

Com avanço de 5,7%, indústria do Paraná é a segunda que mais cresce no Brasil em 2025

O crescimento da indústria paranaense foi mais do que triplo da média nacional, com o Brasil avançando 1,8% no ano.
Foto: Roberto Dziura Jr/AEN
Patrulha Maria da Penha de São José r ealizou mais de 1,1 mil atendimentos no primeiro semestre de 2025
De janeiro a junho deste ano, a Patrulha Maria da Penha de São José dos Pinhais realizou 1.183 atendimentos relacionados à proteção de mulheres em situação de violência doméstica. O balanço semestral, divulgado pela Secretaria Municipal de Segurança (Semuseg), mostra que 608 desses atendimentos foram referentes a pedidos de Medidas Protetivas de Urgência (MPUs). Além disso, 301 chamados foram registrados via canais de emergência – pelos telefones 153, 0800 153 0800 e pelo aplicativo 153 Cidadão. Destes, 83 foram por descumprimento de medida protetiva, resultando em 23 prisões em flagrante. O relatório mostra, ainda, que foram registrados 52 acionamentos do botão do pânico, com 12 prisões em flagrante.


Com alta de 5,7% entre janeiro e maio, a indústria paranaense foi a segunda que mais cresceu em 2025 no País. Segundo a Pesquisa Industrial Mensal divulgada nesta sexta-feira (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Paraná ficou atrás apenas do Pará (9,6%) no acumulado do ano, além de ter também a segunda maior variação no acumulado de 12 meses, com crescimento de 6,4% entre junho de 2024 e maio de 2025 ante o mesmo período do ano anterior. O crescimento da indústria paranaense foi mais do que triplo da média nacional, com o Brasil avançando 1,8% no ano. Dos 15 locais avaliados pelo IBGE, oito tiveram variação positiva no período. O Estado também teve o maior aumento da região Sul: Santa Catarina cresceu 4,8% e o Rio Grande do Sul avançou 4,1%. No acumulado de 12 meses, a alta de 6,4% da indústria paranaense também é superada apenas pela do Pará, que cresceu 9,7%. Na comparação com outros estados, o Paraná fica à frente de Santa Catarina (6,3%), Ceará (3,9%), Mato Grosso (3,6%), Minas Gerais (2,9%) e Rio Grande do Sul (2,8%). O resultado para o período também é o melhor do ano, superando por 0,1% ponto percentual o acumulado entre abril de 2024 e março de 2025, segundo melhor resultado do período (6,3%).
O Paraná teve o terceiro maior avanço na produção industrial em maio, comparado ao mesmo mês do ano anterior. O crescimento foi de 8,9%, atrás apenas dos 29,1% do Rio Grande do Sul – o que demonstra a recuperação da indústria gaúcha após as enchentes do ano passado – e dos 23,9% de alta do Espírito Santo. Já na comparação com abril de 2025, o Paraná vai na contramão da indústria nacional, que teve retração de 0,5% de um mês para outro, e apresenta aumento de 1,3%, único da região Sul e apresentar variação positiva no período.
Apenas seis dos 15 locais pesquisados pelo IBGE apontaram taxas positivas no mês: Espírito Santo (16,2%), Ceará (3,5%), Rio de Janeiro (2,0%), Paraná (1,3%), Pará (0,9%) e Rio Grande do Sul (0,2%).
Obras no Parque das Águas bloqueiam acesso lateral a partir de segunda (14/7)

A Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria Municipal de Obras Públicas, inicia nova etapa das obras de infraestrutura no Parque das Águas. Por conta das intervenções, a partir desta segunda-feira (14), o acesso lateral ao parque, por meio da ponte na Estrada Ecológica, estará bloqueado. As equipes já concluíram a instalação de duas novas pontes de madeira, que facilitarão a circulação entre as diferentes áreas do parque. Agora, os trabalhos estão focados na colocação de pavers e serviços de terraplanagem. O projeto prevê a criação de um novo acesso ao Parque das Águas, integrando o Espaço Boulevard às pistas de caminhada e ciclovias da Fase 1 do complexo. Essa conexão incluirá ainda uma ampla área de convivência, com as novas pontes, floreiras e um calçadão estendido para pedestres. O investimento na nova infraestrutura é de aproximadamente R$ 1 milhão.

foi a
e visitantes
já realizada no país. “O Natal é um período em que Curitiba se transforma. A cidade ganha outra energia, as pessoas vão às ruas, vivem os espaços públicos e compartilham esse clima com quem chega de fora. Ter a Disney como parte dessa história é especial, mas o que mais importa é ver Curitiba ocupada, vibrante e com cada vez mais gente vivendo o Natal do jeito que só a nossa cidade sabe fazer”, afirma o prefeito Eduardo Pimentel.
Levantamento da Paraná Pesquisas revela que Ratinho Junior (PSD) lidera a disputa presidencial de 2026 no Paraná, superando Jair Bolsonaro, Michele Bolsonaro, Lula e Tarcísio de Freitas. O instituto ouviu 1.540 eleitores em 62 municípios entre 3 e 6 de
julho. A margem de erro é de 2,5 pontos. O nível de confiança da pesquisa é de 95%.

Editais página 4
Pela primeira vez no Brasil, a Disney realizará um espetáculo oficial de Natal e Curitiba
cidade escolhida para sediar esse marco inédito. Em dezembro de 2025, o público curitibano
Página 2



Programa Conecta Muralha vai integrar 6 mil câmeras públicas e privadas para o combate ao crime
O prefeito Eduardo Pimentel assinou o decreto que institui o programa Conecta Muralha Curitiba, na quinta-feira (10/7), no Palácio da Inovação, no Cabral. O novo programa vai reforçar a segurança pública do município com a integração e o compartilhamento de sistemas de videomonitoramento privados — de empresas de segurança e condomínios — com a Muralha Digital da Prefeitura de Curitiba.
Lançada em 2021, a Muralha Digital já conta com mais de 2.100 câmeras instaladas em espaços públicos e pontos estratégicos do município. Com a integração das câmeras particulares, o âmbito de abrangência da Muralha Digital será ampliado e deverá conectar até 6 mil câmeras para realizar o monitoramento nos espaços públicos da cidade.
“É uma ação prevista no plano de governo, um compromisso que assumi com o cidadão de reforçar a segurança nas ruas, com tecnologia, informação e inteligência. Ampliar o monitoramento com as câmeras particulares vai trazer mais tranquilidade à população", disse o prefeito. "Com a integração, poderemos identificar com agilidade como um crime ou um acidente ocorreu”, explicou.
O secretário de Defesa Social e Trânsito, Rafael Vianna, explica que a integração será feita somente com as câmeras e dispositivos que registram as imagens das ruas e calçadas do município, com olhar voltado à prevenção de crimes e para fins de investigação criminal.
“O objetivo é realizar a integração com as empresas de segurança privada e de vigilância que já possuem câmeras voltadas para as vias públicas, para ampliar o número de equipamentos que são monitorados pela Muralha. No primeiro momento, vamos focar as empresas e depois para os condomínios que têm câmeras direcionadas para as praças, calçadas e ruas”, afirmou Vianna.
O diretor da Haganá e Co-Security, Mauro Sant’anna, contou que pretende compartilhar as imagens das 300 câmeras de monitoramento em tempo real que a empresa de segurança possui na cidade, com a tecnologia da Muralha Digital.
“Poderemos contribuir com a nossa tecnologia aliada ao monitoramento da Muralha Digital da Prefeitura, trazendo imagens em tempo real, com

