Quinta-feira
Missão internacional apresentou grandes projetos do Paraná aos EUA e Portugal

Terminou nesta quarta-feira (17) a missão internacional de duas semanas do Governo do Paraná pelos Estados Unidos e Portugal. Liderada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, a comitiva cumpriu agendas com autoridades públicas, empresários e lideranças dos dois países para apresentar os potenciais econômicos do Estado a investidores e parceiros comerciais, além de conhecer experiências de sucesso na área de inovação e tecnologia, que podem ser replicadas no Estado. Ratinho Junior reassume o comando do Palácio Iguaçu nesta quinta-feira (18) o cargo de governador, ocupado interinamente pelo vice-governador Darci Piana desde a semana passada.
A viagem teve início em 8 de maio, nos Estados Unidos, onde a equipe esteve em Nova York e Washington em reuniões com representantes do Banco Mundial, Bank of America, International Development Finance Corporation (DFC) e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em busca de novas fontes de financiamento. O principal objetivo é viabilizar recursos para alavancar ainda mais o pacote de obras de infraestrutura e logística do Estado.
O governador Carlos Massa Ratinho Junior participa de reunião em Nova York, com representantes dos fundos de investimentos Acciona (norte-americano) e Macquarie (australiano) para apresentar possibilidades de parceria com o Estado em áreas estratégicas. Foto: Jonathan Campos/AEN
SJP: SINE nos Bairros acontece no Libanópolis e Rio Pequeno nesta semana
A Secretaria de Trabalho, Emprego e Economia Solidária (SETRAB) de São José dos Pinhais promove nesta quinta e sexta-feira (18 e 19) o SINE nos Bairros, na região do Libanópolis e também no Rio Pequeno.


A ação desta quinta-feira (18), no Libanópolis, será na Capela Nossa Senhora Aparecida, localizada na Rua Osório Dulcídio de Andrade, s/nº, das 9h às 16h30.
Na sexta-feira (19), no bairro Rio Pequeno, a ação será no CRAS Miguel Haluch, localizado na Onofre Holthman, nº 200, também das 9h às 16h30.
A SETRAB orienta que os participantes compareçam munidos de documentos pessoais e a Carteira de Trabalho.

Greca lança Operação Inverno para atendimento da população em situação de rua de Curitiba
Nesta terça-feira (16/5), o prefeito Rafael Greca deu início à Operação Inverno, para atender e preservar a saúde e integridade física das pessoas em situação de rua durante o período em que são registradas as menores temperaturas em Curitiba - de maio a setembro. O evento aconteceu no Salão Brasil da Prefeitura e, na ocasião, o prefeito também lançou a Campanha do Agasalho 2023 - Doou Esquentou. “É preciso andarmos e palmilharmos toda a cidade até que não percamos ninguém. Não queremos perder ninguém para o inverno e nós queremos multiplicar as ocasiões de resgate social”, disse o prefeito ao lado da primeira-dama, Margarita Sansone.
“O Paraná está na pauta global nos setores de energia renovável e agronegócio, como um celeiro de alimentos para o mundo. O Estado é visto internacionalmente com bons olhos pelos investidores que o enxergam como referência global”, disse o governador. “Temos muitas oportunidades não só na agroindústria, mas em serviços, na educação e tecnologia, e participar de encontros como esses é colocar o Paraná numa vitrine para novos investimentos”.
O foco do governador e da comitiva foi demonstrar às instituições financeiras os resultados da aplicação de mais de R$ 6 bilhões em infraestrutura nos últimos anos, em projetos como a revitalização da Orla de Matinhos, a pavimentação em concreto da PRC-280 e a duplicação da Rodovia dos Minérios. Ratinho Junior também expôs os planos de curto, médio e longo prazo, citando como exemplos a Ponte de Guaratuba e o Moegão do Porto de Paranaguá, além do pacote potencial de R$ 8 bilhões em obras através do Banco de Projetos elaborado pelo executivo.
Página 3
Centro Cultural recebeu 1º Encontro de Contadores de Histórias de Pinhais Página 4

No último sábado (13), o Centro Cultural Wanda dos Santos Mallmann foi palco de um evento inédito: o 1º Encontro de Contadores de Histórias de Pinhais. Com participantes vindos de Pinhais, Curitiba, São José dos Pinhais e até de São Paulo, o objetivo do encontro foi reunir os amantes da arte de contar histórias para uma troca única de experiências e vivências.
Aniversário da Binacional

A Itaipu Binacional completou 49 anos nesta quartafeira (17). Os trabalhos para a construção em Foz do Iguaçu e Hernandarias, no Paraguai, tiveram início em 1974, sua inauguração ocorreu em 1984. Em 1995, foi premiada como uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno, pela Associação Americana de Engenharia Civil (ASCE).
Página 2
Com foco no fortalecimento do SUS, Paraná promove a 13ª Conferência Estadual de Saúde

Mobilizando um público superior a 1,5 mil pessoas, entre servidores e gestores das 22 Regionais de Saúde, além de palestrantes, usuários e convidados especiais, o evento promoverá até o dia 18 capacitações, apresentações e palestras, com o objetivo de estimular discussões de propostas que norteiem políticas públicas para o SUS.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), em parceria com o Conselho Estadual de Saúde (CES), abriu (15) as atividades da 13ª Conferência Estadual de Saúde, que se estende até hoje, quinta-feira (18), em Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba. Esta é a primeira edição do evento desde o início da pandemia e tem como tema “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia”.

O secretário Beto Preto destacou, durante a cerimônia de abertura, o compromisso do Governo do Estado com os municípios, além de enaltecer o papel da saúde pública durante a pandemia. "Foi uma grande jornada, com muita dor, dificuldade, mas também com aprendizados, ações e sobretudo resiliência. Se hoje estamos aqui, reunidos neste ambiente, é pela capacidade da saúde pública, que deve ser fortalecida diariamente", disse o secretário.
"O Paraná travou uma grande batalha, mobilizando recursos históricos, adotando estratégias que perdurassem, inclusive após a pandemia, investindo na nossa rede de saúde em oposição aos hospitais de campanha, por exemplo, o que nos legou leitos, equipamentos e mais estrutura. Isso somente foi possível graças a sensibilida-
de do governador Ratinho Junior, que priorizou a vida dos paranaenses acima de tudo", afirmou.
Ele reforçou, ainda, a necessidade de uma revisão no financiamento do SUS.
"Temos batido insistentemente nessa tecla. A tabela do SUS não tem reajustes há pelo menos 14 anos. É preciso manter um diálogo conciso, porém de cobrança com o governo federal, para que tenhamos mais recursos e possamos, de maneira tripartite, contribuir para o funcionamento vital da saúde pública", disse.
Mobilizando um público superior a 1,5 mil pessoas, entre servidores, gestores de todas as 22 Regionais de Saúde, além de palestrantes, usuários e convidados especiais, o evento promoverá capacitações, apresentações e palestras, com o objetivo de estimular discussões de propostas que devem nortear as políticas públicas para o SUS.
Depois de aprovadas, as propostas serão levadas, por meio de 140 delegados eleitos, para a Conferência Nacional de Saúde, que acontecerá entre 2 e 5 de julho, em Brasília. Estes delegados vão representar desde usuários do SUS, até trabalhadores e prestadores de serviços.
Durante a programação, também serão eleitas novas entidades para o Conselho Estadual de Saúde do Paraná.
Para o presidente do CES, Rangel da Silva, o evento promove não somente a possibilidade de um grande debate, mas também de fortalecer ações concretas e em nível nacional. "As propostas aqui discutidas serão levadas até Brasília, permitindo dar maior amparo e garantir mais força às políticas de saúde pública", destacou.

A prefeita anfitriã do evento, Rosa Maria de Jesus Colombo, considera como valioso o potencial da conferência. "São dias de muito movimento em prol do SUS e o município de Pinhais se sente honrado por fornecer este espaço que sem dúvida trará muitos benefícios para todo o Estado", afirmou.
PRESENÇAS A mesa de abertura também contou com as presenças do superintendente estadual do Ministério da Saúde no Paraná, Luiz Armando Erthal; o presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), Ivoliciano Leonarchik; as deputadas estaduais Cloara Pinheiro e Márcia Huçulak; além dos conselheiros estaduais de Saúde Silmara da Conceição Ribas e Márcia Zambrin.
PUBLICAÇÕES LEGAIS / NACIONAL
Aniversário da Binacional
A Itaipu Binacional completou 49 anos nesta quarta-feira (17). Os trabalhos para a construção em Foz do Iguaçu e Hernandarias, no Paraguai, tiveram início em 1974, sua inauguração ocorreu em 1984. Em 1995, foi premiada como uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno, pela Associação Americana de Engenharia Civil (ASCE).
Produção de energia


A usina é líder na produção de energia, com mais de 2,9 bilhões de megawatts-hora fornecidos. Em outubro de 2021, a hidrelétrica binacional atingiu a marca de 50 milhões de megawatts-hora (MWh) gerados no ano. O volume de energia seria suficiente para abastecer o planeta Terra por 19 horas, o Brasil por um mês e sete dias e o Paraguai por dois anos e 11 meses.
Cinquentenário Com a contagem regressiva para seu primeiro cinquentenário iniciada, a empresa comemora o pagamento da dívida histórica da construção, prepara-se para as negociações do Anexo C do Tratado e foca ainda na expansão de projetos socioambientais e na atualização tecnológica da usina. “Saldamos a dívida de construção e estamos preparados tecnicamente para auxiliar os governos do Brasil e do Paraguai nas negociações do Anexo C Tratado de Itaipu”, afirmou o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Enio Verri.
Economia paranaense Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) mostra que o comércio paranaense cresceu 8,9% no mês de março. O Paraná é a quarta maior economia do Brasil e alcançou recentemente a maior participação do PIB nacional da história. Também encerrou o ano passado como líder na geração de empregos na região Sul do Brasil, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Neste ano já acumula um crescimento de 11,1% no setor de serviços no trimestre.
Investimento público
Em participação no evento de premiação das 100 maiores empresas de Sociedade Anônima (S/A) do Paraná, organizado pelo jornal Indústria & Comércio, o governador em exercício Darci Piana lembrou que as grandes obras de infraestrutura e logística passou a ser tratada como prioridade nos últimos cinco anos. “Investimentos públicos têm induzido os empresários a investirem. Desde 2019, o Governo do Estado aportou R$ 300 milhões na elaboração de projetos executivos para facilitar a realização de diversas intervenções em todas as regiões do Paraná. Atualmente”.
Banco de projetos

O Banco de Projetos do Paraná possui cerca de R$ 8 bilhões de projetos arquivados aguardando recursos para serem executados. Entre as iniciativas que já se tornaram obras concretas, Piana enfatizou o processo de revitalização da Orla de Matinhos, a obtenção da marca histórica de 100% de cobertura do SAMU e a ampliação de três refeições por turno em todas as escolas estaduais ajudaram o Paraná a alcançar o 1º lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) no ensino médio.
Entre as maiores
O ranking das 100 maiores empresas de Sociedade Anônima (S/A) do Paraná toma como base a receita líquida do ano de 2021, divulgada nos balanços das empresas publicados nas mídias impressas e digitais em 2022. Entre as 100 maiores empresas , estão algumas com participação direta ou indireta do Governo do Estado. É o caso da Copel primeira colocada no ranking, Sanepar (4º), Compagás (47º) e Celepar (81º).
Em nota
O deputado Deltan Dallagnol comentou o resultado do julgamento no TSE que cassou seu mandato. Por meio de nota, o ex-procurador disse estar indignado e que sua cassação faz parte de uma vingança sem precedentes. “344.917 mil vozes paranaenses e de milhões de brasileiros foram caladas nesta noite com uma única canetada, ao arrepio da lei e da Justiça. Mas nenhum obstáculo vai me impedir de continuar a lutar pelo meu propósito de vida de servir a Deus e ao povo brasileiro”, diz a nota.
Em solidariedade
O senador Sergio Moro usou as redes sociais para comentar a cassação de Dallagnol. “Estou estarrecido por ver fora do Parlamento uma voz honesta na política que sempre esteve em busca de melhorias para o povo brasileiro”, disse o senador. “Perde a política. Minha solidariedade aos eleitores do Paraná e aos cidadãos do Brasil”, completou.
Eleições 2024
O deputado federal e presidente estadual do PSB, Luciano Ducci, esteve em reunião na Esplanada dos Ministérios com o vice-presidente da República Geraldo Alckmin. O encontro aconteceu na sede do ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. Na pauta, as eleições de 2024. Ducci foi comunicar Alckmin a intenção de ser pré-candidato a prefeito de Curitiba e que o partido pretende também disputar a eleição em 2026.
Inscrições finalizadas
As inscrições para o concurso público para professores da rede estadual de ensino registraram 76.590 candidatos inscritos. Os candidatos podem conferir a situação da inscrição no site do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação. Os candidatos têm entre os dias 18 e 21 de maio para solicitar correções nos dados cadastrais caso seja necessário.
Data da prova
As provas objetivas e discursivas estão marcadas para o dia 18 de junho e acontecem em várias cidades do Paraná. Além disso, os candidatos aprovados nessa etapa ainda passarão por prova prática com avaliação de uma banca examinadora. O edital prevê ainda a prova de títulos e avaliação médica. O concurso tem validade de dois anos a partir da publicação da homologação do resultado final, sendo prorrogável por igual período. Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.
SÚMULA DE RECEBIMENTO DE RENOVAÇÃO DA LICENÇA DE OPERAÇÃO A DACAR QUIMICA DO BRASIL S/A torna público que recebeu do IAT, a Renovação da Licença de Operação para Fabricação de Tintas,Esmaltes, Lacas e Venizes instalada na Rua Tavares Lyra, 2200/4600 Bairro Iná, São José dos Pinhais , PR.

CURITIBA / PR - EDITAL CENTER LTDA
CNPJ nº 04.150.383/0001-35
Diretor Comercial: Maurício Mosson
Avenida Candido de Abreu, nº 660 - Conj 201 Edificio PalladionCentro Cívico - CEP 80530-000 - Curitiba/PR - Fones: (41) 3024-6766
Email: cial@ctbametropole.com.br
São José dos Pinhais / PR - Fones: (41) 3383-6650
Email: adm.metropole@hotmail.com Contato Redação: e-mail: lustosa18@gmail.com - lustosa@onda.com.br xilus1951@outlook.com
Filiado: Sindicato das Empresas de Jornais e Revistas do Estado do Paraná
Filiado a ADI – PR – Associação dos Diários do Interior Representante em Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília: Central e Comunicação – SCS – QD 02
Bl. D/Salas 1002/1003 – Edif. Oscar Niemeyer
CEP 70.316-900 – Brasília – Distrito Federal
Fones: (41) 3323-4071 – (41) 98133-3400
As matérias opinativas que venham assinadas, não expressam necessariamente a opinião do jornal
Missão internacional apresentou grandes projetos do Paraná aos EUA e Portugal
Delegação paranaense liderada por Ratinho Junior participou de uma série de agendas com instituições financeiras, investidores e potenciais parceiros comerciais e institucionais, além de conhecer experiências inovadoras que podem ser replicadas no Estado.
O governador Carlos Massa Ratinho Junior participa de reunião em Nova York, com representantes dos fundos de investimentos Acciona (norte-americano) e Macquarie (australiano) para apresentar possibilidades de parceria com o Estado em áreas estratégicas. - A comitiva também esteve no Consulado do Brasil em Nova York e no Bank of America, uma das principais instituições financeiras do mundo
Terminou nesta quarta-feira (17) a missão internacional de duas semanas do Governo do Paraná pelos Estados Unidos e Portugal. Liderada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, a comitiva cumpriu agendas com autoridades públicas, empresários e lideranças dos dois países para apresentar os potenciais econômicos do Estado a investidores e parceiros comerciais, além de conhecer experiências de sucesso na área de inovação e tecnologia, que podem ser replicadas no Estado.
Ratinho Junior reassume o comando do Palácio Iguaçu nesta quinta-feira (18) o cargo de governador, ocupado interinamente pelo vice-governador Darci Piana desde a semana passada.
A viagem teve início em 8 de maio, nos Estados Unidos, onde a equipe esteve em Nova York e Washington em reuniões com representantes do Banco Mundial, Bank of America, International Development Finance Corporation (DFC) e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em busca de novas fontes de financiamento. O principal objetivo é viabilizar recursos para alavancar ainda mais o pacote de obras de infraestrutura e logística do Estado.
“O Paraná está na pauta global nos setores de energia renovável e agronegócio, como um celeiro de alimentos para o mundo. O Estado é visto internacionalmente com bons olhos pelos investidores que o enxergam como referência global”, disse o governador. “Temos muitas oportunidades não só na agroindústria, mas em serviços, na educação e tecnologia, e participar de encontros como esses é colocar o Paraná numa vitrine para novos investimentos”.

O foco do governador e da comitiva foi demonstrar às instituições financeiras os resultados da aplicação de mais de R$ 6 bilhões em infraestrutura nos últimos anos, em projetos como a revitalização da Orla de Matinhos, a pavimentação em concreto da PRC-280 e a duplicação da Rodovia dos Minérios. Ratinho Junior também expôs os planos de curto, médio e longo prazo, citando como exemplos a Ponte de Guaratuba e o Moegão do Porto de Paranaguá, além do pacote potencial de R$ 8 bilhões em obras através do
Banco de Projetos elaborado pelo executivo.
Em outra frente de trabalho, a delegação também participou do LIDE Brazil Investment Forum 2023 e do Paraná Day, sediados em Nova York. Ao público, formado por lideranças empresariais do Brasil, Estados Unidos e de outros países, o governador falou sobre as oportunidades de investimento no Estado.
Ele enfatizou os dois primeiros leilões do novo pacote de concessão das rodovias paranaenses, que ocorrerão em agosto e setembro, as Parcerias Público-Privadas (PPP) na área de saneamento básico, em que a primeira concorrência está marcada para 10 de julho, e o projeto da Nova Ferroeste, cuja perspectiva é de ter o início do processo licitatório iniciado até o fim de 2023.
Durante os encontros, a equipe paranaense reforçou os diferenciais competitivos do Estado, como a privilegiada localização geográfica, a força da agroindústria, que continua em franco crescimento, e a alta taxa de mão de obra capacitada, fruto da melhor educação pública no ensino médio de acordo com Índice Nacional da Educação Básica (IDEB).
“Somos a ligação do Sul com o Sudeste, que é o maior mercado consumidor do País, e com o Centro-Oeste, que tem crescido muito, além de estarmos ao lado do Paraguai e da Argentina, o que torna a região muito atraente. O Paraná já tem uma grande infraestrutura, as maiores cooperativas da América e 35 mil indústrias, além de multinacionais”, disse Ratinho Junior.
“Historicamente, o Paraná sempre teve uma mão de obra qualificada e um povo que gosta de trabalhar. Por isso, nos colocamos à disposição dos empresários para que eles possam fazer investimentos e com isso ganhar dinheiro, pagar impostos e gerar empregos em nosso Estado”, acrescentou.

