Professores, pedagogos e funcionários fazem simulado de segurança nas escolas do Paraná
SJP: Inscrições abertas para o curso gratuito de Mecânica Básica
Se você conhece alguém com mais de 16 anos e que esteja desempregado, a Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária (SETRAB), está com inscrições abertas para o curso de Mecânica Básica em parceria com o SENAI.
A oferta deste curso é uma resposta ao aquecimento da área de mecânica industrial, onde os formandos encontrarão um mercado repleto de oportunidades e com alta demanda.
Realizado no período da tarde, com duração de 160 horas e turmas de 40 alunos, a grade curricular inclui conhecimentos técnicos, teóricos e práticos na área de usinagem e fabricação mecânica, além de diversos outros pertinentes à formação de profissionais da área. As vagas são limitadas.
Para mais informações entre em contato pelo telefone (41) 3382-3721.
Greca entrega a Praça Carlos Gomes remodelada para os pedestres
A Praça Carlos Gomes, no Centro, acaba de passar por obras de acessibilidade – intervenções específicas para tornar a passagem pelo local mais segura, agradável e de acordo com o conjunto de normas que devem ser observadas no Brasil. Para ver o resultado, o prefeito Rafael Greca percorreu a praça nesta quarta-feira (21/6). “Ficou caprichada, amigável e linda a restauração”, elogiou Greca, referindo-se ao local que homenageia o maestro e compositor erudito brasileiro Antônio Carlos Gomes desde o fim dos anos 1940. A obra foi executada pelo Departamento de Parques e Praças da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA).
Cerca de 200 professores, pedagogos e funcionários da rede estadual de educação do Paraná realizaram, nesta quarta-feira (21), simulados de ações de segurança durante treinamentos contra ataques a escolas. A orientação foi ministrada pelo Batalhão da Patrulha Escolar Comunitária (BPEC) a funcionários de escolas estaduais de Curitiba que atuam como monitores de segurança e segue protocolos internacionais de prevenção contra casos de violência. As atividades fazem parte da segunda fase do Curso de Capacitação em Segurança Escolar. Na primeira etapa, que aconteceu entre abril e maio, os diretores de todos os 2,1 mil colégios e alguns professores da rede estadual participaram do curso. Agora, a capacitação é direcionada aos outros membros dos comitês de segurança das escolas. Outros 260 funcionários de escolas da Região Metropolitana de Curitiba participarão do treinamento nesta quinta-feira (22). Depois, o treinamento segue para outras regiões do Estado. A previsão é que 14 mil funcionários participem do curso até outubro. Os monitores de segurança são professores, pedagogos ou funcionários administrativos que voluntariaram para atuar nos comitês. De acordo com o tenente-coronel Ricardo da Costa, comandante do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária (BPEC), o objetivo é que cada profissional replique os conhecimentos nas escolas em que atuam. "Já foi feita uma orientação aos diretores, com protocolos bem treinados, inclusive na unidade de Cambé. Agora estes monitores de segurança vão também atuar nesta parte de direcionamento, junto com os diretores, recebendo esta orientação para fazer esta preparação nas suas escolas, para tentar impedir ou mitigar os riscos", afirmou. SIMULADOS – O curso contém módulos com conteúdos à distância, palestras presenciais e atividades práticas. Nos simulados, os profissionais são orientados sobre medidas preventivas em sala para garantir a segurança dos professores, funcionários e alunos, além de protocolos de fuga e proteção no ambiente escolar.
"Café
tem batalha de rap e dança em Pinhais
Na noite desta segundaˆfeira (19) foi realizado mais um Café com a Prefeita, um momento de prestação de contas e conversa entre os gestores da administração pública com a população. Desta vez, a prefeita Rosa Maria se encontrou com jovens do município no Centro da Juventude (CJ), no bairro Maria Antonieta. O evento teve apresentação de rap com o grupo Batalha de Pinhais, além de dança com os jovens da 041 Company. Além da prefeita e das dezenas de jovens, estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal, vereador Marcinho e os vereadores Fabrício Sousa, Fernando Santos, Filho, Tomé, além de seˆcretários municipais.
Enfrentamento à violência
A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou audiência pública sobre a implantação da Lei 13.935/ 19, onde prevê que todas as redes públicas de ensino básico devem contratar esses profissionais. Segundo a lei, os estabelecimentos de ensino deveriam contratar psicólogos e assistentes sociais em até um ano após sua entrada em vigor, a partir de 2020. Com o advento da pandemia de Covid-19, a adoção da medida foi adiada.
Ano 24 | Nº 5733 | 22 de Junho de 2023 Diário de Circulação Nacional - R$ 2,50
A orientação foi ministrada pelo Batalhão da Patrulha Escolar Comunitária (BPEC) a funcionários de escolas estaduais de Curitiba que atuam como monitores de segurança. Foto: Roberto Dziura Jr/AEN
com a Prefeita"
Página 2
Quinta-feira
Com adesão ao Susaf, consórcio de 11 cidades do Noroeste pode expandir vendas no Estado
Agora, o consórcio que reúne 11 municípios poderá indicar agroindústrias de sua área de abrangência para que, cumprindo as normas higiênico-sanitárias e as legislações do setor, vendam seus produtos para outras regiões do Paraná. Esse é o segundo consórcio paranaense a aderir ao sistema.
O Consórcio Público Intermunicipal do Centro Noroeste do Paraná (Cicenop) ampliou sua atuação e poderá indicar agroindústrias para venda de produtos de origem animal em todo o Estado. O grupo aderiu ao Susaf-PR (Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte). A entrega do certificado aconteceu na tarde desta terça-feira (20), em Cianorte, em evento na faculdade UFMG.
Cerca de 400 pessoas participaram do encontro, entre prefeitos e secretários municipais da região, além de servidores do Sistema Estadual de Agricultura (Seagri), produtores, técnicos e estudantes.
Agora, o consórcio que reúne 11 municípios poderá indicar agroindústrias de sua área de abrangência para que, cumprindo as normas higiênico-sanitárias e as legislações do setor, vendam seus produtos para outras regiões do Paraná. Esse é o segundo consórcio paranaense a aderir ao sistema. Em maio deste ano, o CID Centro, composto por 31 municípios, também foi beneficiado.
O secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, destacou que a meta do governo estadual é atingir 200 municípios integrados ao Susaf até 2026. “Estamos falando de uma oportunidade para a pequena agroindústria ultrapassar barreiras e vender para 11 milhões de consumidores em todo o estado. Isso se faz com método e organização”, afirmou.
Esse sistema rompe entraves burocrá-
ticos que não permitiam que produtos reconhecidamente bons do ponto de vista higiênico-sanitário pudessem ser vendidos além dos limites locais. A concessão do Susaf/PR é feita pela Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar).
“Cada vez que entregamos um certificado desse é uma alegria muito grande. Nós temos uma mão firme para a fiscalização, mas uma mão que também acolhe e apoia os produtores”, reforçou o diretor-presidente, Otamir Martins.
A atenção do governo estadual às agroindústrias e à agricultura familiar foi destacada pelo presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná Iapar-Emater (IDR-Paraná), Natalino Avance de Souza, que também parabenizou os municípios pela agilidade no processo. “Na nossa avaliação, o que presenciamos aqui hoje é uma grande conquista, que mostra a organização da região. Isso é a chave do mercado, significa agregação de valor e renda para o campo”, disse.
EVENTO
O evento teve como objetivo apresentar o processo simplificado para aderir do Susaf/PR. Ele é resultado de uma parceria entre a Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento (Seab), Adapar, IDR-Paraná e Associação dos Municípios do Norte e Noroeste do Paraná (Amenorte), com apoio da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep), Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão
(Comcam) e Associação dos Municípios Entre Rios (Amerios).
O presidente da Amenorte e prefeito de São Manoel do Paraná, Agnaldo Trevizan, destacou a união entre os municípios em benefício do desenvolvimento regional. “Agradecemos o apoio do Estado nessa iniciativa”.
“Estamos tentando ajudar, com a Amenorte, para agilizar todas as pendências necessárias, para gerar desenvolvimento para os nossos municípios”, apontou o prefeito de Cianorte, Marco Franzato.
PROGRAMA
O Susaf foi criado por lei em 2013, mas regulamentado em 2020. O programa é destinado especialmente à agroindústria familiar e às de pequeno porte. A exigência é de que ela esteja registrada no Sistema de Inspeção Municipal (SIM). Ele pode ser concedido aos municípios ou consórcios intermunicipais que apresentem serviço de inspeção estruturado, que garanta que o produto é de qualidade.
Os estabelecimentos interessados obter o selo do Susaf/PR devem seguir os programas de autocontrole, como limpeza, desinfecção e higiene, hábitos higiênicos e saúde dos manipuladores. Além disso, são exigidos a manutenção das instalações e equipamentos, controle de potabilidade de água, seleção de matérias-primas, ingredientes e embalagens, controle de pragas e vetores e controle de temperatura. Também devem contratar profissional habilitado para a industrialização e conservação dos produtos.
Enfrentamento à violência
A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou audiência pública sobre a implantação da Lei 13.935/19, onde prevê que todas as redes públicas de ensino básico devem contratar esses profissionais. Segundo a lei, os estabelecimentos de ensino deveriam contratar psicólogos e assistentes sociais em até um ano após sua entrada em vigor, a partir de 2020. Com o advento da pandemia de Covid-19, a adoção da medida foi adiada.
Assistente social
Os Assistentes Sociais são profissionais habilitados para atuar em unidades escolares, a identificar os problemas que prejudiquem a permanência e o rendimento do aluno; realizar o levantamento dos estudantes em situação de vulnerabilidade e direcioná-los para os programas sociais; trabalhar no ambiente escolar de forma preventiva, percebendo fatores que produzem impacto negativo na área educacional e propor soluções para evitar que os problemas se repitam, entre outras demandas.
Psicólogos/as Os profissionais de psicologia são habilitados para identificar e resolver, nas instituições de ensino, problemas psicossociais que possam bloquear desenvolvimento de potencialidades dos alunos; auxiliar e subsidiar a unidade escolar em situações de violência grave e que necessitem de atendimento emergencial, entre outras demandas.
Vacinação infantil
Com o objetivo de retomar os bons índices de vacinação, o deputado Ney Leprevost (União), protocolou projeto de lei propondo a Campanha Estadual de Vacinação Infantil. “É necessário conscientizar os pais que a imunização é um direito das crianças e adolescentes a campanha que proponho tem como objetivo intensificar, com autorização dos responsáveis pelas crianças, as ações de vacinação e elevar a cobertura vacinal infanto-juvenil”, enfatizou Ney Leprevost.
Pioneirismo
Proprietários de veículos do Paraná poderão fazer o primeiro emplacamento de forma 100% online, pelo computador ou celular. O Primeiro Emplacamento Digital vai trazer mais economia para os cidadãos, com redução de 17% no valor do emplacamento. A iniciativa é pioneira no Brasil e facilita a emissão dos documentos e a autorização para a estampagem de placas de um veículo novo.
Pró-Cidades
O Governo do Estado anunciou a liberação de R$ 500 milhões para municípios com mais de 80 mil habitantes, para atender demandas de diversas áreas. O recurso será viabilizado pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), que captou fundos nacionais e internacionais, em parceria com o programa Paraná Pró-Cidades, da Secretaria das Cidades (Secid).
As cidades O programa atenderá as cidades de Almirante Tamandaré, Apucarana, Arapongas, Araucária, Cambé, Campo Largo, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Colombo, Curitiba, Fazenda Rio Grande, Foz do Iguaçu, Londrina, Guarapuava, Maringá, Paranaguá, Paranavaí, Pinhais, Piraquara, Ponta Grossa, São José dos Pinhais, Sarandi, Toledo, Umuarama, Francisco Beltrão e Pato Branco.
Fatalidade Morreu na madrugada desta terça-feira (20) o estudante Luan Augusto, de 16 anos, no Hospital Universitário de Londrina (HU). Ele é a segunda vítima do ataque ao Colégio Estadual Helena Kolody, em Cambé, ocorrido na manhã desta segunda-feira n(19). Luan estava internado em estado grave. Segundo o HU, ele estava em coma, com suporte respiratório e na UTI sob cuidados, mas não resistiu. A família de Luan informou que autorizou a doação dos órgãos do jovem.
