Page 1

1 9 Metró ole www:metropolejornal.com.br

R$

Quinta-feira

Ano 19 | Nº 4549 | 12 de julho de 2018

1,20

Diário de Circulação Nacional

Secretaria de Meio Ambiente apresenta novos equipamentos de limpeza pública Paulo Szostak/PMSJP

Além de melhorar a qualidade de vida dos são-joseenses, os novos equipamentos também impactam positivamente para quem realiza o serviço

"Acreditamos no poder da palavra impressa", afirma Greca na posse da Ajorb-PR

Campanha do Agasalho segue até dia 19 de julho » Até o momento, a Campanha do Agasalho de Pinhais, coordenada pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), arrecadou e entregou 16.119 peças, entre roupas, calçados, cobertores, entre outros itens. A expectativa da

» As férias escolares chegaram. E, para ocupar o tempo livre, muitas famílias buscam espaços e atividades de lazer para entreter as crianças e adolescentes. Por isso, a Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) realiza mais uma edição do Festival de Férias de Inverno, oferecendo muita brincadeira e diversão em diversos locais de Curitiba. Com uma programação di-

tários (idosos, gestantes, puérperas, crianças com até 5 anos incompletos, pessoas com doenças crônicas, professores e trabalhadores da saúde), foram aplicadas outras 420.560 doses, atingindo 90,7% da cobertura desses grupos. A ampliação da vacinação contra o vírus Influenza foi uma decisão da Secretaria Municipal da Saúde para ampliar a cobertura vacinal em Curitiba, após o término da Campanha Nacional da Vacinação (22/6), que imunizou grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. A vacina é uma das formas de prevenção do vírus Influenza.

Cesar Brustolin/SMCS

Saiba em quais US ainda há vacinas contra gripe disponíveis » Em 9 postos de saúde de Curitiba ainda há doses da vacina contra a gripe disponíveis à população. Para a vacinação, basta apresentar um documento de identidade com foto. Em apenas duas unidades – Campina do Siqueira e Ouvidor Pardinho – a oferta é superior a 100 doses. Com a adesão dos curitibanos, os estoques acabaram ou estão reduzidos em mais da metade das unidades de saúde. A oferta será feita até que todas as doses sejam aplicadas. Desde que a vacinação foi ampliada, em 25 de junho, foram aplicadas 105.628 doses para a população em geral. Entre os públicos priori-

ação, que segue até o próximo dia 19 de julho, é de que aproximadamente 800 famílias sejam atendidas, o que resulta em 2.400 pessoas beneficiadas. No total, 96 caixas foram distribuídas em empresas e comércios. Página 7

Festival de Férias oferece atividades grátis na cidade toda Cesar Brustolin/SMCS

» O prefeito Rafael Greca participou na manhã desta quarta-feira (11/7), no Worktiba Barigui, da posse da diretoria da Associação dos Jornais de Bairro do Paraná (AjorbPR) eleita para o biênio 2018/2020. Os jornais filiados à Ajorb-PR têm uma tiragem mensal de 325 mil exemplares, impactando cerca de 1,5 milhão de leitores, segundo estimativas da entidade. “Quero agradecer a parceria dos jornais de bairros na divulgação dos serviços da Prefeitura, trabalho que agora é coordenado pelo secretário, Israel Página 3 Reinstein.

» Na manhã fria e ensolarada desta quarta-feira, 11, a Secretaria de Meio Ambiente (Semma) de São José dos Pinhais apresentou, no Parque São José, os novos equipamentos de que serão utilizados no serviço de limpeza pública. Caminhões, tratores, capinadeiras, roçadeiras; além de mais 260 funcionários e um tomógrafo para árvores fazem parte do novo contrato licitado pela Prefeitura. Além da economia de R$ 5 milhões, o novo contrato visa otimizar o serviço realizado no município. Para o prefeito de São José dos Pinhais, Toninho Fenelon, isso é administrar com responsabilidade os recursos públicos. “Investir em equipamentos de alta tecnologia e gerar economia para o município é importante. Esse novos equipamentos para a limpeza pública de São José dos Pinhais vêm trazer isso; eficiência e melhoria no serviço prestado à nossa comunidade e uma economia significativa aos Página 8 cofres públicos”, afirma Fenelon.

versificada e gratuita, o festival começa na próxima segunda-feira (16/7) e vai até o dia 27 de julho, sempre de segunda a sexta, das 14h às 17h. Crianças, adolescentes e famílias terão espaços de recreação para caproveitarem juntos o recesso escolar e ocuparem os espaços da cidade. As dez regionais de Curitiba também vão promover uma programação especial para os curitibinhas. O festival vai contar com diversas brincadeiras e atividades recreativas para crianças de todas as idades. Haverá cama-elástica, jogos gigantes, pintura no papel tigre e também atividades esportivas. “Este é o período em que as crianças dão uma pausa nos cadernos e livros; nada melhor do que aproveitar este tempo brincando, correndo e se divertindo para aquecer o inverno”, diz o secretário do Esporte, Lazer e Juventude, Emílio Trautwein.


2

PUBLICAÇÕES LEGAIS / NACIONAL

| Quinta-feira, 12 de julho de 2018 |

AB Notícias

abnoticias@abcom.com.br (41) 3014-6764

ERVA-MATE NO TOPO Um novo projeto de lei pode recolocar no radar do agronegócio a erva-mate. A iniciativa tem o objetivo de promover a produção, a industrialização e o consumo da erva-mate e produtos derivados, por meio de instrumentos como incentivo ao crédito, à pesquisa e à assistência técnica.

Metró ole Segurança

ELEIÇÕES 2018 O primeiro debate de TV entre candidatos ao governo do Paraná já tem data. Será no dia 16 de agosto, às 22 horas, na TV Band Curitiba. As empresas, tanto emissoras de rádio e TV, quanto canais na internet, são obrigadas a convidar para debates eleitorais os concorrentes com representação de pelo menos cinco parlamentares no Congresso Nacional.

DÍVIDA CRESCE O endividamento dos paranaenses recuou 1,4 ponto percentual de maio para junho. Porém, o estado ainda detém o maior índice de famílias com dívidas: no mês de junho, 89,6% famílias estavam endividadas. Com esta marca, o estado ficou à frente de Roraima e por Santa Catarina.

NOSSAS RAÍZES O Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade Federal do Paraná, em Paranaguá, inaugura a exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso jeito de ser Guarani”. A exposição trata da elaboração do artesanato dos povos Guarani Mbya como meio fundamental para sua continuidade sociocultural, seu modo de vida e suas práticas espirituais. Na imagem, Paulo Acosta trabalha na criação de uma estatueta em madeira vixo ra’anga, representando uma coruja.

FRIO BATE RECORDE A última madrugada foi a mais fria deste inverno no Paraná. Até às 6h, as menores temperaturas tinham sido registradas em na Lapa, -0,8ºC, e em Colombo, -0,2ºC, na Região Metropolitana de Curitiba. As condições são bem favoráveis a formação de geadas, especialmente no sul do Paraná, como em União da Vitória e Palmas.

JOGOS ESCOLARES Acontece em Apucarana até este sábado,14, os Jogos Escolares do Paraná. São 15 locais de competição, sendo o Lagoão o principal dele, com a disputa de seis das 17 modalidades. O objetivo é incentivar a prática de esportes entre os estudantes da rede pública do Estado.

TRÂNSITO X ÁLCOOL A Guarda Municipal de Curitiba passou a fazer blitze de trânsito com o uso de bafômetros. Os guardas agora atuam de maneira mais efetiva, inibindo a prática de beber e dirigir, que ainda causa tantos acidentes fatais.

ARTE EM PAUTA Será realizado em Curitiba, o Festival Subtropikal. O evento vai até o dia 15 de julho, é um convite para os curitibanos explorarem, curtirem e refletirem sobre a cidade. O Palacete Zacarias de Paula Xavier, será o palco de oficinas, apresentações, intervenções artísticas e o circuito de debates conhecido como REFLITA.

EM CASCAVEL O Paraná contará com um novo aeroporto. Será o Aeroporto Regional do Oeste, nas proximidades de Cascavel. A área, onde deverá ser construído o novo aeroporto, fica entre os municípios de Cascavel e Tupãssi. O projeto da obra será doado pela Itaipu Binacional.

VACINA EM BAIXA O Paraná tem vacinado menos pessoas do que deveria, especialmente crianças. Em 2017, por exemplo, a meta era vacinar 95% do público-alvo com a tríplice viral. A cobertura, porém, foi de 86,2%. O Ministério da Saúde entende que a eliminação de doenças tem criado a falsa sensação de que não é mais necessário tomar vacinas.

CONTROLE ANIMAL O “Castramóvel”, que faz os atendimentos pela prefeitura de Curitiba, estará na regional do Cajuru, em Curitiba. A unidade ficará estacionada no Parque dos Peladeiros, que fica na Rua Antônio Moreira Lopes, 190, no Uberaba, até a sexta-feira, 13. Durante toda a semana, devem ser feitas 600 castrações de cães e gatos.

Meses de férias são mais propensos a furtos e assaltos. Especialista em segurança dá dicas para evitá-los em casa, no veículo e no destino de viagem O mês de julho chegou e junto com ele a temporada em que muitas famílias viajam em busca de descanso. Entretanto, é preciso atenção, pois estatísticas mostram que o número de roubos e furtos a residências, veículos e bagagens aumentam em vários estados do país nessa época do ano. Para ir e voltar com tranquilidade, alguns cuidados no trânsito, no destino escolhido ou na volta para casa são indispensáveis. A fim de ajudar a evitar furtos e roubos, Sérgio Ehrlich, diretor de operações da Gocil Segurança e Serviços – empresa especializada na área de segurança privada há 33 anos - dá dicas simples e preventivas de segurança para que as férias sejam aproveitadas da forma mais segura possível. Segurança para sua residência: Evite, ao máximo, divulgar o itinerário de sua viagem para desconhecidos; Ao sair de viagem, verifique sempre se as portas e os portões estão bem fechados. Evite correntes com cadeados virados para o lado de fora da residência; Não deixe nenhuma luz acesa na tentativa de fazer parecer que tem gente na casa. Isso pode ter o efeito contrário, afinal, como justificar luzes acesas du-

rante o dia, por vários dias seguidos?; Invista na instalação de alarmes, sensores de presença ou outro dispositivo de segurança; Suspenda a entrega de revistas e jornais ou peça para alguém de confiança os recolher; Desligue a chave-geral e o registro de água para evitar surpresas desagradáveis; Deixe seus contatos com um vizinho de confiança para que seja encontrado caso aconteça algo durante sua ausência; Ao voltar, caso existam sinais de arrombamento, não entre em casa. Chame a polícia imediatamente. Segurança para seu veículo: Organize um planejamento da viagem, listando os locais por onde vai passar; Procure não estacionar na rua, especialmente em locais com pouco movimento e pouca iluminação. Se possível, opte por estacionamentos com seguro; Não deixe objetos à vista, utilize sempre o porta-malas; No trânsito, ao parar atrás de um veículo, mantenha distância o suficiente para realizar uma possível manobra rápida; Caso encontre alguém mexendo no seu veículo, não se aproxime. Busque ajuda ou procure policiais que estejam por perto;

Evite se aproximar de seu veículo com as chaves na mão. Segurança com as bagagens em aeroportos e rodoviárias: Opte por levar objetos de valor como celulares, laptops e joias, por exemplo, e documentos pessoais na bagagem de mão; Ao chegar no local de embarque, não se descuide da bagagem. Há pessoas de má fé agindo em todos os lugares; A empresa de transporte aéreo torna-se responsável pela sua bagagem após o check-in. Caso haja extravio ou danos, ela deve indenizá-lo; Durante o transporte rodoviário, a bagagem também se encontra sob os cuidados da empresa. Se houver extravios, registre ocorrência na empresa e entre em contato com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Segurança nos locais de destino: Procure levar apenas o dinheiro necessário para o consumo do dia. Não faça saques em caixas eletrônicos em vias públicas; Tenha cuidado com o uso de joias, celulares sofisticados, máquina fotográfica ou qualquer outro pertence que possa chamar muita atenção;

Não coloque dinheiro ou objetos de valor nos bolsos de trás; Evite caminhar por locais desconhecidos, em que haja pouco movimento, e em horários muito cedo ou muito tarde; Não deixe bolsas expostas em bancos ou próxima a pessoas que você não conhece. Mantenha tudo sempre por perto e, se possível, junto ao corpo Em caso de assalto, não reaja e nem faça movimentos bruscos. Fale somente o que for perguntado e sinalize cada movimento (“vou pegar a carteira”, “vou passar o celular”, etc.) Caso testemunhe algum delito, registre imediatamente a ocorrência utilizando o 190 ou comunicando o fato a policiais que estejam por perto. Sobre a Gocil A Gocil Segurança e Serviços é uma empresa especializada em soluções para Segurança Empresarial, Segurança Pessoal, Segurança Eletrônica e Serviços. De forma única no mercado, integra pessoas, processos e tecnologia de ponta. Fundada em 1985, conta com 20 mil funcionários e atua em mais de 1000 clientes nos estados de Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Bahia, Goiás, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Pernambuco e São Paulo, além do Distrito Federal.

Fundador: Ary Leonel da Cruz

Home Page: www.metropolejornal.com.br Curitiba / PR EDITAL CENTER LTDA

CNPJ nº 04.150.383/0001-35

Diretor Comercial: MaurÌcio Mosson Rua Amintas de Barros, 164 ñ Centro Conj 46 ñ CEP 80.060-205 Fones: (41) 3024-6766 Email: cial@ctbametropole.com.br São José dos Pinhais / PR Rua Dr. Manoel Ribeiro de Campos, 756 Centro - CEP 83.005-310 Fones: (41) 3383-6650 / (41) 3383-0421 Contato Redação – e-mail: lustosa@onda.com.br Departamento Comercial / Administrativo Email: adm.metropole@hotmail.com Filiado: Sindicato das Empresas de Jornais e Revistas do Estado do Paraná ADI ñ PR ñ AssociaÁ„o dos Di·rios do Interior Representante em Santa Catarina, Paran·, S„o Paulo, Rio de Janeiro e BrasÌlia: Central e ComunicaÁ„o ñ SCS ñ QD 02 ñ Bl. D/Salas 1002/1003 ñ Edif. Oscar Niemeyer CEP 70.316-900 ñ BrasÌlia ñ Distrito Federal Fones: (41) 3323-4071 ñ (41) 98133-3400 As matérias opinativas que venham assinadas, não expressam necessariamente a opinião do jornal

RMC DE OLHO EM SEU ANÚNCIO

DISQUE: (41) 3024-6766 / 3383-6650


| Quinta-feira, 12 de julho de 2018 |

O prefeito Rafael Greca participou na manhã desta quarta-feira (11/7), no Worktiba Barigui, da posse da diretoria da Associação dos Jornais de Bairro do Paraná (Ajorb-PR) eleita para o biênio 2018/2020. Os jornais filiados à Ajorb-PR têm uma tiragem mensal de 325 mil exemplares, impactando cerca de 1,5 milhão de leitores, segundo estimativas da entidade. “Quero agradecer a parceria dos jornais de bairros na divulgação dos serviços da Prefeitura, trabalho que agora é coordenado pelo secretário de Comunicação, Israel Reinstein. Acreditamos no poder da palavra impressa e nos jornais de bairros que, de forma gratuita, democratizam e informação e contribuem, por meio da informação à comunidade, para uma Curitiba cada vez melhor ”, disse o prefeito. Greca ressaltou que os jornais estão ligados à modernidade, citando como exemplo o jornal Realidade Notícias, que estruturou a sua redação no regime de coworking com o suporte do Worktiba Barigui.

Cesar Brustolin/SMCS

"Acreditamos no poder da palavra impressa", afirma Greca na posse da Ajorb-PR

O prefeito Rafael Greca participou na manhã desta quarta-feira (11/7), da posse da Associação dos Jornais do Bairro do Paraná (Ajorb-PR), eleita para o biênio 2018/2020 no Salão de Atos do Parque Barigui. Na imagem, prefeito, o novo presidente - Fábio Luiz Rocha (Realidade Notícias), vice prefeito e secretário de Obras e Infraestrutura Eduardo Pimentel, secretário de Comunicação, Israel Reinstein e a nova diretoria da AJORB

seus jornais têm a importante missão de informar a população de Curitiba”, disse. O diretor da Ajorb, José Gil, destacou o programa de obras que a Prefeitura de Curitiba está executando na cidade. “Curitiba está entrando nos eixos novamente. Estamos voltando a ter orgulho da cidade, graças do trabalho do prefeito Rafael Greca”, comentou. O administrador regional do Boqueirão, Ricardo Dias, também falou da importância da popularização dos jornais de bairro. “É muito bom ver o fortalecimento do impresso comunitário, que trazem notícias de interesse do público”, disse.

INFORMAÇÃO À COMUNIDADE O secretário da Comunicação, Israel Reinstein também participou da posse e enalteceu o papel da Ajorb. “O jornal impresso significa muito para mim como profissional, já que foi parte integrante da minha formação. Por isso é uma grande satisfação fazer parte deste processo e trabalhar junto com a Ajorb-PR, que através dos

PASSEIO NO SIMULADOR Depois da posse, o prefei-

to foi convidado a testar um simulador de direção, projeto desenvolvido por uma startup que integra o Worktiba. O TruckHelp é uma plataforma e aplicativo para smartphone que promete conectar com segurança caminhoneiros, prestadores de serviços à mecânica pesada e fornecedores de insumos para caminhões. A startup é uma das 28 empresas e projetos da segunda turma de coworkers do Worktiba Barigui. Participaram do evento, o vice-prefeito e secretário de Obras Públicas, Eduardo Pimentel, o presidente do Instituto Municipal de Administração Pública Imap, Alexandre Jarschel de Oliveira, os administradores regionais Janaína Gher (Boa Vista), Si-

mone das Chagas Lima (Santa Felicidade) e Ricardo Dias (Boqueirão) e o secretário de Estado de Comunicação Social, Alexandre Teixeira, entre outras autoridades. NOVA DIRETORIA DA AJORB-PR Presidente – Fábio Luiz Rocha (Realidade Notícias) Vice-presidente – Maurício Grabowski (Jornal do Centro Cívico) 1º Secretário – Moisés Noronha Corrêa Jr. (Gazeta do Abranches) 2º Secretário – Adilson da Costa Moreira (Gazeta do Santa Cândida) 1ª Tesoureira – Larissa Santin (Jornal da CIC) 2ª Tesoureira - Emília Schwartz (Tribuna do Boqueirão).

