Lições do plano nacional integrado para dpi da áfrica do sul

Page 1

Título original: Lessons from South Africa’s National Integrated Plan for ECD Extraído do livro ‘Aprendizagem na Primeira Infância: Lições da atuação em escala’, publicado pela Fundação Bernard van Leer

Lições do Plano Nacional Integrado para DPI da África do Sul Linda Biersteker, Diretora de Pesquisa, Unidade de Recursos para a Aprendizagem da Primeira Infância, Cidade do Cabo, África do Sul O Plano Nacional Integrado para o Desenvolvimento da Primeira Infância (DPI) da África do Sul 2005-2010 se baseia em programas públicos, com o objetivo de assegurar que todas as crianças de 0 a 4 anos possam ter acesso a um leque abrangente de serviços de qualidade. Neste artigo, Linda Biersteker avalia como o PNI tem funcionado na prática e extrai lições para a implantação, que podem ser aplicadas tanto na África do Sul no futuro quanto no contexto de outros países. A prestação de serviços de desenvolvimento da primeira infância tem se tornado cada vez mais uma prioridade de desenvolvimento na África do Sul desde a mudança para um governo democrático em 1994. Da mesma forma que em muitos países, o foco inicial era facilitar a transição para a escola primária introduzindo um ano de recepção (série R). Embora continuem existindo desafios, principalmente a qualidade variável dos serviços, a introdução deste ano de preparação foi uma conquista considerável (Biersteker, 2010): 60% das crianças de 5 anos de idade o frequentam, e o acesso universal está previsto até 2014. No entanto, o processo de desenvolvimento de políticas para DPI (National Education Policy Investigation, 1992; Congresso Nacional Africano, 1994; Padayachie e outros, 1994) reconheceu que apenas este ano pré-escolar adicional não proporcionaria uma plataforma forte o suficiente para o desenvolvimento das crianças, principalmente as mais vulneráveis e as que vivem em situação de pobreza nas áreas rurais. Documentos de políticas (Departamento de Educação, 1995; 2001) referiram-se à necessidade de uma abordagem multissetorial de serviços para crianças pequenas. Finalmente, em 2005, o Comitê Nacional Interdepartamental para a DPI produziu o Plano Nacional Integrado (PNI) para DPI 2005-2010 (Departamentos de Educação, Saúde e Desenvolvimento Social, 2005). O PNI procurou assegurar que todas as crianças com idade entre 0 e 4 anos pudessem ter acesso a um leque de programas de qualidade de DPI com equipe treinada e serviços abrangentes, visando a saúde, a nutrição e o bem-estar social. O PNI se baseia em programas públicos existentes, incluindo:  assistência médica gratuita para crianças com menos de 5 anos de idade, para mulheres grávidas e que estejam amamentando (introduzido em 1994)


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Lições do plano nacional integrado para dpi da áfrica do sul by Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal - Issuu