Economia e sustentabilidade
O Governo do Paraná é referência no desenvolvimento econômico com sustentabilidade. O estado é bicampeão em sustentabilidade ambiental pelo Índice de Competitividade do Centro de Liderança Pública e lidera também o Ranking Cidades Inovadoras e Sustentáveis de 2023, da Bright Cities, que avalia a sustentabilidade, inovação e eficiência dos maiores municípios do país. Da mesma forma está sendo investido no turismo sustentável, com a natureza sendo um grande atrativo para visitantes do Brasil e do exterior. Crescimento sustentável
O secretário estadual de Turismo, Márcio Nunes, destaca que a infraestrutura é a espinha dorsal de qualquer sociedade. “Ela fornece as condições para que as comunidades funcionem, as economias prosperem e as nações evoluam. Embora saibamos que é necessário um investimento significativo em infraestrutura, é importante trabalharmos juntos para garantir que isso seja feito de forma a criar resiliência e acelerar as transições de baixo carbono”.
Mais cara
A tarifa definida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para a Copel entra em vigor a partir do dia 24 de junho. O ajuste médio será de 10,5%. Cabe ressaltar que, deste percentual, 0,54% representam a remuneração da distribuidora de energia da Copel. O ajuste de 2023 ainda carrega reflexos da Conta Crise Hídrica e da Conta Covid, além de custos como a compra e o transporte da energia, encargos, impostos e subsídios definidos por lei.
Cobrando o Pix
As pessoas jurídicas clientes da Caixa Econômica Federal começaram a pagar para fazer Pix. Autorizada pelo Banco Central (BC), a cobrança de tarifas para empresários que usam o sistema de transferências instantâneas é praticada pela maioria dos bancos, mas não era feita pela Caixa. A Caixa destacou que pessoas físicas, microempreendedores individuais (MEI) e beneficiários de programas sociais continuarão a fazer Pix sem cobrança. O comunicado também informou que a tarifa a ser aplicada às empresas que fazem Pix será uma das menores do mercado. Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.
CURITIBA / PR - EDITAL CENTER LTDA
CNPJ nº 04.150.383/0001-35
Diretor Comercial: Maurício Mosson
Avenida Candido de Abreu, nº 660 - Conj 201 Edificio Palladion -
Centro Cívico - CEP 80530-000 - Curitiba/PR - Fones: (41) 3024-6766
Email: cial@ctbametropole.com.br
São José dos Pinhais / PR - Fones: (41) 3383-6650
Email: adm.metropole@hotmail.com
Contato Redação:
e-mail: lustosa18@gmail.com - lustosa@onda.com.br
Filiado: Sindicato das Empresas de Jornais e Revistas do Estado do Paraná
Filiado a ADI – PR – Associação dos Diários do Interior Representante em Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília: Central e Comunicação – SCS – QD 02
Bl. D/Salas 1002/1003 – Edif. Oscar Niemeyer
CEP 70.316-900 – Brasília – Distrito Federal Fones: (41) 3323-4071 – (41) 98133-3400
As matérias opinativas que venham assinadas, não expressam necessariamente a opinião do jornal
2 | Quinta-feira 22 de Junho de 2023 | Edição 5733 | PUBLICAÇÕES LEGAIS / NACIONAL
LEGAIS / NACIONAL
SÚMULA DE RECEBIMENTO DE LICENÇA DE OPERAÇÃO
HC DESENTUPIDORA LTDA torna público que recebeu da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Curitiba, a Licença de Operação para Atividades relacionadas a esgoto, exceto a gestão de redes; transporte rodoviário de produtos perigosos e não perigosos, LO 21000300 com validade até 30/08/2023 instalada Rua Leonardo Pianowski, 153, Pinheirinho, Curitiba, PR.
SÚMULA DE REQUERIMENTO DE RENOVAÇÃO DA LICENÇA DE OPERAÇÃO
HC DESENTUPIDORA LTDA torna público que irá requerer à Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Curitiba, a Renovação da Licença de Operação para Atividades relacionadas a esgoto, exceto a gestão de redes; transporte rodoviário de produtos perigosos e não perigosos, instalada Rua Leonardo Pianowski, 153, Pinheirinho, Curitiba, PR.
PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DE MATO GROSSO COMARCA DE CUIABÁDESEMBARGADOR JOSÉ VIDAL 1ª VARA CÍVEL DA CAPITAL EDITAL PROCESSO: 0009734-69.2000.8.11.0041 ESPÉCIE: FALÊNCIA DE EMPRESÁRIOS, SOCIEDADES EMPRESÁRIAIS, MICROEMPRESAS E EMPRESAS DE PEQUENO PORTE (108) POLO ATIVO: OLVEPAR S.A. - INDUSTRIA E COMERCIO E OUTROS PESSOA(S) A SER(EM) INTIMADA(S): CREDORES/INTERESSADOS FINALIDADE: Intimação dos credores e interessados para, querendo, apresentar impugnação ao plano de realização extraordinária de ativos (id 119929668), no prazo de 5 (cinco) dias corridos. Despacho/decisão: (...) 1) EXPEÇA-SE e PUBLIQUE-SE EDITAL DE AVISO, com prazo de 05 (cinco) dias corridos, para que credores tomem ciência e, querendo, apresentem impugnações ao “Plano de Realização Extraordinária de Ativos” (Id. 119929668). (...) E, para que chegue ao conhecimento de todos e que ninguém, no futuro, possa alegar ignorância, expediu-se o presente edital, que será afixado no lugar de costume e publicado na forma da lei. Eu, Danilo Oliveira Carilli, Analista Judiciário, digitei. Cuiabá, 19 de junho de 2023. César Adriane Leôncio Gestor Judiciário
Estado recebe helicóptero da PRF para reforço do atendimento aeromédico em Curitiba e Litoral
Polícia Rodoviária Federal disponibilizará um helicóptero de última geração para realizar atendimentos a acidentes nas rodovias de Curitiba e região e nos municípios litorâneos. Ação reforça o trabalho já realizado pelo Batalhão de Operações Aéreas da Polícia Militar do Paraná.
A Região Metropolitana de Curitiba (RMC) e o Litoral do Estado contarão em breve com mais um helicóptero para auxiliar nos resgates aeromédicos que já são realizados pelo Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) do Paraná. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) formalizou a destinação de aeronave e tripulação ao Governo do Paraná durante encontro entre o governador Carlos Massa Ratinho Junior e o superintendente da PRF, Fernando César Oliveira, nesta quarta-feira (21), no Palácio Iguaçu.
“Temos trabalhado desde 2019 para aproximar as estruturas de atendimento médico da população, o que inclui o reforço nos serviços de urgência e emergência. Com este novo helicóptero da PRF, que se junta às equipes do BPMOA, as pessoas que moram ou trafegam pelas regiões de Curitiba e do Litoral terão um atendimento ainda mais rápido e de qualidade quando necessário”, afirmou Ratinho Junior.
A unidade é uma das sete aeronaves adquiridas recentemente pelo Ministério da Justiça, consideradas as mais modernas do mundo para este tipo de trabalho. Também receberam os equipamentos as cidades de Recife, Salvador, Brasília, Porto Alegre e Belo
Horizonte. A destinação da sétima unidade ainda não está definida. No Paraná, a expectativa é que o atendimento inicie em setembro, após formalização do convênio com a Secretaria de Estado da Saúde e treinamento das equipes envolvidas.
Além do helicóptero, a Polícia Rodoviária Federal vai ceder a tripulação, composta por pilotos, copilotos e operadores táticos; combustível e manutenção. A contrapartida do Governo do Es-
tado, segundo o governador Ratinho Junior, será a disponibilização de equipe técnica de saúde, com médico, enfermeiros e insumos básicos para o atendimento.
De acordo com o governador, o Estado busca o diálogo e a colaboração com os órgãos federais, municípios e a sociedade para ações que melhorem a vida dos paranaenses. “Esse helicóptero vem contribuir ainda mais para o atendimento aeromédico do Paraná, que já é referência no Brasil. Ela se soma ao atendimento da grande Curitiba, que nunca antes teve duas aeronaves à disposição”, disse Ratinho Junior.
RETOMADA
DO ATENDIMENTO
Entre os anos de 2006 e 2016, a PRF realizou mais de 3,2 mil resgates de vítimas no Paraná. Desde então, o serviço havia sido suspenso. Com a nova aeronave, a PRF retoma o atendimento, fortalecendo o apoio ao Sistema único de Saúde (SUS).
“Graças a essa parceria com o Governo do Estado, prefeituras e com a bancada federal do Paraná, estamos conseguindo voltar a oferecer o serviço de atendimento aeromédico, e ainda com uma aeronave mais adequada”, ressaltou o superintendente Fernando César Oliveira.
“É um helicóptero maior, moderno e espaçoso, que permite a presença de um acompanhante da vítima e dá mais espaço de movimentação para o médico. Ele consegue ter acesso ao paciente dos pés à cabeça. Também é possível transformar facilmente essa aeronave de serviço aeromédico para serviço policial, se necessário”, explicou.
O superintendente disse que a intenção é apoiar o SUS, seja no atendimento de acidentes graves ou no transporte de órgãos ou pacientes. “Queremos ser regulados pelo SUS para atender as demandas do Serviço único de Saúde”, afirmou. Oliveira ainda explicou que a decisão por Curitiba e Litoral se dá pois a região reúne quase metade dos acidentes graves do Estado, portanto a aeronave estará baseada no principal anel viário do Estado e principal ligação do Sul com o resto do País.
O diretor Executivo da Secre-
taria de Estado da Saúde, Ian Sonda, destacou que o Paraná é o estado que mais oferece o serviço aeromédico do País. “O serviço de Saúde conta com quatro helicópteros (nas bases de Cascavel, Londrina, Maringá e Ponta Grossa) e um avião (Curitiba), à disposição da população para o transporte de pacientes”, disse. “O Paraná foi um dos primeiros estados a oferecer esse serviço no Brasil. O estado realiza, atualmente, a maior quantidade de atendimentos per capita e nominal em relação aos resgates aeromédicos”.
ÚLTIMA GERAÇÃO
Com um valor unitário de R$ 30 milhões, o helicóptero é do modelo Koala AW119, de fabricação italiana e visa reforçar também as ações humanitárias, de fiscalização de trânsito e combate à criminalidade. Ele comporta até oito pessoas, sendo três tripulantes (piloto, copiloto e operador) e mais cinco passageiros, o que garante uma alta capacidade de atendimento em casos de acidentes envolvendo mais vítimas.
Além dos equipamentos padrão com tecnologia moderna, a aeronave conta com uma câmera térmica avaliada em aproximadamente US$ 1 milhão. Ela aumenta expressivamente a chance de localização de pessoas desaparecidas em locais de difícil acesso, como montanhas e áreas com densa vegetação.
O também possui um farol para a realização de buscas noturnas, guincho com capacidade para içamento de cargas de até 200 quilos e reservatório de água para combate a incêndios. Extremamente adaptável, ele pode ser ajustado rapidamente para o suporte médico, de modo que as vítimas tenham a acomodação e o atendimento adequados pela equipe responsável até o transporte para a estrutura de saúde mais próxima.
PRESENÇAS
Participaram do encontro o vice-governador Darci Piana; o superintendente executivo da Polícia Rodoviária Federal, Sergio Carvalho; e os comandantes do Núcleo de Operações Aéreas da PRF, Kaio Simões e Ricardo Pagani.
3 | Quinta-feira 22 de Junho de 2023 | Edição 5733 | PUBLICAÇÕES
O Primeiro Emplacamento Digital foi anunciado (20) pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior e pelo diretor-presidente do Detran-PR, Adriano Furtado, e vai trazer mais economia para os cidadãos, com redução de 17% no valor do emplacamento.
No Paraná, proprietários podem fazer primeiro emplacamento de veículos de forma 100% digital
Proprietários de veículos do Paraná contam agora com uma nova facilidade e poderão fazer o primeiro emplacamento de forma 100% online, pelo computador ou celular. O Primeiro Emplacamento Digital foi anunciado nesta terça-feira (20) pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior e pelo diretor-presidente do Detran-PR, Adriano Furtado, e vai trazer mais economia para os cidadãos, com redução de 17% no valor do emplacamento.
A iniciativa é pioneira no Brasil e facilita a emissão dos documentos e a autorização para a estampagem de placas de um veículo novo. “Seremos o primeiro estado a ter o emplacamento digital de veículos, para facilitar a vida de quem compra um carro. O serviço pode ser feito em menos de 15 minutos e traz uma nova experiência para o cidadão. O processo acontece todo online, do celular, sem sair de casa, com a facilidade na palma da mão”, explicou Ratinho Junior.
