3 minute read

São José dos Pinhais é a primeira cidade da RMC a r eceber teste

com ônibus movido 100% a gás natural

Environmental and Social Governance é tema de palestra na Secretaria de Habitação

Advertisement

Os usuários da linha metropolitana do transporte coletivo urbano São José / Guadalupe deverão acompanhar nos próximos dias o teste de um ônibus movido 100% a Gás Natural Veicular (GNV). A iniciativa do Governo do Estado tem o objetivo de certificar os indicadores de eficiência, em especial a redução de 90% nas emissões de poluentes.

São José dos Pinhais é o primeiro município da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) a receber o veículo para teste, o qual faz parte do projeto de mobilidade urbana sustentável a partir do uso do gás natural, realizado pela Compagas (Companhia Paranaense de Gás) em conjunto com a Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (AMEP) e a fabricante Scania.

A prefeita de São José dos Pinhais, Nina Singer, destacou o quanto esse ônibus representa para o município, principalmente na questão sustentável. “O mais importante é ter a tecnologia a favor da preservação do meio ambiente. Assim como o Governo do Estado, aqui nós também prezamos pela sustentabilidade e em desenvolver políticas públicas ambientais. Temos que fazer o nosso papel e preservar o mundo e todo o meio ambiente”, afirmou.

De acordo com o secretário de Urbanismo, Transportes e Trânsito, Lucas Pigatto, o Paraná é o estado mais sustentável do país e agora trás essa tecnologia para São José dos Pi- nhais, com um ônibus moderno, compacto e aconchegante, para atender da melhor forma os usuários da linha que faz o trajeto até a capital paranaense.

“A ideia de fazer essa experiência com esse ônibus a gás vem ao encontro de buscar novas tecnologias, um custo que seja mais acessível para o gestor, para o Estado e para o usuário que paga tarifa”, disse o diretor-presidente da Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (AMEP), Gilson Santos.

O ônibus em teste fará parte da frota da Viação São José, tem uma capacidade para 86 passageiros e vai percorrer diariamente um trajeto de mais de 280 quilômetros entre São José dos Pinhais e Curitiba.

BENEFÍCIOS DO GÁS NATURAL VEICULAR (GNV)

O uso do GNV permite uma redução significativa de poluentes na atmosfera. Em relação ao diesel, o veículo a gás pode emitir até 20% menos CO2 – dióxido de carbono, o gás que provoca o efeito estufa. Os benefícios também estão ligados diretamente à saúde da população. A diminuição de óxidos de nitrogênio (NOx) é de quase 90% e a de material particulado chega a 85%. Os efeitos são de curto prazo, com um menor índice de doenças cardiovasculares e de perda de produtividade causada por esses poluentes.

A Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria Municipal de Habitação, realizou nesta semana uma palestra sobre Environmental and Social Governance – ESG. O tema engloba um conjunto de padrões e boas práticas para medir o desempenho, de forma responsável, de uma organização.

São questões ambientais, sociais e de governança que visam definir se uma empresa pública ou privada é socialmente consciente, sustentável e corretamente gerenciada. A Professora Doutora Eliana Leal Ferreira Hellvig foi a responsável pela condução da palestra.

A letra “E” da sigla ESG representa o impacto que uma empresa causa no ambiente natural. O “S” também cobre questões como saúde e segurança para funcionários ou padrões de trabalho e bem-estar para outros trabalhadores da cadeia de suprimentos. O “G” são fatores de governança, relacionados ao fato de uma empresa administrar seus negócios de maneira responsável.

A aplicação do ESG no ambiente de trabalho passa pelo desenvolvimento do plano estratégico e do plano de ação. Também são utilizados indicadores gerenciais e operacionais.

O secretário de Habitação João Cordeiro, diretores, chefes de divisão e demais servidores participaram da palestra.

Cultura na Praça acontece neste domingo (05)

A Secretaria de Cultura de São José dos Pinhais irá promover todo primeiro domingo de cada mês a ação Cultura na Praça, e neste final de semana acontece a primeira.

Neste domingo (05), na Praça do Verbo Divino o Cultura na Praça, ação totalmente gratuita, inicia sua programação logo cedo, a partir das 9h terá exposição de carros e caminhões antigos.

Já a partir das 13h os visitantes poderão curtir shows com músicos da cidade, gibiteca, ônibus do lazer, camarim de pintura, contação de histórias, food trucks, bonecos e atrações circenses.

A Secretaria de Cultura em parceria com a Guarda Municipal (GM) e Secretaria de Urbanismo, Transportes e Trânsito (SEMUTT) ressaltam que durante a realização das ações do Cultura na Praça haverá bloqueio de vias próximas, a fim de garantir a segurança dos visitantes.

Os bloqueios serão na Rua Veríssimo Marques, no trecho entre a Rua Joaquim Nabuco e Rua Dr. Claudino dos Santos, e na Rua Sete de Setembro, entra a Rua Passos de Oliveira e Rua Veríssimo Marques. Desta forma a organização pede atenção redobrado dos motoristas na região.

This article is from: