
ENTREVISTA COM O SUBPREFEITO
Leandro Marques fala sobre seu primeiro semestre de gestão
DIA DOS PAIS
ASCIJA homenageia papais dos residenciais
UM ARRAIÁ MEMORÁVEL AO MORADOR
Festa junina no Cidade Jardim é marcada pela alegria e integração







Leandro Marques fala sobre seu primeiro semestre de gestão
DIA DOS PAIS
ASCIJA homenageia papais dos residenciais
Festa junina no Cidade Jardim é marcada pela alegria e integração
CEO: Márcio Ayres
Diretor Comercial: Júlio Felix
Comercial: Andrea Muniz
Diretora Financeira: Flávia Leite
Diretor de Comunicação: Gabriel Moses
Designer Gráfico: Daniele Gomes
Colaboração e participação: Equipe ASCIJA
Sugestão de Pauta: Formato Mídia
Confira as obras e melhorias feitas pela associação
Arraiá é um sucesso no condomínio
VIVA
Confira a homenagem feita para os moradores
RESPEITO
Preferência da faixa de pedestre no Cidade Jardim
ENTREVISTA
Leandro Marques fala sobre sua gestão e diálogo com a ASCIJA
Confira o novo ponto de parada
Torneio reúne amantes pelo esporte
Dupla que faz sucesso na internet fará show no qualistage
Alcione celebra 50 anos com show que promete ser marcante
Aponte o seu smartphone para o QR-Code para acessar o nosso Mídia Kit e conhecer todas as nossas mídias.
www.formatomidia.com.br contato@formatomidia.com.br (21) 4106-6706 | 98224-0454 | n 96553-2104
O Cidade Jardim em Revista chega para mais uma edição, sempre caprichada com informações relevantes em nosso bairro, além das ações que acontecem nas áreas comuns dos residenciais.
Em sua 106ª edição, os moradores poderão ver como foi realizada a tão aguardada festa junina no condomínio, que contou com muita música, diversão, gastronomia e até quadrilhas!
Outra matéria que é destaque na revista se trata da entrevista com o subprefeito da Barra, Leandro Marques, que falou sobre seu primeiro semestre de gestão em nossa região, enaltecendo o vínculo da Subprefeitura com a ASCIJA.
Agosto é marcado pelo Dia dos Pais, e a associação não poderia deixar em branco essa data tão especial. Por isso, homenageamos também alguns papais de cada residencial!
Essas e outras novidades podem ser conferidas durante o folhear das páginas.
Desejamos a você uma excelente leitura!
Contatos: 3497-6493
atendimento@reservajardimrj.com.br
Contatos: 2408-6348
adm2@reservaparquerj.com.br
Contatos: 2210-1515 | 97486- 7918 atendimento@residencialmaayan.com.br
EXPEDIENTE ASCIJA
Presidente do Conselho Comunitário
Carvalho Hosken (José Alves)
Diretor Geral Interino
Carvalho Hosken (José Alves)
Contatos: 3081-4454 | 3081-4456 adm2@residencialmajestic.com.br
Gerente Operacional Fernando Ribeiro
Atendimento ASCIJA 21 3563-7197
atendimento@ascija.com.br
Reforço em base estrutural do poste
Com a finalidade de garantir a segurança dos moradores, a equipe de manutenção reforçou a base estrutural do poste.
Sempre prezando pela excelência no trabalho de paisagismo tão característico do Cidade Jardim, a ASCIJA cercou algumas áreas para proteger a vegetação plantada.
Desobstrução de ralos para dias chuvosos
A associação também trabalhou na desobstrução dos ralos, a fim de precaver entupimentos ou acúmulo de água em dias de chuva durante a estação
Recentemente foram colocadas pedras portuguesas na calçada, revitalizando, portanto, o espaço para os moradores
Nossa equipe de jardinagem realizou diversos trabalhos de poda nas áreas comuns do Cidade Jardim
Houve a troca da tampa de bueiro, evitando quebra ou levantamento do mesmo.
