Edição 1118 - Folha de Alphaville

Page 1


www.folhadealphaville.com.br

Diretor: César Foffá

Ministério Público acata recurso de Gil Arantes e pede cassação do prefeito Piteri e do ex-gestor Furlan

O imbróglio sobre o processo de cassação do prefeito de Barueri, Beto Piteri (Republicanos), e de sua vice, Dra. Cláudia Afonso Marques (PSB), ganhou um novo capítulo. O assunto foi retomado após pedido de recurso feito por Gil.

Na quinta-feira (21), o Ministério Público de São Paulo emitiu parecer favorável ao recurso de embargo, solicitado pelo ex-prefeito Gil Arantes, no último dia 14. Em entrevista exclusiva à Folha de Alphaville, o ex-gestor afirmou: “eu confio na justiça”.

O desdobramento aconteceu há 16 dias da decisão do TRE, proferida em 5 de agosto, quando o Tribunal decidiu manter Piteri no comando do Poder Executivo da cidade. Processo investiga impulsionamento ilegal nas redes sociais. P. 4

| ABASTECIMENTO |

| EX-MANDATÁRIO. Gil cirticou trabalho da atual gestão nas áreas da educação e da saúde

Nível dos reservatórios de água da Grande SP é o mais baixo desde 2015

A escassez de chuvas no mês de agosto acende um sinal de alerta para o abastecimento de água na Região Metropolitana Oeste da Grande São Paulo. Com precipitações muito abaixo da média histórica, os três principais reservatórios responsáveis por suprir a região registram quedas consecutivas no volume armazenado. Segundo dados da Sabesp, atualizados na quinta-feira (21), o nível do Sistema Cantareira era de 36,7%. P. 8

| GOLPE DO PIX |

Após um mês da prisão de funcionário de Alphaville, empresa recupera R$270 milhões P. 5

| IMÓVEIS |

Alpha Vert: Com nova gestão, empreendimento que alia natureza e sofisticação imprime novo ritmo às obras P. 10 E 11

| ALERTA |

Casos de Coqueluche crescem 400% em bebês

P. 16

| ADULTIZAÇÃO |

Uso de celular por crianças: maioria dos leitores é contra, aponta enquete

A prisão do influenciador Hytalo Santos provocou debates sobre a proteção de menores no ambiente digital. O caso impulsionou discussões no Congresso Nacional. A Câmara dos Deputados aprovou, na quarta-feira (20), projeto de lei que estabelece regras para proteção e prevenção de crimes contra crianças e adolescentes em ambientes digitais.

Segundo enquete, realizada nas redes sociais da Folha de Alphaville, a maioria (87%) dos respondentes acha que as crianças com menos de doze anos não deveriam utilizar celular. O youtuber Felca, que denunciou possíveis explorações de crianças por parte do influencer Hytalo, disse que não desistirá do caso. P. 7

Maria João se renova e Shopping Tamboré receberá três novos restaurante P. 22 e 23

| ESPECIAL FA |

Folha de Alphaville celebra 22 anos com lançamento de produtos e forte presença digital

P. 12, 13 e 14

Adultização infantil: um alerta social e o papel do FELCA na valorização da infância

A adultização infantil tem se tornado um fenômeno crescente, impulsionado por redes sociais, consumo precoce e padrões estéticos impostos pela mídia. Crianças passam a adotar comportamentos, responsabilidades e visual de adultos, muitas vezes sem maturidade emocional para isso. O tema preocupa pais, especialistas da educação e da saúde.

Recentemente, o assunto ganhou às vitrines da grande imprensa, quando o youtuber Felca denunciou o influencer Hytalo Santos

por possível exploração infantil nas redes sociais. O caso gerou forte repercussão, resultando na prisão preventiva de Hytalo e seu marido. O influenciador já era investigado pelo MP do Estado da Paraíba. Felca recebeu ameaça de morte, após a prisão de Hytalo, e conseguiu liminar judicial para quebra de sigilo contra oautor de mensagens. O YouTuber afirmou que não vai desistir e continuará empenhado em combater a exploração de crianças e adolescentes na internet.

O Apagão de Mão de Obra e a Baixa produtividade são Ameaças ao Crescimento do PIB no Brasil

A taxa de Formação Bruta de Capital tem oscilado entre 15% e 19% ao longo das últimas décadas. Este nível de investimento é compatível para países não industrializados e precisaríamos estar investindo acima de 20%. Não bastasse este problema estamos enfrentando um apagão de mão de obra, o que coloca o setor produtivo, no caso a indústria, em risco de não crescer, pois sem investimentos em modernização do parque fabril e sobretudo investir pesado em automação e qualificação da mão de obra disponível ela estará condenada a perder mais espaço e sucumbir nos próximos vinte anos.

Para melhor entendimento o parque fabril brasileiro tem em média 14 anos. Segundo o Portal da Indústria, veículo oficial do Sistema Indústria (CNI/SESI/SENAI/IEL), cerca de 38% dos equipamentos estão próximos ou já ultrapassaram o ciclo de vida ideal recomendado pelos fabricantes.

Na área de automação industrial a relação entre funcionários e robôs é desanimadora. Para se ter um dimensionamento mais claro, enquanto no Brasil a relação é de 10 robôs para cada 10 mil funcionários, na Europa são 160 robôs para cada 10 funcionários. Na Coreia do Sul onde as empresas apresentam alto grau de automação, são 1000 robôs para cada 10 funcionários.

Estudo da Confederação Nacional da Indústria (CNI) informa que em 1995, a indústria

brasileira representava 2,77% da produção industrial mundial. Hoje, esse número é de apenas 1,28%, ou seja, praticamente a metade em sua performance.

Um relatório do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (IEDI) revelou que em 2018, a indústria de transformação representou apenas 11,3% do PIB, quase metade dos 20% registrados em 1976. E estimativas indicam que, se nada for feito, a participação da Indústria no PIB pode cair abaixo de 10% nos próximos anos.

Ficou bem registrado em minha memória que a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) já vinha fazendo movimentos sobre essa questão desde 2012 e o governo federal, mesmo tendo lançado políticas, como Brasil mais Produtivo, de lá para cá, o cenário não mudou nada.

O problema da mão de obra passa pela educação pública de melhor qualidade com inclusão e foco na formação profissional que deve ser uma prioridade. As máquinas e equipamentos estão cada vez mais automatizados e sofisticados. Os tempos do aprendizado on the job, no ‘chão de fábrica’, estão ficando cada vez mais distantes.

O Brasil precisa de projetos de políticas de Estado, com visão a médio e longo prazos, pelos quais se tenham fomentos para investimentos na renovação e automação de nosso parque fabril.

“Faremos o que é certo: receberemos a acusação, analisaremos as provas, e quem deve ser condenado será condenado, e quem deve ser absolvido será absolvido. Não existe a menor possibilidade de recuar nem milímetro sequer”,

disse o Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.

COMING SOON

UM PROJETO ICÔNICO COM REFERÊNCIAS INTERNACIONAIS, NO BAIRRO MAIS GASTRONÔMICO DE ALPHAVILLE, 18 DO FORTE.

SAIBA MAIS:
INTERMEDIAÇÃO:
REALIZAÇÃO:
PARCEIRO:

|

ELEITORAL | Processo se arrasta por um ano, Beto é acusado de impulsionamento nas redes sociais durante as últimas eleições municipais

MP acata recurso de Gil Arantes e pede cassação do prefeito Piteri e do ex-gestor Furlan

O imbróglio sobre o processo de cassação do prefeito de Barueri, Beto Piteri (Republicanos), e de sua vice, Dra. Cláudia Afonso Marques (PSB), ganhou um novo capítulo.

Na quinta-feira (21), o Ministério Público de São Paulo emitiu parecer favorável ao recurso de embargo, solicitado pelo ex-prefeito Gil Arantes, no último dia 14. Em entrevista exclusiva à Folha de Alphaville, o ex-gestor afirmou: “eu confio na justiça”.

Segundo trecho do documento do MP, “a posição do prefeito e vice-prefeita dos representados, ao transferir prestígio institucional para a campanha, agravou ainda mais a conduta.Contudo, a fundamentação do acórdão que julgou os embargos de declaração é, de imediato, desarrazoada e processualmente insustentável. ao admitir a juntada de novos documentos fora de prazo e com base neles, reverter a decisão anterior, o Tribunal incorreu em vícios que ferem o devido processo legal e a estabilidade da jurisdição”.

Depois do julgamento no Tribunal Regional Eleitoral (TRE),o caso será discutido em Brasília para decisão se haverá cassação de Beto Piteri, e acontecerá nova eleição municipal, ou se ele será mantido no cargo.

O desdobramento aconteceu há 16 dias da decisão do TRE, proferida em 5 de agosto, quando o Tribunal decidiu manter Piteri no comando do Poder Executivo da cidade.