Com a dispensa da vistoria, o cidadão tem uma economia de R$ 52,10 no serviço, além do tempo e deslocamentos até o órgão. Os valores de emplacamento variam de acordo com o tipo de aquisição, custando R$ 308,81 com gravame (financiado) e R$ 252,64 sem gravame (à vista).
“Pelo aplicativo do Detran é possível acessar a carteira de motorista digital, os documentos do carro e, agora, fazer o emplacamento do seu veículo. O governo tem o compromisso de fazer com que os serviços prestados pelo Detran sejam cada vez mais rápidos, fáceis e mais baratos”, disse o governador.
O diretor-presidente do Detran-PR explicou que o Primeiro Emplacamento Digital faz parte de uma série de inovações implantadas pelo órgão. Atualmente, 81 serviços podem ser feitos de forma digital pelos proprietários e condutores, através do portal e do aplicativo Detran Inteligente. “O primeiro emplacamento agora poderá ser feito direto de sua casa ou escritório, em qualquer horário, de forma muito simples, rápida e mais econômica”, destacou Furtado.
“Estamos dispensando a vistoria. O usuário coloca poucos dados logado com o nosso sistema e já sai com os documentos e autorização para fazer a placa”, disse. “Estamos com a perspectiva de registrar 400 mil veículos novos neste ano, e esse serviço vai facilitar a vida do cidadão”.
COMO FAZER
No ato de compra do veículo é emitida a Nota Fiscal Eletrônica (NFe), o cidadão mesmo inicia o processo online, no portal do Detran-PR ou no aplicativo Detran Inteligente, colocando as informações da NFe, documento de identificação e foto com o documento de identificação.
Se as informações estiverem corretas, uma notificação é encaminhada por e-mail contendo a liberação da guia para emissão no site do Detran-PR. Após o pagamento, é liberada a autorização de estampagem de placa, o CRLV-e (documento para circulação) e código de segurança. O proprietário pode então buscar uma estampadora de placa credenciada pelo Detran-PR.
Quando o processo era presencial, o cidadão comprava o veículo, emitia a Nota
Fiscal Eletrônica (NFe), fazia a vistoria com registro de imagens do veículo, agendava atendimento presencial no Detran-PR, onde era feita a montagem do processo, a conferência de documentos e a emissão da guia de pagamento. Somente após a finalização do processo era autorizada a estampagem da placa, emitido o CRLV-e e o código de segurança, presencialmente ou online. A novidade vale para o emplacamento de automóveis, motocicletas, ciclomotores, motonetas, utilitários, camionetas e caminhonetes zero-quilômetro. Veículos maiores, como ônibus e caminhões, ainda precisam fazer a vistoria nos despachantes ou unidades do Detran-PR. INOVAÇÕES Entre as inovações que estão sendo
implantadas na atual gestão, está o uso de Inteligência Artificial (IA) para a análise de processos dentro do Detran-PR, agilizando o serviço. Desta forma, não será necessária a conferência humana de processos, pois a IA vai mapear os padrões e emitir um alerta se houver algo que não atenda aos requisitos esperados. Com isso, o servidor deixa de analisar todos os processos e passa a verificar apenas aqueles que não estão no padrão solicitado.
O uso de Inteligência Artificial também vai facilitar a implantação de políticas públicas de trânsito, gerando mais informações para identificar as principais necessidades. Será possível, por exemplo, mapear as regiões do Paraná com mais acidentes de trânsito, identificar o Centro de Formação de Condutores onde o motorista tirou a carteira, entre outras ações que podem ajudar o órgão a atuar pontualmente conforme a necessidade.
Outra novidade é o pagamento do licenciamento de veículos com o PIX, o que permite a liberação instantânea do CRLV-e, mesmo com existência de multas impostas, além de reduzir os custos para o proprietário com a redução no pagamento de tarifa bancária.
Os examinadores do Detran-PR também contam agora com um aplicativo exclusivo para os exames práticos de direção para todas as categorias de CNH, chamado de Prático Digital. Ele substitui as pautas físicas e dá mais celeridade e segurança no processo de emissão da CNH.
4 | Quinta-feira 22 de Junho de 2023 | Edição 5733 | PUBLICAÇÕES LEGAIS / NACIONAL
Campanha Tampinha Paraná é lançada na Câmara Municipal
A ação visa incentivar a arrecadação de tampinhas plásticas que serão doadas às instituições carentes de todo o estado
O programa Tampinha Paraná foi lançado nesta quarta-feira (21), durante o 1º Encontro dos Parlamentares da Região Metropolitana de Curitiba, na Câmara Municipal de Curitiba.Créditos:Orlando Kissner/Alep
O programa Tampinha Paraná foi lançado nesta quarta-feira (21), durante o 1º Encontro dos Parlamentares da Região Metropolitana de Curitiba, na Câmara Municipal de Curitiba.
Durante o evento, a presidente do Conselho de Ações Solidárias e Voluntariado da Assembleia Legislativa, Rose Traiano, falou sobre a campanha Tampinha Paraná.Créditos:Orlando Kissner/Alep
Durante o evento, a presidente do Conselho de Ações Solidárias e Voluntariado da Assembleia Legislativa, Rose Traiano, falou sobre a campanha Tampinha Paraná.
(Esq. p/ dir.) A primeira-dama do legislativo municipal, Milena Fachinello, o presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSD), e a presidente do Conselho de Ações Solidárias e Voluntariado da Assembleia Legislativa, Rose Traiano.Créditos:Orlando Kissner/Alep (Esq. p/ dir.) A primeira-dama do legislativo municipal, Milena Fachinello, o presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSD), e a presidente do Conselho de Ações Solidárias e Voluntariado da Assembleia Legislativa, Rose Traiano.
O programa Tampinha Paraná foi lançado nesta quarta-feira (21), durante o 1º Encontro dos Parlamentares da Região Metropolitana de Curitiba, na Câmara Municipal de Curitiba.Créditos:Orlando Kissner/Alep
O programa Tampinha Paraná foi lançado nesta quarta-feira (21), durante o 1º Encontro dos Parlamentares da Região Metropolitana de Curitiba, na Câmara Municipal de Curitiba.
Durante o evento, a presidente do Conselho de Ações Solidárias e Voluntariado da Assembleia Legislativa, Rose Traiano, falou sobre a campanha Tampinha Paraná.Créditos:Orlando Kissner/Alep
Durante o evento, a presidente do Conselho de Ações Solidárias e Voluntariado da Assembleia Legislativa, Rose Traiano, falou sobre a campanha Tampinha Paraná.
(Esq. p/ dir.) A primeira-dama do legislativo municipal, Milena Fachinello, o presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSD), e a presidente do Conselho de Ações Solidárias e Voluntariado da Assembleia Legislativa, Rose Traiano.Créditos:Orlando Kissner/Alep (Esq. p/ dir.) A primeira-dama do legislativo
municipal, Milena Fachinello, o presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSD), e a presidente do Conselho de Ações Solidárias e Voluntariado da Assembleia Legislativa, Rose Traiano.
A campanha Tampinha Paraná foi lançada (21), durante o 1º Encontro dos Parlamentares da Região Metropolitana de Curitiba, na Câmara Municipal de Curitiba. Coordenado pelo Conselho de Ações Solidárias e Voluntariado da Assembleia Legislativa, o projeto une solidariedade e sustentabilidade ao arrecadar tampas de plástico que serão doadas para instituições sociais de todo o estado. O material coletado vira recurso financeiro às entidades, após serem comercializados com empresas especializadas em reciclagem.
“Esse programa nasceu de uma forma muito simples, humilde, com o objetivo de atender aqui em Curitiba um asilo e ganhou uma projeção e uma adesão tão grande, que hoje está em todo o estado do Paraná, porque é um gesto que vai além do social, é de sustentabilidade também”, disse o presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSD). “Nós também estamos resolvendo um problema ambiental e contribuindo com o social”, pontuou o presidente, ao convidar todos os legislativos municipais a aderirem à campanha e incentivar o recolhimento das tampinhas nas suas câmaras municipais, nas suas cidades.
O presidente da Câmara de Vereadores de Curitiba, vereador Marcelo Fachinello (PSC), disse que escolheu o evento com legisladores municipais para lançar a campanha Tampinha Paraná, porque ali estavam muitos vereadores, presidentes de câmaras, representantes de várias cidades e a ideia é que eles conhecessem o projeto e pudessem levar a iniciativa para suas cidades. “É uma iniciativa fantástica que transforma tampinhas plásticas por fraldas geriátricas, por fraldas pra crianças, por materiais de higiene, por materiais de limpeza que serão destinadas para instituições carentes”, disse Fachinello, ao enfatizar que é uma campanha que tem seu cunho social de ajudar o próximo, mas também de sustentabilidade.
Ação de solidariedade
“Um dia muito feliz para todos nós que acreditamos nessa ação de solidariedade, de sustentabilidade, de um olhar carinhoso com os nossos idosos que vivem em situação de vulnerabilidade social. Então somar forças com o legislativo municipal de Curitiba e servir de exemplo para outros legislativos é mo-
O prêmio Rosy de Macedo Pinheiro Lima foi entregue na sessão de terça-feira (20) pela Bancada Feminina da Assembleia.
tivo de muita alegria”, comentou a presidente do Conselho de Ações Solidárias e Voluntariado da Assembleia Legislativa, Rose Traiano. Ela também destacou que há outros legislativos interessados em levar a iniciativa para suas cidades e contribuir com uma campanha que alia sustentabilidade com ação social.
“Estou muito feliz e muito honrada em ser a madrinha desse projeto aqui na Câmara de Curitiba e espero poder contar com todos os servidores, os vereadores, os familiares e os amigos nessa arrecadação que irá ajudar entidades carentes”, disse a primeira-dama da Câmara Municipal, Milena Fachinello, ao destacar que podem ser arrecadas tampinhas de latas de leite, de material de higiene, de potes plásticos, ou seja, qualquer tampinha plástica.
Chamamento público
A presidente do Conselho informou que a Assembleia fará um chamamento público para que entidades e asilos de Curitiba e Região Metropolitana interessadas em participar possam se cadastrar. “É uma grata surpresa ver como as pessoas estão ajudando. Nossa missão também é dar visibilidade para estes serviços sociais. Vamos fazer um trabalho bem amplo. É bem mais do que a arrecadação das tampinhas”, finalizou. Para participar a entidade deve enviar um e-mail para o Conselho de Ações Solidárias e Voluntariado da Assembleia (conselhosolidario@assembleia.pr.leg.br).
Também participaram da reunião Daniela Vanzo Duarte, do Conselho de Ações Solidárias e Voluntariado da Casa; Hamilton Junior, presidente da Associação de Servidores da Câmara Municipal de Curitiba (ASCMC); e Ubiratan da Silva, presidente do Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo do Município de Curitiba (SindiCâmara).
O que pode ser descartado
Além de tampinhas de garrafa pet, outros tipos de tampas plásticas, como as usadas na cozinha (margarina, manteiga, requeijão, achocolatado, maionese, ketchup, temperos, leite, leite em pó); na área de serviço (amaciante, sabão líquido, água sanitária, álcool, desinfetante, limpa odores em geral, lustra móveis, detergente); em produtos de higiene (shampoo, condicionador, cremes de tratamento, hidratante, creme dental, acetona, sabonete líquido) e outros, como de pacote de lenço umedecido, talco, pomadas, remédios, caneta e canetinhas.
POR THAÍS FACCIO
A deputada estadual Maria Victoria (PP) afirmou - durante a entrega do prêmio Rosy de Macedo Pinheiro Lima para a primeira-dama de Curitiba, Margarita Sansone - que a assistência social de Curitiba é “dividida entre antes e depois do trabalho liderado por Margarita Sansone”.
O prêmio Rosy de Macedo Pinheiro Lima foi entregue (20) pela Bancada Feminina da Assembleia. O troféu homenageia mulheres que se destacam em suas atividades. “Margarita construiu uma carreira sólida na área de comunicação e trouxe competência e inovação para o setor público. Por onde passou, Margarita deixou um legado de projetos pioneiros”, destacou a deputada.
