Page 1

Ano I N. 04 OUT/NOV/dez/2009

Arquitetura CONCRETIZANDO REALIZAÇÕES Casa & Arte FLÁVIO FREITAS Novos Talentos ESPAÇOS MULTIUSOS Interiores ARQUITETURA COM PAIXÃO


PALAVRA DO PRESIDENTE Revista Nataldecor: consolidada ferramenta de marketing

Vlademir Alexandre

Prezados Leitores, Fico feliz em entregar à vocês mais uma edição da Revista NATALDECOR, veículo de comunicação da nossa Associação que já se consolidou tanto em Natal quanto em todo o Estado, como uma excelente ferramenta de marketing dos produtos e serviços de nossos lojistas e também como uma verdadeira mala direta na mão de todos os arquitetos do Rio Grande do Norte. Aproveito meu editorial para me despedir de vocês como presidente da NATALDECOR e desejar muito sucesso na gestão de Antonio Pitta, diretor da Spazzio, que inicia seu trabalho a partir do próximo mês. Ressalto, porém, que não me afasto da nossa Entidade, uma vez que continuo como vice-presidente. Tenham todos um boa leitura! Abraços do amigo, Gilvan Trigueiro Júnior

Ano I N. 04 Out/Nov/Dez/2009. Publicação da Firenzze Comunicação Estratégica, de responsabilidade da Associação Nataldecor. Jornalista responsável Márcia Ávila DRT/RS 5387. Tiragem 5.000. Impressão Gráfica Halley. Correspondências Rua Cons. Morton Faria, 1448, Ed. Griffe Point, sala 116 – Lagoa Nova – Natal/RN - CEP 59075-730 - (84)

Sumário

3231-0560 - nataldecor@nataldecor.com.br - www.nataldecor.com.br. Comercial e Circulação (84) 3344-5240 / 9444-0848

26 4 | NATALDECOR

ARQUiTETURA Evânia Bezerra: concretizando realizações em diferentes vertentes


30

Toques de modernidade para projetos plenos A arquitetura integrada e compatibilizada de André Macedo

42

24

19

PELO MUNDO

casa & arte

UNIVERSO PARTICULAR

Ambiente construído

O universo da comunicação visual de Flávio Freitas

Arquitetura Hospitalar: humanização e inovação

34

38

VERDE & CIA

Novos Talentos

Em sintonia com a natureza

A confortabilidade e integração dos espaços desenvolvidos por Flávia Ribeiro Rocha

REDAÇÃO Diretora de redação Márcia Ávila redacao@firenzze.com Reportagem Cileide Siqueira cileide@firenzze.com DESIGN Projeto gráfico e direção de criação Paulo Moreira pmoreira@firenzze.com Direção de arte Oswaldo Neto neto@firenzze.com . Gustavo Lourenço gustavo@firenzze. com . Rodrigo Flávio rodrigo@firenzze.com Assistente de criação Tales Paulo tales@firenzze.com Desenvolvedor Web Jarrier Paulo jarrier@firenzze. com COMERCIAL/MARKETING Diretor de atendimento Paulo Costa paulocosta@firenzze.com Atendimento Dorgival Dias dorgivaldias@firenzze. com FINANCEIRO Gerente financeiro Thiago Mendonça thiago@firenzze.com PRODUÇÃO/TRÁFEGO Helouise Melo helouisemelo@firenzze.com Av. Romualdo Galvão, 1703 - Ed. Trade Center, Lojas 06/07 - CEP 59056-105 - Natal-RN. (84) 3344-5240. www.firenzze.com - atendimento@firenzze.com

22

INTERIORES A paixão da arquiteta Maria Luíza Negreiros pela arte de arquitetar ambientes 5 | NATALDECOR


Informe Publicitário

O diferencial do Porcelanato Neolitic O Armazém Pará Home Center disponibiliza em seus showrooms o porcelanato Neolitic da Eliane. Com brilho do metal e seguindo a grande tendência da cerâmica, o porcelanato oferece eficiência e perfeição, com design jovem e de vanguarda. Produzido para espaços internos, tanto comerciais como residenciais, onde o elemento contemporâneo é fundamental, a Eliane produziu o porcelanato com efeito metalizado no relevo levemente estriado nas cores Prata e Bronze. Já as cores Branco, Castanho e Preto, mantêm o relevo e ficam perfeitas nas aplicações dos pisos. Os Mosaicos especiais metalizados completam esta linha de porcelanato técnico de alta resistência mecânica. As peças encontram-se disponíveis nas três lojas do Armazém Pará Home Center.

Armazém Pará Home Center Loja 1

Loja 2

Loja 3

Av. Antonio Basílio, 1788 Lagoa Nova 84 4009.9300

Av. Engenheiro Roberto Freire, 1809 Zona Sul 84 4008.9300

Av. João Medeiros Filho, 1420 Zona Norte 84 3614.1020


Efeito Marelli O bater de asas de uma simples borboleta pode influenciar o curso natural das coisas e transformar o outro lado do mundo. A Marelli aproveita esse efeito para multiplicar suas ações positivas e formar uma corrente do bem. Marelli. Uma das Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil.

Av. Prudente de Moraes, 2293 Lagoa Seca - Fone (84) 4006.5757

Você também pode contribuir para o futuro. Acesse o site www.efeitodobem.com.br


Mundo Nataldecor

Para fazer a diferença Perfeita para o clima nordestino, esta linda mesa da Linha Tidra não decepciona. Feita de madeira Cumaru tratada para resistir a sol e chuva, a mesa pode ficar em áreas externas que não perderá seu requinte. Com base em alumínio, a mesa possui prato giratório, e cadeiras com base em alumínio e encosto com telas anatômicas. Excelente opção para o verão. Encontre na Artkasa: (84) 3201-2212.

Armário exclusivo

Divulgação

Novidade na coleção Florense, este armário possui um exclusivo sistema de abertura Coplanar onde as portas, quando fechadas, permanecem alinhadas entre si num mesmo plano e, ao serem abertas, deslizam suavemente umas sobre as outras como portas de correr. Estruturado sobre chassi de alumínio, confere mais segurança e perfeito nivelamento sobre qualquer piso, e ainda possui diversos acessórios internos. Encontre na Florense: (84) 3201-0414.

8 | NATALDECOR

Conforto e estilo Para decorar sua sala de estar com muito requinte a poltrona em estilo clássico é uma opção de extremo bom gosto. Revestida com couro inglês Sheffield, o conforto é uma das prioridades desta bela peça, que possui base em madeira. Encontre na Fragmentos: (84) 3202-3427.

Danilo Guanabara

Divulgação


Mundo Nataldecor Molduras que fazem a diferença

Especialmente infantil

Danilo Guanabara

Mais que uma cama

10 | NATALDECOR

Para quem busca muito mais que uma cama, o báu da Herval é a melhor opção, principalmente para pequenos ambientes, pois possui um diferenciado espaço interno, onde é possível guardar toda parte de enxovais e travesseiros. A cama baú disponível em tamanhos variados pode ser utilizada com qualquer colchão. Sem dúvida, essa é uma excelente opção. Encontre na Art&Conforto: (84) 3211-2161.

Traduzir a essência infantil em iluminação, assim podemos definir este lustre. Ideal para quartos infantis, o formato de balão torna o lustre super diferente e divertido. A peça é produzida em vidro colorido e com detalhes em metal cromado. Disponíveis em diferentes modelos, estes lustres trarão um toque especial ao ambiente dos pequenos. Encontre na Flamma: (84) 3211-0300.

Danilo Guanabara

Danilo Guanabara

Se o assunto é moldura, a Jocil é o melhor lugar. São diversos lançamentos em molduras que agradarão os mais variados gostos. São artefatos em madeira em estilos moderno, clássico ou provençal, com acabamento em laca ou gesso. Molduras que tornarão suas obras de arte ainda mais bonitas e seu ambiente com um toque especial. Encontre na Jocil: (84) 3221-1929.


Informe Publicitário

Artkasa, móveis que surpreendem e impactam os ambientes Atuando sempre na vanguarda, a Artkasa Móveis é destaque no mercado de móveis do Rio Grande do Norte. São 30 anos atuando e oferecendo aos seus clientes o que há de mais arrojado em termos de inovação, qualidade e luxo. Com um showroom composto por peças nacionais e internacionais, a Artkasa Móveis dispõe de lançamentos exclusivos e perfeitos para quem não abre mão de requinte e do bom gosto em seus ambientes. Com a exclusividade da Sierra Móveis no Estado, a empresa é referência em todo o país, pois vai além e oferece aos seus exigentes clientes, não somente os melhores móveis do RN, oferece conforto pré e pós-venda, disponibilizando serviços diferenciados de atendimento, venda, entrega e assistência técnica. Visite a Artkasa Móveis e confira o seu showroom repleto de novidades e lançamentos preparados com peças do mobiliário que surpreendem e impactam os ambientes.

Artkasa Móveis Av. Prudente de Morais, 1793 Tirol, Natal - RN, Tel: 84 3222-4910

www.artkasa.com.br

11 | NATALDECOR


Mundo Nataldecor

Pensando em transformar seu banheiro em um local glamouroso? Confira os acessórios para banheiro com detalhes inspirados em joias, trazendo sofisticação em linhas contemporâneas e um toque retrô. A coleção Vintage da ZEN, com acabamento em metal cromado com inox polido, é composta por toalheiros, papeleira, saboneteira líquida, cabides, porta-shampoo, dentre outras peças únicas com a exclusividade da Spazzio. Glamour puro! Encontre na Spazzio: (84) 3611-1121.

12 | NATALDECOR

Danilo Guanabara

Glamour em acessórios

Torne sua cozinha mais alegre e charmosa com os potes decorativos em vidro com frutas artificiais. Com tampa em alumínio, as peças estão disponíveis em vários tamanhos e diferentes cores e frutas. Abra espaço para a cor e a criatividade invadirem sua cozinha. Encontre na Arban Gentille: (84) 3222-0590.

Divulgação

Divulgação

CHARME E COR

Proteção, versatilidade e inovação Os protetores de parede e bate-macas são lançamentos exclusivos da Tecnoperfil. Com design inovador, oferecem soluções práticas e versáteis que protegem e valorizam o ambiente. Ideais para proteção das paredes, cantos, escadarias, corredores e outras superfícies, conservando a beleza e evitando custos de manutenção. Encontre na Teto Interiores: (84) 3222-6880.


O ESPAÇO DA LUZ PROFISSIONAL

Na Flamma Luminárias você encontra a consultoria de um arquiteto sempre à disposição para orientá-lo na escolha correta da luz para cada projeto. Com mais de 10 anos no mercado, a Flamma Luminárias trabalha com o melhor em produtos nacionais e importados e a qualificação de profissionais treinados para oferecer as orientações necessárias para o seu ambiente.

Av. Prudente de Moraes, 2005 Loja A 59075-700 - Tirol - Natal-RN flamma@digi.com.br www.flammaluminarias.com.br


Mundo Nataldecor

Divulgação

A Multiclima não para de pensar no bem-estar dos clientes e oferece o que há de mais moderno em aquecedores de água a gás, da marca líder em aquecimento no Brasil, a Komeco. São vários modelos que possuem acendimento e desligue automático, corte de chama e o Selo Concept que certifica os aparelhos que apresentam os melhores índices de eficiência energética. Aquecimento na temperatura ideal. Encontre na Multiclima: (84) 3611-2222.

Linha Energy

Divulgação

Fazer com que o usuário conserve sua energia para ser mais produtivo e criativo nas tarefas diárias, esse é o objetivo da linha Energy, lançamento Marelli. O modelo traz espuma de poliuretano no assento e encosto em tela ou espuma com revestimento em tecido em variadas opções de cores. Possui base giratória em alumínio, nylon ou aço com capa de polipropileno. Encontre na Marelli: (84) 4006-5757.

14 | NATALDECOR

Danilo Guanabara

Temperatura ideal

Além da ampliação Tornar os ambientes amplos é uma função bastante conhecida dos espelhos, mas não é a única. Com este lindo aparador, totalmente revestido de espelhos lapidados, você conseguirá mais que uma simples ampliação de espaço, terá um ambiente muito mais iluminado e brilhante. Ideal para salas, ele pode ser utilizado sozinho ou composto com adornos. Sem dúvida, uma opção diferenciada para sua decoração. Encontre na Vitrallo: (84) 3211-2130.


Ambientes agradáveis e repletos de estilo Na Vitrallo você encontra peças em vidros que farão toda diferença em sua ambientação. Unindo o requinte da transparência e a criatividade, surgem os mais belos e práticos recursos para deixar seus espaços agradáveis e repletos de estilo. A Vitrallo é especializada em ambientação, decoração em vidros e cristais, além de toda linha de vidros temperados Blindex. Líder no mercado em atendimento de projetos de ambientação, oferece trabalhos em bisotê, jateado fino, pinturas e decorações em vidros e cristais.

Rua Açu com a Afonso Pena, 694 Tirol - Natal/RN - (84) 3653.1607 www.dvnvidros.com.br


Mundo Nataldecor

Exótico e requintado Tem cor de madeira e aspecto de madeira, mas na verdade é um fino granito. O granito madeira é um lançamento da Mármore Ltda e está disponível nos acabamentos polido e anticato (envelhecido). É um material super exótico que deixará seu ambiente ainda mais requintado. Encontre na Marmore Ltda: (84) 3217-7788.

16 | NATALDECOR

A nova fórmula da Coral, protege a beleza e o brilho por muito mais tempo. O Esmalte sintético possui secagem rápida, um rendimento excelente, alto poder de cobertura e qualidade de acabamento. Agora, em 30 minutos, a sua pintura estará pronta. A nova fórmula já está disponível para linha branca e colorado nas três lojas do Armazém Pará. Encontre no Armazém Pará: (84) 4009-9300.

Divulgação

Danilo Guanabara

Esmalte sintético


Universo PArticular

Arquitetura hospitalar:

humanização e inovação

Danilo Guanabara

Lidar com aspectos de natureza diversa e articulá-los em uma solução espacial, concebida de forma que o projeto do edifício seja capaz de satisfazer convenientemente as expectativas de uma boa arquitetura. É isso que impulsiona os arquitetos que trabalham desenvolvendo projetos de arquitetura hospitalar. Um projeto de arquitetura hospitalar deve articular evoluções humanas e tecnológicas, introduzindo novas soluções e aperfeiçoando as soluções já consolidadas. “Conseguir isso não é fácil. É necessário analisar e avaliar trabalhos já realizados, conhecer e discutir outras soluções, estar atualizado com novos materiais e sistemas construtivos e, como se trata de um campo especialmente dinâmico da arquitetura, é fundamental estar sempre em contato e acompanhando as novas demandas, as novas tecnologias e os novos conceitos em atenção à saú“Na arquitetura hospitalar é fundamental estar sempre em contato de”, ressalta Maria Alice Lopes, arquiteta dedicada aos projetos e acompanhando as novas demandas, as novas tecnologias e os de arquitetura hospitalar. novos conceitos em atenção à saúde” Maria Alice Os edifícios voltados para a área da saúde têm a especificidade de registrar um custo de construção muito alto, principalmente devido à natureza das atividades nele realizadas que possuem exigências ambientais específicas, além de uma grande quantidade de normas e regulamentos que devem ser cumpridos. Tais exigências repercutem principalmente nos aspectos funcionais do projeto, e acabam onerando o custo da obra. “É um grande desafio equilibrar o atendimento das exigências com os custos da obra. Busco sempre atender a todas as requisições necessárias sem deixar de lado os aspectos estéticos do projeto ou aqueles

18 | NATALDECOR


que interferem no bem-estar e conforto dos usuários”, declara Maria Alice, que já desenvolveu diversos projetos para as áreas privada e pública da saúde em seu escritório, o aH – aquitetura Hospitalar, dentre eles o Hospital do Coração, Promater, Femina, Instituto Potiguar de Oftalmologia, Hospital Santa Catarina, Clínicas Pneumocentro e Cardiocentro, Hospital da Visão e Hospital da Liga Norte-riograndense contra o Câncer. Cada projeto carrega suas necessidades características. Aspectos estéticos e funcionais que, para leigos, passam despercebidos possuem grande influência no tratamento dos pacientes. Por isso, é cada vez maior o número de profissionais da saúde que buscam construir suas clínicas e hospitais com características de arquitetura hospitalar, aumentando o conforto dos usuários e a rentabilidade do empreendimento.

“Requerimentos administrativos, exigências técnicas e tecnológicas, preocupações ambientais, políticas de saúde e aspectos estéticos, econômicos e comerciais são algumas das particularidades que levo em conta na hora do planejamento. A arquitetura hospitalar é muito especial porque além de atender determinações específicas, deve levar em consideração os aspectos emocionais que circundam aquele ambiente”, pontua a arquiteta Maria Alice, mestre em Arquitetura e Urbanismo pela UFRN, e com especialização na área de arquitetura hospitalar. Conciliando humanização e inovação e de olho na plena eficiência dos ambientes hospitalares, o escritório aH – arquitetura Hospitalar através da profissional Maria Alice, desenvolve projetos específicos que atendem à dinâmica que os referidos espaços necessitam.