O último fim de semana de junho foi marcado por uma das celebrações mais esperadas do ano: o Arraiá do Cidade Jardim. Em mais uma edição histórica, a festa junina reuniu moradores de todas as idades para três dias de pura diversão, música, danças tradicionais e um clima de confraternização que tomou conta de cada canto do condomínio.
As festividades começaram na sexta-feira, dia 27, com uma abertura vibrante ao som do DJ Murillo, que animou o público com uma seleção musical envolvente. Na sequência, a apresentação de Marina Júlia trouxe ainda mais energia à noite, envolvendo os presentes em um repertório animado que já antecipava o sucesso do evento. O primeiro dia foi marcado por muita animação e pelo reencontro entre vizinhos, muitos deles vestidos a caráter, reforçando o clima junino com muito estilo.
No sábado, o clima de festa se intensificou. Com uma programação voltada especialmente para as tradições da cultura nordestina, a noite contou com apresentações de quadrilhas, muito forró e shows que animaram até os mais tímidos. O ambiente foi cuidadosamente decorado com bandeirinhas, barracas de comidas típicas
e iluminação especial, criando um cenário acolhedor e festivo. Famílias inteiras prestigiaram o evento, que se transformou em um verdadeiro ponto de encontro entre amigos, vizinhos e gerações diferentes.
Já no domingo, último dia de festa, os moradores prestigiaram as apresentações de Marcos Vivan e do DJ Sanmy, além da quadrilha Paz e Amor. Pensa num dia repleto de sorrisos, dança e alegria compartilhada entre famílias? Foi um verdadeiro sucesso!
A realização do evento, sob organização da ASCIJA, reforçou o compromisso com o bem-estar coletivo e a oferta de momentos especiais para toda a comunidade.
A todos que participaram, colaboraram e prestigiaram o evento, fica o nosso agradecimento. Que esta edição seja apenas mais uma de muitas que ainda virão. O sucesso do Arraiá é a prova de que quando o Cidade Jardim se reúne, a festa é sempre memorável.
Aproveitando que o mês de agosto é marcado pelo Dia dos Pais, a ASCIJA homenageia todos os papais dos condomínios por essa data tão importante e simbólica para as famílias!
Confira abaixo alguns desses papais homenageados:
Em meio à rotina tão movimentada no Cidade Jardim, é fácil deixar de lado certos detalhes que, embora simples, são essenciais para a segurança de todos. Um dos gestos mais básicos e fundamentais no trânsito urbano é o uso correto das faixas de pedestres, que vão muito além de uma simples sinalização. Elas são, na verdade, uma importante ferramenta para garantir a segurança dos pedestres, seja nas ruas internas do condomínio, seja nas vias públicas.
O respeito pelas faixas de pedestres é uma forma de reconhecer que o espaço de circulação de pedestres merece a mesma atenção e cuidado que o espaço dos veículos. Quando um motorista reduz a velocidade ao se aproximar de uma faixa e dá passagem a quem precisa atravessar, ele não está apenas cumprindo uma regra de trânsito; está praticando uma atitude de respeito à vida e contribuindo para um ambiente mais seguro e civilizado.
Dentro do Cidade Jardim, onde muitos de nós nos encontramos constantemente, seja a caminho da academia, do parque ou das áreas comuns, é ainda mais importante estarmos atentos a esses
detalhes. O condomínio é um lugar de convivência, e garantir a segurança no trânsito é uma responsabilidade compartilhada entre todos. As faixas de pedestres localizadas em frente aos residenciais, e também nas passagens para o Rio 2 e Parque Linear, não apenas organizam o fluxo de pessoas e veículos, mas também oferecem proteção.
Para os pedestres, elas representam um espaço seguro de travessia, onde podem caminhar sem o medo constante de serem surpreendidos por um veículo em alta velocidade. Para os motoristas, elas representam um lembrete de que, ao aproximar-se de uma faixa, a prioridade é para quem está a pé, principalmente nas áreas de grande circulação de moradores, como perto das portarias e das áreas de lazer.
Respeitar a faixa de pedestres não é apenas uma questão de educação no trânsito, é também um ato de empatia, um compromisso com a comunidade e, acima de tudo, uma forma de proteger vidas. Vamos todos fazer a nossa parte, contribuindo para que o Cidade Jardim seja um exemplo de convivência segura e harmoniosa.
Um Novo Conceito em Consultórios
Ser um profissional de saúde vai muito além do atendimento: envolve proporcionar confiança, bem-estar e uma experiência diferenciada para cada paciente. A nova unidade da Wedoctors Cidade Jardim nasce para ser um aliado estratégico nessa missão, oferecendo consultórios para locação, prontos para uso, sofisticados e projetados para elevar o padrão do seu atendimento.
Infraestrutura completa, tecnologia integrada, recepção acolhedora e um ambiente que transmite credibilidade e conforto.
Mais do que um espaço, a Wedoctors oferece uma experiência. Consultórios modernos, totalmente equipados e sem preocupações administrativas e burocracias. Aqui, você encontra um ambiente com infraestrutura completa e serviços que garantem bem-estar e conforto – para você e o seu cliente.
CADASTRE-SE E GANHE DUAS HORAS
Subprefeito da Barra fala sobre sua gestão e expectativas para o fim do ano em nossa região
O subprefeito da Barra da Tijuca, Leandro Marques, conversou com a nossa revista acerca de seus primeiros meses de gestão, e falou sobre o trabalho realizado até aqui, além de projetos que irão sair do papel.
Além disso, o subprefeito falou sobre a importância do diálogo e parceria da Subprefeitura com as associações, sobretudo a ASCIJA. Confira abaixo a entrevista na íntegra:
Sobre o primeiro semestre de sua gestão na Subprefeitura, quais são os principais avanços que o senhor destacaria?
Desde o início da gestão, em janeiro, priorizamos o fortalecimento da relação com as associações de moradores e comerciantes locais. Essa aproximação tem sido fundamental para entender melhor as demandas da região e agir com mais eficiência, com base em informações precisas do cotidiano dos bairros.
Logo nos primeiros dias, nos deparamos com os desafios da Operação Verão, que vai de setembro a fevereiro. Identificamos a necessidade de ajustes na organização da operação e, após reuniões e replanejamento interno, conseguimos implementar melhorias importantes. Otimizamos procedimentos e, como resultado, houve uma redução significativa nas infrações, comprovada pela queda no número de multas aplicadas nas primeiras semanas.
Outro destaque foi a ação de civilidade voltada aos motoristas de caminhões de carga e descarga, nas Avenidas Lúcio Costa, Américas, Ayrton Senna e Abelardo Bueno. Fui pessoalmente conversar com os condutores para conscientizá-los sobre a importância de respeitar os pontos adequados de parada, evitando congestionamentos, especialmente nos horários de pico. Intensificamos a fiscalização e instituímos ações semanais, o que trouxe avanços concretos para a
fluidez do trânsito.
Também temos atuado firmemente em relação à perturbação do sossego causada por bares e restaurantes. Na Barra Olímpica, mantemos um diálogo constante com os moradores, realizando reuniões com condomínios próximos a áreas de eventos. Temos uma excelente parceria com o gestor do Parque Olímpico, Alex Barros, com quem definimos horários e limites de volume de som para reduzir o impacto sobre os residentes. Da mesma forma, estamos em contato com os representantes dos condomínios vizinhos ao shopping Metropolitano para resolver queixas semelhantes.
No que diz respeito ao trânsito, a Avenida Abelardo Bueno concentrou a maioria das reclamações no início da gestão. Ajustamos os tempos dos sinais nos horários de maior fluxo, tanto pela manhã quanto no fim do dia. Embora não tenhamos eliminado completamente os congestionamentos, já houve uma melhora perceptível, e outros projetos para o tráfego da região estão em desenvolvimento.
Na área de zeladoria, reforçamos a parceria com os síndicos da região. Tivemos recentemente uma reunião produtiva para alinhar ações e demandas, incluindo a adoção do canteiro central pelo condomínio Cidade Jardim — um bom exemplo de colaboração entre o poder público e a iniciativa privada.
Um problema recorrente que enfrentamos é o descarte irregular de lixo. Graças à proximidade com os moradores, identificamos uma empresa responsável por despejar resíduos na Avenida José Wilker. Aplicamos uma multa de R$ 30 mil, sinalizando que esse tipo de prática não será tolerado.
Por fim, enfrentamos a questão dos alagamentos, que afetam diretamente a rotina de quem vive na Barra Olímpica. Aproveitamos o período de estiagem deste ano — que, embora preocupante do ponto de vista ambiental, nos permitiu intensificar a limpeza de canaletas e ralos. Esse
trabalho preventivo deu resultado: com a chegada das chuvas fortes, a água pôde escoar com mais facilidade, reduzindo os transtornos para os moradores.
A Subprefeitura tem atuado em diversas frentes, como zeladoria, mobilidade e segurança. Quais dessas áreas têm recebido atenção prioritária na sua gestão?
A Subprefeitura da Barra tem atuado com firmeza em diversas frentes, ordenamento, zeladoria, mobilidade urbana e iluminação pública, que também impacta na segurança, têm recebido atenção na nossa gestão.
A região da Subprefeitura é bastante ampla, abrangendo bairros como Camorim, Vargem Grande, Vargem Pequena, Recreio, Barra Olímpica, Barra da Tijuca e Barrinha, cada um com suas particularidades e demandas próprias. Um exemplo claro é o Camorim, onde, logo no início da nossa gestão, enfrentamos uma série de reclamações, especialmente em relação à Rua Abrahão Jabour, que chegou a ser chamada de “Rua do Perdeu” por causa da criminalidade. Atuamos fortemente na região com melhoria da iluminação, poda de árvores, roçada e limpeza geral. Levamos esses mesmos serviços para a Rua Olof Palme, onde também realizamos a limpeza do canal e, em parceria com o comando local da PM, reforçamos o policiamento — o que gerou uma redução significativa dos casos de assalto.
Na Barra da Tijuca, temos um litoral de quase 30 km, uma área extensa e importante, principalmente nas Áreas de Proteção Ambiental (APA). Temos feito um trabalho constante de recuperação da restinga e ordenamento urbano, que é frequentemente mostrado nas nossas redes sociais.
Em relação à segurança, sabemos que é uma responsabilidade maior do Estado, mas a Subprefeitura atua em ações que colaboram diretamente, como melhoria da iluminação, poda de árvores e limpeza de áreas públicas, que ajudam a tornar os espaços mais seguros para a população.
Já na mobilidade urbana, temos trabalhado em soluções tanto a curto quanto a longo prazo. Um exemplo é o problema enfrentado pelos moradores do Cidade Jardim, na Avenida Imperatriz Leopoldina. Assim que assumi, solicitei à CET-Rio um projeto para melhorar o fluxo de saída da via, passando de duas para três faixas, o que deve aliviar bastante os engarrafamentos.
A prefeitura tem planejado uma solução, o eixo oeste, que é uma nova saída por trás do Shopping Metropolitano, utilizando uma área hoje pouco explorada. A proposta inclui a construção de uma rotatória sobre o Arroio Pavuna, permitindo acesso direto a vias que levam tanto à Linha Amarela quanto à Barra da Tijuca. Esse projeto está sendo estudado pela Prefeitura e, quando implantado, deve transformar a mobilidade da região.
Outro ponto importante são as obras de duplicação das pontes do Via Parque e do Uptown. Esses planos vão melhorar significativamente o trânsito, principalmente no trecho da Avenida Ayrton Senna, que costuma apresentar congestionamentos, sobretudo no fim do dia.
Quais são os planos da Subprefeitura nesses próximos meses desse segundo semestre?
A gente tem inúmeras demandas aqui, temos atuado bastante, mas a tendência é que vamos estar ainda mais próximos do morador e que atenda as demandas de forma mais rápida, porque às vezes as pessoas falam assim: “eu já reclamei com a Prefeitura e não fizeram nada”.
