12/05/2023

Page 1

Governador apresenta projetos do Paraná e discute novos financiamentos junto ao BID

A comitiva internacional liderada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior cumpriu nesta quintafeira (11) mais uma agenda de busca de parcerias para o Paraná nos Estados Unidos. A equipe se reuniu com o presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o brasileiro Ilan Goldfajn, com que tratou de parcerias que já estão em andamento e sobre a perspectiva da obtenção de novos financiamentos para obras de infraestrutura no Estado. De acordo com o governador, que conclui na capital norte-americana uma série de encontros de negócios nos Estados Unidos, é essencial que o Governo do Paraná continue a apresentar as suas vantagens competitivas ao mundo para viabilizar novos investimentos.

“Além da perspectiva geográfica e da força histórica do agronegócio paranaense, o Estado passa neste momento pelo maior processo de transformação em sua infraestrutura, com novos investimentos nas rodovias, ferrovias, portos e aeroportos. Isso traz vantagens aos nossos produtores e empresários, que têm custos reduzidos para exportarem a sua produção, e também ajuda a atrair novos investidores internacionais, gerando mais empregos e renda para a nossa população”, afirmou Ratinho Junior.

“Temos adotado uma estratégia de fortalecimento da imagem do Paraná no Brasil e no mundo e essas agendas com empresários, agentes financeiros e importantes parceiros institucionais, como o BID, fazem parte desse planejamento de médio e longo prazo que, em última instância, visa melhorar a qualidade de vida dos paranaenses”, concluiu o governador.

SJP: Matrículas de regularização fundiária são entregues para 86 moradores do Jardim Modelo

Há mais de 20 anos, moradores do Jardim Modelo, em São José dos Pinhais, sonhavam com a documentação efetiva de sua moradia. Para atender esses munícipes, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Habitação (SEMHA), promoveu na noite da última quarta-feira (10), a entrega de 86 (oitenta e seis) matrículas de regularização fundiária.

A entrega desses títulos de propriedade aos moradores do Jardim Modelo foi apenas o início desse processo, que em breve terá continuidade com demais etapas. Ao todo, serão regularizados mais de 2,3 mil imóveis de São José dos Pinhais, beneficiando famílias que aguardam por esse momento há muito tempo. “Uma noite que, com certeza, fez valer a pena dizer que estou como Prefeita de São José dos Pinhais. Conseguimos fazer o bem comum, entregando moradia digna às pessoas”, afirmou a prefeita Nina Singer.

Prefeitura de Curitiba prioriza pedestres e comércio com a requalificação

da Rua Prudente de Moraes

A Prefeitura de Curitiba está requalificando a Rua Prudente de Moraes, no Centro. As melhorias abrangem três quadras, entre a Rua Alameda Dr. Carlos de Carvalho e a Rua Professor Fernando Moreira, totalizando 800 metros de calçada e 420 metros de pavimento. As intervenções são para priorizar os pedestres, estimular a permanências das pessoas na região, fomentar a mobilidade ativa e fortalecer o comércio local. A requalificação da Prudente de Moraes representa um avanço rumo a uma cidade mais sustentável, acessível e acolhedora e integra o programa Rosto da Cidade, de renovação do espaço urbano da região central. "A requalificação da Rua Prudente de Moraes reflete nosso compromisso em priorizar os pedestres, estimular a mobilidade ativa e fortalecer o comércio local, criando espaços de convívio e valorizando o bem-estar da população”, diz o prefeito Rafael Greca.

Na avaliação de Goldfajn, a conjuntura atual, em que a presidência do BID está sob o comando do Brasil, traz uma janela de oportunidade para a liberação de recursos ao Paraná. “É um prazer receber o governador do Estado e equipe para tratarmos da continuidade deste relacionamento, que já vem de muito tempo, ainda mais agora em que a instituição conta com um presidente brasileiro”, declarou.

O secretário de Estado do Planejamento, Guto Silva, explicou que o Paraná iniciou a partir de 2019 uma política de investimentos do Tesouro do Estado na elaboração de projetos de engenharia, no que foi chamado de Banco de Projetos. A iniciativa permitiu, segundo ele, que a gestão estadual tivesse mais facilidade de apresentar o seu planejamento a potenciais investidores e financiadores.

Unidades de Saúde de Pinhais ofertam programas sobre tabagismo

A Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), oferta nas Unidades de Saúde da Família (USF) programas para cessar com o tabagismo. Implementado desde o ano de 2012, o Programa Estadual de Controle do Tabagismo (PECT), da Secretaria de Estado de Saúde do Paraná, tem o intuito de auxiliar os pacientes que desejam abandonar o fumo. Por meio desta iniciativa, são desenvolvidas ações de promoção à saúde, prevenção à iniciação ao uso do tabaco e o cuidado da pessoa tabagista, inseridas no Sistema Único de Saúde (SUS).

O atendimento é realizado prioritariamente nas USFs, por equipes multiprofissionais compostas por médicos, enfermeiros, cirurgiões dentistas, psicólogos, assistentes sociais, farmacêuticos, nutricionistas e outros. Em Pinhais, até o momento seis unidades de saúde da família (USFs) têm o programa implantado e em funcionamento por meio do atendimento em grupos.

Ano 24 | Nº 5706 | 12 de Maio de 2023 Diário de Circulação Nacional - R$ 2,50
Ratinho Junior se reuniu com Ilan Goldfajn em Washington. Atualmente, o Estado possui seis contratos de financiamento com o Banco Internacional de Desenvolvimento, que somam mais de US$ 1 bilhão. Foto: Jonathan Campos/AEN
Editais página 3
Sexta-feira

Curitiba participa de programa nacional voltado ao turismo inteligente

Capital paranaense está ao lado de outros 11 municípios que fazem parte do piloto do Programa Turismo Futuro Brasil, feito pelo Sebrae e o Banco Interamericano de Desenvolvimento. O governador em exercício Darci Piana participou do evento que confirmou a escolha.

O governador em exercício Darci Piana participou nesta quarta-feira (10) do evento que confirmou a participação de Curitiba e outras 11 cidades do País no Programa Turismo Futuro Brasil. A iniciativa, coordenada pelo Sebrae e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), prevê assessoria personalizada focada na melhoria da gestão do turismo e na estrutura disponível aos visitantes.

A capital paranaense e demais cidades escolhidas (Belém-PA, Belo Horizonte-MG, Bombinhas-SC, Bonito-MS, Ilhabela-SP, Novo Airão-AM, Paraty-RJ, Penedo-AL, Pirenópolis-GO, Recife-PE e São Luís-MA) receberão apoio técnico para realizar melhorias de acessibilidade, acesso à internet em pontos estratégicos, facilitação do acesso a informações turísticas, criação de aplicativos de suportes aos visitantes, entre outras iniciativas que melhorem a experiência de moradores e turistas.

Piana ressaltou que o setor do turismo é tratado como uma prioridade pelo Governo do Estado. “Quando assumimos a gestão, mudamos o foco da televisão estadual, que passou a se chamar TV Paraná Turismo e focar a sua programação em divulgar os destinos maravilhosos que temos em todas as regiões e era pouco conhecidos”, afirmou. “Também estruturamos diversos aeroportos espalhados pelo Interior, que passaram a operar de forma regular, facilitando o deslocamento entre as cidades”.

“Esse programa de turismo inteligente é uma ideia fantástica e o Estado vai fomentar a gestão e a infraestrutura disponíveis aos turistas, para que eles permaneçam mais tempo nos destinos e contribuam com a economia dos municípios”, concluiu o governador em exercício.

O gerente nacional de Competitividade do Sebrae, Ivan Hussni, defendeu o fortalecimento do segmento para o desenvolvimento sustentável do Brasil. “Curitiba é uma cidade que evoluiu com o turismo inteligente e moderno por reconhecer que essa atividade gera empregos, renda e oportunidades para quem quer empreender, além de ser uma indústria limpa, voltada para as pessoas”, declarou.

Para fazer parte dos Destinos Inteligentes o município precisa se esforçar para resolver problemas divididos em nove eixos de atuação: governança, sustentabilidade, inovação, tecnologia, marketing, criatividade, mobilidade, segurança e acessibilidade.

Em seu discurso, o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, lembrou algumas iniciativas que já estão em andamento pela administração municipal com o suporte dos parceiros institucionais. “Temos áu-

O governador em exercício, Darci Piana, participa do primeiro encontro do progrma Turismo Futuro Brasil, que aconteceu no Memorial de Curitiba.

dio guia na Torre Panorâmica da Telepar, ampliamos a oferta de wi-fi no Centro Histórico, Mercado Municipal e para todas as escolas municipais, Faróis do Saber e nos parques da cidade, e estamos desenvolvendo o aplicativo Curitiba Tour para guiar os visitantes pela cidade”, disse.

Entre outras ações em execução, estão trabalhos de melhoria na Linha Turismo; a implantação da chamada vitrine digital da Feira do Largo da Ordem; obras de acessibilidade das ruas do Centro Histórico; implantação da Muralha Digital de segurança pública; e a realização de eventos temáticos como o Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais.

Além da Prefeitura de Curitiba, o projeto conta com apoio e acompanhamento do Governo do Estado, Fecomércio, Ministério do Turismo e Instituto Ciudades del Futuro (ICF).

PRÓXIMOS PASSOS Na quinta-feira (11) e na sexta-feira (12), os coordenadores estaduais de turismo do Sebrae farão uma visita técnica, juntamente com os demais participantes, sobre o modelo DTI Curitiba, das 9h às 17h, percorrendo Mercado Municipal, Fazenda Urbana, Fablab do Cajuru e Jardim Botânico. Na sexta-feira (12), também será realizada uma reunião com o Ecossistema DTI Curitiba, na sede da Fecomércio, momento de integração das cidades participantes e fomento à criação da Rede DTI, troca de experiências e definição de próximos passos.

Segundo o representante do BID no Brasil, Morgan Doyle, o banco atuará di-

retamente para que as cidades alcancem os objetivos estipulados pelo programa. “A gestão inteligente é essencial para o fortalecimento do turismo de forma sustentável. Ao longo dos próximos meses, nossas equipes estarão engajadas para trabalhar em conjunto com o Ministério do Turismo e também de forma local”, disse.

SEGUNDA FASE

O Paraná tem o maior número de municípios habilitados para a 2ª fase do programa. Uma nova edição do projeto Destinos Turísticos Inteligentes (DTI) conta com 42 cidades habilitadas, das quais 10 são paranaenses, o maior número entre os estados: Campo Mourão, Cascavel, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Londrina, Maringá, Paranaguá, Ponta Grossa, Pontal do Paraná e São José dos Pinhais.

Ao final do processo, apenas 10 localidades serão selecionados pela comissão, formada por integrantes do Ministério do Turismo, da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e do Sebrae. O anúncio será realizado no dia 7 de junho. A exemplo do que foi firmado com Curitiba, as cidades escolhidas passarão por um diagnóstico que apontará uma estratégia para o desenvolvimento do turismo local, além da capacitação de gestores do setor.

