28/04/2023

Page 1

Com emissão da licença prévia, Ponte de Guaratuba entra na fase de projeto

O Instituto Água e Terra (IAT) emitiu nesta quartafeira (26) a licença ambiental prévia para a construção da Ponte de Guaratuba, no Litoral do Paraná. O documento permite ao Consórcio Nova Ponte, vencedor da licitação pública, iniciar os projetos básico e executivo de engenharia, bem como as atividades para obter a Licença de Instalação, necessária para a etapa seguinte, da execução da obra. As ações vão seguir o detalhamento apontado no Estudo de Impacto Ambiental (EIA), que norteou a avaliação técnica do empreendimento.

A licença prévia referenda os estudos realizados ao longo dos últimos anos e detalha os próximos passos, como a necessidade do consórcio apresentar o Plano de Controle Ambiental para a obtenção da Licença de Instalação, o projeto executivo e o memorial descritivo da implantação, além do cronograma de obras. Também especifica os cuidados necessários com ruídos, destinação de resíduos, supressão vegetal e controle da flora e da fauna.

Nesse momento estão liberados os trabalhos da equipe projetista, que irá incluir sondagens e levantamentos de campo no trajeto da futura obra de arte. O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística, será responsável pela administração e fiscalização do andamento do contrato, acompanhando os trabalhos nos projetos e dando a aprovação final aos mesmos antes do início da obra.

SJP: Ruas do bairro Rio

Pequeno recebem asfalto novo

A prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria Municipal de Viação e Obras Públicas, iniciou nesta semana obras de pavimentação asfáltica no bairro Rio Pequeno. Ao todo, serão quatro ruas com asfalto completamente novo.

A nova pavimentação contempla as ruas Domingos Foggiatto, Herminia Moreschi Arndt, Luis Vaccari Netto e Ubaldino Arndt.

Na sequência outras vias serão revitalizadas, seguindo o cronograma de melhorias que acontecem por toda a cidade.

Para reduzir emissão de CO2, Curitiba inicia testes com ônibus elétrico da BYD

A Prefeitura de Curitiba inicia nesta sexta-feira (28/4) os testes com o ônibus elétrico da chinesa BYD no transporte coletivo. O modelo articulado vai circular, sem passageiros, pelas rotas das linhas Interbairros II, Inter 2 e no Eixo Leste/Oeste. O prefeito em exercício Eduardo Pimentel vistoriou e deu uma volta no veículo na manhã desta quinta-feira (27/4). “Os testes técnicos dos ônibus elétricos representam o início de um salto tecnológico e de inovação no transporte coletivo. Curitiba, dentro da meta reduzir emissões de gases de efeito estufa, está fazendo uma transição gradativa e organizada para a matriz elétrica no transporte coletivo”, disse Eduardo Pimentel.

Com a obtenção da Licença de Instalação e o aval do projeto, que deve levar até seis meses, a expectativa é de início das obras no segundo semestre deste ano, com prazo de 24 meses de execução – contando licença e projeto, são 32 meses de contrato. "É um momento muito importante para a história do Paraná. São três anos e meio de muito trabalho, com segurança técnica e jurídica, com engenheiros e técnicos ambientais. A licença é como se fosse o penúltimo passo porque autoriza o consórcio a avançar nos estudos práticos. E nos próximos meses teremos um grande projeto e em seguida a tão sonhada obra", disse o governador Carlos Massa Ratinho Junior.

Programa Capacita Pinhais já formou mais de 3 mil trabalhadores

A iniciativa da Prefeitura de Pinhais disponibiliza gratuitamente aos moradores do município diversos cursos profissionalizantes, por meio da Secretaria de Desenvolvimento. Na noite desta terça-feira (25), os 70 alunos dos cursos de Operador de Empilhadeira, Maquiagem e Design de Sobrancelhas receberam a certificação, em evento realizado no auditório da Secretaria.

Festival das Cataratas

O Festival das Cataratas, em Foz do Iguaçu, terá sua abertura oficial dia 31 de maio. O festival é um dos maiores eventos de negócios turísticos do País. Com o tema “Turismo Cultural e Marketing Criativo”, o evento chega à 18ª edição com o objetivo de proporcionar uma experiência imersiva no universo do turismo aos seus segmentos.

Ano 24 | Nº 5697 | 28 de Abril de 2023 Diário de Circulação Nacional - R$ 2,50
O Governador Carlos Massa Ratinho Junior anunciou a emissão da licença ambiental prévia para a construção da Ponte de Guaratuba, no Litoral do Paraná. Foto: Ari Dias/AEN Sexta-feira Página 2 Página 2 Página 8

Festival das Cataratas

O Festival das Cataratas, em Foz do Iguaçu, terá sua abertura oficial dia 31 de maio. O festival é um dos maiores eventos de negócios turísticos do País. Com o tema “Turismo Cultural e Marketing Criativo”, o evento chega à 18ª edição com o objetivo de proporcionar uma experiência imersiva no universo do turismo aos seus segmentos.

Indústria paranaense

O setor industrial do Paraná registrou um aumento mensal de 0,4% em fevereiro em relação a janeiro deste ano. A variação segue uma tendência contrária à registrada pela indústria nacional, que teve um recuo de 0,2% no mesmo período. A produção industrial estadual também ajudou o Paraná a fechar o primeiro bimestre de 2023 com um saldo positivo.

Oscar do cooperativismo

Coopavel recebe o prêmio na categoria de Bem-estar animal do Quem é quem, da Gessuli Agrimídia, concurso considerado como o Oscar do cooperativismo no País. Projeto desenvolvido por uma família de suinocultores da localidade de Gramadinho, em Cascavel, com suporte da equipe de fomento da cooperativa, rendeu a premiação.

Jovens empregados

O Paraná manteve em março de 2023 a liderança nacional em oferta de empregos de jovens via rede Sine.

Foram 6.990 colocações intermediadas pelas Agências do Trabalhador do estado – 22,48% a mais do que em fevereiro, quando 5.707 jovens entre 18 e 29 foram incluídos em postos de trabalho.

ExpoPalotina

A ExpoPalotina 2023 será realizada de 25 a 28 de maio no Parque de Exposições João Leopoldo Jacomel.

Na abertura da programação, no dia 25, se apresentará na Arena de Eventos a dupla Matheus e Kauan. No dia 26 o show será com a dupla Clayton e Romário e no sábado, dia 27, se apresentará a dupla Gian e Giovani. A Expo Palotina terá exposição comercial, industrial e de serviços, além de parque de diversões, rodeio e praça de alimentação.

Congresso de Cardiologia

Nos dias 5 e 6 (sexta e sábado), a Sociedade Paranaense de Cardiologia (SPC) promove a 49ª edição do Congresso Paranaense de Cardiologia/International Cardiology Meeting, que reunirá em Curitiba renomados palestrantes nacionais e internacionais. O evento faz parte do Calendário Turístico Paranaense divulgado pela Secretaria do Turismo.

Aprovados

No levantamento divulgado nesta quinta-feira (27) pelo instituto Paraná Pesquisas – o único entre os grandes do País a acertar tanto o primeiro quanto o segundo turno da eleição presidencial de 2022 – o prefeito Rafael Greca recebeu aprovação de 65,2%; o governador Ratinho Júnior chegou aos 70%.

Com pé atrás

mais de 3 mil

trabalhadores

Programa Capacita Pinhais já formou

Em evento nesta terça-feira (25), Prefeitura de Pinhais certificou mais 70 alunos inscritos gratuitamente em cursos oferecidos pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico

Implementado em 2019, o programa Capacita Pinhais já formou mais de 3 mil trabalhadores de Pinhais. A iniciativa da Prefeitura de Pinhais disponibiliza gratuitamente aos moradores do município diversos cursos profissionalizantes, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico em parceria com as instituições de ensino. Na noite desta terça-feira (25), os 70 alunos dos cursos de Operador de Empilhadeira, Maquiagem e Design de Sobrancelhas receberam a certificação, em evento realizado no auditório da Secretaria.

“Eu sempre indico o curso da prefeitura porque é uma oportunidade muito boa para quem não tem condição de pagar. O curso que fiz está em torno de 300 reais e é muito bem aplicada toda a matéria que eles oferecem. Quando me inscrevi, estava como Menor Aprendiz e agora fui efetivado, muito pela questão da capacitação que tive, e estou buscando sempre me profissionalizar ainda mais”, conta o jovem Pedro Henrique Siqueira Calisto, 18 anos, profissional da área de logística.

Assim como Pedro, dezenas de outros colegas de curso e também as alunas e alunos de Maquiagem e Design de Sobrancelhas receberam o certificado de conclusão em cerimônia que teve a participação da prefeita Rosa Maria, do secretário de Desenvolvimento Econômico, Ricardo Pinheiro, do presidente da Câmara Municipal, vereador Marcinho, da vereadora Jane Carteira, e do representante da instituição de ensino M2, Marcos Roberto Vieira Pinto. O secretário Ricardo Pinheiro parabenizou os formandos e formandas que lotaram o auditório da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. “É com grande satisfação que nós recebemos vocês

aqui, formandos, familiares, porque é o nosso foco, enquanto servidor, pensar na nossa população. Vocês fazem parte desse projeto quando dizemos que vamos capacitar os nossos moradores. O programa Capacita Pinhais foi pensado em dar multi serviços a serem feitos dentro da nossa cidade, em capacitação focada em vocês, cidadãos. Parabéns a todos”, finalizou.

A retomada econômica planejada para o enfrentamento do período de pandemia também foi destacada pela prefeita Rosa Maria. “Queremos que as pessoas estejam habilitadas, aptas ao mercado de trabalho. Não existe outra

forma de nos fortalecermos enquanto cidadãos e trabalhadores senão for pelo conhecimento. A educação é a arma mais poderosa que um povo pode ter a seu favor. De 2020 para cá, tínhamos um propósito de fortalecer a economia no pós-pandemia. Havia muitos incentivos através do Desenvolvimento Econômico para que as empresas ressurgissem, se fortalecessem, mas nós compreendemos que a retomada econômica também se dá por trabalhadoras e trabalhadores com oportunidades, então o Capacita Pinhais tem sido hoje uma alavanca muito forte da nossa administração para possibilitar que a nossa cidade se desenvolva”, declarou.

Dia do Aprendiz é celebrado em Pinhais

O evento, realizado no Centro da Juventude, comemora o Dia Internacional do Jovem Trabalhador

Em comemoração ao Dia do Jovem Trabalhador, a Secretaria de Assistência Social (Semas) realizou nesta terça-feira (25) o Dia do Aprendiz. A celebração ocorreu no Centro da Juventude, localizado no bairro Maria Antonieta, em Pinhais.

No evento, além de dinâmicas sobre o mundo do trabalho, houve a leitura de poemas, contação de histórias, rodas de conversas e a apresentação do grupo de break dance, Flyng Boys Crew, que treina no próprio Centro da Juventude, três vezes por semana.

Contratar um jovem é o trabalho de toda sociedade que busca desenvolvimento. Pensando nisso, a Prefeitura de Pinhais instituiu pela Lei 1779 de 2016, o Programa Municipal de Aprendizagem, por meio do qual a administração municipal contrata, no mínimo, 25 adolescentes ou jovens para trabalhar nos equipamentos públicos do município.

Presente na comemoração, a prefeita Rosa Maria discursou aos jovens atendidos no Centro da Juventude e destacou a importância pessoal desta iniciativa. "Este projeto é um dos que mais me orgulha de ter sido um dia uma agente política.

Porque isso é uma lei, vai ficar para sempre. Eu comecei como jovem aprendiz. Aquela oportunidade quando eu tinha 16, 17 anos, fez total diferença na minha trajetória. Eu tinha uma vida muito mais complicada, era bóia fria e passei a ter essa oportunidade. Aquilo foi um marco na minha vida. Eu espero que esse projeto seja o grande marco na vida de vocês, da família de vocês."

Além da prefeita, o evento também contou com a presença da articuladora do Programa de Aprendizagem, Tânia Ferreira, e da secretária Municipal de Assistência Social, Rosângela Batista, que falou sobre a ampliação da iniciativa. "Essa é a nossa terceira turma. Isso é motivo de felicidade. E graças à prefeita, vamos ampliar para 40 jovens atendidos neste projeto."

O Dia Internacional do Jovem Trabalhador, também conhecido como Jovem Aprendiz, é comemorado no dia 24 de abril. É uma iniciativa da Organização Internacional do Trabalho (OIT), objetivando gerar conscientização sobre a importância da inserção qualificada do Jovem no Mundo do Trabalho e romper com o preconceito da contratação de pessoas sem experiência.

A mesma pesquisa mostra que a maioria do eleitorado da capital paranaense ainda está com um pé atrás em relação ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva. A pesquisa mostrou que, por ora, em Curitiba a gestão do atual presidente da República é mais rejeitada do que aceita. A pesquisa foi realizada nos dias 22 a 26 de abril com 810 eleitores.

Bem sagrado

O governador do Paraná, Ratinho Jr, defendeu a segurança dos produtores rurais e da propriedade. “Nossa vocação é produzir alimento para o Brasil e o mundo. Nós cumprimos a constituição: propriedade privada é um bem sagrado”, afirmou o governador. A declaração veio num almoço junto a bancada ruralista. CPIs

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), determinou a criação de três comissões parlamentares de inquérito (CPIs) na casa para investigar fraude nas Lojas Americanas, manipulação de resultados de partidas de futebol e o Movimento dos Sem Terra (MST).

Mais 100

O ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, anunciou a intenção de colocar mais 100 aeroportos regionais em pleno funcionamento até o fim do governo Lula. O primeiro entrou em operação recentemente em Linhares (ES), e a meta é chegar a um total de 222 aeroportos com voos regulares no País.

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

SÚMULA DE REQUERIMENTO DE LI

LICENÇA DE INSTALAÇÃO

FORREST BRASIL TECNOLOGIA LTDA (Filial 0002), torna público que irá requerer do IAT - Instituto Água e Terra, a Licença de Instalação (LI), para as atividades de Pesquisa e desenvolvimento experimental em ciências físicas e naturais; Criação de outros animais não especificados anteriormente (Biofábrica), a ser instalada na Rua Francisco Munõz Madrid Nº 625 Conj. 100, Bairro Roseira de São Sebastião CEP: 83.070-152, São José Dos Pinhais – PR

CURITIBA / PR - EDITAL CENTER LTDA

CNPJ nº 04.150.383/0001-35

Diretor Comercial: Maurício Mosson

Avenida Candido de Abreu, nº 660 - Conj 201 Edificio PalladionCentro Cívico - CEP 80530-000 - Curitiba/PR - Fones: (41) 3024-6766

Email: cial@ctbametropole.com.br

São José dos Pinhais / PR - Fones: (41) 3383-6650

Email: adm.metropole@hotmail.com Contato Redação: e-mail: lustosa18@gmail.com - lustosa@onda.com.br xilus1951@outlook.com

Filiado: Sindicato das Empresas de Jornais e Revistas do Estado do Paraná

Filiado a ADI – PR – Associação dos Diários do Interior Representante em Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília: Central e Comunicação – SCS – QD 02

Bl. D/Salas 1002/1003 – Edif. Oscar Niemeyer

CEP 70.316-900 – Brasília – Distrito Federal

Fones: (41) 3323-4071 – (41) 98133-3400

As matérias opinativas que venham assinadas, não expressam necessariamente a opinião do jornal

2 | Sexta-feira, 28 de Abril de 2023 | Edição 5697 |
PUBLICAÇÕES LEGAIS / NACIONAL
3 | Sexta-feira, 28 de Abril de 2023 | Edição 5697 | PUBLICAÇÕES LEGAIS / NACIONAL Para consultar a autenticidade, informe na ferramenta www.aripar.prg/e-validador o CNS: 08.324-6 e o código de verificação do documento: UE2JDN Consulta disponível por 30 dias

Governador Ratinho Junior participou nesta quarta-feira (26) da inauguração da filial do Grupo Biesse, que fabrica sistemas e máquinas para as indústrias de móveis e de vidro. Empresa está presente no Brasil desde 1987, mas somente agora inaugurou um escritório no País, escolhendo a capital paranaense como ponto de partida

Empresa italiana de alta tecnologia inaugura em Curitiba seu primeiro escritório no Brasil

O governador Carlos Massa Ratinho Junior participou (26), em Curitiba, da inauguração do escritório brasileiro do Grupo Biesse. A empresa italiana, que fabrica sistemas e máquinas para as indústrias de móveis e de vidro, está presente no Brasil desde 1987, mas somente agora inaugurou um escritório no País, escolhendo a capital paranaense como ponto de partida.

O investimento na nova sede foi de • 2 milhões (R$ 11,1 milhões na cotação atual), empregando atualmente 20 pessoas. A expectativa é chegar a 50 empregados em até três anos, além de duplicar o volume de negócios atual. A presença no mercado brasileiro busca ampliar o fornecimento de maquinários para indústrias do Brasil e de países como Chile, Argentina, Uruguai e Colômbia.

Ratinho Junior destacou que o Estado é um importante polo moveleiro no País e é líder nacional na produção de madeira, além de estar próximo aos principais mercados consumidores do segmento. “É motivo de orgulho para o Paraná ter sido escolhido para ser o ponto de referência para a América do Sul dessa grande multinacional italiana. Somos um polo moveleiro no Brasil, setor que é muito importante para a economia do Estado”, disse.

“Além de estar próximo de seus clientes, a empresa destaca que a estrutura logística do Paraná foi essencial para implantar sua sede aqui na nossa capital. Isso demonstra a importância do trabalho do Governo do Estado de fazer do Paraná a grande cen-

tral logística da América do Sul”, salientou o governador. “Estamos no centro do PIB do continente e a poucas horas das capitais dessa região. Isso dá um dinamismo muito grande às empresas que precisam fazer suas exportações e importações”.

O diretor Financeiro da Biesse no Brasil, Eduardo Toledo, também colocou a estrutura da cidade e a proximidade com os polos moveleiros de Santa Catarina e Rio Grande do Sul

entre os motivos para a escolha de Curitiba para a implantação de sua filial. “Foi uma escolha estratégica porque Curitiba é uma capital cosmopolita, com um ambiente de negócios muito bom, que vem crescendo muito nos últimos anos, além de estar muito próxima do polo moveleiro da região Sul”, disse.

O diretor-presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin, afirmou que a presença da empresa no Estado con-

solida um bom momento. No ano passado o Paraná se tornou a quarta maior economia do País. “A Biesse é uma das grandes fabricantes de maquinários para o setor moveleiro. Ao trazer sua filial para cá, ela demonstra que possuímos mão de obra especializada e somos esse hub logístico que atende todo esse setor”, disse.

NOVA SEDE

A unidade tem 600 metros quadra-

dos e um showroom de 1.300 metros quadrados, o maior da América do Sul nesse segmento. O espaço é totalmente equipado e será utilizado para demonstrar aos clientes as aplicações das máquinas produzidas pela Biesse. A companhia está promovendo, ao longo desta semana, um evento de portas abertas chamado Inside, recebendo clientes de todo o Brasil e de outros países da América do Sul.

Operando em mais de 160 países, a Biesse possui 14 fábricas e 29 filiais, com presença direta nos principais mercados mundiais. A empresa conta com cerca de 4,4 mil funcionários e tem um volume de negócios avaliado em • 800 milhões (R$ 4,4 bilhões), com a produção de 7 mil máquinas por ano.

Para o diretor Regional da Biesse para as Américas, Federico Broccoli, a expectativa com a nova filial é atender o mercado da América do Sul com mais agilidade e competência. “A Biesse iniciou sua expansão no mercado internacional pela América, com a instalação de indústrias no Canadá e nos Estados Unidos, mas sempre houve a necessidade de ampliar os negócios nessa região do mundo, até porque foi ela que nos permitiu crescer e chegar onde estamos”, destacou. PRESENÇAS Também participaram da solenidade o diretor Comercial da Biesse para a América do Sul, Alessandro Agnoletti; a cônsul interina da Itália em Curitiba, Maria Salamandra; e o presidente da Câmara de Comércio Brasil-Itália, Francesco Pallaro.

Governador comemora avanços na segurança pública em entrega de homenagens da Polícia Civil

Ratinho Junior recebeu a Medalha da Ordem das Araucárias ao lado de outras autoridades paranaenses que contribuíram para a melhoria da instituição e também acompanhou a entrega de outras condecorações a policiais civis que tiveram atuação destacada no órgão.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior participou (26), em Curitiba, da solenidade de entrega de homenagens da Polícia Civil do Paraná (PCPR) a servidores do órgão e outras lideranças. O evento de reconhecimento aos homenageados foi promovido pelo órgão estadual de segurança pública no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP). O chefe do Executivo Estadual e outras autoridades também foram condecoradas com a Medalha da Ordem das Araucárias.

A homenagem é destinada a agraciar personalidades nacionais e estrangeiras que demonstrem destacada atuação no campo das atividades relacionadas com a segurança pública. Em seu discurso, Ratinho Junior disse se sentir honrado com a medalha e que o momento era também de valorizar os avanços pelos quais a Polícia Civil do Paraná passou nos últimos anos.

“Tivemos uma quebra de paradigmas na Polícia Civil, que historicamente sofria com uma ingerência política muito grande. Com o apoio da Assembleia Legislativa, fortalecemos o orçamento da instituição e, em conjunto com o corpo técnico, implantamos uma visão mais moderna e estratégica na segurança pública, principalmente com novo concurso, aquisição de mais viaturas e equipamentos e novas estratégias para ampliar a fiscalização sobre atividades ilícitas”, afirmou o governador.

Dentro do quadro mais amplo da segurança pública, ele também citou a criação da Polícia Penal do Paraná com a função específica de fazer a gestão prisional do Estado e a construção de 14 novos presídios, o que tirou os presos das delegacias e desonerou os policiais civis para realizarem investigações. Outros exemplos citado foram a atuação mais integrada entre a PCPR e a Polícia Militar do Paraná (PMPR), tendo como um destes símbolos a Cidade da Polícia, em Curitiba, reunindo no mesmo espaço representantes de todas

as forças, e a construção de novas delegacias.

“Com as duas policias dialogando e trabalhando juntas, temos visto uma redução gradativa dos índices de criminalidade e chegamos a altos índices de resolução de homicídios. Ainda temos muito a fazer para continuar melhorando as condições de trabalho da Polícia Civil e, com os novos investimentos que estamos fazendo, vamos garantir que a população paranaense se sinta ainda mais segura”, acrescentou Ratinho Junior.

Outro a receber a Medalha da Ordem das Araucárias foi o secretário de Estado da Segurança Pública, Hudson

Teixeira, que assumiu a pasta no início de 2023, após atuar como comandante-geral da PMPR por dois anos.

Ele lembrou o seu trabalho de campo como policial militar ao lado de outros policiais civis e ressaltou a importância do caráter preventivo da instituição.

“Nas forças de segurança enfrentamos dificuldades complexas, mas graças a atuação dos profissionais da linha de frente, com um serviço de inteligência eficiente, conseguimos identificar ameaças antes delas causarem qualquer dano para a sociedade, reforçando a credibilidade das nossas policias perante a

população paranaense”, declarou o secretário. “Isso só tem sido possível graças à modernização das instituições e das estruturas, à qualidade dos equipamentos fornecidos, ao reforço no efetivo e ao suporte aos policiais fornecidos pelo Estado”, completou Teixeira.

OUTRAS HOMENAGENS

A PCPR também entregou outras placas de homenagem e medalhas a servidores da instituição, incluindo delegados, investigadores, papiloscopistas e escrivães. Outras autoridades e profissionais que atuam em parceria com os policiais civis, como policiais miliares, auditores da Receita Fe-

deral e agentes de segurança de outros estados também foram homenageados.

Além das Medalhas da Ordem da Araucária, foram entregues Medalhas Tiradentes, do Mérito Investigação Criminal, do Mérito de Inteligência Policial e Placas de Homenagem por Destaque Profissional. Entre os homenageados estiveram o chefe da Casa Civil, João Carlos Ortega; o secretário de Estado da Administração e da Previdência, Elisandro Pires Frigo; o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Ademar Traiano; o deputado estadual Hussein Bakri; o sub-chefe da Casa Civil, Lúcio Mauro Tasso; o diretor-geral da Casa Civil, Luciano Borges; o ex-secretário de Segurança Pública, Romulo Marinho Soares; o diretor do Instituto de Criminalística, Luiz Rodrigo Grochocki; o diretor do Instituto Médico Legal, André Ribeiro Langowski; o diretor de Regulação Econômica da Agepar, Maiquel Zimann; o procurador do Ministério Público do Trabalho, Heiler Ivens Natali; e o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Sérgio Almir Teixeira; entre outros.

