29112025

Page 1


Ratinho Junior recebe Troféu Ocepar por contribuição ao cooperativismo paranaense

A entrega ocorreu durante o Encontro Estadual de Cooperativistas Paranaenses, no Parque Histórico de Carambeí, nos Campos Gerais. Foto: Geraldo Bubniak/AEN

Feira de Natal da Economia Solidária começa dia 2 de dezembro em São José dos Pinhais

Entre os dias 2 e 23 de dezembro, a Feira de Natal da Economia Solidária toma conta da Rua XV de Novembro, no Centro, trazendo cores, sabores e a magia das festas de fim de ano. A iniciativa, promovida pela Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária (Setrab), acontece das 9h às 18h, em frente ao Museu Municipal Atílio Rocco.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu nesta sexta-feira (28) o Troféu Ocepar como homenagem às suas contribuições para o setor agroindustrial. A entrega ocorreu durante o Encontro Estadual de Cooperativistas Paranaenses, no Parque Histórico de Carambeí, nos Campos Gerais. “É uma das maiores homenagens que estou recebendo como figura pública. Fiquei muito feliz de saber que foi por unanimidade essa votação, por todas as cooperativas do Paraná”, disse. “O cooperativismo no Estado é muito criterioso e organizado, tem muita seriedade e poder ter a honra de receber essa homenagem me dá muito orgulho”. Ele também destacou o apoio ao setor desde 2019. "Nos últimos anos tentamos promover uma grande agroindustrialização, potencializando o agronegócio e as cooperativas de alimentos, e também trabalhamos para agilizar licenciamentos e burocracias para gerar mais empregos. O Paraná é uma potência nacional como maior produtor de frango e peixe, segundo em suínos e grãos, o que nos coloca num patamar econômico muito relevante para o Brasil", disse. O governador também falou sobre o apoio de outros segmentos do cooperativismo. "Conseguimos estabelecer uma grande parceria com o setor produtivo em diversas áreas, o que foi preponderante para que o PIB do Paraná crescesse acima da média nacional e quase duplicasse de tamanho em termos nominais em poucos anos", disse.

4

Equipamentos de alta tecnologia no Hospital e Maternidade Papa Francisco inauguram o novo tempo do SUS em Pinhais

Neste ano, a feira contará com a participação de aproximadamente 70 artesãos e produtores, todos integrantes do Programa Economia Solidária, ofertando alimentos artesanais como pães, bolos, doces, geleias, queijos, conservas, produtos de banana e de milho, bolachas, salgados e empadões. Também estarão à venda diversas peças artesanais, como: pintura, crochê, costura criativa, sublimação, macramê, laços, EVA, estatuetas, bijuterias, aromatizadores, bonecas de pano, patchwork, papelaria criativa, entre outras. Catedral

Passeio

são as grandes estreias deste fim de semana

no

(30/11) é a vez do primeiro parque da cidade reunir várias experiências para toda a família, com a abertura do Natal Condor no Passeio Público. O fim de semana ainda terá a programação de Natal na Câmara Municipal, oficinas de bolachas do Natal no Bosque Alemão, Cortejo de Natal na Rua XV, Corrida Noite Feliz e espetáculos nos Mercados Municipais (Centro e Capão Raso) e do Restaurante Família Madalosso. Por conta da capacidade da Catedral, os ingressos gratuitos são agendados e estão esgotados para todas as sessões (19h30, 20h30, 21h30 e 22h30) até 4 de dezembro.

O Hospital e Maternidade Municipal Papa Francisco já é uma realidade para Pinhais. Após a ordem de serviço realizada em junho de 2023, o novo equipamento chega à fase final de obras e instalações e já significa um marco para a história do município. Além dos 90 leitos, sendo 10 UTI adulto e 10 UTI neonatal, com atendimento 100% SUS, a tecnologia de ponta dos equipamentos médicos adquiridos para a operação representa um salto gigante para a saúde pública, se tornando uma referência para todo o Brasil Fruto de parceria público-privada (PPP), a construção e administração do hospital e maternidade recebe investimentos na ordem de R$ 126 milhões, oriundos de recursos da Prefeitura de Pinhais, por meio do programa Avança Pinhais, e do Consórcio Saúde Pinhais Ltda, vencedor do processo licitatório, que prevê a concessão administrativa por 35 anos.

Senado em 2026

O governador Ratinho Junior (PSD) aparece na dianteira da disputa ao Senado em 2026, segundo levantamento do Real Time Big Data divulgado nesta semana. No cenário principal, ele soma 31% das intenções de voto, abrindo vantagem sobre Cristina Graeml (14%). Deltan Dallagnol e Filipe Barros

pontuam 13% cada. Gleisi Hoffmann registra 10%, e Zeca Dirceu, 8%. Ratinho Junior mantém a liderança isolada em todos os cenários testados.

Página 2

Duas atrações muito aguardadas estreiam neste fim de semana
Natal de Curitiba 2025. No sábado (29/11), ocorrem as primeiras sessões da Catedral de Luz, nesta edição com patrocínio da Ademicon. No domingo
Página

Alimentação

saudável

Curitiba fortalece segurança alimentar com inauguração de Restaurante Popular e Fazenda Urbana e horta revitalizada no Tatuquara

O prefeito Eduardo Pimentel inaugurou (27/ 11), três importantes equipamentos públicos no bairro Tatuquara: o novo Restaurante Popular, a Fazenda Urbana e a revitalização da horta comunitária Santa Rita II. A manhã foi marcada por clima festivo, com grande participação da comunidade, presença da Família Folhas e do Papai Noel, além da apresentação cultural do Grupo Querência do Sul e da participação de estudantes da Escola Municipal Santa Ana Mestra. “Curitiba segue na direção do futuro com inovação social. Com o Restaurante Popular, a Fazenda Urbana e a horta revitalizada, estamos fortalecendo a alimentação saudável e acessível no dia a dia da população, mas também estamos gerando trabalho, dignidade e qualidade de vida no Tatuquara. Tenho um carinho enorme por esta região e pela sua gente”, disse o prefeito. Ele anunciou ainda que, em 2026, Curitiba vai ganhar o 7º Restaurante Popular, no Boqueirão, próximo ao Terminal do Carmo. “O orçamento já está aprovado e agora seguimos com os trâmites. Em breve vamos levar mais esse equipamento para outra região muito importante da cidade”, completou.

Restaurante Popular O Restaurante Popular do Tatuquara abre como a sexta unidade da cidade, oferecendo 500 refeições por dia ao valor de apenas R$ 3. O prédio de 580 m², em frente ao novo Terminal do Tatuquara, recebeu sua primeira lotação logo na inauguração, com a comunidade aproveitando o almoço festivo. O cardápio foi composto por arroz, feijão, estrogonofe de frango com batata palha, salada de tomate e alface, além de fatia de melão na sobremesa. O prefeito fez questão de almoçar junto com a população.

O espaço combina soluções de sustentabilidade e acessibilidade: fachada de vidro para iluminação natural, telhas termoacústicas, modelo de resíduo zero e 180 painéis fotovoltaicos que reduzirão mais de 50% do custo de energia. As obras e estruturação do Restaurante Popular e Fazenda Urbana contaram com o esforço conjunto da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN), Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop), Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA), Administração Regional e Ação Social do Paraná. Fazenda Urbana Ao lado do restaurante, a nova Fazenda Urbana do Tatuquara aproxima a população do cultivo e da educação alimentar. O espaço conta com frutíferas nativas e cítricas, temperos, PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais), plantas medicinais em uma “farmácia viva” e jardins de mel com abelhas sem ferrão. A proposta é que seja um ponto de encontro entre hortelões, empreendedores, feirantes e ações como o Banco de Alimentos e o Mesa Solidária, fortalecendo a segurança alimentar, o

combate ao desperdício e a economia local.

“Estamos criando um ambiente que inspira alimentação saudável desde a raiz, da produção ao prato. Esse é um modelo que une educação alimentar, cuidado ambiental e desenvolvimento econômico local”, afirmou o secretário de Segurança Alimentar e Nutricional, Leverci Silveira Filho. Horta Santa Rita II A última entrega do dia foi a revitalização da horta Comunitária Santa Rita II, que passou de 226 para 330 canteiros, beneficiando 30 famílias do bairro. As estruturas foram substituídas por blocos de concreto, garantindo mais durabilidade, e uma nova colmeia de abelha nativa fortalece a produtividade e o equilíbrio ambiental do espaço. A iniciativa faz parte do programa Conexão Alimentar.

As crianças da comunidade participaram do plantio de uma árvore frutífera ao lado do prefeito. Em seu discurso, o prefeito Eduardo Pimentel ressaltou a força transformadora das hortas comunitárias.

“Todo mundo sabe que um dos projetos que eu mais gosto na cidade é a horta urbana, porque você ocupa o espaço que, às vezes, era o terreno

baldio, era o local do uso de droga, era local de possível violência. Com a horta vira um lugar de alimentação, ocupa o espaço público, produz alimento de qualidade e reúne a comunidade. Isso sim é cidade inteligente”, salientou. O prefeito também anunciou a ampliação dessa política nos próximos anos. “Vamos entregar muita horta urbana nos próximos três anos, porque é uma prioridade da gestão”, ressaltou.

Presenças

Participaram das inaugurações o secretário de Estado de Desenvolvimento Sustentável, Rafael Greca; o deputado estadual, Alexandre Amaro; o secretário de Governo Municipal, Marcelo Fachinello; a secretária municipal da Saúde, Tatiane Filipak; o presidente da Câmara Municipal de Curitiba, vereador Tico Kuzma; os vereadores Bruno Rossi, Meri Martins, Sargento Tânia Guerreiro, Jasson Goulart, Toninho da Farmácia, Tiago Zeglin, Fernando Klinger, Camilla Gonda e Lórens Nogueira; a superintendente da Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional, Simone Amaro; o administrador Regional Tatuquara, Marcelo Ferraz Cesar; e o padre José Aparecido Pinto, da Ação Social do Paraná.

Eduardo Pimentel anuncia posto do Corpo de Bombeiros para a Regional Tatuquara

A Regional Tatuquara vai ganhar um posto do Corpo de Bombeiros. O anúncio foi feito (27/11), pelo prefeito Eduardo Pimentel, durante audiência no Palácio 29 de Março, sede da Prefeitura de Curitiba.

Durante o ato, que contou com a participação do com o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Antônio Geraldo Hiller Lino, o deputado Gilson de Souza, o vereador Fernando Klinger e o secretário do Governo Municipal, Marcelo Fachinello, o prefeito assinou a Lei 16.622, cedendo terreno para a edificação.

Prefeito Eduardo Pimentel com o secretário do Governo, Marcelo Fachinello, o vereador Fernando Klinger, o deputado Gilson de, e o coronel Antônio Geraldo Hiller Lino, comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do PR, assina doação de terreno para o Governo do Estado para construção de um batalhão do Corpo de Bombeiros no Tatuquara. Foto: Pedro Ribas/SECOM

“Estou assinando a lei através da qual a Prefeitura de Curitiba cede um grande terreno na Regional Tatuquara ao Governo do Estado, que a partir de agora vai desenvolver um projeto para a instalação do posto do Corpo de Bombeiros. Hoje, nós não temos nenhum comando dentro da Regional do Tatuquara e com essa doação, nessa parceria que a Prefeitura tem com o Estado, vai ser viabilizado”, disse o prefeito, agradecendo o empenho do vereador Fernando Klinger e do deputado Gilson de Souza para viabilizar o projeto. Área de 3 mil metros quadrados

A Regional Tatuquara é formada pelos bairros Tatuquara, Cam-

po de Santana e Caximba, onde residem 103 mil habitantes e fica no extremo Sul da cidade. O posto do Corpo de Bombeiros será construído em uma área de 3 mil metros quadrados em frente à Unidade de Saúde Dom Bosco, no Campo de Santana.

“A gente sabe o tamanho da Regional Tatuquara e ter o Corpo de Bombeiros próximo significa salvar vidas. Então agora nós faremos um trabalho com a Assembleia Legislativa e o Governo do Estado para que essa construção aconteça o mais breve possível”, disse o deputado.

Presenças Participaram também do encontro os integrantes do Corpo de Bombeiros: coronel Jonas Emmanuel Benghi Pinto, subcomandante da corporação; major Jefferson Batista Lopes, subcomandante do 1º Batalhão; coronel Emerson José Guimarães Ferreira, comandante do 1º Comando Regional Bombeiro Militar; capitã Ana Paula Schibelbein, comandante da 1ª Companhia do 1°Batalhão; tenente-coronel Gerson Cândido Rocha Filho, comandante do 1º Batalhão de Bombeiro Militar; além de Simone Aparecida Sidre, Sandro Rodrigues Geraldo e Vanessa Marochi da Costa.

da disputa ao Senado em 2026, segundo levantamento do Real Time Big Data divulgado nesta semana. No cenário principal, ele soma 31% das intenções de voto, abrindo vantagem sobre Cristina Graeml (14%). Deltan Dallagnol e Filipe Barros pontuam 13% cada. Gleisi Hoffmann registra 10%, e Zeca Dirceu, 8%. Ratinho Junior mantém a liderança isolada em todos os cenários testados. O levantamento ouviu 1.200 pessoas entre 25 e 26 de novembro, com margem de erro de três pontos percentuais. Leilões ferroviários O calendário federal de concessões ferroviárias para 2026 inclui, entre os principais certames, o leilão da Malha Sul, Corredor Paraná–Santa Catarina, previsto para dezembro. A carteira de projetos soma R$ 140 bilhões e conta com apoio do BNDES para estruturar investimentos e atrair capital privado. Segundo o Ministério dos Transportes, há plena confiança na financiabilidade dos empreendimentos. A expectativa é que os novos corredores impulsionem competitividade logística em estados estratégicos como o Paraná. Ferrogrão

O STF suspendeu o julgamento do projeto Ferrogrão, que tem placar parcial de 2 a 0 pela liberação da obra, enquanto o governo federal segue preparando o leilão previsto para setembro do próximo ano. O Ministério dos Transportes afirma que o setor ferroviário vive momento favorável, com forte participação do BNDES na modelagem dos projetos. A agenda inclui corredores nacionais e regionais, como o Corredor Paraná–Santa Catarina, reforçando o papel do Estado na expansão da malha logística brasileira. Tem Especialistas Duas semanas após o tornado que devastou Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná, o governo federal iniciou os atendimentos médicos em seis consultórios móveis instalados na cidade. As unidades do programa Agora Tem Especialistas oferecem consultas, apoio psicológico, vacinação, medicamentos e pequenas cirurgias. A estrutura funciona diariamente e tem capacidade para atender cerca de 50 pessoas por dia, permanecendo no município por três meses. A ação se soma ao envio de equipes da Força Nacional do SUS e kits emergenciais destinados às cidades paranaenses afetadas. Korean Valley Ivaiporã, cidade de pouco mais de 50 mil habitantes, tornou-se o polo brasileiro e latino-americano de inovação sul-coreana com a inauguração do Korean Valley. O hub conecta startups da Coreia do Sul a empresas paranaenses em áreas como Agrotech, Indústria 4.0, GovTech e Saúde. A iniciativa, fruto da parceria com o Global Digital Innovation Network (GDIN), projeta o município como porta de entrada da tecnologia asiática no continente. Dez startups coreanas já confirmaram operação conjunta com empresas locais.

Acima da média

A nova Pesquisa por Amostra de Domicílios do Ipardes confirma que o Paraná mantém índices de saneamento muito acima da média nacional, com 95,8% da população urbana atendida por água tratada e 77,8% por coleta de esgoto. Os avanços refletem os investimentos contínuos da Sanepar, que já universalizou o acesso à água e trata 100% do esgoto coletado. O Estado segue em ritmo acelerado rumo às metas do Novo Marco do Saneamento. Municípios como Curitiba e Guarapuava já alcançam indicadores de excelência.

Travessia gratuita

A construção da Ponte de Guaratuba avança como uma das maiores obras da história do Paraná, com investimento superior a R$ 400 milhões e garantia de travessia gratuita. A isenção de pedágio só foi possível após a mudança constitucional que autorizou a execução com recursos públicos. A nova estrutura substituirá o ferry-boat, oferecendo acesso permanente, seguro e sem custos aos usuários.

Fundo

O Governo do Paraná enviou à Alep uma PEC que altera a gestão dos fundos estaduais, permitindo que os saldos não utilizados ao fim do ano retornem ao caixa central para aplicação mais ágil em políticas públicas. A mudança não afeta áreas com vinculação constitucional, como Saúde, Educação e Previdência. Segundo o secretário da Fazenda, Norberto Ortigara, a proposta evita recursos ociosos e fortalece a eficiência do Tesouro.

24 horas O Poupatempo Paraná oferece atendimento 24 horas pelo WhatsApp oficial (41) 3040-2060, onde cidadãos podem tirar dúvidas sobre serviços, agendamentos e unidades em funcionamento. Antes de buscar atendimento presencial, a orientação é realizar agendamento pelo site poupatempo.pr.gov.br ou pelo aplicativo oficial para Android. A rede física segue em rápida expansão, com seis unidades já inauguradas e outras em fase de testes em Foz do Iguaçu e Cascavel. Até março de 2026, todas as 20 unidades previstas estarão em operação, ampliando o acesso a serviços públicos integrados em todo o Estado.

Em grãos

O Paraná alcançou a maior safra de grãos de sua história, com 46,8 milhões de toneladas colhidas no ciclo 2024/25 e VBP estimado em R$ 68 bilhões, segundo o Deral. O resultado foi impulsionado pelo bom desempenho do trigo, da aveia e pelo recorde do milho, que atingiu 21 milhões de toneladas. Técnicos destacam que clima favorável, expansão de áreas e produtividade elevada consolidaram o cenário. A Previsão de Safra Subjetiva confirma o desempenho histórico e reforça o peso do agronegócio na economia estadual.

Coluna publicada simultaneamente em 24 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com

Ribas/SECOM
Segurança

ordem do dia: a) Eleição dos Administradores da Sociedade; b) Alteração do endereço da sede administrativa; c) dos termos do Plano de Recuperação Extrajudicial da sociedade. d) Alteração do objeto social para inserir novas atividades empresariais. Os sócios poderão se fazer representar nesta assembleia geral mediante a apresentação do dia constante desse edital. Curitiba - Paraná, 25 de novembro de 2025. Jackson Lenzi Pires - Sócio Administrador. COMPET AGRO-FLORESTAL S/A. CNPJ/MF nº 76.698.570/0001-69 - NIRE 41 3 0005076 7 EDITAL DE CONVOCAÇÃO - ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA Ficam convocados todos os acionistas da COMPET AGRO-FLORESTAL S/A. (“Companhia”), nos termos do artigo 124 da Lei nº 6.404/76 e do artigo 6º do Estatuto Social da Companhia, para a Assembleia Geral Extraordinária a realizar-se no dia 09 de dezembro

NIRE 413.003.046-02 ATA DA 3ª (Terceira) ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA Local, Data e Hora. A Assembleia realizou-se na sede social localizada na Avenida Ayrton Senna da Silva, n.º 300, Sala 1311-B, Bairro: Gleba Fazenda Palhano, Londrina/PR, CEP 86050-460, no dia 06 de outubro de 2025, às

e a companhia enquadrar-se nas disposições do art. 294 da lei supracitada. Deliberações: Após examinarem e discutirem os assuntos constantes da Ordem do Dia, a acionista tomou a seguinte deliberações: (a) Eleição da Diretoria: Por unanimidade foram reeleita para compor a Diretoria, por 3 (três) anos, como Diretora Presidente: Paula Jordão Maia Dale Vedove, brasileira, nascida em 10/10/1976, natural do Rio de Janeiro/RJ, casada sob o regime de comunhão parcial de bens, engenheira civil, portadora do RG n.º *.**8.62*-*-SESP/PR, CPF ***.807.529**, residente e domiciliada na Rua Parque Nacional Chapada dos Guimarães, n.º 117, Bairro: Jardim Esperança, na cidade de Londrina/PR, CEP 86.058-114, e Nada mais havendo a tratar, deu o presidente por encerrada a reunião, lavrando-se a presente ata única, a qual, depois de lida e achada conforme, foi aprovada em todos os seus termos, sendo assinada e rubricada em todas as suas folhas pelos membros da mesa que presidiu e assinada por todos os presentes. Londrina, 06 de outubro de 2025. Lista de Presenças - TENAZ Participações Societárias Ltda., Paula Jordão Maia Dale Vedove – representante legal, Acionista. Paula Jordão Maia Dale Vedove Presidente da Mesa. Ludimila Fernandes Gongra – Secretária. JUCEPAR:

evento

Ratinho Junior recebe Troféu Ocepar por contribuição ao cooperativismo paranaense

O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu nesta sexta-feira (28) o Troféu Ocepar como homenagem às suas contribuições para o setor agroindustrial. A entrega ocorreu durante o Encontro Estadual de Cooperativistas Paranaenses, no Parque Histórico de Carambeí, nos Campos Gerais.

A entrega ocorreu durante o Encontro Estadual de Cooperativistas Paranaenses, no Parque Histórico de Carambeí, nos Campos Gerais. Ratinho Junior destacou que o cooperativismo é um modelo de sucesso e que merece ser replicado e fortalecido. Fotos: Geraldo Bubniak/AEN

“É uma das maiores homenagens que estou recebendo como figura pública. Fiquei muito feliz de saber que foi por unanimidade essa votação, por todas as cooperativas do Paraná”, disse. “O cooperativismo no Estado é muito criterioso e organizado, tem muita seriedade e poder ter a honra de receber essa homenagem me dá muito orgulho”. Ele também destacou o apoio ao setor desde 2019. "Nos últimos anos tentamos promover uma grande agroindustrialização, potencializando o agronegócio e as cooperativas de alimentos, e também trabalhamos para agilizar licenciamentos e burocracias para gerar mais empregos. O Paraná é uma potência nacional como maior produtor de frango e peixe, segundo em suínos e grãos, o que nos coloca num patamar econômico muito relevante para o Brasil", disse.

O governador também falou sobre o apoio de outros segmentos do cooperativismo. "Conseguimos estabelecer uma grande parceria com o setor produtivo em diversas áreas, o que foi preponderante para que o PIB do Paraná crescesse acima da média nacional e quase duplicasse de tamanho em termos nominais em poucos anos. Isso também acontece com ajuda das cooperativas de crédito, seja por meio do Banco do Agricultor ou outros programas, e cooperativas de saúde e outras áreas. O Estado tem muito orgulho da robustez desse sistema", disse.

O Encontro Estadual é realizado anualmente para celebrar as conquistas do setor. Na abertura do evento, o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, apresentou um balanço das atividades de 2025. Até outubro, e considerando as projeções até o encerramento do exercício, a estimativa é que o cooperativismo alcance receitas totais de R$ 220 bilhões, um crescimento nominal em torno de 8% em relação a 2024.

“O número de cooperados no Paraná se aproxima de 4,5 milhões de pessoas e 154 mil empregos diretos, consolidando-se como uma das maiores forças empregadoras do Estado”, detalhou. “Tivemos êxito mesmo diante de obstáculos. O cooperativismo paranaense demonstrou, mais uma vez, sua capacidade de resiliência, profissionalização e planejamento estratégico”.

A edição deste ano do Encontro de Cooperativistas Paranaenses também marcou o encerramento das comemorações do Ano Internacional das Cooperativas, instituído em 2025 pela Organização das Nações Unidas (ONU). Esse foi inclusive o tema de uma exposição no Palácio Iguaçu, em Curitiba. A mostra também apresentou os impactos econômicos do modelo no País e no mundo, com dados ilustrativos e gráficos didáticos.

SETOR DO FUTURO

Pensando no futuro do cooperativismo, o Governo do Paraná também tem apostado na ampliação da rede de colégios agrícolas com o objetivo de qualificar o ensino técnico e fortalecer o vínculo com o modelo. Uma lei criada em 2023 inclusive instituiu o modelo no segmento.

Cada colégio tem sua própria cooperativa-escola, pessoa jurídica sem fins lucrativos constituída pelos alunos, servidores e professores. O objetiv é a cooperação recíproca de seus associados para promover e estimular o desenvolvimento do cooperativismo com finalidade educativa, por meio de atividades econômicas, sociais e culturais em benefício dos associados e da instituição de ensino.

“Tenho buscado fazer com que o DNA do paranaense continue cooperativista. Hoje as escolas públicas ensinam educação financeira e as nossas têm estudado sobre cooperativismo, associativismo, empreendedorismo, oratória e planejamento familiar. Tudo isso pensando na continuidade desse ciclo de sucesso do Paraná”, detalhou o governador.

TROFÉU OCEPAR

O Troféu Ocepar foi instituído pela diretoria da Ocepar há 46 anos, durante a comemoração do Dia Internacional do Cooperativismo, em julho de 1977. Ele já foi entregue a 51 personalidades, entre lideranças políticas, empresariais e do cooperativismo. A honraria é destinada às pessoas que se destacaram, dentro e fora do cooperativismo, por suas contribuições ao desenvolvimento do setor.

Além do governador Ratinho Junior, a cooperativa Frísia foi homenageada pelos 100 anos de atuação, sendo reconhecida como a mais antiga do Paraná e a segunda do Brasil. Fruto do pioneirismo de imigrantes holandeses, a empresa oferece soluções para toda a cadeia agrícola, pecuária e florestal.

“É muito simbólico alcançar esse reconhecimento no Ano Internacional das Cooperativas. A Frísia espera continuar sendo um exemplo de cooperativa, que está preocupada com o bem-estar do seu associado, em agregar valor e renda ao produtor e principalmente a família”, destacou o presidente da Cooperativa Frísia, Geraldo Slob. PROGRAMAÇÃO DO ENCONTRO

As atividades continuam ao longo de todo o dia com palestras. Um dos destaques é o professor, palestrante e pesquisador em Liderança, RH e Significado do Trabalho, Alexandre Pellaes, que ministra palestra com o tema “Propósito e pertencimento”.

PRESENÇAS

Estiveram presentes no Encontro Estadual a primeira-dama Luciana Saito Massa; o vice-governador Darci Piana; os secretários da Fazenda, Norberto Ortigara, Agricultura e Abastecimento, Marcio Nunes, Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, Cidades, Guto Silva, Desenvolvimento Sustentável, Rafael Greca, e Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte; o subchefe da Casa Civil, Lucio Tasso; o presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi; os deputados estaduais Fabio Oliveira, Moacyr Fadel e Marcelo Rangel; a prefeita de Carambeí, Elisangela Pedroso; o deputado federal e presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, Pedro Lupion; os deputados federais Sérgio Souza e Ricardo Barros; o senador Sergio Moro; a superintendente da OCB, Tânia Zanella; o ex-presidente da Ocepar e da Frísia, Dick de Geus; e cooperados e presidentes das cooperativas.

Metrópole pinhais

Equipamentos de alta tecnologia no Hospital e Maternidade Municipal

Papa Francisco inauguram o novo tempo do SUS em Pinhais

Aparelhos médicos e assistenciais adquiridos trazem o que há de mais inovador para o atendimento de saúde pública

O Hospital e Maternidade Municipal Papa Francisco já é uma realidade para Pinhais. Após a ordem de serviço realizada em junho de 2023, o novo equipamento chega à fase final de obras e instalações e já significa um marco para a história do município. Além dos 90 leitos, sendo 10 UTI adulto e 10 UTI neonatal, com atendimento 100% SUS, a tecnologia de ponta dos equipamentos médicos adquiridos para a operação representa um salto gigante para a saúde pública, se tornando uma referência para todo o Brasil. Fruto de parceria público-privada (PPP), a construção e administração do hospital e maternidade recebe investimentos na ordem de R$ 126 milhões, oriundos de recursos da Prefeitura de Pinhais, por meio do programa Avança Pinhais, e do Consórcio Saúde Pinhais Ltda, vencedor do processo licitatório, que prevê a concessão administrativa por 35 anos.

Estão contemplados nestes investimentos uma série de recursos tecnológicos para a utilização das equipes médicas e assistenciais. Equipamentos inovadores estarão à disposição da população a partir de agora, graças a um planejamento orientado para o que há de melhor no mercado de aparelhos e soluções clínicas, voltado para o atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

Conheça um pouco de cada um desses equipamentos de destaque: Aparelho de Anestesia

Mindray WATO 65 PRO Representa um avanço tecnológico que supera o padrão atual dos hospitais públicos, repleto de recursos que elevam a segurança e eficiência dos procedimentos cirúrgicos.

Diferenciais: monitoramento contínuo de gases críticos e ventilação protetiva; modos de controle avançado protegem os pulmões dos pacientes, principalmente em cirurgias complexas; gestão digital reduz desperdício de gases e facilita auditoria; recursos até então encontrados apenas em hospitais privados de referência. Equipamentos fototerapia FANEM Os aparelhos de fototerapia FANEM Plenum 6006 elevam o padrão assisten-

cial neonatal a níveis de excelência.

Diferenciais: sensor de pele integrado reduz o risco de hipertermia, condição comum em recém-nascidos submetidos à fototerapia, especialmente em unidades de cuidados intensivos neonatais; sonda de medição de radiância, que verifica a intensidade luminosa em tempo real, garantindo eficácia terapêutica precisa e facilitando a manutenção técnica; modelo de última geração recém-lançado no mercado brasileiro, com recursos modernos e tecnologia atualizada.

Raio-X Móvel com Inovação

O Hospital e Maternidade de Pinhais contará com um equipamento de raio-X móvel digital que se destaca por sua mobilidade inteligente, integração tecnológica e alta resolução de imagem -padrão ainda ausente na maioria dos hospitais públicos do estado.

Diferenciais: Sistema DR (Detector Digital Direto) elimina o uso de cassetes

e reveladores, trazendo mais agilidade, qualidade de imagem e menor exposição à radiação; tela touchscreen permite operar, visualizar e enviar as imagens diretamente do equipamento, à beira-leito, sem precisar retornar a uma estação fixa; transmissão automática de exames ao PACS/ prontuário eletrônico agiliza o diagnóstico e garante rastreabilidade clínica, otimizando o cuidado principalmente em áreas críticas como UTIs e emergências.

Inovação no cuidado neonatal

Os berços aquecidos com módulo de reanimação do Hospital e Maternidade de Pinhais são equipamentos completos, pensados para garantir mais segurança, agilidade e qualidade assistencial desde os primeiros minutos de vida do recém-nascido.

Diferenciais: reanimação integrada (Baby Puff embutido), enquanto na maioria dos hospitais públicos o equipamento é separado e ocupa mais espaço, aqui ele já vem acoplado ao ber-

ço — mais agilidade e menos risco em momentos críticos; balança no próprio leito: a pesagem do bebê pode ser feita sem deslocamentos, com mais conforto e segurança; mistura precisa de oxigênio para cada recém-nascido, garantindo atendimento mais humanizado e técnico; sistema de pré-aquecimento e autotestes proporciona um berço pronto antes mesmo do nascimento e checagem automática do funcionamento, reforçando a segurança clínica; sensores extras de temperatura: prevenção garantida para manter o equipamento sempre funcional.

Leitos Inteligentes e Conectados

As camas elétricas Vallitech VLT 932, adquiridas para o Hospital e Maternidade de Pinhais, representam um novo padrão em cuidado intensivo no SUS, com recursos embarcados que aliam segurança, conforto e conectividade.

Diferenciais: 100% elétricas com CPR

automático permite retorno imediato à posição horizontal em emergências, sem necessidade de intervenção manual; Suporte para pacientes até 250kg para atender diferentes perfis de pacientes críticos com segurança; balança integrada e controle embutido nas grades: pesagem sem movimentar o paciente e comando direto ao lado do leito, facilitando a operação pela equipe; conectividade com central e manutenção preditiva?onde os dados do uso e posição do leito são enviados à central de enfermagem ou engenharia clínica, permitindo rastreabilidade e prevenção de falhas. Cama PPP Motorizada

As camas FANEM PPP adquiridas combinam tecnologia, ergonomia e humanização, permitindo acompanhar a mulher desde o pré-parto até o puerpério com conforto, mobilidade e controle. Diferenciais: motorização completa com comandos nas grades permitem que a parturiente ou o profissional ajustem facilmente a posição da cama; sistema anti-esmagamento e CPR de emergência? garante segurança física da paciente em qualquer situação; apoios anatômicos e tanque de placenta inox?facilita o posicionamento para diferentes tipos de parto e agiliza a rotina obstétrica; colchão tripartido e estrutura reforçada trazem conforto ideal e durabilidade superior ao padrão habitual em maternidades públicas.

Cardioversor Multiparamétrico com Conectividade O cardioversor Mindray adquirido para o Hospital e Maternidade de Pinhais reúne em um único equipamento desfibrilação, monitoramento multiparamétrico e conectividade em tempo real, elevando o padrão do suporte à vida. Diferenciais: todas as terapias integradas:?desfibrilador, DEA, marcapasso e cardioversor com comandos dedicados e rápidos; sensor de qualidade da RCP e feedback em tempo real?apoia equipes de emergência com dados precisos e imediatos; integração com central de monitoramento?permite visualizar parâmetros remotamente e elimina a rotina de impressões manuais exigidas pela ANVISA.

Segurança reforçada em Pinhais: Guarda Municipal lança Operação de Natal e Ano Novo

A segurança da população de Pinhais ganha um reforço especial neste final de ano. Na tarde da terça-feira (25), a Guarda Municipal de Pinhais (GM) realizou o lançamento oficial da Operação de Natal e Ano Novo, intensificando suas ações para garantir um período de festas mais seguro para moradores e comerciantes do município.

Com a aproximação das festividades, que tradicionalmente aumentam o fluxo de pessoas nas ruas e no comércio, a GM de Pinhais estruturou um esquema de segurança ampliado que envolve diversas frentes de atuação. Cabe destacar que a Operação de Natal e Ano Novo não se limita apenas a um aumento de patrulhamento, mas sim à integração de diferentes grupos e tecnologias para cobrir toda a área do município

O Policiamento Preventivo e Comunitário (PPC) terá sua atuação intensificada, focando nos bairros e, principalmente, nas áreas comerciais de Pinhais, onde o movimento de compras de fim de ano é maior. O PPC visa a prevenção de delitos e a proximidade com a comunidade.

Patrulhamento Especializado da ROMU: A Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) também entra em ação com seu patrulhamento especializado, atuando em pontos estratégicos e realizando abordagens mais complexas quando necessário.

Efetivo ampliado: Para garantir uma cobertura mais eficaz, a GM Pinhais contará com efetivo ampliado, colocando mais equipes nas ruas para responder com agilidade a quaisquer ocorrências e manter uma presença de segurança ostensiva.

Monitoramento 24 horas: A Central de Monitoramento permanece ativa, acompanhando a cidade 24 horas por dia. O uso da tecnologia de vigilância é crucial para identificar e prevenir situações de risco em tempo real, integrando-se com as equipes de rua.

A Guarda Municipal ressalta que, mais do que uma operação pontual, a ação reflete o compromisso diário e contínuo com a segurança e o bem-estar da comunidade de Pinhais. “O objetivo é permitir que os cidadãos possam desfrutar das celebrações de fim de ano com maior tranquilidade”, explica o superintendente da GM Carlos Abrantes.

Serviço A população é incentivada a colaborar e acionar

a Guarda Municipal sempre que necessário.

Os canais oficiais estão disponíveis 24 horas:

Emergência: 153

Telefones de Plantão: (41) 3912-5153 e (41) 99167-9095 Aplicativo: 153 Cidadão.

Glúten e lactose: projeto quer padronizar cardápios em Curitiba

Intenção da autora, vereadora Delegada Tathiana, é reforçar a segurança alimentar e a proteção ao consumidor em Curitiba

Para ampliar a segurança alimentar e proteger consumidores com doença celíaca ou intolerância à lactose, a Delegada Tathiana Guzella (União) protocolou, na Câmara Municipal de Curitiba (CMC), um projeto de lei que obriga estabelecimentos de consumo imediato — como bares, restaurantes, lanchonetes e buffets — a indicarem de maneira clara a presença de glúten e lactose nos alimentos oferecidos. A proposta justifica que a falta de informação adequada expõe parte da população a riscos evitáveis à saúde e compromete o direito básico do consumidor à transparência (005.00682.2025).

A norma proposta é concisa e possui quatro artigos, distribuindo duas definições essenciais (estabelecimentos de consumo

imediato e informações nutricionais específicas) e três diretrizes principais, voltadas à padronização das informações. Esses dispositivos formam um conjunto normativo simples, porém estruturado, que busca viabilizar a mudança no cotidiano dos estabelecimentos sem impor complexidade administrativa excessiva. As diretrizes definidas pelo projeto exigem que cardápios fí-

sicos e digitais contenham sinalização legível sobre glúten e lactose em cada item; que sistemas de buffet utilizem placas ou etiquetas para identificar a composição dos alimentos; e que estabelecimentos adotem, sempre que possível, símbolos gráficos universais, facilitando a compreensão rápida pelo consumidor. O projeto afirma ainda que a medida reforça políticas de saúde preventiva, já incorporadas por cidades como Belo Horizonte, Serra Negra e Goiânia, que aprovaram leis semelhantes. Segundo a justificativa, “a clareza quanto à presença de glúten e lactose é essencial para preservar a saúde e a qualidade de vida”, especialmente para quem vive com restrições alimentares severas. Por José Lázaro Jr.

Programação educativa nas tevês dos postos de saúde: lei já está em vigor

Desde o dia 12 de novembro, as unidades de saúde de Curitiba já devem transmitir vídeos educativos para os usuários que estão na sala de espera

Entrou em vigor neste mês de novembro, a lei municipal 16.563/2025, que regulamenta em Curitiba a exibição de programação institucional por meio de televisores nas unidades de saúde da capital. A norma foi aprovada pelos vereadores em setembro e é de autoria de Eder Borges (PL). A ideia é que os aparelhos deixem de exibir a programação dos canais abertos de televisão. “Queremos otimizar o uso dos aparelhos televisores nos postos de saúde, que costumam estar sintonizados em canais de tevê aberta, que pouco ou nada agregam àquela população na sala de espera. Em vez de verem novela ou sessão da tarde, as pessoas passarão a ter acesso a conteúdo interessante”, afirmou o autor da lei, em setembro, quando seu projeto de lei foi aprovado pelo plenário. Ele deu o exemplo de uma campanha para higienização das mãos e recebeu, de outros parlamentares, sugestões de campanha de prevenção à dengue e até à exibição das sessões plenárias.

Veja como foi a votação do projeto de Eder Borges.

De acordo com a lei 16.563/ 2025, durante o horário de atendimento, as unidades de saúde deverão ser usadas para divulgar conteúdos institucionais relacionados à área da saúde, elabora-

(Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

dos pela Secretaria Municipal de Comunicação Social (SMCS), em conjunto com profissionais de saúde e demais secretarias correlatas, que serão responsáveis pela produção e difusão dos conteúdos.

