEUS OUVIDOS... JÁ SABES A QUE FESTIVAL VAIS?

SURF E ETC. CONHECEOS DESPORTOS AQUÁTICOS QUE PODES PRATICAR NESTE VERÃO


02 BP_Layout 1 7/11/12 10:02 AM Page 2

Proteja o coração do seu carro. O motor é o coração do seu carro. Cuide dele com os nossos melhores combustíveis de sempre. Todos os combustíveis BP contêm Invigorate™, com a sua fórmula única que protege contra a acumulação de resíduos prejudiciais, ajudando a manter o seu motor saudável e em forma. Visite bp.pt para saber mais.

em todos os combustíveis BP

Recomenda Combustíveis BP com Invigorate™.


03 passatempos_Layout 1 7/11/12 10:04 AM Page 3

PARA PODERES PARTICIPAR VA A WWW.FORUM.PT E HABILITA-TE!!!

passatempos julho’12 | FORUM ESTUDANTE | 3

ganha em www.forum.pt

CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO Estes passatempos decorrem até dia 30 de setembro. Só serão atribuídos prémios a residentes em Portugal e apenas um prémio por pessoa e por morada. O não preenchimento correto do formulário de participação (www.forum.pt), leva à desclassificação do participante. Os vencedores residentes na área da Grande Lisboa terão de levantar o prémio nas nossas instalações: Tv. das Pedras Negras, nº1, 4º. 1100-404 Lisboa (na Baixa). Aos restantes, o prémio será enviado por correio. Após notificação aos vencedores, estes têm um prazo de 30 dias para reclamar o respetivo prémio. Os prémios que sejam devolvidos não serão reenviados. Idade máxima de participação: 25, inclusive (vencedores fazem prova com Bilhete de Identidade) OS PREMIADOS SERÃO ANUNCIADOS EM WWW.FORUM.PT NOTA: as cores e/ ou modelos dos prémios podem não corresponder às das imagens apresentadas

TEMOS DEZ BONSAI DA SCIENCE4YOU PARA TE DAR! GANHA UM A CADA 40 PARTICIPAÇÕES!

Participa em WWW.FORUM.PT/COMUNIDADEFORUM/PASSATEMPOS

TEMOS PARA OFERECER UM CURSO À ESCOLHA PARA A PRIMEIRA PARTICIPAÇÃO CONSULTA A PÁGINA DOS PASSATEMPOS DO SITE PARA VERES CURSOS E DATAS DISPONÍVEIS.

Participa em WWW.FORUM.PT/COMUNIDADE-FORUM/PASSATEMPOS

GANHA CINCO JOGOS “MUD” PARA PLAYSTATION 3

GANHA CINCO LIVROS “GANGUES”!

DAMOS UM JOGO A CADA 50 PARTICIPAÇÕES!

Participa em WWW.FORUM.PT/COMUNIDADE-FORUM/PASSATEMPOS

OFERECEMOS UM DE 30 EM 30 PARTICIPAÇÕES!

Participa em WWW.FORUM.PT/COMUNIDADEFORUM/PASSATEMPOS

Códigos QR Agora já podes interagir com a Forum. Tens de ter um leitor de códigos QR no teu telemóvel. Podes descarregar em http://reader.kaywa.com/getit. Depois é só apontar com a câmara do teu telemóvel para os códigos da Forum Estudante para ter acesso a vídeos, páginas, músicas, passatempos e muitas surpresas.

03 passatempos prémios e mais prémios 04 sabias que... descobre a origem das expressões populares portuguesas 06 desafios Semana Tanto Mar 08 Feiras de Ensino Forum o que se passou nos Dolce Vita pelo País fora... 18 prevenção rodoviária não às drogas... muito menos ao volante! 22 música reportagens e antevisões dos melhores festivais 30 fama Mariana Rodrigues, um ídolo a seguir 36 cinema o que de melhor está a chegar... 40 puzzles passatempos para fazer na praia! 44 sóRir Uma barrigada de riso 46 HorosCopos As previsões menos apuradas

32

Desportos de verão

Com este tempo, está-se bem é na água. E se for a fazer desporto, tanto melhor! A pensar em ti e nas tuas vontades para o verão, a Forum desenhou-te um guia das melhores atividades que podes praticar no mar, sem esquecer os spots indicados para o fazeres. Lê a informação que temos para ti e informa-te sobre os desportos que podem tornar o teu verão ainda mais animado. Bons mergulhos!

RFE 248 › julho/agosto 2012 › www.forum.pt › e-mail: rfe@forum.pt

nestes passatempos!

participa já


04a5 sabias que..._Layout 1 7/11/12 10:06 AM Page 4

sabias que... 4 | FORUM ESTUDANTE | julho’12

Há por aí muita expressão típica, mas quando as dizes sabes realmente a sua origem? Temos uma proposta para ti: aprende aqui alguns significados e origens de expressões populares portuguesas e faz um brilharete ao pé dos teus amigos!

Significado: Beber uma cerveja à pressão, servida num copo alto. Origem: Ainda antes da I Guerra Mundial, havia um grande restaurante em Lisboa chamado Germânia Imperial, que era gerido por alemães. Durante alguns anos, foi o único sítio em Portugal que tinha cerveja à pressão. No final do trabalho, muitos eram os trabalhadores que iam à Germânica Imperial beber uma cervejinha. Mas como o nome do restaurante era demasiado grande, começouse a perguntar “vamos à Imperial?”. A moda pegou e ainda hoje se diz. Pequena curiosidade para aqueles que conhecem Lisboa: a Germânia Imperial era um grande armazém situado na Avenida Almirante Reis. Como Portugal entrou na I Guerra Mundial contra os alemães, o restaurante foi nacionalizado em 1916 e passou a chamarse... Portugália.

Significado: Estudar. Passar muito tempo agarrado aos livros. Fazer um esforço enorme para saber a matéria toda tintim por tintim. Origem: Antigamente, ainda antes do aparecimento da luz elétrica, os grandes estudiosos tinham duas alternativas na hora de ler, estudar e aprender mais: ou faziam-no durante o dia ou estudavam à luz das velas, durante a noite. Como os períodos mais tranquilos aconteciam depois do sol se pôr, a luz das velas ou de lamparinas era a única iluminação disponível para estudar. Resultado: muitas vezes, quando tentavam aproximar a vela dos livros, estes estudiosos acabavam por queimar as pestanas. Literalmente.

Significado: Deceção; contar com uma coisa e afinal não a ter. Origem: Em 1578, quando D. Sebastião ficou na batalha de Alcácer-Quibir, muitos não acreditavam que o seu querido rei tinha morrido. Por isso, alguns mirones subiam até ao Alto de Santa Catarina para esperar pela chegada de alguns navios, não fosse algum trazer de volta el-rei D. Sebastião. Nunca chegou a acontecer.

Significado: De modo imperfeito, mal feito. Origem: Quando começamos a dizer mal uma palavra e ela acaba por ficar, chama-se a isso uma corruptela da linguagem. E foi isso mesmo que aconteceu com esta expressão. Costumava dizerse que, em tempos de pobreza, tudo era feito ‘parcamente’, ou seja, de modo pobre, sem recursos. O povo achou que devia dizer ‘porcamente’ e assim ficou.


04a5 sabias que..._Layout 1 7/11/12 10:08 AM Page 5

sabias que... julho’12 | FORUM ESTUDANTE | 5 Significado: Estragar, ficar inutilizado, desaparecer, morrer. Origem: Este é outro dizer que nasce exatamente no período das Invasões Francesas e manteve-se até hoje, 200 anos depois. Conta-se que havia um general, chamado Loison, que tinha perdido um braço numa batalha. Quando Napoleão invadiu Portugal, nomeou-o responsável pelos presos ‘tugas’. Ao que parece, Loison era implacável; torturava de forma horrível que fosse parar à sua prisão e chegava a assassinar alguns desses presos. Daí que “ir para o maneta” significasse, na altura, ser preso torturado e morto.

Significado: Viver muito bem, com tiques de vedeta. Esbanjar dinheiro ou recursos. Origem: As Invasões Francesas em Portugal (ali no início do século XIX) fizeram nascer várias expressões populares mas esta é, seguramente, a mais conhecida. Jean Andoche Junot foi o comandante que mais ajudou Napoleão a conquistar territórios lusitanos e por isso tinha uma grande vida em Portugal, enquanto cá viveu. O povo via aquela forma luxuosa de vida e encarregou-se de associar os hábitos franceses a muito dinheiro.

Significado: Sentir-se ofendido ou identificado nalguma situação menos boa. Origem: Quando se vivia nos tempos da Inquisição, só os cristãos eram bem vistos pela sociedade. Por isso, havia alguns hábitos de marcar todos aqueles que não professavam aquela religião. Os judeus eram obrigados a usar um chapéu bicudo e, a partir daí, o povo encarregou-se de manter a expressão popular.

Significado: Fingir sentimento, chorar sem sentir qualquer emoção. Origem: Esta expressão surgiu quando se reparou que os crocodilos choram enquanto comem as suas vítimas. Mas não se trata de pena nem de um choro alegre. A explicação é bem mais simples: quando o crocodilo mastiga a comida, o alimento pressiona o céu da boca, fazendo com que as glândulas lacrimais do animal funcionem.

Significado: Andar em fila, uns atrás dos outros. Origem: Este era um procedimento habitual nos índios quando os exploradores ingleses lá chegaram. Para escaparem aos ‘caras pálidas’, este pessoal tinha uma técnica engraçada: punha-se em fila e caminhava assim. Desta forma, os ingleses nunca percebiam quantas pessoas tinham passado por aquele local, ao olhar para as pegadas deixadas para trás.

Significado: Razia, chegar muito perto, por um triz. Origem: Outro dos eventos que mais criaram expressões populares em Portugal foi, claro, o terramoto de 1755. No dia 1 de novembro daquele ano, Lisboa foi sacudida por um sismo de enormes proporções que deitou a cidade quase toda abaixo – por exemplo, a expressão “cair o Carmo e a Trindade” vem daí, porque os conventos do Carmos e da Trindade fizeram um enorme estrondo quando vieram ao chão. Depois do terramoto, um enorme tsunami inundou uma boa parte de Lisboa e as águas quase chegaram a Campo de Ourique. A expressão nasceu nesse preciso momento.


06a7 desafios stm_Layout 1 7/11/12 10:14 AM Page 6

desafios Semana Tanto Mar 2012

6 | FORUM ESTUDANTE | julho’12

Semana Tanto Mar

está mesmo aí à porta!

Agora sim, começa a contagem decrescente para a Semana Tanto Mar, por isso levanta a âncora, iça a bandeira e prepara-te para navegares por mares nunca antes navegados. { Texto por: Mauro Andrade } De 1 a 7 de setembro, vais viver um conjunto de experiências mágicas que, ao longo deste ano, estivemos a preparar com o maior cuidado para que esta semana seja inesquecível. As atividades são tantas e tão boas que o difícil vai ser escolher qual a melhor! À descoberta de Peniche A cidade de Peniche foi palco de acontecimentos como o naufrágio de San Pedro de Alcântara, um navio de guerra espanhol com nada mais, nada menos que 64 canhões ou então das fugas da Fortaleza de Peniche

também por belas praias, a meio do Atlântico, onde se ergue um dos destinos da nossa semana: o arquipélago das Berlengas.

da ilha chama-se Berlenga e representa mais de 2/3 da superfície total da ilha, a parte menor chama-se Ilha Velha. O mar das Berlengas alberga uma fauna marinha riquíssima e incomparável na

Clínica de Surf Se nunca te aventuraste em cima de uma prancha de surf, esta é a tua oportunidade! Se, por outro lado, já és um craque em manobras radicais, aproveita este dia para mostrar o que

vales! É um dia inteiro em Peniche dedicado a este desporto com aulas dadas por professores especializados. Entre muitos exercícios de aquecimento, quedas, chapas na água e muitos pirolitos, tens de te aguentar ao máximo em cima da prancha! protagonizadas por Álvaro Cunhal ou Carlos Costa na época salazarista. A costa de Peniche guarda pormenores surpreendentes e apaixonantes sendo formada por imponentes rochedos e

Berlengas A ilha das Berlengas está dividida em duas zonas, divisão essa que teve origem numa falha sísmica. A norte deu origem ao carreiro dos Cações e a sul ao Carreiro do mosteiro. A parte maior

costa portuguesa. É considerado também num dos melhores locais da nossa costa para a prática de atividade de mergulho.

no teu telemóvel

vê como foi o vídeo do ano anterior


06a7 desafios stm_Layout 1 7/11/12 10:14 AM Page 7

escolas julho’12 | FORUM ESTUDANTE | 7

Experiências no Laboratório Uma vez que, ao longo de seis dias, a Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar vai ser a nossa casa, não podíamos deixar escapar a oportunidade de realizar algumas experiências onde vais descobrir o porquê dos peixes terem determinadas cores, os ciclos migratórios dos mesmos e muito mais. Estas atividades e muitas outras são completamente gratuitas!

Cíntia Santos “A Semana Tanto Mar não foi só surf e mergulho, claro que estas foram as atividades mais populares, mas não houve nenhum dia que não gostasse, ou que estivesse com vontade de ir para casa. Adquirimos bastantes conhecimentos acerca da cidade de Peniche e do mundo impressionante que é o mar. Também foi um sítio onde conhecemos pessoas novas, com as quais ainda hoje mantemos o contacto.”

Batismo de Mergulho Esta atividade dá-te a oportunidade de mergulhares com garrafa! Uma equipa de profissionais descerá contigo e aí descobrirás a sensação única de mergulhar entre os peixes, ver a flora aquática com as suas cores incríveis e ainda descobrir o que está submerso! São momentos únicos e inesquecíveis que tu não vais querer perder!

Paulo Alexandre Henriques “Nem eu sei propriamente, foi algo que nunca tinha passado na minha vida. A Semana Tanto Mar foi uma experiência única que reuniu mar, pessoas novas, fragatas, lugares novos, um enorme convívio, entre outras coisas. Se querem festa e diversão e até mesmo aprofundar o vosso conhecimento sigam na direção da SEMANA TANTO MAR! Foi das semanas mais emocionantes que tive num verão.”

Check List Semana Tanto Mar

n n n n n n n n n n n n

Toalha de Praia Óculos de Sol Protetor Solar *Tenda (caso tenhas alguma informa-nos sobre a capacidade da mesma) *Saco Cama Chinelos Ténis *Lanterna *Repelente Garrafa de Água Roupas leves (t-shirts, calções) Fato de Banho

*Material sujeito a confirmação por parte da Forum Estudante

semana

patrocínio

apoios

organização


08a11 feiras do estudante_Layout 1 7/11/12 4:30 PM Page 8

desafios 8 | FORUM ESTUDANTE | julho’12

o n i s n e o Feiras d a t i V e c l o D são no e a olhar para estamos sempr mesmo, ao e qu s be sa m a Foru isso Tu que conheces dos com a tua formação. Por iras do Ensino pa fe cu as eo u o futuro e pr nte organizo a Forum Estuda tros Comerciais longo deste ano onal em parceria com os Cen do Automóvel si oio Superior e Profis ões contaram ainda com o ap aç s ta Es Dolce Vita. l e da BP. Clube de Portuga

Instituições que estiveram presentes: › Instituto Português de Naturologia › Instituto Politécnico de Coimbra › Instituto Superior Miguel Torga › Universidade de Coimbra › Universidade Fernando Pessoa

“ (…) temos como um dos objetivos desfazer o mito que existe sobre o valor das propinas no ensino superior privado, explicando e mostrando às pessoas que estudar no ensino superior privado não é sinónimo de custos elevados.” Áurea Ramos, Relações Públicas da Universidade Fernando Pessoa › Instituto Superior de Saúde do Alto Ave › Instituto Superior de Serviço Social do Porto › Instituto Superior da Maia

“(…) estes locais são perfeitos para termos esse contato mais direto o que nos possibilita assim dar a conhecer o ISMAI bem como a nossa oferta formativa e demais condições de acesso.” Daniel Oliveira, representante do Gabinete de Estágios do Instituto Superior da Maia As Feiras do Ensino Superior Forum Estudante/ Dolce Vita decorreram em quatro centros comerciais deste grupo, nomeadamente o Dolce Vita Tejo (Lisboa), Porto, Coimbra e Douro (Vila Real) e tiveram uma enorme afluência. Os visitantes das feiras mostraram-se, no geral, muito satisfeitos com a iniciativa. Houve até quem tenha feito algumas dezenas de quilómetros só para visitar a feira.

Com a primeira edição destas feiras a ter lugar no Dolce Vita Coimbra, as expectativas tornaram-se altas, desde muito cedo, para este projeto pioneiro. Pela primeira vez, as instituições de ensino marcaram presença em centros comerciais com o objetivo de se darem a conhecer junto do seu público-alvo. Durante esta ação foram muitos os alunos e encarregados de educação que visitaram não só o stand da Forum Estudante, como

› Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa › Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto › Universidade Portucalense

“As feiras do ensino superior proporcionam a possibilidade de futuros alunos, seus pais e familiares nos conhecerem melhor e terem um primeiro contacto com o espírito UPT.” Cláudia Carvalho, Diretora de Marketing e Comunicação da Universidade Portucalense › CESPU – Cooperativa de Ensino Superior, Politécnico e Universitário. › Universidade Lusíada › Escola Superior de Enfermagem da Cruz Vermelha Portuguesa de Oliveira de Azeméis › Instituto Superior de Entre Douro e Vouga

“Estas feiras são muito importantes pois desta forma o ISVOUGA consegue chegar aos seus futuros alunos de forma a pudermos dar a conhecer a nossa instituição e oferta formativa.“ Maria Pintado, Aluna do ISVOUGA


08a11 feiras do estudante_Layout 1 7/11/12 10:25 AM Page 9


08a11 feiras do estudante_Layout 1 7/11/12 4:31 PM Page 10

desafios 10 | FORUM ESTUDANTE | julho’12

Instituições que estiveram presentes: › Universidade Atlântica › Instituto Politécnico de Setúbal › Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa › ISPA - Instituto Universitário Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida

“Estas feiras são importantes porque nos dão a oportunidade de sair da nossa escola, e ter um contato diferente com o público, num ambiente diferente e mais “leve” (…).” Cláudia Moura, técnica do Gabinete de Comunicação e Imagem do ISPA › ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa também as restantes instituições presentes nestes espaços comerciais à procura da melhor solução, e oferta para o seu futuro académico. Recebendo desta forma toda a informação relativa à oferta académica e a condições especiais de acesso. A boa disposição não podia faltar neste evento, exemplo disso foi a presença da Tuna Académica da Universidade Lusíada do Porto que entre serenatas apaixonou os visitantes da Feira do Ensino Superior no Dolce Vita Porto. As Feiras do Ensino Superior seguintes passaram por cidades tão distintas como Vila Real (Dolce Vita Douro), Porto e Lisboa (Dolce Vita Tejo). No rescaldo destas feiras podemos afirmar que, não só da parte da Forum Estudante, como também de todas as instituições envolvidas, o saldo é muito positivo, uma vez que a afluência e interesse

demonstrado não só pelos alunos como também pelos encarregados de educação, excederam as expectativas. Após a realização das Feiras do Ensino Superior, sucederam-se as Feiras do Ensino Profissional. Nestas, o objetivo passou pela divulgação da oferta dos cursos profissionais que as instituições participantes têm para oferecer e pela desmistificação da opinião que existe relativamente ao Ensino Profissional. Segundo os vários intervenientes, o objetivo foi atingido. À imagem do que sucedeu nas Feiras do Ensino Superior, estas também contaram com a presença de jovens de todo o país que, ao visitarem, partilharam as suas maiores preocupações relativamente ao seu futuro académico. Contámos ainda com uma animação apresentada pelos alunos da Escola Profissional Gustave Eiffel no Dolce Vita Tejo.

“Esta é uma iniciativa muito boa, de forma a continuar a dar informação tanto para o acesso ao ensino superior como para tirar as dúvidas todas que os candidatos possam ter.” Eduardo Filho, Promotor do ISCTE › Escola Superior de Enfermagem São Francisco das Misericórdias › ISEC - Instituto Superior de Educação e Ciências

“(…) é importante para o ISEC darmos a conhecer o nosso espaço e a nossa oferta e conhecermos também as necessidades da sociedade em geral.” Ana Pereira Neto, Coordenadora da licenciatura em Gestão Hoteleira no Instituto Superior de Educação e Ciências › Instituto Superior de Ciências Educativas › Instituto Superior de Estatística e Gestão de Informação da Universidade Nova de Lisboa › Instituto Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa › Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa › Escola de Comércio de Lisboa › Instituto para o Desenvolvimento Social › Instituto de Tecnologias Náuticas › Escola Profissional Gustave Eiffel

“É importante dar a conhecer ao público em geral a escola como uma alternativa positiva e válida ao liceu, onde muitos alunos seguem para o ensino superior e ficam, teoricamente e entre aspas, sem uma profissão.” Carlos Gomes, coordenador do curso de Construção Civil da Escola Profissional Gustave Eiffel › Escola Profissional Magestil › Escola Profissional Profitecla › CICCOPN – Centro de Formação Profissional da Indústria da Construção Civil e Obras Públicas do Norte › Escola Profissional Ruiz Costa


08a11 feiras do estudante_Layout 1 7/11/12 10:26 AM Page 11


12a13 ispa publi_Layout 1 7/11/12 10:26 AM Page 12

ispa 12 | FORUM ESTUDANTE | julho’12

[ publireportagem ]

ISPA

Aqui projetamos um grande futuro! Gostas de Psicologia? Ou sempre sonhaste ser biólogo? Queres ser técnico de reabilitação social? Ou o que querias mesmo era contribuir para o desenvolvimento comunitário? Se respondeste afirmativamente a alguma destas frases então o ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida é o local ideal para prosseguires o teu percurso académico! Oferta Formativa O ISPA tem para te oferecer um vasto leque de cursos que conjugam as mais diversas áreas científicas. Três licenciaturas: Biologia, Reabilitação e Inserção Social e Desenvolvimento Comunitário, às quais se soma o Mestrado Integrado em Psicologia que te permite escolher uma das seguintes áreas de especialização: Psicologia Clínica, Psicologia Educacional ou Psicologia Social e das Organizações. Complementarmente, o ISPA oferece ainda mestrados em Psicocriminologia, Psicobiologia, Psicologia Comunitária e Psicologia da Saúde, bem como doutoramentos em Psicologia e em Ciências da Educação. Além disto, o ISPA leciona mais de uma dezena de pós-graduações em áreas que cruzam a Psicologia ao Desporto, Economia, Sociologia, Biologia, entre outras.

Candidaturas Abertas As inscrições para os 1º ciclos (licenciaturas) e 2º ciclos de estudos (mestrados) estão abertas e o ISPA tem ao teu dispor uma equipa de atendimento pronta a receber-te e a responder a todas as

tuas dúvidas sobre o processo de candidatura, calendário de acesso, matrículas, propinas, médias de entrada, provas de ingresso, e tantas outras informações importantes para a tua entrada no ensino superior. Podes fazer a tua candidatura pessoalmente nas instalações do ISPA (rua Jardim do Tabaco 34, junto a Santa Apolónia) ou, através da internet, em http://candidaturas.ispa.pt. Se preferires ligar, então contacta-nos através deste número 218 811 700.

Cinquentenário do ISPA Ao optares por estudar no ISPA, estás a escolher fazer parte de uma instituição com meio século de vida. Ao longo destas cinco décadas, saíram das salas de aulas do ISPA milhares de profissionais que hoje exercem funções em algumas das melhores empresas e serviços públicos e privados em Portugal. Com um corpo docente do mais elevado mérito, apoiado por uma forte aposta na investigação e trabalho prático, estudar no ISPA é, desde sempre, uma garantia de desenvolvimento de todo o potencial académico dos seus alunos.

Porquê o ISPA? Porque ao longo dos seus 50 anos de História (1962-2012), o ISPA construiu um percurso de excelência no ensino superior. Pioneiro, em Portugal, no ensino da Psicologia, alargou a sua oferta formativa às áreas das Ciências Sociais e da Biologia. A elevada matriz de qualidade do ISPA faz com que seja das instituições de ensino superior com um dos mais altos índices de empregabilidade nas suas áreas de atuação.

www.ispa.pt Rua Jardim do Tabaco, 74 Tel.: 218 811 700 Email: candidaturas@ispa.pt


12a13 ispa publi_Layout 1 7/11/12 10:26 AM Page 13

ispa

As comemorações O ISPA celebra, em 2012, o seu 50º aniversário e tem agendado vários eventos para comemorar esta data especial. Estão previstos colóquios e conferências científicas para celebrar os 50 anos não só do ISPA mas do surgimento da Psicologia em Portugal. E, porque celebrar a cultura é celebrar uma parte importante da identidade do ISPA, está também agendada uma exposição dedicada ao artista africano Malangatana. Entretanto, já este ano, o ISPA tem promovido o encontro dos seus antigos alunos com o intuito de fomentar o convívio entre os que fizeram e continuam a fazer parte da vida do ISPA. De entre as várias iniciativas lúdicas que tiveram lugar, destaque para o arraial de Santo António que trouxe às instalações do ISPA, em Alfama, milhares de pessoas que decidiram passar connosco a noite de 12 para 13 de junho.

julho’12 | FORUM ESTUDANTE | 13 { Fotos: José Narciso }


esta 14 | FORUM ESTUDANTE | julho’12 [ publireportagem ]

é a escola certa para ti! Mesmo no centro de Abrantes, está um Convento já com alguns séculos de História. É neste edifício com um passado riquíssimo que podes construir o teu futuro, através do estudo da tecnologia e de todas as inovações que ela traz consigo. Estás pronto para conhecer a Escola Superior de Tecnologia de Abrantes? Em funcionamento desde 1999, a Escola Superior de Tecnologia de Abrantes (ESTA) parece ter os olhos postos no futuro, se prestarmos um pouco mais de atenção à sua oferta formativa. Em áreas tão distintas como a Engenharia Mecânica ou o Jornalismo, entre outras, há um monte de boas razões para escolher esta instituição de ensino superior. Se não acreditas, atira-te a este textinho e descobre as maravilhas que a ESTA tem para oferecer. Podemos começar por dar uma vista de olhos ao curso de Comunicação Social. Se és daqueles que já pensaram em seguir uma carreira de jornalista, a ESTA pode dar-te o que precisas para trabalhar nesta área tão

privilegiada. É que, além de ficares a saber todos os procedimentos técnicos na hora de fazer uma notícia, também vais poder pôr os teus conhecimentos em prática. É que esta é uma das únicas escolas superiores a estar munida de um jornal da faculdade (www.estajornal.com). Com este curso podes seguir uma ou mais destas funções: jornalista de imprensa, online, rádio ou televisão e agência, jornalista multimédia, fotojornalista, técnico de audiovisual ou produtor e editor de conteúdos. Se preferires trabalhar mais com tecnologias, a ESTA também te pode ajudar a ficar formado e preparado para o futuro. Nesta era


14a15 esta publi_Layout 1 7/11/12 2:44 PM Page 15

http://portal.esta.ipt.pt

esta julho’12 | FORUM ESTUDANTE | 15

ESTA envia recém-licenciados para estágios internacionais

do digital, trabalhar com computadores é uma alternativa que pode fazer toda a diferença na hora de arranjar um emprego com boas condições. Por isso, se tens aí o bichinho da informática, tirar o curso de Tecnologias da Informação e Comunicação pode muito bem ser a solução perfeita! Com este curso podes ser técnico de multimédia, webdesigner, programador, gestor de redes informáticas, gestor de sistemas informáticos, entre muitas outras opções. O Curso de Vídeo e Cinema Documental é uma porta de entrada para o mundo do Cinema, em particular do Documentário, com uma visão sobre o Outro na sua diversidade. A ESTA é uma escola totalmente equipada com câmaras, material de som, ilhas de edição, e demais material, que disponibiliza aos alunos para que possam realizar o seu percurso criativo. Se queres ser realizador, produtor, operador de som ou imagem, editor, este é o percurso ideal para ti. Mas nem tudo na ESTA está relacionado com o mundo dos media. Com o curso de Engenharia Mecânica, o leque de opções para o mercado de trabalho é ainda mais variado. E se és empreendedor e cheio de ideias para novos projetos, pensa bem em seguir esta via. Dizem-nos os representantes da escola superior que quem tira este curso pode acabar em áreas tão distintas e valorizadas

como a metalomecânica, os transportes, a gestão e manutenção industrial, as obras públicas ou a consultoria, entre muitas outras. Como se não bastasse, os alunos ainda podem beneficiar da ligação à sociedade que é tão valorizada pela ESTA. Além dos protocolos com quase 60 instituições, entre as quais empresas, câmaras municipais, órgãos de comunicação social e universidades internacionais, há também a possibilidade de contribuir com o Laboratório de Inovação Industrial e Empresarial, um espaço apostado na criação de novos mecanismos ligados à engenharia para resolver desafios daquela área. Uma coisa é certa: ESTA é a escola, Abrantes é o futuro! Se tiveres dúvidas, vai a portal.esta.ipt.pt e lá poderás esclarecê-las todas!

Durante o ano letivo 2011/2012, licenciados em Engenharia Mecânica e em Vídeo e Cinema Documental foram fazer estágios em instituições diversas, para Itália e Eslovénia, dentro do programa Erasmus. Este programa, que agora está formalizado num consórcio, permite apoiar ex-alunos da ESTA e do IPT em geral, fomentando oportunidades e mostrando novos horizontes. Fábio Navalho, ex-aluno de Engenharia Mecânica, está a realizar um estágio, até fim de 2012, na empresa italiana Società Italiana di Compósiti, em Ferrara, onde concebe e fabrica produtos em material compósito. O Consórcio “International Programme for Training”, é formado por uma instituição de ensino superior (IPT é a entidade coordenadora), e por um grupo de entidades que revestem formas jurídicas diversas, desde empresas a associações sem fins lucrativos, públicas e privadas nacionais e internacionais. O principal objectivo estratégico é o de aumentar a cooperação entre o mundo empresarial e o ensino superior, através da facilitação e aumento de estágios em contexto real de trabalho em ambiente internacional. Mais informações: www.gri.ipt.pt/consorcio.erasmus

cursos na esta Licenciaturas › Comunicação Social/ Comunicação Empresarial › Engenharia Mecânica › Tecnologias de Informação e Comunicação › Vídeo e Cinema Documental

Mestrados e pós-graduações PÓS-GRADUAÇÕES › Energias Renováveis › Engenharia Mecatrónica › Gestão da Manutenção de Instalações Desportivas › Gestão de informação para a saúde › Produção Industrial MESTRADOS › Informática na Saúde › Manutenção Técnica de Edifícios

Cursos de Especialização Tecnológica (CET) › Desenvolvimento de Produtos Multimédia › Eletrónica Médica › Fabricação Automática › Instalação de redes e sistemas informáticos › Projeto de Construções Mecânicas › Tecnologias e Programação de sistemas de informação


16a17 Do Something_Layout 1 7/11/12 10:31 AM Page 16

voluntariado 16 | FORUM ESTUDANTE | julho’12

Formação à tua medida!

