Issuu on Google+

01 Capa 2_Layout 1 10/1/10 12:27 PM Page 1

FORUM ESTUDANTE a revista em que és tudo!

OUTUBRO’10

Nº 228 • Mensal • Preço de Assinatura: 12 edições = 4,99€ (IVA incluído)

SEMANA TANTO MAR MUITO SOL, MUITO MAR E MUITAS HISTÓRIAS…

MÚSICA OS PINTO FERREIRA SAÍRAM DO ESCRITÓRIO

PERGUNTAS TU! ALEXANDRE COSTA É O PROFESSOR DO ANO

PANCADAS MORTOS… MAS BEM VESTIDOS!

especial

moda e bem-estar A beleza nasce ou faz-se?

Vamos qualificar Portugal!

Ano novo, livros novos!

Euroskills de portas abertas para ti

A volta ao mundo com o novo magalhães


02 CGD_Layout 1 9/30/10 1:54 PM Page 2


03 Indice_Layout 1 10/6/10 12:25 PM Page 3

índice ESPECIAL

moda e bem-estar

20

Convidamos-te a descobrires as profissões da moda – desde o vestuário à joalharia, passando pelas massagens. E que tal uma sessão de maquilhagem à borla? Espreita já!

FICHA TÉCNICA

FORUM ESTUDANTE ADMINISTRAÇÃO Roberto Carneiro Rui Marques Francisca Assis Teixeira

DIRECÇÃO

RFE 228 › Outubro de 2010 › http://www.forum.pt › e-mail: rfe@forum.pt

Rogélia Candeias Gonçalo Gil

DIRECÇÃO DE FOTOGRAFIA Gonçalo Gil (goncalo.gil@forum.pt) FOTOGRAFIA: Ricardo Bento

DIRECÇÃO DE IMAGEM Miguel Rocha (miguel.rocha@forum.pt)

REDACÇÃO Bruna Pereira, Cátia Felício COLABORAÇÃO: Manuel Machado TELEFONE GERAL: 21 885 47 30 EMAIL: rfe@forum.pt

DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO Ana Mestre Telefone: 21 885 47 771 (ana.mestre@forum.pt)

NEW MEDIA André Rebelo

PREÇO DE ASSINATURA: 4.99€

DEPARTAMENTO DE PUBLICIDADE DIRECÇÃO Paulo Fortunato Telefone: 21 885 47 41 (paulo.fortunato@forum.pt) Duarte Fortunato Telefone: 21 885 47 42 (duarte.fortunato@forum.pt)

PRÉ-IMPRESSÃO E IMPRESSÃO LISGRÁFICA Casal de Stª Leopoldina Queluz de Baixo

Tiragem: 70.000 ex.

FORUM ESTUDANTE Revista de Cursos, Escolas e Profissões Propriedade e Edição de: PRESS FORUM - Comunicação Social,S.A. Capital Social: 299.400,00¤ NIF: 502 981 512 Periodicidade Mensal Depósito Legal n.º 510787/91 Registo ICS n.º 114179 SEDE Tv. das Pedras Negras, nº 1 - 4º 1100-404 Lisboa Tel.: 21 885 47 30 — Fax: 21 887 76 66

Queres ler a FORUM ao longo do ano? Procura-nos na tua escola! 08 Perguntas tu!

22 Fama

38 Música

Alexandre Costa tem 45 anos e ensina Física e Química na Escola Secundária de Loulé. Este ano foi-lhe atribuído o Prémio Nacional de Professores.

Depois de estarem “encurralados” no estúdio durante três meses a gravar o seu primeiro álbum, os Pinto Ferreira foram entrevistados pela FORUM ESTUDANTE.

10 Sondagem Forum

40 Desporto

Bem que prometes estudar mais, mas o que é certo é que deixar de cabular é o último hábito que queres largar…

Futsal ou futebol de salão é o nome dado à modalidade de futebol adaptado para a prática num campo desportivo de equipas compostas por cinco jogadores…

14 Semana Tanto Mar Uma semana inesquecível em Peniche. Muito sol, muito mar e muitas histórias para contar destes 50 jovens participantes.

43 Estreias

18 Animadores Forum Já sabes, em Outubro, animadores ao rubro!

Ana Malhoa, ao vivo e a cores, na FORUM!

19 Pancadas

34 Espaço ANQ

Vamos averiguar algumas das tendências que podes adoptar para aumentares as tuas probabilidades de vires a ser famoso…

Já reparaste numa nova campanha de mobilização de jovens e adultos para a qualificação, que tem como mote “Secundário para todos”?

20 Vamos às compras

33 Espaço PNL

A FORUM tem uma nova iniciativa a pensar em ti. Vales de compras de 100, 50 e 20 euros. A ideia agrada-te?

Nada melhor do que dar uma espreitadela à chegada de novos livros, novos autores e novas edições!

Sugerimos-te marchar no “Tropa de Elite 2”, gastar um pacote de lenços de papel com “La Pivellina” e recordar a estupidez humana em “Jackass 3D”...

46 Novidades Uma cadeira que cabe no bolso, um cone para fazer xixi... E os jogos mais frescos do mês!

46 horosCOPOS Professor Esótanga começou a ter pesadelos e acredita que, qualquer dia, pode aparecer na cantina da tua escola a cortar couves para caldo verde com uma luva igual à do Freddy Krueger.

Por seres do secundário, para nós, és o principal!

www.forum.pt

ADMINISTRAÇÃO Roberto Carneiro - PRESIDENTE Rui Marques Francisca Assis Teixeira

www.forum.pt

outubro’10 FORUM ESTUDANTE 3


04a5 Passatempos_Layout 1 10/1/10 12:33 PM Page 4

passatempos MILEY CYRUS

E tu? Não ganhas nada? Vai já a www.forum.pt e ganha fantásticos prémios nos nossos passatempos! PARTICIPA!

CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO Os passatempos desta edição decorrem apenas durante o mês de OUTUBRO. Só serão atribuídos prémios a residentes em Portugal e apenas um prémio por pessoa e por morada. O não preenchimento correcto do formulário de participação (www.forum.pt), leva à desclassificação do participante. Os vencedores residentes na área da Grande Lisboa terão de levantar o prémio nas nossas instalações: Tv. das Pedras Negras, nº1, 4º. 1100-404 Lisboa

(na Baixa). Aos restantes, o prémio será enviado por correio. Após notificação aos vencedores, estes têm um prazo de 30 dias para reclamar o respectivo prémio. Os prémios que sejam devolvidos não serão reenviados. Idade máxima de participação: 25, inclusive (vencedores fazem prova com Bilhete de Identidade) OS PREMIADOS SERÃO ANUNCIADOS EM WWW.FORUM.PT NOTA: as cores e/ ou modelos dos prémios podem não corresponder às das imagens apresentadas

DORIAN GRAY

PODES FUGIR DELA, MAS NÃO TE PODES ESCONDER! A FORUM ESTUDANTE e a Universal têm 10 packs (single “Can´t be tamed” autografado + poster) para oferecer aos maiores fãs da jovem cantora e actriz que imortalizou a personagem Hannah Montana. Para seres um dos felizes

contemplados, só tens de escrever uma carta imaginária à giraça da Miley, onde expliques por que é que queres tanto ganhar este prémio. Os 10 melhores textos serão os vencedores. Inspira, expira… E inspira-te!

GUITAR HERO

HORA DE DEIXAR AS UNHAS CRESCER? Tal como acontece com os jogos anteriores da série, “Guitar Hero: Warriors of Rock” permite que até 4 pessoas, toquem numa banda (Voz, Guitarra, Baixo e Bateria). Os jogadores terão de desbloquear algumas personagens, completando canções específicas para elas,

havendo ainda 93 músicas no jogo, dentro dos géneros musicais punk, rock alternativo e rock clássico… Para passares os teus tempos livres da forma mais musical possível, a FORUM e a Ecofilmes têm 5 jogos PS3 “Guitar Hero: Warriors of rock” para te oferecer.

Se queres ser um dos vencedores, diz-nos quem é o teu cantor ou banda preferida e porquê. As 5 frases mais originais e com mais ritmo ganham, naturalmente… Prontos para rockarr?

ELE NÃO QUERIA ENVELHECER… Quando Dorian Gray, um jovem ingénuo e extremamente belo, chega à Londres Vitoriana, rapidamente é arrastado pelo carismático Henry Wotton para o turbilhão da alta sociedade local. Pouco tempo depois, o artista Basil Hallward decide pintar o retrato de Dorian a fim de captar todo o poder da sua beleza. Quando a obra é finalmente desvendada, Dorian faz uma irreverente promessa: dar tudo para se manter para sempre igual ao seu retrato, até mesmo a alma… Queres saber o resto desta história adaptada da novela homónima de Óscar Wilde? A FORUM e a Castelo Lopes têm 5 DVDs deste filme, realizado por Oliver Parker (2009), para te oferecer. Para te habilitares a um deles, responde à seguinte pergunta:

Em que divisão da casa guardava Dorian Gray o seu retrato? De 15 em 15 respostas certas, atribuimos um DVD. Vais participar ou esperar pela velhice?

4 FORUM ESTUDANTE outubro’10

www.forum.pt


04a5 Passatempos_Layout 1 9/30/10 3:49 PM Page 5


06a7 Entrevista_Layout 1 10/1/10 12:34 PM Page 6

entrevista

Queres saber mais o ISLA Leiria? Vai já ao site www.leiria.unisla.pt e encontrarás tudo o que procuras...

Carlos Silva, Director do Instituto Superior de Línguas e Administração, em Leiria

“O ensino e a formação são a nossa alma” O contacto com os alunos e com os docentes, o apoio ao desenvolvimento de projectos de formação e o acompanhamento de todas as mudanças no ensino superior têm vindo a merecer muito do tempo e empenho de Carlos Silva, director do ISLA, em Leiria. E o resultado é o enorme orgulho que esta instituição (que está prestes a comemorar 20 anos) tem nos seus alunos. Fomos descobrir que mais esta instituição tem para nos contar... { Texto: Cátia Felício }

Qual a importância (e especificidades) do ensino na vossa instituição? O ensino e a formação são a nossa alma. Estamos no ensino em Portugal desde 1962 e em Leiria desde 1990. É uma grande responsabilidade, gratificante nos momentos em que vemos os alunos atingir os objectivos a que se propuseram. Instituição, alunos e docentes vivem o ensino num espírito colaborativo e de parceria interessante.

Qual a mensagem para os actuais alunos do 12º ano que estão com medo das saídas profissionais? Não devem ter medo das saídas profissionais. Os cursos proporcionam competências. Algumas. Outras, os alunos terão de as conseguir à medida que vêem que necessitam, têm possibilidades, ou que lhe interessa tê-las. Na mente do aluno que procura um curso deve estar sempre a ideia que entraram num comboio que não pára. A vida das pessoas que hoje estão em idade activa é feita de uma busca incessante por formação. As oportunidades surgirão. Medo tiveram os nossos antepassados aventureiros quando foram atrás de novos mundos no século XV. Hoje vivemos tempos desafiantes. Não acredito que os alunos não os queiram viver. 6 FORUM ESTUDANTE outubro’10

E quais as mais-valias em estudar no ISLA face aos restantes estabelecimentos de ensino? A resposta pode gerar um clima de suspeição. Afinal sou juiz em causa própria. Mas diria que congregamos docentes, colaboradores e alunos com uma missão muito próxima. A familiaridade com que vivemos o ensino permite-nos olhar para a instituição, os colaboradores, os alunos e os docentes com serenidade e com orgulho. Conhecemo-nos. Professores, alunos e colaboradores vivem o ensino superior com um espírito de parceria que os leva a tirar partido das competências e saberes de todos. O domínio prático e científico vai a par e os alunos sentem isso.

Tem havido reestruturação de cursos/parcerias da instituição com outras empresas? Sim, tem havido. A reestruturação de cursos aconteceu o ano lectivo passado, com ajustamentos simples aos planos de estudo. Percebemos ser essencial para garantir uma melhor formação. Por outro lado, as parcerias com empresas são quase uma “marca” nossa. Sempre o fizemos. Desde aqueles que garantem a integração e acolhimento dos alunos, até aos que promovem descontos e benefícios mútuos. São para mais de 100.

www.forum.pt

Uma mensagem para os convencidos e não só… O que é que o director do ISLA em Leiria pode dizer sobre esta instituição que ainda não tivesse sido dito durante esta entrevista? “Posso dizer que nos orgulhamos dos nossos alunos, mas se calhar eles ficam muito convencidos, não? Então é melhor não dizer. Podíamos dizer que eles fazem um bom trabalho enquanto nos dão a satisfação da sua presença e confiam no nosso modelo e na nossa cultura enquanto organização. Mas podem também ficar convencidos, não? E se disséssemos que os nossos docentes têm uma experiência prática e académica que nos deixa antever uma formação relevante em benefício do aluno? Se calhar são os docentes que ficam muito convencidos, não? E uma equipa de colaboradores empenhada, procurando soluções e apoiando na decisão? Estou a deixar os colaboradores do ISLA também um pouco convencidos? Então é melhor não dizer isso. Ah! Sim! Posso dizer que fazemos 20 anos. A melhor prenda que temos é continuar a merecer a confiança de quem nos procura, em especial num ano em que estamos a crescer em termos de procura”.


06a7 Entrevista_Layout 1 10/8/10 10:32 AM Page 7


perguntas tu

Se queres saber tudo o que o professor Alexandre Costa faz além de dar aulas, lê a entrevista integral em www.forum.pt!

pub

08a9 Professor do ano_Layout 1 10/1/10 12:35 PM Page 8

Alexandre Costa é o...

PROFESSOR DO ANO «

Manuel Bárbara (MB): O que sentiu quando soube que tinha ganho o Prémio Nacional de Professores? Senti-me muito orgulhoso, obviamente, e muito satisfeito, sobretudo porque constituiu a concretização de um processo. Mas não foi uma coisa repentina, a nomeação – começou tudo por sermos a melhor equipa da escola e uma pessoa ser indicada dentro desse lote extraordinário de professores que temos na escola já é um motivo para orgulho. Depois aconteceu a nomeação nacional, obviamente que a mesma veio concretizar e foi o culminar desse processo, portanto, fiquei muito

é um bocadinho como o Totobola ou como o Euromilhões: se uma pessoa não for candidata, se nem sequer entregou a aplicação, aí é que não ganha de certeza. Quando a pessoa é nomeada existe a possibilidade de ganhar, assim como existe a possibilidade de haver outras pessoas que mereçam mais reconhecimento por parte do júri. (…)

orgulhoso por mim e pela escola, que entendeu que me devia nomear… E parece que teve alguma razão em fazê-lo (risos).

a pena e que a disciplina até é ‘bonita’. É este tipo de coisas que me marca. Eu gosto de lidar com as dificuldades, acho que se a vida fosse toda fácil era bom, mas as coisas difíceis é que dão o sal à vida e aqueles alunos que não querem aprender são, de facto, o verdadeiro desafio. Eu ter um aluno que é um génio como

Marta Lopes (ML): Estava à espera de ganhar? Uma pessoa quando é nomeada para estas coisas, a partir daí habilita-se a ganhar, digo eu… Isto

8 FORUM ESTUDANTE outubro’10

(RFE): Existem situações que o tenham marcado enquanto docente? Alunos que me dizem que não gostam da disciplina, que não querem aprender aquilo… E que no final me vêm dizer que afinal valeu

qualquer professor não é grande motivo de satisfação para mim, se ele é bom… é-o. Agora inverter situações é o grande desafio e o que me marca nas aulas. Há alunos que me dizem: “ai desista de mim” e eu respondo: “tu podes desistir de ti, mas eu não” e às vezes isso tem feito com eu alguns mudem e eles lembram-se disso. (RFE): O que é que vai fazer com o dinheiro que ganhou, já sabe? (Risos) Eu ainda nem sei quanto dinheiro é que ganhei…Sei quanto é o Prémio, que são 25 mil euros, agora falta deduzir impostos, o que deve rondar os 40%... Depois devo entrar no escalão de IRS mais alto… (risos) Mas para já não vou gastar dinheiro nenhum, enquanto não souber quanto é que vou pagar de impostos. Mas gostava de viajar e de mostrar o mundo ao meu filho, que tem 7 anos. Gostava de lhe incutir alguns valores, porque a compreensão do mundo passa um pouco por ir aos sítios e vivê-los, isso é uma coisa que eu tento também fazer com os alunos. Como pai, gostaria também que os professores do meu filho também o levassem a ver coisas. Conhecer o mundo é uma coisa muito importante.

Marta Lopes (12º G, Línguas e Humanidades) Escola Secundária de Loulé “É uma das alunas mais interventivas da Escola Secundária de Loulé”, segundo o professor Alexandre Costa. A Marta prontificou-se logo a ser uma das repórteres FORUM e não se saiu nada mal… Como podem ler aqui. Manuel Bárbara (12º B, Ciências e Tecnologias) Escola Secundária de Loulé Com grande à-vontade, O Manuel iniciou a entrevista ao professor Alexandre Costa. Além de bom comunicador também é fotogénico, reparem só!

Tudo por amor Sabias que o professor Alexandre Costa saiu de Lisboa e veio dar aulas ao Ensino Secundário no Liceu de Beja porque a sua esposa era de Beja? Depois mudou-se de novo, desta vez para o Algarve, pois era lá que a sua mulher era docente. Desde 2001/02 ensina Física e Química na Escola Secundária de Loulé. Isto é que é uma prova de amor, não acham?

www.forum.pt

pub

Alexandre Costa tem 45 anos e ensina Física e Química na Escola Secundária de Loulé! Este ano foi-lhe atribuído o Prémio Nacional de Professores (25 mil euros) – uma distinção atribuída pelo Ministério da Educação aos docentes que contribuem de forma excepcional para qualidade de ensino. Além de um excelente professor e amante da Astronomia, este homem é amigo dos alunos, um pai dedicado, gosta de fazer ginástica, de praticar karaté e – imaginem – mudou de emprego e de cidade por amor!

