Page 1


ESCOL A DE BELEZ A - TR AMONTINI

A profissão de barbeiro surgiu na Grécia antiga, para suprir a necessidade que os Deuses tinham de cuidar da aparência. Entre os séculos XVII e XVIII os barbeiros viajavam pelas províncias oferecendo seus serviços. Nessa época os profissionais barbeiros eram figuras muito importantes, pois tinham a função de cuidar da saúde, faziam curas e ate extraiam dentes, eles resolviam vários problemas por onde passavam. Esses profissionais tinham conhecimentos médicos, passavam uma media de 2 anos praticando medicina ate o cirurgião chefe dar o aval para que eles pudessem exercer alguns feitos médicos. Assim os barbeiros ficaram associados a saúde física das pessoas. A partir do século XIX as mulheres invadiram esse espaço que ate então era exclusivamente masculino.

2

No século XXI com a crescente das barbearias modernas as mulheres estão em numero expressivo, visando o aumento de homens que procuram cada vez mais um serviço especializado. As barbearias se tornaram vintage e cool, novos conceitos para uma profissão antiga que esta se aprimorando para suprir as necessidades de um cliente mais vaidoso e


CURSO DE BARBEARIA

exigente. Essa novas profissionais estão com um espaço exclusivos para elas como baber disigner. Hoje, os homens estão valorizando sua vaidade, e com esse publico voltam as barbearias com uma nova tendência de negócios, e com elas vem jovens profissionais que além de uma profissão tem isso como um estilo de vida. De olho na geração pós-metrossexual, que já aprenderam a se cuidar sem fazer disso uma obsessão, trouxeram uma nova gama de serviços as barbearias, que investiram em decorações e serviços especializados. São salões com decorações vintages, carros, bares e um espaço para socialização dos homens. Sem falar nos produtos que são direcionados para esses homens modernos que cabelo e barba fazem parte da rotina e traz uma auto estima a muito tempo perdida. Alguns estabelecimentos foram mais longe com o dia do noivo, com espaço para os padrinhos alguns serviços que fazem desse dia tão fascinante para ¨elas¨ agora para eles também. Com a modernização o único conceito que não teve mudança foi a fidelização dos clientes, que com os novos serviços mantem a clientela ativa e o faturamento satisfatório.

3


ESCOL A DE BELEZ A - TR AMONTINI

Hoje se associa as baber shop a carros e motos que são de auto padrão para uma clientela sofisticada e que normalmente são homens de 20 a 40, que buscam cuidar da saúde e da aparência. Mas não basta apenas um lugar chamativo, alguns itens são importantes. 1. O boca a boca, que traz clientes que já confiam no seu trabalho. 2. O empreendedorismo, onde vc foca na qualidade do serviço, com aperfeiçoamento, pois o mercado esta em crescente desenvolvimento, e novidades nesse ramo é o que não falta. 3. Uma promoção sempre ajuda, e as redes sociais são o melhor meio de fazer divulgação com baixo custo. 4. Uma boa estratégia de marketing é a fidelização do cliente. Como fazer um programa de fidelidade com pontos para as visitas regulares. 5. O atendimento é imprescindível, faça com que seu cliente se sinta único. 6. Defina metas de crescimento, quando temos objetivos trabalhamos com mais motivação. 7. Tenha profissionais de qualidade, e que saibam trabalhar em equipe, sua equipe é que faz o seu negocio crescer. 8. Esteja sempre por dentro das novidades de beleza e estética. 9. Tenha foco no seu publico alvo. Pesquise o local, conheça os concorrentes e as necessidades da sua região de atuação. 10. Surpreenda o cliente, ofereça algo que ele não esperava.

4


CURSO DE BARBEARIA

SEGURANÇA NO TRABALHO A atividade de cabeleireiro barbeiro, tal como qualquer outra , engloba fatores de riscos, que poderão afetar a saúde e o bem estar dos colaboradores. De sempre preferência a produtos menos agressivos. Usar sempre matérias de segurança como luvas e mascaras quando necessários, as embalagens devem ser dispensadas em lugares adequados. Ruídos e vibrações: Alguns ruídos são permanentes na nossa profissão, podem causar a perca de audição ( raramente), assim como o estress e a fadiga no trabalho. Riscos mecânicos: Algumas tarefas são desenvolvidas rotineiramente, sendo elas extremamente exigentes fisicamente, podendo causar algumas lesões, ao nível servical, nos ombros e nos pulsos, devido as posturas incorretas pelo trabalho em pé.