2ª Edição Boot Camp do Do Something! E porque o prometido é devido... O Boot Camp está de volta! O Boot Camp é um encontro para formação e partilha de ideias e experiências entre jovens ativistas e especialistas que os apoiam a concretizar os seus projecos e ideias em diferentes áreas. A 2ª Edição do Boot Camp regressa já no próximo dia 15 de setembro, na Escola do Comércio de Lisboa, pelas 10h00! Neste Boot Camp poderás contar com sessões como: “Como entrar no Mercado (sem) Trabalho”, “Organização e produção de Eventos com Impacto Social” , “Menos é Mais! Causar Impacto a baixo custo – Merchandising”, “Solidão na terceira idade, como evitar este futuro!”, etc. Tu não vais querer ficar de fora! Vai já a www.dosomething.pt e garante o teu lugar!

“Guerra aos Polegares” e “Na Minha Casa Poupo Eu” a distribuir prémios! Mais de 8.600 jovens de todo o país declararam Guerra aos Polegares! E mais de 44.000 pessoas foram sensibilizadas para esta causa! O grande vencedor foi a “Operação Stop aos Polegares!” Vai até ao site do Do Something descobrir quem foram os outros vencedores deste desafio….

Os “avós” que deram que falar

“Um Dia de Avós Ligados” no Media Lab O Do Something em conjunto com o Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações e o Diário de Notícias promoveram no passado dia 6 de Junho a primeira iniciativa de “Um Dia de Avós Ligados”. Esta ação destina-se a combater solidão dos idosos, através da inclusão digital e do voluntariado jovem. Desta forma, o objetivo da ação foi sensibilizar e mobilizar jovens para “ensinar” os idosos a: i) criar uma conta de e-mail, ii) utilizar o Skype e/ou Facebook. Esta iniciativa ocorreu no Media Lab DN, em Lisboa, num ambiente muito animado com 29 jovens e 22 seniores!

Os jovens ajudaram os seniores presentes na criação de uma conta Gmail, de Facebook ou Skype. Nesta sessão, jovens e seniores puderam ainda conversar e compartilhar experiências enriquecedoras para ambos! Após o evento, jovens e seniores deixaram os seus comentários: Jovem: “Globalmente achei muito útil e bem conseguido: o quebra-gelo, a perceção dos conhecimentos e interesses e a situação de ensino!” Senior: “Em relação às novas tecnologias, estes encontros são muito importante sobretudo para nós, seniores. Foi bastante útil o contato com os jovens, pois estes estão mais à vontade nesta matéria.” Queres saber mais sobre esta iniciativa? Vai a dosomething.pt e deixa-nos o teu contato para ficares a par de todas as novidades!

E por falar em desafios, a campanha Na Minha Casa Poupo Eu, arrecadou mais de 31 vídeos! A Catarina Siqueira foi a grande vencedora dos apetecíveis 1.000€, com o vídeo “Ganhar é Poupar!!!”! Os restantes vencedores levaram para casa 200€!


pub

16a17 Do Something_Layout 1 7/11/12 10:31 AM Page 17

MALTA JOVEM A BOMBAR EM CORUCHE Vai ser um fim-de-semana prolongado carregado de muita ação e boa disposição. De 19 a 22 de julho, Coruche promove a Semana da Juventude e tem por isso preparadas inúmeras atividades para a malta jovem. A inauguração acontecerá com um concurso de música moderna e, no dia seguinte, muitos serão os que terão a possibilidade de levar a cabo umas quantas atividades radicais e depois relaxar na piscina municipal ou na praia fluvial. Outro dos pontos altos será o concerto de HMB e a atuação de vários dj’s. Se ainda não tens planos para estes dias, dá um pulinho até Coruche e diverte-te com a semana perfeita para ti.


18a19 Prevenção Rodoviária_Layout 1 7/11/12 10:33 AM Page 18

prevenção rodoviária 18 | FORUM ESTUDANTE | julho’12

Conduzir sob o efeito de estupefacientes é tão grave que é considerado crime. Esta é uma prática que não deve mesmo ser seguida. O melhor remédio é dizer não às drogas. Na estrada e na vida. { Texto por: Nelson Nunes } Conduzir com álcool no sangue já é mau, tanto para a saúde de quem bebeu como para quem se arrisca a estar na mesma estrada que a pessoa alcoolizada. O que dizer, então, das drogas? Ainda pior. A Forum preocupa-se com a tua saúde e com a dos outros, por isso deixa-te aqui alguns conselhos importantes para aquele dia cada vez mais próximo em que vais agarrar num volante e vais conduzir um carro regularmente. Todos os anos, em toda a Europa, morrem mais de 10 mil pessoas em acidentes relacionados com o uso de droga ou álcool. Além disso, 25 por cento de todos os desastres de automóvel que acontecem poderiam ter sido evitados caso os condutores menos responsáveis não tivessem consumido estas substâncias ilícitas, a que se costuma chamar os nomes mais pomposos de estupefacientes ou psicotrópicos. Há que aprender com os erros dos outros, portanto temos só para ti as melhores informações

sobre o que não fazer antes de agarrar num carro. Pronto para a viagem?

Estúpidos estupefacientes Sejamos sinceros e diretos: há milhares de tipos de drogas. E, todos os dias, há novos produtos deste género a sair para o mercado. Além das substâncias mais conhecidas (heroína, cocaína, haxixe), há também drogas quimicamente alteradas das quais ainda pouco se sabe. Mas existem e são perigosas. De qualquer forma, o primeiro passo para uma condução segura é estar alerta ainda antes de entrar no carro. Quando vais sair com amigos, é extremamente importante não aceitar nada de estranhos onde quer que vás. Muito menos se a oferta te for feita em forma de comprimidos. Não arrisques. É claro que nem todas as drogas são ilícitas. Aliás, arriscamos a dizer que até tens algumas drogas lá em casa. Chamam-se medicamentos. Sim, também são estupefacientes porque são manipulados para produzir uma alteração no corpo humano.

Neste caso, ajudam a tratar doenças. Mas têm efeitos secundários que podem afetar gravemente a condução. Por isso, antes de te sentares ao volante também convém que dês uma vista de olhos à bula (o papelinho com letras minúsculas que vem dentro da caixa) desse remédio. Há medicamentos que, depois de serem tomados, não convém mesmo conduzir porque causam euforia, sonolência ou outros efeitos que podem resultar em acidentes graves.

Dar nas drogas é duro Se costumas ler o artigo de prevenção rodoviária da tua Forum Estudante, já sabes que estar concentrado e com máxima atenção na estrada é fundamental para quem conduz. Por isso, atirar ao cérebro químicos que nos afetem a performance mental é absolutamente proibido. Por ti, pelos teus amigos e pelos outros utentes da estrada. Mesmo assim, se estás curioso sobre aquilo que essas substâncias te poderão provocar, damos-te aqui uma ideia geral para nem


18a19 Prevenção Rodoviária_Layout 1 7/11/12 10:33 AM Page 19

prevenção rodoviária julho’12 | FORUM ESTUDANTE | 19

DROGAS E VOLANTES NÃO COMBINAM...

MESMO! sequer quereres experimentar. Só para começar, podemos dizer-te que, sob o efeito de drogas, a tua perceção do que se passa à tua volta fica totalmente alterada. Além disso, não consegues compreender nada bem aquilo que vês. Se isto acontecer a 100 quilómetros por hora numa estrada, já podes imaginar qual seria o resultado. Como se não bastasse, a tua atenção é muito reduzida se estiveres sob o efeito de estupefacientes. Além disso, também a tua coordenação de movimentos é afetada. Ou seja, se precisares, de repente, de virar o volante, travar e reduzir a mudança ao mesmo tempo, o desafio não é fácil. Se houver um psicotrópico qualquer metido com o teu cérebro, o desafio passa a ser um grande problema. Conduzir há pouco tempo e estar sob o efeito destas substâncias psicotrópicas é uma combinação explosiva. Isto porque, quando a experiência é pouca, a atenção na estrada tem de ser redobrada e estar nos níveis máximos. Com estupefacientes no organismo, isso torna-se completamente impossível, até

porque os níveis de euforia são levados ao extremo pelas drogas. Não acreditas? Então deixamos-te com esta: a principal causa de morte nos Estados Unidos em jovens com idades entre os 16 e os 20 anos é o envolvimento em acidentes rodoviários, muito por culpa dessa inexperiência - é importante referir que, naquele país da América do Norte, a carta de condução pode ser tirada a partir dos 16 anos de idade. Por causa da gravidade destes efeitos, as leis são duras para quem se mete nestas andanças. Não há cá contra-ordenações graves nem muito graves. Aqueles que consumirem drogas antes de conduzir são acusados de crime e arriscam uma pena de 120 dias de multa ou mesmo um ano de prisão. Não vale a pena arriscar, pois não?

Mantém-te limpo Muita malta da tua idade começa por dar nas drogas “leves”, sempre com a desculpa de que não é grave ter esse comportamento. Mas dizem os cientistas

projetos sobre rodas

que quem começa com as leves, depressa passa para as “duras”. É, aliás, mais grave que um adolescente de 14 anos, que está numa fase da vida mais instável, fume um pouco de ‘marijuana’, do que um homem de 50 anos, casado e com filhos, experimentar cocaína. A fase da vida é diferente, por isso o impacto da experiência também. O melhor a fazer, dizemos-te nós, é manteres-te limpo e longe das drogas. A diversão não é garantida por se fumar, beber ou tomar isto ou aquilo. Pelo contrário. Os efeitos secundários de experimentar substâncias ilícitas podem ser bastante graves. E podem surgir tanto no dia a seguir como anos depois desse comportamento de risco. Ainda mais grave é tomar drogas e agarrar num carro, porque aí estamos a colocar em jogo a vida de outras pessoas. O que vale mais é mesmo ficar longe de problemas e seguir viagem com calma. A atitude é sempre o mais importante de tudo. Na estrada e na vida.


20a21 BP Segurança ao Segundo_Layout 1 7/11/12 10:36 AM Page 20

desafios 20 | FORUM ESTUDANTE | julho’12

Aprender a usar a cabeça! Pelo segundo ano consecutivo, a BP, em conjunto com a Forum Estudante, organizou o evento BP segurança ao Segundo. Este projeto tem como objetivo sensibilizar os estudantes dos 14 aos 17 anos para os perigos da estrada. Desta forma, incentivam a um maior cumprimento das regras de trânsito, adoção de comportamentos e atitudes defensivas, bem como as boas práticas de condução, com a finalidade de perspetivar um futuro mais consciente destes ainda jovens e futuros condutores. O dia BP Segurança ao Segundo começa bem cedo, em que o workshop sobre a Prevenção Rodoviária dá as boas vindas a todos os participantes. Este workshop bastante rico em informação aborda temas como o excesso de velocidade, a sonolência ao volante e o consumo excessivo de álcool e as principais causas de sinistralidade nas nossas estradas.

Miguel Barbosa, piloto de automóveis fala sobre prevenção rodoviária

Um workshop sobre a Prevenção Rodoviária dá as boas vindas a todos os participantes

Luzes, câmara, ação!

Das restantes atividades realizadas ao longo do dia destacam-se a criação e realização de um spot publicitário e o simulador de capotamento que provoca as mais diversas reações entre os participantes. Todas estas atividades decorrem dentro do espaço escolar, estimulando assim ainda mais a criatividade de todos os envolvidos nesta iniciativa.


20a21 BP Segurança ao Segundo_Layout 1 7/11/12 10:36 AM Page 21

desafios julho’12 | FORUM ESTUDANTE | 21

ESCOLAS BP SEGURANÇA AO SEGUNDO Porto - Colégio do Rosário - 18 de Janeiro de 2012 A 1ª edição da BP Segurança ao Segundo 2012 realizou-se no Colégio de Nossa Senhora do Rosário. Numa atividade que envolveu aproximadamente 200 alunos do 10º ano, as atividades não podiam ter corrido de melhor forma. Com uma participação bastante ativa no workshop, os alunos deste colégio demonstraram muito interesse e responsabilidade no que toca à Segurança Rodoviária. O dia de atividades terminou com a atribuição do Prémio BP ao melhor spot publicitário, sendo que este foi um momento em que o reconhecimento da iniciativa foi evidente para todos. O simulador de capotamento fez sensação no Porto

Lisboa - Escola José Gomes Ferreira - 13 de Fevereiro

Salvador deu o seu testemunho aos jovens presentes

A 2ª edição deste projeto decorreu na Escola Secundária José Gomes Ferreira e envolveu cerca de uma centena de alunos do 10º e 11º anos de escolaridade. Nesta edição contámos com a presença da Associação Salvador, onde o próprio Slavador sensibilizou todos os participantes com o seu testemunho. Na capital, o BP Segurança ao Segundo terminou com a atribuição dos prémios para o melhor spot publicitário, entregue depois da decisão tomada pelos vários membros do júri, que era composto por Patrícia Matos (jornalista da TVI), Maria Botelho-Moniz (apresentadora do Curto-Circuito, da SIC Radical) e Bianchi Prata (Piloto de Enduro e TT em duas rodas).

Faro - Escola Secundária João de Deus - 30 de maio de 2012

A equipa amarela durante a edição do spot publicitário

A última edição do projeto BP Segurança ao Segundo teve lugar na Escola Secundária João de Deus, em Faro. Em vésperas das tão desejadas férias, pode dizer-se que o objetivo do workshop foi cumprido, pois todos os estudantes participaram com vontade e demonstraram estar conscientes acerca dos perigos que estão ligados a uma condução menos consciente. Como o melhor fica sempre para o final, após as experiências no simulador de capotamento e a realização dos spots publicitários, deu-se o coroar do melhor spot publicitário, entregue na presença dos vários membros do Júri composto por Raquel Ponte (Jornalista agência Lusa), Miguel Barbosa (Piloto de TT e GT), Luís Vilas Boas (Diretor Refúgio Aboim Ascensão), Dr. Fernando Gomes (Diretor Escola Secundária João de Deus) e o Representante da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, para além dos habituais parceiros da BP neste projeto, ACP e Forum Estudante.

Briefing criativo para a elaboração do anúncio

Na Internet Podes ver no Youtube todos os vídeos, reportagens e spots publicitários que foram feitos pelos participantes deste projeto basta pesquisar por “BP Segurança ao Segundo”. www.youtube.com/watch?v=zdWpnm5so1I – Spot Vencedor Porto www.youtube.com/watch?v=MSwdmacv1SA – Spot vencedor Lisboa www.youtube.com/watch?v=04njzZQmnHk – Spot vencedor Faro

FICA ATENTO! QUEM SABE SE A NO PRÓXIMO ANO LETIVO A TUZER ESCOLA TAMBÉM PODERÁ FA PARTE DESTE PROJETO.


22a27 música_Layout 1 7/11/12 10:52 AM Page 22

Rock in Rio

música 22 | FORUM ESTUDANTE | julho’12

Um festival com música pelo meio As distrações eram muitas na Quinta da Bela Vista. Entre Rock Street, roda gigante, montanha russa, espaços de lazer, palco karaoke e barraquinhas de promotores, lá havia uns quantos palcos com música à séria. O mais atrativo, como seria de esperar, era o Palco Mundo, e a Forum não podia falhar a presença no maior festival do Mundo. Conhece aqui o que de melhor e menos bom houve em cada dia do Rock in Rio (RiR). Dia 1 metallica A banda de James Hetfield e Lars Ulrich não desapontou os fãs. Muito pelo contrário. Além de ter passado por temas incontornáveis como “One” e “Master of Puppets”, os Metallica tocaram na íntegra o seu afamado Black Album. Mais uma passagem por Portugal com nota muito positiva. Mastodon também não desiludiram.

