3 minute read

Curitiba participa do dia de mobilização pelo glaucoma com mutirão de exames Segunda parcela do IPTU 2023 vence no próximo sábado (20/05)

Quem optou pelo pagamento a prazo do IPTU 2023 precisa ficar atento porque a segunda parcela vence no próximo sábado (20/5). Como o vencimento é no fim de semana, a parcela poderá ser paga na segundafeira (22/5).

Assim como nos anos anteriores, o contribuinte precisa emitir as parcelas a partir do segundo vencimento. A emissão pode ser feita pelo Curitiba App, pelo site da Prefeitura ou pelo site da Secretaria de Planejamento, Finanças e Orçamento, onde está disponível também um vídeo com o tutorial sobre como gerar a guia de pagamento do IPTU.

Advertisement

Pela internet é possível gerar o documento de arrecadação municipal (DAM) de um mês ou de todas as parcelas de uma só vez. Para isso, é necessário informar a Inscrição Imobiliária e Sublote ou a Indicação Fiscal do Imóvel, além do CPF ou CNPJ.

O DAM pode ser pago nos bancos conveniados, nos caixas eletrônicos ou por meio do internet banking. Também é possível pagar pelo PIX, por cartão de débito ou crédito ou ainda colocar em débito automático.

A Secretaria Municipal da Saúde participa neste sábado (20/5) do dia de mobilização 24 horas pelo Glaucoma com um mutirão de exames oftalmológicos preventivos. Cerca de 200 pacientes atendidos pelo SUS Curitiba que aguardavam consulta com oftalmologista e que têm maior risco para a doença serão atendidos, a partir das 8h, no Hospital da Visão (Oftalmoclínica), Hospital de Olhos do Paraná e na Santa Casa.

A campanha alerta para a prevenção da maior causa de cegueira evitável do mundo.

“A prevenção e o diagnóstico precoce são sempre a melhor alternativa para evitar doenças sérias, como o glaucoma”, diz a secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella. Segundo ela, a oportunidade de concentrar a oferta de exames preventivos em um mesmo dia facilita a vida tanto de pacientes como dos prestadores de serviços.

CONVOCADOS

Os pacientes que serão atendidos foram chamados pelas equipes das unidades de saúde e vão receber a guia de atendimento por mensagem do Aplicativo Saúde Já Curitiba. A guia do exame recebida não precisa ser impressa. Basta apresentar o documento no próprio aplicativo. No mutirão, eles passarão pela verificação da pressão intraocular (PIO), condição muitas vezes negligenciada, mas que pode ser determi- nante na saúde dos olhos. Caso haja diagnóstico positivo para a doença, serão acolhidos pela equipe hospitalar que realizou o exame e encaminhados imediatamente para o tratamento. A Sociedade Brasileira de Glaucoma recomenda que o exame PIO seja feito por oftalmologistas periodicamente para diagnosticar a doença precocemente.

GLAUCOMA

O glaucoma é uma doença crônica que afeta o nervo óptico, ou seja, a estrutura responsável por permitir o cérebro reconhecer as formas e cores. A pressão intraocular elevada machuca o nervo óptico progressivamente, não sendo possível recuperar as partes lesadas. Assim, o glaucoma não tratado corretamente pode levar à perda permanente da visão.

Estudos estimam que de 1 a 2% da população mundial convivem com o glaucoma. As projeções são de que 111,8 milhões de pessoas podem sofrer com a doença até 2040.

Os especialistas alertam que essa doença é a principal causa de cegueira evitável no mundo, sendo assintomática nas fases iniciais. Sem diagnóstico e tratamento precoces, ela pode progredir durante o passar dos anos até o surgimento dos primeiros sintomas.

CAMPANHA O 24 Horas pelo Glaucoma acontece tradicionalmen- te em maio em virtude do Dia Internacional do Combate à doença, celebrado no dia 26 desse mês.

A Prefeitura de Curitiba aderiu à campanha nacional e, entre os dias 21 e 31 de maio, vai iluminar de verde vários monumentos da cidade: a Estufa do Jardim Botânico, a Casa da Praça do Japão, a Praça 29 de Março (Monumento Chafariz) e a

Praça 19 de Dezembro (Obelisco).

A campanha é promovida pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) e pela Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG). O dia de mobilização também terá, pelo canal do Youtube da entidade, a participação de médicos oftalmologistas, celebridades e pacientes que convivem com a doença.

Os bancos conveniados para pagamento do IPTU 2023 são Caixa Econômica Federal; Bradesco; Banco do Brasil; Santander; Itaú/Unibanco; Sicredi; Sicoob; Mercantil e Ailos.

D Bito Autom Tico

Para quem optar pelo débito automático, a primeira parcela foi debitada no dia 28 de abril e as demais todo dia 20.

Basta fazer a solicitação diretamente a seu banco, nos canais de atendimento disponibilizados, 30 dias antes do vencimento da parcela (esse é o prazo que os bancos pedem para realizar seus cadastros). O contribuinte pode fazer essa solicitação mesmo após pagar a(s) primeira(s) parcela(s).

Quem não tem acesso à internet pode emitir as guias no atendimento presencial nos núcleos da Finanças nas Ruas da Cidadania (sem agendamento) ou na sede da Prefeitura (com ou sem agendamento)

CANAIS DE ATENDIMENTO

É possível tirar dúvidas sobre o IPTU 2023 no Portal da Secretaria de Finanças financas.curitiba.pr.gov.br, pelo atendimento telefônico exclusivo pela central 156, disponível pelo telefone 156; o App “Curitiba 156” ou o site do 156. Uma novidade este ano é que o contribuinte pode tirar dúvidas pelo WhatsApp da prefeitura no (41) 9876-2903.

O atendimento presencial está disponível nos dez núcleos regionais da Secretaria de Finanças localizados nas Ruas da Cidadania e é sem agendamento.

Na sede da Prefeitura, no Centro Cívico, é possível tirar dúvidas com ou sem agendamento. Se quiser ser atendido com hora marcada, o contribuinte deve realizar agendamento prévio no link https://agendaonline.curitiba.pr.gov.br.

This article is from: