EMEB Olga Benário Prestes - Histórias e Narrativas dos Estudantes da EJA

Page 1

ESTUDANTES AUTORES NA EJA – 1ª EDIÇÃO HISTÓRIAS E NARRATIVAS DOS ESTUDANTES DA EJA DA EMEB OLGA BENÁRIO PRESTES LER, ESCREVER E DESENHAR HISTÓRIAS DE VIDA NOVEMBRO DE 2022 TRABALHO DESENVOLVIDO PELOS PROFESSORES: ANDRÉA SOUZA DE OLIVEIRA DORA CANZIAN BORTOLOTO MARIA DO CARMO GALHEGO DE MARCHI ROBSON ANTÔNIO DA SILVA

SOBRE O PROCESSO CRIATIVO

NOSSAS SALAS SÃO COMPOSTAS EM SUA MAIORIA POR MULHERES FORTES QUE BUSCAM O CONHECIMENTO COMO FORMA DE INDEPENDÊNCIA E AUTONOMIA. DEMONSTRAM VONTADE DE EVOLUIR NA VIDA PROFISSIONAL E GALGAR MELHORES SALÁRIOS. APRENDER A LER E ESCREVER SIGNIFICA VISLUMBRAR UM MELHOR DESEMPENHO NA SUA VIDA PROFISSIONAL. OUTROS ACOLHEM O SONHO DE QUEM SABE FAZER UMA FACULDADE.

OS SONHOS SÃO TÃO DIVERSOS QUANTO OS MOTIVOS PELOS QUAIS FORAM IMPEDIDAS DE ESTUDAR NA INFÂNCIA. MAS SEUNEM NAS HISTÓRIAS DE VIDA QUE PERCORRERAM POR ESTE PAÍS VINDAS DO NORTE, NORDESTE E MINAS GERAIS.

O AMOR AO LUGAR DE ORIGEM É DEMONSTRADO NOS RELATOS, AS LEMBRANÇAS TRAÇAM LINHAS DELICADAS QUE SE ENTRELAÇAM AO PRESENTE E REFORÇAM A FORÇA DE CADA UMA ENQUANTO CIDADÃ DE DIREITOS.

OS ALUNOS COMPARTILHAM DESTE AMBIENTE DE CRESCIMENTO E APRENDIZAGEM. SÃO ESFORÇADOS, ENTRETANTO, A ASSIDUIDADE COMPROMETE A SEQUÊNCIA DAS PROPOSTAS.

AS PRIMEIRAS PROPOSTAS EM NOSSAS AULAS VISARAM VALORIZAR A IDENTIDADE. APOIADAS NAS MEMÓRIAS, AS LEMBRANÇAS GUARDADAS NO ÍNTIMO GANHAM VOZ NAS RODAS DE CONVERSAS, NAS ATIVIDADES DE ESCRITA E NAS PRODUÇÕES DE AUTORRETRATO QUE ESTÃO NAS PRÓXIMAS PÁGINAS.

PROFESSORES: MARIA DO CARMO, ROBSON, ANDRÉA E DORA

2

NOSSA TURMA

NOSSA TURMA TEM MAIS ALUNAS E POUCOS ALUNOS.

SÃOPESSOAS BATALHADORAS,ESFORÇADAS E COM MUITA VONTADE DE APRENDER A LER E A ESCREVER.

ALGUMAS TRABALHAM FORA, OUTRAS SÃO DONAS DE CASA, CUIDAM DOS FILHOS E NETOS.

TEM ALUNOS QUE FREQUENTAM A ESCOLA PORQUE PRECISAM DO DIPLOMA, OUTRAS GOSTAM PORQUE APRENDEM COISAS NOVAS, CONHECEM DIFERENTES PESSOAS E FAZEM NOVAS AMIZADES.