A UPA CIC, que será reaberta no próximo dia 31 de julho, está recebendo os últimos preparativos para atender a população. A unidade terá capacidade para atender até 450 pessoas por dia – assim como as outras oito UPAs de Curitiba, com o serviço voltado à urgência e emergência médica, em casos que envolvem risco de morte. A estrutura da edificação que passou por reforma já está pronta. Nos próximos dias, será finalizada a instalação dos novos equipamentos na unidade, como macas, camas, mobiliário, respiradores entre outros. Além disso, o modelo de gestão é novo. Ele mantém a qualidade no atendimento e reduz os custos para o município. Responsável por gerenciar a UPA CIC, a organização social (OS) que venceu o processo público de seleção está concluindo a seleção e contratação dos profissionais que atuarão na unidade a partir do dia 31. MELHORIAS A UPA CIC foi fechada em novembro de 2016, no final da gestão anterior. Ao todo, foram investidos R$ 300 mil na reforma da unidade de 1.814 metros quadrados, incluindo completa revisão elétrica e hidráulica, pintura geral interna e externa, revisão da cobertura, substituição de esquadrias de alumínio, troca do piso, instala-

Luiz Costa/SMCS

UPA CIC reabre no próximo dia 31 para atender 450 pessoas por dia

Centro Municipal de Urgências Médicas CIC

ção de cerâmica, recuperação dos portões e grades, aberturas de vão em portas para garantir acessibilidade, adequação de pontos de água e esgoto e a instalação de barras para acessibilidades. SISTEMA ÁGIL A UPA CIC será a primeira a funcionar num modelo de gestão por OS em Curitiba – a vencedora foi o Instituto Nacional de Ciências da Saúde (INCS). O novo modelo vai trazer uma economia mensal de R$ 408.651,00 aos cofres municipais. O custo mensal da OS é de R$ 1.697.200,00 – 19,5% a menos que no modelo tradicional aplicada na cidade. Outra vantagem será a celeridade na contração de funcionários, serviços e compra de materiais e insumos, o que permite adequar mais rapida-

mente a estrutura do serviço à demanda do momento por atendimento. “Por isso, o modelo de gerenciamento via OS é interessante para a urgência e emergência, porque é uma área da saúde em que é necessária a agilidade”, explica a secretária municipal da saúde de Curitiba, Márcia Huçulak. Márcia ressalta que o novo modelo não significa terceirização dos serviços. “Esse é um assunto pacificado no Tribunal de Contas da União (TCU)”, explica. O município vai continuar como responsável constitucional pela garantia da prestação dos serviços de saúde. A UPA CIC continuará pública, com todo o patrimônio pertencente ao município. Somente o gerenciamento da unidade será fei-

to pela OS selecionada, que é uma entidade privada sem fins lucrativos. CONTROLE DA OPERAÇÃO O INCS passou por um extenso processo de qualificação e seleção, no qual foram avaliados critérios técnicos e financeiros. O contrato com a Prefeitura de Curitiba tem duração de um ano, podendo ser prorrogado por até cinco anos. O INCS terá de seguir critérios e indicadores estabelecidos no contrato de gestão. Além de estar submetido a mecanismo já existentes de controles, avaliações e auditorias da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), o trabalho do INCS passará também pelo crivo de uma Comissão de Avaliação do Contrato de Gestão.

3

Fábio Campana Política, Cultura & o Poder por trás dos Panos CURTA E GROSSA A campanha vai ser curtíssima, não haverá tempo para construir candidaturas novas, o índice de reeleição será grande, porque os candidatos que têm nome e base eleitoral estruturada vão levar grande vantagem sobre os demais. Outra característica da campanha será a grosseria, marcada pelos golpes abaixo da linha da cintura, os exercícios de desespero de quem precisa resolver sua disputa em curto espaço de tempo. Todos querem aplicar um nocaute, um ippon no adversário. É a previsão nove de cada dez marqueteiros da praça. De sorte que não teremos debates de ideias, propostas, programas. Teremos mesmo é pancadaria, numa campanha eleitoral curta e grossa. Tudo bem, mas este é mais um efeito colateral perverso da Lava Jato, a partir de agora mais usado como instrumento de achincalhe que da própria investigação das falcatruas de nossos políticos. REQUIÃO ALFINETA OSMAR Pelo Twitter, Roberto Requião deu uma cutucada em Osmar Dias: "PMDB do Paraná pede uma lista de seis nomes como prováveis candidatos ao governo do PDT, para exame". Osmar não quis alongar conversa e não respondeu. GLEISI E GAROTINHO Gleisi Hoffmann estava a passear pelos corredores do Congresso Nacional hoje de manhã acompanhada de Anthony Garotinho, que anunciou suas vontades de ser candidato ao governo do Rio de Janeiro quando deixou a prisão de Bangu no final do ano passado. Aguardemos as novidades. HUSSEIN BAKRI CONDENADO A Justiça Eleitoral condenou, mês passado, o deputado estadual Hussein Bakri (PSD) por irregularidades nas eleições de 2016 em União da Vitória. Motivos: abuso de poder político e econômico, caixa dois e doações ilegais à campanha de Thyago Antônio Pigatto Caus, seu genro de Bakri, que concorria ao cargo de prefeito do município. Pena: inelegibilidade por oito anos, contados a partir das eleições de 2016. O deputado vai recorrer. NEPOTISMO CRUZADO A mulher do deputado Paulo Pimenta, aquele que formou a tríade do pedido de soltura de Lula no domingo, Cláudia Dutra Pereira, é concursada da Secretaria Municipal de Santa Maria (RS), no entanto, é empregada também no Senado, onde recebe R$ 10,9 mil como assessora do Bloco da Resistência Democrática (PTPDT), cujo líder é Lindberg Farias. Pimenta jura que não teve influência na contratação da esposa. 'PARTICULARIDADES' DE FAVRETO Diz a Polícia Federal que ficou surpresa com a quebra de protocolos de Rogerio Favreto, como por exemplo, ter emitido a ordem para soltar Lula. O normal é que o desembargador dê uma ordem a um juiz de plantão para que ele trate de expedir o alvará. Outro ponto curioso foi Favreto não ter tratado do caso eletronicamente. A LOIRA QUER O SENADO Mirian Gonçalves, ex-prefeita de Curitiba, decidiu que quer mesmo é ir para o Senado. A pré-candidatura pelo PT será lançada ainda nessa semana. A advogada tem opiniões fortes e diz que "observa os movimentos políticos com olhar muito mais parcial do que parcimonioso. Tenho lado. Sempre tive e o assumi". TOFFOLI DECIDIRÁ SOBRE MORO Sergio Moro tem dois procedimentos rolando no Conselho Nacional de Justiça. Um por quebra de sigilo de conversa entre a presidente Dilma e Lula e o outro por quebra de hierarquia na patacoada de domingo. Os dois casos deverão ser avaliados depois de setembro, na gestão do ministro Dias Toffoli. Ninguém se preocupa muito, no entanto, o histórico do CNJ diz que a punição não deve passar de uma advertência sem grandes consequências. ASSIM É FÁCIL Na semana passada, enquanto o país ainda se distraía com a seleção, entraram em campo os deputados federais para marcar mais um gol contra a população: um aumento entre 4% e 5% na conta de luz. O lance acontece por conta de uma emenda na venda das distribuidoras da Eletrobrás que transfere furtos de energia, os gatos, ocorridos na região Norte para todos os consumidores do país. Pior, na conta entram os custos com os gatos desde 2009. É assim, dessa forma, que as distribuidoras leiloadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica no dia 26 de julho ficarão mais baratas para os investidores que têm interesse em comprá-las. GASOLINA, OUTRO AUMENTO A Petrobras não vê motivos para mudar sua política de preços baseada atualmente no mercado externo e câmbio - a fórmula resulta em reajustes quase diários. Nessa semana começa a valer o novo preço que passou de R$ 2,0249 para R$ 2,0369 nas refinarias, a alta acumulada desde o início do mês é de 4,5%. O diesel permanece congelado. A estatal gosta de jogar a bomba longe de seu terreno e mantém a população informada que de "seu preço responde por cerca de um terço do valor final nos postos".

Orgãos governamentais atestam melhora fiscal de Curitiba no último ano Curitiba reverteu resultados negativos de três anos sucessivos e fechou 2017 no azul. Com a melhora da capacidade de pagamento e de seus ativos líquidos, a cidade retomou a capacidade de planejamento público, aponta relatório do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCEPR). “O documento do TCE é auspicioso para todos os que amam Curitiba", disse o prefeito Rafael Greca. "Compartilho esta alegria com as vereadoras e os vereadores que apoiaram o Plano de Recuperação de Curitiba e com a minha valorosa equipe. Ainda temos dois anos e meio de gestão. Mais pudermos, mais faremos.” Segundo o relatório, após três anos com passivos descobertos – durante a gestão anterior -, Curitiba fechou o ano passado com saldo positivo em ativos líquidos. “O relatório atesta a eficiência do ajuste promovido pelo Plano de Recuperação, lançado há um ano”, diz o secretário municipal de Finanças, Vitor Puppi. De acordo com o TCE, a prefeitura acumulou passivos descobertos de todas as fontes de recursos em 2014 (R$ 185,6 milhões), 2015 (R$ 236,7 milhões) e 2016 (195,7 milhões). Sem a implantação das medidas de ajuste o passivo descoberto teria atingido, segundo projeções da Secretaria Municipal de Finanças, aproximadamente R$ 493 milhões em 2017. LIQUIDEZ Curitiba também melhorou o índice de liquidez corrente, que atesta capacidade de pagamento de obrigações. Em 2017, o índice ficou em 2,69, bem acima dos 1,13 registrados em 2016 e dos 0,65 de 2015 e 2014. Acima de 1, a liquidez corrente demonstra maior capacidade de pagamento das obrigações. Vitor Puppi, lembra que a melhora da liquidez de Curitiba já havia sido demonstrada pela Secretaria de Tesouro Nacional (STN) ao elevar a nota de liquidez do município de C para A, no indicador da Capag (Capacidade de Pagamento). Com a nota A, Curitiba pode receber garantias da União para buscar financiamentos. “O relatório confirma que neste curto espaço de tempo, avançamos muito neste indicador ”, acrescentou.


