
8 minute read
Darci Piana assume o Governo do Paraná por duas semanas
from 07/03/2023
Esta é a primeira vez neste mandato que o economista e empresário assume o executivo estadual, cargo em que deverá permanecer até o dia 20 de março, quando o governador
Carlos Massa Ratinho Junior retorna de uma missão internacional no Leste Asiático
Advertisement
Com a viagem do governador Carlos Massa Ratinho Junior para uma missão de duas semanas na Ásia, o vicegovernador Darci Piana assume a partir deste domingo (05) o Governo do Paraná. Esta é a primeira vez neste mandato que Piana fica à frente do comando do Palácio Iguaçu, cargo no qual deverá permanecer até o dia 20 de março, quando o governador retorna às suas atividades em solo nacional.
Piana, que assumiu a vice-governadoria em 2019, já ocupou o cargo de governador do Estado em outras oportunidades durante o primeiro mandato do governador Ratinho Junior, com as viagens dele para Estados Unidos, China, França, Espanha e Emirados Árabes Unidos. Nessa semana ele já comanda a apresentação do resultado final do Verão Maior Paraná e vai participar da ExpoParanavaí e da ExpoUmuarama.
Natural de Carazinho, no Rio Grande do Sul, Piana é economista, contador e empresário. Ele presidiu o Sistema Fecomércio Sesc Senac Paraná, cargo para o qual foi reeleito sucessivas vezes e do qual permanece licenciado. Também foi presidente do Paraná Clube, do Sindicato do Comércio Varejista de Veículos, Peças e Acessórios no Estado do Paraná, do Conselho do Paranacidade e do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR. É, ainda, membro da Academia Paraense de Letras.