De 1993 a 1996, na primeira gestão de Rafael Greca na prefeitura de Curitiba, Margarita Sansone criou a Fundação de Ação Social (FAS) e uma série de programas sociais.
“Margarita, com sua sensibilidade, percebeu que as crianças estavam sendo bem-cuidadas pela prefeitura, mas não havia um lugar específico que atendesse os jovens, adultos, idosos e famílias mais vulneráveis”, explicou Maria Victoria.
Neste ano, a FAS completou 30 anos de acolhimento e cuidado com quem mais precisa. “É fato afirmar que a assistência social em Curitiba se divide entre antes e depois do trabalho liderado pela Margarita Sansone”, frisou a deputada.
Proteção às mulheres Maria Victoria citou outro projeto criado na gestão de Margarita à frente da FAS: a "Pousada de Maria", uma casa de acolhida para mulheres vítimas de violência doméstica.
O local é um ambiente seguro, com localização sigilosa, que garante a segurança das mulheres e crianças que sofrem violência. Lá, elas recebem atendimento médico, acompanhamento educacional, apoio jurídico e encaminhamentos para cursos profissionalizantes e inserção no mercado de trabalho.
“A Pousada de Maria foi implantada antes da Lei Maria da Penha e replicada por várias administrações munici-
pais. A iniciativa criada por Margarita serviu de referência para a “Casa da Mulher Brasileira”, salientou. Como gestora da FAS, Margarita ainda criou diversos programas, como Vale Vovó, SOS-Idoso, FAS-SOS, Carrinheiro-Cidadão, Educadores de Rua, SOS Mulher, Vila de Ofícios, Casa da Acolhida e do Regresso, Direito de Família, Tudo Limpo, FAS Trabalho, Liceus e Linhas de Ofícios, Linha Sopão, Farmácia Caseira, além de coordenar a relocação de famílias de áreas de risco e a organização das comunidades de baixa renda.
Biografia
A primeira-dama de Curitiba, Margarita Pericás Sansone, é economista, formada pela UFPR, estudou Arqueologia e História da Arte na Escola Dante Alighieri em Roma, é também jornalista e professora de Língua e Literatura Francesa.
Fundadora e presidente da FAS –Fundação de Ação Social de Curitiba, foi presidente da Fundação Cultural de Curitiba e Assessora da Casa Civil do Governo do Paraná e do MOM –Museu Oscar Niemeyer. Desde 2017, exerce a função de Consultora Estratégica voluntária da Prefeitura de Curitiba.
Prêmio
A premiação lembra a história da primeira deputada paranaense, Rosy de Macedo Pinheiro Lima (1914-2002). Rosy de Macedo se elegeu deputada pela União Democrática Nacional (UDN) em 1947, nas primeiras eleições para a Assembleia Legislativa desde 1934.
A atuação de Rosy Macedo na Assembleia Legislativa teve ênfase na educação e na inclusão da mulher na ação pública. Depois dela, só nos anos 1980 a Assembleia Legislativa do Paraná voltou a ter uma deputada.
Bancada
Também fazem parte da Bancada Feminina as deputadas Luciana Rafagnin (PT), Flávia Francischini (União); Cantora Mara Lima (Republicanos); Mabel Canto (PSDB), Cristina Silvestri (PSDB), Cloara Pinheiro (PSD) e Marli Paulino (Solidariedade).
Vice-presidente da Comissão de Saúde faz visita técnica ao Complexo Médico Penal
A deputada Márcia Huçulak esteve ao lado dos colegas deputados Professor Lemos (PT) e Tito Barichello (União).
A deputada estadual Márcia Huçulak (PSD) fez nesta terça-feira (20/06) uma visita técnica ao Complexo Médico Penal, em Pinhais, fruto do trabalho na Comissão de Saúde Pública, em que é vice-presidente. Também participaram os deputados Professor Lemos (PT) e Tito Barichello (União).
O grupo ouviu exposição sobre o funcionamento da unidade por parte do coordenador geral de Curitiba e Região Metropolitana da Polícia Penal do Paraná, Jeferson Walkiu, e do diretor geral da unidade, Jeferson Pires, além de outros membros do estafe administrativo do CMP, que conta com cerca de 600 detentos e uma equipe de 230 servidores.
A equipe da Polícia Penal também respondeu a questionamentos dos deputados.
A unidade abriga detentos (homens e mulheres) em tratamento médico e psiquiátrico, com medidas cautelares ou com medida de segurança, com prerrogativas especiais (curso superior ou membros da área de segurança).
Políticas públicas De acordo com a deputada, é importante que a Assembleia acompanhe a execução das políticas públicas – como foi o caso da visita ao CMP.
“Fiquei impressionada com o comprometimento das equipes [do CMP] com o trabalho e também com a organização da unidade”, avaliou a deputada.
5 | Quinta-feira 22 de Junho de 2023 | Edição 5733 | PUBLICAÇÕES LEGAIS / NACIONAL
“Assistência social de Curitiba é dividida entre antes e depois de Margarita Sansone”, afirma deputada Maria Victoria (PP)
(Esq. p/ dir.) A primeira-dama do legislativo municipal, Milena Fachinello, o presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSD), e a presidente do Conselho de Ações Solidárias e Voluntariado da Assembleia Legislativa, Rose Traiano.Créditos:Orlando Kissner/Alep
Sistema Fecomércio Sesc Senac PR lança VII Prêmio
Fecomércio de Jornalismo
Inscrições podem ser feitas até dia 1º de setembro
Começam dia 21 as inscrições para o VII Prêmio Fecomércio PR de Jornalismo. O tema desta edição é “Sistema Fecomércio Sesc Senac – 75 anos transformando gerações”, em referência aos 75 anos de atuação das instituições no Paraná.
Serão aceitas matérias que façam referência a um ou mais programas ou ações realizadas pela Fecomércio PR, pelo Senac ou pelo Sesc no estado, publicadas no período entre 1º de janeiro de 2023 e 1º de setembro de 2023.
A iniciativa premiará reportagens em cinco categorias: jornalismo impresso, telejornalismo, radiojornalismo, internet e fotojornalismo e somente serão aceitos trabalhos publicados em veículos jornalísticos.
Não poderão ser inscritos trabalhos jornalísticos veiculados em meios de comunicação de instituições acadêmicas, empresariais, sindicais, de entidades de classe ou vinculados aos Três Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário).
Na categoria internet, serão aceitas reportagens publicadas em portais e sites oficiais de veículos de comunicação ou comunicadores, de cunho jornalístico e com, no mínimo, atualização semanal. Já na categoria Fotojornalismo, podem concorrer fotografias publicadas em veículos impressos, sites de veícu-
los de comunicação ou comunicadores ou em mídias sociais, como Instagram e Flickr.
O Prêmio é direcionado exclusivamente para jornalistas e repórteres fotográficos profissionais que possuam registro DRT, expedido pelo Ministério do Trabalho e Emprego.
Premiação
Serão distribuídos mais de R$ 65.000,00 em prêmios no total, sendo R$ 7.000,00 para os primeiros colocados, R$ 4.900,00 para o segundo lugar e R$ 3.500,00 para a terceira posição.
Comenda especial
Nesta edição, o Sistema Fecomércio Sesc Senac PR irá homenagear uma personalidade da comunicação paranaense com a Comenda Ordem do Mérito do Comércio do Paraná. A condecoração tem por objetivo valorizar os empresários que divulgam as informações no estado e empregam milhares de pessoas em seus veículos de comunicação.
Inscrições
As inscrições vão até 1º de setembro de 2023 e podem ser feitas pelo site www.fecomerciopr.com.br. A premiação está prevista para 30 de outubro de 2023.
O regulamento também está disponível no site e outras informações podem ser obtidas pelo e-mail jornalismo@fecomerciopr.com.br ou pelo fone (41) 3883-4530.
Presidente da CMC, Marcelo Fachinello confirma filiação ao PODEMOS
Fusão do PSC com o Podemos foi confirmada pela Justiça Eleitoral. Bloco Podemos-PP passa a ser o segundo maior da Câmara de Curitiba
Após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovar a incorporação do PSC ao Podemos, na sessão virtual concluída ontem, o presidente da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), Marcelo Fachinello, falou ao plenário, nesta terça-feira (20), para confirmar sua filiação ao partido. Isso eleva o Podemos à segunda maior força política do Legislativo, pois o bloco parlamentar formado por Podemos e PP passa a ter sete membros, atrás apenas do União Brasil, que tem oito parlamentares, mas superando o bloco Solidariedade-Novo -Cidadania, que tem seis, com quem estava empatado antes da entrada de Fachinello na sigla.
“Quero agradecer ao PSC, que me deu a possibilidade de estar aqui nesta Casa e de ser, hoje, o presidente da Câmara de Curitiba. O PSC tem hoje mais de 200 vereadores eleitos, 30 prefeitos e vice-prefeitos. Em Curitiba, são mais de 3 mil filiados. Todos passam a integrar o Podemos a partir deste momento. Fui presidente do PSC e quero que o presidente do Podemos, Gustavo Castro, que está aqui na Câmara [acompanhando o anúncio da filiação] conte com meu apoio neste processo [de incorporação]”, disse Marcelo Fachinello.
“Estou à disposição para construir um Podemos ainda mais forte no Paraná e em Curitiba”, continuou o presidente da CMC, citando lideranças da sigla como “o deputado federal injustamente cassado” Deltan Dallagnol, o ex-senador Alvaro Dias e a presidente nacional Renata Abreu. “Mas, principalmente, junto às lideranças aqui do município, e, por isso, quero cumprimentar de forma especial Mauro Bobato e Bruno Pessuti, a quem eu me somo nesta Casa, formando uma importante bancada, com três vereadores, e o segundo maior bloco partidário”, afirmou.
Defendendo a realização de um “bom diálogo”, Fachinello destacou a importância do próximo pleito municipal, em 2024, e das eleições gerais, em 2026. “Vamos participar com chapas fortes, com candidatos a deputado estadual e federal. Espero que o deputado cassado [Deltan Dallagnol] possa reverter a situação, mas enquanto isso temos Hauly em nível federal e os estaduais Fábio Oliveira e Denian Couto. Iremos trabalhar para participar em 2026 seja na majoritária, seja nas proporcionais”, adiantou.
Por José Lázaro Jr. | Revisão: Ricardo Marques
6 | Quinta-feira 22 de Junho de 2023 | Edição 5733 | PUBLICAÇÕES LEGAIS / NACIONAL
Bancada do Podemos na CMC, agora com Marcelo Fachinello, ao lado do presidente da legenda, Gustavo Castro. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
13ª edição do torneio de futebol adulto vai conhecer os campeões no próximo domingo
Copa Pinhais: definidos os finalistas!
No último domingo (18), foram definidos os finalistas da 13ª edição da Copa Pinhais de Futebol Adulto. Confira os resultados dos jogos da semifinal:
Série Ouro
Tibagi 1 x 1 Olímpico (Tibagi ficou com a vaga por ter melhor campanha na primeira fase)
Gera 2 x 2 Triestre (Gera se classificou por ter a melhor campanha na primeira fase)
Série Prata
Pinhais 3 x 0 Amigos do PB
Arizona 0 x 4 Santa Cruz
Assim, se enfrentam na grande decisão, Tibagi x Gera (série ouro); Pinhais x Santa Cruz (série prata). Os vencedores vão disputar a taça neste domingo (25).
Tanto Tibagi, quanto Pinhais, jogam pelo empate para ficar com o troféu, em função de terem tido melhor desempenho na primeira fase.
A tabela completa com todos os jogos da competição, classificação, artilharia e cartões está disponível na página oficial do torneio, no site da Prefeitura. A Copa Pinhais é realizada pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Semel), de forma gratuita a todas as equipes, atletas e público. Serviço
Final da 13ª Copa Pinhais de Futebol Adulto
Domingo, 25 de junho: Tibagi x Gera - 14h, no campo do Arizona (Série Ouro); Pinhais x Santa Cruz - 10h, no campo do Weissópolis (Série Prata)
Endereços: Campo do Arizona - Rua Maria Gonçalves García, 526, Alto Tarumã Campo do Weissópolis - Rua Rio Tocantins com Rua Rio Parnaíba, Weissópolis
Bairro Atuba recebe o 5º
Mutirão do Meio Ambiente
Evento contou gincanas, oficinas e distribuição de mudas de árvores
No último sábado (17), a Escola Municipal Frei Egídio Carloto, localizada no bairro Atuba, recebeu o 5º Mutirão do Meio Ambiente. Em parceria com a Prefeitura de Pinhais e diversos outros apoiadores, o evento foi organizado pelo Ecomun, entidade focada no desenvolvimento do bairro Atuba, de Pinhais.