4

| Quinta-feira, 12 de julho de 2018 |

O Centro da Juventude (CJ) de São José dos Pinhais é um espaço democrático. Lá, são realizadas inúmeras oficinas gratuitas; como atividades culturais, esportivas, artísticas e de orientação profissional; que visam promover o desenvolvimento da cidadania para os mais de 230 adolescentes e jovens, dos 12 aos 24 anos, que passam mensalmente pelo local. Localizado no bairro Borda do Campo, o CJ contempla oficinas de teatro, dança e música, além de karatê, futebol e vôlei, entre outras, com tempo de duração variável. O local ainda possui um ginásio poliesportivo, piscina, anfiteatro com capacidade para 120 pessoas, biblioteca, salas multiuso e pista de skate. As atividades ofertadas pelo CJ permitem uma melhor oportunidade para os jovens que se encontram em vulnerabilidade social, expandindo, assim, seus conhecimentos artísticos, culturais, esportivos, entre outros. Alexandre Slivinski (11) começou a participar da oficina de karatê há um ano e já é faixa azul. “Amo! Eu tô aprendendo coisas novas, aprendendo a me defender ”. Sobre as expectativas, ele conta que “é chegar a ser faixa preta”. E futuramente? “Se depender de mim, acho que quero

abrir uma academia”, conta o garoto. Assim como Alexandre, Fernanda Reis (19) está fazendo aulas de violão há um mês, e conta que a oficina está auxiliando no seu crescimento musical. “Eu canto, né. Vejo meus amigos tocando violão e cantando também, e eu queria fazer a mesma coisa; cantar e tocar ao mesmo tempo”. Fernanda também esclarece que as oficinas serem gratuitas é uma boa oportunidade. “É uma ajuda àqueles que não têm condições de tá tendo aula particular”. Para a pedagoga atuante no Centro da Juventude, Rosana Klen, o serviço oferecido auxilia no desenvolvimento pessoal e profissionais dos jovens. “O Centro da Juventude está entrando numa perspectiva de trabalhos não somente focados para os espaços de convivência, mas também para serviços de convivência. O Estatuto da Criança e do Adolescente, da década de 90, deixa claro que a criança e o adolescente é um sujeito em condição peculiar de desenvolvimento, que é um sujeito de direitos à saúde, à educação, esporte, lazer, cultura, expressão artística, direito à convivência comunitária, familiar. Então, o Centro da Juventude consegue, com a suas práticas, atingir uma boa parte desses direi-

Wellington Medeiros/PMSJP

Centro da Juventude de SJP oferece oficinas gratuitas a adolescentes e jovens

tos que estão realmente instituídos. Precisamos, junto com a equipe, identificar quais são os adolescentes, qual é o perfil dos adolescentes atendidos, quais são os motivos de inclusão”, explica. AGENTES DE CIDADANIA O Centro da Juventude de São José dos Pinhais também tem projetos desenvolvidos por agentes de cidadania, um programa estadual no qual jovens apresentam trabalhos

voltados à área de preferência e afinidade. Esse programa funciona desde 2014 no CJ do município. Os jovens que trabalham como agentes de cidadania recebem uma bolsa auxílio mensal e trabalham, junto a seus orientadores, desenvolvendo um projeto de aulas para os jovens do próprio Centro. Jhenifer Aparecida da Cruz de Godoy (16), participante da oficina de dança contemporânea, é uma agente de cidadania e desenvolve uma

Na manhã dessa terça-feira (10) o 17º Batalhão da Polícia Militar do Paraná, localizado em São José dos Pinhais, completou 28 anos, onde a comemoração contou com presença de autoridades, desfile e homenagens. O prefeito do município, Toninho Fenelon esteve presente na ocasião da celebração dessa unidade da PM que com seu efetivo atua nos municípios de Araucária, Campo Largo, São José dos Pinhais, Fazenda Rio Grande, Mandirituba, Agudos do Sul, Tijucas do Sul e Balsa Nova, por meio de quatro Companhias. Dentre as autoridades presentes a comandante-geral da PM, Coronel Audilene Rosa de Paula Dias Rocha, e o Chefe da Casa Militar, Coronel Maurício Tortato, que

Divulgação/PVT-PMSJP

17º BPM instalado em São José dos Pinhais completa 28 anos

foi comandante do 17º BPM de fevereiro de 2011 a dezembro de 2012, o vice-prefeito de São José dos Pinhais – Thiago

Buhrer, o deputado estadual Francisco Buhrer, o secretário municipal de Segurança – Fabiano da Rosa, o diretor

geral da pasta – GM Marcio Pereira, além de representantes do Poder Legislativo municipal.

Grupo de comunicação doa 1.000 cobertores à FAS A Prefeitura recebeu nesta quarta-feira (11/7) a doação de 1.000 cobertores para o atendimento a pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade social. O material, doado ao município pelo Grupo Massa de comunicação, foi encaminhado à Fundação de Ação Social (FAS) e será também destinado às unidades de acolhimento para população em situação de rua. O prefeito Rafael Greca recebeu simbolicamente os cobertores da diretora jurídica do Grupo Massa, Roberta França, e Camila Massa, que também representou a empresa. “Recebemos esses cobertores com alegria, pois eles ajudarão a fortalecer o trabalho de atendimento às pessoas mais vulneráveis. Não podemos perder ninguém para o frio”, disse o prefeito. Greca ressaltou o trabalho de abordagem social realizado pela FAS nos últimos dois dias, de frio rigoroso, em que 264 pessoas foram abordadas pelas equipes do resgate social e 130 delas aceitaram ser encaminhadas para acolhimento. O prefeito destacou ainda que além do acolhimento, a Prefeitura tem trabalhado fortemente para ofertar cursos de qualificação profissional para as pessoas em situação de rua, fundamental para a autonomia e saída das ruas. O diretor comercial do Grupo Massa, Ney Braga Alves, enalteceu o trabalho que vem sendo desenvolvido pela gestão na área da assistência social. “Queremos parabenizar o prefeito Rafael Greca pelo resgate desse trabalho que tinha sido

perdido em Curitiba. O resgate de se preocupar com as pessoas e atender aquelas que mais precisam”, disse. Ele adiantou que além dos cobertores, a FAS receberá também roupas que estão sendo arrecadadas pela campanha Nós Transmitimos Calor, desenvolvida pelo grupo neste inverno. A primeira-dama de Curitiba, Margarita Sansone, que acompanhou a entrega, falou da importância dos cobertores para atendimento nas unidades da FAS. “Estamos precisando de cobertores para acolher a população mais vulnerável que não é só de Curitiba. Essa doação aquece os nossos corações.” A presidente da FAS, Elenice Malzoni, lembrou que a o atendimento à população em situação de rua é uma das prioridades da gestão e que entre as ações que estão sendo desenvolvidas para melhor atender esse público está a ampliação de vagas em unidades de acolhimento. No início da gestão, a FAS tinha 869 vagas, número que hoje chega a 1.188. Participaram ainda da entrega o apresentador Eleandro Passaia, e os representantes do setor de Marketing do Grupo, Patrícia Lisko, Katiusca Devens e Edson Maia. Representando a FAS, participaram também a assessora dos Núcleos Regionais, Veranice Vieira de Lara Hayashida; a diretora de Atenção à População em Situação de Rua da FAS, Maria Alice Erthal; e a assessora comunitária, Eliane do Rocio Wosgerau Santos.

oficina de jazz funk para adolescentes. “Eu gosto porque eu gosto de dançar e gosto de ensinar também. E a interação com as meninas que eu do aula é muito boa”. Ela, que já participou de outras oficinas ofertadas no CJ, acredita que o seu projeto pode ajudar outras meninas a se desenvolverem também, assim como as oficinas em que participou ajudaram-na. “Eu era muito tímida. Quando eu comecei a fazer oficina de dança perdi bastante a timi-

dez e também fiz mais amigos”, conta. SERVIÇO: Você se interessou e quer participar de alguma oficina? O Centro da Juventude de São José dos Pinhais está localizado na Rua Leôncio Correia nº 311, Borda do Campo – São José dos Pinhais. O horário de funcionamento lá é das 8h às 12 horas e das 13h às 17 horas. Mais informações você pode obter por meio do telefone (41) 3382-7361.


5

| Quinta-feira, 12 de julho de 2018 |

Deve-se temer mais o amor de uma mulher do que o Ăłdio de um homem. SĂłcrates

Dia de sol, com geada ao amanhecer.

Sorvete de pipoca

Os IncrĂ­veis 2 Dublado em portuguĂŞs 3D - 12:20 - 13:00 - 15:00 - 15:40 17:50 - 18:20 - 20:40 - 21:10

Homem-Formiga e a Vespa

Dia 13: Max 18Âş - Min 02Âş Dia 14: Max 21Âş - Min 05Âş Dia 15: Max 22Âş - Min 06Âş

127,1+$6 '$

Dublado em portuguĂŞs 3D - 12:10 - 14:50 - 17:40 - 18:40 20:30 - 21:30 Dublado em portuguĂŞs PadrĂŁo - 16:30 - 19:20

Jurassic World: Reino Ameaçado

Ingredientes 1 ovo 1 xícara (chå) de açúcar 300 ml de creme de leite 300 ml de leite extrato de baunilha a gosto 60 g de pipoca feita no micro-ondas ou 1/2 xícara (chå) de milho para preparar a pipoca na manteiga

Dublado em portuguĂŞs 3D - 13:15 - 16:00 Dublado em portuguĂŞs PadrĂŁo - 13:45 - 22:00

Modo de preparo Em uma panela, coloque o leite, a pipoca jå pronta e 1/2 xícara (chå) de açúcar e deixe aquecer ? mas sem deixar ferver! Em seguida, quando jå estiver quente, retire do fogo e deixe a mistura descansando por 40 minutos. Após esse tempo, passe a mistura por uma peneira fina de forma a reter e descartar as partes sólidas da pipoca, tal como a casca. Reserve. Na batedeira, adicione a metade restante do açúcar, o ovo e o extrato de baunilha e vå batendo em velocidade mÊdia. Com a batedeira ligada, vå adicionando aos poucos a mistura peneirada que estava reservada. Quando tudo jå estiver bem misturado e homogêneo, volte a mistura formada à panela em fogo mÊdio alto. Agora, vå mexendo atÊ obter uma consistência mais grossinha e cremosa. Quando chegar nesse ponto, desligue o fogo e despeje a mistura em um recipiente. Agora Ê só levar ao congelador atÊ esfriar e voilà! Viu como Ê fåcil? Você ainda pode servir com caldas, como calda de chocolate, calda de caramelo ou atÊ mesmo leite condensado!

Doenças RespiratĂłrias JOANA ALICE AFIRMAEAALEX MANUELA QUE A IRMĂƒ NĂƒO É OBRIMARIA SE RECONCILIAM. MARCELO GADA A FICAR COM CAIO. se surpreende ao enACONSELHA GABRIELA. AlexLucas conta para todos que Gabriela e Martinha juntas, cuidando de Luquinha. Sula e econtrar RafaelLuiza terminaram. GetĂşlio agradece pelas aulas de Brigitte. Nandadecide disputam a torcida RĂ´mulo. briga com Paulo se afastar do Lepor Kebek e MarliJuliana se preocupa. Alex estranha tristeza Gabriela uma sugestĂŁo para BĂĄrbara apor causadedeGabriela. Manuela. RĂ´mulofazvence a luta e todos ajudar Amanda comnĂŁo suagosta caligrafia. PĂŠrola pedepede para para MĂĄrcio tentar melhorar seu comemoram. Caio quando Manuela visitar Ricardo. Joana comportamento pessoas. estranha Belloto a animação de MĂĄrcio para afirma a Giovanecom queaslutarĂĄ para VinĂ­cius ajudar Manuela. e JĂŠssica decidem sair com Rafael. Érico preocupa com aGiovane proximidade Brigitte. Alex deixar a academia porse causa de MĂ´nica. avisadea GetĂşlio Gabrieleque nĂŁo quer e Flora tentam animar e Gabriela. Amanda voltarĂĄdepara Pernambuco. mais jogar vĂ´lei. O JuizPaulo decide dar a guarda provisĂłria Manuela para Caio.

ORGULHO E PAIXĂƒO NOVO MUNDO LADY MARGARETH O SEGREDO DE JOAQUIM REVELA QUEDESCOBRE VEIO FALAR COM LEOPOLDINA SUSANA. DARCY SE RECONCILIA COM Thomas JULIETA. E ANNA COBRA EXPLICAÇÕES DO RAPAZ. se Josephine BrandĂŁo sobre seu envolvimento surpreendeconta ao ver aJoaquim falando com Anna e anuncia aocom rival Uirapuru. O BarĂŁo chega ao cortiço e encontra que estĂĄ noivo da professora. Wolfgang afirma aEstilingue. Diara que Josephine Edmundo. Uirapuru descobre a identidacomprarĂĄ mente Idalinapara e Matias. Elvira se despede de Quinzinho. de do Motoqueiro foge deseja AurĂŠlio. Todos coPedro acredita queVermelho. o autor deJulieta seu atentado Avilez. Chalaça memoram a primeira edição do jornal de Elisabeta e Venâncio. procura Domitila e dois se beijam. Germana se emociona com aCamilo partidalĂŞdea matĂŠria sobre Julieta e decide com aseus mĂŁe.desenhos. BrandĂŁo conta a MĂĄrio/ Elvira. Joaquim invade o quartosedereconciliar Anna e admira Thomas tenta Mariana que Uirapuru voltou para o Vale do CafĂŠ. OlegĂĄrio revela o segredo de falar com sua noiva, mas ela o manda embora do palĂĄcio. Susana para Julieta.

DEUS SALVE O REI AMà LIA ENFRENTA CATARINA, AFIRMANDO GUI TENTA CONVERSAR COM JÚLIA, MAS ELAQUE SE CONSEGUIRà PROVAS Afonso AFASTA DO MÚSICO AOCONTRA SABER A DARAINHA. GRAVIDEZ DE manda Romero interrogar todos alquimistas por DIANA. O carro de LÊo quebra e oosmúsico acabaindicados sozinho com Olegårio. Amålia a Tiago queDiana Virgílioconta irå ajudå-la Manu no meio dediz uma estrada. a Gordoa desmasque estå carar Catarina. Tiagodizdescobre que darå Dråuzio umabragråvida de Gui. Júlia a Tiago que um recebeu novo rumo sua celete como pagamento de um carregamento de pólvora. vida. Diana confessa a Vanessa que sua gravidez ÊAgnes falsa. decide se procurar o casal a filha de Brice e pede a LeviBianca para acompanhåJaílson irrita com Du,que queadotou não busca seus irmãos na escola. aconselha la. Agnes consegue o casal entregou a filha Brice para um Eva a esclarecer comvisualizar Gordo asque acusaçþes que Nanda fez de sobre ele. Vanda homem, não consegue identificå-lo. Afonso avisa aque Catarina que seu bracemente nomas tribunal, dizendo que Júlia roubou a bengala Alex lhe deu. lete foi encontrado na casa do alquimista assassinado.

SEGUNDO SOL FORÇA DO QUERER Ă?CARO FICA PERTURBADO REVELAĂ‡ĂƒO HELENINHA PERCEBE QUECOM BIBI ANĂƒO SABE QUEDEO ROSA. MAURA CHAMA AJUDA PARA AFASTAR VIANA IMĂ“VEL EM QUE ESTĂ PERTENCE A SEU IRMĂƒO. EuDE IONAN. Selma satisfaçþes e acaba presa. gĂŞnio convida Caiotira para trabalharcom comViana ele. Caio pede para Luzia/Ariella mostra para em Valentim a letra que criou para a Dantas empregar Rubinho seu restaurante. Vitor pede Jeiza mĂşsica de Beto/Miguel. Roberval tenta ser gentil com Zefa. em casamento. Caio explica para Heleninha por que empresLaureta pune Rosa depois de comentar que esteve com Karola. tou sua casa para Bibi. EugĂŞnio recebe o telefonema de Irene Rochelle descobre onde Severo esconde seu dinheiro e chantageia o avĂ´. Beto/ na frente de Eurico e fica sem graça. Aurora avisa a Rubinho sobre o emprego Miguel gosta da letra composta por Luzia/Ariella para sua mĂşsica e deseja que conseguiu para ele. Bibi e Rubinho especulam sobre o amigo de Aurora. Zu conhecer a DJ. Ionan discute com Doralice por causa de Maura. Viana revela a aconselha Ruy a tomar cuidado com seu casamento. Ritinha culpa Ruy pelo fim Agenor que Maura namora Selma. de seu noivado e implora que Zeca a leve para o Rio de Janeiro.

1) Em qual novela a atriz Mayana Neiva interpretou a personagem Vicentina Celeste? a) "Sangue Bom" b) "Amor Eterno Amor" c) "Cordel Encantado" d) "Ti-Ti-Ti" 2) Jaqueline e Darlene foram personagens de qual dessas novelas? a) "Começar de Novo" b) "Desejo de Mulher" c) "Laços de Família" d) "Celebridade" 3) Quem interpretava a personagem Pitty no seriado "Sob Nova Direção? a) Heloísa PerissÊ b) Clåudia Rodrigues c) Ingrid Guimarães d) AndrÊa Beltrão 4) Quem foi a estrela do filme "Olga", do diretor Jaime Monjardim? a) Daniela Escobar b) Patrícia Pillar c) Clåudia Abreu d) Camila Morgado 5) Como se chamava o personagem interpretado por Antonio Calloni na novela "Começar de Novo"? a) Olavo b) Abel c) Anselmo d) Pedro (Respostas: 1-c / 2-d / 3-c / 4-d / 5-a)

Sinusite - Gripes e ResfriadosA sinusite ĂŠ uma doença inflamatĂłria que atinge as mucosas dos seios da face, que sĂŁo cavidades existentes ao redor do nariz. Essas cavidades, atravĂŠs de pequenos canais, se comunicam com as fossas nasais. Para a saĂşde dessa regiĂŁo essas cavidades precisam estar ventiladas, porĂŠm quando ocorre algum tipo de obstrução nesses canais, o muco que era para ser liberado pelo nariz começa a acumular e a mucosa dos seios fica inchada, desencadeando o processo inflamatĂłrio. As causas mais comuns sĂŁo resfriado ou gripes frequentes, umidade relativa do ar baixa, desvio de septo, ou processos alĂŠrgicos. A sinusite pode ser caracterizada como aguda ou crĂ´nica. Aguda: devido a infecção ser viral juntamente com ao resfriado ou gripeocorrĂŞncia de dor nas ĂĄreas dos seios da face mais inflamado, podendo ser uma dor forte ou sensação de peso ou pressĂŁo na cabeça. HĂĄ obstrução nasal com secreção, que prejudica a respiração. Febre e cansaço tambĂŠm sĂŁo frequentes. CrĂ´nica: ĂŠ caracterizada pela inflamação que dura pelo menos 3 meses consecutivos. Sendo o cansaço mais comum, mas nĂŁo deixando de apresentar dores de cabeça, congestĂŁo nasal e coriza. Sua maior incidĂŞncia ĂŠ durante a noite e aumenta quando a pessoa se deita, pois a secreção escorre. Rinite A rinite ĂŠ que uma reação exagerada do corpo a determinados elementos que nĂŁo sĂŁo agressivos ao corpo. Pessoas alĂŠrgicas apresentam reação a uma substância que para outra pessoa nĂŁo provoca nada, como ĂŠ o caso dos pelos dos animais. Para um alĂŠrgico, o organismo entende que o contato com aquele elemento ĂŠ prejudicial ao corpo, sendo assim, ele provoca a obstrução nasal, espirros e coriza para evitar que o “vĂ­rusâ€? entre no organismo. As crises mais comuns sĂŁo quando o alĂŠrgico entra em contato com: pĂłlen, pelo de animal ou mofo, a poeira ĂŠ o principal pois nela sĂŁo encontrados os ĂĄcaros, que provocam reação alĂŠrgica.

15Âş 01Âş

)$=(1'268&(662 bÊm intensivou a malha'LUHWRGDV%DKDPDV$QW{QLD ção e o treino de box. O )RQWHQHOOH SRVWRX IRWRV QDV resultado Ê que o ator perUHGHV VRFLDLV QDV TXDLV deu 15 quilos. DSDUHFHQDSUDLDGHLWDGDQD DE MOLHO DUHLD GH FRVWDV H ID]HQGR Sílvio Santos fôleWRSOHVV $ EHOD exibe H[LEH IRUPD go invejåvel 87 anos ItVLFD LQYHMiYHOaos DSyV FLQFR de idade, mas estå de moPHVHVGHQDVFLPHQWRGRVHX ILOKR 6DOYDWRUH IUXWR GR lho em casa, cumprindo FDVDPHQWR FRP É -RQDWKDQ ordens mÊdicas. que o &RVWD apresentador estå enfren6+2:$3$57( tando uma crise alÊrgica 'XUDQWH UHDOL]DGR GLDV de riniteVKRZ e estå sem voz. DWUiV HP 6mR MUITO 3DXOR /XFDV BEIJANDO /XFFRIH]RPDLRUVXFHVVRQmR Dias atrås, Nicolas PratVRPHQWHSRUFDXVDGHVXDLQWHUSUHWDomRH tes e Juliana Paiva foram vistos aos FDULVPD PDV SRUTXH IH] TXHVWmR GH beijos, durante badalado evento que LQWHUDJLUFRPRS~EOLFRSUHVHQWHLQFOXVLYH aconteceu no hotel Copacabana PaFRQYLGDQGRDOJXQVSDUDVXELUHPDRSDOFR lace, no Rio. Quanto ao trabalho, %RQLWRGHVHYHU eles atuarão juntos, fazendo par ro520$1&( mântico, em "O Tempo Não Para". 7XGRLQGLFDTXH0{QLFD,R]]LHQJDWRXXP DATA MARCADA URPDQFHFRPRGLUHWRU)HOLSH)ORUHV3RU HQTXDQWR QLQJXpP VH SURQXQFLRX A Record bateu o martelo. A sua nova RILFLDOPHQWHVREUHRDVVXQWR novela bíblica "Jesus" estrearå no dia 0$,6/2,5$ 24 de julho, às 20h30 e terå cerca de 3DROOD HVWi FRP RV FDEHORV PDLV 200 2OLYHLUD capítulos. FODURV H IRUPD ItVLFD LQYHMiYHO $ DWUL] E FALANDO DA NOVELA... FRPSDUHFHX j IHVWD GH DQLYHUViULR GH Day Mesquita interpretarå Maria

-8/,$1$3$(6 NO SERIADO $JRUDIDODQGRXPSRXFRGH-XOLDQD Depois de ter brilhado na novela 3DHVDERQLWLQKDORJRYROWDjWHOLQKD "Novo Mundo", Dhu Moraes curtiu TXDQGRHVWUHDUÂł$)RUoDGR4XHUHU´ fĂŠrias, mas agora foi convocada para 1DQRYDQRYHODGD*ORERDDWUL]GDUi a terceira temporada do "TĂ´ De GraYLGDjSHUVRQDJHP%LEL ça", o seriado de Rodrigo Sant'Anna $*(1'$6&+(,$6 que ĂŠ mostrado pelo canal pago $QRWtFLDTXHVHWHPpTXHRFDQDO Multishow. A atriz dividirĂĄ as cenas SDJR0XOWLVKRZHVWiFRPGLILFXOGDGH com Raphael Zulu e Gui Santana. GH UHXQLU 7DWi :HUQHFN H )iELR O MÉDICO CAPITĂƒO 3RUFKDW SDUD D JUDYDomR GH PDLV DE FRAGATA XPD WHPSRUDGD GR Âł7XGR 3HOD Na novela "O Tempo NĂŁo Para", $XGLrQFLD´ eTXHDPERVWrPVXDV Raphael Vianna aparecerĂĄ na pele de DJHQGDVORWDGDVGHFRPSURPLVVRV Dr. Mateus Gonzaga, um mĂŠdico, ca- -D\GHU6RDUHVSUHVLGHQWHGDHVFRODGH Madalena na trama de "Jesus". *UDQGH DA 5LRSAĂšDE H SUDWLFDPHQWH 3$5$/(0%5$5 pitĂŁo de Fragata da Marinha, contra- VDPED CAMPANHA 7DWi :HUQHFN FRPDQGDUi XP URXERXDFHQD$ERQLWLQKDVHUiXPD cenando principalmente com Carol Xuxa Meneghel serĂĄ a estrela da uma Castro. O ator mudou completamen- GDVSURWDJRQLVWDVGDQRYHODÂł$)RUoD campanha do MinistĂŠrio da SaĂşde SURJUDPDVRORQR0XOWLVKRZ$QRYD LQWHUSUHWDQGR XPD te seu visual e aderiu a uma dieta quase GR que4XHUHU´ alerta as mĂŁes quanto Ă imporDWUDomRYDLVHFKDPDUÂł/DG\1LJKW´e sem nenhuma proteĂ­na animal e tam- GHOHJDGDOXWDGRUDGH00$ tância da vacinação infantil. HVSHUDUHFRQIHULU

PerĂ­odo bom para negĂłcios. Procure um emprego melhor e conseguirĂĄ. Segure mais o dinheiro, pois vocĂŞ vai precisar dele. Sua alma gĂŞmea pode estar chegando.

Faça uma mudança no seu visual, ative seu corpo com exercícios físicos e melhore seu corte de cabelo. Sorria muito e leia, se aprimorando.

A solidĂŁo, Ă s vezes, ĂŠ preciosa. Encontrar o seu prĂłprio caminho o farĂĄ ser mais forte. Use a sua luz e siga em frente. Jamais descuide de seu lado espiritual.

Cuidado com assinaturas de contratos e processos de Justiça. Haverå uma perda se não souber ser mais esperto. Leia tudo nos mínimos detalhes. Chances de uma nova união.

Algo de seu passado mal resolvido vai ser esclarecido e saciar sua ansiedade. Tire as mågoas do seu coração e parta livre e com certeza de ser feliz.

Grandes mudanças em relação à pessoa amada. Sorte para o amor, e nas finanças tambÊm realizarå planos que darão certo. Seja muito feliz!

As grandes mudanças vão começar a acontecer. Desfrute das coisas boas da vida e seja muito feliz. Afinal você nasceu para vencer. O dia promete ser bastante ensolarado.

Alguns problemas você terå que enfrentar. A parte emocional sofrerå uma mudança radical, e trarå, com ela, aborrecimento superåveis. Dê uma relaxada para evitar o estresse.

O seu lado espiritual estå pedindo mais devoção. Sai desse estado em que se encontra e ajude mais as pessoas, tendo sempre uma palavra amiga, pois ela vale muito.

Faça caridade e justiça às pessoas necessitadas. Lembre-se: um ato de carinho pode salvar uma vida. Seja mais alegre e cultive sempre o amor.

Viva com intensidade esse momento prĂłspero e veja que tem potencial para aumentar seus lucros. Acredite, siga em frente. VocĂŞ pode e vocĂŞ ĂŠ capaz!

Seu lado intuitivo e criador estarão mais fortes. Use-os, mas com sabedoria, exercendo poder da mente e força de fazer com que as coisas se concretizem rapidamente.


