14/02/2020

Page 1

Sexta-feira

Ano 21 | Nº 4931 | 14 de fevereiro de 2020

Diário de Circulação Nacional

Fomento Paraná reduz juros para operações de microcrédito

Jose Fernando Ogura/AEN

Redução em 3 pontos percentuais representa 15,4% no microcrédito normal e até 22,4% na linha Banco da Mulher Paranaense. Esse foi o segundo corte feito pela agência na gestão Ratinho Junior

Agência do Trabalhador de SJP apresenta balanço de empregos

Pinhais: Dia D de Vacinação contra o Sarampo no sábado » Desde o dia 10 de fevereiro, o Ministério da Saúde realiza a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. Em Pinhais, a iniciativa é coordenada pela Secretaria Municipal

Paulo Szostak/Prefeitura SJP

» Com base nos dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, o CAGED – dispositivo legal instituído pelo Ministério de Trabalho e Emprego para controlar admissões e demissões dos trabalhadores sob o regime CLT – a Agência do Trabalhador de São José dos Pinhais, vinculada à Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária (Setrab), apresentou na tarde da última quinta-feira (13/fevereiro) o balanço de empregos formais e intermitentes acumulados no município em 2019. O Balanço foi divulgado durante a 265ª Reunião Ordinária realizada pelo Conselho Estadual do Traba-

» A Fomento Paraná, instituição financeira do Governo do Estado, anunciou a redução nas taxas de juros nas operações de microcrédito, tanto para contratações normais quanto para o Banco da Mulher Paranaense. As taxas foram reduzidas em 3 pontos percentuais, o que representa 15,4% no microcrédito normal e até 22,4% na linha exclusiva para o público feminino. A menor taxa de juros do microcrédito, que era de 1,49% ao mês, cai para 1,28% para clientes com menor risco de crédito, classificados como bons pagadores, e também empreendedores que fazem cursos de capacitação gerencial do Sebrae-PR ou do Bom Negócio Paraná. Já em relação ao Banco da Mulher, o índice passa de 0,98% para 0,76%, uma variação de 22,4%. O governador Carlos Massa Ratinho Junior lembra que este foi o segundo corte promovido pela agência em menos de um ano. “É mais uma medida de apoio aos empreendedores, para que pequenos negócios prosperem, contratem trabalhadores e contribuam para movimentar a economia”, diz o governador. “A política de desenvolvimento econômico deve abranger melhoria da infraestrutura do Estado e ações para atração de investimentos, mas também crédito e suporte aos pequenos negócios, porque eles capilarizam a geração de renda e na sua maioria concretizam sonhos de homens e mulheres empreendedores. A redução dos juros do microcrédito tem também forte conotação social”, afirma. A redução nas taxas do microcrédito foi anunciada pelo diretor-presidente da Fomento Paraná, Heraldo Neves, durante reunião do secretariado, terça-feira (12), no Palácio Iguaçu.“O Governo do Estado procura colaborar com quem quer gerar riquezas, emprego e renda no Paraná. Essa diminuição dos juros acompanha uma tendência nacional e vem em boa hora para impulsionar ainda mais a economia paranaense”, destacou o vice-governador Darci Piana.

Segunda parcela do IPVA começa na segunda-feira lho, Emprego e Renda – CETER – da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho (SEJUF) que pela primeira vez promoveu a reunião em São José dos Pinhais.

De acordo com o balanço apresentado pelo Departamento Trabalho e Estimulação de Renda, da Agência do Trabalhador do município, no ranking nacional, o

Paraná ocupa a 4ª colocação na geração de empregos de trabalho intermitente no acumulado de janeiro a dezembro de 2019, conforme dados do CAGED.

» Começa a vencer nesta segunda-feira (17) o prazo para o pagamento da segunda parcela do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Os proprietários de veículos com placas

Não queremos que falte nada nas escolas, que nossas unidades sejam espaços bemcuidados, espaços de inovação”, disse o prefeito. A primeira parcela do Fundo Rotativo será depositada na conta das unidades até o final deste mês. Ao longo do ano, o montante repassado pelo programa deve passar de R$ 16 milhões, em cinco parcelas. Pelo programa, escolas, CMEIs e Centros Municipais de Atendimento Educacional Especializado (CMAEEs) recebem, direto na conta, dinheiro para compra de materiais de limpeza, escritório e serviços rotineiros, como troca de vidros e pequenos reparos.

Valdecir Galor/SMCS

Fundo Rotativo receberá reajuste e escolas ganharão novos equipamentos » O Fundo Rotativo receberá reajuste de 3,5%. E as escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) receberão novos equipamentos de informática este ano, num total de R$ 3 milhões de investimentos, o que permitirá a chamada online dos estudantes. Os anúncios foram feitos, nesta quinta-feira (13/2), pelo prefeito Rafael Greca e pela secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, durante o Fórum de Gestores da Secretaria Municipal da Educação, que vai até sextafeira (14/2), na Sala Barigui do Parque Barigui. “É uma grande alegria começar mais um ano letivo.

de Saúde (SEMSA). Neste sábado (15), acontece o Dia D de mobilização nacional. A ação será realizada das 8h às 17h nas Unidades de Saúde da Família e em ouPágina 4 tros locais.

final 1 e 2 devem recolher o imposto na segunda-feira; as placas que terminam em 3 e 4 pagam na terça-feira, e assim sucessivamente, até o 21 (sexta-feira), quando as placas finalizadas em 9 e 0 devem fazer o recolhimento. O vencimento da terceira parcela, para quem optou pelo parcelamento, tem início no dia 23 de março e prossegue até o final da semana, dia 27. O IPVA pode ser pago nos sete bancos credenciados (Banco do Brasil, Itaú, Santander, Bradesco, Sicredi, Banco Rendimento e Bancoop), com a guia de pagamento (GR-PR) ou em qualquer banco com ficha de compensação.

Editais página 3


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
14/02/2020 by Jornal Metropole - Issuu