
VIVA A NATUREZA
Jardins se tornam protagonistas na primavera
![]()

Jardins se tornam protagonistas na primavera
Serviço de Transporte Aquaviário chega à Barra
Confira o trabalho da Subprefeitura na região









PALAVRA DO PRESIDENTE
Esclarecimentos institucionais
MAIS MOBILIDADE
16 CINEMA & ARTE
Veja os próximos lançamentos do cinema
18 SUBPREFEITURA EM AÇÃO
Confira o trabalho de ordenamento urbano
20 JARDINS EM DESTAQUE
Transporte aquaviário chega à Barra 22 BENFEITORIAS
Veja o trabalho de nossa equipe de jardinagem
Obras e melhorias feitas pela ABCA
DIVERSÃO, CULTURA E LAZER
Flávio Venturini celebra 50 anos de carreira em show na Barra




*A produção da Revista Blue News não gera custo para Associação Condomínio Blue das Américas. Toda a despesa de produção, criação, impressão e veiculação é paga com o que é arrecadado da venda de anúncios.
EXPEDIENTE
CEO: Márcio Ayres | Diretor Comercial: Júlio Felix | Diretora Financeira: Flávia Leite| Designer Gráfico: Daniele Gomes | Diretor de Comunicação: Gabriel Moses | Colaboração e participação: Equipe ABCA | Sugestão de Pauta: Formato Mídia
www.formatomidia.com.br |contato@formatomidia.com.br (21) 4106-6706 | 98224-0454 | n 96553-2104

Prezado Associado,
Olha quem chegou repleta de novidades e informações! A Revista Blue News mostra aos seus queridos leitores o momento atual que nossos jardins estão: floridos por conta da primavera e muito bem cuidados pela equipe profissional da ABCA!
O destaque nesta 45ª edição se dá ao trabalho orgânico de nossa equipe da jardinagem, que cuida diariamente de diversos espaços em torno do Blue, sobretudo os jardins tão belos que nosso bairro possui!
Também trazemos aos queridos moradores outras novidades na região, como a chegada do transporte aquaviário à Barra, que promete dinamizar ainda mais a locomoção de muitos! Além disso, destacamos o trabalho feito pela Subprefeitura da Barra em relação ao ordenamento urbano na região.
Confira essa e muitas outras realizações no decorrer das páginas.
Desejamos a você uma excelente leitura!
Atualmente o Complexo Blue das Américas possui 1.658 unidades distribuídas entre os condomínios:
LONDON GREEN
Gerente: Eduardo Mendonça
Tel: 3042-3795 / 97045-7197
E-mail: condlondongreen@gmail.com
Síndico Profissional ACAS RJ: Antônio Carlos
BLUE ONE
Gerente: Gelson Ricardo Tel: 3325-8076
E-mail: condominioblueone@gmail.com
Síndico: Renato Oliveira
BLUE HOUSES
Gerente: Jorge Luiz
Telefone: 2480-8422 / 96464-2292
E-mail: administracao@bluehouses-rio.com.br
Síndico: Francisco Alves de Paiva Junior
EXPEDIENTE ABCA
Presidente: Renato Oliveira presidente@associacaoblue.com.br
Vice-presidente: Dante Quinterno
Diretor de casas: Sérgio Alak sergio.allak@gmail.com
Diretor de condomínios: Rogério Serra Avila Prochet rogerio.prochet@gmail.com
Presidente do Conselho Fiscal: Jayme Edde
Conselheiro fiscal Blue One: Paulo Maurício F. Dias condominioblueone@gmail.com
Conselheiro fiscal London Green: Delson Paschoal Rodrigues dpaschoal@gmail.com
Conselheiro fiscal Blue Land: Iever Bento ieverag2@gmail.com
BLUE LAND
Gerente: Luis Claudio de Almeida Tel: 2498-2207 / 2421-7131
E-mail: adm@condominioblueland.com.br
Síndico: Iever Bento
ROYAL BLUE
Gerente: Fernanda Oliveira Ribeiro
Tel: 3597-0054
E-mail: adm1@condominioroyalblue.com.br adm2@condominioroyalblue.com.br
Síndico: Dante Quinterno
BLUE VISON
Tel: 2498-4620
E-mail: administracao@condominiobluevision.com.br
Síndico: Carlos Salemi
Conselheiro fiscal Royal Blue: Renato de Souza
Conselheiro fiscal Blue Houses: Francisco Alves franciscojunior@d2construtora.com.br
Conselheiro fiscal Blue Houses: Francisco Rodrigues francisco.rodrigues.fcpr@gmail.com
Conselheiro fiscal Blue Houses: Jaime Edde jaimeedde@icloud.com
Conselheiro fiscal Blue Vision: Rogério Serra Avila Prochet rogerio.prochet@gmail.com
E-mail geral: atendimento@associacaoblue.com.br
E-mail Blue Pass: cadastro@associacoablue.com.br
Atendimento Blue: 2433-7166 / 97368-3700
Atendimento Blue Beach Point: 3128-4727
Site: www.associacaoblue.com.br
App: Associação Blue - Google Play / Apple Store


Renato Oliveira - Diretor Presidente(Associação Blue Condominio das Américas)
Prezados vizinhos,
É engraçado como algumas coisas acontecem sem que tenhamos desejado ou nos programado. Ter assumido a função de síndico no Blue One e, em consequência, a presidência da ABCA depois, é um exemplo disso.
Nunca tive pretensões políticas, por isso nunca me filiei a nenhum partido político e nem me envolvo em debates calorosos. Tenho a minha opinião formada e tento respeitar a todos e manter um diálogo civilizado dentro das possibilidades.
Mas geralmente as situações nos escolhem, sem termos nos programado para isso. Percebi isso já na quarta série do ensino básico quando fui eleito como vice-presidente do clube de leitura da sala. Não deu para
não participar. Mas foi bom. Fizemos um engajamento na escola e na vizinhança e contribuímos com uma pequena quantidade de livros bons que adquirimos com esse movimento. Acabou sendo muito válida a nossa pequena experiência política entre colegas de classe.
No One, a situação foi um pouco parecida. Havia a necessidade de um morador que tivesse conhecimentos administrativos e financeiros e disponibilidade para gerir o condomínio. De última hora eu me candidatei e já se foram oito anos de muito aprendizado, muitas boas parcerias, muita dor de cabeça que foram totalmente compensadas por bons resultados que obtivemos juntos como vizinhos.
Tenho crescido bastante com esse desafio. Aprendendo a ser mais paciente, a entender as demandas, a evitar reagir a certas hostilidades que nem sempre são fáceis, mas que depois de entender bem conseguimos ajudar ou indicar um caminho. A pressão do trabalho é mitigada com organização. E ter bons controles das principais atividades ajuda muito. A responsabilidade
sobre a vida e o patrimônio de 160 famílias é enorme.
Honestidade, palavra menosprezada atualmente, para mim sempre foi a base da boa gestão. O cara sendo honesto, para mim, já é o ponto principal e mais importante para cuidar de dinheiro, principalmente dos outros.
Tenho que destacar o amor que tenho pelo meu condomínio, o Blue One, e o prazer de batalhar e enfrentar o que for para cuidar desse lugar em que tantas pessoas que eu tenho tanta consideração vivem. E que respeito e que carinho tantos tem por mim também.
Na ABCA a coisa foi meio assim; eu fui “escolhido” em 2020 para assumir essa responsabilidade. Eu estava no conselho representando o One e por ter o histórico dos últimos anos e na época disponibilidade, assumi o desafio.
Ganhei mais desenvoltura ainda nessa função. Acredito que a Associação possa nos ajudar e que deveríamos
como vizinhos fazer o possível para nos beneficiar juntos dos seus serviços. E vesti a camisa, sempre respeitando cada um dos seis empreendimentos do Blue por igual. Todos são importantes para o complexo Blue. E fui muito abençoado com muitos amigos que me ajudaram, me ensinaram, me criticaram com boa intenção; tive o privilégio de ter muita gente boa, do bem, nessa jornada.
Foi lindo. E digo foi porque sinto que está na hora de dar a oportunidade e dar espaço para que novas ideias venham. Já avançamos bem, mas podemos crescer muito e realmente fazer do Blue um dos melhores espaços da Barra para se viver. Eu vou continuar por aqui, sempre esperando por coisas boas e tendo a certeza de que dentre os moradores do Blue teremos grandes lideranças.
Obrigado, muito obrigado mesmo a todos por tudo o que vivemos juntos nesses meus anos de presidência na ABCA!!!