Atenção! esta entrevista foi dirigida por dois leitores FORUM ESTUDANTE e pela jornalista Bruna Pereira!


pub

08a9 Professor do ano_Layout 1 10/7/10 4:20 PM Page 9

EStUDAr NO EStrANGEirO

A MultiWay oferece uma grande variedade de Cursos e Programas noutros países Um ano lectivo no estrangeiro para jovens no ensino secundário; u Cursos de línguas nos países onde são faladas, para todas as idades; u Colocação em Universidades nos Estados Unidos da América; u Cursos de Gestão Hoteleira na Suíça; u Cursos de Design, Artes Visuais, Comunicação e Moda em Itália e Espanha; u Cursos e Visitas de Estudo para grupos nos mais variados países. u

O MUNDO É A NOSSA ESCOLA ViSitA O NOSSO StAND NA EXPOLÍNGUA pub

(DE 3 A 5 DE NOVEMbrO DE 2010)

Avenida dos Estados Unidos da América, 100 -13º Fte. 1700-179 Lisboa tel: 218132535 | Fax: 218154688 e-mail: multiway@multiway.org www.multiway.org


{ Texto: Bruna Pereira}

100 anos de República

sondagem

ESCOLAS QUE LHE PRESTAM HOMENAGEM

Neste novo ano lectivo prometes…

A implantação da República fez com que Portugal mudasse a sua bandeira e o seu hino para aqueles que temos actualmente e o nome da sua moeda para o escudo. Estes são alguns dos símbolos republicanos instituídos após o dia 5 de Outubro de 1910, data em que se deu o Golpe de Estado do Partido Republicano que pôs termo à Monarquia constitucional em Portugal. Este ano comemora-se o centenário deste acontecimento histórico… Mas algumas escolas há anos que lhe prestam homenagem. Vejamos parte das instituições de ensino portuguesas com patronos ligados à República! Escola Secundária Rodrigues de Freitas (Porto) A escola vai buscar as suas origens ao ano de1836, quando Passos Manuel criou o Liceu Nacional do Porto, que mais tarde passou a chamar-se Liceu Central do Porto e, em 1908, passou a ser designado de Liceu D. Manuel II. Imediatamente após a implantação da República em Portugal, o Governo Provisório decretou a designação de Liceu Rodrigues de Freitas, em homenagem a José Joaquim Rodrigues de Freitas, político, jornalista e professor de Comércio e Economia Política na Academia Politécnica do Porto e eleito, em plena monarquia (1870), o primeiro deputado republicano português. Em 1945, o estabelecimento de ensino regressou à designação de Liceu D. Manuel II e, após o 25 de Abril de 1974, assumiu definitivamente o nome actual: Escola Secundária Rodrigues de Freitas. Site: http://esrf.dyndns.org/site Escola Secundária Manuel de Arriaga (cidade da Horta, ilha do Faial, Açores) É a única escola secundária da ilha, servindo toda a sua população escolar naquele nível de ensino. A Escola Secundária Manuel de Arriaga resultou da fusão do antigo Liceu Nacional da Horta com a Escola Técnica da Horta e tem como patrono o Dr. Manuel de Arriaga, advogado, professor, escritor e político, grande orador e dirigente e um dos principais ideólogos do Partido Republicano Português. O faialense foi ainda o primeiro Presidente da República Portuguesa, cujo mandato decorreu entre os anos 1911 e1915). Site: http://srec.azores.gov.pt

10 FORUM ESTUDANTE outubro’10

Todos os meses temos uma nova sondagem para ti! Não te acanhes e participa em www.forum.pt!

Escola Secundária com 3º Ciclo Dr. Bernardino Machado (Figueira da Foz, Coimbra) Situada no centro da Figueira da Foz desde 1888, a escola herdou o nome de Bernardino Luís Machado Guimarães, que foi presidente da República Portuguesa por duas vezes: primeiro, de 6 de Agosto de 1915 até 5 de Dezembro de 1917, quando Sidónio Pais, à frente de uma junta militar, dissolve o Congresso e o destitui, obrigado-o a abandonar o país; e mais tarde, em 1925, quando volta à presidência da República para, um ano depois, voltar a ser destituído pela revolução militar de 28 de Maio de 1926, que instituiria a Ditadura Militar do Estado Novo. Site: http://esdbmachado-m.ccems.pt Escola EB 2,3/S José Relvas (Alpiarça, Santarém) José de Mascarenhas Relvas foi um político português que aderiu ao Partido Republicano já numa fase avançada da vida (perto dos 50 anos), no contexto da crise política provocada pela chamada ao poder,

Sabias que… A palavra República vem do latim ‘Res publica’ e significa “coisa pública”? É uma forma de governo na qual um representante, normalmente chamado presidente, é escolhido pelo povo para ser o chefe de país. A forma de eleição é normalmente realizada por voto livre e secreto, em intervalos regulares, variando conforme o país. A origem da república está na Roma clássica, aquando do surgimento de instituições como o Senado.

por parte do rei D. Carlos, do ministro João Franco. Foi o “escolhido” para proclamar a República, a 5 de Outubro de 1910, da varanda da Câmara Municipal de Lisboa, porque era um dos dirigentes mais antigos do Partido Republicano, sobretudo enquanto líder associativo dos agricultores ribatejanos. Foi ainda ministro das finanças do respectivo Governo Provisório - de 12 de Outubro de 1910 até à auto-dissolução deste, a 4 de Setembro de 1911, sendo ele o responsável pela introdução da reforma monetária que criou o escudo. Site: http://nonio.ese.ipsantarem.pt/ aejoserelvas Escola Secundária António Sérgio (Vila Nova de Gaia, Porto) Durante a vigência da I República, António Sérgio interessou-se vivamente pela pedagogia, tendo produzido um ensaio (Educação Cívica), em que defende a autonomia do aprendente e a instrução activa, que pouco eco teve na época mas viria a ser recuperado durante a década de 80, no âmbito das sempre polémicas tentativas de introdução de reformas no nosso sistema educativo. A sua intransigente defesa da liberdade individual constituiu o fundamento da sua longa acção política, que o levou ao exílio, dada a sua persistente oposição ao Estado Novo de Salazar (contra o qual conspirou repetidamente). O exílio pô-lo em contacto com o movimento cooperativista, o que lhe proporcionou ensejo de divulgar e propagandear os respectivos ideais em Portugal, mantendo aqui a postura pedagógica que o distinguiu. Site: http://www.antoniosergio.pt

www.forum.pt

De boas intenções está o Inferno cheio, nunca ouviste dizer? Bem que prometes estudar mais (35,2%), mas o que é certo é que deixar de cabular é o último hábito que queres largar… A FORUM ESTUDANTE quis saber quais eram os votos mais sinceros dos seus leitores para este ano lectivo que mal começou. A nossa surpresa foi descobrir que todos eles querem ficar mais aplicadinhos, sendo que 35,2% prometem estudar mais. 13,2% juram a pés juntos que vão deixar de estar tanto na Net - a mesma percentagem garante que vai ler mais a FORUM (a ver vamos, ah?). Um dos dados mais curiosos foi constatar que 11% pretendem andar na escola para arranjar namorado/a e 9,9% querem fazer mais amizades. A surpresa das surpresas foi descobrir que o que menos prometem é deixar de cabular! Apenas uns míseros 1,1% disseram (sem cruzar os dedos) que iriam fazer um esforço por deixar os auxiliares de memória…

35.2% 13.2% 13.2% 9.9% 6.6% 6.6% 3.3% 1.1% Estudar mais

Deixar de estar tanto na Net

Ler mais a FORUM

Fazer mais amizades

Prestar mais atenção nas aulas

Praticar mais desporto

Ser igual ao ano passado

Deixar de cabular

pub

escolas

Já que falamos em escolas… Experimentaste dar uma vista de olhos ao nosso site? Em www.forum.pt, onde encontras reportagens e notícias sobre centenas de escolas. Procura já a tua!

pub

10a11 Escolas_Layout 1 10/1/10 12:37 PM Page 10


pub

pub

10a11 Escolas_Layout 1 10/8/10 10:44 AM Page 11

Possibilidades criativas Ilimitadas com a Nova linha FANCOLOR da Caran d’Ache

Lápis-de-Cor aguareláveis

Canetas de Feltro aguareláveis

Guache

• Fabricados em Genéve, na Suíça • Madeira de florestas Certificadas FSC • Total respeito pelo ambiente • Produtos seguros, simples e genuínos

Para informação adicional, visita www.scriptus.pt ou contacta 21 911 1815


12a13 Plano Tecnológico_Layout 1 10/7/10 3:50 PM Page 12

Desde 2008, altura em que surgiu o primeiro Magalhães, já foram distribuídos mais de 400 mil computadores portáteis a alunos do 1º Ciclo. Para este ano lectivo, será feita a distribuição de 250 mil novos computadores portáteis MG2.

Apresentamos-te o novo Magalhães O portátil Magalhães tem uma nova versão lançada no início deste ano lectivo. O novo Magalhães traz algumas novidades em relação ao modelo anterior: › Processador mais rápido (Intel Atom N450) › Memória RAM de 1 GB DDR2 › Disco rígido 160GB (mais capacidade de armazenamento em relação ao anterior) › Placa gráfica integrada com capacidade de resolução WSVGA 1024x600, com 32-bit de profundidade de cor (que permite a ligação a projectores, por exemplo) › Placa de áudio integrada 10/100 Mbit/s interface RJ45 › Protocolo Wireless 802.11 b/g/n › Teclado português, resistente a derrame de líquidos, com trackpad › TFT 10,1 polegadas (também maior que o anterior), com resolução nativa WSVGA 1024x600 › 3 portas USB 2,0, com capacidade de boot do computador via USB › Bateria com autonomia de 7 horas e 8 minutos (medida com recurso a benchmark BAPCo MobileMark2007) › Dual boot: Microsoft Windows 7 / Linux Caixa Mágica › Microsoft Office 2007 / Open Office › Antivírus › Aplicações educativas

A cada aluno um computador. Em cada aluno, um descobridor. O nome diz tudo...

A volta ao mundo com o novo Magalhães Foi preciso um português, o navegador Fernão de Magalhães, para que o mundo acreditasse que a Terra é redonda. Graças a ele, no início do século XVI, realizou-se a primeira viagem de circum-navegação. Hoje, em pleno século XXI, dá nome a uma ferramenta que permite aos mais novos viajar pelos quatro cantos do mundo sem sair do lugar. O programa e.escolinha, no âmbito do qual os alunos do 1º ciclo do ensino básico têm acesso a um computador Magalhães, nasceu em 2008, e surge neste ano lectivo com novidades... Aprender com o Magalhães é divertido e facilita a aprendizagem. Que o digam os alunos que já o experimentaram, como é o caso da Mara Oliveira e o Marcelo Sousa, alunos do 6º ano na Escola Básica e Secundária de Fajões.

12 FORUM ESTUDANTE outubro’10

Enquanto descobre mais sobre as potencialidades do novo Magalhães, Marcelo, de 11 anos, diz que é a primeira vez que está em contacto com a mais recente versão do Magalhães e está contente com as

novidades: “Já descobri muitas coisas novas. Por exemplo, o ClicMat [conjunto de 32 actividades interactivas sobre matemática, concebidas de maneira a poderem ser utilizadas tanto na sala de aula,


12a13 Plano Tecnológico_Layout 1 10/8/10 11:48 AM Page 13

O Magalhães inclui mais de 30 programas de aprendizagem, entre eles de Matemática, Inglês, Português e Geografia.

como em pequenos grupos ou individualmente de forma autónoma] funciona melhor”. Outro dos aspectos que mais fascinaram este jovem aluno é o facto do ecrã ser maior e, exteriormente, “parece ser melhor, mais resistente”. O balanço, para Marcelo, é positivo: “Gosto muito. Acho que o novo Magalhães é muito interessante e educativo. É também muito divertido e mais fácil de aprender”.

Desenvolvimento de competências com o Magalhães O Magalhães é um computador portátil que disponibiliza um conjunto de ferramentas que permite aos alunos do primeiro ciclo a aquisição de competências na área das Tecnologias de Informação e da Comunicação (TIC). Estas novas tecnologias contribuem para a aprendizagem, para as dinâmicas na sala de aula, e para muito mais. Devidamente

integradas nos diferentes contextos de aprendizagem, as TIC ajudam as crianças, mesmo muito novas, na aquisição e no desenvolvimento de várias competências como a comunicação, raciocínio lógico e pensamento crítico, competências visuais, trabalho em equipa e raciocínio matemático. Uma das mais-valias passa também pelo facto dos alunos se envolverem, de forma activa, na construção do conhecimento. Além de permitir fazer trabalhos de grupo, com o Magalhães os alunos podem ainda aprender a pesquisar e escrever, e desenvolvem as suas competências sociais. Com este computador ultraleve é também possível executar vários tipos de tarefas e exercícios através das ferramentas presentes no computador, como a câmara, microfone e colunas, possibilidade de transmissão online (webcast) e aplicações colaborativas.

Foto: GEPE

“Mais fácil e divertido” À pergunta da FORUM ESTUDANTE sobre se estava a contribuir para formar uma geração mais competitiva e global, o Primeiro-Ministro respondeu com um vigoroso “Sim, é isso mesmo!”, considerando que esta geração ficará mais preparada para lutar por um país melhor. De visita ao stand do Plano Tecnológico da Educação, na abertura do Portugal Tecnológico, José Sócrates mostrou-se particularmente agradado com o entusiasmo dos alunos do 2º ciclo da Escola Básica e Secundária de Fajões no uso do Magalhães. Sobretudo, quando uma jovem aluna, respondendo ao Primeiro-Ministro sobre qual era a diferença de estudar com o Magalhães, sintetizou numa frase o que era, certamente, o objectivo do Governo com o programa e.escolinha: “Mais fácil e divertido”.

O que é o programa e.escolinha? Dirigida a alunos entre os 6 e os 10 anos, esta é uma iniciativa do Plano Tecnológico da Educação que visa garantir o acesso a computadores portáteis a todos os alunos do 1.º ciclo do ensino básico dos estabelecimentos de ensino público e privado. Com este programa o Governo tem como objectivo “generalizar o uso das tecnologias de informação e comunicação nas primeiras aprendizagens e contribuir para a igualdade de acesso ao computador e à Internet de todos os alunos do 1.º ciclo do ensino básico”.

outubro’10 FORUM ESTUDANTE 13


14a17 Semana Tanto Mar New_Layout 1 10/1/10 4:02 PM Page 14

desafios Diário de uma paixão...

pelo mar!

{ Texto: Cátia Felício Fotos: Gonçalo Gil }

Foram 7 dias intensos, dedicados ao mar e a criar laços de amizade, como se de uma rede de pescador se tratasse. 50 jovens de todo o país foram seleccionados de entre mais de uma centena que se havia inscrito neste concurso promovido pela FORUM ESTUDANTE. Desafiados a criar um blogue sobre o mar, eles deram o seu melhor e, em troca, viveram uma das melhores semanas das suas vidas.

Dia 31 de Agosto

De mochilas às costas, partiram para a aventura O nervoso miudinho, e ao mesmo tempo uma alegria imensa por embarcar nesta aventura, estava espelhado no rosto de todos os participantes que dia 31 de Agosto partiram rumo a Peniche. Alguns já se conheciam. Outros apenas tinham conversado online com alguns dos 50 seleccionados através do site da FORUM ESTUDANTE e houve ainda quem tivesse vindo sozinho sem conhecer ninguém. Mas todos tinham algo em comum: estavam prontos a fazer novos amigos durante esta semana. Depois de uma breve apresentação do programa do TANTO MAR no edifício da Culturgest, em Lisboa, por parte de Rui Marques, director da FORUM, e de Manuel Bárcia, da Caixa Geral de Depósitos, chegou o momento da partida para Peniche.

Dia 1 de Setembro

À descoberta de Peniche Foi com um bonito sorriso na cara que se começou bem a Semana Tanto Mar. Logo no primeiro dia, os participantes foram descobrir que histórias conta esta península.

1786. Se tens curiosidade, aproveita e vê a pintura de Jean Pillement (1788), que é representativa deste naufrágio no qual onde morreram mais de 100 pessoas. Para melhor conhecer a Fortaleza, nada melhor que uma visita guiada. Dos momentos mais fascinantes foi a visita às Após levantar cedo e tomar o pequeno-almoço em conjunto, os jovens “marinheiros” do Tanto Mar partiram juntos num autocarro do município de Peniche e, numa visita guiada, foram conhecer vários pontos importantes de Peniche, desde a histórica Igreja de São Leonardo, passando ainda por zonas como o Baleal ou Cabo Carvoeiro.

Tesouros, naufrágios e piratas Na Fortaleza de Peniche, as muralhas não são as únicas a contar a história trágicomarítima desta terra. Através de uma visita guiada e do visionamento de imagens, mapas e um filme, os nossos “marinheiros” ficaram a conhecer melhor a navegação da costa de Peniche em épocas passadas. Para quem não sabe, esta localidade já foi uma ilha e ainda um porto muito importante durante a idade média. Conta a história de San Pedro de Alcântara que um navio que naufragou em alto patrocínio

organização

media partner

Secretaria de Estado da Defesa Nacional e Assuntos do Mar

14 FORUM ESTUDANTE outubro’10

www.forum.pt

apoios

celas, nomeadamente a história das fugas a 3 de Janeiro de 1960, de presos como Álvaro Cunhal ou Carlos Costa, que protagonizaram a mais célebre fuga de uma prisão salazarista. O dia terminou com a hora para tomar banho, jantar na Escola Superior de Tecnologias do Mar (ESTM) e, a seguir, uma festa especialmente dedicada aos nossos participantes, organizada pelos alunos do curso de Turismo da ESTM. patrocínio


14a17 Semana Tanto Mar New_Layout 1 10/1/10 4:03 PM Page 15

desafios Dia 2 de Setembro

Dias 3 e 4 de Setembro

Baptismo de mergulho

Os segredos do mar

Quero voltar para a Ilha!

Sabias que há um ovo estrelado no fundo do mar? Mas não é um ovo comum. É uma estrutura enigmática no fundo do mar dos Açores e que podes ver, por exemplo, no site da BBC, com o nome “Fried Egg”. Esta foi apenas uma das coisas novas que os alunos seleccionados para a Semana Tanto Mar aprenderam na manhã de dia 2 de Setembro, na conferência Portugal Subaquático. O evento apresentado pela equipa da Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental (EMEPC) decorreu na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar.