3
NARRATIVA COLETIVA DA TURMA DE PÓS-ALFABETIZAÇÃO:

NARRATIVAS DOS ESTUDANTES DA TURMA PÓS-ALFABETIZAÇÃO

GILMARA APARECIDA DOS SANTOS RIBEIRO

SOU GILMARA APARECIDA DOS SANTOS NASCI EM

SÃO PAULO NUMA FAMÍLIA DE DEZ IRMÃOS. CRESCI NO BAIRRO COM MUITOS AMIGOS. LOGO FIQUEI ADOLESCENTE, COMECEI A NAMORAR E DEPOIS DE DEZ ANOS ME CASEI TENHO TRÊS FILHOS. DEPOIS FIQUEI VIÚVA FOI DIFÍCIL FIQUEI UM TEMPO DEBILITADA, MAS VENCI E ESTOU RETOMANDO OS MEUS ESTUDOS. ANTONIA EDILVA BEZERRA DE OLIVEIRA

EU ME CHAMO ANTONIA EDILVA, NASCI NO CEARÁ E SOU FILHA DE JOSÉ PEDRO SANTOS TENHO SEIS IRMÃOS EU ESTUDEI EM UMA ESCOLA RURAL NO SÍTIO NOVO (CEARÁ). ERA UMA CASA QUE ATENDIA VÁRIAS IDADES. NÃO ME LEMBRO AO CERTO.

QUANDO ERA CRIANÇA BRINCAVA COM MEUS IRMÃOS. ERA MUITO BOM. LEMBRO DE UM DIA QUE ESTAVA BRINCANDO COM MEU IRMÃO HÉLIO E MINHA IRMÃ ANA FOMOS NA CASA QUE MEU IRMÃO ANTÔNIO ESTAVA FAZENDO O TELHADO E DE REPENTE O HÉLIO SUBIU NA CASA E EU TAMBÉM. SUBI ATRÁS DELE. MAS MINHA IRMÃ ANA CAIU E FICOU PENDURADA NA RIPA DA CASA. ELA MACHUCOU MUITO E TEVE QUE TOMAR MUITOS PONTOS.

VIM PARA SÃO PAULO COM DEZESSETE ANOS. COMECEI A TRABALHAR NA CONFORJA, NO RESTAURANTE. COM DEZENOVE ANOS CONHECI MEU MARIDO E TIVE DUAS FILHAS E UMA NETA. ELA É LINDA.

4

MARIA APARECIDA OLIVEIRA

EU NASCI NA BAHIA MEU NOME É MARIA APARECIDA OLIVEIRA. MINHA MÃE SE CHAMA

MACIONILIA E TENHO DOIS IRMÃOS. EU FREQUENTAVA UMA ESCOLA PERTO DA MINHA

CASA E IA COM OS MEUS AMIGOS.

EU FUI ADOTADA QUANDO TINHA DEZ ANOS CONHECI A MINHA MÃE BIOLÓGICA. MAS ELA SÓ ME DESPREZOU ELA DISSE QUE NÃO ERA MINHA MÃE PORQUE EU ERA NEGRA. FIQUEI MUITO REVOLTADA, FUI CRIADA POR ADALGISA, UMA LINDA E MARAVILHOSA MULHER. UM SER HUMANO QUE ME AMOU MUITO E FUI MUITO FELIZ. ELA MORREU ME AMANDO E SOU AMADA POR TODOS.

TRABALHEI MUITO NA ROÇA VIM PARA SÃO PAULO COM DEZESSEIS ANOS SOFRI MUITO E MOREI NA RUA GRÁVIDA. TENHO TRÊS FILHOS DEPOIS CONHECI MEU MARIDO QUE SE CHAMA JOÃO UMA PESSOA MARAVILHOSA.

DEPOIS DE MUITOS ANOS VOLTEI A ESTUDAR E ESTOU GOSTANDO MUITO.

EU GOSTAVA MUITO DE DANÇAR FORRÓ, HOJE EU NÃO DANÇO MAIS PORQUE SOU EVANGÉLICA.