inteligência artificial, leitura de placas de carros, e auxiliar na segurança da cidade”, ressaltou Sant”anna.
Licenciamento
O licenciamento das empresas de segurança privadas e dos condomínios será realizado pelo Guia de Serviços da Prefeitura e deverá estar disponível no período de até 45 dias. O Comitê Gestor da Política Municipal de Videomonitoramento de Curitiba vai expedir a autorização para o licenciamento, por meio da Secretaria de Defesa Social e Trânsito.
As empresas de segurança deverão ser credenciadas junto à Polícia Federal e estar em dia com o pagamento de tributos, alvarás e certidões negativas.
Fiscalização do Urbanismo
A partir desta quinta-feira (10/7), a fiscalização realizada pela Secretaria Municipal de Urbanismo será reforçada com o monitoramento realizado pela Muralha Digital. Equipes de fiscalização vão acompanhar, em tempo real, a realização de eventos públicos, por meio das imagens das mais de 2 mil câmeras que monitoram a cidade.
Ao flagrar uma atuação ilícita, a equipe de fiscalização do Urbanismo que começou a atuar na Muralha poderá acionar, de imediato, os fiscais que trabalham nas ruas para fazer a autuação do infrator.
Presenças Participaram do evento o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Paulo Martins; os secretários do Governo Municipal, Marcelo Fachinello, de Administração e Tecnologia da Informação (Smati), Elisandro Frigo, e do Urbanismo, Almir Bonatto; o superintendente da secretaria de defesa social e trânsito, José Semmer Neto, o presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Dario Paixão; o comandante da Guarda Municipal de Curitiba, Carlos Celso dos Santos Júnior; a administradora Regional Matriz, Ariane Assis; e o presidente do Instituto das Cidades Inteligentes, Alexandre Gedanken. Também prestigiaram o lançamento, a deputada Márcia Huçulak; o presidente da Câmara Municipal de Curitiba, Tico Kuzma; o líder do Governo na Câmara, Serginho do Posto; os vereadores João das 5 Irmãos, Éder Borges, Beto Moraes, Pier Petruzziello, Lórens Nogueira, Renan Ceschin, Zezinho do Sabará; o presidente do Sindicato de Habitação e Condomínios (Secovi-PR), Ricardo Hirodi Toyofuku; e representantes dos Conselhos Comunitários de Segurança (Conseg) de vários bairros e das empresas de videomonitoramento de Curitiba.


Eleições 2026 Levantamento da Paraná Pesquisas revela que Ratinho Junior (PSD) lidera a disputa presidencial de 2026 no Paraná, superando Jair Bolsonaro, Michele Bolsonaro, Lula e Tarcísio de Freitas. O instituto ouviu 1.540 eleitores em 62 municípios entre 3 e 6 de julho. A margem de erro é de 2,5 pontos. O nível de confiança da pesquisa é de 95%.
Prefeito interino
O vice-prefeito Paulo Martins (PL) assumiu interinamente a Prefeitura de Curitiba nesta quinta (10) e ficará no cargo até 20 de julho. O prefeito Eduardo Pimentel (PSD) está em Nova Iorque para o programa Bloomberg Harvard City Leadership Initiative. A iniciativa, sediada na Universidade Harvard, forma prefeitos para enfrentar desafios urbanos. O objetivo é aprimorar a gestão pública e a qualidade de vida nas cidades.
Contratações Públicas
O TCE-PR lançou a Jornada das Contratações Públicas, curso gratuito com mais de 150 horas sobre licitações e contratos, baseado na Lei nº 14.133/21. As aulas começam em julho, com etapas online via Teams e oficinas presenciais em nove cidades. As inscrições estão abertas no portal da EGP. O objetivo é qualificar servidores e interessados na área.
Indústria paranaense A indústria paranaense cresceu 5,7% entre janeiro e maio de 2025, ficando atrás apenas do Pará no país, segundo o IBGE. O avanço foi mais que o triplo da média nacional. Destaques foram máquinas elétricas (+32,8%) e a indústria automotiva (+17,3%). O Paraná também teve alta de 8,9% em maio, terceiro maior crescimento do Brasil.
Natal Disney em Curitiba Pela primeira vez no Brasil, a Disney fará um espetáculo oficial de Natal, e Curitiba foi escolhida para sediar o evento. Em dezembro de 2025, o show “Disney Celebra: Um Natal Inesquecível” promete encantar moradores e turistas. Uma caixa gigante no Parque Barigui anunciou a novidade e já virou atração nas redes sociais. O prefeito Eduardo Pimentel celebrou a cidade “vibrante” que vive o Natal como nenhuma outra.
Natal Disney em Curitiba II
“Disney Celebra: Um Natal Inesquecível” terá mais de 30 artistas, cenários grandiosos e trilha sonora original no Centro de Eventos Positivo, no Parque Barigui. O público também poderá curtir cinema ao ar livre e ativações interativas gratuitas. O espetáculo integra o Natal de Curitiba 2025, que terá mais de 150 atrações. As datas do show serão divulgadas em breve.
Copa Truck 2025
A 5ª etapa da Copa Truck 2025 começou nesta sexta-feira em Cascavel e traz como grande atração uma corrida noturna no sábado às 19h15. No domingo, a programação segue com provas a partir das 12h25. O evento reúne também NASCAR Brasil, Copa HB20 e Old Stock Race, somando oito corridas no Autódromo Zilmar Beux. O destaque fica para o desafiador Bacião, a “Eau Rouge brasileira”.
Rede de apoio Simone Antunes, de Campo Mourão, busca ajuda para custear o transplante de córnea do filho Vinycios, de 21 anos, diagnosticado com ceratocone avançado. O tratamento custa cerca de R$ 35 mil. Interessados podem colaborar via Pix (chave 44999702880) ou pelo telefone (44) 9930-6479. A mãe organiza rifas para arrecadar fundos e evitar que o jovem perca totalmente a visão.
Paraná exportador
O Paraná bateu recorde histórico nas exportações de carne suína no primeiro semestre de 2025, com 110,7 mil toneladas, alta de 39,4% sobre 2024. Hong Kong liderou as compras. A carne de frango também avançou, somando US$ 4,87 bilhões em exportações, enquanto o mercado de ovos cresceu no país, mas caiu no Paraná. Já a cevada terá safra 43% maior neste ano.
Negociação
O G7 Paraná cobrou agilidade do governo brasileiro para negociar com os EUA e evitar a tarifa de 50% sobre produtos nacionais a partir de 1º de agosto. O grupo avalia impactos ao Estado, forte exportador em agronegócio, indústria e comércio. O coordenador Sérgio Malucelli alerta para risco de perda de competitividade. O G7 defende diálogo urgente para barrar prejuízos à economia.
Moção de louvor
A Comissão de Relações Exteriores aprovou moção de louvor a Donald Trump, mesmo dia em que o presidente americano anunciou tarifa de 50% sobre produtos brasileiros. Do Paraná, os deputados Dilceu Sperafico (PP), Filipe Barros (PL) e Luiz Nishimori (PSD) votaram a favor. O estado, grande exportador para os EUA, pode sentir impactos nas cadeias de carnes e agroindústria.
Exportações EUA
A sobretaxa de 50% anunciada por Donald Trump pode afetar 12% das exportações do Brasil para os EUA, segundo o governo federal. Entre os itens mais vendidos ao mercado americano, destacam-se petróleo, produtos siderúrgicos semiacabados, café, aviões, ferro-gusa, óleos combustíveis, artigos manufaturados e suco de laranja. O governo Lula promete reação firme e o mercado já sente os efeitos. Leia a matéria completa no site cidadaoalerta.org.br.
Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br

necessariamente a opinião do jornal
Foto: Hully Paiva/SECOM
Prefeito Eduardo Pimentel com o vice-prefeito Paulo Martins, o secretário da Defesa Social e Trânsito, Rafael Vianna, e demais autoridades, assina decreto que cria o programa Conecta Muralha Curitiba. Foto: Pedro Ribas/SECOM

DELTAMED SERVIÇOS DE APOIO À SAÚDE LTDA,
CNPJ 31.822.743/0001-70, NIRE 412.0891488-2 CONVOCAÇÃO São convocados pelo administrador THIAGO GAYER MADUREIRA, os senhores sócios quotistas para participarem da Assembleia dos sócios a se realizar no dia 21 de julho de 2025, a reunião será realizada em formato on-line, a partir de ferramentas virtuais organizada pelos
perante a sociedade; 3. Assuntos gerais de interesse social. Thiago Gayer Madureira, Administrador.
HERA SERVIÇOS MÉDICOS LTDA
CNPJ 13.210.413/0001-42, NIRE 412.0695971-4
CONVOCAÇÃO
São convocados pelo administrador THIAGO GAYER MADUREIRA, os senhores sócios quotistas para participarem da Assembleia dos sócios a se realizar no dia 21 de julho de 2025, a reunião será realizada em formato on-line, a partir de ferramentas virtuais organizada pelos representantes, em 1ª convocação as 09:00 horas com a presença mínima de 3/4 do capital social e 2ª convocação as 09:30 horas com número qualquer de presentes para discutirem e deliberarem sobre a seguinte ordem do dia: 1. Cessão (venda) de quotas sociais entre cotistas e terceiros; 2. Ingresso e retirada de sócios que manifestarem interesse perante a sociedade; 3. Assuntos gerais de interesse social. Thiago Gayer Madureira, Administrador.
INFRAMED SERVIÇOS DE APOIO
À SAÚDE LTDA
CNPJ 31.132.001/0001-13, NIRE 412.0885502-9 CONVOCAÇÃO São convocados pelo administrador MARCIO ADILSON SOTELLO, os senhores sócios
RENOVAR SERVIÇOS DE APOIO À SAÚDE LTDA CNPJ 33.974.356/0001-85, NIRE 412.0907343-1 CONVOCAÇÃO São convocados pelo MARCIO ADILSON SOTELLO, os senhores sócios quotistas para participarem da Assembleia dos sócios a se realizar no dia 21
sócios que manifestarem interesse perante a sociedade; 3. Assuntos gerais de interesse social. Marcio Adilson Sotello, Administrador. SUPRAMED SERVIÇOS DE APOIO À
mínima de 3/4 do capital social e 2ª convocação as 15:30 horas com número qualquer de presentes para discutirem e deliberarem sobre a seguinte ordem do dia: 1. Cessão
social. Marcio Adilson Sotello, Administrador.
TAP – SERVIÇOS DE APOIO À SAÚDE LTDA CNPJ 29.184.337/0001-88, NIRE 412.0868808-4 CONVOCAÇÃO São convocados pela administrador MARCIO ADILSON SOTELLO, os senhores sócios quotistas para participarem da Assembleia dos sócios a se realizar no dia 21 de julho de 2025, a reunião será realizada em formato on-line, a partir de ferramentas virtuais organizada pelos representantes, em 1ª convocação as 17:00 horas com a presença mínima de 3/4 do capital social e 2ª convocação as 17:30 horas com número qualquer de presentes para discutirem e deliberarem sobre a seguinte ordem do dia: 1. Cessão (venda) de quotas sociais entre
virtuais organizada pelos representantes, em 1ª convocação as 08:00 horas com a presença mínima de 3/4 do capital social e 2ª convocação as 08:30 horas com número qualquer
que manifestarem interesse perante a sociedade; 3. Assuntos gerais de interesse social. Marcio Adilson Sotello, Administrador.
GAIA SERVIÇOS DE APOIO A
SAÚDE LTDA
CNPJ 47.765.386/0001-96, NIRE 412.1098064-1 CONVOCAÇÃO São convocados pela administradora DEBORAH FRANCISCA SCARPARI, os senhores sócios quotistas para participarem da Assembleia dos sócios a se realizar no dia 21 de julho de 2025, a reunião será realizada em formato on-line, a partir de ferramentas virtuais organizada pelos representantes, em 1ª convocação as 16:00 horas com a presença mínima de 3/4 do capital social e 2ª convocação as 16:30 horas com número qualquer de presentes para discutirem e deliberarem sobre a seguinte ordem do dia: 1. Cessão (venda) de quotas sociais entre cotistas e terceiros; 2. Ingresso e retirada de sócios que manifestarem interesse perante a sociedade; 3. Assuntos gerais de interesse social. Deborah Francisca Scarpari, Administradora.
HYGEA GESTÃO & SAÚDE LTDA
CNPJ 80.769.680/0001-41, NIRE 412.0204339-1 CONVOCAÇÃO São convocados pelo administrador THIAGO GAYER MADUREIRA, os senhores sócios quotistas para participarem da Assembleia dos sócios a se realizar no dia 21 de julho de 2025, a reunião será realizada em formato on-line, a partir de ferramentas virtuais organizada pelos representantes, em 1ª convocação as 08:00 horas com a presença mínima de 3/4 do capital social e 2ª convocação as 08:30 horas com número qualquer de presentes para discutirem e deliberarem sobre a seguinte ordem do dia: 1. Cessão (venda) de quotas sociais entre cotistas e terceiros; 2. Ingresso e retirada de sócios que manifestarem interesse perante a sociedade; 3. Assuntos gerais de interesse social. Thiago Gayer Madureira, Administrador.
gerais de interesse social. Larissa Gayer Madureira, Administradora.














Obras no Parque das Águas bloqueiam acesso lateral a partir de segunda (14/7)
Prefeitura inicia nova fase das obras de infraestrutura que ligará o Espaço Boulevard ao parque por uma ampla área de passagem



A Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop), inicia nova etapa das obras de infraestrutura no Parque das Águas. Por conta das intervenções, a partir desta segunda-feira (14), o acesso lateral ao parque, por meio da ponte na Estrada Ecológica, estará bloqueado. As equipes já concluíram a instalação de duas novas pontes de madeira, que facilitarão a circulação entre as diferentes áreas do parque. Agora, os trabalhos estão focados na colocação de pavers e serviços de terraplanagem. O projeto prevê a criação de um novo acesso ao Parque das Águas, integrando o Espaço Boulevard às pistas de caminhada e ciclovias da Fase 1 do complexo. Essa conexão incluirá ainda uma ampla área de convivência, com as novas pontes, floreiras e um calçadão estendido para pedestres. O investimento na nova infraestrutura é de aproximadamente R$ 1 milhão.



Após Conselho de Ética, Corregedoria anula 2ª sindicância sobre nepotismo I
Nesta semana, o corregedor da Câmara de Curitiba, Sidnei Toaldo (PRD), revogou a sindicância aberta pela portaria 14/2025, para apurar denúncia de nepotismo contra o vereador Eder Borges (PL). A representação foi movida pelos cidadãos Samuel Juliano e Lemos Rancatti e mobilizava os mesmos argumentos trazidos pela vereadora Giorgia Prates - Mandata Preta (PT), em outra representação semelhante, que foi levada ao Conselho de Ética, e acabou arquivada nesta segunda-feira (7/7).
Após Conselho de Ética, Corregedoria anula 2ª sindicância sobre nepotismo II
Ambas as denúncias foram registradas à Câmara de Curitiba após publicação de notícia no The Intercept Brasil, sugerindo que Eder Borges mantém um relacionamento afetivo com Andreia Gois Maciel, que é a mãe de Victoria Maciel de Almeida, atual chefe de gabinete do vereador. Na sua defesa, o vereador afirmou que “eram provas inexistentes, com argumentos muito frágeis, inspirados em fofocas” e que as queixas foram “armação da esquerda”. “Dê futuro, não dê esmolas”: substitutivo retira cadastro compulsório
O vereador Eder Borges (PL) apresentou um substitutivo geral (031.00019.2025) ao projeto que institui a campanha permanente “Dê futuro, não dê esmolas” (005.00068.2025). A nova versão mantém o objetivo de conscientizar a população sobre os impactos da prática de dar esmolas e de fortalecer a rede de assistência social. Entre as alterações, o substitutivo retira o dispositivo que autorizava o compartilhamento irrestrito de dados de pessoas em situação de rua com autoridades policiais. Também exclui a possibilidade de incluir publicidade de empresas nas peças da campanha.
Substitutivo geral altera proibição de barracas em espaços públicos
O projeto de lei que altera o foco da proibição da instalação de barracas e colchões em espaços públicos de Curitiba (005.00040.2025) foi alterado por um substitutivo geral (031.00020.2025). Por iniciativa do autor, Eder Borges (PL), em vez de vedar moradias improvisadas, o novo texto restringe apenas ocupações que obstruam vias. A proposta exclui expressamente pessoas em situação de rua da proibição, desde que não usem estruturas fixas, e adota definições conforme decreto federal. Proposta do Código de Defesa do Contribuinte passa por mudanças O substitutivo geral (031.00023.2025) ao projeto de lei complementar (002.00001.2025), que cria o Código de Defesa do Contribuinte de Curitiba, mantém o conteúdo original, mas promove ajustes pontuais. Entre as mudanças está a retirada de trechos que atribuíam à Secretaria de Finanças a criação de programas permanentes de educação tributária e parceria com o Judiciário. Também foi excluído o artigo que previa regulamentação da lei pelo Executivo. As demais disposições permanecem inalteradas pelo autor, Renan Ceschin (Pode). Com substitutivo, vereador aumenta punição para nudez em arte de rua
João Bettega (União) decidiu aumentar a penalidade prevista na iniciativa que trata de limites às apresentações de artistas de rua em Curitiba (005.00042.2025). Em vez de suspensão, o substitutivo geral (031.00029.2025) passou a prever a cassação imediata da permissão em casos de nudez ou apresentações de cunho sexual. A mudança promovida pelo autor também ajusta a redação à técnica legislativa, acrescenta cláusula de vigência e incorpora orientações da Comissão de Constituição e Justiça. Andressa Bianchessi faz ajustes na campanha “Eu freio para animais” O substitutivo geral (031.00032.2025) ao projeto de lei que cria a campanha “Eu freio para animais” em Curitiba mantém o conteúdo original, mas promove ajustes técnicos (005.00090.2025). São três ajustes principais: a ementa foi simplificada para seguir a redação legislativa adequada, o termo “Administração Pública” foi substituído por “Poder Público Municipal” e foi incluído o artigo que estabelece a vigência da norma em 30 dias após a publicação. As alterações feitas por Andressa Bianchessi (União) seguem orientações da Procuradoria Jurídica da Câmara. CCJ apresenta substitutivo geral a projeto de João Bettega A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara de Curitiba apresentou um substitutivo geral (031.00039.2025) ao projeto de lei complementar do vereador João Bettega (União). O documento mantém o conteúdo original que proíbe o uso de recursos do PAFICC para manifestações de nudez ou cunho sexual e aplica sanção de quatro anos de impedimento para participações em editais (002.00004.2025). A mudança promove ajustes técnicos: reformula a ementa para seguir a técnica legislativa e inclui cláusula de vigência, ausente na proposta inicial. Suplementação orçamentária, saúde e transporte público I* Vanda de Assis (PT) apresentou 29 pedidos de informações oficiais sobre diferentes temas, com destaque para a suplementação orçamentária, que motivou 14 dos requerimentos. Em um deles, a parlamentar questiona a destinação de R$ 90 mil para a compra de materiais voltados a programas de segurança alimentar e ao pagamento de diárias, conforme o decreto 1433/2025 (062.01563.2025). Em outro pedido, Assis indaga sobre o número de licenças para tratamento de saúde (LTS) e de óbitos de servidores da saúde em decorrência da Covid-19 durante a pandemia. O total de mortes, de licenças concedidas e de casos com sequelas prolongadas ou afastamentos permanentes estão entre os pontos levantados (062.01543.2025). Suplementação orçamentária, saúde e transporte público II* A vereadora também solicitou informações sobre o credenciamento de uma empresa para a realização de empreendimentos habitacionais de interesse social em Curitiba. Segundo ela, o objetivo do requerimento é “assegurar o acesso a informações fundamentais para a correta avaliação das ações desenvolvidas no âmbito da política de habitação social” (062.01557.2025). Em relação ao transporte público da capital, Vanda de Assis pediu detalhes sobre os estudos técnicos e os impactos orçamentários da proposta de reestruturação do sistema de transporte coletivo, com foco em soluções de eletromobilidade. A aquisição de veículos elétricos e os valores estimados destinados ao Fundo de Urbanização de Curitiba (FUC) estão entre os questionamentos (062.01582.2025). Suplementação orçamentária, saúde e transporte público III* Outro tema abordado por ela foi a reprogramação orçamentária, que gerou dois pedidos específicos. Já no campo da educação, a parlamentar solicitou informações sobre a conservação e manutenção de prédios públicos destinados à educação básica, conforme o decreto 1430/2025. Ela questiona, por exemplo, quais unidades escolares serão atendidas e quais tipos de serviços serão realizados com os recursos suplementares (062.01560.2025). Por fim, Assis também pediu esclarecimentos sobre a utilização de recursos da Operação Urbana Consorciada Linha Verde (OUC-LV) no segundo semestre de 2024. Entre os pontos levantados estão as obras já executadas, o saldo atual disponível e o estágio de execução das intervenções previstas (062.01581.2025).
Saúde pública norteia doze pedidos de informações I*
À Prefeitura de Curitiba, o vereador Da Costa (União) protocolou 21 requerimentos, sendo 12 deles voltados a unidades de saúde da cidade. Sobre a Unidade de Saúde Pompeia, localizada na rua João Batista Bettega Jr., no Tatuquara, o parlamentar solicita fiscalização imediata, informações sobre a oferta de atendimentos médicos e odontológicos, além de uma lista atualizada dos profissionais lotados na unidade e um levantamento dos principais insumos necessários (062.01665.2025).
Saúde pública norteia doze pedidos de informações II*
Em relação aos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), Da Costa (União) apresentou pedidos sobre quatro unidades, incluindo o CAPS Territorial Portão, no bairro Rebouças, onde ele requer informações sobre o fluxo de encaminhamento e triagem de usuários. Segundo o vereador, “usuários e familiares vinculados [...] têm relatado dificuldades para agendar atendimentos regulares, enfrentado longos períodos de espera e observado suspensão ocasional de oficinas terapêuticas essenciais” (062.01677.2025). Ele também pediu esclarecimentos sobre a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Tatuquara, questionando a escala médica e a capacidade de atendimento do local (062.01670.2025).
*Notas elaboradas pela estudante de Jornalismo Julia Yamane, especial para a CMC *Supervisão do estágio: Fernanda Foggiato
*Edição: José Lázaro Jr. Revisão: Ricardo Marques

Cabos, troca de poste e iluminação:
Câmara de Curitiba fez 340 pedidos à Copel
Requerimentos a outros órgãos triplicaram no 1º semestre de 2025 na CMC. Copel, Polícia Militar e Sanepar lideram as solicitações
Enquanto os requerimentos à Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) caíram de 2024 para 2025, de 93 para 87 pedidos registrados pelos vereadores da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), as requisições para a Companhia Paranaense de Energia (Copel) triplicaram no primeiro semestre deste ano. Em todo o ano de 2024, a Copel foi alvo de 112 requerimentos dos representantes da população da capital, mas a companhia viu esse número triplicar só nos seis primeiros meses de 2025, quando os pedidos subiram para 340.
A grande maioria dessas requisições dos vereadores da Câmara de Curitiba à Copel, 291 (86%), solicitam à companhia a retirada de cabos pendentes dos postes da capital do Paraná. Quase a totalidade dessas demandas foram registradas por apenas um vereador, Eder Borges (PL), com 290 requerimentos identificados no Sistema de Proposições Legislativas. No ano passado, o parlamentar havia registrado apenas 1 pedido desse tipo, entre os 41 feitos por Borges em 2024. A lista deste ano abrange, por exemplo, bairros como CIC (043.00010.2025), Jardim Botânico (043.00121.2025), São Lourenço (043.00428.2025) e Portão (043.00699.2025).
Entre as outras demandas à Copel, há um pedido de Hernani (Republicanos) para substituição de um poste “inclinado” no Pilarzinho (043.00183.2025) e outro, de Nori Seto (PP), para uniformização dos tamanhos dos postes na rua Dimas de Abreu, no bairro São Braz (043.00303.2025). Já Professora Angela (PSOL) solicitou a ampliação da iluminação pública em uma rua do Campina do Siqueira (043.00082.2025), enquanto João da 5 Irmãos (MDB) pediu o mesmo para o Cajuru (043.00135.2025) e Lórens Nogueira (PP), para o Xaxim (043.00172.2025).
Regionais Matriz, Portão e Pinheirinho tiveram mais pedidos de policiamento
Em segundo lugar entre os requerimentos a outros órgãos estão os pedidos


para que a Polícia Militar do Paraná (PMPR) reforce sua presença em bairros da cidade. De janeiro a junho, pelo menos 164 pedidos foram registrados pelos vereadores no Sistema de Proposições Legislativas, direcionados à PM-PR, pedindo a realização de rondas ostensivas nos bairros da cidade. A maior parte deles voltada às administrações regionais Matriz (50, 30% do total), Portão-Fazendinha (24, 14%) e Pinheirinho (24, 14%).
O bairro que mais foi alvo de pedidos de rondas ostensivas extras da PM-PR foi o Centro, com 16 ocorrências, feitas pelos vereadores Delegada Tathiana Guzella (União), Da Costa (União), João Bettega (União), Guilherme Kilter (Novo) e Eder Borges (PL). Por exemplo, para justificar o pedido de patrulhas ao redor da Rodoferroviária, Delegada Tathiana argumentou que “tem ocorrido uma crescente onda de furtos e assaltos, além da presença constante de usuários de drogas, o que tem gerado um clima de insegurança tanto para os moradores quanto para os transeuntes” (043.00019.2025).
A lista segue com os bairros Pinheirinho
(12 requerimentos), São Braz (7), Boqueirão (7) e Sítio Cercado (7/7), cujos pedidos têm o mesmo tratamento que os demais registrados no semestre. Eles são autuados pelos órgãos técnicos da Câmara de Curitiba, convertidos em ofícios do Legislativo e enviados aos destinatários indicados pelos vereadores nas peças. Apesar de não terem valor impositivo, a existência do requerimento é uma forma de pressionar os outros órgãos a dar uma resposta àquela demanda da sociedade. A CMC não dispõe de meios para fiscalizar se todos os pedidos foram atendidos, de modo que cabe aos mandatos essa verificação. Além da Copel e da PM-PR, a relação de requerimentos a outros órgãos contemplou pedidos à Sanepar, ao Governo do Estado, ao DER-PR e à concessionária Rumo, que administra linhas férreas dentro e nos limites de Curitiba. Ao todo, foram registrados 753 pedidos deste tipo, o que já faz do ano de 2025 outro recorde da 19ª legislatura, que em seis meses tem batido números antes obtidos somente em balanços anuais. Por José Lázaro Jr. | Revisão: Ricardo Marques

Distribuição de água e comida ocorreria após três horas de espera por decisão médica no SUS. (Foto: Arquivo/PMC)
Proposta alimentação
Projeto em análise na Câmara de Curitiba determina fornecimento de alimentação a pacientes e acompanhantes após três horas de espera por decisão clínica. Iniciativa é de Delegada Tathiana "Durante essas esperas, a disponibilidade de alimentação e hidratação adequadas é essencial para manter o bemestar físico e emocional dos envolvidos", defende a vereadora Delegada Tathiana Guzella (União), ao justificar o projeto de lei que prevê a oferta de água e comida a pacientes e acompanhantes após três horas de espera nas unidades de saúde da capital do Paraná. A proposta foi apresentada à Câmara Municipal de Curitiba (CMC) no dia 27 de fevereiro.
A vereadora Delegada Tathiana argumenta que o objetivo é garantir condições dignas a quem enfrenta longos períodos de espera por atendimento clínico, sobretudo em unidades de pronto atendimento e hospitais públicos de Curitiba. O projeto exige que a administração de cada estabelecimento mantenha controle sobre a distribuição de alimentos, assegurando a transparência e o bom uso dos recursos públicos (005.00233.2025).
Oferta deve priorizar vulneráveis e respeitar critérios técnicos De acordo com o projeto de lei, o fornecimento de água e alimentação deverá ser garantido enquanto durar a espera por atendimento clínico, respeitando critérios definidos pelas equipes de nutrição das unidades. O cardápio deverá atender às necessidades básicas de segurança alimentar e considerar eventuais restrições ou condições médicas dos pacientes. A prioridade será para pessoas em situação de vulnerabilidade social ou com condições de saúde que demandem suporte nutricional.
"A alimentação será oferecida em intervalos regulares, conforme critérios técnicos, para garantir que ninguém fique sem suporte adequado durante a espera", destaca a Delegada Tathiana. A proposta autoriza o Poder Executivo a regulamentar a política e executar a medida com base nas dotações orçamentárias existentes, podendo haver suplementação se necessário. A parlamentar argumenta que a medida está alinhada à Política Nacional de Alimentação e Nutrição e às diretrizes de humanização do SUS. Delegada Tathiana afirma que a proposta contribui para o bem-estar dos usuários da rede municipal de saúde e previne complicações como hipoglicemia, desidratação e mal-estar causados pela longa permanência em jejum. "A espera prolongada pode causar desgaste físico e emocional, especialmente para pessoas em situação de vulnerabilidade, idosos, crianças e aqueles com condições médicas específicas", reforça a vereadora.
Ainda conforme a justificativa, embora o tempo de espera possa variar conforme a urgência, os atendimentos menos críticos tendem a demorar mais. "A implementação desta proposta busca assegurar o bem-estar e a dignidade dos usuários do sistema de saúde municipal, promovendo um atendimento mais eficiente, inclusivo e alinhado às diretrizes nacionais de promoção da saúde", afirma a vereadora. Na análise prévia ao plenário, a Comissão de Constituição e Justiça devolveu o projeto à autora, para ajustes no texto original. Por José Lázaro Jr. | Revisão: Ricardo Marques
Durante o recesso legislativo, as notas da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) registram os requerimentos protocolados pelos vereadores da capital e que não estão sujeitos à votação pelo plenário, como os pedidos de informações.




Paranaguá celebra a cultura popular com Arraiá gratuito em espetáculo com projeção mapeada nas paredes do
Paranaguá celebra a cultura popular com Arraiá gratuito em espetáculo com projeção mapeada nas paredes do Museu de Arqueologia
Museu de Arqueologia
De 11 a 13 de julho, "Arraiá em Paranaguá" reúne quadrilha, projeção mapeada, música e dança, com atrações para toda a família, a partir das 18h, na Praça 29 de Julho/ Praça de Eventos Mário Roque, durante a programação da 13ª Festa da Tainha
Paranaguá já está em clima de festa! De 11 a 13 de julho, a cidade mãe do Paraná promove o “Arraiá em Paranaguá”, um evento gratuito repleto de atrações especiais para todas as idades. Com início a partir das 18h da sexta-feira, o evento, que faz parte da programação da 13ª Festa da Tainha, reúne apresentações culturais, teatro, dança e tecnologia cênica para celebrar as festas juninas de forma única na Praça 29 de julho, também conhecida como Praça de Eventos Mário Roque. Entre os destaques da programação, estão dois espetáculos que prometem encantar o público, sendo a irreverente “Quadrilha Desorganizada” e a emocionante projeção mapeada “Coração de São João”, que combina teatro, luz e música para contar histórias cheias de tradição.
Humor, trapalhadas e justiça: conheça a Quadrilha Desorganizada
A “Quadrilha Desorganizada” é uma encenação caipira com cerca de 30 minutos de duração, que apresenta humor, suspense e música típica em um clima de festa, danças e reviravoltas, prometendo arrancar risadas e aplausos do público. A trama gira em torno de Bob Cabra Márcio, um noivo ingênuo e apaixonado, que sonha em se casar com a encantadora Suzie Pistola. O que ele não sabe é que Suzie, junto com seu comparsa White Jack Daniels, arma um plano para arrancar seu dote. O que parecia ser um casamento do interior vira uma grande confusão quando surge uma narradora misteriosa — uma xerife infiltrada — que prepara uma armadilha para desmascarar os golpistas no altar.
"Coração de São João": poesia e emoção em projeção mapeada nas paredes do Museu
Unindo tecnologia, teatro e música, o espetáculo de projeção “Coração de São João” será apresentado nas paredes do MAE - Museu de Arqueologia e Etnologia UFPR. A história acompanha Maria e José, personagens enamorados que conduzem o público por lembranças, tradições e emoções que fazem parte das festas juninas brasileiras, com clássicos da música popular, projeções cênicas e poesia popular, convidando todos a dançar com a saudade, rir com o amor e celebrar a beleza de festejar juntos.
Fandango Caiçara
Claro que o patrimônio imaterial do povo caiçara, o Fandango, não ficaria de fora do Arraiá em Paranaguá. Serão duas apresentações do Fandango Mandicuera, guiado pelo Mestre Aorelio Domingues, uma manifestação cultural que combina música, dança, poesia e festividade. Confira a programação completa e os horários das apresentações:
11/07 - Sexta-Feira
18h - Abertura
18h30 - Fandango Mandicuera
20h - Peça com projeção no Museu - Coração de São João
12/07 - Sábado
16h - Grupo de Fandango Mestre Eugenio
17h30 - Quadrilha Desorganizada
19h30 - Peça com projeção no MuseuCoração de São João
13/07 - Domingo
18h - Quadrilha Desorganizada
19h30 - Peça com projeção no MuseuCoração de São João
O “Arraiá em Paranaguá” é apresentado pela Cattalini Terminais Marítimos e Grupo Fertipar, com apoio da Harbor Operadora Portuária, Terin Terminais Inteligentes, Master Operações Portuárias, Pasa - Paraná Operações Portuárias e Rocha Terminais Portuários e Logística. Toda a programação conta com audiodescrição para pessoas cegas, interprete de libras, e cadeiras reservadas para pessoas com mobilidade reduzida, pessoas do espectro altista e outras síndromes.
Serviço: Arraiá em Paranaguá
Data: 11 a 13 de julho (sexta-feira a domingo)
Local: Praça 29 de julho / Praça de Eventos Mário Roque Entrada Gratuita
Apresentação: Cattalini Terminais Marítimos e Grupo Fertipar
Apoio: Harbor Operadora Portuária, Terin Terminais Inteligentes, Master Operações Portuárias, Pasa - Paraná Operações Portuárias e Rocha Terminais Portuários e Logística





