02122025

Page 1


Estado entrega instrumentos musicais a 90 cidades e libera R$ 100 milhões para cultura

Governador anunciou que os museus paranaenses contarão com unidades satélite em oito municípios do interior.

Foto: Ari Dias/AEN

São José dos Pinhais está entre as 10 melhores cidades do Brasil em 2025

São José dos Pinhais acaba de conquistar um dos maiores reconhecimentos nacionais em gestão pública: o município foi eleito a 7ª melhor cidade do Brasil no ranking “As Melhores Cidades do Brasil 2025”, elaborado pela agência de classificação de riscos Austin Rating e divulgado pela revista Veja Negócios na última sexta-feira (28).

Na classificação geral, São José dos Pinhais aparece após as cidades de Vitória (ES), Curitiba (PR), Indaiatuba (SP), São Paulo (SP), Barueri (SP) e Maringá (PR).

“Estar entre as melhores cidades do Brasil é motivo de orgulho para todos nós. Esse resultado reflete um trabalho sério, planejado e comprometido com a qualidade de vida da população. Seguimos avançando, com responsabilidade e dedicação”, destacou a prefeita de São José dos Pinhais, Nina Singer.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior entregou nesta segunda-feira (1º) kits de instrumentos musicais para 90 municípios paranaenses e anunciou um pacote de R$ 100 milhões em novos investimentos para fortalecer a área da Cultura no Estado. A cerimônia, realizada em Curitiba, também contou com a participação da secretária estadual da Cultura, Luciana Casagrande Pereira, e marcou um novo ciclo de descentralização e qualificação das políticas culturais no Paraná. “Esse é o maior aporte cultural que o Paraná já fez, um investimento que fortalece fanfarras, museus, formação artística e toda a cadeia econômica que gira em torno da cultura”, disse o governador. “O Estado hoje é uma vitrine cultural do Brasil, seja com projetos de grande impacto, como o Museu Pompidou em Foz do Iguaçu, seja com iniciativas que levam arte diretamente para as crianças e para os municípios”. A Secretaria de Estado da Cultura (Seec) também anunciou a criação de oito satélites dos museus estaduais, que serão instalados a partir de 2026 em diferentes regiões do Paraná. A iniciativa inédita permitirá que mais de 3 milhões de peças pertencentes aos acervos dos museus sediados em Curitiba circulem pelo interior, ampliando o acesso da população à arte, à história e à memória paranaense. Os novos satélites serão instalados em Londrina (Museu Paranaense), Cascavel (Museu de Arte Contemporânea do Paraná), Guarapuava (Museu da Imagem e do Som do Paraná), Maringá (Museu de Arte Contemporânea do Paraná), Paranaguá (Museu Casa Alfredo Andersen), Pato Branco (Museu Paranaense), Ponta Grossa (Museu Casa Alfredo Andersen) e Tunas do Paraná (Museu da Imagem e do Som do Paraná). Segundo Ratinho Junior, a criação dos satélites dos museus estaduais é inspirado em um modelo já adotado na Europa.

Com decoração iluminada, e fogos de artifício, Pinhais dá início aos festejos de Natal

A noite de sábado (29/11) emocionou o público que compareceu ao Parque das Águas para acompanhar a abertura da programação de Natal em Pinhais. Em meio a muitas luzes, fogos de artifício, cenas teatrais e chegada do Papai Noel, a Prefeitura de Pinhais inaugurou a programação “A Trilha dos Sonhos de Natal”, que segue até 21 de dezembro em vários pontos da cidade. No sábado, em uma noite estrelada, centenas de famílias se encantaram com o show de fogos de artifício e acendimento das luzes de Natal. As cores que brilharam no céu, na decoração natalina e foram refletidas no lago principal do Parque das Águas coroaram uma noite de várias atrações promovidas pela Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria de Governo (Segov).

Melhores cidades

do Natal do Bradesco no Palácio Avenida. A semana ainda terá show da roda-gigante

O

XV, Natal do Paço, Maria Fumaça da Rumo, Cantata do Bairro Novo e Lanternefest no Bosque Alemão.

Curitiba foi escolhida a segunda melhor cidade do Brasil no ranking “As Melhores Cidades do Brasil”, da Austin Rating, divulgado pela Veja Negócios. O levantamento avaliou 5. 570 municípios com base em 253 indicadores dos pilares Fiscal, Econômico, Social e Digital. A capital paranaense ficou atrás

apenas de Vitória (ES) e à frente de cidades como Indaiatuba, São Paulo e Maringá. O resultado reforça o destaque nacional de Curitiba.

Página 2

Editais página 3

Se você já
emocionou com as estreias da primeira semana do Natal de Curitiba 2025, prepare o coração para as novidades da festa até o próximo domingo (7/12). Os grandes destaques da programação neste início de dezembro serão a abertura das duas atrações gratuitas do inédito Disney Celebra – Um Natal Inesquecível na cidade, o Parque Mágico e as sessões ao ar livre do Disney+ Open Air; e o primeiro fim de semana de apresentações do famoso coral
do Natal
Boticário na Rua
Terça-feira

Natal

de Curitiba 2025

Praça

Eufrásio

Correia se abre para a programação de Natal da Câmara Municipal

A Praça Eufrásio Correia, no Centro de Curitiba, foi palco de uma grande festadurante a terceira edição do Câmara Aberta.

A iniciativa abre as portas do Legislativo Municipal aos sábados e integra a agenda oficial do Natal de Curitiba 2025 e o programa Curitiba de Volta ao Centro, da Prefeitura de Curitiba.

Realizado das 9h às 18h, o evento teve a presença do Papai Noel, que participou de sessões de fotos em cenário com motivos natalinos, e árvore de Natal de 12 metros. Além disso, foram ofertadas várias atividades gratuitas para o público, como jogos, shows, apresentações culturais e praça de alimentação.

Apoio ao Centro

O prefeito Eduardo Pimentel participou das festividades e elogiou a iniciativa da Câmara em mais um esforço para atrair as famílias para a região central da cidade.

“Eu vim aqui para valorizar o trabalho que todos os vereadores da Câmara Municipal e os seus servidores têm feito de abrir a Câmara para comunidade, abrir para praça, abrir para rua, trazer gastronomia, lazer e aqui comemorar o Natal e dar este apoio para cuidar do Centro, de trazer a força novamente para o Centro, que é o coração do curitibano”, disse o prefeito.

Ao lado do presidente da Câmara Municipal, vereador Tico Kuzma, e demais os vereadores, o prefeito tirou fotos com motoristas de táxi que foram homenageados na sessão especial da Câmara em alusão aos 30 anos da instituição do Dia do Taxista, comemorado no dia 30 de novembro. Natal de Curitiba

Eduardo Pimentel e o presidente da Câmara assistiram à apresentação grupo folclórico polonês Wisla Polonês do Paraná e chamaram o público para o Natal de Curitiba, que se estende por 44 dias.

Neste período estão previstos mais de 150 espetáculos ao ar livre em diversos parques e locais da cidade, além de corredores de luzes, projeções mapeadas, árvores iluminadas, roda-gigante, carrosséis e feiras especiais.

“Nós estamos vivenciando o melhor e maior Natal do país. Que vocês, as suas famí-

lias, os seus filhos, pais, avós e netos curtam a cidade. Amanhã (domingo) começa o do Passeio Público; terça-feira (2/12) o Natal da Rua XV; já começou o Natal da Catedral e também da Praça Santos Andrade com apresentações diárias. Aproveitem! Isso é para as famílias curitibanas!”, disse Eduardo Pimentel.

Gabinetes abertos

O presidente da Câmara Municipal, vereador Tico Kuzma, disse que a proposta do projeto é dar uma opção para as pessoas virem à Câmara Municipal e participarem das atividades.

“Os gabinetes abertos, com os vereadores atendendo e diversas outras atividades, como hoje estamos fazendo no plenário da Câmara Municipal a homenagem aos taxistas. E também está acontecendo o Tribuna do Povo, onde pessoas se inscreveram para falar na Tribuna da Câmara Municipal por um minuto e trinta. Foram mais de 50 inscrições, 20 selecionados que estão falando sobre a cidade e o ouvidor da Câmara Municipal, Borges dos Reis acompanha e encaminha as solicitações”, comentou o presidente do Legislativo.

Jogos e apresentações culturais

Várias atividades gratuitas foram disponibilizadas para o público, no estacionamento da Câmara e na Praça Eufrásio Correia, como jogos de tabuleiro da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ), pula-pula, peteca, tênis de mesa, pintura no rosto, xadrez gigante, simulador de direção do Ônibus Turismo, troca de figurinhas do Álbum do Zequinha, distribuição de mudas de árvores frutíferas, bazar do Provocar, bancas de artesanato e brechó.

Mini biarticulado

O que chamava muito a atenção de adultos e crianças era um protótipo de mini biarticulado que estava exposição no local. O criador do biarticuladinho, o latoeiro da Viação Redentor, Eloir Nunes dos Santos, disse que a ideia inicial era dar um presente para o filho John Ferreira dos Santos.

“Eu fiz o ônibus para o meu filho brincar. Com o tempo ele cresceu, e o ônibus

ficou guardado. A minha filha viu e pediu para eu recuperá-lo. Quando a empresa soube que eu estava fazendo este trabalho, pediu para levar até a oficina e lá o projeto ganhou forma, com um reforma que incluiu a implantação da sanfona, pintura e outras melhorias”, explicou.

Prestigiando a família

Muita gente também foi atraída para evento para prestigiar a participação dos familiares nas atrações. É o caso de Nilton Roeder, que veio assistir à apresentação da filha Pauline Roeder Siqueira no Coral da Uninter, com a esposa Sieglinder e os netos Pedro e Max, que se divertiram brincando de juntar peças de lego.

“Acho muito interessante estes programas ao ar livre, que trazem cultura e aconchego social. É muito importante compartilhar os espaços públicos de forma lúdica com toda a comunidade”, elogiou Nilton.

Presenças

Participaram também do evento o secretário de Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ), Professor Euler; o presidente do Instituto Municipal de Turismo, Rodrigo Swinka; o chefe de Gabinete do Prefeito, Ricardo Andreazza; a assessora do gabinete do prefeito, Tatiana Turra; o diretor do Departamento de Gestão do Patrimônio Público, Thiago Ferro; o diretor-presidente da Curitiba S/A, José Lupion Neto; superintendente da Guarda Municipal de Curitiba é Carlos Celso dos Santos Júnior; além de vereadores e membros da comunidade.

Com realização da Prefeitura de Curitiba, o Natal de Curitiba 2025 é apresentado pelo Bradesco e também tem como patrocinadores: Governo do Paraná, Ademicon, Condor Super Center, O Boticário, Rumo, Grupo Potencial, Ligga, Uninter, Electrolux, Volvo do Brasil, PUCPR/Grupo Marista, Família Madalosso, Consórcio Servopa, MiniPreço, Tenda, Favretto, Abrasel-PR, Super Muffato, Valor Real Construtora, Realiza Eventos e Festtone. A programação ocorre de 24 de novembro a 6 de janeiro, com apresentações até 23 de dezembro.