O pior do dia foi mesmo a prestação dos Evanescence. Após uma ausência prolongada – a última vez que tinham tocado em Portugal tinha sido em 2004, também no RiR – Amy Lee trouxe uma banda completamente renovada. Faltaram vários êxitos do antigamente e as músicas novas não convenceram os fãs. Dia 2 linkin park Mais um regresso a Portugal e mais uma vez deixam os fãs em absoluto êxtase. Chester Bennington, Mike Shinoda e o resto da trupe deram o litro e deram aquele que foi, provavelmente, o melhor concerto da banda em terras lusas, nos últimos anos. Com uma passagem alargada pelos primeiros discos da

banda (Hybrid Theory e Meteora), Bennington impressionou com a sua forma e o seu vozeirão potente. Um concerto incrível num dia em que Fred Durst e os seus Limp Bizkit puseram a Bela Vista aos pulos, ainda cedo, e os Offspring deram um espetáculo competente. Quem dececionou foi o coletivo de Billy Corgan. Os Smashing Pumpkins (também de cara lavada – o único membro original do grupo é mesmo só o vocalista) conseguiram que as mais de 80 mil pessoas se pusessem quase todas a andar de volta a casa. Isto porque apostaram numa setlist cheia de temas incluídos no álbum novo e desconhecidos. Os pontos (mais ou menos) altos foram apenas canções como “Tonight Tonight” e “The Everlasting Gaze”. Dia 3 maroon 5 Uma semana depois dos primeiros dias do RiR, o cabeça de cartaz era Lenny Kravitz, mas quem teve o destaque todo foram os Maroon 5. O grupo de Adam Levine tem uma presença incrível em palco. Os duelos de guitarra entre Levine (que de vez em quando agarrava no instrumento de seis cordas) e o guitarrista

James Valentine chegaram a ser épicos. Os coros de vozes providenciados pelo público também. E, diga-se, a voz do cantor é versátil e ainda mais potente quando ouvida ao vivo. A estreia dos Maroon 5 em Portugal foi cinco estrelas. O mesmo não se pode dizer de Lenny Kravitz. Num concerto morno, mais a puxar para a soul do que para o rock que o fez ganhar fãs por todo o Mundo, o artista norte-americano não fez mais que o mínimo e indispensável. Esperávamos mais, Lenny.

Dia 4 Bryan adams e stevie Wonder Neste dia, as honras de melhor concerto são repartidas. Bryan Adams fez um espetáculo completamente festivaleiro, com todas as músicas bem conhecidas do público, entre as quais não faltaram “Summer of ‘69”, “(Everything I Do) I Do it For You” e “Heaven”. De destaque também a subida a palco de Vanessa Silva para fazer um dueto com o cantor em “When You’re Gone”. Pouco mais tarde, era o senhor da Motown que entrava em palco para um concerto memorável. Stevie Wonder encantou miúdos e graúdos com temas do antigamente que marcaram gerações. No final do dia, o balanço era muito positivo. Dia 5 Bruce springsteen Chegado o último dia do festival, não podemos dizer que tenha havido um único concerto mau. Desde o início até ao fim, todas as bandas deram boa música e muito boa disposição a todos os que se encontravam no recinto. A abrir, os Kaiser Chiefs, que se depararam com uma multidão meio macambúzia, à espera dos James. Mas subestimaram a capacidade de Ricky Wilson em espantar audiências. O vocalista da banda fugiu do palco e resolveu fazer slide sobre as cabeças de todos os presentes, para júbilo da maioria. Depois de James e Xutos, que também fizeram as delícias de muitos, foi Bruce “The Boss” Springsteen a dar música na Bela Vista. O concerto do músico norte-americano teve o poder e a emoção ideais de um espetáculo deste género. Tocava-se o último acorde na guitarra do Boss e já o fogo de artifício iluminava o céu. Vemo-nos de novo em 2014.

Showcases de encantar A organização do Rock in Rio deu, finalmente, destaque às novas bandas portuguesas. Nesse palco secundário, apanhámos por lá muita boa música ‘tuga’. We Are the Damned, Miss Lava, doismileoito, The Poppers e Os Pontos Negros (que foram capa da Forum em junho) deram alguns dos melhores concertos deste espaço.


Sudoeste

pub

22a27 música_Layout 1 7/11/12 10:52 AM Page 23

Onde: Zambujeira do Mar Datas: 1 a 5 de agosto pismo) Preços: 95€ (passe com cam

Uma experiência de vida oa música

bém há b No sul tam

Sinónimo de acampar e, ao mesmo tempo, ouvir muito boa música? Sudoeste! É bem capaz de ser o festival mais “boa onda” deste verão e ali a zona da Zambujeira do Mar, na costa alentejana, é bem propícia a isso. Durante a primeira semana de agosto, muitos são os excelentes nomes que vão passar pelo palco do Sudoeste tmn 2012. Fica a conhecer aqueles que não podes (mesmo!) perder.

eddie vedder É um dos senhores mais grandiosos do rock. É ativista, faz muitos trabalhos humanitários e é conhecido pela sua boa disposição. É vocalista dos Pearl Jam, mas vem ao nosso país a solo, pela primeira vez na carreira, para mostrar os dois discos que gravou nos últimos anos: Into the Wild e Ukelele Songs. Um daqueles concertos únicos e que estás absolutamente proibido de perder.

The roots Os fãs de Jimmy Fallon, apresentador de um talk-show emitido em Portugal pela Sic Radical, sabem muito bem quem são estes senhores. The Roots, além de darem música no programa de Fallon, são uma das bandas mais quentes do momento. Por isso, esta é uma grande oportunidade para ouvir boa música.

Ben Harper Este senhor adora Portugal. E isso nota-se bem, tanto pela atitude em palco, como pela quantidade de vezes que cá vem dar espetáculos. Altamente influenciado pelo reggae, pelos blues e pelo rock, Ben Harper traz na manga temas que marcaram os seus mais de 20 anos de carreira, além do seu mais recente disco Give Till It’s Gone. Ah, é há outra pequena surpresa: conta-se que Vanessa da Mata vai subir ao palco para cantar o dueto “Boa Sorte (Good Luck)”.

richie campbell Outro grande músico com muito boa onda. Richie Campbell, ainda um miúdo, é já um nome sonante na música portuguesa. As suas sonoridades reggae têm feito as delícias dos ouvintes de rádio e não vão deixar defraudados os milhares de pessoas que estarão no Sudoeste.

Orelha negra São um dos grandes valores da música nacional e, como não poderia deixar de ser, não vão faltar a este grande festival. Os Orelha Negra têm uma forte raiz na música negra, como o jazz, o funk e os blues. Um concerto a não perder.

Two door cinema club São ainda uma banda pequenita, mas já reúnem um monte de fãs por cá. E sempre que vêm a Portugal, há uma pequena legião que os segue. E têm bons motivos para isso: a música mexida e bem disposta dos Two Door Cinema Club agarra-nos à primeira nota. Aponta aí na tua agenda festivaleira e dá um pulinho ao palco principal do Sudoeste.

Jessie J Não há preço que pague este espetáculo. A estreia de Jessie J em solo nacional vai acontecer na Zambujeira do Mar e há já grande expectativa para o que a cantora britânica vai trazer ao palco luso. Este arrisca-se a ser o melhor concerto de todo o cartaz.


22a27 música_Layout 1 7/11/12 10:53 AM Page 24

música 24 | FORUM ESTUDANTE | julho’12

Marés Vivas

Onde: Praia do Cabedelo, Gaia Datas: 18 a 21 de julho (passe quatro dias) Preços: de 30€ (diário) a 60€

A praia do Cabedelo, em Gaia, vai ser, mais uma vez, o palco do festival mais aguardado no norte do País. Este ano há muitos nomes que não podes perder. E, se não conheceres algum, a Forum dáte uma ajuda e mostra-te o melhor de cada um dos convidados do Marés Vivas tmn 2012, que vai acontecer entre 18 e 21 de julho.

18 de julho franz ferdinand O anúncio tem sido feito ao longo dos últimos meses, mas ainda não há meio de lançarem disco novo. De qualquer das formas, estes meninos bonitos do rock alternativo regressam a Portugal com os temas que encantaram uma geração, tais como “Take Me Out” ou “Do You Want To”, e com músicas novas. Há poucas semanas, os Franz Ferdinand já começaram a tocar ao vivo algumas das canções que deverão fazer parte do disco novo, por isso esperam-se novidades no Cabedelo. 18 de julho Wolfmother Não são muito conhecidos, mas encantam milhões espalhados por todo o Mundo. Aliás, muitos artistas de renome como Radiohead ou Alice Cooper tem tecido rasgados elogios aos Wolfmother. Por isso, se puderes, dá uma espreitadela a este excelente grupo australiano. 19 de julho Garbage Sâo clássicos e, por isso, imperdíveis. A voz grave de Shirley Manson faz anunciar a presença dos Garbage. A banda de “Only Happy When it Rains”, “Stupid Girl” e “Push It” dará um concerto no MArés Vivas que tem tudo para ser memorável. 19 de julho the Cult Nos anos 90, eram reis e senhores do rock. Foram eles que espantaram o público português quando abriram o concerto de Metallica no Estádio de Alvalade. A partir daí, geraram um culto tuga à sua volta. Têm perdido força ao longo dos anos, é verdade, mas os The Cult estão aí com a energia vivaça de outros tempos. Importa dar uma espreitadela, quanto mais não seja para ouvir a música feita por lendas. 20 de julho Billy idol E por falar em lendas... Billy Idol é o artista mais veterano do cartaz deste ano. Com todos os êxitos do passado, Idol traz uma energia

renovada na bagagem e promete pôr muitos fãs a cantar. Mesmo que não conheças as músicas do cantor, vale a pena ir ver o espectáculo. Um dia mais tarde vais poder dizer que já viste um concerto de Billy Idol. Não é para todos. 21 de julho the Hives “Ah e tal que os suecos vêm de um sítio gelado e mal mostram as suas emoções”. Quem disser alguma coisa deste género, é porque nunca viu os The Hives ao vivo. Estes rapazes fazem do rock uma cascata de som, saltos e cantoria. Diz quem já esteve num concerto deles que é absolutamente inesquecível. Portanto, tenta não perder.

21 de julho anastacia Um grande nome da pop. A diva vai mostrar mais uma vez para fãs lusos a sua voz potente e cheia de soul. Para quem só a viu na televisão, aconselhamo-vos a apreciar a cantoria de Anastacia ao vivo. Quem já a viu, sabe bem que vale a pena repetir.

21 de julho Os azeitonas Já tinham algum sucesso, mas o “Anda Comigo Ver os Aviões” cantado por um candidato a ídolo num programa de televisão provocou o caos na agenda de espetáculos d’Os Azeitonas. Agora são dos mais aguardados neste festival e achamos que não deves faltar ao concerto desta boa banda portuguesa. 21 de julho Pedro abrunhosa e Comité Caviar Será que, ao fim destes anos todos, ainda precisamos de apresentar Pedro Abrunhosa? Ainda será preciso dizer que é um dos cantores lusos com mais fãs e que sabe dar alguns dos melhores espetáculos entre os seus colegas artistas? Não, pois não? Então já sabes que, se fores a este dia do Marés Vivas, não convém perderes o concerto de Pedro Abrunhosa. 20 de julho Gogol Bordello Não conheces? Nunca viste um concerto deles, nem que tenha sido no YouTube? Então nós explicamos: Gogol Bordello é uma banda de punk cigano. Parece esquisito, não é? Mas não é! É das bandas mais divertidas que podes ver num palco. Eugene Hutz e a sua companhia de músicos fazem a festa toda e só te pedem que te divirtas. Estás pronto?

pub

19 de julho Kaiser Chiefs Ainda há pouco falávamos deles [ver artigo sobre Rock in Rio] e aqui estão eles de novo. O grupo de Ricky Wilson não se cansa (mesmo!) de Portugal. Pouquíssimos meses depois dos concertos na Latada de Coimbra e no Rock in Rio, a banda inglesa traz a palcos lusos “I Predict a Riot”, “Ruby” e “Love is not a Competition (but I’m Winning)”, entre muitos outros temas. Há um mês, Wilson fez slide sobre as cabeças dos portugueses. O que fará desta vez?

©Nuno Carvalho

O festivaL que O verãO reserva


22a27 música_Layout 1 7/11/12 10:56 AM Page 25

Crato

música

Onde: Crato, no Alentejo mbro Datas: 29 de agosto a 1 de sete se fica em 20€ pas ); rios (diá 10€ a 6€ : de Preços

julho’12 | FORUM ESTUDANTE | 25

FEStivAl low-CoSt ©Nuno Carvalho

Com os preços mais baixos do verão, o Festival do Crato é já uma daquelas paragens de culto. Apostando muito na música portuguesa, está mais que visto que a paisagem alentejana vai ficar recheada de boa música nacional, ali mais para o final de agosto. Entre os presentes, podem contar-se Mafalda Arnauth, Amor Electro, Boss AC, Sétima Legião, Pedro Abrunhosa e A Naifa. Um conjunto de concertos a não perder, especialmente por causa do preço convidativo!

A Naifa

Mafalda Arnauth

Amor Electro

pub

Boss AC

Cais do Sodré Funk Connection

©Filipe Rebelo


22a27 música_Layout 1 7/11/12 4:47 PM Page 26

música 26 | FORUM ESTUDANTE | julho’12

FestivaL de verão com coNdições esPeciais No acP

muse têm música oFiciaL dos jogos oLímPicos Para celebrar o evento que acontece em Londres, a banda britânica Muse divulgou o tema “Survival”,

que será a canção oficial dos Jogos Olímpicos 2012. A música é também o primeiro single de The 2nd Law, o

Novo disco dos LiNkiN Park já chegou às Lojas Já estava a ser preparado desde abril de 2011 e está finalmente disponível: Living Things é o quinto disco de originais dos Linkin Park. A banda de Chester Bennington e Mike Shinoda já afirmou que este álbum reúne influências dos seus trabalhos anteriores. “Burn it Down” é o single de avanço e tem passado nas rádios um pouco por todo o Mundo. Recorde-se que a última passagem dos Linkin Park por Portugal aconteceu no Rock in Rio, onde a banda cantou alguns temas deste novo álbum.

Os sócios do Automóvel Club de Portugal podem comprar bilhetes para os Festivais de Verão Super Bock Super Rock e Sudoeste TMN com desconto. Os sócios do ACP têm ainda a vantagem de poderem usar os parques reservados do ACP, uma vez que no SWTMN existirá um parque de campismo e um parque de estacionamento ACP. Compra já os teus bilhetes com desconto de sócio e reserva a tua pulseira e o teu dístico automóvel para os respetivos parques ACP nas Delegações do clube ou através da linha de apoio ao sócio ACP 707 509 510 (disponível 24h/dia). Se ainda não és sócio, aproveita a campanha Moove e beneficia de quotas a preços especiais. Podes obter mais informações sobre esta e outras vantagens em acp.pt.

sexto álbum de originais do grupo. O novo disco dos Muse sai para o mercado no próximo dia 18 de setembro.

50 ceNt teve acideNte grave mas está “bem” Felizmente, não passou de um valente susto. O rapper 50 Cent teve há poucos dias um grave acidente, depois de embater violentamente num camião, após despiste. O cantor norte-americano foi hospitalizado com algumas lesões no pescoço e nas costas, mas acabou por receber alta poucas horas depois.