19 | NATALDECOR


www.florense.com

o limite é sua imaginação Av Prudente de Morais 1350 Tel 3201 0414 Tirol Natal Av João da Escóssia 628 Tel 3317 0631 Nova Betânia Mossoró

New York Miami Chicago Mexico Monterrey Santo Domingo Panama Montevideo Punta del Este Asunción Angola 90 lojas Brasil

florense e verde

ecologicamente correta


FIRENZZE

Imagine conforto e proteção

Pense teto interiores Persianas | Toldos | Forros | Divisórias Dry Wall Tratamento Acústico | Tela Mosquiteira Protetores de parede | Bate Maca | Corremão em PVC

Av. Prudente de Morais, 2005 C, Lagoa Seca - (84) 3222.6880


Ricardo Junqueira

INTERIORES

Desenvolvendo com

paixãoa arte de

arquitetar ambientes Arquivo Pessoal

“Arquitetura é arte, e isso tá no meu espírito desde sempre.”, a frase do arquiteto português internacionalmente reconhecido, Álvaro Siza Vieira, é perfeita para representar esta arquiteta apaixonada pela sua profissão. Há sete anos atuando no mercado potiguar, Maria Luiza Negreiros dedica-se de corpo e alma em seus projetos, desenvolvendo-os de forma plena para ambas as partes: arquiteto e cliente. “A arquitetura já veio no meu sangue, amo o que faço e faço com muita dedicação”, destaca Maria Luiza. Voltada para a arquitetura de interiores, Maria Luiza Negreiros diz que conhecer o cliente a fundo é imprescindível. “Grande parte de meus clientes acabam virando meus amigos pessoais, porque criamos um laço de intimidade tão profundo no processo de execução do projeto, que acaba virando amizade. Por isso cada cliente é único e conhecer seu estilo é fundamental”, ressalta a arquiteta que não segue um estilo “Arquitetura é minha vida” Maria Luiza Negreiros ou tendência específicos, pois “em arquitetura nada é para ficar para sempre”. Conforto e espaço diferenciados são os principais desejos dos clientes de Maria Luiza Negreiros. “Os clientes querem aconchego sem perder a sofisticação. Querem repaginar sem esquecer o conforto de seus ambientes”, enfatiza. Dando prioridade a identidade de cada projeto, Maria Lui-

22 | NATALDECOR


za procura nas inúmeras opções disponíveis desenvolver algo confortável e prático para o cliente. Os cômodos cada vez menores pedem uma ambientação adequada para que seja possível criar espaços inteligentes. “Os tons sóbrios são os preferidos para pequenos ambientes, deixando as cores para alguns adornos. Como a ideia é ampliar o espaço, os espelhos são ideais, pois valorizam ambientes bem trabalhados e impressionam pela ilusão de grandes espaços, o que também é conseguido através de pés-direito mais altos e com detalhes. Para o mobiliário aconselho os tons claros e somente o necessário, entretanto não é porque o ambiente é menor que utilizaremos tudo pequeno, dimensionando corretamente é possível inserir peças maiores, que darão um

toque de charme e amplitude ao espaço. Com a iluminação devese pontuar determinados locais, criando efeitos especiais”, explica Maria Luiza Negreiros. Fazendo valer a premissa “o menos pode ser mais”, é possível reunir conforto e praticidade enfocando no aconchego do ambiente, com detalhes que englobam a mesma função de ampliação. A integração dos espaços também é uma boa opção para dar uma ideia de extensão ao local, acompanhada de estratégias de disposição dos móveis. Com toques de versatilidade, os ambientes tornam-se inteligentes e funcionais, sem deixar de lado a sofisticação e o conforto, e proporcionando ainda, praticidade no morar e no viver. As novidades também são muito desejadas pelos usuários, por isso a arquiteta sempre está pesquisando e viajando, para aprimorar seus conhecimentos. Feiras internacionais como as de Milão e Barcelona estão garantidas em seu roteiro, assim como importantes eventos nacionais e regionais. Com uma paixão especial por sua profissão, Maria Luiza Negreiros transforma as necessidades do cliente em concretizações reais. “Acompanho tudo de perto, prestando toda assistência necessária, pois são muitos detalhes e nada pode ser esquecido. O resultado final perfeito depende desse acompanhamento”, declara a espirituosa arquiteta que vê na arquitetura muito mais que uma profissão.

23 | NATALDECOR


casa & Arte

O universo da

comunicação

visual de Flávio

Freitas

“Pensar é mais interessante que saber, mas é menos interessante que o olhar.” Go oeth he Fotos: Danilo Guanabara

Saber o que de fato permeia o imaginário de um artista plástico, não é uma tarefa fácil. A comunicação, fonte de desejo no âmbito das artes, é uma das formas de expressão mais antigas da humanidade e consiste em ação ou efeito de comunicar ideias e sentimentos transmitindo-os e tornando possível a interação social. As imagens, enquanto formas de comunicação visual, fazem parte do campo de ação dos artistas plásticos, e funcionam como uma projeção da mente dos artistas. “A arte é o estágio mais evoluído da comunicação humana”, define Flávio Ferreira de Souza Freitas, artista plástico apaixonado pelo desenho, pelas cores e por tudo que possa ser englobado como arte. Nascido no Rio de Janeiro, Flávio Freitas, como é conhecido, é um potiguar de coração. Criado em um ambiente que o incentivava às artes, Flávio já enquanto criança traçava seus primeiros desenhos. “O desenho para mim começou muito cedo. Minha vó e minha bisavó eram pintoras amadoras, então cresci envolto em tintas e pincéis. E como todo ser humano busca uma maneira de expressar sua comunicação, a minha voltou-se naturalmente para o desenho e as artes plásticas, onde eu conseguia me sobressair”, explica o artista. Graduado em arquitetura e urbanismo pela UFRN, Flávio Freitas buscou se expressar artisticamente na música e estudou trompete no New England Conservatory of Music em Boston, nos Estados Unidos. Neste mesmo período descobriu o universo artístico profissional e cursou Desenho de Modelo Vivo no Cambridge Center for Adult Education em Cambridge (EUA) e Desenho a Mão Livre, Escultura e Cores no Massachussets College of Art, em Boston. Posteriormente trabalhou como arquiteto em Fernando de Noronha, onde já desenvolvia trabalhos artísticos profissionais, que expôs em coletivas de artes na cidade do Recife,