6

PUBLICAÇÕES LEGAIS / NACIONAL

| Quinta-feira, 12 de julho de 2018 |

SERVIÇO DISTRITAL DE UBERABA Av. Sen. Salgado Filho, nº 2.368 - Município e Comarca de Curitiba - PR

EDITAL DE PROCLAMAS Faz saber que pretendem casar-se: RENAN LIBERATO e TAYLIS MONDADORI NEDUZIAK Se alguém souber de algum impedimento, oponha-o na forma da lei. O referido é verdade e dou fé. Curitiba, Uberaba, 11 Julho de 2018 Eliane Kern Bassi Oficial Designada

SERVIÇO DISTRITAL DE SÃO MARCOS

PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DO PARANÁ COMARCA DA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA – FORO REGIONAL DE ARAUCÁRIA 1ª VARA CÍVEL DE ARAUCÁRIA – PROJUDI Rua Francisco Dranka, 991 - Vila Nova Araucária/PR - CEP: 83.703-276 EDITAL DE CITAÇÃO DO ESPÓLIO DE GUILHERME STANSKI, COM PRAZO DE VINTE (20) DIAS – N° 0061/2018. A DOUTORA PATRÍCIA MANTOVANI ACOSTA, MM. JUÍZA DE DIREITO DA 1º VARA CÍVEL DA COMARCA DA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA, FORO REGIONAL DE ARAUCÁRIA, ESTADO DO PARANÁ, A TODOS QUANTOS, O PRESENTE EDITAL VIREM, OU DELE CONHECIMENTO FAZ SABER TIVEREM QUE, POR ESTE JUÍZO E CARTÓRIO, SE PROCESSAM OS AUTOS SOB Nº 0008347-72.2013.8.16.0025 DE AÇÃO DE USUCAPIÃO, EM QUE SÃO REQUERENTES EUGENIO CZANOVSKI, MONICA KOTOVICZ CZANOVSKI, FRANCISCO LASKOS, ROSA LEOCÁDIA LASKOS, JOSE COAS SOBRINHO, HELGA BERNECK COAS, MICESLAU LASKOS, CECILIA LASKOS, SILVIO LASKOS, ARLETE MARIA WENDRECHOSKI LASKOS E REQUERIDO ESPÓLIO GUILHERME STANSKI. FICA O REQUERIDO ESPÓLIO GUILHERME STANSKI, BRASILEIRO, FILHO DE FLORIANO E JOSEFA STANSKI, FALECIDO EM 22/09/1959, RESIDENTE E DOMICILIADO EM LUGAR INCERTO E NÃO SABIDO, CITADO PARA, NO PRAZO DE QUINZE (15) DIAS, OFERECER, EM PETIÇÃO ESCRITA, DIRIGIDA AO JUIZ DA CAUSA, CONTESTAÇÃO, EXCEÇÃO E RECONVENÇÃO. CIENTE AINDA O CITANDO, QUE, NÃO SENDO CONTESTADA PRESUMIR-SE-ÃO VERDADEIROS OS FATOS ARTICULADOS PELO AUTOR, ARTIGO 335 E 344 DO CPC/15. OCORRENDO A AUSÊNCIA INJUSTIFICADA DO REQUERIDO REPUTAR-SE-ÃO VERDADEIROS OS FATOS CONTRA SI ALEGADOS, SALVO HAVENDO PROVA CONTRÁRIA NOS AUTOS E, LHE SERÁ NOMEADO CURADOR ESPECIAL (ART. 257, IV, DO CPC/15). E PARA QUE CHEGUE AO CONHECIMENTO DOS RÉUS AUSENTES, INCERTOS E DESCONHECIDOS, E NINGUÉM NO FUTURO POSSA ALEGAR IGNORÂNCIA, PASSOU-SE O PRESENTE EDITAL QUE SERÁ PUBLICADO E AFIXADO NA FORMA DA LEI.CUMPRA-SE NA FORMA DA LEI. DADO E PASSADO NESTA CIDADE E FORO REGIONAL DE ARAUCÁRIA,COMARCA DA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA, ESTADO DO PARANÁ, AOS 08/06/2018.ASSINADO DIGITALMENTE SERGIO ROBERTO VIEIRA WOSOWICZ - ESCRIVÃO (AUTORIZADO CONFORME PORTARIA N° 0020/2017)

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS - PR SECRETARIA MUNICIPAL DE RECURSOS MATERIAIS E LICITAÇÕES AVISO DE LICITAÇÃO PREGÃO ELETRÔNICO n.º 139/2018 ± SERMALI OBJETO: Registro de Preços para aquisição de Material Médico Hospitalar para a Secretaria Municipal de Saúde. ABERTURA DAS PROPOSTAS: 26 de julho de 2018 às 08h30min. INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES: O edital completo poderá ser conferido através do endereço eletrônico http://www.comprasnet.gov.br/consultalicitacoes/ConsLicitacao_Filtro.asp, informando N.º do Pregão e o código UASG 987885. Outras informações poderão ser obtidas na Divisão de Licitação da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais, sito na Rua Passos Oliveira n° 1101 ± Centro, no horário compreendido das 08h00min às 12h00min e das 13h00min às 17h00min, ou pelos telefones (41) 3381-6656 e/ou 33816670. São José dos Pinhais, 10 de julho de 2018. OKIRO MARCILIO DE OLIVEIRA FILHO Secretário Municipal de Recursos Materiais e Licitações (em exercício) **Custo da publicação: R$ 128,00 **

ANDRÉ ZAMPIERI ALVES – AGENTE DELEGADO. Rodovia BR 376 nº 19.139 – Marginal São Marcos em São José dos Pinhais-PR. Fone: (41) 3382-3819 EDITAL DE PROCLAMAS Faço saber que pretendem casar-se: 01- FRANCISCO TADEU GOMES E RAQUEL DE OLIVEIRA CRUZ Local: Em cartório ás 10:00 horas. Data: 21/07/2018 02- RODRIGO PEREIRA LOPES E JUCINÉAREGINADASILVA Local: Em cartório ás 10:00 horas. Data: 21/07/2018 03- EDSON CARLOS GOMES INÁCIO E SIBELE LIMAALVES Local: Em cartório ás 11:00 horas. Data: 28/07/2018 Se alguém souber de algum impedimento, oponha-o na forma da lei. O referido é verdade e dou Fé. ANDRÉ ZAMPIERIALVES –AGENTE DELEGADO São José dos Pinhais – PR, 11 de Julho de 201

SÚMULA DE RECEBIMENTO DE RENOVAÇÃO DA LICENÇA DE OPERAÇÃO SERGIO LUIZ DE CARVALHO - ME torna público que recebeu do IAP, a Renovação da Licença de Operação para FABRICAÇÃO DE MÓVEIS COM PREDOMINÂNCIA DE METALinstalada à Rua Alfredo Mulhsted Filho, 301, São José dos Pinhais.

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS - PR SECRETARIA MUNICIPAL DE RECURSOS MATERIAIS E LICITAÇÕES AVISO DE LICITAÇÃO CONCORRÊNCIA PÚBLICA N.º 10/2018 ± SERMALI RESUMO OBJETO: Contratação de empresa para execução da obra de Construção da Unidade Básica de Saúde Costeira, localizada na Rua Promotor Fernando Prado, com área de 423,67 m2. TIPO: Menor preço no total da proposta. VALOR MÁXIMO: R$ 1.159.439,76 (um milhão, cento e cinqüenta e nove mil, quatrocentos e trinta e nove reais e setenta e seis centavos). ABERTURA: 15 de AGOSTO de 2018. HORÁRIO: 09h00min. LOCAL: Sala de Reuniões do Departamento de Compras e Licitações ± Divisão de Licitação, situada à Rua Passos de Oliveira, 1101 ± Centro. INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES: O Edital completo poderá ser examinado e adquirido através do site www.sjp.pr.gov.br. Outras informações poderão ser obtidas na Divisão de Licitação da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais, sita a Rua Passos de Oliveira n.º 1101 ± Centro, no horário compreendido das 08h00min às 12h00min e das 13h00min às 17h00min, ou pelos telefones (41) 3381-6961 e/ou 33816670. São José dos Pinhais, 11 de julho de 2018. OKIRO MARCÍLIO DE OLIVEIRA FILHO Secretário Municipal de Recursos Materiais e Licitações Em Exercício **Custo da publicação: R$ 144,00**

SERVIÇO DISTRITAL DO PORTÃO PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS - PR SECRETARIA MUNICIPAL DE RECURSOS MATERIAIS E LICITAÇÕES AVISO DE LICITAÇÃO PREGÃO ELETRÔNICO n.º 138/2018 ± SERMALI OBJETO: Registro de Preço para prestação de serviço de locação de tendas e estruturas a serem utilizadas em eventos municipais. ABERTURA DAS PROPOSTAS: 26 de julho de 2018 às 09h00min. INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES: O edital completo poderá ser conferido através do endereço eletrônico http://www.comprasnet.gov.br/consultalicitacoes/ConsLicitacao_Filtro.asp informando o Nº do Pregão e o código UASG 987885. Outras informações poderão ser obtidas na Divisão de Licitação da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais, sito na Rua Passos Oliveira n° 1101 ± Centro, no horário compreendido das 08h00min às 12h00min e das 13h00min às 17h00min, ou pelos telefones (41) 3381-6888 e/ou 3381-6670. São José dos Pinhais, 09 de julho de 2018. OKIRO MARCÍLIO DE OLIVEIRA FILHO Secretário Municipal de Recursos Materiais e Licitações Em Exercício **Custo da publicação: R$ 128,00**

