Page 1

O aumento da população mundial, os elevados índices de produção de resíduos e de poluição, vieram acrescentar à Engenharia de Minas a vertente de atividade denominada de “Geo-Ambiente”, contribuindo esta com processos tecnológicos de caracterização, preservação e reabilitação ambiental.

6 RAZÕES PARA ESCOLHER A LCEEMG DA FEUP Possui uma elevada taxa de empregabilidade em Portugal e no Estrangeiro. É uma Engenharia de base para todos os processos tecnológicos, de que a sociedade não prescinde. O seu plano de estudos é muito versátil, incluindo inúmeras Unidades Curriculares da área das Ciências da Terra, importantes para o conhecimento, exploração e transformação dos recursos naturais. Para além da formação técnica avançada em Engenharia de Minas, a sua vertente do Geo-Ambiente permite aquisição de competências em inovação tecnológica para o desenvolvimento sustentável. Ao longo de todo o curso são realizadas inúmeras visitas de estudo, permitindo o contacto com a realidade desta Engenharia e a concetualização prática do ensino ministrado nas aulas. Possibilita o intercâmbio estudantil com Universidades de outros países, em particular da Europa e da América do Sul.

Duração 5 anos (1º + 2º ciclo) Período letivo setembro - julho Regime laboral Língua portuguesa com possibilidade de algumas Unidades Curriculares serem lecionadas em inglês Disciplinas específicas de ingresso: . 02 Biologia e Geologia . 19 Matemática A ou . 07 Física e Química . 19 Matemática A

Fotografia: D.R. | Fotografia da capa: D.R.

Desde os primórdios da Humanidade que o Homem utiliza os recursos naturais para o seu bem-estar. A Engenharia de Minas, encontra-se na primeira linha desse processo de aproveitamento das “ofertas” da natureza para a melhoria da qualidade da vida, participando com conhecimento e especialistas nas áreas da prospeção, exploração e transformação dos recursos naturais.

LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DE ENGENHARIA ENGENHARIA DE MINAS E GEO-AMBIENTE

Contactos Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto T +351 225 081 400 candidato@fe.up.pt

Secretariado do DEM T +351 225 081 986 ou +351 225 081 960 minas@fe.up.pt www.fe.up.pt/deminas

Desdobrável disponível em: www.fe.up.pt/candidato/publicacoes Segue-nos! facebook.com/profissaoengenheiro

www.fe.up.pt/candidato

SICC - DCI | janeiro de 2016

ENGENHARIA DE MINAS E GEO-AMBIENTE UMA ENGENHARIA DE BASE PARA TODAS AS TECNOLOGIAS

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE MINAS

MESTRADO INTEGRADO LICENCIATURA EM EM ENGENHARIA CIÊNCIAS DE ENGENHARIA INDUSTRIAL E GESTÃO ENGENHARIA DE MINAS

E GEO-AMBIENTE


Céu Jesus

Francisco Leite

Estudante da LCEEMG

Estudante do MEMG

Fotografia: D.R.

Lê este e outros testemunhos em www.fe.up.pt/candidato/testemunhos

(...) Engane-se quem pensa que este é um curso só de “números”: durante estes 5 anos descobri mais opções para a minha carreira profissional do que esperaria. De forma errónea somos vistos como “os que vão para a mina” mas nesta vertente de Engenharia tudo é possível, desde a exploração e valorização dos recursos minerais à recuperação de sítios contaminados, podendo passar por serviços de apoio ao ordenamento do território; isto, claro, jogando sempre com as regras da sustentabilidade. Um engenheiro de minas deverá estar preparado para aprender ao longo da vida e a FEUP dá-lhe as ferramentas necessárias para o fazer. (...)

Fotografia: D.R.

(...) O curso de Engenharia de Minas da FEUP deu-me as bases teórico-práticas para uma compreensão do mundo das minas e recursos geológicos. Disponibilizou-me um leque de oportunidades em todas as etapas da obtenção destes recursos, desde desmonte de rochas e tratamento, até à aplicação e gestão de empresas. Permitiu a realização de intercâmbios em outras universidades de renome em vários lugares do mundo, no meu caso Ouro Preto (Brasil) e Madrid (Espanha). Além disso, e o mais importante, fomenta, de alguma forma, a nossa capacidade de resolver problemas, de sermos autodidatas e de nos adaptarmos a qualquer ambiente de trabalho. (...)