O Complexo Lagunar da Zona Sudoeste do Rio, que abrange Barra da Tijuca, Jacarepaguá e Recreio dos Bandeirantes, vai ganhar um novo sistema de transporte público aquaviário: o Lagunar Marítima. O sistema de barcos contará com cinco terminais, seis estações, oito linhas e será integrado ao transporte municipal, adotando a mesma tarifa já cobrada em outros modais: atualmente em R$ 4,70. A expectativa é que o novo modal transporte 85 mil pessoas por dia, além de oferecer mais qualidade de vida, novas alternativas de deslocamento e melhora no tráfego nas principais vias da região, como as avenidas das Américas e Ayrton Senna.
Por meio de uma Parceria Pública-Privada (PPP), realizada pela Companhia Carioca de Parcerias e Investimentos
(CCPar), o Consórcio Lagunar Marítimo venceu a licitação do projeto de concessão. O contrato, assinado no último dia 17 e com validade de 25 anos, prevê a implantação, operação e manutenção do novo sistema, com investimento mínimo do consórcio de R$ 101,6 milhões, que pode ser ampliado.
“É uma concessão equilibrada e com a tarifa do Bilhete Único Carioca. Estamos muito otimistas que vai caminhar bem, agora é aguardar o concessionário cumprir as etapas do contrato. Esse transporte promete transformar muito a realidade dessa região. O trabalhador de Rio das Pedras, Gardênia, Muzema, das comunidades da região e que trabalha nos condomínios, shoppings terá um transporte mais rápido e com conforto”, afirmou o prefeito do Rio, Eduardo Paes.
Com o contrato já assinado, o Consórcio Lagunar Marítimo tem até 30 dias para apresentar o cronograma de trabalho, e até 36 meses para construir cinco terminais obrigatórios: Gardênia Azul, Jardim Oceânico/Metrô, Linha Amarela, Muzema e Rio das Pedras; e seis estações/píeres: Arroio Pavuna, Barra Shopping, Bosque Marapendi, Parque Olímpico, Salvador Allende e Vila Militar.
Ao todo serão oito linhas obrigatórias: expressa Rio das Pedras x Linha Amarela; expressa Rio das Pedras x Jardim Oceânico; expressa Rio das Pedras x Barra Shopping; expressa Muzema/Jardim Oceânico; Linha Amarela x Muzema x Metrô; expressa Bosque Marapendi x Jardim Oceânico; Circular Lagoa de Jacarepaguá; e expressa Gardênia x Jardim Oceânico. A expectativa é que as obras tenham início no primeiro semestre de 2027, passando as etapas de apresentação do plano de implementação, dos projetos

- Temos que destacar a importância de criarmos uma alternativa de transporte. Trazer a possibilidade, principalmente para os trabalhadores que precisam acessar essa região da cidade, do uso do




As embarcações
O consórcio deverá seguir as especificações definidas pela Prefeitura do Rio para compor a frota de embarcações. Os barcos podem ter capacidade para 42 a 120 passageiros. A frota deverá ter identificação visual externa da linha; atender as especificações de manutenção da Autoridade Marítima; sistema de alarme, combate a incêndio e de navegação por instrumentos.
A cabine de passageiros deverá ser protegida de chuva e vento, além de ter assentos novos e estofados. As saídas de emergências precisarão estar sinalizadas, assim como os barcos deverão ter iluminação para navegação noturna e acessibilidade. No início da operação, as embarcações deverão ter no máximo cinco anos de fabricação. O consórcio deverá ter uma frota reserva equivalente a 10% da frota operante.
A Iguá Saneamento, concessionária de água e esgoto da
região de influência do programa, tem a obrigação contratual de investir R$ 250 milhões em desassoreamento e despoluição do complexo lagunar até agosto de 2026. O projeto de dragagem já foi licenciado pelo Inea, órgão ambiental do Governo do Estado, e aprovado em agosto de 2023.
Atividade de barcos local
O novo transporte público municipal irá funcionar paralelamente à atividade já realizada há décadas por barqueiros da região. O edital prevê a continuidade dos barcos, que não irão atuar nas rotas do transporte público municipal, nem irão concorrer com o aquaviário municipal em valor da passagem.
Atualmente, os barcos locais não possuem pontos fixos e atendem moradores das ilhas da Gigoia, Primeira e demais existentes no entorno.









Ambientado no Recife em 1977, durante o período da ditadura militar no Brasil, o filme acompanha a trajetória de Marcelo (Wagner Moura), um professor universitário e especialista em tecnologia que retorna à sua cidade natal após anos afastado e fugindo de um passado misterioso e violento em São Paulo, possivelmente ligado a um conflito com um poderoso industrial e a uma patente ou invenção.
Os quatro cavaleiros, J. Daniel Atlas (Jesse Eisenberg), Merritt McKinney (Woody Harrelson), Dylan Rhodes (Mark Ruffalo) e Lula (Lizzy Caplan) retornam para mais uma aventura alucinante. Dessa vez, os ilusionistas serão desafiados em uma jornada que envolve a joia mais valiosa do mundo. Ao lado de uma nova geração de ilusionistas, o quarteto se envolve numa trama repleta de reviravoltas e mágicas.
Demonizada como a Bruxa Má do Oeste, Elphaba vive no exílio, enquanto Glinda reside na Cidade Esmeralda. Quando uma multidão furiosa se levanta contra a Bruxa Má, ela precisa se unir com Glinda para transformar a si mesma e todo o Oz, para o bem.
A trama mergulha no coração do bioma volumoso e biodiverso da região vulcânica de Pandora, onde a sobrevivência depende do fogo. Após a devastadora guerra contra a RDA e a perda do seu filho mais velho, Jake Sully (Sam Worthington) e Neytiri (Zoe Saldana) devem enfrentar uma nova ameaça: o Povo das Cinzas.
Anaconda envolve um grupo de amigos enfrentando crises de meia-idade que estão refazendo seu filme favorito da juventude. Eles vão para a floresta tropical, apenas para se encontrarem em uma luta por suas vidas contra desastres naturais, cobras gigantes e criminosos violentos.


