20092025

Page 1


Governador lança obras de ampliação do Contorno Sul e duplicação da PR-423

Contorno Sul vai ganhar 6 quilômetros de novas vias marginais até 2027 e a ampliação das vias principais até 2029. Foto: Jonathan Campos/AEN

Feirão de Empregos de SJP oferece mais de 220 vagas exclusivas para Pessoas com Deficiência na terça-feira (23)

Na próxima terça-feira (23), São José dos Pinhais promove um Feirão de Empregos exclusivo para Pessoas com Deficiência (PcD). Ao todo, 12 empresas estarão presentes oferecendo mais de 220 vagas de trabalho em diferentes áreas. Durante a ação, também será realizado o agendamento para a emissão do documento de identidade (RG) e da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA).

A iniciativa, organizada pela Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária (Setrab) e pela Superintendência de Cidadania da Secretaria Municipal de Governo (Semgov), acontece das 9h às 15h, no SINE do município, localizado na Av. Rui Barbosa, 9.244 – Centro.

Começaram nesta sexta-feira (19) as obras de ampliação do Contorno Sul de Curitiba e de duplicação da PR423, entre Araucária e Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). O lançamento oficial contou com a participação do governador Carlos Massa Ratinho Junior. As intervenções integram o contrato da concessionária Via Araucária, dentro do Lote 1 do novo programa de concessões rodoviárias do Paraná, e têm como objetivo melhorar a mobilidade, aumentar a segurança viária e fortalecer o escoamento de cargas na Região Metropolitana de Curitiba. Segundo o governador Ratinho Junior, as intervenções reforçam a estratégia do Estado de modernizar a infraestrutura e ampliar a capacidade logística da RMC. “Em apenas um ano de concessão já temos obras importantes em andamento, o que demonstra que o modelo adotado deu certo. No Contorno Sul, vamos ampliar as marginais e chegar a quatro pistas em cada sentido, aumentando muito a capacidade de carga, trazendo mais segurança e melhorando o acesso da população. Ao mesmo tempo, a duplicação da PR-423 cria um novo eixo logístico, fundamental para desafogar o trânsito urbano de Curitiba”, afirmou. O governador defendeu que os investimentos em infraestrutura têm impacto direto na economia estadual. “Essas obras significam mais empregos e mais desenvolvimento. Hoje o Paraná é o estado que mais tem obras no Brasil, e isso é motivo de orgulho porque gera modernização, segurança e qualidade de vida para as famílias paranaenses e, nesse caso em especial, de Curitiba e da Região Metropolitana”, completou. No Contorno Sul, as obras começam com a implantação de cerca de 6 quilômetros de vias marginais, conectando os trechos já existentes. As marginais terão duas faixas de tráfego, passeio e ciclovia, além da construção de uma nova ponte sobre o Rio Barigui, promovendo mais segurança para motoristas, pedestres e ciclistas. Essa etapa deve ser concluída até 2027, dentro do terceiro ano da concessão.

Pinhais: Obra do Hospital e Maternidade Municipal Papa Francisco avança com chegada de equipamentos

Agora com nome oficial, as obras do Hospital e Maternidade Municipal de Pinhais Papa Francisco seguem em ritmo acelerado. A denominação foi estabelecida pela Lei Municipal no 3.168, de 3 de setembro de 2025, que batizou o equipamento de saúde 100% SUS em homenagem ao Sumo Pontífice. A estrutura avança a cada dia, com foco no acabamento interno e na chegada dos equipamentos. Além disso, a Prefeitura de Pinhais promoverá uma ação de empregabilidade para o preenchimento de vagas para as áreas administrativas e operacionais do hospital, que se enquadram como “bata cinza”, nos dias 1º, 2 e 3 de outubro, na Agência do Trabalhador de Pinhais.

o prefeito Eduardo Pimentel, que apresentou, nesta sexta-feira (19/9), a modelagem do edital que vai ser lançado em novembro e que definirá como será a operação do transporte urbano na capital nos próximos 15 anos. “Hoje é um dos dias mais importantes da minha gestão como prefeito de Curitiba, porque estou cumprindo um compromisso do período eleitoral. Curitiba está dando um salto com essa nova concessão, que é uma inovação e modernização do sistema como há décadas a cidade não via. Então é um momento muito importante, que eu convido a população a participar ativamente”, disse Eduardo Pimentel.

O

e da Campanha do Agasalho 2025. Foto: Ricardo Marajó/SECOM

Proteção social

A Prefeitura de Curitiba encerrou, na terça-feira (16/9), a Operação Inverno e a Campanha do Agasalho 2025 com recordes no atendimento à população em situação de vulnerabilidade e na arrecadação de donativos. O evento de encerramento foi realizado na Fundação de Ação Social (FAS), no Campo Comprido, e reuniu o prefeito Eduardo Pimentel, a primeira-dama e madrinha da campanha, Paula Mocellin, além de parceiros, empresas, doadores, servidores e voluntários que estiveram à frente das ações nos últimos quatro meses.

Neste ano, a Campanha do Agasalho recebeu 402.130 peças (roupas, calçados, cobertores e roupas de cama), resultado 17% maior que o de 2024 (342.750 peças). As abordagens sociais às pessoas em situação de rua na Operação Inverno foram 24.297, e houve distribuição de 3.705 cobertores e 761 mantas térmicas, 108% a mais que o entregue em 2024.

Além de apresentar os bons números, o encerramento da campanha foi também um momento de reconhecimento. Eduardo destacou o empenho dos servidores, voluntários e parceiros que ajudaram a salvar vidas durante o inverno. “Eu vim com a minha esposa, a Paula, para agradecer e, com muito orgulho, reconhecer toda a dedicação e carinho com que vocês trabalharam, seja na Operação Inverno ou na Campanha do Agasalho”, disse.

A Operação Inverno é uma ação da Prefeitura de Curitiba coordenada pela Fundação de Ação Social (FAS) e com participação da Defesa Civil.

Durante o encerramento, o prefeito assinou o Decreto Municipal 2029, que institui a Política Municipal e o Plano Municipal Intersetorial de Atenção à População em Situação de Rua em Curitiba.

Campanha do Agasalho

Com o tema “Doe um Agasalho. Ganhe um Coração Quentinho”, a campanha de 2025 terminou com recorde de arrecadação. Ao longo do inverno, foram recebidas 402.130 peças - entre roupas, calçados, cobertores e roupas de cama -, resultado 17% maior que o de 2024 (342.750 peças). As doações foram recebidas em 271 pontos de coleta espalhados pela cidade. Madrinha da campanha, a primeira-dama Paula Mocellin foi responsável por mobilizar empresários e parceiros estratégicos que contribuíram para o sucesso da ação.

“Foi maravilhoso ver a cidade mobilizada. Ligamos para muita gente, e todos, conhecidos e até desconhecidos, aderiram à campanha. Conseguimos bater um recorde histórico de mais de 402 mil peças, e isso só foi possível graças à generosidade de todos”, disse el. Paula, que foi homenageada no evento com flores, falou ainda da alegria de entregar pessoalmente roupas a uma família e ver de perto a gratidão nos rostos. “Quem puder, continue ajudando, porque sempre há alguém que precisa”, disse.

Todo o material arrecadado foi distribuído para famílias em situação de vulnerabilidade social, pessoas acolhidas em unidades da FAS e a população em situação de rua.

O trabalho foi coordenado pela FAS, por meio do Disque Solidariedade, e contou com o apoio de servidores da fundação e 216 voluntários do programa FAS o Bem, que ajudaram na triagem e separação das peças.

Operação Inverno

A Operação Inverno teve início em 16 de maio de 2025 com o objetivo de proteger a população em situação de rua durante os meses mais frios do ano, com reforço dos serviços de abordagem social e acolhimento.

Ao longo de quatro meses foram realizados 190.766 acolhimentos - número que representa atendimentos e não pessoas, já que muitas usaram o serviço mais de uma vez. O recorde foi registrado em 2 de julho, quando 1.604 pessoas dormiram protegidas nas unidades de acolhimento oficiais e parceiras do município.

Nesse período, as equipes fizeram 24.297 abordagens sociais e distribuíram 3.705 cobertores e 761 mantas térmicas, 108% a mais do que as peças entregues em 2024.

Para garantir proteção em noites de frio mais intenso, quando as temperaturas ficaram iguais ou abaixo de 8ºC, a FAS realizou 43 ações intensificadas. Em 2024, foram 39. O reforço do trabalho reuniu a cada ação 19 equipes que percorriam as ruas da cidade para oferecer acolhimento e reduzir o risco de hipotermia.

“Enquanto a cidade dormia, as equipes da FAS estavam nas ruas, embaixo das marquises, para fazer atendimento social. Esse trabalho só foi possível graças à dedicação de servidores, motoristas, diretores e equipes dos Núcleos Regionais. A todos, o nosso reconhecimento”, destacou o presidente da FAS, Renan de Oliveira.

O coordenador municipal de Proteção e Defesa Civil, Nelson Ribeiro destacou que nos 129 dias de operação, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Curitiba manteve seus plantões em constante alerta para apoiar, caso necessário, no abrigo às pessoas em vulnerabilidade, principalmente àquelas em situação de rua.