PRESENÇAS Participaram do evento o secretário de Estado das Cidades, Eduardo Pimentel; a deputada estadual Márcia Huçulak; e a representante do Ministério do Turismo, Bárbara Blaudt Rangel. Também estiveram presentes prefeitos, secretários municipais e outros representantes das outras 11 cidades que fazem parte do program

SÚMULA DE REQUERIMENTO DE LICENÇA SIMPLIFICADA

ONIRSO DELAY torna público que irá requerer à Secretaria Municipal do Meio Ambiente de São José dos Pinhais - PR., a Licença Simplificada para Desmembramento de lote urbano, a ser implantada no lote denominado F608, situado na Rua Carlos Milano, s/nº, Bairro Águas Belas, na cidade de São José dos Pinhais-PR.

PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DO PARANÁ COMARCA DA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA

- FORO CENTRAL DE CURITIBA 9ª VARA CÍVEL DE CURITIBA – PROJUDI Autos nº. 004551027.2014.8.16.0001 EDITAL DE CITAÇÃO COM PRAZO DE 40 (QUARENTA) DIAS DO EXECUTADO “RP DANTAS TOLDOS E COBERTURAS” A DOUTORA , MMª. JUÍZA DE DIREITO VANESSA JAMUS MARCHI DA NONA VARA CIVEL DA COMARCA DE CURITIBA, CAPITAL DO ESTADO DO PARANÁ, NO USO DAS ATRIBUIÇÕES QUE LHE SÃO CONFERIDAS POR LEI. Faz saber; a todos quantos o presente edital vier ou dele conhecimento tiverem que, tramitando por este Juízo e Cartório respectivo os autos sob o nº 0045510-27.2014.8.16.0001 de AÇÃO EXECUÇÃO DE TÍTULO EXTRAJUDICIAL movida por HSBC BANK BRASIL S.A – BANCO MÚLTIPLO contra RP DANTAS TOLDOS E COBERTURAS , inscrita no CNPJ nº 10.837.134/0001-15, acerca do inadimplemento do INSTRUMENTO PARTICULAR DE CONFISSÃO DE DÍVIDA E OUTRAS AVENÇAS de nº 2751175970, firmado na data de 21/01/2013 gerando o saldo devedor de R$ 63.975,84 (sessenta e três mil novecentos e setenta e cinco reais e oitenta e quatro centavos), e em virtude de se encontrar atualmente a executado RP DANTAS TOLDOS E COBERTURAS em lugar incerto e não sabido, é expedido o presente EDITAL com prazo de 40 (quarante) dias (artigo 256, II e §3º, do CPC), para sua CITAÇÃO, a fim de que, efetue o pagamento devido, no prazo de três (03) dias, sob pena de penhora e avaliação de bens, advertido de que dispõe de quinze (15) dias para, se opor Embargos, ou, neste prazo, reconhecendo o crédito Exequente depositar 30% (trinta por cento) do valor em execução (inclusive custas e honorários advocatícios), requerendo seja admitido efetuar o pagamento do restante em até seis (06) parcelas mensais, acrescidas de juros e correção monetária de 1% (um por cento) ao mês, sendo que em caso de pagamento dentro de três (03) dias, a verba honorária será reduzida pela metade. (Observando que os prazos acima começaram a fluir apartir do esgotamento dos 40 dias da publicação deste edital). Havendo revelia, será nomeado Defensoria Pública para atuar como curadora especial da parte executada citada por edital. E para que chegue ao conhecimento de todos e no futuro não possam alegar ignorância, passei o presente Edital que será afixado no lugar de costume e publicado na forma da Lei. NADA MAIS, Curitiba, 19 de abril de 2023. Eu, Luiz Carlos Martins, Auxiliar de Cartório, que assim o digitei, por determinação judicial. CARLOS ROMANEL Escrivão Por aut. do MM. Juiz de Direito - Portaria n.º 01/13

CURITIBA / PR - EDITAL CENTER LTDA CNPJ nº 04.150.383/0001-35 Diretor Comercial: Maurício Mosson Avenida Candido de Abreu, nº 660 - Conj 201 Edificio PalladionCentro Cívico - CEP 80530-000 - Curitiba/PR - Fones: (41) 3024-6766 Email: cial@ctbametropole.com.br São José dos Pinhais / PR - Fones: (41) 3383-6650 Email: adm.metropole@hotmail.com Contato Redação: e-mail: lustosa18@gmail.com - lustosa@onda.com.br xilus1951@outlook.com Filiado: Sindicato das Empresas de Jornais e Revistas do Estado do Paraná Filiado a ADI – PR – Associação dos Diários do Interior Representante em Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília: Central e Comunicação – SCS – QD 02 Bl. D/Salas 1002/1003 – Edif. Oscar Niemeyer CEP 70.316-900 – Brasília – Distrito Federal Fones: (41) 3323-4071 – (41) 98133-3400 As matérias opinativas que venham assinadas, não expressam necessariamente a opinião do jornal 2 | Sexta-feira, 12 de Maio de 2023 | Edição 5706 | PUBLICAÇÕES LEGAIS / NACIONAL
3 | Sexta-feira, 12 de Maio de 2023 | Edição 5706 | PUBLICAÇÕES LEGAIS / NACIONAL

Ratinho Junior participou na quarta-feira (10), em Nova York, de mais uma edição do Paraná Day, evento organizado pela Invest Paraná em parceria com o banco BTG Pactual e que teve como foco apresentar as vantagens competitivas do Estado a potenciais investidores brasileiros que operam no mercado internacional e estrangeiros

Encontro promovido pelo Governo nos EUA reúne investidores com interesse no Paraná

O governador Carlos Massa Ratinho Junior participou nesta quarta-feira (10), em Nova York, de mais uma edição do Paraná Day, evento organizado pela Invest Paraná em parceria com o banco BTG Pactual e que teve como foco apresentar as vantagens competitivas do Estado a potenciais investidores brasileiros que operam no mercado internacional e estrangeiros. Durante o encontro, ele traçou um panorama da atual conjuntura econômica estadual, com destaque para a perspectiva de grandes obras da infraestrutura e logística.

Ratinho Junior lembrou que o Paraná está localizado em uma região que concentra cerca de 70% do PIB da América do Sul. “Somos a ligação do Sul com o Sudeste, que é o maior mercado consumidor do País, e com o Centro-Oeste, que tem crescido muito, além de estarmos ao lado do Paraguai e da Argentina, o que torna a região muito atraente”, disse. "O Paraná já tem uma grande infraestrutura, as maiores cooperativas da América e 35 mil indústrias, além de multinacionais. Mas precisamos de investidores para novos projetos e para crescer ainda mais".

Na apresentação que fez aos investidores, ele fez um balanço dos projetos já concretizados, como a concessão do Parque Vila Velha, de áreas do Porto de Paranaguá e a desestatização da Copel Telecom, além de projetos construídos em parceria com a União, como a concessão do Parque Nacional do Iguaçu e de quatro aeroportos (Londrina, Foz do Iguaçu, Bacacheri e Afonso Pena), com a obrigação da construção da terceira pista em São José dos Pinhais.

Ratinho Junior também apresentou as próximas iniciativas. A Nova Ferroeste, por exemplo, é o maior projeto férreo em andamento no Brasil e foi um dos destaques do encontro com empresários norte-americanos. Com 1.567 quilômetros de extensão ligando o Paraná de Leste à Oeste, passando também por Mato Grosso do Sul e Santa Catarina, o projeto será o segundo maior corredor de grãos e contêineres refrigerados do País, em que 70% da carga será para exportação, além de gerar 300 mil empregos diretos e indiretos.

A estrutura aproveitará um trecho já em operação entre Cascavel e Guarapuava, ampliando-a até Maracaju (MS) e o Porto de Paranaguá, além de dois ramais a partir de Cascavel para conectar por trilhos Chapecó (SC) e Foz do Iguaçu, na tríplice fronteira, facilitando a movimentação de produtos com a Argentina e o Paraguai.

Conforme explica Ratinho Junior, a previsão é de que a concorrência ampla às empresas via processo licitatório ocorra ainda em 2023, depois da aprovação do licenciamento ambiental. “O projeto está praticamente pronto, com estudos ambientais e audiências públicas con-

A comitiva paranaense participa de uma reunião com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em Washington (12), e segue para Portugal, onde cumpre uma extensa agenda na próxima semana

cluídas, esperando agora a licença prévia do Ibama para que o projeto seja colocado na Bolsa”, informou o governador.

Ele também apresentou as novidades sobre os leilões das rodovias federais e estaduais que cortam todo o Estado, totalizando 3,3 mil quilômetros que passarão para a administração da iniciativa privada pelos próximos 30 anos. Além da recuperação e manutenção da malha viária, estão previstos R$ 55 bilhões de investimentos em obras de melhorias, incluindo cerca de dois mil quilômetros de duplicações, além de milhares de trevos, viadutos e trincheiras.

Os leilões dos dois primeiros lotes estão marcados para 24 de agosto e 16 de setembro, respectivamente, e ocorrerão por meio de ampla concorrência na Bolsa de Valores, sendo também um atrativo para possíveis empresas estrangeiras. Os outros quatro lotes previstos deverão passar por processo licitatório a partir de 2024.

Assim como a Nova Ferroeste, o novo pacote de concessão rodoviária faz parte de um planejamento de longo prazo do Governo do Paraná iniciado em 2019 e que pretende fazer do Estado a grande central logística da América do Sul. A estratégia consiste em aproveitar o potencial já existente devido à localização privilegiada dentro do continente e da grande produção proveniente da agroindústria paranaense.

OUTRAS POSSIBILIDADES

Ratinho Junior ainda mencionou aos investidores o processo de construção e arrendamen-

to de novos terminais do Porto de Paranaguá, que podem atrair em torno de R$ 5 bilhões da iniciativa privada. Outras oportunidades citadas pelo governador foram o processo de transformação da Copel em corporação e a ampliação do saneamento básico por meio de Parcerias Público-Privadas (PPP), cuja primeira concorrência pública que atenderá 16 cidades deverá ocorrer em 10 de julho.

“O Paraná tem a Sanepar, que é uma empresa com um histórico de boa prestação de serviços, tanto é que temos 100% de água tratada e 83% de coleta de esgoto, que é todo tratado”, disse o governador. “As PPPs permitirão a entrada de investidores privados, com ganho na tecnologia e mais agilidade para ampliação da rede à população, o que fará com que o Paraná bata todas as metas estipuladas no novo Marco Legal do Saneamento”.

DIFERENCIAIS DO PARANÁ

Assim como já havia feito na terça-feira (09), durante o Lide Brazil Investment Forum, Ratinho Junior lembrou que o Paraná é considerado atualmente o estado mais sustentável do Brasil pelo Ranking de Competitividade dos Estados, além de ser uma referência sobre o tema para a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

O governador também defendeu o fato do Estado ter uma mão de obra cada vez mais qualificada, fruto dos investimentos feitos pelo executivo paranaense na melhoria da educação pú-

blica estadual. Para corroborar com a afirmação, ele citou o fato de que o Paraná passou de 7º para o 1º lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica do ensino médio entre toas as redes estaduais de ensino do País.