Com ruas cada vez mais movimentadas e o aumento constante de veículos e comércios na região, a Barra da Tijuca vem enfrentando o desafio de manter a organização dos espaços públicos. Para garantir mais mobilidade e qualidade de vida aos moradores, a Subprefeitura da Barra tem intensificado as ações de ordenamento urbano em diversos pontos do bairro.
Diariamente, equipes atuam em parceria com a Secretaria de Ordem Pública (Seop), a Guarda Municipal e a Secretaria de Assistência Social, quando há pessoas em situação de rua envolvidas. O objetivo é coibir o estacionamento em locais proibidos, o comércio irregular e as ocupações indevidas.
As operações também incluem a remoção de materiais e estruturas abandonadas: em média, entre 200 e 500 quilos de resíduos são recolhidos a cada ação.
“O ordenamento urbano é um dos maiores desafios da
nossa região, mas também uma das nossas principais prioridades”, afirma o subprefeito Leandro Marques. “Temos trabalhado de forma integrada com diferentes órgãos para garantir que a Barra seja cada vez mais organizada e agradável para quem vive e circula por aqui.”
Entre os pontos que recebem atenção constante estão a Avenida Olegário Maciel, a Luiz Carlos Prestes, a Gilka Machado, a Carlos Oswald, a Benvindo de Novaes e também áreas do Centro Metropolitano



Com a chegada da primavera, o trabalho de jardinagem no Blue assume um protagonismo especial. À frente da Associação do Blue (ABCA), o presidente Renato Oliveira destaca que a dedicação às áreas verdes vai muito além da estética: trata-se de um compromisso com o bem-estar, a qualidade de vida e o equilíbrio ambiental dos moradores.
Desde 2020, mais de 60 novas mudas de diferentes espécies foram plantadas nas ruas e jardins do condomínio, contribuindo para a formação de uma paisagem mais arborizada e acolhedora. Hoje, a ABCA conta com uma equipe própria e orgânica de jardinagem, composta por quatro funcionários — Deluzio, Luciano, João e Adilson— responsáveis pela manutenção e renovação constante das plantas.
Segundo Renato, a criação dessa equipe interna foi um marco para o condomínio. “O fato de termos nossa própria equipe fez com que melhorássemos bastante os cuidados, os custos e a reposição de plantas. Hoje conseguimos renovar e suprir falhas com mudas nossas”, afirma. Essa autonomia permitiu que o Blue mantivesse seus jardins sempre completos, sem pontos de
terra expostos e com reposições regulares de espécies como bromélias e bougainvilles.
A valorização do verde se reflete não apenas na aparência, mas também na sensação que o espaço transmite. “O morador sente quando chega à rua. Ela está arborizada, os jardins estão vivos, e isso traz um orgulho muito grande”, ressalta o presidente. Ele também acredita que o cuidado das “mãos boas” dos jardineiros se traduz na vitalidade das plantas.
Com o fim do inverno e a chegada da estação das flores, o Blue se renova. As cores e perfumes voltam a dominar os jardins e a cerca viva que margeia a Avenida das Américas, formando um cenário que já se tornou marca registrada do condomínio. “Essa é uma herança que o Blue deixa para a Barra e para quem circula por aqui”, completa Renato Oliveira.
Para o presidente, o jardim do Blue é mais do que paisagem — é um símbolo de comunidade, cuidado e continuidade. “A primavera chega e, com ela, a prova de que o investimento e o carinho com a natureza sempre florescem”, conclui.