O processo se arrasta por um ano. A Justiça foi acionada por Gil Arantes em agosto de 2024 (leia abaixo).

| EX-GESTOR. Gil disse que acredita na justiça eleitoral

Furlan teria feito impulsionamento pago de quase 100 postagens no Instagram relacionadas às eleições no município. As publicações teriam sido divulgadas em conjunto com os perfis de Beto Piteri e Claudia Marques, como “coautores” dos posts.

A FA entrou em contato com a Prefeitura de Barueri e não recebeu retorno até o fechamento da edição. A reportagem também não conseguiu contato com Rubens Furlan.

Furlan chegou a comemorar nas redes No dia 7 de agosto, o ex-prefeito Rubens Furlan chegou a comemorar a vitória no TRE. “Em abril deste ano tivemos um problema que não justificava, pelo fato de que eu teria impulsionado propaganda eu perdi os direitos políticos e pior ainda foi anulada a eleição de 2024”, contou.

“Mas graças a Deus e ao nosso advogado (Dr.Tosca-

no) essa situação foi revertida”, ressaltou.

Avaliação oposição à atual gestão

O ex-mandatário Gil ainda fez uma avaliação, em entrevista exclusiva à reportagem, sobre a atual gestão e destacou as principais ações que realizaria se estivesse à frente da cidade.

“A primeira seria melhorar a saúde do nosso município, voltar a ter saúde de qualidade, melhorar a educação, porque da educação depende o futuro das nossas crianças e já estaríamos implantando a tarifa zero no transporte coletivo, investiríamos também no trânsito da nossa cidade que está um caos”, destacou.

Derrota nas urnas

Sobre ter sido derrotado nas urnas por Beto Piteri, Gil disse que houve suspeitas de compra de votos. “Mas mesmo assim conseguimos ter

uma votação expressiva de mais de 80 mil votos em Barueri e sou muito grato à população de Barueri por essa votação”, falou.

Com relação ao seu futuro político e a possibilidade de concorrer às eleições, Gil Arantes contou que “ainda não tomei nenhuma decisão”.

Decisão favorável do TRE Durante a sessão, em 5 de agosto, o TRE acolheu os embargos de declaração apresentados pela defesa, reconhecendo a existência de novos documentos que geraram dúvidas quanto à metodologia usada para avaliar o impacto das publicações impulsionadas.

Os magistrados entenderam que as postagens não foram suficientes para influenciar no resultado das eleições.

A decisão de primeira instância já havia sido favorável a Beto Piteri.

Adiamento em julho

Em 1º de julho, o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) adiou o julgamento dos embargos de declaração apresentados pelo chefe do executivo e pelo ex-prefeito, Rubens Furlan (PSB).

Cassação

No dia 28 de abril, o Tribunal cassou os diplomas de Beto Piteri e de sua vice, Cláudia Marques (PSB), e tornou ambos inelegíveis por oito anos.

Ex-mandatário

criticou trabalhos da gestão atual nas áreas da saúde e da educação

A diplomação é uma espécie de atestado da Justiça Eleitoral que comprova que os candidatos foram, de fato, eleitos pelo povo. Mas, em 1º de maio, o ministro Nunes Marques, do Tribunal Superior Eleitoral, suspendeu a cassação após um recurso apresentado pela defesa da vice-prefeita.

Pedido de cassação No final de 2024, o TRE-SP iniciou o julgamento em segunda instância do processo contra o ex-prefeito Rubens Furlan, Beto Piteri e Claudia Marques. Em seu voto, o relator do caso, juiz Regis de Castilho, considerou que houve “indisfarçável abuso midiático” por parte dos três políticos. Em agosto do ano passado, quando começou oficialmente o período eleitoral, a justiça eleitoral foi acionada por Gil Arantes (União), ex-prefeito do município, derrotado por Piteri no pleito. Ele acusou o adversário, que ocupava o cargo de vice-prefeito, de praticar abuso de poder econômico e uso indevido dos meios de comunicação, com o ex-prefeito Rubens Furlan, durante o período de pré-campanha.

Impulsionamento de postagens

Furlan teria feito impulsionamento pago de quase 100 postagens no Instagram relacionadas às eleições no município.

A lei eleitoral só autoriza essa prática por parte de pessoas ou legendas interessadas em disputar o

pleito, o que o então prefeito no momento estava impossibilitado de fazer, já que estava exercendo seu 2º mandato consecutivo. As publicações teriam sido divulgadas em conjunto com os perfis de Beto Piteri e Claudia Marques.

GLÁUCIA ARBOLEYA redacao@folhadealphaville.com.br

economia

| ATAQUE CIBERNÉTICO | Suspeito trabalhava em uma empresa da região e vendeu senhas do sistema

Golpe do PIX: Após um mês da prisão de funcionário hacker de Alphaville, BMP recupera R$270 milhões

redacao@folhadealphaville.com.br

Após cerca de 40 dias do maior ataque cibernético já registrado na história do país, com prejuízo estimado em R$ 1 bilhão, a empresa BMP Moneyplus, principal vítima do caso, afirma ter recuperado metade dos R$ 541 milhões que perdeu. O Banco Central trabalha para organizar a repatriação do dinheiro desviado.

O ataque cibernético explorou uma série de falhas que deram brecha para que os criminosos movimentassem contas de ao menos seis clientes da provedora serviços de tecnologia da informação (PSTI) C&M Software.

| INVESTIGAÇÃO. Técnico de TI foi preso no dia 3 de julho

O técnico de TI João Nazareno Roque, 48, colaborador da C&M, companhia localizada em Alphaville, foi cooptado pela quadrilha, intermediou as transferências, e está preso desde o dia 3 de julho.

De acordo com o advogado de Roque, Jonas Reis, seu cliente continua sob detenção.

“Estamos no aguardo de um pedido de liberdade”, afirmou. Em nota, a C&M Software diz que as evidências apontam que o incidente decor-

Prejuízo total de empresas é estimado em R$ 1 bilhão

reu de táticas para enganar funcionários de forma a induzir o compartilhamento indevido de credenciais de acesso, não de falhas nos sistemas ou na tecnologia da empresa.

Além da BMP, relatório da Polícia Federal mostra que o Banco Industrial do Brasil e a cooperativa de crédito rural CrediAliança também tiveram valores desviados. O CorpX Bank também registrou queixa junto à polícia paulista. Ainda não há informações sobre as outras duas vítimas.

Segundo as investigações, o funcionário de tecnologia da informação na empresa C&M Software, teria fornecido acesso remoto à sua máquina, permitindo que hackers executassem os comandos que resultaram nos desvios.

À polícia, o investigado contou que vendeu sua senha por R$ 5 mil a hackers em maio e depois, por mais R$10 mil, partic ipou da criação de um sistema para permitir os desvios.

Ele relatou ainda que só se comunicou com os criminosos por celular e não os conheceu pessoalmente.

notas rápidas.

| BOLETIM FOCUS |

Expectativa de inflação para 2025 fica abaixo de 5%

Pela 1ª vez desde janeiro, a expectativa de inflação para este ano ficou abaixo de 5%, de acordo com projeções de analistas do mercado financeiro. A informação está no Boletim Focus publicado toda semana pelo Banco Central com base nas previsões de mais de 100 instituições financeiras.

Tarifaço de Trump pode causar perda de até 726 mil empregos

As tarifas de 50% impostas por Donald Trump sobre as exportações brasileiras para os Estados Unidos podem resultar em uma perda de 726,7 mil empregos em um ano e uma retração de 0,26% no Produto Interno Bruto (PIB). A projeção foi feita pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

diz que os EUA querem solução ‘constitucionalmente impossível’ sobre tarifas

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou na segunda-feira (18), que as negociações entre Brasil e Estados Unidos sobre as tarifas de 50% aplicadas a produtos brasileiros estão estagnadas porque Washington tenta impor ao país uma solução considerada “constitucionalmente impossível”.

A declaração foi feita durante um painel do fórum Futuro Sustentável, promovido pelo Financial Times e pela Times Brasil CNBC, em São Paulo.

| FERNANDO HADDAD. Ministro fez declaração durante painel do fórum Futuro sustentável

Haddad também comentou sobre a reunião virtual que estava prevista para a semana passada com o secretário do Tesouro norte-americano, Scott Bessent. Segundo o ministro, já se esperava o cancelamento após a divulgação do encontro, devido a pressões da extrema direita.

O ministro reforçou que o governo brasileiro não foi responsável pelo cancelamento e destacou que jamais tomaria a iniciativa de desmarcar uma reunião com uma autoridade estrangeira, atitude que classificou como “deselegante”.

Gigante de piscinas pré-fabricadas, iGUi abre unidade em Alphaville

A iGUi, maior produtora e comercializadora global de piscinas pré-fabricadas e a franquia mais internacionalizada do Brasil por número de países, abriu as portas em Alphaville, no dia 13 de agosto.

A nova loja, com o layout inovador de um escritório de alto padrão em uma área de 150 m², localizada na Alameda Rio Negro, 229, estará sob o comando do casal de engenheiros Letícia Cipriano e André Vitor Roque.

A engenheira civil teve a sua loja própria da Splash (marca de piscinas da iGUi) na cidade de Suzano (SP) em 2022. E a família Cipriano está na Rede iGUi há uma década com lojas da iGUi, TRATABEM (microfranquia de serviços) e Splash.

FOTO: LUMOS/IGUI/DIVULGAÇÃO | EMPREENDEDORES. A loja estará sob o comando do casal de engenheiros Letícia Cipriano e André Vitor Roque

Para o casal, Alphaville é referência no mercado de alto padrão e luxo, principalmente no segmento de construção civil. “É um bairro estratégico, que atende a cidade de Barueri, Região Metropolitana e parte do interior de São

Paulo. Além disso, as construções em condomínios novos e antigos por aqui estão em constante mudança, oportunidade perfeita para o retrofit, revitalizações rápidas, limpas, seguras e com altíssima qualidade”, comenta Letícia.

FOTO: DIVULGAÇÃO/ GOVERNO DE SP
O GOLPE

cidade

| SISTEMA CANTAREIRA | Responsável pelo abastecimento da região, reservatório opera com 36,7% da capacidade

Nível dos reservatórios de água da Grande SP é o mais baixo desde 2015

A escassez de chuvas no mês de agosto acende um sinal de alerta para o abastecimento de água na Região Metropolitana Oeste da Grande São Paulo. Com precipitações muito abaixo da média histórica, os três principais reservatórios responsáveis por suprir a região registram quedas consecutivas no volume armazenado, o que preocupa autoridades e especialistas.

Segundo dados da Sabesp, atualizados na segunda-feira (18), o nível geral de armazenamento dos sistemas é de 40,1% da capacidade total, representando uma queda de 0,3 ponto percentual em apenas 24 horas.

Cantareira

O cenário mais crítico é o do Sistema Cantareira, o maior e mais estratégico entre os três, que opera atualmente com 36,7% da capaci-

dade — uma redução de 0,2% em relação ao dia anterior. O volume de chuvas acumulado no mês na área de influência do Cantareira é de apenas 0,5 mm, muito abaixo da média histórica para agosto, que é de 34,2 mm.

Sistema Cotia O sistema Cotia, que atende parte significativa da

região, também apresenta tendência de queda. O volume armazenado está em 62,7%, com redução de 0,5% em um único dia. A precipitação no mês foi de apenas 3,6 mm, longe dos 40 mm esperados para o período.

São Lourenço

Já o sistema São Lourenço, outro importante manan-

cial para o abastecimento regional, opera com 60% da capacidade. O volume também caiu — 0,4% em um dia — e o acumulado de chuva em agosto chega a apenas 2,2 mm, frente a uma média histórica de 60,7 mm. Diante desse cenário, o risco de escassez hídrica cresce caso o clima seco persista. Embora ainda não haja

App SP Mulher Segura permite fazer b.o e traz botão do pânico

As mulheres vítimas de violência podem pedir ajuda pelo aplicativo SP Mulher Segura, do Governo de São Paulo. A ferramenta gratuita permite o registro de boletins de ocorrência 24 horas por dia e foi desenvolvido pela Secretaria de Segurança Pública do Estado.

Outro diferencial do aplicativo é o botão do pânico, que pode ser acionado por mulheres com medidas protetivas que precisem de ajuda imediata. O pedido

é registrado pela central da Polícia Militar, que envia socorro ao endereço geolocalizado pelo app. Mais informações pelo site ww.spportodas.sp.gov.br.

Medidas protetivas

O número de pedidos de medidas protetivas ajuizadas em favor de mulheres no estado de São Paulo subiu em 2025: de janeiro a julho, foram registrados 67.990 pedidos, um aumento de 22,3% em relação ao mesmo período de 2024.

notas rápidas.

| RANKING |

São Paulo mantém 1º lugar em inovação

São Paulo se manteve como o Estado mais inovador do País, segundo o Índice Fiec de Inovação dos Estados 2025, coordenado pela Federação de Indústrias do Ceará (Fiec) em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI). O índice é estruturado em duas dimensões: capacidades e resultados. Ele avalia infraestrutura, investimentos em ciência e tecnologia, qualificação do capital humano, solidez institucional, produção científica, geração de propriedade intelectual e dinamismo empreendedor.

Chuvas são esperadas apenas para meados de setembro

anúncio de medidas restritivas, a continuidade da redução nos níveis dos reservatórios poderá levar a ações de contenção ou campanhas de uso consciente nas próximas semanas.

Fuvest abre inscrições para o vestibular

As inscrições para a prova da Fuvest, porta de entrada para a Universidade de São Paulo (USP), estão abertas até 7 de outubro. Uma novidade da edição deste ano é a indicação do local de preferência para a prova. O cadastro deve ser realizado pelo site www.fuvest.br. A prova de conhecimentos gerais está marcada para 23 de novembro. A primeira lista de chamada para a matrícula está prevista para 23 de janeiro de 2026.

Programa de Anistia em Santana de Parnaíba vai até 30 de setembro

O Programa de Anistia Fiscal da Prefeitura de Santana de Parnaíba , que teve início em 1 de agosto, pode ser aderido até 30 de setembro. Os cidadãos poderão negociar suas dívidas com descontos de até 95% em juros e multas e parcelamento em até 36 vezes. A ação é válida para débitos vencidos até 31 de dezembro de 2024, inclusive IPTU. Os interessados podem realizar a negociação presencialmente no Centro Administrativo Bandeirantes ou na unidade do Poupatempo, localizada na Avenida Tenente Marques, na Fazendinha. A consulta e negociação também podem ser feitas pelo site da prefeitura (www. santanadeparnaiba.sp.gov.br).

Instituto de Previdência de Barueri ultrapassa R$ 4 bi em patrimônio

O Instituto de Previdência Social dos Servidores Municipais de Barueri (Ipresb) iniciou o mês de agosto com um patrimônio líquido superior a R$ 4 bilhões. A marca história consolida o instituto como o maior Regime Próprio de Previdência Social (Rpps) do Estado de São Paulo, segundo a prefeitura. Apenas no primeiro semestre de 2025, o portfólio de investimentos do instituto apresentou um retorno de +6,01%, superando a meta atuarial.

| CENÁRIO. Volume de chuvas acumulado no Cantareira é de apenas 0,5 mm
| USP |
| SERVIDORES PÚBLICOS |
| NEGOCIAÇÃO |

cidade

| ESTATUTO | O caso impulsionou discussões no Congresso Nacional sobre regulamentações digitais para a proteção infantil

Uso de celular por crianças: maioria dos leitores é contra, aponta enquete

A prisão do influenciador Hytalo Santos marca um ponto de inflexão no debate sobre a proteção de menores no ambiente digital, evidenciando a urgência de medidas eficazes para coibir a exploração infantil nas plataformas online (leia mais sobre o caso abaixo).

O caso impulsionou discussões no Congresso Nacional sobre regulamentações digitais para a proteção infantil, incluindo propostas de atualização do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A deputada Erika Hilton elogiou Felca pela coragem e alertou sobre a urgência de leis que acompanhem o uso da internet por crianças e adolescen-

| MONITORAMENTO. Participantes da enquete dizem que pais são responsáveis pela prevenção de crimes contra crianças na internet

tes. A Câmara dos Deputados aprovou, na quarta-feira (20), projeto de lei que estabelece regras para proteção e prevenção de crimes contra crianças e adolescentes em ambientes digitais.

De acordo com uma enquete realizada nas redes

sociais da Folha de Alphaville, de segunda-feira (18) para terça-feira (19), a maioria (87%) dos respondentes acha que as crianças com menos de doze anos não deveriam utilizar celular, enquanto 13% opinaram como uma situação normal.

Sobre os menores terem perfis em redes sociais, 85% não concordam, 2% disseram que não há problema e 13% acreditam que tudo bem, desde que acompanhados por pais ou responsáveis.

O resultado da enquete também apontou que, para 99%, a mídia influencia na adultização. A maioria (71%) dos participantes passou a refletir sobre o assunto após a denúncia feita por Felca (veja abaixo).

Quase todos os participantes (99%) avaliaram como os pais sendo os responsáveis pela prevenção da adultização e proteção das crianças contra explorações na internet.

No total, 2,2 mil pessoas responderam as questões da FA.

O tema adultização ganhou repercussão após denúncia de Felca e prisão de Hytalo

Prisão

O influenciador digital Hytalo Santos foi preso preventivamente em 15 de agosto de 2025, em Carapicuíba, acusado de exploração sexual e econômica de menores, tráfico humano e trabalho infantil irregular.

A prisão ocorreu após denúncias feitas pelo youtuber Felca, que publicou um vídeo intitulado “Adultização” em 6 de agosto, expondo práticas de sexualização precoce de crianças e adolescentes nas redes sociais.