Prefeito recebe convite para o 81º Grande Prêmio Paraná, tradição do turfe curitibano

O prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, recebeu (1/ 12) convite para a 81ª edição do Grande Prêmio Paraná, evento maior do turfe do estado, que vai acontecer no próximo domingo (7/12) no Jockey Club do Paraná, no bairro do Tarumã.

O convite foi entregue pelo presidente do Jockey Club, Paulo Irineu Pelanda, que lembrou que dez provas serão disputadas, reunindo os melhores cavalos do país e que um dos páreos é feito em homenagem à Curitiba, sendo um dos pontos altos do evento.

Eduardo Pimentel agradeceu ao convite, ressaltando que o Grande Prêmio Paraná é uma das tradições da cidade. “O Grande Prêmio é um dos grandes espetáculos que são oferecidos para as famílias de nossa cidade. Faz parte da cultura do povo curitibano”, afirmou o prefeito.

O presidente do Jockey Club estava acompanhado do vereador Serginho do Posto e do secretário municipal de Governo, Marcelo Fachinello.

“As

Brasil no

Cidades

Brasil”, da

divulgado pela Veja Negócios.

avaliou 5.570 municípios com

indicadores

pilares Fiscal, Econômico, Social e Digital. A capital paranaense ficou atrás apenas de Vitória (ES) e à frente de cidades como Indaiatuba, São Paulo e Maringá. O resultado reforça o destaque nacional de Curitiba em gestão pública e qualidade de vida. Caminho certo O prefeito Eduardo Pimentel celebrou o reconhecimento nacional, afirmando que o ranking mostra que a cidade “está no caminho certo”. Para ele, ser apontada como a segunda melhor cidade do país “é motivo de orgulho e motivação para buscar o primeiro lugar”. O desempenho con- sidera o Índice de Inclusão Social e Digital (IISD), que posicionou Curitiba entre as líderes em desenvolvimento urbano. A administração municipal avalia que o resultado valida políticas de inovação e inclusão. Filiação

O secretário estadual de Administração e Previdência, Luizão Goulart, oficializou sua filiação ao PSD em evento realizado em Pinhais, reunindo mais de mil pessoas. A cerimônia contou com lideranças estaduais e reforçou seu nome como um dos principais pré-candidatos a deputado federal em 2026. Ex-prefeito e ex-deputado, Luizão disse que a filiação marca um novo ciclo de compromisso com o Paraná. Ele afirmou que pretende fortalecer o projeto político do governador Ratinho Junior e buscar uma vaga na Câmara Federal. HUB Cidades O Smart City Expo World Congress 2025, em Barcelona, marcou a apresentação do HUB Cidades, projeto pioneiro na América do Sul voltado a soluções para smart cities. A iniciativa integra o Cidade Aruna Maringá, empreendimento de alto padrão da PRC que reforça a vocação inovadora do município. Também ganhou destaque o Office Cidade Aruna, primeiro edifício corporativo inserido nesse ecossistema, com foco em produtividade, sustentabilidade e identidade empresarial. O lançamento oficial de vendas está marcado para 3 de dezembro.

Concessão Durante o Seminário de Capacitação de Lideranças, o governo formalizou a assinatura do Termo de Cessão entre a FETESPAR e o Estado, assegurando concessão por 15 anos para ampliar ações e fortalecer políticas sociais. O superintendente de Relações Institucionais, Renato Adur, destacou tratar-se de “um momento importante de diálogo e orientação para o desenvolvimento social do Paraná”. A iniciativa reforça a estabilidade institucional da entidade. A presidente Cirleide Silva foi parabenizada pelo trabalho à frente da FETESPAR.

Articulação

A deputada Márcia Huçulak anunciou que a votação do PL 844/2025, que criava uma nova tabela proporcional às 30 horas para fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, foi retirada de pauta após meses de articulação. Ela agradeceu ao líder do governo, deputado Hussein Bakri, pelo diálogo com o Executivo e pela condução das negociações. A decisão é considerada uma vitória das categorias, reconhecendo sua relevância para a saúde pública.

Pré-candidato

Cerca de 600 pessoas participaram, no sábado (29), do pré-lançamento da candidatura de Mário Verri (PT) a deputado estadual, evento marcado pela presença da ministra Gleisi Hoffmann em Maringá. Ela confirmou que Enio Verri, diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, disputará o Senado pelo PT. No discurso, Mário Verri destacou sua trajetória de seis mandatos, enquanto Gleisi mencionou articulações com Requião Filho para uma frente de esquerda no Estado.

Novo parque

O Paraná pode ganhar um novo parque nacional em área que abrange municípios do Estado e de Santa Catarina, retomando debates iniciados em 1995 sobre a criação de uma Unidade de Conservação nos Campos do Quiriri e Araçatuba. A proposta foi reapresentada em 2024 pelos deputados Goura e Marquito à ministra Marina Silva, com foco em turismo e preservação ambiental. Representantes do ICMBio, do governo paranaense e do secretário Rafael Greca discutiram o tema no fim de novembro, com sinalização positiva do Estado. O projeto prevê uma área de cerca de 32,7 mil hectares no bioma Mata Atlântica.

Matrícula

A Secretaria da Educação iniciou nesta segunda-feira (1º) a 3ª etapa das matrículas para o ano letivo de 2026, com previsão de atendimento a 100 mil estudantes. O prazo segue até 12 de dezembro para regularização, novas vagas e confirmações pendentes. O período também permite solicitar mudança de escola, ingresso na EJA e escolha de cursos técnicos. As matrícu- las podem ser feitas pela Área do Aluno ou presencialmente nas escolas. CastraPet Nesta semana, o CastraPet Paraná leva o castramóvel a diferentes municípios. Na terça-feira (2), os atendimentos seguem em Colorado e chegam a São José das Palmeiras. Na quarta (3), o mutirão estará em Nossa Senhora das Graças e São Pedro do Iguaçu; na quinta (4), em Nossa Senhora das Graças e Santa Tereza do Oeste; e na sexta (5), em Lobato e Vera Cruz do Oeste. CastraPet II Para participar do CastraPet, os tutores devem procurar os pontos de inscrição definidos pela prefeitura de cada município. O programa atende gratuitamente animais de famílias de baixa renda, pessoas vinculadas a organizações da sociedade civil e protetores independentes. No ato da inscrição, os tutores recebem orientações sobre pré e pós-operatório. Medicamentos e microchip de identificação também são fornecidos pelo projeto. Coluna publicada simultaneamente em 24 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com

O prefeito Eduardo Pimentel recebeu o convite para a 81ª edição do Grande Prêmio Paraná, entregue pelo presidente do Jockey Club, Paulo Irineu Pelanda, com a presença do vereador Serginho do Posto e do secretário de Governo, Marcelo Fachinello. Foto: Hully Paiva/SECOM
Foto: Ricardo Marajó/SECOM

SÚMULA DE REQUERIMENTO DE PEDIDO DE LICENÇA PRÉVIA

A Trantec IEV LTDA , CNPJ: 08.713.974/0001-24, torna público que requereu à Secretária Municipal de Meio Ambiente de Curitiba a Licença Prévia para Fabricação de Outras Máquinas e Equipamentos de Uso Geral, situada na Rua José Fabiano Barcik, 1025, Curitiba, PR

SÚMULA DO PEDIDO DA LICENÇA PRÉVIA Maximus Pintura Eletrostatica LTDA sob CNPJ nº. 61.920.675/0001-43, torna público que requereu à Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Curitiba - SMMA a Licença Prévia, para empreendimento de pintura eletrostatica a po situada à Rodovia BR 116, no. 23.340, Cidade Industrial

Ratinho Junior destaca inovação no campo e é homenageado em evento do agro paranaense

“Agricultura saiu da enxada e foi para o tablet”, afirmou o governador, na abertura do City Farm FAG, em Cascavel. O evento reúne cerca de 100 expositores de todo o País, integra educação, ciência, inovação e desenvolvimento regional

O governador Carlos Massa Ratinho Junior destacou o processo de modernização da produção agropecuária e afirmou que a agricultura saiu da enxada e chegou aos tablets e smartphones. Ele participou, neste sábado (29/11), do City Farm FAG, evento em Cascavel, no Oeste do Estado, voltado à inovação no setor do agronegócio, organizado pelos cursos de Agronomia e Medicina Veterinária do Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz (FAG).

“A agricultura saiu da enxada e agora passou a estar nos tablets e smartphones. Por isso, a conectividade, a ciência, a pesquisa e a inovação cada vez mais fazem parte da consolidação da boa agricultura, daquilo que a gente produz no campo e que depois vai para a indústria para chegar a mais de 170 países”, afirmou o governador. “O Paraná não é apenas um produtor de alimentos, ele passou a ser o supermercado do mundo. Nós, hoje, somos referência em produzir alimentos com qualidade”.

O City Farm FAG, que reúne cerca de 100 expositores de todo o País, integra educação, ciência, inovação e desenvolvimento regi-

onal. Ele conecta produtores rurais a novas tecnologias, oferece experiências práticas aos estudantes, reúne empresas com soluções para produtividade e sustentabilidade e aproxima a comunidade da cultura, do turismo e do campo.

A feira científica e tecnológica deve atrair cerca de 20 mil visitantes, vindos do Paraná e de outros estados, oferecendo oportunidades para a integração universidade-empresa, além de servir como uma plataforma para acadêmicos, em campos relevantes da pesquisa agrocientífica.

“Este evento começou como um projeto de extensão universitária. Juntamente com os alunos, partimos para a pesquisa e entramos com a economicidade na quarta edição. Neste ano conseguimos desenvolver vários setores de economia da nossa região, colocando juntamente os nossos alunos para o conhecimento técnico-científico”, explicou o coordenador do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário FAG, Adriano Ramos Cardoso.

“Este ano conseguimos reunir o pessoal da avicultura, avicultura de corte, de leite, agroindústrias,

empresas da veterinária e da agronomia, setores agrícolas de toda a região e também o mercado regional de Cascavel e o entorno. Ele se tornou muito maior do que apenas um evento universitário”, ressaltou.

HOMENAGEM Ratinho Junior foi homenageado durante o evento, junto com outras lideranças regionais, por ver o potencial da City Farm FAG na transformação da região e do Estado. “É uma alegria receber esta homenagem em um evento tão importante, que já entrou no calendário dos eventos do agronegócio paranaense, reconhecido pela Assembleia Legislativa, reconhecido pelo Governo do Estado. Estou feliz de ver tanto jovem participando desse ambiente acadêmico, que junta pesquisa, inovação e tecnologia para o agro”, complementou o governador.

Também foram homenageados o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Alexandre Curi; o secretário estadual do Turismo, Leonaldo Paranhos; os deputados estaduais Gugu Bueno, Márcio Pacheco e Batatinha e o presidente da Coopavel, Dilvo Grolli.

SOBRE A FAG

Sediada em Cascavel, com extensão em Toledo, a FAG conta com 48 cursos de graduação, na modalidade presencial, e 25 de educação à distância (EAD), além de cursos de pós-graduação em diferentes áreas do conhecimento. Em 2023, recebeu conceito máximo (nota 5) no recredenciamento do Ministério da Educação (MEC), referente às dimensões Planejamento Institucional, Desenvolvimento, Políticas Acadêmicas, Políticas de Gestão e Infraestrutura, posicionando-se como um dos centros universitários mais conceituados do País.

PRESENÇAS Participaram do evento os secretários estaduais das Cidades, Guto Silva; e do Turismo, Leonaldo Paranhos; os diretores-presidentes da Ferroeste, André Gonçalves; e da Cohapar, Jorge Lange; o reitor do Centro Universitário FAG, Assis Gurgacz; o ex-senador Acir Gurgacz; e o prefeito Maripá e presidente da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop), Rodrigo Schanoski; e outras autoridades.

Fotos: Felipe Henschel/AEN

Estado vai investir R$ 200 milhões para construção do Centro de Convenções do Oeste

Governador anunciou a criação do novo espaço, em Cascavel, para atender diretamente mais de 30 municípios e, indiretamente, mais de 50. A expectativa é que os eventos atraídos pela estrutura injetem R$ 90,2 milhões por ano na economia local.

Cascavel vai ganhar o Centro de Eventos e Convenções do Oeste, espaço com 63 mil metros quadrados de área construída para a realização de feiras e eventos dos setores público e privado. O governador Carlos Massa Ratinho Junior anunciou (29/11) o repasse de R$ 200 milhões para a construção do complexo, que ficará em uma área de 284 mil metros quadrados.

“Este é o maior convênio firmado entre o Estado e o município, para a construção desse Centro de Convenções e Eventos, que vai colocar Cascavel na rota dos grandes eventos corporativos e de negócios do Brasil”, afirmou Ratinho Junior. “A cidade tem estrutura para receber um espaço como esse, com um bom setor hoteleiro e um dos melhores aeroportos regionais do País. O centro de convenções vai ajudar a movimentar setores que geram muitos empregos, que são o comércio e os serviços, abrindo novas oportunidades na hotelaria, alimentação e transporte”.

O espaço vai atender diretamente mais de 30 municípios e, indiretamente, mais de 50, movimentando o turismo, a economia e o mercado de trabalho de toda a região. A expectativa é que os eventos injetem R$ 90,2 milhões por ano na economia local, distribuídos entre hotelaria, alimentação, transporte, comércio e serviços especializados de eventos.

O local está sendo projetado para receber feiras comerciais, exposições agroindustriais, congressos científicos, convenções empresariais, shows, formaturas, casamentos, workshops, eventos culturais, esportivos e gastronômicos, além de encontros educacionais e tecnológicos que estimulem o intercâmbio de conhecimento e inovação.

RECURSOS

O recurso será repassado

pela Secretaria de Estado das Cidades, que está recebendo a documentação e projetos para análise. Na sequência, será firmado um convênio com a Prefeitura de Cascavel, que será a responsável pela licitação e execução da obra. “O Paraná passou a ser um importante ator no turismo do Brasil. Nós sabemos que o turismo de eventos movimenta muito a economia, gera empregos e oportunidades”, afirmou o secretário estadual das Cidades, Guto Silva. “Mas para entrar nesse segmento, é preciso ter infraestrutura adequada. Ainda não tínhamos, no Oeste, uma grande estrutura para recepcionar esses grandes eventos, como feiras e convenções”, destacou o secretário. “Agora teremos esse equipamento extraordinário, graças a um trabalho articulado junto com a prefeitura e a Secretaria do Turismo, que consolida o Paraná nessa locomotiva do turismo”. “É um momento de muita alegria e gratidão ao nosso governador, que está presenteando Cascavel com esse grande projeto. É uma obra tão importante que vai completar, preencher grandes necessidades da cidade. Esse Centro de Eventos

pode ser comparado a uma grande indústria para gerar desenvolvimento à nossa cidade”, salientou o prefeito Renato Silva. USO MÚLTIPLO

Com uma infraestrutura moderna, ampla e multifuncional, o complexo também poderá atuar como ponto de apoio estratégico em situações de crise, servindo de base para operações emergenciais, abrigos temporários, centros logísticos ou de atendimento à população em momentos de calamidade.

A ideia é que o Centro de Convenções se torne um equipamento público de uso múltiplo, voltado ao desenvolvimento sustentável, à integração regional e à resiliência social.

“Mais do que um sonho, era uma necessidade de Cascavel e do Oeste paranaense, que têm em seu DNA os grandes eventos do agro, por exemplo, como o Show Rural”, destacou o secretário estadual do Turismo, Leonaldo Paranhos. “A cidade é vocacionada para o turismo de negócios, temos um bom aeroporto, estradas duplicadas, um bom acesso. Só faltava mesmo o Centro de Eventos”.

ESTRUTURA

Além da área coberta, divi-

dida entre o centro de convenções e o centro de eventos, o espaço vai contar com 13 mil metros quadrados de arruamento coberto para embarque e desembarque, com estacionamento para mais de 3.500 veículos. O terreno onde ficará localizado também terá 18 mil metros quadrados de preservação ambiental.

Com 20 mil metros quadrados, o Centro de Convenções vai contar com praça de alimentação para até 1.600 pessoas, com cozinha industrial; foyer e galeria para exposições; auditório com capacidade para 2.350 pessoas, palco e camarins; e quatro salas técnicas modulares e espaços para oficinas e estudos.

Já o Centro de Eventos contará com uma nave principal com cerca de 20 mil metros quadrados ideal para feiras, exposições e grandes encontros; palco fixo, camarins e cozinhas de apoio industriais. O conjunto contará com 12 grupos de sanitários, banheiros família, espaços acessíveis para pessoas com mobilidade reduzida, além de sanitários infantis e fraldários. Na área externa serão quatro estacionamentos pavimentados em paver, com capacidade para 3 mil veículos, além de uma área multiuso gramada para mais 500 veículos ou para abrigar eventos ao ar livre, como shows, exposições e até parques temporários com brinquedos como roda-gigante e montanha-russa.

PRESENÇAS Participaram do evento o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Alexandre Curi; os diretores-presidentes da Ferroeste, André Gonçalves; e da Cohapar, Jorge Lange; os deputados estaduais Gugu Bueno, Marcio Pacheco e Batatinha; e o prefeito Maripá e presidente da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop), Rodrigo Schanoski.

Governo do Estado ultrapassa R$ 1 bilhão aplicados no Asfalto Novo, Vida Nova

Lançado em 2019, o programa soma mais de 418 quilômetros entregues pavimentados até o momento, com asfalto pronto chegando a mais de 3,5 mil ruas que não tinham pavimentação até então. Projetos já com status de concluídos estão localizados em 168 municípios paranaenses

O programa Asfalto Novo, Vida Nova, um dos maiores esforços do Governo do Estado na qualificação urbana dos pequenos aos grandes municípios do Paraná, teve ultrapassada a marca de R$ 1 bilhão aplicado em projetos de pavimentação já concluídos ou em andamento, com o objetivo de eliminar o pó e a lama de áreas urbanas.

Lançado em 2019, o programa soma mais de 418 quilômetros entregues pavimentados até o momento, com asfalto pronto chegando a mais de 3,5 mil ruas que não tinham pavimentação até então. Projetos já com status de concluídos estão localizados em 168 municípios paranaenses.

Considerado o maior de urbanização da América do Sul, o programa, que leva também calçadas acessíveis, galerias pluviais e iluminação de LED aos municípios, foi acelerado neste ano com o trabalho da Secretaria de Estado das Cidades, transformando a vida dos paranaenses.

“Este é um marco histórico, chegamos a R$ 1 bilhão em investimento pelo Asfalto Novo, Vida Nova. Caminhamos para os 500 quilômetros desse programa que tem feito uma revolução nas cidades, nos eixos urbanos. São bairros inteiros com pavimentação, tirando a população do pó e da poeira, com iluminação da LED. É um novo Paraná, iluminado, pavimentado, olhando para a frente”, disse o secretário das Cidades, Guto Silva.

O total em ações, em projetos que se encontram em todos os status, alcança R$ 5,3 bilhões e 386 municípios até o momento, sendo que, obras em execução, somam R$ 655 milhões em 139 municípios. Autorizados para licitação perfazem mais de R$ 456 milhões em investimentos. Para acompanhar esse avanço, o Governo do Estado disponibilizou o Asfaltômetro, ferramenta online que mostra em tempo real número de quilômetros pavimentados e os valores investidos em cada município.

Segundo Camila Mileke Scucato, superintendente executiva do Paranacidade, Serviço Social Autônomo que operacionaliza os projetos nos 399 municípios do Estado, os números confirmam que o Programa Asfalto Novo Vida Nova tem sido essencial para transformar a rea-

lidade das comunidades que ainda conviviam com vias de terra.

“Ao substituir essas vias por pavimentação de qualidade, o programa melhora a mobilidade, reduz poeira e lama, aumenta a segurança, valoriza os bairros e garante mais dignidade às famílias. É um investimento direto na qualidade de vida da população e no desenvolvimento urbano dos municípios”, disse.

MUNICÍPIOS CONCLUÍDOS

Renascença, Antonio Olinto e Sabáudia são os municípios que tiveram projetos de maior monta desse tipo de pavimentação já concluídos, com valores direcionados adequados às demandas particulares de cada obra. Renascença, com R$ 9,2 milhões em projetos concluídos e 4,24 km pavimentados pelo programa, hoje tem 95% da malha urbana revestida.

Sabáudia teve R$ 6 milhões aplicados na pavimentação de 7,98 km que se encontravam em leito natural, chegando a 91% do município que deu adeus ao pó e à lama. O prefeito Hugo Manueira explicou que nessa etapa do programa foi usado recurso no parque industrial do município, na Avenida Arvelino Durante, onde trabalham mais de mil pessoas.

“Naquele trecho das indústrias, quando chovia, até os caminhões para sair com o produto pronto tinha dificuldades, assim como caminhões para chegar com matéria-prima”, disse, ressaltando que o pavimento foi fundamental para o desenvolvimento daquele trecho, para o qual ainda há projetos de pavimentação ativos. Antonio Olinto teve R$ 7,6 milhões investidos na pavimentação de 7,24 km, alcançando 74% da malha revestida, investimento que é comemorado pelo prefeito Fabio Machiaveli. Segundo ele, foram pavimentadas 10 vias importantes a partir desse projeto, entre elas as ruas Jaime Train, Estanislau Boczkovski e a Theodoro Kogelinski.

“Essas obras trazem uma grande melhoria para a cidade, um impacto grande na questão econômica durante a execução das obras e, hoje, uma valorização para as pessoas que moram nessas ruas. É uma melhoria muito significativa ao nosso quadro urbano", disse o prefeito. Ele destacou o trabalho do governador Ratinho Junior e do secretário Guto Silva pelo progresso que o programa tem trazido aos pequenos municípios.

O Paraná já tem 17 municípios com as áreas urbanas completamente pavimentadas ou com projetos em andamento de obras que darão cobertura integral às vias: Itaguajé, Alvorada do Sul, Sertaneja, Flórida, Nova Santa Bárbara, Quinta do Sol, Arapuã, Nova Cantu, Farol, Boa Esperança, Ubiratã, Jesuítas, Brasilândia do Sul, São José das Palmeiras, Santa Helena, Itaipulândia e Serranópolis do Iguaçu. IMPACTOS

O impacto do programa Asfalto Novo, Vida Nova vai além da infraestrutura. Com o asfalto, o transporte escolar se torna mais seguro, ambulâncias e veículos de emergência têm acesso mais rápido, e pequenos comércios locais ganham fôlego. A iluminação de LED garante maior segurança à noite, enquanto as calçadas acessíveis abrem espaço para pedestres e pessoas com mobilidade reduzida. E a expansão segue em todo o Paraná. "Além dos municípios já concluídos, novas frentes de trabalho estão em andamento, incluindo cidades de maior porte e bairros periféricos que antes ficavam fora do alcance da pavimentação. A meta é reorganizar completamente o espaço urbano, garantindo que todas as áreas das cidades tenham condições iguais de infraestrutura", disse Guto Silva.

Foto: Felipe
Henschel/AEN

Metrópole pinhais

Novembro

Azul: Pinhais encerra mês de conscientização com balanço positivo e reforço na saúde masculina

Um dos pontos altos da campanha é o horário estendido nas Unidades de Saúde da Família (USF) de Pinhais nesta sextafeira, 28 de novembro, das 18h às 21h, priorizando o atendimento aos homens residentes do município

Com o final do mês de novembro, a Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria de Saúde (Semsa), encerra com sucesso a campanha Novembro Azul 2025, dedicada à conscientização e ao cuidado integral da saúde do homem no município. A iniciativa, que teve como foco quebrar tabus e incentivar a prevenção em todas as fases da vida masculina, alcançou um balanço positivo de atendimentos e engajamento.

O tema central da campanha, conforme ressaltado por Janaína Casero, do Departamento de Atenção Primária à Saúde da Semsa, foi a importância da coragem, responsabilidade e amor à vida através do autocuidado. “O homem que se cuida demonstra coragem, responsabilidade e amor à vida. A prevenção é o melhor caminho. O homem que se cuida é exemplo de força”, afirma.

Um dos pontos altos da campanha é o horário estendido

nas Unidades de Saúde da Família (USF) de Pinhais nesta sexta-feira, 28 de novembro, das 18h às 21h, priorizando o atendimento aos homens residentes do município. “Essa estratégia visa facilitar o acesso à saúde para aqueles que possuem dificuldade em comparecer durante o horário comercial. Durante a campanha serão disponibilizados serviços essenciais para o cuidado da saúde do homem”, explica Janaína.

Foco na Saúde Masculina Integral

A campanha busca abordar as diversas condições que afetam a qualidade de vida do homem, conforme a abordagem dos profissionais nas USFs, que estão preparados para atender: doenças cardiovasculares e diabetes; questões relacionadas ao tabagismo, uso de álcool e outras drogas; prevenção e controle de sobrepeso e obesidade; condições que impactam a saúde mental; doenças respiratórias e o risco aumentado para doen-

ças oncológicas; saúde reprodutiva e o papel da paternidade responsável e doenças infectocontagiosas.

“Um alerta importante da campanha, baseado em dados de mortalidade, foi sobre as causas externas, como acidentes e violências, que são a principal causa de óbito entre homens brasileiros de 20 a 59 anos, reforçando a necessidade do acompanhamento regular e de ações preventivas”, destaca.

Embora a campanha Novembro Azul tenha um encerramento formal, a Semsa de Pinhais reitera que o cuidado com a saúde masculina é uma prioridade contínua e que os homens devem procurar a Unidade de Saúde durante todo o ano para manter seus exames em dia, vacinação atualizada e buscar orientação médica. “Muitos problemas de saúde podem ser tratados com sucesso quando descobertos cedo. A sua USF está de portas abertas”, conclui Janaína.

Com decoração iluminada, fogos de artifício e encantamento, Pinhais dá início aos festejos de Natal

Programação "A Trilha dos Sonhos de Natal" foi inaugurada no Parque das Águas na noite de sábado (29) e segue ao longo das próximas semanas

A noite de sábado (29/11) emocionou o público que compareceu ao Parque das Águas para acompanhar a abertura da programação de Natal em Pinhais. Em meio a muitas luzes, fogos de artifício, cenas teatrais e chegada do Papai Noel, a Prefeitura de Pinhais inaugurou a programação “A Trilha dos Sonhos de Natal”, que segue até 21 de dezembro em vários pontos da cidade. No sábado, em uma noite estrelada, centenas de famílias se encantaram com o show de fogos de artifício e acendimento das luzes de Natal. As cores que brilharam no céu, na decoração natalina e foram refletidas no lago principal do Parque das Águas coroaram uma noite de várias atrações promovidas pela Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria de Governo (Segov). A abertura, inicialmente prevista para a sexta-feira, foi cancelada por causa das chuvas que atingiram a região. O evento teve início com apresentação do primeiro capítulo do espetáculo “A Trilha dos Sonhos de Natal”, com o tema “O Mistério do Coração de Natal”, do grupo Projeto Broadway. Também houve participação da mascote Natalina, incentivando doações para a Campanha Natal Solidário, e chegada do Papai Noel, que ocorreu de forma inovadora. O bom velhinho foi conduzido até o palco por um dos veículos elétricos da frota da Prefeitura de Pinhais, usado na manutenção do Parque das Águas. Com o Parque das Águas todo iluminado e o público emocionado, foi aberta a Casa do Papai Noel, que receberá visitas até 21 de dezembro. A programação completa inclui atrações por toda a cidade.

recebendo: o Hospital e Maternidade Municipal Papa Francisco. “Nossas equipes trabalharam muito para a entrega do hospital, que será em 8 de dezembro. Um hospital belíssimo, maravilhoso. Um dos maiores presentes que a cidade está entregando para nossa população”, afirmou. A prefeita também falou sobre a importância de eventos festivos para as famílias, que promovem o fortalecimento de vínculos e desejos de esperança e prosperidade. “Papai Noel está aqui, pois representa os nossos sonhos, os sonhos do brincar, os sonhos de estarmos em família, os sonhos que nós guardamos no coração”, ressaltou. "Que o nosso Natal seja lindo! Que Deus nos abençoe", acrescentou.

Acompanharam a prefeita na abertura oficial a secretária municipal de Governo, e interina de Administração, Ana Paula Cordeiro Mendes; o presidente da Câmara Municipal, Anderson Pioco; as vereadoras Miss Preta e Professora Haline Siroti; e o proprietário da Cervejaria Yellow Bird, Hudson José, representando todos os apoiadores do evento. O diretor-presidente da Pinhais Previdência, Márcio Reszko, também esteve presente. Encantamento

O projeto para iluminação da cidade foi feito pelas arquitetas da Secretaria Municipal de Urbanismo (Semur). Outros órgãos colaboram com a abertura da Festa de Natal, como Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), Secretaria Municipal de Obras (Semop), Banda Municipal de Pinhais, Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (Semde), Guarda Municipal de Pinhais (GMP) e Defesa Civil de Pinhais. As comemorações estão sendo realizadas com o apoio da Cervejaria Yellow Bird, Fecomércio/PR, Sesc, Adega Brasil, Puma Brasil e Colégio João Paulo II. Hospital de presente Em seu discurso, a prefeita Rosa Maria destacou o grande presente que a cidade está

Arthur Santos de Lima, de 5 anos, foi a primeira criança da fila a visitar o Papai Noel. “Esse momento é muito mágico. A decoração é maravilhosa, com o Natal a cidade fica ainda mais bonita. Vimos o teatro, mas logo entramos na fila para falar com o Papai Noel”, contou a tia do menino, Jaqueline Santos da Silva. Turistas também se encantaram com a decoração de Natal do Parque das Águas. “Nós estávamos vindo para cá ver as luzes, e conseguimos filmar todos os fogos. Eu tinha muita curiosidade para ver. Eu achei lindo, magnífico, encantador”, disse Márcia Fernandes, de Maringá (PR), que está na região a trabalho.

Serviço

A programação completa da programação “A Trilha dos Sonhos de Natal” pode ser acompanhada no site: https://pinhais.atende.net/cidadao/pagina/a-trilha-dossonhos-de-natal

Acompanhe as redes sociais da Prefeitura de Pinhais e o site oficial para atualizações sobre a programação de Natal

Vereadoras Delegada Tathiana e Indiara Barbosa receberam apoio ao projeto Curitiba

Capital Pró-Vida. (Fotos: Julia Scheneider/CMC)

Curitiba Capital Pró-Vida: entidades dão apoio ao projeto

Casa Pró-Vida, Igrejas Cristãs e organizações comunitárias manifestaram apoio à proposta em debate na Câmara “A defesa da vida não é pauta religiosa, mas política pública”, declarou a vereadora Delegada Tathiana Guzella (União) ao abrir, na sexta-feira (28/11), a audiência pública sobre a causa PróVida na Câmara Municipal de Curitiba (CMC). Ao lado da coautora Indiara Barbosa (Novo) — que ponderou que “é preciso ampliar o suporte psicológico e material às gestantes” — ela sugeriu que Curitiba poderia se consolidar como referência nacional em políticas de acolhimento social e proteção à maternidade (407.00044.2025).

Logo após as falas iniciais, Delegada Tathiana e Indiara Barbosa mencionaram que a proposta de declarar Curitiba a “Capital Pró-Vida” do Brasil tramita na CMC por meio de projeto de lei apresentado em setembro deste ano. De autoria das parlamentares, a proposta pede o reforço de ações de prevenção, a ampliação de redes de apoio e a valorização de políticas públicas já praticadas no município. O projeto segue em análise nas comissões temáticas e ainda não tem data para ser votado em plenário (005.00364.2025).

A audiência, realizada no auditório da CMC e transmitida ao vivo pelo canal da CMC no YouTube, reuniu representantes de organizações sociais, coletivos religiosos, profissionais da área de saúde, lideranças comunitárias e cidadãos. Ao longo do encontro, participantes mobilizaram argumentos pessoais, técnicos, espirituais e sociais para apoiar a proposição legislativa, destacando temas como o acolhimento às gestantes, o papel das redes de proteção, as formas de prevenção da violência e o fortalecimento de vínculos familiares.

Testemunhos pessoais foram exibidos na audiência Relatos de maternidade em condições extremas, violência sexual e criação de crianças com deficiência foram apresentados para ilustrar diferentes experiências associadas ao acolhimento de gestantes. Em vídeo exibido no plenário, Bruna Filais relatou ter sido vítima de abuso sexual na adolescência e descreveu sua decisão de manter a gestação após ouvir os batimentos cardíacos do bebê. Seu depoimento buscou evidenciar, segundo os organizadores, a importância da rede de proteção.