Copa Brasil 2026 O Coritiba terá um domingo (21) atípico, com dois jogos oficiais no mesmo dia: às 16h contra o América pela Série B e às 18h diante do Rio Branco-PR na Taça FPF, torneio que garante vaga na Copa do Brasil 2026. O Coxa usará atletas da base e reservas do profissional, sob comando de PC de Oliveira. Até agora, o Paraná já tem quatro representantes definidos: Athletico-PR, Operário, Londrina e Maringá.

“Olho Vivo”

O secretário de Estado das Cidades, Guto Silva, defendeu a implementação do programa “Olho Vivo” para reforçar a segurança pública em todos os municípios paranaenses. O programa prevê a instalação de 20 mil câmeras com inteligência artificial, que, segundo o secretário, “já aciona prontamente a Polícia Militar”, tornando o Paraná “cada vez mais seguro”. O programa utilizará câmeras com reconhecimento facial e leitura de placas.

Custos cartoriais

O Sistema FAEP se posicionou contra o Projeto de Lei 745/ 2024, que prevê aumento dos custos cartoriais no Paraná. A entidade argumenta que a medida onera o setor produtivo e carece de transparência, especialmente em serviços como registro e georreferenciamento de imóveis rurais. Segundo o presidente interino, Ágide Eduardo Meneguette, a proposta penaliza produtores que já enfrentam margens de lucro apertadas. A entidade defende critérios claros e uniformes para os emolumentos cobrados pelos cartórios.

Taxação de títulos

A Frente Parlamentar do Agronegócio (FPA) busca alternativas para reduzir os impactos da MP 1.303/2025, que amplia a taxação de títulos como LCAs e CRAs. O presidente da frente, deputado Pedro Lupion (PP-PR), afirmou que o objetivo é “conter danos” caso a medida avance. “Primeiro temos que entender se ela vai ser votada, ver se nos acordos com as lideranças da Câmara há essa medida a ser votada, para a gente ter essa contenção de danos”, disse. A proposta ainda será analisada pela comissão mista.

Obra retomada

A Itaipu iniciou a concretagem das salas de aula do novo campus da Unila, em Foz do Iguaçu, projeto de Oscar Niemeyer retomado após mais de uma década paralisado. A obra, realizada em parceria com o Unops/ONU, marca um compromisso do Brasil e da Binacional com a educação superior. Serão utilizados 13 mil metros cúbicos de concreto, com 45 caminhões por dia. A previsão é que a etapa dure 40 dias, consolidando a estrutura básica do campus. Crime organizado

“Um dado muito importante: mesmo com as temperaturas negativas nas madrugadas mais frias, graças ao trabalho conjunto de todos, nenhuma pessoa morreu de frio neste inverno em Curitiba”, comemorou Nelson.

Marco para Curitiba

Durante o evento, o prefeito Eduardo Pimentel assinou o Decreto Municipal 2029 que institui a Política Municipal e o Plano Intersetorial de Atenção à População em Situação de Rua em Curitiba.

O documento organiza mecanismos de governança entre diferentes áreas da administração, considerando o aspecto multidimensional da vulnerabilidade que envolve essa população.

Presenças

O evento foi animado pela fanfarra do Colégio Estadual Professora Maria Gai Grendel, sob o comando do maestro Gustavo Mesgaliski Nesgalis.

Participaram os secretários do Governo Municipal, Marcelo Fachinello, da Segurança Alimentar e Nutricional, Leverci Silveira Filho, de Gestão de Pessoal, Daniela Regina dos Santos, e da Mulher e da Igualdade ÉtnicoRacial, Maria Texeira Leite. E, ainda, o controlador-geral do Município, Bruno Pandini, e os presidentes do Instituto Municipal de Turismo, Rodrigo Swinca, da Fundação Cultural de Curitiba, Marino Galvão Júnior, do Instituto Curitiba de Saúde (ICS), Marina Bueno, e do Instituto de Previdência Municipal de Curitiba (IPMC), Jocelaine Moraes de Souza.

Também compareceram o superintendente da Guarda Municipal de Curitiba, Carlos Celso Santos Junior, o coordenador municipal de Proteção e Defesa Civil, Nelson Ribeiro, a diretora-executiva do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac), Juliana Midori, o assessor de Relações Internacionais e Cerimonial, Rodolpho Zanin Feijó, administradores regionais, o presidente da Associação Comercial do Paraná (ACP), Antônio Gilberto Deggerone, os vereadores Beto Moraes, Rafaela Lupion, Sargento Tânia e Delegada Tathiana Guzella, e representantes dos hospitais Marcelino Champagnat e Cajuru, do Colégio Positivo, Shopping Palladium e Hotel NH Curitiba, que foram pontos de coleta de doações.

Em audiência pública sobre o PL 2646/2025, o deputado Ricardo Barros (PP) defendeu medidas mais duras contra o crime organizado. A proposta busca “dar um xeque-mate” nas organizações criminosas que se infiltram na economia, por meio de aumento de penas e bloqueio automático de bens. Como líder, Barros atua para acelerar a aprovação do projeto e dar uma resposta urgente à sociedade. A iniciativa visa combater a estrutura financeira das facções, que é o verdadeiro ponto fraco a ser atacado. Operação correios A PCPR prendeu 23 pessoas e cumpriu 59 mandados judiciais na “Operação Correios”, que mirou uma rede de tráfico interestadual. A investigação teve início em novembro de 2024, após a apreensão de 17 pacotes com drogas. O grupo usava dados falsos e enviava pedidos feitos por aplicativos e redes sociais. Veículos usados para transporte também foram confiscados. Operação correios II Em nota, os Correios destacaram que atuam em estreita parceria com órgãos de segurança para prevenir o envio de itens proibidos. A estatal informou que operações de repressão tiveram início após monitoramento feito por raio-x. Objetos suspeitos são repassados às autoridades competentes. A empresa afirma investir continuamente em métodos de controle e ações preventivas. Seguros

As indenizações do Seguro Garantia no Paraná somaram R$ 71,68 milhões no primeiro semestre de 2025, alta de 1.643% em relação ao ano anterior, segundo a CNseg. O salto reflete o descumprimento de compromissos financeiros por empresas e casos ligados ao uso indevido de adiantamentos contratuais. A modalidade é vista como essencial para garantir contratos e decisões judiciais. Para a FenSeg, o crescimento é resultado de situações pontuais no estado. Bom trabalho

A Associação Comercial do Paraná (ACP) entrou pela primeira vez no ranking das 100 melhores empresas para trabalhar, segundo o Great Place to Work (GPTW). A entidade conquistou a 86ª posição na categoria Médias Empresas, em premiação realizada em Curitiba. O presidente Antonio Gilberto Deggerone destacou o empenho dos colaboradores como fundamental para o reconhecimento.

FPM Os municípios brasileiros receberam nesta sexta-feira (19) o repasse do 2º decêndio do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), no valor líquido de R$ 1,57 bilhão. Incluindo a retenção do Fundeb, o montante bruto chega a R$ 1,96 bilhão. No acumulado de 2025, o FPM registra alta nominal de 12,32% e real de 6,77% em relação a 2024. A CNM orienta os gestores a manter rigor no controle das contas públicas.

em www.adipr.com.br

prefeito Eduardo Pimentel, acompanhado da primeira-dama e madrinha da campanha, Paula Mocellin, do presidente da FAS, Renan de Oliveira Rodrigues, e de demais autoridades, participa das solenidades de encerramento da Operação Inverno
Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais

PIB do Paraná

cresce 3,8% no primeiro semestre, acima da média nacional

De janeiro a junho de 2025, a agropecuária estadual cresceu 13,56%, movida pelos bons números das safras de soja e milho, enquanto os setores industrial e de serviços apresentaram variações positivas de 3,43% e 2,46%, respectivamente.

O Produto Interno Bruto (PIB) do Paraná cresceu 3,8% no primeiro semestre do ano, no mesmo comparativo com o ano passado, segundo dados do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) divulgados nesta quinta-feira (18). A economia brasileira expandiu 2,5% no mesmo recorte.

De janeiro a junho de 2025, a agropecuária estadual cresceu 13,56%, movida pelos bons números das safras de soja e milho, enquanto os setores industrial e de serviços apresentaram variações positivas de 3,43% e 2,46%, respectivamente. Os números corroboram o relatório do Banco Central que apontou que a atividade econômica do Paraná foi a que mais cresceu no primeiro semestre do ano. No que diz respeito aos valores monetários, o PIB do Estado alcançou R$ 403 bilhões no acumulado do 1º semestre, o mesmo que o ano todo de 2016, por exemplo. Considerando esse valor, o Paraná atingiu uma participa-

ção de 6,51% no PIB brasileiro, acima do peso de 6,45% observado no 1º semestre de 2024.

"O Paraná é uma força econômica. Estamos muito animados com o desempenho de todos os segmentos, com os números do mercado de trabalho e com os novos investimentos que estão chegando. O Paraná tem infraestrutura, mão de obra qualificada e segurança jurídica para os investidores", diz o governador Carlos Massa Ratinho Junior. "Alcançamos o posto de quarta maior economia do Brasil e estamos trabalhando para dobrar o tamanho do PIB até o fim de 2026".