CARTÓRIO DISTRITAL DO TABOÃO Rua Mateus Leme, 1425, Centro Cívico ² CEP: 80.530-010. Tel (41) 3352-3212 - Fax: (41) 3352-3222 ² CURITIBA - PR Faço saber que pretendem casar-se e apresentaram os documentos exigidos pelo artigo 1.525 do Código Civil Brasileiro: RAFAEL JORGE POMBO e STÉPHANIE VILLELA LOEPPER RAFAEL MAZZUCO e FERNANDA BERGOLD MAURÍCIO KREFER e OLIANA COMPARIN FELIPE SCHULTZ GONÇALVES e ALINE SEVERO MIRANDA JAN DIEGO MÜHLBEIER RAMOS e CAMILA CARNEIRO LOPES LUIZ CARLOS BRITO e CRISTIANE DOS SANTOS TAVARES JHONATHAN LUCAS DA SILVEIRA e RAFAELA CRISTINA DOS SANTOS Se alguém souber de algum impedimento, oponha-o na forma da Lei, no prazo de quinze dias. O referido é verdade e dou fé. Curitiba - PR, 11 de Julho de 2018. OFICIAL

Av. Pres. Arthur da Silva Bernardes nº 2350/ cj. 03/09 ± Portão CEP: 80.320-300 / CURITIBA - PR - Tel./ Fax: (41) 3013-1667. www.cartoriodoportao.com.br. Faz saber que pretendem casar: LEANDRO DE OLIVEIRA e GÉSSICA FERREIRA DA CRUZ ULISSES PINTO MENDES e EMELY CAROLIN DE MORAES JONATHA DA SILVA MACHADO GRAEBNER e ANA DE FATIMA DE OLIVEIRA LUIZ GUSTAVO SALOMÃO BALLAN e DÉBORA GERLACH DE OLIVEIRA ALISON TRENTO e CAROLINE BARÃO RIBEIRO ROBSON BUSATO CARDOSO e BRUNNA MONIQUE GUIDI RICHARD SULIVAM SILVA e ALEÍNE REGINA DE MORAES LUCAS ABRÃO KRAINSKI e MARJORIE STEFANY BROCK II) EDITAL DE OUTRAS CIRCUNSCRIÇÃO: DIOGO AMÉRICO e ANA CAROLINA DEMETRIO DOS SANTOS - Serviço Distrital do Campo Comprido, em Curitiba-PR LUIZ CARLOS PAES e VILMA DE SOUZA BARBOSA - Serviço Distrital do Campo Comprido, em Curitiba-PR Se alguém souber de algum impedimento, oponha-o na forma da Lei, no prazo de 15 dias. O referido é verdade e dou fé. Curitiba, 11 de Julho de 2018. Silvana do Rocio Ferreira da Rocha Graciano Registradora Designada


PUBLICAÇÕES LEGAIS / NACIONAL

| Quinta-feira, 12 de julho de 2018 |

7

Campanha do Agasalho segue até dia 19 de julho No total, 96 caixas foram distribuídas em empresas, comércios, equipamentos municipais e demais parceiros. Encontre o ponto mais próximo de você e participe! Até o momento, a Campanha do Agasalho de Pinhais, coordenada pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), arrecadou e entregou 16.119 peças, entre roupas, calçados, cobertores, entre outros itens. A expectativa da ação, que segue até o próximo dia 19 de julho, é de que aproximadamente 800 famílias sejam atendidas, o que resulta em 2.400 pessoas beneficiadas. No total, 96 caixas foram distribuídas em empresas, comércios, equipamentos municipais e demais parceiros. A primeira entrega desta edição foi realizada ao Hospital Municipal Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, com cerca de 60 cobertores destinados a atender os pacientes internados no local. A segunda etapa beneficiou famílias atendidas pelos CRAS, além dos donativos repassados ao Centro de Referencia Especializada da Assistência Social (CREAS). Serviço São mais de 90 pontos de arrecadação, encontre o mais próximo de você e participe até o dia 19 de julho. Os locais podem ser acessados na página da Prefeitura de Pinhais (www.pinhais.pr.gov.br).

Equipe Triângulo é campeã da Séria Prata da Copa Pinhais de Futebol Adulto

Seguem obras do Cmei Nossa Senhora do Perpétuo Socorro A estrutura com apenas duas salas está sendo substituída por uma nova com cinco ambientes O último domingo (8) foi de decisão para a as equipes que disputaram o troféu pela final da Séria Prata, da X Copa Pinhais de Futebol Adulto. A equipe Triângulo marcou 7 gols contra 2 da Vargem Grande. Com o resultado as equipes Triângulo e Vargem Grande disputarão a série ouro no próximo ano. A equipe Vargem Grande jogou com a vantagem do empate para sagrar-se campeã. Já o Triângulo tinha que vencer, por qualquer placar, para levar a taça. A terceira colocação ficou com a equipe Canela Seca. Os autores dos gols foram: · Triângulo: Luis Gabriel dos Santos 01' 07' 13' 41'; Carlos H G Alves 39'; Paulo H N Souza 72' 74'; · Vargem Grande: Carlos H S Pina 27'; Maicon Dhiones Dourado 55'. A artilharia ficou com Maicon Dhiones Dourado da equipe Vargem Grande, que emplacou 20 gols durante a competição. Já o goleiro menos vazado foi Uilian Josmar Vieira, da equipe Triângulo, com 7 gols. Uilian foi servidor da Secretaria Municipal de Assistência Social de Pinhais e faleceu recentemente em um acidente de moto. Goleiro do time Triângulo nas semifinais foi substituído por Jeferson Dias nos jogos finais. Porém, a decisão da comissão organizadora foi entregar o prêmio para ambos, e como forma de homenagear Uilian, sua esposa recebeu o troféu.

Final Série Ouro Cumprindo o disposto no artigo 44º, do Regulamento Geral da Competição, a continuação da partida, interrompida ainda no 1º tempo por uma séria lesão do zagueiro do Manilha, foi disputada no último domingo (8). Já a final da Série Ouro será realizada no próximo dia 15 de julho, às 9h, também no Campo do Arizona. Serviço O Campo de Futebol do Arizona está localizado na Rua Maria Gonçalves Garcia, 150, no bairro Alto Tarumã.

Como parte de um amplo programa de reformas e ampliações das Escolas Municipais e Cmeis de Pinhais, o Cmei Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, localizado no bairro Jardim Cláudia, foi o totalmente demolido e a estrutura com apenas duas salas está sendo substituída por uma nova com cinco ambientes. Segundo o Departamento de Infraestrutura Escolar, enquanto isso as crianças estão sendo atendidas em um local no mesmo bairro, com todo o suporte necessário.


8

PUBLICAÇÕES LEGAIS / NACIONAL

| Quinta-feira, 12 de julho de 2018 |

(Fotos: Paulo Szostak/PMSJP)

Secretaria de Meio Ambiente apresenta novos equipamentos de limpeza pública Na manhã fria e ensolarada desta quarta-feira, 11, a Secretaria de Meio Ambiente (Semma) de São José dos Pinhais apresentou, no Parque São José, os novos equipamentos de que serão utilizados no serviço de limpeza pública. Caminhões, tratores, capinadeiras, roçadeiras; além de mais 260 funcionários e um tomógrafo para árvores fazem parte do novo contrato licitado pela Prefeitura. Além da economia de R$ 5 milhões, o novo contrato visa otimizar o serviço realizado no município. Para o prefeito de São José dos Pinhais, Toninho Fenelon, isso é administrar com responsabilidade os recursos públicos. “Investir em equipamentos de alta tecnologia e gerar economia para o município é importante. Esse novos equipamentos

para a limpeza pública de São José dos Pinhais vêm trazer isso; eficiência e melhoria no serviço prestado à nossa comunidade e uma economia significativa aos cofres públicos”, afirma Fenelon. Além de melhorar a qualidade de vida dos são-joseenses, os novos equipamentos também impactam positivamente para quem realiza o serviço. É o que conta Jair Conserve de Assunção, que trabalha há um ano com limpeza pública. “Vai melhorar o meu trabalho, graças a Deus. É bom também pra cidade, cuida da cidade. A cidade fica limpa, para não criar bicho, as escolas, as creches, rua; tudo limpo. Deixar a cidade que nem um espelho, bonito”, diz ele. São mais de 20 novos equipamentos; sendo 15 caminhões, 1 capinadeira a fogo, 2 varredei-

ras mecanizadas, 2 roçadeiras acopladas a tratores, 1 capinadeira motorizada e 1 tomógrafo. “Com esse equipamentos, o esforço humano na limpeza de nossa cidade será reduzido e o serviço otimizado. E o impacto econômico é muito importante; em contratos anteriores o valor anual do serviço era de R$ 26 milhões; conseguimos reduzir esse valor para R$ 21 milhões”, explica o secretário de Meio Ambiente, Áriston Ghidin. Em 2017, São José dos Pinhais esteve em 6º lugar a nível nacional de acordo com o Índice de Sustentabilidade da Limpeza Pública (ISLU). De acordo com a Semma, com esses equipamentos em funcionamento o objetivo é que o município continue sendo referência nacional.

12/07/2018  
12/07/2018