24 | NATALDECOR


e em Portugal. Desde então, não parou de dedicar-se à sua paixão pelas artes. Todo e qualquer estímulo visual são fontes de inspiração para o artista. “Quanto mais se pode ver, observar, melhor! O artista visual se alimenta dessa busca de imagens. Hoje em dia tenho buscado ainda a literatura como inspiração, pois percebo que ela também é feita de imagens. Enquanto leitor construo imagens que me inspiram. A minha inspiração vem da minha experiência de vida somada às experiências literárias”, declara Flávio Freitas. A linguagem pictórica de Flávio Freitas traduz a contextualidade brasileira, através de cores fortes que remetem ao universo tropicalista, sem se prender a técnicas específicas. “Não me preocupo em ser fiel a nenhum estilo específico. Procuro ser verdadeiro com meu diálogo com o mundo, praticando-o através de uma requintada aquarela ou apenas com lápis grafite”, enfatiza o artista que sempre estuda grandes nomes das artes, e cita a Escola Pernambuca-

na de Artes como uma das mais importantes do Brasil e que está intimamente ligada à cultura do Rio Grande do Norte. Em seu currículo Flávio coleciona várias exposições individuais e coletivas, pelo Brasil e diversos países do mundo. Em seu ateliê, concentra sua produção artística e algumas de suas obras produzidas com tinta acrílica, tinta nanquim, tinta guache, lápis grafite, em cerâmica, com carvão, enfim, uma diversidade de opções. A arte vai muito além da simples decoração, e nos ambientes se comporta como um verdadeiro leque de possibilidades, onde a humanização é primordial. “Eu conceituo que existe arte e existem peças decorativas. Eu faço arte para causar bem-estar, com o objetivo de passar para as outras pessoas o que eu busco no meu dia a dia, refletindo a grandeza de Deus e a alegria de viver”, finaliza o artista plástico que se considera um artista de imagem e possui como marca pessoal a imagem de uma lagartixa, símbolo do universo nordestino.

25 | NATALDECOR


Arquitetura

Fotos: Ricardo Junqueira

Concretizando realizações em

Arquivo pessoal

diferentes vertentes Com o propósito de ordenar os espaços, seja de forma estrutural e construtiva ou priorizando a harmonia e a composição dos ambientes, a arquitetura é uma ciência dinâmica que busca transformar os desejos dos usuários em realidade através da “ordenação e organização dos espaços para determinadas finalidades e visando determinadas intenções”, como mencionou o arquiteto e urbanista Lúcio Costa, na década de 40. Antes de qualquer definição, arquitetura é construção. “Primeiro colocamos no papel o que o cliente expressa através das palavras, e posteriormente, iniciamos a construção dos desejos do cliente, de forma que ao término do processo um sonho esteja realizado com plenitude em suas diversas vertentes”, explica Evânia Bezerra, arquiteta e urbanista formada pela UFRN, que há 17 anos desenvolve projetos de arquitetura residencial e comercial, além da ambientação de interiores que atendam plenamente aos anseios dos usuários. “Trabalhar em cima do gosto do cliente é primordial. Apesar de ter meu estilo, eu busco o estilo do cliente em todos os detalhes, e preocupo-me em fazer com que ele entenda o que o projeto propõe, orientando-o em diferentes aspectos. Todo o processo é muito importante, daí a necessidade de acompanhamento em todos os momentos da execução do projeto. E após a conclusão, o feedba“Trabalhar em cima do gosto do cliente é primordial” evânia bezerra ck é essencial, pois é quando buscamos corrigir algo que não esteja perfeito ou fazer adequações necessárias. Tudo feito de forma que o usuário final fique amplamente satisfeito e com seu sonho realizado”, declara a arquiteta que tem em seu portfólio clientes residenciais e comerciais.

26 | NATALDECOR


Para um cemitério parque, a arquiteta desenvolveu um projeto arquitetônico de ordenação e organização que ofereceram ao espaço as características peculiares que o ambiente teve como requisitos. A arquitetura proposta funciona como um fator amenizador da dor da partida de um ente querido, trazendo aconchego, paz e tranquilidade, a partir de espaços criteriosamente elaborados para a suavização do impacto emocional. “Por se tratar de um cemitério, ambiente de fortes emoções, o cliente nos pediu uma atenção especial. Os espaços divididos em capelas, floricultura, escritório, sala de repouso, lanchonete, banheiros e área de circulação foram desenvolvidos com uma arquitetura clean diferenciada proporcionada pela utilização de cores neutras, que promovem sensação de paz e tranquilidade. A iluminação foi feita

27 | NATALDECOR


de forma direta e indireta para que nenhum ambiente torne-se mórbido ou tenebroso”, ressalta Evânia Bezerra. Como a ambientação em um cemitério é praticamente inexistente, foi concebido um projeto paisagístico especial, concretizado pelas paisagistas: Patrícia Cacho Barreto e Sônia Correia, que priorizaram o colorido da fauna e o relaxante som das águas, proporcionado por uma fonte. Isto trouxe ao espaço o toque harmônico da natureza, em busca da sensação de relaxamento e bem-estar. Com características particulares, Evânia Bezerra não segue modismos. “Por ser muito dinâmica e rápida, a arquitetura deve ser feita de forma limpa, que se adeque perfeitamente às tendências e aceite as mudanças”, finaliza a arquiteta que procura produzir ambientes de fácil renovação e manutenção, dentro das realidades do usuário, transformando simples ideias em realizações concretas.

28 | NATALDECOR


FIRENZZE

T

Na Arban objetos se transformam em lindas lembranças para tornar os ambientes aconchegantes e sofisticados.

u

d

o

pa

ra

is poca ma ĂŠ a d s o h n o s r os ala b em

ARBAN GENTILLE

sin

g

ela

do

an

o

.