De acordo com o delegado-geral da Polícia Civil do Paraná, Silvio Jacob Rockembach, as homenagens são um reconhecimento aos policiais que se destacaram pelo trabalho, assim como outras personalidades que contribuíram de maneira relevante com a instituição.

“É uma forma de agradecer e reconhecer o trabalho dos bons policiais e também de outras pessoas que dentro das suas funções nos ajudam a avançar. Hoje é possível dizer que temos uma nova Polícia Civil, que vem corrigindo problemas históricos que impediam os policiais de prestarem um serviço à altura da instituição. Com investimentos maciços em estrutura, tecnologia e inteligência temos aumentado a solução de crimes e estamos prontos para enfrentar os desafios do futuro”, arrematou Rockembach.

4 | Sexta-feira, 28 de Abril de 2023 | Edição 5697 | PUBLICAÇÕES LEGAIS / NACIONAL
Foto: Ari |Dias/AEN
Curitiba, 26 de abril de 2023 - O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu a medalha Ordem das Araucárias e entregou outras condecorações oferecidas pela Polícia Civil do Paraná (PCPR). Foto: Roberto Dziura Jr/AEN

Curitiba recebe o maior festival de cerveja artesanal itinerante

do Brasil

Beerland acontece entre os dias 28 de abril a 1º de maio no Bosque São Cristóvão

Curitiba, abril de 2023No final de semana, entre os dias 28 de abril e 1º de maio, o Bosque São Cristóvão, será palco do maior festival de cerveja artesanal itinerante do Brasil, o Beerland. O evento terá diversas opções de bebidas e comidas. Serão mais de 10 mil litros de cervejas artesanais, nos estilos Pilsen, IPA, APA, Black, Vinho, Munich, Stout, Weiss, Sour Maracujá, Hop lager, APA, Sesssion Ipa, Ice entre outras. Além disso, haverá workshops e harmonização com convidados, sommeliers e mestres cervejeiros.

"Estamos trazendo para Curitiba, a edição deste que é o maior evento cervejeiro e gastronômico itinerante do Brasil. Além dos espaços destinados às cervejarias, teremos food trucks e tendas com uma diversidade de cardápios que vai atender a todos. Do hambúrguer tradicional, passando por espetos, sanduíches, doces diversos, churros, waffle e os queridinhos torresmo de rolo e churrasco raiz”, explica Nicolas Dias, proprietário da Kickstart Produções, organizadora do Beerland.

Além das bebidas e comidas, terão diversas atividades, como, por exemplo, beer pong. O espaço kids contará com cama elástica, brinquedos infláveis, tiro ao alvo e futebol. A competição

"Quem Bebe Mais Rápido", será uma disputa para descobrir quem bebe mais rápido uma caneca de 1L de Chopp Pilsen sem derramar e o vencedor ganhará um kit exclusivo da cervejaria Doutor do Chopp, R$ 200 para consumir no evento e leva a caneca para casa reabastecida.

Na parte artística, bandas de rock nacional e internacional irão animar o público. "Iremos abrir as atrações no palco do Beerland na sexta-feira (28) com o Velhos Piratas Rock'n Roll. No sábado (29), teremos, às 17h, a banda Duo Trilhas e às 20h, Jéssica Lorena cantando Pop Rock. No domingo, (30), às 17h, tocará a banda Stilo Livre e às 19h a Apple Tive. Na segunda, para encerrar o evento, a Geração Coca-Cola tocará os clássicos dos anos 80, às 17hs", comenta Nicolas.

O evento conta com entrada gratuita e acontece entre os dias 28 de abril a 1º de Maio das 12h às 22h, no Bosque São Cristóvão. Para saber mais informações, acesse o site.

Serviço

Beerland

Data:

28 de abril à 1º de maio

Horário: Das 12h00 às 22h00

Endereço: Bosque São CristóvãoRua Margarida Ângela Miranda, 85Santa Felicidade.

Entrada: Gratuita Informações no site.

5 | Sexta-feira, 28 de Abril de 2023 | Edição 5697 | PUBLICAÇÕES LEGAIS / NACIONAL

tema “Turismo Cultural e Marketing Criativo”, o festival chega à 18ª edição com o objetivo de proporcionar uma experiência imersiva no universo Simultaneamente, ocorre a 17ª edição do Fórum Internacional de Turismo do Iguassu, com a participação de centenas de estudantes, pro“O governador Ratinho Junior estipulou como meta colocar o Paraná como estado número 1 no Brasil em número de eventos nacionais e internacionais realizados, e nosso trabalho na Secretaria do Turismo será no sentido de atingir esse patamar, organizando e divulgando os eventos em parceria com a iniciativa privada, os municípios e todo o segmento turístico”, finalizou o se-

Os eventos turísticos são importantes agentes para a divulgação de regiões e municípios paranaenses e também ajudam na geração de receitas e empregos. O Estado, por sua vez, tem em suas políticas públicas ações de promoções embasadas em instrumentos de apoio – entre os quais está o Calendário Oficial de Eventos Turísticos do Paraná. Para divulgação neste canal, a solicitação deverá ser feita de forma online no antes da realização do evento, por meio do pre-

6 | Sexta-feira, 28 de Abril de 2023 | Edição 5697 | PUBLICAÇÕES LEGAIS / NACIONAL

“Recebemos esta reivindicação dos moradores, empresários e trabalhadores do Centro que infelizmente têm convivido com os constantes assaltos e roubos", ressalta a parlamentar

Mais policiamento na região central de Curitiba é tema de requerimento da deputada Marli Paulino (SD)

A deputada Marli Paulino (SD) encaminhou na quarta-feira (26) requerimento ao Secretário de Segurança Pública do Estado do Paraná, coronel Hudson Teixeira, solicitando mais policiamento e ações preventivas e ostensivas na área central de Curitiba.

“Recebemos esta reivindicação dos moradores, empresários e trabalhadores do Centro que infelizmente têm convivido com os constantes assaltos e roubos, principalmente nas áreas turísticas e comerciais do calçadão da Rua XV de Novembro e do Largo da Ordem, bem como na Rua Trajano Reis e suas proximi-

dades, que são amplamente frequentada por jovens”, explicou a deputada.

Segundo o requerimento, a importância deste reforço na segurança é necessária principalmente no período da noite, pois tem prejudicado substancialmente o comércio local, além de gerar medo e insegurança na população que transita nessas vias.

“Nossa Polícia Militar é extremamente esforçada e com este complemento nas ações preventivas e repressivas na área central, incluindo também os parques e praças vai trazer mais segurança e conforto para todos que trabalham ou acessam

o Centro”, disse Marli Paulino.

Além do ambiente profissional, moradia da população e meio de passagem das pessoas, o Centro da capital paranaense atrai a atenção de visitantes e turistas vindos de várias regiões do Estado, do Brasil e também do exterior.

“Curitiba é uma cidade turística, a sua área central também é um dos pontos escolhidos para visitação de turistas de diversos locais, por isso ampliar o policiamento nessa região vai garantir mais tranquilidade para moradores, clientes, turistas e trabalhadores”, enfatizou a deputada.

Vale lembrar que de acordo com as informações oficiais do ano de 2022 fornecidos pela Secretaria de Estado da Segurança Pública –SESP, o Centro de Curitiba é a região onde ocorre o maior número de furtos e roubos.

“Esperamos que as forças de segurança realizem uma ação mais contundente, pois o centro da cidade está cada vez mais deserto no período noturno, o que cria um problema a mais, causando mais insegurança para quem trabalha, mora e afugenta as pessoas dessas regiões”, completou a deputada Marli Paulino.