No vídeo, que ultrapassou 45 milhões de visualizações

em poucos dias, Felca apresentou evidências de que Hytalo promovia “reality shows” com menores de idade, incluindo a adolescente Kamyla Maria Silva, conhecida como “Kamylinha”, em situações consideradas inadequadas.

As denúncias levaram o Ministério Público da Paraíba (MP-PB) a intensificar as investigações, resultando na prisão de Hytalo e de seu marido, Israel Nata Vicente, também conhecido como Euro.

Suspensão perfil Hytalo A Justiça determinou, além da prisão preventiva, a suspensão dos perfis de Hytalo nas redes sociais, a desmonetização de seus conteúdos e a proibição de contato com menores de idade envolvidos nos vídeos.

Quer aprender de forma rápida o que você tanto sonha, escolhendo o curso livre ideal para o seu momento de vida?

Confira as condições no site.

mercado editorial

Em meio à retomada do interesse por conteúdos impressos, Revista Efe. chega ao mercado para contar histórias de pessoas que inspiram em Alphaville e região

Efe., a Revista da Folha de Alphaville é lançada com conteúdos sobre negócios, tendências e network

Em um contexto de busca por mais profundidade, inspiração e relacionamentos, nasce a Revista efe., publicação mensal com toda a credibilidade e experiência do Grupo Folha de Alphaville, fundado em 2003.

Mas esse novo produto é muito mais do que uma revista impressa, como explica o publisher Cesar Foffá: “lançamos um novo veículo que vai ajudar a conectar as pessoas de Alphaville com o que tem de melhor na região. São histórias e negócios que estavam carentes de um espaço com credibilidade e seriedade como o que temos há mais de 20 anos. Nesse período, entregamos comunicação e jornalismo de qualidade e de forma ininterrupta”.

“Alphaville foi feita por empreendedores e a gente quer mos-

trar exatamente as pessoas que movem Alphaville e a região. São pessoas com muita vontade, garra e histórias e inspirações que precisam ser compartilhadas. Ainda mais nesse novo momento de grande expansão do bairro”, destaca Cesar.

Experiência e troca

A cada edição mensal da Revista efe. os empresários e moradores de Alphaville terão a oportunidade de vivenciar uma experiência única de troca e relacionamento. Os lançamentos serão sempre ligados a eventos importantes para a comunidade e permitirão que marcas, influenciadores, consumidores e empresários se encontrem para trocar experiências e trazer ainda mais visibilidade para quem faz a região acontecer.

Plataformas digitais

Atualmente, as diferentes plataformas digitais da Folha de Alphaville possuem mais de dois milhões de visualizações e a ideia é que esses números cresçam ainda mais com o conteúdo da efe., já que todas as reportagens serão publicadas também nos meios eletrônicos.

“A revista efe. é um grande lançamento e uma verdadeira ferramenta de network na região e futuramente em São Paulo, com conteúdo fino e escolhido por uma equipe de ponta. Iremos conectar pessoas através de eventos corporativos, publicações impressas, palestras, podcasts, redes sociais e vídeo. É a mais nova companhia dos leitores de Alphaville e região”, celebra o diretor de Novos Negócios da Folha de Alphaville, Marcelo Foffá.

“Alphaville foi feita por empreendedores e a gente quer mostrar exatamente as pessoas que movem o bairro e a região”, destaca o Publisher César Foffá

Nossa primeira matéria de capa conta um pouco dos caminhos que Guilber Hidaka precisou percorrer para, enfim, poder conciliar negócios sem abrir mão da presença da família.

Percepção de mudanças de mercado, criatividade e arrojo sempre fizeram parte de sua filosofia, e foi desta forma que conseguiu alcançar parte de seus objetivos. Parte, pois sua cabeça nunca está parada.

Quando menos se espera, vem ele com uma nova ideia que pode ditar uma nova moda ou embarcar em um projeto ainda não explorado pelo mercado.

Mas se há uma coisa que ele não abre mão é de sua família. Qualquer viagem planejada, ela está em primeiro lugar. “É uma forma que encontrei de educar os três filhos de uma maneira prática, muito além do que os livros podem mostrar”, contou Guilber. O fotógrafo, que já integrou o time do Grupo Folha de Alphaville, enviou um feedback sobre a primeira edição da Revista Efe. “Fico muito feliz em estar na capa da Efe, especialmente depois de anos atrás ter trabalhado como fotógrafo para a mesma redação. Fez parte da minha história. A Efe chega como uma revista de muito bom gosto, sofisticada”, destacou.

Conheça a Revista Efe., acesse o site www.revistaefe.com.br e boa leitura!

Tendência global

Na última década, muitos diziam que a revista impressa “morreria”, assim como falaram do jornal impresso, da televisão e do rádio.

Mas, do ano passado para cá, essa teoria vem sendo deixada para trás. A busca por experiências táteis e o desejo de se desconectar das telas têm impulsionado uma tendência global: o retorno das publicações em papel.

Segundo a pesquisa Two Sides “”Rend Tracker 2023”” houve uma recuperação significativa nos hábitos de leitura dos consumidores em relação aos materiais impressos desde a pandemia da Covid-19.

| A efe. chega com um time de profissionais experientes, como Cesar e Marcelo Foffá, Heymar Nunes, Beatriz Bononi e Gláucia Arboleya, além de colunistas de renome, entre eles, William Waack, Leandro Karnal, Carlos Alberto Júlio, Alex Agostini, Fernando Barra e João Branco.
| Guilber concilia sua carreira e a vivência familiar em viagens inusitadas

FOLHA CONTENT

Com nova gestão, empreendimento que alia natureza e sofisticação imprime novo ritmo às obras

Ipê Realty, empresa de investimento imobiliário, contratou a Novo Modo para gestão da incorporação do Empreendimento Alpha Vert

O Alpha Vert, empreendimento de alto padrão localizado na região de Alphaville, abriu as portas para visitação de uma casa pronta decorada, marcando um novo momento em sua trajetória.

Lançado originalmente como “Ekko Live Alpha One”, o projeto conquistou o mercado em 2021 com vendas expressivas e valorização contínua desde então. Com localização estratégica, cercado por áreas verdes e com fácil acesso às principais rodovias e serviços da região.

Nova gestão, novo ritmo de obra e compromisso com o cliente

Desde o final de 2024, o empreendimento conta com uma nova estrutura societária. A Ipê

Realty, especializada em investimentos no setor imobiliário, assumiu integralmente a condução do projeto e contratou a Novo Modo, para a gestão da Incorporação, devido à sua experiência e excelência no mercado.

Além da reorganização das obras e do atendimento ao cliente, a nova gestão também promoveu a mudança de nome do empreendimento — agora chamado Alpha Vert . A alteração marca o início de um novo ciclo, com foco na transparência e comprometimento com os clientes. A atualização da marca teve como objetivo desvincular o projeto de eventos passados e reforçar a seriedade da nova condução do negócio.

Desde então, foram tomadas todas as providências necessárias para imprimir um novo ritmo às obras, e o novo cronograma prevê a entrega do Alpha Vert em maio de 2026.

O relacionamento com os clientes também foi reformulado: informes mensais sobre a evolução da construção são enviados aos clientes, e atualizações são publicadas no site da Novo Modo: novomodo.com.br/alpha-vert.

“O compromisso é entregar o empreendimento exatamente como prometido, com responsabilidade e total transparência”, afirma Enzo Riccetti, diretor executivo da Novo Modo. “As características da região e do projeto fazem do Alpha Vert uma oportunidade rara.”, enfatiza.

FOTOS: DIVULGAÇÃO

Mais do que um empreendimento: UM ESTILO DE VIDA COMPLETO

O Alpha Vert traz um conceito exclusivo que une casas e apartamentos em um único condomínio, oferecendo diversidade de plantas e experiências. São:

• 100 casas com 223m² ou 277m², todas com três suítes, piscina privativa e churrasqueira;

• 144 apartamentos com opções de 125m² e 167m² (três ou quatro dormitórios), além de versões garden e duplex com até 279m².

O destaque vai para o clube de lazer de uso comum com aproximadamente 1.800 m², que conta com piscinas coberta e descoberta (com deck molhado e infantil), quadra de tênis, espaço gourmet, salão de festas, brinquedoteca, salão de jogos, fire pit, playground, sauna seca, beauty place, coworking, sala de reunião, mini mercado, entre outros.

Os moradores dos apartamentos contam ainda com espaços exclusivos, como praça de chegada, hall de entrada, fitness indoor e outdoor, car wash com recarga para carro elétrico, bicicletário e muito mais.

Com assinatura da Ide Studio Arquitetura, o Alpha Vert é um empreendimento único, em um terreno privilegiado de mais de 51 mil m², o qual proporciona ao mesmo tempo tranquilidade de viver bem rodeado pela natureza e acesso rápido à capital paulista.

