Page 1

LAB_01 RDC131: Inastalação Windows 2003 Server Felipe Corderio Jardim, André Francisco, Antônio ISET – Universidade Gama Filho (UGF) Av Presidente Vargas, 62 – Rio de Janeiro – RJ – Brasil a

felipejardim@terra.com.br

Resumo. Este artigo descreve a instalação do Windows 2003 Server Enterprise Edition no qual é projetado para empresas de médio a grande porte e é um sistema operacional recomendado para servidores que executam aplicativos como serviço de redes.

1. Introdução O objetivo da instalação do Windows 2003 server Enterprise Edition é a sua implementação em laboratório para que sejam efetuados testes e estudo de caso referente a vários serviços de rede dos quais serão descritos detalhadamente em relatórios futuros. A seguir, descrevo as limitações quanto a hardware e algumas funções do Windows 2003 server Enterprise Edition. O windows 2003 server enterprise edition apresenta algumas limitações quanto a Hardware, tais como: 

Oito processadoresna versão 32 bits.

32 GB de memória RAM na versão 32 bitis.

Cluster com até oito servidores.

CPU 733 MHZ p/ intel Itanium

CPU Recomendada: 733 MHZ

RAM mínima: 128 MB

RAM Recomendada: 256 MB

Espaço em disco para instalar: 2,0 GB

Mínima: 133 MHZ p/x86 e

Funcionalidades: 

Suporte a serviço de cluster.

Versão 64 bits para processadores Intel Itanuim.

Troca de memória sem desligar o servidor (depende do suporte do fabricante do servidor).

Suporte a serviços de Metadiretório.


2. Preparação para instalação Segue abaixo, todo o processo passo a passo referente à preparação da instalação do 2003 server. Todo o processo foi efetuado utilizando virtualização, para tal, foi utilizado o programa vmware 6.0 woskstation ACE Edition, como mostrado na figura 1.

Figura 1. tela informativa do vmware workstation, licença. Efetuado a instalação de duas máquinas virtuais, ambas com as mesmas características, ou seja, HD, memória, adaptador de rede e processador. Na figura 2 e figura 3, pode ser observado com detalhe as informações das duas máquinas criadas no vmware. Pode ser observado também, nas figuras 4 e 5, as configurações efetuadas paras os respectivos adaptadores de rede (lembrando que as mesmas configurações foram devidamente efetuadas igualmente para os servidores “A” das duas empresas). O adaptador com o nome “ethernet”, no qual foi conectado na rede pública, a configurado apenas como bridge, ou seja recebeu IP do router (link virtua) no qual o adaptador de rede do micro principal foi devidamente conectado (esta configuração do link está mostrada nas figuras 6, 7, 8 e 9 ). O outro adaptador de rede com o nome “ethernet 2” no qual foi conectado na rede privada, foi configurado com IP respectivo, no qual será informado mais tarde neste relatório. A princípio, vamos atentar somente à instalação do 2003 server.


Figura 2. detalhe da máquina virtual na qual será utilizada como servidor “A” da empresa 5.

Figura 3. detalhe da máquina virtual na qual será utilizada como servidor “A” da empresa 6.


Figura 4. detalhe da configuração do adaptador de rede do servidor A da empresa 5.

Figura 5. detalhe da configuração do adaptador de rede do servidor A da empresa 5.


Para a empresa 5, foi configurado um adaptador virtual no vmware com o nome “Vmnet9”, como vimos na figura 4 e para a empresa 6, configurado “Vmnet7”. Na figura 10, pode-se observar como ficou as configurações dos adaptadores no vmware, atenção para os adaptadores Vmnet 0, 7 e 9 cujo o DHCP está desabilitado, pois não foi necessário sua habilitação. A informação de subnet não é relevante porque não será utilizada.

Figura 6. detalhe dos adaptadores de rede virtual/real devidamente configurados no micro principal, no qual as máquinas virtuais estão ativadas através do vmware.

Figura 7. detalhe da configuração de rede do adaptador do micro principal.


Figura 8. detalhe do IP do micro principal.

Figura 9. Detalhe da configuração do router (virtua), rede publica de ambas empresas. Isto simula o link da UGF !!

Figura 10. detalhe de todos os adaptadores virtuais do vmware. Todas as configurações iniciais referente à rede já foram devidamente efetuadas no vmware com os seus respectivos adaptadores virtuais. Pode ser mostrado agora, a tão esperada instalação do Windows 2003 Server Enterprise Edition.


