
4 minute read
último fim de semana do Jurassic Park das Águas
from 18/03/2023
As esculturas continuam em exposição até o dia 22 de março Marcando as festividades em comemoração aos 31 anos de Pinhais, o Jurassic Park das Águas continua com exposições até o dia 22 de março. Além das 50 esculturas, nessa edição a atração conta com um laboratório abandonado, inspirado no filme da década de 90.
A atração fica no Parque das Águas, um dos principais cartões postais do município e é totalmente gratuito, sendo uma ótima opção de família, em especial as crianças que se encantam com os dinossauros criados pelo artista Jonas Corrêa, que confecciona as peças em fibras, resina e tinta.
Advertisement
Serviço
Gratuito - A exposição Jurassic Park das Águas acontece até o dia 22 de março
Local: Parque das Águas de Pinhais - Rodovia João Leopoldo Jacomel com Estrada Ecológica

Horário de funcionamento: das 9h às 19h.
Júlio e Júlia, os fantoches da Patrulha Escolar de Pinhais, fazem o maior sucesso com a criançada
A pequena Isadora, do Cmei Monteiro Lobato, gostou tanto de conhecer os bonecos que sua mãe marcou um encontro com os guardas que atuam no projeto
Desde o ano passado, a Patrulha Escolar da Guarda Municipal de Pinhais (GM) está presente no dia a dia das unidades de ensino. A equipe que atua no projeto desenvolve diferentes atividades em salas de aula, e uma delas tem feito o maior sucesso com as crianças, os fantoches da GM, os bonecos Júlio e Júlia.
Os fantoches são usados principalmente nos cmeis para contações de histórias e geram interação e aproximação, explica a guarda municipal Marcia Ostroski de Souza. “Neste trabalho com os fantoches, usamos para gerar interação, respondendo as perguntas e questionamentos que os alunos fazem. O Júlio e a Júlia são mais usados nos cmeis e acabamos interagindo bastante com os alunos que até fazem questão de mexer nos bonecos. Isso é positivo porque desperta a curiosidade nas crianças e acaba contribuindo para a aproximação dos pequenos, além de vermos que eles se sentem mais confortáveis e felizes interagindo com os bonecos”, disse ela.
Em cada unidade de ensino que passam, Júlio e Júlia fazem o maior sucesso e repercutem na comunidade escolar. Recentemente, a dupla esteve no Cmei Monteiro Lobato, do bairro Emiliano Perneta, na turma da pequena Isadora, de 3 anos. A alegria foi tanta que a menina chegou em casa falando aos pais sobre os fantoches que contam “historinhas”. Surpresos com a reação e o encantamento da filha, eles pesquisaram nas redes sociais e encontraram a página no Instagram dos bonecos, enviando uma mensagem para pedir um encontro que aconteceu nesta semana na base da Guarda Municipal de Pinhais. A pequena Isadora, acompanhada de sua mãe, Ravena Abreu, foi recepcionada pela equipe da Patrulha Escolar, os guardas Marcia Ostroski e Enrique Reinert. Além de rever a equipe, Júlio e Júlia, a ocasião foi um momento para mãe e filha conhecerem as instalações da sede da GM.

Ravena confidenciou que a Isadora estava ansiosa com o reencontro com os fantoches e que a visita foi um momento especial para a filha que esbanjou ale- gria e felicidade. “Eu, como professora e mãe, acho fantástico esse trabalho que é desenvolvido porque não é apenas a questão pedagógica em si, mas também traz essa aproximação das crianças com a Guarda Municipal. Tem também a contação de histórias que desenvolve imaginação, fala, a parte cognitiva, além da parte lúdica. Realmente é um trabalho importante e merece os parabéns. Pelo que vejo não tem uma criança que não goste dos fantoches e do trabalho da Patrulha Escolar. Como pais de uma aluna, digo que isso nos deixa feliz sabermos que as crianças estão bem assistidas”, afirmou ela. O sucesso dos fantoches é tanto, de acordo com a equipe da Patrulha Escolar, que eles já ficam no banco traseiro da viatura aguardando oportunidade para entrarem em cena. Os guardas contam que no final do ano a viatura parou em um semáforo e uma mulher estava com a sua neta no carro do lado, ao verem os guardas já perguntaram por Júlio e Júlia que apareceram para dar um “oi” e despertar o sorriso da criança.
A vacinação contra a Mpox (varíola do macaco) deve começar na próxima semana no Paraná. O Governo do Estado fará a distribuição de vacinas às Regionais de Saúde na terça-feira (21). O Estado recebeu 981 doses do Ministério da Saúde, que serão destinadas às pessoas vivendo com HIV/aids (PVHA): homens cisgêneros (que se identificam como homens), travestis e mulheres transexuais que tenham idade igual ou superior a 18 anos e status imunológico identificado pela contagem de linfócitos T CD4 inferior a 200 células nos últimos seis meses.
Empreendedorismo feminino
O senador Flávio Arns (PSB) apresentou o Projeto de Lei 904/2023 para que agências de crédito do governo federal implementem programas e ações de incentivo ao empreendedorismo feminino, principalmente de micro e pequeno porte. O PL determina que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) deverá destinar um percentual mínimo anual a tais programas. A ideia é promover o acesso facilitado de mulheres a linhas de crédito, educação financeira, assistência técnica e sistema diferenciado de garantias.
Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

CURITIBA / PR - EDITAL CENTER LTDA
CNPJ nº 04.150.383/0001-35

Diretor Comercial: Maurício Mosson
Rua Amintas de Barros, 164 – Centro/Conj 46 – CEP 80.060-205
Fones: (41) 3024-6766 - Email: cial@ctbametropole.com.br
SÃO JOSÉ DOS PINHAIS / PR - Fones: (41) 3383-6650
Departamento Comercial / Administrativo
Email: adm.metropole@hotmail.com

Contato Redação: e-mail: lustosa18@gmail.com - lustosa@onda.com.br xilus1951@outlook.com
Filiado: Sindicato das Empresas de Jornais e Revistas do Estado do Paraná
Filiado a ADI – PR – Associação dos Diários do Interior Representante em Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília: Central e Comunicação – SCS – QD 02
Bl. D/Salas 1002/1003 – Edif. Oscar Niemeyer
CEP 70.316-900 – Brasília – Distrito Federal
Fones: (41) 3323-4071 – (41) 98133-3400
As matérias opinativas que venham assinadas, não expressam necessariamente a opinião do jornal