Ratinho Junior lembrou, ainda, o fato de o Paraná ser atualmente o estado mais sustentável do Brasil e uma referência no setor para a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), um fator cada vez mais relevante na tomada de decisão dos investidores.
PORTUGAL A série de encontros com empresas, investidores e diplomatas iniciou com mais uma edição do Paraná Day, em Lisboa, encarado como uma oportunidade para ampliação das relações comerciais com o mercado português. “Temos uma relação de longa data com Portugal, que
pode ser a porta de entrada para os produtos paranaenses na Europa. É um continente estratégico, que conta com uma população de mais de 746 milhões de pessoas, com um grande poder de compra”, ressaltou o governador.
Durante a agenda, Ratinho Junior também participou do anúncio da Azul Linhas aéreas que confirmou a criação de um voo direto ligando Curitiba à Montevidéu, capital do Uruguai. A nova operação de transporte deverá ser iniciado em junho, três vezes por semana, com capacidade para até 136 pessoas.
Em Lisboa, Ratinho Junior também visitou o embaixador brasileiro em Portugal, Raimundo Carreiro, a quem ele defendeu a criação de um mercado comum de inovação entre Brasil e Portugal, tendo o Paraná como porta de entrada, uma vez que a Celepar já tem um escritório de representação em Lisboa. O Estado também estuda a participação em programas de intercâmbio com o país europeu em diversas áreas, como cultura, educação e ações de sustentabilidade.
Durante a semana, o governador visitou o Taguspark, maior parque de ciência e tecnologia de Portugal, localizado na cidade de Oeiras, onde assinou um memorando de entendimento para replicar a ideia em Curitiba; e o Hub do Beato, que transformou uma antiga área industrial desativada no centro histórico de Lisboa em um espaço de convivência para startups. Com o intuito de buscar ideias inovadoras para o setor de saúde, a delegação paranaense se reuniu com o ministro da Saúde de Portugal, Manuel Pizarro. O governador conheceu as plataformas tecnológicas desenvolvidas pelo governo português para otimizar o atendimento em saúde, principalmente na rede hospitalar e de medicação, cujo processo de digitalização começou há mais de uma década.
OUTRAS MISSÕES
Em março, Ratinho Junior também já havia liderado uma missão para o Japão e a Coreia do Sul, que teve como meta abrir novos mercados consumidores para a carne paranaense. A agenda internacional trouxe bons frutos para o Estado, com a confirmação de investimentos da multinacional japonesa Sumitomo Rubber e da empresa sul-coreana Phycoil Biotechnology. Já o Paraná Day, com edições realizadas agora nos Estados Unidos e Portugal, segue uma programação iniciada pelo Governo do Estado em 2019. Nos últimos anos, também foram feitas edições do evento na Espanha e México, além do Paraná Business Experience, dentro dos mesmos moldes, promovido nos Emirados Árabes Unidos
Centro Cultural recebeu 1º Encontro de Contadores de Histórias de Pinhais
Evento contou com oficinas e roda de Contação de Histórias

No último sábado (13), o Centro Cultural Wanda dos Santos Mallmann foi palco de um evento inédito: o 1º Encontro de Contadores de Histórias de Pinhais.
Com participantes vindos de Pinhais, Curitiba, São José dos Pinhais e até de São Paulo, o objetivo do encontro foi reunir os amantes da arte de contar histórias para uma troca única de experiências e vivências.
Destaques do evento, as oficinas foram ministradas pela contadora de histórias Nádia Opalinski, que apresentou duas oficinas: “História vem de Berço” e “Bagagem Literária". A roda de Contação de Histórias foi outro ponto alto. Nela, cada partici-

pante teve a oportunidade de compartilhar suas próprias histórias e cativar os demais com sua arte, enriquecendo assim o encontro, com a troca de ideias entre os participantes.
De acordo com Elaine Biss, bibliotecária da Semel e uma das organizadoras do evento, esse foi o primeiro de muitos:
“Mesmo sendo a primeira edição, sem dúvida, o Encontro de Contadores de Histórias de Pinhais deixou sua marca na vida e no coração dos que tiveram a oportunidade de participar. E certamente em 2024 outro momento inspirador e de encantamento será oferecido para os mestres da contação de histórias.”

Revisão no sistema de drenagem tem início na Rua Moreira Sales
Intervenção da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop) visa acabar com alagamentos no bairro Emiliano Perneta
Está em andamento a revisão geral do sistema de drenagem da Rua Moreira Sales, localizada no bairro Emiliano Perneta. Como a tubulação para escoamento da água da chuva era muito antiga, acabava não dando conta de escoar todo o volume de água nos dias mais chuvosos, o que provocava alagamentos na região.
Com o objetivo de solucionar esse problema, a Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria de Obras Públicas, está promovendo a revisão e a ampliação de todo o de drenagem, que agora vai passar a contar com manilhas de 1,20 m, ou seja, com o dobro do tamanho do sistema atual, que também seguirá em funcionamento.

A partir de um estudo da equipe técnica da Semop, ficou definido que o novo manilhamento vai ser construído formando um ângulo de 45 graus com o Rio Atuba, acompanhando a calha do rio, o que vai contribuir para o melhor escoamento das águas pluviais.
Demanda antiga dos moradores, as obras na Rua Moreira Sales, quando finalizadas, devem acabar com os alagamentos no bairro Emiliano Perneta.
Assembleia homenageia Teatro

Positivo pelos 15 anos de atividades
A Assembleia Legislativa do Paraná homenageou (15) o Teatro Positivo pelos 15 anos de atividade. A menção foi proposta pela deputada estadual Maria Victoria (PP).

A parlamentar destacou os serviços prestados pela administração do Teatro ao longo desses anos na divulgação da arte e da cultura. “É um dos principais e mais modernos teatros brasileiros. O local se tornou uma referência no calen-
dário cultural do país. As peças, shows e eventos geram empregos e movimentam a economia de Curitiba e do Paraná”, disse Maria Victoria.
A menção honrosa foi entregue pela deputada na sessão plenária ao reitor da Universidade Positivo, Roberto Di Benedetto; ao diretor da UP Experience, Eduardo Faria Silva; ao coordenador do Teatro Positivo, Claudinei Branco e ao gerente de Marketing da Cru-
zeiro do Sul Educacional, Leandro Lopes Nogueira.
"O teatro é um presente para Curitiba e o estado do Paraná, sendo um dos principais espaços de eventos do Brasil. A menção é um reconhecimento da importância cultural e econômica para o nosso estado", destaca o diretor da UP Experience, Eduardo Faria Silva.
Instalações Com 2.400 lugares, o Teatro Positivo é o maior do Para-
ná e o terceiro maior do Brasil. O projeto arquitetônico, desenhado por Manoel Coelho, foi inspirado no Teatro Grego Epidaurus, do século IV a.C.
Inaugurado em 29 de março de 2008, o Teatro tem instalações e equipamentos que permitem receber todos os tipos de eventos, de grandes espetáculos de música, dança e peças teatrais até formaturas, aberturas de congressos e convenções.
Deputados da Oposição querem reajuste dos servidores do Poder Executivo igual ao Judiciário, MP-PR e TCE
Os deputados de Oposição/Bloco PT-PDT na Assembleia Legislativa encaminharam nesta terça-feira (16) um requerimento ao governador Ratinho Jr. solicitando que o reajuste dos servidores do Poder Executivo seja igual aos funcionários do Tribunal de Justiça (TJPR), Ministério Público (MP-PR) e Tribunal de Contas (TCE-PR), de 12,13%.
No documento, os deputados solicitam o envio imediato à Assembleia de projeto de lei com previsão de reajuste de 12,13%, referente ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulado entre maio de 2021 e abril de 2022, nos mesmos moldes das propostas formuladas pelo Poder Judiciário, MP-PR e TCE-PR. Em março, Ratinho Jr. anunciou reajuste geral de 5,79% para os servidores ativos e inativos, a ser incorporado apenas a partir de agosto, mas até hoje não encaminhou projeto de lei formalizando a medida. O percentual proposto e a demora para a implementação do reajuste causaram revolta no funcionalismo, que acumula defasagem salarial superior a 42%.
Os projetos que preveem a reposição salarial dos servidores do Judiciário, MP-PR, TCE-PR foram aprovados hoje na Assembleia, assim como o reajuste do próprio Poder Legislativo. O reajuste dos funcionários da Casa, contudo, será de 8%.
“A dívida do Estado com os servidores, por não pagar a recomposição da inflação desde 2016, é superior a 42%. Isso impacta nas famílias e reduz o poder de compra de policiais, professores, profissionais da saúde, enfim, de todo funcionalismo. O que estamos pedindo é que seja feito o mínimo, que todos sejam tratados com igualdade. Assim como fez com o Judiciário, o Ministério Público e Tribunal de Contas fizeram, que o Executivo também conceda o reajuste de 12,13%”, disse o deputado Requião Filho, líder da oposição.
Deputada Marli Paulino (SD) protocola projeto de lei para tornar a Festa da Uva de Colombo evento oficial do Paraná
“Esta grandiosa e importante festa merece esse reconhecimento e destaque por evidenciar a cultura e a agricultura local”, explica a deputada Marli Paulino.Créditos:Divulgação/Assessoria Parlamentar