(...) Engenharia de Minas é a base de todas as Engenharias; atualmente é um curso menosprezado em Portugal, mas a verdade é que sem a extração dos recursos minerais seria impossível o fabrico de materiais necessários às restantes Engenharias. É um curso bastante prático até, no qual realizamos algumas aulas de campo, mais no final da licenciatura e no mestrado. Devido a umas bases bastante enriquecidas em Geologia, Física, Química e Matemática, o Engenheiro de Minas talvez seja o Engenheiro mais completo, estando apto para trabalhar noutras áreas para além das minas propriamente ditas. (...) Fotografia: D.R.

Joana Duarte

Engenheiro de Minas - Minas de Tasiast - Mauritânia

Lê este e outros testemunhos em www.fe.up.pt/candidato/testemunhos

Lê este e outros testemunhos em www.fe.up.pt/candidato/testemunhos

PORQUÊ A FEUP?

RECONHECIMENTO INTERNACIONAL

SAÍDAS PROFISSIONAIS

// C  URSOS COM ELEVADA TAXA DE EMPREGABILIDADE // POSIÇÃO DE DESTAQUE NOS PRINCIPAIS RANKINGS INTERNACIONAIS DE ENGENHARIA // INCENTIVO À INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO // POSSIBILIDADE DE ESTUDAR NO ESTRANGEIRO ATRAVÉS DE PROGRAMAS DE INTERCÂMBIO // V  IDA ACADÉMICA RICA E POSSIBILIDADE DE PARTICIPAR EM ATIVIDADES EXTRACURRICULARES // O PORTO É UMA CIDADE DINÂMICA E COM UM NÍVEL DE VIDA ACESSÍVEL

O Mestrado em Engenharia de Minas e Geo-Ambiente (MEMG) foi distinguido com a marca de qualidade internacional EUR-ACE. Este certificado reconhece os altos padrões de qualidade do curso, assim como o cumprimento dos requisitos educacionais para cursos de mestrado em Engenharia.

Os Engenheiros de Minas e Geo-Ambiente, encontram-se profissionalmente habilitados a exercer atividade profissional nas seguintes áreas, entre outras:

OBJETIVOS O Curso de Engenharia de Minas e Geo-ambiente da FEUP tem por objetivo formar profissionais preparados para participar em atividades de prospeção, exploração e transformação de recursos naturais, bem como para conceber, projetar e implementar ações técnicas na busca de soluções para problemas da área da preservação e recuperação ambiental.

ESTRUTURA

3 anos

1º Ciclo - Licenciatura - LCEEMG

Para este objetivo, o Departamento de Engenharia de Minas da FEUP disponibiliza os seguintes ciclos de formação:

Equivalente a Mestrado Integrado 2 anos

// Licenciatura em Ciências de Engenharia, Engenharia de Minas e Geo-ambiente (LCEEMG); // Mestrado em Engenharia de Minas e Geo-ambiente (MEMG); // Programa Doutoral em Engenharia de Minas e Geo-Recursos (PDEMGR);

3 anos

2º Ciclo - Mestrado - MEMG

3º Ciclo - Programa Doutoral - PDEMGR

5 anos

// Investigação e desenvolvimento em laboratórios, particulares ou do Estado; // Planeamento e supervisão de atividades de prospeção geológica e geofísica; // Orientação técnica em unidades industriais de exploração e transformação de geo-recursos; // Coordenação técnica de atividades de escavação de rocha; // Empresas fornecedoras de serviços, produtos e maquinaria de apoio à indústria extrativa; // O  rganismos do Estado de gestão e fiscalização de obras públicas, de atividade extrativa e de transformação de geo-recursos; // C  onsultadoria na área do geo-ambiente, na conceção e implementação de soluções de reabilitação ambiental de solos e aquíferos, na caracterização e reciclagem de resíduos e na escolha de sítios para aterros; // Conceção e acompanhamento de projetos ambientais de recuperação paisagística; // Pelouros autárquicos da área do ambiente; // Gabinetes de estudos de geologia; // Serviços de apoio ao ordenamento do território e de gestão do meio ambiente; // Setor do Ensino e da Educação Ambiental.

Profile for Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto

Licenciatura em Ciências de Engenharia - Engenharia de Minas e Geo-Ambiente  

Saiba mais sobre a nossa Licenciatura em Engenharia de Minas e Geoambiente e conheça as razões para escolher o LCEEMG da FEUP.

Licenciatura em Ciências de Engenharia - Engenharia de Minas e Geo-Ambiente  

Saiba mais sobre a nossa Licenciatura em Engenharia de Minas e Geoambiente e conheça as razões para escolher o LCEEMG da FEUP.

Profile for feup
Advertisement