A mãe Débora Bonini Becher da Silva também compartilhou sua história sobre a criação do filho José, que nasceu sem braços e sem pernas. Ela descreveu

o período de incertezas e dificuldades iniciais, ressaltando que a maternidade transformou sua vida e ampliou sua atuação no apoio a outras famílias. O testemunho recebeu manifestações de solidariedade do público presente no auditório da Câmara. Para as vereadoras, relatos como esses reforçam, para grupos próvida, a importância de políticas públicas que acompanhem as famílias desde o pré-natal até o desenvolvimento infantil.

Lideranças religiosas defendem pauta pró-vida O padre Silvio Roberto, representante da Casa Pró-Vida, mobilizou argumentos religiosos e filosóficos relacionados à defesa da vida desde a concepção. Ele citou documentos da Igreja Católica e afirmou que a atuação das entidades busca oferecer acolhimento e orientação espiritual a mulheres e famílias em situação de vulnerabilidade. Segundo ele, a pauta não deve ser tratada como disputa partidária, mas como compromisso moral e social. “Estamos perante um combate gigantesco e dramático entre o bem e o mal, a morte e a vida, a cultura da morte e a cultura da vida”, disse, ao justificar seu apoio à proposta. Pastores de diferentes denominações evangélicas também participaram da audiência. A pastora Gabriela Pinheiro, da Primeira Igreja do Evangelho Quadrangular, afirmou que comunidades religiosas desempenham papel ativo no aconselhamento de famílias e no apoio a mulheres que enfrentam situações complexas. O pastor Robson Ramos, da Assembleia de Deus, destacou iniciativas de acompanhamento pastoral e criticou práticas que, segundo ele, normalizariam o aborto como solução. Essas lideranças avaliaram que a Câmara desempenha papel estratégico ao promover debate público sobre políticas de apoio à maternidade e ao desenvolvimento infantil. Para elas, o projeto Curitiba Capital Pró-Vida reforça diretrizes já presentes em diferentes instituições religiosas e comunidades locais, ao incentivar ações de acolhimento e solidariedade.

Rede Vale a Vida detalha práticas de acolhimento

A médica ginecologista Ângela Leite Mendes, da Rede Mãe Curitibana Vale a Vida, explicou o funcionamento dos serviços municipais voltados à mulher, com destaque para o pré-natal, o atendimento em 109 unidades

Sessão Solene celebra os 38 anos da Febiex/PR e homenageia educadores das escolas especiais da RMC

Entidade atua pelo interesse comum de 24 instituições distribuídas entre Curitiba e Campo Largo. Solenidade homenageou mais de 20 personalidades

de saúde, os programas educativos com adolescentes e as ações de prevenção e planejamento reprodutivo. Ela ressaltou que a rede oferece atendimento integral, com encaminhamento para unidades especializadas sempre que necessário.

A profissional detalhou também a distribuição de métodos contraceptivos, incluindo DIU e implantes, utilizados como estratégias de prevenção da gravidez não planejada. Segundo ela, o fortalecimento da rede é essencial para reduzir riscos, orientar famílias e garantir acompanhamento adequado no período gestacional, independentemente do contexto social ou econômico da paciente.

Jane Maria de Andrade, representante da Casa Pró-Vida Mãe Imaculada, descreveu atendimentos realizados ao longo de 13 anos de atuação, mencionando que a entidade já acompanhou mais de 1,3 mil gestantes. Ela relatou ações de acolhimento emocional, distribuição de enxovais, apoio material e articulação de redes voluntárias que auxiliam famílias em dificuldades. Segundo ela, parcerias com profissionais de saúde, igrejas e voluntários possibilitariam ampliar a rede de cuidados às gestantes em vulnerabilidade.

Delegado

Tito Barrichello declara apoio ao projeto O deputado estadual Delegado Tito Barrichello (União), casado com a Delegada Tathiana, participou da audiência e reafirmou sua atuação parlamentar no debate sobre a proteção de crianças e de adolescentes. Ao comentar casos com que teve contato em sua trajetória profissional, Tito resumiu o tom da audiência “sou contra o aborto; aborto causa a morte de crianças”. Segundo o parlamentar, devido à complexidade do tema, uma solução exigiria articulação entre os poderes e órgãos municipais e estaduais.

Barrichello avaliou que as manifestações registradas na audiência indicam um engajamento crescente de setores religiosos e comunitários em torno da pauta próvida. Ele elogiou a iniciativa das proponentes e mencionou que audiências públicas possibilitam trocas entre diferentes esferas de governo. Ao final do evento, as vereadoras informaram que o registro da audiência integra a documentação pública produzida pelo Legislativo, compondo o histórico institucional do debate.

Por José Lázaro Jr.

Revisão: Ricardo Marques

A atuação da Federação Estadual das Instituições de Reabilitação do Paraná (Febiex/PR), criada há 38 anos, foi celebrada (1º/12) pela Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Atuando pelo interesse comum de 24 entidades que visam à inclusão de pessoas com deficiência na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), a instituição, que reúne escolas de educação especial que não integram a rede Apae, teve sua trajetória reconhecida e seus gestores e colaboradores homenageados no Plenário.

“Cada nome chamado, cada entidade chamada carrega uma história de entrega total. Acorda cedo, enfrenta desafios, supera dificuldades e continua acreditando que é possível transformar o mundo por meio da educação e da reabilitação”, ressaltou o deputado Pedro Paulo Bazana (PSD), organizador e proponente da sessão solene. Mais de 20 pessoas que atuam pela causa das pessoas com deficiência foram condecoradas.

O presidente da Alep, deputado Alexandre Curi (PSD), elencou as lutas e vitórias das escolas especiais nos últimos meses, como o enfrentamento à Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7796 e a conquista de repasses do governo estadual para a realização de reformas nas instituições especializadas. “Em qualquer batalha ou embate, a Assembleia Legislativa estará perto de vocês. Sintam-se homenageados em nome do Paraná”, frisou o líder do Legislativo.

A deputada-secretária Márcia (PSD) destacou a implementação, a partir de 2023, de dispositivos que permitem a indicação de repasses a entidades da organização da sociedade civil nas peças orçamentárias que tramitam na Assembleia. “Isso não acontecia antes. Foi um trabalho que realizamos juntos”, frisou a parlamentar. “Sabemos da importância do trabalho de cada um e das instituições que representam. Meus parabéns pelo trabalho, dedicação e resiliência. Estamos aqui para apoiá-los cada vez mais.” Dentre as pessoas que tiveram sua contribuição reconhecida está Marisa Amada Pires Sella, que fundou a instituição em 1987, inspirada na Febiex/RJ, primeira entidade do gênero criada no Brasil. “Esse reconhecimento público é a primeira vez que vejo acontecer”, apontou a idealizadora, hoje presidente da Associação Mantenedora do Centro Integrado de Prevenção (Amcip). Para ela, o evento também foi uma oportunidade de aproximar a Federa-

ção e o Parlamento. “Abre espaço para sentarmos e trazermos os problemas para serem discutidos mais de perto.”

A luta contra a ADI 7796, que ameaça o funcionamento das escolas especiais; a articulação pela renovação de convênios entre as entidades e a Secretaria de Estado da Educação do Paraná; e a realização de dissídios coletivos das categorias envolvidas no atendimento de pessoas com deficiência estão entre as ações capitaneadas atualmente pela Febiex, conforme destacou o presidente da Federação, João Afonso Germano Filho.

“Temos uma reunião mensal com os diretores, em que buscamos identificar as dificuldades de cada escola e os problemas que estão enfrentando. A partir disso, procuramos orientar ou até mesmo oferecer apoio”, detalhou o gestor, que está à frente da entidade desde 2023. “Concentrar esforços e buscar o interesse comum em benefício de todas é nosso objetivo.” A Febiex não tem poder de intervenção nas entidades, prezando pela autonomia das filiadas. Das 24 entidades hoje vinculadas, 23 estão localizadas em Curitiba e uma em Campo Largo. Elas atendem cerca de quatro mil pessoas. Quelen Coden, coordenadora de Política Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Secretaria do Desenvolvimento Social e Família, destacou o papel fundamental das entidades na formulação de políticas públicas. “Todos os dias precisamos captar recursos, destiná-los às instituições e realizar obras e investimentos. Não descansamos”, pontuou. “Só conseguimos avançar porque temos esse grupo de pessoas envolvido.”

Demais participações

No âmbito municipal, a contribuição da Febiex e de suas entidades foi reconhecida por Amália Tortato, secretária de Desenvolvimento Humano de Curitiba, e por Denise Moraes, da área de relações institucionais do Departamento da Pessoa com Deficiência da capital. O deputado federal Ricardo Barros (PP) reforçou, durante o evento, seu compromisso em representar os interesses das escolas especiais no Congresso Nacional.

Também compuseram a mesa o vice-presidente da Feapaes-PR, Werther Fontes da Silva, e a vice-presidente do Conselho da Pessoa com Deficiência de Curitiba, Maria Francisca Cury. Por Felipe Bottamedi

Créditos: Orlando Kissner/Alep

Tel.: (41) 3024-6766 Email: cial@ctbametropole.com.br

R$ 600 milhões: começa duplicação da BR-153 entre Jacarezinho e Santo Antônio da Platina

Governador Carlos Massa Ratinho Junior participou do lançamento das obras nesta sexta-feira (28). Rodovia vai receber investimentos da concessionária EPR Litoral na intervenção de aproximadamente 50 quilômetros. As obras devem ser concluídas no primeiro bimestre de 2027.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior participou, nesta sexta-feira (28), do lançamento das obras de duplicação da BR-153 entre Jacarezinho e Santo Antônio da Platina. Com um investimento de quase R$ 600 milhões, a intervenção vai beneficiar cerca de 50 quilômetros da rodovia. O investimento faz parte da contrapartida da concessão do Lote 2 das rodovias paranaenses e será aportada pela EPR Litoral Pioneiro, empresa vencedora do certame em 2024. As obras devem ser concluídas no primeiro bimestre de 2027.

A duplicação dará uma nova configuração à circulação urbana e rural entre os dois municípios. Além de 50,6 quilômetros de pista duplicada, o projeto prevê 5,62 quilômetros de vias marginais, 2,06 quilômetros de ciclovias, 11 dispositivos de retorno em desnível, 6 retornos em nível, 5 pontes, 4 trevos e 19 viadutos. Serão aplicadas 180 mil toneladas de pavimentação asfáltica ao longo do trecho. Mais de 1.200 empregos diretos serão gerados.

O governador destacou que a duplicação da BR-153 marca a virada de página de uma região que conviveu por décadas com tarifas altas e ausência de obras. “Durante mais de duas décadas, Jacarezinho teve o pedágio mais caro do País, com pista simples e sem um quilômetro de ampliação. Eu dizia que não aguentava ver São Paulo com duas, três pistas e, quando atravessava a ponte, entrar no Paraná com rodovias da década de 80. Por isso assumi o compromisso de fazer um novo Paraná, em especial na infraestrutura”, afirmou.

Ele explicou que o novo modelo de concessão foi construído para romper com erros do passado e garantir investimentos reais. “Nós tivemos três desafios: acabar com a concessão antiga; vencer a demagogia de quem prometia baixar ou acabar com o pedágio; e evitar um projeto de pedágio barato sem obra. Desde o primeiro dia eu falei: quero preço justo, mas quero muita obra. E é isso que estamos fazendo. Em apenas um ano de concessão estamos lançando a duplicação daquilo que não fizeram em vinte anos no Norte Pioneiro", ressaltou. O governador reforçou ainda o impacto logístico e econômico do investimento. “Essa obra é emblemática. De Jacarezinho até o Porto de Paranaguá teremos o eixo inteiramente duplicado, garantindo acesso mais rápido, eficiente e seguro para tudo o que o Norte Pioneiro produz. Uma estrada duplicada atrai muito investimento: cada dólar aplicado em duplicação traz 50 dólares em novas indústrias para a região", arrematou.

O secretário de Estado da Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, ressaltou que a duplicação da BR-153 vai conectar definitivamente

as cidades da região e corrigir problemas históricos da antiga rodovia. “Estamos falando de uma obra que vai mudar a vida das pessoas: curvas que atrasavam, pontes que prejudicavam e uma rodovia que matava vão dar lugar a uma estrada moderna, segura e duplicada. Só neste ano são R$ 1 bilhão em investimentos e, ao longo do contrato, R$ 8 bilhões para transformar a mobilidade e a logística do Norte Pioneiro”, detalhou.

CIDADES CELEBRAM

O prefeito de Jacarezinho, Marcelo Palhares, destacou que o início da duplicação da BR-153 marca um momento importante para a região. “Jacarezinho está vivendo um dia histórico. Começar essas obras é reparar o erro do passado. Antes era pedágio antigo, com coisa errada, hoje a gente vê o governador Ratinho Junior fazendo a coisa certa, entendendo que o pedágio precisa trazer infraestrutura. Fazer uma duplicação é evitar mortes, cuidar do próximo, trazer prosperidade, indústria e negócios”, analisou.

O prefeito de Santo Antônio da Platina, Gil Martins, afirmou que a duplicação representa um avanço aguardado há décadas e que marca um novo momento logístico para toda a região. “Essa obra muda a nossa realidade. A gente está a cinco horas do Porto de Santos e a cinco horas do Porto de Paranaguá, estrategicamente localizado, e isso certamente vai nos ajudar a fazer a diferença. É um novo momento que o Norte-Pioneiro vai viver em desenvolvimento, especialmente no corredor logístico”, celebrou. A diretora da Escola Maria de Nazaré, mantida pela Apae de Jacarezinho, Valquíria Cristiane Ribeiro Andrade, afirmou que a duplicação é uma obra muito aguardada pela comunidade e terá impacto direto na rotina da instituição, localizada às margens da BR-153. “É uma obra

esperada. Para nós vai ser muito bom por conta do pessoal da chegada até a Apae. Tem a rodovia e vai ser construída uma passarela. Isso vai ajudar muito nós aqui, os alunos, os familiares que vêm trazer os alunos”, disse.

TRECHO

A BR-153 cumpre papel fundamental no deslocamento entre cidades como Jacarezinho, referência regional em saúde, e Santo Antônio da Platina, polo comercial e de serviços, além de ser corredor estratégico para quem segue em direção à divisa do Estado ou utiliza a rota para acessar Joaquim Távora e municípios vizinhos. O contrato prevê que, até o sétimo ano de concessão, o trecho administrado pela EPR Litoral Pioneiro também receba investimentos para duplicações e ampliações de capacidade na BR369 e na PR-092.

Além da duplicação da BR-153, a EPR Litoral Pioneiro investirá mais R$ 848 milhões apenas no terceiro ano de concessão, que inclui também a duplicação de 18 quilômetros da BR369 entre Jacarezinho e Cambará e a ampliação da BR-277 com novas faixas entre Curitiba e São José dos Pinhais, em um trecho de 31 quilômetros. No total, serão R$ 8 bilhões aplicados nos primeiros sete anos e R$ 12 bilhões ao longo das três décadas de contrato.

O diretor-presidente da EPR Litoral Pioneiro, Marcos Moreira, destacou que a duplicação da BR-153 entre Jacarezinho e Santo Antônio da Platina marca o início de um novo ciclo de desenvolvimento para o Norte Pioneiro.

“Esse trecho, no ciclo anterior de concessão, foi a região do Estado que menos recebeu investimentos. Então faz todo o sentido a organização desse novo cronograma prestigiar a região do Norte Pioneiro, iniciando por aqui o desenvolvimento. E de agora até o final do séti-

mo ano da concessão, que acontece em fevereiro de 2031, serão muitas obras em todo o sistema rodoviário”, adiantou. Na análise do secretário das Cidades, Guto Silva, o investimento na duplicação tem impacto direto na vida das pessoas da região, preservando vidas, gerando oportunidades e fortalecendo a economia local. “Esses R$ 600 milhões vão preservar vidas, dar conforto para quem usa a rodovia, gerar oportunidade e emprego aqui na região, deixar os filhos da região aqui. A gente está num lugar estratégico: São Paulo é o maior mercado consumidor da América Latina e o Paraná é o supermercado do mundo, não tem como dar errado”, reforçou.

CONCESSÕES

As melhorias fazem parte do maior pacote de concessões rodoviárias da América Latina, estruturado pelo Governo do Paraná aprovado pelo Ministério dos Transportes e pelo Tribunal de Contas da União. O programa abrange seis lotes, o último leiloado em outubro, com prazo de 30 anos e investimentos superiores a R$ 60 bilhões, distribuídos por 3,3 mil quilômetros de rodovias estaduais e federais.

O modelo paranaense se tornou referência nacional por equilibrar segurança jurídica, tarifas mais baixas e forte atratividade para investidores, garantindo novas obras de infraestrutura e mais segurança viária aos usuários.

PRESENÇAS

Também participaram do evento, o acionista do Grupo EPR, Luiz Vital; o acionista do Grupo EPR, Lucas Rodrigues; o membro do Conselho EPR, Fernanda Bassanesi; o diretor-presidente do Grupo EPR, José Carlos Cassaniga; o vice-presidente da Aegea, Leonardo Marin; o prefeito de Jacarezinho, Marcelo Palhares; o deputado federal, Pedro Lupion; o presidente da Assembleia Legislativa, o deputado estadual, Alexandre Curi; o secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex; o secretário das Cidades, Guto Silva; o diretor-presidente do IAT, Everton Ribeiro; a chefe do Escritório da ANTT em Curitiba, Marisa Dagmar; o prefeito de Santo Antônio da Platina, Gil Martins, acompanhado da primeira-dama, Fátima Izak; o deputado estadual, Luiz Claudio Romanelli; o deputado estadual, Moacyr Fadel; o deputado estadual, Cobra Repórter; o policial rodoviário federal, Sotana; o deputado federal, Pedro Lupion; o deputado estadual por São Paulo,Ricardo Madalena; o subchefe da Casa Civil, Lucio Tasso; o deputado estadual de São Paulo, Ricardo Madalena; o presidente da Câmara de Vereadores de Jacarezinho, vereador Zola; o presidente da APAE de Jacarezinho e chefe do IAT, Marcos Antônio Pinto; a diretora da APAE de Jacarezinho, Valquiria Andrade; o presidente da Ordem de Pastores de Jacarezinho, pastor Edvaldo Silva.

Governador Ratinho Junior entrega casa própria a 83 famílias de Siqueira Campos

Este é o primeiro empreendimento da Cohapar no município que tem cerca de 22 mil habitantes. No mesmo evento, Ratinho Junior anunciou R$ 23,6 milhões em novos investimentos na cidade para diversas áreas – de obras de pavimentação e saneamento básico à compra de maquinários agrícolas.

Na sexta-feira (28/11), 83 famílias de Siqueira Campos, no Norte Pioneiro, realizaram o sonho da casa própria. As moradias entregues pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior integram a primeira fase do Residencial Valle da Fartura. O empreendimento recebeu R$ 13,1 milhões em investimentos do Governo do Estado, por meio da Cohapar, e da Caixa Econômica Federal.

“É sempre inspirador entregar as casas do nosso programa habitacional. Sabemos que um dos maiores sonhos da população brasileira é ter um lugar para chamar de seu”, destacou o governador. “Atualmente, estamos construindo 350 casas em Siqueira Campos e vamos chegar a 600 imóveis entregues no município, que é de extrema importância para a região”.

Criado em 2019 e transformado em política pública permanente em 2021, o Casa Fácil Paraná é considerado o maior programa habitacional do País, com mais de 126 mil famílias atendidas e investimentos que ultrapassam R$ 23 bilhões.

“Muito importante esta entrega para Siqueira Campos, que há mais de 15 anos não recebia investimentos em conjuntos habitacionais. Isso mostra o compromisso do Paraná em atender as famílias que vivem aqui, realizando sonhos e trazendo mais qualidade de vida ao paranaense”, afirmou o diretor-presidente da Cohapar, Jorge Lange.

Todas as unidades da primeira etapa do Valle da Fartura foram subsidiadas pelo programa Casa Fácil. O principal eixo da iniciativa é o subsídio de R$ 20 mil concedido pelo Governo do Estado, por meio da Cohapar, que cobre a entrada do financiamento para famílias com renda de até quatro salários mínimos. No mesmo evento, o governador anunciou R$ 23,6 milhões em novos investimentos na cidade para diversas áreas – de obras de pavimentação e saneamento básico à compra de maquinários agrícolas. "Além da habitação estamos pensando em qualidade de vida. Hoje foi um dia histórico e cheio de entregas para Siqueira Campos e o Norte Pioneiro", disse o secretário das Cidades, Guto Silva. VALLE DA FARTURA

Projetado e executado pela Construtora Casarin, o condomínio é composto por 240 casas de 41 m² e 43 m², com dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. Três unidades foram adaptadas

para pessoas com deficiência. O conjunto conta ainda com infraestrutura completa: pavimentação, sinalização horizontal, rede elétrica, iluminação pública, calçadas e galerias de águas pluviais.

Este é o primeiro empreendimento da Cohapar em Siqueira Campos, município com cerca de 22 mil habitantes. “Parece que foi ontem que recebi a ligação dizendo que eu tinha sido aprovada no programa. Eu estava na praia e voltei correndo para assinar o contrato. Já imagino como vou decorar a casa, o quarto da minha filha. É muito emocionante ver esse sonho se tornando realidade”, contou Joelma Graças de Oliveira, uma das novas proprietárias.

“É um sonho ver esse condomínio pronto. Se não fosse pelo programa e pelo valor de entrada dados pelo governo do estado, eu não teria como comprar uma casa para mim e para minha família”, disse.

A entrega do Valle da Fartura vai ocorrer em três fases. A segunda está prevista para o primeiro semestre de 2026. Ao todo, 600 casas serão construídas no município em parceria do Governo do Paraná e a Caixa Econômica Federal.

“É o sonho da casa própria para os moradores, mas também para nós, gestores municipais e estaduais, que trabalhamos para tornar realidade um dos principais desejos da população”, afirmou o prefeito de Siqueira Campos, Luiz Henrique Germano.