Segundo o Ipardes, o PIB do Paraná também cresceu 2,5% no 2º trimestre deste ano, em comparação a igual período de 2024, como resultado da expansão da agropecuária, que registrou incremento de 14,41%, indústria (1,18%) e serviços (1,48%). O crescimento do total da economia paranaense é superior à taxa anotada pelo PIB nacional, que avançou 2,2% em termos

reais no período de abril a junho de 2025. Já no acumulado de quatro trimestres, a expansão foi de 3,63%, também com destaque para agropecuária (7,69%) e indústria (4,47%). No acumulado desse período o valor do PIB paranaense soma R$ 756,2 bilhões.

De acordo com Jorge Callado, diretorpresidente do Ipardes, a elevação da participação do Estado na economia nacional é fruto principalmente da parceria entre o governo paranaense e o setor produtivo. “A instauração de um favorável ambiente de negócios sempre foi tratada com prioridade pela atual gestão”, analisa.

Na mesma linha, o secretário do Planejamento do Estado, Ulisses Maia, ressalta a consolidação da condição de quarta maior economia do País. “Os resultados que vêm sendo colhidos refletem o dinamismo de uma estrutura produtiva diversificada, da agropecuária à indústria, passando ainda pelos serviços”, afirma.

Confira os dados:

Porto de Paranaguá amplia calado para navios graneleiros e aumenta capacidade de exportação

Com o acréscimo de 20 centímetros, a capacidade de carregamento de granéis sólidos — como soja, milho e farelos — aumenta em até 1,5 mil toneladas por navio. A medida representa vantagem competitiva para os operadores, que passam a movimentar mais carga sem acréscimo de custos.

Os navios graneleiros sairão ainda mais carregados do Porto de Paranaguá após autorização dos órgãos competentes para o aumento de calado, que passou de 13,1 metros para 13,3 metros. O calado é a distância entre a superfície da água e o ponto mais profundo da embarcação (quilha). A liberação foi publicada pela Portos do Paraná na Portaria nº 188/2025 da Norma de Tráfego Marítimo e Permanência, nea quarta-feira (17). Com o acréscimo de 20 centímetros, a capacidade de carregamento de granéis sólidos — como soja, milho e farelos — aumenta em até 1,5 mil toneladas por navio. A medida representa vantagem competitiva para os operadores, que passam a movimentar mais carga sem acréscimo de custos. Desde a última atualização do calado, em dezembro de 2024, quando passou de 12,80m para 13,10m, o corredor de exportação do Porto de Paranaguá ampliou sua capacidade em mais de 5%. Isso significou pouco mais de 800 mil toneladas adicionais movimentadas até agosto deste ano. “O nosso objetivo é receber navios cada vez maiores, que possam embarcar mais mercadorias, mantendo a excelência no atendimento às constantes demandas do mercado”, afirmou o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.

A medida foi aprovada pela praticagem e pela Marinha do Brasil e se aplica aos berços 201, 202, 204, 209, 211, 212 e 213, destinados à movimentação de cargas como açúcar, farelo, fertilizantes, milho e soja em grão.

As obras de derrocagem concluídas no ano passado e os investimentos frequentes em dragagem realizados pela empresa pública são os principais responsáveis pelos sucessivos avanços no calado.

CONCESSÃO

No próximo dia 22 de outubro será

realizado, na Bolsa de Valores do Brasil (B3), o leilão para concessão do canal de acesso aos portos paranaenses. Entre as melhorias previstas está a ampliação do calado para 15,5m nos cinco primeiros anos da concessão e a manutenção do mesmo até o final do contrato.

A concessão também prevê um desconto de 12,63% na taxa Inframar, paga pelas embarcações para acessar os portos. A arrendatária só passará a receber a tarifa completa — e poderá solicitar ajustes gradativos — após cumprir o cronograma de melhorias estipulado no edital e no contrato de concessão.

A vencedora terá ainda o compromisso de realizar estudos e levantamentos hidrográficos, dragagem, derrocagem, sinalização, entre outras ações de manutenção e modernização do canal de acesso ao Porto de Paranaguá. O investimento previsto é de R$ 1,23 bilhão, a ser executado nos cinco primeiros anos do contrato, que terá vigência de 25 anos.

MANOBRAS

A última atualização da Norma de Tráfego ocorreu em agosto, quando a Portos do Paraná divulgou a flexibilização das manobras de desatracação nos berços que movimentam, preferencialmente, cargas de granéis vegetais sólidos de exportação, como soja em grão, farelo, milho e açúcar.

A Portaria nº 144/2025 passou a valer no dia 1º de agosto, abrangendo os berços 201, 204, 212, 213 e 214 do Porto de Paranaguá. A medida foi possível após a remoção da ponta da Pedra da Palangana e a revisão da sinalização do Canal de Acesso, com base em simulações de manobras que garantiram segurança às embarcações no momento da saída do cais, sem restrições de maré ou corrente.

PREFEITURA MUNICIPAL DE PINHAIS - PARANÁ

SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO AVISO DE LICITAÇÃO PREGÃO ELETRÔNICO Nº 90080/2025 - SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS (COMPRASGOV 90080/2025) Objeto: Aquisição de kit limpeza e kit higiene para a Secretaria Municipal de Assistência Social. Tipo de Licitação: Menor Preço. Valor Máximo: R$ 229.605,25. Data de Início Recebimento das Propostas: 22/09/2025. Abertura da Sessão: dia 03/10/2025, às 09:30 horas (horário oficial de Brasília) no site www.gov.br/compras - Portal de Compras do Governo Federal. Edital: Estará disponível aos interessados, nos sites www.gov.br/compras https://www.gov.br/pncp/pt-br e www.pinhais.pr.gov.br link licitações do dia 22/09/2025 ao dia 02/10/2025. Informações: poderão ser obtidas nos sites acima relacionados ou pelo email: esmeraldacn@pinhais.pr.gov.br das 08:00h às 12:00h e das 13:00h às 17:00h. Pinhais, 19/09/2025. AVISO DE LICITAÇÃO

PREGÃO ELETRÔNICO Nº 90081/2025 - SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS (COMPRASGOV 90081/2025) Objeto: Contratação de empresa para fornecimento de refeição comercial, em embalagem de isopor (tipo marmitex). Tipo de Licitação: Menor Preço. Valor Máximo: R$ 1.211.507,08 (um milhão duzentos e onze mil quinhentos e sete reais e oito centavos). Data de Início Recebimento das Propostas: 23/09/2025. Abertura da Sessão: dia 03/10/2025 às 09:00 horas (horário oficial de Brasília) no site www.gov.br/compras - Portal de Compras do Governo Federal Edital: Estará disponível aos interessados, nos sites www.gov.br/compras https://www.gov.br/pncp/pt-br e www.pinhais.pr.gov.br link licitações do dia 23/09/2025 ao dia 02/10/2025. Informações: poderão ser obtidas nos sites acima relacionados ou pelo e-mail: josefg@pinhais.pr.gov.br ou pelo telefone Telefone: (041) 3514-9040 - Ramal 5044, das 08:00h às 12:00h e das 13:00h às 17:00h. Pinhais, 19/09/2025.

PREGÃO ELETRÔNICO Nº 90082/2025 - SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS (COMPRASGOV 90082/2025) Objeto: Prestação de serviços de medição (testes de aceitação e de controle de qualidade) nos aparelhos de radiologia odontológica periapical intraoral. Tipo de Licitação: Menor Preço. Valor Máximo: R$21.199,92. Data de Início Recebimento das Propostas: 22/09/2025. Abertura da Sessão: dia 07/10/2025, às 09:00 horas (horário oficial de Brasília) no site www.gov.br/comprasSistema de Compras do Governo Federal. Edital: Estará disponível aos interessados, nos sites www.gov.br/compras https://www.gov.br/pncp/pt-br e www.pinhais.pr.gov.br link licitações do dia 22/09/2025 ao dia 06/10/2025. Informações: poderão ser obtidas nos sites acima relacionados ou pelo email: juliana.caliari@pinhais.pr.gov.br ou pelo telefone (041) 3514-9040 ramal 5045, das 08:00h às 12:00h e das 13:00h às 17:00h. Pinhais, 19/09/2025.

Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná
Foto: Jonathan Campos/AEN

Obra do Hospital e Maternidade Municipal Papa Francisco avança com chegada de equipamentos

Batizado por lei municipal, equipamento de saúde 100% SUS ganha forma e recebe mobiliários e itens destinados à UTI, centro cirúrgico, diagnóstico por imagem, entre outros ambientes

Agora com nome oficial, as obras do Hospital e Maternidade Municipal de Pinhais Papa Francisco seguem em ritmo acelerado. A denominação foi estabelecida pela Lei Municipal nº 3.168, de 3 de setembro de 2025, que batizou o equipamento de saúde 100% SUS em homenagem ao Sumo Pontífice. A estrutura avança a cada dia, com foco no acabamento interno e na chegada dos equipamentos. Além disso, a Prefeitura de Pinhais promoverá uma ação de empregabilidade para o preenchimento de vagas para as áreas administrativas e operacionais do hospital, que se enquadram como “bata cinza”, nos dias 1.º, 2 e 3 de outubro, na Agência do Trabalhador de Pinhais.

O status da obra mostra evolução em todas as frentes. As instalações em aço inoxidável, como bancadas e pias para as áreas técnicas, já estão sendo colocadas. A marcenaria para os ambientes administrativos, recepções e áreas de apoio assistencial, e o mobiliário fixo –como balcões, armários e divi-

sórias – encontra-se em fase final de instalação em vários pavimentos. Além disso, itens essenciais como os forros e os bate-macas nas áreas de circulação, estão concluídos, assim como a sinalização de emergência em todos os andares. Um destaque é o 4º pavimento, onde os trabalhos de acabamento estão praticamente finalizados, com instalações elétri-

FIM DO INVERNO

Campanha do Agasalho 2025 entregou 44 mil peças

Itens doados por moradores e empresas de Pinhais beneficiaram famílias em situação de vulnerabilidade social

A Campanha do Agasalho de Pinhais 2025 entregou cerca de 44 mil peças para famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica atendidas pela Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). A iniciativa recolheu roupas, calçados e cobertores entre abril e julho, e finalizou as entregas nas primeiras semanas de setembro.

A Campanha do Agasalho deste ano teve uma atração especial: a presença de Zé Cachecol como mascote. O boneco, que participou do Desfile da Independência deste ano, virou um dos símbolos dos serviços públicos da Prefeitura de Pinhais. Ao percorrer escolas e eventos do município, a participação de Zé Cachecol contribuiu para reforçar a importância da generosidade e solidariedade, especialmente na época mais fria do ano.

Serviço

Acompanhe as ações da Secretaria Municipal de Assistência Social no site ou pelo e-mail: assistenciasocial@pinhais.pr.gov.br

cas e hidráulicas prontas. Os espaços já estão sendo preparados para receber os modernos equipamentos médicos, enquanto as réguas de gases medicinais estão em processo de instalação. Equipamentos de ponta começam a chegar Um dos momentos mais aguardados já começou: o recebimento dos equipamentos hospitalares, mobiliário e itens

de infraestrutura. Uma equipe técnica especializada acompanha todo o processo de conferência, armazenamento e cumprimento do cronograma de instalação. Há prioridade para os equipamentos destinados à UTI, centro cirúrgico e diagnóstico por imagem, setores críticos para a fase de qualificação que se aproxima. As camas e berços que equiparão as enfer-

marias já foram entregues. Na parte externa, os serviços na fachada seguem em andamento, evoluindo para a finalização completa da aparência do prédio. Sobre o Novo Hospital e Maternidade A construção é executada pelo Consórcio Saúde Pinhais Ltda, vencedor da licitação que regulamenta a concessão admi-

via Parceria PúblicoPrivada (PPP) com a Prefeitura de Pinhais. A viabilização da obra e operação do Hospital e Maternidade Municipal de Pinhais Papa Francisco tem o aporte de aproximadamente R$ 126 milhões em valores atualizados, provenientes de recursos próprios da prefeitura, por meio do programa de investimentos Avança Pinhais, e contrapartida do parceiro privado. A fiscalização e gestão ficará a cargo da Prefeitura de Pinhais, com apoio da Secretaria de Estado da Saúde para o custeio e manutenção.

Com atendimento 100% SUS, o hospital contará com 90 leitos, sendo 20 de UTI, centro cirúrgico, salas para partos normais, pronto-socorro obstétrico, ambulatório e centro de especialidades, além de estrutura completa para exames como tomografia, raio-X, endoscopia e colonoscopia. Acompanhe todas as obras públicas no município pelo site, mídias sociais da prefeitura e Portal da Transparência.

3ª Audiência Pública sobre o Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana será no dia 24

Durante o encontro, serão discutidos conteúdos essenciais, como as diretrizes, programas e ações que guiarão o desenvolvimento metropolitano nos próximos anos

Pinhais receberá a realização da 3ª Audiência Pública do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) da Região Metropolitana de Curitiba (RMC). O evento, promovido pelo Governo do Estado do Paraná, por meio da Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep), será promovido no dia 24 de setembro, a partir das 19h, no Centro de Formação de Profissionais da Educação de Pinhais (Cenforpe), localizado na Avenida Iraí, 696, no bairro Weissópolis.

A audiência que também será transmitida pelo canal da Amep no Youtube tem como principal objetivo permitir a apreciação e a contribuição da população na consolidação da fase 3 do PDUI, que trata das Diretrizes para o Desenvolvimento Territorial Estratégico. A iniciativa reforça a importância da participação popular na construção coletiva do plano. Durante o encontro, serão discutidos conteúdos essenciais, como as diretrizes, programas e ações que guiarão o desen-

volvimento metropolitano nos próximos anos. O PDUI é um instrumento de planejamento regional estabelecido pelo Estatuto da Metrópole, e visa aprimorar as condições de vida da população metropolitana e estabelecer uma governança interfederativa para alcançar objetivos comuns. A Amep ressalta a relevância da presença e do apoio institucional da comunidade para o sucesso do plano.

Serviço A 3ª Audiência Pública do

Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) será realizada em Pinhais no dia 24 de setembro (quarta-feira) das 19h às 22h.

Local: Centro de Formação de Profissionais da Educação (Cenforpe)

Endereço: Avenida Iraí, 696, no bairro Weissópolis.

Transmissão: Canal da AMEP no //www.youtube.com/ @amep.parana" >YouTube Mais informações: www.pduirmc.com.br

nistrativa

com órgãos responsáveis pela coleta e manejo do animal. (Foto: José Fernando Ogura/SMCS)

Projeto de Meri Martins quer facilitar a recuperação de animais perdidos

A ideia é que pessoas que avistarem animais nas ruas de Curitiba tenham onde comunicar os tutores dos pets

A vereadora Meri Martins (Republicanos) apresentou um projeto de lei, na Câmara Municipal de Curitiba (CMC), que prevê a criação de um mural eletrônico para a divulgação de animais encontrados nas ruas da cidade (005.00519.2025).

“Atualmente, não existe em Curitiba um sistema oficial e acessível que possibilite a identificação de animais mortos recolhidos ou de animais vivos avistados em situação de abandono”, justifica a autora. Segundo o projeto de lei, o mural eletrônico será criado pela Prefeitura de Curitiba e terá informações que descrevam o animal avistado, o local em que ele estava e a data em que ele foi encontrado. Para a vereadora, isso permite que as pessoas que localizarem os animais façam contato com órgãos responsáveis pela coleta e manejo do pet.

“A criação de um mural físico em locais públicos estratégicos, aliado a uma plataforma digital (como site oficial, redes sociais da Prefeitura ou aplicativo municipal), tornará o processo mais transparente, ágil e acessível. Além de facilitar a identificação dos animais por seus donos, a medida também contribui para a proteção da saúde pública, o bem-estar animal’, explicou Meri Martins. A iniciativa foi protocolada no dia 16 de julho e aguarda o parecer da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Caso a iniciativa seja aprovada pelos vereadores e sancionada pelo prefeito, a lei começa a valer após a data de publicação no Diário Oficial do Município. Por Mariana Aquino*, especial para a CMC. | Revisão: Celso Kumme

A proposta incentiva a formalização, a valorização profissional e o empreendedorismo local. (Foto: Canva)

Curitiba pode ganhar

Dia do Customizador de Veículos

Autoria do projeto, Delegada Tathiana Guzella diz que o objetivo é valorizar “a cultura ligada ao universo automotivo” em Curitiba Por iniciativa da vereadora Delegada Tathiana Guzella (União), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) começou a estudar a viabilidade da criação do Dia do Customizador de Veículos, a ser comemorado anualmente no dia 13 de maio. “Curitiba possui uma forte cultura ligada ao universo automotivo, com clubes, oficinas especializadas e eventos que atraem entusiastas de diversas regiões”, justifica a parlamentar.

A área da Customização de Veículos, explica o projeto de lei, abrange diversos segmentos, como pintura, som automotivo, iluminação, mecânica personalizada, envelopamento e funilaria. “A customização, além de gerar emprego e renda, também movimenta a economia criativa, contribuindo para o turismo e a identidade cultural local”, destaca a vereadora Delegada Tathiana, que vê no trabalho “uma expressão de criatividade e inovação” (005.00497.2025).

“Instituir o Dia do Customizador de Veículos é uma forma de reconhecer uma profissão muitas vezes invisibilizada, mas que traduz talento técnico e dedicação, além de fomentar a legalidade e boas práticas no setor”, defende Delegada Tathiana. Na justificativa, ela explica que a es-

colha da comemoração não conflita com nenhuma data comemorativa municipal ou estadual parecida, respeitando os critérios legais para inserção de novas datas no calendário oficial. O projeto de lei foi protocolado no dia 30 de junho. Se for aprovado pelos vereadores da Câmara de Curitiba e sancionado pelo prefeito, o projeto entra em vigor na data de sua publicação. Confira na imagem abaixo como é o trâmite de um projeto de lei na Câmara Municipal de Curitiba. Por Julia Yamane*, especial para CMC | Revisão: Celso Kummer

Assembleia Legislativa do Paraná promulga seu primeiro Código de Ética na próxima segunda (22)

Mesa Executiva e membros da Comissão de Ética da Alep sanarão dúvidas da imprensa durante a cerimônia. Mudanças visam garantir segurança jurídica e fortalecer processo disciplinar.