22a27 música_Layout 1 7/11/12 10:58 AM Page 27

música julho’12 | FORUM ESTUDANTE | 27

powered by

Azurara Beach Party

Vem aí a maior beach party da Europa!

LMFAO no Algarve

Só podia ser MEGA! Nem nas férias. te damos tréguas! A MEGA HITS preparou para ti a maior party que o Algarve já recebeu... e convidámos os LMFAO. Não há duas sem três: depois de esgotar os Coliseus do Porto e Lisboa, desta vez a MEGA HITS leva os LMFAO para as tuas férias de Verão em Vilamoura. Dia 7 de agosto no Centro Hípico de Vilamoura. Tu com a MEGA HITS no Algarve para curtires o Verão ao vivo com os LMFAO… isto só podia ser MEGA!

21 de Julho - Pavilhão Atlântico

Blink-182 ao vivo É a primeira vez que os BLINK-182 tocam em Portugal e só podia ser com a MEGA HITS! A banda vem apresentar o mais recente álbum, “Neighborhoods” (2011) e trazem como convidados especiais, os The All American Rejects. Juntos desde 1992, os Blink-182 são uma das mais reconhecidas bandas de pop-punk a nível mundial. É constituída por Markus Hoppus (baixo, vox), Tom DeLonge (guitarra, voz) e Travis Barker (o carismático baterista que em 1998 entrou para o lugar de Scott Raynor). Lançaram até hoje seis álbuns e são considerados precursores de bandas como os Paramore ou Fall Out Boy. Agora, chegou a vez dos fãs portugueses verem o que o trio norte-americano é capaz de fazer, ao vivo e a cores. Dia 21 de Julho no Pavilhão Atlântico. Os bilhetes custam entre 30 e 36€ e estão à venda nos locais habituais.

Abertura de Portas - 21h30 Início do Espetáculo - 22h30 Preço: 32€ (espetáculo para maiores de três anos)

&

apresenta

Quiksilver Kings of the Band powered by MEGA HITS

Mostra o teu talento! SH

R

U YO

OW

T

EN

L TA

...!!

!!!

MOSTRA O TALENTO DA TUA BANDA NUM CONCURSO EXCLUSIVAMENTE PARA SUB-20! Dá o teu melhor e actua ao vivo no Skate Park da Boardriders Quiksilver Ericeira durante o Campeonato Europeu Quiksilver King of the Groms. Para participar envia uma ou duas faixas da tua banda, ficha de inscrição e comprovativo de idade (fotocópia do B.I) para: mail@megahits.fm FICHA DE INSCRIÇÃO E REGULAMENTO PARA CONSULTA EM: HTTP://MEGAHITS.SAPO.PT/

Tens uma banda e a garagem já começa a ser “apertada” para tantos fãs? Esta pode ser a tua grande oportunidade: Quiksilver King of the Bands Powered by MEGA HITS. A Quiksilver e a MEGA HITS querem que mostres o talento da tua banda num concurso exclusivamente para Sub-20. Dá o teu melhor e atua ao vivo no Skate Park da Boardriders Quiksilver Ericeira durante o Campeonato Europeu Quiksilver King of the Groms em Agosto. Até lá, inscreve-te e consulta o regulamento em megahits.sapo.pt. Tens até dia 26 de julho. Do que estás à espera?!

Já sabes o que vai acontecer dia 25 de Agosto (sábado)? É “só” a maior beach party de toda a Europa! E é com a MEGA HITS: Azurara Beach Party. Confirmados já estão os 2 Many DJs, Steve Aoki e Hit Force Movement - mas há muitos mais à tua espera no Azurara em Vila do Conde. Até chegar o grande dia, não percas também a Azurara Official Tour by MEGA HITS, que vai animar as tuas noites de Verão com festas igualmente memoráveis. Fica atento à MEGA HITS e sabe mais em megahits.sapo.pt.

Isto (também) é MEGA!

Justin Bieber EM Portugal Já tem dia, hora e local marcados, a grande estreia de Justin Bieber em Portugal: o cantor sobe ao palco do Pavilhão Atlântico em Lisboa, dia 11 de Março de 2013. E a MEGA HITS é, claro, a rádio oficial daquele que promete ser o concerto do ano! Bieber vem apresentar o seu mais recente trabalho “Believe”, editado no passado mês de Junho. O concerto tem início marcado para as 20h30 e as portas abrem às 19 horas. Os bilhetes já estão à venda e custam entre 40€ e 65€.


dança 28 | FORUM ESTUDANTE | julho’12

pub

28a29 dança_Layout 1 7/11/12 11:02 AM Page 28

“Correr o Fado” tem uma duração de uma hora e meia, com música ao vivo, que tem muito a ver connosco, com o que é ser português, desde a parte cénica aos figurinos, tudo ligado nalgum ponto com a sensibilidade do que é ser português.

UMA COMPANHIA QUE ORGULHA PORTUGAL

A companhia de bailado Quorum Ballet tem dado cartas um pouco por todo o Mundo, com o seu espetáculo “Correr o Fado”. Daniel Cardoso, diretor artístico da companhia, convidou a Forum a entrar no estúdio destes prendados artistas.

Estávamos em 2005 quando um grupo de bailarinos dava os primeiros passos em nome da companhia Quorum Ballet. A estreia foi em dezembro, mas os espetáculos à séria só arrancaram na segunda metade de 2006. Desde então, tem sido non-stop. Num espaço amplo nos Recreios da Amadora, Daniel Cardoso aparece sentado numa acolhedora mesa para receber a equipa da Forum e partilhar as aventuras desta companhia que já atingiu o estrelato internacional. Mas a vida do Quorum Ballet nem sempre foi feito de rosas. “Manter uma companhia como esta a tempo inteiro num país como Portugal é muito difícil”, garante. Então como é que foram capazes de montar uma estrutura destas? “Foi sempre fruto de muito trabalho com muita qualidade que pudesse ser vendável”. Mas agora a situação parece estar bem melhor, já que “nos últimos três anos temos vivido só da venda de espetáculos e daí pagamos a estrutura toda”, revela Daniel. A verdade é que a equipa é que dá força à companhia. “Todos os bailarinos que aqui temos são altamente profissionais. Tenho aqui bailarinos que antes de trabalharem comigo estiveram na Companhia Nacional de Bailado e no Ballet Gulbenkian”, conta. E o sucesso explica a qualidade dos artistas.

Um bailado à portuguesa Até há bem pouco tempo, ainda não eram muitos os que tinham ouvido falar do Quorum Ballet. No entanto, um espetáculo inovador arregalou os olhos de muita gente e fez com que estes jovens bailarinos (que têm apenas entre 20 e 35 anos): trata-se de um bailado com música ao vivo, tocada à guitarra portuguesa. Daniel Cardoso conta a história do surgimento de “Correr o Fado”: “Este projeto tem vindo a desenrolar-se desde há dois anos e meio, quase três. Fizemos uma peça muito curta que foi estreada na Casa da Música, no Porto. Era uma coisa pontual, era um congresso onde convidaram a companhia para criar uma peça com música ao vivo do Mário Pacheco, que é um virtuoso da guitarra portuguesa.

Entretanto, surgiu essa oportunidade, a peça ficou com 25 minutos. Fizemos aquilo uma vez, uma coisa privada, e um dia decidi repor essa peça no aniversário aqui dos Recreios. E foi um sucesso tremendo. Por acaso, nesse dia tivemos uns convidados

“Manter uma companhia como esta a tempo inteiro num país como Portugal é muito difícil”, afirma Daniel Cardoso

internacionais que vieram ver a companhia (dinamarqueses, holandeses e dos EUA). E vinham ver outra peça, mas apresentei-lhes aquela como um miminho porque tem muito da cultura portuguesa. Quando a viram, o que disseram foi que era aquilo que queriam. Aí eu propus-me a fazer uma peça de noite inteira. Neste momento o “Correr o Fado” tem uma duração de uma hora e meia, com música ao vivo, que tem muito a ver connosco, com o que é ser português, desde a parte cénica aos figurinos, tudo ligado nalgum ponto com a sensibilidade do que é ser português. E o resultado é onde estamos hoje”, observa, de um só fôlego, o bailarino, que é também diretor artístico de toda a companhia. E não tem receio de admitir que o Correr o Fado foi “o mais importante projeto que tivemos até hoje porque nos abriu uma série de portas a nível internacional que de outra forma talvez não tivéssemos conseguido”. E que portas! Além de terem passado por países como a Dinamarca, Singapura, Macau e a Sérvia, a melhor experiência terá sido passada na China. “O espectáculo que tínhamos em Xangai esgotou duas semanas antes. Isto foi ótimo porque um dos nossos medos era

que não houvesse a possibilidade de ter a sala com pessoas suficientes. Depois disso, em Guangzhu, estivemos numa das melhores e mais belas salas do mundo”, conta Daniel Cardoso. As boas apresentações já lhes garantiram um 2013 preenchido. “A tour deste ano já nos possibilita ir ao triplo ou mais de cidades no próximo ano”, assegura o diretor artístico do Quorum Ballet. Para o ano, o Quorum Ballet já tem espetáculos marcados um pouco por toda a Ásia, especialmente por várias cidades chinesas. Além disso, vão dançar em seis salas dinamarquesas. Por cá, ainda este ano, os Quorum Ballet vão dar um ar da sua graça em salas lusas. Ao longo do ano, Cascais, Angra do Heroísmo e São Miguel vão poder assistir a este espetáculo único.

Quem é o responsável por tanto sucesso? A resposta à pergunta dá-se com dois nomes próprios: Daniel Cardoso. Apesar de confessar que “com nove anos não queria ser bailarino” e “quando fui para a escola foi mais uma curiosidade”, a verdade é que o bichinho lá apareceu. Foi precisamente “quando fiz o meu primeiro espetáculo público, no Teatro São Luiz, eu tinha para aí 14 ou 15 anos”. Os estudos prosseguiram mas pouco tempo mais tarde Daniel decidiu sair do País para ganhar experiência. “Vivi fora cerca de 11 anos, nos Estados Unidos, no Brasil e na Dinamarca”, conta. Ao voltar para Portugal ainda trabalhou nalguns projetos mas, por coincidência, o Ballet Gulbenkian foi encerrado na mesma semana em que chegou a território luso. “Encontrei bailarinos com qualidade que estavam sem fazer nada e eu senti que não havia algo onde eu me pudesse enquadrar também”. Desta forma, “decidi começar um projeto que não pensei que tomasse esta dimensão tão rapidamente. A ideia era que haveria de tomar esta dimensão, mas com o desenrolar das coisas não pensei que o processo fosse tão rápido”. E ainda bem que assim foi!


pub

pub

28a29 dança_Layout 1 7/11/12 11:03 AM Page 29

CÂMARA MUNICIPAL DE GAIA apresenta

maresvivas.tmn.pt

lho u j e d 1 9, 20 e 2

18, 1

ia

a va de G o N a l i lo · V Cabede

18

ND A N I D R FE FRANZMOTHER WOLF OUNDS THE S

19

E GARBARGCHIEFS KAISE ULT THE C GUN

20

L O D I O Y L L L L E BI D R L BO ES GOGOY BON N O B E AS N O T I E AZ

IA C A T S OSA A H N AN U R AB PEDROIVES THE H A FERRAZ MÓNIC

21

Curso Integrado de Piloto de Linha Aérea – ATP (A) I Queres ser Piloto de Linha Aérea? A CAE Oxford Aviation Academy Évora pode ajudar-te a alcançar o teu objectivo. Asseguramos aos nossos alunos uma formação de elevada qualidade e rigor num ambiente internacional. O nosso Curso ATP (A) I inclui: - Formação Teórica na CAE Oxford Aviation Academy Évora - Formação Prática na CAE Oxford Aviation Academy Phoenix e CAE Oxford Aviation Academy Évora - Cooperação em Tripulação Múltipla (MCC) em Full Flight Simulator Boeing 737 na CAE Bruxelas Os nossos alunos têm acesso ao melhor nível de formação, para que após terminarem com sucesso o curso posssam integrar o mercado de trabalho. Ser aluno da Évora significa: - Estudar num contexto internacional - Ter acesso à Licenciatura em Ciências Aeronáuticas da Universidade Lusófona - Oportunidade de crescimento pessoal - Treinar em aviões de última geração - Usufruir da oferta de alojamento e transporte* Próximos cursos: Setembro e Novembro. Para mais informações contacta-nos: carla.costa@cae.com / Telf.: 266 730 540 *O valor do curso inclui as despesas inerentes à emissão do visto, seguro de saúde, viagem de ida e volta nas deslocações para Phoenix e Bruxelas, alojamento e transporte em Phoenix. As despesas de alimentação, assim como o alojamento e o transporte em Évora e Bruxelas são da responsabilidade do aluno.

CER CERVEJA VEJA OFICIAL

MEDIA P PARTNERS ARTNERS

P PATROCINADORES ATROCINADORES

APOIOS

ORGANIZAÇÃO ORGANIZAÇÃO

caeoxfordaviationacademy.com


30a31 fama_Layout 1 7/11/12 11:06 AM Page 30

fama 30 | FORUM ESTUDANTE | julho’12

“QuErO gANhAr, mAS NãO à CuStA dE OutrAS PESSOAS” A mariana domingues tem 17 anos, vive na maia, e é uma das grandes candidatas à vitória nesta edição do programa ’Ídolos’. Para além disso, a mariana participou, em 2010, numa semana temática organizada pela Forum Estudante: o Forum music Camp. A Forum convidou três leitoras (marta e madalena marques e Joana Ferreira) para tentar saber como é que ela tem vivido esta nova experiência e o que é que aquela semana significou para ela. { Texto por: Marta Marques, Madalena Marques e Joana Ferreira } { Fotos: © Ídolos, Mauro Andrade e Vitor Silva }

Forum Estudante - Como surgiu a ideia de participares nos Ídolos? Mariana Domingues - Esta ideia dos Ídolos surgiu tanto pela minha parte como pela parte da minha mãe. Começámos a falar sobre isso, achámos que era uma possibilidade este ano, cresci e acho que reunia neste momento tudo o que era necessário. E quem acabou por me inscrever foi a minha mãe. FE - E como é que te sentiste na altura, quando soubeste que estavas inscrita? MD - A minha mãe mandou-me uma mensagem a dizer que me tinha inscrito e depois mandou-me um smile, e eu fiquei tipo ‘não, o quê?! mas ainda posso não ir se não quiser’… Já tínhamos falado sobre isso mas é sempre aquela coisa quando fui atingida pela realidade.