7 | Sexta-feira, 28 de Abril de 2023 | Edição 5697 | PUBLICAÇÕES LEGAIS / NACIONAL
Créditos:Valdir Amaral/Alep

O documento permite ao Consórcio Nova Ponte, vencedor da licitação pública, iniciar os projetos básico e executivo de engenharia, bem como as atividades para obter a Licença de Instalação, necessária para a etapa seguinte, da execução da obra. O investimento do Estado é de R$ 386,9 milhões

Com emissão da licença prévia, Ponte de Guaratuba avança e entra na fase de projeto

O Instituto Água e Terra (IAT) emitiu nesta quarta-feira (26) a licença ambiental prévia para a construção da Ponte de Guaratuba, no Litoral do Paraná. O documento permite ao Consórcio Nova Ponte, vencedor da licitação pública, iniciar os projetos básico e executivo de engenharia, bem como as atividades para obter a Licença de Instalação, necessária para a etapa seguinte, da execução da obra. As ações vão seguir o detalhamento apontado no Estudo de Impacto Ambiental (EIA), que norteou a avaliação técnica do empreendimento.

A licença prévia referenda os estudos realizados ao longo dos últimos anos e detalha os próximos passos, como a necessidade do consórcio apresentar o Plano de Controle Ambiental para a obtenção da Licença de Instalação, o projeto executivo e o memorial descritivo da implantação, além do cronograma de obras. Também especifica os cuidados necessários com ruídos, destinação de resíduos, supressão vegetal e controle da flora e da fauna.

Nesse momento estão liberados os trabalhos da equipe projetista, que irá incluir sondagens e levantamentos de campo no trajeto da futura obra de arte. O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística, será responsável pela administração e fiscalização do andamento do contrato, acompanhando os trabalhos nos projetos e dando a aprovação final aos mesmos antes do início da obra.

Com a obtenção da Licença de Instalação e o aval do projeto, que deve levar até seis meses, a expectativa é de início das obras no segundo semestre deste ano, com prazo de 24 meses de execução – contando licença e projeto, são 32 meses de contrato.

"É um momento muito importante para a história do Paraná. São três anos e meio de muito trabalho, com segurança técnica e jurídica, com engenheiros e técnicos ambientais. A licença é como se fosse o penúltimo passo porque autoriza o consórcio a avançar nos estudos práticos. E nos próximos meses teremos um grande projeto e em seguida a tão sonhada obra", disse o governador Carlos Massa Ratinho Junior. "Nós chegamos nesse momento muito maduros porque fizemos vários estudos e levamos em consideração todos os apontamentos da sociedade".

Ele também destacou a vocação do Litoral para o turismo. "O desenvolvimento das cidades do Litoral do Paraná só acontece com o aprimoramento do turismo. É difícil ter uma grande indústria nesses locais, até pelas questões ambientais. Nós precisamos valorizar o turismo e o setor de serviços, o que temos feito inclusive com a inclusão de Paranaguá na rota dos cruzeiros marítimos internacionais. E agora estamos resolvendo esse problema histórico com a conexão dessas duas cidades, facilitando o trânsito para turistas e moradores", complementou o governador.

Esse é mais um passo que o Governo do Estado dá para por fim a uma

O Governador Carlos Massa Ratinho Junior anunciou a emissão da licença ambiental prévia para a construção da Ponte de Guaratuba, no Litoral do Paraná. Foto: Ari Dias/AEN espera de quase quatro décadas da população paranaense, em especial dos moradores das cidades litorâneas, pela ligação terrestre entre Matinhos e Guaratuba. O investimento do Estado é de R$ 386,9 milhões. Com a ponte, a expectativa é de encerrar o transporte com balsa entre as duas cidades.

"Em 40 anos muito se falou sobre a ponte, mas ela nunca teve um licenciamento. Uma obra inicia de fato com licenciamento, e chegamos nesse momento. Nesta semana é aniversário de Guaratuba, é um presente para o Litoral", afirmou o secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex.

A obtenção da licença ambiental foi resultado de um processo colaborativo entre secretarias de Estado e o Ministério Público do Paraná (MPPR), que apresentou diversas re-

comendações administrativas durante esta primeira etapa dos estudos, discutidas em reuniões entre técnicos do ministério e DER/PR, sendo todas atendidas, inclusive a limitação de tráfego pesado, e levando à aprovação do pedido da licença junto ao IAT. O processo contou também com a participação de diversas instituições, como o Conselho Estadual de Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais do Estado do Paraná (CPICT/PR).

"Todo processo de licenciamento tem um ritual legal administrativo para que a licença seja segura. É uma obra que vai beneficiar milhões de pessoas. Nós construímos a partir da participação popular para ter o menor impacto ambiental possível. Valorizamos muito todas as medidas mitigadoras em relação à fauna, flora e aspectos sociais. Consultamos as

comunidades do Litoral e há uma aceitação da obra como um todo. Entendemos que temos um estudo seguro para o andamento do processo", disse o diretor-presidente do IAT, Everton Souza.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Sustentável, Valdemar Bernardo Jorge, esse grande projeto vai modificar a história do Litoral. "Nossa missão é atender essa geração sem descuidar da geração futura. Essa ponte vai levar desenvolvimento sustentável ao Litoral", afirmou.

PONTE

O investimento na Ponte de Guaratuba será de R$ 386,9 milhões, com prazo total estimado para execução de 32 meses, sendo 24 meses para os serviços da obra. A ponte terá comprimento de 1.244 metros, com largura útil mínima de 22,60 metros. Estão

previstas quatro faixas de tráfego de 3,6 metros cada, duas faixas de segurança de 60 centímetros cada, barreiras rígidas de concreto New Jersey de 40 centímetros, calçadas com ciclovia em ambos os lados, com 3 metros de largura, e 10 centímetros de guardacorpo nas extremidades da ponte.

Também estão previstas intervenções nas vias de acesso à ponte. Na margem norte, a PR-412 será alargada para ambos os lados para facilitar o encaixe na ponte, com execução de muros de contenção para proporcionar o desnível necessário entre o pavimento existente e o tabuleiro. Também será implantado um retorno sob a ponte para ligação das vias locais e conexão da Estrada do Cabaraquara com Matinhos.

Na margem sul está prevista uma rótula alongada para ligação do bairro Caieiras, correção de nível da pista de rolamento e adequação de curva, além de implantação de uma alça de acesso à rua Nossa Senhora de Lourdes. Ao todo, entre ponte e vias de acesso, a extensão da obra chega a 3,07 quilômetros. A maquete de como vai ficar a Ponte de Guaratuba está disponível no YouTube neste link. Esta obra é a primeira contratada pelo DER/PR por meio da nova lei de licitações, na modalidade Concorrência com Regime de Contratação Integrada (CI), que prevê elaboração de projeto e execução da obra em uma mesma empreitada, sendo também a primeira a prever a obtenção de licenças ambientais como parte do contrato.

O vencedor do edital, após disputa de preços em ambiente online (com as participantes dando lances cada vez menores, até uma ser declarada arrematante), e após fase de recursos administrativos, foi o Consórcio Nova Ponte, formado pelas empresas OECI S.A., Carioca Christian-Nielsen Engenharia S.A. e Goetze Lobato Engenharia S.A.

OBRA EMBLEMÁTICA

O prefeito de Guaratuba, Roberto Justus, afirmou que acompanhou desde 2019 o trabalho das equipes técnicas do Estado para a construção da ponte. "É o maior projeto de todo o Paraná. Fomos superando as etapas e eu sempre falo do quanto essa obra vai impactar a segurança pública, a educação, a saúde da nossa gente. E tem a questão econômica. Vamos reposicionar o Litoral no mapa do turismo", afirmou.

O prefeito de Matinhos, Zé da Ecler, disse que com a revitalização da orla os investimentos chegam perto de R$ 1 bilhão. "Nunca vimos esse amor de um governante pelo Litoral, e isso está refletido nessas duas grandes obras", complementou.

PRESENÇAS

Acompanharam o anúncio os secretários de Turismo, Marcio Nunes, de Comunicação, Cleber Mata, e Saúde, Beto Preto; os deputados Hussein Bakri, Márcia Huçulak, Nelson Justus e Flavia Francischini; o diretor-geral do DER, Fernando Furiatti; o presidente da Cohapar, Jorge Lange; o diretor-presidente do Detran-PR, Adriano Furtado; e técnicos do Estado envolvidos diretamente com o projeto.