5

MARCIA ALVES DA SILVA

EU IA PARA A ESCOLA COM SETE ANOS, EM PERNAMBUCO. EU ERA FELIZ E NÃO SABIA, PORQUE EU TINHA MINHA MÃE. ELA FICAVA COM MEUS FILHOS, ELA PASSAVA A MÃO NA CABEÇA DELES, EU NÃO GOSTAVA E BRIGAVA COM ELA. ELA DIZIA PARA EU NÃO BATER NELES PORQUE ELA NÃO GOSTAVA E BRIGAVA COMIGO. EU AMO TANTO A MINHA MÃE QUE NÃO CONSIGO DEFINIR EM PALAVRAS.

GRACIETE SANTOS DE MOURA

MEU NOME É GRACIETE SANTOS DE MOURA NASCI EM CUBATÃO, NO ESTADO DE SÃO PAULO, NO DIA 20 DE SETEMBRO DE 1983. SOU FILHA DE CREUZA E CREMILDO.

COM OITO ANOS FUI PARA PERNAMBUCO E VOLTEI PARA SÃO PAULO COM DOZE ANOS. QUANDO EU ERA PEQUENA QUERIA SER CANTORA OU CAMINHONEIRA. EU JOGAVA BOLA COM OS AMIGOS, FAZIA BONECA DE LATA DE ÓLEO, FURAVA OS OLHOS E COLOCAVA PEDAÇO DE MADEIRA PARA FAZER OS BRACINHOS.TAMBÉM

FAZIA PANELINHA DE BARRO. PASSEI MINHA ADOLESCÊNCIA EM SÃO PAULO COM DEZESSEIS ANOS ME CASEI E TIVE DOIS FILHOS. VIVO PARA ELES, PARA DAR AMOR E ATENÇÃO. AINDA TENHO O SONHO DE DIRIGIR UM CAMINHÃO.

6

ADENILSON ABREU DE OLIVEIRA

EU, ADENILSON, NASCI NA BAHIA, FILHO DE JOSÉ GALDINO E ESTER JAMILIA. SOMOS EM OITO IRMÃOS. A FAMÍLIA É MINHA VIDA. FUI CRIADO JUNTO COM MEU PAI E MEUS IRMÃOS NA FAZENDA. MINHA INFÂNCIA ERA MUITO LEGAL EU SAIA COM MEUS AMIGOS. VIM PARA SÃO PAULO PARA TRABALHAR ONDE EU CONHECI MINHA ESPOSA MARAVILHOSA QUE DEUS ME DEU. EU GOSTO MUITO DE SÃO PAULO.

LUCIANA MARTIR DA LUZ FORTUNATO

MEU NOME É LUCIANA. NASCI EM SÃO PAULO. O NOME DO MEU PAI É PAULO E O DA MINHA MÃE É NILZA. EU TENHO SEIS IRMÃOS. COMECEI A ESTUDAR NA CRECHE COM TRÊS ANOS E IA DE TRANSPORTE ESCOLAR. QUANDO ERA PEQUENA EU SÓ FICAVA NA RUA O DIA INTEIRO. SÓ IA PARA CASA PARA DORMIR. GOSTAVA DE BRINCAR DE PEGA PEGA COM MINHA AMIGA TATIANE. EU GANHAVA NA MAIORIA DAS VEZES. EU GOSTO MUITO DE VIR PARA A ESCOLA. ATUALMENTE MORO NO JARDIM LUSO E TENHO UMA FILHINHA.

7

ISABEL MARIA AMNACIO E SILVA

EU NASCI NUM LUGAR CHAMADO “SACO DO TOURO”, NO PIAUÍ, NO DIA 26 DE MARÇO DE 1958. SOU FILHA DE FRANCISCA E LUÍS.

QUANDO EU ERA PEQUENA, BRINCAVA DE BONECA DE MILHO, DE PULAR CORDA. ERA MUITO LEGAL. ÀS VEZES O PAPAI BRIGAVA COM A GENTE PARA IR AJUDAR.

EU FUI PARA A ESCOLA COM DEZ ANOS. A ESCOLA ERA PERTO DE CASA. EU SONHAVA EM VIR PARA SÃO PAULO.

ROQUELINA FERREIRA DOS SANTOS

EU NASCI EM SÃO JOSÉ, NA BAHIA, NO DIA DEZESSEIS DE AGOSTO DE 1969. MEUS PAIS SÃO MARIA E ALCIDES.

QUANDO EU ERA PEQUENA SONHAVA EM ME CASAR E SER FELIZ. EU FAZIA BONECA DE BANANEIRA E BRINCAVA DE CASINHA COM AS AMIGAS. QUANDO CHOVIA A GENTE APROVEITAVA PARA LAVAR AS ROUPINHAS DAS BONECAS NAS POÇAS DE ÁGUA. EU VOLTEI PARA A ESCOLA PARA APRENDER A LER A BÍBLIA.

8

SOLANGE DO NASCIMENTO

EU COMECEI A ESTUDAR COM SETE ANOS, MAS FIQUEI APENAS TRÊS MESES. PRECISEI SAIR DA ESCOLA POR PROBLEMAS FAMILIARES.

JAILTON OLIVEIRA DA SILVA

EU COMECEI A ESTUDAR NA ESCOLA JORGE FERREIRA, JÁ PASSEI POR MUITAS ESCOLAS. MARIA CÉLIA

NASCIMENTO DOS SANTOS

EU COMECEI A ESTUDAR EM UMA ESCOLA NA BAHIA. EU IA DE BICICLETA E PEDALAVA LÉGUAS PARA CHEGAR EU TINHA NOVE ANOS.

9

NARRATIVAS DA TURMA DE ESTUDANTES SURDOS

A PROFESSORA DORA CANZIAN BORTOLOTO FOI ESCRIBA DAS NARRATIVAS DOS ESTUDANTES

MARTA ANA DA SILVA

MEU NOME É MARTA ANA DA SILVA, TENHO 47 ANOS NASCI EM SÃO PAULO E CRESCI EM PERNAMBUCO COM MINHA AVÓ. SOU SURDA

GOSTAVA MUITO DE BRINCAR DE CORRER E ESCONDER, MAS NÃO ENTENDIA O QUE MEUS AMIGOS

FALAVAM E ME PERDIA NA BRINCADEIRA.

COM 14 ANOS VOLTEI PARA SÃO PAULO E COM 20 COMECEI A

ESTUDAR NA ESCOLA OLGA BENÁRIO ESTUDEI POR CINCO ANOS E PAREI

DE ESTUDAR PORQUE ME CASEI. AGORA ESTOU DE VOLTA À ESCOLA E PRETENDO FICAR ATÉ ME FORMAR.

10

ADRIANO GONÇALVES DA SILVA

MEU NOME É ADRIANO GONÇALVES DA SILVA, TENHO 40 ANOS E NASCI SURDO EM SÃO PAULO.

QUANDO PEQUENO FUI PARA A ESCOLA, MAS A COMUNICAÇÃO ERA DIFÍCIL ENTÃO NÃO QUIS MAIS IR. GOSTAVA D.E BRINCAR COM MEUS AMIGOS DO BAIRRO, EMPINAVA PIPA E JOGAVA BOLA.

DEPOIS DE ADULTO ENCONTREI A ESCOLA OLGA BENÁRIO E ESTUDO AQUI HÁ 10 ANOS. GOSTO MUITO.