O arquipélago das Berlengas é mais do que uma das 7 Maravilhas Naturais de Portugal. Que o digam os “marinheiros” da Semana Tanto Mar! Ir à ilha Berlenga foi sinónimo de muitas emoções que ficam marcadas para sempre. Foi aventura. Foi magia. Foi encanto. Foi descoberta.

Na chegada à Ilha da Berlenga, foi a vez de vestir os fatos de mergulho e viver uma experiência única. Mergulhar a 10 metros de profundidade foi, para muitos, a experiência das suas vidas.

Todos a bordo!

Adormecer à luz das estrelas Montar a tenda na Ilha das Berlengas,

Viajar a bordo da fragata D. Francisco de Almeida

A partida aconteceu no dia 3 de Setembro. Os cinco grupos formados logo na primeira noite dividiram-se e partiram a bordo de uma embarcação do tipo semi-rígido ou do Salva-vidas, ambos da

Durante a tarde, todos os caminhos foram dar ao Porto de Peniche. Houve a oportunidade de conhecer de perto uma embarcação Salva Vidas, a lancha do Instituto Hidrográfico, e ainda tempo para ouvir histórias de quem passa muito tempo no mar em salvamentos e não só. Além de ficarem a saber mais sobre profissões ligadas à Marinha, na Estação de Socorros a Náufragos de Peniche, visitaram ainda o NRP Auriga, um navio hidrográfico concebido para a actividade de investigação nas áreas de hidrografia, oceanografia e geologia marinha em estuários e zonas costeiras. Dentro deste navio de construção nacional todos viram como funciona o ROV, um robot submarino.

num parque de campismo com vista privilegiada para o mar, antecedeu um jantar no restaurante junto à praia. O dia terminou com alguma conversa entre amigos antes de chegar a hora de adormecer nas tendas, sob a luz das estrelas.

Acordar ao som das gaivotas O segundo dia na Ilha da Berlenga nasceu cedo, ao som das gaivotas que ali habitavam. Seguiu-se uma visita pela ilha, em que o grupo da Semana Tanto Mar foi guiado por um vigilante da Reserva Natural. Pelos trilhos da ilha, os jovens que venceram este desafio foram conhecer o Farol das Berlengas, apreciaram uma vista fenomenal do ponto mais alto da ilha, e ainda avistaram outros pontos de interesse, como é o caso do Forte São João Baptista. Além das edificações, o melhor das Berlengas foi mesmo a beleza natural que ali existe. Após observar várias espécies de flora e fauna, chegou a hora de tomar um mergulho na praia, almoçar e regressar a Peniche através, novamente, das embarcações cedidas pela Marinha.

Marinha, para depois, já no mar, fazerem transbordo para a Fragata D. Francisco de Almeida. O fascínio por viajar no mar e conhecer as embarcações da Marinha deslumbraram os participantes. Apesar da vontade de aproveitar ao máximo a viagem e da simpatia dos elementos da Marinha que fizeram uma detalhada visita guiada pela fragata, houve quem acabasse por não conseguisse combater os enjoos de quem viaja em alto mar.

www.forum.pt

outubro’10 FORUM ESTUDANTE 15


14a17 Semana Tanto Mar New_Layout 1 10/1/10 4:03 PM Page 16

desafios Dia 5 de Setembro

aprenderam com os vários elementos do Núcleo de Formação de Salva-vidas de Peniche. Foram ainda relembradas importantes normas de segurança, entre as quais a importância de respeitar as cores das bandeiras. Na hora de passar à acção, todos quiseram ser voluntários e experimentar ser nadadores-salvadores/náufragos por uma manhã. Dentro de água, puderam pôr em prática os vários tipos de salvamento: com bóia; cinto; prancha e ainda através de mota de água, sendo para tal necessária a utilização de colete e capacete.

As bóias tipo torpedo ficaram famosas na série televisiva Marés Vivas, mas não são as únicas a protagonizar salvamentos dentro de água. Na manhã de dia 5 de Setembro todos tiveram a oportunidade de assistir e ainda experimentar fazer demonstrações de salvamentos e socorros a náufragos.

Esta onda é nossa!

Na pele de um nadador-salvador A ouvir as explicações dadas pelo formador de nadadores-salvadores Abelho.

Sabias que todos os anos se formam, em Portugal, cerca de 1500 nadadores-salvadores? E que a prancha de salvamento permite transportar 6 náufragos conscientes mas cansados, ou que a famosa bóia torpedo é um meio leve e de fácil flutuabilidade que suporta até 250 quilos? Apesar de pequena, esta bóia permite transportar 3 pessoas em estado cansado. Estas foram apenas alguns dos saberes que estes jovens

16 FORUM ESTUDANTE outubro’10

Para muitos era a primeira vez. Outros já tinham experimentado, mas a vontade de voltar a subir para a prancha era tanta como se fosse a primeira vez. A tarde de dia 5 de Setembro esteve reservada ao surf. Aprender algumas técnicas e até fazer alguns take off’s (expressão usada no surf para definir a posição em pé em cima da prancha) marcaram uma tarde bem passada dentro de água, em Peniche. Divididos em três grupos, os participantes da Semana Tanto Mar e alguns membros da FORUM ESTUDANTE tiveram a oportunidade de experimentar fazer surf. A equipa da FORUM entrevistou muitos dos jovens que viveram esta experiência e o balanço foi unânime. “Adorei”, “Quero repetir!” ou “fazer surf é espectacular!” foram das expressões mais ouvidas. Este dia terminou com o visionamento de um filme sobre surf, uma breve conversa com Francisco Spínola e Fernando Costa, da Rip Curl, Filipa Prudêncio, atleta de surf, e José António, responsável pela segurança nos campeonatos de surf em Peniche. Antes do regresso a casa, para dormir, os participantes do Tanto Mar foram presenteados com t-shirts e bonés da Rip Curl, oferta desta marca dedicada ao surf.

www.forum.pt

O que foi para ti a Semana Tanto Mar? Intensa, profunda, memorável. Ao todo, são quase 60 expressões diferentes para dizer o que significou viver o Tanto Mar. Em pouco mais de um minuto de vídeo estão concentradas todas as emoções de

uma semana inesquecível. Na última noite (6 de Setembro) convidámos todos os que partilharam esta experiência a dizerem, numa palavra ou breve expressão, o que significou viver este desafio. Vê o resultado em vídeo no nosso site www.forum.pt e em http://tantomar.forum.pt

Eles foram estrelas de televisão! Foram 7 dias intensos em Peniche. Que o digam os participantes da Semana Tanto Mar, que tiveram os seus 5 minutos de fama no programa ‘Verão Total’, transmitido dia 3 de Setembro no canal RTP. Foram ainda motivo de reportagem na SIC, quando fizeram mergulho na Ilha da Berlenga. Vê todas as reportagens desta magnífica semana no nosso site, na categoria PROJECTOS FORUM TANTO MAR ou em http://tantomar.forum.pt


14a17 Semana Tanto Mar New_Layout 1 10/1/10 4:03 PM Page 17

desafios

Ao 6º dia da Semana Tanto Mar, algumas das entidades e marcas que ajudaram a que esta iniciativa fosse possível patrocinaram as seguintes categorias de prémios:

Prémio EMAM/EMEPC (Estrutura de Missão para os Assuntos do Mar/Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental) Photo-click João Caetano (vencedor) Outros nomeados - Fábio Ferreira, Marina Neves, Pedro Ribeiro, Vanessa Gonçalves

Dia 6 de Setembro

Tudo o que se passa num laboratório O que se passa dentro dos laboratórios da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTTM)? Foi o que fomos descobrir

A noite da despedida

Prémio Rip Curl Carro Vassoura António Neto (vencedor) Outros nomeados - Cátia Santos, Daniela Ferreira, Sara Reis

Prémio Frisumo Pronúncia do Norte Juliana Silva (vencedora) Outros nomeados - Denise Gomes, Paulo Pereira, Renata Duarte

Mouga, directora da ESTTM, explicou todas as funcionalidades deste espaço e anunciou que esta seria a sala onde dois dos grupos de participantes teriam a oportunidade de confeccionar a sobremesa que acompanharia o jantar de todo o grupo Tanto Mar. Bolo de chocolate com molho de frutos vermelhos, mousse de manga e mini pastéis de nata fizeram a delícia de todos à hora de jantar... No laboratório de Tecnologia Alimentar foi explicado o que é, por exemplo, o viscosímetro. Em poucas palavras, serve para ajudar a que molhos como ketchup ou mostarda assumam uma certa textura, de forma a não escorrer pela abertura do frasco como se fossem água.

dia 6 de Setembro. Após uma visita guiada pela escola, os alunos da Semana Tanto Mar divertiram-se com algumas experiências por vários laboratórios. A visita começou na biblioteca e passou, depois, pela sala de leitura e pela sala prática de cozinha. Nesta sala, Teresa

Diríamos que o Tanto Mar teve mais encanto na hora da despedida, mas a verdade é que na última noite não houve apenas encanto. Houve risos, alegria e até abraços de uma saudade que se fazia sentir mesmo antes da partida. Nesta última noite juntos, os jovens marinheiros do Tanto Mar foram os reis do palco. Canções ou até representações com muito humor sobre o que se passou durante esta semana fizeram as delícias de todos os presentes.

Prémio Nestlé Pinga-amor João Pedro dos Santos (vencedor) Outros nomeados - Ana catarina Ferreira, Filipa veiga, Gonçalo Guiomar e Miguel Potes

Prémio Cidade FM Make Up Corina Santos (vencedora) Outros nomeados - Carla Silva, João Monteiro, Ricardo Mesquita, Sara Duarte

Prémio IPTM (Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos) Algo vai mal Manuel Machado (vencedor) Outros nomeados - Bianca Vaz, Filipa caçador, Joana Lima

Prémio ESTM (Escola Superior de Tecnologia e Turismo do Mar) Enciclopédia Edson Fernandes (vencedor) Outros nomeados - Albertina Soares, Ana Gomes, Ana Jacinto, Andreia Carmona

Dia 7 de Setembro

Tanto Mar, Tanta Saudade O último dia da Semana Tanto Mar ficou marcado pelas despedidas, pelos abraços carregados de alegria e nostalgia e pela vontade de voltarem a reencontrar-se. Antes de chegar à hora de despedida, houve tempo para visitar o Porto de Pesca,

Prémio Marinha Vomidrine Fabienne Guimarães (vencedora) Outros nomeados - Mariline Rodrigues, Mónica Marques, Nadja Vieira e César Silva

Prémio Caixa Geral de Depósitos Tásse bem Joana Monteiro (vencedora) Outros nomeados - Inês Penim, Madalena Marques, Mónica Canteiro

Prémio Câmara Municipal de Peniche Manda-chuva Inês Matias (vencedora) Outros nomeados - Cláudia Paiva, João Valeriano, Marta Marques, Paulo José Canteiro

relembrou um dos momentos que mais o marcou: ver a luta entre um espadarte e um tubarão. “É uma luta impressionante e que termina com a morte do espadarte ou dos dois”, contou. Falou ainda das redes e da vida de pescador. Da vida sem horários e do que se sofre nas viagens para o mar, com a ausência da família e com os vendavais. Houve ainda uma pequena sessão sobre o Porto de Peniche, e as alterações que sofreu ao longo dos anos, numa apresentação guiada por Ricardo Esteves, engenheiro e Responsável do Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos. Depois chegou o momento o regresso a casa. Uns de autocarro, até Lisboa. Outros, na companhia dos pais que os esperaram em Peniche. Todos levam no coração uma semana intensa, profunda e com marcas que, segundo os próprios, ficarão para sempre.

conhecer as embarcações, falar com pescadores e ainda visitar a lota e a plataforma de pescado fresco. Foi sob um céu cinzento, e em que as gaivotas, curiosas, planavam sobre as cabeças dos jovens do Tanto Mar, quanto ouviam as histórias do Mestre Carlos. Já com 20 anos de experiência no mundo da pesca,

www.forum.pt

outubro’10 FORUM ESTUDANTE 17


18 Animadores_Layout 1 10/1/10 3:38 PM Page 18

animadores forum

Sabias que como Animador Forum podes vir a ser um dos autores de uma secção da revista Forum Estudante?

always On O novo ano lectivo já começou e este é o momento certo para mudares a tua vida! Se és... desenrascado, sociável, disponível, criativo, entusiasmado, responsável, inscreve-te como animador FORUM. Fica a saber tudo no nosso site, em www.forum.pt, na secção COMUNIDADE – Animadores Forum. Se tiveres dúvidas, envia um email para rede@forum.pt. Inscreve-te já e torna o teu ano lectivo mais divertido e com ainda mais amigos!

O que eles dizem! como estabelecer importantes contactos com as mais diversas entidades e participar em ambiciosos projectos como a Rede always On. A FORUM ESTUDANTE acaba por ser um importante “manual” na vida dos estudantes do secundário, não só pela sua variedade de artigos, mas por ligar os leitores da revista numa plataforma online, alargando o seu conteúdo às novas tecnologias, e isso é algo de que me agrada fazer parte.

Diogo Costa 20 anos, Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho (Lisboa) Desde pequenino que apanhei o gosto pela tecnologia e, com ela, construí muita da minha sabedoria. Tive o meu primeiro computador bastante tarde, mas isso nunca me impediu de perseguir a aprendizagem da informática, aproveitando os computadores dos amigos para aplicar aquilo que lia nos livros. As minhas perspectivas de futuro passam pelo Ensino Superior, mas não é uma prioridade. O mundo dá muitas voltas e os tempos mudam. Algo como a experiência de trabalho revela-se mais promissora para a minha vida e planos não me faltam. Sou um jovem muito ambicioso e se alguns adoram o facilitismo, eu não o suporto. Não me arrependo de nenhuma das decisões que tomei até hoje, mesmo as más. Encaro a vida de maneira descontraída, porque se a tornarmos demasiado séria, a vida vive por nós e nós não vivemos a vida. Uma das minhas melhores características é também um dos meus maiores defeitos: o altruísmo, que por vezes acaba traído por aqueles que mais apoio. Considero-me um rapaz romântico. Quem me conhece sabe do que falo e a minha criatividade não passa só pelo mercado de trabalho, sou como uma caixinha de surpresas. O facto de ser animador deu-se num encontro com uma jornalista da FORUM, da qual recebi uma proposta e tomei a decisão acertada. Tem-me permitido alargar a minha rede de amigos, tal

18 FORUM ESTUDANTE outubro’10

visto que quero seguir o curso de jornalismo. Porque a FORUM tornou-se como a água, o meu corpo pede e eu ingiro. Beijinhos para os meus amigos animadores :P

Gonçalo Guiomar

Torna-te animador FORUM e fica always On com este smartphone Vodafone360 Com ele vais poder actualizar diariamente o site da FORUM ESTUDANTE com imagens, vídeos e notícias da tua escola e ganhar um lugar cativo na home page do site. Vai a www.forum.pt e fica On… always.

Inês Matias 16 anos, Escola Secundária Alfredo da Silva (Barreiro) Olá, o meu nome é Inês, mas mais conhecida pelo meu apelido ���Matias’. Sou uma pessoa muito divertida e extremamente faladora. A minha vida não se pode resumir em poucas palavras, porque gosto de seguir novos rumos. Nunca estou parada, tenho sempre coisas novas em mente, tenho um desejo frenético de viajar (coitados dos meus pais XP). Tenho duas paixões: uma é o Ballet (que pratico há quase 14 anos), outra é escrever. Só sou feliz se dançar todos os dias, se estiver com os meus familiares e amigos, se ver o mar, e se continuar a nunca me deixar levar pelos outros e, sim, ser eu mesma . Quanto à FORUM, já sou animadora há cerca de um ano. E até agora aprendi que ‘a união é tudo’, que na FORUM ninguém compete, na FORUM todos se ajudam mutuamente. Este ano, como repórter da rede always On, tem sido maravilhoso, além de que me têm dado uma grande experiência,

www.forum.pt

16 anos, Escola Secundária do Forte da Casa (Lisboa) Sou alfacinha com costelas alentejanas, nasci a 16 de Novembro e vivo nos arredores de Lisboa. Sou um rapaz com um feitio tramado (de signo Escorpião), os amigos são o fundamental da minha vida e não consigo viver sem praticar kickboxing. Frequento o curso de Ciências e Tecnologias e espero seguir Engenharia Aeronáutica ou de Telecomunicações (ainda tenho um ano para pensar). Sou teimoso, ambicioso, amigo de todos e brincalhão. Pratico Kickboxing e sem este desporto já não consigo viver… Com este desporto consigo aliviar o stress dos testes e dos problemas que surgem na vida (uma maneira para relaxar). Entrei na FORUM com umas 2 ou 3 fichas de candidatura, queria mesmo conseguir este lugar e até consegui!!! A FORUM tem uma equipa bestial e fantástica e aproveito já para agradecer, porque esta equipa acolhe muito bem os animadores. Cresci muito com a FORUM e tenho conhecido muitos animadores que são pessoas bestiais e com quem continuo a falar. Tenho uma alcunha na FORUM, Lionel Messi (graças ao Duarte Fortunato :P), na qual já sou bastante conhecido!! Aconselho a todos a entrarem para esta equipa de animadores FANTÁSTICA! always On!


19 Pancadas_Layout 1 10/8/10 11:49 AM Page 19

pancadas

A MORTE FICA-LHES TAO BEM! Todos eles têm algo em comum: estão bem mortos e enterrados e possuíam um visual de fazer inveja. Vamos averiguar algumas das tendências que podes adoptar para aumentares as tuas probabilidades de vires a ser famoso… Ou pelo menos se seres um bocadinho mais popular na tua escola… Nem que seja apenas nos intervalos, ok? { Texto: Bruna Pereira }

Elvis Presley

Beatriz Costa

Janis Joplin

Kurt Cubain

Franja cortada ao milímetro Nada melhor (para facilitar a caça ao piolho) do que ter um corte de cabelo semelhante ao da nossa querida actriz Beatriz Costa, figura emblemática do filme “A canção de Lisboa”, de 1933. Isto significa manter sempre as sobrancelhas impecáveis e dar especial atenção ao contorno dos lábios, de modo a pareceres uma boneca de porcelana com cabelo à garçonne preto azeviche. Os restantes complementos são colares de pérolas, vestidos, alfinetes de peito (ou pins, para os menos retro), sabrinas ou sapatos de fivela e chapéus.

Óculos para tapar olheiras e ressacas Os apologistas deste estilo vestem-se como poetas, mendigos ou festivaleiros com aspecto de 3 dias sem tomar banho. São obrigatórios os seguintes acessórios: óculos redondos, anéis e colares. Quantos mais, melhor… O objectivo é emanar a filosofia hippie – o que inclui poupar dinheiro em cabeleireiros: os cabelos longos são para deixar crescer ao sabor dos anos e podem ser enfeitados (tal como se enfeitam os pinheiros de Natal) com florinhas e afins primaveris. Não esquecer as roupas largas e o bicho da traça… Assim aproveitas e usas aquela blusa da tua avó de que tu tanto gostas, mas que o mais certo é que já esteja esburacada devido a uma família de traças famintas.

Porque os ténis fazem menos chulé À semelhança do menino-prodígio dos Nirvana, não dispensas o calçado confortável, nomeadamente os All Stars. A ganga também é um clássico e, se for preciso, vestes o mesmo par de calças todos os dias da semana… Também gostas que fiquem rompidas nas perneiras – quando não és tu próprio que as rasgas com a tesoura de costura da tua mãe, claro! Fanático pelas influências grunge, tens 90% do teu guarda-fatos entupido de t-shirts e camisas de flanela aos quadrados, estilo lenhador de filmes americanos. És ainda fanático por gorros, botas e cabelos desgrenhados… Mas podes lavá-los, porque o adjectivo ‘oleoso’ nunca foi muito fashion.

Com o Havai pendurado ao pescoço Mais do ‘Rei do Rock’, o apelido perfeito para o senhor Elvis seria ‘Rei da brilhantina’ ou ‘Rei das calças à boca de sino’. Para obter um look à cantor de "It's Now Or Never" que ajudou a revolucionar o século XX, dá grande atenção à forma física e treina bem os movimentos pélvicos! Podes usar regularmente macacões, colares de flores havaianas, roupa de couro preta ou ainda lantejoulas espalhadas pela roupa toda. No cabelo, deixa crescer a poupa, inunda a cabeça de gel/brilhantina e para dar um ar de rebelde (ou parolo, quem sabe) anda sempre acompanhado de um pente no bolso de trás das calças. Outra coisa – se enveredares pela carreira militar, não te preocupes, porque vais ficar uma brasa de uniforme…

www.forum.pt

outubro’10 FORUM ESTUDANTE 19


20a21 Desafios Modalfa_Layout 1 10/7/10 3:28 PM Page 20

desafios

Mais palavras para quê? Vê o vídeo em www.forum.pt e fica a conhecer melhor quem foram os leitores da FORUM premiados e o que andaram a fazer na modalfa do Centro Comercial Dolce Vita Tejo, em Lisboa!

Agora vais ficar a ver navios ou vais inscrever-te no site da tua revista preferida? Entra já em www.forum.pt!

E os nossos leitores premiados foram... João Pedro dos Santos

Inês Matias

Filipa Caçador

Escola Secundária D. Pedro V (Lisboa)

Escola Secundária Alfredo da Silva (Barreiro)

Escola Secundária Passos Manuel (Lisboa)

A Forum vai às compras... com a modalfa

Nunca foi tão fácil estar na moda! Com a chegada do novo ano lectivo, começas uma nova vida... O Verão já ficou para trás e esta é a melhor altura para escolher o que vestir na estação de Outono-Inverno que acabou de se instalar! A pensar nisso, a FORUM ESTUDANTE levou três leitores às compras. Com direito a gastar 100, 50 e 20 euros em roupas à sua escolha, o João Santos, a Filipa Caçador e a Inês Matias passaram uma manhã entre cabides e provadores. { Reportagem: Cátia Felício Fotografia: Ricardo Bento }

O que é o desafio “A FORUM VAI ÀS COMPRAS”? É uma iniciativa da FORUM ESTUDANTE que visa premiar os leitores, mensalmente, através de 3 vales de compras, no valor de 100, 50 e 20 euros cada um. A selecção é feita com base na actividade desenvolvida pelos leitores, que colaboram com a revista e dinamizam o site www.forum.pt.

20 FORUM ESTUDANTE outubro’10


20a21 Desafios Modalfa_Layout 1 10/8/10 11:50 AM Page 21

desafios

João Pedro Com um plafond de 100 euros, o João aproveitou para comprar uma camisa, um pólo, um cinto, uns sapatos e ainda um colar para oferecer a uma amiga. Nesta sessão de compras, ficou provado que são os rapazes os mais indecisos na hora de escolher o que vestir...

Foi a mais prática dos três e levou para casa, com o valor de 50 euros oferecidos pela modalfa, uma saia de ganga, umas jardineiras e uma camisola.

Filipa

Indecisa entre um colete de malha cinzento e um vestido de ganga, acabou por optar pelo vestido e gastar assim o seu plafon de 20 euros.

Inês modalfa, uma das maiores cadeias de vestuário do país A modalfa é uma das maiores cadeias de vestuário do país e marca presença nos principais pólos urbanos. Com a linha Xplosion, a modalfa propõe-te uma colecção que aposta nas sobreposições e que te ajudam a criar um look irreverente e muito confortável

Sabe mais sobre a modalfa e as suas colecções em www.modalfa.pt

outubro’10 FORUM ESTUDANTE 21


22a23 Ana Malhoa_Layout 1 10/1/10 12:57 PM Page 22

fama

Queres saber mais sobre Ana Malhoa? Espreita o site oficial da cantora, em www.anamalhoaoficialsite.com/, e vê o documentário que assinala os seus 25 anos de carreira em http://videos.sapo.pt/ana_malhoa.

{ Texto: Cátia Felício Fotos: Mário Príncipe }

“Estudava muito tempo sozinha... Acabava por ser eu a minha professora!!! (risos)”

Ela queria ser astronauta Começou a pisar o palco tinha apenas 6 anos, ao lado do pai, José Malhoa. Aos 15 abraçou o desafio de apresentar um programa infantil, o “Super Buéréré”, na SIC, onde conquistou níveis de audiências até então impensáveis. Hoje, aos 31 anos, é conhecida como uma cantora irreverente e que gosta de surpreender. Conta com 25 anos de carreira, e a assinalar a data protagonizou uma série documental no Canal Sapo, cujos dois primeiros episódios atingiram 50 mil visitantes. A FORUM ESTUDANTE quis descobrir quem é Ana Malhoa, a mulher que tanto tem dado que falar... Como descreves a tua adolescência? Muito feliz. Fui uma adolescente que fazia o que sempre quis fazer desde muito pequena. A minha profissão permitiu-me viajar, conhecer muitos países e culturas diferentes que me deram uma visão diferente do mundo, para além do contacto com o público de diferentes países. Como é que foi, ainda adolescente, apresentar um programa televisivo, o “Buéréré”? Foi complicado conciliar com as aulas? Foram 5 anos de muito êxito. As pessoas já me conheciam antes do “Buéréré”, mas é óbvio que deu mais uma empurrão na minha carreira. Era complicado tentar gerir os concertos, viagens, aulas, testes... Mas com força de vontade e empenho consegui concluir os estudos e sentir-me satisfeita enquanto estudante. Estudava muito tempo sozinha... Acabava por ser eu a minha professora!!! (risos). 25 anos de carreira. O que significa este marco para ti, em particular por seres ainda tão jovem? FANTÁSTICO! Sinto que tenho

22 FORUM ESTUDANTE outubro’10

muito mais para dar e que os próximos 25 anos vão ser ainda com mais realização profissional. Às vezes é engraçado ver a reacção das pessoas em relação ao facto de ter 25 anos de carreira. Voltam atrás no tempo e acabam por dar-se conta que se recordam de mim quando tinha 6 anos a cantar com o meu pai... E depois exclamam...”já passou este tempo todo!!!” Foi difícil para ti ter um espaço próprio na música, sendo filha de um cantor conhecido? As pessoas, com o tempo, acabaram por perceber que cada um tem o seu espaço e que posso perfeitamente ter a minha carreira sem estar colada a outra imagem, seja a do meu pai ou a da Televisão. Perceberam, através do meu trabalho, que afinal “a menina” tinha valor e conteúdo... Mas no geral, e em relação ao público, este aceitou desde muito cedo esse espaço, caso contrário não estaria aqui com certeza absoluta. Por que gostas tanto de tatuagens? Tens alguma em especial e onde? As tatuagens são parte da minha

www.forum.pt

vida. São uma viagem pela minha vida e a história da minha vida. Especiais? Todas! A tua vida mudou desde que pousaste para a Playboy? Não mudou em nada. Não fiz a Playboy para ser conhecida, aliás a Playboy Portuguesa é que precisava de caras conhecidas... Que segredo gostarias de partilhar com a FORUM ESTUDANTE? Os meus pais ensinaram-me que não se deve contar segredos! (risos) É verdade que gostarias de ter sido astronauta? Porquê? Sim! Talvez tenha a ver com o facto de ter começado a viajar desde muito pequenina... Nas viagens de avião, ou carro, durante a noite, estava sempre a olhar para o céu, a ver as estrelas, a lua, gostava de saber tudo sobre o universo... E depois dava uma seca aos meus pais a contar tudo o que via e aprendia! Uma mensagem que gostarias de deixar aos nossos leitores... Nunca desistam dos vossos sonhos... Vale sempre a pena tentar !!! Beijos. A.M.


22a23 Ana Malhoa_Layout 1 10/1/10 12:57 PM Page 23

fama

Curiosidades sobre Ana Malhoa Maior qualidade - Lealdade Defeito - Teimosia Maior elogio que já ouviste - “És a mãe mais bonita do mundo” Filme que mais te marcou - “Streets of Fire” Um livro - “A força de viver” - Robin Sharma Uma viagem - Los Angeles Lema de Vida - “vive cada segundo como se não houvesse amanhã” Se não fosses cantora, serias... astronauta www.anamalhoaoficialsite.com

www.forum.pt

outubro’10 FORUM ESTUDANTE 23


24a29 Moda Especial_Layout 1 10/1/10 12:58 PM Page 24

moda Bonitos, relaxados

e trabalhadores

Do vestuário à joalharia, passando pelos SPA’s, as massagens, as passerelles e o desporto, muitos são os profissionais que lidam diariamente com o universo da moda e do bem-estar. A FORUM ESTUDANTE embarca contigo numa relaxante viagem por alguns desses perfis profissionais que ajudam a que nos sintamos cada vez mais bonitos e mais descontraídos. { Texto: Bruna Pereira e Cátia Felício }

Técnico de Termalismo

Porque relaxar também é preciso

Programa e garante a execução dos tratamentos utilizando os equipamentos adequados. Avalia, encaminha e acompanha o utente, prestando-lhe o auxílio necessário, atendendo ao tipo de tratamento e adaptando o contacto às características da sua faixa etária. Interpreta prescrições médicas previstas pelo corpo clínico, aplica os procedimentos e técnicas adequados de primeiros socorros, zela pela conservação, manutenção e higienização de equipamentos e instalações balneares. O Técnico de Termalismo pode desempenhar as suas funções em estâncias termais, SPA’s, centros médicos, assistência domiciliária integrada, centros de talassoterapia e centros de fisioterapia e estética.

Modelista de Vestuário

Para que não andes na rua como vieste ao mundo…

se refere às suas dimensões; desenha e adapta moldes-base, manualmente ou através de programas informáticos; colabora na definição de especificações técnicas necessárias à confecção do modelo, entre outras tarefas. Pode desenvolver a sua actividade profissional em empresas têxteis, convencionais ou de elevada tecnologia, empresas de distribuição de vestuário,

ateliês de design ou como profissional freelancer.

Técnico de Joalharia (Filigrana e Cravador)

O melhor amigo das mulheres… E de alguns homens!

vestuário à empresa ou cliente e procede a eventuais adaptações e participa ainda na organização da exposição da colecção de vestuário com vista ao seu lançamento. Pode desenvolver a actividade profissional em empresas têxteis de fios, malhas ou tecidos, convencionais ou de elevada tecnologia, gabinetes de consultoria ou em empresas de distribuição de vestuário, ateliês de design ou como profissional freelancer.

sabias? Português à frente da Lacoste Felipe Oliveira Baptista é um estilista radicado em Paris e é, desde Setembro, o novo director criativo da Lacoste. Foram a sua bagagem profissional e a personalidade do criador que conquistaram a emblemática marca francesa. Agora, aos 35 anos, Felipe dá cartas no mundo da moda e sucede ao designer francês Christophe Lemaire, que se mudou para a casa Hermès, para o lugar de Jean Paul Gaultier. Formado pela Universidade de Kingston, Felipe foi vencedor do Festival Hyeres e, por duas vezes, foi ele quem levou para casa o prémio francês ANDAM (Associação Nacional para o Desenvolvimento das Artes da Moda). Foi também convidado para fazer parte do calendário dos desfiles de Alta-costura, em 2005. Desde o ano passado que o estilista tem vindo a apresentar as suas colecções “ready to wear” na Semana de Moda de Paris.

Técnico de Fotografia

Executa peças a partir de fios de ouro e outros metais preciosos muito finos (filigrana), soldando-os ou enroscando-os para obter desenhos variados. Já o Técnico de Joalharia (Cravador) executa, repara ou decora peças ou componentes de peça de joalharia em metal precioso. As peças podem ser inéditas ou de reprodução, únicas ou em série, com ou sem mecanismos de suporte. Estes Técnicos de Joalharia podem desenvolver a sua actividade profissional em ourivesarias, joalharias e em empresas ou ateliês artísticos especializados numa arte específica.

Técnico de Design de Moda

Sempre a par das novas tendências

Para mais tarde recordar…

Fotografa paisagens e arquitectura, mas também faz retratos de pessoas/modelos e fotografias em exterior e estúdio. Executa reportagens de acontecimentos sociais, de desporto e de espectáculos. O Técnico de Fotografia pode desenvolver a sua actividade profissional por conta de outrem ou na condição de freelancer em estúdios de fotografia, agências de imagem e órgãos de comunicação social escrita, como revistas de moda, por exemplo.

Esteticista – Cosmetologista

A beleza precisa de muitos cuidados

Este profissional executa e adapta moldes de peças de vestuário e procede à sua confecção fazendo reajustes, sempre que necessário. Analisa croquis e fichas técnicas para definir as especificações dos componentes das peças no que 24 FORUM ESTUDANTE outubro’10

Analisa o mercado, as tendências da moda, as condicionantes técnicas e os padrões de qualidade; planeia colecções para os vários sectores do vestuário; concebe os modelos de vestuário que irão constituir a colecção; apresenta o modelo de

Este profissional atende clientes e aconselha-os sobre o tipo de cuidado estético a efectuar. Faz


24a29 Moda Especial_Layout 1 10/7/10 3:21 PM Page 25

LES ROCHES MARBELLA A melhor alternativa para os estudantes Portugueses que querem uma carreira na Indústria Hoteleira Internacional A indústria hoteleira, restauração e turismo é o principal contribuinte para postos de trabalho a nível internacional e tem excelentes perspectivas de crescimento a nível mundial. Com um amplo espectro de oportunidades de trabalho que inclui hotéis e restaurantes, mas também Spas e balneários, Parques temáticos, Casinos,e Campos de Golf ... O sector aumenta a sua importância na economia mundial a cada ano. Actualmente gera mais de 200 milhões de empregos, Em 2018 irá ultrapassar os 300 milhões de postos de trabalho. Calcula-se que nos próximos dez anos serão necessários mais de 600.000 gerentes de hotéis em todo o mundo.

académico, concebida para proporcionar ao aluno o acesso à profissão, que consiste em Licenciatura em Administração Hoteleira (BBA in Hospitality Management) e Diploma Suíço em Gestão Hoteleira ( SHA Diplome). Ambas são realizadas em Janeiro e Agosto de cada ano.

Les Roches International School Of Hotel Management ( fundada na Suiça em 1954) foi avaliada pela indústria como uma das três melhores Escolas do mundo dedicada à formação de estudantes em gestão e administração hoteleira internacional, Desde 1995, está presente através da Les Roches Marbella (www.lesroches.es), um Campus multicultural onde convivem estudantes de mais de 45 nacionalidades.

Ambos são destinados a estudantes que tenham concluído o ensino secundário.e são ministrado em Inglês. O Diploma Suíço em Gestão Hoteleira tem duração de três anos (três semestres lectivos e três semestres de estágios na indústria.) Capacita o aluno para iniciar uma carreira de êxito na indústria hoteleira, desenvolvimento e adquirindo competências técnicas, administrativas e de gestão através de vários métodos docentes e processos de aprendizagem. A Licenciatura é uma opção para os alunos que já tem o Diploma Suiço ou equivalente. É destinado aos estudantes que desejam assumir posições de chefia em empresas hoteleiras e turísticas a nível mundial, ou iniciar-se no mundo dos negócios em geral

Les Roches Marbella conta com dois grandes valores diferenciadores: uma combinação inigualável entre a tradição hoteleira Suiça e a eficácia do sistema educativo Norte Americano, num ambiente mediterrânico como Marbella, e uma formação que combina a teoria e prática dentro de um Campus moderno com instalações de vanguarda, apostando adicionalmente em aspectos como o multilinguismo e desporto. A Escola oferece uma atractiva oferta de programas de grau

A realização de práticas constantes constitui um dos grandes valores acrescentados da Les Roches Marbella. As práticas são geridas pelo Departamento de Desenvolvimento Profissional e adaptam-se em função do grau académico a frequentar. Para facilitar o processo, a Escola tem estabelecido acordos de colaboração com as melhores Cadeias Hoteleiras à escala nacional e internacional. Em média, cada aluno recebe quatro propostas por ano.

Próximos Seminários e Sessões de Informação a realizar em Portugal: › Quinta-feira, dia 7 de Outubro, às 19h00, Sheraton Porto Hotel & Spa - Seminário › Quinta-feira, dia 14 de Outubro, às 19h00, Hotel Cascais Miragem - Seminário › Terça-feira , dia 26 de Outubro, das 15h00 às 19h00, Pestana Casino Park Hotel - Sessão de Info › Terça-feira, dia 9 de Novembro, das 15h00 às 19h00, Meliá Braga Hotel & Spa - Sessão de Info. › Terça-feira, dia 16 de Novembro, das 15h00 às 19h00, - Tivoli Coimbra Hotel Sessão de Info. › Quinta-feira, dia 25 de Novembro, das 15.00 às 19.00 horas, Tivoli Marinotel Sessão de Info Próximas Convocatórias Janeiro e Agosto de 2011 Para mais informações contactar: Pedro Martins pmartins@lesroches.es Tel. 910513177


pub

24a29 Moda Especial_Layout 1 10/1/10 12:59 PM Page 26

moda

O lado romântico do Outono-Inverno

Para manteres a alegria dos teus dias, quer faça chuva ou sol, procura na moda uma aliada. Rendas, laços, fitas e franzidos são pequenos pormenores que prometem marcar a diferença nesta estação. Aos motivos étnicos ou padrões florais, este Inverno é também tempo para as lãs tricotadas, que voltam ser muito fashion! Para os rapazes, as cores clássicas como o preto e as tão habituais jeans são dicas importantes para este Inverno. Fica ainda a sugestão da cor vermelha e o fúscia. As malhas, botas altas e roupa desportiva misturada com o clássico fazem as tendências masculinas. As tendências para este Outuno-Inverno passam ainda por combinar peças pequenas misturadas com peças XL. Conselhos da raiz até às pontas

As grandes tendências para a próxima estação são os cabelos soltos que se querem compridos e penteados de uma forma muito natural. Os conselhos são dados pela L’Oréal Professionnel, que aponta ainda os pequenos detalhes como o 'must have' da estação. A conhecida marca de moda sugere ainda os apanhados, mais ou menos volumosos, com mais ou menos textura, que são sempre glamorosos para certas ocasiões. Saltos altos, uma invenção masculina Sabias que foi o Rei de França Luís XIV que lançou a moda dos saltos altos? Devido à sua estatura, este que também é conhecido como Rei Sol inventou os saltos altos. Para completar o “look”, ele ordenava que nos seus saltos fossem esculpidas miniaturas das famosas batalhas ou cenas idílicas. Actualmente, há saltos de todos os tipos, cores e formatos. Yves Saint-Laurent, por exemplo, criou um modelo de salto acrílico transparente, cujo interior tinha enfeites dourados, de forma a parecer que tinha um aquário nos pés.

26 FORUM ESTUDANTE outubro’10

massagens, depilações, cuidados de mãos e de pés, maquilhagens e tratamentos estéticos do corpo e rosto, utilizando as técnicas adequadas e seleccionando os equipamentos, os utensílios e os produtos cosméticos apropriados; assegura a gestão do estabelecimento controlando os stocks e requisição dos produtos. Pode desenvolver a sua actividade profissional em centros de beleza, institutos de estética, cabeleireiros e SPA’s.

Modelista de Calçado e de Marroquinaria

Os pormenores são o que te dão estilo

O Modelista de Calçado e de Marroquinaria Analisa esboços, desenhos técnicos e outras representações relativos a produtos de calçado e de marroquinaria, de forma a identificar as características dos modelos a produzir; Desenvolve, manual ou informaticamente, modelos para a fabricação de produtos de calçado e de marroquinaria; acompanha a execução do protótipo nas fases de corte, de costura, de montagem e de acabamento, propondo eventuais alterações sempre que necessário. Pode desenvolver a sua actividade profissional em empresas têxteis, empresas de distribuição de vestuário, ateliês de design ou como profissional freelancer.

Modelo de passerelle e fotográfico

Veste e siga… Que a próxima colecção está a chegar

Disponibiliza a sua imagem para ser registada em fotografia ou vídeo, usando roupas e acessórios de determinada marca ou estilista para desfilar perante potenciais clientes num palco próprio, chamado de passerelle (Modelo de passerelle). O modelo fotográfico faz apenas poses para fotos de editorias, capas, filmagens de produtos comerciais etc., mas não desfilavam, geralmente por falta de estatura. A profissionalização no mercado da moda está ao alcance daqueles que conseguirem destacar-se por uma beleza excepcional, junto com carisma, personalidade marcante e profissionalismo.

Técnico de Gestão Desportiva

Olá saúde, adeus gordurinhas!

sabias? Alta-costura a preço da chuva!

A ideia de ter peças Dolce&Gabanna, Armani ou Ralph Lauren a preços baixos agrada-te? A nova cadeia de lojas Trapizonga vende altacostura (sem defeitos) a preços baixos. São restos de colecções de vários estilistas que te permitirão fazer sucesso no baile de finalistas, por exemplo, e a um bom preço. É a chamada moda reciclada e está disponível no seguinte endereço: www.trapizonga.pt

Organiza ou colabora no planeamento de actividades e eventos desportivos, utilizando os equipamentos, os espaços e as instalações adequadas, de acordo com a política da organização e a motivação dos clientes. Coordena a manutenção dos equipamentos, dos espaços e das instalações desportivas; Elabora relatórios e outros documentos de controlo relativos à actividade desportiva. O Técnico de Gestão Desportiva pode desenvolver a actividade profissional em clubes e associações desportivas, ginásios e academias de fitness, autarquias, escolas de formação desportiva, instituições sociais com actividades desportivas e de lazer para todas as idades.

www.forum.pt

Sónia Pinto, 33 anos Licenciada em Economia, com especialização em Economia de Recursos Humanos. Técnica do IEFP, desde 1999, desempenhando funções na área da Formação Profissional, é ainda directora do CIVEC – – Centro de Formação Profissional da Indústria de Vestuário e Confecção Qual a importância do CIVEC no mundo da moda? (…) O futuro do sector está na internacionalização dos seus produtos principalmente aqueles que contenham elevados níveis de diferenciação, quer pelo design, quer pela qualidade, quer pela inovação. A aposta na internacionalização das empresas nacionais passa também pelo desenvolvimento da marca “Portugal” como um pais criador de produtos associados à moda, estando o CIVEC preparado para apoiar as empresas neste desafio que o sector apresenta.(…) Quais os cursos do CIVEC com mais saída no mercado de trabalho? (…) Como foi divulgado na última revista técnico-pedagógica do CIVEC, a Vestir, a percepção que temos é que a grande maioria tem colocação no mercado. O facto das nossas acções proporcionarem estágios acaba por ser a oportunidade dos jovens  entrarem no mercado de trabalho. Outros decidem apostar neles próprios e trabalharem por conta própria. Ou seja as saídas de mercado estão na indústria, nos ateliers, nas revistas de moda, no teatro ou na criação do próprio emprego. Quais as tendências da moda para o futuro? Tendo em conta as mais de três décadas de trabalho ao serviço da Moda, no CIVEC consideramos que algumas das tendências para o Futuro serão as seguintes: uma crescente diminuição da “fast fashion” e aumento significativo da “slow fashion”, ou seja comprar menos mas melhor; um crescimento do e-Commerce nos mercados médio-alto e alto; uma maior procura do nacional, regional; local; e acima de tudo do individual, e um aumento dos produtos holísticos, sustentáveis e éticos.

Nota: Ver testemunho integral em www.forum.pt

CIVEC Rua Professor Reinaldo dos Santos, lote 1510 1500-505 Lisboa Tel. +351 217713100 Fax. +351 217713120 direccao@civec.pt www.civec.pt

pub

sabias?


pub

pub

24a29 Moda Especial_Layout 1 10/7/10 3:22 PM Page 27

áreas de formação Criação Modelagem Alfaiataria Corte Costura

Qualidade Gestão Comercial Tec. Inf. e Comunicação Higiene e Segurança Língua Portuguesa para Estrangeiros

APOIO TÉCNICO Formação à Medida Serviços Técnicos nas Áreas de Intervenção LABORATÓRIO DE ENSAIOS

Tecidos I Acessórios Tipos de ensaios (consultar site)

UMA VISÃO DE FUTURO

Centro de Formação Profissional da Indústria de Vestuário e Confecção

NOVAS OPORTUNIDADES Certificado de Qualificações e Diploma de Qualificação

Escolar

Nível básico (4.º 6.º ou 9.º ano de escolaridade) Nível secundário (12.º ano de escolaridade)

Profissional

Áreas de Costureira / Modista e Costureira Industrial de Tecidos

Lisboa - Rua Professor Reinaldo dos Santos, Lote 1510 - 1500 505 Lisboa

pub

Lisboa I Santarém I Castelo Branco I Covilhã I

Tel. 217 713 100 I Fax. 217 713 120

www.civec.pt

pub

RVCC


pub

24a29 Moda Especial_Layout 1 10/1/10 1:00 PM Page 28

moda { Texto: Cátia Felício } { Foto: Ricardo Bento } { Maquilhadora: Rute Alves } { Modelo: Susana Barata }

segredos de um rosto perfeito Sabes quais os passos para realçar os teus bonitos olhos ou como disfarçar aquela maldita borbulha que aparece sempre nas piores alturas? A partir de agora tudo será mais fácil. Só tens de seguir os conselhos dados por Rute Alves, maquilhadora profissional.

MAÇÃS DO ROSTO Sorri de lábios fechados, de forma a realçar as maçãs do rosto, e aplica, então, o blush.

28 FORUM ESTUDANTE outubro’10

OLHOS Neste caso foi usada inicialmente uma sombra de tom roxo, aplicada com um pincel a partir da extremidade para a parte de dentro do olho. O canto deverá ficar com o tom um pouco mais escuro, de forma a ficar realçado. Com um pincel mais fino e de ponta oblíqua, aplica-se uma leve linha de sombra verde junto às pestanas de cima e de baixo. De seguida, procura-se um ponto de luz. Aplica-se um tom metalizado, dentro do mesmo tom roxo/rosa, na parte saliente a meio do olho. Dá-se também luminosidade no canto do olho e, com um pincel mais arredondado, coloca-se este tom mais luminoso junto à sobrancelha, para dar a ilusão de que esta está levantada. Com o lápis preto, percorre-se a parte de dentro do olho (só em baixo). Aplica-se, no passo seguinte, rímel. Para os dias de calor ou chuva, aconselha-se um que seja à prova de água, para evitar que a maquilhagem fique borrada.

www.forum.pt

LÁBIOS Aplica um batom gloss. Se quiseres podes usar um lápis, mas atenção que nunca deve ser mais escuro que o batom. Caso uses lápis, como aconteceu nesta sessão de maquilhagem, para finalizares basta usares um pincel que permite misturar o gloss com o lápis, de forma a não se notar contraste.

De quem é esta cara? A nossa modelo chama-se Susana Barata, tem 16 anos, estuda na Escola Secundária Avelar Brotero (Coimbra), e há já três anos que faz trabalhos como modelo, em particular na passerelle. Além de adorar desfilar, quis fazer uma sessão de moda com a equipa da FORUM ESTUDANTE e foi com entusiasmo que aceitou o desafio de ser maquilhada para este suplemento especial.

pub

ROSTO GERAL Começa por aplicar uma base líquida por todo o rosto, com a ajuda de uma esponja e através de toques ligeiros. Também é possível aplicar com pincel, mas com uma esponja há mais precisão. O objectivo é ficar com um ar natural. De seguida, aplica corrector de olheiras com um pincel nas zonas mais escuras do rosto. Além das olheiras, permite disfarçar vermelhidões ou borbulhas. Aplica, de seguida, o pó compacto - que te vai ajudar a fixar a base, o corrector e ainda acaba com os brilhos!


pub

pub

24a29 Moda Especial_Layout 1 10/7/10 4:08 PM Page 29

A referĂŞncia no ensino da Acupunctura e da Medicina Chinesa em Portugal

$VSTPT Licenciatura de Chengdu $VSTP'VMMUJNF

Pólo da Universidade de Chengdu Início:0VUVCSPEF]Duração:BOPT]Local:-JTCPB]Horårio: %JVSOP Requisitos:�"OPPVFRVJWBMFOUF]Numerus Clausus:4�PBENJUJEPTBMVOPT

Curso Pós-Laboral Início:0VUVCSPEF]Duração:BOPT]Local:-JTCPB 1PSUPF$PJNCSB Hor��rios:1SPHSBNBDPODFOUSBEPBPTÜOTEFTFNBOB Requisitos:�"OPPVFRVJWBMFOUF]Numerus Clausus:4�PBENJUJEPTBMVOPT

SaĂ­das Profissionais:0TBMVOPTSFDFCFNUPEBBGPSNBĂŽĂ?P5&Âť3*$"F13ÂŤ5*$"OFDFTTĂˆSJB BPFYFSDĂ“DJPBEFRVBEPĂ‹QSPĂśTTĂ?PEF"DVQVODUPS Reconhecimento: $VSTPTTFNSFDPOIFDJNFOUPPĂśDJBMFN1PSUVHBMQPSBVTĂ?ODJBEF SFHVMBNFOUBĂŽĂ?PEB-FJ

Aprenda sob a orientação do Dr. Pedro Choy 1BSDFSJBT

APA-DA

pub

Telef.: 213 555 006 t&NBJMHFSBM!VNDQUt3VB&ĂŽBEF2VFJSĂ˜T /Â?#oÂ?-JTCPB

SE QUERES SINGRAR NO MUNDO DA MODA O IED PODE SER A SOLUĂ‡ĂƒO › Cursos de um ou mais anos › Licenciaturas › Cursos de VerĂŁo

Avenida dos Estados Unidos da AmĂŠrica, 100 -13Âş Fte. 1700-179 Lisboa Tel: 218132535 | Fax: 218154688 e-mail: multiway@multiway.org www.multiway.org

ISTITUTO EUROPEO DI DESIGN - BA (Hons) Fashion Design International Educational Network in Design, Fashion, Visual Arts and Communication

www.ied.edu Milan | Rome | Turin | Venice | Florence | Cagliari | Madrid | Barcelona | SĂŁo Paulo


30a31 Moda_Layout 1 10/1/10 1:02 PM Page 30

moda

A Alma da Família Ficha Técnica Modelos Cátia Almeida e Sara Raimundo, leitoras da FORUM, com Alan Gul, Bass@man, Dino, Virgul dos Nu Soul Family Agradecimentos Nu Soul Family/ Universal e Cowork Roupa Globalfashion Produção Forum Estudante Maquilhagem Rute Alves Fotografia Ricardo Bento

Cátia, vestido Patrizia Pepe (153 euros), sandálias Tommy Hillfinger Sara, calções Hoss Intropia (82 euros), blusa estampada Salsa, sandálias verdes Carolina Herrera

30 FORUM ESTUDANTE outubro’10

www.forum.pt


30a31 Moda_Layout 1 10/1/10 1:03 PM Page 31

moda

Sar a, (44 vest 0 e ido uro Ca s), roli san na dál Her ias rer Zil a ian

“Foi uma experiência fantástica e de uma enorme extravagância, pois pude trabalhar com nomes sonantes e talentosos da música portuguesa. Agradeço a oportunidade que a FORUM ESTUDANTE me proporcionou e espero ter correspondido às expectativas esperadas.” Sara, 17 anos

Cátia, vestido Hoss Intropia (143 euros)

www.forum.pt

outubro’10 FORUM ESTUDANTE 31


32 Moda Especial_Layout 1 10/6/10 12:26 PM Page 32

moda

Os fabricantes de ganga conseguem aquele ar de gasto e manchado na ganga graças à utilização de pedras vulcânicas? Essas pedras porosas são colocadas com os jeans dentro da máquina de lavar industrial et voilà! Ficam prontos a usar…

Das minas para as passerelles Joana Lima De cintura mais ou menos descida, escuras, claras, mais justas, mais largas, afuniladas, à boca-de-sino, rasgadas ou com rebites… As peças de roupa em ganga, nomeadamente as calças, são um complemento essencial no guarda-roupa de qualquer rapaz ou rapariga no mundo. Vamos descobrir porquê! { Texto: Bruna Pereira } No século XIX, a ganga começou por ser um tecido usado na fabricação de velas de barco e roupa de marinheiros de Génova, cidade que em francês se diz Gênes, daí a origem da palavra jeans, hoje sinónimo estrangeirado de calças de ganga. Mais tarde, em 1850, um senhor alemão chamado Oscar Levi-Strauss teve a ideia de confeccionar roupas de trabalho com as lonas que eram usadas nas escavações mineiras de ouro americanas (na Califórnia). Levi-Strauss confeccionou 2 ou 3 peças reforçadas com a lona que possuía, deu-as aos mineiros e o sucesso foi imediato, já que a nova vestimenta era mais resistente, duradoura e os

trabalhadores podiam utilizar os jeans nas tarefas mais árduas do dia-a-dia. Em 1873, os rebites de reforço foram patenteados por Levi-Strauss e Jacob David. As tachas de cobre foram utilizadas para dar uma maior resistência aos bolsos das novas calças azuis (onde os trabalhadores carregavam as pesadas ferramentas), tornando-as ainda mais duráveis. Como hoje as conhecemos, as calças e ganga (e as restantes peças que vieram a ser feitas neste material) só passaram a ser utilizadas no dia-a-dia, já no século XX. O primeiro estilista a colocar os jeans na passerelle foi Calvin Klein, na década de 1970. De sublinhar que a grande conquista da ganga foi a sua

ampla adesão social – o tecido azul, apto para a vida quotidiana sem perder o seu charme e elegância, tanto era usado por um simples operário como cobiçado pelos indivíduos mais endinheirados. No cinema, a ganga também deixou a sua pegada em personagens rebeldes interpretadas por Marlon Brando, James Dean ou Elvis Presley, por exemplo. O look foi, por isso, primeiramente associado aos mais jovens e a movimentos de insurreição e libertinagem, ganhando, mais tarde, uma maturidade associada a outras peças de roupa combinadas com as calças de ganga, tais como a camisa, o blazer e a gravata, entre outras.

