

Estado prepara plano de retomada econômica para Rio Bonito do Iguaçu após tornado

Negócios no Bairro leva atendimento e orientação para empreendedores do Borda do Campo nesta quarta
Mais uma edição do Programa Negócios no Bairro será realizada nesta quarta-feira (19), levando serviços essenciais para quem empreende em São José dos Pinhais. A iniciativa da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (Sics) estará na regional do Borda do Campo, oferecendo atendimento da Sala do Empreendedor e do Escritório de Compras Públicas, aproximando informação, suporte e oportunidades de quem precisa fortalecer ou iniciar seu negócio.
O atendimento acontecerá das 9h às 16h, na Administração Regional Borda do Campo, localizada na Estrada da Roseira, nº 5.800.
“O Negócios no Bairro descentraliza o atendimento e leva orientação diretamente para onde os empreendedores estão,” afirma o secretário da Sics, Clovis Amorim.


Prefeito Eduardo Pimentel inaugura
segunda (17/11) a quarta-feira
Rua da Cidadania é um compromisso com a qualidade de vida das pessoas da CIC. Modernizamos a estrutura, ampliamos os atendimentos e reunimos aqui serviços que facilitam o dia a dia das famílias. Este equipamento reflete o respeito e o cuidado que temos com cada região da cidade”, afirmou o prefeito. "Governar é dialogar, construir junto, e é isso que temos feito aqui. Este equipamento é para vocês, moradores da CIC”, completou Eduardo Pimentel.
Após atuar de forma imediata com ações emergenciais desde o dia seguinte ao tornado que atingiu Rio Bonito do Iguaçu, o Governo do Estado divulgou nesta segunda-feira (17) que está trabalhando com dedicação total na construção de um Plano de Retomada da Economia de Rio Bonito do Iguaçu. O objetivo é definir ações de médio e longo prazo para ajudar comerciantes, empresários, trabalhadores e moradores a reconstruírem suas vidas. As primeiras ações foram desenhadas em uma reunião no Palácio Iguaçu. Desde o dia seguinte ao desastre, o Estado mantém equipes atuando na reconstrução da cidade, com ações emergenciais voltadas à proteção das vidas, levantamento dos danos e apoio imediato ao comércio local. “Tudo aquilo que foi possível fazer para atender as pessoas de Rio Bonito do Iguaçu, o Governo fez essa semana. Agora, as secretarias estão organizando um plano para médio e longo prazo para ajudar principalmente o comércio e o setor de serviços, que foram os mais atingidos”, afirmou o vice-governador Darci Piana. O secretário das Cidades, Guto Silva, explicou que o plano será detalhado na próxima semana, mas será formatado a partir de cinco eixos principais. “Nesse tipo de episódio a gente sabe que além da construção cívica que é necessária, a cidade perde, muitas vezes, mão de obra. As pessoas vão embora e não voltam. A preocupação é não perder esse dinamismo econômico. A cidade precisa continuar gerando empregos e o nosso papel também é ter esse olhar no futuro, garantindo a manutenção desses empregos e da vida empresarial da cidade”, explicou.
4
Prefeitura de Pinhais apresenta "A Trilha dos Sonhos de Natal"

É tempo de Natal! Em Pinhais, a tradicional festa celebrada em diversos lugares do Brasil e do mundo ganha toques especiais. No município, uma programação repleta de atrações culturais convida as famílias para dias e noites inesquecíveis. A Prefeitura de Pinhais apresenta neste ano “A Trilha dos Sonhos de Natal”, com espetáculos teatrais e musicais onde um elenco de personagens conta as histórias desta época do ano, em diferentes capítulos. O calendário de eventos tem início no dia 28 de novembro (sexta-feira), com atrações reservadas para o Parque das Águas, onde haverá a chegada do Papai Noel e o acendimento das luzes de Natal, que também marca os primeiros dias de programação nos bosques do município. A agenda completa de atrações contempla todas as regiões da cidade, incluindo Teatro nos Bairros, Feira de Natal, entre outras, até o dia 21 de dezembro.
Página 5

O PSD realiza, no dia 27 de novembro, às 18h30, o ato de filiação de Luiz Goularte Alves, o Luizão Goulart, 73 anos, nascido em Jandaia do Sul e morador de Curitiba desde 1978. Formado em Filosofia e História pela UFPR, foi professor, vereador em Pinhais, duas vezes prefeito e deputado federal eleito em 2018. Ao lado do go-
vernador Ratinho Júnior, Luizão reforça o projeto político do partido. O evento será na Associação de Empregados da Sanepar, em Pinhais.
2

As primeiras ações foram desenhadas em uma reunião no Palácio Iguaçu. Foto: Roberto Dziura Jr/AEN
De
Página
Página
Terça-feira


Cidade industrial Prefeito Eduardo Pimentel inaugura nova Rua da Cidadania da CIC com serviços e programação especial


Prefeito Eduardo Pimentel com o governador Carlos Massa Ratinho Junior, o presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi, e demais autoridades, inaugura a nova Rua da Cidadania da CIC
A Cidade Industrial de Curitiba celebrou (15/11), a entrega oficial da nova Rua da Cidadania da CIC. Inaugurado pelo prefeito Eduardo Pimentel, o espaço passa a reunir em um único local uma ampla rede de serviços públicos voltados aos moradores dos bairros Augusta, CIC, Riviera e São Miguel. A cerimônia contou com grande participação da comunidade e uma programação cultural e esportiva que se estenderá durante todo o fim de semana.
“A Rua da Cidadania é um compromisso com a qualidade de vida das pessoas da CIC. Modernizamos a estrutura, ampliamos os atendimentos e reunimos aqui serviços que facilitam o dia a dia das famílias. Este equipamento reflete o respeito e o cuidado que temos com cada região da cidade”, afirmou o prefeito.
"Governar é dialogar, construir junto, e é isso que temos feito aqui. Este equipamento é para vocês, moradores da CIC”, completou Eduardo Pimentel.
A inauguração contou com a presença do governador Carlos Massa Ratinho Júnior, que exaltou a história das famílias do bairro.

"A história da CIC se confunde com a história de muitas famílias do Paraná, inclusive a minha. Ver esse bairro crescer e receber uma estrutura como esta Rua da Cidadania mostra o compromisso de aproximar o poder público das pessoas. Estamos felizes em apoiar essa entrega e em ampliar parcerias", salientou o governador.
Estrutura moderna e sustentável
Com 14 mil m² de área construída, a nova Rua da Cidadania da CIC conta com três pavimentos integrados aos equipamentos públicos do entorno, como escola, Farol do Saber, teatro, praça e Cras, formando um circuito completo de atendimento. A edificação também foi projetada com foco na sustentabilidade e recebeu painéis solares capazes de gerar cerca de 240 kW de energia, reduzindo o consumo
e garantindo mais eficiência ao funcionamento do complexo.
A Regional CIC abriga aproximadamente 200 servidores e recebe diariamente um grande fluxo de moradores. Entre os serviços oferecidos estão a emissão de carteiras de identidade e documentos pessoais pelo Instituto de Identificação; atendimentos do cartão transporte da Urbs; orientações da Agência Curitiba para microempreendedores; e a Agência do Trabalhador, que intermedia vagas e presta suporte profissional.
O equipamento passou também a emitir a Carteira do Idoso — serviço iniciado em agosto de 2025 e que já ultrapassa 300 emissões. Além disso, o espaço reúne projetos sociais e atividades para crianças, jovens e famílias, como esportes, recreação e ações culturais. Celebração para a comunidade
A entrega da nova Rua da Cidadania terá
diversas atrações ao longo de sábado e domingo. O público poderá acompanhar shows da dupla Willian e Renan, Emiliano Pereira Trio, banda Javali Banguela, DJ Paladino, além do Bloco Samabará, grupos infantis e a Escola de Samba Vai na Fé. Atividades esportivas e recreativas movimentaram as quadras, com festivais de futsal, voleibol e ginástica rítmica, jogos de futebol e uma área dedicada a e-sports.
Moradores também poderão visitar uma exposição de painéis históricos sobre a Vila Nossa Senhora da Luz e aproveitar a área de food trucks instalada especialmente para o evento.
Presenças
A inauguração reuniu autoridades municipais e estaduais, entre elas o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Paulo Eduardo Martins; o deputado federal Beto Richa; o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Alexandre Curi; o presidente da Câmara Municipal, Tico Kuzma; os secretários de Estado Guto Silva (Cidades), Rafael Greca (Desenvolvimento Sustentável); além dos secretários municipais Marcelo Fachinello (Governo Municipal), Luiz Fernando Jamur (Obras Públicas), Marc Sousa (Comunicação Social), Marilza de Oliveira Dias (Meio Ambiente), Professor Euler (Esporte, Lazer e Juventude) e Leverci Silveira Filho (Segurança Alimentar).
Também participaram o presidente da Fundação Cultural, Marino Galvão Júnior; o administrador da Regional CIC, Rudimar Fedrigo; lideranças religiosas e comunitárias; profissionais da educação e moradores históricos da região.
A comunidade marcou presença com representantes como Leonir Lucinda dos Santos; o comerciante e líder comunitário Elio Claudino Machado; o professor Emidio Nicodemos Angelotti, que dirigiu a Escola Municipal Albert Schweitzer por cinco décadas; e a professora Mamede Mafra Sodré, que atuou por 50 anos em colégios da região.