Ficha Técnica

ÁREA DO TERRENO

51.885 m²

UNIDADES

244, sendo 100 casas e 144 apartamentos

Local: Avenida Marcos Penteado de Ulhôa Rodrigues, 1116, em Santana de Parnaíba.

CASAS

92 CASAS de 277 m², com 4 pavimentos e 3 suítes

8 CASAS de 223 m², com 3 pavimentos e 3 suítes

TORRES RESIDENCIAIS

8 torres, sendo 4 subcondomínios com 2 blocos cada, contendo 2 subsolos + térreo + 4 pavimentos

4 unidades por andar

APARTAMENTOS

TIPO: 48 unid. de 167m² e 48 unid. de 125m²

GARDEN: 8 unid. de 169m² e 8 unid. de 198m²

DUPLEX: 16 unid. de 279m² e 16 unid. de 213m²

Projeto conta com casas e apartamentos em área privilegiada

Diferenciais

• Guarita blindada com pulmão de segurança

• Piso permeável nas calçadas e viário

• Cabeamento subterrâneo

• Ponto para recarga elétrica de veículos

• Piscinas climatizadas nas áreas comuns

• Paisagismo com espécies nativas dos biomas Mata

Atlântica e Cerrado

• Casas isoladas e voltadas para duas ruas

• Fechadura biométrica digital no acesso principal

• Área gourmet com churrasqueira entregue

• Persianas de enrolar automatizadas

• Infraestrutura para ar-condicionado (carga elétrica

e dreno) nas unidades

• Medição individualizada de água, gás e energia

Alpha Vert

Avenida Marcos Penteado de Ulhôa Rodrigues, 1116 | Santana de Parnaíba/SP

| INFORMAÇÃO GRATUITA |

Ao longo de sua trajetória, já foram distribuídos 70 milhões de exemplares do jornal

A história da Folha de Alphaville: 22 anos de compromisso com a informação e a comunidade

AFolha de Alphaville, que celebrou recentemente 22 anos, nasceu da inquietação de um jornalista experiente que, ao se mudar para a região no início dos anos 1990, percebeu a ausência de um veículo comprometido com a informação de qualidade.

César Foffá, seu fundador, sentiu a necessidade de oferecer à população uma fonte jornalística confiável, isenta e voltada ao cotidiano real das cidades de Barueri, Santana de Parnaíba e região de Alphaville e Tamboré. “Na época, predominavam jornais voltados à política e muitas vezes financiados por ela, o que enfraquecia a credibilidade do conteúdo”, contou o comunicador, que também carrega um nome forte como radialista.

Com formação sólida na área e passagem por veículos como Última Hora e Folha de S. Paulo, César decidiu fundar uma empresa de comunicação que unisse rigor editorial e estrutura profissional — desde a diretoria administrativa até a redação, composta por jornalistas da grande imprensa. Assim nasceu a Folha de Alphaville, em 2003, com o propósito de ser mais que um jornal: uma ferramenta de cidadania e um espelho da comunidade.

Desde o início, o projeto apostou na inovação. Ainda nos anos 2000, integrou um portal de notícias para atender à crescente demanda digital, antecipando tendências que só se consolidariam com o surgimento das redes sociais, um indicativo de como Alphaville sempre foi um polo de inovação e criatividade.

Sucesso x futuro.

“Não cobramos para o público ter acesso à uma boa informação. Não basta ter audiência, é preciso ter relevância”, reforça o Publisher César Foffá

O publisher

César Foffá se formou em jornalismo no ano de 1978, mas começou na área aos 16 anos. “Aos 17 anos eu já era foca. Trabalhei muito em rádioJovem Pan, Band, Globo, Eldorado e também na TV - Cultura, Manchete e até fui o primeiro apresentador do jornal do SBT, na época se chamava TVS”, contou

“Quando criei a Folha de Alphaville quis fundar uma empresa para durar. Me inspiro em grupos centenários. Para o futuro, vamos seguir buscando profissionalização, expansão e novos formatos. A região segue como nosso foco, mas também estamos olhando

para o macro, com novos veículos e modelos de comunicação. A presença digital será cada vez mais forte. Também vem aí eventos, ações ligadas à Revista efe e muitas outras novidades até o fim do ano”, prospecta o Publisher.

“Mais de duas décadas juntos com os leitores de Alphaville. É hora de presentear os antigos e novos moradores com uma nova Folha, com eventos e muito conteúdo digital. Muitas parcerias à caminho. Me sinto muito orgulhoso em fazer parte desta equip e e história. Fico feliz em cada projeto entregue pelo time. É gratificante” disse Marcelo Foffá, Diretor de Novos Negócios do Grupo Folha de Alphaville

| César Foffá e Marcelo Foffá estão à frente do Grupo

Editorial de excelência

O Grupo Folha de Alphaville sempre prezou por conteúdo, material gráfico e editorial de excelência. Sempre atuando com inovação, buscando entender o que as pessoas querem, o que o mercado pede. “Mesmo com o avanço do digital, ainda há espaço para o impresso. A diferença está na qualidade. O impresso voltou a ter valor quando feito com cuidado, aliado ao digital, em uma lógica de crossmídia, as plataformas se complementam, Participei de muitos projetos, não basta ter audiência, é preciso ter relevância”, destacou.

Mais do que um veículo de comunicação, a Folha se posiciona como uma espécie de ombudsman da comunidade. César, como morador ativo, vive a região, conhece seus problemas, frequenta seus comércios, restaurantes, programações locais e ouve as pessoas. Atua como elo entre população e autoridades, muitas vezes resolvendo questões de bastidores antes mesmo de virarem notícia.

Produtos do Grupo Folha de Alphaville

A Folha se tornou um sucesso imediato. O Grupo cresceu, lançou outros jornais, revistas e chegou a operar uma gráfica própria por mais de 12 anos, imprimindo títulos como O Globo, Gazeta Mercantil e diversos jornais paulistas. O Grupo teve mais de 300 colaboradores e uma atuação ampla no mercado gráfico. A distribuição sempre foi estratégica e eficiente, focando condomínios, centros comerciais e empresas.

A Folha de Alphaville também já foi responsável por várias outras publicações: a internacional CAR Magazine (revista automotiva inglesa), A Magazine (revista nacional de luxo) e a Metropolis (regional), mostrando o lifestyle para Alphaville e Brasil. Além das revistas, lançaram jornais no interior de SP, o diário BOM DIA e o sema-nal Jundiaí Hoje e a Folha de Louveira. O Grupo ainda investiu no segmento gráfico e lançou a Metromídia Gráfica, moderno parque gráfico responsável pela impressão dos jornais da casa e de terceiros.A gráfica funcionou por mais de 12 anos, a empresa trabalhava 24 horas por dia, 365 dias por ano.

O produto mais recente do Grupo, é a Revista efe., publicação lançada com conteúdos sobre negócios, tendências e network. Leia a matéria completa nas páginas 8 e 9.

César Foffá destaca que a longevidade do jornal se deve à sua capacidade de interpretar o momento histórico de cada época — pandemia, crises econômicas, transformações sociais — e traduzi-los em informação relevante. “A Folha de Alphaville é, acima de tudo, um reflexo do cotidiano de quem vive na região, feita com paixão pelo jornalismo e respeito por seus leitores”.

Hoje são distribuídos 23 mil exemplares por edição, com periodicidade mensal. “Temos distribuição qualificada nos condomínios tradicionais, verticais, horizontais, além de comércios e empresas. Sempre defendi o modelo gratuito, como no rádio e na TV aberta. Não cobramos para o público ter acesso à uma boa informação. + 70.000.000

“Ao longo de mais de duas décadas, a Folha de Alphaville entregou mais de 70 milhões de exemplares, sempre mantendo sua missão: oferecer informação confiável, gratuita e acessível. Sua credibilidade é a base do sucesso — tanto que o lema ‘Se saiu na Folha de Alphaville, é verdade’ ecoa até hoje entre os leitores”, destacou o Publisher.

E mais

A Folha manteve uma estrutura sólida com parque gráfico próprio, logística de distribuição e o Canal Folha de TV, transmitido pela Net –atual Claro. Com o avanço da mídia digital, a empresa também direcionou esforços para fortalecer o portal da Folha de Alphaville e ampliar sua presença nas plataformas sociais, levando informação de forma dinâmica e eficaz ao público da região.

A Magazine
Revista Metropolis
CAR Magazine
Diário BOM DIA
Revista efe.

MPD

“A Folha de Alphaville tem um papel essencial na construção da história e da identidade da nossa região, dando voz aos moradores e registrando seu crescimento, assim como os assuntos importantes para o cotidiano. Para nós da MPD, que acreditamos no desenvolvimento sustentável e na valorização de Alphaville, é uma honra celebrar esses 23 anos junto a um veículo que acompanha, informa e inspira quem vive e investe aqui. Nossa parceria só evidência que juntos podemos ir mais longe”

Mauro Dottori, Presidente da MPD Engenharia

UNIP

“A UNIP Alphaville parabeniza o grupo “Folha de Alphaville” pelos seus 23 anos de existência neste bairro tão querido por todos nós. Sempre com notícias atuais da região e do mundo, de forma imparcial, a FA escreve generosamente, cativando seus admiradores.