O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Alexandre Curi (PSD), promulga na segunda-feira (22) o primeiro Código de Ética e Decoro Parlamentar da Casa de Leis. Com isso, o projeto de resolução se torna oficialmente a normativa que orientará os princípios éticos e as regras de decoro atinentes à conduta dos deputados estaduais – definindo deveres, vedações e os atos incompatíveis. A cerimônia está marcada para as 14 horas, no Salão Nobre. Logo após a oficialização do Código de Ética e Decoro Parlamentar, integrantes da Comissão Executiva e do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Alep, presidida pelo deputado Delegado Jacovós (PL), atenderão a imprensa, sanando eventuais dúvidas sobre as mudanças empreendidas pelo texto.

Curi destaca que o texto foi amplamente debatido pelos deputados. “[É um] documento que assegura a imunidade parlamentar, preserva todas as prerrogativas dos deputados, mas disciplina as condutas que se exigem de um representante da população. Precisávamos deste código para dar segurança jurídica e respaldo ao trabalho do nosso Conselho de Ética, corrigir ambiguidades e omissões do nosso Regimento Interno e deixar bastante claro quais infrações são passíveis de quais punições”.

“Contamos com a compreensão dos deputados para que respeitem esse código e mantenham esta Assembleia como um lugar de debates, de disputas políticas, de confronto de ideias, mas sempre dentro dos limites do respeito e da ética”, complementou o presidente.

“O novo Código de Ética chega para modernizar as regras, melhorar a postura dos parlamentares e elevar a qualidade dos discursos que são feitos nesta Casa. Com normas mais claras e atualizadas, ganham os deputados, que passam a ter parâmetros objetivos de conduta, e ganha principalmente a população, que terá a garantia de debates mais respeitosos, responsáveis e sempre focados no interesse público”, ressalta o 1º secretário da Alep, deputado Gugu Bueno (PSD).

A 2ª secretária da Assembleia, deputada estadual Maria Victoria (PP), afirma que o novo Código de Ética consolida de forma clara o respeito às boas práticas no Poder Legislativo. “Regras claras e transparentes de conduta significam mais confiança da sociedade na Assembleia. A população paranaense espera de nós trabalho e resultados concretos, aliados com postura e exemplo. Ética deve ser a base e o princípio para todos os atos dos mandatos parlamentares”.

O que muda

A Comissão Executiva protocolou o projeto de resolução 6/2025 no último dia 10 de junho. Entre as justificativas apresentadas estava a insuficiência do Regimento Interno da Assembleia para lidar com a “realidade fática atual” do Parlamento, sendo necessária a nova regulamentação para garantir que os deputados “atuem com dignidade e respeito e ampliar a segurança jurídica do processo ético-disciplinar”.

A regulamentação inova ao prever vedação da prática de violência política de gênero e a de ofensas à honra ou à imagem dos deputados ou da Assembleia Legislativa por meio das redes so-

ciais, bem como a possibilidade de cassação de mandato por injúria racial. O novo Código também aumenta de cinco para sete o número de membros do Conselho de Ética, regulamenta seu funcionamento, estabelece prazos e trâmites processuais e impede que partes em representações atuem nos processos. A normativa lista 20 atos incompatíveis com o decoro parlamentar, passíveis de punição com sanções que vão desde a advertência verbal, aplicada em Plenário, reuniões de comissões ou do Conselho, nos casos de perturbação da ordem e descumprimento das regras de conduta, até a perda do mandato. Também prevê a advertência escrita, aplicada pelo Conselho em situações de reincidência, uso de expressões ofensivas, ofensas morais, atos desrespeitosos e condutas inadequadas nas dependências da Assembleia ou em redes sociais.

A suspensão de prerrogativas regimentais, que pode variar de 30 a 180 dias, é destinada a casos de reincidência, violência política de gênero ou infrações graves, podendo incluir a suspensão do uso da palavra, de cargos e de relatorias.

Já a suspensão temporária do mandato, pelo prazo de 30 a 120 dias, pode ocorrer em situações de reincidência, fraude em votações, uso indevido de verbas ou prerrogativas e conflito de interesses em relatorias. Por fim, a perda do mandato é aplicada em casos mais graves, como reincidência, acordos ilícitos com suplentes, omissão ou falsidade em declarações, agressões físicas, assédio, injúria racial ou outras violações constitucionais. Tramitação Os deputados apreciaram o texto ao longo de três meses, entre junho e agosto deste ano. Durante o período, eles apresentaram 17 emendas ao projeto de resolução (6/2025) da Comissão Executiva. Ao todo, 11 delas foram acatadas pelo Plenário. Entre as alterações que foram abarcadas pelo texto final estão as que consideram como atentatório ao decoro parlamentar a prática de atos ou palavras desrespeitosas contra outro deputado ou autoridades dos Poderes Constituídos; e a prática de qualquer tipo de assédio ou importunação sexual nas dependências da Assembleia Legislativa e suas extensões ou fora dela, desde que no exercício do mandato.

Também foram incorporadas emendas considerando a representatividade feminina e proporcional dos partidos políticos ou Blocos Parlamentares, apurada no início da legislatura, no Conselho de Ética; além de questões referentes a prazos de tramitação dos processos disciplinares.

Outra alteração foi a possibilidade de o corregedor participar das discussões no Conselho de Ética, mas sem direito a voto. O texto completo do novo Código de Ética pode ser conferido na pesquisa legislativa do site da Assembleia Legislativa do Paraná.

Serviço

Evento: Promulgação do primeiro Código de Ética e Decoro Parlamentar da Assembleia Legislativa do Paraná e coletiva de imprensa com Mesa Executiva e membros do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Alep

Data: Segunda-feira, 22 de setembro Horário: 10h Local: Salão Nobre da Assembleia Legislativa do Paraná

Créditos: Arte: Anne Botero
As pessoas que encontrarem os animais poderão entrar em contato

Bonde Urbano Digital trazido pelo Paraná desperta interesse no Brasil e de outros países

Comitiva formada por representantes brasileiros e de países como Argentina, Colômbia, Costa Rica e Chile conheceu a nova tecnologia, inédita na América do Sul, que será testada pelo Governo do Paraná no transporte público entre Pinhais e Piraquara, na Grande Curitiba.

Uma comitiva formada por representantes brasileiros e de outros quatro países conheceu na quinta-feira (18), em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), o Bonde Urbano Digital (BUD), inovação tecnológica no transporte público que será testada pelo Governo do Estado nos próximos meses. Eles participaram do 2º Congresso Ibero-americano de Áreas Metropolitanas, realizado na Capital paranaense e que discutiu integração, inovação e governança metropolitana.

O veículo, guiado no asfalto através de indução magnética, é o primeiro do tipo a ser testado por um estado na América do Sul, o que tem atraído a atenção tanto de cidades e estados brasileiros, como também de outros países. Ao menos 50 governos de diferentes esferas entraram em contato com a Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep), órgão estadual responsável pelo projeto, buscando saber mais detalhes sobre a implementação do BUD no transporte público da RMC.

“É uma alegria poder receber várias cidades do Brasil e também da América do Sul, como Argentina, Colômbia e Costa Rica. A ideia é mostrar a nova tecnologia desse projeto do Governo do Estado e reforçar o convite para que todos venham quando colocarmos em operação, uma vez que é algo inovador no transporte coletivo”, destacou o diretorpresidente da Amep, Gilson Santos.

“O mundo está falando sobre mobilidade que entregue resultados para a população, que tenha eficiência para transportar pessoas com cuidado, conforto, segurança e praticidade. O BUD tem essas características e despertou esse interesse. Desde que o governador divulgou, temos recebido solicitações de várias cidades, governos municipais e estaduais para apresentar o projeto e também para recebê-los aqui, como está acontecendo hoje”, acrescentou.

Entre os locais que demonstraram interesse na tecnologia estão Florianópolis (SC), São Paulo (SP), Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro

(RJ), Porto Alegre (RS), Cuiabá (MT), além de cidades argentinas como Buenos Aires e Córdoba. Também conheceram o BUD representantes da Costa Rica, Colômbia e Chile.

INOVADOR Integrante da comitiva, o diretor de Assuntos Técnicos e Jurídicos do Ente Metropolitano de Córdoba, Álvaro Zamora Consigli, destacou o caráter inovador do modelo que será testado pelo Paraná nos próximos meses. “Viemos para trocar experiências, conhecer o que é feito aqui e conhecer esse novo modelo de transporte sustentável. Estamos encantados com a liderança que o Paraná está exercendo, mostrando um caminho para outras áreas metropolitanas da América Latina de como construir uma mobilidade mais sustentável”, afirmou.

“Ele é modular, então pode ser ampliado ou reduzido. Em Córdoba, por exemplo, temos ruas pequenas, então veículos muito grandes não funcionam. Também chama a atenção a facilidade de instalação e implementação, que é talvez um dos maiores benefícios em comparação com um trem tradicional, que é muito mais custoso, exige grande infraestrutura e muitas vias. Esse tipo de veículo supera esses desafios”, complementou Consigli.

Entre os benefícios do sistema DRT está o menor custo de implantação, que chega a ser três vezes menor do que os sistemas VLT; condução automática em vias segregadas (como as canaletas de Curitiba); tempo de implementação curto, chegando a um ano para vias de até 15 quilômetros com cerca de 15 veículos; e potencial para aumento de composição com até quatro carros de 10 metros, ampliando a capacidade para 360 passageiros.

