Programa inovador de desenvolvimento infantil contra a adversidade em Boa Vista

Page 1

Programa inovador de desenvolvimento infantil contra a adversidade em Boa Vista 13 de abril de 2020 por Alexandra Bretani|Günther Fink|Susan ChangLopez|Christine Powell|Susan Walker Tradução inglês > português: André Ribeiro, Melissa Harkin – Harkin Translations para Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal

Um grande corpo de pesquisa mostrou os efeitos a longo prazo das adversidades no início da vida. Um ambiente acolhedor e estimulante é essencial para o desenvolvimento saudável da criança e pode reduzir os efeitos nocivos dos fatores de risco relacionados à pobreza e falta de recursos dos pais. Programas parentais para promover ambientes motivadores, como o Reach Up, desenvolvido originalmente na Jamaica, foram implementados com sucesso em vários países de baixa e média renda. Agora, precisamos entender as melhores maneiras de colocar essas intervenções em prática, para que todas as crianças necessitadas sejam alcançadas.

Replicação não é suficiente Ampliar as intervenções, o que significa transformar um pequeno programa em um programa muito maior em diversos contextos, é um processo complexo que envolve diferentes parceiros, recursos, adaptações contextuais e controle eficaz da garantia de qualidade, entre outros aspectos. No Brasil, o projeto S&T (Survive and Thrive – Sobreviver e prosperar, em Português) é um esforço para ampliar as intervenções na primeira infância no município de Boa Vista, na região Norte do Brasil. Adaptado do programa Reach Up, oferece apoio parental abrangente e estimulação na primeira infância, da gravidez aos 36 meses. O projeto tem como objetivo fornecer respostas a muitas questões relacionadas à transformação de uma intervenção em políticas públicas.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.