FE - Estavas à espera de uma reação tão positiva no teu primeiro casting? MD - Não, não mesmo. Para mim era um casting como qualquer outro que eu fiz, como o do Forum Music Camp. Cantei, fizeram-me alguns comentários, uns mais positivos outros negativos, como é normal. Saí de lá satisfeita, não sabia se ia passar ou não. Eu achava que tinha as condições necessárias mas nunca se sabe… FE - Qual foi o momento mais marcante que viveste até agora no concurso? MD - O momento mais marcante… Não sei, porque são todos muito importantes e todos muito necessários nesta jornada. O primeiro casting abalou-me, a fase do teatro mexeu comigo porque é uma fase muito complicada, com muitas emoções, uma pessoa fica cansada. Na fase de

trios (consegui que os membros do meu trio viessem ver esta última gala, fiquei muito contente!) foi uma experiência muito gira. O juízo final foi muito bruto, foi a fase que menos gostei até agora e todas as galas até agora têm sido super divertidas, por isso é que é complicado para mim marcar uma só data, só um desafio porque para mim eles foram todos importantes à sua maneira. FE - E sentes alguma pressão à medida que a competição avança? MD - Acho que a pressão está instalada desde a primeira fase. Eu tento levar isto tudo com muita calma, muita descontração, porque ficar muito nervosa não adianta nada. FE - Como é que é o espírito nos bastidores dos Ídolos? MD - O espírito é bastante animado! [risos] Posso


30a31 fama_Layout 1 7/11/12 11:07 AM Page 31

fama julho’12 | FORUM ESTUDANTE | 31 Fotos da entrevista a Mariana Domingues com as leitoras da Forum

Da esquerda para a direita, Madalena Marques, Mariana Domingues, Marta Marques e Joana Ferreira

dizer que fiz aqui amigos para a vida, sinceramente. Resume-se muito à experiência do Forum Music Camp porque estamos a conviver diariamente com pessoas de todo o lado, com afinidades muito próximas porque estamos todos a tentar entrar no mundo da música e acabam por se formar muitas amizades e partilham-se experiências. Por isso o ambiente nos bastidores é super positivo. Na minha opinião há pouca competitividade, o que é bom para mim, antes de mais acho que nos devemos divertir antes de qualquer tipo de pressão. Eu quero ganhar, mas não quero ganhar à custa de outras pessoas. FE - Como te sentes antes de entrar para um direto para cantar para Portugal inteiro? MD - Confesso que já fiquei mais nervosa. Agora é tipo ‘vai nessa Vanessa’! [risos] Não sei, eu gosto de estar em palco, eu quero fazer disto a minha vida porque é uma sensação que me agrada imenso, e portanto não fico tão nervosa como ficava. Fico sempre um pouco receosa que as coisas me corram mal, mas acho que é um tipo de adrenalina positivo, que me faz mexer. Fico mais nervosa quando vou ouvir as votações. FE - Como te sentes sabendo que nunca ficaste entre os menos votados? MD - Espero que se mantenha… [risos] Espero não ter que passar nunca por essa experiência, mas acredito que venha a acontecer, somos cada vez menos e essa possibilidade aumenta cada vez mais… Espero que nunca aconteça! FE - Quem é que achas que vai ganhar? MD - Não sei, sinceramente não sei, porque o povo português é muito pouco previsível. Há situações em que eu acho que aquilo vai acontecer, mas relativamente à minha prestação, sinceramente, eu nunca sei o que esperar. FE - Quem é que mais te inspira? MD - Quem mais me inspira… Eu vou ter de responder que é a minha mãe… [risos] É a mesma história de sempre: a minha mãe foi quem me ensinou grande parte das coisas que eu sei, é quem me apoia mais e é quem eu consulto com mais frequência e peço opinião e ajuda. Acaba por me inspirar e eu acabo por não querer que ela saia desta parte da minha vida, porque me ajuda mesmo muito a continuar e a aprender diariamente.

FE - E em termos de cantores, quais são as tuas referências? MD - Cantores são a Sade, John Mayer, Michael Jackson, Skin, entre outros. FE - Qual foi a canção que mais gostaste de cantar até agora? MD - É complicado… Posso dizer, felizmente, que gostei de cantar todas as músicas. Com o pouco tempo que tenho para fazer escolhas, até têm sido bastante bem planeadas, com a grande ajuda da minha mãe… [risos] Eu gostei muito da ‘While My Guitar Gently Weeps’ e da ‘Por quem eu não esqueci’, por razões que ao mesmo tempo são muito semelhantes e muito opostas, porque eram as duas versões ligeiramente diferentes da original, pude fazer um bocadinho uma coisa mais apropriada a mim, mais minha, ao mesmo tempo que fiz uma homenagem a grande intérpretes e a grandes canções. FE - Consegues conciliar os estudos para os exames do 12º ano com os ensaios para as galas? MD - Claro que consigo! Tive de me ausentar durante as três últimas semanas de aulas, mas eu ia à escola às segundas e terças, que são os dias de ‘folga’ dos ‘Ídolos’. Entreguei todos os trabalhos que tinha a entregar, fiz um teste de Português quando o tive de fazer, fui fazer o exame nacional de Português [na data em que todos os alunos o realizaram, 18 de Junho] e vou fazer o meu último exame, que é de Desenho. Portanto estou a conseguir conciliar tudo. A minha média é bastante boa. Tendo em conta as circunstâncias, pensei que fosse pior, é uma questão de deixar tudo preparado e de ser responsável, foi o que eu tentei fazer e correu bem! FE - E depois deste programa quais são os teus objetivos para o futuro? MD - Eu pretendo seguir música. Portanto os meus objetivos para o futuro passam por aí. Estou a pensar inscrever-me na Universidade Lusíada, aqui em Lisboa, portanto vou ficar cá a viver. Vamos ver o que o futuro me reserva, mas o mundo não pára por causa do ‘Ídolos’, e eu tenho de arranjar outras opções para o caso de não ganhar, que é uma grande probabilidade. Por isso, tenho de ter uma alternativa.

FE - A tua página do Facebook já tem cerca de seis mil fãs. Como é que tens reagido a esta passagem para o mundo da fama? MD - Para mim esses números são sempre irreais, seis mil pessoas são muitas pessoas! Eu tento não prestar muita atenção a isso porque não significa nada. As pessoas que põem ‘gosto’ e comentam a minha página servem apenas para me dar força, não sei se todas elas votam ou se todas elas, digamos assim, “servirão” para me manter no programa. Elas servem sim para me dar força e apoio, e têm dado, sem dúvida. São cada vez mais, é bom sinal, é sinal que estou a alcançar o público que pretendo. FE - Em que é que a tua experiência no Forum Music Camp, no qual participaste em 2010, te ajudou a crescer musicalmente? MD - Ajudou tanto! Em vários níveis. Por um lado tínhamos professores; eu nunca tinha tido aulas de canto, só de coro, e ao estar com um professor de canto uma pessoa aprende imenso, nem que seja só durante uma semana com poucas horas de treino, mas aprende-se sempre. Por outro lado, as pessoas que eu conheci tanto a nível pessoal como profissional; é muito bom conhecer músicos e diversos instrumentos. Eu não percebo nada de tocar baixo ou de tocar bateria, não percebo nada, sou completamente nula, eu bem que tentei mas eu sou um desastre… [risos] Mas comecei a ouvir mais os outros instrumentos. Eu nunca tinha estado numa banda e não ouvia o baixo, queria lá saber do baixo nas músicas. E a partir daí comecei a ouvir e a perceber que, por exemplo, os diferentes ritmos da bateria influenciam a música, bem como tudo o que a compõe. Porque eu enquanto vocalista prestava mais atenção à voz e à interpretação que a voz fazia… Acho que ganhei uma abertura de espírito para a interioridade da música e, a nível de espetáculo e performance, aprendi imenso porque foi a primeira vez em que eu atuei, de facto, sozinha enquanto cantora, mas com uma banda atrás de mim. Aprendi imenso sobre o que tenho de fazer, sei lá, estava num palco enorme e tinha que entreter não sei quantas pessoas, e aprendi muito… Foi uma experiência de que ainda hoje me lembro com muito carinho.


32a35 desporto 4páginas_Layout 1 7/11/12 11:13 AM Page 32

desporto 32 | FORUM ESTUDANTE | julho’12

NA CRISTA DA ONDA { Texto: Mauro Andrade } Algumas pessoas atribuem a origem do surf aos habitantes da ilha de Puros, no Peru, onde há mais de 450 anos os mesmos desafiavam o mar em balsas feitas de totora, uma planta muito semelhante a uma palha. Os pescadores ficavam de pé em cima das balsas e direcionavam-nas com os remos em direção à praia. Estas balsas são os primórdios de todos os géneros de prancha, sendo mais tarde talhada em peroba por George Freeth e Duke Kahanamoku, nos primeiros anos do século XX, no Havai. A partir desse momento nasceu a polémica, pois os havaianos começaram a usar estas pranchas apenas pelo prazer de desfrutar das ondas, enquanto os habitantes da ilha de Puros usavam as pranchas como um meio de transporte para voltar do trabalho. Nos dias que correm, a origem do desporto em si é atribuída aos Hawaianos embora os peruanos reclamem a invenção para si. Por cá, a Forum Estudante deixa-te a par destas modalidades que, nos dias que correm, conquistam fãs a cada onda que aparece.


32a35 desporto 4páginas_Layout 1 7/11/12 4:23 PM Page 33

desporto D lip ndo o skimmer aproveita o MANOBComoRAacoS nteSKceIMno surBOf, AR esta manobra é executada quaface da mesma onda

julho’12 | FORUM ESTUDANTE | 33

cair na AERIAL › e da onda e se projetar no ar e voltar a (ou a ponta) da onda para funciona como o aerial mas é feita na base ou na fac bra ALLEY-OOP › Esta mano ente voltar a cair na onda.   rede e não terás que necessariam res para apanhar uma onda numa direção, viras na pa cor do an Qu › DOWN THE LINE a direcção (cortar a onda).  continuas a surfá-la na mesm

Santa Cruz vai receber Festival Internacional de Desportos de Ondas Os fãs de surf e outras modalidades aquáticas já estão a esfregar as mãos de alegria, tal é a expectativa por um dos festivais de desportos de ondas mais aguardados do ano. O Santa Cruz Ocean Spirit 2012 está mesmo quase a começar. Entre 27 de julho e 5 de agosto, na praia de Santa Cruz, no concelho de Torres Vedras, este Festival Internacional de Desportos de Ondas terá competições em modalidades como Kayaksurf, Kitesurf, Stand Up Paddle, Longboard, Surf e Waveski, entre outras. Além disso, também será garantida a diversão com artistas musicais de referência ao longo de todo o festival.

SKIMBOARD BODYBOARD SURF

Em Portugal, o surf em prancha surgiu ali no final dos anos 50. Naquela época, os primeiros surfistas portugueses eram repreendidos pela guarda marítima, pois esta não conhecia o material usado pelo surfistas, chamando-os de banhistas irresponsáveis que nunca respeitavam as bandeiras de proibição de entrar no mar. Atualmente, o surf em Portugal - à imagem do resto do mundo - é o desporto que mais fãs conquista todos os anos. A Liga Pro Surf e a Pro Junior são algumas das competições que durante o ano percorrem as praias do nosso país.

Quando esta prancha foi inventada por Tom Morey no ano de 1971, no Hawai, não se imaginava o que estava reservado para esta modalidade, que conquistou o mundo no início dos anos 70 . 1980 marca o ano em que surgem em Portugal os primeiros praticantes de bodyboard, uma modalidade que hoje é considerada como uma das mais desenvolvidas e radicais de mar, onde Portugal é o país que melhores resultados tem obtido em relação aos seus rivais da Europa, com dois campeonatos do mundo e vários títulos europeus. O Circuito Nacional Bodyboard Esperanças e o Circuito Nacional Bodyboard Open são, a par da Taça de Portugal, as competições mais importantes desta modalidade a nível nacional.

O skimboard começou a ser praticado nos primórdios da origem do surf, na Polinésia, mas a sua afirmação como desporto ocorreu em 1930 na Califórnia, local considerado por todos como a Meca do skimboard. No início dos anos 80, o skimboard chegou ao nosso País, inicialmente na linha do Estoril, estendendo-se mais tarde pelo litoral de Portugal. O skimboard faz-se desta forma: o praticante desta modalidade corre na praia em direção ao mar, aproveitando assim as ondas que se formam na zona da rebentação. O skimboard é, neste momento, uma modalidade com bastantes praticantes no mundo inteiro. São realizados campeonatos internacionais em países onde Portugal muitas vezes é palco principal. Nesta modalidade, o Circuito Nacional de skimboard e a Taça de Portugal figuram entre as provas mais importantes.


32a35 desporto 4páginas_Layout 1 7/11/12 11:13 AM Page 34

desporto 34 | FORUM ESTUDANTE | julho’12

Surf A - Matosinhos B - Praia de Quiaios, Figueira da Foz C - Peniche D - Ericeira E - Praia Grande, Sintra F - Praia do Guincho, Cascais G - Carcavelos, Cascais H - Costa da Caparica, Almada I - Odeceixe J - Praia da Arrifana K - Praia do Amado L - Praia do Beliche M - Praia do Zavial

Bodyboard

MELHORES SPOTS PARA A PRÁTICA DESTES DESPORTOS

A-Espinho B- Baleal,Peniche C-Praia da Areia Branca, Lourinhã D- Santa Cruz, Torres Vedras E-Ribeira d’Ilhas, Ericeira F- Azenhas do mar, Sintra G-Costa da Caparica, Almada H-Praia do Meco,Sesimbra I-Praia de São Torpes J-Ponta Ruiva, Vila do Bispo

Skimming Praia do Cabedelo, Fiqueira da Foz Praia de Santa Cruz Peniche Praia Grande, Sintra Praia doMeco, Sesimbra Praia Pequena, Sines Praia do Garrão Praia de Faro

a de surf F R é na pranch tar o bico da prancha U p S e d r O a D c fi MANOFFB› RÉ oAmSovimento deale. Pvaanrataar eapanhares tens de apon -se ficar deixa TAKE-O arranque na ond junto à agua . O surfista DROP › É o mantendo-te sempre enrolar forma um tubo para baixo, ndo a onda começa a -la até à outra ponta TUBO › Qua nda e tenta atravessa dentro da o

HISTÓRIA DA FEDERAÇÃO Em 1989 é criada a Federação Portuguesa de Surf, que representa as modalidades nacional e internacionalmente. Sob a sua alçada estão o surf, o bodyboard, o longboard, o skimboard, o kneeboard e o skate. Atualmente, esta federação desempenha um trabalho que está associado à regulamentação e gestão das modalidades acima referidas. Com a explosão destas modalidades no nosso país, houve a preocupação de delegar a organização das competições às associações que representam estas

modalidades, com exceção da Taça de Portugal. No caso do surf, a organização do Circuito Nacional Surf é da responsabilidade da Associação Nacional de Surfistas, ao passo que, no bodyboard, o circuito nacional está entregue à Associação Portuguesa de Bodyboard Open. Na opinião de Rui Félix, Diretor Técnico da Federação Portuguesa de Surf, “estamos numa fase de crescimento. Apesar de termos algumas dificuldades de gestão, devido à escassez de apoios financeiros, todas elas são modalidades que têm tudo para crescer.” Prova disso é o facto

de existirem também “limitações humanas em termos na própria federação para gerir esta modalidade pois a equipa técnica existente hoje é a mesma que há dez anos trabalhava com a federação. Com esta explosão das modalidades ficámos um bocado estrangulados.” Atualmente a Federação Portuguesa de Surf é composta por cerca de 10 mil atletas federados, 70 clubes, 140 escolas de surf , 2 associações nacionais. O organismo organiza também cerca de 50 atividades.