“Historicamente, o Paraná sempre teve uma mão de obra qualificada e um povo que gosta de trabalhar. Por isso, nos colocamos à disposição para avançar no assunto através da Invest Paraná para que os empresários possam fazer investimentos e com isso ganhar dinheiro, pagar impostos e gerar empregos em nosso Estado”, argumentou Ratinho Junior.

De acordo com o secretário de Estado do Planejamento, Guto Silva, que realizou uma apresentação sobre os potenciais de investimento no Paraná, outra vantagem do Estado é um planejamento estratégico de gestão integrado, focado no futuro. “Um dos pilares desta gestão é viabilizar investimentos robustos em médio e longo prazo. Um exemplo é o Banco de Projetos, criado em 2019, que vista justamente isso. Temos uma carteira de aproximadamente R$ 8 bilhões em obras que podem ser executadas nos próximos anos”, declarou.

REPERCUSSÃO

Participaram da rodada de conversa fundos como o Pátria Investments, um dos 70 fundos globais que mais investem em infraestrutura no mundo; GQG Partners Inc; GIC Inc; Grupo Vinci Partners; Acciona; BYD Brasil; Aya Earth Partners; Tecnobank; entre outros.

Na avaliação de Maurílio Biagi Filho, empresário do setor sucroalcooleiro que participou do Paraná Day, a conversa com os representantes estaduais foi proveitosa para avaliar a possível expansão das suas atividades empresariais para cidades paranaenses. “Eu fiquei impressionado com a conversa que tivemos aqui em Nova York, que foi clara, objetiva e com apresentação de propostas concretas e previamente analisadas. O Paraná mostrou ter um governador que pensa grande em prol da sua população e um secretariado competente”, disse.

Alexandre Saigh, diretor-presidente do Pátria, corroborou. "Estamos bem animados com o Paraná. O Estado tem previsibilidade, infraestrutura, escolaridade e capacidade de investimento, tudo que leva um investidor a investir", complementou.

AGENDA INTERNACIONAL

Esta é a segunda edição do Paraná Day realizada pelo Governo do Paraná nos Estados Unidos. A primeira ocorreu em 2019. Nos últimos anos, também foram feitas edições na Espanha e México, além do Paraná Business Experience, dentro dos mesmos moldes, promovido nos Emirados Árabes Unidos.

4 | Sexta-feira, 12 de Maio de 2023 | Edição 5706 | PUBLICAÇÕES LEGAIS / NACIONAL

Objetivo é avaliar o potencial de utilização dos Resíduos Sólidos Urbano (RSU) na produção do gás renovável e a sua distribuição por rede canalizada

Compagas e consórcio de cidades da RMC firmam parceria para a produção de biometano

A Companhia Paranaense de Gás (Compagas) e o Consórcio Intermunicipal para Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos (Conresol) da Região Metropolitana de Curitiba assinaram (10) um protocolo de intenções para avaliar as potencialidades da utilização dos resíduos sólidos urbanos (RSU) na produção de biometano e sua distribuição por rede de gás canalizada aos seus usuários. A ação integra o projeto Compagas+Verde, que investe na busca de soluções sustentáveis e de energia limpa para expandir a atuação da Companhia no Paraná.

O protocolo foi assinado durante a 53ª Assembleia do Consórcio Intermunicipal para Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos (Conresol) e contou com a presença do secretário de Estado das Cidades, Eduardo Pimentel; do prefeito de Curitiba e presidente do Conresol, Rafael Greca; do diretor-presidente do Instituto Água e Terra (IAT), Everton Souza; do diretor técnico-comercial da Compagas, Fábio Eduardo Morgado; além de prefeitos das cidades que integram o consórcio.

“Esse evento marca o momento da descarbonização da economia da Região Metropolitana de Curitiba. É

Com a hashtag #suspendejá, os vereadores da Câmara Municipal de São José dos Pinhais pedem que o contrato do funcionamento dos radares no município seja suspenso. O pedido aconteceu por meio do requerimento nº 72 de 2023, durante a 25ª Sessão Ordinária, nesta terça-feira (9), assinado pela maioria dos parlamentares da Casa.

O presidente da Câmara, Allax Siqueira, comemorou a assinatura e a adesão de todos os vereadores no pedido. "Todos os vereadores aqui dessa Casa colaram em frente aos seus computadores a mensagem para que se suspenda já os radares. Os vereadores representam o povo e o povo pede isso", disse ele, durante sua fala na tribuna.

No documento oficial, os vereadores acreditam que a continuidade do contrato seria prejudicial aos interesses da população e ao erário público, como também riscos à gestão pública.

A Câmara Municipal de São José dos Pinhais representou ao Ministério Público do Estado do Paraná e ao Tribunal de Contas do Estado do Paraná, pedindo a suspensão do contrato em caráter liminar.

Para os vereadores da Casa, no contrato há questionamentos com relação aos estudos, instalação e execução das multas. Diante disso, ‘questiona-se se a Prefeitura não entende que a suspensão

um futuro que está começando, que é possível, que é viável e tem todos os atores comprometidos em tornar o mundo melhor”, disse o prefeito Rafael Greca.

Para o diretor técnico-comercial da Compagas, a parceria é uma oportunidade de transformar o lixo gerado pela população em energia limpa, em emprego e renda para a comunidade e para os municípios consorciados. "Temos no Conresol um exemplo de gestão integrada e compartilhada dos resíduos sólidos urbanos, que beneficia cidades da Região Metropolitana de Curitiba. Agora, nesta ação conjunta com a Compagas, vamos dar mais um passo em prol da economia circular e da preservação do meio ambiente", afirmou Morgado.

Ele destacou o interesse em fomentar o mercado de biometano no Paraná, ampliando a oferta de gás natural e diversificando a matriz energética do Estado. "O biometano é um produto estratégico para a Compagas, pois tem as mesmas características e aplicações do gás natural, mas com a vantagem de ser produzido localmente e a partir de fontes renováveis. É um combustível que pode ser utilizado em veículos do

transporte público, como no ônibus a gás que está em teste na Capital, e colaborar para a redução de até 90% nas emissões de CO2 na atmosfera", explicou. A Secretaria de Estado das Cidades tem papel fundamental nesse processo e dará o apoio necessário às prefeituras para que o resíduo sólido urbano gere energia e contribua com a sociedade. “Tanto em Curitiba como no Estado estão acontecendo obras, projetos e investimentos sustentáveis. Isso acontece pelo bom momento que a nossa Região Metropolitana e o nosso Paraná vivem”, destacou Pimentel.

O protocolo de intenções prevê estudos técnicos, econômicos e ambientais para viabilizar a produção de biometano a partir dos RSU coletados pelo Conresol e sua injeção na rede de distribuição da Compagas. A iniciativa está alinhada às metas globais ligadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). A expectativa é que com o biometano a Compagas possa atender tanto os consumidores residenciais quanto os comerciais, do setor de transporte e também os industriais da Região Metropolitana de Curitiba.

Fazem parte do grupo: Adrianópolis, Agudos do Sul, Almirante Tamandaré, Araucária, Balsa Nova, Bocaiúva do Sul, Campina Grande do Sul, Campo Largo, Campo Magro, Colombo, Contenda, Curitiba, Fazenda Rio Grande, Itaperuçu, Mandirituba, Piên, Pinhais, Piraquara, Quatro Barras, Quitandinha, Rio Branco do Sul, São José dos Pinhais, Tijucas do Sul e Tunas do Paraná.

CDR

Ainda durante o evento, o Instituto Água e Terra (IAT) formalizou um termo de cooperação técnica com o Conresol e a Associação Brasileira de Cimento Portland (AMCP) para viabilizar o tratamento de resíduos sólidos gerados pelos municípios da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) para uso do Combustível Sólido de Resíduos (CDR) em fornos dessas cimenteiras.

A ação busca diminuir a poluição lançada na atmosfera, já que as cimenteiras poderão reduzir a dependência do coque de petróleo em seus fornos, com a ampliação do uso do CDR para até 300 mil toneladas por ano. “A partir da reciclagem de resíduos para geração de energia podemos reduzir a poluição despendida na atmosfera. O com-

Vereadores pedem suspensão dos radares em São José dos Pinhais

Pedido aconteceu por meio do requerimento nº 72 de 2023, durante a 25ª Sessão Ordinária

promisso do governador Ratinho Junior é com um melhor futuro para todos nós. E municípios sustentáveis são um Estado mais sustentável", afirmou o diretor-presidente do IAT, Everton Souza.

COMPAGAS

A Compagas é uma empresa de economia mista e tem como acionista majoritária a Companhia Paranaense de Energia – Copel, com 51% das ações, a Mitsui Gás e Energia do Brasil, com 24,5%, e a Commit Gás, com 24,5%. Com uma rede de distribuição de mais de 860 quilômetros de extensão, atende clientes dos segmentos industrial, comercial, residencial, de transportes e de geração elétrica, instalados em 16 municípios do Estado.

Os mais de 53 mil clientes consomem diariamente cerca de 1 milhão de metros cúbicos de gás natural. Sua atuação está pautada em bases econômicas, sociais e ambientais e com foco na promoção da expansão do uso do gás natural. Ciente do seu importante papel para indução do desenvolvimento e da necessidade da diversificação da matriz energética, executa ações em prol da competitividade e da segurança para seu mercado.

do contrato e anulação das multas aplicadas, seria a medida mais prudente para preservar a imagem da administração pública e garantir a lisura nos processos de contratação da prefeitura?’, diz o requerimento.

"É dever do Poder Legislativo, por meio dos seus vereadores, exercer a fiscalização e o controle dos atos do Poder Executivo, a fim de evitar a prática de irregularidades e a utilização indevida dos recursos públicos. Nesse sentido, as informações solicitadas neste requerimento são essenciais para que possamos avaliar se o contrato dos radares foi firmado e forma transparente e legal, em conformidade com a legislação, ou se há irregularidades que possam comprometer a lisura do processo”, assinaram os vereadores.

Portanto, os vereadores entendem e recomendam que, de maneira imediata, o contrato 248/ 2022 – com o Consórcio Murici, seja suspenso, até que todas as irregularidades apontadas referente ao processo de instalação dos radares no município de São José dos Pinhais, junto ao Ministério Público do Paraná e o Tribunal de Contas do Estado do Paraná, sejam esclarecidas. Usaram a tribuna na Sessão de hoje os vereadores: Professor Abelino (Cidadania), José Possebon (Pros), Silvio Santo (Rep) e Allax Siqueira (PTB).

5 | Sexta-feira, 12 de Maio de 2023 | Edição 5706 | PUBLICAÇÕES LEGAIS / NACIONAL
Vereadores na 25ª Sessão, nesta terça-feira (9). Foto: CMSJP/Divulgação

Formação continuada com Método TEACCH – Ensino Estruturado para trabalho com TEA

Cronograma de vacinação Covid19 até

12 de maio

São José dos Pinhais divulga o calendário de imunização até o dia 12 de maio. Para vacinação é obrigatório comparecer em um dos pontos de vacina e apresentar documento com foto, CPF, comprovante de residência e carteirinha de vacinação.

Confira o cronograma de vacinação contra a Covid-19 em São José dos Pinhais até o dia 12 de maio:

08/05 (segunda-feira, das 8h30 às 16h): Crianças de 5 a 11 anos, 11 meses e 29 dias – 1ª DOSE de 5 a 11 anos, 2ª DOSE para crianças de 5 a 11 anos que tomaram a primeira dose até o dia 13 de março de 2023 e REFORÇO para crianças de 8 a 11 anos que tomaram a 2ª DOSE até o dia 8 de janeiro de 2023.

08/05 a 12/05 (segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h): VACINA BIVALENTE para a população de 50 anos ou mais.

A Secretaria Municipal de Educação (SEMED), por meio do Departamento de Inclusão e Educação Especial, iniciou na última semana um novo grupo de formação para a aplicabilidade do Método TEACCH – Ensino Estruturado para crianças e estudantes com o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Com a coordenação da professora doutora Viviane de Leon, o Método TEACCH® é o Tratamento e Educação para Crianças com Autismo ou Desordens Relacionadas à Comunicação, com técnicas e protocolos de intervenção em TEA.

A primeira turma formada na SEMED, realizada em 2022, contou com a participação de 100 profissionais da rede pública municipal. Agora outros 100 profissionais participarão da formação continuada até o mês de agosto.

CURRÍCULO

Viviane é Terapeuta Ocupacional, graduada pelo Instituto Porto Alegre (1988). Em 1995, concluiu pós-graduação em Psicopedagogia Institucional e Clínica na FAPA (Faculdade

Porto Alegrense). Em 2003, tornou-se Mestre e, em 2008, Doutora na área de Psicologia do Desenvolvimento em programa de intercâmbio entre a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, o Insti-

tuto de Psicologia e a Université Le Mirail, em Toulose, na França. Residiu durante um ano na Suíça, onde atuou em Educação de Crianças com Autismo na Fundation pour les Enfants Autistes.

Imersão no tema pré-natal capacita ainda mais profissionais de Saúde em SJP

A área técnica do Serviço de Saúde da Mulher da Secretaria de Saúde (SEMS) de São José dos Pinhais está promovendo desde o mês de fevereiro, reuniões de imersão com o tema pré-natal.

A ação que vai até novembro deste ano, aborda as atualizações de protocolos do pré-natal, voltada aos médicos e enfermeiros da rede municipal de saúde, com estudos de casos relacionados ao tema.

Objetivando a melhoria continuada dos serviços prestados nessa área e o fortalecimento do programa Nascer em São José dos Pinhais. Atualmente os profissionais realizam estudos com foco em diabetes gestacional e doenças da ti-

reoide, em um segundo momento a abordagem será sobre estratificação de risco na puericultura.

SERVIÇO:

O programa Nascer em São José dos Pinhais, da Secretaria Municipal de Saúde, tem como objetivo incentivar as gestantes a rea-

lizarem o Pré-Natal e a consulta puerperal (Pós-Parto), reduzindo cada vez mais a mortalidade materna e infantil no município.

12/05 (sexta-feira, das 8h30 às 16h) – Crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias – 1ª DOSE para crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias; 2ª DOSE para crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias que tomaram a primeira dose até o dia 12 de abril de 2023; 3ª DOSE para crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias que tomaram a 2ª DOSE com Pfizer Baby até o dia 13 de março de 2023 e 3ª DOSE para crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias que tomaram a 2ª DOSE com Coronavac até o dia 11 de janeiro de 2023.

• Em casos de dúvidas sobre o intervalo vacinal, procure a UBS mais próxima.

• Não esqueça de apresentar comprovante de residência, documento com foto, CPF e carteirinha de vacinação.

• Menores de idade devem estar acompanhados por um responsável.

PONTOS DE VACINAÇÃO – TODAS AS UNIDADES DE SAÚDE DE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS – ENDEREÇOS

US Afonso Pena – Rua Antônio Bianchetti, 90 US Agaraú – Rua Arcídio Claudino Barbosa, s/nº US Borda do Campo – Estrada da Roseira, 5850 US Cachoeira – Rua Benjamin Negoseki, s/nº US Caic – Rua Rua Fernando Pradi, 113 US Campina do Taquaral – Rua José Zanqueta Filho, s/nº

US Campo Largo da Roseira – Rua Antonio Singer, s/nº

US Central – Rua Visconde do Rio Branco, nº 2041

US Cidade Jardim – Rua Tarcílio Zoelner, 350 US Contenda – Rua Casemiro Leviski, s/nº

US Córrego Fundo – Estrada Principal, s/nº

US Cotia – Rua Ver. Domingos Moletta, s/nº

US Cristal – Rua Ilo Antoninho Mozer, nº 900

US Faxina – Rua Carlos Kusma, s/nº (não haverá vacinação no dia 15/07)

US Guatupê – Rua Herminda da Rocha Barbosa, 600

US Ipê – Rua Laerte Fenelon, nº 100

US Malhada – Estrada Principal, s/nº

US Marcelino – Rua Ver. Domingos Moletta, s/nº

US Martinópolis – Rua Vanderlei Moreno, 11280

US Murici – Rua João Lipinski, 505

US Moradias Trevisan – Rua Luiz Oribes da Rocha, 26

Parque da Fonte/Casa do Papai Noel – Rua Almirante Alexandrino, esquina com a Rua Tavares de Lyra

US Quississana – Rua Carlos Eduardo Nicheli, 26

US Riacho Doce – Rua Eliud Alves Pereira, 378

US São Marcos – Rua Augusto DeBarba, 975

US Veneza – Rua Francisco Dal Negro, 2752

US Xingu– Rua Ilhio Pedro Gasparelo, 854

6 | Sexta-feira, 12 de Maio de 2023 | Edição: 5706 |

São desenvolvidas ações de promoção à saúde, prevenção à iniciação ao uso do tabaco e o cuidado da pessoa tabagista, inseridas no Sistema Único de Saúde (SUS)

Unidades de Saúde de Pinhais ofertam programas sobre tabagismo

Atualmente, as unidades de saúde que realizam atividades com os grupo são:

Atualmente, as unidades de saúde que realizam atividades com os grupo são:

A Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), oferta nas Unidades de Saúde da Família (USF) programas para cessar com o tabagismo. Implementado desde o ano de 2012, o Programa Estadual de Controle do Tabagismo (PECT), da Secretaria de Estado de Saúde do Paraná, tem o intuito de auxiliar os pacientes que desejam abandonar o fumo.

Por meio desta iniciativa, são desenvolvidas ações de promoção à saúde, prevenção à iniciação ao uso do tabaco e o cuidado da pessoa tabagista, inseridas no Sistema Único de Saúde (SUS). O atendimento é realizado prioritariamente nas USFs, por equipes multiprofissionais compostas por médicos, enfermeiros, cirurgiões dentistas, psicólogos, assistentes sociais, farmacêuticos, nutricionistas e outros. Em Pinhais, até o momento seis unidades de saúde da família (USFs) têm o programa implantado e em funcionamento por meio do atendimento em grupos.

Segundo a médica da estratégia de saúde da família da USF do Tarumã, Larissa Socachesky, o grupo é formado a partir de uma metodologia certificada pelo Ministério da Saúde. “Nesse

• USF Perdizes - contato: maria.caldeira@pinhais.pr.gov.br (99176-4961/ whats: 98797-4754);

• USF Perdizes - contato: maria.caldeira@pinhais.pr.gov.br

• USF Jardim Karla - contato: marianaf@pinhais.pr.gov.br (99151-9670 / whats: 98859-7961)

• USF Esplanada - contato: ana.ballinhas@pinhais.pr.gov.br (99165-0635 / whats: 98814-6838)

• USF Vargem Grande - contato: bianca.rizzatto@pinhais.pr.gov.br (99152-0144 / whats: 99206-3998)

• USF Tarumã - contato: susanmeire.ito@pinhais.pr.gov.br (98743-9819 / whats: 99185-3806)

• USF Maria Antonieta - simone.salmazo@pinhais.pr.gov.br (99119-0373 / whats: 99206-1126)

grupo nós fazemos quatro encontros mensais e a partir disso começam os encontros de manutenção, de quinze em quinze dias e na sequência em 30 dias para avaliar como os pacientes estão”. Além disso, a médica alerta sobre os riscos do tabagismo. “O paciente tem que estar consciente que não é um hábito. O tabagismo é uma doença que desencadeia muitas outras doenças cardiovasculares, oncológicas, respiratórias, para quem fuma e para quem convive com o tabagismo. Tentamos situá-los como vítimas dentro deste sistema do tabagismo como vício”.

Fumante há 15 anos, Savio Brito tem 35 anos e conta o que o fez procurar o grupo. “Minha motivação foi a questão de ter dois filhos pequenos, começar a entender o malefício. Hoje eu sou relativamente jovem e entender que daqui alguns anos, eu posso perder tempo de convivência com os meus filhos pequenos. Quero aproveitar agora que sou jovem para interromper. Enquanto você é jovem acha que não tem problema, só que ai quando vem filho você começa a pensar mais no futuro” Savio fala que já havia tentado parar de fumar algumas vezes

Pinhais recebe fase regional dos Jogos Escolares do Paraná

A competição chega a sua 69ª edição e envolve alunos, de 12 a 18 anos, do ensino fundamental e ensino médio das redes estadual e particular

por conta, mas que resolveu procurar ajuda. “Morava em Curitiba, estou há cinco anos em Pinhais, trabalho na área de saúde na parte administrativa, então sempre soube que em Curitiba tinha esse grupo, aí eu pensei ‘vou ver se em Pinhais tem’, entrei em contato com o postinho, deixei meu nome e quando eles me avisaram eu iniciei o processo”.

As reuniões são abertas a todos os moradores de Pinhais que queiram cessar com o tabagismo, basta entrar em contato com a unidade de saúde mais próxima.

O tabagismo como doença crônica

A Secretaria de Estado de Saúde do Paraná reforça que o tabagismo é reconhecido como uma doença crônica gerada pela dependência da nicotina. O usuário de produtos de tabaco é exposto continuamente a mais de 4.700 substâncias tóxicas, muitas delas cancerígenas. Segundo o Instituto Nacional de Câncer - INCA, esta exposição reflete negativamente na qualidade de vida dos fumantes, sendo vinculado a mais de 20 tipos de câncer, o mais importante fator de risco isolado de doenças graves e fatais.