Eu até costumo falar assim: “reclamou com quem? Em qual canal?”, exatamente para mostrar que a gente quer estar atendendo a todos, seja pela minha rede social, tanto o Instagram, como telefone, WhatsApp... Eu respondo todo mundo, às vezes
eu não consigo responder de imediato, mas eu respondo todo mundo. Procuramos atender a todos com o máximo de velocidade.
Deixe suas considerações finais para os moradores do Cidade Jardim
Primeiramente, eu gostaria de agradecer demais a todos os moradores, pois são importantíssimos em nossa gestão. A Prefeitura não consegue ter visão de toda a região sozinha. Precisamos que o cidadão faça o seu exercício de cidadania, que ligue para o 1746, que faça contato com a Subprefeitura. Os moradores sabem que a Subprefeitura está à disposição.
Eu fico muito feliz com o Cidade Jardim, que falando de uma maneira específica, é um bairro planejado, assim como outros na região. É de grande importância social e economicamente para o Barra Olímpica, e deixo as portas da Subprefeitura sempre abertas para os moradores e a associação.
Os moradores do Cidade Jardim acabam de ganhar mais uma melhoria no transporte interno: um novo ponto de parada na Av. Abelardo Bueno, antes da Álamo Benefícios. A novidade faz parte do compromisso contínuo com o conforto e a praticidade dos moradores.
A nova parada foi pensada para atender melhor quem utiliza o sistema interno de ônibus do condomínio, oferecendo uma opção estratégica para quem trabalha, estuda ou circula pela região.
Localizada em um trecho movimentado da avenida, a parada facilita o embarque e desembarque em um ponto ainda mais acessível TRANSPORTE DO CIDADE JARDIM
para quem está nos arredores da Álamo ou vindo da direção oposta.
Com essa adição, o trajeto dos ônibus se torna ainda mais eficiente, reduzindo a necessidade de longas caminhadas até os pontos anteriores e otimizando o tempo de deslocamento de todos.
Fique atento aos horários e rotas atualizados — e aproveite essa nova facilidade feita especialmente para você, morador!
O tradicional torneio “Cidade Jardim Open de Tênis” está com a sua 7ª edição em 2025 a todo vapor, consolidando-se como um dos eventos esportivos mais aguardados pelos moradores do condomínio. Desde 2018, com exceção de 2020 devido à pandemia, o torneio movimenta as quadras do Eixo e reúne atletas de todas as idades e níveis de habilidade.
Exclusivo para moradores do Cidade Jardim cadastrados na ASCIJA, o evento preza pela integração e pelo bom convívio entre vizinhos, sendo uma verdadeira celebração da vida em comunidade. A inscrição está condicionada ao registro como associado, o que reforça o caráter interno e familiar do torneio.
De acordo com o presidente da ATCCJ (Associação dos Tenistas do Condomínio Cidade Jardim), Rodrigo Cruz, a expectativa para esta edição é de um número ainda maior de participantes: “em média tivemos a participação de 100 moradores nas duas últimas edições, e esperamos até um aumento neste número em torno de 10 a 15%, visto o salto que o esporte deu na mídia brasileira frente aos recentes sucessos de jogadoras como Bia Haddad, Luisa Stefani e, sem dúvida, o surgimento do fenômeno João Fonseca. Lembrando que o torneio visa, primariamente, a integração entre todos. Temos categorias iniciantes até avançadas,
onde homens, mulheres e crianças podem jogar entre si, demonstrando o quão democrático e inclusivo o esporte tênis é em sua essência”.
Mais do que uma competição, o Cidade Jardim Open de Tênis é um verdadeiro símbolo do espírito esportivo que marca o condomínio. Com a organização realizada por meio da ATCCJ e apoio irrestrito da ASCIJA, todos os eventos promovidos vêm deixando os moradores muito satisfeitos, como revela Rodrigo: “isso se reflete no aumento ano a ano de praticantes e participantes nos torneios e eventos em nosso condomínio. Além disso, por conta do apoio de empresários, todos residentes no Cidade Jardim e praticantes da modalidade, promovemos melhorias em nossas quadras com a doação de placares e ombrelones para proteção do sol, visto que a essência destes eventos é retribuir à comunidade uma melhoria em seu patrimônio, sempre usufruindo dos que nos é comum em prol dos moradores exclusivamente”.