real do rendimento médio do trabalho entre os estados do Sul, Sudeste e CentroOeste, com alta de 9,59% em relação ao ano anterior. O salário médio subiu de R$ 3.713 para R$ 3.881, desempenho acima da média nacional de 3,36%, segundo a PNADC do IBGE compilada pelo Ipardes. O avanço reflete o aquecimento do mercado de trabalho, que incorporou 185 mil pessoas em um ano e mantém a
de desemprego
3,5%, uma das menores do País. Diálogo permanente O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Alexandre Curi (PSD), reuniu mais de 500 lideranças em Campo Mourão para apresentar sua 11ª prestação de contas, destacando o papel do Legislativo no desenvolvimento do Paraná ao lado do governador Ratinho Junior. Curi enfatizou sua agenda municipalista e o diálogo permanente com prefeitos e comunidades das 399 cidades do Estado. Ele citou obras estruturantes, como a modernização da PR-466, e a atuação rápida da Alep na reconstrução de Rio Bonito do Iguaçu após o tornado. Parlamento Sustentável A Assembleia Legislativa do Paraná realiza nesta terça-feira, dia 18 de novembro, o evento “Parlamento Sustentável – Década da Ação 2030”, dedicado à Agenda 2030 e às políticas públicas alinhadas aos ODS. A programação ocorre das 9h30 às 11h30, no Plenarinho da Alep, com palestras de servidores da SGDES e do TCE-PR. Os interessados podem garantir vaga pelo formulário disponível no site da Escola do Legislativo. Inscrições abertas em: https:// www.assembleia.pr.leg.br/escoladolegislativo/palestras/parlamento-sustentavel-decada-da-acao2030.
Exportando A China revogou, na sexta-feira (07/11), a proibição de importar carne de frango do Brasil, medida adotada após a detecção de um caso de gripe aviária no RS. A decisão, com efeito imediato, foi celebrada pelo setor, já que o país asiático é um dos principais compradores do produto brasileiro. Em 2024, o Brasil exportou mais de 5,2 milhões de toneladas, movimentando mais de US$ 10 bilhões. Líder nacional, o Paraná responde por 34% da produção e 35% das exportações de carne de aves. Brasil soberano O Plano Brasil Soberano já aprovou R$ 7,6 bilhões em créditos para empresas impactadas pelo tarifaço dos EUA, e o Paraná aparece entre os estados mais beneficiados, com R$ 900 milhões em financiamentos liberados pelo BNDES. O volume coloca o Estado atrás apenas de São Paulo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. No total, 535 operações foram aprovadas para 134 grandes empresas e 401 pequenas e médias. O banco projeta acelerar os repasses após ajustes recentes do governo federal e prevê ampliar o crédito também aos fornecedores das companhias afetadas. Aeroportos do Estado Os aeroportos do Paraná registraram forte alta no fluxo de passageiros em outubro, somando mais de 916 mil viajantes, um crescimento de 10,7% em relação ao mesmo período de 2024. Os terminais internacionais de Afonso Pena e Foz do Iguaçu puxaram o avanço, com aumentos de 9% e 16%, respectivamente. Maringá, Cascavel e Londrina também tiveram expansão, com destaque para Cascavel, que cresceu 25%. No acumulado de janeiro a outubro, mais de 8,5 milhões de passageiros passaram pelos principais aeroportos do Estado. Safra 2026 O primeiro prognóstico do IBGE aponta que a safra brasileira de 2026 deve alcançar 332,7 milhões de toneladas, queda de 3,7% frente ao recorde de 2025. A retração é puxada por milho, arroz e outras culturas afetadas pelos impactos do fenômeno La Niña. Apesar do cenário adverso, o Paraná aparece entre as exceções positivas, com previsão de crescimento de 2,4% na produção, enquanto grandes produtores como Mato Grosso e Goiás devem registrar recuos significativos.
Força paranaense
O Paraná figurou entre os estados que mais cresceram em 2023, impulsionado pelo agronegócio, com uma expansão de 4,3%, acima da média nacional de 3,2%. O resultado coloca o Estado no grupo das 14 unidades da federação que superaram o desempenho do PIB brasileiro, segundo o Sistema de Contas Regionais do IBGE. A produção agrícola, especialmente a soja, foi determinante para o avanço paranaense. O levantamento reforça a força econômica do Paraná, que segue entre os destaques do país no ritmo de crescimento. Setor produtivo Entidades do setor produtivo do Paraná encaminharam um documento ao governo federal pedindo medidas urgentes para renegociar dívidas geradas por perdas climáticas, fortalecer o seguro rural e enfrentar a crise do leite. O ofício, assinado por Seab, Ocepar, Faep e Unicafes-PR, destaca que tempestades recentes devastaram lavouras e estruturas em praticamente todo o Estado. As entidades pedem a revisão da resolução 5.247/2025, que restringiu o alcance da MP 1.314/2025 e deixou muitos produtores paranaenses de fora. O setor também solicita ações imediatas para liberar recursos já previstos e garantir apoio efetivo aos produtores.
Tarifas de importação O café brasileiro entrou no radar das negociações comerciais com os Estados Unidos, após registrar US$ 1,16 bilhão em exportações no primeiro semestre de 2025. O governo prepara propostas para isentar o produto. O movimento coincide com a sinalização de Donald Trump de reduzir tarifas de importação, em meio à alta de 41% no preço do café para consumidores americanos. O tema pode destravar diálogos mais amplos sobre as tarifas adicionais de 40% impostas ao Brasil.
Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br


Em todo o país, o Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) reúne mais de 364 mil empresas e beneficia 22 milhões de trabalhadores. Decreto do Governo do Brasil assegura transparência, concorrência e integridade ao sistema de valealimentação e vale-refeição

TRABALHADOR
No Paraná, modernização do vale-alimentação alcança 1,5 milhão de trabalhadores
A modernização do Programa de Alimentação do Trabalhador, a partir de um decreto assinado nesta semana pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, tem impacto direto no cotidiano de 1,5 milhão de trabalhadores e de 46 mil empresas no Paraná. O novo texto assegura avanços ao sistema de vale-alimentação e vale-refeição.
Das empresas envolvidas no Paraná, 44.900 são beneficiárias do programa e outras 1.222 são fornecedoras. No perfil dos trabalhadores paranaenses atendidos pelo PAT, mais de 1,3 milhão têm renda de até cinco salários-mínimos, enquanto outros 117 mil ganham acima deste patamar.
As novas regras limitam as taxas que atualmente são cobradas de bares, restaurantes, padarias e mercados que usam vale-refeição e alimentação. Também reduzem os prazos de repasse dos pagamentos das operadoras para os comerciantes.
Com isso, a ideia é incentivar a adesão de pequenos comércios e ampliar as opções de locais para o trabalhador usar o benefício. Além disso, em até um ano, os vales vão poder ser usados em qualquer maquininha, sem redes exclusivas, o que dá mais liberdade ao trabalhador e oportunidades ao comércio.
“O decreto é bom para os supermercados, grandes, pequenos e médios. É bom para restaurantes grandes, pequenos e médios. É bom para padarias grandes, pequenas e médias e é bom para quem vende frutas nesse Brasil inteiro. Se é bom para todo mundo, é bom para o trabalhador. E se é bom para o trabalhador e é bom para o Brasil, é bom para todos nós”, disse o presidente Lula na assinatura do decreto, na terça-feira (11/11).
Presente nas 27 Unidades da Federação, o PAT reúne atualmente mais de 327,7 mil empresas beneficiárias e 37 mil empresas fornecedoras. Ao todo, são 22,1 milhões de beneficiários.
ESTADOS
São Paulo é a unidade da Federação com o maior número de envolvidos no PAT. O estado conta com mais de 7,2 milhões de trabalhadores com renda de até cinco salários-mínimos e outros 1,35 milhões com renda acima desse patamar.
REGIÕES
A região Sudeste detém os maiores números do PAT, com mais de 190 mil empresas beneficiárias, 9,2 mil fornecedoras e 13,6 milhões de trabalhadores atendidos. Na sequência aparecem a região Sul, com
e 46 mil empresas

Restaurantes, padarias, mercados e outros estabelecimentos do segmento de alimentação se beneficiam, já que a aceitação de vales e cartões amplia o fluxo de clientes, fortalece o setor e gera previsibilidade financeira. Foto: Vitor Vasconcelos/Secom-PR

87,5 mil empresas e 3,97 milhões de trabalhadores, o Nordeste (29,4 mil empresas e mais de 2,26 milhões de trabalhadores), o CentroOeste (19,8 mil empresas e mais de 1,55 milhão de trabalhadores) e o Norte (7,8 mil empresas e mais de 670,8 mil trabalhadores).
IMPACTOS E BENEFÍCIOS
Com regras mais claras e mecanismos de controle aprimorados, o novo decreto fortalece a fiscalização do PAT, evita distorções contratuais e garante que os recursos sejam usados exclusivamente para a alimentação dos trabalhadores, o que promove equilíbrio de mercado e segurança para empregadores, estabelecimentos e beneficiários. No mercado em geral, espera-se maior concorrência, estímulo à inovação tecnológica e ambiente mais justo e equilibrado.
As mudanças devem gerar impactos positivos para todos os envolvidos:
Para os trabalhadores:
Maior liberdade de escolha e melhor aceitação dos cartões e benefícios
Manutenção integral do valor do benefício
Garantia de uso exclusivo para alimentação, vedando o uso para outras finalidades, como academias, farmácias, planos de saúde ou cursos
Para os estabelecimentos: Melhor fluxo de recebimentos, com repasse financeiro em até 15 dias corridos
Maior previsibilidade e ampliação da rede de aceitação
Contratos mais equilibrados e regras uniformes para todos os participantes do sistema.
Para as empresas beneficiárias:
Nenhum aumento de custos e sem necessidade de alterar o valor dos benefícios
Responsabilidades bem definidas e segurança jurídica reforçada
Previsibilidade e redução de distorções de mercado com os limites de taxas
Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República CONTATOS: ATENDIMENTO
E-mail:
secom.imprensa@presidencia.gov.br
Tel.: (61) 3411-1601/1044
FOTOGRAFIA
E-mail: seaud.secom@presidencia.gov.br
Tel.: (61) 98100-1993 (apenas por mensagem via Whatsapp)


Foto: Roberto Dziura Jr/AEN
Estado prepara plano de retomada econômica para Rio Bonito do Iguaçu após tornado
As primeiras ações foram desenhadas em uma reunião no Palácio Iguaçu. Ele será formado por cinco eixos principais: fomento, crédito e atração de investimentos; agricultura; infraestrutura; turismo; e qualificação profissional.
Após atuar de forma imediata com ações emergenciais desde o dia seguinte ao tornado que atingiu Rio Bonito do Iguaçu, o Governo do Estado divulgou na segunda-feira (17/11) que está trabalhando com dedicação total na construção de um Plano de Retomada da Economia de Rio Bonito do Iguaçu. O objetivo é definir ações de médio e longo prazo para ajudar comerciantes, empresários, trabalhadores e moradores a reconstruírem suas vidas. As primeiras ações foram desenhadas em uma reunião no Palácio Iguaçu.
Desde o dia seguinte ao desastre, o Estado mantém equipes atuando na reconstrução da cidade, com ações emergenciais voltadas à proteção das vidas, levantamento dos danos e apoio imediato ao comércio local. “Tudo aquilo que foi possível fazer para atender as pessoas de Rio Bonito do Iguaçu, o Governo fez essa semana. Agora, as secretarias estão organizando um plano para médio e longo prazo para ajudar principalmente o comércio e o setor de serviços, que foram os mais atingidos”, afirmou o vicegovernador Darci Piana.
O secretário das Cidades, Guto Silva, explicou que o plano será detalhado na próxima semana, mas será formatado a partir de cinco eixos principais. “Nesse tipo de episódio a gente sabe que além da construção cívica que é necessária, a cidade perde, muitas vezes, mão de obra. As pessoas vão embora e não voltam. A preocupação é não perder esse dinamismo econômico. A cidade precisa continuar gerando empregos e o nosso papel também é ter esse olhar no futuro, garantindo a manutenção desses empregos e da vida empresarial da cidade”, explicou. Segundo o secretário, o primeiro eixo que o plano vai consolidar diz respeito ao fomento e apoio financeiro e reúne as ações de crédito emergencial, linhas especiais do BRDE e da Fomento Paraná, suporte do Sebrae/PR, adiamento de tri-

butos, inclusão do município no programa Rota do Progresso e medidas de estímulo à atração de empresas por meio da Invest Paraná. A coordenação será feita pelo setor do comércio, com participação das secretarias de Planejamento e Fazenda, Defesa Civil, BRDE, Fomento Paraná, Invest Paraná e Sebrae/PR.
O eixo da agricultura será conduzido pela Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, com foco no diagnóstico dos impactos no setor rural e na recuperação das atividades e programas específicos para produtores afetados, além de liberação de crédito por meio da rede conveniada com o BRDE, como as cooperativas de crédito. A área de turismo ficará sob responsabilidade da Secretaria do Turismo, que irá mapear oportunidades de apoio ao setor, considerando o potencial de Rio Bonito do Iguaçu e a necessidade de ações específicas de recuperação e promoção.
O eixo de trabalho será elaborado a partir do diagnóstico empresarial do Se-


brae/PR e irá direcionar ações de qualificação profissional e suporte aos trabalhadores e empregadores que tiveram suas rotinas interrompidas. E a infraestrutura urbana será coordenada pela Secretaria das Cidades, reunindo obras e investimentos estruturantes capazes de impulsionar a retomada econômica local e assegurar segurança e mobilidade no município.
Um levantamento preliminar do Sebrae/PR, por exemplo, mostra que Rio Bonito do Iguaçu possui 880 empresas, em sua maioria pequenas e médias, com forte participação do setor de serviços. Das 204 empresas já avaliadas, mais de 80% foram severamente afetadas pelos danos da tragédia. Esse mapeamento continuará sendo atualizado e servirá como base para a definição das políticas de apoio econômico, crédito e retomada.
CRÉDITO JÁ DISPONÍVEL
Mesmo com a elaboração de um plano mais detalhado com ações de curto, médio e longo prazo, o Governo do Pa-
raná já conduz ações para atender os negócios de Rio Bonito do Iguaçu. A Secretaria do Trabalho, Qualificação e Renda instalou um ônibus do Emprega Paraná, que funciona como unidade móvel de atendimento no Centro da cidade. No local, empresas e trabalhadores recebem orientações trabalhistas, regularização de documentos e suporte para manutenção de empregos.
O Estado também intensificou o cadastramento das empresas atingidas para auxiliar na mediação com o Ministério do Trabalho e Emprego e permitir a adesão ao layoff, quando há suspensão temporária dos contratos de trabalho, garantindo acesso ao seguro-desemprego e alívio imediato de caixa para as empresas.
Na área tributária, a Receita Estadual vai prorrogar para 2026 os prazos de pagamento do ICMS para empresas do Regime Normal e do Simples Nacional. Também ficam suspensas até janeiro as rescisões de parcelamentos por inadim-


plência e dispensado o estorno de créditos relativos a mercadorias danificadas, mediante laudo oficial.
O BRDE e a Fomento Paraná abriram linhas especiais com juros zero. No BRDE, os financiamentos acima de R$ 800 mil terão carência de 36 meses e prazo de 120 meses. Na Fomento Paraná, há linhas de até R$ 800 mil, com 12 meses de carência e até 72 meses para pagar; microcrédito de até R$ 20 mil para MEIs e microempresas; e renegociação facilitada para contratos ativos. A Prefeitura também poderá acessar recursos via Sistema de Financiamento aos Municípios (SFM).
Para as famílias atingidas, o Estado iniciou o pagamento de R$ 1 mil mensais por seis meses. Também será possível acessar até R$ 50 mil por família para reconstrução de imóveis e compra de materiais, além da construção de 320 casas em modelo rápido.
PRESENÇAS Participaram da reunião o chefe da Casa Civil, João Carlos Ortega; o secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Marcio Nunes; o secretário do Trabalho, Qualificação e Renda, Do Carmo; o coordenador estadual da Defesa Civil, Fernando Raimundo Schunig; o diretor-geral da Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços, Daniel Gutierrez; o diretor-geral da Secretaria do Planejamento, Domingos Trevizan Filho; o diretor de Relações Internacionais e Institucionais da Invest Paraná, Giancarlo Rocco; a diretora Administrativa e Financeira da Fomento Paraná, Mayara Puchalski; o diretor Administrativo do BRDE, Heraldo Alves das Neves; o assessor da Secretaria do Planejamento, Mauricio Domingos; o diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Roberto Tioqueta; a coordenadora de Projetos da ONU Migração, Adriane Ferreira; e a coordenadora do Escritório da ONU Migração no Paraná, Talita Souza.



Com programação diversa, Prefeitura de Pinhais
"A Trilha dos Sonhos de Natal"
De 28 de novembro a 21 de dezembro, diversas atrações culturais acontecem por todos os cantos do município levando arte a todos os públicos
É tempo de Natal! Em Pinhais, a tradicional festa celebrada em diversos lugares do Brasil e do mundo ganha toques especiais. No município, uma programação repleta de atrações culturais convida as famílias para dias e noites inesquecíveis. A Prefeitura de Pinhais apresenta neste ano “A Trilha dos Sonhos de Natal”, com espetáculos teatrais e musicais onde um elenco de personagens conta as histórias desta época do ano, em diferentes capítulos.
O calendário de eventos tem início no dia 28 de novembro (sexta-feira), com atrações reservadas para o Parque das Águas, onde haverá a chegada do Papai Noel e o acendimento das luzes de Natal, que também marca os primeiros dias de programação nos bosques do município. A agenda completa de atrações contempla todas as regiões da cidade, incluindo Teatro nos Bairros, Feira de Natal, Coral Música Viva, passagem da Maria Fumaça, Auto de Natal com o Grupo Lanteri, entre outras, até o dia 21 de dezembro. Confira: 28 de novembro (sexta-feira)
19h30: Banda Municipal de Pinhais apresenta canções natalinas e repertório popular.
Local: Parque das Águas (Rod. João Leopoldo Jacomel, esquina com Estrada Ecológica).
20h: Espetáculo - Trilha dos Sonhos de Natal (Acendimento das Luzes) - Capítulo 1O MISTÉRIO DO CORAÇÃO DO NATAL! Aqui, tudo começa. O Parque das Águas se transforma no coração pulsante do Natal. Luzes vermelhas e verdes dançam sobre a água, a grande Árvore brilha com força, e a Casa do Papai Noel recebe os primeiros sonhos. É nesse espaço que a magia desperta, e os sinos anunciam: o Natal chegou.
Local: Parque das Águas
20h às 22h: Chegada do Papai Noel e abertura da Casa do Papai Noel Visitação de 28 de novembro a 21 de dezembro; quarta a sexta, das 18h às 22h; sábados e domingos, das 17h às 22h. Última semana: aberta todos os dias.
Local: Parque das Águas
29 de novembro (sábado)
15h30: Teatro nos Bairros - “A loja de brinquedos” - A Companhia Ilimitada apresenta o espetáculo “A loja de brinquedos”. Sinopse: Mais um dia normal na vida de José e Maria, um casal de idosos que restaura brinquedos antigos e é dono de uma loja de brinquedos. Com todo o carinho do mundo eles guardam alguns dos brinquedos em um antigo Baú, porém esses brinquedos ganham vida e todas as noites passam conversando e brincando. Até que um certo dia eles descobrem que está chegando o Natal. Mas o que seria isso? O que é o Natal? Preocupados porque não sabem o que é, buscam de todas as maneiras possíveis descobrir o que seria isso e o que significa. Será que conseguem descobrir? Quais seriam esses brinquedos antigos e quais suas histórias? Essa história com muita dança e diversão vai trazer ao público não apenas o entretenimento de um espetáculo incrível, mas também a nostalgia de personagens que marcaram muito mais que apenas uma geração.
Local: Praça Maria Antonieta (Rua Maria Antonieta dos Santos, esquina com R. Antonio de Andrade) 19h30: Espetáculo - Trilha dos Sonhos de Natal (Acendimento das Luzes) - Capítulo 2 - O REINO DOS BRINQUEDOS. Ao seguir a trilha, os visitantes encontram o bosque onde moram os brinquedos. Soldadinhos marcham com alegria, trenzinhos iluminados percorrem os caminhos e ursos de pelúcia espreitam entre as árvores. É o mundo onde os duendes trabalham felizes, preparando surpresas para a noite mais esperada do ano.


