
4 minute read
Clubes Ubuntu Conhece a Academia de Líderes Ubuntu
Jovens participaram na Academia de Líderes Ubuntu
A 11.ª Edição da Academia de Líderes Ubuntu contou com a participação de mais de 50 jovens. O objetivo foi possibilitar “uma viagem de descoberta, de reflexão e de partilha”.
Advertisement
Entre os dias 9 e 13 de abril, Alfragide acolheu a 11.ª Edição da Academia de Líderes Ubuntu. Esta ação, dirigida a jovens com idade compreendida entre os 18 e os 35 anos, realizou-se num formato residencial, contando com a participação de mais 50 jovens num modelo intensivo de formação. Desta forma, foi possível proporcionar aos participantes uma viagem de descoberta, de reflexão e de partilha.
O projeto da Academia de Líderes Ubuntu (ALU) assume-se como um convite a “uma viagem interior que desafia a forma como cada um se vê a si mesmo e se relaciona com os outros”. Através deste trabalho, acrescentam, o objetivo é que os jovens líderes se tornem capazes de, nas palavras de Mahatma Gandhi, lutar pela mudança que querem ver no mundo. O objetivo é, por isso, “formar
líderes servidores capazes de cuidar, escutar, confiar e promover a reconciliação construindo pontes, promovendo
sempre a dignidade humana”. A Academia contou com a partilha e testemunho de várias pessoas cujas histórias de vida são inspiradoras e exemplos de construção de pontes, empatia e serviço. Para além do jornalista que acompanhou de forma próxima Nelson Mandela, durante o seu período de presidência, António Mateus, o evento contou com a participação de Hamid Hamdard (refugiado afegão em Portugal), Ricardo Vidal (formador Ubuntu e autor do livro Viver com Alma), Bhoye Diallo (jovem da Guiné-Conacri) e de Jorge Pina (atleta paraolímpico).
Patrícia Vinhais, estudante
A experiência dos estudantes
Para um dos jovens participantes, o estudante do Ensino Secundário, Hugo Feitor, a “Academia de Líderes Ubuntu significou liberdade, emoção e muita empatia”. Outra das participantes, Patrícia Vinhais, acrescenta ter encontrado nesta Academia “um espaço
seguro”: “um espaço onde todos têm nome e têm histórias, onde são permitidos recomeços, novos olhares sobre a vida e onde não há impossíveis”. A transformação sublinhada pelos participantes é também testemunhada por quem integra a equipa de animação desta Academia. O animador Gonçalo Fidalgo explica que, ao conviver com os participantes e animadores, viu a sua confiança ser reforçada: “fui desenvolvendo a confiança de que era capaz de dinamizar várias atividades, introduzindo algo singular – eu próprio”. Para Gonçalo, participantes e anima-
dores partilharam “as suas reflexões e experiências em contextos diferentes e com pessoas diferentes, criando e cultivando um clima de sinceridade, vulnerabilidade e autenticidade”. Esta edição da Academia de Líderes Ubuntu é cofinanciada pelo programa Portugal 2020 e conta com o apoio do Alto Comissariado para as Migrações - ACM, I.P., da OEI Portugal e da Estrutura Missão Portugal Inovação Social.
Hugo Feitor, estudante
Gonçalo Fidalgo, animador ALU
Ubuntu no Ensino Superior. Lançada rede nacional
Sessão de lançamento da Rede Nacional Ubuntu e Ensino Superior incluiu um convite lançado às Instituições de Ensino Superior.

Aconteceu no passado dia 11 de abril, no Instituto Superior de Engenharia de Coimbra do Politécnico de Coimbra, o encontro de lançamento da Rede Nacional “Ubuntu e Ensino Superior”. Com cerca de 70 pessoas presentes, em representação de mais de 30 Instituições de Ensino Superior, o seminário teve espaço para a partilha das aprendizagens e impactos destas ações de capacitação um pouco por todo o país. O momento serviu ainda para aprofundar reflexões sobre aplicação e o impacto do método Ubuntu nos contextos de aprendizagem, ensino e serviços sociais do Ensino Superior e lançar os próximos passos de intervenção. Com manifestações de interesse de adesão à rede já abertas, o encontro lançou ainda a iniciativa nacional de capacitação de jovens do Ensino Superior com Formações de Formadores e Semanas Ubuntu a partir de setembro. O convite foi lançado a todas as Instituições de Ensino Superior nacionais, com interesse no desenvolvimento deste método nos seus contextos de intervenção. Ao longo dos últimos anos, o método Ubuntu tem vindo a ser aplicado no universo do Ensino Superior em experiências muito animadoras. Através da capacitação de jovens e da promoção de reflexões mais alargadas sobre o contributo do método Ubuntu para o futuro da educação, a interação com o universo académico tem-se aprofundando com impactos muito significativos.

A assinatura do protocolo com o OEI Portugal para o desenvolvimento da Academia de Líderes Ubuntu no espaço da América Latina integrou ainda o programa do evento, reforçando-se assim o alcance do projeto Ubuntu a nível global. Podes saber mais em