32a35 desporto 4páginas_Layout 1 7/11/12 11:13 AM Page 35

desporto julho’12 | FORUM ESTUDANTE | 35

DYBdyOboAarRd,Dconsiste em dar um giquroaldedá36s um0 a volta O B E D S A R B O N bo , no MA mais básica do ancha e a onda o

360o › Manobra ento único entre ti, a tua pr rebentar s TUBO › É um momdo tubo criado pela onda, aora aérea no bodyboard, os iten ro ob nt an de m alquer completa rme uma rampa execução de qu AÉREO › Para a velocidade e uma onda que fo principais são:

A FORUM ESTUDANTE ESTEVE À CONVERSA COM PRATICANTES DAS TRÊS MODALIDADES

BODYBOARD - TIAGO BASTOS, 20 ANOS

SKIMMING - EMANUEL EMBAIXADOR, 27 ANOS

Para Tiago Bastos , praticante de bodyboard há cerca de três anos, esta modalidade tem uma grande vantagem relativamente ao facto de este ser ”um desporto barato, por isso o investimento é apenas inicial, ao nível da prancha, fato e barbatanas”. No que toca aos benefícios, o bodyboarder escolhe apenas uma palavra: “saudável”. À imagem de todos os atletas praticantes de bodyboard, Tiago também tem os seus spots bem definidos e

Emanuel Embaixador faz bom uso do apelido, uma vez que tem levado o nome de Portugal além fronteiras. Os seus primeiros passos nesta modalidade segundo o mesmo vêm ”desde os 7 anos. Nas ondas pratico desde os 15 ou . As grandes vantagens de praticar skimboard são, de acordo com Emanuel Embaixador, “o espirito de união e as amizades que se criam dentro do skimboard, uma vez que são muito diferentes dos outros desportos.” Residente em Sesimbra, não hesita em escolher este com um dos seu spots favoritos, além das praias de “Polvoeira, Ericeira, Santa Cruz, Ilha de Faro, Praia das Bicas, Lagoa de Albufeira e São Pedro do Estoril“. Para os que ponderam em iniciar este desporto

SURF - FRANCISCO GARRIDO PAULO, 23 ANOS Francisco pratica esta modalidade há 12 anos. Quando questionado sobre os principais benefícios que a mesma traz para os seus praticantes, responde que o surf “traz benefícios tanto a nível físico como

psicológico, dependendo de ser praticado como free surf ou competição”. No que toca aos spots de eleição as opções são “sem dúvida Ericeira e Peniche.” Em jeito de despedida deixa uma mensagem para os adeptos desta modalidade que tencionam começar agora. “É um desporto difícil de começar, requer muito empenho tanto ao início como quando se lhe ganha o jeito. Mas é precisa muita paciência ao início e, sobretudo, não desesperar.”

elege “Sagres, Ericeira, Praia Grande e Costa de Caparica” como os melhores lugares para a prática desta modalidade. Para finalizar, deixa alguns conselhos para quem pretende começar a aventurar-se no mundo do bodyboard. “O melhor conselho é começar sempre por ondas pequenas bem feitinhas mas pequenas. O é o ideal para começar, o ambiente rochoso para os iniciantes pode ser perigoso; procura não ir para o mar sozinho e nunca te afastes muito do pessoal. Jamais, em algum motivo, deves largar a prancha pois ela é a tua boia, e se tu não estiveres com ela podes ir ao fundo ou passar mais tempo embrulhado numa onda.”

aqui fica o conselho deste atleta de skimming: ”se vais aprender a modalidade, deves tentar informar-te sobre escolas de skimboard e aprender com um instrutor. Ele aconselhar-te-á sobre o tipo de prancha que deve usar, vai ensinar as regras básicas e, com isto, o atleta evolui muito mais rápido.”


36a37 cinema_Layout 1 7/11/12 11:15 AM Page 36

cinema 36 | FORUM ESTUDANTE | julho’12

“O Cavaleiro das Trevas

Renasce”

{ Textos de João Pinto, Portal Cinema }

Notícias Aaron Eckhart Junta-se a Gerard Butler no elenco de Olympus Has Fallen A Variety revela que Aaron Eckhart vai ser o Presidente dos Estados Unidos da América em “Olympus Has Fallen”, um filme de ação de Antoine Fuqua. A história deste filme foi escrita pelo estreante Creighton Rothenberger e vai-se centrar num ex-agente secreto (Gerard Butler) que tentará salvar o Presidente dos Estados Unidos da América, que foi sequestrado por um grupo de terroristas que tomaram de assalto a Casa Branca. Dylan McDermott e Angela Bassett também estão confirmados no elenco deste filme, cujas filmagens deverão começar em Setembro deste ano. Need for Speed – O Filme,

de Christopher Nolan

Catwoman (Anne Hathaway) e o sádico Bane (Tom Hardy). Este último capítulo desta famosa saga promete muita ação e drama, bem como algumas surpresas que não deverão desiludir todos aqueles que vibraram com os aclamados “Batman - O Início” (2005) e “O Cavaleiro das Trevas“ (2008).

pub

Estreia em Portugal a 2 de agosto de 2012. Uma das trilogias mais badaladas dos últimos anos chega ao fim com este poderoso filme de ação, onde o misterioso Batman (Christian Bale) terá que lidar com as devastadoras consequências das suas ações e com uma nova vaga de perigosos vilões que incluem a sensual

Estreia em 2014 A DreamWorks Pictures anunciou que a adaptação cinematográfica do videojogo “Need For Speed” vai estrear nos Estados Unidos da América no início de 2014. O início das filmagens deste filme de ação está agendado para o primeiro trimestre de 2013. Scott Waugh vai realizar esta adaptação, cujo argumento foi escrito por George e John Gatins. A intenção da DreamWorks é criar uma saga cinematográfica que consiga rivalizar com o sucesso comercial de “Fast & Furious” da Universal Pictures.

“Ted”, de Seth MacFarlane Estreia em Portugal a 19 de julho de 2012. Seth MacFarlane, o famoso criador das hilariantes séries “Family Guy” e “American Dad”, estreiase na realização de longas-metragens com esta divertida comédia, que promete arrancar muitas gargalhadas aos espetadores com o seu humor adulto e com a sua politicamente incorreta história que se centra (Mark Wahlberg), um adulto que tem de lidar com um ursinho de peluche que ganhou vida como resultado de um desejo de criança e que se recusa a deixá-lo desde esse dia.

“Morangos Com Açucar – O Filme”, de Hugo de Sousa Estreia em Portugal a 30 de agosto de 2012. O grande final da popular série juvenil “Morangos Com Açúcar” não se vai realizar na televisão mas sim nas salas de cinemas nacionais com este festivo filme, onde o passado e o presente desta série se vão cruzar numa eletrizante e emocionante aventura sem igual. Ao som da música da moda e ao ritmo de festas alucinantes, novas e velhas glórias deste conhecido produto televisivo vão juntar-se para uma despedida em grande estilo que os atentos seguidores da série não vão querer perder.


36a37 cinema_Layout 1 7/11/12 4:44 PM Page 37

cinema julho’12 | FORUM ESTUDANTE | 37

Críticas “O Fantástico HomemAranha”, de Marc Webb Há dez anos, “Homem-Aranha” (2002), de Sam Raimi, tomou as bilheteiras mundiais de assalto e tornou-se num dos blockbusters mais vistos e lucrativos da História do cinema. Este seu reboot não

algumas semelhanças óbvias com a trama de “Homem-Aranha” (2002), mas nota-se claramente que os guionistas deste reboot fizeram os possíveis e os impossíveis para criar uma narrativa relativamente inovadora que consiga surpreender todos aqueles que viram “HomemAranha” (2002) e as suas duas bem-sucedidas continuações. Para além de um enredo bastante apelativo e completo, “O Fantástico Homem-Aranha” oferece-nos uma série de explosivas sequências de ação que beneficiam de uma sóbria realização de Marc Webb, mas

Garfield e Emma Stone partilham uma forte química no grande ecrã e ambos têm duas performances muito fortes, nomeadamente Andrew Garfield que faz esquecer por completo Tobey Maguire, que interpretou Peter Parker/ HomemAranha na trilogia realizada por Sam Raimi. Em suma, “The Amazing Spider-Man” é um blockbuster bastante atrativo que mantém o elevado nível de entretimento deste franchise, muito embora não seja tão memorável como os seus três primeiros filmes. Classificação

ou o seu luxuoso elenco, mas sim a sua soberba vertente visual. “Prometheus” é, sem sombra de dúvida, um filme visualmente deslumbrante que nos oferece uma rica variedade de cenários exteriores e interiores muito realistas e detalhados. Esta sua bela construção estética resulta sobretudo do hábil uso de

“Prometheus”, de Ridley Scott

também de uma série de estonteantes efeitos visuais e sonoros. O seu jovem e energético elenco também é uma das suas maiores mais-valias. Andrew

pub

pub

deverá alcançar um sucesso semelhante mas é, mesmo assim, um filme de ação/aventura bastante intenso e chamativo que não deverá desiludir os inúmeros admiradores das fantásticas aventuras do Homem-Aranha. É claro que a história deste “O Fantástico HomemAranha” tem várias imperfeições e

– A estreia nacional e internacional de “Prometheus” foi antecedida por muitos rumores infundados que, de uma maneira ou de outra, influenciaram o real valor deste misterioso blockbuster que não é tão intenso ou violento como “Alien” (1979) ou “Aliens” (1986), mas é, ainda assim. Um filme de ficção científica bastante detalhado e interessante, que supera facilmente qualquer outro filme do género que tenha sido lançado nos últimos meses. O grande trunfo desta sombria mega-produção não é a sua intelectual mas confusa narrativa

modernos efeitos visuais por parte de Ridley Scott, que nos brinda assim com uma fantástica experiência visual que ficará na memória dos espetadores durante muitos anos. Esta obra até pode não ter a trama enigmática e grandiosa que muitos de nós esperávamos, mas não deixa de ser um grande filme que merece ser visto nas salas de cinema. Classificação


38a39 meo xl + novidades_Layout 1 7/11/12 11:18 AM Page 38

jogos

Y T R A P L X Meo as, algumas tura das port Antes da aber , os participantes do horas mais ce zer fila para entrar com os fa res especiais, começaram a us computado seus com os se boa disposição. e tendas, alegria m “invadindo” a zona de fora ra es nt ta si vi Os utos após a ho o poucos min experimentaçã começo do festival Meo o marcada para XLPARTY. z mais noite cada ve e os à corrente Com o cair da ad lig m va s esta antes ip ic computadore rt pa s ao stinados os lugares de . Os primeiros torneios do feira na área foram enchen noite de sexta na am ar eç m co splay de consolas. olhares, as co Para animar os ltas com sorrisos, desde a be es todos circulavam é à Tom Raider Cat Woman at vivo diversas heroínas dos ao puderam ver videojogos. io os maiores a tiveram iníc s No segundo di anhã ainda chegavam mai m e a rik el St …p r os te ei un rn Co to competirem no s, COD, equipas para nd ge Le of League Source e 1.6, t Arms…e os S 2012, Comba . Desde os ar Starcraft, PE tr eçavam a en visitantes com ais idosos, dos curiosos sm mais novos ao famílias inteiras s, de aos entusiasta no Parque de Exposições m -se encontraram rvarem e divertirem-se co se Braga para ob idades do festival. Ao som iv as inúmeras at Videojogos sempre de do “Ensemble” e o evento, todos puderam nt presente dura onstrações de “Trading m assistir a ás de mo Yu-Gi-Oh, MTG, co ” es m Ga rd tering e jogos Ca D, Magic the Ga Pokémon, D& de tabuleiro.

pwered by

Braga TY rumou até venR A P L X o e M l do festiva ropeia da ju A 21ª edição s a capital eu ia d 3 te n ra u para tornar d dos videojogos. al o de tude, na capit estava replet e o recinto A meio da tard shows de física, ao os e gente e desde ssando pelos gadgets houv pa n, to in dm spee stos. ra todos os go de atividades pa elhores jogos m os m co es ra pa os og Simulador oj s de 100 vide condução, mai odelos de m os s do to em dos experimentar es no lounge uitas atividad consolas e m Y. XLPART parceiros Meo abou sem que todos ac Mas o dia não elas e planetas servar as estr io pudessem ob tar o planetár si vi e io lescóp através do te nte portátil. teceram dura torneios acon ente de As finais dos bi mpre num am o Domingo, se tração, competição on sc m de a, partilh edores levara grandes venc para casa, amigável. Os s io € em prém mais de 25.000 os prémios, todos m só ra fo o nã as m riência r casa uma expe ltaram a esta levaram para vo e qu a a certez Meo o o, an inigualável e do ão grande ediç presentes na 2012. l ta Na Y RT PA XL

pub

38 | FORUM ESTUDANTE | julho’12


38a39 meo xl + novidades_Layout 1 7/11/12 11:19 AM Page 39

jogos julho’12 | FORUM ESTUDANTE | 39

ASUS lança Vulcan ANC O ASUS Vulcan ANC é o primeiro headset de gaming profissional do mundo com cancelamento ativo de ruído. Permitindo aos jogadores ficarem totalmente concentrados no jogo, mesmo em ambiente ruidosos, e assim dar o seu melhor. Com a preocupação de garantir sempre o máximo conforto mesmo durante longos períodos de utilização, os ASUS Vulcan ANC são confortáveis (com almofadas em espuma de memória e pele sintética transpirável), ergonómicos (com articulares articuláveis e aro ajustável eliminado por completo todo o tipo de pressões sobre a cabeça) e os mais leves da sua gama (320g). Pensado para os jogadores de elite e nas suas deslocações para diferentes torneios, os ASUS Vulcan ANC são completamente dobráveis e incluem uma bolsa de transporte semi-rígida de oferta. Segundo André Gonçalves (ASUS Public Relations): “O som foi otimizado para transmitir grande clareza nos jogos, permitindo de uma forma instantânea e intuitiva perceber onde estão os nossos adversários. Sons que eram impercetíveis até agora como os passos de alguém numa sala próxima, tornam-se claros e são uma vantagem nos jogos mais competitivos.” Incluido no headset está também um microfone com bloqueio de ruído omnidireccional amovível, que permite transmitir os comandos de voz com clareza extrema. Mas o que realmente torna os ASUS Vulcan ANC únicos é o seu sistema activo de cancelamento de ruído, que para além do isolamento sonoro proporcionado pelo revestimento dos auscultadores, os Vulcan incluem um sistema de cancelamento eletrónico de ruído que permite suprimir o som ambiente e assegurar que o jogador ouve apenas aquilo que se passa dentro do jogo.

Sporting, Porto e Benfica com PS3 personalizada

Para gáudio dos milhões de fans o anúncio oficial do Call of Duty: Black Ops 2 ocorreu no inicio do mês de Maio. O jogo só estará disponível a 13 de Novembro de 2012, mas as pré-encomendas já começaram. A Amazon anunciou que as mesmas já superaram em 10 vezes a pré-venda do COD Black Ops e em 30% o Modern Warfare 3. Parte da acção vai decorrer em Los Angeles num cenário futurista. Segundo as palavras da Activison o jogo vai mais além “”Quebrando as barreiras do que os fãs esperam da série recordista, Call of Duty: Black Ops 2 leva os jogadores para um futuro próximo, a Guerra Fria do Século XXI, na qual a tecnologia e as armas convergiram para criar uma nova geração de máquinas de guerra.”

Xbox 360 já vendeu 67 milhões de unidades Em sete anos a Microsoft já vendeu 67 milhões de Xbox 360. A revelação foi feita por Yusuf Mehdi, diretor de marketing da empresa que afirmou, igualmente, que desde que foi lançado o periférico Kinect o mesmo já vendeu 19 milhões de unidades. Nas suas afirmações, Yusuf Mehdi deixou antever o que a Microsoft tem reservado para este ano, informando que “seja no PC, tablet, TV ou telefone, a Xbox será uma entrada para a melhor música e vídeo, os vossos jogos favoritos e acesso instantâneo aos amigos. Com o lançamento do Windows 8, vamos levar o entretenimento da Xbox a toda a gente.”

pub

Desde meados de junho, a Sony Portugal disponibiliza no mercado três modelos de PlaySation 3 alusivas aos três principais clubes portugueses: Sporting, Porto e Benfica. Cada edição inclui dois comandos DualShock da cor da consola e um autocolante alusivo a cada clube. As cores de cada consola são branco para o Sporting, prateado para o Porto e vermelho para o Benfica. As consolas foram lançadas de forma faseada, tendo a primeira versão – Benfica – chegado ao mercado no dia 20 de Junho e no mês de Julho chegarão as outras e serão comercializadas por 299,99€.