PARTE DO CORPO AFETADA

MÃOS E ARTICULAÇÕES

OMBROS

PESCOÇO E COLUNA

PERNAS

CAUSAS • •

Flexão e movimentação das articulações. Corte com materiais inadequados.

Movimentação do braço para alcançar objetos ou mantêlos elevados.

Flexão e movimento giratório durante a lavagem das cabeças corte abaixo das orelhas, manicura e pedicura.

• •

Permanecer muito tempo de pé. Uso de sapatos inapropriados.

EFEITOS NA SAÚDE

• •

Tendinite. Sídroma do Túnel Carpiano.

Tendinites e Bursites

• • •

Dores. Rotura dos discos. Esmagamento dos nervos.

• • • •

Tumefacção. Inchaço Calosidades. Varizes.

5


ESCOL A DE BELEZ A - TR AMONTINI

Riscos biológicos: Embora se trate de um risco de baixo nível, é certo que os profissionais cabeleireiros barbeiros, podem estar em contatos com clientes que tenham doenças contagiosas, como sida, hepatite e outras afecções. Para se prevenir, impõe-se a desinfecção dos instrumentos utilizados no salão. E manter em dia as vacinas exigidas pela vigilância sanitária.

TIPO DE RISCO

ATIVIDADES DE RISCO •

Desfazer a barva;

(Hepatite B, Hepatite C, HIV)

Electrolise;

Colocar piercings

INFECÇÕES DA PELE

Manicura e Pedicura;

(Staphylococcus Aureus)

Aplicação de unhas artificiais;

INFESTAÇÃO DA PELE

Tatuagem;

Extrações de pele.

DOENÇAS DO SANGUE

(Piolhos)

FONTES DE EXPOSIÇÃO

Contato direto (ex.: prestação de primeiros socorrros num cliente com feridas a sangrar).

Contato indireto (Utilização de equipamentos não esterelizados ou desinfectados).

BIOSSEGURANÇA A palavra biossegurança é muito pouco utilizada no nosso segmento de trabalho, porem fazemos uso de matérias perfuro cortantes, e isso faz com que nós e os clientes fiquemos expostos a riscos biológicos, a transmissões de micro organismos e doenças como hepatite B e C. Os profissionais da área não são muito adeptos aos materiais de segurança ( lavagem das mão agua, sabão, álcool e as vacinas) e também não sabem como proceder após um acidente de trabalho com matérias de risco biológico.

6


CURSO DE BARBEARIA

Doenças transmissíveis associadas a atividades de barbeiros: Aids (síndrome da imunodeficiência adquirida)é resultante da infecção do vírus HIV (vírus da imunodeficiência humana) Ele ataca as defesas do corpo. Hepatite C é uma inflamação no fígado, causada pelo vírus da hepatite C (HCV) Ele é transmitido através do sangue contaminado, dependendo da intensidade e duração pode levar a cirrose e câncer do fígado. Hepatite B é transmitido em contato com o sangue, mais de 50% da população já foi contaminada pelo vírus da hepatite B. No Brasil 15% da população já foram contaminadas e 1% é crônica. Enfatizar algumas ações é importante para segurança dos profissionais e clientes. Verifique se as laminas e os materiais são descartáveis e se são dispensados corretamente. Todos os materiais utilizados pelos barbeiros deverão ser previamente limpos e esterilizados conforme a indicação para cada tipo de material. Limpeza: é o processo na qual realiza a remoção de sujeira e do mau odor é feita com agua sabão ou detergente. Desinfecção: é o processo de destruição dos micro organismos em forma vegetativa, mediante a aplicação de agentes físico químicos. Esterilização: é o processo de destruição das formas de vida microbianas mediante a aplicação de agentes físicos químicos com o uso de estufas e auto claves. (Porém esse processo é dispensado, pois hoje todos os materiais são descartáveis). Todos os materiais perfuro cortantes deverão passar pelos 3 processos.