SANDRA DE OLIVEIRA PINA

MEU NOME É SANDRA DE OLIVEIRA PINA, TENHO 48 ANOS, NASCI SURDA EM SÃO PAULO. QUANDO PEQUENA NÃO GOSTAVA MUITO DE BRINCAR~]C FICAVA MAIS OLHANDO E RINDO DA BRINCADEIRA DOS MEUS AMIGOS. TENHO MAIS DOIS IRMÃOS SURDOS MINHA MÃE JUNTO COM OUTRAS MÃES DE FILHOS SURDOS SE MOBILIZARAM E CONSEGUIRAM A CONSTRUÇÃO DA ESCOLA OLGA BENÁRIO. ESTUDO AQUI DESDE QUE TINHA 14 ANOS E ATÉ HOJE A ESCOLA ME ACOLHE NAS MINHAS DIFICULDADES.

11

O PROFESSOR ROBSON FOI ESCRIBA DAS NARRATIVAS DOS ESTUDANTES

GERALDA GONÇALVES DE OLIVEIRA

EU NASCI EM SÃO JORGE DO AVAÍ ESTADO DO PARANÁ EM 02/10/1957. VOU FAZER 65 ANOS.

NA MINHA INFÂNCIA EU TIVE QUE AJUDAR MEU PAI NA LAVOURA. NÃO AGUENTAVA NEM COM A ENXADA, MAS TINHA QUE TRABALHAR.

MENINA MULHER NÃO PODIA ESTUDAR POIS O PAI NÃO DEIXAVA. ÉRAMOS EM 16 IRMÃOS E TINHA QUE TRABALHAR MUITO PARA ALIMENTAR TANTA GENTE. CASEI COM 22 ANOS. VIEMOS PARA SÃO PAULO LOGO DEPOISQUE CASEI.

COMECEI TRABALHANDO COMO FAXINEIRA. MEU MARIDO SAIU DO EMPREGO, PEGOU O DINHEIRO DA INDENIZAÇÃO E COMPROU UM CAMINHÃOZINHO PRA GENTE VENDER PASTEL NA RUA. TRABALHAMOS 15 ANOS VENDENDO PASTEL.

SEMPRE PENSEI EM ESTUDAR, MAS NUNCA TINHA CORAGEM. UM DIA TOMEI CORAGEM E FIZ MATRÍCULA NA IGREJA MATRIZ DE DIADEMA ONDE TINHA UMA SALA DE ALFABETIZAÇÃO. NÃO CONSEGUI FICAR MUITO TEMPO POIS EU MORAVA LONGE. ME MUDEI PARA O CENTRO E MINHA COLEGA ROSILDA ME CONVIDOU PARA VIR ESTUDAR AQUI NO OLGA BENÁRIO ONDE ESTOU DESDE 2019.

ALUNA DA SALA DE ALFABETIZAÇÃO

12
NARRATIVAS DOS ESTUDANTES DA EJA I – TURMA ALFA

JORGE SEBASTIÃO OLIVEIRA

EU NASCI NA FAZENDA RIO DE CONTA SALINA MUNICÍPIO DE PIATÃ, BAHIA, REGIÃO DA CHAPADA DIAMANTINA NO DIA 19/01/1972. MINHA INFÂNCIA FOI MEIO COMPLICADA, MAS FOI UMA INFÂNCIA BOA.

SEMPRE TRABALHEI NA LAVOURA MAIS MEU PAI. EU ESTUDEI QUANDO EU ERA PEQUENO COM MINHA IRMÃ, MAS ELA ME BATIA MUITO. DEPOIS FIZERAM UM COLÉGIO LÁ NA FAZENDA E VEIO UM PROFESSOR DA CIDADE PARA ENSINAR E MEU PAI ME COLOCOU LÁ. CHAMAVA COLÉGIO RIO DE CONTA SALINA. COM 19 ANOS VIM EMBORA PARA SÃO PAULO E AQUI SÓ TRABALHEI. EM 2005 PARA 2006 EU COMECEI A ESTUDAR NUMA ESCOLA ATRÁS DA ESTOPIM

DA FIEL. TIVE QUE SAIR PARA TRABALHAR NO INTERIOR DE SÃO PAULO. EM 2018 EU RETORNEI PARA SÃO PAULO E ME MATRICULEI AQUI NESTA ESCOLA (EMEB OLGA BENÁRIO PRESTES).

MARIA BERNARDO DA SILVA

NASCI NA BAHIA EM 01/09/1961. TIVE UMA INFÂNCIA MUITO FELIZ CRESCI NO MEIO DOS ANIMAIS DOMÉSTICOS E SELVAGENS. COMECEI A AJUDAR MEU PAI NOS CAMPOS QUANDO EU TINHA APENAS SETE ANOS DE IDADE.

EU CARREGAVA O BALDE DE ÁGUA E O AJUDAVA COM A IRRIGAÇÃO. TRABALHAVA NA ROÇA DE SOL A SOL

MEU PAI ERA MUITO IGNORANTE MINHA MÃE FAZIA TUDO QUE ELE MANDAVA E EU NÃO SUPORTAVA AQUELA SITUAÇÃO.

13

MARIA CORINA DA SILVA

EU NASCI EM BELÉM DE MARIA, ESTADO DE PERNAMBUCO NO DIA 05/03/1951.

NÃO ESTUDEI QUANDO CRIANÇA POIS MEU PAI NÃO DEIXAVA. MINHA INFÂNCIA ERA AJUDANDO EM CASA, CUIDANDO DOS IRMÃOS MENORES E AJUDANDO TAMBÉM NA ROÇA. ÉRAMOS EM 10 IRMÃOS E EU ERA UMA DAS MAIS NOVAS.

EU COMECEI ESTUDAR AQUI NESTA ESCOLA (EMEB OLGA BENÁRIO PRESTES). ANTES NÃO TINHA FREQUENTADO A ESCOLA.

MARIA JOSÉ DOS SANTOS CAVALCANTE

EU NASCI NO SÍTIO JAPARANDUMA, MUNICÍPIO DE PANELAS, EM PERNAMBUCO NO DIA 09/06/1973.

MINHA MÃE ME COLOCOU NA ESCOLA QUANDO EU TINHA SETE ANOS. A ESCOLA ATÉ QUE ERA PERTO, PORÉM NÓS TÍNHAMOS QUE AJUDAR EM CASA E POR ISSO, EU FALTAVA MUITO, IA BEM POUQUINHO NA ESCOLA. EU FIQUEI ESTUDANDO NESSA ESCOLA ATÉ OS 15 ANOS.

EU ME CASEI COM 16 ANOS E FUI MORAR EM SÃO PAULO. AQUI EM SÃO PAULO NÃO CONSEGUI ESTUDAR MUITO POIS EU TINHA QUE CUIDAR DA MINHA FAMÍLIA.

14

DEPOIS QUE EU SEPAREI DO MARIDO, É QUE EU PUDE VOLTAR A

ESTUDAR PRIMEIRO NA ESCOLA PAULO FREIRE E DEPOIS AQUI NA EMEB OLGA BENÁRIO PRESTES.

MIGUEL OLIVEIRA DE SANTANA

EU NASCI EM GOVERNADOR MANGABEIRA, BAHIA, NO DIA 08/05/1964. MINHA INFÂNCIA FOI SÓ

TRABALHANDO DIRETO NA ROÇA.

ÉRAMOS 15 IRMÃOS, MAS NÃO SEI QUANTOS

ESTÃO VIVOS OU QUE JÁ MORRERAM. TENHO CONTATO COM ALGUNS AINDA HOJE.

MEU PAI ME COLOCOU PARA ESTUDAR QUANDO TINHA 17 PARA 18. CHAMAVA MOBRAL. MAS EU NÃO FIQUEI MUITO TEMPO POIS ERA A NOITE.

AQUI EM SÃO PAULO FIQUEI MUITO TEMPO SEM ESTUDAR E VOLTEI A ESTUDAR AQUI NA ESCOLA OLGA BENÁRIO FAZ UNS 3 OU QUATRO ANOS.

15

PEDRO JANUÁRIO DA MATA

EU NASCI EM UM LUGAR CHAMADO AFRANIO EM UM VILAREJO CHAMADO CACHOEIRA DO ROBERTO EM

PERNAMBUCO, DIVISA ENTRE SOBRADINHO E QUEIMADA NOVA. A DATA DO MEU NASCIMENTO É 01/05/1962.

MINHA INFÂNCIA FOI ARRANCANDO TOCO NA ROÇA E NÃO PODIA IR PARA A ESCOLA E MINHA SOFRIDA.

EU FUI DADO PARA UMA OUTRA FAMÍLIA COM SEIS MESES POIS MINHA MÃE NÃO TINHA CONDIÇÕES DE CUIDAR DE TODOS OS QUATRO IRMÃOS SENDO QUE UM MORREU AO NASCER. QUEM ME CRIOU FOI ODILON PEREIRA DA MATA.

EU COMECEI A ESTUDAR EM SÃO PAULO QUANDO TINHA 58 ANOS.

IVANETE DA CONCEIÇÃO SILVA

NASCI EM RUI BARBOSA, BAHIA, EM 08/06/1965. MINHA INFÂNCIA FOI TRABALHANDO, POIS, MEU PAI NÃO DEIXAVA A GENTE ESTUDAR.

EU FUI CRIADA NA CASA DOS OUTROS A PARTIR DE 6 ANOS. FIQUEI NA CASA DOS OUTROS ATÉ OS 14 ANOS

QUANDO EU VIM PARA SALVADOR, ONDE TRABALHEI

AGORA, OLHANDO PARA TRÁS, POSSO VER O QUANTO MEU PAI SE ESFORÇOU PARA SUSTENTAR NOSSA FAMÍLIA.

16

VIM PARA SÃO PAULO. MINHA PRIMEIRA ESCOLA FOI AQUI NO OLGA BENÁRIO. ATÉ ENTÃO NUNCA TINHA ESTUDADO.

MARIA APARECIDA TERESA

SOU MARIA APARECIDA TERESA DO NASCIMENTO. NASCI EM CRUZ DAS ALMAS, INTERIOR DO ESTADO DA BAHIA, NO DIA SETE DE MARÇO DE 1979.

TRABALHÁVAMOS O DIA TODO AO SOL QUENTE, MAS EU NÃO ME IMPORTAVA.

EU ESTAVA FELIZ DE ESTAR PASSANDO TEMPO COM MEU PAI. MINHA MÃE RESOLVEU CASAR SE NOVAMENTE QUANDO EU ESTAVA COM QUATRO ANOS DE IDADE.

EU NÃO CONSEGUI ESTUDAR POIS TINHA QUE AJUDAR MINHA MÃE NA LAVOURA.

17

MARIA DE FÁTIMA JESUS SALES

EU NASCI ITABUNA, NA BAHIA, EM 08/05/1976. MINHA INFÂNCIA FOI BOA.

EU ESTUDEI QUANDO EU ERA CRIANÇA. DEPOIS DA AULA, EU CUIDAVA DOS MEUS IRMÃOS MAIS NOVOS. MAS, NA SEGUNDA SÉRIE EU TIVE QUE SAIR DA ESCOLA PORQUE EU, COM TREZE ANOS, FIQUEI GRÁVIDA E ME CASEI. TIVE TRÊS FILHOS. EU ENTÃO SÓ CUIDAVA DA CASA. QUANDO EU CHEGUEI EM SÃO PAULO, HÁ QUATRO ANOS, É QUE EU RESOLVI VOLTAR A ESTUDAR COM O INCENTIVO DA MINHA AMIGA ROSILDA.