A 34ª edição da Assembleia Itinerante reuniu, nesta quarta-feira (26), representantes do setor produtivo, lideranças empresariais e instituições rurais de Paranavaí. Créditos: Valdir Amaral/Alep

Assembleia Itinerante reúne demandas

de saúde, setor produtivo e agronegócio em Paranavaí

Sessão especial foi realizada nesta quarta-feira, na IV Fiman, e marcou a terceira passagem da Assembleia Itinerante no município

A 34ª edição da Assembleia Itinerante reuniu, na quarta-feira (26/11), representantes do setor produtivo, lideranças empresariais e instituições rurais de Paranavaí. Além de homenagear diversas personalidades, a sessão especial do projeto de interiorização da Assembleia, realizada na IV Fiman, recebeu diversas demandas das instituições do município, priorizando pautas da saúde, empresariais e do agronegócio.

“As demandas agora serão analisadas, catalogadas e encaminhadas aos órgãos responsáveis do Governo do Estado. A Assembleia Itinerante reafirma, mais uma vez, seu protagonismo como elo para que as necessidades regionais sejam ouvidas e transformadas em ações concretas para o desenvolvimento do Paraná. Além disso, com a força da nossa economia, conseguimos ainda contribuir com mais recursos para que o governador Ratinho Jr. invista ainda mais nas cidades. Já nos comprometemos aqui a buscar os recursos para viabilizar a nova UPA de Paranavaí”, comentou o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Alexandre Curi (PSD).

A Prefeitura de Paranavaí solicitou a construção de uma nova UPA (Unidade de Pronto Atendimento) no município. A Associação Comercial e Industrial de Paranavaí (ACIAP) apresentou uma pauta abrangente para impulsionar o ambiente de negócios na cidade. Entre as reivindicações, destacou-se a redução de alíquotas de ICMS e a revisão do regime de substituição tributária, além da criação de incentivos para a instalação e expansão de polos industriais. A entidade também pediu programas de financiamento para a modernização das empresas, ampliação da digitalização de sistemas estaduais, implantação de um Balcão Único Empresarial digital e revisão de taxas que impactam micro e pequenas empresas. Outro ponto enfatizado foi o fortalecimento institucional, com a solicitação de maior participação das associações comerciais nos conselhos de desenvolvimento econômico. A pauta incluiu ainda programas de capacitação e inovação para empreendedores, apoio a feiras e eventos promovidos pela ACIAP, além de reivindicações ligadas à segurança pública, como o reforço do efetivo

As informações poderão ser divulgadas em formato de breves palestras educativas e esclarecimentos sobre serviços de saúde prestados pelo Município. Além da transmissão de conteúdos institucionais, a lei determina que seja criado um espaço para que os usuários da rede pública possam sugerir temas a serem abordados, ampliando a interação entre população e gestão municipal. A norma foi sancionada pelo prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, em 12 de setembro e entrou em vigor 60 dias após sua publicação no Diário Oficial, ou seja, no dia 12 de novembro.

Por Pedritta Marihá Garcia

| Revisão: Gabriel Kummer

Supervisão do estágio: Ricardo Marques

policial, a ampliação do monitoramento eletrônico e a destinação de emendas para tecnologia e infraestrutura de segurança. No eixo urbano e de infraestrutura municipal, a ACIAP também levou à Assembleia pedidos relacionados à estrutura pública local. Entre eles, a modernização e ampliação do Pronto Atendimento Municipal, com mais equipamentos e capacidade de atendimento, além de apoio estadual para projetos de revitalização urbana, melhorias de mobilidade, iluminação e paisagismo, e incentivos para requalificação de fachadas e modernização do comércio. A entidade solicitou ainda a destinação de caminhões de carga seca, além de máquinas essenciais, como pá-carregadeira, retroescavadeira e motoniveladora, e apoio para a renovação da frota municipal utilizada na infraestrutura urbana.

Representando o setor rural, o Sindicato Rural de Paranavaí e a Sociedade Rural do Noroeste do Paraná apresentaram uma pauta focada no desenvolvimento agropecuário e tecnológico da região. Entre os principais pedidos estão a implantação de um colégio agrícola e a criação de um polo tecnológico, ambos voltados à formação técnica, pesquisa e inovação. As entidades reforçaram ainda a necessidade de apoio estadual ao polo de irrigação instalado pelo Governo Federal, com ações que envolvem a implementação de tecnologias avançadas de irrigação, infraestrutura para gotejamento e aspersão, capacitação técnica dos produtores, incentivo a práticas sustentáveis e articulação com instituições de pesquisa. Outro ponto de grande relevância foi o pedido de fortalecimento do Fundo de Desenvolvimento da Mandiocultura, com a possibilidade de aporte de parte do ICMS gerado pela cadeia produtiva. O setor solicita investimentos para a modernização da produção, assistência técnica especializada, estímulo à industrialização da mandioca e suporte a programas permanentes de inovação, incluindo novas variedades, plantio direto, manejo de pragas e desenvolvimento de equipamentos, como a colhedora específica para a cultura. Por Pedro Sarolli

Cardápios de restaurantes deverão informar sobre presença de glúten e lactose
Autor da lei, Eder Borges

Paraná Competitivo atrai R$ 13,8 bilhões em investimentos em 127 contratos em 2025

Esse é o maior número de investimentos atraídos em toda a história do programa do Governo do Estado que oferece incentivos e benefícios para empresas que desejam se instalar ou expandir operações no Estado, superando os números de 2024 antes mesmo de o ano acabar.

O Paraná assinou 127 contratos de parceria para a implantação e ampliação de parques industriais a partir do Paraná Competitivo em 2025. Esse é o maior número de investimentos atraídos em toda a história do programa do Governo do Estado que oferece incentivos e benefícios para empresas que desejam se instalar ou expandir operações no Estado, superando os números de 2024 antes mesmo de o ano acabar.

Segundo dados da Assessoria de Assuntos Econômicos e Tributários (AEET) da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), o número recorde corresponde apenas ao período de janeiro até o dia 24 de novembro e totaliza R$ 13,81 bilhões em investimentos. Em comparação, ao longo de todo o ano passado, o Paraná Competitivo firmou 115 parcerias de janeiro a dezembro.

Para o secretário da Fazenda, Norberto Ortigara, esse crescimento expressivo de parcerias no período reflete o sucesso do programa, a implantação de novos sistemas de modelagem de gestão do Paraná Competitivo e o cenário de estabilidade econômica do Estado. Em 2025, o Paraná conquistou a nota máxima nos principais indicadores fiscais do Brasil e do mundo — e, como destaca o chefe da pasta, isso transmite confiança para o mercado e faz com que o Estado seja um destino seguro para investidores.

“Esse é um número que evidencia o bom momento atual do Paraná como um ambiente propício para negócios. Temos uma economia forte, estável e bastante consolidada que transmite segurança — algo que qualquer empresa do Brasil e do mundo procura”, explica Ortigara. “Além disso, ao longo dos últimos anos, a Sefa voltou a dialogar com os investidores e com muito mais profissionalismo e agilidade, o que tem ajudado a atrair mais empresas”.

Prova disso é que, em 2025, o Paraná Competitivo fechou duas parcerias históricas que ajudam a fortalecer o sucesso do programa e a própria economia paranaense. Em junho, o Governo do Estado assinou o protocolo de intenções que garante incentivos fiscais à instalação da nova fábrica de pneus da XBRI Pneus

e da multinacional chinesa Linglong Tire em Ponta Grossa, nos Campos Gerais. O investimento total previsto para o empreendimento é de R$ 6,7 bilhões — o segundo maior valor de toda a história do programa. A expectativa é que sejam gerados mais de 1,3 mil empregos diretos apenas na primeira fase do projeto.

Outra parceria importante firmada neste ano foi a expansão do parque automotivo da Renault do Brasil, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. No início de novembro, o Governo do Paraná oficializou o acordo com a empresa chinesa Geely para investimentos de R$ 3,8 bilhões na planta da empresa francesa com foco na diversificação da produção.

A atração desse investimento é estratégica não apenas pelos valores envolvidos, mas pela importância que traz para toda a indústria paranaense. Com essa expansão, o Paraná se consolida como o segundo maior polo automotivo do País. Apenas em 2025, os 127 acordos firmados projetam a criação de um total de 21.706 empregos diretos. NOVO RECORDE

Enquanto o número de acordos firmados em 2025 já é o maior da história do programa, o Paraná Competitivo deve fechar o ano quebrando uma segunda marca ainda mais importante. De janeiro a novembro, o total de investimentos atraídos praticamente iguala o resultado de todo o ano de 2024, o atual recordista. Ao longo de todo o ano passado, o programa atraiu um total de R$ 13,82 bilhões. Já em 2025, até a metade de novembro, essa cifra chega a R$ 13,81 bilhões, indicando que o Paraná deve fechar dezembro atingindo um novo patamar.

E, mais do que uma corrida por números, esses resultados se traduzem em empregos, como explica o diretor do Paraná Competitivo, Francisco Inocêncio. “A essência do programa é conceder incentivos fiscais para projetos futuros e isso gera novos postos de trabalho, ajudando a levar o desenvolvimento para todas as regiões do Paraná”, diz.

Renault Boreal vence como Melhor SUV Nacional no prêmio Car Awards Brasil 2026

O Renault Boreal foi eleito o Melhor SUV Nacional no prêmio Car Awards Brasil 2026, promovido pela revista Car Magazine

A publicação afirma que o Boreal é inegavelmente um dos lançamentos mais relevantes para a indústria automobilística neste ano, se destacando por ser um dos SUVs mais completos e “bemnascidos” do país. “A Renault acertou no estilo, no acabamento, na mecânica eficiente, na tecnologia e no alto nível de equipamentos de segurança.”

“Recém-lançado no mercado, o Boreal já acumula prêmios da imprensa automotiva. Para nós, é uma grande honra receber o reconhecimento da Car Magazine”, afirma Caique Ferreira, diretor de Comunicação da Renault Geely do Brasil.

O Boreal custa a partir de R$ 179.990 e está disponível em três versões de acabamento: evolution, techno e iconic. Todas com o eficiente motor turbo TCe 1.3 flex com 270 Nm de torque combinado ao eficiente câmbio automático EDC (Efficient Dual Clutch) de dupla embreagem úmida com seis marchas. Tecnologia presente no Kardian e consolidada em mais de 1 milhão de unidades vendidas na Europa.

Mais sobre o Boreal

Apresentado mundialmente pela primeira vez em julho, em São Paulo, o Renault Boreal é um modelo que associa elegância e tecnologia. O Brasil é o primeiro país a comercializar o Boreal no mundo.

Com seus 4,56 m de comprimento (por 1,84 m de largura), o Renault Boreal se posiciona no segmento C-SUV, oferecendo proporções atraentes. A silhueta tem volumes equilibrados, com um entre eixos mais longo (2,70 m) e balanços reduzidos, o que confere espaço interno e dinamismo visual ao modelo. Com altura de 1,65 m, o teto do Renault Boreal é ligeiramente inclinado. Associado a uma superfície envidraçada contínua e um acabamento de teto sutil, esta carroceria confere ao veículo um visual fluido e dinâmico, sem sacrificar o espaço interno.

À primeira vista, o Renault Boreal marca presença com um capô alto e horizontal, a grade na cor da carroceria onde se destaca o logo “Nouvel’R” e a assinatura luminosa inédita, que é reconhecida logo de cara graças aos módulos de LED adicionais que recobrem e ampliam o veículo visualmente. A frente

também se diferencia com os faróis de LED que se estendem até os para-lamas e os módulos adicionais, que reforçam a base visual do veículo. As laterais são estruturadas por uma linha de carroceria marcada e curvas generosas nos para-lamas, reforçando a personalidade imponente do modelo.

Com seu design interno inédito, o cockpit do Renault Boreal é disposto em torno de um painel de bordo inspirado no Renault 5 E-Tech elétrico e no Renault 4 E-Tech elétrico, com o painel duplo horizontal openR. A primeira tela está localizada bem à frente do motorista, com um generoso painel de instrumentos digital de 10 polegadas que exibe todas as informações relacionadas à condução. Logo ao lado se encontra a tela de 10 polegadas do sistema multimídia central, formando um layout tecnológico e fluido, que valoriza as funções conectadas.

Uma das principais vantagens da Renault Group Modular Platform é a arquitetura elétrica e eletrônica de última geração. Projetada para ser totalmente compatível com as regulamentações atuais e futuras, ela abre caminho para a integração de tecnologias embarcadas com forte valor agregado. O Renault Boreal é uma demonstração concreta desta estratégia, sendo o primeiro veículo da marca a oferecer o sistema de infoentretenimento Google Automotive Services fora da Europa e o primeiro a trazer de série no Brasil. O Boreal oferece um sistema Harman Kardon premium, fruto de uma parceria com Jean-Michel Jarre. Este sistema exclusivo integra uma dezena de alto-falantes e regulagem acústica personalizada em função do ambiente escolhido. O resultado é excepcional, proporcionando um som mais vivo, imersivo e de alta fidelidade, projetado para entregar a experiência de um verdadeiro estúdio de som sobre rodas.

Sobre a Renault

A Renault oferece uma gama completa veículos como o Kwid, Kardian, Duster, Boreal, Oroch, Kangoo e Master e, ainda, os veículos E-Tech 100% elétricos Kwid E-Tech, Megane E-Tech e Kangoo E-Tech. Com o Renault On Demand, serviço de aluguel de veículos a longo prazo, a Renault traz novas soluções de mobilidade, juntamente com projetos de compartilhamento de veículos.

O Instituto Renault, responsável pelas ações socioambientais da marca no país, vem colaborando com o desenvolvimento da sociedade e já impactou mais de 1 milhão de pessoas ao longo dos seus 15 anos nos eixos de Inclusão e Segurança.

Fotos: Jonathan
Campos/AEN

Metrópole evento

Museu da Imprensa abre acervo e reforça a preservação da memória como pilar da cidadania

Marcado por homenagens, o lançamento disponibiliza acesso público e gratuito a cerca de 20 mil páginas de jornais e revistas de Foz do Iguaçu, datadas a partir de 1953.

Ricardo Takiguti, representou a ADI-PR, que apoia o projeto Museu da Imprensa de Foz

Comunidade prestigiou o lançamento do Museu da Imprensa, em evento marcado por homenagens

O Museu da Imprensa de Foz do Iguaçu abriu o acervo digital para acesso público e gratuito, reforçando a importância da preservação da memória e da história como pilar da cidadania. O lançamento foi marcado por homenagens e reconhecimentos, nessa quarta-feira, 26, no Mercado Público Barrageiro.

São quase 20 mil páginas de jornais, revistas e publicações editadas ao longo de seis décadas, entre 1953 e 2019, que retratam fatos, personagens e anseios que expressam a dinâmica da cidade em diferentes períodos históricos. O acervo está disponível em museudaimprensafoz.com.br. A iniciativa é da Associação Guatá — Cultura em Movimento, com apoio da Itaipu Binacional. O evento reuniu depoimentos e resgates feitos por pessoas ligadas aos jornais antigos que integram o acervo: Salmir Lobato, filho de João Lobato, proprietário de A Notícia , da década de 1950; Pedro Cristo, filho de Ignez Sanchez de Cristo, proprietária do Mini Informativo ; Hamilton Mito Luiz Machado Nunes, filho de Almir Nunes, proprietário do Jornal de Foz ; Aluízio Palmar, do Nosso Tempo ; e Rogério Bonato, do Diário da Cidade Decano da imprensa local, o jornalista Chico de Alencar recebeu homenagem in memoriam , com texto lido pela filha, Adriana Vecchi de Alencar, reconhecimento extensivo a todos os profissionais da imprensa. Juvêncio Mazzarollo, um dos editores do Nosso Tempo , foi lembrado com a exibição de um trecho de documentário. Nadir Almeida, o “Chula”, representou gráficos, diagramadores e revisores, essenciais na produção jornalística.

cado, com material valiosíssimo para toda a cidadania e para a pesquisa acadêmica”, afirmou. Memória de Foz do Iguaçu

O Museu da Imprensa nasce com o propósito de contribuir para o resgate, a valorização e a promoção do patrimônio histórico e cultural de Foz do Iguaçu, somando-se a outras iniciativas realizadas pela comunidade. Como espaço vivo, poderá incorporar novos acervos e títulos.

“O projeto rende homenagem a todos os profissionais da imprensa e às pessoas de alguma forma ligadas à comunicação”, destacou Alexandre Palmar, presidente da Guatá e coordenador do Museu da Imprensa. “Mas, sobretudo, queremos estimular que o morador de Foz do Iguaçu utilize essa ferramenta para conhecer e compreender melhor a cidade, leitura que certamente ajuda a interpretar o presente e pensar o futuro.”

Ampliando o leque da memória coletiva iguaçuense, a importância dos operários que construíram a usina para Foz do Iguaçu foi simbolizada na memória do barrageiro Geraldo “Feijão” de Andrade, falecido neste ano. Pioneiros da cidade e seus familiares também foram homenageados por meio do grupo Causos de Foz, que é mediado por Rita Araújo.

“Em nome da família, fico orgulhoso e feliz com este museu virtual, que permanecerá acessível a todos, e parabenizo pelo trabalho”, afirmou Salmir Lobato, em depoimento em vídeo. “E que em breve o projeto também possa virar um museu [físico] da cidade”, completou.

O diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri, enfatizou a importância do museu como instrumento de cidadania e conscientização para valores democráticos. “Resgatar e manter viva a nossa história é um trabalho fundamental, e a partir dela projetar o futuro. Por isso, é um grande prazer fazer parte desse projeto.”

A reitora da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), Diana Araujo Pereira, destacou a relevância de construir equipamentos locais de memória e história. “Temos agora um Museu da Imprensa qualifi-

Acervo A primeira coleção disponível reúne 21 títulos digitalizados, totalizando 1.009 edições e mais de 18,6 mil páginas. Entre os veículos estão os jornais A Notícia , O Trabalhador , O Jornal de Foz , Mini Informativo , Binacional , Hoje Foz , Informativo Unicon , Nosso Tempo , Pensamento Acadêmico , Diário da Cidade , Ponte Tancredo Neves , Canal de Aproximação , Mega News , Ponte da Amizade , Jornal de Itaipu e Jornal dos Bairros , além das revistas da Aculfi/Cabeza Fitur Mosaicos e Escrita , e do livro Foz do Iguaçu Retratos

Projeto da Guatá, com apoio da Itaipu Binacional, o Museu da Imprensa conta com apoio institucional do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná, Kunda Livraria, Associação dos Diários e Portais do Interior do Paraná (ADI-PR), Folha de Londrina, Associação Nosotros e Documentos Revelados.

Museu da Imprensa de Foz do Iguaçu

Acesse: www.museudaimprensafoz.com.br

Siga: @museudaimprensafoz

Participe do grupo no WhatsApp: https://chat.whatsapp.comCSurBq3JBozGLRAN0aUfyI (AI Guatá)

Enio Verri memória como elemento de cidadania
FOTOS: ROBERTO LEMOS

Casa do Papai Noel de São José dos Pinhais já está aberta

Crédito: Prefeitura de São José dos Pinhais

A Casa do Papai Noel de São José dos Pinhais será aberta oficialmente ao público a partir das 19h desta sexta-feira (28). A atração, que faz parte do Natal Encanto e Luz 2025, será marcada pela chegada do bom velhinho ao município, que desembarca ainda nesta tarde, às 15h, no Aeroporto Internacional Afonso Pena. Depois, o visitante ilustre percorrerá os bairros Três Marias, Cidade Jardim, Centro, Colônia Rio Grande, Braga, Jardim Itália, São Pedro, Ouro Fino, Jardim Cruzeiro, Quissisana,

Rio Pequeno, Iná e Jardim Modelo, levando o espírito natalino aos são-joseenses até chegar ao Parque da Fonte, onde ocorrerá a abertura oficial da casa.

A Casa do Papai Noel, realizada há mais de 20 anos, é uma das atrações mais tradicionais da cidade e está localizada na Rua Almirante Alexandrino, nº 1.200. O espaço conta com decoração temática, luzes e personagens que recriam o clima natalino para famílias de toda a região. Até 23 de dezembro, o local receberá apresentações ar-

tísticas e contará com food trucks oferecendo diversas opções gastronômicas.

Segundo a Secretaria Municipal de Cultura (Semuc), responsável pela realização do evento, a entrada na Casa do Papai Noel durante o primeiro fim de semana (28, 29 e 30 de novembro) será liberada para todos os visitantes, sem necessidade de apresentação de cupom fiscal ou cadastro prévio.

“Preparamos tudo com muito carinho e queremos que as famílias venham viver essa experiência.

A Casa do Papai Noel é um ambiente que celebra união, alegria e tradição”, afirma a secretária de Cultura, Jéssica Carracci.

Incentivo ao comércio local

A partir de segunda-feira (1º), quem deseja visitar a atração deve efetuar uma compra de qualquer valor no comércio local.

Em seguida, o visitante deve acessar www.mixpix. com.br ou o aplicativo, fazer o cadastro e registrar o cupom fiscal.

O sistema gera um QR

Code, que deve ser apresentado na entrada. Cada CPF pode emitir até 3 ingressos por dia. A Semuc informa que menores de 18 anos, idosos (60+) e pessoas com deficiência e seus acompanhantes têm acesso facilitado, sem necessidade obrigatória de cadastro. Jéssica reforça que a iniciativa busca estimular a economia neste período. “O Natal movimenta naturalmente o comércio, e transformar as compras locais em ingresso gratuito é uma forma de fortalecer São José dos Pinhais e

valorizar quem acredita na nossa cidade”, afirma a secretária.

Serviço — Casa do Papai Noel 2025

Abertura: Sexta-feira, 28 de novembro

Horário: 19h

Local: Parque da Fonte — Rua Almirante Alexandrino, nº 1.200

Entrada:Liberada para todos neste primeiro fim de semana (28 a 30/11)

A partir de 1º/12: acesso gratuito mediante cadastro com cupom fiscal no site www.mixpix.com.br

Confira os próximos bairros que receberão a Caravana de Natal Encanto e Luz 2025 de São José dos Pinhais

A Caravana de Natal Encanto e Luz 2025 segue encantando moradores de São José dos Pinhais com apresentações gratuitas ao ar livre, reunindo brilho, música e personagens natalinos por diversos bairros da cidade. Após uma semana de grande participação do público, a Prefeitura divulgou o roteiro das próximas paradas, que continuam levando a magia do período festivo a crianças e adultos.

guintes locais:

No dia 30/11, às 18h30, no bairro São Judas, na Rua Constância Rutelionis.

A atração principal é a peça “Bagunçando o Natal”, que aborda emoções, vínculos familiares e a importância das amizades. Não é necessária inscrição: basta comparecer ao local no horário programado. Na próxima semana, a Caravana passa pelos se-

No 01/12, às 19h30, no Suíça, na Rua Militão da Silva Neto.

No 02/12, às 19h30, no Fátima, na Rua Raphael Nester.

No 03/12, às 19h30, na Colônia Zacarias, na Rua José Francisco Negoseki.

Entre os dias 2 e 23 de dezembro, a Feira de Natal da Economia Solidária toma conta da Rua XV de Novembro, no Centro, trazendo cores, sabores e a magia das festas de fim de ano. A iniciativa, promovida pela Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Economia So -

lidária (Setrab), acontece das 9h às 18h, em frente ao Museu Municipal Atílio Rocco.

“A feira representa a união da criatividade, da inclusão e da geração de renda. É um momento especial para prestigiar o trabalho desses profissionais e fortalecer a econo -

No 04/12, às 19h30, no Santo Antônio, na Rua Iapó.

No 05/12, às 19h30, no Jardim Cristal, na Rua Henrique Gonzaga de Souza Neto.

E no 06/12, às 19h30, no Quissisana, na Rua Giocondo Dalla Stela.

A programação segue levando emoção e espírito natalino por toda a cidade. Crédito: Prefeitura de São José dos Pinhais

mia local com carinho e solidariedade”, destaca o secretário da Setrab, Luiz Gustavo S. Mello. Neste ano, a feira contará com a participação de aproximadamente 70 artesãos e produtores, todos integrantes do Programa Economia Solidária, ofertando alimentos

artesanais como pães, bolos, doces, geleias, queijos, conservas, produtos de banana e de milho, bolachas, salgados e empadões. Também estarão à venda diversas peças artesanais, como: pintura, crochê, costura criativa, sublimação, macramê, laços, EVA, estatuetas,

bijuterias, aromatizadores, bonecas de pano, patchwork, papelaria criativa, entre outras. O evento promete encantar moradores e visitantes, fortalecendo redes de colaboração e ampliando oportunidades para quem transforma sua arte em sustento.

Guns N’ Roses anuncia turnê mundial para 2026 com shows no Brasil

O Guns N’ Roses anunciou sua nova turnê mundial para 2026, marcando mais um capítulo na trajetória de uma das bandas mais emblemáticas do rock. Após uma agenda intensa em 2025, que passou por Europa, Oriente Médio, Ásia e América Latina, o grupo volta à estrada no próximo ano com shows em estádios, arenas, anfiteatros e grandes festivais pelos Estados Unidos, Canadá, Brasil, México, Reino Unido e diversos países da Europa. O anúncio da turnê chega junto ao lançamento de dois novos singles, “Nothin” e “Atlas”, que estarão disponíveis em 2 de dezembro de 2026. As faixas marcam o retorno do grupo às novidades de estúdio, complementando sucessos recentes como “The Gene-

ral” e “Perhaps” e renovando o repertório dos shows, que seguirá repleto de clássicos que atravessam gerações.

A nova turnê reserva momentos especiais, incluindo uma aguardada apresentação no Rose Bowl, em Los Angeles — um reencontro histórico da banda com o estádio após mais de três décadas. No Brasil e no México, o Guns

N’ Roses se apresentará em grandes festivais já confirmados, reforçando a forte relação com o público latino-americano.

Para os fãs norte-americanos, a turnê também contará com pacotes e experiências VIP, que incluem ingressos premium, tour pelos bastidores, acesso a lounges exclusivos, itens especiais de merchandise e outras vivências diferen-

ciadas de acordo com cada cidade.

O anúncio acontece pouco depois do lançamento do box deluxe “Live Era ‘87–’93”, uma edição limitada com áudio remasterizado e novo design, que revisita a fase mais enérgica da banda no palco. Mesmo com décadas de carreira, o Guns N’ Roses segue sendo uma das performances ao vivo mais impactan-

tes do mundo, mantendo sua intensidade e presença marcante. Com 31 apresentações previstas em países como Polônia, Irlanda, Holanda, Alemanha, Bélgica e França, além de uma longa passagem pelos Estados Unidos e Canadá, a turnê 2026 promete ser um dos maiores acontecimentos do rock internacional no próximo ano.

Curitiba recebe festival que une literatura, viagens e experiências sensoriais

Curitiba recebe em 13 de dezembro o primeiro Festival Entre Livros & Destinos, que celebra os dez anos do ClubeNomad, da NomadRoots. O evento promete unir literatura, viagens e experiências sensoriais, criando um ambiente onde o público é convidado a “viajar dentro de um livro”.

A NomadRoots, conhecida por roteiros que atravessam cenários de grandes obras — como o Sertão de Guimarães Rosa, a Bahia de Jorge Amado e a Amazônia de Milton Hatoum — traz ao festival esse mesmo espírito de imersão. A programação terá duas mesas literárias: uma mediada por Chico Escorsim, com Noemi Jaffe e Luci Collin, e outra mediada por Maria Claudia Cassou, com Pa-

tricia Palumbo e Adriana Lacerda (Teté), pesquisadora e viajante com mais de 100 destinos visitados.

O evento também contará com música ao vivo da banda Wes Ventura, experiências sensoriais e um sarau. A renda será destinada ao Instituto IPÊ, que acolhe crianças com AME. O festival acontece das 10h às 14h, no Céu Bar, em Curitiba. Divulgação

Pop Up de Natal do Novo Louvre destaca design sustentável em Curitiba

A Pop Up Store de Natal do Novo Louvre transforma o Centro Histórico em um espaço de criatividade e consumo consciente entre 30 de novembro e 21 de dezembro. A iniciativa reúne design independente, música, gastronomia e peças ideais para presentear com propósito.

A abertura traz duas atrações principais: a collab Entrelaçadas, de Suzanna Becker e Elyane Fiuza, com bolsas artesanais feitas a partir de resíduos de fios de ma-

lha e ráfia; e a marca carioca Kitecoat, que reaproveita velas de kitesurf para criar jaquetas e acessórios sustentáveis. Antes das apresentações musicais, o fundador da Kitecoat, Alexandre Rezende, participa de um bate-papo sobre design sustentável e upcycling.

A programação inclui ainda a prévia do CASTELCLUB, nova fase da banda Castel, com performance em formato matinê, seguida pelo set da Selecta Manza-

na. O Café Utopia Tropical completa o domingo com comidinhas e bebidas artesanais.

O evento também destaca criadores locais e marcas convidadas ao longo de dezembro, com joalherias independentes, peças autorais, calçados Melissa e itens do acervo do Novo Louvre. A pop up propõe novas formas de consumir, fortalecendo a economia criativa e valorizando o design com identidade neste fim de ano.