1º Encontro de Empreendedorismo

Feminino e Ação Social em Pinhais

Evento teve como objetivo trazer visibilidade ao trabalho das mulheres da cidade

Nesta semana, Pinhais sedia a fase regional dos Jogos Escolares do Paraná (JEPs). A cerimônia de abertura foi realizada no Ginásio Poliesportivo Tancredo de Almeida Neves. Os JEPs são realizados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação e do Esporte, com o apoio dos Núcleos Regionais de Educação e dos municípios. A competição chega a sua 69ª edição e envolve alunos, de 12 a 18 anos, do ensino fundamental e ensino médio das redes estadual e particular.

A prefeita de Pinhais, Rosa Maria, destaca a relevância para o município em sediar a fase regional dos JEPs. “Temos colocado como prioridade a educação, a cultura e o esporte e fico feliz em perceber que o poder legislativo é nosso parceiro nesta questão. Estas áreas são primordiais para que consigamos promover a formação integral dos estudantes. Nesse sentido, o esporte oportuniza que consigamos construir uma sociedade mais justa, mais igualitária”.

O secretário de Estado do Esporte, Helio Renato Wirbiski, ressaltou a importância do esporte, sobretudo no ambiente escolar. “Consideramos que o esporte é a melhor ferramenta de inclusão social. Por isso, no âmbito estadual também buscamos investimentos nesta área”.

De acordo com o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Bruno Sitima, receber os jogos é uma satisfação para a administração municipal. “É uma honra para o município receber a fase regional dos Jogos Escolares depois de 10 anos. Aqui em Pinhais, temos investido muito na questão do esporte e da cultura, por entendermos a importância. Agradeço o empenho de todos os envolvidos para que fosse possível sermos a sede este ano”.

Também estiveram presentes na cerimônia, a secretária de Educação, Andrea Franceschini; os vereadores Arnaldo do Vizinho Solidário, Binga, Fabrício Souza e Jane Carteira e o atleta paralímpico Eliseu dos Santos

Promovido pela Cervejaria Coice de Mula, com o apoio da prefeitura Municipal de Pinhais e da Câmara de Mulheres Empreendedoras, juntamente com a Associação Comercial de Pinhais, aconteceu o 1º Encontro de Empreendedorismo

Feminino e Ação Social de Pinhais.

A intenção do evento foi valorizar as empreendedoras da região e promover a troca entre elas, sobretudo em virtude do crescimento do mercado informal, durante a pandemia. Também conscientizou a respeito de assédio, importunação sexual e violência contra a mulher.

Em Pinhais existe o Centro de Referência Maria da Penha, inaugurado em 7 de agosto de 2021, criado através do decreto 320/2021, que atende mulheres vítimas de violência doméstica. Ele é uma espécie ramificação do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS).

Esse amparo vem sendo de suma importância para a população atendida, como é o caso da Viviane: “É muito importante. Primeiro eu participei do Creas lá de Colombo, depois vim pro Creas de Pinhais. Todo mês tinha uma reunião sobre Maria da Penha. Voltei a estudar, fiz curso de artesanato, fiz curso de costura, hoje eu faço diária, faço

costura e ainda estou terminando os estudos. É muito importante mesmo, até para conscientizar outras mulheres."

Presente ao evento, a prefeita Rosa Maria destacou a participação feminina entre os servidores de Pinhais: “Hoje eu estou como prefeita cuidando de uma cidade onde nós temos, cerca de quatro mil servidores, dentre esses 75% são mulheres, logo nós temos uma responsabilidade enorme de cuidar das mulheres e eu sei que os homens têm contribuído muito para isso, porque os homens são grandes parceiros e eles podem e devem nos ajudar muito, para construir uma sociedade que respeite mais a mulher, uma sociedade onde nós tenhamos mulheres trabalhando lado a lado conosco.”

O evento contou ainda com duas palestras sobre as áreas de moda e oratória, além de música ao vivo. A iniciativa teve a participação de instituições e projetos sociais como a Apae, Ong Retalhos, Ong Um lugar aos Sol, representantes do Centro de Referência Maria da Penha, do Banco de Ração e Tampinhas Solidárias, que receberam tampinhas, retalhos de tecido, aviamentos e ração.

A ideia das organizadoras é que um encontro como esse ocorra a cada dois meses, com um revezamento entre as cervejarias que fazem parte da Rota da Cerveja Artesanal, que foi instituída no município por meio da lei 1834 de junho de 2017.

Presenças

Além da prefeita Rosa Maria, estiveram presentes a gerente de turismo de Pinhais, Fabiana Moraes Miguel, a diretora do Departamento de Proteção Social Especial, Michele Strapasson, a diretora do Departamento de Geração de Emprego e Renda, Márcia Ferreira, o presidente da Acipi, Mauro Luiz Growoski, a diretora da Câmara da Mulher da Acipi, Andreia Menezes, a coordenadora do Centro de Referência Maria da Penha, Andressa Cordeiro Cruz de Campos, Haline Sirotti, representando o Conselho Municipal da Mulher, assim como Patrícia Dias e Hélio Dias, proprietários da Cervejaria Coice da Mula.

Serviço

Centro de Referência Maria da Penha - Endereço: Rua 21 de Abril, 321, Centro de Pinhais (próximo ao Fórum) - Telefones: (41) 97401-3913 / (41) 99226-0692

E-mail: mariadapenha@pinhais.pr.gov.br

7 | Sexta-feira, 12 de Maio de 2023 | Edição 5706 | PUBLICAÇÕES LEGAIS / NACIONAL
(99176-4961/ whats: 98797-4754);
USF
(99151-9670 / whats: 98859-7961)
Jardim Karla - contato: marianaf@pinhais.pr.gov.br
USF Esplanada
ana.ballinhas@pinhais.pr.gov.br (99165-0635 / whats: 98814-6838)
- contato:
USF Vargem Grande
bianca.rizzatto@pinhais.pr.gov.br (99152-0144 / whats: 99206-3998) • USF Tarumã
susanmeire.ito@pinhais.pr.gov.br (98743-9819 / whats: 99185-3806) • USF Maria Antonieta - simone.salmazo@pinhais.pr.gov.br (99119-0373 / whats: 99206-1126)
- contato:
- contato:

Investimento do Governo do Estado é R$ 21,3 milhões e beneficiará mais de 25 mil usuários que utilizam o Terminal Afonso Pena todos os dias, fazendo conexões com os terminais do Boqueirão, de Pinhais, de Piraquara e Guadalupe

Começa nova etapa da construção do Terminal Metropolitano de São José dos Pinhais

O Governo do Estado, por meio da Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná – AMEP, já começou a fase de fundação da construção do novo Terminal de Ônibus Metropolitano de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. A obra, muito aguardada pela população, representará um salto na qualidade do atendimento do transporte coletivo para o município e região. São mais de 50 profissionais atuando diretamente no planejamento, coordenação e na construção. Já foram executados cerca de 5,2 mil metros quadrados de terraplanagem e a etapa de cravação das estacas da fundação e execução dos blocos de concreto armado atingiu 72%.

Somente nesta etapa foram utilizados 72 metros cúbicos de concreto usinado e 2.525 quilos de aço. Após a conclusão dos blocos, terá início a execução das superestruturas que contemplam os pilares para sustentação da cobertura.

A nova estrutura substituirá o Terminal Afonso Pena e será construída em terreno cedido pela Prefeitura de São José dos Pinhais, na Avenida Rui Barbosa, a mesma do atual terminal, na esquina com a Rua Anneliese Gellert Krigsner. Ele ocupará uma área de 18.389,57 metros quadrados, dos quais 5.979,12 metros quadrados serão de área coberta, mais de três vezes maior do que aquele que hoje atende o público.

Além da ampliação, o novo terminal será mais seguro e confortável para os usuários. Terá uma estrutura totalmente nova e contará com 16 lojas

internas, estacionamento, bicicletário, área de recreação, parque infantil e academia ao ar livre.

O atendimento também será mais eficiente. O atual possui 11 plataformas de embarque que atendem 10 linhas urbanas e cinco metropolitanas, causando sobreposição de linhas e concentração de passageiros, principalmente nos horários de pico. O novo terminal terá 26 plataformas, permitindo uma redistribuição das linhas. Além de trazer mais conforto para a população, isso possibilitará a ampliação do atendimento no futuro.

O investimento do Governo do Estado na obra é de R$ 21.318.612,53 e beneficiará mais de 25 mil usuários que utilizam o Terminal Afonso Pena todos os dias, fazendo conexões com os terminais do Boqueirão, de Pinhais, de Piraquara e do Terminal Guadalupe.

De acordo com o presidente da AMEP, Gilson Santos, o novo terminal reforça o compromisso do governo estadual com a melhoria do transporte coletivo. “Este tem sido um Governo atento às principais demandas da população, garantindo uma tarifa justa, a ampliação do atendimento e a realização de obras importantes para a melhoria deste sistema”, destacou.

“O Terminal de São José dos Pinhais, ao lado da construção do novo Terminal de Piraquara e de outras obras importantes que estamos realizando, demonstra esse compromisso, e com certeza farão a diferença na vida destas pessoas”, ressaltou Santos.

Professoras do CMEI Norma Berneck de Araucária usam massagem indiana para bem-estar de bebês

O cuidado e bem-estar dos bebês e crianças são prioridades na rede municipal de ensino de Araucária. O trabalho desenvolvido na educação infantil une o CUIDAR e o EDUCAR e é desenvolvido de acordo com a organização curricular de Araucária, que orienta sobre saberes e conhecimentos que devem ser apresentados aos bebês e crianças de acordo com sua faixa etária, além de prezar pelos direitos de aprendizagem na infância. Para além do currículo, as unidades também podem oportunizar algumas práticas extras diferenciadas. No CMEI Norma Von Muller Berneck, no Capela Velha, três professoras da educação infantil utilizam a Shantala, uma massagem milenar de origem indiana, para acalmar, reforçar o afeto e a confiança com bebês muito novinhos (menores de 1 ano).

O método começou na turma de Infantil Bebê com a professora Delinir Vaz Padilha, em 2022, e neste ano também conta com a participação das professoras Leila Maria de Souza Sayão e Viviane Miranda Bertoli. Elas se revezam no atendimento a essas crianças da mesma turma com a Shantala. No espaço onde as

portante para o contato afetivo”, avalia ela. A massagem é indicada para crianças que sofrem com cólicas. Marcada por toques suaves e comum na relação entre mãe e bebê, a massagem foi adaptada para o ambiente de unidade educacional. Há de se ressaltar que as professoras respeitam a liberdade de escolha da criança em querer ou não receber a massagem e o momento é de transmitir calma e confiança aos pequenos. Esse atendimento é focado na individualidade de cada criança e, segundo a equipe do CMEI, é comum que crianças relaxem com a Shantala a ponto de dormir.

Entre os vários benefícios dessa massagem de origem indiana estão a melhora na consciência corporal do bebê, o estímulo à autonomia e aos movimentos coordenados. A partir do fortalecimento do vínculo entre as professoras e os bebês, por meio do contato próximo e olho no olho, a massagem também auxilia no processo adaptação da criança à unidade. O choro diminui e o bebê se sente mais confortável durante a perma-

8 | Sexta-feira, 12 de Maio de 2023 | Edição 5706 | PUBLICAÇÕES LEGAIS / NACIONAL
nência no CMEI. crianças estão há sempre um som ambiente como forma de estimulá-las ou para trabalhar o relaxamento. Na tarde desta segunda-feira (08), entre outras composições, a turminha ouviu uma obra do italiano Antonio Vivaldi. Músicas populares também estão no repertório dessa e de outras turmas da unidade. MAIOR VÍNCULO - Mãe, a professora Delinir explica que fazia essa massagem nos próprios filhos e conta que percebia que eles acalmavam. “É um método im-

Curitiba e região avançam para nova destinação de resíduos sólidos urbanos

Prefeitura de Curitiba entrega mais de uma rua requalificada por dia

Curitiba deu mais um passo, nesta quarta-feira (10/ 5), para consolidar o projeto que prevê o uso de resíduos sólidos urbanos para geração de energia limpa. O prefeito Rafael Greca e o vice-prefeito e secretário de Estado das Cidades, Eduardo Pimentel, assinaram um acordo de cooperação técnica com a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), durante a 53ª Assembleia do Consórcio Intermunicipal para Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos (Conresol). A reunião aconteceu no Salão Brasil da Prefeitura de Curitiba.

A assinatura representa o passo final do projeto do novo sistema de tratamento de resíduos de Curitiba e Região Metropolitana. No mesmo evento foi assinado um protocolo de intenções com a Companhia Paranaense de Gás (Compagas) para incentivar a produção de biometano, o que representa o aproveitamento da parcela orgânica dos resíduos.

Com a assinatura dos dois documentos, o Conresol passa a trabalhar na construção do edital de credenciamento que vai possibilitar a contratação de empresas para o tratamento dos resíduos sólidos brutos e na substituição à destinação dos resíduos em aterros sanitários.

“Hoje é um dia histórico, o início de um novo sistema de tratamento de resíduos de Curitiba e região metropolitana. O lixo em aterro sanitário representa R$ 6 milhões por mês para Curitiba e grande região”, afirmou o prefeito Rafael Greca, que também é o presidente do Conresol.

“Esse evento marca o momento da descarbonização da economia cimenteira da Região Metropolitana de Curitiba. É um futuro que está começando, que é possível, que é viável e tem todos os atores comprometidos em tornar o mundo melhor”, definiu o prefeito.

Eduardo Pimentel também reforçou que o projeto pode ser estendido e implantado em outras cidades do Paraná. “Tanto em Curitiba como no Estado estão acon-

tecendo obras, projetos e investimentos sustentáveis. Esse é um projeto inovador, de projeção mundial, que está sendo feito em Curitiba. Isso acontece pelo bom momento que a nossa região metropolitana e o nosso Paraná vivem”, afirmou Eduardo Pimentel.

COMBUSTÍVEL DERIVADO

Além do presidente da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), Paulo Camillo Penna, também participaram da reunião representantes das três empresas cimenteiras que atuam na Região Metropolitana de Curitiba: Votorantim Cimentos SA, a Cia de Cimento Itambé e a Margem Companhia de Mineração - Supremo Cimentos.

O CDRU (Combustível Derivado de Resíduos Urbanos) é um substituto energético do coque de petróleo, utilizado como combustível para a fabricação de cimento, que traz inúmeros benefícios ambientais com a redução de emissão de gases poluentes, além de benefícios sociais.

Com a substituição do coque de petróleo pelo CDRU, é possível reduzir significativamente as emissões de carbono, contribuindo para a mitigação dos impactos das mudanças climáticas. Além disso, o coprocessamento de novas fontes energéticas e renováveis nas fábricas de cimento ajuda a diminuir a quantidade de resíduos dispostos em aterros sanitários, evitando passivos ambientais e problemas de saúde pública.

“Nossa intenção é zerar a destinação de resíduo bruto em aterro no futuro. Isso num horizonte de quatro a cinco anos, essa iniciativa de hoje é extremamente significativa. Esse é o maior desafio que as cidades do mundo enfrentam, que é o combate às mudanças climáticas. Olhar esse resíduo sólido e transformar em economia circular é um legado para o futuro, vale a pena perseguir esse sonho para transformar em realidade”, definiu a secretária municipal do Meio

Ambiente, Marilza Dias.

HISTÓRICO

Em 2018, o Conresol firmou um protocolo de intenções com o Instituto Água e Terra (IAT), a Votorantim Cimentos SA, a Cia de Cimento Itambé e a Margem Companhia de MineraçãoSupremo Cimentos, que possibilitou o estudo e avanços no que se refere ao uso de CDRU em fornos de produção de cimento. Com o uso do rejeito do material das cooperativas de recicláveis integrantes do Programa Ecocidadão de Curitiba, foi possível realizar os testes tanto de emissões, quanto de qualidade do material e logística, certificando a viabilidade do uso de CDRU nos fornos das cimenteiras locais.

COMPAGAS Na Assembleia do Consórcio Intermunicipal para Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos também foi assinado um protocolo de intenções com a Companhia Paranaense de Gás (Compagas). O objetivo é incentivar a produção de biometano, o que representa o aproveitamento da parcela orgânica dos resíduos.

Com as duas iniciativas propostas nesta quarta-feira (10/5), os ganhos ambientais serão expressivos para Curitiba e região metropolitana. A substituição do coque de petróleo por CDRU, somada a não destinação de resíduos em aterro sanitário representa a redução da emissão de 1,2 tonelada de dióxido de carbono na atmosfera para cada tonelada de CDRU processada.

Este dado representa que, quando alcançada a capacidade de recebimento de CDRU pelas cimenteiras locais, cerca de 350 mil toneladas de dióxido de carbono por ano deixarão de ser emitidas para a atmosfera.

Este expressivo resultado deixa Curitiba mais perto de alcançar a meta de neutralidade em carbono até 2050, proposta pelo Acordo de Paris, que é o maior desafio enfrentado pelas cidades do

mundo na atualidade.

CONRESOL

O consórcio é formado por Curitiba e 23 municípios da região metropolitana e é responsável pela organização da gestão do sistema de tratamento e destinação dos resíduos sólidos. Abrange uma área de mais de 9 mil quilômetros quadrados, com 3 mil habitantes.

Fazem parte do grupo: Adrianópolis, Agudos do Sul, Almirante Tamandaré, Araucária, Balsa Nova, Bocaiúva do Sul, Campina Grande do Sul, Campo Largo, Campo Magro, Colombo, Contenda, Curitiba, Fazenda Rio Grande, Itaperuçu, Mandirituba, Piên, Pinhais, Piraquara, Quatro Barras, Quitandinha, Rio Branco do Sul, São José dos Pinhais, Tijucas do Sul e Tunas do Paraná.

PRESENÇAS

Também participaram da Assembleia do Conresol os prefeitos de Agudos do Sul, Jesse da Rocha Zoellner; de Balsa Nova, Marcos Antonio Zanetti; de Campo Largo, Mauricio Rivabem; de Piên, Maicon Grosskopf; de Campina Grande do Sul, Bihl Elerian Zanetti, que também é presidente da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec); de Tijucas do Sul, José Altair Moreira; de Contenda, Antonio Adamir Digner; e de Pinhais, Rosa Maria de Jesus Colombo; o diretor-presidente do Instituto Água e Terra (IAT), Everton Souza; a secretária-executiva do Conresol, Rosamaria Milléo Costa; o presidente da ABCP, Paulo Camillo Penna; o gerente-geral da Votorantim Cimentos, Eduardo Porciúncula; o diretor administrativo financeiro da Companhia de Cimento Itambé, Ricardo Corrêa Israel; o diretor-presidente da Supremo Cimentos, Paulo de Andrade Nascentes da Silva; o diretor-técnico da Compagas, Fabio Eduardo Morgado; o assessor de Articulações Políticas da Prefeitura, Lucas Navarro; a deputada estadual Márcia Huçulak; e a vereadora Amália Tortato.

A Prefeitura de Curitiba entregou obras de pavimentação em 165 ruas de diferentes bairros no primeiro quadrimestre deste ano, uma média de 41 ruas requalificadas por mês, mais de uma por dia. Com quase 70 km de asfalto novo, a cidade ganha em qualidade de vida e segurança para seus moradores.

As obras fazem parte do programa Asfalto Novo, de requalificação da malha viária da cidade. Pelo programa, Curitiba recebeu mais de 853 km de asfalto novo desde 2017, com 1.465 ruas contempladas. Intervenções foram coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop).

“Entregamos mais de uma rua revitalizada por dia para garantir caminhos seguros, boa infraestrutura que é fundamental para a mobilidade urbana e a qualidade de vida da população", diz o prefeito Rafael Greca. Com essas obras também movimentamos a economia da cidade, com a abertura de centenas de postos de trabalho”, completou.

Desde janeiro, foram finalizadas 174 ações de requalificação de ruas, algumas com obras em mais de um trecho. BAIRROS CONTEMPLADOS

Foram realizadas intervenções nos bairros Abranches, Água Verde, Alto Boqueirão, Bacacheri, Barreirinha, Bipgorrilho, Boqueirão, Butiatuvinha, Cabral, Cachoeira, Cajuru, Campo Comprido (Norte e Sul), Campo de Santana, Capão da Imbuia, Capão Raso, Caximba, Centro, Cidade Industrial, Cristo Rei, Guabirotuba, Hauer, Jardim das Américas, Lindoia, Mossunguê, Novo Mundo, Orleans, Pilarzinho, Pinheirinho, Prado Velho, Santa Cândida, Santa Felicidade, São Braz, São Lourenço, Sítio Cercado, Tarumã, Tingui, Uberaba e Vista Alegre.

O secretário municipal de Obras, Rodrigo Araújo Rodrigues, destaca que "as obras de pavimentação são uma prioridade para a Prefeitura de Curitiba, porque entendemos que são fundamentais para a qualidade de vida da população e para o desenvolvimento da cidade."

As ações do programa Asfalto Novo priorizam as vias onde há escolas e unidades de saúde, as que servem de ligação entre bairros, que estão no itinerário do transporte coletivo, além das solicitadas pela população pelo programa Fala Curitiba.

O impacto das obras promove a melhoria nos corredores de ônibus e a consequente melhora das rotas e acessibilidade do transporte público, o desenvolvimento econômico local, com a valorização imobiliária, atração de investimentos e fomento ao comércio, além e estimular a participação e o engajamento da comunidade no planejamento e execução das obras de pavimentação que podem ser solicitadas nas audiências públicas da Prefeitura.

APROVADAS PELA POPULAÇÃO

Entre as ruas com obras concluídas neste ano estão a Carmelina Cavassin, no bairro Abranches, e Anne Frank e Oliveira Viana, no Boqueirão, aprovadas pela população.

O alfaiate Natanael Reis, dono de uma casa de costura na Rua Carmelina Cavassin, elogiou a agilidade da obra e afirmou que antes da pavimentação a rua era cheia de remendos e representava um risco para os veículos e pedestres. Agora, com 1.160 metros de asfalto novo, Natanael ressalta a melhoria na qualidade da via.

“O asfalto como era antes chegava a danificar os veículos, como a minha moto. Sem dúvida agora está maravilhoso, esse era um local que realmente precisava de novo asfalto”, elogiou Reis.

Já a Rua Anne Frank, importante via de conexão para o Terminal do Boqueirão e que reúne em sua extensão galpões de entrega e transportadoras, recebeu a melhoria em 1.520 metros. O trânsito intenso pela via é a principal razão para o desgaste do pavimento, segundo o revendedor de veículos Bruno Teles Wypyck. “Não era um asfalto ruim, mas com certeza é muito mais confortável agora. Carro, caminhão, ônibus”, disse Wypyck.

A poucos quilômetros de distância, outra rua do bairro, a Oliveira Viana, recebeu manutenção em 2.450 metros de sua extensão.

Para o morador Ivo Nicola, de 76 anos, a obra na Rua Oliveira Viana é mais uma conquista da população, pois a nova pavimentação e sinalização de trânsito eram prioridades locais. “Só tenho elogios. A instalação de um novo semáforo na rua também ficou excelente”, contou. Com o pavimento requalificado a via passou a formar o binário João Soares Barcelos/Oliveira Viana.

9 | Sexta-feira, 12 de Maio de 2023 | Edição: 5706 |

Jota Quest celebra 25 anos com show especial em Curitiba

Apresentação da tour "JOTA25 - De Volta ao Novo" acontece no dia 19 de maio, na Live Curitiba - Ingressos à venda pelo site uhuu.com e pontos autorizados - Setor Camarote já está esgotado

Depois de seis meses de shows esgotados por todo o Brasil, o Jota Quest anunciou recentemente a nova agenda da turnê "Jota25 - De Volta ao Novo", em parceria com a Opus Entretenimento.

Celebrando o irretocável show sold out, no Espaço Unimed, em São Paulo, a banda mineira confirmou apresentação no dia 19 de maio, na Live Curitiba.

Os ingressos custam a partir de R$ 50,00 e estão à venda pelo site uhuu.com e pontos autorizados. O setor camarote já está esgotado. Mais informações no serviço abaixo.

A produção do evento e a Uhuu não recomendam e não se responsabilizam pela compra de tickets fora dos canais de venda oficiais, ou seja, não garantindo acesso ao espetáculo.

Até agora, o Jota Quest anunciou performance em 18 cidades. O show passará por pelo menos 12 capitais: São Paulo, Salvador, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre, Natal, Fortaleza, João Pessoa, Recife, Florianópolis, Brasília e Goiânia.

As informações sobre venda de ingressos e valores, em cada cidade, também estão disponíveis em https:// www.jotaquest.com.br.

"Há 25 anos a gente vive esse lindo sonho acordados. O lance de ter uma banda e sair por aí tocando e cantando canções, em si, já seria muito incrível, mas a energia que a gente está recebendo da galera não tem explicação", comemora Flausino. "Por isso resolvemos estender a turnê e registrar um destes grandes shows. Será o maior presente de aniversário de nossas vidas, e desde já, agradecemos geral", completa o vocalista.

Para o repertório, Flausino, Marco Túlio, PJ, Buzelin e Paulinho, escolheram 25 grandes sucessos que seguem embalando a vida de boa parte dos brasileiros nessas últimas duas décadas e meia como Fácil, Dias Melhores, Na Moral, Amor Maior, Encontrar Alguém e Só Hoje, além de singles recentes como A Voz do Coração, Imprevisível e Te Ver Superar.

A direção musical do show está a cargo da própria banda em parceria com o músico e produtor paulistano Renato Galozzi. A direção geral do espetáculo é de Fábio de Lucena, a direção criativa da turnê é de Rafael Conde, roteiros de Eduardo Rios, produção audiovisual do Studio Curva, iluminação de Carlinhos Nogueira e cenários do renomado Zé Carratu.

Paralelamente à turnê, a banda se prepara para o lançamento de mais um álbum de inéditas, o 10º da carreira, também para o primeiro semestre de 2023, desta vez, com produção musical de Rick Bonadio.

Serviço Curitiba

Opus Entretenimento orgulhosamente apresenta Jota

Quest em "Jota25 - De Volta ao Novo"

Data: 19 de maio de 2023

Local: Live Curitiba

Endereço: R. Itajubá, 143 - Novo Mundo, CuritibaPR, 81070-190

Abertura dos portões: 20h

Classificação: 18 anos. Entrada de menores de 18 anos, somente acompanhado de responsável legal.

#Setores e Valores:

Pista Premium LOTE 02: a partir de R$ 99,00+ taxas

Bistro Nivel 3 LOTE 01: a partir de R$ 800,00+ taxas

Pista LOTE 02: a partir de R$ 54,00+ taxas

PCD LOTE 01: a partir de R$ 50,00+ taxas

# Ingresso Online: https://uhuu.com

Ponto de venda com taxa de serviço:

Bilheteria do Shopping Crystal

2º Piso do Shopping Crystal

Rua Comendador Araújo, nº. 731 o Quiosque no Piso L2

Batel o Curitiba o PR

Horário de funcionamento: segunda a sábado das 12h às 20h e aos domingos e feriados das 14h às 20h Bilheteria da Live Curitiba

Rua Itajubá, nº. 143

Novo Mundo o Curitiba o PR

Horário de funcionamento: somente em dias de evento e 2h antes da abertura da casa.

Formas de Pagamento:

Internet : Pix e Cartões Visa, Master, Diners, Hiper, Elo e American.

Bilheteria: Dinheiro, Visa, Master, Diners, Hiper, Elo, Vale Cultura Ticket, American e Banricompras. Parcelamento no cartão de crédito: até 3x sem juros, de 4x até 12x com juros

# Meia Entrada/Descontos

(somente Pista e Pista Premium):

50% de desconto para Idosos: Para pessoas acima de 60 anos, mediante apresentação da Carteira de Identidade, expedida pelo órgão competente, no momento da compra do ingresso e na entrada do evento, conforme Estatuto do Idoso, lei 10.741/2003.

50% de desconto para Doador regular de sangue: Para doadores de sangue com carteira comprobatória de doação habitual, conforme Lei Estadual 13.964/2002.

50% de desconto para Professores: Para professores do ensino público e privado mediante a carteira de identificação no ato da compra e apresentada juntamente com a Carteira de Identidade na entrada do evento, conforme Lei Estadual 15.876/2008.

50% de desconto para Portadores de Câncer: Portador de câncer, com o devido comprovante, conforme a Lei 18445 de 05/02/2015.

50% de desconto para Estudantes: Direito a meiaentrada, conforme lei 12.933/2013, e Decreto 8.537 de 2015.

50% de desconto Pessoas com Deficiência: Direito a meia-entrada, conforme lei 12.933/2013, e Decreto 8.537 de 2015.

50% de desconto Jovens de 15 a 29 anos baixa renda comprovadamente: Direito a meia-entrada, conforme lei 12.933/2013, e Decreto 8.537 de 2015.

O benefício de meia-entrada é assegurado para 40% do total de ingressos disponíveis para cada evento, conforme o Decreto nº 8.537/15.

# Outros descontos (somente Pista e Pista Premium):

55% de desconto para Sócios Clube Opus. Limitado a 02 ingressos por sócio. Válido para compras na Uhuu através do CPF. Maiores informações Clube Opus - O programa de vantagens da Opus Entretenimento.

50% de desconto para clientes associados (Sócio Torcedor) aos clubes de futebol de abrangência nacional, mediante comprovação através de carteirinha de sócio no dia do evento.

40% Ingresso Solidário mediante a doação de 1kg de alimento não perecível no dia do evento.

Caso os documentos necessários não sejam apresentados ou não comprovem a condição, será exigido o pagamento do complemento do valor do ingresso adquirido, caso contrário, o acesso não será autorizado.

RAFAEL PORTUGAL APRESENTA SHOW ‘EU COMIGO MESMO’ EM CURITIBA

Espetáculo será realizado dia 20 de maio, no palco da Live Curitiba. Os ingressos estão à venda em Uhuu.com, a partir de R$ 50.

Rafael Portugal se apresenta na capital paranaense, dia 20 de maio, sábado, no palco da Live Curitiba (Rua Itajubá, 143). Os ingressos estão à venda em Uhuu e custam a partir de R$ 50, os preços variam de acordo com a modalidade e setor escolhido. O mapa do evento, assim como demais informações sobre os setores estão disponíveis no site Uhuu.com.

Se você acha que já riu de tudo, vai se surpreender com Rafael Portugal. O ator da Culpa é do Cabral no Comedy Central, Porta dos Fundos e Ex Apresentador do quadro de humor do Big Brother Brasil, CAT BBB apresenta no seu espetáculo inédito ‘Eu comigo mesmo’, a rapidez do stand up aliada à criatividade na composição de um personagem inusitado em um show de humor e comédia no ritmo certo que vai entreter, contagiar e fazer o público se divertir.

Rafael conta um pouco das histórias mais engraçadas que aconteceram em sua vida, como por exemplo quando ele se alistou no exército e não tinha nenhuma noção do que iria acontecer lá dentro; de quando era adolescente e passava o dia na casa de praia. E como morador da zona oeste do Rio de Janeiro não podiam faltar as histórias que aconteciam dentro do trem. Essas e outras histórias contadas com muita irreverência e descontração farão o público se identificar e morrer de rir.

RAFAEL PORTUGAL

O ator Rafael Portugal possui uma conceituada carreira no teatro, TV e internet. Eleito pelo Prêmio F5 promovido pelo site de entretenimento da Folha o melhor humorista do ano 2020, e pelo Risadaria, um dos maiores festivais de Humor do mundo, como o Melhor Ator de Comédia de 2017. Na TV, Faz parte do time de humoristas que compõe o programa A Culpa é do Cabral, no canal Comedy Central, e recentemente liderou o CAT; quadro humorístico de grande sucesso do Big Brother Brasil na TV Globo e apresentou o prêmio MTV MIAW 2021, criou o canal IXI, com mais de 1 milhão de inscritos e mais de 30 milhões de visualizações, Foi integrante do canal Parafernalha, no youtube e atualmente é integrante do Porta dos Fundos, o maior canal de humor, e eleito o canal mais influente do mundo em 2016,

com mais de 17 milhões de inscritos, contabilizando mais de 6 bilhões de visualizações. Em junho de 2016, estreou no cinema com o filme ‘Contrato Vitalício’, do Porta dos Fundos e dublou o filme Festa da Salsicha, em 2019 esteve presente no filme “Chorar de Rir”, com Leandro Hassum e grande elenco. Além de protagonizar a série do “Porta dos Fundos” chamada “Borges Importadora” e ‘’Homens’’ e em 2022 estreou seu primeiro filme como protagonista juntamente com Cacau Protásio chamado ‘’Juntos e Enrolados’’.