LENILDO OLIVEIRA DE ALMEIDA

EU NASCI NA CIDADE DE FRANCISCO DANTAS, RIO

GRANDE DO NORTE. NASCI NO DIA 18 DE DEZEMBRO DE 1965. MINHA INFÂNCIA FOI SEMPRE TRABALHANDO NA ROÇA E NUNCA FUI PARA A ESCOLA POIS ELA ERA LONGE.

SÓ VIM ESTUDAR QUANDO EU TINHA 18 ANOS QUANDO A KIBOM DEU UMA OPORTUNIDADE PARA A GENTE ESTUDAR.

A GENTE ESTUDAVA NA FIRMA, MAS ERA APENAS UMA HORA TODOS OS DIAS. ESTUDEI POR DOIS ANOS LÁ.

18

ROSILDA COELHO TELES

EU NASCI NA CIDADE DE IGUAI, BAHIA, EM 15 DE AGOSTO DE 1963. MINHA INFÂNCIA FOI MAIS NA ROÇA. TENHO QUATRO IRMÃOS. FUI CRIADA PELO MEU PAI E MINHA MADRASTA. MINHA MÃE MORREU QUANDO EU TINHA 6 ANOS. SÓ VIM ESTUDAR AQUI EM SÃO PAULO. NUNCA PUDE ESTUDAR POIS TINHA QUE TRABALHAR NA ROÇA E ESCOLA FICAVA MUITO LONGE.

DERALDO GONÇALVES SALES

EU NASCI NA CIDADE DE CABACEIRA, BAHIA, EM 09/12/1975. MINHA INFÂNCIA TEVE MUITAS BRINCADEIRAS. GOSTAVA DE JOGAR BOLA, MONTAR A CAVALO E TOCAR GADO. A ESCOLA ERA MUITO LONGE E POR ISSO NÃO CONSEGUI IR. NA VERDADE, NEM SABIA QUE ALI POR PERTO PODERIA TER UMA ESCOLA. FREQUENTEI POUCO DEVIDO A GRANDE DISTÂNCIA. TINHA QUE TRABALHAR PARA AJUDAR A FAMÍLIA NO SUSTENTO. QUANDO CHEGUEI AQUI EM SÃO PAULO, EM 1996, COMECEI A ESTUDAR EM UMA ESCOLA CHAMADA EM EVANDRO CAIAFA ESQUÍVEL. LÁ FIQUEI POUCO TEMPO. DEPOIS ESTUDEI NUMA ESCOLA CHAMADA “PEDRA SOBRE PEDRA” E SAÍ, POIS, FECHOU A SALA. FIQUEI UM TEMPO SEM ESTUDAR ATÉ QUE EM 2022 ME MATRICULEI NA EMEB OLGA BENÁRIO PRESTES.

19

DESENHOS A PARTIR DA IDENTIDADE DOS NOMES DOS ESTUDANTES GILMARA APARECIDA

20

ROQUELINA

22
MARIA CÉLIA
23
ADENILSON
24 ISABEL
25 ROSILDA
26 ADRIANA
27 MARIA JOSÉ
28 CORINA
29 IVANETE
30 LENILDO
31 DERALDO
32 MIGUEL
33
MARIA APARECIDA
34 GERALDA
35 MÁRCIA
36 SOLANGE
37
ANTÔNIA EDILVA

ADRIANO GONÇALVES DA SILVA

38

EQUIPE EMEB OLGA BENÁRIO

PROFESSORES:

ANDRÉA SOUZA DE OLIVEIRA DORA CANZIAN BORTOLOTO

MARIA DO CARMO GALHEGO DE MARCHI ROBSON ANTÔNIO DA SILVA

DIRETORA:

TÁSSIA REGINA JOANA DA SILVA VICE- DIRETORA RENATA ANGÉLICA DO VALLE ORFÃO COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA

LILIANE LEITE DA SILVA JARDIM

39

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
EMEB Olga Benário Prestes - Histórias e Narrativas dos Estudantes da EJA by Formação EJA Diadema - Issuu