8 | Sexta-feira, 28 de Abril de 2023 | Edição 5697 | PUBLICAÇÕES LEGAIS / NACIONAL

Novo site do Fala

Nos EUA, Greca anuncia compra de 70 ônibus elétricos para Curitiba com investimentos de R$ 200 milhões

Curitiba deverá investir R$ 200 milhões na compra de 70 ônibus elétricos. O investimento na eletromobilidade em larga escala para a cidade foi anunciado nesta quarta-feira (26/4), nos Estados Unidos, pelo prefeito de Curitiba, Rafael Greca, durante a participação dele no Fórum de Prefeitos do Banco Interamericano de Desenvolvimento 2023, em Denver, Colorado.

Ao participar da sessão temática Visão, Planejamento e Financiamento Estratégico, o prefeito curitibano destacou que sua gestão tem como alicerces a sustentabilidade urbana e humana e o equilíbrio fiscal. No painel, mediado pela chefe de Divisão de Habitação e Desenvolvimento Sustentável do BID, Tatiana Gallego Lizón, Greca foi acompanhado da prefeita de Bogotá, Claudia López.

“Vou anunciar a compra de 70 ônibus elétricos para Curitiba com investimentos de R$ 200 milhões como contrapartida do município aos investimentos do BID no projeto do novo Inter 2", afirmou. "Já estamos fazendo testes de eletromobilidade com a participação de alemães, suecos, chineses e brasileiros. O sistema BRT é a grande virtude de Curitiba, mas avançamos com um grande programa de descarbonização e utilização de energia renovável que também tem como destaque a Pirâmide Solar do Caximba”, disse Greca.

O anúncio oficial dos encaminhamentos para a compra dos ônibus elétricos que passarão a compor a Rede Integrada de Transporte (RIT) deverá ser feito no próximo dia (11/5), no Workshop Modelos de Negócios para Eletromobilidade que a Prefeitura irá promover no Complexo de Eventos do Parque Barigui.

EQUILÍBRIO FISCAL

Segundo Greca, o equilíbrio fiscal alcançado pela Prefeitura a partir de um esforço integrado de gestão é peçachave para a promoção do desenvolvimento. “Uma prefeitura não pode gastar mais do que arrecada. Uma cidade não é propriedade dos funcionários públicos ou da classe política, pertence a todo

povo. Por isso, criamos um fundo de recuperação e estabilidade fiscal.

“Com a promoção de leilões reversos conseguimos pagar as dívidas da Prefeitura com descontos médios de até 20% e reduzir o custeio.

Hoje somos uma cidade completamente saneada, com orçamento próximo de R$ 3 bilhões”, explicou o prefeito.

CORRESPONSABILIDADE

Em sua fala no evento do BID, o prefeito de Curitiba destacou ainda que o empenho pela sustentabilidade das cidades depende também da corresponsabilidade de outras esferas de poder.

“As cidades precisam ser resilientes e mais fortes, mas é necessário trabalhar pelo equilíbrio de forma que haja corresponsabilidade entre as cidades polo, os vizinhos metropolitanos e os governos estadual e federal”, ressaltou Greca. De acordo com o prefeito, Curitiba tem cumprido a parte que lhe cabe com a redução do ISS de 5% para 2%, desonerando o setor produtivo e possibilitando a atração de investimentos, como também promovendo políticas e ações com vistas à qualidade de vida, como o Plano de Ação Climática, o plantio de 100 mil árvores e as inciativas pelo transporte limpo.

“É necessário ter uma política central de Estado. Não há doentes de direita ou de esquerda, há doentes, e todos precisam de medicamento. Todos somos cidadãos. Junto ao governo federal estamos buscando o subsídio do transporte aos idosos com a meta

de que o serviço possa ser barateado”, observou Greca.

CURITIBA DO PRESENTE E DO FUTURO

No painel, Greca destacou projetos e inovações da cidade, como o avanço do Saúde Já, aplicativo que também permite a realização de tele e videoconsultas; o 1º Empregotech; os programas de segurança alimentar e nutricional, com as Mesas Solidárias, Restaurantes Populares, Armazéns da Família, Hortas Comunitárias e Fazendas Urbanas; e o pragmatismo da cidade ao seguir o planejamento proposto no Plano Diretor sob a orientação do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Ippuc).

Ao responder sobre a cidade do futuro, Greca apontou que o melhor investimento está na educação. “A cidade do futuro tem que ser sustentável, justa e educadora. Os prefeitos devem sempre trabalhar baseados nas premissas da educação, da justiça social e na construção do futuro com sustentabilidade”, disse.

“A melhor coisa do mundo é ser prefeito. Minha alma e meu coração são de prefeito. Nada é mais virtuoso que ser prefeito, mas o segredo é que o amor é condição da missão. Se o prefeito tem no seu coração o amor e o pertencimento à cidade, tem um ativo que não tem preço”, reforçou Greca.

AGENDA

O prefeito Rafael Greca continua a agenda de compromissos nos Estados Unidos. Nesta quinta-feira (27/

4), fará parte do painel Acelerando Investimentos para a Ação Climática, a convite da C40. O evento irá tratar das oportunidades de investimentos para enfrentar as mudanças climáticas e os riscos associados a não investir em ações urgentes de enfrentamento. Ele também participará do podcast da C40, em entrevista ao ex-prefeito de Toronto e diretor do Centro de Políticas Climáticas e Economia da C40, David Miller.

A agenda prossegue com uma visita à empresa BPX Energy, divisão de negócios da British Petroleum (BP) e uma das maiores produtoras de gás natural dos Estados Unidos. Em 2021, a empresa inaugurou a Bighorn Solar, com 300 megawatts instalados, na região de Pueblo, Colorado.

Na sexta-feira (28/4), Greca participará do encontro de prefeitos das cidades C40 do Canadá, América Latina e os Estados Unidos, com a representante especial para Diplomacia de Cidades e Estados do Departamento de Estado dos EUA, Nina Hachigian. A reunião tem por objetivo explorar como as cidades podem colaborar efetivamente com os governos nacionais para realizar ações de mitigação aos efeitos do clima.

Na segunda-feira (1º/5), o prefeito cumprirá uma agenda de reuniões técnicas na Prefeitura de Chicago para conhecer os programas de combate às mudanças climáticas daquela cidade e os projetos de retrofit das edificações antigas. O retorno de Greca está marcado para terça-feira (2/5).

facilita participação da população pela internet

Curitiba

Quem for participar da votação do programa Fala Curitiba pelo site terá uma agradável surpresa com a reformulação completa que foi realizada na ferramenta. A Prefeitura criou um novo sistema na internet para participação popular com o objetivo de facilitar o acesso dos curitibanos que desejam apontar as prioridades da sua região. Além de melhor visual, o novo site tem mais funcionalidade e traz uma experiência mais agradável para o usuário.

MAIS PRÁTICO

“O Fala Curitiba na internet ficou muito mais prático porque unificou todo o programa em um só domínio. Lá, o cidadão pode votar, ver as solicitações que foram contempladas, as sugestões já implantadas e o calendário das reuniões presenciais”, citou Alexandre Matschinske, presidente do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), responsável pelo programa.

As prioridades também continuam sendo colhidas pela equipes do Fala Curitiba Móvel, veículo que percorre os bairros da cidade, e nas reuniões presenciais nas dez regionais administrativas, que começam no dia 15 de maio. Desde abril, estão acontecendo as consultas específicas para a Lei Orçamentária Anual (LOA), onde as prioridades da população para o orçamento 2024 devem ser detalhadas.

“O novo site do Fala Curitiba é um incentivo a mais para ampliar a participação do cidadão para sugerir melhorias para a cidade onde vive”, acredita Matschinske.

AGILIDADE

De acordo com o diretor de Inovação e Inteligência de Dados da Secretaria Municipal da Comunicação Social, Thiago André Costa, a mudança foi feita em três meses e foi possível realizá-la em um curto espaço de tempo graças à uma ferramenta para construir sites criada em parceria com o Instituto de Cidades Inteligentes (ICI).

O programa possibilita a manutenção constante dos sites, que são construídos com a identidade da Prefeitura de Curitiba.

“Existe a padronização da identidade, o que evita os golpes constantes que acontecem no universo virtual”, ponderou Thiago.

NO COMPUTADOR OU CELULAR

O novo site do Fala Curitiba é responsivo, pode ser visualizado em diferentes plataformas como computadores de mesa, celulares e outros.