Arquitetura

Maquete eletr么nica: Andrew Gorson

Toques de

modernidade para projetos plenos 30 | NATALDECOR


Transformar o sonho do cliente em realidade é o que norteia o trabalho da grande maioria dos arquitetos. Entretanto, é preciso ir além facilitando e simplificando os processos inerentes à construção desse sonho, para que ele seja realizado em sua plenitude de forma especial. O escritório AM Arquitetura conhece bem as necessidades dos clientes e disponibiliza um leque de serviços voltados para a construção civil, que incluem desde a assessoria imobiliária até a ambientação final, tudo integrado e compatibilizado de forma cômoda e notável. “Procuramos transformar o estresse de uma construção ou reforma, num momento mais prazeroso para o cliente. Integramos o projeto de engenharia e suas peculiaridades, com o projeto de arquitetura, de forma que ambos caminhem juntos. Nosso cliente dispõe de ampla assistência nas áreas de engenharia e arquitetura, ou seja, da planta baixa à decoração final, com comodidade e singularidade”, declara André Macedo, engenheiro e arquiteto à frente da AM Arquitetura e há 16 anos no mercado potiguar. Para atender com excelência aos objetivos do escri“Captando a alma do projeto, dificilmente tório e, principalhá retrabalho” André Macedo mente do cliente, a AM Arquitetura conta com uma equipe de 14 profissionais. São eles: arquitetos, engenheiros, tecnólogos da construção civil, técnicos em edificações e estagiários de arquitetura e

engenharia, profissionais que buscam tornar os projetos únicos e de acordo com a singularidade de cada cliente. Com estilo definido pelo que o cliente deseja e espera de seu projeto arquitetônico, André Macedo já produziu casas nos mais diversos estilos: moderno, clássico, contemporâneo, rústico, barroco, mas sempre buscando mesclar os estilos, construindo assim um projeto eclético. “O primordial é que o projeto esteja embasado no trinômio ‘funcionalidade, economia e estética’. Se um destes componentes tombar, não temos boa arquitetura”, explica o arquiteto e engenheiro. Em uma clínica de odontologia, André ousou e desenvolveu um projeto extremamente moderno com a utilização de materiais diferenciados que trouxeram o ar de modernidade que o cliente solicitou. “Na fachada utilizamos o aço na estrutura metálica e perfis de alumínio vazados que barram a insolação do poente e permitem melhor ventilação. O porcelanato branco juntamente com as peles de vidro verde e os toques na pintura conferem o requinte de sofisticação ao trabalho. No interior, usamos o porcelanato branco imprimindo a sensação de higiene que o ambiente requer, além do gesso cartonado e uma ambientação contemporânea. A iluminação ascendente e descendente, interna e externa, foi feita com um mix de lâmpadas de vapor de sódio e de explosão branca, além de leds, causando contraste e valorização de determinados elementos”, detalha André Macedo. 31 | NATALDECOR


Para uma residência unifamiliar, André buscou evidenciar a modernidade através de elementos curvos e com a cor branca da fachada. Os pilares circulares proporcionam leveza ao pano de vidro do pavimento superior tornando-o mais atual e ameno. Com a utilização da pedra e do porcelanato que lembra a madeira, André imprimiu um toque de rusticidade à residência. Com seu estilo eclético, o arquiteto confessa que o aço e o vidro fazem parte das suas composições “por terem um tom de contraste e, ao mesmo tempo, serem modernos. São materiais de maior respaldo técnico e funcional”. Quando o assunto é sustentabilidade, o arquiteto destaca o aumento dos projetos sustentáveis. “Com a utilização de placas de luz, usinas eólicas residenciais, reaproveitamento de água pluvial e reuso da água, trazemos a sustentabilidade para dentro das casas dos clientes”, ressalta André. 32 | NATALDECOR

Maquete eletrônica: Andrew Gorson

Ainda seguindo a linha da modernidade, e buscando facilitar e simplificar a rotina diária dos usuários da vida moderna, André Macedo desenvolve projetos de automação residencial, através da MMS Automação Residencial, braço da AM Arquitetura. “Com a automação o usuário ganha um melhor estilo de vida ampliando o conforto, segurança e eficiência do seu lar. Através de um sistema de controle, a automação residencial permite controlar a iluminação, o som, as temperaturas da água e do ambiente, as persianas, o sistema de segurança, dentre outras possibilidades que tornarão o dia a dia dos usuários mais dinâmicos”, explica o arquiteto e engenheiro. André Macedo capta as necessidades do cliente e de lá busca a inspiração necessária para integrar e compatibilizar os projetos, tornando-os realizações concretas e únicas.


FIRENZZE


Verde & CIA

Melhorando o espaço em sintonia com a

natureza O homem é um ser incessante na busca pela qualidade de vida, priorizando elementos dispostos de forma a equilibrar as partes de um todo. Qualquer ambiente arquitetonicamente pensado está composto de diferentes subsídios que unidos proporcionam uma agradável combinação. Áreas externas e internas de qualquer projeto devem interagir harmoniosamente provocando sensações únicas de bem-estar. O paisagismo, arte que une a sensibilidade do arquiteto às técnicas da arquitetura, consiste em melhorar a qualidade de vida pelo equilíbrio do meio-ambiente. “É a arte de melhorar o espaço existente, em termos de vegetação, buscando melhorar a qualidade de vida do homem. O paisagismo deve atuar como fator de balanceamento entre o homem e o meio-ambiente”, ressalta a arquiteta especializada em paisagismo, Walderez Garcia. A unicidade do projeto é o ponto de partida para a idealização do paisagismo pertinente a determinadas áreas. O cliente é fator determinante durante o processo de criação, pois é a partir dos seus desejos que pode-se traçar um planejamento paisagístico do local. “O projeto é muito particular e varia entre os clientes. Já fiz paisagismo em uma residência que o cliente gostaria que tivesse uma área de meditação, e toques que remetessem à tradição oriental, então criamos um jardim japonês atendendo aos desejos do cliente”, explica Walderez, que embora desenvolva projetos em residências tem seu foco voltado para áreas públicas como praças e canteiros. Algum tempo atrás, o paisagismo era visto apenas como um jardim bem cuidado, entretanto essa realidade mudou e o paisagismo tornou-se altamente tecnificado, sendo aplicado para melhorar não só a estética, mas a funcionalidade, segurança, conforto e privacidade de determinados locais. E com o crescimento das cidades, tornou-se indispensável a presença da natureza mais próxima da população, como fator amenizador do stress.

