21062018

Page 1

1 9 Metró ole www:metropolejornal.com.br

R$

Quinta-feira

Ano 19 | Nº 4534 | 21 de junho de 2018

1,20

Diário de Circulação Nacional

Cida destaca ações do Estado para apoiar a cadeia do turismo Jonas Oliveira/ANPr

» A governadora Cida Borghetti destacou nesta quarta-feira (20) as iniciativas do Paraná para estimular o potencial turístico do Estado. Ela participou do evento do Prodetur - Programa Nacional do Desenvolvimento do Turismo, que acontece em Foz do Iguaçu. O encontro tem a participação do ministro do Turismo, Vinícius Lummertz, prefeitos e empresários do setor. “Buscamos estimular o potencial turístico do Paraná com uma série de medidas que já estão em execução”, disse a governadora. Ela citou a revisão da estrutura da Paraná Turismo, para dar maior competitividade ao Estado na atração de investimento; a potencialização dos parques estaduais, com foco na gestão mais moderna e eficiente; e a regionalização das ações, com engajamento dos municípios. A governadora mencionou, também, o melhor aproveiPágina 3 tamento do potencial do Litoral.

Neste sábado tem Espaço Comunidade em Pinhais A governadora Cida Borghetti destacou nesta quarta-feira (20) as iniciativas do Paraná para estimular o potencial turístico do Estado. Ela participou do evento do Prodetur - Programa Nacional do Desenvolvimento do Turismo, que acontece em Foz do Iguaçu

Prefeito assina decreto que autoriza cota de pagamento de passagem de ônibus em dinheiro

» O inverno começa às 7h07 desta quinta-feira (21) e termina às 22h54 de 22 de setembro. No primeiro dia no Paraná o tempo fica nublado com as temperaturas variando entre 8ºC e 26ºC. As menores temperaturas ocorrem na Capital e na Região Central. As maiores temperaturas verificam-se na Região Noroeste. Na sexta (22) as temperaturas sobem um pouco em todas as regiões, exceto no Sul onde podem cair ligeiramente.

Página 4

acessar. As equipes atenderam ainda 2.640 chamados da população à Central 156, mas não encontraram ninguém nos locais indicados. A maioria das abordagens sociais é feita com base em chamados feitos à Central 156. Mas para ampliar o atendimento, principalmente nos dias mais frios, educadores sociais da FAS percorrem as ruas da cidade à procura de pessoas que estão em situação de rua, com o objetivo de evitar riscos e a possibilidade de hipotermia. De janeiro a maio, foram feitas 3.078 abordagens sociais nesta modalidade (busca ativa), sendo que em 1.510 casos as pessoas aceitaram acolhimento.

Ricardo Marajó/FAS

Prefeitura aumenta abordagens sociais a pessoas em situação de rua » Desde o dia 1º de janeiro deste ano, a Prefeitura de Curitiba fez 12.931 abordagens sociais a pessoas em situação de rua. Com o fortalecimento do trabalho da Fundação de Ação Social (FAS), o número foi maior que no mesmo período de 2017, quando houve 8.502 abordagens (foram 4.429 a mais neste ano). Em 2018, quase 6.000 pessoas aceitaram ser encaminhadas aos serviços de acolhimento e 4.553 se recusaram a conversar com as equipes do Centro de Abordagem 24 Horas da FAS. Em 2.431 casos, as pessoas não aceitaram acolhimento, mas receberam informações sobre os serviços que podem

tivas e de lazer. A ação também contará com atividades do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, conduzida pelo Centro de Referência Especializado em Assistência Social com distribuição de material e orientações.

Inverno deste ano entra frio e sem chuvas, segundo o Simepar Paulo Szostak/PMSJP

» O prefeito Toninho Fenelon assinou na manhã desta quarta-feira (20) o Decreto que autoriza que uma cota mensal do número total de passagens de ônibus das linhas municipais possa ser paga em dinheiro a partir desta quinta-feira 21 de junho. “Este decreto representa uma proposta de campanha que estamos cumprindo, e representa também o anseio da população que nos pediu essa segunda opção”, declarou o prefeito Toninho Fenelon, que acrescentou.

» Neste sábado (23) a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer realiza mais uma edição do Espaço Comunidade. O projeto, promovido periodicamente, leva aos bairros do município atividades culturais, esportivas, recrea-

Segundo a previsão do Simepar, não deve chover no primeiro dia deste inverno. Há condições para formação de nevoeiros entre os Campos Gerais e a Região Metropolitana de Curitiba, que devem perder força durante a manhã. À tarde o sol predomina em todas as regiões. Na sexta-feira (22) uma frente fria de fraca atividade aproxima-se do Paraná, aumentando as nuvens na Região Sul, o que favorece a ocorrência de chuvas fracas pontuais. No sábado o tempo fica estável. No domingo outra frente fria avança pelo Sul do país, causando instabilidade. Estão previstas chuvas para todas as regiões paranaenses no início da semana, mas o tempo deve melhorar a partir de quartafeira (27). CHUVAS - No Paraná há entre 40% e 45% de probabilidade de que o inverno seja menos chuvoso do que o normal. Segundo o meteorologista do Simepar, Cezar Duquia, as chuvas devem distribuir-se próximas à média histórica. A maioria dos modelos meteorológicos indica a neutralidade do fenômeno El Niño durante o inverno.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
21062018 by Jornal Metropole - Issuu