Page 1

DIAGRAMAS COMPOSIÇÃO DO PROJETO Praça Gustavo Teixeira existente

Demolição dos canteiros existentes e remoção para reaproveitamento do piso de mosaico português, com excessão da parte central

Preservação da praça central existente, com adaptação da área do canteiro do busto de Gustavo Teixeira em um espelho d´água. Criação de dois eixos: um espelho d´água em direção à igreja matriz (marco zero da cidade) e o segundo eixo em chão de terra batida (piso PTA), apontando à cidade de Itu, de onde proveniram os fundadores de São Pedro.

Preservação e reforma do coreto existente.

Criação de decks de madeira em duas situações: área adjacente ao coreto existente, funcionando como apoio e extensão deste; e sobre o espelho d´água, servindo como travessia.

Área de transição entre o centro preservado da praça e as novas áreas criadas: área gramada e piso em seixo rolado, com pedras ornamentais grandes (esculturas, bancos).

Criação do novo desenho da praça, através do reaproveitamento do piso de mosaico português, em linhas ortogonais que contrastam com o desenho circular do centro preservado, alinhadas com o arruamento e articuladas com o posicionamento das árvores existentes. A nova geometria demarca a intervenção de um outro tempo.

A criação dos volumes de espécies arbustivas e de forração seguem a mesma lógica do desenho de piso, e cria nichos para os estares, em diferentes situações. O cuidado foi com a reutilização de espécies existentes e a inserção de mudas nativas, totalizando em 70% destas em relação ao total de espécies.

ÁREA DO CORETO

Criação de patamares em deck de madeira, como apoio e extensão das atividades do coreto existente.

Mobiliário proposto: bancos articuláveis (para ambos os lados do encosto), luminárias e balizadores com desenho mais sintético, reforma e reaproveitamento das lixeiras existentes, inserção de placas de sinalização em aço corten, com informações turísticas, históricas e artísticas, e reorganização dos mastros das bandeiras.

Proposta de extensão da praça Gustavo Teixeira, conectando-a a da igreja matriz de São Pedro, a partir de uma rua elevada, em piso de concreto intertravado para passagem de pedestres e tráfego de veículos de maneira mais controlada (trafic calm).

Composição total da proposta para a praça Gustavo Teixeira.

PERSPECTIVA AÉREA

Vista do eixo apontando para Itu, de onde proveniram os fundadores da cidade de São Pedro.

4° CONCURSO NACIONAL DE PAISAGISMO URBANO | ANP PRAÇA GUSTAVO TEIXEIRA . SÃO PEDRO . SP ILUSTRAÇOES GRÁFICAS

PERSPECTIVA AÉREA

Conexão da Praça Gustavo Teixeira com a praça da igreja matriz de São Pedro, através de rua elevada.

G12Y06M

01

/02

Releituras Poéticas : Praça Gustavo Teixeira  

Prancha 04/05 Projeto premiado em 3° Lugar 4°Concurso Nacional de Paisagismo Urbano . ANP equipe: arq. Felipe dos Santos arq. Lisandra S....

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you