34 | NATALDECOR


“O paisagismo exerce de forma plena a integração do homem com a natureza” Walderez Garcia Fotos: Danilo Guanabara

“Para o Parque da Cidade, desenvolvemos um projeto que mantém a paisagem natural do parque totalmente preservada. Nas trilhas, estruturamos os espaços percorridos pelos usuários de forma que os visuais oferecidos pelas paisagens provoquem sensações através de impressões e imaginações da mente. Nos canteiros do Viaduto do Quarto Centenário disponibilizamos a vegetação de maneira que estas possam atuar como bloqueadores de incandescência entre os carros em sentidos opostos. Para uma maternidade desenvolvemos uma horta de plantas medicinais. Tudo é estudado no local e pensado de forma que proporcione além do simples benefício estético. Existem técnicas determinantes para cada espaço. Todo ambiente é único com características que devem ser lidas e entendidas”, declara a arquiteta. Ninguém duvida dos benefícios que um bom projeto paisagístico traduz, entretanto alguns desafios ainda precisam ser vencidos. A manutenção adequada é imprescindível. “Pensou em fazer um projeto de paisagismo, não esqueça de realizar manutenção. Sem manutenção não há paisagismo, não há bom projeto que se auto-sustente. Jardim não é uma pintura de parede, nem uma decoração, necessita de tempo e muita dedicação para ficar belo, sem esquecer que quanto mais natural melhor”, enfatiza Walderez. O paisagismo vem incrementar o projeto arquitetônico, mas se não houver consciência dos cuidados necessários, pode tornar-se uma verdadeira poluição visual. O poder da natureza é realmente encantador diante das pessoas. Com diferentes cores, texturas e formas, as plantas proporcionam um visual acolhedor, ameno, relaxante e decorativo. Cada projeto tem sua particularidade e imprime sensações diversificadas nos usuários. “O paisagismo exerce de forma plena a integração do homem com a natureza”, finaliza Walderez Garcia, atuante há 20 anos na área de paisagismo.

35 | NATALDECOR


FIRENZZE

Idéias que se concretizam com performance de qualidade A IC-Marmores concretiza idéias montando os mais diversos ambientes em mármores e granitos e recupera a textura e o brilho originais das pedras que já são utilizadas há um tempo, num processo de alta performance tecnológica. A empresa trabalha com serviços de assentamento, revitalização, impermeabilização e manutenções em geral de mármores, granitos e rochas ornamentais.

Pisos brilhantes, bancadas impecáveis e materiais extremamente cuidados …‘ˆ‡”‡”‡ƪ‡š‘•’‘•‹–‹˜‘•’ƒ”ƒƒ imagem da sua empresa ou residência. Valorize o brilho de seus ambientes com a IC-Marmores.

Av. Gov. Tarcísio de Vasconcelos Maia, 1960 sl A Candelária - Natal/RN - (84) 3086.8774 ic@marmoreltda.com.br


FIRENZZE

Unindo a natureza e a ideia do homem...

Seja qual for o estilo, a rocha natural imprime sofisticação e beleza aos projetos de arquitetura, interiores, design, paisagismo, etc... Por ser um material nobre, os mármores e granitos impõem elegância aos ambientes, com a garantia de serem materiais duráveis e de fácil manutenção. A versatilidade do seu uso, permite diversas formas de aplicação e vários tipos de acabamento, possibilitando criar projetos exclusivos e personalizados. A MARMORE LTDA tem materiais clássicos, nobres e super exóticos com qualidade, procedência e preço, que somente uma empresa com mais de 30 anos no mercado pode oferecer aos seus clientes e parceiros.

MARMORE LTDA

Av. Gov. Tarcísio de Vasconcelos Maia, 1960 - Candelária - Natal - RN (84) 3217-7788 - marmore@marmoreltda.com.br


novos talentos

Fotos: Ricardo Junqueira

Espaços

A harmonia dos adornos, a confortabilidade e integração dos espaços envoltos numa atmosfera clean, são características marcantes da jovem e talentosa arquiteta Flávia Ribeiro Rocha. Formada em arquitetura e urbanismo pela UNP em 2002, Flávia afirma que a área de decoração sempre a atraiu. “Quando eu era criança, preferia comprar objetos de decoração para meu quarto, ao invés de comprar brinquedos”, afirma. Em seu currículo profissional, Flávia possui importantes destaques como o trabalho que desenvolveu

multiusos em alta

38 | NATALDECOR

na Arctec, escritório especializado em projetos hoteleiros, resorts e flats, onde iniciou sua carreira, além de uma boa temporada no renomado escritório Debora Aguiar Arquitetos Associados, localizado em São Paulo. Sempre voltando o foco do seu trabalho para a arquitetura de interiores, onde possui curso específico concluído na Escola Panamericana de Artes e Design em São Paulo.


Foto: Alenuska

Essencialmente, a arquitetura de interiores consiste em aproveitar ao máximo os espaços internos. “Os clientes me pedem espaços multiusos, em que possam ouvir músicas, ler, assistir filmes. Eles querem ambientes multifuncionais, que não sejam ociosos, por isso sempre promovo integração entre os espaços, causando melhor interação”, explica a arquiteta, que objetiva ainda a beleza e a harmonia entre os elementos, trazendo conforto e funcionalidade para os usuários. Fã dos espaços amplos, Flávia Ribeiro Rocha procura usar poucos móveis nos ambientes tornando-os mais clean, com uma melhor circulação e sensação de aconchego, através de composições monocromáticas no ambiente, deixando as cores fortes para os adornos.