A subsecretária de Desenvolvimento Metropolitano de Córdoba, Mónica Zalazar, lembrou que a região vem buscando novas opções de transporte, e o BUD pode ser uma delas. “Trabalhamos para implementar um sistema em que as localidades que integram o Grande Córdoba necessitam, desejam e trabalham para ter um serviço de transporte públi-

co que ofereça à comunidade que trabalha e estuda na capital, mas vive nas localidades metropolitanas, uma solução mais sustentável, mais acessível e com mais alternativas”, explicou. “Estamos muito interessados neste sistema, sobretudo pela característica da sustentabilidade. Por isso, este projeto do Paraná, que está em fase de implantação, é extremamente interessante para nós. Estamos muito contentes de poder conhecê-lo in loco”, completou a subsecretária.

Quem também se interessou pela solução apresentada pelo Governo do Estado para o transporte público foi Erick Jimenez Valverde, prefeito de Oreamuno, na Costa Rica. Ele salientou o caráter sustentável do veículo. “Sem dúvida este sistema de transporte tem muitos benefícios. Primeiro porque é impulsionado por energia elétrica, o que permite reduzir a emissão de CO2 nas cidades. Além disso, é um veículo grande, que permite transportar muitas pessoas, agilizando o deslocamento e oferecendo uma nova oportunidade para o transporte de maneira fácil, simples e com capacidade adequada”, disse.

“São características que interessam muito à Costa Rica. O país está fazendo um grande esforço para reduzir as emissões de gases de efeito estufa, e esse tipo de solução vem para fortalecer esse objetivo. Infelizmente não tivemos muitos avanços no transporte público local. Por isso, estamos aprendendo com o Paraná para levar essa experiência ao nosso país”, finalizou o prefeito.

MONTAGEM O BUD está em processo de montagem no Parc Autódromo, em Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba. Equipes da empresa chinesa CRRC Nanjing Puzhen, responsável pelo veículo, trabalham nos detalhes finais para que ele possa ser testado ali mesmo antes de entrar em operação. “Nos próximos 20 dias, deve ser finalizada a montagem, com os últimos detalhes do veículo e instalação da comunicação visual e digital. A partir

desses 20 dias começam os testes iniciais e, em novembro, devemos colocar o BUD em operação definitiva”, explicou o diretor-presidente da Amep. O BUD é uma combinação entre o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) e o BRT (Bus Rapid Transit), criado para o transporte coletivo de Curitiba nos anos 1970. Por meio da tecnologia Digital Rail Transit (DRT), o BUD é um sistema de transporte público elétrico com pneus que seguem por um “trilho virtual”, feito por meio de marcadores magnéticos e sensores no asfalto, sem a necessidade de trilhos físicos. Para a fase de testes, intervenções no pavimento serão realizadas para instalação dos sensores magnéticos de alta precisão que determinam o caminho a ser seguido. Essa etapa está prevista para iniciar após a conclusão da montagem do BUD. A rota percorrida sairá do Terminal de Pinhais, passando pela Avenida Ayrton Senna da Silva e a Rodovia Dep. João Leopoldo Jacomel até chegar ao Terminal São Roque, em Piraquara, de maneira direta, em uma extensão de cerca de 10 quilômetros. O veículo terá capacidade para até 280 passageiros.

Os terminais de ônibus também serão adaptados com sinalização e, no caso de Piraquara, será construída uma garagem de manutenção anexa ao terminal. O investimento do Estado nesta etapa é de cerca de R$ 6 milhões, com um contrato de 15 meses, passível de prorrogação.

CONGRESSO

O 2º Congresso Ibero-Americano de Áreas Metropolitanas reuniu representantes de Brasil, Argentina, Chile, México, Venezuela, Colômbia, Costa Rica, Itália e China no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba. O evento foi organizado pela Amep, com apoio do Fórum Nacional de Entidades Metropolitanas (FNEM), presidido pelo diretor-presidente Gilson Santos, do Ente Metropolitano de Córdoba (Argentina) e do Ente Metropolitano de Milão (Itália).

Metrópole são josé dos pinhais

Tel.: (41) 3024-6766

Email: cial@ctbametropole.com.br

Instagram: @metropolejornal

São José dos Pinhais tem programação especial de lazer, cultura, esporte e saúde neste fim de semana

A Prefeitura de São José dos Pinhais preparou um fim de semana especial para a comunidade, com atividades que unem lazer, cultura, esporte, fé e saúde preventiva. A programação inclui feira de artesanato, ações de inclusão, amistosos de vôlei, visita no museu e a abertura da Semana da Cultura Evangélica.

Carreta Saúde da Mulher

Até este sábado (20), a Carreta Saúde da Mulher estará no Centro de Esporte e Lazer Max Rosenmann, oferecendo exa-

mes preventivos gratuitos das 7h às 11h e das 13h às 16h. A ação faz parte do Projeto Saúde Móvel SESA Paraná, com investimento superior a R$ 10 milhões.

Feira de Artesanato da Cultura

No calçadão da Rua XV de Novembro, a tradicional Feira de Artesanato da Cultura ocorre neste sábado (20), das 9h às 17h. O público encontrará bordados, crochês, bijuterias, doces e pelúcias artesanais produzidos por expositores locais.

Amistoso de Vôlei Sub-17

A Seleção Brasileira Masculina sub-17 de voleibol enfrentará o time adulto do SJP Vôlei neste sábado (20), às 14h, no Centro de Esporte e Lazer São Marcos. O jogo é parte da preparação para o Campeonato Sul-Americano, que ocorrerá em outubro na Venezuela.

Semana da Cultura

Evangélica

A programação da Semana da Cultura Evangélica continua neste fim de

semana. No sábado (20), o projeto “Pintando Alegria no Bairro” levará serviços gratuitos e recreação ao bairro São Judas Tadeu, a partir das 8h. No domingo (21), será realizado o Bikeata Gospel, um passeio ciclístico de 5 km no Parque São José, com concentração às 7h. A programação completa está disponível no site oficial do evento.

Dia do Lazer

Acessível

Neste sábado (20), o Centro de Esporte e Lazer Ney Braga sediará o Dia do Lazer Acessível, das

9h às 17h. Serão oferecidos brinquedos adaptados, atividades recreativas, jogos para toda a família e uma caminhada em alusão ao Dia Nacional do Surdo, com concentração às 8h e largada às 9h.

Museu Municipal Atílio Rocco

O Museu Municipal Atílio Rocco comemorará 48 anos neste sábado (20), com funcionamento especial das 13h às 17h. A celebração contará com o tradicional “parabéns” às 15h. O museu abriga mais de 5.000 peças que contam

a história da cidade e está localizado na Rua XV de Novembro, nº 1.660. Além das atividades programadas, a Prefeitura de São José dos Pinhais reforça a importância de aproveitar o fim de semana em família, incentivando a participação nos eventos culturais e esportivos da cidade, promovendo saúde, entretenimento e integração entre os moradores.

A programação pode ser consultada no site oficial da Prefeitura de São José dos Pinhais.

Procon nos Bairros leva atendimento à Administração Regional Guatupê no

dia 25 de setembro

O programa Procon nos Bairros estará no Guatupê no dia 25 de setembro, para oferecer orientações e atendimento direto à comunidade.

A ação será realizada das 9h às 16h na Administração Regional Guatupê, localizada na Praça da Juventude, e aproxima os serviços de defesa do consumidor da população, garantindo mais praticidade e agilidade na resolução de demandas.

A iniciativa é promovida pelo Procon de São José dos Pinhais, em parceria com a Se -

cretaria Municipal de Governo (Semgov), e tem como objetivo proteger, educar e defender os consumidores contra abusos praticados por fornecedores de produtos e serviços. De acordo com o coordenador do Procon-SJP, Jaiderson Rivarola, a proposta fortalece a democratização do acesso às informações e garante resultados mais rápidos.

“Na nossa primeira ação, realizada na Administração Regional Murici, alcançamos pessoas que muitas vezes

não conseguiam ir até a sede do Procon. Com essas ações descentralizadas, abrimos caminhos para que o cidadão tenha apoio quando seus direitos não são respeitados”, destaca Jaiderson.

Durante a ação, os consumidores poderão: Registrar reclamações pelo sistema ProConsumidor;

Receber orientações sobre direitos e deveres nas relações de consumo;

Obter informações sobre como agir diante de práticas abusivas.

Para ser atendido, é

necessário levar: Documento de identificação (RG, CPF ou CNH);

Comprovante de residência; Nota fiscal e/ou comprovante de compra ou serviço; Protocolo ou documento que comprove tentativa de resolução com o fornecedor.

O Procon nos Bairros seguirá atendendo em outras administrações regionais, em datas que serão divulgadas pelo Portal da Prefeitura e canais oficiais de comunicação.