PAISAGISMO E RENOVAÇÃO
• Substituição de pantas


• Planejamento estético do espaço
• Instalação de flores sazonais e plantas ornamentais

• Poda: remoção de galhos secos, folhas mortas e controle de crescimento;
• Corte de grama: manter a altura adequada conforme a espécie (geralmente 3–5 cm);
• Adubação: uso de adubos orgânicos ou químicos para nutrir o solo;
• Irrigação: regar de manhã cedo ou ao entardecer, evitando desperdício;
• Controle de pragas: uso de defensivos naturais.


• Retirada de folhas secas e detritos;
• Limpeza de calçadas, canteiros e vasos;
• Organização de ferramentas e equipamentos.




PAISAGISMO E RENOVAÇÃO
• Substituição de plantas envelhecias; •
• Planejamento estético do espaço;
• Instalação de flores sazonais e plantas ornamentais.
SERVIÇOS DIVERSOS DuDurante o mês, foram executadas diversas ações de manutenção e melhorias nas áreas externas e de infraestrutura, incluindo:
• Revisão e reparo de tampas e bueiros localizados nas calçadas;
• Substituição de lâmpadas dos postes de iluminação e balizadores;
• Vistorias e melhorias no funcionamento dos chafarizes;
• Revisão e substituição de refletores dos balizadores e postes ao longo da Rua César Lattes;
• Desentupimento do chafariz, garantindo pleno funcionamento do sistema hidráulico;
• Substituição de luminária queimada nos pontos de ônibus, assegurando melhor iluminação e segurança noturna.
Pequenos reparos diários, baseados em inspeções de rotina, permitem corrigir falhas rapidamente e evitar grandes manutenções.

MANUTENÇÕES REALIZADAS.
Nos últimos meses, o clube passou por manutenções para deixar tudo em dia. Foram feitos diversos serviços em diferentes áreas:
• Estrutura: pintura de paredes, sinalizações, pequenos reparos e conserto de pisos;
• Instalações: revisão elétrica e hidráulica, troca de lâmpadas, e verificação das bombas;
• Piscinas e áreas de lazer: limpeza completa das piscinas e revisão dos equipamentos de praia como guarda-sóis e cadeiras;
• Jardinagem: poda de árvores, troca de plantas e manutenção dos gramados;
• Limpeza: reforço na higienização dos banheiros, vestiários e áreas comuns.
O objetivo é garantir que tudo continue funcionando bem e que o clube siga sendo um espaço agradável, seguro e bem cuidado para todos aproveitarem.












Traga sua família para curtir o fim de ano e aproveitar nossa programação especial


- 19 A 23/11







O cantor e compositor Flávio Venturini sobe ao palco do Qualistage, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, no dia 5 de dezembro de 2025, para apresentar o espetáculo “Minha História”, um show que celebra seus 50 anos de carreira. A apresentação promete ser uma verdadeira viagem no tempo, revisitando os grandes sucessos que marcaram sua trajetória, em um formato renovado e com uma produção de alto nível.
No repertório, o público poderá esperar clássicos como “Todo Azul do Mar”, “Espanhola”, “Noites com Sol”, “Nascente”, “Céu de Santo Amaro”, “Linda Juventude”, “Mais Uma Vez”, “Clube da Esquina 2”, “Planeta Sonho” e “Bésame”. As canções ganharão novos arranjos e roupagens sob a direção musical de Torcuato Mariano, que também assina a produção do novo álbum homônimo, lançado junto com o show.
A direção geral é de Jorge Espírito Santo, com Alexandre Arrabal na direção de arte e Césio Lima na iluminação. O espetáculo aposta em uma experiência sensorial completa, unindo música, imagem e emoção para celebrar meio século de uma das carreiras mais marcantes da MPB.
Além de comemorar o passado, “Minha História” também aponta para o presente e o futuro de Venturini. O novo álbum traz participações de grandes nomes da música brasileira, como Djavan, Ivete Sangalo, Guilherme Arantes, Vanessa da Mata, J. Quest, Frejat, Ritchie, Gloria Groove, Ana Cañas, Gabi Melim e Ney Matogrosso — uma verdadeira celebração coletiva da música brasileira em torno da obra de Flávio.
O show acontecerá às 21h30, no Qualistage, localizado no Via Parque Shopping (Avenida Ayrton Senna, 3000 – Barra

da Tijuca). Os ingressos estão disponíveis a partir de R$ 80,00, e a classificação etária é de 18 anos.
Mais do que um espetáculo, “Minha História” é um encontro entre gerações — uma oportunidade de revisitar a poesia e a delicadeza que marcam o trabalho de Flávio Venturini. Para quem cresceu ouvindo suas músicas ou deseja conhecer de perto um dos grandes compositores do país, a noite promete ser de pura emoção.
Os ingressos podem ser adquiridos no site oficial do espaço (qualistage.com.br/flavio-venturini).