A iniciativa, que contou com a participação massiva de alunos, pais e professores, ofereceu oficinas de construção de brinquedos (com materiais recicláveis), competição individual e entre turmas, de arrecadação de materiais recicláveis (papelão, alumínio e tampinha de garrafas), concursos de frases e desenhos (com temática do meio ambiente), além de gincanas educativas e distribuição de mudas de árvores frutíferas e araucárias.
Coordenador de Apoio Educacional, Nilson Pegorini, idealizador do Ecomun, relembra o início do projeto: “Nós começamos em 2016, com o objetivo de desenvolver essa comunidade do Atuba, integrar o Atuba. Esse é o 5° mutirão que fazemos. A gente começou com o mutirão de limpeza, nas ruas, para catar lixo que o pessoal joga, para eles terem a percepção de quanto isso faz mal.”
“O nosso projeto está direcionado principalmente para ações na área da educa-
ção e do meio ambiente. Nós entendemos que desenvolver a comunidade é antes de tudo desenvolver as pessoas, por isso a nossa prioridade nas crianças, nos adolescentes, nos jovens, que todos nós, pais e mães, professores, estamos comprometidos, assim como a prefeitura e suas secretarias como um todo”, completa Nilson. Dada a natureza do evento, a Secretaria de Meio Ambiente também não poderia ficar de fora. A Semma foi representada pela equipe de Educação Ambiental, por meio de Micheli Miranda e Liliane Dias, que destaca o papel da pasta: “A Secretaria de Meio Ambiente está tentando fazer com que a população receba o melhor serviço. Aqui na escola, nós temos o projeto 'Escola 100% Reciclável', que está em todas as salas, orientando as crianças na maneira correta de um gerenciamento, da separação dos resíduos, e acreditamos que com as crianças, é a melhor maneira de atingirmos um futuro um pouco melhor para o nosso planeta”, destaca Liliane.
Presenças Além da comunidade escolar da instituição de ensino, e da equipe de Educação Ambiental da Semma, o evento contou com a presença da secretária municipal de Educação, Andrea Franceschini.
no Centro da Juventude
Terceira edição do evento promoveu apresentações artísticas e diálogo aberto entre gestores e jovens do município
Na noite desta segundafeira (19) foi realizado mais um Café com a Prefeita, um momento de prestação de contas e conversa entre os gestores da administração pública com a população. Desta vez, a prefeita Rosa Maria se encontrou com jovens do município no Centro da Juventude (CJ), no bairro Maria Antonieta.
O evento teve apresentação de rap com o grupo Batalha de Pinhais, além de dança com os jovens da 041 Company. Além da prefeita e das dezenas de jovens, estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal, vereador Marcinho e os vereadores Fabrício Sousa, Fernando Santos, Filho, Tomé, além de secretários municipais.
No início das atividades do encontro, foram chamadas a falar ao público as jovens agentes de cidadania do
CJ, Maria Marciana do Nascimento da Silva e Isabela da Silva Machado.
Desenvolvedora do projeto de basquete Comunidade MVPS, Isabela é a única representante do sul do Brasil a ter um projeto selecionado pela Ashoka Brasil, uma rede mundial de empreendedorismo social. “A gente tem esse projeto com o objetivo de usar o esporte como ferramenta de inclusão social, para jovens em situação de vulnerabilidade social, jovens de baixa renda, e o objetivo é pegar esses jovens que estão na rua, que estão vulneráveis a tanto tipo de violência, criminalidade, drogas, e dar um senso de comunidade”, discursou.
Antes de falar a todos, a prefeita Rosa Maria pediu um minuto de silêncio em respeito aos jovens vítimas de assassinato registrado na ma-
nhã de segunda (19) em um colégio da rede estadual no município de Cambé (PR). Rosa então ressaltou o trabalho integrado entre prefeitura e Câmara Municipal, Secretarias, gestores e todos os servidores para ações efetivas junto à juventude de Pinhais.
“Nós precisamos de muita gente, de toda uma organização para cuidarmos de uma cidade, e só podemos ter uma cidade mais justa e igualitária, se tivermos políticas públicas para a juventude. E não há juventude sem falar de escola, de inclusão, de diversidade, não há como falar de uma sociedade mais justa sem ter o protagonismo da juventude”, finalizou. O Café com a Prefeita ainda contou com a entrega dos troféus para as escolas da rede estadual vencedoras dos Jogos Escolares, fase regional, realizado em Pinhais.
7 | Quinta-feira 22 de Junho de 2023 | Edição 5733 | PUBLICAÇÕES LEGAIS / NACIONAL
"Café com a Prefeita" tem batalha de rap e dança em encontro com jovens
PUBLICAÇÕES LEGAIS / NACIONAL
Primeiros resultados serão divulgados (28). Há muita expectativa porque a última pesquisa ocorreu há 12 anos. Ratinho Junior disse que espera mudança substancial nos dados do Paraná, com indicadores que se refletem no dia a dia das cidades
Governador recebe presidente do IBGE e destaca que novo Censo vai orientar as políticas públicas
O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu nesta quarta-feira (21) o presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Cimar Azeredo, que está no Paraná para apresentar o processo de realização do Censo 2022. Os primeiros resultados serão divulgados na próxima quarta-feira (28). Ratinho Junior destacou a importância das informações do Censo para subsidiar o planejamento das políticas públicas do Estado em diferentes áreas.
A primeira divulgação, na semana que vem, vai apresentar os novos dados demográficos do País, mas a ideia do IBGE é fazer diferentes recortes das informações captadas pela pesquisa, que serão divulgados quinzenalmente até o final do ano. Uma das novidades desta edição é georreferenciamento de todos os domicílios brasileiros, o que facilita a identificação exata das moradias para direcionar as políticas públicas conforme necessidades específicas. Isso se reflete em áreas como habitação e saneamento, por exemplo.
“Os dados do Censo são primordiais para orientar qualquer política pública, porque é um levantamento que chega a praticamente 100% dos domicílios brasileiros”, salientou Ratinho Junior. “Como a última edição foi em 2010, esperamos agora uma mudança substancial nos dados do Paraná, com crescimento populacional, mudanças demográficas que refletem no dia a dia das cidades e também um envelhecimento da população”.
Informações preliminares do Censo 2022 divulgadas no início do ano pelo IBGE apontavam um crescimento populacional em
62% dos municípios paranaenses na comparação com o levantamento de 2010. Somente a Região Metropolitana de Curitiba havia ganhado, até então, 523 mil novos habitantes.
“Trabalhamos com esses dados para direcionar os investimentos e planejar as ações do Estado a curto, médio e longo prazo”, explicou o governador. “A mudança da faixa etária da população, por exemplo, é essencial para planejarmos políticas para os idosos. Também estamos estruturando os pequenos municípios para que as pessoas continuem nessas cidades, evitando o êxodo a outras maiores. Questões relacionadas à saúde, educação, moradia, tudo isso passa pela análise dessas pesquisas”.
O presidente do IBGE salientou que o Censo é construído a muitas mãos e agradeceu o apoio do Governo do Estado para garantir e facilitar a coleta de dados no Paraná, no ano passado. “Viemos hoje ao Estado para mostrar ao governo o Censo que o IBGE está fazendo, uma pesquisa diferenciada, que recebeu um aporte tecnológico diferente. O IBGE tem uma proposta de divulgação muito rápida e precisamos preparar os estados para receber esses dados”, explicou Azeredo.
“Também viemos agradecer o apoio do Estado para que o IBGE pudesse realizar esse grande levantamento. O Censo não é uma atividade apenas do IBGE, ele é de todo o Brasil”, salientou o presidente. “É a única pesquisa que vai a todos os domicílios. Você tem o Paraná em detalhes, ele coloca uma lupa em cada área. Com isso, damos opor-
tunidade a todos os gestores de trocar a narrativa por evidências, e isso permite que tenhamos uma construção e um monitoramento de políticas públicas muito melhores”.
EXPECTATIVA
O secretário estadual do Planejamento, Guto Silva, destacou a expectativa com os novos dados, já que há um hiato de 12 anos desde a última pesquisa. Ele explicou que esses dados servem de base para a elaboração do Plano Plurianual (PPL), que tem prazo de quatro anos, e da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). “O que provavelmente teremos agora será um novo Paraná, porque o Censo vai mostrar que a população cresceu, envelheceu e que há também um fluxo migratório das pequenas para as médias cidades”, disse.
“É nítido que haverá uma mudança profunda na nossa realidade socioeconômica e na questão demográfica. Teremos que fazer agora um estudo aprofundado, identificando oportunidades e corrigindo alguns rumos orçamentários para planejar e atender a nova realidade que será apresentada”, explicou Silva. “O objetivo é que esse novo Paraná que se apresenta neste Censo possa estar refletido no orçamento que está sendo construído em diálogo com a sociedade”.
IPARDES
Um dos órgãos vinculados à Secretaria do Planejamento é o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Social e Econômico (Ipardes), que faz as análises estatísticas do Estado tendo como base, entre outros dados, as pesquisas do IBGE.
“Após a divulgação do Censo pelo IBGE, teremos projeções demográficas diferenciadas, que vão ter impacto em diversas áreas, como no Plano Estadual de Saúde, nas iniciativas relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e em vários programas do Estado que são diretamente ligados a essa projeção demográfica”, explicou o diretor-presidente do Ipardes, Jorge Callado.
“Possivelmente teremos novos indicadores, novos números, que vão balizar o fortalecimento dos programas estaduais e também os ajustes quando necessários. São bases de dados firmes e sólidas que vão orientar as tomadas de decisão dos gestores”, ressaltou Callado.
EVENTOS
Nesta quinta-feira (22), a diretoria do IBGE se reúne com diversos setores do governo para apresentar a metodologia do Censo 2022. Além disso, na sexta-feira (23), um evento acadêmico vai comemorar os 50 anos do Ipardes, com uma palestra do presidente Cimar Azeredo Pereira e da coordenadora de Contas Nacionais do IBGE, Rebeca de La Rocque Palis, falando sobre o Censo e as demais pesquisas do instituto.
PRESENÇAS
Acompanharam a reunião o vice-governador Darci Piana; o assessor da presidência do IBGE, Sinval Dias dos Santos; os superintendentes do IBGE do Paraná, Elias Guilherme Ricardo; de Santa Catarina, Roberto Kein Gomes; e do Rio Grande do Sul, José Renato Braga de Almeida; e o chefe de Gabinete da Governadoria, Darlan Scalco.
8 | Quinta-feira 22 de Junho de 2023 | Edição 5733 |
Greca entrega a Praça Carlos Gomes remodelada para os pedestres
Central Saúde Já Curitiba amplia videoconsultas para pessoas
de 18 a 60 anos
A Praça Carlos Gomes, no Centro, acaba de passar por obras de acessibilidade – intervenções específicas para tornar a passagem pelo local mais segura, agradável e de acordo com o conjunto de normas que devem ser observadas no Brasil. Para ver o resultado, o prefeito Rafael Greca percorreu a praça nesta quarta-feira (21/6).
“Ficou caprichada, amigável e linda a restauração”, elogiou Greca, referindo-se ao local que homenageia o maestro e compositor erudito brasileiro Antônio Carlos Gomes desde o fim dos anos 1940. A obra foi executada pelo Departamento de Parques e Praças da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA). O prefeito também destacou os cuidados com o busto do homenageado, que agora é uma réplica ladeada com os títulos das óperas que ele compôs, como a célebre O Guarani, Maria Tudor, Lo Schiavo e Fosca. “O original está bem guardado lá no Memorial de Curitiba e protegido de possíveis atos de vandalismo”, explicou.
MELHORIAS POR TODA
A PRAÇA
As obras reassentaram as pedras da calçada em petitpavê e foi instalada uma faixa acessível de granito texturizado, para facilitar a locomoção das pessoas com mobilidade reduzida. Outra rota acessível, em lajota vermelha e sinalizada, garante a circulação segura das pessoas com deficiência visual.
Nas quatro esquinas, as rampas de acessibilidade adequadas às exigências de largura e inclinação da legislação vigente. Para melhorar a circulação do público, também foram reposicionados postes de sinalização, bancos e guardacorpos junto à estaçãotubo, que ficou livre dos degraus de acesso. As duas bancas de revistas e con-
veniências também ficaram mais modernas.