A deputada estadual Marli Paulino (SD) protocolou projeto de lei 336/2023 para inserir no calendário oficial de eventos do Estado do Paraná, a tradicional Festa da Uva de Colombo. “Esta grandiosa e importante festa merece esse reconhecimento e destaque por evidenciar a cultura e a agricultura local”, explica Marli.
Em sua 56ª edição realizada em 2023, a Festa da Uva de Colombo iniciou em 1953, pelos imigrantes italianos, para celebrar por meio da religiosidade, reunião familiar e comercialização, a colheita da fruta e seus derivados que são cultivados e industrializados pelos produtores rurais familiares nas suas vinícolas.
O evento da maior colônia italiana do Paraná ocorre anualmente no mês de fevereiro e expõe além da produção da uva, vinhos e derivados (compotas, sucos, geleias), diversos outros produtos típicos da região e da agroindústria com a presença de empresas de renome no cenário nacional.
De acordo com dados da Prefeitura Municipal de Colombo, organizadora do evento, o volume de negócios durante os dias de realização da Festa ultrapassa R$ 2 milhões de reais por edição. Além da produção e do comércio, a Festa da Uva de Colombo é um grande evento de confraternização e encontro de diversas gerações que se conectam ao som dos corais típicos italianos e dos mais expressivos artistas em destaque na atualidade.
Em quatro dias de muita cultura, negócios e diversão, a festa movimenta a economia local e atrai mais de 70 mil pessoas anualmente, oriundas de toda a região metropolitana, para prestigiar o evento que acontece sempre no Parque Municipal da Uva, importante e tradicional ponto turístico do município.
Deputada Flávia Francischini (União) propõe audiência pública para debater o Código do Autismo
A deputada estadual Flávia Francischini (União Brasil) propôs uma audiência pública para debater com profundidade os projetos que foram apresentados pelos deputados estaduais para compor o Código da Pessoa com o Espectro Autista do Paraná (TEA), em construção na Assembleia Legislativa. “Temos que revisar o texto, saber quais as propostas e discutir os sistemas de inclusão, falar com especialistas, educadores e famílias de crianças autistas”, disse.
Outra preocupação da parlamentar é quanto à celeridade da aprovação do Código dos Autismo e dos projetos de lei que estão parados nas comissões da Casa. “Projetos que impactam no dia a dia dos autistas e de seus familiares estão parados na CCJ. O Plenário, a Mesa Executiva está votando outras prioridades, alguns com regime de urgência, inclusive. O que estamos esperando?”, questionou Flávia.
Ainda segundo a parlamentar, durante a reunião da Comissão, uma única profissional apresentou um texto pronto sobre um sistema de inclusão, sem qualquer debate com especialistas. “Não havia representantes da Educação, nem da Saúde, têm muito pontos a serem dis-
cutidos”, explicou Flávia, que é mãe de um pré-adolescente autista.
Entre as 12 propostas sugeridas pela deputada Flávia ao Código do Autismo, estão a proibição aos planos de saúde de cancelar ou suspender serviços para consumidores autistas, sem que haja justa causa e aviso prévio; a formação e capacitação de policiais militares no atendimento de ocorrências envolvendo pessoas autistas; a criação do Programa Estadual de Acompanhamento Pré-natal e Pós-parto para mulheres com TEA; além do fornecimento de abafadores de ruídos nos estádios e arenas esportivas.
“A conscientização sobre o autismo é fundamental para combater o estigma e a discriminação que muitas pessoas com esse transtorno enfrentam em suas vidas diárias. Sempre irei trabalhar pela inclusão e por políticas públicas que ajudem as famílias”, disse Flávia.
A deputada defende a causa autista desde antes de ser vereadora na Câmara Municipal de Curitiba. Na casa legislativa curitibana, Flávia Francischini teve aprovada a Lei que cria as Rodas de Conversa, para apoiar os estudantes com deficiência e seus familiares na inclusão escolar.
Líder do Bloco PT-PDT, o deputado Professor Lemos destacou a insatisfação dos servidores estaduais com a proposta do governo. Segundo ele, “o Executivo é o poder que arrecada os impostos e distribui para os demais e está negando aos servidores o direito de receber o que está previsto na Lei”. “Os servidores estão indignados com razão e por isso precisamos que o governador envie com urgência o projeto de lei concedendo 12,13% de reposição salarial igual os demais Poderes. O servidor do Poder Executivo não tem desconto quando vai ao mercado, quando vai abastecer o carro no posto de gasolina, quando vai comprar medicamento. Ou seja, o custo de vida dele é o mesmo que os servidores dos demais poderes. O governo precisa agir e encaminhar com urgência a proposta para votação apreciação e votação nesta Casa”.

Já o deputado Arilson Chiorato, presidente do PT Paraná, destacou que a bancada defende que todos os servidores públicos do Estado recebam o mesmo tratamento. “A oposição quer equidade, que todos os servidores públicos, de todos os Poderes, tenham o mesmo tratamento. Por isso estamos pedindo que seja usado o mesmo índice de reposição salarial e que seja revisto este tratamento desigual. Nossa preocupação é que todos os trabalhadores tenham o mesmo direito, precisamos criar um padrão, para que não existam distorções”.
A deputada Luciana Rafagnin afirmou que a valorização dos servidores do Poder Executivo é uma questão de justiça. "Não acho justo que a gente conceda reposição de 12,13% para servidores do Judiciário, do Ministério Público e do Tribunal de Contas do Estado e não para os servidores do Poder Executivo. Defendemos que todos possam ter a mesma reposição. É importante que o governador reconheça esse direito e que a gente possa votar aqui com igualdade. Hoje, da forma como está, se reforça a desigualdade e a injustiça".
Assinam o requerimento os deputados Requião Filho (PT), líder da Oposição; Professor Lemos, líder do Bloco PT-PDT; Ana Julia (PT); Arilson Chiorato (PT); Dr. Antenor (PT), Goura (PDT); Luciana Rafagnin (PT) e Renato Freitas (PT).
Saúde promove capacitação para cuidados com idosos
Cronograma de vacinação
Covid-19 em São José até o dia 19 de maio
A Secretaria de Saúde de São José dos Pinhais, por meio do Departamento de Atenção à Saúde (DAS) em parceria com a Escola de Saúde está realizando Capacitação em Síndromes Geriátricas e Avaliação Multidimensional do Idoso para médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos e cirurgiões-dentistas da Atenção

Primária à Saúde.
Na tarde desta terça-feira (16), a capacitação teve continuidade na central de treinamento do Paço Municipal. O curso está dividido em 03 (três) módulos.

Desde semana passada, os servidores estão participando do primeiro módulo com a enfermeira Dra. Mar-

cia Seima, da Escola de Saúde Pública da cidade.
O objetivo da capacitação é qualificar o atendimento dos idosos do município e fortalecer o cuidado
integral com foco, neste momento, na Atenção Primária à Saúde.
Na sequência, o DAS estará desenvolvendo a Linha-Guia do Cuidado da
Saúde do Idoso articulando todos os pontos de atenção à saúde, incluindo o ambulatório de Geriatria no Centro de Atendimento Multiprofissional (CAM).
Rua do bairro Cidade Jardim recebeu obra de pavimentação
São José dos Pinhais divulga o calendário de imunização até o dia 19 de maio. Para vacinação é obrigatório comparecer em um dos pontos de vacina e apresentar documento com foto, CPF, comprovante de residência e carteirinha de vacinação.
CONFIRA O CRONOGRAMA DE VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19
ATÉ O DIA 19 DE MAIO:
15/05 (segunda-feira, das 8h30 às 16h): Crianças de 5 a 11 anos, 11 meses e 29 dias – 1ª DOSE de 5 a 11 anos, 2ª DOSE para crianças de 5 a 11 anos que tomaram a primeira dose até o dia 20 de março de 2023 e REFORÇO para crianças de 8 a 11 anos que tomaram a 2ª DOSE até o dia 15 de janeiro de 2023.

15/05 a 19/05 (segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h): VACINA BIVALENTE para a população de 40 anos ou mais.
19/05 (sexta-feira, das 8h30 às 16h) – Crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias – 1ª DOSE para crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias; 2ª DOSE para crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias que tomaram a primeira dose até o dia 19 de abril de 2023; 3ª DOSE para crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias que tomaram a 2ª DOSE com Pfizer Baby até o dia 20 de março de 2023 e 3ª DOSE para crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias que tomaram a 2ª DOSE com Coronavac até o dia 19 de janeiro de 2023.
• Em casos de dúvidas sobre o intervalo vacinal, procure a UBS mais próxima.
• Não esqueça de apresentar comprovante de residência, documento com foto, CPF e carteirinha de vacinação.
• Menores de idade devem estar acompanhados por um responsável.
PONTOS DE VACINAÇÃO – TODAS
AS UNIDADES DE SAÚDE DE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS – ENDEREÇOS
US Afonso Pena – Rua Antônio Bianchetti, 90
US Agaraú – Rua Arcídio Claudino Barbosa, s/nº
US Borda do Campo – Estrada da Roseira, 5850
US Cachoeira – Rua Benjamin Negoseki, s/nº
US Caic – Rua Rua Fernando Pradi, 113
US Campina do Taquaral – Rua José Zanqueta Filho, s/nº
US Campo Largo da Roseira – Rua Antonio Singer, s/nº
US Central – Rua Visconde do Rio Branco, nº 2041
US Cidade Jardim – Rua Tarcílio Zoelner, 350 US Contenda – Rua Casemiro Leviski, s/nº
US Córrego Fundo – Estrada Principal, s/nº
US Cotia – Rua Ver. Domingos Moletta, s/nº
US Cristal – Rua Ilo Antoninho Mozer, nº 900
US Faxina – Rua Carlos Kusma, s/nº (não haverá vacinação no dia 15/07)
US Guatupê – Rua Herminda da Rocha Barbosa, 600
US Ipê – Rua Laerte Fenelon, nº 1001

US Malhada – Estrada Principal, s/nº
US Marcelino – Rua Ver. Domingos Moletta, s/nº
US Martinópolis – Rua Vanderlei Moreno, 11280
US Murici – Rua João Lipinski, 505
US Moradias Trevisan – Rua Luiz Oribes da Rocha, 26
São José dos Pinhais está recebendo obras em todos os cantos. A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Viação e Obras Públicas (SEMVOP), realizou a pavimentação da Rua José Pereira do Vale Filho, no bairro Cidade Jardim.