Esta é a primeira missão internaci- onal do Governo do Paraná em 2023, e tem como principal objetivo a expansão das relações comerciais das empresas paranaenses com os mercados do Japão e da Coreia do Sul, em especial para a produção de carne suína do Estado. A comitiva também deverá fazer apresentações sobre o projeto da Nova Ferroeste a potenciais investidores estrangeiros do setor de transportes.
Além do governador, embarcam para a missão o secretário de Indústria, Comércio e Serviços, Ricardo Barros; o secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara; o secretário de Planejamento, Guto Silva; o presidente da Invest Pa- raná, Eduardo Bekin; o diretor de Relações Internacionais e Institucionais da Invest Paraná, Giancarlo Rocco; e o coordenador do Plano Estadual Ferroviário, Luís Henrique Fagundes. Entre os representantes do setor produtivo que acompanharão a agenda, estão o superintendente do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar), Robson Mafioletti; o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Carlos Valter Martins Pedro; e a gerente de Relações Governamentais do Sistema Fiep, Letícia Yumi. O deputado federal Luiz Nishimori e o deputado estadual Marcel Micheletto também participam dos encontros.
Homem de confiança
Com a viagem do governador Ratinho Júnior (PSD) para uma missão de duas semanas na Ásia, o vice-governador Darci Piana (PSD) assumiu o Governo do Paraná até o dia 20 de março. Piana já ocupou o cargo de governador em outras oportunidades nas viagens de Ratinho Junior para EUA, China, França, Espanha e Emirados Árabes Unidos. Nesta semana, Piana apresenta o resultado final do Verão Maior Paraná e vai participar da ExpoParanavaí e da ExpoUmuarama.
Comissão externa
O deputado federal Filipe Barros (PL) apresentou requerimento pela criação de Comissão Externa para o acompanhamento, perante o TSE das eleições presidenciais paraguaias no dia 30 de abril. “A eleição presidencial do Paraguai será de grande importância na continuidade das excelentes relações comerciais e políticas entre o Brasil e Paraguai. Tendo em vista este relacionamento entre dois membros do Mercosul e a história de cooperação democrática recomenda-se que a Casa de Leis exerça a diplomacia parlamentar e auxilie o parceiro e vizinho, com representantes e observadores para o acompanhamento do processo eleitoral”.
Coisa do PT
Apoiadores do deputado federal Beto Preto (PSD) afirmam que é “coisa do PT”, as plantações nos blogs afirmando que o deputado pretendia ser ministro de Saúde do governo Lula. Em nota, a assessoria do deputado esclareceu “que nunca fez qualquer movimento, articulação ou pedido para ingressar no governo federal. Ele exerce o mandato parlamentar e integra o time do governador Ratinho Junior, sendo fiel à gestão estadual, inclusive já ocupando cargo de secretário de Saúde. Mesmo não tendo feito nenhum pleito ao cargo de ministro, agradece a lembrança do seu nome por opositores políticos também”.
Previsão
Beto Preto deve retornar ao cargo de secretário estadual de Saúde ainda neste mês de março. Neste caso, o apresentador Luciano Alves (PSD) assume o mandato na Câmara dos Deputados. Beto Preto também é cotado como candidato ao Senado em caso de eleição suplementar.
Inundação
A defesa civil do Paraná já está atuando para auxiliar as 250 famílias atingidas pela inundação de 12 bairros em Bandeirantes, após trombas d ‘água neste domingo. O prefeito Jaelson Matta (Podemos) decretou situação de calamidade pública e suspendeu as aulas nesta segunda-feira, 6. Matta afirmou que as trombas d’água caíram em duas regiões e provocaram o transbordamento de dois ribeirões que atravessam a cidade. Além das 250 famílias da região urbana, há moradores da zona rural ilhados porque várias pontes foram inutilizadas. Não há informações sobre mortos ou feridos.
Abrigos
Os moradores afetados foram orientados a procurar duas escolas públicas, abertas como pontos de apoio. Há arrecadação e distribuição de roupas, alimentos e produtos de higiene para as famílias. Imagens postadas nas redes sociais mostram ruas inundadas, carros derrubados e famílias sendo resgatadas por servidores públicos e voluntários. Em alguns casos foi necessário usar retroescavadeiras para retirar as pessoas dos pontos de enchentes.
Canal do Varadouro
O Canal do Varadouro, na divisa entre Paraná e São Paulo, contará agora com ações conjuntas dos governos estaduais para a melhoria na prestação de serviços turísticos. Um convênio foi assinado pelos secretários de turismo Márcio Nunes (PR) e Roberto de Lucena (SP). Também participam do encontro os novos diretores da Setur, Camila Aragão, Fábio Skraba e Marcelo Martini.
Infraestrutura
Os dois Estados se comprometem a trocar informações técnicas ligadas ao turismo, infraestrutura, meio ambiente, logística e transporte da região, para então traçar projetos conjuntos. Prevê, também, a realização de reuniões periódicas para acompanhamento e implementação das ações propostas. “Há pouca infraestrutura para receber os visitantes. É uma área muito bonita e essa união de esforços certamente ajudará a incrementar o turismo na divisa entre Paraná e São Paulo”, disse Nunes.
Boiadeira
A pavimentação e restauração da Estrada da Boiadeira atingiu 99,8% de conclusão, segundo o DER. Para terminar, resta apenas a implantação dos últimos dispositivos de drenagem e o serviço de proteção vegetal, que engloba plantio de árvores e hidrossemeadura através do jateamento de sementes para garantir a vegetação natural no entorno da rodovia.Até o momento, foram investidos R$ 281 milhões, com recursos bancados pela Itaipu.
Is fora
A presidente do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann, defendeu que o ministro das Comunicações, Juscelino Filho (União Brasil), se afaste da pasta após a revelação que usou voo da FAB para ir a São Paulo e participar de leilões de cavalos de raça. “Olha, em situações como essa, eu acho que o ministro devia pedir um afastamento para poder explicar, justificar, se for justificável o que ele fez. Isso impede o constrangimento de parte a parte”.
Com mutirões, Sanepar retira 1,7 tonelada de lixo de Morretes e Guaraqueçaba
Fazer mutirões deste tipo, em parceria com as prefeituras e instituições, é uma atividade recorrente da área ambiental da Companhia, que visa promover conforto e saúde aos moradores, além de conscientizar sobre a preservação ambiental.
A Sanepar coletou 1,78 tonelada de lixo em Morretes e Guaraqueçaba, em ações de limpeza pontuais. No entorno do Rio Nhundiaquara, foram retirados 1.254 quilos de lixo e nas ilhas das Peças e Superagui, 533 quilos. Este foi o segundo ano consecutivo em que a Sanepar estendeu para essas cidades o trabalho de limpeza que é feito diariamente nas praias de Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná na temporada de verão.

