
4 minute read
Deputada Marli Paulino (SD) solicita ampliação da patrulha escolar
from 13/04/2023
Sensibilizada e atenta as demandas da comunidade, a deputada Marli Paulino encaminhou (10) requerimento à Secretaria de Segurança Pública do Estado do Paraná solicitando a retomada e revitalização do Projeto Patrulha Escolar nas escolas públicas do Estado. “Precisamos urgentemente proteger os nossos alunos e a comunidade escolar”, afirmou a deputada.
A iniciativa, segundo a deputada, tem o objetivo de oferecer um ambiente mais seguro, principalmente em função dos últimos acontecimentos ocorridos em uma creche na cidade de Blumenau, em Santa Catarina, que infelizmente vitimou quatro crianças e feriu outras cinco.
Advertisement
“Faz-se necessário e trata-se de uma emergência reforçar o policiamento para atender as unidades públicas de ensino que guardam o bem mais precioso das famílias do nosso Estado”, enfatizou Marli Paulino. Segundo o requerimento enviado, é imprescindível restabelecer o papel da Patrulha Escolar neste momento tão delicado da segurança pública. “Sabemos que as pessoas estão esperando do poder público uma ação contundente, capaz de garantir o mínimo de segurança nas escolas. Um policiamento escolar é o mínimo que o Estado desenvolvido como o nosso pode oferecer à sua população”, ressaltou a deputada.
va os habitats e ecossistemas naturais, mantém a biodiversidade e incentiva a bioeconomia”.
Sistema ambiental

O secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável, Valdemar Bernardo Jorge, parabenizou o deputado Artagão pela iniciativa de montar o Bloco Parlamentar e trazer o setor para o debate. “O Governo do Paraná é solidário com aqueles que produzem e geram riqueza e empregos. O Paraná busca criar um sistema ambiental que procure conciliar produção e preservação, uma economia que seja verde, que seja eficiente, que seja inclusiva, gerando empregos e que possa transforar o nosso estado em um modelo de produção e de geração de riqueza, ao mesmo tempo que possa atender as necessidades da população”, explicou.
O presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, deputado Anibelli Neto (MDB), participou da reunião e disse que “com a criação do Bloco Parlamentar da Madeira, nunca na história do nosso Legislativo esse setor foi tão valorizado e prestigiado, como presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural tenho certeza que poderemos trabalhar juntos e trazer as demandas do setor para esta casa e criarmos políticas públicas para que as coisas possam sempre melhorar”.
“O setor madeireiro no Paraná responde por cerca de 120 mil empregos diretos envolvendo 6 mil empresas e a Assembleia Legislativa tem esse dever de fazer a interlocução com o setor, encurtando as distâncias, e todos os atores aqui presentes mostraram extrema disposição para que a gente possa diminuir as divergências e potencializar as convergências”, concluiu o deputado Artagão, anfitrião da audiência pública. Por Antônio Dilay
Deputado Ney Leprevost (União) protocola série de projetos em defesa dos autistas
O Transtorno do Espectro Autista é uma característica no desenvolvimento do cérebro, que afeta a comunicação, interação social e comportamento. As causas de sua origem não são claras como em outros distúrbios de desenvolvimento. As pessoas com TEA podem ser afetadas com diferentes intensidades. Atualmente são diagnosticados mais de cento e cinquenta mil casos de autismo por ano no Brasil.
Preocupado com as dificuldades enfrentadas pelos autistas e em garantir seus direitos, o deputado Ney Leprevost (União), coordenador da Frente Parlamentar da Medicina, propôs que a Carteira do Autista, se torne um programa permanente do Governo para assegurar atenção integral, pronto atendimento e prioridade no atendimento e no acesso aos serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social.
Implantada no Paraná durante a gestão de Ney Leprevost como secretário de Justiça, Família e Trabalho, durante o 1º governo de Carlos Massa Ratinho Junior, a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), ajuda na identificação e no atendimento prioritário de pessoas que estão no TEA. Desde a sua implantação, a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista já foi solicitada por 7,8 mil paranaenses.
O parlamentar ainda enviou expediente ao governador
Carlos Massa Ratinho Junior, propondo a adesão e a implantação do Programa Internacional de Capacitação de Familiares ou Cuidadores de Crianças com Transtorno do Espectro Autista – criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em colaboração com a Fundação Americana Autism Speaks. Além de eliminar estigmas em relação ao autismo através do conhecimento e capacitação, o programa coloca a família como protagonista do tratamento de seus filhos, a fim de capacitá-las e auxiliá-las no melhor desenvolvimento de habilidades para crianças com autismo.
O deputado também propôs que Shoppings Centers e órgãos públicos estaduais e municipais que possuam mais de 100 vagas de estacionamento, reservem, no mínimo 2 % delas para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus acompanhantes, preservadas as vagas já reservadas pela lei nº 20.059/19, para pessoas com deficiência.
Outro projeto de lei apresentado por Leprevost assegura o direito da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) de ingressar e permanecer com o cão de apoio em todos os meios de transporte e estabelecimentos públicos do Paraná.
Ney propôs também a criação da Semana Estadual da Maternidade e Paternidade Atípica para estimular e promover debates, eventos e discussões voltados à elaboração e ao acesso de políticas públicas em prol de pais que experimentam a parentalidade atípica, sobretudo nas políticas de saúde mental e de acessibilidade.
Outro projeto de Leprevost propõe reduzir a duração da jornada de trabalho, sem redução de vencimentos, dos servidores públicos que sejam pais ou detenham a guarda legal de crianças com Transtornos do Espectro Autista, em até duas horas diárias, a fim de acompanhá-los em consultas médicas e terapias multidisciplinares.
Ney Leprevost também propôs a proibição da aplicação de multa por perturbação sonora a estabelecimentos cuja finalidade seja atendimento de pessoas com deficiência intelectual ou com transtorno do espectro autista, quando a origem desta se dê em razão dos sons ou ruídos de fala resultantes da forma de comunicação e expressão dos mesmos.
Nos primeiros 100 dias do ano, a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável ampliou programas bemsucedidos, como o CastraPet e o Poliniza Paraná, e lançou novas ações em prol do meio ambiente e da biodiversidade. Nos primeiros cem dias da nova gestão do governador Carlos Massa Ratinho Junior houve diversos avanços na área ambiental. A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest) deu importantes passos nas áreas de educação, conscientização e conservação ambiental, mantendo as boas práticas e expandindo programas inovadores, como o Poliniza Paraná e o CastraPet, além de anunciar o plantio de quase 650 mil mudas de espécies nativas.