As obras tem o objetivo de melhorar a mobilidade, infraestrutura e oferecer mais segurança, além de proporcionar mais qualidade de vida aos moradores da região.


Parque da Fonte/Casa do Papai Noel – Rua Almirante Alexandrino, esquina com a Rua Tavares de Lyra
US Quississana – Rua Carlos Eduardo Nicheli, 26
US Riacho Doce – Rua Eliud Alves Pereira, 378
US São Marcos – Rua Augusto DeBarba, 975
US Veneza – Rua Francisco Dal Negro, 2752
US Xingu– Rua Ilhio Pedro Gasparelo, 854
Balanço do trabalho realizado nos últimos anos foi feito pelo governador em exercício durante a premiação organizada pelo Diário Indústria & Comércio. Ranking se baseia na receita líquida das empresas de Sociedade Anônima instaladas em todo o Paraná.
Piana apresenta ações do Estado a empresários durante evento das 100 maiores S/A do Paraná
O governador em exercício Darci Piana participou na noite desta terça-feira (16) da terceira edição do prêmio 100 maiores empresas de Sociedade Anônima (S/A) do Paraná. Durante o evento, organizado pelo jornal Indústria & Comércio, ele fez um balanço geral sobre as principais realizações do Governo do Estado em diversas frentes desde 2019 e que ajudaram a impulsionar a economia paranaense.
Piana comentou sobre a importância de homenagear aqueles que contribuem para o fortalecimento do Paraná e lembrou que o crescimento das empresas tem impacto direto no desenvolvimento econômico do Estado, que assumiu recentemente o posto de quarta maior economia do Brasil.

“São 100 empresas sólidas, que geram um volume de empregos muito grande e que também contribuem com o Estado através do ICMS, então merecem o reconhecimento e essa homenagem. É um exemplo do que está acontecendo no Paraná, demonstrando que o poder público e a iniciativa privada podem e devem trabalhar unidos em prol da nossa gente”, afirmou.


O governador em exercício também reiterou que a função do Estado é atuar como um facilitador para a concretização de novos investimentos. “São várias ações, como investimento em mão de obra qualificada e a questão da infraestrutura, que é fundamental para as empresas. Nesse ponto, investimentos em equipamentos e na melhoria da logística, incluindo rodovias, ferrovias e portos, garante a confiança dos empresários em um Estado sério e competente, o que têm atraído investidores do mundo inteiro para o Paraná”, acrescentou Piana.
Ele também explicou que o bom desempenho das empresas paranaenses, somado às políticas de incentivo econômico do poder executivo estadual, resultaram em um aumento de 58,9% nas exportações entre 2019 e 2022, mesmo com a pandemia. No mesmo período, o Paraná também teve um saldo positivo de 372 mil vagas de trabalho com carteira assinada, resultado que deve ser ampliado em 2023, cujo primeiro trimestre encerrou com 44 mil contratações a mais do que desligamentos.
Ao público formado majoritariamente por empresários na sede do Indústria & Comércio, Piana também detalhou os resultados obtidos a partir do processo de modernização da máquina pública estadual. Entre os principais pontos destacados pelo governador em exercício, estão a redução de gastos administrativos, incentivo fiscal para empresas com planejamento de investimento e políticas de financiamento ao setor produtivo.
Através do programa Paraná Competitivo, coordenado pela Invest Paraná e a Secretaria da Fazenda, o Estado atraiu cerca de R$ 43,8 bilhões de grupos empresariais que se instalaram ou expandiram os seus negócios em território paranaense. No âmbito fiscal, o Estado também liberou R$ 250 milhões em créditos do ICMS para a expansão das fontes de energia renovável a cooperativas, compra de bens e mercadorias, quitação de dívidas e pagamento de impostos.
Desde 2019, o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), concedeu cerca de R$ 5,6 bilhões em créditos para as empresas paranaenses, o que equivale a 37,7% dos recursos liberados pela instituição no período. Deste montante, quase um terço foi destinado ao setor de comércio e serviços. A Fomento Paraná, na mesma toada, liberou R$ 160 milhões a investidores apenas em 2022.
Outro fator que tem ajudado o setor empresarial é a redução do tempo médio para a abertura de novas empresas na Junta Comercial, que passou de 10 dias em 2019 para apenas 11 horas em 2023 por causa do programa Descomplica Paraná.
Presente na premiação, o presidente da Junta Comercial do Paraná (Jucepar), Marcos Rigoni, disse que assumiu a instituição em 2019 com a missão de desburocratizá-la. “Hoje, o Paraná tem uma Junta Comercial de vanguarda, que é uma referência nacional no registro mercantil. No Estado, o empresário é respeitado e bem atendido porque entendemos que é ele quem faz a economia girar. Mesmo durante a pandemia ninguém deixou de ser atendido, porque digitalizamos 100% dos processos”, contou.
OUTRAS AÇÕES
De acordo com Piana, a realização de grandes obras de infraestrutura e logística passou a ser tratada como prioridade nos últimos cinco anos. Segundo ele, investimentos públicos têm induzido os empresários a investirem. Desde 2019, o Governo do Estado aportou R$ 300 milhões na elaboração de projetos executivos para facilitar a realização de diversas intervenções em todas as regiões do Paraná. Atualmente, o chamado Banco de Projetos do Paraná possui cerca de R$ 8 bilhões de projetos arquivados aguardando recursos para serem executados.
Entre as iniciativas que já se tornaram obras concretas, Piana enfatizou o processo de revitalização da Orla de Matinhos, com alargamento cujo alargamento da faixa de
areia já foi concluído, a pavimentação da PRC-280 entre Palmas e a BR-153 feita totalmente em concreto e a duplicação da PR-323 entre Doutor Camargo e o Rio Ivaí.
Por meio da Copel, o Estado também aportou R$ 2,7 bilhões para a construção de 25 mil quilômetros de redes trifásicas até 2025, o que deve aumentar a capacidade de produção especialmente no meio rural, além de R$ 820 milhões para a implantação da chamada rede elétrica inteligente aos consumidores, que terão maior controle sobre os gastos. Ele também defendeu investimentos sociais. Na saúde, destacou os cerca de R$ 721 milhões investidos em obras desde 2019, período no qual foram entregues 40 hospitais, incluindo três novos hospitais regionais, além de 300 Unidades Básicas de Saúde (UBS), três Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e uma Clínica da Mulher. Também estão em obras mais 651 UBS, 55 hospitais, 15 UPA e quatro unidades mistas de saúde. O Paraná também atingiu a marca histórica de 100% de cobertura do SAMU, ante 68% em 2019. Na educação, as obras de construção e ampliações de quase mil escolas, novas metodologias (aulas de matemática financeira, programação, educação em tempo integral), programas de intercâmbio, a aquisição de 77 mil equipamentos de informática e 18,3 mil kits de robótica e a ampliação de três refeições por turno em todas as escolas estaduais ajudaram o Paraná a alcançar o 1º lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) no ensino médio.
PREMIAÇÃO
O ranking organizado pelo Indústria & Comércio conta com o apoio institucional da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), Junta Comercial do Paraná e Governo do Estado. O levantamento toma como base a receita líquida do ano de 2021, divulgada nos balanços das empresas publicados nas mídias impressas e digitais em 2022.
Entre as 100 maiores empresas , estão algumas com participação direta ou indireta do Governo do Estado. É o caso da Copel, que lidera o ranking, na primeira colocação, Sanepar (4º), Compagás (47º) e Celepar (81º).