7


ESCOL A DE BELEZ A - TR AMONTINI

CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR Os consumidores devem ser previamente informados acerca do serviços que será realizado. As informações devem ser corretas, claras e precisas, e devem abranger todas as características do serviço, inclusive o preço. Portanto o consumidor deve ser informado se o estabelecimento comercial tiver a pratica de individualizar os preços. “No caso de omissão pelo salão de beleza, ou baber shop, ou barbearia, o consumidor pode recusar-se a pagar pelo serviço cujo preço não foi informado previamente.” “O artigo 14 do CDC (código de defesa do consumidor) estabelece que o fornecedor de serviços responde, independente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos relativos a prestação de serviços.”

INICIANDO UM NEGÓCIO Exigências legais: É necessário fazer a contratação de de um contador para legalizar seu negócio. • Junta comercial • Prefeitura, para a obtenção do alvará • Corpo de bombeiro • Vigilância sanitária Estrutura: Se preparar para a abertura de um negócio é sempre o melhor caminho. Escolher a localização, e conhecer o publico que esta querendo atingir. Fazer uma pesquisa de mercado na região que você esta visando para seu estabelecimento, conhecer o concorrente. Elaborar seu projeto de acordo com a região e a classe que deseja atingir.

8

No geral os estabelecimentos contam com uma tv, musica ambiente, uma boa iluminação, cadeira com regulagem e apoio para barbear, sala de espera, lavatórios, estoque, espelhos, bancadas, carrinhos auxiliares, expositores, bebedouro, telefone e um kit de primeiro socorros etc...


CURSO DE BARBEARIA

Organização: Manter um ambiente limpo e o organizado mantem a credibilidade do estabelecimento, materiais de fáceis acesso e higienizados. Investimentos: • Placa de identificação • Cadeiras de barbeiro • Lavatórios • Armários • Tv • Aparelho de telefone • Sofá de espera • Bebedouro • Aparelhos de uso individual para cada profissional (tesouras, secador, capas, laminas descartáveis, escovas e pentes)

Capital de giro: É um valor que fica para que possa garantir a fluidez, aos ciclos de caixa Custos: São os valores fixos para a manutenção do estabelecimento: 1 - Salários e comissões. 2 - Aquisições 3 - Tributos 4 - Aluguel 5 - Água, luz e telefone 6 - Produtos de higiene 7- Recursos para a manutenção 8- Assessoria contábil 9- Propaganda Divulgação: Hoje as redes sociais são um dos meios de maior eficácia para a propaganda de um estabelecimento que vende serviços.

9


ESCOL A DE BELEZ A - TR AMONTINI

TRICOLOGIA Tricologia: É o estudo dos cabelos e couro cabeludo. Os fios de cabelo são divididos em 3 partes com funções diferentes e que unidas garantem fios saudáveis. São elas a cutícula, o córtex e a medula.

Cutícula: É a camada mais externa do fio, tem como função proteger o córtex, as cutículas são feixes que sobre põe-se uns aos outros formando uma escama, são incolor, tbm tem a função de regular a entrada e saída de agua dos fios. A maioria dos danos são causados nessa região, graças aos danos externos que rompem a proteção da cutícula e causam quebra, ressecamento e porosidade.

10


CURSO DE BARBEARIA

Medula: O cabelo também é constituído por uma medula que é a parte mais interna do fio, é a única parte ligada ao bulbo capilar, o canal medular pode estar vazio ou preenchido com queratina, ela é resposavel pelo transporte de minerais e nutrientes ate as pontas. Bulbo capilar: Nada mais é que uma parte da estrutura capilar interna que produz e distribui as células germinativas, responsáveis pelo crescimento dos cabelos. O bulbo se encontra no fuliculo piloso, ele tem o formato de um tubo, só que com fundo largo e arredondado, local onde nascem os fios de cabelo. Para que isso ocorra, através das correntes sanguíneas, os vasos capilares enviam para a papila dérmica que fica abaixo do bulbo, os nutrientes necessários para o desenvolvimento capilar.

CAMADAS DA PELE Epiderme: Primeira camada da pele onde encontram-se as células mortas. Derme: Segunda camada da pele, onde esta localizado o fuliculo piloso e o bulbo capilar.

11


ESCOL A DE BELEZ A - TR AMONTINI

FUNÇÕES DA PELE Absorção: Absorve a agua, oxigênio e nutrientes necessários para a saúde da pele. Proteger contra lesões físicas, químicas e biologicas Percepção/ Sensações: Receptor de sensações em geral, com grande quantidade de terminações nervosas, torna a pele sensível a diferentes estímulos, dor, calor, frio e com os músculos eretores os arrepios. Secreção: Os óleos produzidos pela glândula sebácea mantem a pele macia e hidratada. Excreção: As glândulas sudoríparas excretam o suor e desentoxica o corpo, além de ajudar na regulagem da temperatura corporal.secado será os fios.

12

Juntos o suor o sebo e as células mortas formam o manto hidrolipidico que faz a proteção do couro cabeludo.


CURSO DE BARBEARIA

FASES DE VIDA DOS CABELOS Anagena: É o período crescimento dos fios, as células dentro dos fios são ativadas e o novo cabelo é formado, uma papila em boas condições permanece ativa de 1 a 7 anos. Catagena: Um período de transição, o crescimento para e a raiz do cabelo se desprende da papila Telogena: Uma faze de repouso, dura em media de 3 a 4 meses, durante esse período a papila repousa, sem fornecimento de nutrientes a raiz do fio encolhe e abre espaço para um novo fio.

CALVICE: A calvice na sua maioria é causada por fatores genéticos, herdadas de uma substancia de ocorrência naturas chamada DHT(5a- dihidrotostesterona). Estudos mais recentes indicam que os níveis elevados de DHT estão diretamente relacionados com a calvice. A idade com que a calvice se inicia esta ligada a quantidade de genes herdados dos familiares, iniciando geralmente com o afinamento dos fios nas regiões frontais da cabeça. O diagnostico é feito pelo medico dermatologista que vai determinar se a queda é normal ou possui uma influencia genética. Há duas formas de tratamento, a cirurgia e a clinica. A cirúrgica mais utilizada é o implante. O tratamento clinico já faz referencia medicamentosa como o finasterida e minoxidil. Também os tratamentos a laser que só ajudam a desinflamação, tem uma ação próxima a de um shampoo anti-queda.

13


ESCOL A DE BELEZ A - TR AMONTINI

DOENÇAS DO COURO CABELUDO Ter cuidados e higiene no dia a dia nem sempre são suficientes para garantir que as indesejáveis caspas não iram aparecer, mas não são somente as caspas e sim as dermatites e as psoriase. Caspas: É o sinal de inflamação bacteriana do couro cabeludo. É uma consequência de uma hiperdescamação do couro cabeludo, temos dois tipos de caspas. As caspas secas pequena de cor branca que cai em flocos pelos ombros, e as oleosas mais espessas grossas de cor amarelada que fica presa ao coro cabeludo. Shampoos antí-caspas são o tratamento mais eficaz. Dermatite Seborreias: As seborreias são sinônimos da caspa, ela é uma inflamação da pele que causa vermelhidão em algumas áreas da face e do couro cabeludo, é uma doença crônica que intercala períodos de melhoras e pioras. Ela é acometida pelo excesso de produção de sebo no couro cabeludo, no inverno tende a piorar pois estamos mais expostos a banhos quentes e humidades. O tratamento vem acompanhado de tônicos e shampoos específicos. Psoríase: É uma doença de pele que presenta manchas vermelhas seguidas de coceiras e dor, não é contagiosa, e apesar dos sintomas é de fácil tratamento, nesse caso é medicamentoso, precisando assim de consulta medica com dermatologista. Há vários estudos para saber a causa da psoríase mas ate o momento não existe uma causa diagnosticada, mas sabe que o fator emocional pode afetar.

14


CURSO DE BARBEARIA

VISAGISMO O visagismo é a técnica que compõe realizar uma imagem personalizanda, valorizando os pontos positivos do seu cliente. Hoje com a crescente das babers, o visagismo esta super presente, ajudando a diminuir as imperfeições e ressaltando a beleza individual. Analisando o cotidianos do cliente e o estilo de vida, e agora também a psicomorfologia complementam os cuidados masculinos ao fazer uma analise da estrutura óssea da face.

Formas de rosto

Triangulo invertido:

Retangular:

Testa larga e queixo fino.

Longo estreito de linhas retas.

Oval retangular:

Oval:

Testa com ângulo reto, que quebram suavidade.

Face com poucos ângulos e curvas suaves, entra em harmonia com todo tipo de corte.

15


ESCOL A DE BELEZ A - TR AMONTINI

PROGRESSIVAS E ALISAMENTOS Relaxamentos: Normalmente utilizando com tioglicolato de amônia, que vai agir nas cadeias de dissulfeto, uma química interna de transformação dos fios. Progressivas: Hoje muitas marcas usam os ácidos e ou aminoácidos como forma de redução de volumes, e fonte de ajuda nos dia a dia.

COLORIMETRIA: Colorimetria capilar é o estudo das cores naturais dos cabelos e suas mudanças a partir do uso cosméticos. A proteína responsável pelo pigmento é a melanina, nos temos dois tipos de malanina. Eumelanina: São os tons de cabelos escuros, marrons e pretos (granulosos) Feomelanina: São os tons de cabelos mais claros, amarelos e vermelhos (difusos)

Cores primárias

Cores secundárias

16


CURSO DE BARBEARIA

Altura de tom e fundo de clareamento:

Estrela de oswald e reflexos:

17


ESCOL A DE BELEZ A - TR AMONTINI

LUZES Com a vaidade masculina a todo vapor, as luzes estão fazendo parte do dia a dia dos barbeiros, seja elas para iluminar, brincar com as cores ou disfarçar os brancos. Quando falamos em iluminar, vamos sim partir para a descoloração (pó descolorante e oxigenada) para um clareamento mais eficaz e uma cor mais satisfatória. Também utilizamos as mechas invertidas para disfarçar os fios brancos naqueles clientes que não desejam fazer o uso da coloração convencional. Hoje no mercado existem colorações permanentes para homens, com tratamentos específicos para uma cobertura natural, sem gerar desbotamentos exagerados. Nesses casos as colorações são utilizadas com oxidantes específicos de cada marca. Oxidante, ou água oxigenada, tem a função de abertura das escamas para que a coloração tenha uma ação satisfatória, ela age quando em contato com o ar. Temos no mercado varias percentagens de peroxido de hidrogênio. 10 volumes 20 volumes 30 volumes 40 volumes

18

3% 6% 9% 12%


CURSO DE BARBEARIA

Tratamentos: Nos temos no mercado vários tipos de tratamentos capilares, é uma gama imaginável de produtos, mascaras, óleos, shampoos, tônicos que prometem verdadeiros milagres, mas os mais utilizados ainda são as hidratações, reconstruções e nutrições. Hidratação: Consiste em repor água aos fios, para quem faz muita escova esse é um dos maiores danos, deixando o cabelo desidratado e por consequência tem fios opacos e rebeldes. Nutrição: Quando devemos repor as vitaminas e nutrientes, normalmente em forma de óleos, pois os fios precisam de oleosidade para manter as escamas sedosas e brilhantes. Reconstrução: É um tratamento mais profundo onde vamos trabalhar internamente no fio para repor a proteína dos fios, deixando ele mais rígido e resistentes.

19


ESCOL A DE BELEZ A - TR AMONTINI

20


CURSO DE BARBEARIA

BARBA Desde de sempre a barba é uma questão de discussão alguns gostam, alguns não tem nada contra, mas o que importa mesmo é se você quer ter tem que estar bem cuidada. Algumas dicas são muito importantes. Primeiro manter visitas regulares ao barbeiro, pois barba torta, pinicado ninguém merece. Sabonete, sabão ou gel, não são recomendados, ressecam os pelos e irritam a pele. Alguns dermatologistas indicam o uso de condicionadores nos pelos da barba para hidratar, passe durante o banho, em media três vezes por semana, evite hidratar todos os dias pois pode deixar os pelos oleosos. Não use pós barba que contenha álcool na formula tipo colônia, use creme pós barba, pois na maioria já hidratam entre outros benefício. Dicas para fazer uma barba: Evite usar espuma de barbear, ela atrapalha a visibilidade do corte com a lamina... de preferencia a cremes de barbear. Faça uma esfoliação antes, isso ajuda na abertura dos poros e na limpeza da pele. Toalhas quentes elas também ajudam na abertura dos poros e garantem que os fios serão cortados bem perto da raiz do pelo, garantindo uma barba mais duradoura. Use sempre lâminas e toalhas descartáveis, mantenha o local de trabalho organizado e limpo.

21


ESCOL A DE BELEZ A - TR AMONTINI

ANOTAÇÕES

22


CURSO DE BARBEARIA

ANOTAÇÕES

23


www. grupotramontini. c om

Rua Fernando de Noronha, 302 - Londrina Ligar (43) 3028-2466 contato@grupotramontini.com.br

Apostila barbearia  
Apostila barbearia  
Advertisement