Pré–venda de COD Black Ops 2 bate todos os recordes

Centros Internacionais de Idiomas

Invista no seu futuro, torne-se mais competitivo! f Cursos de 2-52 semanas f Programas Académicos de 11,9 ou 6 meses f EF Preparação para Exame

f EF Preparação para Universidades Estrangeiras f “EF Advanced Diplomas” créditos universitários f EF Programa de Estágios

Ligue-nos já! 21 317 34 70

EF Edcuation First Av. Miguel Bombarda, nº36-2F, 1050-165 Lisboa Tel: 21 317 34 70 Email: centrosidiomas.pt@ef.com Facebook/efportugal

Live the language www.ef.com


40a43 puzzles_Layout 1 7/11/12 11:22 AM Page 40

puzzles 40 | FORUM ESTUDANTE | julho’12

“ Morrer de amor Um jovem queria casar com uma princesa de outro reino. Mas como não tinha sangue azul, o rei, pai da princesa, disse que para casar com a sua filha tinha de mostrar ter os dois atributos que ele achava mais reais: coragem e inteligência. Para isso colocou o jovem perante um problema... de morte ou amor.

Assim, o rei disse: - “Vais ser colocado num corredor sem janelas. Em cada extremidade desse corredor há uma porta. Ambas as portas são absolutamente iguais e são guardadas por dois soldados gémeos indistinguíveis a não ser por uma coisa: um só fala mentira e o outro só diz a verdade. Não

lhes podes tocar e podes, apenas, fazer uma pergunta a um deles. Consoante a resposta podes abrir a porta do quarto da princesa. Se errares, esperam-te os leõs na outra porta.” Digam lá, agora, qual a pergunta que o jovem tem de fazer a um dos guardas...

A dar sopa A orquestra sinfónica de Vila de Praia perdeu os instrumentos... Podes ajudar? n n n n n n n n n

Descobre as sete diferenças

Bloco de Dois Sons Bongos Caixa Chinesa Castanholas Címbalos Clavas Gongo Guizeira Jogo de Sinos

n n n n n n n n n

Maracas Metalofone Prato Suspenso Pratos Reco-reco Tamborim Timbale Triangulo Xilofone


pub

40a43 puzzles_Layout 1 7/11/12 11:53 AM Page 41

Repetes bem? Lê a frase abaixo duas vezes e depois, sem espreitar, tenta repetir. És capaz?

Diz a perdiz ao coelho, “que fazes tu, meu velho?”; “Que fazes tu, perdiz?”, diz o coelho.

Who are you? Sudoku! fácil

médio


40a43 puzzles_Layout 1 7/11/12 11:22 AM Page 42

puzzles 42 | FORUM ESTUDANTE | julho’12

Who are you? Sudoku!

Adivinhas? Pensar muito depressa Estava um vigia de serviço numa fábrica, a meio da noite. No entanto, o cansaço era tanto que o vigia não aguentou e acabou por adormecer, com a testa sobre as suas mãos, em cima da secretária. Inesperadamente, o seu chefe aparece e grita-lhe: “Então estás a dormir enquanto trabalhas?” O vigia pensa depressa assim que acorda e uma palavra bastou para que o chefe lhe pedisse desculpa e o deixasse em paz, convencido de que tinha sido injusto em acusá-lo de estar a dormir. Que misteriosa palavra terá sido essa?

Raciocínio matemático Consegues completar a sequência que se segue? Puxa pela cabeça.

2 - 10 - 12 - 16 - 17 - 18 - 19 - ? És bom em letras? Há uma palavra de seis letras à qual retiras três e ficas com dez. Sabes qual é?

diabólico

Crescimento rápido Há dois dias, a Joana tinha 15 anos. Mas no próximo ano vai ter 18. Consegues explicar como é que isto é possível?

Coincidências O que é que existe duas vezes num momento, uma vez num minuto e nenhuma vez numa hora?

pub

Soluções em www.forum.pt

difícil

Pescaria Três pessoas vão pescar: Dois são pais e dois são filhos. Consegues dizer quem foi pescar?

Tens moedas? Pega em 10 moedas e faz um triângulo parecido com este: bonito não é! Volta o triângulo (bico para baixo), movendo apenas 3 moedas.

esquece


40a43 puzzles_Layout 1 7/11/12 11:22 AM Page 43

Soluções em www.forum.pt

puzzles julho’12 | FORUM ESTUDANTE | 43

Teste de português Se achas que és assim tão bom a Português, vê como te safas nesta pergunta. Pontua a frase que se segue de modo a que faça sentido.

Um lavrador tinha um cão e o pai dele era também o pai do cão

CRUZADAS

pub

1 - Parte externa da pele 2 - Distraido 3 - Contigente 4 - Embaraço, comprometimento 5 - Número de identificação bancária (invertido) 6 - Vaidade 7 - Batráquio

8 - O oposto do dia 9 - Confusão 10 - Número de identificação bancária 11 - Ponto da órbita em que um planeta se acha mais afastado da terra 12 - Cromo (s.q.) 13 - Antes em latim 14 - Título honorífico na Índia


44a45 soRir_Layout 1 7/11/12 3:01 PM Page 44

soRir 44 | FORUM ESTUDANTE | julho’12

Tu que estás chateado e aborrecido e procuras uma luz que ilumine o teu sentido de humor, uma gargalhada que te encha a alma... Ri-te! Ah, e não te esqueças, se tiveres uma boa piada ou foto, envia-nos para rfe@forum.pt

A famosa Barbie Lisa

Indeciso Um homem chega a uma agência de viagens e pergunta: - Quanto custa um bilhete para Barcelona? - De ida e volta? - Bom, é melhor ser só de volta porque eu ainda não sei se vou.

O grande segredo de um casamento duradouro é... o workshop. O marido work, a mulher shop. Dois amigos - Sabes qual é a diferença entre uma panela e um penico? - Não... - Não?! Chiça, nunca mais vou comer a tua casa!

Pergunta difícil Na escola: - Joãozinho, o que me sabe dizer dos cientistas do século XVII? - Olhe, sei dizer que estão todos mortos.

Mmuuuuuuu!!!!

Assim é mais prático O Zé chama um táxi e pergunta: - Oiça lá, quanto custa levar-me daqui até ao aeroporto? - Vinte euros. – responde o taxista - E a bagagem? - A bagagem é de borla. - Ah sim? Então leve-me a bagagem que eu vou andando a pé.

Interesses... - Então já sabe que andam para aí a dizer que você só casou porque a tia da sua mulher lhe deixou uma herança enorme? - O quê? Isso é uma aldrabice! Eu teria casado com ela independentemente de quem lhe tivesse deixado o dinheiro!

Um longo amor Dois alentejanos encontram-se e diz um para o outro: - Ó compadre, que cara é essa? - Sabe compadre, é que hoje eu e a minha Maria fazemos 50 anos de casados. - Homem, parabéns! E já sabe o que vai fazer? - Ainda não. Quando fizemos 25 anos de casamento levei-a a Lisboa. - Isso foi bonito! E agora? - Olhe, agora não sei se a hei-de ir lá buscar.

Dívida - Ouve lá, ou me pagas o que deves ou escusas de me falar mais. - Não te preocupes. A partir de hoje, não te falo mais.

No médico - Senhor doutor, o meu irmão está doido. Agora diz que é uma galinha! - Então e porque é que não o manda internar? - Sabe, é que preciso muito dos ovos dele.


44a45 soRir_Layout 1 7/11/12 3:01 PM Page 45

soRir julho’12 | FORUM ESTUDANTE | 45

Um bocadinho de humor negro...

É só divertimento!

- Ai doutor, sinto-me tão mal. O que é que eu tenho. - Agora ainda não lhe sei dizer, mas deixe lá que na autópsia logo se descobre.

Que alívio! - A minha mulher fugiu com o meu melhor amigo! - A sério? Quem é ele? - Não sei! Mas passou a ser o meu melhor amigo!

Há coisas que têm de ser perdoadas O empregado entra no escritório do patrão e diz: - Chefe, desculpe lá, mas já há três meses que não me paga o ordenado! - Está desculpado.

Um simples pedido - Amorzinho – diz a mulher para o marido – compras um rádio à tua mulher querida? - Claro que sim! Mas que rádio queres que te compre? - Um daqueles que têm um carro por fora.

Diagnóstico - Doutor, estou tão preocupado. Toco no nariz, dói-me. Toco na perna, dói-me. Toco no peito, dóime... Ajude-me, o que é que eu tenho? - O dedo partido!

“Loirices” Um rapaz diz para a namorada, que era loira: - Faz-me um favor, vê lá se o pisca do carro está a funcionar. - Está, não está, está, não está, está, não está, está...

O karaté não é para todos

Alguém está muito confuso O filho para o pai, ao acordar: - Papá, hoje não quero ir à escola... - Deixa-te de coisas, tem de ser! - Dá-me três boas razões para ir, então! – diz o filho. - Ora bem: Já faltaste cinco dias este ano, tens 43 anos e és o diretor da escolinha.

Um verdadeiro cão de caça


46 HorosCopos_Layout 1 7/11/12 11:25 AM Page 46

Julho

horosCopos 46 | FORUM ESTUDANTE | julho’12

Caranguejo (21/06 a 20/07) Ainda agora o mês de julho começou e tu já estas a ressacar por roupa e na tua cabeça só andas ideias que têm a ver com SALDOS! Vê lá, não abuses nos gastos. Em primeiro lugar, porque a tua mãe já está farta de te chatear por já não teres espaço no guarda-roupa e, segundo, porque já chegou aí o verão. Toca a poupar para poderes ir de férias à vontade. Este é o teu mês, faz o favor de aproveitá-lo até ao fim.

As férias estão aí e, com elas, chega toda a alegria e diversão que possas imaginar. Por isso, imagina muito. Mais. Não, mais ainda. Isso, assim já deve estar bom. Mesmo assim, acho que vale a pena dares uma vista de olhos às minhas previsões para este verão, não vás ser picado por um peixe-aranha ou levar uma bolada na cara quando menos esperas. Olha que acerto sempre naquilo que prevejo. Ou quase. Pronto, mais ou menos vá. Olha, acredita se quiseres! Leão

Sagitário

(21/07 a 22/08) Com o verão a decorrer, grandes noites... fiestas... amigos e muito mais! Acho que está na altura de mudares esse look, para algo mais leve e fresco, já estás mesmo a precisar. Por isso já sabes, o mês de julho é o mês em que deves investir em ti que assim já terás as mínimas hipóteses de te orientares.

(22/11 a 21/12) Ei, Ei! Sim, tu! Deves ter mesmo a mania! Lá por passares a vida a olhar-te aos espelho e achares que és um monumento, tens de pensar que podes sofrer de míopia. Por isso evita gozar tanto com os outros, dessa forma tão descarada. Os papéis um dia podem inverter-se. Toma isto como um conselho de amigo.

Virgem

Capricórnio

(23/08 a 22/09) Nunca ouviste dizer que só colhes aquilo que semeias? Pois é, isto tudo é o resultado de teres a mania que o mundo gira á tua volta. É muito feio não olhar a meios para atingir um fim. E agora toma! Levas um brinde menos agradável.

(22/12 a 19/01) Toma atenção por onde andas...Sim, a qualquer momento pode aparecer alguém e surpreender-te, e depois não há buracos para poderes enfiar a cabeça. E isto tudo porquê? Porque também tens de ter em atenção às noites em que estás demasiado alegre. Acabas por fazer coisas que no dia seguinte vão fazer-te pensar “mas o que é que eu estou a fazer?” Juizinho!

Balança (23/09 a 22/10) Lá por estares de férias, não penses que podes andar a dormir em pé... deixa de pensar e toca a escolher as decisões que tens de tomar depressa! Senão quando te decidires... Já foste! Se queres um peixinho para o teu aquário, toca a passar das palavras às ações, senão não te safas.

Escorpião (23/10 a 21/11) Isto de dormires a sesta entre o jantar e a saidinha da noite não dá com nada. É que, caso não tenhas percebido, dessa forma entras automaticamente em modo refilão! Quanto ao resto, pensa positivo, tiveste azar na escolha, mas vá, isso foi apenas uma falha no curriculum, até vais pensar que viraste astronauta e que viajaste até Marte.

Aquário (20/1 a 18/02) Vês, andar na balda é o que dá. Agora podias estar na boa vida, mas vamos ter de adiar essa good life para o próximo mês. Agora é hora de pegar nos livros e pelo menos fazeres que estudas porque a 2ª fase de exames está aí á porta. Depois disso já podes descansar à vontade. Mas ai de ti que não te apliques para o ano. Prevejo uma grande encrenca para os teus lados, se isso acontecer.

Peixes (20/1 a 18/02) Nunca ouviste dizer que “nem tudo o que parece é”? Então que tal levares a vida com menos stress e assim viveres os dias com mais calma? Esquece as discussões por motivos ridículos e aproveita cada momento

ao máximo! Ah, e um conselho aqui do teu amigo: nunca te atires de cabeça para as situações que te surgem, pondera sempre muito bem todos os prós e contras que é para depois não te enterrares até ao pescoço.

Carneiro (21/03 a 20/04) Olha que as pessoas à tua volta já te toparam. Toma atenção...Porque isto de pela frente seres uma coisa e pelas costas outra, pode trazer-te problemas. Até porque não tens necessidades dessas coisas, sabes bem que até és boa pessoa. Vá lá, toca a aproveitar os tempos livres para apanhares sol que bem precisas. Verão e copos com leitinho não combinam.

Touro (21/04 a 20/05) Fugires dos problemas não é solução, toca a enfrentar as situações de frente. Lá estás tu a fazer uma tempestade num copo de água! Vá anima-te, só tens que arranjar um bom plano para meteres os cotas uma semaninha fora de casa para poderes a estrela principal das tuas festas caseiras. Combinado? Mãos à obra!

Gémeos (21/05 a 20/06) Ah pois é! Chega a certas alturas em que temos de refletir nas coisas que andamos a fazer, e este mês toca-te a ti...e saber qual é a conclusão a que vais chegar? É que deram-te praticamente tudo de mão beijada, e tu?! Simplesmente desperdiçaste, e agora já é tarde. Mas este mês pelos menos tiras uma lição, que é não cometer os mesmos erros porque assim as histórias sempre vão ter um final feliz, ou pelo menos diferentes.

Caranguejo, 21 de Junho a 21 de Julho | Planeta Regente: Lua | Modo: Cardinal | Elemento: Água


47 pub ACP_Layout 1 7/11/12 11:26 AM Page 47


48 ISPA_Layout 1 7/11/12 11:26 AM Page 48

CANDIDATURAS

ABERTAS

2012/13 candidaturas@ispa.pt Linha Azul 808 101 717

A CONSCIÊNCIA DO PASSADO, AJUDA-NOS A PROJETAR

Mestrado Integrado

(3 anos + 2 anos)

> Psicologia (área de especialização: Psicologia Clínica Psicologia Educacional Psicologia Social e das Organizações)

Licenciaturas

(3 anos)

> Biologia > Desenvolvimento Comunitário > Reabilitação e Inserção Social Mestrado Integrado Licenciaturas Mestrados Pós-Graduações Doutoramentos Segue-nos em www. w facebook.com/ISPA.IU P

www. w ispa.pt


#248 Revista Forum Estudante - Julho/Agosto 2012  

Com este tempo, está-se bem é na água. E se for a fazer desporto, tanto melhor! A pensar em ti e nas tuas vontades para o verão, a Forum des...

Advertisement
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you