Divulgação

Carlos Belmonte deixa cargo de diretor de futebol do São Paulo Futebol Clube após goleada histórica

Divulgação/Carlos

O São Paulo Futebol Clube anunciou que Carlos Belmonte não ocupa mais o cargo de diretor de futebol. A decisão foi confirmada nesta sexta-feira e ocorre em um momento delicado para o time, um dia após a goleada histórica sofrida por 6 a 0 contra o Fluminense, no Maracanã. A saída do diretor marca um ponto de virada dentro do departamento e abre caminho para uma reformulação mais profunda na gestão esportiva. Além de Belmonte, o clube também confirmou a saída de outros dois nomes ligados ao setor: Nelson Marques Ferreira e Fernando Bracalle Ambrogi. As mudanças fazem parte de um mo-

vimento mais amplo para reorganizar processos, corrigir rumos e responder às críticas acumuladas nas últimas temporadas. Mesmo com as saídas, o executivo de futebol Rui Costa permanece no comando das decisões esportivas, ao lado do coordenador Muricy Ramalho. Ambos seguem

responsáveis pelo planejamento, montagem do elenco e estratégia para a temporada de 2026, agora com a missão de conduzir o clube por um período de reconstrução.

A saída de Belmonte encerra um ciclo iniciado em 2021, período em que o dirigente esteve diretamente envolvido na gestão de futebol, partici-

pando de decisões importantes no elenco, negociações e ações internas. Sua despedida acontece em um momento em que parte da torcida e conselheiros exigiam mudanças profundas, impulsionadas pelos maus resultados, especialmente o mais recente revés diante do Fluminense.

O São Paulo vê essas

movimentações como os primeiros passos de uma reestruturação necessária para recuperar competitividade, confiança e estabilidade. A expectativa interna é de que novas decisões sejam tomadas nos próximos dias, enquanto o clube tenta reorganizar seu ambiente político e esportivo antes do início da próxima temporada.

Amanda Nunes volta ao UFC para disputar cinturão contra Kayla Harrison em card histórico

A campeã Amanda Nunes está oficialmente de volta aos octógonos. A brasileira, considerada uma das maiores lutadoras de MMA de todos os tempos, disputará o cinturão peso-galo no UFC 324 contra a atual campeã Kayla Harrison, em um dos cards mais aguardados dos últimos anos. A luta acontecerá em Las Vegas e integra a primeira edição do UFC transmitida

em TV aberta nos Estados Unidos sob o novo acordo da organização — um marco que reforça o peso e a visibilidade do evento. Amanda havia se aposentado em 2023, logo após defender seu cinturão contra Irene Aldana. Na ocasião, deixou o esporte no auge, com títulos no peso-galo e peso-pena, um cartel dominante e a reputação de maior lutadora da história do UFC. Seu

retorno, portanto, movimenta o cenário do MMA mundial e reacende o entusiasmo dos fãs.

Agora, ela terá pela frente Kayla Harrison, atual campeã e uma das atletas mais fortes da nova geração. A norte-americana vem de uma sequência impressionante de vitórias, possui duas medalhas olímpicas no judô e se consolidou rapidamente no esporte. O duelo entre

ambas promete intensidade, técnica e narrativas fortes: de um lado, a lenda; do outro, a estrela em ascensão.

Para o UFC, a luta representa um encontro de gerações e um momento histórico para o esporte. Para os fãs, é a chance de ver Amanda Nunes novamente em ação, buscando recuperar o posto que marcou sua carreira por mais de uma década. Carmen Mandato/Getty Images

O tetracampeão mundial de boxe Acelino Popó Freitas está confirmado para voltar aos ringues em Balneário Camboriú (SC), onde participará do evento Desafio Jota Racing. A luta marca o retorno do baiano após a polêmica envolvendo sua última apresentação, que gerou grande repercussão no mundo das lutas e nas redes sociais.

A confirmação reacende o entusiasmo dos

fãs, que acompanham a trajetória de Popó tanto pelas conquistas históricas quanto pelo carisma do atleta. Mesmo após anos de carreira, ele continua sendo um dos nomes mais reconhecidos do boxe brasileiro e mantém forte apelo junto ao público. O retorno também representa uma oportunidade para o pugilista reforçar seu compromisso com o esporte e mostrar que ainda tem muito a entregar no ringue. Depois das controvérsias recentes, a nova luta surge como um momento de superação e recondução de sua imagem, reforçando sua relevância e sua competitividade. O evento em Santa Catarina promete atrair grande público e expectativa, consolidando mais um capítulo importante na longa e marcante trajetória de Popó no boxe.

Bar Stuart anuncia reabertura no primeiro semestre de 2026

Foto: Bom Gourmet

O tradicional Bar Stuart, fundado em 1904 e considerado um dos bares mais antigos do Brasil, prepara seu retorno oficial no primeiro semestre de 2026. Com mais de um século de história, o espaço faz parte do imaginário curitibano ao reunir gerações em torno de boa comida, conversas e uma atmosfera que marcou a cultura da cidade.

Agora sob a gestão do Grupo Mustang Sally, o

bar entra em uma nova etapa que busca equilibrar renovação e respeito à sua identidade. A proposta é modernizar o funcionamento sem perder os elementos que tornaram o Stuart um ponto histórico e afetivo para moradores e turistas. Segundo o diretor do grupo, Lincoln Almeida, a intenção é preservar a disposição interna, a ambientação e boa parte do mobiliário clássico, man-

tendo vivo o espírito centenário que caracteriza o local.

A revitalização está nas mãos do arquiteto André Henning, que trabalha para recuperar características originais do espaço ao mesmo tempo em que instala melhorias necessárias para a nova fase. O objetivo é entregar um ambiente que una memória e contemporaneidade, reforçando a estética que tornou

o bar reconhecido durante décadas.

No cardápio, a proposta também é mesclar tradição e novidades. Pratos icônicos que marcaram a história do Stuart – como a carne de onça e itens conhecidos pela ousadia, como o testículo de touro – estão confirmados. Além deles, novas opções gastronômicas e de bebidas serão introduzidas para ampliar a experiência do público.

Cartórios de Notas do Paraná promovem mutirão de proteção aos idosos

Os Cartórios de Notas do Paraná realizam este sábado um mutirão gratuito de orientação e proteção voltado às pessoas idosas, no Mercado Municipal de Curitiba, das 10h às 17h. A ação apresenta ao público a nova ferramenta jurídica que permite indicar previamente, por escritura pública, quem ficará responsável pela saúde e pelo patrimônio em caso de incapacidade. A chamada escritura de autocuratela — que deverá ser consultada pelos juízes na definição de um curador — passa a oferecer mais segurança aos idosos, em um cenário de aumento de casos de violência e maus-tratos. Entre 2020 e 2023, foram registradas mais de 408 mil notificações de abusos contra pessoas idosas no país.

Segundo o presidente do CNB/PR, Daniel Driessen Junior, o mu-

tirão reforça a importância do planejamento e da proteção jurídica. Ele destaca que a iniciativa leva informação e segurança à população, ampliando o acesso a ferramentas que garantem autonomia e respeito à vontade do idoso. Durante o evento, interessados poderão registrar a intenção de realizar a escritura, que pode ser feita presencialmente nos cartórios ou pela plataforma e-Notariado. A escolha registrada passa a orientar magistrados na nomeação do curador, garantindo que a decisão respeite a vontade expressa da pessoa.

A Jornada Notarial 2025 conta com apoio internacional e reforça o compromisso do Brasil com práticas de segurança jurídica e dignidade da pessoa humana. O evento acontece na Avenida Sete de Setembro, no Centro de Curitiba.

After School Espaço Depósito: jantar para os pais e diversão às crianças durante semana

O Espaço Depósito retomou seu tradicional “After School”, um momento pensado para que os pais possam jantar com tranquilidade após o horário de aula, enquanto as crianças se divertem em atividades gratuitas e monitoradas. A proposta segue até 19 de dezembro, sempre às quintas e sextas-feiras, das 18h às 22h.

A recreação é conduzida pela equipe da Go Kids, que promove brincadeiras clássicas como caça ao tesouro noturno, pega-pega, pique bandeira e “o chão é lava”, além de oficinas de slime, pintura, colagem e partidas de futebol. As atividades acontecem no amplo gramado do restaurante ou em áreas cobertas em caso de frio ou chuva, garantindo segurança e liberdade para os pequenos. Enquanto isso, os pais podem aproveitar com calma os cortes de carnes na brasa que consagraram o Espaço Depósito como uma das casas mais tradicionais de Curitiba. O cardápio inclui opções preparadas na parrilha e uma carta de vinhos selecionada. Aos fins de semana,

Dumbo

uma chance de adoção. De porte médio e extremamente amorosa, é tranquila, adora passear e se adapta muito bem a apartamentos.

Dumbo, 4 anos, porte grande, foi resgatado na linha do trem após perder seu irmão. Um cão carinhoso e calmo, apenas um pouco tímido no início. A única

é que não convive bem com gatos.

a casa também oferece a tábua de frutos-do-mar na brasa, feita em parceria com a Trapiche Pescados, que serve até três pessoas e reúne polvo, camarões, meca e legumes finalizados na brasa. As famílias ainda contam com espaços variados para acomodação, como o ambiente interno, áreas ao ar livre e bangalôs — ideais

para grupos e que podem ser reservados antecipadamente. As crianças seguem aproveitando o Espaço Kids e o gramado enquanto os adultos desfrutam de um clima acolhedor.

O Espaço Depósito está localizado na Rua Santo Antônio, 660, no Rebouças, em Curitiba. Informações e reservas pelo WhatsApp: (41) 99917-0448.

Leon

Leon, 5 anos, porte pequeno/médio, chegou ao abrigo há seis meses debilitado e com fome. É amoroso e comportado, mas precisa de casas com muros altos ou apartamentos telados, pois é fujão.

restrição
Divulgação

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.