O site dá acesso às votações, ao calendário das reuniões presenciais com os respectivos endereços, ao resultado das votações, a quais solicitações foram acatadas e também às que foram rejeitadas, apontando o motivo pelos quais não foram aceitas.

Também mostra as sugestões que já foram implantadas, as edições anteriores do Fala Curitiba, notícias e vídeos sobre as ações do programa.

9 | Sexta-feira, 28 de Abril de 2023 | Edição 5697 |

Fiscalização eletrônica: sinalizações de aviso

são implantadas nas vias

de São José dos Pinhais

Cronograma de vacinação

Covid-19 em São José dos Pinhais até o dia 28 de abril

São José dos Pinhais divulga o calendário de imunização até o dia 28 de abril. Para vacinação é obrigatório comparecer em um dos pontos de vacina e apresentar documento com foto, CPF, comprovante de residência e carteirinha de vacinação.

Confira o cronograma de vacinação contra a Covid-19 em São José dos Pinhais até o dia 28 de abril:

24/04 a 28/04 (segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h):

População acima de 12 anos que esteja com a 1ª, 2ª ou 3ª DOSE em atraso e 4ª DOSE para maiores de 18 anos.

24/04 a 28/04 (segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h): VACINA BIVALENTE para trabalhadores da saúde.

24/04 (segunda-feira, das 8h30 às 16h): Crianças de 5 a 11 anos, 11 meses e 29 dias – 1ª DOSE de 5 a 11 anos, 2ª DOSE para crianças de 5 a 11 anos que tomaram a primeira dose até o dia 27 de fevereiro de 2023 e REFORÇO para crianças de 8 a 11 anos que tomaram a 2ª DOSE até o dia 25 de dezembro de 2022.

A Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo, Transportes e Trânsito (SEMUTT) – Departamento Municipal de Trânsito (DEMUTRAN), vem sinalizando as vias com pinturas próximas aos redutores de velocidade.

Além de sinalizações verticais já existentes com placas de trânsito avisando sobre os redutores de velocidade antes de cada equipamento, bem como na imediata localização destes, a Divisão de Sinalização do DEMUTRAN está realizando pinturas nas vias para que o condutor possa visualizar ainda mais, que logo à frente há um redutor de velocidade e que deverá controlar a mesma, conforme o limite máximo permitido no equipamento.

Desta forma, o condutor poderá visualizar de longe onde há um redutor, podendo antecipadamente diminuir sua velocidade. Além de evitar uma infração de trânsito, passando dentro do limite da velocidade dos rada-

res, este condutor estará contribuindo para diminuir não somente os sinistros (acidentes) de trânsito, mas principalmente minimizar a gravidade destes, haja vista que quanto menor for a velocidade, menor também será o impacto de uma colisão ou de um atropelamento. Consequentemente estará contribuindo para diminuir as mortes e lesões graves no trânsito, sendo este o objetivo maior dos redutores de velocidade em todo o mundo. Os controladores de velocidade fazem com que os condutores reduzam a velocidade em pontos estratégicos onde há grande movimento de veículos, motocicletas, ciclistas e pedestres. No entanto, vale ressaltar que no município, em vias onde há redutores de velocidade, em todo o prolongamento da rua as sinalizações de velocidade máxima permitida são as mesmas dos redutores, sendo, portanto, fundamental que o condutor mantenha a mesma velocidade do radar em todo o prolongamento da via, visto que se há um limitador de

velocidade, é sinal que em toda a extensão da via há riscos de sinistros (acidentes) de trânsito.

Estes redutores também contribuem para a mudança de comportamento dos usuários que costumam exceder a velocidade da via, avançar o semáforo vermelho ou parar sobre a faixa de pedestres.

Confira os locais onde já estão em operação os redutores de velocidade em

São José dos Pinhais: http:/ /www.sjp.pr.gov.br/wpcontent/uploads/2023/03/ Fiscalizacao_eletronica_SJP_06_03_2023-1.pdf. O munícipe também terá acesso a outras informações como estudos técnicos realizados para implantação de cada equipamento.

RESPEITE OS LIMITES DE VELOCIDADE. NO TRÂNSITO, ESCOLHA A VIDA!

Ecoponto da Cidade Jardim será desativado temporariamente

A Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), informa que a partir do dia 1º de junho, o Ecoponto do bairro Cidade Jardim será desativado temporariamente.

Desenvolvidos para evitar o descarte de lixo em locais inapropriados, como beira de rios e terrenos baldios, os Ecopontos são uma boa alternativa para preservar o meio ambiente e manter a cidade organizada.

Moradores que precisam entregar seus resíduos como óleo de fritura, madeira reciclável, pneus, sobras de podas, resíduos de construção e demolição, móveis velhos, eletrônicos, pilhas, baterias e outros, podem agendar sua coleta por meio do número: (41)

3380-0500 (opção 1).

Outra alternativa é dirigir-se até um dos demais pontos de coleta:

28/04 (sexta-feira, das 8h30 às 16h) – Crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias – 1ª DOSE para crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias; 2ª DOSE para crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias que tomaram a primeira dose até o dia 29 de março de 2023; 3ª DOSE para crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias que tomaram a 2ª DOSE com Pfizer Baby até o dia 27 de fevereiro de 2023 e 3ª DOSE para crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias que tomaram a 2ª DOSE com Coronavac até o dia 29 de dezembro de 2022.

• Em casos de dúvidas sobre o intervalo vacinal, procure a UBS mais próxima.

• Não esqueça de apresentar comprovante de residência, documento com foto, CPF e carteirinha de vacinação.

• Menores de idade devem estar acompanhados por um responsável.

PONTOS DE VACINAÇÃO – TODAS

AS UNIDADES DE SAÚDE DE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS – ENDEREÇOS

US Afonso Pena – Rua Antônio Bianchetti, 90 US Agaraú – Rua Arcídio Claudino Barbosa, s/nº US Borda do Campo – Estrada da Roseira, 5850 US Cachoeira – Rua Benjamin Negoseki, s/nº US Caic – Rua Rua Fernando Pradi, 113 US Campina do Taquaral – Rua José Zanqueta Filho, s/nº

US Campo Largo da Roseira – Rua Antonio Singer, s/ nº US Central – Rua Visconde do Rio Branco, nº 2041

US Cidade Jardim – Rua Tarcílio Zoelner, 350 US Contenda – Rua Casemiro Leviski, s/nº

US Córrego Fundo – Estrada Principal, s/nº

US Cotia – Rua Ver. Domingos Moletta, s/nº

US Cristal – Rua Ilo Antoninho Mozer, nº 900

US Faxina – Rua Carlos Kusma, s/nº (não haverá vacinação no dia 15/07)

US Guatupê – Rua Herminda da Rocha Barbosa, 600 US Ipê – Rua Laerte Fenelon, nº 1001

US Malhada – Estrada Principal, s/nº

US Marcelino – Rua Ver. Domingos Moletta, s/nº

US Martinópolis – Rua Vanderlei Moreno, 11280

US Murici – Rua João Lipinski, 505

US Moradias Trevisan – Rua Luiz Oribes da Rocha, 26

Parque da Fonte/Casa do Papai Noel – Rua Almirante

Alexandrino, esquina com a Rua Tavares de Lyra

US Quississana – Rua Carlos Eduardo Nicheli, 26

US Riacho Doce – Rua Eliud Alves Pereira, 378

US São Marcos – Rua Augusto DeBarba, 975

US Veneza – Rua Francisco Dal Negro, 2752

US Xingu– Rua Ilhio Pedro Gasparelo, 854

10 | Sexta-feira, 28 de Abril de 2023 | Edição: 5697 |
98
Ecoponto Ipê – Rua Laerte Fenelon, nº 1.001 Ecoponto Borda do Campo – Rua Manoel Correa, nº Ecoponto Rio Pequeno –Rua Honofre Holthman, 200 Ecoponto Guatupê – Avenida Guatupê, nº 3.480

PADRE FÁBIO DE MELO VOLTA A CURITIBA COM SHOW ESPECIAL NO DIA DAS MÃES

A apresentação será realizada no Teatro Positivo, dia 14 de maio, às 19h. Os ingressos estão à venda a partir de R$ 80 em Disk Ingressos

O Padre Fábio de Melo se apresenta em Curitiba com show especial no Dia das Mães – 14 de maio, a partir das 19h, no palco do Teatro Positivo. Com o projeto “Este sou eu”, em que a palavra se mistura à canção, ele reúne clássicos e composições autorais que se tornaram sucessos ao longo de 25 anos de carreira musical. Os ingressos para o espetáculo estão à venda em Disk Ingressos com preços a partir de R$ 80.