Confira a programação de eventos em São José dos Pinhais neste fim de semana

Com a chegada do fim de semana, São José dos Pinhais oferece uma programação diversa para moradores e visitantes. De atividades culturais a caminhada, a cidade reúne eventos gratuitos e acessíveis para toda a família.
CONFIRA A SEGUIR
O QUE FAZER NOS
PRÓXIMOS DIAS
Feira de Artesanato da Cultura Realizada toda sexta-feira e sábado, das 9h às 17h, no calçadão da Rua XV de Novembro, no Centro da cidade, a feira reúne exposito-
res locais com produtos como bordados, crochês, doces, bijuterias, canecas decoradas e pelúcias artesanais.
1ª Caminhada na Natureza – Circuito Roça Velha Para os amantes de trilhas e paisagens rurais, a 1ª Caminhada na Natureza – Circuito Roça Velha será realizada no domingo (13). A concentração começa às 6h30 no salão da Capela Nossa Senhora de Fátima, localizada na Rua Professor Júlio Carvalho Gomes, s/n.º – Roça Velha. A largada está marcada para às 7h30 e o encerra-
mento às 13h. A inscrição é gratuita.
Concerto dos grupos de percussão
Ainda no domingo (13), às 14h, a Usina da Música recebe o concerto dos grupos de percussão. A apresentação é aberta ao público e acontece na Rua Veríssimo Marques, nº 299 – Centro de São José dos Pinhais.
Outras opções para curtir a cidade
Além dos eventos do fim de semana, São José dos Pinhais oferece opções fixas
para quem busca lazer ao ar livre e contato com a natureza.
No Parque São José, o visitante encontra parquinhos, quadras, uma grande área verde e 15 quiosques com churrasqueiras, disponíveis por ordem de chegada. Já quem deseja vivenciar o turismo rural pode explorar rotas como o Caminho do Vinho, a Rota das Colônias, a Colônia Marcelino e a Campina do Taquaral. Os roteiros reúnem cafés coloniais, vinhos artesanais, hortas orgânicas, artesanato local, pesque-pagues, igrejas históricas e gastronomia típica.
Prefeitura informa alteração em via preferencial no Centro de São José dos Pinhais

Uma mudança viária na área central de São José dos Pinhais foi realizada pela Secretaria Municipal de Urbanismo, Transportes e Trânsito (Semutt). A partir desta semana, a via preferencial no cruzamento das ruas Mendes Leitão e Paulino de Siqueira Cortes passa a ser a Rua Paulino de Siqueira Cortes.
A mudança, segundo o secretário da pasta, Lucas Pigatto, busca melhorar a fluidez do tráfego e aumentar a segurança de motoristas, ciclistas e pedestres que circulam pela região.
“Já foram implantadas as novas sinalizações no lo-
Solidariedade que aquece: ainda dá tempo de participar da campanha de doação de cobertores

Com as temperaturas em queda e previsão de frio intenso durante as madrugadas, a Prefeitura de São José dos Pinhais reforça o convite à população para participar da campanha de arrecadação de cobertores. A ação é promovida pela Secretaria de Assistência Social (Semas) e segue até o final de julho.
A iniciativa busca arrecadar cobertores novos ou usados em bom estado, que serão destinados a pessoas em situação de vulnerabilidade social.
“Já estamos passando por dias bem frios, e cada doação é um gesto de empatia que faz diferença durante a estação mais gelada do ano”, destaca o secretário de Assistência Social, Abílio Alves.
As doações podem ser entregues nos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), na sede da Semas, nas administrações regionais da cidade e também nas agências dos Correios parceiras.
As doações podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, nos seguintes pontos da cidade: Secretaria de Assistência Social (Semas)
Endereço: Rua Joinville, nº 2.109 – São Pedro Telefone: (41) 3381-5972
Administração Regional Afonso Pena
Endereço: Rua Prof. Lourdes Grutter Bonin, nº 100, esquina com Almirante Alexandrino – Parque da Fonte
Telefone: (41) 3398-1537
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h (não fecha para almoço)
Administração Regional Borda do Campo
Endereço: Estrada da Roseira, nº 5.800 – Borda do Campo
Telefone: (41) 3385-8374
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h (não fecha para almoço)
Administração Regional Guatupê
Endereço: Praça da Juventude, S/Nº – Guatupê CEP 83.060196
Telefone: (41) 3382-1518
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h (não fecha para almoço) Administração Regional São Marcos Praça Manoel Alves Pereira
Endereço: Rua Sezinando Ferreira da Cruz, nº 550 – São Marcos
Telefone: (41) 3282-1258
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h (não fecha para almoço)
Administração Regional Murici
Endereço: Rua Doutor Murici, nº 3.121 – Bairro Costeira Telefone: (41) 3134-0072
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h (não fecha para almoço)
CRAS – Affonso Celso de Araújo Franco
Endereço: Estrada da Roseira, n° 5.800 – Borda do Campo Telefones: (41) 3382-2786 / 98701-2674
CRAS – Alcídio Zeni Zaniolo
Endereço: Rua Senador Darci Ribeiro, nº 3.332 – Vila Iná Telefones: (41) 3398-4740 / 97403-5101
CRAS – Vanilda Francisca de Oliveira
Endereço: Rua Manoel Marcílio de Oliveira, nº 330 – São Marcos Telefones: (41) 3384 -2597 / 3398- 2698 / 98701-2324
CRAS – Cyro Pellizzari
Endereço: Nelson França, nº 200 – Jardim Fabíola Telefones: (41) 3398 -2566 / 3398 -2752 / 98701-3423
CRAS – Da Juventude
Endereço: Rua Ieda Solange Ribeiro, nº 71 – Jardim Alegria Telefones: (41) 3398- 3468 / 3398 -2723/ 98701-2217
CRAS – Francisco Quirino dos Santos
Endereço: Rua Aristides de França, nº 624 – Cidade Jardim Telefones: (41) 3383-6337 / 3398-8842 / 98701-2426
CRAS – Helena Meister
Endereço: Av. Guatupê, nº 3.480 – Jardim Alvorada Telefones: (41) 3385-1261 / 3556- 3736 / 97403-5192
CRAS – Miguel Haluch
Endereço: Rua Onofre Holtmam, n° 200 – Rio Pequeno
Telefones: (41) 3382-2280 / 3385 -2129 / 98701-2977
CRAS – Parque da Fonte
Endereço: Rua Lourdes Grutter Bonim, nº 100 – Jardim Independência
Telefones: (41) 3381- 5836 / 3398- 4738 / 98701-2744
CRAS – José Zen
Endereço: Rua Rodolfo Scherner Zagonel, s/n – Jardim Itália
Telefones: (41) 3383-6907 / 98701-2977
Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS)
Endereço: Rua Janiópolis, 431 – Cidade Jardim
Telefone: (41) 3398-2575
Cachoeira
cal, incluindo placas e marcações viárias, para orientar os condutores. A alteração foi pensada com base em estudos técnicos que avaliaram o fluxo de veículos e a necessidade de garantir mais segurança na travessia e melhor organização no cruzamento”, explica o secretário.
O Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), destaca que é fundamental que os motoristas que passam pelo cruzamento redobrem a atenção à nova sinalização, respeitando as normas de trânsito e garantindo a segurança de todos.
CORREIOS
Endereço: Rua Benjamin Negoseki, 7675 – Cachoeira – CEP: 83021-970
Colônia Marcelino
Endereço: Av. Ver Domingos Benvenuto Moletta, 15785 –Colônia Marcelino – CEP: 83024-970
Contenda
Endereço: Rua Antônio Quintino De Almeida, 170 – Contenda – CEP: 83115-970
Colônia Malhada
Endereço: Rua Antônio Greboge, 8000 – Centro – CEP: 83180970
Campo Largo da Roseira
Endereço: Rua Antônio Singer, 7504 – Campo Largo Da Roseira Campestre Faxina
Endereço: Rua Albino Mickosz, 5434 – Campestre da Faxina –CEP 83163-000



NATAL DE CURITIBA 2025
Curitiba é a primeira cidade do Brasil a receber o Natal da Disney
Pela primeira vez no Brasil, a Disney realizará um espetáculo oficial de Natal e Curitiba foi a cidade escolhida para sediar esse marco inédito. Em dezembro de 2025, o público curitibano e visitantes de todo o país poderão viver a magia de Disney Celebra: Um Natal Inesquecível, uma experiência original que integra a maior programação natalina já realizada no país. “O Natal é um período em que Curitiba se transforma. A cidade ganha outra energia, as pessoas vão às ruas, vivem os espaços públicos e compartilham esse clima com quem chega de fora. Ter a Disney como parte dessa história é especial, mas o que mais importa é ver Curitiba ocupada, vibrante e com cada vez mais gente vivendo o Natal do jeito que só a nossa cidade sabe fazer”, afirma o prefeito Eduardo Pimentel, prefeito de Curitiba. Para marcar o anúncio pelo prefeito Eduardo Pimentel da atração Disney no Natal de Curitiba 2025, uma caixa de presentes gigante, toda verde, com um laço vermelho e uma placa que diz “Entrega especial para Curitiba” foi colocada no Parque Barigui, na manhã de quinta-feira (10/7). Antes mesmo da estreia do presente oficial para a cidade, a caixa da Disney chama a atenção dos curiosos e já ocupa os feeds das redes sociais de curitibanos e turistas.
Disney Celebra As apresentações do espetáculo Disney Celebra: Um Natal Inesquecível vão ocorrer no Centro de Eventos Positivo, no Parque Barigui. As datas dos shows em dezembro ainda serão anunciadas. O espetáculo contará com mais de 30 artistas em cena, cenários grandiosos, figurinos especiais, trilha

Para marcar o anúncio pelo prefeito Eduardo Pimentel da atração Disney no Natal de Curitiba 2025, uma caixa de presentes gigante foi colocada no Parque Barigui. Foto: Renato Prospero/SECOM

sonora original e uma narrativa criada especialmente para transmitir uma mensagem de esperança, união e celebração.
Além do espetáculo principal, o público poderá participar de duas experiências gratuitas no Parque Barigui. Na península do lago, próximo ao Centro de Eventos, haverá sessões do Cinema Disney ao Ar Livre, com exibições de conteúdos especiais do Disney+.
Crianças e adultos também poderão se encantar com as Ativações Temáticas Disney, espaços sensoriais e instagramáveis que serão criados no parque para proporcionar momentos de interação com o universo Disney, uma das maiores empresas de entretenimento do mundo.
A realização do espetáculo Disney Celebra: Um Natal Inesquecível, em Curitiba, é viabilizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). As apresentações têm produção original da Disney Theatrical Group e da Disney Live Entertainment, com realização local da AirPromo, empresa responsável por viabilizar o projeto no Brasil. Natal de Curitiba 2025 Disney Celebra: Um Natal Inesquecível será um dos grandes destaques do Natal de Curitiba 2025, maior programação natalina e de fim de ano do Brasil. A abertura da edição deste ano ocorre no dia 25 de novembro.
Moradores e turistas poderão aproveitar 43 dias de atrações, com apresentações até 23 de dezembro e decoração até 6 de janeiro de 2026. Mais de 150 espetáculos promovidos pela Prefeitura, patrocinadores e privados formarão o calendário natalino deste ano.







Neste sábado (12): Maior festival de rock do Sul do Brasil celebra
o
Dia Mundial do Rock em Curitiba
Com novo local, cinco palcos, ampla área verde e mais de 30 atrações, o Festival Crossroads terá a maior edição de sua história
O rock pulsa firme em Curitiba, e muito dessa energia é alimentada pelo Festival Crossroads, um dos maiores e mais emblemáticos eventos brasileiros em celebração ao Dia Mundial do Rock. Em 2025, o mais importante festival do gênero no Sul do Brasil chega à sua oitava edição neste sábado, dia 12 de julho, com uma estrutura ainda mais robusta, reunindo mais de 30 atrações em cinco palcos, em um novo espaço ao ar livre, localizado na Rodovia Curitiba-Ponta Grossa (nº 4303).
A programação será distribuída ao longo de 12 horas de festival, das 10h às 22h, reunindo shows, encontros e vivências que conectam gerações por meio da música e da liberdade de expressão. O line-up oficial do Festival Crossroads 2025 reúne artistas autorais e tributos consagrados que percorrem diversas vertentes do rock — do alternativo ao clássico, do punk ao progressivo, passando pelo folk, rap-rock e grunge. Entre os nomes confirmados estão as aclamadas Black Pantera, Selvagens à Procura da Lei, Sugar Kane, Machete Bomb, Meu Funeral, Baia, Swave, The Mönic, Notívagos, Sick Sick Sinnerse Macumbazilla, reafirmando o compromisso do festival com a cena autoral brasileira.
Ao lado deles, tributos que movimentam o imaginário coletivo do rock também marcam presença, como King Nothing (Metallica), Os Caras do Charlie Brown (Charlie Brown Jr.), Pigs and Diamonds (Pink Floyd), Backstage (Aerosmith, Bon Jovi, Queen e Guns N’ Roses), Back Doors (The Doors), WakeUp (System of a Down), Cwknot (Slipknot), The Vedders (Pearl Jam), Os Extintos (Led Zeppelin e Greta Van Fleet), Marley In Concert (Bob Marley), Republica Pine (clássicos do pop em versões rock), Lenhadores da Antártida (Folk), Lady Die, Orange Cab, Drive True (Grunge e rock dos anos 1990), Afoostic (Foo Fighters), Válvula Vapor (rock nacional), Raimundera CWB (Raimundos), Right Back (Sublime), TN/SHE (AC/DC em versão feminina) e Linkin Park Brasil Cover com Lely Quinn. Pensado para oferecer conforto e fluidez ao público que vai curtir 12 horas ininterruptas de música, o festival será realizado em um espaço verde, de fácil acesso, com ampla área para estacionamento. “Há anos buscávamos um local que nos permi-