Local: Bosque Municipal (Rua 24 de Maio, s/n - Centro)
20h: Teatro nos Bairros“A loja de brinquedos"
Local: Bosque Municipal 30 de novembro (domingo)
10h: Teatro nos Bairros“A loja de brinquedos”
Local: Rua Vanderlei Amaral AlvesEmiliano Perneta (em frente à quadra de futebol)
15h30: Teatro nos Bairros“A loja de brinquedos”
Local: Rua Manacá -
Jardim Karla (esquina com Rua Azaléias)
19h30: Espetáculo - Trilha dos Sonhos de Natal (Acendimento das Luzes) - Capítulo 3 - A FLORESTA DOS SONHOS. Neste bosque suave e encantado, reina a natureza do Natal. Fadas iluminam o caminho, cogumelos mágicos surgem entre as folhas, e o brilho rosado das luzes parece sussurrar desejos ao vento. Aqui, o silêncio fala mais alto, e a beleza da noite envolve tudo com delicadeza.
Local: Bosque Bordignon (Rua Enedina Israel da Rosa, S/n - Alto Tarumã)
20h: Teatro nos Bairros“A loja de brinquedos”
Local: Bosque Bordignon
1º de dezembro (segunda-feira)
19h30: Espetáculo - Trilha dos Sonhos de Natal (Acendimento das Luzes) - Capítulo 4 - O REFÚGIO DAS ESTRELAS. Na última parada da trilha, o céu desce à terra. Estrelas cadentes cruzam os galhos, cometas brilham entre as luzes e um Muro dos Desejos convida todos a escrever seus votos de esperança. Cada luz suspensa representa um sonho da cidade e, juntos, eles formam o céu do Natal.
Local: Bosque Jerivá (Rua Jacarezinho, 1686, - Alto Tarumã)
20h: Teatro nos Bairros“A loja de brinquedos”
Local: Bosque Jerivá 5 de dezembro (sexta-feira)
12h às 21h: Feira de Natal com produtos natalinos, presentes e itens de decoração.
Local: Parque das Águas
(Rod. João Leopoldo Jacomel, esquina com Estrada Ecológica).
6 d e dezembro (sábado)
12h às 21h: Feira de Natal
Local: Parque das Águas
19h30: Cantata de Mil VozesCoral Música Viva (formado pelas crianças da rede municipal de ensino)
Local: Parque das Águas
Após a apresentação: Bandinha de Natal
Local: Parque das Águas
7 de dezembro (domingo)
12h às 21h: Feira de Natal
Local: Parque das Águas
15h: Oficina de Natal, decoração natalina
Local: Bosque Municipal (Rua 24 de Maio, s/n - Centro)
16h: Contação de Histórias de Natal
Local: Bosque Municipal
8 de dezembro (segunda-feira)
18h45: Espetáculo Natal Encantado com a chegada da Maria Fumaça
Iluminada Rumo ao Natal
Local: Estação Rumo - Av. Iraí, em frente ao pátio de manutenção da Rumo
13 de dezembro (sábado)
19h30: Auto de Natal com o Grupo Lanteri - A peça teatral conta a história do surgimento do Natal, seus aspectos políticos, religiosos e sociais que envolvem o nascimento de Cristo, desde as primeiras profecias até o seu nascimento e a tradição do Natal como época de congraçamento entre as pessoas.
Local: Parque das Águas
Após a apresentação: Bandinha de Natal
Local: Parque das Águas
14 de dezembro (domingo)
19h30: Rock de Natal - Espetáculo Broadway. O Parque das Águas vai se transformar em um palco vibrante, onde duendes
trocam seus sapatinhos por coturnos, fadas surgem com guitarras reluzentes e até as renas mostram que sabem balançar a crina no compasso da bateria. O repertório será uma explosão de energia: canções natalinas que todo mundo conhece, mas com arranjos poderosos, solos de guitarra arrepiantes e uma batida que faz até o Papai Noel querer dançar.
Local: Parque das Águas
Após o espetáculo: Bandinha de Natal
Local: Parque das Águas
20 de dezembro (sábado)
19h30: Espetáculo Teatral do SESC. A narrativa centraliza-se na jornada de personagens emblemáticos com missão para resgatar a essência perdida do Natal. A trama é conduzida por uma sequência de desafios, que inclui a solução de diversos enigmas. Este percurso levanta uma reflexão profunda sobre a natureza da magia, questionando se ela é algo a ser encontrado ou se sempre esteve presente, aguardando para ser reconhecida. A peça comunica, de forma lúdica, valores universais como amor, generosidade e amizade. É um espetáculo que promete encantar o público de todas as idades, convidando a uma experiência que celebra os verdadeiros significados por trás da data.
Local: Parque das Águas
Após o espetáculo: Bandinha de Natal
Local: Parque das Águas
21 de dezembro (domingo)
19h30: Show de Natal do SESC. A performance é dinamizada por personagens emblemáticos, que conduzem uma história interativa. O espetáculo combina elementos de dança, brincadeiras e momentos de alegria, culminando na celebração do verdadeiro espírito natalino. Após a apresentação, é reservado um momento especial para interação e fotos, permitindo que o público leve consigo uma lembrança da experiência.
Local: Parque das Águas
Após o show: Bandinha de Natal
Local: Parque das Águas
City Tour Sonhos de Natal em Pinhais 19h30 às 21h30, em diversos dias: com saída do Bosque Municipal, o City Tour propicia às pessoas o acesso aos bosques e parques da cidade, decorados e iluminados na temática do Natal. Além disso, serão apresentados contos natalinos com a referência histórica do município de Pinhais. É necessário fazer pré-agendamento pelo Sympla, através dos links abaixo, ou no local do embarque, caso haja disponibilidade de vagas. Cada acesso/login poderá reservar até 3 inscrições no sistema, limitadas até a ocupação máxima do ônibus.
Tour dia 30/11 (domingo) - Inscrições a partir do dia 24/11 às 12h: Link Tour dias 4 e 7/12 - Inscrições a partir do dia 1/12 às 12h: 4/12 (quinta): Link 7/12 (domingo): Link
Tour dias 11, 12, 13 e 14/12Inscrições a partir do dia 8/12 às 12h: 11/12 (quinta): Link 12/12 (sexta): Link
13/12 (sábado): Link 14/12 (domingo): Link
Tour dias 18, 19, 20 e 21/12Inscrições a partir do dia 15/12 às 12h: 18/12 (quinta): Link 19/12 (sexta): Link
20/12 (sábado): Link 21/12 (domingo): Link
A programação “A Trilha dos Sonhos de Natal” é uma realização da Prefeitura de Pinhais, com o apoio de Yellow Bird, Fecomércio/PR Sesc, Adega Brasil, Puma Brasil e Colégio João Paulo II.

Vereadores de Curitiba votam indicações a
3 prêmios municipais na terça-feira
As indicações aos prêmios Cultura e Divulgação, Mulheres Empreendedoras e Cidade de Curitiba serão submetidas à confirmação dos vereadores em plenário
Para serem entregues aos homenageados do Legislativo no próximo ano, os vereadores da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) votarão, na terça-feira (18), as indicações aos prêmios Cultura e Divulgação, Mulheres Empreendedoras e Cidade de Curitiba. Esses projetos de Decreto Legislativo são as únicas proposições para serem apreciadas em primeiro turno na Ordem do Dia, que terá também a segunda votação da Campanha de Atenção à Prematuridade e da Semana Municipal do Seguro. De acordo com a lei complementar municipal 109/2018, que regulamenta os prêmios municipais entregues pela Câmara de Curitiba, um vereador pode fazer apenas uma indicação para cada um dos onze prêmios anuais concedidos pelo Legislativo. Essas homenagens são submetidas, dentro de prazos preestabelecidos, à Comissão de Educação, que regimentalmente tem a obrigação de avaliar a documentação e pertinência das indicações, já que cada prêmio tem um perfil distinto. Currículos dos homenageados estão anexados aos decretos elaborados pela Comissão de Educação Criado há 29 anos, o Prêmio Cultura e Divulgação reconhece pessoas, empresas e entidades que tenham se destacado nas artes, comunicação social e áreas afins, tendo sua entrega marcada para a
semana do aniversário de Curitiba. Neste ano, os vereadores registraram 29 indicações (090.00001.2025 com emenda supressiva 033.00056.2025), cujos currículos estão anexados ao decreto legislativo.
Já o Prêmio Mulheres Empreendedoras, criado em 2007, é a forma da Câmara de Curitiba enaltecer aquelas que se destacaram à frente de empresas, cooperativas, voluntariado e associações curitibanas. O prêmio abrange as áreas da indústria, artesanato, comércio e serviços no Município de Curitiba (109.00001.2025). Os vereadores indicaram 31 mulheres para a distinção, que é entregue, anualmente, em março, perto do Dia Internacional da Mulher.
Por último, os vereadores votam os indicados ao Prêmio Cidade de Curitiba, cuja entrega acontece no aniversário da cidade, em Sessão Solene, no Palácio Rio Branco. Ele existe desde 1993 e tem a função de “agraciar pessoas físicas que se destacarem, nas artes, nas ciências, na medicina, no direito, nos desportos, na assistência social e em todas as atividades sociais, culturais e profissionais no Município de Curitiba”. Neste ano, foram indicadas 29 pessoas (092.00001.2025).
Por José Lázaro Jr. | Revisão: Gabriel Kummer - Supervisão do estágio: Ricardo Marques

Na 4ª, Câmara de Curitiba vota vagas de trabalho, poda de árvores e Carnaval
Na última sessão antes do feriado da Consciência Negra, a Câmara de Curitiba tem Ordem do Dia com seis projetos de lei para serem votados
No dia 19 de novembro, às 9h, com transmissão ao vivo pelo canal da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) no YouTube, os vereadores se reunirão para deliberar sobre seis projetos de lei. Na relação está a proposta da Delegada Tathiana Guzella (União) para ampliar a política municipal de inclusão das mulheres vítimas de violência doméstica no mercado de trabalho, atualizando a lei 15.972/2022 para fortalecer a autonomia econômica e a proteção de dados das beneficiárias (005.00542.2025 com emenda 032.00048.2025).
A proposta redefine os objetivos da legislação vigente, aperfeiçoando os incisos I a V e incluindo três novos — VI, VII e VIII — que tratam da integração entre órgãos públicos, da independência financeira das mulheres e da garantia de sigilo das informações pessoais. Essas mudanças na norma vigente determinam a integração da política municipal com programas de trabalho e renda, garantindo que as mulheres vítimas de violência doméstica tenham acesso prioritário não apenas a cursos e ações de qualificação, mas também a oportunidades concretas de geração de renda.
Projeto de lei quer coibir poda drástica de árvores em Curitiba
Depois de ter sido adiado a pedido do autor, Olimpio Araujo Junior (PL), para alinhar trechos do projeto de lei com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, volta ao plenário, na quarta-feira (19), o projeto de lei que endurece as regras para a poda drástica de árvores em Curitiba. O que será levado à votação é a terceira versão do texto, uma vez que o projeto original (005.00523.2025) recebeu um segundo substitutivo após o adiamento (031.00317.2025).
O Código Florestal de Curitiba já considera poda drástica situações como a retirada de mais de 50% da copa, a eliminação da gema apical ou a remoção de ramos principais que comprometessem o equilíbrio da árvore. O novo substitutivo mantém esses elementos, mas expande a definição ao incluir condutas que antes não estavam descritas na lei, como a remoção total de um ou mais ramos principais com desequilíbrio irreversível, cortes que atinjam o tronco e técnicas inadequadas de corte — como a ausência de acabamento em bisel, que pode permitir infiltrações e levar a podridões.
O substitutivo geral também reorganiza a classificação dessas intervenções, diferenciando de forma mais precisa o que constitui poda excessiva e o que configura poda drástica, vinculando ambas às recomendações técnicas da Prefeitura e às normas da ABNT NBR 16246. A proposta reescreve os artigos 3º e 24 da lei 9.806/2000 para detalhar tecnicamente o que caracteriza dano a uma árvore — incluindo poda de raízes, envenenamento, anelamento parcial ou total e cortes que afetem a estrutura da copa.
Também vai ao plenário, para votação em primeiro turno, o pedido de Declaração de Utilidade Pública para o Grêmio Recreativo Beneficente e Cultural Escola de Samba Leões da Mocidade (014.00068.2025), assinado pelo vereador Angelo Vanhoni (PT). Além da participação no Carnaval de Curitiba, a entidade desenvolve projetos sociais, esportivos e culturais voltados a crianças e jovens em situação de vulnerabilidade, com ações contínuas de formação cidadã. Os demais projetos de lei são iniciativas em segunda votação, de prêmios municipais, que foram debatidas na véspera. Por José Lázaro Jr. | Revisão: Ricardo Marques

(Foto: Arquivo/Agência Brasília)
Assembleia Legislativa promove jogo solidário em prol de Rio Bonito do Iguaçu
A partida acontece no dia 19 de novembro, às 19 horas, na Arena da Baixada, com recursos destinados à reconstrução do município
Em mais uma ação de solidariedade, a Assembleia Legislativa do Paraná promove, no dia 19 de novembro, quarta-feira, às 19 horas, na Arena da Baixada, o jogo “Bola pra Frente, Rio Bonito do Iguaçu”. A partida reunirá atletas, exatletas, personalidades e influenciadores para arrecadar recursos destinados à reconstrução do município atingido pelo tornado. A iniciativa é coordenada pelo Conselho de Ações Solidárias e Voluntariado da Assembleia, em parceria com a Defesa Civil estadual e a Prefeitura de Curitiba, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ).
A renda obtida com a venda dos ingressos será destinada à Defesa Civil, para auxiliar na reconstrução de Rio Bonito do Iguaçu e no apoio às famílias que perderam tudo na tragédia. “Agradeço ao Clube Athletico Paranaense por ceder o estádio, aos parceiros, apoiadores e, principalmente, aos ex-jogadores que se voluntariaram a nos ajudar nessa causa. Convido as famílias de Curitiba e da região a comparecer à Arena da Baixada para uma noite de solidariedade. Toda ajuda faz diferença”, afirmou a presidente do Conselho de Ações Solidárias e Voluntariado da Assembleia, deputada Maria Victoria (PP).
O presidente do Legislativo, deputado Alexandre Curi (PSD), destacou que a Casa de Leis continua somando esforços para ajudar na reconstrução de Rio Bonito do Iguaçu. “E, agora, numa união da Assembleia com a Prefeitura de Curitiba, o Athletico Paranaense e a Federação Paranaense de Futebol, surgiu esse jogo solidário para arrecadar fundos diretamente na conta da Defesa Civil do Paraná. Vários ex-atletas que fizeram história no nosso futebol estarão reunidos, emprestando seus talentos para mais esse auxílio às vítimas do tornado”, afirmou.
Para o primeiro-secretário da Assembleia, deputado Gugu Bueno (PSD), o jogo beneficente representa muito do que nós, paranaenses, somos. “Quando uma tragédia como a de Rio Bonito do Iguaçu acontece, a gente não pergunta de onde a pessoa vem, quem ela é ou o que ela tem — a gente simplesmente ajuda. Esse evento da Assembleia Legislativa é uma forma de transformar solidariedade em ação concreta. Cada ingresso, cada
doação, cada gesto de apoio vai direto para as famílias que perderam tudo. E é assim que o Paraná se levanta: com união, generosidade e a certeza de que ninguém enfrenta um momento difícil sozinho”, comentou.
“Rio Bonito do Iguaçu precisa da ajuda de todos para se reconstruir. Este jogo beneficente organizado pela Assembleia Legislativa e pela Prefeitura de Curitiba é mais uma iniciativa solidária para contribuir com nossos irmãos paranaenses”, afirmou o secretário de Esporte, Lazer e Juventude de Curitiba, Professor Euler.
Solidariedade e Esperança Em campo, entram os times “Solidariedade” e “Esperança”. Os ingressos solidários custarão R$ 40,00. O valor arrecadado será destinado integralmente ao Fundo Estadual de Calamidades Públicas (FECAP), responsável pela reconstrução da cidade e pela compra de materiais necessários às vítimas. A partida terá transmissão da TV Assembleia, com QR Code para doações ao vivo. As emissoras RIC e Rede Massa também farão a transmissão via YouTube. Esta será a primeira campanha a divulgar oficialmente o PIX do FECAP, incentivando uma cultura permanente de doação. Entre as ações previstas durante o evento está a participação simbólica de parlamentares batendo pênaltis no intervalo, com narração da tradicional “Voz da Arena”, Sedenir Domingos Tremarin.
A mobilização conta ainda com o apoio do Grupo Potencial, da Fundação Clube Athletico Paranaense (Funcap), do Disk Ingressos, da Federação Paranaense de Futebol e da Winn.
Além do jogo, a Assembleia coordena uma ampla campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis, água potável, itens de higiene e limpeza, além de ração para animais de estimação. Os donativos serão direcionados à população afetada.
Serviço: Jogo solidário “Bola pra Frente, Rio Bonito do Iguaçu”
Dia: 19 de novembro
Horário: 19 horas Local: Arena da Baixada – R ua Buenos Aires, 1260
Ingressos: https://www.diskingressos.com.br/event/1914

Créditos: Arte: Mylena Oliveira
Projeto de lei quer mudar regras das podas de árvores em Cuitiba; votação é em primeiro turno.

Metrópole geral

MUTIRÃO DE EMPREGOS
DESTACA A EMPREGABILIDADE NEGRA EM ALUSÃO AO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA
Na próxima quarta-feira (19), a Secretaria de Estado do Trabalho, Qualificação e Renda promove um Mutirão de Empregos dedicado à empregabilidade negra, na Agência do Trabalhador de Curitiba, na Rua Pedro Ivo, 503, no Centro, como parte das ações em alusão ao Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro. O evento reunirá mais de 20 empresas, oferecendo cerca de 1.000 vagas em diversos setores, contemplando candidatos com diferentes níveis de experiência e escolaridade.
Os atendimentos acontecerão das 9h às 15h, com a entrega de senhas até as 12h. O objetivo é ampliar o acesso da população negra às oportunidades formais de trabalho, fortalecendo o compromisso do Estado com a inclusão, a diversidade e a redução das desigualdades no mercado de trabalho.
O secretário do Trabalho, Qualificação e Renda do Paraná, Do Carmo, enfatiza que o mutirão integra um conjunto de ações estratégicas do Governo do Estado para garantir que a população negra tenha maior acesso à empregabilidade, ressaltando que a política pública deve ser um instrumento de transformação social e combate às desigualdades históricas.
“Esta ação representa mais do que um mutirão de vagas. Ela simboliza o nosso esforço contínuo para ampliar o acesso da população negra ao mercado de trabalho. Queremos garantir que as oportunidades cheguem a todos e que o emprego seja uma ferramenta real de inclusão, desenvolvimento e dignidade”, afirma o secretário.
ÚLTIMA AÇÃO
O Mutirão Geral de Empregos, promovido na última quarta-feira (12) pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Qualificação e Renda, movimentou a Agência do Trabalhador de Curitiba. A ação reuniu mais de 20 empresas de diferentes segmentos, ofertando cerca de mil vagas de para trabalhadores da Capital e da Região Metropolitana. Durante todo o dia, 973 pessoas foram atendidas, sendo 284 préaprovadas em entrevistas de emprego realizadas no próprio local.
O evento faz parte de uma série de iniciativas do Governo do Estado para aproximar o trabalhador das empresas que estão contratando, fortalecendo o papel das Agências do Trabalhador como elo entre o setor produtivo e quem busca recolocação no mercado.



