26/01/2021

Page 1

Ano 21 | Nº 5155 | 26 de janeiro de 2021

Terça-feira

Diário de Circulação Nacional

"As vacinas são seguras", afirma o governador Ratinho Junior » “As vacinas são seguras e serão fundamentais para vencer a pandemia de uma vez por todas”. Esse é o recado do governador Carlos Massa Ratinho Junior a todos os paranaenses. Nessa conversa exclusiva, ele fala sobre o planejamento logístico do Estado para distribuição das doses e o início da campanha de imunização nos municípios. “As primeiras vacinas contra a Covid-19 começaram a ser aplicadas no Paraná nesta semana. Elas chegaram nas 399 cidades na quarta-feira (20) depois de uma forçatarefa do Governo do Estado que envolveu aviões e caminhões refrigerados escoltados. Os primeiros grupos vacinados são profissionais de saúde, idosos asilares, pessoas com deficiência e indígenas. Essa semana foi muito importante no Paraná. As vacinas chegaram em todos os municípios, que já começaram a imunização. Esse é um passo fundamental para a volta da normalidade, um alívio depois desses meses tão difíceis. Estamos desde o final do ano passado nos preparando para essa logística. O Estado tem 1.850 salas de vacinação, distribuiu quase 2 milhões de insumos secos, como seringas, agulhas, aventais, carteirinhas, reequipou o Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar) com novas câmaras frias e freezers, temos caminhões e contêineres refrigerados. Também temos uma rede de transporte aéreo muito eficiente”, Página 4 disse o governador.

Pinhais: Escola Clementina Cruz recebe diversas melhorias

Governador Carlos Massa Ratinho Junior

Daniel Castellano / SMCS

» Após dez meses na linha de frente da pandemia do novo coronavírus, chegou a hora dos 12 mil profissionais que atendem pacientes covid-19 em hospitais e UPAS (Unidades de Pronto Atendimento) de Curitiba receberem a primeira dose da CoronaVac. No Pavilhão da Cura, no Parque Barigui, a esperança foi um sentimento unânime nesta segunda-feira (25/1), início da vacinação para mais esse grupo prioritário. São pessoas como as técnicas em enfermagem Patrícia Lopes e Lilian Nunes, que trabalham na UTI do Instituto de Medicina, um dos três hospitais exclusivos de covid-19 da cidade. “Estamos desde o início tra-

Roberto Dziura Jr

Profissionais da linha de frente relatam "esperança" ao serem vacinados

balhando na ala covid, e agora com a sensação de alívio, de esperança para seguir em frente, com o trabalho e com a vida”, contou Patrícia.

Elas moram em Fazenda Rio Grande e trabalham em Curitiba. O agendamento feito pelo aplicativo Saúde Já funcionou sem problemas.

“Baixei o aplicativo, preenchi os dados do campo covid e recebi a mensagem com o dia e horário. Achei bem tranquilo”, conta Lilian.

São José dos Pinhais recebe mais doses da vacina contra a Covid-19 » São José dos Pinhais recebeu na manhã do último domingo (24), o segundo lote de imunizantes contra a Covid-19. Chegaram no município duas mil doses da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford e pelo Laboratório AstraZeneca, que no Brasil estão sob responsabilidade da Fiocruz. As novas doses da vacina são para finalizar as aplicações de todos os trabalhadores da linha de frente de combate ao novo Coronavírus. Ou seja, profissionais dos hospitais, Samu, Upa, Uaa, Siate, Centro de Oncologia, Cdr, vacinadores e das Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI).

» Nos próximos dias será entregue à comunidade de Pinhais as melhorias realizadas na Escola Municipal Clementina Cruz, no bairro Estância Pinhais. A unidade escolar recebeu diversas obras, atualmente acontecem os serviços de paisagismo e a construção de calçadas em concreto poroso, o qual, por ser permeável, não acumula poças de água. Na parte interna, para dar mais conforto aos alunos e profissionais que cuidam da alimentação escolar, foi realizada a ampliação da cozinha e do refeitório; também foi criada uma nova sala de aula que agora, junto com o espaço de informática, totalizam 14 salas de aula. Ainda internamente, a unidade recebeu melhorias no espaço dos professores e na área de serviço; reforma em todas as salas de aula com a troca do piso e das janelas. A unidade é pioneira no município nos pisos temáti-

cos, nos quais cada ambiente recebe uma cor: sala de aula (azul); áreas de alimentação (amarelo); banheiros (verde) e cinza nas áreas de circulação. Em toda a unidade foi realizada ainda a colocação de pastilhas, a troca da cobertura e o gradil. E muitas outras melhorias foram realizadas na Escola, como as revitalizações da quadra esportiva e do parquinho. Além de tudo isso, a entrada também foi modificada, sendo a nova pela Rua Vicente D’andréa, paralela à Rua Guilherme Weiss. Esta modificação é para dar mais comodidade e segurança a todos.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
26/01/2021 by Jornal Metropole - Issuu