1 minute read

De certeza que conhecem os flamingos de Aveiro?

Ana Fernandes1 , Beatriz Madaíl2 ;Davi Cabrera3 , Rebecca Casqueira4

130594@aemsacramento.edu.pt; 227412@aemsacramento.edu.pt; 332265@aemsacramento.edu.pt; 431968@aemsacramento.edu.pt

Advertisement

Nome comum: flamingo

Nome científico: Phoenicopterus roseus

Grupo: Faustão

De que forma a diversidade molecular do flamingo afeta a biodiversidade da região?

Nos últimos anos os flamingos (Phoenicopterus roseus), que embelezam a Ria de Aveiro, têm despertado muito interesse na comunidade local, científica e turística. Este trabalho teve como principal objetivo explicar o porquê dos diversos tons da coloração das penas destas aves com base em características biológicas e moleculares

Aspetos metodológicos

Realizou-se uma pesquisa bibliográfica de recolha de informação com base num livro científico Recorreu-se, igualmente, à informação do manual escolar do 10.º ano de Biologia e Geologia. A metodologia de análise da informação foi de natureza qualitativa.

Resultados

Fonte:

Os flamingos são seres eucariontes multicelulares pertencentes ao Reino Animalia, de acordo com o sistema de classificação de Whittaker modificado. Estas aves vivem em ambientes húmidos, onde desempenham o papel de consumidores Alimentam-se de camarões, algas, pequenos peixes e crustáceos (matéria orgânica) pelo que são classificados, quanto ao tipo de nutrição, como seres heterotróficos. Alguns destes alimentos, como os camarões, possuem carotenóides, pigmentos facilmente encontrados na natureza, que constituem biomoléculas do grupo dos lípidos Estas moléculas são responsáveis pela coloração avermelhada da plumagem dos flamingos Esta pigmentação mais intensa (Figura 1) favorece a sua reprodução, uma vez que os indivíduos que apresentam esta característica são vistos como melhores parceiros de acasalamento relativamente aos flamingos que possuem uma plumagem mais esbranquiçada (Figura 2)

As características e diversidade dos ecossistemas afetam a capacidade dos flamingos utilizarem os carotenóides, que consomem na sua alimentação, para a sua sobrevivência e reprodução Isto é altamente influenciado por ações antropogénicas que alteram as dinâmicas dos diferentes níveis tróficos.

Fonte:

Conclusão

O flamingo é uma espécie emblemática da Ria de Aveiro que deve ser conhecida e preservada pela comunidade local Este trabalho permitiu compreender aspetos deste ecossistema tão especial, uma vez que a sua diversidade contribui para a maior facilidade desta ave obter alimento. A proteção da Ria de Aveiro (redução da poluição e sobreexploração de recursos) é fundamental para a proteção desta espécie!

Referências Bibliográficas

Ferreira, A., Bação, F., Jacinto, M., & Silva, P. (2021). Biologia e Geologia 10ºAno (1st ed.). Texto. Amat, J. A., & Rendôn, M. A. (2017). Flamingo coloration and its significance. In Anderson, M. J. (Ed.), Flamingos, Behavior, Biology, and Relationship with Humans (pp. 77-95). Nova Science Publishers. https://www.researchgate.net/profile/Juan-Amat2/publication/312056401_Flamingo_coloration_and_its_significance/links/59f45a43458515547c2083b8/Flamingo-coloration-and-its-significance.pdf

Agradecimentos

This article is from: