Issuu on Google+

Ano 17 | Nº 4161 | 1º de dezembro de 2016

Diário de Circulação Nacional

Quinta-feira

Casa do Papai Noel abre o Natal 2016 e encanta visitantes Divulgação/PMSJP

» São José dos Pinhais já está em clima de Natal – a tradicional Casa do Papai Noel abriu as portas, na noite desta terça-feira (29), contagiando a todos com a magia e o espírito natalino. São mais de 7 mil m², com decoração e iluminação especiais, que transformaram o Parque da Fonte na morada do Papai Noel. Um grande público acompanhou a cerimônia de abertura. Representantes de instituições e empresas parceiras e várias autoridades políticas marcaram presença. Em seu discurso, o prefeito Luiz Carlos Setim lembrou que a Casa do Papai Noel surgiu na sua primeira gestão, há 18 anos. “Sinto-me realizado com o sucesso do evento, que hoje atrai gente de toda região metropolitana e até de outros estados”, declarou Setim, que entregou a chave da Casa ao Papai Noel, que soltou a voz e animou o público. Página 4

Prefeitos eleitos conhecem soluções de inovação tecnológica Prefeito Setim e o vice-prefeito e eleito 2017, Toninho da Farmácia, entregam a chave da Casa ao Papai Noel

Estado define grupo para gerenciar intervenção em hospital de Foz do Iguaçu

(Celepar) trabalho realizado em conjunto com a Secretaria para Assuntos Estratégicos, tendo como tema “A importância do governo eletrônico na administração municipal: melhoria da gestão pública e prestação de serviços ao cidadão na inPágina 3 ternet”.

Equipes do SAMU recebem treinamento Venilton Küchler

» Aconteceu ontem, 30, no 3º Subgrupamento do 7º Grupamento de Bombeiros sediado em Colombo – o Treinamento com os profissionais de saúde que vão compor o Serviço de Atendimento Móvel de Urgên-

cias – SAMU 192 – Metropolitano. Uma parceria entre o Corpo de Bombeiros e a Prefeitura de Colombo. A Secretaria de Saúde disponibilizou oito técnicos de enfermagem que serão divididos equipes. Página 6

Termina sexta-feira (2) o Mutirão Tributário

Página 4

» O governador Beto Richa autorizou ontem (30) a nomeação dos sete membros da comissão administrativa que vai conduzir o processo de intervenção no Hospital Municipal Padre Germano Lauck, em Foz do Iguaçu. O grupo inicia os trabalhos com uma reunião com a atual direção da unidade. São cinco titulares e dois suplentes, todos indicados dentro do quadro do Governo do Estado e da Prefeitura de Foz. "Escolhemos uma equipe técnica preparada para dar novos rumos a este hospital", explicou o Página 3 governador.

» A oficina 1 do primeiro dia de trabalho do Encontro de Prefeitas e Prefeitos Eleitos do Paraná - Gestão 2017-2020, aberto na tarde de ontem (30), em Foz do Iguaçu, esteve a cargo da Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná

Secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto, visita o Hospital Municipal de Foz

» Foram realizados os jogos definitivos da Copa Pinhais de Futebol Master. As partidas aconteceram no campo da Maria Antonieta e definiram os grandes campeões da edição de 2016 das séries prata e ouro. O campeonato é organizado pela Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer e vem se tornando uma grande tradição esportiva da região. Valendo o título da série prata, deu Passaúna. A equipe que havia vencido a primeira partida, jogou pelo empate contra o Atlético e conseguiu segurar o resulPágina 8 tado.

» O Paraná vai contar nesta sexta-feira (02) com ajuda das Forças Armadas para as ações do Dia de Mobilização Nacional Contra o Aedes aegypti. A data serve para incentivar a intensificação das mobilizações de combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. “Com a chegada do verão e o período de chuvas, o ambiente fica mais propício para o mosquito. Para evitar que novas epidemias ocorram, contamos com a ajuda de todos para reduzir a infestação e, consequentemente, o número de casos das doenças causadas pelo vetor ”, diz a chefe do Centro de Vigilância Ambiental da Secre-

Foto: ANPr

Gera e Passaúna são os grandes campeões da Copa Pinhais de Futebol Master

Forças Armadas vão ajudar o Paraná no combate à dengue taria da Saúde, Ivana Belmonte. Em Curitiba e Região Metropolitana, o Comando da Artilharia Divisionária da 5ª Divisão de Exército vai pôr à disposição dois mil militares. Eles farão palestras e ações de combate ao mosquito em 20 escolas de Curitiba, São José dos Pinhais e Paranaguá.

Editais página 6


2

| Quinta-feira, 1Âş de dezembro de 2016 |

AB NotĂ­cias

abnoticias@abcom.com.br (41) 3014-6764

ENSINO MÉDIO A Escola Estadual do Campo de Vista Alegre vai passar a ofertar Ensino MÊdio. O prÊdio ficaem Eneas Marques, no Sudoeste do Paranå, no Distrito de Vista Alegre. A modalidade jå vai funcionar em 2017. O colÊgio rural vai ofertar tudo o que o urbano ensina. Inclusive, a Escola faz parte de projetos de investimento como o Programa Escola 1000 e o Novo Mais Educação.



MetrĂł ole OAB/SJP

CASA PRÓPRIA Famílias de Foz do Jordão, no Centro-Sul do Paranå, jå estão com a casa própria. São 41 imóveis novos para 28 famílias da cidade e 13 de pequenos produtores rurais em condiçþes precårias. As residências vão proporcionar melhor qualidade de vida a essas pessoas. O pagamento dos imóveis Ê feito de forma facilitada para que elas possam ter como pagar.

OBRAS CONCLU�DAS A Prefeitura de Santo Antônio da Platina, no Norte Pioneiro, concluiu as obras na Vila Santa Terezinha. O local era de difícil acesso e agora recebeu pavimentação completa. Calçadas ainda vão ser construídas e resta finalizar as sinalizaçþes horizontais e verticais. São 3 milhþes e meio de reais em investimentos nas obras.

NĂŁo vai dar em nada!

PAPAI NOEL No dia 2 de dezembro, acontece a chegada do Papai Noelem Campo Mourão, no Centro Ocidental do Estado. Às 8 horas da noite, o bom velinho vai dar as boas vindas aos moradores. AlÊm disso, quem comparecer ao local vai poder assistir à performances da Trupe da Escola Municipal de Circo e show musical com a cantora lírica Sônia Mårcia Cardoso e o Coral Canto e Cultura. Mais informaçþes no site campomourao.pr.gov.br.

APP NOTA PR O programa Nota Paranå agora conta com um aplicativo. O recurso permite que o consumidor realize pesquisa de preços, comparando o valor de um produto em diferentes estabelecimentos. O aplicativo estå disponível para Android e iOS. São mais de 10 milhþes de preços de produtos, atualizado semanalmente por 60 mil estabelecimentos varejistas no Estado.

A impunidade tem sustentado a corrupção e a violência, assim como o desinteresse pela política tem entregado a administração do dinheiro público para grupos que possuem interesses escusos, fraudam licitaçþes, obras e compras públicas. Atualmente verdadeiros grupos criminosos planejam gastos com subornos, eventual prisão e a aprovação de leis que lhes convÊm. Contudo, a cultura de se levar vantagem em tudo tem atenuado suas

açþes e muitos eleitores reconhecem o polĂ­tico que “rouba, mas fazâ€?. “NĂŁo vai dar em Nadaâ€? virou bordĂŁo na boca dos brasileiros de tanto verem aflorar exemplos de impunidade e injustiça, nas esferas de governo, executivo, legislativo e judiciĂĄrio. A OAB SĂŁo JosĂŠ dos Pinhais espera que a esperança exista naqueles que nĂŁo se vendem, nĂŁo aceitam a oferta. HĂĄ sim muitos cidadĂŁos, polĂ­ticos e autoridades que acreditam num PaĂ­s melhor e nĂłs estamos com eles.

HERANÇA CULTURAL A Associação Parque Histórico de Carambeí preserva a cultura dos imigrantes. Neste próximo dia 3 de dezembro, o local celebra o dia de Sinterklaas, tambÊm conhecido como São Nicolau. A tradicional festa acontece a partir das 4 horas da tarde, marcando o primeiro dia do Natal no parque.

NOVO CRE A construção do novo Centro Regional de Especialidadesem Francisco Beltrão, no Sudoeste do Paranå, estå no fim. São mais de 5 mil metros quadrados de construção. O objetivo Ê finalizar tudo para que o local jå possa atender a população no início do ano que vem. O Centro vai ofertar mais qualidade de vida para as pessoas da região.

OFICINA DE CARTĂƒO A Biblioteca da Vila Nova, em Londrina, vai realizar Oficina de CartĂŁo Natalino. O curso ĂŠ gratuito e destinado a maiores de 9 anos. O material vai ser fornecido pela prĂłpria Biblioteca. A tĂŠcnica ensinada vai ser a de tiras de papel enroladas, a chamada arte do quilling. O curso acontece nos dias 1 e 2 de dezembro no local. Para se inscrever, o telefone ĂŠ o 3329 6993, DDD 43.

CONCURSO PÚBLICO Quatiguå, no Norte Pioneiro, abriu o Processo Seletivo Público. O Concurso Público Ê para níveis fundamental, tÊcnico e superior. Os cargos vão suprir o quadro de empregados do Centro de Atendimento Emergencial. As inscriçþes podem ser feitas via internet atÊ o dia 5 de dezembro. O site Ê o fundacaofafipa.org.br/concurso.

MEDICINA ORIENTAL Acupuntura Ê eficaz no tratamento de alergias, segundo pesquisa do Centro MÊdico da Universidade CharitÊ, na Alemanha. No estudo, metade dos 422 participantes que sofriam de alergia foram submetidos a sessþes da pråtica e relataram um maior alívio de sintomas como coriza e lacrimação do que quem apenas foi medicado. No entanto, os estudiosos não conseguem ainda explicar de que forma o procedimento interfere na melhora da alergia.

SABĂƒO CASEIRO A Casa da Mulher de Londrina estĂĄ com oficina de produção de sabĂŁo caseiro. A aula ĂŠ gratuita e vai ensinar a produzir sabĂŁo utilizando Ăłleos comestĂ­veis residuais. A atividade acontece neste dia 2 e tem como objetivo conscientizar sobre um processo adequado para a produção do material, preservando o meio ambiente. As vagas sĂŁo limitadas. Podem participar mulheres acima de 18 anos em situação de vulnerabilidade social e econĂ´mica.