Para o presidente interino da Fecomércio, Ari Bittencourt, a presença destas empresas demonstra que é possível que o poder público e a iniciativa privada trabalhem unidos em prol do Paraná. “Como representante de mais de 500 mil empresas do comércio, a Fecomércio apoia o ranking, que exalta empresas que geram riquezas e empregos. Ele reúne representantes dos mais variados segmentos, incluindo empresas privadas e também as sociedades de economia mista, que demonstram que a união da iniciativa privada e do poder público para um ambiente favorável para o crescimento econômico e social”, afirmou.
De acordo com o presidente do Indústria & Comércio, Odone Fortes Martins, o Ranking das Sociedades Anônimas é um bom exemplo para Paraná porque ajuda a mostrar a importância da iniciativa privada, uma vez que possui o quarto maior PIB brasileiro.
“As empresas paranaenses têm mantido um crescimento significativo em todas as áreas, como comércio, indústria e agricultura, contribuindo com a consolidação do Estado como o quarto maior PIB brasileiro. Ao promover esse encontro, o Indústria & Comércio cumpre o seu papel de imprensa livre a serviço do Paraná, para que o empresariado local trabalhe unido para investimentos e empregos”, declarou.
O Estado teve o maior avanço do setor no mês de março no Brasil, com crescimento de 2,6% em relação a fevereiro. O resultado foi positivo também no trimestre, com aumento de 17,6% nas atividades nos três primeiros meses do ano, o segundo melhor número do País no período
Turismo do Paraná foi o que mais cresceu em março e teve 2º maior avanço no trimestre no Brasil
As atividades turísticas estão em expansão no Paraná. O Estado teve o maior avanço do setor no mês de março no Brasil, com crescimento de 2,6% em relação a fevereiro. O resultado foi positivo também no trimestre, com aumento de 17,6% nas atividades nos três primeiros meses do ano, o segundo melhor número do País no período, atrás apenas de Minas Gerais (24,3%). Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada nesta terça-feira (16) pelo Institu-
to Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e que também inclui as atividades turísticas.


O desempenho do Estado no mês foi essencial para que o País fechasse março no positivo. O crescimento nacional, porém, foi de apenas 0,1%, já que entre os 12 estados avaliados pelo IBGE apenas quatro tiveram bons resultados em março. Além do Paraná, quem avançou no setor foram Minas Gerais (2,2%), Bahia (1,8%) e São Paulo (0,4%).
O setor avançou 17,4% em re-

lação a março de 2022, também o segundo melhor resultado do período e muito superior à média nacional, de 6,6%. No acumulado de 12 meses, entre abril de 2022 e março de 2023, o aumento do Paraná foi de 24,4%, contra 22,2% da média brasileira.
O governador Carlos Massa Ratinho Junior destacou que um dos principais atrativos nacionais, as Cataratas do Iguaçu bateram recorde de visitação em abril, recebendo cerca de 150 mil turistas.

E o movimento do setor pôde
ser observado em todas as regiões.
As visitas nas unidades de conservação do Estado quase dobraram entre janeiro e abril em relação aos mesmos meses do ano passado, recebendo 209.812 visitantes no período.
“O turismo paranaense cresce constantemente, beneficiando diversos empreendimentos e trabalhadores que dependem de atividades como hotelaria, transporte, serviços de guia e alimentação. Isso nos dá muita alegria, porque é a forma mais barata de gerar empre-

gos para a população”, disse Ratinho Junior.
“Acabamos de anunciar uma nova rota internacional saindo do Paraná, com voos diretos da Azul entre Curitiba e Montevidéu, no Uruguai. A ampliação das conexões com outros países também demonstra que as companhias aéreas estão confiantes no avanço do setor no Estado”, ressaltou o governador. “Estamos cada vez mais preparados para receber bem os turistas do Brasil e do mundo inteiro”.
Greca lança Operação Inverno para atendimento da população em situação de rua de Curitiba
Campanha do Agasalho busca arrecadar mais de 110 mil peças de roupa e cobertores
Nesta terça-feira (16/5), o prefeito Rafael Greca deu início à Operação Inverno, para atender e preservar a saúde e integridade física das pessoas em situação de rua durante o período em que são registradas as menores temperaturas em Curitiba - de maio a setembro. O evento aconteceu no Salão Brasil da Prefeitura e, na ocasião, o prefeito também lançou a Campanha do Agasalho 2023Doou Esquentou.
“É preciso andarmos e palmilharmos toda a cidade até que não percamos ninguém. Não queremos perder ninguém para o inverno e nós queremos multiplicar as ocasiões de resgate social”, disse o prefeito ao lado da primeira-dama, Margarita Sansone. Greca destacou as estruturas disponíveis na cidade para o atendimento desse público, como os espaços do Mesa Solidária, restaurantes populares, abrigos e hotéis sociais, além das entidades religiosas e pessoas que atuam na rede de apoio. “Tudo pode ser feito se nos organizarmos em conjunto, assim não perderemos ninguém”, reforçou o prefeito.
A Operação Inverno é um trabalho da Fundação de Ação Social (FAS) e da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC) e conta com a partici-
pação de outras dez secretarias e instituições municipais.
Também serão capacitados grupos de voluntários para atuar no atendimento à população em situação de rua e a campanha de arrecadação de agasalhos e cobertores.
Dentre as ações da Operação Inverno estão o acolhimento e a busca ativa das pessoas em situação de rua, o mapeamento e monitoramento dos locais onde elas costumam ficar, além do atendimento feito a partir dos pedidos da população registrados na Central 156.

COMO VAI FUNCIONAR A OPERAÇÃO INVERNO
Até 15 de setembro, as ações de abordagem serão intensificadas nas noites com temperatura igual ou abaixo de 8ºC, com sensação térmica baixa ou com chuvas intensas.
Para ampliar a capacidade de acolhimento, a FAS disponibilizará 180 novas vagas, sendo 100 delas em uma casa de passagem no bairro Guabirotuba, e 80 vagas emergenciais no Campo Comprido. Com isso, o total de vagas de acolhimento oferecidas pela FAS chegará a 1.491, podendo ser ampliado conforme a demanda.
“Já iniciamos o reforço do atendimento que acontece 24
horas por dia. Assim que são expedidas as previsões meteorológicas, seja com aviso de baixas temperaturas ou chuva, esse atendimento é ampliado. Devemos ter um inverno bastante rigoroso este ano e por isso a necessidade desse esforço coletivo”, alertou a presidente da FAS, Maria Alice Erthal.
Além de auxiliar com boletins e avisos meteorológicos, a Defesa Civil Municipal também colocará à disposição da Operação Inverno cerca de 2 mil voluntários cadastrados em sua rede de proteção e de defesa civil.
“Neste ano, além das vagas ofertadas pela FAS, vamos ter mais de 40 locais organizados que podem servir de abrigos emergenciais, caso haja necessidade. É um esforço coletivo de diversos órgãos da Prefeitura e demais entidades para que todas as pessoas que necessitem de amparo sejam atendidas”, destacou o coordenador da Defesa Civil de Curitiba, inspetor Nelson Ribeiro.
A Operação Inverno também contará com a participação de voluntários. Os interessados poderão se inscrever no site da Prefeitura ou da Defesa Civil de Curitiba a partir do dia 17 de maio. Eles auxiliarão na distribuição de alimentos nos serviços de aco-
lhimento institucional e na seleção e organização das roupas arrecadadas na Campanha Doou Esquentou.
A FAS oferecerá capacitações para os voluntários, sendo a primeira delas no dia 18 de maio, no auditório do Vale do Pinhão - Engenho da Inovação, no bairro Rebouças.
PRESENÇAS
Participaram do lançamento os secretários municipais Luiz Gusi (Segurança Alimentar e Nutricional), Cinthia Genguini (Comunicação Social) e Carlos Eduardo Pijak Jr. (Esporte, Lazer e Juventude); os vereadores Osias Moraes, jornalista Márcio Barros e Mauro Bobato; o assessor especial de Articulação Política, Lucas Navarro; os administradores regionais do Cajuru, Portão, Santa Felicidade e Pinheirinho; o reitor da Universidade Positivo, Roberto Di Benedetto; a gerente de RH da Rede Supermercados Condor, Charmoniks Heuer; o diretor de RH e TI do Supermercado Festval, Paulo Beal; a analista de Gestão Empresarial Jr. da Ritmo Logística, Talita Barbosa Kruscielski; o controlador-geral do Município, Daniel Conde Falcão; representando o Simepar, Marco Antônio; e o coordenador estadual da Defesa Civil, Fernando Schünig.

O prefeito Rafael Greca lançou nesta terça-feira (16/5) a Campanha do Agasalho 2023. Com o slogan Doou Esquentou, a campanha vai incentivar a população a doar agasalhos, principalmente roupas e calçados masculinos, além de cobertores e toalhas de banho que serão usados pela Fundação de Ação Social (FAS) no atendimento a pessoas em situação de rua.
A expectativa é que este ano a Campanha do Agasalho ultrapasse as doações registradas em 2022, quando a FAS contabilizou 110 mil peças de roupas, calçados e cobertores.