São mais de duas décadas de parceria com a UNIP, desde seu primeiro exemplar, e de uma grande amizade que se formou.

Ao querido amigo – e xará – e sua equipe, os nossos sinceros votos de mais sucesso por aqui.”

César Mathias - Diretor UNIP - Campus Alphaville

Ecovias Raposo Castello

Cioeste

“A Folha de Alphaville se consolidou como um veículo de credibilidade, sempre comprometido com a informação de qualidade e o fortalecimento da cidadania. Ao longo desses 22 anos, acompanhou de perto o crescimento e as transformações da nossa região, dando voz às demandas da população e colaborando para o desenvolvimento local. Parabenizo toda a equipe, especialmente o César Foffa, por manter vivo o compromisso com o jornalismo sério e responsável.”

Guto Issa, Presidente do Cioeste e prefeito de São Roque

Shopping Tamboré

“É com grande satisfação que parabenizamos o Folha de Alphaville pelos seus 23 anos de história. Neste momento especial, em que o Grupo Folha amplia sua presença com novas mídias e iniciativas voltadas para a região, reforçamos nossa admiração por um veículo que sempre esteve próximo da comunidade, assim como o Shopping Tamboré. Compartilhamos do mesmo propósito de oferecer o melhor em experiências, informação, lazer e entretenimento para os moradores da região. Ao longo dos anos, construímos uma parceria sólida e de confiança com o Folha, que sempre valorizou e deu visibilidade às nossas ações e à nossa conexão com o público local. Que venham muitos outros anos de sucesso, inovação e contribuição para o bairro.”

Rodrigo Galo, superintendente do Shopping Tamboré

“No pouco tempo em que estamos aqui, tivemos ótimas experiências com a Folha de Alphaville, que há 23 anos se destaca pelo jornalismo de qualidade, informativo e de muita relevância para a região. Desejamos muito sucesso ao jornal e a todo o time de jornalistas, e esperamos compartilhar muitas novidades com vocês nos próximos anos.”

Igor Barros, diretor superintendente da Ecovias Raposo Castello

Prefeitura Santana de Parnaíba

“O jornal Folha de Alphaville, é um jornal muito importante para nossa cidade e principalmente para a região de Alphaville. Quero parabenizar o veículo pelos seus 23 anos de história. Um jornal que tem contribuído de forma séria e comprometida com a informação de qualidade em nossa região. Santana de Parnaíba se orgulha de contar com um veículo que valoriza a transparência, a cidadania e o desenvolvimento local. Parabenizo toda a equipe, desde os fundadores até os profissionais que hoje mantêm esse legado vivo. Que venham muitos outros anos de sucesso e evolução. Contem sempre com o apoio da nossa administração para continuarmos construindo, juntos, uma cidade cada vez mais informada, participativa e próspera

Elvis Cezar - Prefeito de Santana de Parnaíba

AREA

“Parabéns à Folha de Alphaville por mais um ano informando e prestando serviços ao nosso bairro!

A AREA desta parceria de tão longa data!”

Geraldo José Michelotti - Presidente

Escola Internacional de Alphaville

“É um grande prazer comemorar os 22 anos da Folha de Alphaville, um parceiro muito importante e que sempre caminhou lado a lado com a Escola Internacional de Alphaville, contribuindo juntos para o crescimento da nossa comunidade! Parabenizamos a família Foffá, e desejamos que venham muitos outros anos com imensas inovações midiáticas! Recebam nosso abraço carinhoso!”

Ana Cláudia Favano e Carlos Maffia Neto - Diretores da Escola Internacional de Alphaville

Aluna Medicina Rio Pardo
Saiba mais

| CONTÁGIO | Especialistas reforçam importância da vacinação, inclusive em grávidas, para prevenir a doença

Alerta: casos de coqueluche crescem quase

400% em bebês menores de 1 ano em 2025

O Brasil enfrenta um aumento nos casos de coqueluche, uma doença respiratória altamente contagiosa e grave para bebês, especialmente nos primeiros meses de vida.

Dados preliminares do Ministério da Saúde indicam que, até julho de 2025, foram registrados 569 casos em crianças menores de um ano, quase cinco vezes mais que os 113 casos confirmados em todo o ano de 2024.

De acordo com a infectologista do Delboni e Salomão Zoppi, da Dasa, Ligia Pierrotti, a vacina dTpa (difteria, tétano e coqueluche acelular), aplicada entre a 27ª e 36ª semana de gestação, é fundamental para que a mãe transfira anticorpos ao bebê durante a gravidez, protegendo-o nos primeiros meses de vida.

Vacinação

“A vacinação da grávida é a primeira linha de defesa

do bebê contra a coqueluche e outras doenças graves. Garantir que essa dose seja aplicada no momento ideal faz toda a diferença na proteção neonatal,” afirma Ligia.

Pais, avós, irmãos, cuidadores e todos que convivem com o recém-nascido devem estar com a carteira de vacinação atualizada, especialmente com as vacinas dTpa e contra a gripe. Isso

cria uma “barreira imunológica” que reduz o risco de transmissão de doenças ao bebê, que ainda não está totalmente imunizado.

Para garantir que as vacinas estejam ativas, o

Planos de saúde passam a oferecer implante contraceptivo

A partir de 1º de setembro, todas as beneficiárias de planos de saúde no Brasil terão acesso ao implante subdérmico de etonogestrel considerado o método mais eficaz e seguro de prevenção da gravidez do mundo.

A decisão foi anunciada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e as pacientes não terão custo adicional.

Como funciona O implante subdérmico é um contraceptivo de longa

mais eficaz do mundo

duração, em forma de uma fina haste flexível, de 4cm por 2mm de diâmetro, colocado embaixo da pele do braço em um procedimento rápido, com anestesia local. O dispositivo libera lentamente um hormônio, o etonogestrel, em baixas quantidades ao longo de três anos, prevenindo a gravidez com um mecanismo duplo de proteção, que aumenta a densidade do fluido uterino, impedindo a entrada de espermatozoides no útero.

Até julho, país anotou mais de 560 casos

ideal é que familiares e cuidadores recebam as doses recomendadas pelo menos 15 dias antes do contato próximo com o bebê.

Sintomas

Coqueluche pode começar como uma simples tosse, mas pode evoluir para crises intensas que comprometem a respiração.

Entre os principais sintomas, tosse seca persistente, em crises intensas, chiado ou barulho agudo ao inspirar após tossir (em alguns casos), vômito após crises de tosse, febre baixa (em geral no início), cansaço e dificuldade para respirar.

Em bebês, pode haver pausas na respiração (apneia). A doença é grave principalmente em crianças pequenas e não vacinadas.

Caso perceba sinais em bebês ou pessoas do entorno, procure atendimento médico o quanto antes para diagnóstico e tratamento.

Pesquisa feita com cães dá esperança para quem perdeu movimentos

Uma pesquisa realizada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em cães com problemas de medula óssea, liderada pela professora Tatiana Sampaio, acende esperança para quem perdeu os movimentos. Os testes clínicos realizados, que usam uma proteína chamada polilaminina para estimular a regeneração de conexões nervosas, apresentaram bons resultados. O animal voltou a se movimentar depois de perder os movimentos das patas traseiras por causa de uma lesão na medula. A proteína foi extraída de placentas e “turbinada” em laboratório para formar uma malha capaz de estimular a regeneração.

Testes em humanos O projeto começou a ser desenvolvido no início dos anos 2000. Agora, os pesquisadores aguardam autorização da Anvisa para iniciar testes clínicos em humanos. A expectativa é que, no futuro, uma simples injeção possa ajudar na recuperação de movimentos em casos de lesão na medula.

É alergia ou resfriado?

Quando as temperaturas caem, a frequência de espirros, tosses e nariz escorrendo sobe — e junto com esses sintomas, aumenta também a confusão: estou com uma gripe, um resfriado ou é “só uma alergia”?

“A alergia costuma começar de forma súbita, com espirros, coriza clara, coceira nos olhos e nariz, mas sem febre. Já uma infecção geralmente vem acompanhada de febre, dor no corpo, mal-estar geral e tosse com secreção”, explica a a Dra. Cristiane Passos Dias Levy, otorrinolaringologista e especialista em alergias respiratórias do Hospital Paulista. | TESTES CLÍNICOS

Os sintomas podem variar conforme o ambiente Além disso, os sintomas podem piorar conforme o ambiente. Se pioram em casa, no carro ou perto de animais, por exemplo, é um forte indicativo de alergia e não de infecção.