0HWUy ROH  ZZZPHWURSROHMRUQDOFRPEU

@



+RPH3DJHZZZPHWURSROHMRUQDOFRPEU 5XD'U0DQRHO5LEHLURGH&DPSRV&HQWUR 6mR-RVpGRV3LQKDLV35&(3 )RQHV   )XQGDGRU$U\/HRQHOGD&UX] &RQWDWRV5HGDomROXVWRVD#RQGDFRPEU 'LUHWRU&RPHUFLDO0DXULFLR2UODQGR0RVVRQ )RQHV   (PDLOFLDO#FWEDPHWURSROHFRPEU 3XEOLFDo}HV/HJDLV 5HSUHVHQWDQWH(GLWDO&HQWHU/WGD )RQHV   (PDLOFLDO#FWEDPHWURSROHFRPEU 'HSDUWDPHQWR&RPHUFLDOEXWXULPHWURSROH#KRWPDLOFRP 'HSDUWDPHQWR$GPLQLVWUDomRDGPPHWURSROH#KRWPDLOFRP 'HSDUWDPHQWR)LQDQFHLURILQDQFHLURPHWURSROH#KRWPDLOFRP )LOLDGR6LQGLFDWRGDV(PSUHVDVGH-RUQDLVH 5HYLVWDVGR(VWDGRGR3DUDQi $',35$VVRFLDomRGRV'LiULRVGR,QWHULRU 5HSUHVHQWDQWHHP6DQWD&DWDULQD3DUDQi6mR3DXOR 5LRGH-DQHLURH%UDVtOLD&HQWUDOGH&RPXQLFDomR6&6 4'%O'6DODV(GLI2VFDU1LHPH\HU &(3%UDVtOLD'LVWULWR)HGHUDO )RQHV   $VPDWpULDVRSLQDWLYDVTXHYHQKDPDVVLQDGDVQmRH[SUHVVDPQHFHVVDULDPHQWH DRSLQLmRGRMRUQDO

ReuniĂŁo Aberta do Licenciamento Ambiental e PEC 65/2012 Na noite do dia 29/11/2016, a ComissĂŁo de Direito Ambiental da Subseção da OAB de SĂŁo JosĂŠ dos Pinhais/PR, realizou no auditĂłrio da Subseção, reuniĂŁo aberta com o tema “Licenciamento Ambiental e PEC 65/2012â€?. O evento contou com a presença dos palestrantes Dr. Alessandro Panasolo, advogado e professor da UFPR, Dr. Alexandre Gaio, promotor de Justiça, atualmente em exercĂ­cio no Centro Operacional Ă s Promotorias de Proteção ao Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo do MinistĂŠrio PĂşblico do ParanĂĄ e Dra. Edilaine Vieira, Diretora de avaliação de impactos ambientais e licenciamentos especiais do Instituto Ambiental do ParanĂĄ e membro da ComissĂŁo de Direito Ambiental. Foram analisados, nĂŁo apenas a PEC 65, mas os vĂĄrios projetos de lei e de alteração de resoluçþes do CONAMA que versam sobre o tema, e quais serĂŁo os impactos

gerados por estas alteraçþes legislativas em trâmite no Congresso Nacional e no CONAMA. Os palestrantes trouxeram à reflexão exemplos pråticos e suas experiências profissionais, cada um em sua respectiva årea. Dr. Alessandro Panasolo destacou as dificuldades enfrentadas pelo advogado com atuação na årea ambiental, bem como do profissional empreendedor frente ao procedimento de licenciamento ambiental, especialmente no que se refere à burocracia e morosidade do sistema. Dr. Alexandre Gaio esclareceu as dificuldades enfrentadas pelo promotor de justiça, na qualidade de fiscal do ordenamento jurídico, inclusive, com a falta de disponibilização de dados pelos órgãos ambientais e morosidade quanto à divulgação de tais dados, refletindo de forma negativa à importante atuação preventiva da instituição na årea ambiental, recaindo na judicialização de lides.

Dra. Edilaine Vieira, expôs suas experiências junto ao IAP e as dificuldades enfrentadas pelo órgão, especialmente, diante da escassez de corpo tÊcnico comparado à demanda de trabalho e importância do órgão. De forma uníssona, os palestrantes e a Comissão de Direito Ambiental reiteraram seu posicionamento contrårio à PEC 65/2012, por violar os direitos contidos na Constituição Federal de 1988, que deve ser interpretada de forma sistemåtica, isto Ê, a partir da anålise conjunta de seus dispositivos. Sendo assim, a PEC 65 viola, não apenas o princípio da precaução e prevenção, mas tambÊm representa um retrocesso ao direito ambiental. Concluiu-se que a legislação que regula o licenciamento ambiental no Brasil, bem como as alteraçþes legislativas mencionadas pelos palestrantes ignoram a realidade dos órgãos ambientais do país,

especialmente no que se refere à falta de profissionais e corpo tÊcnico, bem como o sucateamento das estruturas físicas dos órgãos, quando existentes, o que inviabiliza a efetividade da própria norma. O evento contou, ainda, com a presença do Presidente da Comissão de Direito Ambiental da OAB Seção Paranå, Dr. Alaim Stefanello e demais membros, restando nítido o essencial e produtivo diålogo entre as instituiçþes. A Comissão de Direito Ambiental da OAB-São JosÊ dos Pinhais, por sua Presidente Dra. Patrícia PrÊcoma Pellanda, concluiu os trabalhos da reunião aberta no sentido de que o debate realizado seja o primeiro passo para a efetiva realização de melhorias nos procedimentos do Licenciamento Ambiental em nosso Estado, a partir do diålogo e da atuação conjunta das instituiçþes. Comissão de Direito Ambiental - OAB/SJP

Ministro das Cidades integra campanha de mobilização do Governo Federal em prol do combate ao mosquito Aedes aegypti Amanhã (02), o ministro das Cidades, Bruno Araújo, vai a João Pessoa (PB) para uma ação nacional de combate ao mosquito Aedes aegypti, no Dia Nacional de Combate ao Mosquito. A ação, que faz parte da Campanha Nacional de Mobilização contra o Aedes Aegypti do Governo Federal, busca ampliar a conscientização da população sobre cuidados simples e de rotina no enfrentamento ao vetor de doenças como a Dengue, Febre Amarela, Zika e febre Chikungunya, impedindo assim a sua reprodução e o aumento de casos de microcefalia. Na programação, o ministro farå uma visita ao posto da Polícia Rodoviåria Federal de Manguinhos, no município de Bayeux, para vistoria de focos do mosquito. De lå, ele assinarå uma ata de regulamentação da Lei do Leilão. Ao lado do prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, Araújo farå visita à Escola Estadual Cidadã Integral TÊcnica Erenice Cavalcante FidÊles, com aproximadamente 270 alunos. O ministro passarå nas salas Charles Darwin, onde haverå apresentação do repelente contra o mosquito, e Melta Santos, para apresentação do mural com projetos ministrados durante o ano. Na sequência, a visita serå na Sala Estadual de Comando e Controle, no Espaço Cultural. O ministro e autoridades recebem explicação sobre o funcionamento da sala e do aplicativo Aedes na Mira. Criada pelo Governo do Estado, a ferramenta tem o objetivo de agilizar o combate ao mosquito Aedes aegypti. Por fim, o ministro visitarå casas com alta incidência de casos de doenças causadas pelo mosquito.

Em reunião realizada no dia 16 de novembro, na Casa Civil da Presidência da República, para debater açþes de combate ao mosquito, o ministro Bruno Araújo recebeu do Presidente Michel Temer a incumbência de priorizar municípios com microcefalia. Esta serå a primeira ação da nova gestão do ministro Araújo, à frente da pasta desde maio deste ano. Dia Nacional de Combate ao Mosquito – Nesta data serão realizadas açþes integradas e simultâneas nas capitais do País, em articulação com prefeituras, governos estaduais e população. Ministros de Estado, militares das Forças Armadas, agentes de saúde e de defesa civil visitarão residências, escolas, órgãos públicos, canteiros de obras e outros locais para conscientizar a população sobre a importância do engajamento de todos na luta contra o Aedes aegytpi. Para ajudar a eliminar o foco do mosquito, algumas atitudes são necessårias como tampar e manter limpos com ågua e sabão as caixas d’ågua, calhas e outros reservatórios; guardar pneus em locais cobertos; guardar garrafas, baldes e outros recipientes com a boca virada para baixo; limpar periodicamente ralos, canaletas e outros tipos de escoamentos de ågua; limpar e retirar acúmulo de ågua de bandejas de ar-condicionado e de geladeiras; colocar areia nos pratos de vasos de plantas ou realizar limpeza semanal; retirar ågua e fazer limpeza periódica em plantas e årvores que podem acumular ågua, como bambu e bromÊlias; esticar lonas usadas para cobrir objetos, como pneus e entulhos; manter limpas as piscinas; alÊm de guardar ou jogar no lixo quaisquer objetos que possam acumular ågua.


3

| Quinta-feira, 1º de dezembro de 2016 |

Estado define grupo para gerenciar intervenção em hospital de Foz do Iguaçu

TEM POLÍTICO Começo doDEMAIS fim

Precisa-se de um Príncipe de Salina para A os crise está instalada. acordar políticos. É urgente. Eles chegaram “Eles aproveitaram pro- que mudem alao fundo da cloaca. Éum preciso jeto decoisa combate à corrupção guma se querem sobreviver e preservar para se protegerem”, privilégios. Os brasileirosafirperderam a paciênmou procurador Carlos os métodos e, cia e jáonão engolem o sistema, Fernando dos Santos principalmente,os vícios.Lima. Olha orenunciar caos. O Brasil tem mais de 30 parti“Vamos coletivados, dos à quais pelos menos uns 20 são apenas mente Lava Jato caso legendas de aluguel, ideologia, sem idéiessa proposta sejasem sancioas, sem programas. Não servem para nada, a nada pelo presidente” não ser proveito dos próprios donos desOpara plenário da Câmara ses partidos. dos Deputados aprovou na Tem Estado demais e quer saber?aTem madrugada de ontem, –por 313 votos 132 e cinpolítico demais. Tem deputado federal demais, co abstenções, a possibilidade de juízes e memtem deputado estadual demais, tem vereador bros do Ministério Público serem processados demais. E como tem demais, eles criam leis imbecis, como a lei municipal que exige que toda porta de elevador tenha uma plaquinha a exigir que antes de entrar no elevador o cidadão deve verificar se ele está parado no seu O líder do PDT na Câmara dos Deputados, andar. Weverton Rocha (MA), autor da emenda que desfigurou as chamadas dez medidas de combate à corrupção, é investigado no Supremo Tribunal Federal (STF) em Beto reassume ao menos dois inquéritos por crimes contra a adminisBetopública. Richa reassumiu cargo de governador. Voltou tração A emendao apresentada pelo pedetista retemperado para enfrentar os próximos 40 dias que seincorporou ao texto a previsão de crime de responsabirão tumultuados pelas eleições municipais. Richa tem canlidade próprio de juízesoue em promotores, claraos resposta à opedidato aliança ememtodos municípios do ração Lava-jato e às medidas que endurecem o comParaná. bate à corrupção.

Leis, leis demais

Traíras

Além de Estado demais, temos lei demais. Nestas eleições municipais de agora, haverá um aumento assustaparanaenses que foramPorque a favor ser da dor noMarquem número aí deoscandidatos a vereador. punição de juízes e promotores: (PSL),sonha Assis político com mandato é bom Alfredo demaisKaefer para quem do Couto (PDT), Dilceu Sperafico (PP), Edmar Arruda enriquecer rapidamente e não confia na sorte para acertar os números loteria. um mandato neste Brasil (PSD), Enio da Verri (PT),Ter Evandro Romaneletivo (PSD), Giacobo brasileiro ser (PMDB), melhor negócio ganhar na Osmar loteria. (PR), Joãopode Arruda Nelsonque Meurer (PP), Temos um deputado nativo que ganhou seis vezes Serraglio (PMDB), Takayama (PSC) e Zeca Dirceu (PT).na loteria, nem por isso abandona o mandato.