SOBRE A OPUS ENTRETENIMENTO

Celebrando 46 anos de atividade, a Opus Entretenimento é a maior plataforma de shows e entretenimento ao vivo do Brasil e acredita no poder transformador da tríade cultura, conteúdo e experiência, trazendo ao Brasil grandes artistas nacionais e internacionais.

Administradora de 10 casas de espetáculos pelo país nas regiões Nordeste, Sul e Sudeste, responsável por receber mais de dois milhões de espectadores por ano, também faz a gestão artística de importantes nomes da música e do entretenimento brasileiro como KLB, Luccas Neto, EME, Daniel, Maurício Manieri, Seu Jorge, Alexandre Pires, Ana Carolina, Roupa Nova, Munhoz & Mariano, Só Pra Contrariar, Hello Adele Tribute, Sinatra 1915 Tribute, além dos ilusionistas Henry e Klauss e Jota Quest. Para mais informações, acesse o site da Opus.

Serviço

Rafael Portugal apresenta ‘Eu comigo mesmo’

Data: 20 de maio – Sábado

Horário: Abertura às 19h/ Início às 21h

Local: Live Curitiba

Endereço: Rua Itajubá, 143 – Novo Mundo, Curitiba/PR

Classificação: 18 anos

Realização: Opus Entretenimento

Ingressos: https://uhuu.com/evento/pr/curitiba/eu-comigomesmo-com-rafael-portugal-11389

10 | Sexta-feira, 12 de Maio de 2023 | Edição 5706 | PUBLICAÇÕES LEGAIS / NACIONAL

PADRE FÁBIO DE MELO

VOLTA A CURITIBA COM SHOW ESPECIAL NO DIA DAS MÃES

A apresentação será realizada no Teatro Positivo, dia 14 de maio, às 19h. Os ingressos estão à venda a partir de R$ 80 em Disk Ingressos

O Padre Fábio de Melo se apresenta em Curitiba com show especial no Dia das Mães –14 de maio, a partir das 19h, no palco do Teatro Positivo. Com o projeto “Este sou eu”, em que a palavra se mistura à canção, ele reúne clássicos e composições autorais que se tornaram sucessos ao longo de 25 anos de carreira musical. Os ingressos para o espetáculo estão à venda em Disk Ingressos com preços a partir de R$ 80.

Programação perfeita para uma data tão especial – o show do Padre Fábio de Melo produzido pela RA Eventos – é um verdadeiro espetáculo que traz mensagens de amor, fé, esperança, amizade e paz.

A apresentação conta com uma banda completa, com o tecladista Rafael Maia na direção musical, Magoo na guitarra e violão, Daniel Ferrer no baixo, além de Romulo Santiago no trombone, o baterista Roberto Marçal, o trompetista Ricardo Abreu, e o saxofonista e flautista Thiago Rocha.

No repertório, Padre Fábio de Melo apresenta canções como “Nas Asas do senhor”, “Onde Deus Possa me ouvir”, “Trem Bala”, “Deus cuida de mim”, “Tudo é do pai”, “Era uma vez” e “Este sou eu” que vão encantar e emocionar este reencontro do artista com o público curitibano.

Os ingressos para apresentação estão disponíveis em Disk Ingressos e os preços variam de R$ 80 a R$ 540 + taxas, de acordo com o setor e modalidade escolhida: Plateia A – Setor Verde – R$ 270 (meia-entrada) e R$ 540 (inteira); Plateia B –Setor Rosa – R$ 220 (meia-entrada) e R$ 440 (inteira); Plateia C – Setor Azul Claro – R$ 180 (meiaentrada) e R$ 360 (inteira); Plateia D – Setor Amarelo – R$ 150 (meia-entrada) e R$ 300 (inteira); Plateia E – Setor Roxo – R$ 110 (meia-entrada) e R$ 220 (inteira); Plateia F – Setor Azul – R$ 80 (meia-entrada) e R$ 160 (inteira). Consulte outros descontos disponíveis no site. É possível adquirir as entradas online, em Disk Ingressos ou presencialmente nos pontos de venda credenciados.

Ao todo, Pe. Fábio de Melo já vendeu mais de 3 milhões de cópias de CDs , além de 3,5 milhões de livros. Em dezembro de 2019, entrou no ranking do instituto QualiBest como um dos maiores influenciadores digitais do Brasil.

Serviço:

Padre Fábio de Melo

Data: 14 de maio – domingo

Local: Teatro Positivo

Endereço:

Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 – Campo Comprido – Grande Auditório

Classificação: Livre

Vendas: Disk Ingressos (https:// www.diskingressos.com.br/evento/4750/14-052023/pr/curitiba/padre-fabio -de-melo -especial-diadas-maes)

Realização: RA Eventos

Mais informações: instagram.com/eusouraeventos/ e acebook.com/eusouraproducoes

"EU SEMPRE SOUBE ..."

de Márcio Azevedo e a atriz ROSANE GOFFMAN será apresentado pela 1ª vez em Curitiba no Teatro Paulo Autran nos dias 13 e 14 de maio/2023, em homenagem ao fim de Semana das Mães

Atriz Rosane Gofman se apresenta pela primeira vez em CURITIBA com premiado monólogo em que aborda o universo das mães de pessoas LGBTQIAP+. Nos dias 13 e 14 de maio/2023 o espetáculo 'Eu Sempre Soube...' protagonizado pela atriz Rosane Gofman, com texto e direção de Márcio Azevedo fará 02 únicas apresentações no Teatro Paulo Autran, no Shopping Novo Batel, em Curitiba, em homenagem ao fim de semana do Dia das Mães.

Após a apresentação do Sábado (dia 13/ 05) terá um bate papo entre a atriz Rosane Goffman e o autor e diretor Marcio Azevedo e a plateia, sobre o assunto do espetáculo.

As apresentações em Curitiba contarão com a participação especial da transformista

ELEONORA

DIOR que brilhou nos últimos capítulos da novela "A Travessia" da Rede Globo.

A peça já fez 7 temporadas no Rio de Janeiro, 2 em São Paulo, 03 apresentações em Belo Horizonte e também passou por diversas outras cidades. Conquistou vários prêmios como Funarte de Dramaturgia 2018, melhor atriz prêmio Profest de Teatro 2020, Cenyn de melhor monólogo 2019 entre outros.

A peça conta a história da jornalista Majô Gonçalo que está lançando o livro 'Eu Sempre Soube' ... e palestrando.

Em sua primeira aparição pública, nossa protagonista apresenta uma história de amor, do amor mais puro e incondicional que alguém pode sentir. O amor de mãe. Mães capazes de qualquer tipo de sacrifício por amor aos seus filhos. Mães que, mediante a realidade dos filhos se reinventam, se reconstroem para manter a dignidade de sua cria. Mães leoas que pulam em cima com garras afiadas daqueles que tentam por preconceito ou ignorância pre-

judicarem seus filhos. Mães pela diversidade, mães dispostas a reorganizar seus lares, suas famílias em respeito e dedicação às escolhas dos filhos. Para escrever essa peça documentário, o autor Márcio Azevedo entrevistou 98 mães, e agrupou essas mulheres e suas vivências em três momentos: Como as mães lidam no momento em que ouvem de seus filhos a frase: "sou gay", a violência nas ruas que põe em risco a vida de seus filhos e o preconceito na escola, bairro, rua, prédio e principalmente dentro de casa.

Durante o espetáculo diversas dúvidas são relatadas pela protagonista como os casos de homofobia, como as mães recebem o fato que seus filhos estão transicionando? Como contar isso aos outros familiares? Os riscos das cirurgias? A readaptação do novo(a) filho(a) na sociedade? A luta dessas mães quando seus filhos comunicam em casa que estão com HIV? Como abraçar a causa desses filhos? Em todos os momentos e falas da personagem Majô Gonçalo ouvimos palavras de amor e esperança, de afeto e dor.

De janeiro a junho de 2022, o Brasil registrou 135 mortes de pessoas LGBTI, segundo a pesquisa do GGB (Grupo Gay da Bahia). Ainda de acordo com o levantamento, no 1º semestre de 2022, 63 gays e 58 mulheres trans ou travestis foram mortos.

EQUIPE: Márcio Azevedo - Autor, diretor e produtor, extremamente atuante na cena teatral carioca. Escreveu e dirigiu o musical 'Versos de Hollanda', que ficou dez anos em cartaz, sob o aval do compositor Chico Buarque. Também escreveu e dirigiu os espetáculos 'Sarjeta – Meu Mundo Caiu', com o ator

Gustavo Mendes, 'Super Moça', 'Baronesa de Osasco', 'Monólogos da Faxina', 'A Noiva de Cristal', 'Corta!' com a humorista Dadá Coelho, dentre outros. Foi também produtor de elenco da TV Globo, tendo feitos várias novelas e séries. Selecionado no Edital Seleção Brasil Em Cena 8ª Edição 2018 -CCBB, com o texto 'Final Feliz em Nova York'. Showrunner e roteirista chefe do SBT do Programa 'Casa Szafir'.

Rosane Gofman - Atuou papéis marcantes na televisão, como 'Cinira' (novela 'Tieta' –Rede Globo) e a amarga 'Rosário' (novela 'Começar de Novo' – Rede Globo), acumula mais de 20 trabalhos em televisão (desde 1984), incluindo papéis cômicos e dramáticos, e realizou grandes parcerias, inclusive com Chico Anysio na 'Escolinha do Professor Raimundo'. Também atuou em filmes e teatro. Na peça 'Parabéns à Você', em 1981, em que, o seu papel era mãe do cantor Cazuza, sua interpretação lhe rendeu o prêmio Troféu Mambembe como melhor atriz.

SERVIÇO:

LOCAL:

Teatro Paulo Autran - Shopping Novo Batel Piso C, Alameda Dom Pedro II, 255Batel, Curitiba

345 lugares

DATA: 13 e 14/ 05 (sábado 20h e domingo 18h)

INGRESSOS: R$ 120,00 / R$ 60,00

INFORMAÇÕES: 21-99605-3074

VENDAS PELA INTERNET: DISK INGRESSOS: https://www.diskingressos.com.br/evento/4846/14-05-2023/pr/curitiba/eu-sempre-soube-com-a-atriz-rosane-goffman

DURAÇÃO: 80 minutos

CLASSIFICAÇÃO: 14 anos

Maiores informações pelo tel/zap: 21-99605-3074

11 | Sexta-feira, 12 de Maio de 2023 | Edição 5706 | PUBLICAÇÕES LEGAIS / NACIONAL
12 | Sexta-feira, 12 de Maio de 2023 | Edição 5706 | PUBLICAÇÕES LEGAIS / NACIONAL

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
12/05/2023 by Jornal Metropole - Issuu