DA REDAÇÃO redacao@folhadealphaville.com.br
FOTO: DIVULGAÇÃO/DASA
| IDENTIFICAÇÃO. Entre os sintomas da coqueluche está a dificuldade para respirar
Medida para implantação do contraceptivo começa valer em setembro

Tecnologia & Design & Inovação.

Mais do que im—veis ÿnicos em Alphaville, oferecemos experi»ncias memorøveis.

Acesse e d» um Upgrade na sua vida.

| POTÊNCIA | RSF Empreendimentos e NLS Incorporadora devem lançar novos projetos em breve na região

Infraestrutura sólida e localização estratégica fazem do 18 do Forte um dos bairros mais valorizados de Alphaville

| CRESCIMENTO. As perspectivas do mercado apontam para um cenário de valorização contínua da região. Bairro tem combinação de imóveis residenciais e comerciais

BEATRIZ BONONI redacao@folhadealphaville.com.br

Infraestrutura consolidada, localização estratégica e o equilíbrio entre usos residencial e corporativo fazem do 18 do Forte uma das áreas mais valorizadas de Alphaville, segundo grandes incorporadoras e especialistas do mercado imobiliário.

Essa combinação tem impulsionado lançamentos de médio e alto padrão, em sintonia com a demanda crescente por qualidade de vida, segurança e conveniência. A NLS Incorporadora, que aposta no potencial da região, prepara o lançamento do Ryo Copacabana para o fim deste ano. Para a empresa, a valorização do bairro é resultado direto de atributos únicos.

“O 18 do Forte se consolidou como uma área nobre, com infraestrutura completa, polo gastronômico, boas opções de comércio, além de um complexo de saúde robusto com clínicas, hospitais e academias. A localização, próxima à entrada de Alphaville e com fácil acesso à Castello Branco, amplia ainda mais o seu apelo”, afirma a incorporadora.

Marcelo Moralles, sócio-diretor da UpGrade Imóveis, compara o bairro à famosa Vila Madalena. “Brinco que é a nossa Vila Madalena. Um núcleo gastronômico foi surgindo e se fortalecendo, criando uma identidade própria. Hoje é, sem dúvida, o bairro mais gastronômico de Alphaville. Além disso, é central e está no coração da região. Há ainda um projeto

para interligar a Melville com a Avenida Marcos Penteado, o que deve trazer mais valorização”.

A MPD Engenharia, por sua vez, reforça que os imóveis lançados no 18 do Forte também contribuem para o prestígio da região. Com projetos como Level, Neo, Myrà e Atria, a empresa destaca que design contemporâneo, tecnologia construtiva, foco

em sustentabilidade e plantas versáteis são diferenciais que impulsionam o desenvolvimento local. A combinação de empreendimentos corporativos e residenciais de alto padrão faz do 18 do Forte um dos bairros mais valorizados de Alphaville. Para Débora Bertini, diretora de Incorporações e Vendas da MPD Engenharia, o equilíbrio entre

MPD destaca design contemporâneo, tecnologia e foco em sustentabilidade

negócios e moradia é o que torna o bairro um ecossistema atrativo e sustentável.

“No caso específico do 18 do Forte, a integração entre lares sofisticados e espaços corporativos gera um ambiente dinâmico, ideal tanto para empresas quanto para famílias. Isso impulsiona a valorização de forma constante”, explica Bertini.

Projetos inovadores

Marcelo Moralles reforça que projetos de arquitetura inovadora têm elevado ainda mais o padrão da região. Um exemplo é o Square Design Residence, da RSF Empreendimentos, que será lançado em breve com unidades entre

imóveis

94 m² e 121 m² e áreas de lazer diferenciadas.

“Buscamos criar algo além do que o mercado já oferece. O Square Design une arte, arquitetura arrojada e design internacional desde o embasamento até a fachada. É um projeto que estabelece um novo patamar no mercado imobiliário local”, afirma Moralles.

Pós-pandemia

A NLS Incorporadora destaca o aumento do interesse na região pós-pandemia, especialmente de paulistanos em busca de segurança e qualidade de vida. “A busca por viver próximo ao trabalho e priorizar o bem-estar da família se intensificou. Alphaville passou a atrair não apenas moradores finais, mas também investidores, o que fortalece o mercado de locação e impulsiona a valorização”, afirma a incorporadora.

| Empreendimento Square Design

AS INCORPORADORAS PROJETAM UM CENÁRIO DE VALORIZAÇÃO CONTÍNUA PARA O 18 DO FORTE NOS PRÓXIMOS ANOS.

“Com poucos terrenos disponíveis, demanda crescente e fortalecimento da economia local, a tendência é de valorização consistente. A chegada de novos serviços, comércios e facilidades deve acompanhar esse crescimento e manter a região em evidência”, finaliza Bertini.

| PÚBLICO | A maior parte é casada e tem filhos, revelou a pesquisa

Mulheres lideram compras por imóveis no Brasil, aponta Anuário DataZA

As mulheres têm assumido papel de destaque no mercado imobiliário brasileiro. Segundo o Anuário DataZAP 2024, divulgado pelo Grupo OLX, elas representaram 52% dos compradores que pesquisaram imóveis online no país.

A maioria pertence à geração X, com idades entre 41 e 60 anos, é casada, tem filhos, animais de estimação e integra a classe B, com renda familiar média de R$ 7.512,64.

Esse comportamento confirma o que muitas construtoras já observam na prática: a mulher, mesmo em decisões compartilhadas, é quem costuma definir os critérios essenciais na hora da compra.

A crescente influência feminina tem impulsionado o mercado a oferecer produtos mais alinhados com suas preferências, reforçando o protagonismo desse público no setor.

| RENTABILIDADE |

Airbnb é usado para Auto Quitação de Imóveis

O lucro líquido de US$ 642 milhões e a alta de 13% na receita da Airbnb no segundo trimestre de 2025, mesmo em um cenário global de juros altos e instabilidade geopolítica, consolidam uma tendência já percebida por quem acompanha o setor: o mercado de locação por temporada segue forte e resiliente.

Só em 2024, o Brasil movimentou cerca de R$ 14,5 bilhões em hospedagens de curto prazo, segundo dados do setor, com alta anual média de 12,3% na procura por imóveis via plataformas como Airbnb.

Esse desempenho, aliado à valorização de até 27% ao ano em regiões estratégicas, como São Paulo, Balneário Camboriú e João Pessoa, reforça o potencial do modelo de auto quitação, em que a receita gerada pelo aluguel de temporada é usada para pagar parcelas de imóveis adquiridos com crédito estruturado. O crescimento do mercado de aluguel por temporada tem atraído atenção de empresas do setor imobiliário e investidores institucionais que já reconhecem o potencial dessa modalidade.

| SQUARE. Projeto com referências internacionais
| Infraestrutura consolidada e localização privilegiada atrai investidores

autos

| MERCADO | Foram comercializadas mais de 5,4 mil unidades em agosto do modelo compacto

Volkswagen Polo é líder de vendas no país, aponta ranking

De acordo com dados da Fipe, o Volkswagen Polo é o veículo queridinho dos brasileiros e se mantém como líder de vendas no mercado nacional de carros e comerciais leves, com 5.451 unidades vendidas em agosto.

O modelo é um compacto da Volkswagen, conhecido por seu design moderno, bom desempenho e tecnologia embarcada. As versões mais recentes oferecem motores 1.0 TSI turbo com até 116 cv e câmbio automático de 6 marchas, além de versões com motor 1.0 MPI aspirado. O Polo se destaca pela segurança, com 4 airbags e controle eletrônico de estabilidade, e pelo conforto, com itens como sensores de estacionamento e ar-condicionado traseiro.

Na sequência, aparecem a Fiat Strada, com 5.114 emplacamentos, e o Hyundai HB20, que caiu para a terceira posição, registrando 4.628 vendas. O Fiat Argo também se destaca entre os hatchbacks, somando 4.340 unidades comercializadas.

SUVs

Entre os SUVs, o Toyota Corolla Cross lidera agosto até agora, com 3.587 unidades vendidas, seguido pelo Volkswagen T-Cross, com 3.230 emplacamentos, e pelo Hyundai Creta, que fecha o pódio da categoria com 3.012 vendas.

Desenvolvido pelo Chevrolet Performance Studio em Warren, Michigan, o CX Concept não é um modelo de produção, mas um exercício de design que aponta para o que pode ser o futuro da marca, influenciando diretamente as próximas gerações, como o C9 e até o C10.

DNA

O Corvette CX Concept mantém a essência do DNA Corvette, com traços característicos como o nariz alongado, a linha horizontal que separa a carroceria superior e inferior, e as icônicas lanternas traseiras duplas. Com apenas 1.04 metros de altura,

quência vem o Fiat Pulse, que somou 2.190emplacamentos. Já o Nissan Kicks ocupa a 6ª posição no ranking dos SUVs, com 2.173unidades comercializadas.