BOA IMPRESSÃO
“Ficou tudo lindo, ótimo. Estava mesmo precisando de uma reforma, pois as pedras iam se soltando e o caminho era cheio de buracos”, observou a aposentada Maria Neide Cândido da Silva, moradora do bairro Campo de Santana e que passeava pelo Centro com a irmã, a pensionista Aparecida da Silva.
O também aposentado
Maurício Petris e sua bengala testaram e aprovaram o piso. “Está diferente mesmo. Ficou muito bom. É uma surpresa boa, pois não é sempre que passo por aqui”, disse.
A vendedora de pipoca
Maria Cordeiro dos Santos parecia estar na casa nova. Diante do carrinho onde vende o produto há mais de 30 anos, no chão, colocou um papelão grosso e recebeu cumprimentos de Greca. “Vejam o capricho e a preocupação dessa mulher em proteger o granito. É um exemplo”, observou.
INVESTIMENTO
A revitalização representa um investimento de R$ 1.677. 307,71 e preserva a identidade do local – que nasceu em 1896 como Largo da Proclamação da Re-
pública e se tornou praça no ano da morte do compositor, em 1946. Atualmente, é um dos principais pontos de referência dos curitibanos e local de concentração de 11 linhas de ônibus urbanos.
Acompanharam a vistoria os secretários municipais Marilza Dias (Meio Ambiente) e Luiz Gusi (Seguran-
ça Alimentar e Nutricional); o superintendente da Guarda Municipal, Carlos Celso dos Santos Júnior; o superintendente de Obras e Serviços da SMMA, Jean Brasil, e o diretor do DPP, Giovando Amorim Romanine; o vereador Pier Petruzziello; e a administradora regional da Matriz, Rafaela Lupion Cantergiani.
Com o sucesso de adesão dos curitibanos aos novos serviços de tele e videoconsulta da Central Saúde Já Curitiba, lançados pelo prefeito Rafael Greca em abril, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) vai ampliar a faixa etária de atendimento. A partir desta quinta-feira (22/6), o serviço estará disponível para pessoas de 18 a 60 anos de idade que estejam com queixas leves de saúde.
VEJA COMO FUNCIONA O NOVO SERVIÇO
Perguntas e respostas sobre a Central Saúde Já Curitiba
Inicialmente, o serviço havia sido lançado para o público de 18 a 25 anos. Depois foi ampliado para pessoas de 26 a 40 anos e em seguida para aqueles de 41 a 50 anos. Agora, foi expandido para pessoas de 51 a 60 anos.
“Nossa intenção é ampliar para toda a população esse serviço que facilita a vida do curitibano, que pode contar com mais esse ponto de atenção à saúde ao alcance da mão”, diz a secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella.
A Central Saúde Já Curitiba atende pelo telefone 33509000, de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h, inclusive feriados; e aos sábados e domingos, das 8h às 20h.
Para ter acesso ao atendimento virtual para queixas leves da Central Saúde Já Curitiba, o usuário precisa ser residente no município, ter de 18 a 60 anos, possuir cadastro definitivo e o Aplicativo Saúde Já Curitiba, validado com senha.
COMO FUNCIONA O SERVIÇO - PASSO A PASSO
1) Ao ligar para a Central Saúde Já Curitiba, pelo telefone 3350-9000, o paciente deverá escolher para qual serviço está em busca de atendimento: suspeita de covid (tecle 1); outros sintomas/queixas agudas (2); agendamento de vacina anticovid para bebês (3); ou outras informações e orientações (4).
2) Ao escolher queixas agudas, a ligação será transferida para que um profissional de saúde faça a classificação de risco do caso, priorizando o atendimento de acordo com a gravidade do quadro.
3) Se necessário, o paciente será encaminhado para videoconsulta com médico da SMS, via aplicativo Saúde Já Curitiba. Com o app atualizado, com senha e cadastro definitivo, o usuário deverá clicar na aba “Central Saúde Já” e depois em “Realizar atendimento”, quando será iniciada a consulta por vídeo.
4) O médico poderá prescrever medicamentos e a receita médica será enviada ao usuário pelo aplicativo.
5) A retirada do medicamento poderá ser realizada diretamente na unidade de saúde, sem a necessidade de imprimir a receita. Caso a unidade de saúde esteja fechada, o usuário pode retirar a prescrição em uma UPA. Se a pessoa quiser adquirir o medicamento em uma farmácia privada, também é possível apresentar a receita com QR Code pelo App.
6) Se for necessário a emissão de atestado médico ou declaração, o documento também será enviado pelo aplicativo.
7) Em situações que a equipe de saúde considerar necessário o atendimento presencial, o paciente será encaminhado para uma Unidade de Saúde ou UPA, conforme a gravidade do caso.
CLASSIFICAÇÃO DE RISCO
O enfermeiro é o responsável pela classificação de risco seguindo o que é preconizado pelo Protocolo de Manchester, da mesma forma que acontece nas UPAs. O protocolo classifica por cores o grau de risco dos pacientes e o tempo para o atendimento: vermelho para emergência; laranja, muito urgente; amarelo, urgente; verde, pouco urgente; e azul, não urgente.
As queixas leves são classificadas nas cores verde, azul e amarela, perfil que deve ser atendido pela Central. Já as situações classificadas como laranja e vermelha são casos para atendimento presencial.
“Ao identificar uma ligação de caso urgente, orientamos o paciente a buscar o melhor local de atendimento para o caso. Se necessário, a própria Central transfere a chamada para o Samu ou solicita que a pessoa procure uma UPA”, explica o coordenador médico da Central, Romulo Pereira.
BALANÇO
Desde que a Central Saúde Já Curitiba passou a oferecer os novos serviços (em 17 de abril), foram realizados 56.645 atendimentos, uma média de 885 por dia.
Foram realizadas 22.694 classificações de risco, 17.079 atendimentos de enfermagem, 16.872 atendimentos médicos, 7.009 orientações e 2.302 agendamentos de vacina contra covid para bebês.
9 | Quinta-feira, 22 de Junho de 2023 | Edição: 5733 |
SUPER TRAMP Experience em contagem regressiva para grande tour no Brasil
No mês que se comemora o Dia Mundial do Rock, melhor banda de tributo ao SuperTramp e única reconhecida por Roger Hodgson se prepara para desembarcar no país e realizar grande tour com 13 shows nas principais cidades
As gerações atuais que gostam de rock and roll ganharam talvez o maior presente que alguém poderia ter. Já imaginou ter a oportunidade de assistir ao show de uma das bandas mais populares que já existiu, o Supertramp? Pois é isso que daqui alguns dias irá acontecer e aqui no Brasil.
Os fãs da boa música terão a oportunidade de assistirem a shows da banda européia, única banda reconhecida pelo co-fundador Roger Hodgson e que é simplesmente o melhor tributo ao Supertramp do mundo.
A banda, que está em contagem regressiva, desembarca no país no dia 05 de julho de 2023 (quarta-feira) e segue para Criciúma, onde realizará a primeira apresentação da tour, que acontecerá entre 06 a 29 de julho de 2023.
SUPER TRAMP Experience é formada por Antoine Oheix (vocal e teclados), Alan Valley (guitarra, teclados e backing vocal), David Martin (saxofone, teclado, coros), Jean-Claude Givone (baixo, coros), Stéphane Glory (bateria), cinco apaixonados músicos pelo Supertramp, que se apresentam nos palcos da europa para emocionar o público ao som dos lendários sucessos de uma das maiores bandas de todos os tempos.
Inclusive, este ano comemora-se 44 anos do lançamento do histórico álbum “Breakfast In América”, repleto de grandes sucessos e que foi um dos cinco mais vendidos na história.
Com um espetáculo de quase 2 horas, o quinteto apresenta os grandes sucessos do Supertramp, lendário grupo liderado pela dupla Roger Hodgson/Rick Davies.
Não faltarão no repertório sucessos como: “The Logical Song”, “Dreamer, School”, “Goodbye Stranger”, “Fool's Overture”, “Crazy”, “Hide In Your Shell”, entre outros.
E atendendo aos inúmeros pedidos, a banda anunciou shows, que acontecerão em Belo Horizonte e São José do Rio Preto, ficando, portanto, da seguinte maneira: abrindo a sequência de shows, no dia 06/07/2023 (quinta), a banda se apresenta em Criciúma (Teatro Elias Angeloni). No dia seguinte, 07/07/2023 (sexta), é a vez de Tubarão (Hangar Eventos) curtir os maiores sucessos da banda. Dia 08/07/ 2023 (sábado), o show será em Joinville (Teatro da Liga) e 09/07/2023 (domingo) em Blumenau (Teatro Carlos Gomes).
Dia 12/07/2023 (quarta), o quinteto segue para Florianópolis (Teatro CIC). Dia 13/07/2023 (quinta) se apresentam em Porto Alegre (Araújo Vianna). Dia 14/07/2023 (sexta), um grande show é preparado para a maior cidade da América Latina, São Paulo (Tokio Marine Hall). Dia 15/07/2023 (sábado) será a vez de São José dos Campos (Farma Conde Arena). Na próxima semana, dia 20/07/2023 (quinta) o espetáculo será em Vitória (Espaço Patrick Ribeiro). Dia 21/ 07/2023 (sexta), SUPER TRAMP Experience cantará na cidade maravilhosa, Rio de Janeiro (Qualistage). No sábado, dia 22/07/2023, o grupo retorna às terras paulistanas e fará show em São José do Rio Preto (Villa Conte). Já dia 28/07/2023 (sexta) se apresentam em Belo Horizonte (Palácio das Artes) e no dia 29/07/2023 (sábado), finalizam esta grande tour em Curitiba (Teatro Positivo).
SOBRE O SUPER TRAMP Experience
O grupo chega com cinco mega stars: Antoine Oheix
(teclado, vocal), fã do Supertramp desde a adolescência, fundou o grupo em 2011. A sua voz com amplitude alargada permite-lhe estar avantajado tanto nos registos de Roger Hodgson como de Rick Davies. Ele é a referência nos arranjos e na sonoridade do grupo.
Alan Valley (guitarra, teclados, backing vocals) é um grande músico que toca notavelmente em vários estilos, mas tem no Supertramp sua maior paixão David Martin (saxofone, teclados, coros) é um verdadeiro instrumentista, seu perfeito domínio do saxofone e sua longa experiência fazem dele o John Helliwell do grupo.
Jean Claude Givone (baixo, backing vocals) baixista, baterista e compositor, é um grande admirador de Paul McCartney e Supertramp. Ingressou naturalmente no grupo em 2013.
Stéphane Glory (bateria) já trabalhou com vários artistas franceses e estrangeiros e é considerado um dos maiores bateristas da França.
SUPER TRAMP Experience é simplesmente o melhor tributo ao Supertramp do mundo.
SERVIÇOS: SUPER TRAMP EXPERIENCEJOINVILLE - Super Tramp Experience no Teatro da Liga
Data: 08 de julho de 2023 (sábado)
Abertura do local: 19h30
Horário do show: 20h
Local: Rua Jaguaruna, 100 - Centro, Joinville/SC
Classificação etária: livre
Ingressos: Camarote: R$ 180,00 (inteira) e R$ 90,00 (meia) | Mesas Silver: R$ 120,00 (inteira) e R$ 60,00 (meia) | Mesas Ouro: R$ 160,00 (inteira) e R$ 80,00 (meia) | Mesas Premium: R$ 180,00 (inteira).
Compras de ingressos: SUPER TRAMP EXPERIENCE - JOI | Show | TicketCenter ou Café do Juarez, anexo ao Teatro Juarez Machado (centreventos Cau Hansen)
CURITIBA
Super Tramp Experience no Teatro Positivo
Data: 29 de julho de 2023 (sábado)
Horário do show: 21h
Local: Teatro Positivo (Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 – Campo Comprido)
Classificação etária: 14 anos. Menores de 14 anos apenas acompanhados dos pais.
Ingressos: Plateia Inferior: R$ 360,00 (inteira) e R$ 180,00 (meia) | Plateia Superior: R$ 300,00 (inteira) e R$ 150,00 (meia).