tisse aumentar a nossa estrutura e, antes de tudo, trouxesse mais conforto para o nosso público. Encontramos uma área verde incrível, a poucos minutos do Centro, que tornará a oitava edição do nosso Dia Mundial do Rock ainda mais especial”, afirma Alessandro Reis, fundador do Bar Crossroads e um dos idealizadores do evento, ao lado da Planeta Brasil Entretenimento. Nascido da paixão pela música e impulsionado pelo espírito de resistência cultural, o Festival Crossroads tem sua origem em 2004, como uma celebração intimista no pub homônimo. A partir de 2018, com sua realização na Usina 5, o evento passou a ocupar lugar de destaque no calendário da cidade. Em 2025, amplia sua proposta e reforça seu papel como espaço de pertencimento, encontro e valorização da música nacional. “A edição deste ano também reafirma o compromisso com a música autoral: pelo menos um terço das atrações será formado por bandas independentes, em uma curadoria que aposta na força criativa da cena brasileira”, completa Alessandro. Além das apresentações musicais, o evento contará com ampla praça de alimentação, estrutura infantil e uma atmosfera audiovisual pensada em atos — o aftermovie do festival será roteirizado como uma jornada emocional do público, da expectativa ao clímax, unindo pertencimento, memória e resistência.
“Os fãs do Festival Crossroads podem ter certeza de que o evento manterá sua essência, mesmo sendo realizado em um lugar inédito. As mudanças propostas para 2025 têm por objetivo oferecer uma experiência ainda mais completa. Estamos preparando uma edição histórica, reafirmando seu protagonismo como uma das celebrações mais autênticas e vibrantes do Dia Mundial do Rock no Brasil”, conclui Patrik Cornelsen, diretor da Planeta Brasil Entretenimento. O Festival Crossroads 2025 será realizado neste sábado, dia 12 de julho, das 10h às 22h, na Rodovia Curitiba-Ponta Grossa (nº 4303). Os ingressos são limitados e estão disponíveis no site festivalcrossroads.com.br. Para mais informações, acesse os perfis oficiais do evento e dos organizadores no Instagram: @barcrossroads, @festivalcrossroads e @planetabrasilentretenimento.






Hahanaguá - Festival de Humor de Paranaguá, chega a sua 8ª edição com grandes nomes da comédia
Consolidado como um dos principais eventos culturais na cidade de Paranaguá, festival de humor apresenta, de 19 a 24 de julho, grandes nomes do humor da televisão e da internet
A partir do dia 19 de julho, a cidade de Paranaguá recebe mais uma edição do Hahanaguá - Festival de Humor de Paranaguá, com stand-ups de comédia e espetáculos que pretendem levar o público parnanguara às gargalhadas durante as comemorações dos 377 anos do município. O festival chega em sua 8ª edição, em um oferecimento e uma forma de presente para à população pela Cattalini Terminais Marítimos, com realização do Ministério da Cultura. Os ingressos já estão disponíveis com valores a partir de R$25 (mais taxa adm), pelo site www.hahanagua.com.br
Neste ano, o Hahanaguá estará de casa nova, por conta das reformas do Teatro Rachel Costa, ocupando o Auditório da Isulpar - Instituto Superior do Litoral do Paraná, que fica na Rua João Eugênio, 534, no bairro Costeira.
Com seis dias de apresentações, a abertura ocorre no dia 19 de julho (sábado), a partir das 20 horas, com Chico Raiz, personagem criado pelo gaúcho Francisco Cechin, como um vendedor “raiz”, que promove em meio as gargalhadas da plateia, uma imersão nos “brique” de automóveis velhos. Com um humor de tom roceiro, hoje acumula mais de um milhão de seguidores nas redes sociais, com sua camisa aberta no peito, corrente de ouro, óculos escuros estilo aviador, sapato de bico fino e uma cabeleira penteada com muito mais gel do que o bom-senso consideraria aceitável. Chico Raiz é um fenômeno na internet e um dos maiores e atuais personagens de humor do Brasil.

Humoristas famosos na TV e na internet farão parte do Hahanaguá 2025, que ocorrerá em julho (Foto em alta em anexo. Créd. Reprodução)
Acompanhe as novidades por meio das redes sociais oficiais, pelo Facebook.com/Hahanagua e pelo Instagram @hahanagua
Confira a programação do Hahanaguá 2025:
19/07 – 20h – Chico Raiz
20/07 – 19h – Santo Fole
21/07 – 20h – Arianna Nutt
No dia 20 de julho (domingo), a partir das 19 horas, quem sobe ao palco do Hahanaguá é o Santo Fole. Personagem do humorista, cantor, dublador, gaiteiro e sanfoneiro Paulinho Pezak, o show é repleto de gírias tipicamente paranaenses e sulistas, além de memes que misturam conteúdos com a sanfona, entre piadas, músicas e contos típicos dos paranaenses. No Instagram, seu perfil já conta com mais de 1,8 milhão de seguidores e no Youtube mais de 168 mil inscritos.
Já no dia 21 de julho (segunda-feira), a partir das 20 horas, é a vez de Arianna Nutt que, com sua autenticidade e um humor afiado, compartilha suas experiências pessoais, brincando com as transformações do corpo, da mente e até da paciência. Arianna já brilhou nos palcos e nas telas, passando por programas como Comedy Central, A Culpa é da Carlota, Isso é Muito Minha Vida (Globo) e Jogo dos Pontinhos (SBT). Foi campeã do FDP - Fight de Piadas no The Noite com Danilo Gentili e conquistou o público em festivais como Risadaria e Risorama.
22/07 – 20h – Nany People
23/07 – 20h – Gustavo Mendes
24/07 – 20h – Victor Sarro
Serviço:
Hahanaguá – Festival de Humor de Paranaguá
Data: De 19 até 24 de julho
Local: Auditório da ISULPAR
(Rua João Eugênio, 534 - Costeira)
Valor: R$25 + taxa (com a doação de 1kg de alimento não perecível). Confira a programação completa pelo site www.hahanagua.com.br
Necessário apresentação de documento com foto Classificação: 16 anos
Apresentação: Cattalini Terminais Marítimos Todas as apresentações contam com intérprete de Libras.

No dia 22 de julho (terça-feira), a partir das 20 horas, a pedido do público nas redes sociais, retorna ao palco do Hahanaguá o fenômeno Nany People, que faz parte atualmente do elenco do “Vai Que Cola”, no Multishow, e do programa “Caldeirão com Mion”, da Rede Globo. Integrou diversos programas, como Programa Hebe, Xuxa Meneghel, Flash, A Praça é Nossa, Cante se Puder, entre outros, atuando também em grandes novelas como “O Sétimo Guardião” e “Quanto Mais Vida Melhor”, além de realities como Popstar e The Masked Singer Brasil, em que mostrou seu talento também como cantora, apresentando mais essa sua faceta ao grande público.
E no dia 23 de julho (quarta-feira), também a partir das 20 horas, é a vez de Gustavo Mendes, humorista e roteirista, que começou sua carreira com grande sucesso na internet satirizando a então presidente Dilma Rousseff. Destacou-se em programas humorísticos como Casseta & Planeta, Show do Tom, Zorra Total, Tá No Ar e Agora É Tarde, até chegar no Multishow, em que protagonizou os sitcom Treme Treme e Xilindró. E finalizando o line-up do festival, sobe ao palco do auditório da Isulpar, no dia 24 de julho (quinta-feira), a partir das 20 horas, um dos maiores nomes do humor da atualidade, Victor Sarro. Ele, que começou a carreira ao lado de Fábio Porchat no Comédia em Pé, venceu o concurso O Mais Novo Talento do Humor do Brasil, no programa Tudo é Possível, da Record TV. Foi repórter e redator do programa Encontro com Fátima Bernardes e do Esquenta, com Regina Casé. Se destacou como roteirista e comediante do Altas Horas, do Vídeo Show e do Programa do Porchat. Em 2020 apresentou o programa Anitta Entrou no Grupo, ao lado da cantora Anitta, no Multishow, como também se tornou apresentador digital da segunda temporada de A Fazendo. Hoje faz parte do elenco do Programa Silvio Santos, sendo um dos jurados do Show de Calouros, com Patrícia Abravanel. O Hahanaguá – Festival de Humor de Paranaguá – é realizado pelo Ministério da Cultura – Governo Federal, com oferecimento da Cattalini Terminais Marítimos, em comemoração aos 377 anos de Paranaguá. Os ingressos já estão disponíveis pelo site www.hahanagua.com.br, com valor promocional solidário de R$25, mais taxa administrativa, com a doação de 1 kg de alimento não perecível, que será doado para famílias em vulnerabilidade social e instituições filantrópicas de Paranaguá. Todos os espetáculos contam com intérpretes de Libras. Proibida a entrada de menores de 16 anos.