PRESENÇAS

Também estavam presentes no evento os secretários estaduais Marcio Nunes (Agricultura e Abastecimento) e Sandro Alex (Infraestrutura e Logística); o diretor-presidente do IAT, Everton Souza; ?o subchefe da Casa Civil, Lúcio Tasso; o ?vice-prefeito de Siqueira Campos, Paulo César dos Santos; o presidente da Câmara de Vereadores de Siqueira Campos, vereador Maurão; o deputado federal Pedro Lupion; os deputados estaduais, Hussein Bakri (líder do Governo), Luiz Claudio Romanelli e Cobra Repórter; o superintendente de Varejo da Caixa Econômica Federal, Tiago Bandeira; o gerente de Engenharia da Construtora Casarin, Lucas de Souza Queiroga; o reitor do Santuário Bom Jesus Cana Verde, Frei Carlos Gonzaga; e o presidente do Conselho Municipal dos Pastores, José Rausis de Deus.

Procon de São José dos Pinhais fiscaliza grandes varejistas durante ação especial de Black Friday

O Procon de São José dos Pinhais realizou, nesta sexta-feira (28), uma operação especial de fiscalização para verificar se grandes varejistas, tanto físicas e online, cumpriram a legislação consumerista durante o período de Black Friday. A ação ocorreu das 9h às 16h e mobilizou duas frentes: uma equipe percorreu a Rua XV de Novembro, no Centro, para vistoriar lojas físicas, enquanto outra atuou na

sede do órgão para monitorar ofertas e anúncios das plataformas de comércio eletrônico.

Ao todo, 30 empresas previamente notificadas pelo Procon Municipal foram alvo da fiscalização. Dessas, 6 foram multadas por propaganda enganosa e prática abusiva. Segundo o superintendente do Procon-SJP, Jaiderson Rivarola, o objetivo da ação foi verificar se as empresas cumpriram a chamada “lei

do preço” e se as promoções divulgadas apresentaram vantagem real ao consumidor, garantindo clareza nas informações de descontos, preços à vista, fretes, garantias, formas de pagamento e quantidade de produtos disponíveis.

“A decisão pela fiscalização reforçada ocorreu após recebermos reclamações sobre anúncios enganosos durante a Black Friday deste ano. Diferentemente de outras ações,

desta vez o foco não foi apenas orientativo. As empresas que descumpriram a legislação federal e estadual foram autuadas na hora, com a emissão de auto de infração e prazo de 20 dias para apresentação de defesa”, explica Jaiderson.

O Procon Municipal destaca, ainda, que a prática de publicidade enganosa e a omissão de informações obrigatórias estão entre as infrações mais comuns neste período. Antes

Shopping São José exibe “Wicked:

da operação de rua, todas as empresas foram notificadas formalmente, conforme previsto no Decreto Federal 2.181/97, para que adequassem seus materiais publicitários.

“As normas exigem que o preço total à vista seja exibido de forma clara e legível, sem necessidade de cliques adicionais, que o percentual efetivo de desconto esteja indicado e que, no caso de parcelamentos, o consumidor tenha acesso às informações completas sobre juros, número de parcelas e valores”, acrescenta Rivarola. Consumidores que identificarem irregularidades também podem denunciar diretamente ao Procon Municipal. O órgão reforça que a fiscalização continuará durante todo o período promocional, com o objetivo de coibir práticas abusivas e assegurar que as ofertas realmente representem benefícios ao consumidor.

Parte 2” em sessão

especial para mães nesta terça (02)

O CineMaterna realiza hoje, terça-feira (02), sua última sessão do ano com a exibição de “Wicked: Parte 2”, um dos filmes mais aguardados do momento. A sessão começa às 14h10, no Cinemark do Shopping São José, e é dedicada a mães, pais e bebês de até 18 meses.

O ambiente do cinema é adaptado especialmente para as famílias, com trocadores equipados, estacionamento para carrinhos, som mais baixo, luz suave, ar-condicionado

em temperatura amena e tapete de EVA para os pequenos que já engatinham ou caminham. Uma equipe especializada acompanha todo o evento para garantir conforto e acolhimento.

A escolha de Wicked: Parte 2 reflete o enorme entusiasmo do público pelo musical, oferecendo às famílias a chance de aproveitar a estreia em um formato pensado para quem tem bebês. As 10 primeiras famílias com bebês de até 18

meses garantem ingresso cortesia. As demais entradas podem ser adquiridas na bilheteria ou totens do cinema. Participantes da sessão também contam com estacionamento gratuito, mediante resgate do cupom no app do Shopping São José.

O Shopping São José fica na Rua Dona Izabel

A Redentora, 1434, em São José dos Pinhais. Informações adicionais podem ser acessadas no site oficial ou no Instagram @ shopsaojose.

Casa Trilá inaugura unidade em São José dos Pinhais com foco em neurodesenvolvimento infantil

A região metropolitana de Curitiba ganha um novo espaço dedicado ao cuidado e ao desenvolvimento de crianças e adolescentes neurodivergentes. A Casa Trilá, especialista em neurodesenvolvimento, inaugura sua unidade em São José dos Pinhais com o propósito de unir ciência, acolhimento e educação em um ambiente seguro, lúdico e preparado para receber aprendizes e

suas famílias.

Com metodologia baseada na Análise do Comportamento Aplicada (ABA) — referência internacional no tratamento do TEA — a Casa Trilá, parte do grupo ViV Saúde Mental e Emocional, chega para suprir a escassez de serviços integrados que acompanhem o avanço dos diagnósticos e ofereçam intervenções eficazes. O cenário nacional refor-

ça essa necessidade: o Brasil tem 2,4 milhões de pessoas com diagnóstico de TEA, sendo 2,6% entre crianças de 5 a 9 anos. No Paraná, as matrículas de alunos com TEA na rede básica cresceram 44,4% em um ano, demonstrando a urgência por mais espaços especializados.

A Casa Trilá aposta em atendimento humanizado, planos individualizados e uma equipe multidisciplinar

formada por psicólogos, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais. Para a coordenadora técnica, Isabella Roque, o espaço nasce para reconhecer cada criança em sua singularidade e envolver as famílias em todas as etapas do desenvolvimento. A unidade também oferece uma plataforma digital que registra a evolução dos aprendizes e facilita a comunicação com responsáveis e

educadores. A abertura em São José dos Pinhais marca o início do plano de expansão da Casa Trilá no Paraná. Segundo Bianca Aragão, gerente de expansão, o compromisso da marca é construir redes de apoio com famílias, escolas e operadoras de saúde, levando seu modelo de neurodesenvolvimento a novas cidades. Com ambientes que simu-

lam cenários do dia a dia e estimulam o aprendizado por meio do brincar, a Casa Trilá fortalece sua missão de promover autonomia, bem-estar e resultados mensuráveis. A unidade iniciou suas operações em 10 de novembro e já recebe famílias interessadas em conhecer o espaço. No dia 4 de dezembro, realizará um evento especial para parceiros institucionais e profissionais da saúde.

Foto: Divulgação / Prefeitura de São José dos Pinhais

Christopher Cross faz show em Curitiba nesta quarta-feira (03)

Crédito da foto: Max Crace

Christopher Cross já está em Curitiba para o show desta quarta-feira (03), no Teatro Positivo. Depois de nove anos sem passar pela cidade, o ícone da música internacional retorna ao Brasil trazendo clássicos como “Sailing”, “Ride Like the Wind”,

“Arthur’s Theme” e outros sucessos que marcaram gerações. A apresentação começa às 21h. Com mais de 10 milhões de álbuns vendidos, cinco Grammys, um Oscar e um Globo de Ouro, Cross reúne uma das carreiras mais premiadas da músi-

ca. A turnê atual revisita momentos importantes de sua trajetória, passando pelos hits que o tornaram mundialmente conhecido desde seu álbum de estreia, em 1980, até trabalhos mais recentes.

O artista segue pelo Brasil após Curitiba, com

shows em Porto Alegre, São Paulo e São José dos Campos. A apresentação faz parte da agenda da Opus Entretenimento, uma das maiores produtoras de shows da América Latina.

Serviço – Christopher

Cross em Curitiba

Data: 03 de dezembro

Local: Teatro Positivo

Horários: Abertura às 20h | Show às 21h

Ingressos: De R$ 300 a R$ 1.100 (vários setores e modalidades disponíveis)

Classificação: 16 anos (menores apenas acompanhados pelos responsáveis)

Descontos disponíveis – Sócio Clube Opus: 50% – ClubeDisk, Clube Cult e Gazeta do Povo: 40% Formas de pagamento: dinheiro, Pix, cartão de débito e crédito.

Últimos dias da Curitiba Restaurant Week: uma viagem pela Itália sem sair da cidade

A semana final da 30ª edição da Curitiba Restaurant Week já está movimentando a cidade, com menus especiais que seguem o tema “Uma Volta pela Itália”. São 34 restaurantes participantes oferecendo pratos exclusivos e preços acessíveis — uma oportunidade perfeita para aproveitar experiências gastronômicas variadas antes do encerramento, no dia 07 de dezembro.

Entre os destaques do festival, três casas vêm chamando atenção pelo sabor e pela criatividade dos

menus: Luponero Restaurante, Casa Varela e Bardo Company. Cada uma delas celebra a culinária italiana com interpretações autorais, pratos bem executados e uma curadoria que combina tradição e inovação. No Luponero, o público encontra combinações clássicas com toque afetivo, como polenta cremosa com ragu, parmegiana com massa fresca e sobremesas delicadas. Já a Casa Varela aposta na elegância, com risotos aromáticos, carnes de longa cocção e receitas que valorizam ingredien-

tes nacionais com técnicas contemporâneas. No Bardo Company, o menu brinca com textura e criatividade, trazendo massas artesanais, molhos intensos e sobremesas que equilibram cremosidade e frescor.

Além da riqueza gastronômica, o festival também mantém seu impacto social: cada menu vendido oferece ao cliente a possibilidade de doar R$ 2 ao Pequeno Cotolengo, reforçando o caráter solidário do evento.

A Curitiba Restaurant Week segue até o dia 07 de

dezembro, com menus de almoço e jantar em diferentes faixas de preço. Para escolher seu percurso gastronômico, basta consultar os restaurantes participantes e fazer a reserva.

Serviço – 30ª Curitiba Restaurant Week

Quando: até 07 de dezembro

Restaurantes participantes: 34 casas em diversos bairros da cidade

Temática: Uma Volta pela Itália

Redes sociais: @restaurantweekbrasil

Ara Malikian estreia em Curitiba com a turnê Intruso

Pela primeira vez na capital paranaense, o renomado violinista libanês-armênio Ara Malikian se apresenta na Ópera de Arame com o espetáculo Intruso. A turnê, que reúne influências da música clássica, flamenco, rock, pop e folclore latino, chega à cidade no dia 11 de abril, em uma noite que promete intensidade e emoção.

Reconhecido mundialmente por sua performance vibrante e por transformar o violino em uma extensão de suas histórias pessoais,

Malikian traz ao palco a narrativa que inspirou o álbum Intruso. O músico reflete sobre sua trajetória marcada pela sensação de não pertencer totalmente a lugar algum — nem ao Líbano, nem à Armênia, nem à Europa — e transforma essa vivência em liberdade artística.

O repertório inclui faixas expressivas como Tango del Emigrante, Dicen Que Llora, Falling, Habitamos, Cuba No Llores, Roza e Monte Adentro, entre outras composições que

integram sua atual turnê mundial.

Com mais de 40 álbuns gravados e apresentações em palcos icônicos como Carnegie Hall e Musikverein, Ara Malikian é celebrado por sua técnica impecável e pela energia que imprime em cada espetáculo, aproximando a música instrumental de diferentes públicos.

A turnê também passa por Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre antes de desembarcar em Curitiba.

Flamengo conquista o tetra da Libertadores e faz história no futebol brasileiro

O Flamengo venceu o Palmeiras por 1 a 0 na final da Copa Libertadores 2025, realizada no Estádio Monumental, em Lima, e escreveu mais um capítulo histórico no futebol sul-americano. Com um gol de cabeça do zagueiro Danilo no segundo tempo, o

Rubro-Negro garantiu seu quarto título da competição, tornando-se o primeiro clube brasileiro tetracampeão.

Em uma partida intensa e marcada pelo equilíbrio na etapa inicial, o Flamengo soube controlar melhor o jogo conforme

o tempo passou. A defesa se manteve sólida, o meio-campo dominou as ações e o ataque criou as principais oportunidades, pressionando o Palmeiras até achar o gol decisivo. A equipe paulista tentou reagir, mas esbarrou em um sistema defensivo seguro

e em uma atuação coletiva consistente dos cariocas.

O tetracampeonato coroa uma campanha marcada por regularidade, força emocional e a manutenção de um elenco competitivo. Com as conquistas de 1981, 2019, 2022 e agora 2025, o Flamengo reafir-

ma sua hegemonia recente no cenário continental e se consolida como o clube brasileiro mais vitorioso da história da Libertadores. O título também reforça o peso do atual ciclo rubro-negro, que combina gestão, investimento e

protagonismo dentro de campo. A vitória sobre um adversário tão forte quanto o Palmeiras simboliza um momento de afirmação e continuidade para o clube, que segue escrevendo uma era de grandes conquistas e desempenho de alto nível no futebol internacional.

Brasil vira sobre a República Tcheca e segue invicto no Mundial de Handebol

A seleção feminina de handebol do Brasil conquistou uma vitória emocionante ao derrotar a República Tcheca por 28 a 22, neste sábado, no Mundial de 2025. O time brasileiro começou atrás no placar, encerrando o primeiro tempo com desvantagem de 15 a 12,

após uma atuação consistente das adversárias. Na volta do intervalo, o Brasil reagiu com intensidade. Bruna de Paula e Mariane Fernandes se destacaram ao liderar os ataques, garantindo a virada. A goleira Renata também teve papel decisivo, realizando defesas

importantes que seguraram o avanço tcheco.

Com o resultado, o Brasil chegou à sua segunda vitória na competição e assumiu a liderança isolada do Grupo G, mantendo 100% de aproveitamento e mostrando força para a próxima fase do Mundial.

Foto:

Red Bull Racing deve promover Isack Hadjar e deixar

Yuki Tsunoda sem lugar no grid em 2026

A Red Bull deve passar por uma mudança importante na sua formação de pilotos para a temporada 2026 da Fórmula 1. Segundo apurações, Yuki Tsunoda pode deixar o grid da equipe, abrindo espaço para a chegada de Isack Hadjar, um dos talentos mais promissores do programa de desenvolvimento da marca.

Hadjar, que vem se destacando nas categorias de base com performances fortes e grande crescimento técnico, é visto internamente como um nome preparado para dar o próximo passo. A equipe considera que ele reúne não apenas velocidade, mas também consistência e potencial para evoluir rapidamente

previstas para os próximos

anos — especialmente com o novo regulamento de motores e aerodinâmica. A saída de Tsunoda,

caso confirmada, representa o fechamento de um ciclo marcado pela evolução do piloto japonês des-

de sua estreia. Além disso, a possível promoção de Hadjar reforça a confiança da equipe em sua base de talentos, que historicamente revelou grandes nomes do grid. A expectativa é que o jovem piloto traga energia nova e capacidade de adaptação às mudanças do esporte. Analistas também avaliam que essa troca pode ser estratégica para fortalecer a equipe-satélite e dar mais opções de desenvolvimento ao time principal. Com isso, 2026 pode marcar o início de uma nova fase, com Hadjar assumindo um papel de destaque e trazendo novas perspectivas para o desempenho da Red Bull.

Hector Vivas/Getty Images
Divulgação/ IHF

ONG de Curitiba já retirou mais de 30 toneladas de material reciclável das ruas

A Associação Vovô Vitorino, com 33 anos de atuação no Tatuquara (Curitiba) e em Araucária, apresentou seu relatório anual destacando mais de 4 mil pessoas beneficiadas, 482 novos profissionais formados e mais de 30 toneladas de materiais recicláveis retirados das ruas pelo projeto Reciclar é Viver. Os resultados foram mostrados em um encontro com apoiadores, reforçando o impacto social e a transparência da instituição. Entre as frentes de atuação, a capacitação profissional se destaca. O

Projeto Despertar Para a Autonomia II, em parceria com a Petrobras, ofereceu 42 turmas e formou mais de 480 alunos em cursos de beleza, gastronomia, construção civil, administração, mecânica, cuidador de idosos e operação de empilhadeira. As formações incluem oficinas socioemocionais e de empreendedorismo, incentivando autonomia financeira e novos negócios.

Na área ambiental, o Reciclar é Viver reverte materiais recicláveis em alimentos para famílias da região, acumulando cerca de 130 toneladas de comi-

da distribuída ao longo dos anos. Em 2025, os Fóruns Comunitários passaram a integrar o projeto, oferecendo orientações e atendimentos sobre direitos, educação, saúde, renda e preservação ambiental, com apoio de voluntários da PUCPR.

A ONG também mantém ações de fortalecimento de vínculos: 100 crianças participaram de atividades no contraturno escolar, enquanto cerca de 100 idosos estiveram presentes em encontros quinzenais de convivência. A Associação realiza ainda um bazar solidário mensal

e eventos como Festa Junina e Festa da Primavera, além de campanhas sazonais que alcançaram mais de 4 mil crianças neste ano.

Para o Natal, a instituição arrecada 500 frangos e panetones. As doações podem ser entregues na sede ou feitas via PIX até 16 de dezembro.

Fundada em 1992, a Associação Vovô Vitorino segue como referência em assistência social, educação e sustentabilidade, com iniciativas premiadas como o Reciclar é Viver e ações que fortalecem a comunidade local.

Varejo acelera e shoppings projetam alta no Natal

O varejo encerra 2025 em ritmo otimista. Segundo o IAV-IDV, as vendas de dezembro devem crescer 3,9%, e o Shopping São José acompanha essa tendência com a projeção de um aumento de 8% no período natalino. O gerente comercial Fábio Rosa destaca que o ano já soma 7,6% de crescimento em comparação com 2024, impulsionado pelo reforço no mix de lojas, que ganhou marcas como Bibi, Lumaê Gold, Novideia, Natura, Wepink, Puket e Stanley, ampliando as opções para diferentes perfis de consumidores. Para aproveitar o movimento de fim de ano, o shopping lançou uma campanha especial: a cada R$ 300 em compras, os clientes recebem um cupom para concorrer a um Chevrolet Spark Elétrico, com sorteio em 30 de

dezembro. Quem atingir R$ 600 pode retirar um presente Natura no ato, limitado a um por CPF. As notas fiscais podem ser registradas no posto de trocas ou pelo aplicativo do shopping, que oferece cupons em dobro e facilita o processo. A programação natalina também inclui atrações para toda a família. O Trono do Papai Noel no Piso L2 recebe visitantes para fotos, enquanto o Trenó de Natal no Piso L1 oferece um divertido circuito temático para as crianças. A tradicional Árvore Solidária retorna com a meta de atender mais de 1.400 cartinhas de crianças da região. Entre 1º e 4 de dezembro, sempre às 18h30, corais infantis de escolas de São José dos Pinhais e Curitiba se apresentam na Praça de Eventos, trazendo encanto e música ao clima de Natal.

Cuidados no calor: como proteger a pele das crianças nos dias quentes

Com a chegada do período mais quente do ano, as atividades ao ar livre aumentam e, junto com elas, a necessidade de redobrar os cuidados com a pele das crianças. O sol mais intenso, a piscina e as brincadeiras podem causar irritações, ressecamento e até queimaduras se não houver atenção adequada. A partir dos seis meses, o uso de protetor solar já é indicado, dando preferência aos filtros minerais, menos propensos a causar alergias.

É importante aplicar o produto 20 minutos antes da exposição, reaplicar a cada duas horas e, sempre que possível, buscar orientação de um dermatologista. Roupas leves, de algodão ou com proteção UV, além de chapéus e óculos infantis, ajudam a manter a pele fresca e protegida.

Manter a hidratação também é essencial — tanto com ingestão frequente de líquidos quanto com o uso de hidratantes suaves após o banho, que ajudam a

preservar a umidade natural da pele. Produtos infantis hipoalergênicos e opções com glicerina podem reforçar esse cuidado diário, mantendo a pele macia e confortável. Na hora do banho, a recomendação é optar por lavagens rápidas, com água morna e sabonetes delicados, evitando a remoção excessiva da oleosidade natural.

É fundamental também evitar o sol direto entre 10h e 16h, mantendo as crianças em áreas sombreadas e ventiladas. Mesmo na sombra, o uso de roupas com proteção UV continua indispensável, já que a radiação pode refletir na água e na areia. Caso apareçam sinais como vermelhidão persistente, coceira ou bolinhas, é importante suspender o uso de novos produtos e buscar orientação médica. Sempre que for testar algo novo, vale aplicar em uma pequena área antes de espalhar no corpo todo, garantindo mais segurança para os pequenos.

Trem da Serra do Mar inicia operação diária e movimenta turismo na alta temporada

O Trem da Serra do Mar Paranaense já está operando diariamente desde 1º de dezembro, marcando oficialmente o início da alta temporada. A demanda intensa do verão e das férias escolares elevou as projeções: são esperados cerca de 80 mil passageiros até março — um crescimento de 14% em relação ao mesmo período anterior. Segundo o diretor-geral da Serra Verde Express, Adonai Arruda Filho, o trem vive um momento de expansão, impulsionado pelo interesse crescente dos turistas. O trajeto entre Curitiba e Morretes, considerado um dos passeios ferroviários mais bonitos do mundo, cruza túneis, pontes e viadutos históricos em meio à Mata Atlântica preservada.

A operação diária também já movimenta a economia de Morretes, Antonina e outras cidades do litoral, com aumento no fluxo de visitantes em restaurantes, pousadas, comércio e atividades turísticas. Serviço

Período da operação diária: 1º de dezembro a 6 de março

Horários: 8h30 (Curitiba–Morretes) | 15h (Morretes–Curitiba) Retomada do calendário regular: a partir de 7 de março (sexta a domingo)

Divulgação Vovô Vitorino
Freepik

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.