Nanico Pra que? com os grandes

Para que Curitiba precisa 36overeadores? Poruma que A Polícia Federal disseterque Grupo Bertin, apequena Assembléia Legislativa precisa ter 54 Por empresa, também participou da deputados? reforma do sítio que raios a Câmara Federal tem que ter 513 deputados? de Atibaia. O Grupo Bertin ganhou um contrato na Belo Sou um ser político. Acredito em política. Acredito profunMonte junto com as construtoras Andrade Gutierrez e OAS, damente na importância do equilíbrio entre os três Podepor conta desta prestação de E andou aqui pelo res. Acredito profundamente naserviço. importância do Parlamento. Paraná em tourdifícil. palaciano. Mas tá ficando

investigadas pelo Ministério Público. A situação gerou diversos problemas administrativos, que ameaçam o funcionamento da estrutura. De acordo com o secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, a comissão será responsável por avaliar criteriosamente a real situação do hospital. “Após isso, o grupo terá a missão de reorganizar o serviço, definindo as atitudes necessárias para garantir a continuidade do atendimento da população", informou o secretário. A equipe será coordenada pelo diretor-técnico da Fundação Estatal de Atenção à Saúde do Paraná (Funeas-PR), Moisés Warszawiak. A instituição, vinculada ao Governo do Estado, será importante para o projeto de fortalecimento do hospital em curto

e médio prazo, especialmente na contratação de profissionais médicos e outros serviços. O diretor-geral da secretaria estadual da Saúde, Sezifredo Paz, afirma que a intervenção é administrativa e não judicial, conforme consenso com os Ministérios Públicos Estadual e Federal. “A intervenção terá um prazo de 180 dias, renováveis por mais 180 dias. Ela envolve exclusivamente a gestão dos serviços e não abrange os bens e patrimônios do hospital, que seguem com a prefeitura", esclareceu. A intenção é dar estabilidade à instituição e restabelecer o fluxo de atendimento no local. Os servidores públicos de carreira serão mantidos. Já os profissionais com outros vínculos empregatícios

terão os contratos reavaliados. Desde 2013, o Estado aplicou mais de R$ 38 milhões em recursos extras para auxiliar no funcionamento da unidade. Os incentivos foram destinados ao custeio dos serviços e outras despesas importantes. Para o membro do Conselho de Desenvolvimento de Foz (Codefoz), Danilo Ventrusculo, a intervenção do Estado é a grande oportunidade de resolver o problema da saúde em Foz do Iguaçu. “Nos colocamos à disposição para ajudar no que for preciso para resgatar esta estrutura, tão importante para nossa sociedade. Agradecemos ao Estado por esta atitude e estamos confiantes nas soluções que serão dadas", disse.

Divulgação Celepar

son Carvalho Leite, na conversa que manteve com os prefeitos e vice-prefeitos eleitos durante a oficina. Em função do controle que a sociedade exerce sobre os gestores públicos, as gestões municipais, de acordo com Leite, precisam estar estruturadas em sistemas de inteligência que permitam a transparência dos atos administrativos. Um exemplo citado por ele é o Governo Eletrônico em Números, painel elaborado pela Celepar que apresenta, em tempo real, os serviços públicos que o Estado presta à população paranaense, resultados dos quase 600 estudos de Business Intelligence (BI1s) desenvolvidos pela companhia para toda a administração estadual. Jacson Leite apresentou a Loja da Celepar, área vinculada à diretoria de Mercado,

voltada para atender exclusivamente as prefeituras. Nela, como explicou o presidente, são ofertadas cerca de 20 soluções destinadas ao planejamento e modernização da gestão pública municipal. Entre os produtos oferecidos pela companhia, estão, entre outros, os sistemas de Gestão Integrada de relacionamento, Gestão Integrada de Trânsito, Manutenção de Frotas, Gestão de Recursos Humanos, Prefeituras 156, Documentador, Gestor de Sites, Gestão Hospitalar e Ambulatorial, Portal de Transparência dos Municípios e o Sigo, ferramenta que permite o gerenciamento das reivindicações da população (www.lojadacelepar.pr.gov.br). Nos últimos dois anos, como explicou Jacson Leite, a Celepar vem desenvolvendo um trabalho mais efetivo vol-

tado aos municípios para que as soluções de tecnologia da informação e comunicação adotadas pelo Governo do Estado também estejam disponíveis aos prefeitos. “Quanto mais moderna for a gestão pública, quer estadual ou municipal, melhores serão os serviços públicos recebidos pelos cidadãos. Trabalhamos para que a tecnologia esteja voltada à melhoria contínua da qualidade de vida da população”. CIDADANIA DIGITAL O secretário Flávio Arns falou sobre o Espaço Cidadão, centros de inclusão digital, de aperfeiçoamento profissional e democratização do conhecimento e serviços do Governo, além do Rede 399 internet para todos, programa que incentiva a instalação de internet banda larga em cada município do Estado.

CPI investiga Lula na

Federal

Sem saber, países como Noruega e Alemanha podem O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou ter financiado invasões de terras por organizações como pouco antes das 17h de ontem ao prédio da Justiça FeMST, com suas doações milionárias ao Fundo Amazônia. em São do Campo, que na Grande PauAderal suspeita é daBernardo CPI da Funai/Incra, enfrentaSão dificuldalo. Para ser ouvidoo pela pelo juiz no federal des para investigar papelprimeira de ONGsvez na violência campo. PelaMoro, primeira vez, uma pelas liminar do STF proíbe umaLava CPI Sérgio responsável ações da Operação de quebras de sigilo de ONGs que devempor ter Jatoexaminar na primeira instância. Chegou acompanhado muito a esconder. cerca de 20 militantes do PT que ficaram na frente do

edifício. E com osdisfarçada advogados José Roberto Batochio e Invasão

Roberto Teixeira. Para prestar por ONGs investigadas são pagas comdepoimento, dinheiro do Fundo videoconferência, como testemunha depuAmazônia para promover “Retomadade dedefesa Áreas do Tradicionais”, disfarce edeex-presidente invasão. Somente a Noruega fez doatado cassado da Câmara Eduardo Cuções 1,02 bilhão de dólares, equivalentes a R$3,3 bilhões nha (PMDB-RJ). ao Fundo Amazônia, que é administrado pelo BNDES. FRASES

Secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto, visita o Hospital Municipal de Foz do Iguaçu

Prefeitos eleitos conhecem soluções de inovação tecnológica A oficina 1 do primeiro dia de trabalho do Encontro de Prefeitas e Prefeitos Eleitos do Paraná - Gestão 20172020, aberto na tarde desta quarta-feira (30), em Foz do Iguaçu, esteve a cargo da Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar) trabalho realizado em conjunto com a Secretaria para Assuntos Estratégicos (SEAE), tendo como tema “A importância do governo eletrônico na administração municipal: melhoria da gestão pública e prestação de serviços ao cidadão na internet”. O secretário para Assuntos Estratégicos, Flávio Arns, destacou a importância de boas parcerias para que os prefeitos possam administrar seus municípios, “além de uma gestão pautada no diálogo nos três níveis de governo e, principalmente, com a população”. Arns falou também sobre a necessidade dos prefeitos implantarem bons sistemas de informação para o planejamento e o acompanhamento de ações diárias da gestão pública. INTELIGÊNCIA Por meio de seus 900 sistemas corporativos, a Celepar atende a administração pública estadual, e esta experiência a companhia está levando aos municípios paranaenses. “Na prática, queremos que cada prefeito administre sua cidade tendo todas as informações na palma da mão”, disse o presidente Jac-

Política, Cultura & o Poder por trás dos Panos

Em causa própria

Venilton Küchler

O governador Beto Richa autorizou nesta quarta-feira (30) a nomeação dos sete membros da comissão administrativa que vai conduzir o processo de intervenção no Hospital Municipal Padre Germano Lauck, em Foz do Iguaçu. O grupo inicia os trabalhos com uma reunião com a atual direção da unidade. São cinco titulares e dois suplentes, todos indicados dentro do quadro do Governo do Estado e da Prefeitura de Foz. "Escolhemos uma equipe técnica preparada para dar novos rumos a este hospital tão importante para toda a região", explicou o governador. Richa ressalta que a medida vai auxiliar no resgate do unidade, que passa por uma grave crise financeira. "Não podemos nos omitir neste tipo de situação. Vamos fazer de tudo para garantir que o atendimento seja mantido e a população não seja prejudicada", assegurou o governador. A nomeação dos componentes da comissão atende ao decreto estadual 5.582/2016, em que o governador Beto Richa autoriza o Estado a assumir a gestão do hospital. O objetivo é fortalecer a unidade, que se consolidou como a única referência de urgência e emergência para Foz do Iguaçu e mais oito municípios. Atualmente, o Hospital Municipal conta com 180 leitos, sendo 26 de UTI. Recentemente, a unidade foi alvo de uma série de denúncias de corrupção, que estão sendo

Fábio Campana por crimes de abuso de autoridade. A reação de juízes e promotores foi imediata. “Viemos a público para denunciar o golpe mais forte desferido contra a Lava Jato concretamente em toda a sua história pelo Congresso Nacional”, afirmou o procurador Deltan Dallagnol durante coletiva de imprensa na tarde desta quarta. Segundo ele, com a decisão da Câmara, as 10 medidas contra a corrupção foram rasgadas. “A Câmara sinalizou o começo do fim da Lava Jato”, disse Dallagnol.

Não calará A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, divulgou nota em que lamenta a aprovação, pela Câmara dos Deputados, do projeto que torna crime o abuso de autoridade para juízes e procuraSeu dinheirinho dores, a agora chamada Lei da Intimidação.

Apenas um dos projetos financiados pelo Fundo Amazônia rendeu à ONG ISA (Instituto Socioambiental), por exemplo, R$ 11,7 milhões.Um projeto para “apoiar o forA violência da manifestação Brasília revelou altalecimento das cadeias de valor daem sociobiodiversidade”, teração derendeu entidades comomilhões. CUT e MST: a seja lá o de queestratégia signifique, R$8,02

Tocar o terror

ordem agora é “tocar o terror” e não apenas “protestar” Virou quartel contra o limite dos gastos públicos, dos quais se locupleA pretexto da segurança do governador Rodrigo taram nos governos do PT. O objetivo de invadir o ConRollemberg (PSB) e familiares, a Casa Militar do governo gresso, para impedir na Câmara no Senado, foi do Distrito Federal se sessões transformou em um everdadeiro quarfrustrado pelaMilitar pronta açãodo daPalácio Políciado Militar do“Batalhão” DF. Adotel da Polícia dentro Buriti. tou-se o “plano B”, para destruir ou depredar lixeiras, comaior que os de cidades como Ceilândia e São Sebastião. Os funcionários da Casa Militar, na maioria policiais nes,387 banheiros químicos, automóveis e prédios. militares, fazem falta nas ruas de Brasília, onde criminalidade só faz crescer.

Com os bandidos

Desperdício A inteligência policial detectou bandidos comuns associados aos organizadores do protesto violento. Sete miO gabinete do vice-governador do DF, que não muito onistérios que fazer, concentra 50 policiais militares, além um foram depredados. Antes de incendiar, os de bandipequeno exército de de Brasília civis. Para protegeros oscarros, 100 mil dos do “protesto” saquearam nasmoraprodores de São Sebastião, no DF, a PM dispõe de número ximidades da Catedral de Brasília. Além de promoverem semelhante de policiais no gabinete do governador. destruição, os bandidos também agrediram covardemente Subutilização cidadãos que tentavam se afastar da área de conflito.

Calero e a CPI

Além de fazerem serviços de segurança, policiais são empregados em tarefas como motorista, estafeta, carregador de pastas etc. da EmCultura entrevista ao programa “Minha O ex-ministro Marcelo Calero pressioBrasília”, em que Daniel Zuko faz entrevistas enquanto nou contra a instalação da CPI da Lei Rouanet na Câmadirige seu carro, o mineiro Carlinhos Vidente cravou: Dilma ra dos Deputados, tanto quanto foi pressionado por Geddel cai, Lula vai preso e Michel Temer renunciará.