17 anos, Escola Secundária Braamcamp Freire (Lisboa) “Bem, eu só consigo usar saias de ganga (com cor original), já as calças, estas, também são de ganga, embora só goste delas se não forem da cor original da ganga, mas sim coloridas =)”

Sofia Semedo 16 anos, Escola Secundária de Albufeira (Faro) “Uso montes de coisas de ganga: carteiras, calças, calções e acho que já tive uma bolsinha de telemóvel também de ganga :b Porque é um tecido confortável mesmo :)”

Ana Catarina Ferreira 17 anos, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa “Não consigo viver sem calças de ganga! Sou viciada em calças de ganga e o meu guarda-roupa não era o mesmo sem elas. A minha toilette também contém carteira e mala de ganga - são uma combinação explosiva! =D”

32 FORUM ESTUDANTE outubro’10


33 Espaço PNL_Layout 1 10/1/10 1:08 PM Page 33

Top FORUM de livros

www.planonacionaldeleitura.gov.pt

E os livros mais lidos em Setembro foram: ‘Os filhos da droga’ de Christiane F.

‘Romeu e Julieta’ de William Shakespeare

‘O Principezinho’ de Antoine de Saint-Exupéry

‘Rapariga com brinco de pérola’ de Tracy Chevalier

‘Diário de Anne Frank’ de Anne Frank

‘Lua Nova’ de Stephenie Meyer

O que andas a ler? A FORUM quer saber o que andas a ler... E por isso publica mensalmente o 'Top FORUM de livros', onde vais ficar a conhecer os livros que vivem na mesinha de cabeceira dos leitores da FORUM ESTUDANTE. Conta-nos tudo em www.forum.pt/ descansar/ler/402-vota-no-teulivro-preferido!

PASSATEMPO

Ano novo, livros novos! Agora que já estás mais ambientado no novo ano lectivo que começou, nada melhor do que dar uma espreitadela à chegada de novos livros, novos autores e novas edições! Há milhares de títulos à tua espera nas prateleiras das livrarias, bibliotecas e até hipermercados… Mas há ainda os clássicos portugueses que te acompanham no programa escolar. Seja um Camões, um Eça, um Vergílio Ferreira ou um Saramago, trata esses livros com muito carinho e lembra-te que estás a ler um património que é nosso!

Maria Inês Parreira 14 anos, Escola Secundária C/ 3º Ciclo de Ensino Básico de Coruche (Santarém)

Livro: "Os Filhos da Droga" Autor: Christiane F. “Os Filhos da Droga” relata uma história incrível e excepcional, não só por ser uma história verídica, mas também por falar de um assunto tão normal hoje em dia. Ao lermos este livro entendemos que não conhecemos metade dos problemas da sociedade toxicodependente, não entendemos que muitos deles tem de se prostituir para conseguir dinheiro para a droga e têm de passar pela dor dos muitos tratamentos falhados que provocam a decadência do ser humano. Alguns deles decidem acabar com esse sofrimento e suicidam-se. Além de tudo isto, este livro fala de relações familiares deformadas, da passagem da infância à adolescência, da falta de orientação dos adolescentes e do diálogo entre eles e os adultos. O objectivo do livro “Os Filhos da Droga” é fazer-nos reflectir e ver que nem sempre o caminho que idealizamos é aquele que vamos seguir, e que na vida a força de vontade é a única coisa que não poderemos perder.”

Livre para voar! A FORUM e as Publicações Europa-América têm 5 exemplares do livro ‘Fernão Capelo Gaivota’ de de Richard Bach para te oferecer! Para te habilitares a ganhar um destes livros, apenas tens de enviar uma crítica/apreciação de um outro livro que tenhas lido recentemente! Envia para rfe@forum.pt o teu texto, juntamente com o teu nome completo, idade, morada, escola que frequentas e uma fotografia (convém ser gira, porque vai aparecer na revista!). Os 5 melhores ganham. Aventura-te pelo fascinante mundo da escrita!!

Vítor Hugo Caixeiro

Sobre o livro… ‘Fernão Capelo Gaivota’ ‘“A maior parte das gaivotas não se querem incomodar a aprender mais que os rudimentos do voo, como ir da costa à comida e voltar. Para a maior parte das

15 Anos, Escola E.B.I. / J.I. Fialho de Almeida Cuba (Beja)

Livro: "Para a minha irmã" Autor: Jodi Picoult “Este best-seller, que conquistou milhões de pessoas em todo o mundo, conta a história de uma menina, Kate, que sofre de leucemia. Os pais, desesperados por não a conseguirem ajudar, recorrem à fertilização in vitro para a salvar. A combinação genética de ambos origina uma nova filha, Anna, totalmente compatível com a irmã, que desde o seu nascimento passa a doar tudo o que a irmã precisa. As duas crescem, com a companhia do irmão mais velho, Jesse, e tentam viver uma vida normal. Até que Kate piora e necessita de um rim, e Anna vê-se obrigada a doar-lho. Assim, ela instaura um processo legal para ter emancipação médica (ter direito às decisões sobre o próprio corpo) e ninguém lhe pode tirar o rim enquanto Campbell estiver do seu lado. Os pais de Anna vão a tribunal a fim de consciencializar Anna que sem o seu rim, a sua irmã poderá morrer. Mas, é no auge de toda esta confusão, que Jesse revela a verdade: Kate pediu a Anna para morrer, e esta cedeu à sua vontade. No entanto, o inesperado acontece: Anna morre, e Kate fica viva. A família fica de coração partido e vê que tudo o que fizeram para salvar Kate matou a sua irmã, e que o destino é o que marca a vida das pessoas. É um livro que nos ensina o que é a força do amor, a tristeza da doença e a união familiar. Está muito bem escrito, ao estilo de Judi Picoult. O próprio livro apresenta uma divisão organizada, que nos permite conhecer cada personagem individualmente e no fim relacionar todas as suas vidas, tornando o livro mais detalhado e completo que a adaptação cinematográfica do mesmo.”

gaivotas, o que importa não é saber voar, mas comer. Para esta gaivota, no entanto, o importante não era comer, mas voar.” Havia, no bando, uma gaivota especial, muito diferente das outras. Buscava a perfeição, queria voar sempre mais alto e mais rápido... Mas, para o bando, isso era uma irresponsabilidade intolerável.

Esta é a história maravilhosa da única gaivota que sabia que todas as aves são livres, mesmo que não tenham consciência disso... O livro que deu origem ao belíssimo filme com banda sonora de Neil Diamond. Ficaste com vontade de ler? Para saciares a tua fome de curiosidade, basta participares no passatempo que temos para ti!

outubro’10 FORUM ESTUDANTE 33


34a35 ANQ_Layout 1 10/1/10 1:07 PM Page 34

Fotografia? Cozinha? Design? Carpintaria? Teatro? Cursos há muitos! Para veres aquele que mais se adequa à tua personalidade e vocação, dá um salto às seguintes páginas: www.anq.gov.pt, www.catalogo.anq.gov.pt e www.novasoportunidades.gov.pt

JUNTOS VAMOS

QUALIFICAR PORTUGAL! Se estás atento à televisão, à publicidade em teu redor, à rádio, aos jornais, à internet e até ao multibanco onde levantas dinheiro, com certeza já reparaste numa nova campanha de mobilização de jovens e adultos para a qualificação, que tem como mote “Secundário para todos”. Pois é, efectivamente, o ensino secundário está hoje ao alcance de todos, cabendo a cada um de nós o empenho neste projecto que, por um lado, abrirá mais portas e trará mais oportunidades para o futuro de todos os cidadãos, quer sejam jovens, quer sejam adultos, e, por outro lado, fará com que Portugal se torne mais competitivo, progredindo, assim, social e economicamente, com benefícios evidentes para todos. Um olhar mais atento à imagem que te é transmitida pela campanha e à mensagem que é veiculada far-te-á reparar que o secundário pode ser alcançado mediante a aprendizagem de uma profissão. Por isso, se procuras concluir o secundário e ao mesmo tempo aprender uma profissão, procura junto da tua escola informação sobre a multiplicidade de cursos profissionalizantes que tens ao teu dispor. São mais de 100, logo não

34 FORUM ESTUDANTE outubro’10

há razão para não encontrares a área onde gostavas de trabalhar. Lembra-te que “Juntos vamos qualificar Portugal”. Por isso, contamos também com o teu contributo para que o nosso país se torne cada vez mais qualificado. Embarca neste desafio e vem provar a ti próprio que Aprender compensa!


34a35 ANQ_Layout 1 10/1/10 1:07 PM Page 35

Perfil profissional

NOTÍCIAS

Técnico Auxiliar Protésico – Prótese Dentária Área de interesses e actividades Trabalhar em Tecnologia › Analisar, programar, inovar Tens interesse em trabalhar em actividades relacionadas com a aplicação tecnológica das Ciências e da Matemática? Gostavas de trabalhar em contexto de laboratório, gabinete ou em actividades de pesquisa? Então isso pode querer dizer que talvez estejas apto para seguir a carreira de Técnico Auxiliar Protésico – Prótese Dentária… O que é? O Técnico Auxiliar Protésico – Prótese Dentária presta apoio no fabrico, reparação e adaptação de aparelhos e próteses dentárias, sob a supervisão de um médico ou de um técnico superior da área protésica. Área de Educação e Formação Ciências Dentárias O que faz? › Manuseia instrumentos, máquinas e equipamentos específicos que fazem parte do consultório e do laboratório de próteses dentárias; › Presta apoio no desenho de aparelhos e próteses e colabora no fabrico e reparação de aparelhos e próteses dentárias; › Colabora no funcionamento de um laboratório de próteses em tarefas técnico- administrativas; › Zela pela conservação, manutenção e higienização de equipamentos e instalações. Onde pode trabalhar? O Técnico Auxiliar Protésico – Prótese Dentária pode desenvolver a sua actividade em gabinetes de prótese dentária, laboratórios ou consultórios, hospitais, empresas e centros de investigação e de estudo de novos materiais. Que formação precisa? Para o exercício da profissão de Técnico Auxiliar Protésico – Prótese Dentária é fundamental adquirir uma qualificação profissional de nível 4 na respectiva saída profissional, correspondente à área de educação e formação de Ciências Dentárias (724), que se pode obter através da frequência e conclusão de um curso profissional. › Condições de acesso a esta formação: ter concluído o 9.º ano de escolaridade em qualquer modalidade de educação e formação. › A certificação que obtém: uma dupla certificação após a conclusão do curso o diploma do 12º ano de nível secundário de educação e o certificado de qualificação profissional de nível 4. Para saberes como se organizam e onde funcionam estes cursos, consulta: › www.anq.gov.pt › www.catalogo.anq.gov.pt › www.novasoportunidades.gov.pt

A Festa das Escolas de Música voltou a acontecer, no dia 10 de Outubro, com mais uma edição dos “1001 Músicos”, no Centro Cultural de Belém (CCB). Esta festa de escolas de música, que conta já com quatro anos de existência, repartiu-se por três espaços: seis concertos tiveram lugar no Grande Auditório, os restantes decorreram nas Salas Almada Negreiros e Sophia de Mello Breyner. No Grande Auditório foi possível assistir aos espectáculos dos grandes grupos instrumentais, onde não faltou música coral, sinfónica, jazz, entre outros estilos. Nas duas salas, houve a possibilidade de te deliciares, por exemplo, com os sons de acordeão, clarinete, piano e saxofone. A propósito da celebração dos 100 anos da Implantação da República no nosso país, foi ainda possível assistir a um concerto de compositores portugueses, cuja obra já se fazia ouvir quando José Relvas anunciava o final da monarquia em Portugal, em 1910. Sendo um projecto do CCB, com o apoio do Ministério da Educação, a iniciativa “1001 Músicos” pretendeu despertar nos espectadores o interesse pela música, dar a possibilidade aos jovens intérpretes, ainda antes de acabarem o

curso, de pisarem um palco prestigiado e revelar as competências e os conhecimentos que são adquiridos pelos jovens estudantes nas escolas de música de todo o país.

Comemora tu também o Dia Mundial do Professor! O dia 5 de Outubro não é apenas a data das comemorações da Implantação da República. Foi também a data escolhida para se celebrar o Dia Mundial do Professor, o dia de todos aqueles que se dedicam e trabalham para a tua educação e formação, ensinando-te, desde os conceitos mais elementares para a identificação e compreensão do que se passa à tua volta, até às relações mais complexas que se estabelecem em domínios específicos do conhecimento. Nos últimos anos, este acontecimento tem sido celebrado em vários países, como é o caso de Portugal. Assim, apelamos para que te juntes a estas comemorações, reconhecendo o papel que os professores desempenham em prol de uma sociedade mais justa, mais coesa e mais qualificada.

PERFIL Trabalhar com a imaginação Eduardo Hall concluiu com a excelente média de 17 valores o Curso de Design de Comunicação do Ensino Artístico Especializado da Escola Secundária Artística António Arroio (Lisboa). Quando lhe perguntámos porquê esta escolha, a resposta foi a seguinte: “A razão deveu-se sobretudo ao conhecimento que tinha da oferta formativa desta escola. Por ser uma escola artística, com uma forte componente prática e específica na área das artes gráficas”. Actualmente com 33 anos, Eduardo continuou a progredir no seu percurso académico. “Optei novamente pela vertente prática do ensino. Licenciei-me no Curso de Tecnologia e Artes Gráficas da Escola Superior de Tecnologia, do Instituto Politécnico de Tomar”, conta o actual designer gráfico a trabalhar no atelier DoDesign, Designers Associados, em Setúbal. Sobre o curso que concluiu, Eduardo recorda que “aprendeu maioritariamente questões de ordem técnica e prática, directamente relacionadas com as implicações existentes nos processos produtivos na área do design gráfico”. Para os interessados em seguirem a carreira de Designer, Eduardo Hall deixa uma espécie de alerta “Não basta ter ideias criativas e geniais, é preciso saber se as mesmas são exequíveis em termos tecnológicos e de custos para o cliente.”

{ Foto: Sónia da Silva }

Descobre outras profissões em www.novasoportunidades.gov.pt/mundodasprofissoes

Os “1001 Músicos” regressaram ao CCB!

“O curso profissional é, sem dúvida, o caminho a seguir para quem procura uma formação diferenciada, específica numa determinada área, com uma vertente prática bastante vincada e que proporcione uma maior proximidade com a realidade do mundo do trabalho.” Eduardo Hall, 33 anos outubro’10 FORUM ESTUDANTE 35


36a37 IEFP_Layout 1 10/1/10 1:09 PM Page 36

VISITA O EUROSKILLS! VÊ DE PERTO OS MELHORES JOVENS PROFISSIONAIS DA EUROPA E O QUE HÁ DE FASCINANTE E ÚTIL NO MUNDO DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL.

Euroskills de portas abertas para ti O Campeonato Europeu das Profissões reúne num só espaço os melhores jovens profissionais da Europa. Um espaço de competição, convívio e uma oportunidade para ver de perto o que melhor se faz em cada profissão. 3 mil escolas foram convidadas a visitar o Euroskills. No total, são esperados 50 mil visitantes neste grande evento que se realizará entre 9 e 11 de Dezembro, em Lisboa. E tu, vais lá estar? No primeiro dia de aulas, a Escola Secundária D. Pedro V, em Lisboa, recebeu uma visita especial. Fábio Antunes e Fernando Brito estão na sala de aula, na última fila, mas estão com uma atenção como se estivessem na fila da frente. Visionam o filme de apresentação do Euroskills e de seguida ouvem Fátima Cerqueira, directora do Gabinete de Comunicação do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), explicar no que consiste este campeonato das profissões e as mais-valias de visitar este evento. A ida à Escola D. Pedro V é uma iniciativa simbólica “para que todas as escolas, professores e alunos percebam a importância destes campeonatos”, explica. Para Fábio estes campeonatos não são novidade. Já assistiu ao Campeonato Nacional das Profissões que se realizou em Santarém, em 2009, e diz que é um evento muito bem organizado, com boas condições e onde “os participantes têm boas perspectivas de

36 FORUM ESTUDANTE outubro’10

Todos os caminhos vão dar ao Euroskills Se há quem diga que todos os caminhos vão dar a Roma, em Dezembro diz-se que todos os trilhos e estradas vão dar a Lisboa, mais concretamente ao Parque das Nações. O evento está de portas a abertas a todos, independentemente da idade ou nacionalidade. Não fiques de fora. Fátima Cerqueira conta que, por exemplo, há uma escola profissional da África do Sul que virá assistir ao evento. Para além de muitos outros, jovens, técnicos e empresários sobretudo de países europeus. A entrada é gratuita e obedece apenas a uma breve inscrição no site, que também pode ser feita a título individual. Por isso, vem a este campeonato e traz contigo amigos, família, colegas de escola, vizinhos... O importante é aparecer e desfrutar de tudo o que este grande evento tem para te oferecer.

trabalho porque são qualificados”. Tanto Fábio como Fernando são alunos do 12.º ano do curso profissional de técnico de multimédia e ficam a saber que todos os jovens entre os 17 e os 22 anos, a frequentar cursos profissionais, podem concorrer. Para Fernando será a primeira vez que visitará um campeonato das profissões e as expectativas são altas. “Acho que é uma actividade muito boa, que permite aos alunos que estão na escola saberem mais sobre cada profissão”. Ambos acreditam que esta iniciativa permite aumentar a motivação dos alunos e eles próprios vão visitar o campeonato para saberem melhor como funciona e prepararem-se para, ainda este ano lectivo, também participarem.

Boas razões para visitar este campeonato Podíamos dizer que é diferente, divertido e muito útil. Tem os melhores jovens profissionais da Europa, e há milhares de

jovens como tu que terão aqui a oportunidade de experimentar uma profissão. Mas o Euroskills é muito mais que isso. Aqui ficam mais duas boas razões para não faltares: › Se estás a frequentar o 9º ano, este campeonato permitir-te-á ver de perto o que se faz em cada profissão e pode ajudar-te a decidir que área profissional seguir. › Caso já estejas no ensino secundário e frequentas um curso profissional, é também uma boa oportunidade para veres como funcionam estes campeonatos e, quem sabe, inscreveres-te nas próximas

fases regionais do campeonato nacional das profissões. É entre os melhores jovens a nível nacional que são escolhidos quem representará o país além fronteiras.


36a37 IEFP_Layout 1 10/1/10 1:10 PM Page 37

A partir de 1 de Outubro está disponível no site oficial do Campeonato Europeu das Profissões (www.euroskills2010.pt) uma aplicação informática que permite à tua escola inscrever-se no Euroskills.

Maria Alzira Tavares Coordenadora dos cursos de Educação e Formação de Adultos na Escola Secundária D. Pedro V Fiquei interessada em mostrar aos alunos perspectivas melhores do mundo do trabalho. Há que dar-lhes entusiasmo e mostrares-lhe, incluindo com a participação de outros países, uma perspectiva optimista do futuro.

Fala já com os teus professores! Basta preencher o formulário disponível no site e depois é só aparecer neste grande evento que decorre em Lisboa, no Parque das Nações, de 9 a 11 de Dezembro de 2010.

Maria Adalgiza Dias Professora na área de Informática e coordenadora dos cursos profissionais na Escola Secundária D. Pedro V O nosso objectivo é levar todos os alunos dos cursos profissionais ao Euroskills, incluindo as turmas dos 9º anos, pois muitos ainda estão indecisos sobre que profissão seguir.

José Sampaio professor de Informática Queremos levar os nossos alunos e é importante, em primeiro lugar, porque podem mostrar aos outros o que aprendem cá dentro [na escola], e depois porque também aprendem com os alunos das outras escolas.

O QUE ESPERAM DO EUROSKILLS 2010?

Fábio Antunes e Fernando Brito

Luís Correia

Alunos do curso profissional de técnico de Multimédia Estão ansiosos e curiosos para ver os melhores da Europa em acção. Acreditam que é um grande evento que lhes permitirá saber mais sobre profissões e ainda descobrir como funcionam os campeonatos para mais tarde concorrerem.

Director da Escola Secundária D. Pedro V

Competitividade e oportunidade. São estas duas das palavras-chave do director desta escola sobre o Euroskills 2010. Acredita que o campeonato das profissões é uma oportunidade para os alunos mostrarem as suas capacidades. “Estes desafios são importantíssimos. Mais do que o prémio, é a dinâmica que se gera à sua volta”. A D. Pedro V é uma das escolas inscritas e, segundo o director, a participação das escolas neste evento pode ser o “acender de um rastilho” para mais alunos ficarem interessados e concorrerem. Quanto à importância dos cursos profissionais, diz que “são cada vez melhores formas de prosseguir estudos. O que é preciso é o saber fazer. E estes cursos preparam melhor os jovens para serem mais produtivos, quer por conta própria, quer por conta de outrém”.

outubro’10 FORUM ESTUDANTE 37


38a39 Música_Layout 1 10/1/10 1:11 PM Page 38

música

Atenção! Este artigo foi escrito por um leitor FORUM!

Pedro Fernandes, 17 anos, Curso Profissional de Técnico de Comunicação – Marketing, Relações Públicas e Publicidade, Escola Secundária de São João do Estoril

“Para mim esta é uma experiência inigualável e agradeço à equipa da Forum por me ter dado esta oportunidade. Esta é uma experiência vai ajudar-me a integrar no mundo do trabalho. Obrigado!”

Não percas o vídeo dos Pinto Ferreira em www.forum.pt. Eles têm uma mensagem muito especial para ti, ouve já!

MÚSICAS QUE SAÍRAM DO A Depois de estarem “encurralados” no estúdio durante três meses a gravar o seu primeiro álbum, os Pinto Ferreira foram entrevistados pela Forum Estudante e revelaram parte do segredo do seu pop rock fresco, que tanto promete animar este final de 2010. { Fotos: Gonçalo Gil }

O nome Pinto Ferreira para a banda demorou a surgir? Bruno Pinto (BP): O nome Pinto Ferreira não demorou a surgir, porque são os nossos apelidos (risos)... Portanto, nós já tínhamos o nome, não sabíamos era que o tínhamos. Mas era para ter sido Silva Pinto no início, só que depois chegámos à conclusão que nenhum de nós era Silva e… Pronto, ficou Pinto Ferreira.

antes de entrarmos para estúdio, portanto nós íamos com muita coisa em aberto. Por um lado, isso é fácil, é gratificante, porque em estúdio dá sempre para experimentar coisas e ponderar que queremos fazer. Por outro lado, pronto, acho que… Foi difícil, simplesmente no sentido de nós nunca termos testado as músicas ao vivo. De resto acho que foi um processo simpático.

Foi difícil estar de Janeiro até Março, quase todos os dias no estúdio, a gravar o vosso 1º álbum? BP: Ahhh… Não. Foi fácil… Foi mais ao menos, quer dizer… Nós nunca tínhamos tido a experiência de tocar as músicas ao vivo,

O vosso álbum, para além de sentimentalista também é divertido… Jorge Ferreira (JF): O nosso estilo musical é assumidamente o pop pock. Quando dizes que é sentimentalista, sim é, porque todas as músicas têm a questão relacional. São relações bem ou mal adaptadas. São

38 FORUM ESTUDANTE outubro’10

www.forum.pt

algumas que correm bem, outras que correm menos bem, aquele sentimento do one-night-stand… Mas já é assumidamente um pop rock – é fresco como nós costumamos dizer e é feliz por estar vivo. Para o vosso tipo de música, tiveram alguma banda como referência? JF: Não tivemos uma banda em específico como referência. Temos ouvido o que de novo se faz, o que menos de novo se faz, movimentos revivalistas, temos ouvido de tudo um pouco… Também tentar trazer alguma dessas componentes à nossa música, mas uma banda ou outra em específico realmente não sei dizer, acho que ouvimos de tudo um pouco, desde a


38a39 Música_Layout 1 10/1/10 1:11 PM Page 39

música NOTÍCIAS

{ Textos: Bruna Pereira }

Kings of Leon com novo álbum

O melhor disco que alguma vez fez?

O ARMÁRIO

A cantora de ‘Umbrella’ anunciou o lançamento de um novo disco chamado “Loud”, que deverá chegar às lojas no próximo mês de Novembro. O sucessor de “Rated R” é apresentado pelo single, “Only Girl (In The World)”, canção produzida pelos noruegueses Stargate. Em declarações online aos seus fãs, Rihanna confessou que acredita que este é um dos melhores discos que alguma vez fez: “claro que vou sentir a falta do ‘Rated R’, mas nada se compara a este disco que acabei de fazer”. Entretanto, foi também revelada uma fotografia da cantora de ‘Umbrella’ em trajes militares durante as gravações da longametragem, “Battleship”. Alexander Skarsgard, o Eric de “True Blood”, acompanha Rihanna no elenco da mega-produção. www.myspace.com/rihanna

A banda norte-americana anunciou o lançamento do novo álbum “Come Around Sundown”, que chega às lojas portuguesas a 18 de Outubro. O 5º álbum de originais dos Kings of Leon foi produzido novamente por Angelo Petraglia e Jacquire King, e gravado nos Avatar Studios, em Nova Iorque. “Come Around Sundown” é o sucessor do tão aclamado “Only By The Night”, que vendeu mais de 6 milhões de cópias em todo o mundo e foi premiado com 4 Grammy. www.myspace.com/kingsofleon

A pin-up dos rankings mundiais

maravilhosa composição dos Beatles até às coisas mais dissonantes de Sonic Youth por exemplo, acho que conseguimos ouvir de tudo. Vocês fazem parte deste novo fôlego da música cantada em português. É português porque sim? JF: Realmente é português porque sim. Nós tínhamos algumas músicas que estavam numa gaveta, num armário. As músicas saíram do armário e, realmente, o português surge como um arranjo musical, é uma questão estética somente. É como ter um instrumento diferente da língua inglesa e, quanto a mim, foi uma experiência fantástica cantar na nossa língua.

A cantora norte-americana Katy Perry tem um dos discos mais vendidos dos últimos tempos. “Teenage Dream” alcançou, entre outros títulos mundiais, o primeiro lugar da Billboard 200, a lista de discos mais vendidos dos EUA. Até agora foram vendidas mais de 192 mil cópias do álbum lançado a 24 de Agosto. “California gurls”, a primeira música extraída de “Teenage dream”, que conta com a participação do lendário rapper Snoop Dog, foi também em Portugal um dos hits do Verão 2010. A “menina do coro” de Santa Bárbara (EUA) tem-se apresentado com um estilo cada vez mais arrojado. A cantora já foi capa de 12 revistas norte-americanas, entre as quais, “Cosmopolitan”, “Blender”, “Esquire” e “Rolling Stone”, tendo também sido convidada de vários talk shows como o “The Tonight Show,” apresentado pela vedeta da televisão Jay Leno. “Teenage Dream” é o sucessor de “One of the boys”, editado em 2008, de onde saíram singles como “I kissed a girl” e “Hot n cold”. www.myspace.com/katyperry

www.forum.pt

outubro’10 FORUM ESTUDANTE 39


40a41 Desporto_Layout 1 10/1/10 1:13 PM Page 40

desporto

Gonçalo Guiomar, 12ºano Curso de Ciências e Tecnologias, Escola Secundária de Forte da Casa (Lisboa)

Atenção! Este artigo foi escrito por um leitor FORUM!

“Tenho vindo a colaborar com a FORUM em várias coisas, mas não em escrever na revista – e está a ser uma grande experiência colaborar desta maneira! Vou sempre continuar a colaborar! Obrigado, FORUM ESTUDANTE!!! :)”

CORRE, CORRE…

que te marco um golo! Futsal ou futebol de salão é o nome dado à modalidade de futebol adaptado para a prática num campo desportivo de equipas compostas por 5 jogadores. As equipas têm como objectivo colocar a bola na baliza adversária. Quando tal objectivo é alcançado, diz-se que foi marcado um golo – e um ponto é imediatamente adicionado à equipa que o atingiu.

Sabias que… › A Associação Mundial de Futsal (ANF) é a herdeira da FIFUSA, a primeira entidade da modalidade? › O próximo Campeonato do Mundo de Futsal de 2012 vai ter lugar na Tailândia, revelou a FIFA?

40 FORUM ESTUDANTE outubro’10

O futsal foi inventado em 1934, pelo o professor Juan Carlos Ceriani Gravier, da ACM de Montevideu (Uruguai), dando-lhe ele o nome de “Indoor-Foot-Ball”. O número de jogadores e as peculiaridades do jogo não foram estabelecidos de início, antes oram sendo alteradas ao longo do tempo. Praticava-se futsal com equipas de 5 a 7 jogadores antes das regras serem estabelecidas. Para reduzir a capacidade de saltar, a bola foi deixada cada vez mais pesada. Em 1957, Sylvio Pacheco teve a primeira iniciativa de se uniformizarem as regras do desporto, através do conselho técnico de assessores de futsal.

Regras: › O campo de futsal pode variar entre os 34 e 42 metros de comprimento e os 17 e 25 metros de largura; › A bola de futsal pode variar consoante o sexo e as idades, mas o peso delas varia entre as 250 gramas e as 440 gramas, com

www.forum.pt

uma circunferência de 40cm a 64cm; › No futsal podem ser mostrados dois cartões: o amarelo que significa que o jogador fez uma advertência e o vermelho significa que o jogador terá como consequência ser expulso por 2 minutos ou até sofrer um golo. Pode ainda ser substituído. Nesta modalidade, podem-se fazer substituições a qualquer tempo do jogo e sem precisar pará-lo, tendo um número indeterminado. › O guarda-redes pode actuar em qualquer parte do campo, mas apenas pode utilizar as mãos dentro da sua área. O guarda-redes também pode ser substituído a qualquer momento do jogo. › O jogo inicia-se com um sorteio para determinar a escolha do campo e do pontapé de saída, este terá de ser na direcção do campo adversário. O jogo de futsal compreenderá dois meios tempos de 20 minutos e um intervalo de 15 minutos.


40a41 Desporto_Layout 1 10/7/10 5:30 PM Page 41

desporto NOTÍCIAS

PARCEIROS

Mais golfe no Algarve Entre 14 a 17 de Outubro, o Oceânico Group tem novamente a honra de receber alguns dos melhores jogadores de golfe do Mundo no Oceânico Victoria Clube de Golfe, em Vilamoura, para competirem no Portugal Masters 2010. Considerado um

Inovação, Solidariedade e...

Acção!

Peniche, capital do Surf Depois de ter integrado o calendário do Circuito Mundial em 2009, através da única licença dinâmica atribuída pela Association of Surfing Professionals (ASP), Peniche vai voltar a receber a elite do surf Mundial, de 7 a 18 de Outubro, na oitava etapa da competição, e, novamente, em 2011. Em Dezembro de 2009, a Rip Curl recebeu uma licença extra e comprometeu-se a

colocar Peniche no circuito, em 2010 e 2011, num acordo com opção de renovação por mais nove anos. O director de marketing da Rip Curl Portugal, Francisco Spínola, considera que Supertubos dispõe de “uma onda de classe mundial”, apontando, esta praia, como “um dos melhores ‘beach breaks’ do mundo”. Segundo a organização, o Rip Curl Pro Search 2009 contou com uma assistência, nas praias onde decorreu, de mais de 100 mil pessoas, contabilizando ainda seis milhões de visualizações no site oficial da prova na Internet.

{ Texto: Ricardo Bento } O projecto Do Something procura incentivar os jovens a serem voluntários em causas solidárias. Sabias que a FORUM ESTUDANTE é parceira nesta aventura? Depois de ter sido concluído o tour de divulgação, que passou pelas principais cidades do país e pelos festivais de Verão, Virgílio Varela apresentou, no festival GreenFest, os principais objectivos para o futuro. Esta ideia permite que possas mudar o mundo em áreas tão

diferentes como Pobreza, Educação, Ambiente, Paz e Cidadania. Quem é que te disse que não podes fazer nada para alterar o futuro? Arregaça as mangas e mostra o teu potencial! A partir de agora podes juntar-te aos programas Do Something que permitem criar clubes, obter financiamentos para realizares a tua causa, ou organizar campanhas de recolha para jovens desfavorecidos. Acorda a tua imaginação e participa! Descobre já toda a informação em www.dosomething.pt!

pub

dos melhores Torneios Europeus de Golfe, o Masters vai ser realizado em Portugal pelo 4º ano consecutivo, oferecendo um prémio de 3 milhões de euros. Os golfistas vão ter o privilégio de jogar num dos melhores campos de golfe do impressionante portfólio do Oceânico Group’s. A introdução ao Portugal Masters reconhece a qualidade das instalações de golfe e infra-estruturas de turismo que agora existem em Portugal, permitindo ao país que receba a elite de profissionais de golfe, com uma cobertura mundial pela imprensa internacional com uma expectativa de 35 mil espectadores no evento.

no iPad

Não querias mais nada, pois não? Vai à AppStore no teu iPad e descarrega a aplicação Forum Estudante. Já está!


42 Novidades_Layout 1 10/1/10 3:42 PM Page 42

JOGOS

novidades

QUERES ESCREVER SOBRE VIDEOJOGOS? Prestas mais atenção às notícias

{ Textos: Cátia Felício, Bruna Pereira e Catarina Horto }

A cadeira que cabe no bolso! À primeira vista é apenas uma tira de nylon de 85 cm de comprimento e 5 de largura. Mas a verdade é que é muito mais. Chama-se Chairless (traduzido significa sem cadeira) e é uma cadeira! Para perceberes melhor o conceito vê a imagem... A ideia foi posta em prática pelo arquitecto chileno Alejandro Aravena e a intenção é que, enquanto enrolada cabe no bolso, ao ser desenrolada ajuda a ter conforto em qualquer lugar, sem danificar costas, bacia e pescoço - e ainda ajuda a manter uma postura correcta! O conceito, no entanto, não é de agora. Surgiu há vários anos. Este sistema de protecção das costas e de conforto foi inventado pelos índios da tribo nómada Ayoreo, que habitam uma região situada

Só para mulheres O pee-weee é um dispositivo feito em cartão e parecido com um funil. O cone permite às mulheres fazerem xixi em pé e assim irem às casas de banho públicas de uma forma mais higiénica - a ideia

surgiu como forma de protecção contra várias infecções que se produzem em WC públicos bastante sujos e também para fazer avançar o ‘trânsito’ em filas de casa-de-banho femininas. Quem experimentou diz que é muito simples e rápido de utilizar... Mas atenção,

À prova da sujidade! Um tecido “à prova” de café, vinho ou azeite vai ser transformado em toalhas de mesa e guardanapos. Há ainda couro livre de cheiros desagradáveis e tingido com substâncias amigas do ambiente e um ladrilho que é um interruptor de

42 FORUM ESTUDANTE outubro’10

sobre consolas do que às dos noticiários? És um crítico de nascença que consegue perceber a diferença entre um RTS e um RPG? Gostavas de escrever nesta secção? A Forum dá-te essa oportunidade. Vai ao site da FORUM (www.forum.pt) e vê o que tens de fazer para poderes colaborar nesta secção!

entre o Paraguai e a Bolívia. No caso dos índios, eles fazem esta prática cadeira a partir de fibra natural, arrancada às árvores da região. Avarena aproveitou esta boa ideia e acrescentou uma outra: doar parte dos lucro da venda da Chairless a um fundo de apoio aos Ayoreo. Uma boa causa! Sabe mais em: www.vitra.com/chairless

meninas, o novo ‘cone maravilha’ não é para fazer xixi contra as árvores, ok? A novidade em cartão está a ser comercializada pela empresa Comogadget a partir de 3,50€ (embalagem de 5 unidades) e já vendeu 5 mil unidades em menos de 2 meses. O objectivo é conquistar 3 milhões de portuguesas. Um dos sócios da empresa, João Pedro Calado, já explicou que o pee-weee acaba com trabalheira de forrar a sanita com papel ou com o incómodo de as mulheres ficarem agachadas e em posições incómodas quando vão ao WC. Ao que parece, a invenção está a ser um êxito na Holanda e, em Portugal, até já foi comercializado no Festival Optimus Alive (Lisboa) Marés Vivas (Porto), imaginem! Mas afinal como é que se usa o peewee, devem estar a perguntar... Palavras para quê... vejam este vídeo:http://videos.sapo.pt/q92iUP7Z8dV b53KGzo1Z

iluminação! São estas as mais recentes inovações do Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes (Centi), em Famalicão, que muito em breve já estarão à venda no mercado. Segundo o director do Centi, António Vieira, estes produtos foram pensados para “facilitar o dia-a-dia das pessoas, protegendo o ambiente e poupando recursos”. Easyclean é um tecido que repela a sujidade, tem várias particularidades, não deixa as substâncias aquosas e oleosas passar, protege o meio ambiente, tem um baixo risco de reacções alérgicas e está livres de odores desagradáveis. Prepara-te, porque qualquer dia também vão criar roupas com este tecido, e já não precisas de te preocupar com a sujidade!

www.forum.pt

É o mês do futebol PES 2011 e FIFA 2011 já estão à venda. Qual será o melhor simulador de futebol? PES 2011 mantém a qualidade tendo melhorado e introduzido mecânicas de jogo que permitem um maior controlo e imersão de cada partida. De referir que o modo on-line permite jogar a Liga Master com jogadores de todo o mundo. FIFA 2011 apresenta um novo modo de jogo em que o jogador pode evoluir na carreira de guarda-redes e introduz um novo sistema de Pro Passing, que permite ao jogador controlar as situações de passe com um maior realismo. O jogo começou, vamos ver qual o melhor simulador desta época…

Gran Turismo 5 já no próximo mês A espera está a terminar e o “melhor simulador de carros” chega já no próximo dia 3 de Novembro à PS3. Um Gran Turismo construído do zero e totalmente para levar ao limite as capacidades gráficas em alta-definição da PS3. Os amantes de carros podem já ir poupando uns trocos para o volante e pedais, pois este videojogo vai pedir até que joguemos de capacete como Felipe Massa na Fórmula 1.

Nintendo em festa Super Mario Bros. veio para o mercado faz já 25 anos. Chegando às bodas de prata a Nintendo está com muitas novidades no clube Nintendo dedicadas aos fãs dos irmãos canalizadores que ainda não arranjaram maneira de proteger a Princesa Peach do terrível Bowser. Parabéns Super Mario Bros!


43 Cinema_Layout 1 10/1/10 1:15 PM Page 43

Cristiana Marques, 15 anos Línguas e humanidades, Escola Secundária Dr. Jaime Magalhães Lima (Aveiro)

Atenção! Este artigo foi escrito por um leitor FORUM!

estreias

“Pretendo seguir jornalismo e para tal, gostava de ter alguma experiência logo, escrever para a Fórum Estudante era uma mais-valia.”

{Teatro} “A bela adormecida” no Teatro Tivoli

{Cinema} “Jackass 3D”

A estupidez humana numa nova

DIMENSAO Alerta-se às pessoas mais sensíveis para virem preparadas psicologicamente para a estreia, a 15 de Outubro de 2010, de Jackass 3D. No início do ano 2000, estreou este programa de humor no canal MTV, muito graças a Johnny Knoxville, um dos protagonistas da série, e a Jeff Tremaine, o director. Acontece que o

programa teve o seu fim em 2002, pois os espectadores não respeitaram o que aparecia nos vídeos: “Atenção: as cenas de acção ocorridas neste programa foram feitas por profissionais ou sob a supervisão de profissionais. Portanto, a MTV e os produtores insistem para que não tentem recriar ou reencenar nenhuma das actividades realizadas neste

programa.” Devido a isso, morreram e magoaram-se várias pessoas a tentar imitar o que o grupo do Jackass fazia. Mas nada os parou, pois o grupo mantém-se graças ao filmes já lançados, como por exemplo, “Jackass - The Movie” e “Jackass: Number two”. E agora, brevemente no cinema, Jackass numa nova dimensão. Vai ser a loucura!

O regresso à infância… “A Bela Adormecida”… Quem não se lembra de ver este filme em criança e ficar o resto do tempo a sonhar com o príncipe encantado? No dia 18 de Outubro, às 21h30, no teatro Tivoli (Lisboa), vais poder voltar a fazê-lo, pois agora chega-nos em formato de um bailado, como já acontecera com outras obras de Tchaikovsky, tais como “O Lago dos Cisnes” e “O Quebra-Nozes”, que são representado por várias companhias em todo o mundo. A Ballet Estatal Russo, uma reconhecida companhia de ampla experiência, apresenta este espectáculo repleto de refinamento e romantismo. O argumento do ballet, embora conte a história da Princesa Aurora e seu profundo sonho, baseia-se no bem (Fada dos Lilases) e no mal (Carabosse). No entanto, o terceiro acto introduz algumas personagens dos contos de Perrault como “O Gato das Botas” e “O Capuchinho Vermelho”, entre outros. Um regresso à infância a não perder!

{Cinema} “Tropa de Elite 2

Toca a marchar! A sequela de um dos melhores filmes brasileiros de sempre Preparem as armas, a tropa de elite volta a entrar em acção! Depois de o primeiro filme ter sido pirateado e distribuído pela internet, antes de chegar às salas de cinema, José Padilha, director, refere que vai reforçar a segurança para o filme ter uma estreia mundial no dia 8 de Outubro de 2010. O filme traz-nos de novo o

Capitão Nascimento, que enfrenta um novo inimigo: as tropas. Ao lutar contra o sistema que domina o Rio de Janeiro, ele descobre que o problema é muito maior do que imaginava. Aí, o seu objectivo torna-se pacificar uma cidade ocupada pelo crime e ainda cuidar do filho adolescente. Quando o universo pessoal e o profissional de Capitão Nascimento se encontram, o resultado é explosivo. Será que ele vai conseguir impedir esta explosão?

{Cinema} “La Pivellina”

Quem disse que a vida era fácil? Vencedor do Prémio de Distribuição CAIXA GERAL DE DEPÓSITOS na 7ª edição do Festival IndieLisboa, que se realizou este ano, o filme “La Pivellina” conta a história de Asia, uma menina de dois anos abandonada pela mãe que é acolhida por um casal que trabalha no circo. Patty e Walter vivem num parque de rulotes nos arredores de Roma, onde um grupo de pessoas à margem da sociedade sobrevive ao

www.forum.pt

Inverno com dificuldade. Com a chegada da pequena Asia, o ambiente decadente subitamente ilumina-se. “La Pivellina” teve a sua estreia mundial em Cannes 2009 e conquistou, entre outras distinções, o prémio de melhor filme nos Festivais Internacionais de Cinema de Gijón, Leeds e Austria. O filme, realizado por Tizza Covi e Rainer Frimmel, pode ser visto em exclusivo no Cinema City Classic Alvalade.

outubro’10 FORUM ESTUDANTE 43


44a45 SoRir_Layout 1 10/1/10 1:20 PM Page 44

SóRir

Tu que estás chateado e aborrecido e procuras uma luz que ilumine o teu sentido de humor, uma gargalhada que te encha a alma... Ri-te! Ah, e não te esqueças, se tiveres uma boa piada ou foto, envia-nos para rfe@forum.pt

O verdadeiro camião caracol... Primeiro porque anda muito devagar e depois porque leva a casa às costas!

Em cima, uma carrinha escolar americana de uma escola para dois alunos. À esquerda, uma carrinha escolar indiana de uma escola para dois alunos.

Dois amigos conversam: - Viste o apagão de ontem à noite? - Não, em minha casa faltou a luz

A velhinha e a bola Uma velhota vai no autocarro e, de repente, começa a gritar: “- Ai, a minha bolinha! Onde é que está a minha bolinha! Caiu-me aqui e não a vejo! Ai, a minha rica bolinha!” Toda aquela gente se põe à procura da bolinha, desviando os pés, procurando no chão, olhando debaixo dos bancos, todos a quererem ajudar a velhinha a encontrar a sua bolinha. A certa altura a velhinha mete o dedo no nariz, saca um macaco, começa a enrolá-lo com os dedos, e diz, tranquilamente: “- Deixem lá. Não faz mal. Eu faço outra.”

Descarrilar Uma formiga a passar a linha do comboio entala um pé, depois de um esforço e a ver o comboio aproximar-se desiste e diz: “- Que se lixe, se descarrilar, descarrilou...”

Violência Um Megaburger Rolante... Anda a ketchup!

Garoto para a professora: “- Não quero alarmá-la, mas o meu pai diz que se as minhas notas não melhorarem, alguém vai levar uma sova!”

Concorrência Na prisão, um preso vira-se para o outro e pergunta: - Por que é que estás aqui? - Concorrência comercial. - Como assim? - O governo e eu fabricamos notas iguais.

Um vendedor (pouco) ambulante

Insónias

Mágico

Na cama, acordando o marido - Manel, Manel... - O que foi, querida? - Esqueceste-te de tomar os comprimidos para dormir

No médico: - Sr. Doutor, tenho um problema... Quando digo "Abracadabra" as pessoas desaparecem, que faço? Sr. Doutor? Sr. Doutor, onde está?

44 FORUM ESTUDANTE outubro’10

www.forum.pt

Nada como um bom banho... de lama!


publireportagem

44a45 SoRir_Layout 1 10/7/10 4:20 PM Page 45

Avenida dos Estados Unidos da América, n.º 100 - 13.º Fte. 1700-179 Lisboa Tel: 218132535 | Fax: 218154688 e-mail: multiway@multiway.org

O sonho de estudar na América O sonho pode tornar-se realidade. Não é assim tão difícil. Existe um programa designado por Curso Académico nos Estados Unidos, que te pode permitir vires a ter essa experiência. O programa consta da frequência, durante o ano lectivo de 2011/12, de uma escola secundária americana, vivendo com uma família que te dará todo o apoio ao longo da tua permanência naquele país. Se não é a América que te interessa, podes sempre optar por outros países de língua inglesa. A Austrália tem estado a ter grande êxito junto aos jovens portugueses, talvez de vido ao facto de terem todos conseguir ser colocados na famosa Gold Coast. A Nova Zelândia é outra alternativa para os que querem ir para o outro lado do mundo. Ainda dentro do Inglês começámos a enviar estudantes para a Irlanda e vamos enviar a partir deste ano para o Canadá, país que ocupa o terceiro lugar no ranking de Pisa sobre os países de mais elevado nível na educação. O Reino Unido poderá ser também uma opção, mas nesse caso deves informar-te sobre algumas restrições no caso de estares interessado em obter equivalência na parte escolar. Mas podes optar por outra língua e ir, por exemplo, para um país escandinavo. E porque não Espanha, se pensas mais tarde vir a fazer um curso superior no país vizinho. Ou para os mais ousados e que querem preparar um futuro melhor, porque não preparar a tua entrada no que vai ser o maior mercado económico do mundo e viver durante um ano lectivo na China. O que ganham os jovens que participam neste programa? › Um crescimento de vários anos em termos de maturidade, auto-confiança, responsabilidade e independência. › Um enorme à-vontade intercultural que lhes permitirá no futuro estudar ou trabalhar em qualquer país.

› O domínio do Inglês, obrigatório para a quase totalidade dos empregos hoje em dia, ou de outra língua menos falada, o que também pode ser uma vantagem. › A possibilidade, sobretudo para os que frequentarem o 12º ano, de terem acesso directo a uma universidade americana, muitas vezes com uma Bolsa de Estudo. › Uma maior facilidade de voltarem mais tarde aos Estados Unidos para efeitos de estudos de pós-graduação. › Uma nova rede de amigos e contactos internacionais, sempre úteis. Uma preparação para o futuro Em termos de futuro e de acesso ao mercado de trabalho, a participação num programa deste tipo pode fazer toda a diferença. Hoje em dia, o número de desempregados com um curso superior aumenta, mas os jovens que demonstraram as capacidades requeridas para participar numa experiência intercultural de longa duração são mais facilmente aceites pelas empresas. Isto para não falar no facto de após uma passagem pelo outro país eles ficarem com o”bichinho” das viagens e dos contactos internacionais, ficado portanto muito mais preparados para virem a estudar, estagiar ou mesmo exercer a sua actividade em qualquer país do mundo. As inscrições já abriram este ano e prevêse um número recorde de estudantes, pelo que, se estás interessado/a, não deves perder tempo. As inscrições vão encerrar no dia 15 de Dezembro. Inscreve-te já!

Por aqui está tudo a correr bem ;) Aproveito para agradecer pelo ÓPTIMO trabalho que vocês fazem aí em Portugal para nós podermos vir para aqui e ter o tempo que estamos a ter aqui! Não tardará muito para ser eu a receber uns estudantes ehehehe Maria João - Florida A família estava no aeroporto à espera dele e, aparentemente, “encaixaram” bem à primeira. A primeira imagem que nos transmitiu, foi precisamente que eram muito simpáticos e divertidos. Diz que a casa é fantástica e já comeu a famosa “lagosta do Maine”. Pai do Francisco - Maine Estou a orientar-me lindamente, ainda nem começei as aulas e ja tenho imensos amigos porque a minha prima kelli leva-me a todo o lado! É optimo para mim porque sinto-me com mais apoio. Bom... era só para agradecer tudo e dizer que comigo, aqui em casa está tudo perfeito! A família é um espectaculo e estão todos a receberem-me lindamente. Grande beijinho, espero nao perder o contacto convosco. Margarida - Califórnia

outubro’10 FORUM ESTUDANTE 45


46a48 HorosCopos_Layout 1 10/1/10 1:21 PM Page 46

horosCopos

Professor Esótanga começou a ter pesadelos e acredita que, qualquer dia, pode aparecer na cantina da tua escola a cortar couves para caldo verde com uma luva igual à do Freddy Krueger.

Carneiro (21/03 a 20/04)

Outubro

Escorpião (23/10 a 21/11)

Estas previsões não me deixam dormir, queridos leitores. Não compreendo o que se passa no meu subconsciente de adivinho, mas vou tentar acalmar-me com uns chazinhos de camomila antes de adormecer… Já que o Sr. Freud não me pode dar uma consulta (porque já morreu). Mesmo assim, ponham-se alerta, porque posso aparecer com uma luva de facas na vossa escola. As senhoras da cantina vão adorar a minha técnica de cortar tomates, pepinos, couves para caldo verde e cebola aos cubos para refogado, como fazia o meu colega Freddy de Elm Street. Até breve!!!

Balança (23/09 a 22/10) O pior que te pode acontecer este mês é ires aos saldos, já que há fortes probabilidades de vires a ficar infestado com aquela maravilhosa espécie chamada piolho. Que tal continuares a usar a tua roupa, de preferência lavadinha?

46 FORUM ESTUDANTE outubro’10

Repara atentamente nas tuas mãos, na pontinha dos dedos. O que vês (além de unhas e micróbios lá dentro enfiados)? Se já começas a ter letras de PC carimbadas, isso só pode querer dizer uma coisa: estás a ficar super-viciado no Facebook. Ao menos adiciona a FORUM à tua lista de amigos…

Sagitário (22/11 a 21/12) Tens cão, gato, periquito, hamster ou tartaruga de estimação? Então muito cuidado com o que fazes em casa na ausência dos teus pais, porque a minha bola de cristal diz-me que, em breve, vamos voltar ao tempo em que os animais falavam.

Capricórnio (22/12 a 19/01) Isso de não gostares de ler não tem lógica nenhuma. Faz colecção de rótulos de champô, dá uma vista de olhos às Páginas Amarelas, guarda os panfletos do supermercado e vais ver que depois disso vais querer ler um belo livro de início ao fim… Nem que seja de receitas.

Aquário (20/01 a 18/02) Eu não sou de intrigas, mas que o teu cabelo já teve melhores dias, isso é inegável. Para hidratares esse molho de fios de arame, nada melhor do que uma loção especial à base de azeite… Se quiseres podes juntar batatas, mas não é obrigatório – deixamos antes isso para o bacalhau do Natal.

Peixes (19/02 a 20/03) Nunca ouviste falar na Fadinha dos Dentes? Infelizmente, já és crescidinho para esperares que uma senhora de varinha na mão te lembre que ir ao dentista é preciso, sobretudo quando a tua boca começa a assemelhar-se a uma gruta musgosa, não achas?

www.forum.pt

Receitas milagrosas para a burrice não existem, mas como as tuas orelhas são perfeitamente normais, podes disfarçar esse teu pequeno defeito com alguns truques, como por exemplo ler todos os meses a FORUM ESTUDANTE. Confia em mim!

Touro (21/04 a 20/05) O teu quarto é realmente uma Praça de Touros – há, inclusivamente, areia das férias passadas escondida debaixo da cama e tudo! Quando arrumares isso tudo como deve ser, avisa-me. Aí poderemos gritar juntos “Olé!”.

Gémeos (21/05 a 20/06) A próxima vez que tentares colar uma pastilha elástica debaixo da mesa eu vou entrar na tua sala de aula e vou contar à turma toda aquele segredo que só nós os dois sabemos. Nada de badalhoquices, combinado?

Caranguejo (21/06 a 20/07) Os transportes públicos são uma óptima oportunidade para exercitares a tua memória. Recomendo-te tentar decorar todas as matrículas de automóvel que vires até chegar à escola. Se até à hora de almoço ainda souberes 3 delas de cor, estás de parabéns! Podes participar em concursos de “Descubra as diferenças” e ficar com o primeiro lugar.

Leão (21/07 a 22/08) Tenho notado que andas muito pálido ultimamente. Das duas uma: ou tens estado desleixado com a tua maquilhagem ou tens estado de boca calada nas aulas, o que não te tem feito corar. Podes sempre utilizar o material de Educação Visual e espalhar um pouco de aguarela magenta nas bochechas.

Virgem (23/08 a 22/09) Ainda nem vamos a meio do segundo mês de aulas e já estás cansado? Vamos a pôr essa preguicite aguda de lado e apostar numa dieta rica em ferro para evitar anemias e aumentar a energia pela manhã! Obrigatório comer favas, lentilhas, fígado de vaca, nozes e amêndoas (mas não são as da Páscoa cobertas de chocolate, ah?)


46a48 HorosCopos_Layout 1 10/7/10 3:20 PM Page 47

Por seres do Secundário, para nós...

és o principal!

www.forum.pt Se estás no secundário, precisas do nosso apoio. Este é o teu espaço onde podes ler, escrever, debater, trocar ideias, conversar e informares-te acerca de tudo o que possas pensar. E muitas outras coisas para além da tua imaginação. Clica já!


46a48 HorosCopos_Layout 1 9/30/10 11:53 AM Page 48


#228 Revista Forum Estudante - Outubro 2010