Programação perfeita para uma data tão especial – o show do Padre Fábio de Melo produzido pela RA Eventos – é um verdadeiro espetáculo que traz mensagens de amor, fé, esperança, amizade e paz.

A apresentação conta com uma banda completa, com o tecladista Rafael Maia na direção musical, Magoo na guitarra e violão, Daniel Ferrer no baixo, além de Romulo Santiago no trombone, o baterista Roberto Marçal, o trompetista Ricardo Abreu, e o saxofonista e flautista Thiago Rocha.

No repertório, Padre Fábio de Melo apresenta canções como “Nas Asas do senhor”, “Onde Deus Possa me ouvir”, “Trem Bala”, “Deus cuida de mim”, “Tudo é do pai”, “Era uma vez” e “Este sou eu” que vão encantar e emocionar este reencontro do artista com o público curitibano.

Os ingressos para apresentação estão disponíveis em Disk Ingressos e os preços variam de R$ 80 a R$ 540 + taxas, de acordo com o setor e modalidade escolhida: Plateia A – Setor Verde – R$ 270 (meia-entrada) e R$ 540 (inteira); Plateia B – Setor Rosa – R$ 220 (meiaentrada) e R$ 440 (inteira); Plateia C – Setor Azul Claro – R$ 180 (meia-entrada) e R$ 360 (inteira); Plateia D – Setor Amarelo – R$ 150 (meia-entrada) e R$ 300 (inteira); Plateia E – Setor Roxo – R$ 110 (meia-entrada) e R$ 220 (inteira); Plateia F – Setor Azul – R$ 80 (meiaentrada) e R$ 160 (inteira). Consulte outros descontos disponíveis no site. É possível adquirir as entradas online, em Disk Ingressos ou presencialmente nos pontos de venda credenciados.

Ao todo, Pe. Fábio de Melo já vendeu mais de 3 milhões de cópias de CDs , além de 3,5 milhões de livros. Em dezembro de 2019, entrou no ranking do instituto QualiBest como um dos maiores influenciadores digitais do Brasil.

Serviço:

Padre Fábio de Melo

Data: 14 de maio – domingo

Local: Teatro Positivo

Endereço: Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 – Campo Comprido – Grande Auditório

Classificação: Livre

Vendas: Disk Ingressos (https:// www.diskingressos.com.br/evento/4750/14-052023/pr/curitiba/padre-fabio -de-melo -especial-dia-dasmaes)

Realização: RA Eventos

Mais informações: instagram.com/eusouraeventos/ e facebook.com/eusouraproducoes

DIRE STRAITS LEGACY

Quando: 03/05/2023- Local: Teatro Positivo

Zé Felipe volta a Curitiba com show em palco 360º

Cantor apresenta seus maiores hits na Live Curitiba em abril

ROUPA NOVA

Quando: 03/05/2023 - Local: Teatro Guaíra

JOHNNY HOOKER

Quando: 27/04/2023 - Local: Teatro UP Experience

TARDEZINHA – THIAGUINHO

Quando: 29/04/2023 - Local: Pedreira Paulo Leminski

RED FANG

Quando: 04/05/2023 - Local: Hard Rock Cafe Curitiba

ROUPA NOVA

Quando: 04/05/2023 - Local: Teatro Guaíra

O cantor Zé Felipe volta à capital paranaense com show em palco 360º, no sábado, dia 22 de abril. Após o sucesso do artista no último evento neste formato, ele retorna ao palco da Live Curitiba (Rua Itajubá, 143) para mais uma apresentação com essa configuração singular que proporciona mais proximidade com os fãs. Os ingressos estão à venda em Uhuu.com.

O pai de Zé Felipe, o cantor Leonardo, o levou para a estrada e foi onde ele decidiu que queria seguir carreira. No palco do Domingão do Faustão em setembro de 2014, Zé Felipe se lançou musicalmente para o Brasil. Inicialmente, a ideia era gravar um EP, mas, quando se deu conta, já tinha 13 músicas prontas. A escolha do repertório foi “no arrepio”, segundo ele: “Escutou, arrepiou, entra!”. Além de estarmos diante de um cantor que, mesmo tão jovem, já tem noção de que mulher merece respeito até na música, Zé Felipe é também um estudioso dos ritmos e incentivador da mistura de estilos, sem deixar sua maior influência de lado, é claro.

Em junho de 2016 foi lançado o CD “Proibido é Mais Gostoso”. O álbum apresenta 14 faixas escolhidas pelo artista, incluindo os hits “Deixa Que Ela Decide” com participação da dupla Pedro Paulo e Alex, e “Não Me Toca” com a participação da cantora Ludmilla. As músicas desse disco mostram um lado mais maduro do jovem sertanejo.

Ainda em 2016 o sertanejo lançou os clipes “Maquiagem Borrada”, “Curtição”, teve a oportunidade de gravar “Tan Fácil” com o grupo latino CNCO e ganhou premiações como Capricho Awards e Meus Prêmios Nick.

No ano de 2017, Zé Felipe lançou o single “O Errado Sou Eu” e em abril gravou seu primeiro DVD, intitulado “Na Mesma Estrada”. Em seu primeiro trabalho em vídeo, Zé Felipe contou com participações de Pedro Paulo e Alex, MC Menor e seu pai, o cantor Leonardo.

No ano de 2018 foi marcado por muitas parcerias, inclusive uma participação no remix da música “Subeme La Rádio” de Henrique Iglesias, uma realização pessoal e profissional para Zé Felipe.

Em maio de 2019 Zé Felipe gravou um novo DVD em Goiânia, com participação de Maiara e Maraisa, Gusttavo Lima e seu pai, Leonardo. A música escolhida para apresentar o projeto foi Tiro Certo, com a participação de Gusttavo Lima, que já conta com milhões de visualizações no YouTube e destaques nas plataformas de streaming. Atualmente o cantor segue realizando shows por todo Brasil, e colhendo os frutos do seu último projeto lançado.

BENEFÍCIOS EXCLUSIVOS

Através do Clube Opus, um clube de vantagens exclusivas válido para eventos produzidos pela Opus Entretenimento em diferentes estados do Brasil, você obtém benefícios que irão expandir sua experiência. Recheado de vantagens, o sócio pode obter desconto em ingressos, entrada preferencial, ações promocionais e muito mais! Seja um sócio e aproveite os benefícios para o show de Zé Felipe. Saiba mais em clubeopus.com

SOBRE A OPUS ENTRETENIMENTO

Celebrando 46 anos de atividade, a Opus Entretenimento é a maior plataforma de shows e entretenimento ao vivo do Brasil e acredita no poder transformador da tríade cultura, conteúdo e experiência, trazendo ao Brasil grandes artistas nacionais e internacionais. Administradora de 10 casas de espetáculos pelo país nas regiões Nordeste, Sul e Sudeste, responsável por receber mais de dois milhões de espectadores por ano, também faz a gestão artística de importantes nomes da música e do entretenimento brasileiro como KLB, Luccas Neto, EME, Daniel, Maurício Manieri, Seu Jorge, Alexandre Pires, Ana Carolina, Roupa Nova, Munhoz & Mariano, Só Pra Contrariar, Hello Adele Tribute, Sinatra 1915 Tribute, além dos ilusionistas Henry e Klauss e Jota Quest. Para mais informações, acesse o site da Opus.

SERVIÇO

Zé Felipe

Data: 22 de abril de 2023 (sábado)

Local: Live Curitiba

Endereço: R. Itajubá, 143 - Novo Mundo, Curitiba - PR, 81050-040

Hora: Abertura da casa às 21h

Classificação: 18 anos Vendas: https://uhuu.com/evento/pr/curitiba/ze-felipe-11429

11 | Sexta-feira, 28 de Abril de 2023 | Edição 5697 | PUBLICAÇÕES LEGAIS / NACIONAL s
Créditos: Edu Defferrari
12 | Sexta-feira, 28 de Abril de 2023 | Edição 5697 | PUBLICAÇÕES LEGAIS / NACIONAL

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.