Vieira Lima a levantar o embargo do Iphan à obra do ediapoiada fícioExpulsão dele, em Salvador. Calero não queria CPI investigando portal Diário adoleiPoder mostra àque 74% do aPesquisa farra milionária usando de incentivo cultura. dos seus leitores apoiam expulsãoAlberto da senadora Kátia Ele telefonou três vezes ao adeputado Fraga (DEMAbreu do PMDB. Apenas 6% são contrários ao desligaDF), presidente da CPI, tentando impedir sua instalação. mento da ex-ministra de Dilma.

Tráfico de influência Faltou aritmética

Lula disse Fraga à BBCconfirma que “dificilmente” país fará Alberto a pressão outro do ex-ministro uma Olimpíada Brasil. Isso porque “Quem foi “100% Marcelo Calerocomo contraa adoCPI da Lei Rouanet. copaixão, 100% alma e 100% razão”. Deve ter sido a fórmula meteu tráfico de influência? ”, questiona. do petrolão também.

“A Câmara sinalizou o começou do fim Lava Jato”. do meu vice-presidente.” “Visivelmente, eu errei nada escolha Deltan Dallagnol, procurador da Lava Jato. Dilma Rousseff, entrevista agências estrangeiras. “Não será possível trabalharem na Lava Jato se a lei daaintimidação for aprovada.” Deltan Dallagnol “Como não temosque instituições sólidas, qualquer me permitam a expressão, abala as “Disseram era muito impossível e a fatozinho, gente foi lá e fez.” instituições. ” Bernardinho, técnico da seleção brasileira de vôlei. Michel Temer em discurso a empresários.

Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira discute novas ações operacionais Forças municipais, estaduais e federais de segurança que integram o Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira (GGIFron) participaram da última reunião do ano realizada pelo órgão, no município de Foz do Iguaçu, no Oeste do Estado, ontem (30). “O que é desenvolvido como política de segurança pública na região de fronteira reflete no Estado inteiro”, disse o secretário da Segurança Pública e Administração Penitenciária, Wagner Mesquita. “Hoje, Foz do Iguaçu é uma cidade que floresce cada vez mais para o turismo, diferente do ambiente encontrado dez anos atrás”, comparou ele Na reunião foram discutidas as operações integradas deflagradas nos últimos meses e começaram a ser traçadas ações operacionais para os próximos meses. “Tivemos um ano atípico em todos os sentidos, período de instabilidade financeira para a população, instabilidade política, que reflete no trabalho operacional, alto índice de desemprego e tudo isso exigiu muito da polícia. Mesmo assim, acredito que nosso saldo é positivo, porque tivemos um ano de muito sucesso no trabalho desenvolvido”, avaliou o secretário. Mesquita mencionou a Operação Impacto, deflagrada durante 30 dias, após meses de planejamento estratégico. De acordo com ele, a polícia tem trabalhado cada vez mais, tendo que lidar com problemas como a reincidência criminal. “Verificamos situações como a de um assaltante que foi autuado por furto e roubo seis vezes, uma por mês”, exemplificou ele. ENCERRAMENTO - Com a coordenação da Secretaria da Segurança Pública e Administração Penitenciária, o GGIFron agrega forças na busca pelo combate conjunto aos crimes específicos da fronteira. Com 139 municípios, a região fronteiriça abriga 22,71% do total da população do Estado, o que faz do Paraná o segundo estado do Brasil com o maior número de municípios e população situados na faixa de fronteira. “Trouxemos a sociedade civil organizada para participar das discussões e trabalhamos, ao longo do ano, na integração da segurança pública com as áreas do meio ambiente e do turismo, que estão intrinsecamente ligadas aqui na região”, relembrou o coordenador do GGIFron, tenente Cleiton Lima, mencionando a criação da Companhia da PM de Atendimento ao Turista, a primeira do gênero no Paraná. Ele também ressaltou a solidez nas ações desenvolvidas e as operações integradas. “A intenção é maximizá-las no ano que vem e fazer reuniões em outras cidades da região, para motivar os municípios a criarem escritórios locais do Gabinete de Gestão Integrada”, antecipou. AVALIAÇÃO – Para o responsável pelo 5º Comando regional da PM, coronel Washington Lee Abe, a troca de experiências entre os diversos órgãos de repressão e fiscalização é fundamental para um trabalho eficaz no combate à criminalidade, refletido no GGIFron. “Mantemos uma boa troca de informações e é uma questão de sobrevivência estarmos todos unidos aqui. Nenhuma polícia do mundo é polícia eficaz sem informação”, afirmou. A ênfase na integração para um trabalho efetivo na região de fronteira foi reforçada pelo agente da Polícia Federal Augusto da Cruz Rodrigues, que fez uma apresentação nesta edição do GGIFron, bem como o diretor da Guarda Municipal de Foz do Iguaçu, Gerson Rodrigues Vieira, que apresentou ações deflagradas nos últimos três meses, nas áreas indicadas com maior incidência de crimes pela Coordenadoria de Análise e Planejamento Estratégico (Cape) da Secretaria da Segurança Pública.


4

| Quinta-feira, 1º de dezembro de 2016 |

São José dos Pinhais já está em clima de Natal – a tradicional Casa do Papai Noel abriu as portas, na noite desta terça-feira (29), contagiando a todos com a magia e o espírito natalino. São mais de 7 mil m², com decoração e iluminação especiais, que transformaram o Parque da Fonte na morada do Papai Noel. Um grande público acompanhou a cerimônia de abertura. Representantes de instituições e empresas parceiras e várias autoridades políticas marcaram presença. Em seu discurso, o prefeito Luiz Carlos Setim lembrou que a Casa do Papai Noel surgiu na sua primeira gestão, há 18 anos. “Sinto-me realizado com o sucesso do evento, que hoje atrai gente de toda região metropolitana e até de outros estados”, declarou Setim, que entregou a chave da Casa ao Papai Noel, que soltou a voz e animou o público. A abertura contou também com show de fogos de artifício, que iluminaram o céu, e a apresentação do Coral Melodia com músicas clássicas natalinas. E ainda neve artificial, que fez a criançada e até os adultos se sentirem na terra do Papai Noel.

A atração conta ainda com a Oficina do Papai Noel, Feira de Artesanato, um presépio em tamanho natural e praça de alimentação. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Giam Celli expressou todo o seu contentamento com o resultado do trabalho de sua equipe. “Todo esse trabalho é feito com muita responsabilidade, com muito empenho e dedicação de toda equipe ao nosso munícipe, às famílias, aos turistas. O município realmente tem uma Casa do Papai Noel bem estruturada, que dá condições de todo mundo se divertir ”. O vice prefeito e prefeito eleito Toninho da Farmácia esteve na abertura da Casa e destacou que o lazer e a diversão também fazem parte do que a Administração Pública tem que proporcionar. “Quero parabenizar e agradecer aos nossos servidores públicos que não mediram esforços pra trabalhar para que a população possa aproveitar esta grande festa”. A Casa do Papai Noel é realizada pela Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, por meio da Lei de Incentivo do Ministério da Cultura, com o patrocínio da Vol-

Divulgação/PMSJP

Casa do Papai Noel abre o Natal 2016 e encanta visitantes

kswagen e Berry Plastics e apoio das empresas Eurolaf e GME Aerospace. Localizada no Parque da Fonte, no bairro Afonso Pena, segue até o dia 23 de dezembro, todos os dias, das 18h às 22h30. O

ingresso custa R$ 6,00 (crianças até 12 anos e idosos a partir dos 60 anos não pagam). Já do dia 24 a 30 de dezembro, a Casa vai estar aberta apenas para visitação, com entrada gratuita.

quentemente, um melhor atendimento à população”, comentou o Secretário de Administração, Carlos Pereira. “A valorização e o respeito pelo servidor começa pelo

seu ambiente de trabalho, para que tenha as melhores condições de bem realizar suas funções. Nossa administração foi além da valorização salarial, pois investiu nesses quatro anos nos equi-

pamentos públicos, promovendo a modernização e a reforma praticamente em todas as secretarias, o que traz mais qualidade de vida ao servidor municipal”, destacou Setim.

Nutes realiza ação na XV de Novembro hoje (1º) para lembrar a importância do Dia mundial da luta contra Aids A Associação dos Funcionários Públicos Municipais (AFPM) realizou, com o apoio da Prefeitura de São José dos Pinhais por meio das secretarias de Meio Ambiente, Esporte e Lazer (Semel) e Segurança-Guarda Municipal (GM), o 1º Desafio de Corrida de Revezamento, que contou com a participação de atletas e servidores. Ao todo mais de 150 corredores participaram da prova, que tinha como objetivo difundir a prática da atividade física e favorecer o intercâmbio cultural, esportivo e solidário entre os funcionários, associados, parceiros e a comunidade. O 1º Desafio de Corrida de Revezamento AFPM teve a duração de 1h30, onde os ganhadores das categorias Atleta Individual, Duplas – masculina, feminina e mista, assim como a categoria Equipe, foram aqueles que fizeram o maior

número de voltas na pista do Parque São José, que perfaz um total de 2,1 km cada volta durante o tempo previsto. O presidente da AFPM, Odevair da Silva Mathias, que participou da prova, agradeceu a adesão dos atletas, bem como a parceria constante da administração pública de São José dos Pinhais, à Secretaria do Meio Ambiente por permitir a realização da prova, Guarda Municipal e em especial ao secretário da Semel, Alessandro Hendler, que também correu no evento, por ter disponibilizado o Ônibus do Lazer e equipe para a realização do 1º Desafio de Corrida de Revezamento. Dentre os premiados da prova, destaque para o primeiro lugar da categoria Equipe, composta pelos servidores da Secretaria de Segurança, os guardas municipais Erivelton , Da Costa, Vargas e Alves.

Divulgação/PMSJP

O prefeito Luiz Carlos Setim reuniu a equipe de secretários municipais em seu gabinete na manhã desta quarta-feira (30), durante a conclusão da entrega dos laudos ambientais para cada Secretaria. Os laudos ambientais são o resultado de um serviço contratado pela Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria de Administração e Recursos Humanos, o qual teve início em 2013. Neste período cada setor de cada secretaria foi visitado por uma equipe profissional especializada, que vistoriou todas as condições físicas dos ambientes de trabalho, elencando as especificidades locais e necessidades. “Esse era um dos projetos que a Secretaria de Administração tinha como prioridade. A conclusão deste laudo e os investimentos e melhorias no ambiente de trabalho do servidor proporcionarão mais saúde, conforto e conse-

Cidadãos e pessoas jurídicas com dívidas do IPTU, ISS, ITBI, ou outros tributos municipais, em processo judicial ou administrativo, tem até esta sexta-feira (2) para aproveitar o Mutirão Judiciário, e assim negociar a quitação dessas pendências de forma rápida, uma vez que os órgãos envolvidos estão no mesmo local, para maior comodidade ao contribuinte. A ação é promovida pela Procuradoria Geral do Município (PGM) de São José dos Pinhais em parceria com a Secretaria de Finanças e apoio do Poder Judiciário do Paraná – Vara da Fazenda Pública do Município. O Mutirão Tributário chega a sua quarta edição com resultados positivos e muito boa aceitação por parte da população, uma vez que auxilia o munícipe a colocar seus débitos em dia, evitando transtornos legais pela inadimplência, bem como permite ao Município arrecadar e reverter isso em prol da cidade. MUTIRÃO TRIBUTÁRIO Quando: até 02 de dezembro de 2016 Local: Central de Treinamento da Prefeitura de São José dos Pinhais Endereço: Rua Passos de Oliveira, 1101 – Centro Atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h Informações: (41) 3381-6664 ou 3381-6910

Divulgação/PMSJP

Administração conclui entrega do laudo dos ambientes de trabalho municipais

Termina sexta-feira (2) o Mutirão Tributário em São José dos Pinhais


5

| Quinta-feira, 1Âş de dezembro de 2016 |

MetrĂł ole VARIEDADES “O homem ĂŠ rico desde que se familiariza com a pobreza.â€? Epicuro

CINEMARK SĂƒO JOSÉ DOS PINHAIS

Dia 02: MĂ­n. 14Âş e MĂĄx. 23Âş Dia 03: MĂ­n. 16Âş e MĂĄx. 26Âş Dia 04: MĂ­n. 15Âş e MĂĄx. 24Âş

PadrĂŁo 13:00 14:00 16:00 16:40

TOME NOTA/ TOME NOTA / TOME NOTA Confira dez desenhos famosos dos anos 60 e 70 que receberam jogos Flintstones, Jetsons, Scooby Doo: Surf e Popeye. As dÊcadas de 1960 e 1970 trouxeram algumas das animaçþes mais marcantes da história, desenhos de alta qualidade que fazem sucesso atÊ hoje. Com tanta fama, Ê claro que os videogames aproveitaram o embalo e lançaram vårios jogos em cada geração de consoles. Pantera cor de rosa O versåtil felino jå fez de tudo um pouco: apareceu em jogos cheios de ação como Pinkadelic Pursuit (Game Boy Advance e PlayStation) e Pink Goes to Hollywood (Super Nintendo), mas tambÊm teve tempo para aventuras educativas, como o simpåtico Passport to Peril (PC). Nada mal para uma sÊrie animada que só estreou no distante ano de 1969.

ÉULHVD

/LEUDD

'LD LQGLFDGR SDUD R OD]HU H DVVXQWRV VRFLDLV (YLWH DV TXHVW}HV H[WUDFRQMXJDLVHRVSHULJRVGHDFLGHQWHH WXGR TXH SRVVD SUHMXGLFDU VXD WUDQTXLOLGDGHHEHPHVWDUQRODUHVXDVD~GH

$OJXPDV GLILFXOGDGHV QR SHUtRGRGDPDQKm1mRVHSUHRFXSH SRLV WHUi XPD WDUGH IHOL] H SUHV VDJLDGRUDGHr[LWRQDYLGDSHVVRDOH SURILVVLRQDO

7RXURD

                                ! "    #$ %  

      " &  &     '    !      (  ) !"      )   "           ! *       

       +  *   ,  ,    !       &    +   &  &  -          +    ! ,   &   ,    &  .         /  "  &         &    0",  *  &  - 

 

               2      * 1 !# ! "'  0 ! 4         2             5 6   789    2        .     9      9'    #       :   ; 9        4        9  " ! < *      1     05 4 2 

1) Como se chamava a personagem da atriz Elizângela Vergueiro no remake da novela â&#x20AC;&#x153;Ti-Ti-Tiâ&#x20AC;?? a) CecĂ­lia b) Nicole c) StĂŠfany d) Marta 2) Qual o nome da personagem que a atriz Maria Padilha viveu na novela â&#x20AC;&#x153;O Cravo e a Rosaâ&#x20AC;?? a) Catarina b) Marcela c) Lindinha d) DinorĂĄ 3) Qual desses cantores gravou a mĂşsica â&#x20AC;&#x153;A Praçaâ&#x20AC;?? a) Roberto Carlos b) Jerry Adriani c) Ronnie Von d) Erasmo Carlos 4) Quem interpretou a personagem Leonor na novela â&#x20AC;&#x153;Suave Venenoâ&#x20AC;?? a) Luana Piovani b) GlĂłria Pires c) LetĂ­cia Spiller d) Irene Ravache 5) Como se chamava a personagem de Helena Ranaldi em â&#x20AC;&#x153;Coração de Estudanteâ&#x20AC;?? a) Mariana b) Clara c) Rosana d) Rafaela (Respostas: 1-b / 2-d /3-c / 4-d / 5-b)

           )'       &   &              * &       &   /*        !   &     )   1   2    &   & )  1 #3 "      *  )'   )     *   

O jejum periĂłdico por dois ou trĂŞs dias contribui para a regeneração de cĂŠlulastronco no sangue e a restauração do sistema de imunidade, combatendo os efeitos da quimioterapia e do envelhecimento, segundo um artigo que publicado na revista â&#x20AC;&#x153;Cell Stem Cellâ&#x20AC;?. O estudo foi liderado pelo italiano Valter Longo, professor de gerontologia e ciĂŞncias biolĂłgicas na Universidade do Sul da CalifĂłrnia, que assinalou que â&#x20AC;&#x153;quando alguĂŠm jejua, o sistema tenta economizar energiaâ&#x20AC;?. â&#x20AC;&#x153;E uma das coisas que pode fazer para economizar energia ĂŠ reciclar muitas das cĂŠlulas de imunidade que nĂŁo necessita, especialmente as que possam estar prejudicadasâ&#x20AC;?, acrescentou. A quimioterapia administrada aos pacientes com câncer pode salvar-lhes a vida, mas tambĂŠm causa muitos efeitos secundĂĄrios, incluindo a diminuição das cĂŠlulas do sistema de imunidade. Calcula-se que mais de 20% das mortes relacionadas ao câncer se aceleram, ou inclusive sĂŁo causadas, pelos efeitos tĂłxicos da quimioterapia, mais que pelo câncer mesmo. Por isso os mĂŠdicos limitam as doses e frequĂŞncia do tratamento quĂ­mico aos nĂ­veis que sĂŁo tolerados pelos pacientes, mas isso reduz a eficĂĄcia geral dos tratamentos contra o câncer. Mas ainda Ă  revelia da quimioterapia o envelhecimento normal empobrece o sistema imunolĂłgico e leva a deficiĂŞncias com um risco mais alto de desenvolvimento de leucemia e uma variedade de doenças. Atualmente nĂŁo hĂĄ intervençþes mĂŠdicas que combatam os efeitos secundĂĄrios que a quimioterapia tem sobre o sistema imunolĂłgico ou que previnam a disfunção celular no sistema de imunidade que acompanha o envelhecimento. Os estudos anteriores de Longo e seus colegas tinham mostrado que uma restrição temporĂĄria da nutrição podia aumentar a resistĂŞncia das cĂŠlulas-tronco a certos fatores de estresse. O trabalho mais recente buscou comprovar se o jejum podia proteger as cĂŠlulas do sistema imunolĂłgico. Tanto nos ratos de laboratĂłrio como na primeira fase da prova clĂ­nica com humanos, os perĂ­odos de jejum diminuĂ­ram significativamente o nĂşmero de cĂŠlulas brancas no sangue. Os jejuns feitos consistiram em perĂ­odos de dois a quatro dias, no curso de seis meses.

6DJLWiULRD

*rPHRVD +RMHYRFrSRGHUiWHUXPD LGpLD EULOKDQWH H SURPLVVRUD GH VXFHVVR0DVVRPHQWHDFRORTXHHP SUiWLFDTXDQGRWLYHUFHUWH]DGHXPD ERDFKDQFH

$V FRLVDV QRYDV TXH LQYHQWDU VHUmR FRURDGDV GH r[LWR H VXDV DPELo}HV VRQKRV H GHVHMRV VHUmREHPVXFHGLGRVĂ?WLPRGLDSDUD DVDPL]DGHVHSDUDDYLGDURPkQWLFD

&DSULFyUQLRD

&kQFHUD $LQIOXrQFLDGHVWHSHUtRGR GL] UHVSHLWR D SUREDELOLGDGH PXLWR JUDQGHGHUHFHEHUQRWtFLDVYLVLWDVRX UHFDGRV 6HUmR IDYRUHFLGDV DV UHODo}HVGHDPL]DGHVFRPDUWLVWDV

$SURYHLWDQGRVXDVRSRUWX QLGDGHVSDUDID]HUQRYDVDPL]DGHVH DUTXLWHWDUQRYRVSODQRVSDUDJDQKDU GLQKHLUR GHPRQVWUDUi SUDWLFLGDGH 7XGRHVWDUiEHPQHVWHGLD

/HmRD

$TXiULRD

9RFrHVWiYLYHQGRXPGLDTXH PXLWRRIDYRUHFH)DoDWXGRSDUDHYLWDU DWULWRVGLVFXVV}HVHFHQDGHFL~PH%RDV QRWtFLDVDWDUGHHQRYRVFRQKHFLPHQWRV GHERQVUHVXOWDGRVSDUDRIXWXUR

'LD H[FHSFLRQDO H EHQp ILFR $PLJRV GHYHUmR DMXGiOR D JDQKDU GLQKHLUR 'LD GH PXLWDV SRVVLELOLGDGHV&DVRFRQWUiULRILTXH DWHQWRFRPSHVVRDVLQYHMRVDV

9LUJHPD

3HL[HVD

7XGR GHSHQGHUi GH VXDV SUySULDV Do}HV QHVWH GLD 3RGHUi DFRQWHFHUPXLWDVFRLVDVERDVFRPYRFr (YLWHDWULWRVFRPSHVVRDVGHVFRQKHFLGDV RXDPLJDVVHMDTXDOIRURPRWLYR

Š Coquetel/Ediouro Publicaçþes 2005

The Jetsons Cogswellâ&#x20AC;&#x2122;s Caper (Foto: Divulgação/Taito)

Ă?WLPRGLD$SURYHLWHSDUD GHVFDQVDU PDV VH VXD IXQomR p S~EOLFDKRMHYRFrWHUiVDWLVIDo}HVH UHFHEHUiKRQUDV6XFHVVRQRDPRUH QDIDPtOLD

)HOL]FRQWDWRFRPSHVVRDV pRTXHGHQRWDRIOX[RDVWUDOGHKRMH SDUD YRFr %RD GLVSRVLomR SDUD R WUDEDOKR H PHOKRUD WRWDO GH VXD VD~GH

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS Cidade de Pernambuco

Reanalisar Iguaria de sorvete Cobertura de livro

Aldeia de Bolsa de Ă­ndios viajantes Abrandar; suavizar

Limpeza Hiato de completa "piedade" TT

(?) Maria Braga, apresentadora do "Mais VocĂŞ" (TV)

Brinco de forma circular

PrĂĄtica ilĂ­cita escolar (bras.)

Parte da palavra Grande fatia Ave do Natal

A classe mais humilde (bras.) Fruto de ĂĄgua saborosa

24

PolĂ­cia (abrev.)

Tipo de chapĂŠu Quadril de animal

TĂ­tulo de rei egĂ­pcio

Esposa de AdĂŁo ConteĂşdo do coco

Apelido O maior deserto Pedaço de vidro

Bairro boĂŞmio do Rio

Dar dentada em

O filho do filho

Jamais

Pronome feminino

Big (?), atração londrina

Creme de fubĂĄ

Procurar (?) bull, raça de cão

Poesia cantada

Aquela pessoa

Em qual lugar? Produto para penteados

O sentido dos dedos

BANCO

Inocente (fem.) 4/naco. 5/faraĂł. 6/lĂ­rica. 7/cognome. 9/itamaracĂĄ.

Jejum contribui para regeneração celular e fortalece sistema de imunidade

(VFRUSLmRD

1mR p FRQYHQLHQWH DYHQ WXUDUVH HP QRYRV QHJyFLRV &XLGDGR FRPRH[FHVVRGHJDVWRV0DQWHQKDVH HP VXDV DWLYLGDGHV URWLQHLUDV 'LDV PHOKRUHVYLUmRHPEUHYH

Solução

I T R E E S

Ă&#x2030; Fada!

Ingredientes 2 colheres de sopa de manteiga; Uma pitada de sal; 2 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro peneirado; 1 colher de sobremesa de farinha de amêndoas; 1 ovo inteiro; 1 xícara de chå de farinha de trigo; 1 colher de sobremesa de cacau em pó Modo de Preparo Misturar a manteiga, sal, açúcar e farinha de amêndoas; Intercalar os ovos, cacau e farinha de trigo; Assar em assadeira untada com o forno baixo por 20 minutos. Mousse para torta de chocolate Ingredientes 3 colheres de sopa de manteiga; 1 xícara de chocolate amargo; 2 colheres e meia de açúcar; 2 gemas; 4 claras; 1 xícara de chå de creme de leite fresco Modo de Preparo Derreter separadamente em banhomaria o chocolate e a manteiga; Bater o creme de leite atÊ o ponto de chantilly; Bater em banho-maria as gemas e a manteia atÊ ponto firme; Bater as claras e o açúcar atÊ o ponto de suspiro; Incorporar o creme de gemas ao chocolate, depois o chantilly e o merengue; Cobrir a massa com o mousse e servir imediatamente.

A R G O L A

Dublado em portuguĂŞs PadrĂŁo 13:15

B E N

Trolls

P E R U

Dublado em portuguĂŞs PadrĂŁo 19:00 21:50

E L A

The Disappointments Room

A C N A A C P O O L V A A O M O R D E R

Torta Mousse de Chocolate

Dublado em portuguĂŞs PadrĂŁo 14:40 18:00 21:15

 

A N G U

Dublado em portuguĂŞs 3D 18:15 20:50

F T A M A R X A M I I L A B N A C O A I C AR T A O E N C A C O G N A U E C A T P A O I C A T O P

Doutor Estranho

     2,   '  3 4$5 1  1   6          $ 

    !            $   !               7   & !- , 

 

  &$   89:;    !               - <' = $5 $ 0           ! !   <  4          "> $ $      ?           @   ' )  !     !  = $,2$        " #$   %   & A      1    $        '           #            ( 3 1  $      "   )*$$   $'  !  &$      $   > $  + $  # B $89:C           ) $  #!    , - -"./ D      $  #! !'  ) $    E=  $    01       ?!   !   $' $    

S A A R A

Dublado em portuguĂŞs 3D 13:50 15:30 17:00 18:30 20:00 21:30

B C A N F A N A E S P L L I T

Animais FantĂĄsticos e Onde Habitam

Jack Reacher: Never Go Back

20ÂşC 12ÂşC

Pancadas de chuva isoladas Ă  tarde


6

PUBLICAĂ&#x2021;Ă&#x2022;ES LEGAIS / NACIONAL

| Quinta-feira, 1Âş de dezembro de 2016 |

AVISO DE LICITAĂ&#x2021;Ă&#x192;O CONCORRĂ&#x160;NCIA N 282.16 Objeto: Lote Ă&#x161;nico - Unidade = 1 Contratação de serviços socioambientais nos municĂ­pios de Curitiba e RegiĂŁo Metropolitana, conforme detalhado nos anexos do edital. Unidade 2 = Contratação de serviços socioambientais no municĂ­pio de Curitiba (bairros: Atuba e Santa Cândida), conforme detalhado nos anexos do edital. Unidade 3 = Contratação de serviços socioambientais no municĂ­pio de Rio Negro, conforme detalhado nos anexos do edital. Unidade 4 = Contratação de serviços socioambientais no municĂ­pio de Curitiba (bairros: Vila IcaraĂ­ e adjaventes), conforme detalhado nos anexos do edital. Unidade 5= Contratação de serviços socioambientais no municĂ­pio de AraucĂĄria, conforme detalhado nos anexos do edital. Recurso: Unidade 1 = Saneamento para todos CAIXA/FGTS, Unidades 2, 3 e 4 = BNDES e Unidade 5 = MinistĂŠrio das Cidades. MĂĄximo Admitido: R$ 2.019.942,22. Disponibilidade do Edital: de 2/12/2016 atĂŠ Ă s 17h15 de 3/1/2017. Abertura da Licitação: 14h do dia 4/1/2017. Informaçþes complementares: Podem ser obtidas na Sanepar Ă  Rua Engenheiros Rebouças, 1376 - Curitiba/PR, Fones (41)3330-3910/3330-3128 ou Fax (41)3330-3174/33303200, ou pelo site http://licitacao.sanepar.com.br/. Luciano Valerio Bello Machado Diretor Administrativo

MetrĂł ole RMC COLOMBO

Equipes do SAMU recebem treinamento sobre Atendimento PrÊ-hospitalar Os tÊcnicos de enfermagem, que farão parte do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) Metropolitano, foram os primeiros a receberem o treinamento sobre noçþes de Atendimento PrÊ-hospitalar

A empresa abaixo torna público que recebeu do IAP, Licença de Operação (LO) para empreendimento especificado: EMPRESA: Companhia de Saneamento do Paranå - SANEPAR ATIVIDADE: Estação de Tratamento de Esgoto Sanitårio e Unidade de Gerenciamento de Lodo ETE Padilha Sul MUNICIPIO: Curitiba VALIDADE: 28/11/2022

Aconteceu nesta quarta-feira, 30, no 3Âş Subgrupamento do 7Âş Grupamento de Bombeiros sediado em Colombo â&#x20AC;&#x201C; o Treinamento com os profissionais de saĂşde que vĂŁo compor o Serviço de Atendimento MĂłvel de UrgĂŞncias â&#x20AC;&#x201C; SAMU 192 â&#x20AC;&#x201C; Metropolitano. Uma parceria entre o Corpo de Bombeiros e a Prefeitura de Colombo. A Secretaria Municipal de SaĂşde disponibilizou oito tĂŠcnicos de enfermagem que serĂŁo divididos em quatro equipes que trabalharĂŁo em regime de plantĂŁo 12X36. Vale ressaltar, que a enfermagem participa de todas as vertentes do Atendimento PrĂŠ-hospitalar (APH). â&#x20AC;&#x153;E como em qualquer outra ĂĄrea do cuidar, deve estar alicerçada em conhecimento, capacitação tĂŠcnica e humanizaçãoâ&#x20AC;?, ressalta o SecretĂĄrio de SaĂşde, Darci Martins Braga. Os tĂŠcnicos de enfermagem da Prefeitura de Colombo que farĂŁo parte do Serviço de Atendimento MĂłvel de UrgĂŞncia (SAMU) Metropolitano foram os primeiros a receberem o treinamento sobre noçþes de Atendimento PrĂŠ-hospitalar (APH). â&#x20AC;&#x153;Este treinamento serve para que o tĂŠcnico seja ca-

pacitado em estabilizar o paciente de forma eficaz, rĂĄpida e com equipe preparada para atuar em qualquer ambiente e remover o paciente para uma unidade hospitalarâ&#x20AC;?, explica o SecretĂĄrio de SaĂşde, Darci Martins Braga. Foram disponibilizadas pela Prefeitura duas ambulâncias de Suporte BĂĄsico de vida (USB) que farĂŁo o suporte das Ambulâncias Alpha avançadas quando a Central de Regulação MĂŠdica de UrgĂŞncia quando necessĂĄrio. A partir de dezembro o municĂ­pio de Colombo passarĂĄ a compor o Serviço de Atendimento MĂłvel de UrgĂŞncias â&#x20AC;&#x201C; SAMU 192 â&#x20AC;&#x201C; Metropolitano.

Sobre o Atendimento PrĂŠ-Hospitalar (APH) O Atendimento PrĂŠ-Hospitalar (APH), conforme preconiza o MinistĂŠrio da SaĂşde, por meio da PolĂ­tica Nacional de Atenção Ă s UrgĂŞncias, ĂŠ definido como a assistĂŞncia prestada em um primeiro nĂ­vel de atenção, aos portadores de quadros agudos, de natureza clĂ­nica, traumĂĄtica ou psiquiĂĄtrica, quando ocorrem fora do ambiente hospitalar, podendo acarretar sequelas ou atĂŠ mesmo a morte. â&#x20AC;&#x153;SĂŁo casos que podem levar a sofrimento, as sequelas ou mesmo a morte. Ă&#x2030; de um serviço de Aten-

dimento PrĂŠ-hospitalar (APH), que visa conectar as vĂ­timas aos recursos que elas necessitam e com a maior brevidade possĂ­velâ&#x20AC;?, explica o SecretĂĄrio de SaĂşde, o mĂŠdico Darci Martins Braga. Ligue 192 O atendimento do SAMU começa a partir do chamado telefĂ´nico, quando sĂŁo prestadas orientaçþes sobre as primeiras açþes. O serviço pode ser acessado gratuitamente pelo nĂşmero 192, a partir de qualquer telefone, fixo ou mĂłvel. Em seguida, as chamadas sĂŁo remetidas ao MĂŠdico Regulador, que presta orientaçþes Ă s vĂ­timas e aciona as ambulâncias quando necessĂĄrio. A base do SAMU Metropolitano em Colombo ficarĂĄ localizada ao lado do Pronto Atendimento do Alto MaracanĂŁ com o intuito de otimizar o tempo resposta entre os chamados da população e o encaminhamento aos serviços de saĂşde de referĂŞncia. Serviço: SAMU Metropolitano Telefone: 192 Central da Ambulância, localizada na Rua Abel Scuissiato, 40.

CARTĂ&#x201C;RIO DISTRITAL DE UBERABA Av. Sen. Salgado Filho, nÂş 2.368 - MunicĂ­pio e Comarca de Curitiba - PR

EDITAL DE PROCLAMAS &21'20Ă&#x152;1,2(',)Ă&#x152;&,2&$,2%Ă&#x2030;

(',7$/'(&2192&$d­2 (X/LGLD3DFKXOVNLQDTXDOLGDGHGH6tQGLFDGR&RQGRPtQLR(GLItFLR&DLREiVLWXDGRHP&DLREiPXQLFtSLRGH0DWLQKRVj UXD$XJXVWR%OLW]NRZQRXVRGDVDWULEXLo}HVTXHRUDPHFRPSHWHPVHJXQGRD&RQYHQomRGR&RQGRPtQLRHPVHXV DUWLJRV    H WDPEpP GH DFRUGR FRP D OHL GR &RQGRPtQLR FRQYRFR WRGRV RV FRQG{PLQRV SURSULHWiULRV RX VHXV UHSUHVHQWDQWHVOHJDLVGHYLGDPHQWHKDELOLWDGRVHHPGLDFRPVXDVREULJDo}HVSDUDFRPHVWHFRQGRPtQLRSDUD$VVHPEOpLD *HUDO2UGLQiULDDUHDOL]DUVHQD3DUyTXLD%RP3DVWRUVLWRDUXD9LFWyULR9LH]]HUQ~PHUR9LVWD$OHJUHHP&XULWLED35 QR GLD  YLQWH  GH GH]HPEUR GH  GRLV PLO H GH]HVVHLV   WHUoDIHLUD jV  GH]HQRYH  KRUDV HP SULPHLUD FRQYRFDomRFRPQRPtQLPRGHFRQG{PLQRVRXHPVHJXQGDFRQYRFDomRjV GH]HQRYHHWULQWD KRUDVHPVHJXQGD H~OWLPDFRQYRFDomRFRPTXDOTXHUQ~PHURGHFRQG{PLQRVSUHVHQWHVSDUDGHOLEHUDUHPVREUHDVHJXLQWHRUGHPGRGLD  3UHVWDomR GH FRQWDV GH   )L[DomR GH YHUED GH 5HSUHVHQWDomR GH 6tQGLFR SDUD   $SURYDomR GR RUoDPHQWRDQXDOSDUD(OHLomRGHVtQGLFRSDUDRSHUtRGR(OHLomRGR&RQVHOKR&RQVXOWLYRSHUtRGR H$VVXQWRVGHLQWHUHVVHFRPXP (VWmRFRQYRFDGRVWDPEpPRV&RQG{PLQRVGDVJDUDJHQVHSDUDGHOLEHUDUHPVREUHDPHVPDRUGHPGRGLD&XULWLED GHVHWHPEURGH /,',$3$&+8/6.,6tQGLFD



J U Ă? Z O D E D I R E I T O D A S Ă&#x2030; T I M A V A R A C Ă? V E L CartĂłrio da 7ÂŞ. Vara CĂ­vel DrÂŞ. KĂĄtya de AraĂşjo Carollo â&#x20AC;&#x201C; EscrivĂŁ Av. Cândido de Abreu, 535 - 4Âş. andar Eduardo Mattana Carollo â&#x20AC;&#x201C; E. Juramentado Comarca de Curitiba - Estado do ParanĂĄ PatrĂ­cia Carla Gonçalves - E. Juramentada EDITAL DE CITAĂ&#x2021;Ă&#x192;O DOS RĂ&#x2030;US AUSENTES, INCERTOS, DESCONHECIDOS E EVENTUAIS INTERESSADOS, COM O PRAZO DE 30 (TRINTA) DIAS. Edital de Citação dos RĂ&#x2030;US AUSENTES, INCERTOS, DESCONHECIDOS E EVENTUAIS INTERESSADOS, para contestarem, no prazo de 15 (quinze) dias, atravĂŠs de advogado, contados a partir do decurso do prazo do Edital, a Ação USUCAPIĂ&#x192;O EXTRAORDINĂ RIO, sob nÂş. 0011425-44.2016.8.16.0001, que tramita na 7ÂŞ. Vara CĂ­vel de Curitiba pelo sistema Projudi, sito na Av. Cândido de Abreu, 535, 4°. andar, FĂłrum CĂ­vel, Centro CĂ­vico, movida por ANTONIO KUCEK, brasileiro, casado, pedreiro, portador da cĂŠdula de identidade sob o nÂş. 1.774.220/PR e inscrito no CPF/MF sob o nÂş. 320.144.659-91 e LEONOR PRADO KUCEK, brasileira, casada, do lar, portadora da cĂŠdula de identidade sob o nÂş. 1.315.160-1/PR e inscrita no CPF/MF sob o nÂş. 819.404.08920, ambos residentes e domiciliados Ă  Rua Carmelina Cavassin nÂş 1389 â&#x20AC;&#x201C; Curitiba - ParanĂĄ, que em sĂ­ntese aduz o seguinte: â&#x20AC;&#x153;Os requerentes sĂŁo senhores e legĂ­timos possuidores de um imĂłvel urbano, com a ĂĄrea de 1.150,00 m², localizado na Rua Carmelina Cavassin, n o 1389, Curitiba, ParanĂĄ, onde mantĂŠm posse de forma mansa, pacĂ­fica, pĂşblica e interrupta, sobre o imĂłvel usucapiendo por mais de 30 (trinta) anos por si e por seus antecessores, com as seguintes medidas e confrontaçþes: Ă rea de terreno fiscal n° 91.050.004, testada para Rua Carmelina Cavassin, distante 69,50m da esquina com a rua Sofia Dubiella. Partindo do marco P0 coordenadas UTM sirgas 2000 (E:673929.233, N:7192652.832), mede 25,00m no azimute 21°55â&#x20AC;&#x2122;57", testado para R. Carmelina Cavassin atĂŠ o marco P1 coordenadas UTM sirgas 2000 (E: 673938.571, N:7192676.023); Segue medindo 58,00m no azimute 140°15â&#x20AC;&#x2122;31", confrontando com lote 352D (LUCINĂ&#x2030;IA GOMES DO NASCIMENTO) IF. 910.500.23 e (CORREA CABRAL INCORPORADORA DE IMĂ&#x201C;VEIS LTDA) Ind.Fiscal-910.500.22, atĂŠ o marco P2 coordenadas UTM sirgas 2000 (E:673960.967, N:7192616.153); Segue medindo 48,50m no azimute 319°08â&#x20AC;&#x2122;01", confrontando com lote 02 (LĂ?DIA BREGENSKI PRADO) desta matrĂ­cula atĂŠ o marco P0 onde seu inĂ­cio e fim estĂĄ poligonal. O lote ĂŠ atingido por servidĂŁo de passagem da Copel achando-se matrĂ­cula sob°21.944 do livro 2 da 2ÂŞ circunscrição de Curitiba. 421,00m²)â&#x20AC;?. DESPACHO DE MOV. 14.1: â&#x20AC;&#x153;I- Primeiramente, intime-se o requerente para juntar os seguintes documentos: a) declaração de confrontantes emitida pelo municĂ­pio. II â&#x20AC;&#x201C; ApĂłs a juntada do documento acima, cite-se, pessoalmente, a pessoa em cujo nome estiver transcrito o imĂłvel para, querendo, contestar a presente em quinze dias, fazendo constar no mandado as advertĂŞncias legais dos artigo 344 do CĂłdigo de Processo Civil. III - Citem-se pessoalmente os confinantes, e por edital, com o prazo de 30 (trinta) dias, os interessados ausentes, incertos e desconhecidos (CĂłdigo de Processo Civil, artigos 259, I e 257, III). IV â&#x20AC;&#x201C; Cientifiquem-se para que manifestem eventual interesse na causa a UniĂŁo, o Estado e o MunicĂ­pio, encaminhando-se a cada ente cĂłpia da inicial e dos documentos que a instruĂ­ram. V â&#x20AC;&#x201C; ApĂłs, ao MinistĂŠrio PĂşblico. VI â&#x20AC;&#x201C; Intimem-se. Curitiba, 18 de Maio de 2016. (a) JoĂŁo Luiz ManassĂŠs de Albuquerque Filho, Juiz de Direitoâ&#x20AC;?. ADVERTĂ&#x160;NCIA: Presumem-se verdadeiros os fatos articulados pelo autor se nĂŁo contestado. E para que chegue ao conhecimento de todos e ninguĂŠm no futuro alegue ignorância, expedi o presente edital, que serĂĄ publicado e afixado no lugar de costume (art. 259, I do NCPC). Curitiba, aos 11 dias do mĂŞs de novembro do ano dois mil e dezesseis. E Eu, (a) (Katya de AraĂşjo Carollo) EscrivĂŁ, o fiz digitar. SOB MINUTA CARLA MELISSA MARTINS TRIA JuĂ­za de Direito Substituta Assinado Digitalmente

Faz saber que pretendem casar-se: WESLEY TIAGO LOTERIO e HADASSA TAVARES DA SILVA JOĂ&#x192;O HENRIQUE GUEDES e NARUMI SLONSKI KATAIAMA. Se alguĂŠm souber de algum impedimento, oponha-o na forma da lei. O referido ĂŠ verdade e dou fĂŠ. Curitiba, Uberaba, 30 de Novembro de 2016

Eliane Kern Bassi Oficial Designada

EXTRAVIO DE DOCUMENTOS A Empresa MCP Transportes RodoviĂĄrios Ltda, CNPJ 03.453.285/0001-04 situada Ă  Rua Constante Moro Sobrinho, 299 â&#x20AC;&#x201C; Rio Pequeno, SĂŁo JosĂŠ dos Pinhais, Torna PĂşblico que no dia 2010-2016 aproximadamente as 17:00 hrs ocorreu uma grande chuva que causou alagamento nas dependĂŞncias da Empresa, ocasionando grande prejuĂ­zo com a perda de vĂĄrios documentos, que ficaram ilegĂ­veis: Notas Fiscais, RelatĂłrios, Planilhas, Comprovantes Financeiros, Manifestos de Cargos, Ordens de Coletas, etc; Conforme consta em Boletim de OcorrĂŞncia nÂş 2016/1235465

SERVIĂ&#x2021;O DISTRITAL DE COLĂ&#x201D;NIA MURICI JOSĂ&#x2030; JAVORSKI â&#x20AC;&#x201C; OFICIAL Alameda Bom Pastor, 171 â&#x20AC;&#x201C; Campina â&#x20AC;&#x201C; Fone (41) 3283-4371 â&#x20AC;&#x201C; SĂŁo JosĂŠ dos Pinhais-PR

EDITAL DE PROCLAMAS Faço saber que pretendem se casar: MARCOS ALVES AMORA e ALESSANDRA FERREIRA DANIEL RENDAK e ELIS REGINASTANOGA Se alguÊm souber de algum impedimento, oponha-o na forma da Lei, no prazo de 15 (quinze) dias.

21<1>q?C

SĂŁo JosĂŠ dos Pinhais, 30 de novembro de 2016.

1D1C549D19C

JOSĂ&#x2030; JAVORSKI Oficial

D5=?C?=5<8?B@B5q?


PUBLICAÇÕES LEGAIS / NACIONAL

| Quinta-feira, 1º de dezembro de 2016 |

7

Metró ole GERAL Evento em Curitiba discute o mercado brasileiro de importação e exportação O encontro discute o futuro do comércio exterior para as empresas brasileiras (Curitiba, novembro de 2016) A eleição de Donald Trump à presidência dos Estados Unidos está gerando expectativa em uma das áreas mais estratégicas da economia brasileira: o comércio exterior. Caso seja levado adiante, o discurso protecionista que o republicano usou durante a campanha pode atingir de forma determinante as importações e exportações no país. De acordo com o consultor empresarial e diretor da ROIT consultoria, Lucas Ribeiro, o receio é que o conservadorismo de Trump represente uma restrição maior do mercado norte-americano em relação às exportações. Para discutir os efeitos da eleição de Trump e outras variáveis que devem atingir o mercado de comércio exterior nos próximos anos, a ROIT realiza, no dia 6 de dezembro, o “1º Encontro Paranaense de Empresários de Importação e Exportação”, no Hotel Ramada Plaza Curitiba Rayon. O evento reunirá representantes do setor para discutir questões que impactam ou passarão a impactar esses empresários na esfera aduaneira, jurídica, tributária, contábil, fiscal e também internacional.