ANUNCIE AQUI

Tel.: (41) 3024-6766

Email: cial@ctbametropole.com.br

Instagram: @metropolejornal

Ghibli Fest traz clássicos da animação japonesa a Curitiba

Já começou em Curitiba o Ghibli Fest – Clássicos da Animação Japonesa, um festival especial dedicado às obras inesquecíveis do Studio Ghibli, um dos estúdios de animação mais prestigiados do mundo. A mostra teve início nesta quarta-feira (18) e seguirá até o dia 1º de outubro, levando para as telonas alguns dos títulos mais amados do cinema japonês. A partir de amanhã, o público já poderá conferir grandes sucessos como O Castelo Animado, A Viagem de Chihiro e Meu Amigo Totoro. As sessões acontecem em dois dos principais cinemas da cidade: o Cine Passeio, localizado no Centro,

e o Cine Guarani, no Portão Cultural. No Cine Passeio, os filmes são exibidos em versão legendada, enquanto no Cine Guarani as sessões são dubladas em português, uma ótima opção para levar as crianças. Os ingressos custam entre R$ 8 e R$ 20 no Cine Passeio e entre R$ 6 e R$ 12 no Cine Guarani, dependendo do dia da semana e da modalidade de entrada. A programação é ampla e contempla praticamente toda a filmografia clássica do Studio Ghibli, com títulos dirigidos por mestres como Hayao Miyazaki e Isao Takahata. Entre os destaques estão animações premiadas e mundialmente reconhecidas, como A

Outubro

Viagem de Chihiro — vencedora do Oscar de Melhor Animação em 2003 —, O Serviço de Entregas da Kiki, Ponyo – Uma Amizade que Veio do Mar, Porco Rosso: O Último Herói Romântico e Princesa Mononoke. Além de revisitar os clássicos, o festival também proporciona uma experiência completa aos fãs. Quem comprar dez ingressos durante o evento ganha um pôster colecionável exclusivo do Ghibli Fest, um item que promete se tornar objeto de desejo dos admiradores do estúdio. As sessões foram planejadas em horários variados, incluindo matinês, para facilitar o acesso de crianças e famílias, e também sessões noturnas,

voltadas ao público adulto e aos fãs nostálgicos. Com cenários encantados, mensagens profundas e personagens inesquecíveis, os filmes do Studio Ghibli marcaram gerações e continuam conquistando corações ao redor do mundo. O Ghibli Fest em Curitiba é uma oportunidade única para redescobrir essas obras no cinema, com toda a magia que só a tela grande pode proporcionar.

Cine Passeio

Rua Riachuelo, 410 – Centro

Sessões noturnas - 19h

18/9 – Da Colina Kokuriko

19/9 – O Castelo Animado

20/9 – Meu Amigo Totoro

21/9 – Ponyo: Uma Amizade que Veio do Mar

23/9 – Meus Vizinhos, os Yamada

24/9 – Sussurros do Coração

25/9 – Pom Poko: A Grande Batalha dos Guaxinins

26/9 – Nausicaä do Vale do Vento

27/9 – Vidas ao Vento

28/9 – A Viagem de Chihiro

30/9 – O Serviço de Entregas da Kiki

1º/10 – Memórias de Ontem

Sessões Matinês - 10h30

20/9 – Eu Posso Ouvir o Oceano

21/9 – Porco Rosso: O Último Herói Romântico

27/9 – Meu Amigo Totoro

28/9 – O Serviço de Entregas da Kiki Cine Guarani

Av. República Argentina, 3430 – Portão Sessões - 17h 18/9 – Memórias de Ontem 19/9 – O Serviço de Entregas da Kiki 20/9 – A Viagem de Chihiro 21/9 – Vidas ao Vento 23/9 – Porco Rosso: O Último Herói Romântico 24/9 – Pom Poko: A Grande Batalha dos Guaxinins 25/9 – Sussurros do Coração 26/9 – Meus Vizinhos, os Yamada 27/9 – Ponyo: Uma Amizade que Veio do Mar 28/9 – Meu Amigo Totoro 30/9 – O Castelo Animado 01/10 – Eu Posso Ouvir o Oceano

O mês de outubro está chegando e, com ele, uma das festas mais aguardadas do calendário cultural curitibano: a Oktober Curitiba. Inspirada na tradicional Oktoberfest de Munique, na Alemanha, a versão da capital paranaense surgiu em 2023 e rapidamente conquistou o público, tornando-se um dos eventos mais esperados da cidade. Este ano, a celebração chega à sua terceira edição e promete ser ainda maior, reunindo música, dança, cultura e, claro, muito chope.

A festa acontecerá nos dias 18, 19, 25 e 26 de outubro, no pavilhão de eventos do Parque Barigui – Centro de Exposições Positivo, espaço amplo e estruturado que receberá milhares de visitantes durante os dois finais de semana. O evento traz a atmosfera vibrante da cultura germânica, com barris e canecas de chope artesanal, comidas típicas como salsichas, pretzels, joelho de porco e chucrute, além de diversas atrações folclóricas que resgatam tradições alemãs de for-

ma divertida e envolvente. A programação musical também promete atrair um grande público, com shows nacionais de artistas consagrados como Raça Negra, João Gomes e Israel & Rodolffo, além de apresentações de bandas típicas alemãs e grupos de danças folclóricas, garantindo a mistura entre o moderno e o tradicional que marcou as edições anteriores. Outro destaque são as competições temáticas, como a de chope em metro, que sempre arrancam risadas e despertam o espírito com-

petitivo dos participantes, deixando o clima da festa ainda mais animado. Além da diversão, a Oktober Curitiba também movimenta a economia local, impulsionando o turismo e o setor gastronômico da cidade. A organização espera receber milhares de visitantes por dia e já prepara uma estrutura completa com praça de alimentação, área kids, espaços instagramáveis e áreas de descanso, para que o público possa curtir a festa com conforto e segurança.

Metrópole esportes

Tel.: (41) 3024-6766

Email: cial@ctbametropole.com.br

Instagram: @metropolejornal

Alison dos Santos conquista medalha de prata no Mundial de Atletismo

O brasileiro Alison dos Santos, conhecido como “Piu”, conquistou a medalha de prata nos 400 metros com barreiras no Mundial de Atletismo, realizado em Tóquio.

Com um tempo de 46s84, ele ficou atrás apenas do norte-americano Rai Benjamin, que garantiu o ouro com 46s52. O bronze ficou com o atleta do Catar, Abderrahman Samba, com 47s06.

Essa é a segunda medalha mundial da car-

reira de Alison. Em 2022, ele foi campeão mundial em Eugene, nos Estados Unidos, com o impressionante tempo de 46s29, um dos melhores da história da prova. Com apenas 24 anos, Alison já é considerado um dos principais nomes do atletismo brasileiro e uma das grandes estrelas da modalidade no cenário internacional.

Durante a final no Japão, houve um momento de tensão: Rai Benjamin chegou a ser temporaria-

mente desclassificado por ter tocado o último obstáculo e, supostamente, atrapalhado outros corredores. Com isso, Alison chegou a ser anunciado como campeão provisório. Porém, após revisão e apelação da equipe americana, o resultado original foi mantido e o brasileiro ficou com a prata.

A conquista de Alison ganha ainda mais destaque por conta de sua trajetória. Natural de São Joaquim

Flamengo se revolta com arbitragem e aciona CONMEBOL

O Flamengo manifestou indignação com a atuação do árbitro colombiano Andrés Rojas durante a vitória por 2 a 1 sobre o Estudiantes, na última quinta-feira, no Maracanã, pelas quartas de final da Libertadores. O clube anunciou que apresentará uma queixa formal à CONMEBOL, buscando a reversão da expulsão do atacante Gonzalo Plata, considerada equivocada pela própria entidade.

A expulsão de Plata ocorreu aos 36 minutos do segundo tempo, quando o árbitro aplicou o segundo cartão amarelo ao jogador após uma

dividida com Facundo Rodríguez. Como Plata já estava amarelado, foi expulso, deixando o Flamengo com um jogador a menos. A CONMEBOL, entretanto, admitiu que o VAR não poderia intervir nesse tipo de decisão, já que não se tratava de um cartão vermelho direto. Além da expulsão, o Flamengo contestou outras decisões da arbitragem, incluindo a não marcação de um pênalti em lance envolvendo Samuel Lino e a não anulação de um gol do Estudiantes que teria origem em toque de mão. O técnico Filipe Luís descre -

veu a atuação de Rojas como uma “catástrofe” e pediu punições à arbitragem, enquanto o diretor José Boto qualificou a arbitragem como “escandalosa e vergonhosa”.

Para reforçar a contestação, a diretoria do Flamengo enviará uma comitiva à sede da CONMEBOL, no Paraguai, para apresentar oficialmente a queixa contra o árbitro e buscar a reversão da expulsão de Plata. A expectativa é que a entidade analise o caso e tome as medidas necessárias para corrigir os erros apontados pelo clube carioca.

da Barra (SP), ele começou no atletismo aos 16 anos e rapidamente chamou atenção pelo talento e pela força física. Em 2021, já havia feito história ao conquistar o bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio, sendo o primeiro brasileiro a subir ao pódio nessa prova olímpica. Em 2023, enfrentou uma cirurgia no joelho que o deixou meses fora das pistas, mas voltou com força total e mostrou estar novamente entre

os melhores do mundo.

Com a medalha de prata no Mundial, Alison reforça seu status como uma das maiores esperanças do Brasil para os próximos Jogos Olímpicos de Paris, em 2026, onde deve chegar como um dos favoritos ao ouro. Sua performance consistente, carisma e resiliência o transformaram em um dos atletas mais queridos pelo público brasileiro e respeitados por adversários no cenário global.