AMARB
e
Instituto Renault celebram cinco
anos
de parceria marcados pela transformação de vidas e geração de oportunidades
· O início da parceria foi marcado pela nova sede, construída e doada pelo Instituto Renault em novembro 2020, que impulsiona a capacitação, a geração de renda e o fortalecimento da comunidade da Borda do Campo · Nestes cinco anos, já são mais de 150 cursos realizados e mais de 22 mil pessoas beneficiadas Em novembro de 2020, a AMARB (Associação de Moradores e Amigos da Roseira e Borda do Campo) ganhou um novo endereço e, com ele, um novo capítulo em sua história. A sede construída e doada pelo Instituto Renault marcou o início de uma fase de fortalecimento das ações de capacitação e geração de renda, criando oportunidades reais para centenas de moradores da região de São José dos Pinhais.
Com 235 m², o espaço foi planejado para oferecer um ambiente digno, acolhedor e voltado ao desenvolvimento das pessoas. A estrutura conta com cozinha industrial, sala de informática e máquinas de costura, possibilitando a realização de cursos profissionalizantes e formações que transformam a vida de quem busca novas oportunidades.
A decisão de investimento foi tomada a partir da análise dos dados levantados no Mapa Social da Borda do Campo, relatório desenvolvido pelo Instituto Renault em 2018 com objetivo de mapear lideranças e identificar o nível de desenvolvimento do território, suas necessidades, tendências e oportunidades, alinhado aos eixos de atuação do Instituto: Inclusão e Segurança.
Histórias de superação e desenvolvimento
Desde a inauguração, mais de 150 cursos foram realizados e mais de 22 mil pessoas beneficiadas, consolidando a AMARB como um polo de transformação social e econômica. Apenas em 2024, 572 pessoas concluíram formações voltadas à geração de renda, muitas delas mulheres que hoje sustentam suas famílias com o que aprenderam nas salas dessa sede.
Os resultados são visíveis dentro e fora da associação. Mulheres formadas em cursos de confeitaria, costura e artesanato hoje geram renda com seus próprios negócios. Jovens encontram nas oficinas de informática uma porta de entrada para o mercado de trabalho.
“No Instituto Renault acreditamos no poder da inclusão por meio da geração de renda e da educação, sempre escutando a comunidade e estabelecendo parcerias que atendam as demandas trazidas. Neste sentido, é um orgulho ver a evolução da AMARB no período e constatar as vidas transformadas pelas
oportunidades geradas”, declara Caique Ferreira, Vice-Presidente do Instituto Renault.
O salão de eventos da sede também se tornou fonte de renda, sendo utilizado pela comunidade em festas e encontros, o que contribui para manter a instituição ativa e sustentável.
Ao completar cinco anos de atuação em sua nova casa, a AMARB celebra mais do que uma data: comemora a consolidação de um modelo de desenvolvimento comunitário que inspira e transforma.
“Quando eu via alguma entrevista de mulher dizendo que sua vida tinha se transformado, eu pensava que gostaria de fazer isso um dia, mas que eu não iria conseguir. Hoje, graças ao Instituto Renault eu posso fazer isso pela comunidade por meio das ações que realizamos na AMARB”, declara Maria Eunice de Oliveira, presidente da AMARB. Cada curso, cada formação e cada história de superação representam o propósito do Instituto Renault de transformar vidas por meio da inclusão e do acesso ao conhecimento.
“Participar do projeto mudou a minha vida. Como eu estava em casa cuidando do meu bebê, eu fiz um curso aqui e com isso comecei a vender pães, bolachas, itens que aprendi na AMARB. Hoje eu tiro minha renda com isso e consigo complementar para dar condições melhores ao meu filho. O contato com mulheres e comunidade também aumentou muito minha autoestima, e me tornei voluntária, ensinando um pouco do que aprendi aqui”, afirma Regina Dias, aluna da AMARB. Da união da comunidade à força da parceria
Criada em 1985 por moradores da Roseira e Borda do Campo, a associação nasceu do desejo de unir esforços pela melhoria da qualidade de vida na região, investindo em cultura, educação, saúde e lazer. Com a chegada do Instituto Renault, essa vocação ganhou estrutura, planejamento e conexões que ampliaram o alcance das iniciativas. A parceria foi firmada com o compromisso de impulsionar o desenvolvimento sustentável das comunidades do entorno do Complexo Industrial Ayrton Senna. Mais do construir e doar uma nova sede, Instituto Renault investiu na capacidade da AMARB de se fortalecer como organização. Foram realizadas capacitações em gestão e comunicação, suporte jurídico e administrativo, além da integração com uma rede de parceiros que oferecem cursos voltados à empregabilidade e ao empreendedorismo local.
Sobre o Instituto Renault
A estratégia de Responsabilidade Socioambiental do Renault Group está incorporada ao propósito de performance e inovação da empresa. Ela contribui para a transformação da sociedade ao acelerar a transição ecológica, fortalecendo a segurança no trânsito e dos colaboradores, atuando em favor da inclusão social. Nos últimos 14 anos, já são mais de 942 mil pessoas impactadas. Na Inclusão, o Instituto Renault atua por meio da educação e do desenvolvimento social, realizando movimentos para diminuir distâncias e promover transformações na sociedade.
O Instituto atua fortemente na região do entorno do Complexo Ayrton Senna, em projetos como a Associação Borda Viva, que promove segurança alimentar para crianças e empoderamento feminino por meio do empreendedorismo e da geração de renda, beneficiando mais de 110 mil pessoas desde 2002.
A tecnologia Social da Associação Borda Viva foi replicada na AMARB (Associação de Moradores e Amigos da Roseira e Borda do Campo), inaugurada em novembro de 2020, também no bairro borda do Campo. Com foco em formações para promover a geração de renda, a AMARB formou 572 pessoas em 2024 contribuindo para o desenvolvimento local e melhoria das condições de vida. Na Segurança no Trânsito, a Renault promove ações como o programa “O Trânsito e Eu”, de educação para segurança no trânsito, pelo qual mais de 284 mil crianças já foram impactadas pela iniciativa e mais de 5 mil professores passaram pela formação.
Sobre a Renault do Brasil
Produzindo no Brasil desde 1998, a Renault do Brasil conta com 5 mil colaboradores e duas fábricas no complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR): a Curitiba Veículos de Passeio (CVP) e a Curitiba Veículos Utilitários (CVU).
Oferece uma gama completa veículos como o Kwid, Kardian, Duster, Oroch, Kangoo e Master e, ainda, os veículos E-Tech 100% elétricos Kwid E-Tech, Megane E-Tech e Kangoo E-Tech. Com o Renault On Demand, serviço de aluguel de veículos a longo prazo, a Renault traz novas soluções de mobilidade, juntamente com projetos de compartilhamento de veículos.
O Instituto Renault, responsável pelas ações socioambientais da marca no país, vem colaborando com o desenvolvimento da sociedade e já impactou mais de 940 mil pessoas ao longo dos seus 14 anos nos eixos de Inclusão e Segurança.

Tel.: (41) 3024-6766 Email: cial@ctbametropole.com.br
Com inclusão de duas cidades, Amep atualiza mapa do Núcleo Urbano Central da RMC
última versão do traçado havia sido formulada pela Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba - Comec em 2006. A nova deli mitação mostra que o espraiamento urbano não avançou na mesma intensidade em todos os municípios metropolitanos, mas houve um expressivo adensamento em áreas já ocupadas
A Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep) divulgou nesta segunda-feira (17) uma nova Nota Técnica que atualiza a delimitação do Núcleo Urbano Central (NUC) da Região Metropolitana de Curitiba (RMC). O estudo, elaborado pelos Departamentos de Planejamento e Inteligência Geográfica da Agência, redefine os limites da mancha urbana contínua da metrópole e identifica as áreas que passaram por maior transformação, subsidiando diretamente as diretrizes do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI-RMC).
O Núcleo Urbano Central representa a área onde o processo de conurbação é mais evidente, conectando Curitiba aos municípios vizinhos por meio de uma ocupação urbana contínua e da densidade populacional. A última versão do traçado havia sido formulada pela Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba - Comec em 2006, quando a dinâmica metropolitana era significativamente diferente da observada hoje. Desde então, a RMC passou por mudanças importantes no padrão de adensamento, na expansão residencial e industrial e na consolidação de novos vetores de crescimento. O último Censo apontou evolução de 523.591 novos habitantes. É a região com maior densidade populacional do Paraná. Para a atualização, a Amep utilizou uma metodologia inédita e detalhada, combinando dados do IBGE sobre áreas urbanizadas, mapeamentos recentes de cobertura e uso do solo do MapBiomas, informações da Copel sobre unidades consumidoras residenciais e industriais, dados georreferenciados do Censo Demográfico de 2022 e uma extensa avaliação fotogramétrica de alta resolução. O trabalho de geoprocessamento permitiu refinar a mancha urbana, comparar diferentes momentos históricos e estabelecer as áreas que passaram a integrar o NUC. A nova delimitação mostra que o espraiamento urbano não avançou na mesma intensidade em todos os municípios metropolitanos, mas houve um expressivo adensamento em áreas já ocupadas, além de expansões vinculadas à disponibilidade de infraestrutura urbana, ao avanço do mercado imobiliário e à instalação de empreendimentos industriais.

As maiores transformações ocorreram sobretudo ao sul, abrangendo novas urbanizações em Fazenda Rio Grande, Mandirituba e São José dos Pinhais. Na região oeste, o limite do NUC passou a contemplar áreas urbanizadas de Balsa Nova, especialmente na localidade do Bugre e no entorno da indústria de cimento Itambé. No norte da RMC, também foram incorporadas áreas em Campina Grande do Sul, Colombo, Itaperuçu e Rio Branco do Sul, que registraram adensamento e novos loteamentos. Em contrapartida, áreas predominantemente rurais e de proteção ambiental, especialmente entre Campo Largo e Araucária, foram retiradas do NUC para manter a coerência com o conceito morfológico do Núcleo. Em comparação com a versão anterior de 2006 que era composta pelos municípios de Curitiba, Almirante Tamandaré, Araucária, Campina Grande do Sul, Campo Largo, Campo Magro, Colombo, Fazenda Rio Grande, Itaperuçu, Pinhais,
Piraquara, Quatro Barras, Rio Branco do Sul e São José dos Pinhais, para além de suas alterações de perímetro, a nova avaliação inclui Balsa Nova e Mandirituba. FRANJAS URBANAS
Um dos avanços da Nota Técnica é a identificação e delimitação das Franjas Rural-Urbanas, regiões que apresentam características simultaneamente urbanas e rurais e que funcionam como zonas de transição. Nesses territórios, observa-se o crescimento de residências em áreas rurais, padrões de ocupação dispersa, pavimentação recente de vias e pressões imobiliárias que podem gerar conflitos de uso, sobrecarga de serviços públicos e impactos ambientais. Essas franjas passam a ser reconhecidas como áreas estratégicas para o planejamento metropolitano.
Já as Franjas Rural-Urbanas abrangem territórios de intensa relação rural-urbana e que exigem políticas específicas de controle e estruturação, atingindo também os municípios de Bocaiúva do Sul, Contenda e Tijucas do Sul.
Segundo o coordenador do Departamento de Planejamento da Amep, Raul Gradovski, a atualização é fundamental para orientar o futuro da RMC. “O estudo destaca que a metrópole passou por profundas transformações e que compreender seus novos limites é indispensável para organizar investimentos, planejar infraestrutura e alinhar políticas públicas entre os municípios. A nova versão do Núcleo Urbano Central servirá como referência para o PDUI-RMC, instrumento que definirá diretrizes integradas para mobilidade, uso do solo, habitação, infraestrutura e meio ambiente em toda a região metropolitana”, explica.
Com essa atualização, a Amep disponibiliza à sociedade, às instituições e aos gestores e agentes municipais um estudo devidamente fundamentado, capaz de subsidiar o planejamento urbano e regional dos municípios com maior integração, apoiar processos de tomada de decisão para o desenvolvimento da RMC nas próximas décadas e contribuir diretamente para o aprimoramento do PDUI.