1º Encontro Paranaense de Empresários de Importação e Exportação Data: 06/12 Local: Hotel Ramada Plaza Curitiba Rayon Horário: Das 8h30 às 18h Programação: 8:30 às 9:00: Credenciamento 09:00 às 10:00: Palestra: A terrível tributação brasileira na Importação e os melhores caminhos legais de redução 10:00 às 11:00: Talk Show: Fiscalização e Mercosul – os riscos e as oportunidades para a Importação e para Exportação 11:00 às 11:15: Coffee break e Networking 11:15 às 12:30: Palestra: Despacho aduaneiro e dicas importantes para economizar tempo e dinheiro 14:00 às 15:00: Palestra: O Direito Aduaneiro e os principais pontos de atenção dos empresários de Importação e Exportação 15:00 às 16:00: Palestra: A contabilidade e as principais dores para empresas Importadoras e Exportadoras 16:00 às 16:30: Coffee break e Networking 16:30 às 17:30: Palestra: As principais modalidades de Seguro, riscos e oportunidades 18:00: Sorteios e Encerramento Serão17:30 cincoàspalestras, que vão passa por um momento de cri-

abordar desde o modelo de tributação brasileira na importação e os melhores caminhos legais para redução de tributos, até informações e dicas práticas sobre despacho, direito aduaneiro e fiscalização. O diretor da ROIT explica que o objetivo é discutir pontos críticos na questão aduaneira e tributária, especialmente quando o país

se e o cenário internacional caminha para o protecionismo. “Além da eleição de Trump, essa tendência mundial ao conservadorismo se mostrou também na saída do Reino Unido da União Europeia. Durante o evento, vamos abordar, de maneira prática, quais os caminhos para superar as barreiras encontradas para importar, e

Ministro adia para o fim de 2018 mudanças no Minha Casa, Minha Vida

mostrar onde estão as oportunidades para exportar. Dessa forma, ajudaremos os empresários a terem novas ideias e perspectivas de mercado, gerando menor risco e maior ganho nos negócios”. O Brasil vem aumentando anualmente a sua participação no comércio exterior, mas apesar de sua importância econômica, o volume de negócios internacionais do país corresponde a somente 1,1% das exportações mundiais de mercadorias (23ª posição no ranking mundial), e 0,6% das exportações de serviços (35ª posição no ranking mundial), de acordo com a Organização Mundial do Comércio. A baixa representatividade, segundo Ribeiro, decorre justamente da burocracia brasileira e dos custos elevados dos tributos, assuntos que serão debatidos e esclarecidos durante o evento. O “1º Encontro Paranaense de Empresários de Importação e Exportação” é organizado pela ROIT – Consultoria e Contabilidade e as inscrições podem ser feitas pelo site: http://www.roit.com.br/evento/encontro-empresarios-deimportacao-e-exportacao

Projeto Paraná Futuro desenvolvido no Crea-PR apresenta estudo sobre todos os municípios do Estado O Projeto Paraná Futuro, desenvolvido no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná, é uma continuidade das contribuições do Crea-PR para o desenvolvimento do Estado, através da publicação ‘Uma contribuição para Planos de Desenvolvimento do Paraná, passado, presente e uma visão de futuro’, coordenado pelo engenheiro eletricista Luiz Carlos Correa Soares. O objetivo deste projeto é analisar a evolução socioeconômica paranaense. Este trabalho é resultado de mais de três anos de pesquisa sobre o território, recursos naturais, energia, transportes, saneamento, espaços urbano e rural, comunicações e outras áreas. Soares explica que “nos últimos anos o Crea-PR tem feito um significativo esforço para contribuir para o processo de desenvolvimento do Paraná, pesquisando junto aos profissionais e à sociedade paranaense a sua visão quanto às necessidades e ao que está sendo realizado e não realizado com relação ao desenvolvimento do Estado”, diz. Neste intuito existe um processo de debates sobre temas de políticas públicas com as instituições políticas em âmbito municipal, estadual e federal. Além disso, o material resultante destes estudos foi compartilhado com organizações participantes do Conselho e está sendo aproveitado como contribuição para programas de governos municipais. Mas a intenção é contribuir para a elaboração de amplos Planos de Desenvolvimento do Paraná, com visão de futuro, e não simplesmente programas de governo, mas sim planos de Estado. “Nesse sentido, estamos elaborando uma proposta de desenho do desenvolvimento socioeconômico do estado do Paraná, mediante uma composição virtuosa com um olhar no passado e no presente, porém com um foco maior no futuro”, diz o engenheiro. Projeto Paraná Futuro conteúdo O conteúdo publicado neste material é uma ferramenta de planejamento que deverá servir de base para análises, diagnósticos e formulações de propostas, é uma ferramenta de trabalho para construir planos em diversos âmbitos.

O teor da publicação se refere a informações do Paraná, principalmente nas áreas mais aderentes do sistema Confea/Crea, onde há maior participação dos profissionais engenheiros e agrônomos. A linha de organização dessas informações “foi feita com base no que eu considero o conceito de estado, que é um sistema constituído por outros três sistemas: território, sociedade e governo, e desta forma foi feita a classificação desse conteúdo”, diz Soares. O início das pesquisas foi em 2011 e a primeira publicação aconteceu no ano de 2014. Esta edição explica o Projeto Paraná Futuro e mostra os dados gerais sobre o território (recursos naturais, energia, transportes, saneamento, espaço urbano e rural, comunicações); sociedade (população, formação, trabalho, produto e renda); e governo (turismo, finanças públicas municipais e relações internacio-

nais); além de explicar os conceitos destes temas. Soares explica que “a análise dos dados é feita a partir do início deste século, quando já estava consolidada a formação dos municípios paranaenses, pois até 1997 houve a criação de municípios”. O trabalho neste projeto é realizado com dados de todos os 399 municípios do Paraná e as cores nos mapas demonstram a situação municipal em relação ao Estado. O autor também conta que “a escolha pelo uso de mapas se deu porque através da imagem existe maior facilidade na compreensão das informações do que somente textos e descrição de dados”, diz. Depois da primeira publicação, foi dada continuidade ao Projeto, com a análise mais detalhada dos dados, com a elaboração e publicação de cadernos de dados e mapas: um Caderno de Mapas Seto-

riais Geral e outros quatro cadernos, divididos por tema: Infraestrutura, Espaço Rural, Sociedade e Outros Temas. O engenheiro Soares através desta pesquisa, criou um banco de dados do Crea, hoje com mais de três milhões de dados, usando informações de institutos de pesquisa tais como o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social - IPARDES. “Para quem acessa esses dados é possível regionalizar o Estado da maneira que precisar, pois há informações de todos os municípios do Paraná”, destaca Soares. A intenção é que esses dados sejam atualizados a cada dois anos. Todas estas informações são públicas e estão publicadas no site do Crea-PR, podendo ser utilizadas por profissionais, entidades, empresas, gestores públicos e qualquer interessado da sociedade em geral, não apenas a paranaense.

O Ministério das Cidades flexibilizou as regras do Programa Minha Casa, Minha Vida para pequenos construtores. Atendendo a uma reivindicação do setor e da Câmara dos Deputados, através da Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU), que o deputado federal Toninho Wandscheer (Pros-PR) faz parte, o ministro Bruno Araújo assinou ontem (29) portaria que aumenta o prazo de inscrição das empresas no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) e retira a exigência de construção apenas em áreas pavimentadas. O evento aconteceu no auditório do Ministério das Cidades e contou com a presença de representantes de pequenas construtoras do país e demais parlamentares, entre eles o deputado federal Toninho Wandscheer (Pros-PR), que acompanhou toda a discussão e se empenhou pelas mudanças no Minha Casa Minha Vida. “Essa é uma conquista para a classe dos pequenos construtores. Me sinto satisfeito do ministro ter se sensibilizado com a real situação que o setor vive e adiar para o fim de 2018 as mudanças no Minha Casa, Minha Vida”, disse Wandscheer. Vale lembrar que na semana passada, o parlamentar promoveu audiência pública na CDU com os pequenos construtores e o Ministério das Cidades para buscar novas medidas de financiamento do MCMV (http:// bit.ly/2g8gyDn)

Novo prazo A partir de agora, as construtoras têm até 31 de dezembro de 2018 para adequar as obras conforme prevê as portarias 160 e 593/2016, o que inclui a aprovação de obras apenas em regiões já pavimentadas e com serviços essenciais, como iluminação pública e abastecimento de água. As mudanças, segundo o Ministério das Cidades, atendem pequenas construtoras com o objetivo de fomentar a economia local, aumentar a geração de empregos por meio do programa Minha Casa Minha Vida. “A nova portaria traz um texto conciliador, que permite tranquilidade ao setor para voltar a produzir com segurança”, afirmou o ministro das Cidades, Bruno Araújo. A decisão se encontra publicada no Diário Oficial da União, desta quarta-feira (30). União do Setor Ontem (29), antes de se dirigir ao Ministério das Cidades, o deputado Toninho esteve reunido com os representantes da construção civil, que ajudaram a elaborar essa nova resolução para o Programa Minha Casa, Minha Vida junto com o Ministério das Cidades. Estiveram no gabinete, Adão Castilho (MS), Diogenes Nascimento (PE), Cesar Portugal (GO), Giselle Cabral (MT), Julcimar Taylor Sevegnani (SC), Luciano Rufaro (MS), Ezequiel Souza (GO).


8

| Quinta-feira, 1º de dezembro de 2016 |

Gera e Passaúna são os grandes campeões da Copade Futebol Master No último domingo (27) foram realizados os jogos definitivos da Copa Pinhais de Futebol Master. As partidas aconteceram no campo da Maria Antonieta e definiram os grandes campeões da edição de 2016 das séries Prata e Ouro Confira como ficou: SÉRIE OURO CAMPEÃO GERA VICECAMPEÃO INTER 3º LUGAR GUABY 4º LUGAR COLORADO ARTILHEIRO - PAULO ROBERTO DE OLIVEIRA JUNIOR

(INTER) 11 GOLS GOLEIRO MENOS VAZADO SANDRO SCHMITZ (GERA) 11 GOLS SÉRIE PRATA CAMPEÃO - PASSAÚNA VICE-CAMPEÃO - ATLÉTICO DE PINHAIS 3º LUGAR - FAMÍLIA 4º LUGAR - BEIRA RIO ARTILHEIRO - RENE ROCHA PITTA (FAMILIA) 09 GOLS GOLEIRO MENOS VAZADO CARLOS ALBERTO BORGES (PASSAÚNA) 08 GOLS

Semana Cultural de Pinhais inicia nesta sexta A cerimônia de abertura do evento será realizada às 19h no Centro de Artes e Esportes Unificados (Ceu), localizado no bairro Weissópolis A partir desta sexta-feira (2), a prefeitura de Pinhais, por meio do Departamento de Cultura, da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, promove mais uma edição da Semana Cultural. A cerimônia de abertura do evento será realizada às 19h no Centro de Artes e Esportes Unificados (Ceu), localizado no bairro Weissópolis.

De acordo com o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, a Semana Cultural tem como objetivo mostrar para a comunidade um pouco das atividades, realizadas durante o ano, nas oficinas do Centro Cultural e nos polos culturais. “Esta também é uma oportunidade de promover o encontro entre os alunos e

familiares com a equipe responsável pela organização e viabilização dos cursos ofertados”, salienta. As apresentações acontecem no Centro de Artes e Esportes Unificados (Ceu) e no Centro Cultural Wanda dos Santos Mallmann. Confira a programação do evento:

Serviço O Centro de Artes e Esportes Unificados de Pinhais está localizado na Rua Rio Trombetas, esquina com a Rua Rio Tocantins, no bairro Weissópolis. Telefone (41) 3912-5487. O Centro Cultural Wanda dos Santos Mallmann está localizado na Rua 22 de Abril, 305, no bairro Centro, em Pinhais. As inscrições para as oficinas e projetos para o próximo ano serão abertas em janeiro de 2016. Mais Informações pelo telefone (41) 3912-5241.

Confira os pontos de doação da Campanha “Doe brinquedos novos” A iniciativa é promovida pela Secretaria de Assistência Social de Pinhais e as doações podem ser feitas até o próximo dia 11 Mais do que fazer uma boa ação, doar brinquedos é algo que pode transformar o final de ano de centenas de crianças carentes. A Campanha “Doe brinquedos novos” é uma iniciativa promovida pela Secretaria de Assistência Social de Pinhais e a população tem até o próximo dia 11 para realizar as doações. Serviço A lista completa dos locais que receberão os donativos pode ser acessada no site da Prefeitura ( www.pinhais.pr.gov.br/natal ). Após o encerramento das doações, será realizada uma confraternização para a entrega das arrecadações às crianças carentes do município.


01/12/2016