“Os clientes me pedem espaços multiusos, em que possam ouvir músicas, ler, assistir filmes” Flávia ribeiro Rocha

Em uma loja comercial de 200m2 do ramo de construção civil, localizada no Shopping Midway Mall, Flávia optou por fazer um mezanino para melhor e total aproveitamento da área. “O cliente queria todos os ambientes necessários para o trabalho interagindo e que ao mesmo tempo resguardassem privacidade. No pavimento inferior fiz o lounge de vendas, salas de controle e reunião, e no outro pavimento optei pela sala da presidência, lounge de espera e um back office, ligando os pavimentos o destaque é uma belíssima escada de aço inox com degraus de vidro. O pé direito duplo possui quase 6m, o que confere um ar de modernidade à loja, que foi acentuado pelo uso dos materiais nobres como

39 | NATALDECOR


Fotos: Ricardo Junqueira

o porcelanato no piso e o mármore branco”, ressalta a arquiteta que trabalhou com materiais naturais contrastando o rústico com o contemporâneo, deixando o ambiente mais aconchegante através da madeira. “Para a iluminação focamos em determinados locais, como quadros, e busquei destacar os pontos de cor nas telas do vídeo wall dispostas na loja e nas maquetes presentes no lounge de vendas. Foi um projeto completo, onde inovei no conceito loja de shopping”, destaca Flávia Ribeiro Rocha. Com seu estilo clean e características contemporâneas, os projetos de Flávia demonstram um equilíbrio conseguido a partir da simetria das formas, o que valoriza os componentes da ambientação. Quanto a sua inspiração, a arquiteta revela que sempre está se atualizando e buscando novos materiais. “Gosto de me atualizar sempre. Em viagens, fotografo o que há de mais interessante e vou construindo meu acervo pessoal”, ressalta.

40 | NATALDECOR

Recentemente, Flávia Ribeiro Rocha foi convidada a participar da Mostra Artkasa 30 Anos, onde produziu um living casual. “Na Mostra, utilizei cores claras focando em pontos específicos. Preocupeime em trazer o verde da natureza para dar vida e cor ao ambiente, juntamente com a madeira, que valoriza a naturalidade do espaço. Para imprimir um toque de sofisticação, utilizei tons de preto em almofadas e alguns adornos, sem esquecer da simetria no ambiente. No projeto de iluminação, fiz uso da iluminação indireta, que deixa uma sensação de bem-estar e para arrematar utilizei espelhos que trazem sofisticação e amplitude ao living”, detalha a talentosa arquiteta. Para Flávia, arquitetura é trabalhar bem os ambientes, buscando equilibrar a funcionalidade com a estética. Realizando os sonhos dos clientes, sem deixar de lado as necessidades e personalidades do usuário final, a arquiteta sabe, sem dúvida, por em prática a arquitetura que ela própria conceitua.


FIRENZZE

Qualidade e modernidade juntamente com o ótimo atendimento, fazem da Jocil uma fiel parceira. Com um mix variado de produtos, sempre temos certeza de que lá encontraremos a solução ideal para nossos projetos. Ana Paula Arsand e Emanuelle Melo Arquitetura e interiores

PETROPOLIS - (84) 3222.8715

LAGOA NOVA - (84) 3234.2040


PELO MUNDO

O ambiente construído

e suas especificidades em debate

Foto: Felipe Musse

Com o objetivo de incentivar o debate sobre os aspectos ecológicos e ambientais na arquitetura, urbanismo e no setor da construção civil como um todo, a ANTAC – Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído promoveu o X Encontro Nacional de Conforto no Ambiente Construído (ENCAC) e o VI Encontro Latino-Americano de Conforto no Ambiente Construído (ELACAC), principal fórum brasileiro e um dos mais importantes latino-americanos em seu campo específico de conhecimento. Os eventos aconteceram em Natal, e foram acompanhados por pesquisadores, professores, arquitetos, engenheiros, planejadores urbanos e todos os profissionais preocupados com o desenvolvimento sustentável e otimização dos recursos energéticos do ambiente construído. Por sua própria natureza multidisciplinar, o ambiente construído impõe a colaboração e a integração de di-

42 | NATALDECOR

ferentes áreas do conhecimento, na busca do ponto ótimo de equilíbrio entre conforto, energia e meio ambiente. O X ENCAC e o VI ELACAC foram situados dentro desta perspectiva de integração, que costuma ser fator de saltos de qualidade e ampliação de fronteiras. Acústica; clima urbano, planejamento e patrimônio sustentável; conforto térmico; desempenho térmico, ventilação e bioclimatologia; eficiência energética; iluminação e ergonomia foram algumas das áreas temáticas abordadas em mesas redondas e palestras que os participantes puderam conferir durante os eventos. “As palestras e as mesas redondas permitiram a discussão de pesquisas e resultados de projetos em desenvolvimento na área de conforto ambiental e desempenho de edificações, além de outros tópicos relacionados à eficiência energética de edificações, arquitetura sustentável e desenvolvimento urbano, particularmente nos países latino-americanos. A avaliação que fazemos é que os eventos superaram nossas expectativas, pois tivemos mais de 400 participantes de todos os continentes, entre professores, estudantes, pesquisadores, cientistas, arquitetos, engenheiros, fabricantes, se atualizando em pesquisa, desenvolvimento e inovações tecnológicas aplicadas ao projeto de edificações e ao planejamento urbano”, destaca Virgínia Araújo, arquiteta e urbanista, membro da Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído.


An_hazbun_1pag.tif 1 21/10/2009 16:25:25

Natal Decor - Edição 04 - Dez/09  

A Nataldecor é uma publicação voltada à todos aqueles que se interessam por um conteúdo de decoração, arquitetura, arte e design de qualidad...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you