Issuu on Google+

Degradação edição #00


1


Índice 3.............................................Fábrica Fiação - Tomar

11......................Fábrica Alumínio - Entroncamento

2


3


Vegetação cobre toda a fábrica, demonstrando sinais de abandono.

A mais antiga fabrica de fiação do mundo

Fundada em 1789, por Jácome Ratton e Timothy Lecussan Verdier, tornou-se a mais antiga fábrica de fiação do mundo. Encontra inactiva à 20 anos, e actualmente degradada por actos de vandalismo. 4


Ao percorrer os vastos metros quadrados em que a fábrica se localiza, é-nos criada uma sensação de estar numa pequena cidade isolada de todo o resto. Através de “ruas” que se cruzam entre si, é facil acharmo-nos perdidos na imensidão do seu espaço. Desde escritórios, espaços vazios, balneários, armazens, tudo parece ter sido construído com atenção ao seu lado estético, que é belo e único. Desde o seu abandono, tem sido local de curiosos, pois é possível obter neste local registos fotográficos fantásticos.

5


6


Cada ano que passa a fábrica torna-se mais e mais coberta de destruição, vegetação, sinais de vandalismo. O facto desta se localizar numa zona algo isolada, faz com que se torne um refúgio a pessoas que procuram o isolamento.

7


8


Os utensilios de trabalho encontrados neste local denunciam a actividade que aqui se praticava. Agora, vandalismo é claramente visivel ao percorrer o espaço, e mudou claramente a atmosfera que se sente neste local.

O local é rico em espaços que demonstram grandiosidade na sua arquitectura, tal como este.

Restos daquilo que um dia foi material usado no trabalho do dia a dia.

9

Sinais de ocupação do espaço por parte de curiosos.


SUPER8 FEST CURTA GRAVADA EM 8MM 10

CONCORRE COM A TUA


Um local de mudança O que em temos passados era um local de trabalho, mais precisamente um local onde se praticava a industria dos alumínios, é nos dias de hoje um espaço que serve de refugio para outras vidas.

Restos daquilo que um dia foi material usado no trabalho do dia a dia.

11


Não é certa a razão do abandono deste espaço industrial, mas um observação sobre este local indicanos que foi deixado ao abandono de uma forma repentina, apressada. Foram deixados para trás registos contabilisticos, pequenos utensilios de escritório, e até algumas pequenas ferramentas de trabalho e de segurança. O fim desta produtora deixou desocupado um espaço amplo, isolado, que serviu de refugio aquelas que procuravam o seu próprio espaço, ou mesmo um tecto para dormir. Pelas várias divisões podem ser vistos vestigios das mais diversas actividades, que vai desde as artes urbanas em forma de grafitti, até aos desportos radicais, ou simplesmente sinais de quem apenas procurava um abrigo. 12


Apesar dos fortes sinais do tempo e do abandono, este local sofre de uma obvia degradação provacada por actos de vandalismo. Apesar disto, não deixa de ser um local interessante para os amantes deste género de espaços, que nos proporciona registos fantásticos daquilo que no passado foi um local construido com algum cuidado estético, mas que um dia foi deixado para trás por motivos de força maior.

Visiveis sinais do tempo de abandono.

13


Restos daquilo que um dia foi material usado no trabalho do dia a dia.

14


Feira de Antiguidades Tomar - 2 De Fevereiro 15


16


Revista Degradação #00