Pessoas com mais de 60 anos podem comprar no Armazém da Família de SJP sem precisar de cadastro

Divulgação / Prefeitura de São José dos Pinhais
São José dos Pinhais deu um passo importante em direção à inclusão social com uma mudança significativa no Programa Armazém da Família: a partir de agora, todas as pessoas com mais de 60 anos podem realizar suas compras sem necessidade de cadastro prévio nem comprovação de renda, bastando apresentar um documento oficial com foto.
A decisão reforça o caráter social do programa, alinhando-o ao Estatuto da Pessoa Idosa (Lei Federal nº 10.741/2003), e amplia o acesso a alimentos de qualidade a preços mais baixos para uma parcela vulnerável da população. Segundo a Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Semag) de São José dos Pinhais, a medida tem apelo social e simbólico.
soas idosas e garante que eles possam comprar sem barreiras. Essa adequação tem um valor simbólico muito forte: mostra que o Armazém da Família valoriza a experiência e história de cada são-joseense, não só a necessidade econômica”, afirma o secretário da Semag, Gastão Vosgerau.
“Essa mudança reconhece a dignidade das pes-
A Semag explica, ainda, que os dados dos idosos serão registrados no sistema do programa no
momento da compra. Essa formalização, prevista em portaria, buscará manter um controle institucional sem impedir a compra. A portaria vai definir os procedimentos operacionais internos para esse registro. Caso o cidadão já tenha cadastro, a compra poderá ser feita normalmente. Se não, um suporte específico fará o registro de CPF, endereço e telefone da pessoa idosa sem impedir a compra imediata.
“Com essa liberação, estamos fortalecendo a política pública ao permitir que idosos façam parte de forma ativa e digna do programa. É um direito assegurado e que precisa ser respeitado e praticado”, destaca Vosgerau.
A medida segue os moldes de uma atualização legislativa recente em Curitiba, onde a Câmara Municipal aprovou a modernização da lei do Fundo de Abastecimento
Alimentar (FAAC), sancionada pela administração municipal, permitindo que pessoas idosas entrem no Armazém da Família apenas com documento de identificação.
A ampliação reflete o papel social do Armazém da Família, que já é referência nacional em segurança alimentar, promovendo o acesso a alimentos saudáveis por meio de preços subsidiados para a população cadastrada.
Bibi inaugura primeira loja em São José dos Pinhais
A Bibi, maior rede de calçados infantis da América Latina, iniciou suas operações em São José dos Pinhais com a abertura de sua primeira loja no Shopping São José, em 13 de novembro. A unidade reforça a expansão da marca em mercados estratégicos e oferece produtos com tecnologia, conforto e design para crianças de 0 a 9 anos. Hoje, a rede soma mais de
Cursos
130 lojas no país, além do e-commerce, aplicativo próprio e presença em milhares de multimarcas. A nova loja é comandada por Gisele Pereira Barbosa, bacharel em Direito e com experiência nas áreas jurídica e comercial. Ela conheceu a Bibi ao buscar um ponto comercial e se identificou com o propósito da marca voltado ao desenvolvimento saudável
Natal

das crianças, o que a motivou a ingressar no franchising.
São José dos Pinhais vem se destacando no varejo paranaense, impulsionada pelo crescimento econômico e pelo perfil consumidor em expansão, fatores que reforçam o potencial da operação. O cenário estadual também é favorável: o mercado de franquias do Paraná movi-
mentou mais de R$ 5 bilhões no segundo trimestre de 2025, consolidando o estado entre os maiores do país.
Fundada em 1949, a Bibi é referência na produção de calçados infantis atóxicos e fisiológicos, reconhecida pela palmilha Fisioflex Bibi e pela atuação sustentável, com exportações para mais de 60 países.

Divulgação
A Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria de Trabalho, Emprego e Economia Solidária (Setrab), está ofertando diversas vagas em cursos gratuitos que serão concluídos ainda este ano, uma oportunidade para quem deseja aprender algo novo, reforçar a renda no período de fim de ano ou iniciar 2025 com o currículo fortalecido. Entre as
opções disponíveis estão formações temáticas e profissionais, como enfeites e vitrines natalinos, A Magia das Vendas de Natal, artesanato e decoração natalina, além de capacitações técnicas como NR 10 – Segurança em serviços com eletricidade, NR 11 – Segurança na movimentação de materiais, manufatura enxuta, empreendedorismo e negócios e desenvolvi-
mento de líderes. As inscrições são presenciais e podem ser feitas no Centro de Qualificação e Capacitação (Avenida das Américas, 1.500/1.420 – São Cristóvão), de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h. Para participar, é necessário apresentar RG, CPF, comprovante de residência e carteira de trabalho digital. Alguns cursos possuem inscrição em
locais específicos, como a Administração Regional São Marcos, no caso da manufatura enxuta, e a Administração Regional Guatupê, para empreendedorismo e negócios e desenvolvimento de líderes. Essas formações ampliam as oportunidades de qualificação no município e fortalecem o acesso dos moradores ao mercado de trabalho.
Crédito:

Boyce Avenue retorna a Curitiba em novembro com show inédito na Ópera de Arame

O Boyce Avenue, um dos maiores fenômenos do YouTube e reconhecido pelo Guinness World Records como a banda independente mais assistida do mundo, volta a Curitiba no dia 20 de novembro, às 21h, para uma apresentação inédita na Ópera de Arame. A turnê, realizada pela Opus Entretenimento com produção local da
MCA Concerts, marca o reencontro do trio com o público brasileiro — o maior e mais engajado da carreira da banda. Com mais de 6 bilhões de visualizações e 16 milhões de inscritos, os irmãos Alejandro, Fabian e Daniel Manzano mantêm uma relação especial com os fãs do Brasil, que lideram os números de stre-
ams, visualizações e interações nas plataformas digitais. Após uma intensa agenda de shows esgotados na Europa, Ásia e América do Norte, o grupo retorna ao país para celebrar essa conexão única. Além de Curitiba, a turnê também passa por Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro. Para esta nova fase, o setlist
Curta ‘Makunaima é Duwid?’ estreia hoje na Caixa Cultural Curitiba

A animação Makunaima é Duwid?, dirigida pelo artista e cineasta Wapixana Gustavo Caboco, estreia hoje, às 20h, na Caixa Cultural Curitiba. A sessão será seguida de uma conversa com convidados, aprofundando as reflexões levantadas pela obra.
O curta, produzido em parceria entre indígenas Wapixana de Roraima e jovens animadores de Curitiba, convida o público a repensar o clássico personagem Macunaíma, de Mário de Andrade — que completará 100 anos em 2028 — e suas ligações com as narrativas originais do povo
Wapixana. A pergunta que dá nome ao filme, Makunaima é Duwid?, surge como um “direito de resposta” indígena: Duwid é uma figura da cosmologia Wapixana com características semelhantes às do herói-repórter retratado na obra modernista. Para desenvolver a produção, Caboco reuniu moradores do Território Wapichana Canauanim, na Serra da Lua (RR), responsáveis por pesquisas e dublagens em português, inglês e Wapixana. A equipe de animação é formada por jovens profissionais em formação no Estúdio Riachuelo, com mentoria
do Dogzilla, utilizando softwares de produção, edição e ilustração.
A obra foi viabilizada pelo Programa de Apoio e Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba, com apoio do Ministério da Cultura e Governo Federal. Durante a estreia, o público terá contato com os processos criativos, as linguagens híbridas utilizadas e o pensamento indígena que fundamenta o filme — especialmente o conceito de saadkariwei, que em Wapichana significa tanto desenho quanto escrita, e que estrutura a narrativa ao unir memória, oralidade e imagem.
reúne os covers que viralizaram na internet, sucessos autorais e arranjos inéditos criados especialmente para a tour — uma experiência intimista e emocionante, fiel à identidade acústica que tornou o Boyce Avenue um dos grupos mais queridos da era digital. Formado em 2004, na Flórida, o trio ganhou re-
conhecimento global por transformar grandes hits de artistas como Rihanna, Alicia Keys, Linkin Park e Shawn Mendes em versões sensíveis e marcantes. A banda também coleciona colaborações com nomes como Fifth Harmony, Bea Miller e Sarah Hyland, além de apresentações em palcos icônicos como o Royal Albert Hall
e o Araneta Coliseum.
Serviço — Boyce Avenue em Curitiba
Data: 20 de novembro de 2025
Local: Ópera de Arame — Rua João Gava, 920 Horário: Portões às 20h, show às 21h
Ingressos: Variam de R$ 247,50 a R$ 675,00, conforme setor e modalidade
Parque Nacional do Iguaçu estreia espetáculo de Natal com orquestra à base de água
O Parque Nacional do Iguaçu inicia hoje o Cataratas de Natal — O Canto das Águas, um espetáculo inédito que une música, teatro e natureza. De 4 a 7 de dezembro, a orquestra paraguaia H2O Sonidos de La Tierra, conhecida por criar melodias com instrumentos que utilizam água, se apresenta no primeiro mirante das Cataratas.
Além do show principal, o parque oferece uma programação especial de
Natal entre 23 de novembro e 26 de dezembro, com apresentações musicais e decoração temática, reforçando o destino como opção de turismo natalino.
Segundo a Urbia+Cataratas, o espetáculo busca provocar reflexão sobre nossa relação com o planeta, alinhando arte e consciência ambiental. Os ingressos custam R$ 200 no primeiro lote e têm vagas limitadas.
A ação integra o pla-
no de investimentos da concessionária, que prevê melhorias e novas experiências até 2030, incluindo trilhas, ciclovia e atrações como Amanhecer e Pôr do Sol nas Cataratas.
Serviço
Local: Parque Nacional do Iguaçu
Datas: 4 a 7 de dezembro
Horário: 18h (chegada ao Centro de Visitantes)
Ingressos: R$ 200 (1º lote)

Divulgação
Athletico-PR ultrapassa 97% de chance de acesso após virada fora de casa