“Esperamos que todos os moradores, sejam aqueles que jogam o tênis de forma recreativa, ou aqueles que gostem de vivenciar a vida em condomínio, prestigiem seus amigos e vizinhos jogadores acompanhando os jogos do lado das quadras até o dia 7 de setembro. A experiência de vivenciar um torneio amador com regras
oficiais, arbitragem profissional, boleiros e staff de quadra entre amigos e vizinhos, e ocorrendo em nosso ‘quintal de casa’ é algo motivador para quem pretende entrar no esporte e também em ver que um esporte como o tênis tem na sua essência a rivalidade dentro das linhas de quadra, mas uma grande e cordial confraternização do lado de fora.
Os moradores podem prestigiar o torneio sempre aos sábados e domingos, das 7h às 20h, nas quadras 1 e 2. O Open se encerrará no dia 7 de setembro, e a sua torcida até lá será providencial. Venha e prestigie o esporte no Cidade Jardim!
Com mais de 5 milhões de inscritos nos canais do YouTube, Gabriel e Shirley conquistaram o coração de inúmeras famílias, tornando-se uma das duplas mais queridas da internet. Referência em entretenimento familiar, eles vêm produzindo conteúdo de qualidade que encanta a todos, proporcionando um ambiente lúdico e simples, repleto de diversão e criatividade.
Gabriel e Shirley são um verdadeiro sucesso, oferecendo uma ampla variedade de conteúdos que vão desde gameplays, paródias e desafios até vlogs, web séries e músicas autorais. Cada vídeo é pensado para criar momentos de alegria e descontração, sempre envolvendo toda a família em atividades interativas e cativantes. Novamente, Gabriel e Shirley estão prontos para levar essa experiência para o palco, em um novo show que promete ser tão emocionante quanto seus vídeos.
‘Gashi: O Show’ é mais do que um simples espetáculo; é uma experiência onde todos se sentem parte desse universo divertido. Durante os 70
minutos de programação, a plateia é convidada a participar ativamente do espetáculo. É diversão garantida para toda a família, com atividades que envolvem pais e filhos de maneira única e interativa.
O repertório do show inclui músicas interativas, como “Para de Imitar” e “Pause”, que prometem fazer todos se levantarem das cadeiras, as canções inéditas irão surpreender e animar o público. Além das músicas, o público também é desafiado a participar de uma história inédita onde eles decidem o rumo que ela deve tomar.
Gashi: O Show é uma oportunidade única de ver Gabriel e Shirley ao vivo, trazendo toda a magia e alegria de seus vídeos para um espetáculo que vai conquistar o Brasil.
O show infantil está marcado para acontecer no dia 7 de setembro no Qualistage, e os ingressos podem ser comprados pelo site: www.qualistage.com.br. Reúna a família, convide os amigos e prepare-se para viver momentos inesquecíveis com uma das duplas mais queridas da internet.
A lendária cantora Alcione, conhecida como a “Marrom”, se apresentará no dia 20 de setembro, no Teatro Multiplan, aqui pertinho do Cidade Jardim, com um show que celebra seus 50 anos de carreira.
Alcione é um verdadeiro ícone do samba e da música brasileira. Sua voz potente e sua presença marcante encantam gerações há décadas, fazendo dela uma das artistas mais queridas do país.
No espetáculo, que mistura clássicos do samba e músicas que marcaram sua trajetória, os fãs poderão reviver grandes sucessos e se emocionar com canções que falam de amor, resistência e alegria.
O show promete ter uma duração de 90 minutos, e os ingressos podem ser adquiridos pelo site: www.teatromultiplan.com.br.
Com repertório de sucessos como “Não Deixe o Samba Morrer” e “Meu Ébano”, o espetáculo destaca a força vocal da artista e proporciona uma experiência emocionante e próxima do público.