O Fiat Fastback aparece na quarta colocação entre os SUVs, com 2.330 unidades vendidas no período. Na se-

o CX apresenta proporções longas, baixas e largas, remetendo às linhas agressivas e elegantes dos modelos anteriores, mas com uma estética futurista.

Inspirado em caças a jato, o conceito substitui portas convencionais por uma canopy de peça única, que engloba para-brisa, teto e capô, articulando-se para frente para acesso ao cockpit.

A carroceria, pintada em prata com detalhes em vermelho, presta homenagem ao Corvette Sting Ray Concept de 1959, enquanto elementos como dutos de ar massivos, splitter frontal ativo e asa traseira ajustável maximizam o desempenho aerodinâmico.

Hatches

Na disputa entre hatches compactos de entrada, o Fiat

As novidades incluem modelos esportivo e hatch

Mobi teve 2.716 unidades vendidas e está à frente do seu principal concorrente, o Renault Kwid, que ficou com 1.855 emplacamentos.

O Volkswagen Tera somou 1.896 unidades comercializadas, ocupando a 16ª posição no geral.

Rede Volvo Car Eletropostos recebe tecnologia Autocharge

Chegou o momento que muitos usuários da rede de eletropostos da Volvo Car Brasil tanto aguardavam. Agora, os carregadores passam a contar com a funcionalidade Autocharge, que permite identificar o veículo assim que o plug seja conectado, otimizando algumas etapas, como por exemplo localizar o carregador e iniciar a recarga. Para isso, o cadastro deverá ser feito seguindo o passo a passo do aplicativo.

Neste primeiro momento, esta funcionalidade estará disponível de forma exclusiva para proprietários de veículos Volvo. Em uma segunda fase, todos os donos de elétricos poderão utilizar a nova tecnologia nos eletropostos Volvo.

No aplicativo Volvo Car Eletropostos, será possível ativar a funcionalidade Autocharge antes de iniciar a recarga em um carregador de carga rápida (DC). O cliente deverá selecionar a opção “Cadastre seu veículo para iniciar recargas automaticamente”.

Em seguida, basta seguir o passo a passo indicado no app. No final do procedimento, será necessário desconectar e reconectar o plugue do veículo antes de iniciar a recarga. Depois disso, basta o cliente acompanhar o carregamento em tempo real, enquanto utiliza a área de apoio próxima ao eletropostos.

Para mais informações, o usuário deve procurar pelo Termos e Condições dentro do aplicativo Volvo

Eletropostos.

GLÁUCIA ARBOLEYA

| FILOSOFIA JAPONESA | Marca tem compromisso inabalável com a perfeição. Compromisso é de excelência com os clientes

Lexus abre maior concessionária do país em Alphaville com conceito de luxo e experiência nos detalhes

A Lexus acaba de aterrissar na região de Alphaville. A loja, que fica localizada na Avenida Tucunaré 790 e é a maior da marca no país, foi inaugurada recentemente com o conceito de luxo automotivo.

A empresa tem como inspiração a filosofia Takumi, tradição japonesa de mestria artesanal que permeia cada criação Lexus, com o foco de que a verdadeira excelência reside nos detalhes imperceptíveis.

Cada Lexus, inclui o LexusCare, um conjunto completo de benefícios de alto padrão que garantem uma

experiência de luxo a cada quilômetro.

Os elementos foram planejados cuidadosamente

para refletir o compromisso inabalável da marca com a perfeição, desde a ambientação até os momentos de interação com os veículos.

De acordo com a empresa, “Alphaville, com sua atmosfera cosmopolita e público refinado, revelou-se o cenário perfeito para esta celebração da sofisticação.

A nova concessionária não apenas marca a presença física da marca na região, mas convida para fazer parte de um universo onde cada jornada é uma obra de arte”.

As informações sobre a concessionária podem ser

acessadas pelo site (www. lexusalphaville.com.br).

Automob

A Lexus Alphaville integra o portfólio empresarial de concessionárias da Automob, o maior e mais diverso grupo de concessionárias do Brasil.

Com a experiência de quase 30 anos, a Automob vem liderando a evolução do mercado automotivo no país.

Expansão

A Lexus mantém sua trajetória de crescimento

ANISTIA 2025

Nova loja fica na Avenida Tucunaré 790

sustentável no Brasil. Entre janeiro e abril deste ano, a marca registrou um aumento de 12% nas vendas em comparação com o mesmo período de 2024.

Com um plano focado em inovação, luxo e sustentabilidade, a Lexus completou o ano passado com mais de 1.100 veículos comercializados em todo o território nacional.

Escaneie o QR Code e saiba sobre locais, endereços e horários de 1/8 a 30/9

| LEXUSCARE. Um conjunto completo de benefícios de alto padrão

ALPHAVILLE

A casa, que é petfriendly, oferece atendimento há 23 anos na região

Restaurante Maria João é repaginado, recebe telão de 100 polegadas e turbina cardápio de drinks

Agora, os clientes do Restaurante Maria João, localizado na Avenida Copacabana, 148, em Barueri, poderão desfrutar dos pratos diferenciados e das bebidas especiais com muito mais conforto.

A casa, que é petfriendly e está há 23 anos na região, foi repaginada. O ambiente recebeu cobertura mais alta com teto retrátil, fechamentos laterais, nova iluminação, deck plano para melhor circulação e um telão de 100 polegadas.

E as novidades não param por aí. O cardápio foi turbinado com quatro drinks sem álcool, sodas italianas e pink lemonade. As bebidas foram batizadas com nomes das principais Alamedas de Alphaville.

O drink ‘Cauaxi’ leva água tônica, maracujá, morango e hortelã; ‘Madeira’’( água com gás, limão, xarope de gengibre e manjericão); ‘Rio Negro’ (suco de laranja, suco de limão, xarope de frutas vermelhas e hortelã); ‘Araguaia’(soda, xarope de gengibe, suco de limão, sementes de maracujá e espuma de gengibre).

Qualquer uma dessas escolhas sai por R$32,00. Já o cocktail de frutas, custa R$31,00.

Para os amantes de soda italiana, há opções de maçã, tangerina ou frutas vermelhas, por R$22,00. A pink lemonade sai pelo mesmo valor.

Mais informações podem ser consultadas pelo Instagram: @restaurantemariajoao

Arboleya
Ambiente recebeu cobertura retrátil, nova iluminação e deck plano
FOTOS:

ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA

Néctar também vai ter uma unidade na Alameda Gourmet do mall

Mandaloun, Mahá e Néctar abrirão às portas no Taste Lab do Shopping Tamboré

Os frequentadores do Shopping Tamboré (Avenida Piracema, 669) terão, em breve, novas opções de alimentação mais equilibradas e saudáveis; o que vai ao encontro com o desejo dos clientes, de acordo com pesquisa realizada pelo mall.

O centro de compras anuncia a chegada do Néctar, referência em alimentação natural, ao seu mix gastronômico. A marca terá duas unidades: uma no Taste Lab e outra na Alameda Gourmet.

As redes oferecem comida árabe, contemporânea a nutritiva

“A chegada do Néctar reforça nosso compromisso em proporcionar experiências gastronômicas diversificadas, alinhadas aos novos hábitos de consumo e ao crescente interesse por qualidade de vida”, afirma Rodrigo Galo, superintendente do Shopping Tamboré. Néctar conta com cardápio leve, livre de conservantes

ENQUETE

Instagram decide 70% das escolhas de restaurantes

O Taste Lab já recebeu nos últimos três anos diferentes restaurantes de chefs renomados

Cardápio nutritivo

Com um cardápio leve e nutritivo, composto por saladas, wraps, pokes e opções veganas, o Néctar prioriza ingredientes naturais, livres de conservantes e ultraprocessados.

Mandaloun e Mahá

Os restaurantes Mandaloun, comida árabe e Mahá, culinária contemporânea servida de um jeito prático, também vão aterrissar no Taste Lab. O espaço já recebeu nos últimos três anos diferentes restaurantes de chefs renomados como o Camarada Camarão, Fogo de Chão e Patties Burge.

Mais informações sobre o mix gastronômico do shopping podem ser consultadas pelo site www.shoppingtambore.com.br.

O Instagram é hoje o maior influenciador das escolhas gastronômicas dos brasileiros, segundo pesquisa inédita da Brazil Panels & Behavior Insights, feita com 2.548 pessoas em todo o país. O levantamento revelou que 70,2% dos consumidores já foram a um restaurante após vê-lo na plataforma. Na região, o cenário não é diferente. Uma enquete realizada nas redes sociais da FA, do dia 12 até 13 de agosto, mostrou que 69% também decidem o restaurante por meio do Instagram.

Apesar do peso do digital, a qualidade da comida segue como o critério mais importante para 64% dos respondentes, seguida por indicação (16%), preço (15%) e atendimento (5%). Quando perguntados se preferem ir até o local ou pedir delivery, a maioria (81%) opta por comer no restaurante. No total, mais de 345 pessoas participaram da enquete.

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.