Neymar é dúvida para o clássico entre Santos e São Paulo neste domingo

O atacante Neymar não participou do treino do Santos nesta sexta-feira (19), no CT Rei Pelé, devido a um problema muscular não divulgado. O clube informou que o jogador será reavaliado neste sábado (20) para determinar se terá condições de atuar no clássico contra o São Paulo, marcado para domingo (21), às 20h30, na Vila Belmiro, pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro. Caso Neymar seja confirmado como desfalque, o técnico Juan Pablo Vojvoda poderá contar com o retorno de Benjamín Rollheiser, que cumpriu suspensão na última partida. O Santos também terá o retorno do goleiro Gabriel Brazão, que se recuperou de lesão. Por outro lado, o clube não contará com o lateral-direito Igor Vinícius e o zagueiro Zé Ivaldo, ambos suspensos. O São Paulo, por sua vez, também pode ter reforços para o clássico. O meia Oscar treinou com bola nesta sexta-feira e tem grandes chances de ser relacionado para a partida. O atacante Luciano, que estava em recuperação, também pode ser convocado pelo técnico Rogwério Ceni. O clássico San-São promete ser decisivo para ambos os times na busca por posições mais altas na tabela do Campeonato Brasileiro. O Santos ocupa

Neymar durante treino do Santos — Foto: Raul Baretta/ Santos FC

atualmente a 7ª colocação, enquanto o São Paulo está em 5º lugar. A torcida santista aguarda ansiosamente pela definição sobre a participação de Neymar, que já marcou nove gols contra o São Paulo em sua carreira. Sua presença em campo pode ser crucial para as pretensões do Santos no campeonato.

Alison dos Santos celebra a medalha de prata conquistada no Mundial de Atletismo com a bandeira do Brasil • Michael Steele/Getty Images
Alison dos Santos comemora bronze na Olimpíada de Paris-2024 Créditos: Wagner Carmo/CBAt
Créditos: Mattia Ozbot/World Athletics
Créditos: Ruano Carneiro/Getty Images

Curitiba recebe “A Última Entrevista de Marília Gabriela” para apresentação exclusiva

Curitiba será palco de um dos espetáculos mais comentados do teatro brasileiro atual: “A Última Entrevista de Marília Gabriela”, que será apresentado em sessão única no dia 24 de outubro, às 20h, no Teatro Positivo. A peça, que reúne no palco a jornalista, apresentadora e atriz Marília Gabriela e seu filho caçula, o ator, diretor e figurinista Theodoro Cochrane, chega à capital paranaense após percorrer diversas cidades brasileiras e conquistar público e crítica, sendo indicada ao prestigiado Prêmio Bibi Ferreira

nas categorias Melhor Dramaturgia Original, Melhor Direção e Melhor Peça. Com texto de Michelle Ferreira e direção de Bruno Guida, a montagem é uma comédia dramática que se passa durante um fictício programa de entrevistas ao vivo. À medida que a conversa avança, a linha entre realidade e ficção se dissolve e o que era para ser uma simples entrevista transforma-se em um jogo emocional complexo, expondo os arquétipos da relação entre mãe e filhos. A peça aborda temas atuais e profundos como feminismo,

conflitos entre gerações, etarismo e a tênue fronteira entre o público e o privado, com direito à participação direta do público, que chega a responder ao famoso bate-bola — marca registrada de Marília Gabriela em suas entrevistas reais. Reconhecida como um ícone do jornalismo e da televisão brasileira, Marília Gabriela leva para o palco sua presença marcante e seu carisma, ao lado da versatilidade de Theodoro Cochrane. Juntos, eles conquistaram plateias em cidades como Rio de Janeiro, Porto Ale-

gre, Brasília e Belo Horizonte, acumulando mais de 32 mil espectadores. Antes de chegar a Curitiba, o espetáculo ainda passa por Florianópolis, mas a sessão no Teatro Positivo promete ser a maior de toda a turnê até agora. Os ingressos para a apresentação única na capital estão disponíveis pelo Disk Ingressos, com valores a partir de R$ 60 (meia-entrada, Plateia Amarela), e a realização é da Rega Início Produções Artísticas, com produção local da Polarize Entretenimento.

Expo Índia retorna a Curitiba com mais de 100 expositores e programação cultural diversificada

Curitiba volta a receber a encantadora Expo Índia, que acontece entre os dias 3 e 12 de outubro no Parque Barigui, reunindo mais de 100 expositores e uma programação repleta de cultura, gastronomia e experiências sensoriais vindas de diferentes partes do mundo. A feira promete transportar os visitantes para uma verdadeira imersão na cultura indiana e oriental, com estandes do Brasil, Índia, Portugal, Paquistão, Turquia, Marrocos, Egito, Itália, Peru, Uruguai, Líbano, Nepal, Argentina e outros países, oferecendo desde moda, artesanato e decoração até especiarias e acessórios únicos. Com ambientação inspirada em uma autêntica casa indiana, o evento proporciona uma atmosfera envolvente que vai muito além das compras. Durante os dias de feira, o público poderá assistir a apresentações de danças típicas, música ao vivo, performances árabes, ciganas e indianas, além de vivências culturais com aulas de yoga, artes marciais, aplicação de henna, massagens e alongamentos gratuitos. A gastronomia também será um destaque especial, com o restauran-

te Masala Indian Cuisine trazendo chefs diretamente da Índia para preparar pratos tradicionais como samosas, curry e diversas opções vegetarianas, que prometem conquistar os paladares mais curiosos. No palco cultural, nomes como a Krishna Natyam Escola de Dança e o músico Jay Vrindavana levarão arte, mantras e espiritualidade ao público, que também poderá participar de palestras sobre a filosofia Vedanta e conhecer um pouco mais da sabedoria milenar oriental. No ano passado, a Expo Índia recebeu cerca de 30 mil visitantes, e a expectativa para esta edição é ainda maior, com previsão de atrair mais de 35 mil pessoas ao Parque Barigui. Os ingressos custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada) e o evento funciona de segunda a quinta, das 14h às 22h, às sextas e sábados das 13h30 às 22h, e aos domingos das 13h às 20h. Para quem busca novas experiências culturais, sabores exóticos e produtos únicos, a Expo Índia é um convite irresistível. Reserve um tempo na agenda e venha viver essa viagem multicultural sem sair de Curitiba.

Casa de Bolos lança bolo exclusivo do Bake Off Brasil

Receita original combina mel com doce de leite e a chancela dos jurados especialistas do reality para oferecer experiência única aos clientes

Patrocinadora oficial do programa de televisão Bake Off Brasil –Mão na Massa, exibido pelo SBT aos sábados e que chega à sua 11ª temporada, a Casa de Bolos, maior rede de franquias de bolos do Brasil e pioneira no segmento, lança o Bolo Bake Off sabor Pão de Mel. Com uma receita exclusiva e licenciada com o programa, o novo sabor foi aprovado pelos jurados especializados da competição, Beca Milano e Giuseppe Gerundino. Feito a partir de combinação sofisticada de ingredientes selecionados como o doce de leite, cravo-da-índia, mel, nozes, chocolate e especiarias, o bolo passa a integrar o cardápio e pode ser encontrado nas mais de 600 lojas pelo país por R$ 60,00. Junto a apresentadora Nadja Haddad, a novidade é impulsionada pelo sabor e qualidade que os produtos da rede têm, principalmente por contarem com o carinho dos bolos criados pelas mãos da Sônia Ramos, conhecida carinhosamente como Vó Sônia, fundadora da rede. E agora, também levam a experiência dos jurados do Bake Off Brasil para a mesa dos consumidores.

Segundo Rafael Ramos, diretor de marketing da Casa de Bolos, o lançamento reflete o compromisso da marca com a qualidade e a originalidade, sem perder a natureza afetiva que sempre guiou a rede. “Essa novidade vai muito além de um novo sabor, ele carrega a memória do doce feito em casa, com simplicidade e amor, mas com o crivo do Bake Off Brasil, que é um dos maiores realities de confeitaria

do país. Queremos que o consumidor sinta em cada fatia, a sensação de acolhimento, como se estivesse na cozinha da própria avó, mas com o reconhecimento de uma receita que conquistou os jurados com ingredientes de primeira linha e muito carinho em cada detalhe”, afirma o executivo.

De acordo com Matheus Rocha, gerente de marketing da rede, “a união com o programa traz a cada episódio esta identificação com o consumidor e reforça a qualidade e preocupação da marca em cada receita”.

Para garantir o bolo, é possível realizar as encomendas pelos canais de vendas, e também pelas plataformas de delivery. Consulte as unidades mais próximas da Casa de Bolos pelo site oficial da rede.

Casa de Bolos Criada com muito carinho pelas mãos talentosas da Vó Sônia em parceria com seus filhos, a Casa de Bolos é a maior franquia de bolos do Brasil. Contando com mais de 600 unidades pelo país e uma loja inaugurada na Europa, em Lisboa (PT), a rede mantém uma rigorosa qualidade dos bolos oferecidos. Natural de Ribeirão Preto, mãe e filhos começaram o negócio num pequeno salão no centro da cidade e, com o sucesso da loja, optaram pelo modelo de franquias. Hoje, a Casa de Bolos tem no cardápio mais de 100 sabores, feitos a partir de uma produção 100% artesanal e com fruta de verdade. São versões clássicas, recheadas, diet, funcional, mini, baby, Bolo Caseiro no Pote e sobremesas geladas. Oferece também tortas, cucas, banoffee e outros sabores que agradam todos os paladares. Mais informações no site.

Marilia Gabriela e Theo Cochrane em ‘A Última Entrevista de Marília Gabriela`. Créditos Bob Wolfenson

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.