Foto: Jonathan Hessel/ FPF
O Athletico-PR deu um passo decisivo rumo ao retorno à Série A. Depois de vencer a Ferroviária por 2 a 1, de virada, na Fonte Luminosa, o Furacão atingiu 97,71% de probabilidade de acesso, segundo as projeções
mais recentes. Com esse cenário, a equipe pode até empatar na última rodada — diante do América-MG, que não briga mais por nada — e ainda assim garantir sua vaga na elite.
A disputa pelas demais
posições segue aberta. Criciúma e Goiás dependem apenas de si para subir, enquanto Chapecoense e Remo, ambos com 59 pontos, ainda mantêm chances, mas precisam torcer por combinações de resultados.
As probabilidades são calculadas a partir de 10 mil simulações das partidas restantes, utilizando uma distribuição de Poisson bivariada para estimar gols e o método de Monte Carlo para prever cenários possíveis. O
estudo aponta que times que encerram a competição com 61 pontos têm cerca de 33% de chance de subir; com 62 pontos, o número sobe para quase 70%; e com 63 pontos, o acesso é garantido matematicamente.
O levantamento também revela o risco de rebaixamento para a Série C. A Ferroviária aparece como a equipe mais ameaçada, com 67,06% de probabilidade de queda, seguida pelo Botafogo-SP, com 25,57%.
Wesley será titular da lateral-direita da Seleção contra a Tunísia
O técnico Carlo Ancelotti confirmou que Wesley será o titular da lateral-direita no amistoso da Seleção Brasileira contra a Tunísia. A decisão veio após a lesão de Gabriel Magalhães, que abriu espaço para mudanças na linha defensiva. Com isso, Éder Militão volta a compor a zaga, enquanto Wesley assume a faixa direita do campo.
A escolha reflete a boa
impressão que o jogador vem deixando desde que chegou ao grupo. Destaque na Roma, Wesley já havia mostrado personalidade em sua estreia pela Seleção, chamando atenção pelos desarmes precisos, pela velocidade e pela capacidade de apoiar o ataque. Seu desempenho despertou otimismo na comissão técnica, que enxerga no lateral uma alternativa de renovação
para o setor. Ancelotti também considera que a mobilidade de Wesley pode agregar ao estilo que deseja implementar: uma defesa mais dinâmica, com laterais que participam ativamente da construção de jogadas. A expectativa é que o jogador utilize sua intensidade para ampliar as opções de saída pelos lados e colaborar defensivamente em transições
rápidas.
O confronto contra a Tunísia será uma oportunidade importante para Wesley consolidar seu espaço na equipe e mostrar que pode figurar entre os nomes frequentes nas futuras convocações.
A partida também servirá como teste para ajustes táticos que Ancelotti pretende aplicar nos próximos compromissos da Seleção.

Foto: Reprodução / Instagram
NASCAR Brasil anuncia calendário recorde para temporada
2026

A NASCAR Brasil divulgou o calendário oficial da temporada 2026, que será a maior já realizada no país. Ao todo, serão nove etapas e 21 corridas, consolidando a expansão da categoria no automobilismo nacional.
A abertura está marcada para 15 de março, ainda com local a ser confirmado. Entre as principais novidades está a estreia do Autódromo Internacional de Chapecó, em Santa Catarina, que receberá sua primeira etapa da NASCAR Brasil em
maio. No mesmo mês, os tradicionais circuitos de Interlagos e Velocitta também fazem parte da programação. No segundo semestre, a categoria amplia ainda mais seu alcance com etapas em Cuiabá, Brasília, Goiânia e Curvelo, algumas delas utilizando traçados externos ou ovais — algo que adiciona variedade e novos desafios para pilotos e equipes. A grande final da temporada acontecerá em 29 de novembro, no Autódromo Internacional Nelson
Piquet, em Brasília, marcando a primeira vez que a capital federal recebe a decisão do campeonato. Outro destaque é a estreia do RISE26, o novo carro da categoria. O modelo chega com mais potência, leveza e tecnologia, incorporando chassi modular, carroceria em fibra de carbono e motor central V6, elementos que prometem elevar o nível das disputas.
Para 2026, a NASCAR Brasil também adotará um formato de playoffs, tornando a briga pelo tí-
tulo ainda mais acirrada e estratégica. Segundo a direção da categoria, a combinação entre novos circuitos, pistas ovais e o RISE26 criará uma temporada dinâmica, intensa e repleta de grandes momentos. A competição seguirá contando com o apoio de patrocinadores como Petrobras, Pirelli, Karter e Frum, além das montadoras oficiais Chevrolet e Ford, que seguem fortemente ligadas ao desenvolvimento da categoria no Brasil.
Comida tailandesa é nova tendência culinária entre
os curitibanos no iFood

Freepik
A culinária tailandesa se tornou a grande novidade no hábito alimentar dos curitibanos em 2025. Segundo dados divulgados pelo iFood, os pedidos da categoria cresceram 181% em outubro deste ano em comparação com o mesmo mês do ano passado. O aumento foi impulsionado pela chegada de novos restaurantes especializados na plataforma e pela rápida aceitação do público da capital paranaense. Além da comida tailandesa, outros segmentos também registraram
forte crescimento: pratos com frango tiveram alta de 118%, seguidos por sorvetes (53%) e itens de padaria (52%). Somente em outubro, os curitibanos fizeram mais de 28 mil pedidos relacionados à categoria Padaria, que saltou para a sétima posição entre as mais consumidas — no ano anterior, ela sequer aparecia no top 10. De acordo com o iFood, esse crescimento reflete o papel do delivery como facilitador de novas experiências gastronômicas. A plataforma destaca que a
popularização da culinária tailandesa foi potencializada pela praticidade do aplicativo e pela ampliação do número de estabelecimentos parceiros.
Entre os itens mais pedidos da cidade em 2025, a coxinha de frango com catupiry segue imbatível, com quase 30 mil unidades vendidas no ano. Essa preferência também ajuda a explicar o alto volume de pedidos de pratos à base de frango, como o frango à milanesa, segundo item mais pedido, e a parmegiana de frango, que
ocupa a quarta posição.
O ranking dos tipos de restaurantes mais procurados em Curitiba é liderado por lanchonetes e pizzarias, que juntas representam 45% dos pedidos. Na sequência, aparecem marmitarias, restaurantes de comida brasileira e japonesa.
No panorama geral de consumo, Curitiba registrou um crescimento de 14% em pedidos entre janeiro e outubro de 2025, em comparação com o mesmo período de 2024. A capital ocupa o 5º lu-
Feriado da Consciência Negra
dispara
gar no ranking nacional do iFood e é a primeira da região Sul em volume de pedidos. Três em cada quatro curitibanos fizeram ao menos um pedido no app este ano, resultando em uma média de 76 pedidos por minuto na cidade. O número de novos restaurantes na plataforma cresceu 12%, e a base de clientes aumentou 17%.
Os períodos favoritos dos moradores para pedir delivery são os jantares de fim de semana, seguidos pelos jantares durante
70%
na
a semana. O almoço nos dias úteis ocupa a terceira posição. Já o café da manhã teve crescimento de 23%, acompanhando a tendência de alta nos pedidos de padarias e indicando mudanças nos hábitos da primeira refeição do dia.
Segundo o iFood, Curitiba é considerada uma das cidades mais estratégicas para a empresa, tanto pelo volume de consumo quanto pelo impacto econômico na rede de restaurantes e entregadores locais.
demanda por viagens de ônibus e supera Corpus Christi
No dia 20 de novembro de 2025, o Brasil celebra, pela segunda vez em escala nacional, o legado de Zumbi dos Palmares e a importância da cultura e história afro-brasileira. Segundo dados do governo federal, antes da lei nº 14.759 entrar em vigor, referente à nacionalização da efeméride, a data era tida como feriado em apenas seis estados e cerca de 1.200 municípios. Agora, o país inteiro pode desfrutar do Dia da Consciência Negra para descansar em casa ou até mesmo em viagem. Essa expansão e o fato de ter caído em uma quinta-feira neste ano levaram a um reflexo direto no turismo rodoviário: a ClickBus, plataforma líder
em vendas de passagens rodoviárias online, registrou um aumento de 70% na procura por viagens, comparado ao feriado de 2024. Este crescimento é tão significativo que as buscas atuais superam em 99% as registradas pelo feriado de Corpus Christi, em junho. Esses números da travel tech confirmam o
aquecimento da procura semanas antes da celebração e reiteram o interesse em conhecer ou visitar outras cidades. A análise destaca quais são os destinos preferidos para viajar no feriado. O ranking das dez cidades mais requisitadas é liderado por São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, refletindo a força das rotas re-
gionais dos estados fronteiriços entre si. Curitiba, Foz do Iguaçu, Florianópolis e Brasília completam a lista, seguidos por Fortaleza, Campinas e, por fim, Salvador.
A disparidade de 99% em relação ao feriado de Corpus Christi deste ano – uma data tipicamente forte para viagens curtas – reposiciona o
Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra como o novo marco de alta temporada para feriados prolongados no setor rodoviário. Para a ClickBus, esse salto reflete o benefício de ter um novo feriado nacional, aliado à crescente intenção dos brasileiros em utilizar a data para viagens mais longas.
Papai Noel abre programação de Natal do City Center Outlet Premium
A programação de Natal do City Center Outlet Premium, em Campo Largo (PR), já começou. O evento teve abertura neste sábado, 15 de novembro, às 15h, com o tradicional desfile do Papai Noel pelo mall. As atividades gratuitas seguem até 20 de dezembro, com atrações voltadas para
toda a família. No dia 28 de novembro, das 12h às 15h, o bom velhinho estará disponível para fotos e entrega de cartas. Já nos dias 29 de novembro, 6, 13 e 20 de dezembro, o público poderá acompanhar duas apresentações diárias dos desfiles natalinos, entre 12h e 18h,
com personagens e músicas temáticas.
Além da programação festiva, o outlet promove duas campanhas especiais. Na Compre e Ganhe, cada R$ 700 em compras garante um kit sobremesa da Germer (quatro pratos de porcelana), limitado a um por CPF e válido de 4 a 24
de dezembro. Já na Compre e Concorra, a cada R$ 350 em compras, o cliente recebe um cupom para participar do sorteio de 10 kits com uma mala de viagem e R$ 5 mil em vales-compra. A ação vai de 4 de dezembro de 2025 a 4 de janeiro de 2026, com sorteio no dia 5 de janeiro.