Compra de ingressos: SUPERTRAMP EXPERIENCE - Curitiba ou Ventura Shopping - de segunda a sexta, das 11h às 22h, aos sábados, das 10h às 22h, e aos domingos, das 14h às 20h e na bilheteria do Teatro Positivo, de segunda a sexta, das 11h às 15h e das 16h às 20h, sábado das 17h às 21h e duas horas antes de cada espetáculo Assessoria de Imprensa nacional SUPER TRAMP EXPERIENCE | Talento Comunicação Fabiana Villela | (11) 98686-3344 | imprensa@talentocomunicacao.com.br
JORGE & MATEUS ANUNCIAM FESTIVAL ‘ÚNICO’ COM SHOWS DE GUSTTAVO LIMA
E PEDRO SAMPAIO EM CURITIBA; INGRESSOS ESTÃO À VENDA
O evento inédito na cidade celebra os 18 anos de carreira da dupla e será realizado no dia 11 de novembro, no maior palco fixo a céu aberto da América Latina, na Pedreira Paulo Leminski. Os ingressos estão à venda em www.quero2ingressos.com.br.
Jorge & Mateus completaram 18 anos de carreira em maio de 2023, e nada melhor que comemorar esse momento ímpar em grande estilo de uma forma ÚNICA, com uma turnê especial pelo Brasil. Assim, o festival ‘Único’ que já existia foi amadurecido e modificado em um novo formato, trazendo uma nova label que percorrerá todo o país. Ao todo, serão 11 shows em diferentes cidades neste ano. Em Curitiba/PR, o festival será no maior palco fixo a céu aberto da América Latina, na Pedreira Paulo Leminski, no sábado, dia 11 de novembro. Além da apresentação da dupla, o evento ainda conta com shows de Gusttavo Lima e Pedro Sampaio. Os ingressos para o festival estão à venda em www.quero2ingressos.com.br.
De forma única e intensa em suas interpretações que encantam multidões, Jorge & Mateus, reforçam em cada trabalho o desejo de viver e trazer novidades para o público através de suas canções. São quase duas décadas de uma carreira marcada por grandes sucessos levando amor por onde passam, em cada canto do Brasil.
Cidades como São Paulo e Goiânia já receberam o festival ‘Único’ e foi na capital do sertanejo que os cantores apresentaram um mega show, com cenário e estrutura admiráveis que marcaram essa celebração. Afinal, são muitos motivos para comemorar uma trajetória de sucessos, marcada por musicalidade e muito amor com essa turnê.
Agora, será a vez do público curitibano conferir de perto com uma superestrutura na Pedreira Paulo Leminski, e viver esse momento ÚNICO junto com os artistas em uma noite mágica de muita música e diversão.
Sobre Jorge & Mateus
Responsáveis por algumas das levadas mais animadas do sertanejo universitário, como “Pode Chorar”, “Voa Beija Flor”, “Amo Noite e Dia”, “A Hora é Agora”, “Sosseguei”, “Propaganda”, entre outras, os goianos Jorge & Mateus, da cidade de Itumbiara – Goiás, ganharam projeção nacional e, hoje, são considerados uma das principais duplas do Brasil.
Foi através de um amigo em comum, em 2005, que Jorge, estudante de Direito que participava, sozinho, de muitos festivais de música, e Mateus, que cursava Agronomia e também se apresentava em festas e festivais musicais, tiveram a oportunidade de cantar juntos em um churrasco de amigos. A sintonia foi tão forte, que passaram a
fazer shows como dupla. De lá pra cá, incontáveis sucessos nesses 18 anos de carreira, trilha sonora em novelas, números impressionantes nas plataformas de streaming.
Além de estarem entre os brasileiros mais seguidos no Spotify, as canções dos artistas foram executadas em 61 países por mais de 10 milhões de fãs, durante mais de 21 milhões de horas. Na Deezer, Jorge e Mateus também estão entre os artistas com mais seguidores do Brasil. No balanço divulgado pela revista Billboard, a dupla figura entre os 30 artistas do País mais ouvidos no exterior. Ainda em 2018, eles levaram para casa o título de Melhor Dupla pelo canal musical Multishow e foram os únicos artistas sertanejos brasileiros com mais de 1 bilhão de plays no Spotify.
Com a chegada das lives, Jorge & Mateus bateram novos recordes de 14 milhões de inscritos e 7 bilhões de views no YouTube. Nas redes sociais, já são mais de 55 milhões de seguidores, somando Instagram, Facebook, Twitter, TikTok e outros.
Em 2021, a dupla carregou na bagagem números expressivos. Um bilhão de plays adquiridos pelo álbum Tudo em Paz. Muitos streams cheios de histórias de amor e paixões.
Em 2022, no mês de fevereiro, Jorge e Mateus executaram um novo projeto, lançado pela Som Livre. Gravado em São Paulo, o trabalho intitulado “É Simples Assim”, é o 10° álbum da carreira e o segundo da dupla com lançamento unicamente digital.
Neste trabalho, Jorge e Mateus selecionaram uma coletânea variada de diferentes estilos musicais para dar a versão sertaneja acústica a grandes canções que marcaram época. O novo álbum conta com 20 faixas, sendo 17 regravações e 3 inéditas. Das inéditas, destaque para a primeira lançada, “Todo Seu”. A música conta atualmente com mais de 200 milhões de acessos nos apps de música.
Vale lembrar que, com o novo trabalho, a dupla chegou em um novo marco: “É Simples Assim”, teve o alcance no 3º lugar no Top Álbum Global, do Spotify. O ranking trouxe os nomes/álbuns dos artistas mais ouvidos no mundo dentro da plataforma. Sobre Gusttavo Lima
Gusttavo Lima é hoje um dos grandes nomes da nova geração da música sertaneja. Nascido em 1989, o jovem cantor impressiona não apenas pelo seu talento, mas também com os seus próprios números de vendas. Natural de Presidente Olegário (MG), aprendeu sozinho a tocar vio-
lão, viola, guitarra, bateria, baixo e sanfona e logo se tornou um artista tão experiente quanto completo. Na discografia, são oito trabalhos lançados, com destaque para o “Buteco do Gusttavo Lima” - álbum que passa pela história do sertanejo com o qual ele conquistou o disco de Ouro em 2015. Dando sequência nesse projeto, registrou em 2017 o DVD “Buteco do Gusttavo Lima 2” contemplando, além de clássicos, faixas inéditas. A primeira a chegar nas rádios foi “Apelido Carinhoso” - hit mais executado nos seis primeiros meses de 2018 e que segue no topo das paradas. Em apenas oito meses, foram mais de 1 milhão de execuções, sendo a primeira música da história um ultrapassar essa marca em menos de um ano. Outro grande sucesso emplacado pelo cantor é “Zé da Recaída” que aparece no topo de todos os rankings. A canção faz parte do novo DVD “O Embaixador”, gravado durante a Festa do Peão de Barretos em agosto de 2018.
Sobre Pedro Sampaio
Pedro Sampaio, natural do Rio de Janeiro, é DJ, cantor, produtor musical e compositor e atualmente dono da música mais tocada do Brasil e de Portugal. Com apenas 24 anos, Pedro Sampaio ganhou a internet com vídeos caseiros e logo emplacou sucesso atrás de sucesso nas principais paradas do Brasil, conquistando milhares de fãs e arrastando multidões por onde passa.
Considerado um dos maiores artistas pop do país, Pedro Sampaio recentemente lançou seu primeiro álbum, intitulado ‘’CHAMA MEU NOME’’. Com o projeto, Pedro atingiu o número #1 do Spotify Brasil pela primeira vez e entrou na lista das 50 músicas mais tocadas do mundo. Com inúmeros recordes, Pedro Sampaio foi reconhecido pelas suas estratégias de marketings e pela força da sua música.
Pedro Sampaio se tornou uma figura importante no cenário fonográfico brasileiro. Em seu primeiro álbum, o artista já conseguiu reunir nomes como Anitta, Luísa Sonza, Ferrugem, Zé Vaqueiro, KVSH e muito mais em músicas que proporcionam sensações diferentes e únicas ao ouvinte, misturando ritmos e raízes na produção das canções. Com CHAMA MEU NOME, Pedro Sampaio desenvolveu um universo em uma ilha particular, criada especialmente para dar vida e luz a era e a estética visual do projeto. Hoje, o universo do álbum se transforma para além da música e ganhou uma coleção de roupas, com produtos personalizados desenvolvidos exclusivamente para o projeto.
SERVIÇO:
Data: 11 de novembro de 2023 – Sábado
Abertura dos portões: 14h
Local: Pedreira Paulo Leminski
Classificação: 18 anos +
ATRAÇÕES:
Jorge e Mateus
Gusttavo Lima
Pedro Sampaio
VALORES DE INGRESSOS
ARENA 5 REGRAS
MEIA R$ 170,00
SOLIDARIO 190,00 – VALIDO COM 1KG DE ALIMENTO NÃO PERECIVEL
INTEIRA 340,00
DÚVIDA APÓS A COMPRA DO INGRESSO PELA
INTERNET contato@quero2ingressos.com.br
0800-232-0800
(08:30 às 12:00 / 14:00hs às 19:30) de Segunda a sex-
ta-feira (10:00 às 18:00) de sábado
(10:00 às 14:00) de sábado
ATENÇÃO:
Compre seus ingressos nos postos de vendas autorizados, evite falsificações.
Proibido a entrada de pessoas portando drogas ou substâncias ilegais, armas e objetos pontiagudos.
Ambulância de emergência e paramédicos no local. Expressamente proibido o consumo de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos.
Se beber não dirija. Se dirigir não beba.
INFORMAÇÕES:
Atendimento via email ontato@quero2ingressos.com.br
Chat no 0800.232.0800
Telefone: 0800.232.0800
(08:30 às 12:00 / 14:00hs às 19:30) de Segunda a sex-
ta-feira
(10:00 às 18:00) de sábado
(10:00 às 14:00) de sábado
REALIZAÇÃO: CWB /
10 | Quinta-feira 22 de Junho de 2023 | Edição 5733 | PUBLICAÇÕES LEGAIS / NACIONAL
LIKE
/ Four Even
/ TEP
“Menina Veneno” chegou aos 40 anos. O tempo passou rápido para o maior sucesso da carreira de Ritchie: a música atravessou as últimas quatro décadas sendo cantada por todo mundo, não importa a geração. Para celebrar a trajetória de sucesso, que começou com o álbum “Voo de Coração”, no qual este hit fazia parte, o cantor apresenta na capital paranaense, no dia 18 de outubro (quarta-feira), às 21 horas, no Teatro Guaíra, o show da turnê “A Vida Tem Dessas Coisas. Com realização da Orth Produções, os ingressos estão à venda pelo Disk Ingressos.
No repertório, os sucessos que marcaram a carreira desse inglês que chegou ao Brasil nos anos 70 e não foi mais embora. São músicas que ainda estão e ficarão na memória por muitas tantas décadas, como a “A Mulher Invisível”, “Casanova”, “Pelo Interfone”, “Transas”, além da própria “Menina Veneno” e de “A Vida Tem Dessas Coisas”, canção que empresta o nome à turnê, onde o cantor montou um show para marcar época no século XXI.
Seu novo empresário, Steve Altit, responsável por trazer ao Brasil grandes estrelas internacionais e ter empresariado alguns dos mais consagrados artistas brasileiros, reuniu um time de peso para viabilizar o projeto. Em “Voo de Coração”, Ritchie já falava em holograma, computador pessoal, numa época em que esses equipamentos mal existiam. “Vamos ambientar esse espetáculo com a tecnologia atual para reforçar esse lado visionário que Ritchie sempre teve”, diz Alexandre Arrabal, ao lado de Kiko Dias, que assinam a direção de arte da turnê. Esse conceito ainda vem acompanhado da iluminação de Césio Lima, nome por trás da luz/fotografia dos maiores shows nacionais e internacionais no país.
No palco, Ritchie estará acompanhado por um quinteto com alguns dos melhores músicos de São Paulo. Essa nova jornada de “Menina Veneno”, para comemorar seus 40 anos, começa no Rio de Janeiro, dia 11 de agosto, no Vivo Rio, dia 13 de agosto em São Paulo no Espaço Unimed, dia 19 de agosto, dividindo o palco com o também inglês Steve Hackett, dia 15 de setembro em Juiz de Fora e no dia 16 de setembro no charmoso Palácio das Artes
Ritchie fará show em Curitiba que celebra os 40 anos
do hit
Menina Veneno
De volta aos palcos, o cantor fará turnê pelo Brasil com o show “A Vida Tem Dessas Coisas”. Em Curitiba, a apresentação será no Teatro Guaíra, em outubro
em Belo Horizonte, seguindo em outubro para o Sul do país, passando por Curitiba, Porto Alegre e Florianópolis, depois voando em direção aos corações do Brasil, encantando plateias, para que nunca se esqueçam de que a vida tem dessas coisas. A direção geral da turnê é de Jorge Espirito.
Serviço: Ritchie se apresenta dia 18 de outubro, no Teatro Guaíra
Data: 18 de outubro de 2023 (quarta-feira)
Horário: Abertura do Teatro às 20h e Início do Show às 21h.
Local: Teatro Guaíra (R. Amintas de Barros, S/NCentro, Curitiba - PR).
Classificação etária:
Livre
Ingressos
A partir de R$ 130,00 a meia-entrada (01 Balcão - Amarelo) até R$ 380,00 a inteira na plateia A + taxa administrativa da Disk Ingressos.
A meia-entrada é válida para Doadores de Sangue devidamente comprovados, Estudantes devidamente comprovados, Idosos conforme Lei, PNE, Portador de Câncer e Professor.
MPORTANTE:
Serão exigidos os documentos e comprovantes que constam nas respectivas leis. OS DESCONTOS NÃO SÃO CUMULATIVOS. Pontos de venda: Disk Ingressos (Call Center 41 3315-0808). Site do Disk
Link para compra: https://www.diskingressos.com.br/event/4966 INFORMAÇÕES: diskingressos.com.br
Evidência Comunicação
Ines Dumas - 99101-0830 (Tim)
Fabiana Lima - 99191-2524 (Tim) www.evidenciacomunicacao.com
CIRCO INTERNACIONAL DA CHINA TRAZ AO BRASIL
SEU NOVO ESPETÁCULO ‘MUNDO JURÁSSICO’
Em julho, o Circo Internacional da China traz ao Brasil o espetáculo Mundo Jurássico, uma superprodução inédita para toda a família. Em Curitiba/PR, as apresentações acontecem nos dias 20, 21, 22 e 23 (curta temporada) no palco do Teatro Positivo. Os ingressos estão à venda em Disk Ingressos.
Conhecidos pela excelência em suas performances, a Zigong Acrobatic Troupe of China une em um único show toda a magia e encantamento que a milenar escola chinesa de acrobacias é capaz de proporcionar e os dinossauros que fascinam crianças e adultos.
Neste novo espetáculo Mundo Jurássico, 45 habilidosos acrobatas, dançarinos e contorcionistas se dividem no palco no decorrer de cinco atos, apresentando números desafiadores e ao mesmo tempo delicados. Além das performances eletrizantes, o cenário, painel de led de última geração, iluminação, trilhas sonoras e os figurinos, especialmente desenvolvidos para o espetáculo, unem modernidade e tradição e colaboram para prender a aten-
ção e fascinar o público de todas as idades.
Após um fim de semana de muita diversão no Dinosaur Hall Amusement Park, em Zigong, na China, Ding Ding e Qiqi, dois alunos do ensino médio, movidos pela curiosidade invadem o laboratório do Museu do Dinossauros à noite e surpreendem o Dr. Gu Gugu trabalhando em um
experimento que tem como objetivo trazer os dinossauros de volta à vida.
Em uma noite repleta de emoções e aventuras, os amigos testemunham uma disputa entre dinossauros, vivenciam contradições e conflitos até um desfecho apoteótico. Desafiando as leis da gravidade, o Circo Internacional da China promete encantar o público com um espetáculo emocionante e de tirar o fôlego.
Serviço:
Circo Internacional da China –Mundo Jurássico
Curta temporada: de 20 a 23 de julho
Local: Teatro Positivo
Endereço: Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300, Curitiba – PR
Classificação: Livre
Vendas: Disk Ingressos
Compras e outras informações: https:// www.diskingressos.com.br/gr upo/1173/2307-2023/pr/curitiba/circo -inter nacional-dachina-mundo -jurassico
Realização: Like Entretenimento
11 | Quinta-feira 22 de Junho de 2023 | Edição 5733 | PUBLICAÇÕES LEGAIS / NACIONAL
Circuito de Corrida de Rua de São José dos Pinhais – Etapa dos Pais acontece no dia 6 de agosto
3ª Caminhada Internacional na Natureza – Circuito
Faxina acontece neste domingo (25)
O Circuito de Corrida de Rua de São Jose dos Pinhais visa melhorar a saúde da população, por meio de estratégias programadas que promovam a prática esportiva, de lazer e atividades de interação social. A partir da iniciativa, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer (SEMEL), realizará no dia 6 de agosto, a Etapa dos Pais 2023.
A largada e chegada serão no Ginásio Ney Braga (Rua Dona Izabel A Redentora 2355 – Centro), com distâncias de 5 e 10 km. Haverá aquecimento com professores da SEMEL e cerimônia de premiação para os cinco primeiros colocados, no geral masculino e feminino, e para o 1º lugar de PCD.
INSCRIÇÕES
Poderão se inscrever no Circuito de Corrida de Rua de São José dos Pinhais 2023, homens e mulheres, nascidos até 31 de dezembro de 2010 para as provas de 5km, e até 31 de dezembro de 2007 na prova de 10km.
As inscrições são limitadas e estão disponíveis pelo link, distribuídas em valores e lotes.
KIT DO ATLETA
Todos os inscritos no evento receberão um kit do atleta contendo:
Camiseta exclusiva da prova;
Toalha de rosto exclusiva da prova; Bandana exclusiva da prova; Sacochila exclusiva da prova; Numeral de peito personalizado; Chip eletrônico; Hidratação;
Frutas;
Medalha de participação (para os que completarem a prova).
ENTREGA DOS KITS
O kit do atleta será entregue em data e local a serem definidos pela organização e informados posteriormente.
PROGRAMAÇÃO
5h às 6h: montagem de tendas assessorias; 6h40: aquecimento (professores da Semel);
7h: largada; 8h: início da cerimônia de premiação conforme andamento da prova.
DISPOSIÇÕES GERAIS
1. Ao participar deste evento, o atleta assume total responsabilidade pelos dados pessoais fornecidos, aceita totalmente o regulamento, assume as despesas de transporte, hospedagem e alimentação, seguros e quaisquer outras despesas necessárias ou provenientes da sua participação antes, durante e depois do evento.
2. A segurança do evento será realizada também pelos órgãos competentes e haverá monitores para a orientação dos participantes.
3. Sanitários e guarda-volumes serão colocados à disposição dos atletas inscritos, nos locais de largada e de chegada.
4. A organização não recomenda que sejam deixados valores ou objetos de valor no guarda-volumes, tais como: relógios, roupas, acessórios, equipamentos eletrônicos (particularmente de som ou celulares), cheques, cartões de crédito, etc.
5. Não haverá reembolso, por parte da organização, nem por seus patrocinadores e apoiadores, de nenhum valor correspondente a equipamentos ou acessórios utilizados pelos atletas no evento, independentemente do motivo, ficando desde já isentos de responsabilidade por extravio de materiais ou qualquer outro prejuízo que porventura os atletas venham a sofrer pela sua participação.
6. Ao inscrever-se no evento o atleta compromete-se em participar de todas as ações que o mesmo promoverá.
7. Os acessos às áreas de Concentração e de Largada serão sinalizados, sendo proibido pular as grades que delimitam essas áreas para entrar na pista no momento da largada ou em qualquer outro momento, sob qualquer pretexto, sob pena de desclassificação.
8. O atleta que, em qualquer momento, deixar de atender às regras descritas neste regulamento poderá, a qualquer tempo, ser desclassificado do evento.
9. Todos atletas tem a obrigação de conferir se os dados pessoais foram corretamente digitados e assinar e entregar à organização o termo de responsabilidade. Após a assinatura do termo,
o atleta assume a responsabilidade pelos dados digitados.
10. Ao se inscrever no evento, o atleta o faz de forma pessoal e intransferível, não havendo, portanto, a possibilidade de transferência da inscrição para outro atleta.
11. Ao se inscrever para o evento, o atleta disponibiliza seus dados pessoais e autoriza os organizadores, patrocinadores, apoiadores e parceiros a, em qualquer tempo, enviar, no endereço eletrônico ou físico (ou qualquer outro fornecido), informativos, mala direta ou qualquer outro tipo de correspondência. Da mesma forma o atleta concorda com o uso de sua imagem para divulgações pós evento.
12. Número do Peito: deverá ser fixado na frente da camiseta do atleta e é de uso obrigatório. Qualquer dano ou recorte nesse número poderá implicar na desclassificação do atleta
13. A organização se reserva no direito de alterar qualquer dos itens deste regulamento sem prévio aviso, con-
forme as necessidades do evento, informando as alterações no dia da retirada do Kit do atleta.
14. Recomendamos rigorosa avaliação médica, inclusive a realização de teste ergométrico prévio para todos os atletas.
15. Os atletas deverão passar pelo tapete de largada com no máximo 2 minutos após o último atleta do pelotão de largada ter passado. Caso contrário o atleta estará desclassificado da prova.
16. As empresas que farão a cobertura do evento com fotos e vídeo deverão apresentar credencial emitida pela organização e deverão permanecer em local pré definido pela organização caso fique dentro da área de chegada do atleta.
DÚVIDAS
Eventuais questionamentos ou dúvidas deverão ser endereçados à Comissão Organizadora, por meio dos seguintes contatos: samuel.silva@sjp.pr.gov.br ou ainda pelo telefone: (41) 3381-5938 (segunda a sexta-feira) das 08h às 17h.
Neste domingo (25), a Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo (SICTUR), realiza a 3ª edição da Caminhada Internacional na Natureza – Circuito Faxina.
Os participantes irão percorrer cerca de 12 quilômetros em um nível intermediário de esforço, sendo a maior parte do percurso dentro de propriedades particulares. O circuito passará por estradas rurais não pavimentadas, mata e roça, trilhas com subidas e descidas e obstáculos naturais em meio às plantações, que exigirá um esforço significativo de cada um.
A concentração será na Capela Nossa Senhora da Imaculada Conceição, localizada na Rua Carlos Kusma, s/n, na Colônia Faxina. O credenciamento acontecerá das 7h às 9h e a saída será das 8h às 9h. As atividades da equipe de apoio e carimbo final estão previstas para encerrar às 13h.
A organização do evento recomenda que os participantes se alonguem antes e depois da caminhada, para evitar lesões. É importante também levar sua própria garrafa de água, que poderá ser reabastecida em um dos cinco pontos de apoio do percurso.
Você poderá ainda fazer uma doação voluntária levando 1 (um) litro de leite ou 1kg de alimento não perecível. Durante o trajeto, haverá algumas opções de gastronomia, como:
Querência Ivankio (Costela Fogo de Chão e comida campeira) – (41) 99141-6180 e (46) 99231-9595. Almoço e café no Salão Paroquial – (41) 99658-0392. É necessário realizar as reservas antecipadamente. As inscrições para o evento ainda estão disponíveis.
Inscrições abertas para o curso gratuito de Mecânica Básica
Se você conhece alguém com mais de 16 anos e que esteja desempregado, a Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária (SETRAB), está com inscrições abertas para o curso de Mecânica Básica em parceria com o SENAI.
A oferta deste curso é uma resposta ao aquecimento da área de mecânica industrial, onde os formandos encontrarão um mercado repleto de oportunidades e com alta demanda.
Realizado no período da tarde, com duração de 160 horas e turmas de 40 alunos, a grade curricular inclui conhecimentos técnicos, teóricos e práticos na área de usinagem e fabricação mecânica, além de diversos outros pertinentes à formação de profissionais da área. As vagas são limitadas.
LOCAL E CRONOGRAMA:
Das 13h30 às 17h30
Turma de 40 alunos
Local: Senai Afonso Pena
Início: 3 de julho
Encerramento em Setembro
REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO: Ter mais de 16 anos, ensino fundamental completo, residir em São José dos Pinhais e estar desempregada(o). Inscrições na SETRAB/SINE: Av. Rui Barbosa, 9.244 – Centro (quase esquina com a Rua XV de Novembro).
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS: RG, CPF, comprovante de residência e carteira de trabalho. Documentos digitais também são aceitos.
Para mais informações entre em contato pelo telefone (41) 3382-3721.
12 | Quinta-feira, 22 de Junho de 2023 | Edição: 5733 |