As atividades ocorreram nos dias 7 e 21 de janeiro e 5 de fevereiro, em Morretes; e 14 e 28 de janeiro e 11 e 25 de fevereiro, em Guaraqueçaba.
Fazer mutirões deste tipo, em parceria com as prefeituras e outras instituições das comunidades, é uma atividade recorrente da área ambiental da Companhia, que visa promover conforto e saúde aos moradores e, principalmente, conscientizar sobre a importância da destinação correta dos resíduos para a preservação ambiental.
Em dezembro, por exemplo, foi promovido um mutirão de limpeza na região do Lago Municipal de Cascavel, que incluiu plantio de mudas de árvores. Esta ação dá continuidade ao trabalho ambiental da
Sanepar no município, onde a Companhia já retirou, nos últimos seis anos, cerca de 285 toneladas de lixo nas margens e nos cursos de água dos rios.
A Sanepar reforça que o lixo jogado nas ruas entope bueiros, causa alagamentos e invariavelmente vai parar nos rios, afetando a qualidade da água e a vida da população. É um problema crônico das cidades. Confira como o lixo urbano descartado de forma incorreta afeta sua vida:
Alagamentos e enchentes O descarte incorreto de lixo é uma das principais causas de enchentes e alagamentos em grandes centros urbanos. Isso acontece porque os resíduos sólidos entopem as galerias pluviais e impedem o escoamento da água da chuva, fazendo com que transborde pelas ruas e calçadas, atingindo moradores em áreas mais vulneráveis. Aumento da poluição do solo, da água e do ar
O lixo amontoado em ruas, calçadas, áreas particulares e lixões clandestinos polui o solo, os lençóis freáticos e o ar em torno do local. Além de afetar a fauna e flora, pode contaminar pessoas que moram nas proximidades, colocando a saúde dessa população em risco. Desvalorização de bairros, terrenos e imóveis Locais sujos, com lixo aparente em vias públicas, calçadas, praças ou terrenos, sempre perdem valor imobiliário. Além de sofrerem desvalorização, os bairros passam a ser vistos como “locais de despejo”, nos quais pessoas de outros pontos da cidade vão para descartar lixo, mobília, entulho, eletrodomésticos e materiais em geral.
Saúde pública
A saúde pública fica comprometida com lixo jogado em locais inadequados. O acúmulo favorece a poluição do solo, da água e do mar, e a proliferação de insetos, ratos e outros animais peçonhentos. Tudo isso afeta a saúde pública. Apenas um recipiente plástico, ao receber água da chuva, serve de criadouro perfeito para o mosquito transmissor de zika, dengue e Chikungunya. Desperdício de dinheiro público Os gastos públicos destinados à limpeza urbana aumentam conforme há lixo sendo descartado de maneira inadequada.
Três ex-deputados foram nomeados no Governo do Estado. Nelson Luersen (União Brasil) será diretor de Operações do Detran. Adelino Ribeiro (PSD) foi nomeado assessor da Casa Civil e Dr. Batista (União Brasil) foi nomeado também assessor da Casa Civil, com lotação no Núcleo Regional de Maringá. Ele será o chefe-regional do órgão.
Michele na Itaipu?
Um encontro dos deputados Luciano Ducci (PSB), Arilson Chioratto (PT) e o ex-deputado Michele Caputo (PSDB) causou nas especulações do centro cívico. Uma delas é que Michele Caputo pode ser indicado para o Conselho de Administração da Itaipu Binacional. Nesse caso, PT e PSDB estariam juntos no Paraná nas eleições de 2024 e 2026. Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.
CURITIBA / PR - EDITAL CENTER LTDA
CNPJ nº 04.150.383/0001-35
Diretor Comercial: Maurício Mosson
Rua Amintas de Barros, 164 – Centro/Conj 46 – CEP 80.060-205
Fones: (41) 3024-6766 - Email: cial@ctbametropole.com.br
SÃO JOSÉ DOS PINHAIS / PR - Fones: (41) 3383-6650
Departamento Comercial / Administrativo
Email: adm.metropole@hotmail.com

Contato Redação: e-mail: lustosa18@gmail.com - lustosa@onda.com.br xilus1951@outlook.com
Filiado: Sindicato das Empresas de Jornais e Revistas do Estado do Paraná
Filiado a ADI – PR – Associação dos Diários do Interior Representante em Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília: Central e Comunicação – SCS – QD 02

Bl. D/Salas 1002/1003 – Edif. Oscar Niemeyer
CEP 70.316-900 – Brasília – Distrito Federal
Fones: (41) 3323-4071 – (41) 98133-3400
As matérias opinativas que venham assinadas, não expressam necessariamente a opinião do jornal


O modelo proposto é semelhante aos existentes nas regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste e tem como objetivo equilibrar desigualdades econômicas e sociais. Caso seja aprovado, o BRDE ficará responsável por operacionalizar o fundo