
1 minute read
VILA URBANA
A Vila Urbana foi desenvolvida como uma proposta para uma maior democratização do habitar nos grandes centros urbanos, dado que tais espaços concentram infraestrutura, lazer e serviços essênciais. No entanto, é uma região alvo da expeculação imobiliária o que torna o morar inacessível para a maior parte da população. Então, a grande questão foi: Como elaborar o morar contemporâneo em centros urbanos priorizando qualidade de vida e custo benefício?
A resposta foi um complexo habitacional em que as áreas privadas foram reduzidas e as áreas de convívio social, de lazer e de serviços foram coletivizadas e potencializadas.
Advertisement
TIPOLOGIA: Complexo habitacional.
LOCAL: Rua Joaquim Nabuco, Cidade Baixa, Porto AlegreRS | 2022 ÁREA: 3434,35m²
ETAPA: Estudo preliminar e Anteprojeto.
AUTOR: Fernanda AlvesTrabalho de
Ocupa O Do Terreno
P ara esse experimento, definiu-se um terreno na região central da cidade de Porto Alegre e o público alvo como sendo um jovem adulto, de classe média, em busca de uma moradia, com facilidades intrínsecas de centralidades e com valor abaixo do mercado.
A Vila Urbana conta com um bloco residencial, um bloco de serviços e um bloco destinado ao lazer. .

Programa Arquitet Nico
A partir da demanda encontrada, as áreas consideradas mais privativas foram reduzidas e as áreas consideradas menos privativas foram coletivizadas, de maneira a proporcionar qualidade de vida e uma experiência de comunidade dentro desse sistema.
Os apartamentos foram desenvolvidos a partir de módulos mínimos de 350x350cm, sendo: um módulo composto por banheiro e cozinha, um por sala e um terceiro por quarto.
Fachada Rua Lopo Gon Alves
Uma das nuances abordada no desenvolvimento desse projeto foi a mudança na relação do homem contemporâneo e o trabalho após a pandemia da Covid-19. Dessa forma, escolheu -se incluir no programa arquitetônico um coworking para o uso dos moradores, com acesso pela Rua Lopo Gonçalves.


FACHADA RUA JOAQUIM NABUCO
O grande diferencial dessa proposta foi o enfoque no processo da concepção do projeto, o que permitiu encontrar caminhos alternativos e mais coerentes do que os padrões replicados na construção civil.