O objetivo das duas ações, que serão desenvolvidas até o dia 15 de setembro, é preservar a saúde e integridade física da população atendida, principalmente aquela que vive nas ruas.
“A ideia é que nós não percamos ninguém para o frio e que todos que estarão quentinhos em casa coloquem a mão no guarda-roupa, tirem uma peça de roupa ou um cobertor e doem para a Campanha do Agasalho, porque o que nos sobra falta na casa dos pobres”, disse o prefeito, ao lado da primeira-dama Margarita Sansone.
Greca reforçou que a população pode doar para a campanha cobertores, roupas para pessoas adultas e crianças, mas principalmente agasalhos e calçados para homens, que são maioria entre a população em situação de rua na cidade.
Margarita também convidou a população a participar da ação. “Vamos abrir nossos corações para levar a solidariedade e doar um cobertor, uma calça, uma blusa que estejam em bom estado”, disse. Ela destacou que as peças doadas serão entregues as pessoas atendidas pela FAS, principalmente nas unidades de acolhimento.
“Nesses 30 anos da FAS, que fundamos para ajudar as mulheres vítimas de violência, as famílias e as pessoas que sofrem, pedimos para trabalharmos juntos e fazermos desta a maior campanha do agasalho de todos os tempos”, reforçou a primeira-dama.
PROTEÇÃO
A Campanha do Agasalho poderá ser vista nos pontos de ônibus, televisões de alguns veículos do transporte público e em cartazes espalhados principalmente nos pontos de coleta de doações.
A campanha lembra que o frio chegou e que se a população tem no armário roupas quentes e em bom estado, que não estão sendo usadas, que faça a doação para que as peças possam aquecer outras pessoas.
Maria Alice Erthal, presidente da FAS, diz que a participação da comunidade é importante. “Estamos entrando no período mais frio do ano e o inverno costuma castigar mais as pessoas em vulnerabilidade social, principalmente as que vivem em situação de rua”, disse.
PARCEIROS
Neste momento, a Campanha do Agasalho conta com 13 parceiros externos, além de órgãos da administração do município, que juntos abriram 110 pontos de arrecadação de doações. Confira a lista AQUI.
São parceiros da campanha: redes de supermercados Condor, Festval e Gigante Atacadista; Jockey Plaza Shopping, Rede Massa, Banco do Brasil, Ritmo Logística S/A, Mansev Curitiba, UP Experience (que possui o Teatro Positivo, a Up Expo e os campi da Universidade Positivo Ecoville, Osório e Santos Andrade), Ótica Ipanema, YouRock Bar, Boteco da Ordem e Garden HamBargueria. Além dos pontos de coleta das empresas parceiras, a população poderá entregar doações nos 39 Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e dez Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), no Disque Solidariedade, vinculados à FAS, na Guarda Municipal e no prédio central da Prefeitura. Interessados em participar da campanha como ponto de coleta devem entrar em contato com o Disque Solidariedade, pelo telefone 3350-3596.

Curitiba participa do dia de mobilização pelo glaucoma com mutirão de exames
Segunda parcela do IPTU 2023 vence no próximo sábado (20/05)
Quem optou pelo pagamento a prazo do IPTU 2023 precisa ficar atento porque a segunda parcela vence no próximo sábado (20/5). Como o vencimento é no fim de semana, a parcela poderá ser paga na segundafeira (22/5).

Assim como nos anos anteriores, o contribuinte precisa emitir as parcelas a partir do segundo vencimento. A emissão pode ser feita pelo Curitiba App, pelo site da Prefeitura ou pelo site da Secretaria de Planejamento, Finanças e Orçamento, onde está disponível também um vídeo com o tutorial sobre como gerar a guia de pagamento do IPTU.
Pela internet é possível gerar o documento de arrecadação municipal (DAM) de um mês ou de todas as parcelas de uma só vez. Para isso, é necessário informar a Inscrição Imobiliária e Sublote ou a Indicação Fiscal do Imóvel, além do CPF ou CNPJ.

O DAM pode ser pago nos bancos conveniados, nos caixas eletrônicos ou por meio do internet banking. Também é possível pagar pelo PIX, por cartão de débito ou crédito ou ainda colocar em débito automático.
A Secretaria Municipal da Saúde participa neste sábado (20/5) do dia de mobilização 24 horas pelo Glaucoma com um mutirão de exames oftalmológicos preventivos. Cerca de 200 pacientes atendidos pelo SUS Curitiba que aguardavam consulta com oftalmologista e que têm maior risco para a doença serão atendidos, a partir das 8h, no Hospital da Visão (Oftalmoclínica), Hospital de Olhos do Paraná e na Santa Casa.
A campanha alerta para a prevenção da maior causa de cegueira evitável do mundo.
“A prevenção e o diagnóstico precoce são sempre a melhor alternativa para evitar doenças sérias, como o glaucoma”, diz a secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella. Segundo ela, a oportunidade de concentrar a oferta de exames preventivos em um mesmo dia facilita a vida tanto de pacientes como dos prestadores de serviços.
CONVOCADOS
Os pacientes que serão atendidos foram chamados pelas equipes das unidades de saúde e vão receber a guia de atendimento por mensagem do Aplicativo Saúde Já Curitiba. A guia do exame recebida não precisa ser impressa. Basta apresentar o documento no próprio aplicativo. No mutirão, eles passarão pela verificação da pressão intraocular (PIO), condição muitas vezes negligenciada, mas que pode ser determi-
nante na saúde dos olhos. Caso haja diagnóstico positivo para a doença, serão acolhidos pela equipe hospitalar que realizou o exame e encaminhados imediatamente para o tratamento. A Sociedade Brasileira de Glaucoma recomenda que o exame PIO seja feito por oftalmologistas periodicamente para diagnosticar a doença precocemente.
GLAUCOMA
O glaucoma é uma doença crônica que afeta o nervo óptico, ou seja, a estrutura responsável por permitir o cérebro reconhecer as formas e cores. A pressão intraocular elevada machuca o nervo óptico progressivamente, não sendo possível recuperar as partes lesadas. Assim, o glaucoma não tratado corretamente pode levar à perda permanente da visão.
Estudos estimam que de 1 a 2% da população mundial convivem com o glaucoma. As projeções são de que 111,8 milhões de pessoas podem sofrer com a doença até 2040.
Os especialistas alertam que essa doença é a principal causa de cegueira evitável no mundo, sendo assintomática nas fases iniciais. Sem diagnóstico e tratamento precoces, ela pode progredir durante o passar dos anos até o surgimento dos primeiros sintomas.
CAMPANHA O 24 Horas pelo Glaucoma acontece tradicionalmen-



te em maio em virtude do Dia Internacional do Combate à doença, celebrado no dia 26 desse mês.

A Prefeitura de Curitiba aderiu à campanha nacional e, entre os dias 21 e 31 de maio, vai iluminar de verde vários monumentos da cidade: a Estufa do Jardim Botânico, a Casa da Praça do Japão, a Praça 29 de Março (Monumento Chafariz) e a
Praça 19 de Dezembro (Obelisco).
A campanha é promovida pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) e pela Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG). O dia de mobilização também terá, pelo canal do Youtube da entidade, a participação de médicos oftalmologistas, celebridades e pacientes que convivem com a doença.
Os bancos conveniados para pagamento do IPTU 2023 são Caixa Econômica Federal; Bradesco; Banco do Brasil; Santander; Itaú/Unibanco; Sicredi; Sicoob; Mercantil e Ailos.
DÉBITO AUTOMÁTICO
Para quem optar pelo débito automático, a primeira parcela foi debitada no dia 28 de abril e as demais todo dia 20.
Basta fazer a solicitação diretamente a seu banco, nos canais de atendimento disponibilizados, 30 dias antes do vencimento da parcela (esse é o prazo que os bancos pedem para realizar seus cadastros). O contribuinte pode fazer essa solicitação mesmo após pagar a(s) primeira(s) parcela(s).
Quem não tem acesso à internet pode emitir as guias no atendimento presencial nos núcleos da Finanças nas Ruas da Cidadania (sem agendamento) ou na sede da Prefeitura (com ou sem agendamento)
CANAIS DE ATENDIMENTO
É possível tirar dúvidas sobre o IPTU 2023 no Portal da Secretaria de Finanças financas.curitiba.pr.gov.br, pelo atendimento telefônico exclusivo pela central 156, disponível pelo telefone 156; o App “Curitiba 156” ou o site do 156. Uma novidade este ano é que o contribuinte pode tirar dúvidas pelo WhatsApp da prefeitura no (41) 9876-2903.

O atendimento presencial está disponível nos dez núcleos regionais da Secretaria de Finanças localizados nas Ruas da Cidadania e é sem agendamento.
Na sede da Prefeitura, no Centro Cívico, é possível tirar dúvidas com ou sem agendamento. Se quiser ser atendido com hora marcada, o contribuinte deve realizar agendamento prévio no link https://agendaonline.curitiba.pr.gov.br.
Jota Quest celebra 25 anos com show especial em Curitiba
Apresentação da tour "JOTA25 - De Volta ao Novo" acontece no dia 19 de maio, na Live Curitiba - Ingressos à venda pelo site uhuu.com e pontos autorizados - Setor Camarote já está esgotado


Depois de seis meses de shows esgotados por todo o Brasil, o Jota Quest anunciou recentemente a nova agenda da turnê "Jota25 - De Volta ao Novo", em parceria com a Opus Entretenimento.
Celebrando o irretocável show sold out, no Espaço Unimed, em São Paulo, a banda mineira confirmou apresentação no dia 19 de maio, na Live Curitiba.
Os ingressos custam a partir de R$ 50,00 e estão à venda pelo site uhuu.com e pontos autorizados. O setor camarote já está esgotado. Mais informações no serviço abaixo.
A produção do evento e a Uhuu não recomendam e não se responsabilizam pela compra de tickets fora dos canais de venda oficiais, ou seja, não garantindo acesso ao espetáculo.
Até agora, o Jota Quest anunciou performance em 18 cidades. O show passará por pelo menos 12 capitais: São Paulo, Salvador, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre, Natal, Fortaleza, João Pessoa, Recife, Florianópolis, Brasília e Goiânia.
As informações sobre venda de ingressos e valores, em cada cidade, também estão disponíveis em https:// www.jotaquest.com.br.
"Há 25 anos a gente vive esse lindo sonho acordados. O lance de ter uma banda e sair por aí tocando e cantando canções, em si, já seria muito incrível, mas a energia que a gente está recebendo da galera não tem explicação", comemora Flausino. "Por isso resolvemos estender a turnê e registrar um destes grandes shows. Será o maior presente de aniversário de nossas vidas, e desde já, agradecemos geral", completa o vocalista.
Para o repertório, Flausino, Marco Túlio, PJ, Buzelin e Paulinho, escolheram 25 grandes sucessos que seguem embalando a vida de boa parte dos brasileiros nessas últimas duas décadas e meia como Fácil, Dias Melhores, Na Moral, Amor Maior, Encontrar Alguém e Só Hoje, além de singles recentes como A Voz do Coração, Imprevisível e Te Ver Superar.
A direção musical do show está a cargo da própria banda em parceria com o músico e produtor paulistano Renato Galozzi. A direção geral do espetáculo é de Fábio de Lucena, a direção criativa da turnê é de Rafael Conde, roteiros de Eduardo Rios, produção audiovisual do Studio Curva, iluminação de Carlinhos Nogueira e cenários do renomado Zé Carratu.
Paralelamente à turnê, a banda se prepara para o lançamento de mais um álbum de inéditas, o 10º da carreira, também para o primeiro semestre de 2023, desta vez, com produção musical de Rick Bonadio.
Serviço Curitiba
Opus Entretenimento orgulhosamente apresenta Jota
Quest em "Jota25 - De Volta ao Novo"
Data: 19 de maio de 2023
Local: Live Curitiba
Endereço: R. Itajubá, 143 - Novo Mundo, CuritibaPR, 81070-190
Abertura dos portões: 20h
Classificação: 18 anos. Entrada de menores de 18 anos, somente acompanhado de responsável legal.
#Setores e Valores:
Pista Premium LOTE 02: a partir de R$ 99,00+ taxas
Bistro Nivel 3 LOTE 01: a partir de R$ 800,00+ taxas

Pista LOTE 02: a partir de R$ 54,00+ taxas
PCD LOTE 01: a partir de R$ 50,00+ taxas
# Ingresso Online: https://uhuu.com
Ponto de venda com taxa de serviço:
Bilheteria do Shopping Crystal
2º Piso do Shopping Crystal
Rua Comendador Araújo, nº. 731 o Quiosque no Piso L2
Batel o Curitiba o PR
Horário de funcionamento: segunda a sábado das 12h às 20h e aos domingos e feriados das 14h às 20h Bilheteria da Live Curitiba
Rua Itajubá, nº. 143
Novo Mundo o Curitiba o PR
Horário de funcionamento: somente em dias de evento e 2h antes da abertura da casa.
Formas de Pagamento:
Internet : Pix e Cartões Visa, Master, Diners, Hiper, Elo e American.
Bilheteria: Dinheiro, Visa, Master, Diners, Hiper, Elo, Vale Cultura Ticket, American e Banricompras. Parcelamento no cartão de crédito: até 3x sem juros, de 4x até 12x com juros
# Meia Entrada/Descontos
(somente Pista e Pista Premium):
50% de desconto para Idosos: Para pessoas acima de 60 anos, mediante apresentação da Carteira de Identidade, expedida pelo órgão competente, no momento da compra do ingresso e na entrada do evento, conforme Estatuto do Idoso, lei 10.741/2003.
50% de desconto para Doador regular de sangue: Para doadores de sangue com carteira comprobatória de doação habitual, conforme Lei Estadual 13.964/2002.
50% de desconto para Professores: Para professores do ensino público e privado mediante a carteira de identificação no ato da compra e apresentada juntamente com a Carteira de Identidade na entrada do evento, conforme Lei Estadual 15.876/2008.
50% de desconto para Portadores de Câncer: Portador de câncer, com o devido comprovante, conforme a Lei 18445 de 05/02/2015.
50% de desconto para Estudantes: Direito a meiaentrada, conforme lei 12.933/2013, e Decreto 8.537 de 2015.
50% de desconto Pessoas com Deficiência: Direito a meia-entrada, conforme lei 12.933/2013, e Decreto 8.537 de 2015.
50% de desconto Jovens de 15 a 29 anos baixa renda comprovadamente: Direito a meia-entrada, conforme lei 12.933/2013, e Decreto 8.537 de 2015.
O benefício de meia-entrada é assegurado para 40% do total de ingressos disponíveis para cada evento, conforme o Decreto nº 8.537/15.
# Outros descontos (somente Pista e Pista Premium):
55% de desconto para Sócios Clube Opus. Limitado a 02 ingressos por sócio. Válido para compras na Uhuu através do CPF. Maiores informações Clube Opus - O programa de vantagens da Opus Entretenimento.
50% de desconto para clientes associados (Sócio Torcedor) aos clubes de futebol de abrangência nacional, mediante comprovação através de carteirinha de sócio no dia do evento.
40% Ingresso Solidário mediante a doação de 1kg de alimento não perecível no dia do evento.
Caso os documentos necessários não sejam apresentados ou não comprovem a condição, será exigido o pagamento do complemento do valor do ingresso adquirido, caso contrário, o acesso não será autorizado.
RAFAEL PORTUGAL APRESENTA SHOW ‘EU COMIGO MESMO’ EM CURITIBA

Espetáculo será realizado dia 20 de maio, no palco da Live Curitiba. Os ingressos estão à venda em Uhuu.com, a partir de R$ 50.
Rafael Portugal se apresenta na capital paranaense, dia 20 de maio, sábado, no palco da Live Curitiba (Rua Itajubá, 143). Os ingressos estão à venda em Uhuu e custam a partir de R$ 50, os preços variam de acordo com a modalidade e setor escolhido. O mapa do evento, assim como demais informações sobre os setores estão disponíveis no site Uhuu.com.
Se você acha que já riu de tudo, vai se surpreender com Rafael Portugal. O ator da Culpa é do Cabral no Comedy Central, Porta dos Fundos e Ex Apresentador do quadro de humor do Big Brother Brasil, CAT BBB apresenta no seu espetáculo inédito ‘Eu comigo mesmo’, a rapidez do stand up aliada à criatividade na composição de um personagem inusitado em um show de humor e comédia no ritmo certo que vai entreter, contagiar e fazer o público se divertir.
Rafael conta um pouco das histórias mais engraçadas que aconteceram em sua vida, como por exemplo quando ele se alistou no exército e não tinha nenhuma noção do que iria acontecer lá dentro; de quando era adolescente e passava o dia na casa de praia. E como morador da zona oeste do Rio de Janeiro não podiam faltar as histórias que aconteciam dentro do trem. Essas e outras histórias contadas com muita irreverência e descontração farão o público se identificar e morrer de rir.
RAFAEL PORTUGAL
O ator Rafael Portugal possui uma conceituada carreira no teatro, TV e internet. Eleito pelo Prêmio F5 promovido pelo site de entretenimento da Folha o melhor humorista do ano 2020, e pelo Risadaria, um dos maiores festivais de Humor do mundo, como o Melhor Ator de Comédia de 2017. Na TV, Faz parte do time de humoristas que compõe o programa A Culpa é do Cabral, no canal Comedy Central, e recentemente liderou o CAT; quadro humorístico de grande sucesso do Big Brother Brasil na TV Globo e apresentou o prêmio MTV MIAW 2021, criou o canal IXI, com mais de 1 milhão de inscritos e mais de 30 milhões de visualizações, Foi integrante do canal Parafernalha, no youtube e atualmente é integrante do Porta dos Fundos, o maior canal de humor, e eleito o canal mais influente do mundo em 2016,
com mais de 17 milhões de inscritos, contabilizando mais de 6 bilhões de visualizações. Em junho de 2016, estreou no cinema com o filme ‘Contrato Vitalício’, do Porta dos Fundos e dublou o filme Festa da Salsicha, em 2019 esteve presente no filme “Chorar de Rir”, com Leandro Hassum e grande elenco. Além de protagonizar a série do “Porta dos Fundos” chamada “Borges Importadora” e ‘’Homens’’ e em 2022 estreou seu primeiro filme como protagonista juntamente com Cacau Protásio chamado ‘’Juntos e Enrolados’’.
SOBRE A OPUS ENTRETENIMENTO
Celebrando 46 anos de atividade, a Opus Entretenimento é a maior plataforma de shows e entretenimento ao vivo do Brasil e acredita no poder transformador da tríade cultura, conteúdo e experiência, trazendo ao Brasil grandes artistas nacionais e internacionais.
Administradora de 10 casas de espetáculos pelo país nas regiões Nordeste, Sul e Sudeste, responsável por receber mais de dois milhões de espectadores por ano, também faz a gestão artística de importantes nomes da música e do entretenimento brasileiro como KLB, Luccas Neto, EME, Daniel, Maurício Manieri, Seu Jorge, Alexandre Pires, Ana Carolina, Roupa Nova, Munhoz & Mariano, Só Pra Contrariar, Hello Adele Tribute, Sinatra 1915 Tribute, além dos ilusionistas Henry e Klauss e Jota Quest. Para mais informações, acesse o site da Opus.
Serviço
Rafael Portugal apresenta ‘Eu comigo mesmo’
Data: 20 de maio – Sábado
Horário: Abertura às 19h/ Início às 21h

Local: Live Curitiba
Endereço: Rua Itajubá, 143 – Novo Mundo, Curitiba/PR
Classificação: 18 anos
Realização: Opus Entretenimento
Ingressos: https://uhuu.com/evento/pr/curitiba/eu-comigomesmo-com-rafael-portugal-11389