2. Instalação Baseado somente em um servidor, ou seja, tanto faz se for da empresa A ou empresa B, volto informa que os dois servidores terão as mesmas características, exceto a configuração da rede privada (Vmnet 7 e 9) e obviamente o nome do servidor. Simulado o ambiente real, ou seja igual ao laboratório da UGF, o micro no qual foi efetuado a instalação do Windows 2003 server, já possuía o windows XP devidamente instalado na primeira partição do único HD de 80GB do micro. Sendo assim, foi necessário efetuar o reparticioanmento deste HD, afim de que fosse possível efetuar a instalação do server na terceira partição do mesmo HD. As informações mais detalhadas referente ao particionamente, será vista adiante neste relatório. Nas figuras 11, 12 e 13 pode-se observar a inicialização do windows XP professional (não falarei mais em máquina virtual).

Figura 11.

Figura 12.


Figura 13. Windows XP iniciado Na figura 14, pode-se observar a tabela de particionamento antes da instalação do windows 2003 server. Não era intenção instalar o windows 2003 server encima do windows XP, ou seja efetuar um upgrade do SO, a intenção foi utilizar os dois sistemas operacionais concorrentemente, ou seja, escolher qual sistema operacional acessar. Como padrão, o windows XP foi escolhido para inicialização. Na figuras 15 e 16 pode ser observado em detalhe, o arquivo boot.ini.

Figura 14. Detalhe do particionamento do HD. Necessário efetuar reparticionamento.


Figura 15. Configuração atual da inicialização do sistema

Figura 16. Detalhe do atquivo de inicialização, mais tarde efetuaremos alteração neste arquivo. Nas figuras 17,18 e 19, pode ser visto com detalhe como foi efetuado o procedimento de reparticionamento do HD, lembrando que o sistema operacional padrão é o windows XP, no qual já está devidamente usual. Para efetuar este reparticionamento, foi utilizado o programa Partition Magic 8.0, cujo o mesmo foi instalado no sistema operacional.


Figura 17. Inicialização da instalação do Partition Magic 8.0

Figura 18. Detalhe do Particionamento do HD. Partição para uso do Windows 2003 server ainda não estava criada.

Figura 19. Detalhe da finalização do Particionamento do HD. O windows 2003 server está pronto para ser instalado na 3º partição primária do HD. Após efetuado o reparticionamento do único HD, foi inicializado a instalação do Windows 2003 server na terceira partição primária, com tamanho de 40 GB. Nas figuras 20 à 45 pode ser observado com detalhe, todo o procedimento de instalação do windows 2003server.


Figura 20. tela de inicialiação do CD

Figura 21. programa de instalação do windows 2003 server iniciando

Figura 22. setup.


Figura 23. Termo de acordo.

Figura 24. Escolha da partição na qual o Windows 2003 foi instalado. Pode-se observar que a foi selecionado a terceira partição primária.

Figura 25. Escolha do tipo da formatação da partição. Selecionado NTFS.


Figura 26. Inicializando a instalação, precionado F para início da formatação.

Figura 27. Formatação em andamento

Figura 28. Após a formatação, efetuado o processo de exame do HD e CD


Figura 29. Processo de cópia dos arquivos

Figura 30. Após efetuado a cópia dos arquivos, processo de reinicializaçãdo do micro.


Figura 31. Processo de inicialização do micro

Figura 32. Detalhe da escolha do SO a ser inicializado, no momento, o windows 2003 está como padrão.

Figura 33. Windows 2003 server escplhido para início. Processo de instalação pela área gráfica sendo inicializada.


Figura 34.

Figura 35.


Figura 36.

Figura 37.


Figura 38.

Figura 39.


Figura 40. Nome da Empresa foi adequado corretamente somente no final da instalação.

Figura 41. Configuração de data e hora, estas configurações foram foi adequadas corretamente somente no final da instalação.


Figura 42.

Figura 43.


Figura 44.

Figura 45


Figura 46.

Figura 47.


Figura 48

Figura 49.


Figura 50.

Figura 51. Detalhe da escolha do SO a ser inicializado.


Figura 52. Pode-se observar que o windows XP não é mais padrão na inicialização, e sim o windows 2003 server.

Figura 53. Efetuado alteração para que o windows XP seja escolhido com o padrão na inicialização.


Figura 54. Wdinwos 2003 server devidamente instalado e funcional. Processo de restart.

Figura 55. Micro reinicializado


Figura 56. Pode ser observado que o windows XP serĂĄ inicializado automaticamente, caso nĂŁo ocorra alguma escolh de outro SO.

Figura 57. windows XP sendo inicializado.


Com o sucesso da instalação do windows 2003 server devidamente concluído, foi efetuado algumas confiogurações necessária para o bom funcionamento do mesmo. Desativado a tualização automática, instalado o service pack 2 e instalado o antivírus Symantec coporate edition server v.10.

Referencia Não foi necessário referência para execução deste relatório.

Laboratório1  

trabalho UGF, RDC131

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you